domingo, 26 de maio de 2013

PRATICAGEM NO PORTO DE SANTOS, A TECNOLOGIA DE DOIS MOMENTOS - PILOTAGE IN THE PORT OF SANTOS, TWO-MOMENT TECHNOLOGY

REPRODUZIMOS ARTIGO DE LAIRE JOSÉ GIRAUD, SOBRE DOIS MOMENTOS DA PRATICAGEM NO PORTO DE SANTOS, DEMONSTRANDO QUE, O CONFRONTO DE TECNOLOGIAS FAZIA A DIFERENÇA NA FAINA DE ATRACAÇÃO DOS NAVIOS, ONTEM E HOJE.

A APRESENTAÇÃO DO ARTIGO FAZ O LEITOR VIAJAR NOS DETALHES DAS EMBARCAÇÕES, NO PERFIL DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS E OUTRAS SUTILEZAS DO PORTO SANTISTA, TUDO ENRIQUECIDO COM ENTREVISTAS DOS PRÁTICOS DA VELHA GUARDA.

UM REGISTRO HISTÓRICO DESSA ÁREA, DEVERIA SER REALIZADO AQUI NA BAHIA, FUNDAMENTADO PELA SECULAR E RICA HISTÓRIA NAVAL QUE PERMEOU NOSSOS MARES, APROVEITANDO ENQUANTO HÁ TEMPO, O SABER DAQUELES QUE SERVIRAM E SERVEM À PRATICAGEM NOS PORTOS E TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BEM COMO, NO ANTIGO PORTO DA BAÍA DO PONTAL E DO MALHADO EM ILHÉUS.

JOSEMAR

Texto publicado em 02/03/2010 - 02:16
O Porto de Santos 1959 e 2009 - Comparativo de duas épocas
por Laire José Giraud *
Nesses últimos 50 anos, muitas coisas mudaram na área portuária e marítima. Como comparativo, em 1959, no apogeu profissional do prático Gerson da Costa Fonseca (falecido no último 7 de fevereiro, aos 91 anos), o movimento de carga e descarga no Porto de Santos (SP) foi de 12.365.750 toneladas. Era época da carga solta e os contêineres ainda não existiam na logística de cargas. O cais, em 1959, media pouco mais de cinco quilômetros, um tanto distantes dos atuais 13 km.       
       

Quatro práticos que pegaram várias décadas da praticagem de 
Santos. Através de suas orientações, vários navios foram conduzidos 
com segurança pelo canal do Porto. No antigo prédio da praticagem, 
clicada em 1995, vemos André Poyarat, Ismael Castanho, Fábio Mello 
Fontes e Gerson da Costa Fonseca (1918-2010).


Em 2009, foram movimentados 2.225.599 TEUs (contêiner padrão de 20 pés), e a movimentação foi superior a 83 milhões de toneladas de cargas diversas.
             
Os embarques de café naquele ano de 1959 totalizaram 7.673.791 sacas de 60 quilos. Já em 2009, foram embarcadas 20.284.749 sacas do ouro verde – 1,21 milhões de toneladas. O café hoje é embarcado em contêineres dentro de big bags, com equivalência de 250 sacas (contêiner de 40 pés)


A movimentação de entrada e saída de navios foi de 4.083 embarcações. Em 2009, essa movimentação passou das 5.000 embarcações.


Na foto enviada por Wanderley Duck,
vemos os preparativos para embarque de
sacas de café, para o mercado europeu.
Por volta de 1952.

No entanto, naquele ano de 1959, só a Companhia Docas de Santos tinha em média 10.000 empregados, isto sem deixar de lembrar de outras categorias profissionais como: estivadores, ensacadores de café, conferentes, carregadores de bagagens, e toda uma gama de profissionais necessários nas atividades portuárias. – A Cidade de Santos era quase que totalmente dependente do cais santista.

Os serviços portuários exigiam mais dos trabalhadores, pois tudo era carregado e descarregado através de guindastes que por sua vez exigia um grande aparato de operários portuários, que se utilizavam as suas forças para posicionar as mercadorias para fins de içamento das lingadas.


Vista geral do Porto de Santos, na década de 1950, com vários
cargueiros atracados, e o transatlântico português Serpa Pinto.
Acervo do autor.

         
Já o serviço de praticagem, também era mais dificultoso, o serviço de rádio ainda não era muito utilizado, as manobras eram coordenadas através de código apitos e de sinais visuais. Bem diferentes da atualidade, onde é usado o sistema de walkie-talk, nas comunicações entre práticos e mestres de rebocadores.       
      

Por sua vez, os rebocadores portuários, antigos eram lentos e dotados de pouca força (do tipo convencional). Os atuais do tipo azimutal possuem dois propulsores de liberdade horizontal, podendo assim se movimentar em todas as direções.


Na época do prático Gerson, os navios, como o Andes, eram pesados e
de manobra dificultosa, bem como os rebocadores, que tinham pouca agilidade e força. Julho/1953. Foto: José Dias Herrera. Acervo do autor.

As lanchas dos práticos eram pesadas e vagarosas. Suas construções eram de madeira. Tudo exigia mais tempo. Por exemplo, a lancha 25 de janeiro, levava meia hora, ou mais, dependendo do estado do mar para ir da antiga Ponte dos Práticos ao encontro de navios na barra. Atualmente são leves e velozes, e suas construções empregam fibra de vidro. – Em poucos minutos o prático chega ao costado dos navios.

Existe um grande diferencial entre a praticagem do século passado e a do XXI, segundo Fábio Mello Fontes (seu primeiro embarque como praticante de prático em 1969, foi com Gerson da Costa Fonseca), presidente da praticagem santista, os navios dos anos 50 eram pesados, morosos e de manobra difícil no porto, a visibilidade para ré era mínima. Suas turbinas a vapor eram de resposta lenta. A manobra era delicada e exigia do  profissional, experiência, tirocínio, calma, e rebocadores adequados, nem sempre disponíveis. Isso somado a força maré, um marco temerário no cais de Santos.


A foto mostra parte do cais de Santos, na altura do Centro, onde
vemos o prédio da Alfândega, o Monte Serrat e o navio frigorifico
da Aliança Rafael Lotito, no lado direito da foto reproduzida. Nessa
parte, atualmente não atracam mais navios. Década de 1960.
Acervo do autor.

Muitas vezes era necessário largar âncora, na aproximação final do cais, para maior segurança. Atualmente o prático tem quer ser mais técnico, isto é, os antigos lemes, foram substituídos por dois maiores, um para cada hélice. Já não existem os antigos telégrafos de máquinas, hoje desnecessários. Todo o conjunto de comando é feito através de “joysticks”, que ao toque de um dedo despejam milhares de cavalos de força, de modo pronto e eficaz. Também existem os propulsores laterais, que dispensam rebocadores.

O artigo mostrou algumas das muitas diferenças ocorridas no porto, entre 1959 e 2009. muito significativas.

Sendo futurista, como será quando o Plano de Expansão do Porto de Santos virar realidade?


Um porta contêineres passando pela Ponta da Praia (2006). Navios
que ficam poucas horas no Porto para os serviços de carga e descarga
dos cofres de mercadorias. No tempo da carga solta, ficavam dias
operando. Foto do autor.

Segundo informações do Porto & Mar do jornal A Tribuna, serão investidos US$ 3,4 bilhões para construção de novos terminais, que possibilitarão a movimentação de 230  milhões de toneladas de cargas anualmente, isto é nos próximos 15 anos quase o triplo da movimentação de 2009.

Surgirá um novo terminal de navios de cruzeiros, na área do Valongo, que ultrapassará em muito os 820 mil passageiros que passarão, na atual temporada 2009/2010 pelo atual terminal de passageiros, bem como as 279 escalas de 20 transatlânticos. Vamos aguardar para ver o porto do futuro.


O Costa Victoria passando na altura da Ponte dos Práticos, em 2004.
Os cruzeiros modernos dispensam os serviços de rebocadores por
possuírem impelidores laterais, comandados por "joysticks".
Foto do autor.


As antigas lanchas de madeira eram robustas para aguentar os
embates do mar com os navios. No entanto, eram lentas. Foto enviada
por Wanderley Duck.



Foto da popa da lancha 25 de Janeiro, que pertenceu à praticagem santista. A legendária lancha conduziu diversos práticos do passado, como Edmar Botto de Mello, Aquiles Tacão, Carlos Stein, Teophilo Quirino, Alberto Carlos Praça, Frederico S. Bento, Mário de Azevedo, José Domigos Silveira, Ismael Castanho, Raul Marinho de Mesquita, Milton Console, José Console, fabio Melo Fontes, Felipe Schechter, Edio Portugal Marinho, os irmãos Afonso e Salvador Godinho, Antonio Robles Rodriguez, João Acioly Nogueira, e Gerson da Costa Fonseca.Além de muitos outros. Acervo do autor.







Na ponte de comando estão instrumentos ultramodernos, que
movimentam o navio a um simples toque de dedo nos joysticks.
Nota-se que não existe mais as antigas rodas do leme, bem como o
telégrafo de máquinas. Reprodução.
* Laire José Giraud é despachante aduaneiro, colecionador de cartões-postais da cidade de Santos e de transatlânticos antigos. Colaborador da Revista de Marinha de Portugal. Publicou cinco livros, como autor e co-autor, sobre temas da Santos antiga.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

BERÇO NORTE DO TGS - PORTO DE ARATU - ESTÁ INOPERANTE

ENQUANTO SE ENALTECE A INAUGURAÇÃO DA NOVA ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE SALVADOR, OBRA QUE CLASSIFICAMOS MAIS DE CARÁTER ESTÉTICO DO QUE GERADORA DE RIQUEZA, O PORTO DE ARATU ENCONTRA-SE COM UM DOS SEUS BERÇOS INOPERANTE.

O PIER PRIMÁRIO DE MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU ENCONTRA-SE  PELO MENOS HÁ 2 MESES COM UM DOS SEUS BERÇOS DE ATRACAÇÃO INOPERANTE, ESPECIFICAMENTE O SITUADO AO NORTE, O QUE TEM CONTRIBUÍDO SIGNIFICAMENTE PARA O PAGAMENTO DE GRAVAMES RELATIVOS A SOBRE ESTADIA DOS NAVIOS FUNDEADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS NESSE PERÍODO.

O NAVIO "CLIFTON BAY", POR EXEMPLO, QUE VAI OPERAR 38.850 TON. DE FERTILIZANTES, LARGOU FERRO AO LARGO DE SALVADOR EM 19/05/2013, COM PREVISÃO DE ATRACAR EM 05/06/2013, OU SEJA, 18 DIAS DE ESPERA.

CLIFTON BAY

VESSEL'S DETAILS
SHIP TYPE: BULK CARRIER
YEAR BUILT: 2012
LENGTH X BREADTH: 197 M X 33 M
GROSS TONNAGE: 33126, DEADWEIGHT: 58628 T
SPEED RECORDED (MAX / AVERAGE): 13.2 / 11.2 KNOTS
FLAG: PANAMA (PA)
CALL SIGN: 3FOL7
IMO: 9615743, MMSI: 373470000

REPETIMOS QUE ESSE PRAZO É UMA PREVISÃO QUE DEPENDERÁ DAS CONDIÇÕES CLIMÁTICAS NO PERÍODO, EM VIRTUDE DE ALGUNS GRANÉIS NÃO TOLERAREM CHUVAS DURANTE SUAS OPERAÇÕES. VOCÊ PODE VERIFICAR O "LINE - UP" DO PORTO DE ARATU NO LINK A SEGUIR:

http://www.codeba.com.br/programacao_navios/aratu/rel1503.htm

ACRESCENTAMOS QUE, ESSA UNIDADE PORTUÁRIA, TEVE UMA PRIMEIRA INTERDIÇÃO EM 2012, PELA JUSTIÇA DO TRABALHO POR NÃO ATENDER NORMAS DE SEGURANÇA.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

REVISTA BAHIA NORTE, UM ROTEIRO DE SERVIÇOS PARA O LITORAL NORTE

TIVE A OPORTUNIDADE DE TER EM MÃOS UM EXEMPLAR DA REVISTA BAHIA NORTE, COM MATÉRIAS SOBRE O LITORAL NORTE BAIANO, A EXEMPLO DE OPÇÕES DE LAZER, SERVIÇOS DIVERSOS, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, ASPECTOS LIGADOS A POLÍTICA URBANÍSTICA DOS MUNICÍPIOS ALI LOCALIZADOS, ALÉM DE ENTREVISTAS COM REPRESENTANTES DA REGIÃO.

O PORTAL DA REVISTA, CONCENTRA INFORMAÇÕES PONTUAIS SOBRE O LITORAL NORTE BAIANO, DE GRANDE VALIA PARA VISITANTES E MORADORES QUE PRETENDEM USUFRUIR DAS BELEZAS NATURAIS E ASPECTOS HISTÓRICOS DO LOCAL.




O LINK DO PORTAL:



JOSEMAR

segunda-feira, 6 de maio de 2013

CONGESTIONAMENTO DE NAVIOS NA BTS, FORÇA ESTABELECIMENTO DE NOVA ÁREA DE FUNDEIO

A PARTIR DA TARDE DE 06/05/2013, FOI DEFINIDO UMA NOVA ÁREA DE FUNDEIO  PARA NAVIOS DEMANDANTES AOS PORTOS E TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, 5 MILHAS A SUDOESTE DO FAROL DA BARRA, EM VIRTUDE DO GRANDE NÚMERO DE EMBARCAÇÕES FUNDEADAS. APURAMOS ÁS 19:50 H,  47 NAVIOS.

ESSE BLOG NÃO TEM INFORMAÇÕES DE ONDE PARTIU TAL ORDEM, MAS PODEMOS DEDUZIR QUE POR SEGURANÇA, EVITANDO ABALROAMENTO, FOI CRIADA UMA ZONA RESTRITA PARA MANOBRAS E ACESSOS AOS TERMINAIS E PORTOS, FUNÇÃO DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA, ÓRGÃO RESPONSÁVEL PELO CONTROLE DO TRAFEGO MARÍTIMO.

NA IMAGEM A SEGUIR, DO DIA 07/05/2013 ÀS 12:45 H, RETIRADA DO AIS - AUTOMATIC IDENTIFICATION SYSTEM, SITE - MARINER TRAFFIC, PLOTADA NA IMAGEM POR SATÉLITE, É NOTÁVEL A ENTRADA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, VOLTADA PARA O SUL, COM A ILHA DE ITAPARICA A ESQUERDA DA FOTO - OESTE, SALVADOR A LESTE.

O AGLOMERADO DE PONTOS VERDES E VERMELHOS SÃO OS SINAIS DOS NAVIOS FUNDEADOS NO ANCORADOURO TRADICIONAL, AO LARGO DA CIDADE DE SALVADOR, LOGO ABAIXO, EM TORNO DE 6 MILHAS A SUDOESTE DO FAROL DA BARRA É PERCEPTÍVEL A NOVA POSIÇÃO DE FUNDEIO, COM 6 NAVIOS TANQUES, PONTOS VERMELHOS, E UM GRANELEIRO, PONTO VERDE.





JOSEMAR

sábado, 4 de maio de 2013

MAIS UM RECORDE QUEBRADO, 41 NAVIOS FUNDEADOS AO LARGO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - 04/05/2013

MAIS UM RECORDE QUEBRADO EM RELAÇÃO A NAVIOS FUNDEADOS AO LARGO DE SALVADOR, BAÍA DE TODOS OS SANTOS - 41- HOJE 04/05/2013.
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NAVIOS AO LARGO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS
FOTO AUTOR DO BLOG

CLARA EVIDÊNCIA QUE A AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU, CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR, JUNTO A  NOVOS INVESTIMENTOS NOS TERMINAIS PRIVADOS DO MOINHO DIAS BRANCO E PONTA DA LAGE SÃO ABSOLUTAMENTE MAIS PRIORITÁRIOS, NO CURTO PRAZO, DO QUE O PORTO SUL.

NAVIOS AO LARGO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS
FOTO AUTOR DO BLOG

OUTRA CONSTATAÇÃO, É O CARÁTER MAQUIADOR REFERENTE A OBRA DA NOVA ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS DO PORTO DE SALVADOR, QUE PRATICAMENTE NENHUM IMPACTO ECONÔMICO OU LOGÍSTICO TRARÁ PARA ECONOMIA BAIANA OU DA PRÓPRIA CIDADE, APENAS UMA INTERVENÇÃO URBANÍSTICA DE POUCA RELEVÂNCIA, APESAR DE TODA PROPAGANDA OFICIAL SOBRE A MESMA. 

NAVIOS AO LARGO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS
FOTO AUTOR DO BLOG

ESSA ESTAÇÃO ATENDERÁ NAVIOS DE CRUZEIROS DURANTE OS MESES DE NOVEMBRO  A ABRIL, O RESTO DO TEMPO FICARÁ OCIOSA. ALGUNS DESSES NAVIOS, QUE FREQUENTAM O PORTO DE SALVADOR TEM COMPRIMENTO MAIOR QUE A PRÓPRIA ESTAÇÃO, MAIS DE 330 METROS, ALÉM DOS PASSAGEIROS E TRIPULANTES POUCO GASTAREM NA CIDADE.

NÃO SOMOS CONTRA ESSA INTERVENÇÃO, OS TURISTAS QUE NOS VISITAM PELO MAR DEVEM TER UM RECEPTIVO CONDIGNO, O QUE ALERTAMOS É QUE HÁ OUTRAS  PRIORIDADES LOGÍSTICA PARA O ESTADO DA BAHIA, SENDO A MAIS ESTRATÉGICA A CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR.

NAVIOS AO LARGO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS


RESSALTAMOS QUE, NENHUMA DESSAS EMBARCAÇÕES, FUNDEADAS, DEMANDAM AO PORTO DE SALVADOR, E NESSE INSTANTE NÃO HÁ NAVIOS DE CONTÊINERES ATRACADOS

NAVIOS AO LARGO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS
FOTO AUTOR DO BLOG

A SEGUIR A LISTA DE NAVIOS NO FUNDEIO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS:

1- ATLANTIC TREASURE - GRANELEIRO

2- HERMIONE - TANQUE

3-AMAZON GUARDIAN - TANQUE

4- STROFADES - TANQUE

5- TORM VENTURE - TANQUE

6- ANEMOS I - TANQUE

7- CAPE DALY- TANQUE

8- AEGEAS - TANQUE

9- ELKA ELEFTHERIA - TANQUE

10- IRIS II - GRANELEIRO

11- TORM SAN JACINTO - TANQUE

12- DIMITRIS - GRANELEIRO

13 - SALVATORE CAFIERO - GRANELEIRO

14 - FALCON - GRANELEIRO

15 - BIANCO VENTURE - GRANELEIRO

16 - TANTA T - GRANELEIRO

17 - HANJIN LIVERPOOL - GRANELEIRO

18 - ALMI STAR - TANQUE

19 - FEDERAL SKYE - GRANELEIRO

20- SÃO SEBASTIÃO - TANQUE

21 - MOUNT ROBSON - TANQUE

22- ULTRA GUJARAT - GRANELEIRO

23 - PANAMAX NEREID - GRANELEIRO

24 - DELPHINHUS - GRANELEIRO

25 - JA FRONTIER - GRANELEIRO

26 - NAVIOS HELIOS - GRANELEIRO

27 - DAYDREAM BELIEVER - GRANELEIRO

28 - MARGUERITE - GRANELEIRO

29 - BOW OCEANIC - PRODUTOS QUÍMICOS

30 - GUARA - LPG

31 - CASTILLO DE ZAFRA - PRODUTOS QUÍMICOS

32 - FORTE DE COPACABANA - PRODUTOS QUÍMICOS

33 - CASTILLO DE PLASENCIA - PRODUTOS QUÍMICOS

34 - LADY SERRA - GRANELEIRO

35- GUAPORÉ - LPG

36 - REEDBUCK - BARCO DE SUPRIMENTO E APOIO A PLATAFORMAS

37 - JAMES COOK - DRAGA

38- CRYSTAL ATLANTICA - PRODUTOS QUÍMICOS

39 - SEA LADY - GRANELEIRO

40 - GUARUJÁ - LPG

41 - BONITO - PRODUTOS QUÍMICOS

FOTOS DO BLOG, TIRADA NA MANHÃ DE 05/05/2013

JOSEMAR

sexta-feira, 3 de maio de 2013

V DE VINGANÇA - V FOR VENDETTA - O FILME NOS INDUZ A REFLETIR QUE TODA MOEDA TEM DOIS LADOS - V FOR VENDETTA - V FOR VENDETTA - THE FILM INDUCES US TO REFLECT THAT EVERY COIN HAS TWO SIDES

A VERDADE E A FALÁCIA, A DEPENDER DE ONDE VENHAM, EM ALGUNS MOMENTOS SE CONFUNDEM, OU TROCAM SUTILMENTE DE PAPÉIS. V DE VINGANÇA É UM DESSES ENREDOS, CUJO ENTENDIMENTO MERECE REFLEXÃO. FOI PRODUZIDO EM 2006.

O FILME OU COMO QUEIRAM A FICÇÃO É AMBIENTADO EM MOMENTOS DE CONVULSÕES SOCIAIS AO REDOR DO PLANETA. OS ESTADOS UNIDOS SÃO ATINGIDOS EM CHEIO POR UMA GUERRA CIVIL DEVASTADORA, O QUE LEVOU O GOVERNO DA INGLATERRA, POR PRECAUÇÃO, A TOMAR MEDIDAS DE RESTRIÇÃO A LIBERDADE INDIVIDUAL EM NOME DO COMBATE AO TERRORISMO, PARA EVITAR QUE O MESMO ACONTECESSE NO PAÍS.

NESSE CONTEXTO SURGE "V" INTERPRETADO POR HUGO WEAVING, UM JUSTICEIRO  ANARQUISTA DOS TEMPOS MODERNOS, DEFENSOR  DA LIBERDADE, VÍTIMA DE EXPERIÊNCIAS COM COBAIAS HUMANAS, EM UM PROJETO SECRETO DO GOVERNO DA INGLATERRA, PARA PRODUZIR ARMAS BIOLÓGICAS.


APÓS, CASUALMENTE, ENCONTRAR EVEY HAMMOND ENCENADA POR NATALIE PORTMAN, NA NOITE ONDE SE INICIA SEU PROJETO DE VINGANÇA, GAROTA POR QUEM V SE APAIXONARA, O FILME A PARTIR DAI PERCORRERÁ UM CAMINHO DE  SUSPENSE QUE LEVARÁ A REFLEXÃO QUE NEM TUDO QUE É OFICIAL É VERDADEIRO, PODE SER ATOS CONSPIRATÓRIOS.


A  MASCARA USADA POR "V" DURANTE TODO O FILME, FOI INSPIRADA EM UM MOMENTO POLÍTICO DA INGLATERRA, OCORRIDO EM 05 DE NOVEMBRO DE 1605, CONHECIDO COMO "A NOITE DE GUY FAWKES", ONDE UM SOLDADO CATÓLICO INGLÊS, "GUY FAWKES" TENTA EXPLODIR O PARLAMENTO BRITÂNICO, COM O OBJETIVO DE MATAR O REI PROTESTANTE "JAIME I".


CONTUDO, SEM OBTER SUCESSO, O PROTAGONISTA, JUNTO A SEUS SEGUIDORES FORAM PRESOS, TORTURADOS NA TORRE DE LONDRES, ENFORCADOS, TIVERAM SEUS CADÁVERES ARRASTADOS PELA CIDADE E DEPOIS ESQUARTEJADOS.


O FILME FOI CRITICADO POR ALGUNS GOVERNOS, ALEGANDO QUE O MESMO ERA UMA APOLOGIA AO TERRORISMO, OUTROS VIAM COMO UM IDEAL LIBERTÁRIO, E PARA OS ANARQUISTAS UMA DEMONSTRAÇÃO QUE SEUS IDEAIS ERAM POSSÍVEIS. 

FRASES DE V DE VINGANÇA:

"VOCÊ USA TANTO UMA MÁSCARA QUE, ACABA ESQUECENDO DE QUEM VOCÊ É"

"O MEDO SE TORNOU A ARMA PRINCIPAL DESSE GOVERNO"

"A ANARQUIA OSTENTA DUAS FACES. A DE DESTRUIDORES E A DE CRIADORES. OS DESTRUIDORES DERRUBAM IMPÉRIOS, E COM OS DESTROÇOS, OS CRIADORES ERGUEM MUNDOS MELHORES"

"ME JULGA POR USAR UMA MÁSCARA, MAS SAIBA QUE VOCÊ CONFIA EM PESSOAS PIORES QUE EU QUE NÃO USAM MÁSCARAS"

"UM SÍMBOLO SOZINHO PODE NÃO REPRESENTAR NADA, MAS SE TODOS SE JUNTAM, UM SÍMBOLO PODE SIGNIFICAR MUITO, PODE SIGNIFICAR A MUDANÇA DE UM PAÍS"



JOSEMAR

segunda-feira, 29 de abril de 2013

HOJE, 29/04/2013, ÀS 12:26 H, REGISTRAMOS O MAIOR NÚMERO DE NAVIOS FUNDEADOS - 39 - NA BTS ATÉ O MOMENTO

HOJE REGISTRAMOS UM NÚMERO RECORDE DE NAVIOS FUNDEADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, 39 AO TODO ÀS 12:34H, GRANELEIROS, PORTA CONTÊINERES, QUÍMICOS, TANQUES, DRAGAS, ETC

OS PORTOS BAIANOS Á EXEMPLO DO QUE SE OBSERVA EM SANTOS E PARANAGUÁ,  SOFRE COM OS GARGALOS OPERACIONAIS QUE LEVAM AO PAGAMENTO  DE SOBREESTADIA OU DEMURRAGE PELO DONO DA CARGA, CONSEQUÊNCIA DO MAIOR TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAÇÃO DAS EMBARCAÇÕES, RESULTANDO EM PERDA DE COMPETITIVIDADE DO PAÍS EM RELAÇÃO AO MERCADO GLOBAL.

DOS NAVIOS EM ESPERA, A MAIOR PARTE SÃO DE GRANELEIROS PARA EMBARQUE DE SOJA NO PORTO COTEGIPE E DESEMBARQUE DE FERTILIZANTES NO TERMINAL DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU. EM RELAÇÃO A ESSE ÚLTIMO, TUDO INDICA QUE O BERÇO NORTE ESTÁ INOPERANTE OU INTERDITADO HÁ ALGUM TEMPO, AS CAUSAS NÃO POSSO DEFINIR NESSE INSTANTE.


JOSEMAR

sexta-feira, 26 de abril de 2013

A PONTE SALVADOR ITAPARICA E O CASUÍSMO - THE SALVADOR ITAPARICA BRIDGE AND CASUISM

TRANSCREVEMOS OUTRO ELUCIDATIVO ARTIGO SOBRE MAIS UMA PRETENSA INTERVENÇÃO ESTRUTURAL A SER REALIZADA NO ESPELHO D'ÁGUA E EM PARTE DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, OU SEJA, A DITA PONTE SALVADOR / ITAPARICA!

CHARGE PONTE SALVADOR -  ITAPRICA
JÁ EMITIMOS, NESSE BLOG, CONSIDERAÇÕES DE QUE NÃO SOMOS CONTRÁRIOS A CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR/ITAPARICA, ESSA ESTRUTURA É INEVITÁVEL.

MAS POR OUTRO LADO, TUDO DEVE SER INICIADO COM AMPLOS DEBATES NO SEIO DAS COMUNIDADES ENVOLVIDAS, COM ESTUDOS DE VIABILIDADE ECONÔMICA E PROJETOS CONFIÁVEIS, ALÉM DE LICITAÇÃO COM CARÁTER INTERNACIONAL. 



ACIMA DE TUDO, NÃO DEVE EXISTIR INTERESSES MAIORES DO QUE AS ESPECIALIDADES HISTÓRICAS, CULTURAIS E NATURAIS DA NOSSA BAÍA, TUDO SOBRE A ÉGIDE DOS PRINCÍPIOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.

SE NÃO FOR DESSA MANEIRA, PODE PARECER QUE O ANÚNCIO DESSA OBRA SEJA APENAS UM FACTÓIDE POLÍTICO OU UM CASUÍSMO.

JOSEMAR 

 
 A GRANDE SALVADOR E A PONTE

POR MANOEL LORENZO, EM 22 DE MARÇO DE 2013
 
O anúncio de que o Governo do Estado iria implantar uma ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica, há pouco mais de um ano, causou um grande alvoroço inicial, particularmente nos círculos técnicos de planejamento urbano e regional, quando muitos profissionais se perguntaram de que buraco (ou colete) havia saído esta ideia. Com efeito, nenhum dos estudos ou planos oficiais, para Salvador ou sua Região Metropolitana, realizados até hoje, jamais cogitou incorporar uma proposta como esta, em nenhum dos horizontes de tempo estudados. Com a aparente má recepção da ideia, imaginou-se que o Governo Estadual  havia recuado, até para melhor fundamentar a proposta,através de algum substancial estudo, mas não é o que acontece. Há cerca de duas semanas o Governo trouxe de volta o assunto, agora anunciando não mais uma ideia, ou possibilidade, mas um fato consumado: o Governo havia contratado pelo valor de R$40 milhões, não somente a realização de estudos que fundamentem esta proposta mas, pasmem os leitores, também os projetos de engenharia. Em outras palavras,o Governo já decidiu construir a ponte, antes mesmo da realização dos estudos que a deveriam justificar e fundamentar.
 
Muitos e de diversa natureza foram os questionamentos levantados contra a ponte até agora: Quanto à Prioridade; Quanto aos Custos; Quanto à necessidade de ampla e aprofundada discussão; Quanto aos conflitos de fluxos veicular e naval e outros detalhes técnicos; Quanto à falta de um mínimo consenso sobre a sua necessidade etc. Cogitou-se até que seria um “factóide”, um truque eleitoreiro. Antes fosse.
 
Neste momento crucial para os destinos de Salvador e de sua Região Metropolitana, os questionamentos centrais a serem focados com urgência são dois. Em primeiro lugara falta de transparência na tomada de decisão de construir a ponte, ou seja, o inexplicável açodamento para a contratação de projetos de engenharia, quando preliminarmente existem tantas coisas a serem conhecidas e discutidas. Suspeita-se, a “boca pequena”, que o objetivo da pressa é dar o velho golpe de criar o fato consumado, para tornar o projeto irreversível. Em casos semelhantes, a utilização de argumentos do tipo “Os estudos já existem”, “Os recursos já estão alocados”, “Os recursos virão da iniciativa privada”, são as mentiras usadas para caracterizar como reacionários ou retrógrados os que se opõem ao autoritarismo de uma decisão deste tipo. Em países desenvolvidos, projetos deste porte passam por longo período de maturação das ideias e os estudos que os fundamentam são discutidos em profundidade, em particular com a comunidade técnica, às vezes por décadas. Em compensação, as obras são realizadas em poucos anos. Porquê no Brasil tem que prevalecer a cultura invertida, de se realizar projetos às pressas, sem discussões, e as obras levarem décadas para serem concluídas?
 
Em segundo lugar, torna-se necessário apresentar a fundamentação técnica deste projeto, pois nunca houve um estudo minimamente sério sobre a necessidade ou a importância dessa ponte. A justificação de quem a defende reside no argumento de que a ponte viabilizaria a expansão urbana de Salvador. Mas quem definiu que esta expansão é necessária?E se for, aconstrução da ponte é a melhor alternativa para proporcionar esta expansão? Existem outras alternativas para a expansão urbana e para a integração metropolitana? Quais são os impactos sociais, econômicos, ambientais e urbanísticos desta realização? Porque e para quem esta expansão urbana é importante?
 
Neste ponto vale a pena recordar o grande “frisson”ocorrido nas áreas técnicas, em meados da década de 70, há cerca de 40 anos, portanto, com a criação das Regiões Metropolitanas no País. Naquela oportunidade havia uma esperança muito grande, e uma crença, de que então seria possível equacionar o desenvolvimento territorial, integrar interesses municipais conflitantes entre sí e às vezes divergentes do próprio interesse Estadual. O Estado da Bahia saiu na frente, realizando uma licitação pública para realização do “Estudo de Uso do Solo e Transportes para a Região Metropolitana de Salvador - EUST”. Era Governador do Estado o Professor Roberto Santos e a CONDER, presidida pelo economista Osmar Sepúlveda, recém-falecido, foi o órgão contratante. Venceu a licitação um consórcio internacional que contou com a participação da empresa inglesa “Colin Buchanan &Partners”, mundialmente famosa em tecnologia de transportes urbanos, uma especialidade muito rara no Brasil, naquela época.

A elaboração do trabalho gerou 21 (Vinte e uma) alternativas de desenvolvimento para a RMS,  que foram “peneiradas”, através de metodologia específica e inédita no Brasil, com a participação não somente dos técnicos do Consórcio, mas também com representantes de órgãos técnicos estaduais e municipais envolvidos com a problemática de Uso do Solo e Transportes na Região Metropolitana. Isto aconteceu em plena ditadura, quando Governadores de Estado e Prefeitos das chamadasáreas de segurança nacional eram simplesmente nomeados. É inacreditável que 40 anos depois, com governos democraticamente eleitos, tenhamos que vivenciar momentos tão autoritários.
 
* Manoel Lorenzo é Urbanista e ex-Secretário de Planejamento nas administrações soteropolitanas comandadas por Manoel Castro e Antonio Imbassahy

"REGASEIFICANDO A BAÍA DE TODOS" - EDUARDO ATHAYDE


APRESENTAMOS O ARTIGO A SEGUIR, ESCRITO  POR EDUARDO ATHAYDE, DIRETOR DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DA BAHIA (ACB) E DO ROTARY BTS, VERSANDO SOBRE O TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO PELA PETROBRÁS A 4 QUILÔMETROS A OESTE DA PONTA DE NOSSA SENHORA NA ILHA DOS FRADES.

A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, PELOS SEUS ASPECTOS CULTURAIS, HISTÓRICOS, ARQUEOLÓGICOS, AMBIENTAIS E ECONÔMICOS, APRESENTA-SE COMO UM PATRIMÔNIO DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O POVO BAIANO, DEVENDO A SOCIEDADE PARTICIPAR ATIVAMENTE DE DEBATES EM RELAÇÃO A INTERVENÇÕES DESSA ENVERGADURA NA BTS, EM BUSCA DA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO.

PUBLICADO NO SITE "BAHIA NOTÍCIA" EM 25 DE ABRIL DE 2013.

NO LINK A SEGUIR, VOCÊ PODE CONHECER DETALHES OPERACIONAIS DO TERMINAL EM CONSTRUÇÃO: http://www.brasilportugal.org.br/nacional/noticia/3021,petrobras-anuncia-construcao-do-terminal-de-regaseificacao-da-bahia.html


JOSEMAR


"A quatro quilômetros a Oeste da Ponta de Nossa Senhora, Ilha dos Frades, no centro da Baia de Todos os Santos (BTS), está sendo construído o Terminal de Regaseificação da Petrobras. Dada a sua indiscutível importância econômica, locais apropriados competem para instalação desses terminais. Neste caso específico, contudo, além do aspecto econômico, a concorrência de outros aspectos igualmente relevantes levam a análises complexas e questionam as decisões das licenças dadas pelo Inema/Secretaria de Meio Ambiente.

A obra, em que pese os benefícios de aumento da capacidade de regaseificação do país dos atuais 27 milhões para 41 milhões de m3/dia, numa demanda nacional média de 74,9 milhões de m3 /dia, fere a BTS pelo impacto da localização imprópria, conflitando com o que determina a Lei 9.985/00, regulamentando o artigo 225 da Constituição Federal, e já foi contestada pela Prefeitura de Salvador e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O crescente valor do território molhado da BTS, patrimônio público singular, exige analises refinadas sob outras óticas que, com o mesmo peso, devem incidir sobre a decisão de localização de empreendimentos desta natureza. As dimensões históricas, sociais, culturais, ambientais, paisagísticas, turísticas, marítimas e preservacionistas da localidade, que deveriam pesar na concessão das licenças, pelo visto, não foram devidamente consideradas. O terminal poderá ser transferido para outro lugar da BTS se os aspectos citados – que suscitam embargos de diferentes ordens até últimas instâncias – forem legalmente observados.
  
Aproveitando o "verde", símbolo de sustentabilidade que assume novo status valorizando empresas, a Petrobras, presente em 25 países, inova, apropriando "valores verdes" à sua marca avaliada em R$19,7 bilhões pela Brand Analytics. Além das empresas, cidades e localidades estão valorando suas marcas como nova ferramenta para competir por turistas, recursos e negócios.

Quanto será que vale a marca preservada da "Baía de Todos os Santos", berço da história do Brasil, que confere identidade ao povo da baía – baianos – e ao seu Estado, e será exibida para o mundo com a força da imprensa internacional na Copa de 2014? Mesmo antes de ser valorada, a baía já está sendo prejudicada pelo terminal que, contrastando com a bela paisagem, manterá navios tanques flutuando nas águas centrais da BTS, com a proibição de qualquer outro tipo de uso ou aproximação dentro de um raio de 1,5 quilômetro.

O governo baiano, reconhecendo a BTS como a maior atração turística do Estado e tratando-a com a devida prioridade, pode contratar uma empresa internacional especializada em valoração de marcas para definir o valor da marca "BTS".

Visada também como potencial para o turismo religioso, já que é consagrada a "Todos os Santos", a baía está recebendo outros investimentos. Recentemente a Arquidiocese de Salvador constituiu oficialmente um grupo de trabalho para organizar o projeto de construção de uma imagem de Nossa Senhora, com 32 metros de altura - mesma altura do Cristo Redentor -, na Ponta de Nossa Senhora.

Como o Cristo, principal cartão postal do Brasil, a Nossa Senhora da Baía de Todos os Santos refletirá raios do sol durante o dia, e, à noite, iluminação especial a fará flutuar no mar escuro, sendo vista de todos os cantos da baía. Dirigentes do poderoso clube "Les Plus Belles Baies du Monde" (As Mais Lindas Baias do Mundo), sediado em Paris, que reúne governos, agencias de gestão e editores internacionais que cobrem baías, veem a Salvador para fazer matérias sobre o potencial da BTS, seus cantos, encantos e impactos indesejados.

A presidente Dilma, gestora sensível, que escolheu as águas limpas da BTS para passar o final de ano com a família, de certo não tem conhecimento claro do impacto negativo que o terminal da Petrobras está promovendo no coração da maior baia do Brasil, berço civilizatório do País. Se devidamente informada, tomará providências."

* Eduardo Athayde é diretor da Associação Comercial da Bahia (ACB) e do Rotary BTS.

sábado, 13 de abril de 2013

A BAHIA, E O NOVO MINISTRO DO TRANSPORTE - PARTE 2

CONFORME COMENTÁRIO, NA POSTAGEM ANTERIOR, DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, AS ATRIBUIÇÕES DE PLANEJAMENTO DA GESTÃO PORTUÁRIA NO ÂMBITO DO GOVERNO FEDERAL ESTÃO  SOB COMANDO DA "SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS", PORTANTO FORA DO PODER DE DECISÃO DO SENHOR CÉSAR BORGES, NOVO MINISTRO DOS TRANSPORTES.

O ÂMAGO DA POSTAGEM INICIAL NÃO FOI DISCUTIR A EFICÁCIA DO ORGANOGRAMA DO GOVERNO FEDERAL, OU SEJA, SE FOI INTELIGENTE CRIAR UMA NOVA ESTRUTURA, COM NOVOS GASTOS, PARA TENTAR FAZER O QUE NÃO FOI FEITO, QUANDO ESSAS ATRIBUIÇÕES, NO PRETÉRITO, ESTAVAM NO BOJO DO MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES. ISSO SERÁ ASSUNTO PARA NOVOS DEBATES.

TERMINO AFIRMANDO QUE: "AS DUNAS MUDAM DE LUGAR, MAS SEMPRE ESTÃO NO DESERTO", E DE UMA MANEIRA OU DE OUTRA, A BAHIA CONTA COM O PRESTÍGIO DO NOVO MINISTRO EM AJUDAR O DESENVOLVIMENTO DO NOSSO COMPLEXO PORTUÁRIO.

A RETIFICAÇÃO FOI REALIZADA.

JOSEMAR 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

A BAHIA, E O NOVO MINISTRO DO TRANSPORTE

TEORICAMENTE É UMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO FAVORÁVEL, UM ESTADO TER REPRESENTANTES NO MINISTÉRIO DO GOVERNO FEDERAL, O QUE DEMONSTRA FORÇA POLÍTICA, E POSSIBILIDADES DE BARGANHAR MAIOR QUANTITATIVO DE TRANSFERÊNCIAS ORÇAMENTÁRIAS DA UNIÃO.

O MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES, HOJE NO COMANDO DO EX GOVERNADOR CÉSAR BORGES, É UMA PASTA DE SUMA IMPORTÂNCIA, QUE DETERMINA PRIORIDADES E INVESTIMENTOS LOGÍSTICOS NA FEDERAÇÃO.

NESSES 7 ANOS QUE A BAHIA ESTEVE APOIANDO O GOVERNO FEDERAL, WAGNER COM LULA E DEPOIS WAGNER COM DILMA, NÃO FOMOS AGRACIADO COM NENHUM CARGO DE DESTAQUE, A NOMEAÇÃO DO SR. CESAR BORGES, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, FOI O MOMENTO POLÍTICO MAIS RELEVANTE DESSE PERÍODO, APESAR DE POUCO MAIS DE UM ANO PARA NOVAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS, ONDE TUDO PODE MUDAR.

ESPERAMOS QUE O SR. CESAR BORGES, DIRECIONE SUA LUPA PARA ÀS DEMANDAS ESTRUTURAIS DO SETOR PORTUÁRIO DO ESTADO, CRIANDO AMBIENTE ECONÔMICO CONFIÁVEL PARA ATRAÇÃO DE  INVESTIMENTOS NESTE SETOR, QUE POR FRAQUEZA POLÍTICA A BAHIA SOFREU ATRASOS INCONSEQUENTES EM RELAÇÃO À OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, À EXEMPLO DE SUAPE EM PERNAMBUCO, PECÉM NO CEARÁ.

RESSALTAMOS COMO INVESTIMENTOS PRIORITÁRIOS: À AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU; CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINERES NO PORTO DE SALVADOR - PONTA NORTE; REQUALIFICAÇÃO DA FERROVIA SALVADOR - JUAZEIRO; IMPLEMENTAÇÃO DA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO E ESTADUALIZAÇÃO DA CODEBA.

OS RECURSOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES ILIMITADAS, COM ESSA MÁXIMA ECONÔMICA, FICA CLARO QUE NÃO HÁ RECURSOS PARA TUDO, ENTÃO SURGE O CAMINHO DAS PRIORIDADES. NESSE CONTEXTO O PORTO SUL E FERROVIA OESTE - LESTE , PODEM ESPERAR O MÉDIO PRAZO.

CABE DESEJAR AO NOVO MINISTRO DOS TRANSPORTE, SUCESSO EM SEU NOVO COMANDO, QUE TENHO CERTEZA QUE ALCANÇARÁ. 

segunda-feira, 1 de abril de 2013

LANÇAMENTO DO LIVRO - "LEITURA DE BORDO" - SÉRGIO FARIA

QUERO AGRADECER AO PROFESSOR SÉRGIO FARIA PELO CONVITE PARA O LANÇAMENTO DE MAIS UM  LIVRO DE SUA AUTORIA, "LEITURA DE BORDO", NO DIA 15/04/2013 ÀS 19 HORAS, NA SARAIVA, SALVADOR SHOPPING.

PROFESSOR UNIVERSITÁRIO, ENGENHEIRO E UM DOS CONHECEDORES PROFUNDOS DO SISTEMA LOGÍSTICO, PRINCIPALMENTE NA ÁREA PORTUÁRIA, ONDE SE DESTACA COMO EMPRESÁRIO, CONTRIBUINDO DE SOBREMANEIRA PARA AMPLIAÇÃO DOS ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA  BAIANA.

ACOSTUMADO A RACIONALIDADE DOS NÚMEROS TANTO NO CAMPO ACADÊMICO COMO NA ÁREA EMPRESARIAL, COM DIVERSAS PUBLICAÇÕES VERSANDO SOBRE ESSES TEMAS, SÉRGIO FARIA, DÁ UMA GUINADA, NAVEGANDO PARA O MUNDO DAS CRÔNICAS, O QUE DEMONSTRA SER UMA PESSOA SENSÍVEL E ECLÉTICA, "LEITURA DE BORDO" É A CONFIRMAÇÃO DESSES FATOS.

O LINK A SEGUIR É UMA ENTREVISTA REALIZADA COM O PROFESSOR SÉRGIO FARIA,  PELO BLOG, SOBRE A REALIDADE PORTUÁRIA DA BAHIA E OS ASPECTOS OPERACIONAIS DO "PORTO COTEGIPE".
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/04/realidade-portuaria-da-bahia-os-vetores.html



JOSEMAR

segunda-feira, 25 de março de 2013

O NEGAR POR NEGAR, E A RESPONSABILIDADE FUNCIONAL NAS PROCURADORIAS PÚBLICAS - DENYING FOR DENYING, AND FUNCTIONAL RESPONSIBILITY IN PUBLIC PROSECUTORS' OFFICES

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA REPOUSA NO ESTADO DE DIREITO E ESTE, POR SUA VEZ, FOI FORMALIZADO PELA VONTADE LIVRE DO SEU POVO, TORNANDO-SE TRANSLÚCIDO QUE O ESTADO, EM SUA CONCEPÇÃO HISTÓRICA, FOI CRIADO PARA SERVIR À SOCIEDADE E NÃO PARA A SOCIEDADE SER REFÉM DA INÉRCIA OU DA TENTATIVA DE ARBÍTRIO DO ENTE ESTATAL.

O MAIOR CARGO DA REPÚBLICA NOS TRÊS PODERES OU NAS TRÊS ESFERAS DE PODER É O DE CIDADÃO, POIS ESSE É O MANTENEDOR DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, NO MOMENTO EM QUE ALIMENTA O ERÁRIO COM PAGAMENTOS DE IMPOSTOS E OUTROS GRAVAMES PARA TER,  EM CONTRA PARTIDA, SERVIÇOS PÚBLICOS CONDIGNOS.

ESSE PREÂMBULO, COM NUANCES DA TEORIA GERAL DO ESTADO, SE FAZ NECESSÁRIO PARA O ENTENDIMENTO FILOSÓFICO DESSE ARTIGO, PARA QUE NÃO HAJA DÚVIDAS DE QUE O CIDADÃO É O PATRÃO, POIS ARCA, E OS DEMAIS AGENTES PÚBLICOS, SÃO EMPREGADOS, POIS PERCEBEM. 

EM RELAÇÃO A BAHIA, A PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, TEM COMO FUNÇÃO PRECÍPUA DEFENDER O ESTADO, REPRESENTANDO-O NO CAMPO JUDICIAL, EXTRA JUDICIAL, PRESTANDO CONSULTORIA E ASSESSORAMENTO JURÍDICO DE FORMA EFICAZ,  EVITANDO ASSIM, DANOS AO ERÁRIO E AO PATRIMÔNIO PÚBLICO.

POR OUTRO LADO, PERCEBE-SE QUE AS PROCURADORIAS, NÃO SEI SE TACITAMENTE OU POR OFÍCIO, QUANDO DIANTE DE DEMANDAS JURÍDICAS, PROTELAM A AÇÃO  SIMPLESMENTE, A PRINCÍPIO, POR PROTELAR, RECORRENDO POR RECORRER, DANDO A ENTENDER QUE APENAS SE QUER  GANHAR TEMPO, SEM ATENTAR PARA QUALQUER RELAÇÃO CUSTO E BENEFÍCIO.

http://direito.folha.uol.com.br/1/post/2012/03/procuradores-por-que-o-presidente-da-oab-pode-ser-servidor-pblico.html

NESSE ÍNTERIM PERGUNTE-SE: POR QUE O PROCURADOR RESPONSÁVEL PELO ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO, TENDO CONHECIMENTO JURÍDICO QUE A CAUSA ESTÁ PERDIDA, NÃO INDICOU EM PARECER, CHAMAR A PARTE PARA UM ACORDO, EVITANDO UM PREJUÍZO INCONSEQUENTE A SOCIEDADE?

ACRESCENTE-SE QUE, ALÉM DO VALOR DA CAUSA, INCORREM ÔNUS DAS CUSTAS PROCESSUAIS, E, EM DIVERSAS  OCASIÕES PAGAMENTOS DE HONORÁRIOS, ALÉM DE OUTRAS DESPESAS ADMINISTRATIVAS DECORRENTES, OU SEJA, EM ALGUNS MOMENTOS O ESTADO GASTA 100 PARA NÃO PAGAR 10.

OUTRO AGRAVANTE,  É PARTIR PARA BELIGERÂNCIA JURÍDICA, QUANDO JÁ EXISTEM CASOS DE JURISPRUDÊNCIAS VINCULANTES, SEM ANTES SENTAR-SE A MESA DE NEGOCIAÇÃO PARA TENTAR UM ENTENDIMENTO, PROCEDIMENTO ESTE, PADRÃO EM PAÍSES, DIRÍAMOS ASSIM, MAIS CIVILIZADOS, ONDE A COISA PUBLICA É TRATADA COM A MESMA SERIEDADE, OU TALVEZ MAIS, DO QUE A COISA PRIVADA.

VOCÊ É SOBERANO EM RELAÇÃO ÀS SUAS FINANÇAS, MAS OS PREPOSTOS GOVERNAMENTAIS, SEJA QUAL FOR SUA HIERARQUIA, DEVE AGIR COM SEVERIDADE NO TRATO DO DINHEIRO PÚBLICO, POIS ESSE PERTENCE AO CIDADÃO, A SOCIEDADE.

NO BRASIL, MESMO COM ALGUM ATRASO, O PRINCÍPIO DA NEGOCIAÇÃO VEM SENDO PRECONIZADO NOS TRIBUNAIS DE JUSTIÇA, POR QUE ENTÃO OS ÓRGÃOS JURÍDICOS DO EXECUTIVO, PRINCIPALMENTE, NAVEGAM EM ROTA DE COLISÃO  A ESSA REGRA DE BOM SENSO.

UM CASO PONTUAL, FOI A CORREÇÃO DO "FGTS", ONDE O GOVERNO FEDERAL, PERCEBEU QUE VINHA PERDENDO ÀS AÇÕES, PARTINDO ASSIM PARA UM ACORDO GERAL.

APESAR DE SER ASSUNTO PARA UM PRÓXIMO ESCRITO, O GOVERNO DA BAHIA TERÁ QUE ADOTAR ESSA MESMA POSTURA EM RELAÇÃO A "URV" DO EXECUTIVO, É UMA QUESTÃO DE TEMPO, MAS ENQUANTO NÃO PROCEDE ASSIM, O PASSIVO AUMENTA.

NO MOMENTO EM QUE SE PERMITE , POR INCAPACIDADE  OU NEGLIGÊNCIA FUNCIONAL, QUE UM PROCESSO JURÍDICO, COM JURISPRUDÊNCIA FORMADA, DEVENDO SER ACORDADO EM MOMENTO X FOSSE LEVADO ADIANTE ATÉ AS ÚLTIMAS CONSEQUÊNCIAS, IMPONDO A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA,O DISPÊNDIO DE SOMAS ASTRONÔMICAS PARA LIQUIDAR O VALOR IMPOSTO PELA SENTENÇA, OS AGENTES PÚBLICOS RESPONSÁVEIS PELA TRAMITAÇÃO DESSA DEMANDA DEVEM FUNDAMENTAR QUAL A LÓGICA TÉCNICA QUE OS LEVARAM A AGIR DESSA MANEIRA IMPONDO DANOS AS FINANÇAS DO ESTADO, SOB PENA DE RESPONSABILIDADE.

NESSE CONTEXTO, O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL, DEVE, NO QUE COUBER, DIANTE DE SUAS PRERROGATIVAS REGIMENTAIS E CONSTITUCIONAIS, AVERIGUAR, INTERCEDER E RESPONSABILIZAR, SE FOR O CASO, OS PROCEDIMENTOS DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO E SUAS REPRESENTAÇÕES, PONDERANDO O CUSTO BENEFÍCIO DE SUA ATUAÇÃO EM RELAÇÃO A SALVAGUARDA QUE VEM OFERECENDO A DEFESA JURÍDICA DA COISA PÚBLICA.

A INSTITUIÇÃO DE AUDITORIA INTERNA DO GOVERNO DA BAHIA - AGE - DEVE COM CELERIDADE, INDICAR EM SEUS MANUAIS DE PROCEDIMENTOS, INSPEÇÕES NO ÂMBITO DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO E SUAS SETORIAIS, VERIFICANDO ASPECTOS ESTATÍSTICOS QUANTO A MAGNITUDE MONETÁRIA DAS AÇÕES PERDIDAS PELO ESTADO E A CRONOLOGIA DE SEUS TRÂMITES.

NA VERDADE O NEGAR POR NEGAR, EM PROCURADORIA, SE TRANSFORMOU EM UMA CULTURA INERTE, QUE VEM PRODUZINDO DISPÊNDIOS DESNECESSÁRIOS AO TESOURO PÚBLICO, ESSA ATITUDE TEM GERADO UM VOLUME ASTRONÔMICO DE PRECATÓRIOS , DIMINUINDO, OU DESVIANDO SUBJETIVAMENTE, POR CONSEQUÊNCIA, O PERCENTUAL DE RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS QUE DEVERIAM SER APLICADOS EM ÁREAS MERITÓRIAS PARA A SOCIEDADE, À EXEMPLO, DE SEGURANÇA, SAÚDE, EDUCAÇÃO, INFRAESTRUTURA, TECNOLOGIA, ETC.

LINK CORRELATO:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/03/irdr-incidente-de-resolucao-de-demandas.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/urv-relacao-entre-cidadania-ministerio.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/processo-judicial-urv-corregedoria-de.html

JOSEMAR


ECONOMISTA - CORECON 2065

domingo, 10 de março de 2013

FORMATURA DO MEU FILHO, CURSO DE VELA OPTIMIST - YCB - YACHT CLUBE DA BAHIA - 10/12/012 - MY SON'S GRADUATION, OPTIMIST SAILING COURSE - YCB - YACHT CLUBE DA BAHIA - 12/10/012

NA NOITE DO DIA 10 DE DEZEMBRO DE 2012, NO YACHT CLUBE DA BAHIA, FELIPE RECEBEU SEU DIPLOMA DE CONCLUSÃO DO CURSO DE VELA NA CLASSE OPTIMIST. A PARTIR DESSE MOMENTO, ELE FARÁ PARTE DA FLOTILHA DO CLUBE, APTO A PARTICIPAR DE COMPETIÇÕES A NÍVEL LOCAL, NO BRASIL E NO EXTERIOR, DEPENDERÁ DE SUA PERFORMANCE.

É GRATIFICANTE ACOMPANHAR NOSSOS FILHOS NO APRENDIZADO NÁUTICO, ONDE O MAR INDUZIRÁ À CRIANÇA A TER MAIOR CONFIANÇA EM SUAS ATITUDES E TOMADAS DE DECISÕES, NO RESPEITO A NATUREZA, A SER SOLIDÁRIO, A TRABALHAR EM EQUIPE, EM RESUMO, A SER UM CAPITÃO.

FOI UMA NOITE AGRADABILÍSSIMA, ONDE O RESULTADO DOS SÁBADOS E DOMINGOS DESDE MARÇO A DEZEMBRO DE 2012, QUE PASSAMOS JUNTOS NO CLUBE, EM DIAS DE SOL OU TEMPESTUOSOS, AVANÇANDO A CADA PASSO, A CADA NÍVEL, ESTAVA CRISTALIZADO NO DIPLOMA RECEBIDO, O QUE MUITO DEIXOU-ME HONRADO COMO PAI.

QUE VENHAM OS PRÓXIMOS DESAFIOS, E QUE NETUNO, O REI DOS MARES, INDIQUE COM SUA LANTERNA O RUMO A SER SEGUIDO NAS NOITES SOLITÁRIAS DOS VASTOS OCEANOS.


JOSEMAR


POR FAVOR, VEJAM OS REGISTROS:

O VÍDEO: http://www.youtube.com/watch?v=pCvPeNzWeEk

AS FOTOS:

FELIPE E SEU COLEGA DE CURSO, JOBIM
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EU E FELIPE
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FELIPE
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O DIPLOMA
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O DIPLOMA
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O DIPLOMA
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FELIPE
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FELIPE
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FELIPE E O DIPLOMA
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MUITO BOM
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terça-feira, 5 de março de 2013

CORPOS CELESTES - AS ESPÉCIES - CELESTIAL BODIES - THE SPECIES

ALGUNS DIAS ATRÁS, A IMPRENSA MUNDIAL NOTICIOU SOBRE UM ASTERÓIDE QUE PASSARIA A UMA CURTA DISTÂNCIA DO PLANETA TERRA, CONTUDO SEM OFERECER RISCO DE COLISÃO, SEGUNDO A NASA. O QUE REALMENTE ACONTECEU, POIS ESCREVO ESSA POSTAGEM APÓS O FATO.

DURANTE A PASSAGEM DESSE CORPO CELESTE, A RÚSSIA FOI PALCO DA QUEDA DE UM METEORO QUE DEIXOU UM RASTRO DE CENTENAS DE FERIDOS, APESAR DOS PROTAGONISTAS DAS TEORIAS DE CONSPIRAÇÃO AFIRMAREM, QUE, O QUE ACONTECEU NESSE PAÍS FOI EXPERIMENTO DE ALGUM ARTEFATO BÉLICO ULTRA SECRETO.

O ASTEROIDE TEM 45 METROS DE DIÂMETRO E 130 MIL TONELADAS DE PESO, E PASSOU A UMA DISTÂNCIA DE 30 MIL QUILÔMETROS.

ESSA FATO LEVOU-ME A PESQUISAR E REVIVER O TEMPO DE ESCOLA, SOBRE QUAIS AS ESPÉCIES DE CORPOS QUE VAGAM OU ORBITAM PELO UNIVERSO INFINITO.


ASTERÓIDE - SÃO CORPOS PEQUENOS, ROCHOSOS E METÁLICOS QUE ORBITAM O SOL ENTRE A ÓRBITA DE MARTE E JÚPITER, ÁREA CONHECIDA COMO CINTURÃO DE ASTEROIDE. SÃO SEMELHANTES AOS METEORÓIDE, MAS DE MAIOR TAMANHO. O MAIOR ATÉ AGORA CONHECIDO CHAMA-SE "CERES", COM 457 M DE DIÂMETRO APROXIMADAMENTE.

ASTEROIDE "GASPRA" VISTO DA ESPAÇONAVE "GALILEO" 



METEORÓIDE - SÃO PARTÍCULAS DE POEIRA OU FRAGMENTOS DE ROCHA, VAGANDO PELO ESPAÇO, QUANDO ENTRAM EM CONTATO COM ATMOSFERA TERRESTRE FICAM ENCANDECIDOS, GERALMENTE SE DESINTEGRANDO, O QUE POPULARMENTE CHAMAMOS DE ESTRELA CADENTE.

METEORÓIDE INGRESSANDO NA ATMOSFERA TERRESTRE

METEORO - RASTRO DE LUZ PRODUZIDO PELO CHOQUE DA ENTRADA DE METEORÓIDES NA ATMOSFERA TERRESTRE.


METEORITO - QUANDO UM METEORO CONSEGUE PASSAR PELA ATMOSFERA TERRESTRE, CAINDO AO SOLO É DESIGNADO DE METEORITO, PODENDO SER AERÓLITO  (ROCHOSO), SIDERITO (METÁLICO), SIDERÓLITO (METÁLICO/ROCHOSO).

METEORITO DE BENDEGÓ - O MAIOR E MAIS FAMOSO ENCONTRADO NO BRASIL, EM 1874

COMETA - OS COMETAS SÃO FORMAÇÕES CELESTES, CONSTITUÍDOS BASICAMENTE DE GELO, POEIRA E DIMINUTOS FRAGMENTOS ROCHOSOS. APRESENTANDO EM SUA ESTRUTURA UMA CAUDA DE ORIGEM NA RADIAÇÃO  SOLAR E NOS VENTOS SOLARES QUE ATUAM NO SEU NÚCLEO DERRETENDO-O QUANDO SE APROXIMAM DO SOL.

ALGUMAS VEZES PODEM SER VISTOS A OLHO NU, VARIANDO DE TAMANHO EM CENTENAS DE METROS E DEZENAS DE QUILÔMETROS. SÃO PRESOS A GRAVIDADE SOLAR.

O MAIS FAMOSO E PERIÓDICO FOI O COMETA HALLEY. APÓS OBSERVAÇÕES, EDMOND HALLEY PERCEBEU QUE OS COMETAS VISTOS EM 1531 E 1607 ERAM OS MESMOS OBJETOS QUE FOI OBSERVADO EM 1682, CONCLUINDO QUE SUA TRAJETÓRIA PASSAVA A OLHO NU DA TERRA NUM INTERVALO DE 75 A 76 ANOS.

ESTRELA - ESTRELAS SÃO ESFERAS BRILHANTES CONSTITUÍDAS DE PLASMA, MANTIDA COESA PELA GRAVIDADE. SEU BRILHO É RESULTADO DA FUSÃO NUCLEAR DO HIDROGÊNIO EM SEU NÚCLEO.

A ESTRELA MAIS CONHECIDA PELOS TERRÁQUEOS E MAIS PRÓXIMA DA TERRA É O SOL.
SATÉLITE - ASTRO QUE CIRCULA EM TORNO DE UM PLANETA PRINCIPAL. A LUA É O SATÉLITE DA TERRA. JÚPITER, MAIOR PLANETA DO NOSSO SISTEMA SOLAR POSSUI 67 CONHECIDOS.

OS 4 MAIORES SATÉLITES DE JÚPITER: LO, EUROPA, GANÍMEDES E CALISTO
http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Jupitermoon.jpg


PLANETA - CORPO CELESTE QUE ORBITA UMA ESTRELA OU REMANESCENTE DE ESTRELA. SE DIVIDEM EM PLANETAS GIGANTES DE CONSTITUIÇÃO GASOSA E PEQUENOS E OS MENORES, ROCHOSOS DE CARACTERÍSTICA TERRESTRE.

NO CASO DE NOSSO SISTEMA SOLAR OS GASOSOS SÃO JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO. OS TERRESTRES SÃO VÊNUS, MERCÚRIO, TERRA E MARTE.

NOSSO SISTEMA SOLAR
http://yedaseveral.com.br/yeda-several/?page_id=680


GALÁXIAS - AGLOMERADO DE ESTRELAS, POEIRAS E GÁS, QUE PERMANECEM UNIDOS EM VIRTUDE DE INTERAÇÕES GRAVITACIONAIS. PODEM POSSUIR BILHÕES DE ESTRELAS. A NOSSA GALÁXIA É A VIA LÁCTEA.

GALÁXIA DO CATA VENTO, DISTANTE 37 MILHÕES DE ANO LUZ DA TERRA 
http://www.ccvalg.pt/astronomia/galaxias/galaxias_espirais.htm

  
PLANETÓIDE - PEQUENOS CORPOS CELESTES, COM ALGUMA CARACTERÍSTICA DE PLANETA


SISTEMA SOLAR - CONJUNTO DE CORPOS CELESTES QUE ORBITAM O SOL, ESTANDO SOBRE SUA INFLUÊNCIA GRAVITACIONAL