A MARINA DA PENHA, LOCALIZADA EM ÁREA DA EXTINTA ‘’COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA”, FOI DURANTE A DÉCADA DE 70 E 80 DO SÉCULO 20, A DE MAIOR CAPACIDADE EM VAGAS A SECO NA CIDADE DO SALVADOR, POIS NESSA ÉPOCA NÃO SE FALAVA NA “BAHIA MARINA” E NEM ‘MARINA ARATU”, OS ÚNICOS LOCAIS COM CAPACIDADE OPERACIONAL DE COLOCAR LANCHAS E VELEIROS EM TERRA, ERAM: IATE CLUBE DA BAHIA; MARINA CORREA RIBEIRO – HOJE EXTINTA- , ARATU IATE CLUBE, O SAVEIRO CLUBE CRIOU ESSE SERVIÇO UM POUCO MAIS TARDE.
QUANDO ESTAVA SOB DOMÍNIO PÚBLICO, FUNCIONAVA OFERECENDO UM SERVIÇO DE QUALIDADE EM RELAÇÃO AO QUE EXISTIA NA REGIÃO, COM RAMPA DE ACESSO E GUINCHO VERTICAL PARA MANUSEAR AS EMBARCAÇÕES DA TERRA PARA O MAR E VICE-VERSA, QUE NA VERDADE ERAM PRATICAMENTE TODAS LANCHAS.
O QUE PARECE, É QUE HOJE ESSE ESPAÇO ESTÁ SENDO UTILIZADO PARA EVENTOS MUSICAIS DE FORMA INADEQUADA E DESVIRTUADA PARA A FINALIDADE DEFINIDA EM INSTRUMENTO DE CONCESSÃO, OU SEJA, PARA USO EM ATIVIDADE LIGADA A NÁUTICA.
NA MARINA, ATUALMENTE A ÚNICA OPERAÇÃO É O EMBARQUE NO PIER EM EMBARCAÇÕES QUE REALIZAM PASSEIOS, PRINCIPALMENTE EM ESCUNA. EXISTEM ALGUMAS EMBARCAÇÕES NO PÁTIO, APARENTEMENTE EM ESTADO PRECÁRIO.
NA MARINA, ATUALMENTE A ÚNICA OPERAÇÃO É O EMBARQUE NO PIER EM EMBARCAÇÕES QUE REALIZAM PASSEIOS, PRINCIPALMENTE EM ESCUNA. EXISTEM ALGUMAS EMBARCAÇÕES NO PÁTIO, APARENTEMENTE EM ESTADO PRECÁRIO.
NÃO SOMOS CONTRA EVENTOS DESSA ESPÉCIE, INCLUSIVE PELA MÚSICA SER UM DOS GRANDES GERADORES DE RENDA E EMPREGO PARA A BAHIA, MAS SEM DÚVIDA NENHUMA A VOCAÇÃO PRECÍPUA DA ENSEADA DOS TAINHEIROS É A ATIVIDADE NÁUTICA, É SUA ESPECIALIZAÇÃO HISTÓRICA.
ESSA ESTRUTURA, NO ENTENDER DO BLOG “VIAJANTE SEM PORTO” DEVE SER VOLTADO PARA A NÁUTICA, COM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, INCLUINDO NO “STAFF” PESSOAL LIGADO A ESTA ÁREA E NÃO SÓ OS BUROCRATAS, NO ÂMBITO DE UM PROJETO QUE ENVOLVA, CURSOS PROFISSIONALIZANTES EM; MÁQUINA, VELAME, CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES –FIBRA,FERRO, ALUMÍNIO E MADEIRA-, NAVEGAÇÃO E MARINA.
A CONSTRUÇÃO DO TERMINAL PESQUEIRO NÃO DEVE INCLUIR ESSA ÁREA, QUE DEVE SER EXCLUSIVA PARA NÁUTICA E SIM SE EXPANDIR EM DIREÇÃO AO TERMINAL HIDROVIÁRIO DA RIBEIRA PLATAFORMA, PELO CONTRÁRIO O ESPAÇO DA MARINA É QUE DEVE SER AMPLIADO.
SERÁ UM PASSO DE MAGNITUDE PARA UM GOVERNO QUE QUEIRA COLOCAR SEU NOME NOS ANAIS DE QUEM MAIS FEZ PELA NÁUTICA NO ESTADO.
JOSEMAR
VISÃO DO PIER DA "MARINA DA PENHA" - EM DESTAQUE, GUINCHO VERTICAL DESATIVADO
VISÃO DO PIER DA "MARINA DA PENHA"
VISÃO DO PIER DA "MARINA DA PENHA"
VISÃO DA INSTALAÇÃO DO FUTURO TERMINAL PESQUEIRO VISTO DO PIER DA "MARINA DA PENHA"
VISÃO DE BARCOS DO "PIER NORTE" E "AVAR" VISTOS DA "MARINA DA PENHA"
VISÃO DA SEDE DA "MARINA DA PENHA", VERIFICAR PRECARIEDADE DAS INSTALAÇÕES EM RAZÃO DO ABANDONO.
VISÃO DO PIER DA "MARINA DA PENHA"
VISÃO DO PÁTIO DA "MARINA DA PENHA" - ALGUMAS EMBARCAÇÕES
VISÃO DO PÁTIO "MARINA DA PENHA", ALGUMAS EMBARCAÇÕES
VISÃO DA INSTALAÇÃO DO FUTURO TERMINAL PESQUEIRO VISTO DO PIER DA "MARINA DA PENHA"
VISÃO DA INSTALAÇÃO DO FUTURO TERMINAL PESQUEIRO VISTO DO PIER DA "MARINA DA PENHA"
FOTOS E VÍDEOS DO AUTOR DO BLOG.
DIREITOS RESERVADOS - PUBLICAR FOTOS E VÍDEOS SÓ COM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR
Nenhum comentário:
Postar um comentário