Seguidores

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

EXPEDIÇÃO LOBO DO MAR A ANTÁRTICA -2027 - SEA WOLF EXPEDITION TO ANTARCTICA - 2027

ONTEM DURANTE O POR SOL NA PRAIA DO PORTO DA BARRA, EM SALVADOR - BAHIA, EU, MINHA FILHA BÁRBARA, SUA MÃE HÉLIA E ESPOSO CARLOS, ALÉM DO MEU FILHO FELIPE, PAPEANDO SOBRE AQUELE MOMENTO LÚDICO QUE A NATUREZA NOS PROPORCIONAVA, COMO SEMPRE O MAR DA NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, SUA VISTA E SUA HISTÓRIA MARÍTIMA FOI O TEMA PRINCIPAL, NISTO, COMO PEÇA DO DESTINO O PAPO DÁ UMA GUINADA PARA PUNTA ARENAS, CABO HORN E ANTÁRTIDA. E ASSIM PLANEJAMOS UM CRUZEIRO PELO CONTINENTE GELADO, COM SAÍDA DE PUNTA ARENAS OU USHUAIA.  

SILVER ENDEAVOUR - EXPEDITION

https://www.silversea.com/pt-br/destinos/cruzeiro-antartica.html

USHUAIA

https://www.turismocity.com.br/passagens-aereas-promocionais/p-10_razoes_para_viajar_para_Ushuaia

TREM DO FIM DO MUNDO - USHUAIA
https://www.turismocity.com.br/passagens-aereas-promocionais/p-10_razoes_para_viajar_para_Ushuaia

NOSSA EMPREITADA FICOU DENOMINADA A PARTIR DE AGORA, EXPEDIÇÃO LOBO DO MAR A ANTÁRTIDA −2027. AGORA É DAR VAZÃO AO PLANEJAMENTO E CONCRETIZAR UM ANSEIO DE ANOS. 

https://youtu.be/OR2X29vsCaA   - ELEPHANT ISLAND

MALVINAS



ELEPHANT ISLAND

https://wreckedinmyrevo.com/2023/04/02/elephant-island-antarctica/

O PRÓXIMO PASSO SERÁ REUNIR OS INTERESSADOS PELA VIAGEM, ESCOLHA DO NAVIO E DO ROTEIRO, DATA DO CRUZEIRO, COM PREVISÃO DE ACONTECER EM JANEIRO DE 2027. PODE TER INÍCIO EM BUENOS AIRES, COM ESCALAS EM PUNTAS ARENAS, TRAVESSIA DO ESTREITO DE DRAKE, COM OPÇÃO PARA ALGUNS DESSES LOCAIS,  ELEPHANT ISLAND, SOUTH GEORGIA, ILHAS MALVINAS.

PUNTAS ARENAS


WORLD TRAVELLER
https://cruisenorway.com/en/ships/world-traveller

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

domingo, 28 de setembro de 2025

HOMENAGEM A MINHA MÃE E MEU PAI, DORA E JOÃO - THANK YOU FOR THE DISTURBANCE! TRIBUTE TO MY MOTHER AND FATHER, DORA AND JOÃO

TRANSCREVO ESTE ARTIGO, IN VERBIS, DE BECKY S. KORICH, OBRIGADO PELO TRANSTORNO! PUBLICADO NA FOLHA DE SÃO PAULO, COM EMOÇÃO E LEMBRANÇAS SUAVES DE MEUS PAIS. OBRIGADO POR TUDO, JOÃO E DORA, TENTO DE ALGUMA MANEIRA PASSAR O LEGADO HONRADO QUE O CONVÍVIO DE VOCÊS SE INCORPOROU EM MINHA EXISTÊNCIA. QUANTAS RISADAS E BRINCADEIRAS, QUANTA CONFIANÇA, SEGURANÇA E SABEDORIA VOCÊS NOS PASSARAM COMO EXEMPLOS PARA MIM E MEUS FILHOS!

JOÃO E DORA

NÃO TENHO RESPOSTAS PARA A DINÂMICA DO UNIVERSO, PARA A RAZÃO DE SER DA VIDA, MAS SEJA LÁ O QUE FOR, SE ALÉM DA EXISTÊNCIA TERRENA, EXISTE ALGO MAIS, LEMBREM-SE QUE AINDA CONTO COM A PROTEÇÃO DE VOCÊS! DESCULPE-ME POR ALGUM COMPORTAMENTO INDESEJADO! A PAZ ESTEJA CONVOSCO.


Advogada, escritora e dramaturga, é autora de 'Caos e Amor'

Obrigada pelo transtorno! Algo em nós resiste a aceitar que os pais estão envelhecendo

Cuidar dos pais não é favor, não é pagamento de dívida

"Desculpe o transtorno que a gente está te dando, filha."

Ouvi isso dos meus pais, pela primeira vez, há poucos dias. Fiquei processando. "Desculpe"? "Transtorno"? Não. Isso tem outro nome: privilégio.

Cuidar dos pais não é favor. Não é pagamento de dívida, não é gratidão —muito menos um fardo. Pode ser cansativo, mas é um dos raros lugares da vida em que a completude se deixa tocar.

Estar ao lado dos pais enquanto eles envelhecem é descobrir novas formas de vida, aprender novas formas de manifestar um amor que pede reverência por sua magnitude. Quem nos parecia imbatível começa a se curvar ao tempo. A firmeza do pai, a energia da mãe, tudo aquilo que parecia inesgotável, agora corre em outra velocidade, em outra frequência. Menos vigor, talvez. Mas não menos vida. Existe algo que pulsa numa intensidade própria, como se eles tivessem reservado pequenas doses de força destinadas a jorrar nessa fase. A calma, a paciência, a sabedoria, o humor sem freios. É um poder silencioso, mais potente do que qualquer ato heroico do passado.

Gabriel García Márquez descreveu essa força em "Memórias de Minhas Putas Tristes" (2004): "A idade não é a que a gente tem, mas a que a gente sente. (...) Pela primeira vez em minha vida me entreguei à plenitude do que significa estar vivo. A velhice, em vez de me trazer o cansaço, me oferecia uma segunda oportunidade de vida inesperada e luminosa..."

Ainda assim, o privilégio não dissolve a vertigem que desperta. Algum domínio da emoção resiste a aceitar alguma fragilidade ou limitação dos nossos pais. Um desejo irracional e infantil de que sejam eternos, que continuem sendo os guardiões do impossível, mesmo quando pedem ajuda para tarefas triviais. Se deparar com limitações de quem nos carregou na vida e nos apresentou os caminhos para nossas escolhas, cutuca o nosso maior temor secreto que temos medo até de pensar, agora desafiado pela natureza impiedosa.

Pais são sagrados. Fizeram acontecer o milagre da vida e, ao mesmo tempo, estiveram presentes nas horas corriqueiras. Talvez seja justamente nessa conjunção do divino e do cotidiano que está a dificuldade em aceitarmos que eles também se transformam.

Fazer parte da geração sanduíche, que cuida dos pais e dos filhos, exige malabarismos. Esse duplo movimento, ainda que nos estique e nos demande, toca a essência, o núcleo simples e incontornável da existência. É unir o fio da continuidade, estar no centro da linha do tempo, no presente, sustentando o futuro que cresce e honrando o passado que se renova em outra cadência.

Chamam de "inversão de papéis" ou de "emancipação forçada". Para mim, nada disso serve. Os papéis nunca vão se inverter, mesmo que agora sejamos nós, os filhos, que os acompanhamos ao médico e damos bronca quando eles fumam escondidos. Não é isso que conta. A figura dos pais nunca abandona a criança que levamos dentro de nós. Meus pais continuam a nos chamar de "as crianças". E é uma delícia ainda caber nesse lugar.

A luta contra o tempo é uma batalha inútil. Só quando formos capazes de aceitar verdadeiramente o seu curso natural é que nos libertaremos da ilusão de resgatar o impossível. É nessa aceitação (se é que ela é possível) que encontraremos uma nova forma de eternidade.

Pais dão trabalho? Dão. Amar dá um trabalho danado.

Obrigada pelo transtorno!

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


quarta-feira, 24 de setembro de 2025

PROGRAMAÇÃO DE NAVIOS DE CRUZEIROS - TEMPORADA 2025 - 2026 - PORTOS SALVADOR E ILHÉUS - CRUZEIROS EXPLORATÓRIOS - CRUISE SHIP SCHEDULE - 2025 - 2026 SEASON - SALVADOR AND ILHÉUS PORTS - EXPLORATORY CRUISES

A TEMPORADA DE NAVIOS DE CRUZEIROS DOS PORTOS DE SALVADOR E ILHÉUS SE INICIA NO DIA 08/10/2025 ÀS 08:00 COM ATRACAÇÃO DO NAVIO SCENIC ECLIPSE EM SALVADOR, ZARPANDO ÀS 13:00 DO MESMO DIA.

LINE UP DOS NAVIOS DE CRUZEIROS QUE VÃO ESCALAR NO PORTO DE SALVADOR 2025/2026:


NESTA POSTAGEM COMENTAREMOS SOBRE UM NICHO DE CRUZEIROS ESPECÍFICO, O EXPLORATÓRIO, RESTRITO A UM PÚBLICO DE MAIOR PODER AQUISITIVO E APRECIADOR DE AVENTURAS.

SCENIC ECLIPSE - CRUZEIRO DE EXPEDIÇÃO

PORT STANLEY - MALVINAS
NAVIOS ESPECIALIZADOS EM CRUZEIROS DE EXPLORAÇÃO, A EXEMPLO DO SCENIC ECLIPSE PRINCIPALMENTE EM REGIÕES POLARES, ANTÁRTIDA E POLO NORTE. TEM  CAPACIDADE REDUZIDA DE PASSAGEIROS EM RELAÇÃO AS GRANDES EMBARCAÇÕES QUE TRANSPORTAM ATÉ 6.000 PASSAGEIROS, O SCENIC ECLIPSE É LIMITADO A 228 PASSAGEIROS, RESSALTAMOS QUE SÃO VIAGENS DE CUSTO ELEVADO, EM CONTRAPARTIDA, OFERECEM SERVIÇOS PERSONALIZADOS E ESTADIA DE DURAÇÃO MAIOR.

https://epicpolar.com/epictemplate.php?rno=2059

MS ROALD AMUNDSEN - CRUZEIRO DE EXPEDIÇÃO
NESTA ÉPOCA DO ANO OBSERVA-SE ATRAVÉS DO SISTEMA MARINE TRAFFIC, DIVERSOS DESSES NAVIOS DE EXPEDIÇÃO NAVEGANDO PELO ATLÂNTICO NORTE RUMO A AMÉRICA DO SUL, PRINCIPALMENTE PARA OS PORTOS DE BUENOS AIRES, USHUAIA E PUNTA ARENAS, ESSES DOIS ÚLTIMOS LOCALIZADOS NO EXTREMO SUL DO CONTINENTE. 

USHUAIA
OS TRÊS PORTOS SERVEM DE BASE E PARTIDA PARA OS ROTEIROS QUE INCLUEM O ESTREITO DE DRAKE, TAMBÉM CONHECIDO COMO DRAKE PASSAGE, PENÍNSULA ANTÁRTICA, ILHAS GEÓRGIA DO SUL, QUE EM TEMPOS REMOTOS OPERAVA UMA ANTIGA ESTAÇÃO BALEEIRA, ALGUNS ANCORAM NA ILHA ELEFANTE. ENCERRAM NORMALMENTE O ROTEIRO NAS ILHAS MALVINAS.

PUNTA ARENAS
CRUZEIROS COM 20 DIAS PODEM CUSTAR ATÉ $ 20.295. A DURAÇÃO EM MÉDIA SÃO 15 DIAS. BONS VINHO, ALIMENTAÇÃO APROPRIADA PARA AMBIENTE DE BAIXA TEMPERATURA E CABINES ACONCHEGANTES COMPLETAM O CENÁRIO PARA AQUELES QUE DESEJAM USUFRUIR DESSE CONFORTO.

GEÓRGIA DO SUL

OS ROTEIROS PARA ANTÁRTICA SÃO LIMITADOS A UM PERÍODO DO ANO, DE OUTUBRO A MARÇO. A PARTIR DE OUTUBRO O GELO É MENOS MASSIVO PERMITINDO A NAVEGAÇÃO, SENDO MARÇO O LIMITE PARA EVITAR UM CLIMA MAIS INVERNAL, MAIS RUDE.

ILHA ELEFANTE
O GOVERNO DO ESTADO JUNTO A PREFEITURA DE SALVADOR, PODEM REALIZAR GESTÕES PARA CAPTAR ESCALA LOGÍSTICA DESSES NAVIOS EM SUA JORNADA PELO ATLÂNTICO EM DIREÇÃO AO SUL, NO PORTO DE SALVADOR, EM VIRTUDE DA NECESSIDADE DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS E REPOSIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, O MESMO É VIÁVEL NO RETORNO PELO FIM DA TEMPORADA.

BUENOS AIRES
A SEGUIR ALUNS LINKS DE CRUZEIROS A ANTÁRTICA NESTA TEMPORADA:








JOSEMAR
ECONOMISTA -CORECON 2065

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

A CODEBA - AUSÊNCIA DE ESTATÍSTICA DOS TERMINAIS PRIVATIVOS - CODEBA - ABSENCE OF STATISTICS ON PRIVATE TERMINALS

É LAMENTÁVEL A CODEBA - COMPANHIA DAS DOCAS DO ESTADO DA BAHIA NÃO ATUALIZAR SUA ESTATÍSTICA PORTUÁRIA DA MOVIMENTAÇÃO DOS TERMINAIS PRIVATIVOS LOCALIZADOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2025.

TEMADRE

https://bahiaeconomica.com.br/wp/2025/02/13/terminal-maritimo-de-madre-de-deus-aumentou-em-5-movimentacao-de-petroleo-em-2024/


NÃO TENHO CONHECIMENTO DOS MOTIVOS DESSA FALHA ORGANIZACIONAL, PORÉM, CONSIDERO RELEVANTE QUE DADOS ESTATÍSTICOS SÃO IMPORTANTES PARA SUBSIDIAR AÇÕES GOVERNAMENTAIS DE PLANEJAMENTO ECONÔMICO. ESSES DADOS TAMBÉM SÃO ACESSADOS POR SETORES ATUANTES NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS PARA DEFINIR METAS E ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICOS. 

TRBA

https://transpetro.com.br/transpetro-institucional/nossas-atividades/dutos-e-terminais/terminais-aquaviarios/trba-ba.htm

NO CASO PARTICULAR, ACOMPANHO A ESTATÍSTICA PORTUÁRIA DOS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E PORTO DE MALHADO DESDE A DÉCADA DE 1980. ALÉM DISTO, SOU ECONOMISTA E ESTUDIOSO DA ECONOMIA BAIANA, E ESTAS INFORMAÇÕES SÃO ESSENCIAIS PARA ANÁLISE MACROECONÔMICO. . 

A ÉPOCA CITADA, O MOVIMENTO DOS PORTOS ERA PUBLICADO NO INÍCIO DA SEGUNDA QUINZENA DO MÊS POSTERIOR, INCLUSIVE A CODEBA EDITAVA UM INFORMATIVO, MENSAL COM NOTÍCIAS DIVERSAS E OS NÚMEROS DO SEU DESEMPENHO OPERACIONAL. 

APENAS COMO CONTRIBUIÇÃO, ESPERAMOS QUE A DIRETORIA DA COMPANHIA DE DOCAS VERIFIQUE AS CAUSAS DESSA AUSÊNCIA DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS PELA OPERAÇÃO DOS TERMINAIS PRIVATIVOS LOCALIZADOS NA BTS, TUP ENSEADA, MADRE DE DEUS, USIBA, PORTO COTEGIPE, DOW QUÍMICA E TRBA.

ALEGAÇÃO DE NÃO ENVIO DAS INFORMAÇÕES PELOS TERMINAIS NÃO PODE SER AMPARADA, EM VIRTUDE DA CODEBA ATUAR COMO AUTORIDADE PORTUÁRIA, TENDO JURIDIÇÃO SOBRE OS MESMOS.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - BARCO TIPO PERUA, EMBARCAÇÃO CLÁSSICA - RESCUING BAHIA'S NAVAL HISTORY - PERUA TYPE BOAT, CLASSIC VESSEL

A IMAGEM ABAIXO É MUITO REPRESENTATIVA PARA O LEGADO DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, REPRESENTANDO UMA PERUA, VARIANTE DE ARMAÇÃO VÉLICA CUJO GRAMINHO INDICAVA OS CÁLCULOS AOS CARPINTEIROS NAVAIS QUE CONSTRUÍAM ESSAS E OUTROS TIPOS DE EMBARCAÇÕES EM MARES BAIANOS.

EMBARCAÇÃO TÍPICA DA BAHIA - PERUA

"A 'PERUA', a type of three-masted craft from the Bahia Recôncavo "which is frequently to be seen on the coast of Brazil. It plies between the smaller ports and the city of Bahia ...""Uma 'PERUA', um tipo de embarcação de três mastros do Recôncavo da Bahia, frequentemente avistado na costa do Brasil. Ele navega entre os portos menores e a cidade da Bahia..."

"Uma 'PERUA', uma espécie de embarcação de três mastros do Recôncavo baiano "que é frequentemente vista no litoral do Brasil. Ele navega entre os portos menores e a cidade da Bahia ...""Uma 'PERUA', um tipo de embarque de três mastros do Recôncavo da Bahia, frequentemente avistado na costa do Brasil. Ele navega entre os portos menores e a cidade da Bahia...""


Boats of Brazil

"This photo appeared in the 20 October, 1934 edition of The Sphere. "A sea-going lancha, a type of craft which is frequently to be seen on the coast of Brazil. It plies between the smaller ports and the city of Bahia, where its cargo, usually consisting of cocoa beans, is repacked and prepared for export. The sails are somewhat unwieldy and need five or six men to handle them during a voyage.".

"Esta foto foi publicada na edição de 20 de outubro de 1934 do The Sphere. "Uma lancha marítima, um tipo de embarcação frequentemente vista na costa do Brasil. Ela navega entre os portos menores e a cidade da Bahia, onde sua carga, geralmente composta de grãos de cacau, é reembalada e preparada para exportação. As velas são um tanto pesadas e exigem cinco ou seis homens para manuseá-las durante uma viagem."

CONHECI OS BARCOS TIPO PERUAS POR MEIO DE UM CROQUI DO LIVRO GRAMINHO - A ALMA DO SAVEIRO - LEV SMARCEVSKI, SENDO ESTA FOTO A PRIMEIRA QUE TIVE OPORTUNIDADE DE VER.

TÁBUA DO GRAMINHO
HÁ INDICAÇÃO DE QUANDO FOI PUBLICADA, 20 DE OUTUBRO DE 1934, MAS O LOCAL ONDE O BARCO SE ENCONTRAVA NO MOMENTO DO REGISTRO NÃO FOI INDICADO, O QUE SERIA RELEVANTE. PELO CENÁRIO, PARECE SER UM RIO OU UMA ENSEADA. DUAS TRADICIONAIS CANOAS DA BAHIA TAMBÉM ESTÃO PRESENTES.



A tábua que você vê acima é o graminho. Em seus riscos simples está a receita completa, com as medidas exatas, para quem vai construir o saveiro, tradicional barco baiano. Funcionou direitinho por quatro séculos, mas agora pode desaparecer.

por Airton De Grande


A maioria dos engenheiros navais não sabe o que fazer com o graminho. Na construção de barcos, usam plantas, projetos, computadores. Mas gente que nunca freqüentou universidade vem fabricando embarcações na Bahia há quatro séculos seguindo unicamente este pequeno pedaço de madeira. Nele estão as medidas essenciais do saveiro baiano, uma das marcas registradas do litoral brasileiro. Agora, porém, esse conhecimento popular está ameaçado de ir a pique. O velho saveiro e os artesãos que sabem construí-lo estão perdendo a corrida para os barcos modernos. Na defesa da tradição, o arquiteto baiano Lev Smarcevski, de 73 anos, foi pesquisar as origens do graminho. Descobriu que ele veio da Índia e que pode ter nascido na construção civil de 5 000 anos atrás. Preservá-lo é preservar a cultura.

O graminho do saveiro deve ter chegado ao Brasil no século XVI, na mala de um carpinteiro naval das colônias portuguesas de Goa ou Cochim. Na época, Salvador era parada obrigatória na rota Índia-Portugal. Com o instrumento, os imigrantes passaram a construir os barcos indianos lantxiar e lantxiara, que ficaram conhecidos como "lanxa" e "lanxão". O nome saveiro foi importado de Portugal. Lá, designava pesqueiros parecidos, que serviam para a captura do sávio, peixe da família do arenque. No Brasil há saveiros também no Rio de Janeiro e no Maranhão, mas eles são diferentes da versão baiana.

"As tábuas de medidas foram importantes para a preservação das linhas e da funcionalidade do saveiro", disse à SUPER o engenheiro naval Célio Taniguchi, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Smarcevski concorda. É dele a hipótese de que o instrumento nasceu na construção civil da Mesopotâmia, cerca de 3 000 anos antes de Cristo. "É semelhante às tábuas dos construtores dos zigurates, feitas de barro." Zigurates eram templos de vários andares. As tábuas representavam as medidas do térreo e traziam uma escala de redução para os pisos superiores.

Na era do computador tudo isso pode parecer bobagem. Mas Smarcevski tem razão em recuperar parte dessa história. É triste deixar um conhecimento que se mostrou útil por milênios naufragar no esquecimento

Planta resumida

O graminho traz mais de trinta parâmetros
para a construção do saveiro. Conheça alguns.

https://www.geocities.ws/copia_a/500anos6.html


REPITO MAIS UMA VEZ NESTE ESCRITO, SOBRE A VERGONHOSA IMPORTÂNCIA QUE A MAIORIA DA SOCIEDADE BAIANA E ESFERAS GOVERNAMENTAIS DEDICAM A PRESERVAÇÃO DO LEGADO DOS HOMENS DO MAR DA BAHIA E SUAS EMBARCAÇÕES EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS CIVILIZATÓRIOS DO NOSSO POVO. ESTAMOS AQUI, EM VIRTUDE DE, DURANTE MAIS DE V SÉCULOS, O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS ENTRE A CIDADE SÃO SALVADOR, SEU RECÔNCAVO E AS CIDADES DO LITORAL SUL DO ESTADO ERAM REALIZADOS, PRINCIPALMENTE PELO MAR. TRISTE BAHIA, DO CARNAVAL, DO FUTEBOL, DA GLOBO, DO APARELHAMENTO IDEOLÓGICO.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

INTERMARÍTIMA UM LEGADO DE SUCESSO - LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA - INTERMARÍTIMA A LEGACY OF SUCCESS - PORT LOGISTICS OF BAHIA

POSTO REPORTAGEM PUBLICADO NO SITE BAHIA ECONÔMICA, EM 04/09/2025, SOBRE A EMPRESA INTERMARÍTIMA NO AMBIENTE LOGÍSTICO PORTUÁRIO DO ESTADO DA BAHIA.

https://bahiaeconomica.com.br/wp/2025/09/04/intermaritima-impulsiona-crescimento-do-porto-de-salvador-com-novos-investimentos/

A INTERMARÍTIMA DESEMPENHA PAPEL CRUCIAL NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NA BAHIA, EM RETROTERRAS ESPECIALIZADAS E ALFANDEGADAS, PORTO DE SALVADOR, ILHÉUS, TERMINAL SALINEIRO DO RIO GRANDE DO NORTE, TERMINAL DA ANTIGA USIBA, HOJE DA INTERMARÍTIMA E TUP ENSEADA.


A EMPRESA MOVIMENTA NESTAS UNIDADES, CARGAS DE PROJETO, GRANÉIS SÓLIDOS E CONTÊINERES.

TERMINAL GERDAU

SUGERIMOS AOS DIRETORES DE ÁREAS DA REFERIDA EMPRESA, COMO É IMPORTANTE, A AÇÃO DE DIVULGAÇÃO DO LINE UP DOS NAVIOS OPERADOS NO GERDAU E TUP ENSEADA. ESTAS INFORMAÇÕES SÃO RELEVANTES A TODOS ENVOLVIDOS NO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

TUP ENSEADA


EM RELAÇÃO A GERDAU TENHO ACOMPANHADO QUE ESTE TERMINAL OPERA COM PRATICAMENTE 100% DA SUA OCUPAÇÃO, NÃO SEI QUAIS GRANEIS SÃO MOVIMENTADOS, SE FERTILIZANTES, CARVÃO COQUE, MANGANÊS, JUSTAMENTE POR ESTA INFORMAÇÃO, APARENTEMENTE, NÃO ESTAR DISPONÍVEL.

PORTO DO MALHADO - ILHÉUS - BAHIA
ANTES O TERMINAL DE USO PRIVADO ENSEADA INFORMAVA EM SEU SITE A PREVISÃO DE MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS, TONELAGEM, MOVIMENTADA E ESPÉCIE DE CARGA, HOJE ANUNCIA A CHEGADA, MAS NÃO ESPECÍFICA A OPERAÇÃO.

INTERMARÍTIMA
https://intermaritima.com.br/unidades


EM SUMA, PARABÉNS A TODOS OS COLABORADORES E AO PATRONO ROBERTO OLIVA, VIDA LONGA A INTERMARÍTIMA.

  
INTERMARÍTIMA IMPULSIONA CRESCIMENTO DO PORTO DE SALVADOR COM NOVOS INVESTIMENTOSBruna Carvalho - 04/09/2025 11:39
FacebookTwitterWhatsAppTelegramCompartilhar

Com quase quatro décadas de atuação como o maior operador portuário e de logística integrada do Nordeste, a Intermarítima Portos e Logística S/A reafirma sua importância no desenvolvimento econômico da Bahia e do Brasil por meio de importantes investimentos no Porto de Salvador. Reconhecido como um dos mais estratégicos hubs logísticos do país, o porto vem consolidando sua posição de destaque, respondendo a um aumento expressivo no volume de operações e conectando o hinterland brasileiro com eficiência e inovação.

Fundamental para as transformações no terminal, a Intermarítima implementou avanços que aumentaram de forma significativa a capacidade operacional do cais comercial. Entre as melhorias, a modernização do terminal tornou possível a descarga simultânea de fertilizantes em duas embarcações, otimizando o fluxo de operação e reduzindo custos para a cadeia logística. Além disso, operações de barrilha – tanto a granel quanto em big bags – também foram agilizadas, ampliando o potencial de movimentação de cargas no local.

Os resultados refletem esses esforços. Nos últimos dois anos, o volume total de cargas gerais e de projetos movimentado pela empresa superou 100 mil toneladas. No comparativo entre agosto de 2024 e o mesmo período de 2025, o volume de importação de fertilizantes movimentado pela Intermarítima registrou um crescimento de 342,48%, atribuído sobretudo também ao “Projeto ZERO Fila na Bahia”, que vem eliminando filas de navios no porto e reduzindo os custos de espera, posicionando o complexo de Salvador como um dos mais atrativos do país neste quesito.

“Com esses avanços, consolidamos um ambiente logístico que não apenas gera eficiência, mas também atrai embarcações que antes optavam por portos congestionados. Estamos contribuindo diretamente para fortalecer o papel da Bahia como um polo estratégico logístico para o Brasil, promovendo crescimento e desenvolvimento econômico”, destaca Joelson Xavier, Diretor Comercial e de Novos Negócios da Intermarítima.

Foto: Divulgação/ Texto&Cia


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

HOJE É MEU ANIVERSÁRIO! PARABÉNS COMANDANTE - "UM MARINHEIRO PODE DEIXAR O MAR, MAS O MAR NUNCA DEIXA O MARINHEIRO" - TODAY IS MY BIRTHDAY! CONGRATULATIONS COMMANDER - "A SAILOR CAN LEAVE THE SEA, BUT THE SEA NEVER LEAVES THE SAILOR"

HOJE COMPLETO 69 MILHAS NAVEGADAS NO CURSO DA EXISTÊNCIA, NÃO SÃO TODOS OS DIAS PARA UMA COMEMORAÇÃO DESTA MAGNITUDE. TEM SIDO UMA JORNADA GRATIFICANTE!

https://br.pinterest.com/pin/633387440611444/

CONTINUAREI LUTANDO PARA DIGNIFICAR O MEU COMANDO!! QUE, O FUTURO EM SUAS FACETAS OFEREÇA À ALEGRIA DAS BATALHAS VENCIDAS CONTRA NOSSAS FRAQUEZAS E QUE JAMAIS EU PERCA A CAPACIDADE DE ME INDIGNAR CONTRA O QUE CONSIDERO INJUSTO



OBRIGADO AOS MEUS PAIS DORA E JOÃO, SEM OS SEUS EXEMPLOS SERIA MAIS COMPLICADO!

OBRIGADO AOS MEUS QUERIDOS FILHOS, THIAGO, JOÃO HENRIQUE, BÁRBARA, MATHEUS E FELIPE E MINHA NETA HELENA, E A TODOS QUE TENHO A HONRA DE CONVIVER E TER CONVIVIDO, ME PROPORCIONANDO O SABER ADVINDO DA DIVERSIVIDADE.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065