Seguidores
terça-feira, 13 de dezembro de 2022
13 DE DEZEMBRO, DIA DO MARINHEIRO - DECEMBER 13, SAILOR'S DAY
quinta-feira, 8 de dezembro de 2022
RESUMO MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS DIA O8/12/22, COMPLEXO PORTUÁRIO BAÍA DE TODOS OS SANTOS - SUMMARY HANDLING OF SHIPS ON 12/8/22, BAÍA DE TODOS OS SANTOS PORT COMPLEX
HOJE DIA 08/12/22, 08 H DA MANHÃ, FAREMOS UM BREVE RESUMO DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
O PORTO DE ARATU, DEPOIS DE LONGO PERÍODO OPERA COM SEUS 3 BERÇOS DE GRANÉIS SÓLIDOS OCUPADOS SIMULTANEAMENTE. EM ALGUMAS OCASIÕES A OCUPAÇÃO "FULL" OCORRIA COM A MOVIMENTAÇÃO DE MINÉRIO.DE COBRE.
ESTÃO ATRACADOS NO TGS PORTO DE ARATU O ERISORT, COM 34.000 T DE ENXOFRE, LADY SINEM OPERANDO 10.OOO T DE FERTILIZANTES E RED ORCHID, 11.OOO T DE FERTILIZANTES.
NO TGL ENCONTRAM-SE ATRACADOS O BOW HARMONY BERÇO SUL, CHEMICAL SAILOR BERÇO NORTE E FORTE DE SÃO MARCOS NO TERMINAL DE PRODUTOS GASOSOS.
O FREYA SCHULTE INICIAMENTE PROGRAMADO PARA O TGS BERÇO SUL DE ARATU, FOI REPROGRAMADO PARA O ANTIGO TERMINAL DA USIBA. PARTIDA DE 22.070 T DE MINÉRIO DE COBRE.
NO PORTO DE SALVADOR, INÍCIO DA MANHÃ, DESATRACOU O BBC RUSHMORE, OPEROU PEÇAS. PERMANECE ATRACADO O NORSE CAMDEN, OPERANDO UMA SIGNIFICATIVA PARTIDA DE 34.OOO T DE TRIGO. ATRACA NO TECON SALVADOR, NESTE MOMENTO, O FULL CONTÊINER O VICENTE PINZON. MAIS CEDO O LEOPOLD STAFF ATRACOU PARA OPERAR PEÇAS.
NORSE CAMDEN
MARINER TRAFICONTEM A NOITE, DIA 07 DESATRACOU DO TUP ENSEADA O NKR ALICE, COM 11,30 M DE CALADO, COM DESTINO. A SINGAPURA CARREGADO COM MINÉRIO DE FERRO. PERMANECE AO LARGO DA BTS POSSIVELMENTE PARA RECEBER BUNK DO SERRA POLAR
O FATO OPERACIONAL MAIS SIGNIFICATIVO NESSE PERÍODO, ACONTECE NA ÁREA OFFSHORE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE O NAVIO DABA, COM 21 M DE CALADO REALIZA OPERAÇÃO SHIP TO SHIP COM O EAGLE SAN ANTONIO, TRANSFERINDO PETRÓLEO BRUTO, COM DESTINO A REFINARIA DA ACELEN. SE CONFIRMADO ESTE CALADO, A OPERAÇÃO SERÁ UM MARCO PARA LOGÍTICA PORTUÁRIA DA BAHIA. O COMPRIMENTO DO DABA É 332,98 M.
POR CURIOSIDADE, NO DIA 12/12/2022 ESTARÃO ATRACADOS NO PORTO DE SALVADOR 3 NAVIOS DE CRUZEIROS. O EUROPA 198,6 M, COSTA FIRENZE 323,60 M, HAMBURG 144,13 M.
ACRESCENTAMOS QUE ESTE RELATO É SUCINTO, APENAS EM RELAÇÃO AS OPERAÇÕES MAIS SIGNIFICATIVAS.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
sexta-feira, 28 de outubro de 2022
REMINISCÊNCIAS DA MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO BAIRRO DA BARRA E VITÓRIA - SALVADOR - BAHIA - DÉCADA 1960 E1970 - AN ACCOUNT OF MY CHILDHOOD AND ADOLESCENCE IN THE BARRA AND VITÓRIA NEIGHBORHOOD - SALVADOR - BAHIA - 1960's AND 1970'S
quinta-feira, 20 de outubro de 2022
ARTIGO PUBLICADO - PAGAMENTO DA URV A SERVIDORES DO EXECUTIVO DA BAHIA
INFORMAMOS LINK DE ARTIGO PUBLICADO NO SITE BAHIA NOTÍCIAS SOBRE O NÃO PAGAMENTO DA URV AOS SERVIDORES DO EXECUTIVO BAIANO POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO.
O PODER EXECUTIVO A FRENTE
https://www.correio24horas.com.br/colunistas/matheus-oliva/sobre-hipocrisia-sobre-oportunismo-1223JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
sexta-feira, 7 de outubro de 2022
SERVIÇOS DE PRATICAGEM - ATIVIDADE RELEVANTE DA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA - PILOTAGE SERVICES - RELEVANT MARITIME NAVIGATION ACTIVITY
TECEMOS ESTE ESCRITO SOBRE PRATICAGEM, COM INTUITO DE TRAZER A TONA AOS SEGUIDORES DO BLOG, UM NICHO DE IMPORTÂNCIA PARA NAVEGAÇÃO, SEJA MARÍTIMA, FLUVIAL E LACUSTRE, EM SUMA, A PRATICAGEM É O INÍCIO E TÉRMINO DA ROTA , OU SEJA, A ENTRADA E SAÍDA DE UM PORTO OU FUNDEADOURO.
A NAVEGAÇÃO EM ALTO MAR SE DESENVOLVE NA IMENSIDÃO DOS OCEANOS, SEM OBSTÁCULOS, EXCEÇÃO DE ATOL, BAIXIOS OU OUTRAS EMBARCAÇÕES, DIFERENTE DO DESLOCAMENTO EM ÁGUAS RESTRITAS.
EM TEMPOS REMOTOS, O VIGIA NO NINHO DE PEGA, SITUADO NO MASTRO PRINCIPAL ALERTAVA SOBRE PERIGOS A NAVEGAÇÃO OU AVISTAMENTO DE EMBARCAÇÕES INIMIGAS. EM CERRAÇÃO OS SINOS DE BORDO ERAM ACIONADOS DE TEMPO EM TEMPO A ESPERA DE RESPOSTA DE OUTRA EMBARCAÇÃO CUJO RUMO CRUZADO LEVASSE A UM ABALROAMENTO.
ATUALMENTE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DE SOBREMANEIRA SUBSTITUÍRAM A EXPRESSÃO A OLHO NU. O RADAR APRIMORADO NO PERÍODO DA II GRANDE GUERRA MUNDIAL FOI DECISIVO PARA REGISTRAR E IDENTIFICAR POSSÍVEIS OBSTÁCULOS A NAVEGAÇÃO, ESTABELECENDO DISTÂNCIA E DIMENSÃO DOS MESMOS.
OUTRO APARATO ELETRÔNICO É O SISTEMA A.I.S - AUTOMATIC INFORMATION SYSTEM, ONDE AS EMBARCAÇÕES EMITEM SINAIS ATUALIZADOS EM CURTOS ESPAÇOS DE TEMPO SOBRE SUA POSIÇÃO, RUMO, VELOCIDADE, ALÉM DE DADOS COMPLEMENTARES COMO, PORTO DE ORIGEM E DESTINO, CONDIÇÕES DE MAR CONFORME A ESCALA DE BEUFORT, COMPRIMENTO E DESLOCAMENTO.
O RADAR, A.I.S E GPS - GLOBAL POSITIONING SYSTEM, SÃO SISTEMAS COMPLEMENTARES, IDENTIFICANDO ALVOS E SUAS CARACTERÍSTICAS NO AUXÍLIO A NAVEGAÇÃO, COM PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS ENTRE SI, NÃO IREMOS NOS APROFUNDAR NO PRINCÍPIO ATIVO DE CADA UM, APENAS REALÇAMOS QUE SÃO FERRAMENTAS IMPRESCINDÍVEIS AOS PROCEDIMENTOS NÁUTICOS.
NO PASSADO, AS PROFUNDIDADES EM ÁGUAS ERAM MEDIDAS ATRAVÉS DE UM PRUMO MERGULHADO ATÉ O FUNDO, POR MEIO DA QUANTIDADE DE CABO UTILIZADO O MARINHEIRO INFORMAVA EM VOZ ALTA A MEDIÇÃO AO COMANDO. ATUALMENTE O ECOBATÍMETRO INSTANTANEAMENTE MONITORA A LÂMINA D'ÁGUA ONDE A EMBARCAÇÃO TRAFEGA.
COM A EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO, A PARTIR DAS EXPLORAÇÕES OCEÂNICAS O RELEVO MARÍTIMO PASSOU A SER REGISTRADO EM CARTAS NÁUTICAS, AS MESMAS PODEM SER ABRANGENTES OU ESPECÍFICA DE UM QUADRANTE INDICATIVO PARA ACESSO A CANAIS DE NAVEGAÇÃO OU PORTOS. NOS DIAS ATUAIS PROGRAMAS DE NAVEGAÇÃO TRAÇAM O RUMO DESEJADO, MONITORANDO OS AJUSTES NECESSÁRIOS, PROVOCADOS PRINCIPALMENTE POR DECLINAÇÃO MAGNÉTICAS, CORRENTES MARÍTIMAS E VENTOS VARRENDO A SUPERFÍCIE OCEÂNICA.
DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XIX JÁ OCORRIA AÇÕES PARA REGULAMENTAR O SERVIÇO DE PRATICAGEM EM PORTOS NACIONAIS, ESPECIFICAMENTE EM 28 DE JANEIRO DE 1808 A INICIATIVA TOMA CORPO. NO PRESENTE, A LEI 9.537, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1997, REGULAMENTADA PELO DECRETO 2.596, DE 18 DE MAIO DE 1998 E NORMAM 12, FORMAM O ARCABOUÇO LEGAL E NORMATIVO DO SETOR.
A PRATICAGEM É OBRIGATÓRIA NAS OPERAÇÕES DE EMBARCAÇÕES ORIGINÁRIAS DE MAR ABERTO EM DEMANDA A TERMINAIS PORTUÁRIOS OU ÁREA DE FUNDEADOURO E VICE VERSA, O QUE FAZ COM ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DENOMINADO DE PRÁTICO.
AO SE APROXIMAR DA COSTA, AS PROFUNDIDADES REDUZEM E OBSTÁCULOS SE APRESENTAM, NEM SEMPRE DETALHADOS EM CARTAS NÁUTICAS, RESTRINGINDO A CAPACIDADE DE MANOBRA DAS EMBARCAÇÕES, INDICANDO A NECESSIDADE DE UM CONHECEDOR DO ACESSO À ÁREA, ASSUMINDO AS FAINAS NA PONTE DE COMANDO, ONDE O CAPITÃO SE AFASTA, MAS SUPERVISIONA TODAS AS VARIÁVEIS DA MANOBRA, QUE VÃO DESDE INSTRUÇÕES A CASA DE MÁQUINA, SOLICITANDO RÉ OU AVANTE, REBOCADORES E PESSOAL EM TERRA PARA MANUSEAR OS CABOS DE AMARRAS.
AS ÁREAS DE PRATICAGEM, EM CADA PORTO OU TERMINAL SÃO ESTABELECIDAS PELA AUTORIDADE MARÍTIMA, O COMANDANTE DA MARINHA ATRAVÉS DO DPC - DIRETORIA DE PORTO E COSTAS,.
AS ESTAÇÕES DE PRATICAGEM - PILOT STATION - SE RESUMEM AO POSTO DE COMANDO, JUNTO AS EMBARCAÇÕES OPERACIONAIS E O CORPO DE PRÁTICO. OS VALORES COBRADOS PELOS SERVIÇOS SÃO ESTABELECIDOS CONFORME LEGISLAÇÃO PERTINENTE.
ESTAÇÃO DE PRATICAGEM - PILOT STATION - PORT OF LOS ANGELES
https://dornsife.usc.edu/uscseagrant/15-vessel-pilots-ensuring-safe-port-calls/ALÉM DAS ESPECIFICIDADES INERENTES A FUNÇÃO DE PRÁTICO, CADA PORTO OU TERMINAL PORTUÁRIO TEM SEUS PRÓPRIOS PARÂMETROS OPERACIONAIS.
EM TEMPOS ATRÁS, A ARRIBADA DO NAVIO A UM PORTO ERA IMPRECISA, O SISTEMA DE RÁDIO QUE ANTECEDEU AO TELÉGRAFO ERA INCIPIENTE, A PRATICAGEM ESTABELECIA POSTOS DE ATALAIA ONDE A OLHO NU OU COM BINÓCULOS VARRIA O HORIZONTE A ESPERA DOS NAVIOS PROGRAMADOS OU ALEATÓRIOS. TEMPO ONDE A FIGURA DO HOMEM DO MAR REPRESENTAVA O MÍSTICO.
HOJE, UM NAVIO ZARPA DE UM PORTO CHINÊS,POR EXEMPLO, COM RUMO A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, É MONITORADO PELO AIS. PROGRAMAS DE NAVEGAÇÕES SUBSTITUEM O VELHO TRAÇAR DE RUMO NA CARTA NÁUTICA, O USO DO SEXTANTE PARA DEFINIR POSIÇÕES ATRAVÉS DOS ASTROS FOI RELATIVIZADO. EM SUMA, NAVEGAR NOS DIAS ATUAIS É UMA BRINCADEIRA.
O PONTO QUE É O MESMO PARA OS PRÁTICOS DE HOJE E DO PASSADO É O ACESSO AO NAVIO PELA ESCADA DE QUEBRA PEITO, FEITA DE CABOS, POSICIONADA NO COSTADO DO NAVIO, SEU USO PODE SER COMBINADO COM A ESCADA DE PORTALÓ, PRINCIPALMENTE EM NAVIOS DE GRANDE DIMENSÃO QUANDO EM LASTRO, O QUE AMPLIA A BORDA LIVRE.
PRÁTICO SUBINDO A BORDO PELA ESCADA DE QUEBRA PEITO, COM ESCADA DE DE PORTALÓ A DIREITA
https://www.flickr.com/photos/lotsemann/2254783967O USO DO SERVIÇO DE PRATICAGEM, PILOT EM INGLÊS, É IMPOSIÇÃO LEGAL. CASO O COMANDANTE DISPENSE O SERVIÇO E OCORRA NA MANOBRA ALGUM ABALROAMENTO OU ENCALHE, NÃO HÁ COBERTURA DE SEGURADORA.
IMPORTANTE FRISAR QUE UM COMANDANTE EXPERIENTE QUANDO ACESSA O CANAL DE NAVEGAÇÃO DE UM PORTO POR MAIS DE UMA VEZ ELE TAMBÉM ADQUIRE O CONHECIMENTO PRÁTICO, TENDO, SE FOSSE PERMITIDO, A CAPACIDADE DE FINALIZAR COM SUCESSO MANOBRAS DE ATRACAÇÃO E DESATRACAÇÃO SEM NECESSIDADE DE PILOTO A BORDO. ALÉM DISSO, DIVERSAS EMBARCAÇÕES TANTO MERCANTE, COMO DE CRUZEIRO POSSUEM PROPULSORES LATERAIS, QUE COMBINADOS COM A MÁQUINA PRINCIPAL DISPENSA O USO DE REBOCADORES E AUXILIA NAS MANOBRAS DE APROXIMAÇÃO OU AFASTAMENTO DO CAIS.
ESCADA DE PORTALÓ
http://salvador-nautico.blogspot.com/2017/04/escada-portalo.htmlPROCURAMOS DE FORMA ACESSÍVEL, TRANSMITIR AOS NOSSOS SEGUIDORES UM ASSUNTO TÉCNICO E RELEVANTE PARA O PROCESSO ECONÔMICO.
PASSAREMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE OS NICHOS DE PRATICAGEM NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LINKS PERTINENTES.
UM FATO LÍRICO E FIGURATIVO PARA REGISTRAR OS PERIGOS E CORAGEM QUE ENVOLVIAM OS HOMENS DO MAR DA BAHIA, NO PORTO DE SALVADOR, ATÉ A 2ª METADE DO SÉCULO XX, ENCONTREI NA LEITURA DO LIVRO MAR MORTO DE JORGE AMADO.
"Está no rumo certo novamente. Ouve o navio que apita, que chama. Mas a onda que vem é muito forte e arranca com Guma de junto do leme. Nada pára o saveiro, que vai desarvorado, rodopiando com o vento. Talvez tudo tenha acabado e ele não tem um nome para dizer nessa hora. Não chegou ainda seu momento de morrer. Porque ainda não chegou a sua mulher. Nada com desespero, alcança uma borda do saveiro, toma do leme. Mas está voltado contra o navio, que já se vê na distância. Luta contra o vento, contra as águas, contra o seu corpo, que treme de frio. Recomeça a corrida. Seus dentes "tão apertados uns contra os outros”. Não sente nenhum medo. Quer acabar com aquilo de uma vez. Próximo, muito próximo, brilha o navio iluminado. A chuva cai pesada. 0 vento parte suas velas, mas ele já está gritando, junto do casco do Canavieiras: — Uma escada! Os marinheiros acodem. Jogam uma corda, que é amarrada ao Valente. Depois é a aventura de passar do saveiro para a escada oscilante de bordo. Duas vezes esteve prestes a cair, e então não haveria salvação, seria esmagado entre o navio e o saveiro. Sorri. Está ensopado de água e no entanto está feliz. No cais, a estas horas pensarão que esteja morto, que seu corpo viaje com Iemanjá. Sobe para a ponte de comando, o inglês lhe entrega o navio. Os maquinistas põem as máquinas a funcionar, os foguistas avivam o fogo, os marinheiros manobram. Guma é quem comanda. É ele quem dá ordens. Só mesmo assim um homem da beira do cais pode chegar a comandante de um navio. Só por arte de Iemanjá. Será uma única noite. Amanhã nem o inglês, nem seu Godofredo o conhecerão mais quando ele passar com o Valente. Ninguém o chamará de herói. Guma sabe disso. Mas sabe que sempre foi assime que só mesmo um milagre, como quer D. Dulce, pode mudar essa lei. Duas horas depois -a tempestade ainda dominava a cidade e o mar— o Canavieiras ia encostando no cais. As velas do Valente estavam retas, seu casco furado do atrito com o navio, o leme despedaçado. Contam no cais que nunca mais João Pequeno apareceu porque o navio já tinha encontrado o caminho do porto. E foi desde esse dia que se começou a falar em Guma na beira do cais da Bahia."
ZONAS DE PRATICAGEM NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS:
PORTO DE ARATU
PORTO DE SALVADOR
TERMINAL ENSEADA
TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS
TERMINAL SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU
TERMINAL USIBA
TERMINAL PONTA DA LAJE
TERMINAL DOW QUÍMICA
PORTO COTEGIPE
BASE NAVAL DE ARATU
TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO DA BAHIA
PORTO DO MALHADO
ÁREAS DE FUNDEIO:
ÁREA - I - 6 NAVIOS
ÁREA II - 16 NAVIOS
ÁREA III - 22 NAVIOS
ÁREA IV - 1 NAVIO
ÁREA V- 35 NAVIOS
ÁREA VI - 1 NAVIO
ÁREA VII - 4 IATES DE ESPORTE E/OU RECREIO COM COMPRIMENTO TOTAL A PARTIR DE 60 METROS
PORTARIA Nº 32/CPBA, DE 09 DE ABRIL DE 2018
LINKS PERTINENTES:
https://www.marinha.mil.br/dpc/institucional/hist%C3%B3rico-da-diretoria-de-portos-e-costas
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2596.htm
https://www.marinha.mil.br/cpba/content/capitania-dos-portos-da-bahia-portarias
https://www.praticagemdobrasil.org.br/praticagem/praticagem-brasil/
https://www.marinha.mil.br/chm/sites/www.marinha.mil.br.chm/files/folhetos/folheto102018.pdf
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/logistica-portuaria-e-venda-da-rlam.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/09/codigo-internacional-de-sinais-o.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/transferencia-crude-oil-83-nm-da-baia.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html
http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000004/00000436.pdf
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
sábado, 10 de setembro de 2022
CÓDIGO INTERNACIONAL DE SINAIS - O ALFABETO NAVAL - BANDEIRAS DE COMUNICAÇÃO MARÍTIMAS - INTERNATIONAL SIGNAL CODE - THE NAVAL ALPHABET - MARITIME COMMUNICATION FLAGS
O ASSUNTO SERÁ DESCRITO NÃO PARA ATENDER O PROFISSIONAL DA ÁREA MARÍTIMA, MAS PRINCIPALMENTE PARA ENRIQUECER A CURIOSIDADE DOS AFICCIONADOS EM MATÉRIAS RELACIONADAS AO TEMA.
O AVANÇO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DE SOBREMANEIRA SE ESTRIBA NAS NECESSIDADES APRESENTADAS PELO PERPETUAR CIVILIZATÓRIO. O SER HUMANO FOI EVOLUINDO EM SUAS SOLUCÕES PELA SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE. ASSIM FOI NO DESLOCAMENTO MARÍTIMO. DO REMO PASSAMOS A VELA, AO VAPOR, AO PETRÓLEO ATÉ A PROPULASÃO NUCLEAR. DA MESMA FORMA, OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES ENTRE NAVIOS SEGUIRAM ESTA TRAJETÓRIA. DOS SINAIS DE BANDEIRA E SONOROS, ATÉ A FONIA E POSIÇÕES POR SATÉLITE. VAMOS ENTÃO FOCAR NA COMUNICAÇÃO REALIZADAS POR BANDEIRAS DE SINAIS.
![]() |
https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_internacional_de_sinais |
APÓS DIVERSOS AJUSTES ENTRE OS PAISES POSSUIDORES DAS PRINCIPAIS MARINHAS MERCANTES DO GLOBO, O C.I.S (CÓDIGO INTERNACIONAL DE SINAIS) ALCANÇOU SUA CONFIGURAÇÃO ATUAL EM 1988 SOBRE A ÉGIDE DA IMO - INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION.
O C.I.S É CONSTITUÍDO DE 26 BANDEIRAS ALFABÉTICAS, 10 NÚMERICAS, 3 SUBSTITUTAS, E UM GALHARDETE DE CÓDIGO OU RECONHECIMENTO.
ALGUMAS COMBINAÇÕES POSSÍVEIS PARA LETRAS E SEUS SIGNIFICADOS
AC - Estou a abandonar o meu navioTAL SHIP EMBANDEIRADO EM MOMENTO FESTIVO, - PORTO DESCONHECIDO
CT PIAUÍ (D-31) EMBANDEIRADO EM PARADA NAVAL
https://pt.wikipedia.org/wiki/CT_Piau%C3%AD_%28D-31%29#/media/Ficheiro:CT_Piau%C3%AD_-_(D-31).jpgJOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
sexta-feira, 9 de setembro de 2022
ACELEN RETORNA COM FORNECIMENTO DE MARINE FUEL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - ACELEN RETURNS WITH SUPPLY OF MARINE FUEL IN BAY OF ALL SANTOS
ACELEN, NOVA DESIGNAÇÃO DA REFINARIA DE MATARIPE, RECENTEMENTE PRIVATIZADA, RETORNA O FORNECIMENTO DE MARINE FUEL PARA NAVIOS FUNDEADOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
RELEVANTE NOTÍCIA PARA O SETOR ENVOLVIDO COM OPERAÇÕES PORTUÁRIAS E ECONOMIA BAIANA COMO UM TODO. A INTERRUPÇÃO DO FONERCIMENTO DE BUNKER, COMO TAMBÉM É DESIGNADO O COMBUSTÍVEL MARÍTIMO PARA NAVIOS DE GRANDE PORTE, IMPACTOU O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO DE INÚMERAS EMPRESAS DE NAVEGAÇÃO E COMÉRCIO EXTERIOR.
SERRA POLAR
https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:774412/mmsi:710000022/imo:9229570/vessel:SERRA_POLARESSA OPERAÇÃO GERA INÚMERAS ECONOMIAS EXTERNAS, DESDE A PRÓPRIA ACELEN QUE AMPLIA SUA RECEITA COM VENDAS DE DERIVADOS, PASSANDO PELA PRATICAGEM E MANUTENÇÃO DO NAVIO ENVOLVIDO NO TRANSBORDO. O SERRA POLAR.
SERRA POLAR EM FAINA DE ABASTECIMENTO
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570A FAINA ENVOLVE O NAVIO A SER ABASTECIDO FUNDEAR EM LOCAL SEGURO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, EM CONDIÇÕES DE TEMPO FAVORÁVEL. A BARCAÇA SE POSICIONA NO COSTADO, PROTEGIDA POR DEFENSAS, COM MANGOTES SE INICIA A FAINA DE TRANSFERÊNCIA.
SERRA POLAR
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570General
IMO: 9229570
Name: SERRA POLAR
Vessel Type - Generic: Other
Vessel Type - Detailed: Oil Products Tanker
Status: Active
MMSI: 710000022
Call Sign: PS5933
Flag: Brazil [BR]
Gross Tonnage: 1785
Summer DWT: 3338 t
Length Overall x Breadth Extreme: 74.17 x 14.52 m
Year Built: 2004
Home Port: RIO DE JANEIRO
Classification Society:
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
terça-feira, 6 de setembro de 2022
HOJE 06/09, MEU ANIVERSÁRIO! 66 MILHAS NAVEGADAS NO CURSO DA EXISTÊNCIA!
segunda-feira, 29 de agosto de 2022
PORTO DE ILHÉUS - RIO CACHOEIRA - MINHAS MEMÓRIAS - ILHÉUS PORT - CACHOEIRA RIVER - MY MEMORIES
NO FINAL DA DÉCADA DE 1930 MEU PAI, SUA IRMÃ, TIA GLORILDES, MINHA AVÓ JOSEFA, PARTIRAM DE ALAGOAS, REGIÃO DE PÃO DE AÇÚCAR, A BORDO DO NAVIO CHATA MIRANDA, DO LLOYDE BRASILEIRO, ZARPANDO DO PORTO DE PENEDO LOCALIZADO NO RIO SÃO FRANCISCO, COM DESTINO A ILHÉUS.
MEU PAI, A ESQUERDA. E SEU IRMÃO, MEU TIO ANTÔNIO EM ILHÉUS - 17/11/44
ACERVO DO BLOGTIA LICA, OUTRA IRMÃ DO MEU PAI, SE ANTECEDEU A ESTA MIGRAÇÃO FAMILIAR, ENCONTRAVA-SE NA CIDADE, COM TODA LOGÍSTICA PARA RECEBER OS FAMILIARES.
MEU PAI, JOÃO ALVES, NA ÉPOCA COM 17 ANOS, DE INÍCIO TRABALHOU NO TABELIONATO DE TONICO BASTOS, PERSONAGEM DO ROMANCE DE JORGE AMADO, GABRIELA, CRAVO E CANELA, EM 1940, JOÃO PARTIU DE ILHÉUS COM UM GRUPO DE MENINOS PARA PRESTAR EXAME NA ESCOLA DE APRENDIZ DE MARINHEIROS DE SALVADOR, FOI APROVADO, CUMPRINDO SEU DESTINO DE CONHECER OS 7 MARES, A CONTRA GOSTO DE TONICO QUE GOSTARIA QUE JOÃO PERMANECESSE NO TABELIONATO, POR SE AFEIÇOAR A MEU PAI, ELE O COLOCARIA COMO SEU SUCESSOR.
NESTE ÍNTERIM TIA LICA CASOU-SE COM TIO OSCAR, QUE ATUAVA COMO CONFERENTE NO ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA, ATENDENDO A NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO COSTEIRA, MAIOR EMPRESA DE NAVEGAÇÃO NACIONAL À ÉPOCA, DO LLOYD E COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA.
FOTO AÉREA -DATA DESCONHECIDA - PORTO RIO CACHOEIRA - PELO MENOS 4 PONTES DE ATRACAÇÃO SÃO VISÍVEIS
https://ilheuscomamor.wordpress.com/2011/06/08/ilheense-ou-ilheuense/
ATÉ CHEGAR AO TEMPO DA MINHA IDA PARA ILHÉUS, QUANDO ASSUMI UMA SUPERVISÃO NO ICB - INSTITUTO DE CACAU DA BAHIA, A CONVITE DE JOSÉ HUGHES. NO 1º ANO FIQUEI HOSPEDADO NA CASA DOS MEUS TIOS LICA E OSCAR, FUI ACOLHIDO COMO FILHO, SEMPRE ÁS NOITES TINHAM RODAS DE CONVERSAS COM TIO OSCAR E COLEGAS DE TRABALHO, EDUARDO (ARROZ DOCE), ZÉ CARLOS (ZÉ ESPETO), NALDO, GUIMARÃES (PISA), MERICA, BINHA, POSTERIORMENTE (PAULO UBIRAJARA) BIRA, QUE FOI TRANSFERIDO PARA A ILHÉUS 3 ANOS DEPOIS DE MINHA IDA.
BEBENDO UMAS CERVEJAS, FUMANDO CHARUTOS, CONTANDO ESTÓRIAS E HISTÓRIAS DO MAR, DE SALVADOR E ILHÉUS ANTIGAS, DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO VELHO PORTO RIO CACHOEIRA, OS NAVIOS, AS BARCAÇAS A PANO, A FERROVIA QUE TRAZIA CACAU DA ZONA RURAL PARA EXPORTAÇÃO. O CONVÍVIO COM TODOS ESSES AMIGOS CITADOS, FAZIA O TEMPO TRANSCORRER DE MODO AGRADÁVEL
NESTA IMAGEM, NÃO TEMOS A DATA, OBSERVAMOS UM NAVIO MISTO, CARGAS E PASSAGEIROS POSSIVELMENTE DE CABOTAGEM. ALÉM DE COMPOSIÇÃO DE VAGÕES FERROVIÁRIOS QUE SERVIAM A ILHÉUS. A CHAMINÉ NO DESTAQUE PERTENCIA A FÁBRICA KAUFMANN PROCESSADORA DE CACAU.
https://pacoiosbateatro.webnode.com.br/album/ilheus-ontem/antigo-porto-de-ilheus-jpg/O ADVENTO DA INTERNET PERMITIU-ME TER ACESSO A IMAGENS E TEXTOS, DE FATOS QUE MEU PAI E TIO OSCAR RELATAVAM DE SUAS EXPERIÊNCIAS LIGADAS AO MAR. HOJE, GOSTARIA DE DAR CONTINUIDADE AS CONVERSAS, COM INDAGAÇÕES QUE IRIAM ESCLARECER MINHAS CURIOSIDADES. TEMPOS IDOS QUE FORAM MARAVILHOSOS. MAS SEGUIMOS. NA POSTERIDADE MEUS RELATOS SOBRE O MAR DA BAHIA SERÃO ESTÓRIAS.
VAMOS AO OBJETIVO PRIMÁRIO DESTA POSTAGEM, QUE É O ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA. DESDE OS IDOS DE 1535, COM A CHEGADA DOS PORTUGUESES, A HISTÓRIA DE ILHÉUS E SEU PORTO SE INICIA. NÃO IREMOS DIVAGAR SOBRE ESSE PASSADO DISTANTE, QUE IMPLICA EM PESQUISAS MAIS APROFUNDAS, E SIM, SOBRE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, PRINCIPALMENTE DO PERÍODO DE 1940, DURANTE A II GRANDE GUERRA, INDO ATÉ A CONSTRUÇÃO DO PORTO DE MALHADO NO FINAL DE 1960. DESSE PERÍODO TENHO RELATOS DE PESSOAS QUE VIVERAM A ÉPOCA , A EXEMPLO DE MEU PAI E MEU TIO.
A CRESCENTE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA LAVOURA CACAUEIRA, JUNTO A RECEBIMENTOS DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, IMPULSIONARAM A NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM PORTO ORGANIZADO E POR RAZÕES DE VANTAGENS NATURAIS O LOCAL ESCOLHIDO FOI O ESTUÁRIO DO RIO CACHOEIRA.
EM 06 DE ABRIL DE 1911 O EMPREENDEDOR BENTO BERILLO DE OLIVEIRA FIRMOU COM A INTENDÊNCIA MUNICIPAL PROTOCOLO PARA A CONSTRUÇÃO DO FUTURO PORTO DE ILHÉUS. COINCIDÊNCIA OU NÃO NESTE MESMO ANO EM 17 DE JULHO O VAPOR CANAVIEIRAS INAUGURAVA O PRIMEIRO TRECHO DE CAIS DO PORTO DE SALVADOR.
A ELITE ECONÔMICA DE ILHÉUS BUSCAVA NÃO DEPENDER DA INFLUÊNCIA DE SALVADOR. EM ILHÉUS O CACAU ERA TRANSPORTADO EM PEQUENAS EMBARCAÇÕES E VELEIROS PARA SER EMBARCADO EM NAVIOS DE LONGO CURSO NO PORTO DA CAPITAL. O OBJETIVO MAIOR FOI ALCANÇADO COM A PRIMEIRA OPERAÇÃO DE LONGO CURSO ATRAVÉS DO NAVIO DE BANDEIRA SUECA O FALCO, COM DESTINO A NOVA YORK EM 26 DE JANEIRO DE 1926.
IMAGEM INTERESSANTE, NÃO TEMOS A DATA, MAS PELA ESTRUTURA DOS NAVIOS,FUNDEADOS, 6 AO TODO, CARGUEIROS CLÁSSICOS, SUPERESTRUTURA A MEIA NAU, PODE SER SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE 1950 A PRIMEIRA METADE DA DÉCADA DE 1960. ESPERANDO EMBARQUE POR MEIO DE ALVARENGAS
https://transparencia.ilheus.ba.gov.br/detalhe-da-materia/info/ilheus-completa-482-anos-de-historia/48560PASSADO OS PRIMEIROS ANOS DO NOVO PORTO, FENÔMENOS NATURAIS COMEÇARAM A MOSTRAR SUAS FACETAS QUE DIFICULTAVAM O ENTRAR E SAIR DE EMBARCAÇÕES. ANTES DE RELATARMOS EPISÓDIOS ENVOLVENDO OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO PERÍMETRO DO ANTIGO PORTO DE ILHÉUS SE FAZ NECESSÁRIO ESCLARECER NUANCES ESPECIFICAS.
A BARRA DA BAÍA DO PONTAL É ESTREITA ENTRE SUAS MARGENS, A LESTE O MORRO DE PERNAMBUCO, A OESTE, ORLA QUE SE INICIA NA AV. 2 DE JULHO E SE PROLONGA PELA PRAIA DA AVENIDA. MESMO PARA ESSE TEMPO ONDE AS DIMENSÕES DOS NAVIOS DE LONGO CURSO ERAM BASTANTE INFERIORES AS EMBARCAÇÕES ATUAIS, A ENTRADA E SAÍDA DE NAVIOS ERAM REALIZADAS COM POUCA FOLGA NAS MANOBRAS. ESTE CENÁRIO SE POTENCIALIZAVA EM PERÍODOS DE VENTOS INTENSOS E VAGALHÕES.
UM CASO EMBLEMÁTICO FOI O NAUFRÁGIO DO IATE ITACARÉ EM 23 DE AGOSTO DE 1939, NA ENTRADA DA BARRA FOI AÇOITADO POR ENORMES VAGALHÕES, PROVOCANDO O EMBORCAMENTO DO CASCO, CAUSANDO INÚMERAS VÍTIMAS FATAIS, MANHÃ TRAUMÁTICA PARA OS HABITANTES DA CIDADE, DURANTE MUITO TEMPO O EPISÓDIO MARCOU A VIDA DOS ILHEENSES. TIA LICA ATUAVA COMO ENFERMEIRA PARTICIPOU DO ATENDIMENTO AOS NÁUFRAGOS.
COM O POUCO CONHECIMENTO QUE TENHO SOBRE A ENTRADA E SAÍDA DAS EMBARCAÇÕES, POIS, NÃO SOU PRÁTICO, NEM COMANDANTE, OS NAVIOS DE MAIOR DESLOCAMENTO, DEVERIAM SER REALIZADAS NA PREAMAR - NÍVEL MÁXIMO DE MARÉ, EVITANDO ENCALHES.
OS PORTOS LOCALIZADOS EM ESTUÁRIOS, QUANDO ÁGUA DOCE PROVENIENTES DE RIOS SE ENCONTRAM COM A ÁGUA DO MAR, PODENDO ACONTECER NO INTERIOR DE BAÍAS, A EXEMPLO DA BAÍA DE SANTOS, PARANAGUÁ E PONTAL. ESSES PORTOS RECEBEM CONSTANTEMENTE SEDIMENTOS TRAZIDOS PELA CORRENTEZA DOS RIOS, O QUE SE ACENTUA NOS PERÍODOS DE CHEIA
DESCONHEÇO A DATA DESTA IMAGEM, NEM SEU CRÉDITO, MAS É RICA EM DETALHES, ONDE OBSERVAMOS 5 PONTES E UMA ESPÉCIE DE PIER. DA ESQUERDA PARA DIREITA UM VELEIRO ATRACADO, EM OUTRA PONTE 2 ALVARENGAS, SINALIZANDO QUE O PORTO DO MALHADO AINDA NÃO ESTAVA OPERACIONAL, NEM EM SEU PIER DE MADEIRA. LOGO APÓS 2 EMBARCAÇÕES DE SERVIÇOS OFFSHORES, NA MARGEM DO PONTAL É VISÍVEL UM DESTROÇO DE NAUFRÁGIO, QUE DEVE SER O URUBATAN EM 1959 TRANSPORTANDO TAMBORES DE ASFALTO, OU NOSSA SENHORA DE LOURDES EM 1957, TRANSPORTANDO GADO. POR ÚLTIMO NA ENTRADA DA BARRA UM REBOCADOR REALIZANDO O REBOQUE DE UMA ALVARENGA. QUE TEMPO SAUDOSO.
ESSE MATERIAL SE ACUMULA NAS BACIAS DE EVOLUÇÃO DOS PORTOS REDUZINDO A PROFUNDIDADE, DEVIDO O ASSOREAMENTO, LEVANDO A NECESSIDADE DE DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO PERIÓDICAS A FIM DE MANTER O CALADO OPERACIONAL DE PROJETO.
A BAÍA DE ILHÉUS RECEBE ÁGUAS DE 3 RIOS, O ITACANOEIRA TAMBÉM CHAMADO DE FUNDÃO, SANTANA E CACHOEIRA, ESSE CENÁRIO LEVOU A DIFICULDADE DE ACESSO A NAVIOS DE LONGO CURSO FAZENDO COM QUE A SOCIEDADE EMPRESARIAL DE ILHÉUS NO FINAL DA DÉCADA DE 1930 TOMASSE POSIÇÃO QUANTO AO FUTURO PORTUÁRIO DA CIDADE.
IMAGEM ANTIGA DE ILHÉUS, NÃO TEMOS A DATA - O PORTO DO MALHADO AINDA NÃO TINHA SIDO CONSTRUÍDO E MUITOS PRÉDIOS DA AV. SOARES LOPES AINDA NÃO EXISTIAM. A IMAGEM RETRATA O AEROPORTO NO BAIRRO DO PONTAL.
https://br.pinterest.com/pin/558939003731799477/DEPOIS DE 3 ANOS VÁRIAS FORAM AS PROPOSTAS COLOCADAS À MESA DE DISCUSSÃO, DESDE A ABERTURA DE UM CANAL LIGANDO O OCEANO ATLÂNTICO DIRETAMENTE A BAÍA DE PONTAL, ATÉ A CONSTRUÇÃO DE UM PORTO OFFSHORE, EM MAR ABERTO, VENCEU A SEGUNDA. DIANTE DA DECISÃO, EM 1942 O ACESSO AO PORTO FOI CERCEADO A NAVIOS DE LONGO CURSO, FICANDO OS EMBARQUES REALIZADOS POR ALVARENGAS, BARCAÇAS SEM PROPULSÃO PRÓPRIA, ERAM REBOCADAS ATÉ OS NAVIOS FUNDEADOS AO LARGO DA CIDADE ILHÉUS.
NÃO É PRECISO SER ESPECIALISTA PARA ENTENDER QUE EM ÉPOCAS DE MAU TEMPO O SERVIÇO ERA INTERROMPIDO, EM VIRTUDE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS REBOCADORES E PELA PRÓPRIA BARCAÇA, POIS A SAÍDA DA BARRA SE TORNAVA PERIGOSA, ALÉM DO POSICIONAMENTO NO COSTADO DOS NAVIOS FICAR IMPRATICÁVEL.
PÁTIO DE TANCAGEM DA PETROBRAS - ANTES DO POLIDUTO LIGANDO A REFINARIA DE MATARIPE A ITABUNA E JEQUIÉ OS DERIVADOS DE PETRÓLEO DESTINADOS A REGIÃO SUL DO ESTADO ERAM DESEMBARCADOS NO PORTO DO MALHADO. NÃO EMOS A DATA.
https://br.pinterest.com/pin/558939003731799496/NESSE INTERREGNO OS SERVIÇOS DE DRAGAGENS FORAM REALIZADOS DE FORMA CONTÍNUA, MITIGANDO O ASSOREAMENTO. A DECISÃO DE CONSTRUIR UM NOVO PORTO EM MAR ABERTO SÓ TEVE CONTORNOS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960, COM LOCALIZAÇÃO NA PONTA DO MALHADO, AO NORTE DO ANTIGO. RESSALTE-SE QUE O PORTO DO MALHADO, FOI O PRIMEIRO CONSTRUÍDO EM MAR ABERTO NO BRASIL
SOBRE O PORTO DO MALHADO TECEREMOS COMENTÁRIOS EM OUTRA OPORTUNIDADE.
RESSALTO QUE ILHÉUS NÃO ERA APENAS VISITADA POR NAVIOS, UMA IMENSA FROTA DE SAVEIROS DE VELA DE IÇAR ARMADOS EM TRAQUETE, ESCUNAS DE 2 E 3 MASTROS E EMBARCAÇÕES MENORES MOVIDAS A MÁQUINA DENOMINADAS DE IATE, FREQUENTAVAM NÃO SÓ O ANCORADOURO DE ILHÉUS, COMO TODO LITORAL DA BAHIA, TRANSPORTANDO CARGAS, PRINCIPALMENTE CACAU, PIAÇAVA E PASSAGEIROS DURANTE SÉCULOS, A ESSES HOMENS DEVEMOS NOSSO TRIBUTO, POIS NÃO SERÍAMOS UMA CIVILIZAÇÃO SEM SUA FAINA, CORAGEM E AUDÁCIA.
A FREQUENTE ESCALA DE NAVIOS DE BANDEIRA ESTRANGEIRA NA CIDADE PERMITIU A SOCIEDADE ILHEENSE MANTER UM ALTO PADRÃO DE CONSUMO, EM BEBIDAS, ALIMENTOS EXÓTICOS, PERFUMES, ROUPAS, EM SUMA, COMPATÍVEL COM A RIQUEZA QUE O CACAU PROPORCIONAVA. O PORTO DE ILHÉUS FERVILHAVA COM FESTAS E RECEPÇÕES.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON - 2065