TENHO ACESSADO O CANAL NO YOUTUBE DENOMINADO SAGA DE HERÓIS, DE MARCUS VINICIUS DE LIMA ARANTES RETRATA COM CONHECIMENTO DE CAUSA, OBJETIVIDADE E DE FORMA CONVIDATIVA A HISTÓRIA DOCUMENTAL DA NOSSA MARINHA MERCANTE BRASILEIRA.
https://www.history.navy.mil/research/library/online-reading-room/title-list-alphabetically/m/merchant-ship-shapes.html - SITE INTERESSANTE SOB EVOLUÇÃO ESTRUTURAL DE NAVIOS MERCANTES DAS PRINCIPAIS MARINHA.
GABRIEL DA FONSECA
https://construcaoereparacaonaval.wordpress.com/2017/10/23/historia-da-fronape/O PROFESSOR MARCUS NOS A SUA EXPERIÊNCIA EMBARCADO COMO OFICIAL DE MÁQUINAS NAS EMPRESAS LLOYD BRASILEIRO E FRONAPE - FROTA NACIONAL DE PETROLEIRO.
ITAGIBA
ALÉM DO PORTFÓLIO DAS DUAS COMPANHIAS, RELATA TORPEDEAMENTO DOS NAVIOS BRASILEIROS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E OUTRAS OCORRÊNCIAS.
ALGUNS LINKS DO CANAL:
https://www.youtube.com/watch?v=dA2zmW5GHOE
https://www.youtube.com/watch?v=6AAN3DLoQj4&t=1081s
https://www.youtube.com/watch?v=mR2x7ZGmSME&t=738s
https://www.youtube.com/watch?v=drWeGPN9-cU&t=817s
SENDO UM AFICIONADO POR HISTÓRIA NAVAL DESDE MINHA INFÂNCIA, MEU PAI ERA OFICIAL DA MARINHA DE GUERRA, O CANAL DO PROFESSOR MARCUS ME REMETE A VARANDA DO NOSSO APARTAMENTO NO BAIRRO DA BARRA EM SALVADOR - BAHIA, ONDE OBSERVAVA NAVIOS QUE ZARPAVAM E ADENTRAVAM A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, QUANDO FIZ 15 ANOS MINHA MÃE ME PRESENTIOU COM BINÓCULO, NESSE MOMENTO ME TRANFOMEI EM UM CAPITÃO DE LONGO CURSO, ONDE O APARTAMENTO ERA MEU NAVIO E A VARANDA O PASSADIÇO, A PONTE DE COMANDO. LEMBRANÇAS MARAVILHOSAS.
LINK ONDE COMENTO SOBRE OS NAVIOS DE MINHA INFÂNCIA:
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/04/os-navios-e-minha-infancia-de-1963.html
LLOYD CUIABÁ
https://www.novomilenio.inf.br/rossini/loydbras.htmA ESTA ÉPOCA OS VELHOS CARGUEIROS CLÁSSICOS, COM SUPERESTRUTURA A MEIA NAU, OS MAIS ANTIGOS POSSUIAM TAMBÉM UMA PEQUENA ÁREA HABITÁVEL NA POPA, MEU PAI ME DIZIA QUE ERA ALOJAMENTOS PARA PESSOAL SUBALTERNO, ESSES NAVIOS PREDONOMINAVAM NOS PORTOS. ADMIRAVA TAMBÉM OS PETROLEIROS COM SUPERESTRUTURA A MEIA NAU E RÉ. BONS TEMPOS ONDE O ROMANTISMO NAVEGAVA JUNTO A SOLIDÃO DAS TRAVESSIAS MARÍTIMAS.
CARGUEIRO CLÁSSICO JAPONÊS, OBSERVAMOS ESTRUTURA HABITÁVEL A RÉ
https://www.history.navy.mil/research/library/online-reading-room/title-list-alphabetically/m/merchant-ship-shapes.htmlPARA AQUELES HOMENS DO MAR, EM SEUS DIVERSOS POSTOS HIERÁQUICOS, QUE SERVIRAM NESTES NAVIOS MENCIONADOS PELO PROFESSOR MARCUS, ALÉM DOS INTERRESADOS NAS FAINAS E LIDES MARÍTIMAS, RECOMENDO ACESSAR O CANAL, SERÁ MUITO GRATIFICANTE.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
Grande Josemar!
ResponderExcluirSempre gastando seu precioso tempo e nos enriquecendo com informações do mercado naval e outros assuntos relacionados a Bahia.