NORTEADO PELO POTENCIAL DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NO LITORAL BAIANO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A BAÍA DE TODOS OS SANTOS (BTS), COMO FATOR GERADOR DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE, REALIZAMOS ESTA ENTREVISTA COM LEILANE LOUREIRO, DIRETORA DA BAHIA MARINA, UMA DAS ESTRUTURAS NÁUTICAS MAIS CONCEITUADA DO BRASIL.
Breve relato da
trajetória profissional de Leilane Vasconcellos Loureiro
Graduada
em administração de empresas, mestre em administração pela UFBA, com defesa da
tese sobre o desenvolvimento da atividade náutica na Bahia em 2005.
Aos
17 anos iniciou a atividade profissional como estagiária no Grupo Cidade,
percorrendo todos os setores das empresas até 1995, quando passou a exercer atividades de liderança.
Atualmente
é diretora do grupo das empresas que atua nos segmentos náuticos (Bahia
Marina), postos de gasolina e lojas de conveniência, além de incorporação e
locação de imóveis.
Representou
as empresas em eventos internacionais em Londres, Nova Iorque e Madri, La
Rochelle (França).
A
Bahia Marina é reconhecida como uma das melhores marinas do Brasil. Gera 1.200
empregos, possui 400 vagas em água e 200 em seco, além de pátio com 5.000 m2,
dotado de modernos equipamentos, posto de abastecimento flutuante,
estacionamento de veículos e o Marina Gourmet, centro gastronômico composto por 07 restaurantes diferenciados.
Possui uma gestão moderna e diferenciada.
FOTO DO BLOG: A MARINA, COM A BAÍA DE TODOS OS SANTOS AO FUNDO DA IMAGEM
1 - VIAJANTE SEM PORTO - COMO A SENHORA DEFINE O ATUAL CENÁRIO DO MERCADO NÁUTICO DE LAZER NA BAHIA?
LEILANE LOUREIRO - Com um litoral tão extenso e maior baía do
Brasil, o nosso estado tem um grande, mas ainda pouco explorado potencial
náutico. Sua participação no mercado nacional ainda é pequena. A falta de
infraestrutura é um dos principais fatores que dificultam o crescimento do
mercado náutico na Bahia.
FOTO DO BLOG: A MARINA
2- V.S.P - QUAIS OS PLANOS DE MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO PREVISTOS PARA A BAHIA MARINA A CURTO E MÉDIO PRAZO?
L.L - Temos dois empreendimentos em fase de
aprovação: um edifício comercial e um hotel com 74 quartos, áreas de apoio a
atividades hoteleiras, auditório e um pequeno conjunto de lojas e salas.
Com a conclusão das obras de ampliação do quebra-mar teremos o acréscimo
de mais 200 vagas em píeres flutuantes; novo posto de abastecimento e, também,
um heliponto.
FOTO DO BLOG: ÁREA DE ALIMENTAÇÃO
3- V.S.P - EXISTE PLANOS PARA INSTALAÇAÕ DE FILIAIS DA BAHIA MARINA EM OUTRAS ÁREAS DO LITORAL BAIANO?
L.L - Não
FOTO DO BLOG: ÁREA DE LOJAS E RESTAURANTES
4- V.S.P - QUAL O ATUAL PERFIL OPERACIONAL DA BAHIA MARINA EM RELAÇÃO À QUANTIDADE DE VAGAS SECAS E MOLHADAS, PIERS E EQUIPAMENTOS DE MANUSEIO DE EMBARCAÇÕES, ETC.
L.L - A Bahia Marina tem
200 vagas secas e 400 molhadas em píeres flutuantes de alumínio, com controle de
acesso, dotados de postes de iluminação, com tomadas de eletricidade. Pátio para docagem com 5.000 m², travel lift com capacidade para 40 ton,
estação de rádio SSB e VHF, posto flutuante de abastecimento, edifício garagem
com mais de 500 vagas para veículos, lojas de serviços náuticos, manutenção e
venda de embarcações, vigilância 24 horas.
FOTO DO BLOG: LOJAS NÁUTICAS
5- V.S.P -EM QUE PERCENTUAL AS ATIVIDADES NÃO LIGADAS DIRETAMENTE A NÁUTICA, À EXEMPLO DE RESTAURANTES E LOJAS, PARTICIPAM DA RECEITA TOTAL DA MARINA?
L.L - Em torno de 30 a 40%.
FOTO DO BLOG: PÓRTICO SECUNDÁRIO PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES
6 - V.S.P - APESAR DO SURGIMENTO DE NOVAS MARINAS E ESTRUTURAS NÁUTICAS NA BTS, CITANDO A SALVADOR MARINA NO LOBATO, A MARINA DA PENHA, QUE ESTAVA INATIVA, LOCALIZADA NO BAIRRO DA RIBEIRA E A MARINA CAIXA PREGO, NA ILHA DE ITAPARICA, OBSERVAMOS QUE ESTAS E AS DEMAIS SITUAM-SE NO LIMITE DA CAPACIDADE OPERACIONAL, PRINCIPALMENTE, EM RELAÇÃO À VAGAS SECAS. O QUE SENHORA DIZ SOBRE ESTE CENÁRIO?
L.L - A carência de vagas para guarda de embarcações
reflete diretamente no mercado, uma vez dificulta a venda de embarcações. Quem
compra um barco, precisa ter local seguro para guardá-lo. O mercado náutico da
Bahia é carente de infraestrutura.
FOTO DO BLOG: PÓRTICO PRINCIPAL PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES
7-V.S.P - ESTE AUMENTO SENSÍVEL, NA QUANTIDADE DE EMBARCAÇÕES DE LAZER NAS ÁGUAS DA BAÍA DE TODOS SANTOS,. PODE SER CREDITADO A QUE FATO?
L.L - Na verdade, houve aumento, mas ainda pequeno
em relação ao potencial da Baía de Todos os Santos. As pessoas estão começando
a redescobrir o lazer náutico e já há uma desmistificação da ideia de que barco
é lazer só para ricos. Hoje é possível adquirir uma embarcação com
financiamento bancário em até 48 parcelas.
FOTO DO BLOG: PÓRTICO PRINCIPAL PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES
8- V.S.P- O GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA TEM DISPONIBILIZADO FINANCIAMENTOS A CUSTO ATRATIVO, ISENÇÕES FISCAIS OU PARCERIAS COM O SETOR PRIVADO, COM O INTUITO DE DIFUNDIR A ATIVIDADE DE LAZER NAÚTICO NO ESTADO?
L.L - Houve um incremento das linhas de
financiamento, sim, porém, com a atual crise, sempre há restrições. Com relação
às questões fiscais, os estados do Sul saíram na frente.
FOTO DO BLOG: PÓRTICO PRINCIPAL PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES
9- V.S.P EM RELAÇÃO A PREFEITURA DE SALVADOR, EXISTE INICIATIVAS NESTE SENTIDO?
L.L - Não conheço.
FOTO DO BLOG: PÁTIO DE OPERAÇÕES
10- V.S.P - NESTA MESMA LINHA, A BAHIA É DETENTORA DE UMA SIGNIFICATIVA FROTA DE EMBARCAÇÕES DE LAZER NO BRASIL, EM CONTRAPONTO, NÃO TEM ESTALEIROS LOCALIZADOS EM SEU TERRITÓRIO; SIGNIFICANDO MILHÕES DE REAIS QUE SANGRAM DE NOSSA ECONOMIA, ALÉM DE PERDAS DE EMPREGOS E IMPOSTOS, O QUE SENHORA PODE PROPOR EM TERMOS DE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, PARA SANAR ESTA REALIDADE?
L.L - A Frota da Bahia representa cerca de 6% do
mercado nacional, apesar de ter a maior costa do Brasil. Isso mostra o nosso
potencial de crescimento. A implementação de políticas duradouras que revertam
esse quadro e favoreça investimentos é fator importante.
FOTO DO BLOG: SOLAR DO UNHÃO, EDIFICAÇÃO HISTÓRICA E O BAIRRO DA VITÓRIA
11- V.S.P - OBSERVAMOS QUE, DURANTE À ATUAÇÃO DO CENTRO NÁUTICO DA BAHIA (CENAB), O ESTADO CAPTOU INÚMEROS EVENTOS NÁUTICOS, A EXEMPLO DE REGATAS E RALLYS. PARALELO A ISTO, O CENAB EXECUTAVA PROGRAMAS DE INCLUSÃO DE JOVENS CARENTES, NO MUNDO NÁUTICO, EM ESCOLA DE VELA, ALÉM DE APRENDIZADO DE FAINAS NÁUTICAS. MAS TUDO ACABOU COM A EXTINÇÃO DESTE CENTRO, SEM NENHUM OUTRO PROGRAMA PARA SUBSTITUÍ-LO. QUAL O SUA OPINIÃO SOBRE ISTO?
L.L - Acho esses programas de inclusão e capacitação
muito importantes. A Bahia Marina, inclusive, realiza desde 2012 um Programa de
Educação Ambiental com a comunidade do Solar do Unhão e várias iniciativas de
sustentabilidade com o nosso público interno.
FOTO DO BLOG: SETOR DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS
12- V.S.P - A BAHIA MARINA TEM ATUADO COMO PARCEIRA OU PATROCINADORA DE EVENTOS NÁUTICOS NO ESTADO?
L.L - Nós apoiamos eventos como a regata
Aratu/Maragogipe e somos idealizadores e parceiros do Yacht Clube da Bahia na
realização do Rally Náutico da Bahia, já na sua sexta edição.
FOTO DO BLOG: MOLHE DE PROTEÇÃO PARA FUTURA AMPLIAÇÃO DA BACIA DOS ANCORADOUROS
13- V.S.P - A BAHIA, EM SUA EXISTÊNCIA CIVILIZATÓRIA, FOI PROTAGONISTA DE UMA RICA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL, ONDE AS TROCAS COMERCIAIS E MOVIMENTAÇÕES DE PESSOAS, PRINCIPALMENTE, NO RECÔNCAVO BAIANO ERAM REALIZADAS POR MEIO DE SAVEIROS E SUAS VARIANTES. TIVEMOS TAMBÉM, A MAIS IMPORTANTE COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO DO BRASIL FUNDADA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA, EXTINTA SEM O MENOR ZELO, EM RELAÇÃO A SUA MEMÓRIA DOCUMENTAL E FOTOGRÁFICA, MAS, DIANTE DE TUDO ISTO, AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS E A PRÓPRIA SOCIEDADE NADA FEZ OU FAZ PARA PRESERVAR ESTE LEGADO. O QUE A SENHORA PODERIA COMENTAR SOBRE ESTE FATO?
L.L - Existem algumas iniciativas isoladas neste
sentido. É o exemplo do livro Baía de Todos os Saveiros de Nilton Souza que faz
um registro fotográfico desta embarcação secular e teve o apoio da Bahia
Marina. A própria regata João das Botas, iniciativa do II Distrito Naval, se
insere nesse contexto. O objetivo do evento é fortalecer a memória das
embarcações a vela e a sua importância para a Bahia.
FOTO DO BLOG: ARBORIZAÇÃO DO MOLHE DE PROTEÇÃO DO ANCORADOURO
14- V.S.P - COMO A SENHORA PERCEBE O ESTÁGIO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E CULTURAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS AO LONGO DO TEMPO? E QUAIS POLÍTICAS REFORÇADORAS PODEM SER REALIZADAS NESTE SENTIDO?
L.L - O ideal é que se dê continuidade ao projeto do anel de contorno na Baía de Todos Santos, de forma que seja possível promover uma maior integração e desenvolvimento dos seus municípios. Quanto à questão ambiental, avançamos muito. Hoje há uma maior consciência de preservação e ações isoladas de empresas e ONGs nesse sentido. Na Bahia Marina, fazemos a nossa parte através de um programa permanente de educação ambiental voltado ao público interno e a comunidade do Solar do Unhão, além de diversas outras ações, inclusive de comunicação, com realização de campanhas pontuais na mídia, com a edição de jornais específicos voltados para a questão ambiental. Entre 2013 e 2014 circularam seis dessas publicações.
FOTO DO BLOG: MARINA, COM BAIRRO DA VITÓRIA AO FUNDO, FOTOGRAFIA TIRADA NA EXPANSÃO DO MOLHE DE PROTEÇÃO
15- V.S.P - QUAL A IMPORTÂNCIA DAS EMBARCAÇÕES ESTRANGEIRAS DE PASSAGEM PELO NOSSO LITORAL, PRINCIPALMENTE, NO VERÃO, QUE APORTAM NA BAHIA MARINA, EM RELAÇÃO AO DEMAIS USUÁRIOS?
L.L - O turismo náutico é importante na divulgação
do destino Bahia. Recebemos vários barcos estrangeiros e somos referência de
marina no Brasil.
FOTO DO BLOG: VISTA DO BAIRRO DA VITÓRIA, FOTOGRAFIA TIRADA DO MOLHE DE PROTEÇÃO DA MARINA
16- V.S.P - A SENHORA GOSTARIA DE ACRESCENTAR ALGO MAIS, EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAHIA?
L.L - Precisamos de um plano de desenvolvimento
costeiro para incentivo de criação de infraestrutura náutica, além de política
fiscal e maiores investimentos em segurança.
FOTO DO BLOG: LOJAS
FOTO DO BLOG: LOJAS
FOTOS: DIREITOS RESERVADOS DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO