sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

ATIVIDADE NAÚTICA NA BAHIA, UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO - LEISURE NAUTICS, RELEVANT ACTIVITY FOR SALVADOR AND THE STATE OF BAHIA

RETORNANDO MAIS UMA VEZ A TRATARMOS DAS POTENCIALIDADES E COMPETITIVIDADES OFERECIDAS PELA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER COMO GERADOR DE RENDA E EMPREGO NO CONTEXTO NA CIDADE DE SALVADOR, BAIA DE TODOS OS SANTOS.

HOJE UM EXEMPLO A SER SEGUIDO É A RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS ONDE UMA INCIATIVA CAMINHA EM DIREÇÃO AS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS NO MUNDO NÁUTICO COM A NOVA MARINA DA PENHA, APESAR DO MUITO QUE AINDA PODE SER REALIZADO NESSA ÁREA.

PERSPECTIVA DA NOVA MARINA DA PENHA

EM SUMA, O QUE PENSO A RESPEITO DESTE TEMA ESTÁ POSTADO EM MEU BLOG, ARTIGOS E TRABALHO MONOGRÁFICO DE MINHA AUTORIA, MAS VAMOS ELENCAR ALGUNS PONTOS E REFORÇAR AS LEMBRANÇAS, VEJAM  ABAIXO AS SUGESTÕES:

01) QUANTIFICAR O PIB NÁUTICO DO LITORAL DE  SALVADOR,  ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E DEMAIS LOCALIDADES EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS, BALIZANDO AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS NESSE NICHO; 

A) VENDA E MANUTENÇÃO DE MOTORES E GERADORES MARÍTIMOS;

B) MATERIAL USADO NA CONSTRUÇÃO NAVAL A EXEMPLO DE  MADEIRA, FIBRA, ALUMÍNIO, TINTAS, VERNIZES, ESTOFARIA, MATERIAL DE SALVATAGEM E CABOS NAVAIS;

02) PROMOVER AÇÕES PARA RECUPERAR REGATAS INTERNACIONAIS, PERDIDAS POR INÉRCIA GOVERNAMENTAL E BEM COMO CONQUISTA DE NOVOS EVENTOS NÁUTICOS;

03) INCENTIVAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE E ESPORTES NÁUTICOS  EM COMUNIDADES CARENTES, LEVANDO OS JOVENS A SEDIMENTAREM A CIDADANIA, IDENTIDADE DE POVO, O SABER POPULAR E AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS  COMO - CONSTRUÇÃO NAVAL, PESCA, NAVEGAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO E ENSEADA DOS TAINHEIROS, O PROPOSITO DESTA AÇÃO SERÁ A RETIRADA DO JOVEM DO AMBIENTE DE VIOLÊNCIA QUE DOMINA NOSSA CAPITAL;

04) PROPORCIONAR FACILIDADES ESTRUTURAIS PARA COMUNIDADES QUE VIVEM DA PESCA NO ENTORNO DO SUBÚRBIO, ENSEDA DOS TAINHEIROS, ILHA DE MARÉ E DOS FRADES, COMO  TERMINAIS PESQUEIROS, RAMPAS, PONTES DE ATRACAÇÃO;

05) INTERMEDIAR LINHAS DE CRÉDITOS E CONSULTORIAS PARA CONSTRUTORES ARTESANAIS DE EMBARCAÇÕES QUE ATUAM NO ÂMBITO DA RIBEIRA, CACHA PREGO, VALENÇA, CAMAMU, SUBÚRBIO FERROVIÁRIO ETC. 

06) ATUAR COM MECANISMO DE INCENTIVOS FISCAIS PARA ATRAIR INDUSTRIAS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NAVAIS PARA SALVADOR - DE SALVATAGEM, BOIAS, CABOS, TINTAS, VERNIZES, FIBRAS SINTÉTICAS, VELARIAS, MOTORES, INOX, ENTRE OUTROS. SALIENTAMOS QUE A BAHIA É 3º MERCADO NÁUTICO DO PAÍS E NÃO CONSTRUÍMOS LANCHAS, VELEIROS OU EMBARCAÇÕES DE SERVIÇOS, A NÃO SER EM ESTALEIROS ARTESANAIS, ESTE CENÁRIO REPRESENTA PERDAS DE RENDA, IMPOSTOS E EMPREGO;

07) POTENCIALIZAR EVENTOS NÁUTICOS REPRESENTATIVOS  DA NOSSA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL, COMO REGATA JOÃO DAS BOTAS, PROCISSÃO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES, NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES EM BOM JESUS DOS PASSOS, FESTA DE IEMANJÁ EM SALVADOR;

08) CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO RECÔNCAVO BAIANO JUNTO COM SALVADOR, PARA FORMULAR E TRAÇAR AÇÕES CONJUNTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS TURÍSTICOS NÁUTICOS E CULTURAIS, PRINCIPALMENTE A NAVEGAÇÃO ATÉ CACHOEIRA, PELO RIO PARAGUAÇU.

09) RECONSTITUIR DOCUMENTOS, IMAGENS, FATOS E AQUISIÇÃO DE ACERVOS PARTICULARES QUE RETRATEM A HISTÓRIA DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, A CONSTRUÇÃO NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, QUE FARÁ PARTE DE UM GRANDE MUSEU NÁUTICO EM SALVADOR;

ANTIGA EMBARCAÇÃO DA "COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA"

10) TRANSFORMAR A ÁREA DO INERTE TERMINAL PESQUEIRO DA RIBEIRA E IMPLANTAR  UMA MARINA PÚBLICA, COM ESPAÇO PARA EXPOSIÇÕES, REPAROS NÁUTICOS E PROJETO PILOTO PARA CONSTRUÇÃO NÁUTICA;

11) REALIZAR NEGOCIAÇÕES COM A MARINHA DO BRASIL PARA INSTALAÇÃO DE UMA MARINA DE APOIO AO LONGO DO QUEBRA MAR SUL DO PORTO DE SALVADOR, VOLTADA PRINCIPALMENTE PARA EMBARCAÇÕES VISITANTES;

12) UTILIZAR AS INSTALAÇÕES DA JEQUITAIA PARA ATUAR COMO INCUBADORA DE EMPRESAS DE PROJETOS NÁUTICOS E  CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, GERANDO TECNOLOGIA NAVAL EM DESIGN. NO MOMENTO QUE EMPREENDIMENTOS ATINGISSEM ESCALA DE PRODUÇÃO, SERIAM ALOCADOS NA BAÍA DE ARATU OU NA ANTIGA FÁBRICA DE CIMENTOS COCISA EM PARIPE, ESTE PROJETO FOI CRIADO NO ÂMBITO DO ANTIGO CENTRO NÁUTICO DA BAHIA E ABORTADO DURANTE OS ÚLTIMOS GOVERNOS;

13) INSTITUIR UM GRUPO MARÍTIMO NO ÂMBITO DA GUARDA MUNICIPAL COM SEDE NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AGINDO SUPLETIVAMENTE EM RELAÇÃO A MARINHA DE GUERRA, NAS FAINAS DE SALVATAGEM, SEGURANÇA MARÍTIMA NA ORLA DE SALVADOR E ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. ACRESCENTAMOS QUE ESTE PROJETO FOI ENVIADO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, VIA MONOGRAFIA DE NOSSA AUTORIA;

14) PROMOVER INTERCÂMBIO COM ENTIDADES MARÍTIMAS INTERNACIONAIS, VOLTADAS AO FOMENTO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, TRAZENDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE SETOR NA CAPITAL BAIANA;

15) IMPLANTAR CURSO DE ENGENHARIA NAVAL EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, ALÉM DE CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO, COM ÊNFASE  AS LOCALIZADAS NA RIBEIRA E SUBÚRBIO FERROVIÁRIO;

16) INCENTIVAR ESTUDOS ARQUEOLÓGICO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, IDENTIFICANDO NAUFRÁGIOS, SUAS HISTÓRIAS E OUTROS ACHADOS ARQUEOLÓGICOS, FICANDO O FRUTO DESSAS EXPLORAÇÕES CIENTÍFICAS NO MUSEU NÁUTICO DE SALVADOR;

17) O SEBRAE, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E FIEB, DEVEM PROVER INICIATIVAS PARA ASSISTIR EMPREENDEDORES NA ÁREA NÁUTICA;

18) ESTRUTURAR UM COMITÊ MUNICIPAL COMPOSTO POR MEMBROS OU REPRESENTANTES DA COMUNIDADE NÁUTICA, PROPRIETÁRIOS DE MARINAS E GARAGENS NÁUTICAS, CONSTRUTORES ARTESANAIS, REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, REPRESENTANTES DE ENTIDADES LIGADAS AO MEIO AMBIENTE, ESPECIALISTA EM ARQUEOLOGIA NAVAL, COM INTUITO DE TRAÇAR DECISÕES QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO SETOR;

19) CONSTRUIR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE BAIXA, EVITANDO O DESCARTE DE DEJETOS IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, PELO CANAL DO BATE ESTACA, NA VERDADE UM CRIME AMBIENTAL;

20) PROMOVER FESTIVAL NÁUTICO EM SALVADOR, NO VERÃO, COM ATRAÇÃO DE REGATAS DE TAL SHIPS E OUTRAS ATIVIDADES CORRELATAS;

21) ESTRUTURAR UM MUSEU ONDE POSSA-SE REESCREVER A HISTÓRIA DE OCUPAÇÃO DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, OPORTUNIZANDO PARA À CIDADE O QUANTO ESSE ESPELHO D'ÁGUA ERA EXTENSO, ANTES DOS ATERROS CRIMINOSOS E DESTRUIÇÃO DE SEUS MANGUEZAIS, A MESMA FOI UTILIZADA COMO PORTO, LOCAL DE CONSTRUÇÃO NAVAL E HIDRO PORTO;

22) FABRICAR  RÉPLICAS DE TODAS AS VARIAÇÕES DOS SAVEIROS, COM BASE NO "GRAMINHO", INCLUSIVE DE BALEEIRAS, ENQUANTO O SISTEMA DE CONSTRUÇÃO NAVAL DA BAHIA, REPRESENTADO POR SEUS MESTRES CARPINTEIROS QUE AINDA VIVEM, POSSA SER OPERACIONALIZADO, AGREGANDO COMO PARCEIROS EMPRESAS DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI OU OUTRAS, COMO COMPENSAÇÃO SOCIAL, AS QUAIS SE TORNARÃO PADRINHOS DAS EMBARCAÇÕES, CONTRIBUINDO COM SUAS MANUTENÇÕES. ESSAS RÉPLICAS PARTICIPARIAM DE REGATAS. 

SAVEIRO DE VELA DE IÇAR COM ARMAÇÃO VÉLICA EM TRAQUETE

ARTIGO TAMBÉM PUBLICADO NO SITE "BAHIA NOTÍCIA":

https://www.bahianoticias.com.br/artigo/1443-atividade-nautica-na-bahia-um-caminho-para-o-desenvolvimento.html


JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - 2065   



sexta-feira, 10 de setembro de 2021

ECONOMIA BAIANA, UM PROCESSO DE DECADÊNCIA, NEXO DE CAUSA E EFEITO - BAIANA ECONOMY, A PROCESS OF DECAY, CAUSE AND EFFECT LINK

ESCREVO ESTE ARTIGO COM FELICIDADE INDOMÁVEL E RESILIÊNCIA, PELO DEVER CUMPRIDO EM OUTROS ESCRITOS, RELATANDO A IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA BAIANA, EM SE AMPLIAR O TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR, A "PONTA NORTE". MAIS DE 15 ANOS SE PASSARAM, UMA DELONGA INJUSTIFICÁVEL QUE DEIXA SEQUELAS DE ATRASO PARA A COMPETITIVIDADE DE NOSSAS TROCAS COMERCIAIS. MAS COMO TRADUZ O DITADO POPULAR - "ANTES TARDE DO QUE NUNCA".

SEM PRETENSÕES ACADÊMICAS, RELATAREI UMA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA DE FATOS QUE FIZERAM PARTE DA VIDA ECONÔMICA DA BAHIA DO INÍCIO DO SÉCULO XIX ATÉ O PRESENTE, PARA TENTARMOS ELUCIDAR O APAGÃO DE ATITUDES E AÇÕES DE POLÍTICA ECONÔMICA QUE TANTO ATRASAM O AVANÇO DA COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA E SUA PROJEÇÃO A NÍVEL GLOBAL, JUNTO A UM FUNESTO PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO QUE TAMBÉM AVANÇA PERVERSAMENTE SOBRE NOSSO FUTURO ESTRATÉGICO.

NO SÉCULO XIX INICIOU-SE O ESVAZIAMENTO DA ECONOMIA BAIANA, COM O DINAMISMO SE DIRECIONANDO PARA O SUDESTE POR DIVERSAS RAZÕES HISTÓRICAS.

OS PORTUGUESES CHEGARAM, NO PRIMEIRO MOMENTO, EM TERRAS BAIANAS E DURANTE MAIS DE 04 SÉCULOS  TUDO ACONTECEU POR AQUI,  EM VIRTUDE DOS  RECURSOS NATURAIS E LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA.

NOS IDOS DE 1500 O PODERIO GEOPOLÍTICO E MILITAR PERTENCIA AOS POVOS QUE DOMINAVAM OS OCEANOS, PELA QUANTIDADE E QUALIDADE DOS NAVIOS ASSOCIADO A PRONTIDÃO DE SUAS TRIPULAÇÕES.

PORTUGAL VISUALIZOU LOGO NO INÍCIO O QUANTO ERA ESTRATÉGICO TER O DOMÍNIO DE UM ACIDENTE GEOGRÁFICO DO PORTE E LOCALIZAÇÃO COM AS CARACTERÍSTICAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. OS MESMOS A DENOMINARAM DE GOLFO, PELA SUA GRANDIOSA DIMENSÃO.

AQUI ENCONTRARAM ÁGUAS ABRIGADAS, COM PROFUNDIDADES ADEQUADAS, PERMITINDO A NAVEGAÇÃO POR DIVERSOS RIOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A EXPLORAÇÃO DE SUAS ENTRANHAS, PELA NAVEGABILIDADE DE SEUS CURSOS E TERRAS AGRICULTÁVEIS, FECHAVAM ESTE LEQUE.

AGREGA A ESTES FATOS ANTERIORES, A RIQUEZA DA FLORESTA TROPICAL, PELA SUA DIVERSIDADE DE MADEIRAS APROPRIADAS A CONSTRUÇÃO NAVAL E REFORMAS  DE EMBARCAÇÕES.

A BAHIA FOI SE DESTACANDO NO CENÁRIO GLOBAL PELAS FACILIDADES PORTUÁRIAS E EXPORTAÇÃO DE ESPECIARIAS.  AS EMBARCAÇÕES QUE DEMANDAVAM AO SUL DA ÁFRICA, CABO DA BOA ESPERANÇA, OU AO PACÍFICO VIA CABO HORN, ESCALAVAM NO PORTO DE SALVADOR EM VIRTUDE DOS REGIMES DE VENTOS, QUE FAVORECIAM A NAVEGAÇÃO.

EM NOSSO PORTO, AS TRIPULAÇÕES DESCANSAVAM, REALIZAVAM REFORMAS NAS EMBARCAÇÕES, O PORTO DA BAHIA, COMO ERA DENOMINADO À ÉPOCA, ESTAVA SEMPRE COALHADO DE NAVIOS, SENDO O MAIS IMPORTANTE ANCORADOURO NO HEMISFÉRIO SUL DURANTE GRANDE PARTE DO SÉCULO XIX.


FOTO SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM UMA VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR, A ESSA ÉPOCA NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO!! É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DE NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL!!!! ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM!!!!

EXEMPLIFICANDO A PROJEÇÃO DA CIDADE DE SÃO SALVADOR E SEU RECÔNCAVO, PODEMOS CITAR O PRIMEIRO USO DO VAPOR PARA PROPULSÃO DE EMBARCAÇÕES NO BRASIL PELA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, O ARSENAL DE MARINHA DA BAHIA ERA O MAIOR ESTALEIRO ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR, ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, INCLUSIVE SENDO AQUI CONSTRUÍDOS NAVIOS DE GUERRA PARA PAÍSES EUROPEUS,  PRIMEIRA OBRA DE ENGENHARIA HIDRÁULICA DO PAÍS FOI EDIFICADA PELOS JESUÍTAS NA ILHA DE ITAPARICA, A PESCA DA BALEIA, INICIADA NOS IDOS DE 1602, PARA EXTRAÇÃO DE ÓLEO, DESDE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX AO INÍCIO DO SÉCULO XX FOI A PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA DA BAHIA, NOSSOS ENGENHOS POVOARAM O RECÔNCAVO BAIANO, FORNECENDO AÇÚCAR PARA O MERCADO INTERNACIONAL.

NAVIO "ITAPARICA" APORTANDO NA CIDADE DO MESMO NOME. ESSA EMBARCAÇÃO JUNTO A SEU IRMÃO "MARAGOGIPE" FORAM AS ÚLTIMAS UNIDADES, COMPRADAS NA ALEMANHA, PELA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960, ANTES DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA "FERRY BOAT".

A BAHIA ERA UMA REFERÊNCIA PARA COLÔNIA PORTUGUESA. CENÁRIO QUE FOI SE ALTERANDO EM CONSEQUÊNCIA DA MUDANÇA DA CAPITAL COLONIAL DE SALVADOR PARA O RIO DE JANEIRO EM 1763, JUNTO AO CICLO DE OURO.  ASSIM, INICIA-SE O ESVAZIAMENTO ECONÔMICO DA BAHIA.

É IMPORTANTE FRISAR QUE, O CACAU SE APRESENTAVA EM PRATICAMENTE TODO O SÉCULO XX COMO UMA ATIVIDADE ECONÔMICA RELEVANTE NO SUL DO ESTADO, GERANDO RIQUEZAS, ALÉM DO COMPLEXO FUMAGEIRO NO RECÔNCAVO, LASTREADO COM CAPITAL ALEMÃO. O AUGE E DECLÍNIO DESSAS "COMMODITIES", SERÁ TRATADO EM OUTRO ARTIGO.

A DESCOBERTA DE PETRÓLEO NO ANO DE 1939, NA LOCALIDADE DO LOBATO, CONFIGUROU-SE UM NOVO CICLO PARA ECONOMIA BAIANA, QUE TEVE CONTINUIDADE COM A CONSTRUÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES EM SETEMBRO DE 1950 NO RECÔNCAVO BAIANO. UMA REFINARIA DE PETRÓLEO REPRESENTA UMA INDÚSTRIA DE BASE, SENDO MULTIPLICADORA DE INVESTIMENTOS E FORNECEDORA DE INSUMOS PRIMÁRIOS PARA TODA CADEIA PRODUTIVA DE PRODUTOS QUÍMICOS E PETROQUÍMICOS.

NA ESTEIRA DA REFINARIA DE MATARIPE, COMO É CONHECIDA, SURGIU O TEMADRE - TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS, O QUE POTENCIALIZOU UM NOVO NICHO PARA EXPLORAÇÃO LOGÍSTICA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

NO FINAL DA DÉCADA DE 1960 DEVE-SE RESSALTAR A PRIMEIRA INICIATIVA DE INSTALAÇÃO DE UM CENTRO INDUSTRIAL COM RAÍZES NO PLANEJAMENTO, O CIA - CENTRO INDUSTRIAL DE ARATU, MAS COM VIDA CURTA, POIS NÃO SE PENSOU NA INTEGRAÇÃO DE SUAS EMPRESAS. EM MEADOS DE 60 PARA 70 DO SÉCULO XX, NOVOS VENTOS SE INICIAM COM INSTALAÇÃO DE EMPRESAS DO SETOR  SIDERÚRGICO, A FERBASA E SIBRA, PROCESSADORAS DE FERRO LIGAS E USIBA- USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA, MARCO PARA  ESTADO, POR SER A ÚNICA SIDERÚRGICA DO NORDESTE, A PRIMEIRA A UTILIZAR GÁS DE PETRÓLEO EM SUA OPERAÇÃO, NO PROCESSO DE REDUÇÃO DIRETA. ALCAN - ALUMÍNIO E CARAÍBAS METAIS - CONCENTRADO DE COBRE.

COM AS VANTAGENS COMPETITIVAS E COMPARATIVAS ADVINDAS DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E DA PRESENÇA DA REFINARIA DE MATARIPE, A BAHIA OBTEVE UMA VITÓRIA POLÍTICA JUNTO AO GOVERNO FEDERAL, ONDE CONSEGUIU ATRAIR A INSTALAÇÃO DE UM POLO PETROQUÍMICO. O PRIMEIRO CENTRO PETROQUÍMICO INTEGRADO DO HEMISFÉRIO SUL, SUPERANDO AS PRETENSÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO QUE ALMEJAVA EXPANDIR O MESMO EM DETRIMENTO DA CRIAÇÃO DE UM NOVO. A VISÃO ESTRATÉGICA DE DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SUDESTE PARA OUTRAS REGIÕES DO PAÍS, TAMBÉM FOI FATOR DECISIVO.

O COPEC – COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI FOI A SEGUNDA E MAIS IMPORTANTE ONDA DO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO SETOR SECUNDÁRIO DO NOSSO ESTADO, COMO PRODUTOR DE BENS INTERMEDIÁRIOS.

POR FIM, NA DÉCADA DE 90, DEPOIS DE OUTRA INTENSA LUTA POLÍTICA O GOVERNADOR DA ÉPOCA CONSEGUIU TRAZER A FÁBRICA DA FORD PARA SER INSTALADA EM CAMAÇARI. A BAHIA INGRESSAVA NO RESTRITO CLUBE DE PRODUTOR DE BENS FINAIS, CUJA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA SIMBOLIZA A EXPRESSÃO MÁXIMA.

A PARTIR DE 2007, O GOVERNO DO ESTADO PERTENCIA AO MESMO GRUPO POLITICO DO PRESIDENTE DO PAÍS, NA PERSPECTIVA DO NOSSO DISCERNIMENTO, COMEÇA NESSE MOMENTO A PERDA DE POSIÇÕES RELATIVAS NO ESPECTRO DO PIB NORDESTINO E NACIONAL, OU SEJA, UMA SITUAÇÃO POLÍTICA QUE APARENTAVA SER FAVORÁVEL A BAHIA, SE MOSTROU UM CAMINHO INVERSO.

ESTE CENÁRIO SE MATERIALIZA COM A DISPUTA PELA FÁBRICA DE POLÍMERO VERDE DO GRUPO BRASKEM. DENTRE AS OPÇÕES, ENCONTRAVA-SE A BAHIA COM SEU POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI E OS GAÚCHOS COM O POLO DE TRIUNFO.  AS APOSTAS DO MERCADO ERAM FAVORÁVEIS PARA O NOSSO COMPLEXO PETROQUÍMICO, NÃO SÓ PELA DIVERSIDADE E COMPLEMENTARIEDADE DE SUAS UNIDADES PRODUTIVAS, EM RELAÇÃO A TRIUNFO, COMO TAMBÉM A BAHIA ERA POSSUIDORA DE LAVOURAS DE CANA DE AÇÚCAR, O RIO GRANDE DO SUL, NÃO. A CONQUISTA FICOU COM OS GAÚCHOS.

NESSE MESMO PRETÉRITO O NOSSO ESTADO NECESSITAVA DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS PARA AMPLIAÇÃO DOS PORTOS DE SALVADOR - A "PONTA NORTE" E DE ARATU QUE TINHA CONGESTIONAMENTOS CRÔNICOS, MAS, POR OUTRO LADO AS VERBAS FEDERAIS FORAM DIRECIONADAS PARA O PORTO DE SUAPE, PECÉM E RIO GRANDE, ESTE ÚLTIMO PARECIA UMA VINGANÇA PELA PERDA DA FORD, QUE CULMINOU COM A NÃO REELEIÇÃO  DO GOVERNO PROTAGONISTA DO FATO.

SALVADOR ERA O ÚNICO PORTO A MOVIMENTAR CONTÊINERES NO NORDESTE, DEPOIS DO BOOM DE INVESTIMENTOS EM SUAPE, ESSE PORTO NOS ULTRAPASSOU NESTE TIPO  DE CARGA, PRINCIPALMENTE EM VIRTUDE DOS TRANSBORDOS,  NAVIOS DE LONGO CURSO TRAZEM MERCADORIAS DE IMPORTAÇÃO, DESCARREGAM, E ESSES CONTÊINERES SÃO CARREGADOS EM NAVIOS COM MENOR DESLOCAMENTO E CONSEQUENTEMENTE COM MENOR CALADO, QUE PODEM SER OPERADOS EM PORTOS COM PROFUNDIDADE RESTRITA, A EXEMPLO   DE MANAUS E OUTROS DA REGIÃO NORTE.

PERNAMBUCO, MAIS UMA VEZ GANHANDO ESPAÇO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM RELAÇÃO À BAHIA, BUSCOU O CD - CONCEITO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, AS MERCADORIAS CHEGAM DOS CENTROS PRODUTORES DO SUDESTE E SUL DO PAÍS, SENDO CONCENTRADAS NO PORTO DE SUAPE, EM SEGUIDA SÃO DISTRIBUÍDAS NOS ESTADOS DA REGIÃO, GANHAM COM RECEITAS LOGÍSTICAS, POSTOS DE TRABALHO E IMPOSTOS. ISTO EXPLICA POR QUE MUITOS NAVIOS DE CONTÊINERES VINDO DO EXTERIOR TEM SUAPE COMO PRIMEIRO TERMINAL A SER TOCADO E NÃO O TECON SALVADOR. É JUSTO AFIRMAR QUE, NA NAVEGAÇÃO DE LONGO CURSO, SENTIDO EXPORTAÇÃO O TECON SALVADOR É LÍDER ABSOLUTO, O QUE REFLETE AINDA A MAGNITUDE E DIVERSIFICAÇÃO DA NOSSA ECONOMIA.

ENQUANTO CEARÁ E PERNAMBUCO AVANÇARAM A PARTIR DE 2003, A BAHIA RETROAGE. NESSE INTERREGNO AO INVÉS DA AMPLIAÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES, OS INVESTIMENTOS FORAM DESTINADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA ABREU DE LIMA, ENQUANTO A USIBA CERRA SUAS PORTAS, O CEARÁ CRIA SEU PARQUE SIDERÚRGICO.

EM MAIS UMA CONTENDA NA BUSCA POR INVESTIMENTOS, TENTAMOS ATRAIR A MONTADORA JEEP, MAS A MESMA FOI INSTALADA EM PERNAMBUCO. O ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU FOI ERIGIDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, APÓS PERNAMBUCO JÁ CONTAR COM 3 ESTALEIROS, INCLUSIVE CONSTRUIU DIVERSOS NAVIOS SUEZMAX PARA TRANSPETRO, HOJE DOCA NAVIOS E O NOSSO CONTINUA FECHADO. 

A NOVELIS ANTIGA ALCAN ENCERROU SUAS ATIVIDADES, A NITROFERTIL, A SIBRA, A FORD IDEM, O PARQUE QUÍMICO DA DOW REDUZIU SUAS UNIDADES PRODUTIVAS. APENAS CITANDO AS EMPRESAS ESTRUTURANTES E MAIS SIGNIFICATIVAS.

PASMEM QUE, SALVADOR TENDO O TURISMO COMO ATIVIDADE DA MAIS IMPORTANTE NA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM HOTÉIS, TRANSPORTES, ALIMENTAÇÃO, RECEPTIVOS, FICOU SEM CENTRO DE CONVENÇÕES DURANTE UM LONGO PERÍODO, É INACEITÁVEL.

A ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER COM DIVERSAS VANTAGENS COMPETITIVAS, A EXEMPLO DE CLIMA PROPÍCIO A NAVEGAÇÃO A VELA, ASSOCIADA A PRIMEIRA E TERCEIRA BAÍAS DO BRASIL, MAIOR EXTENSÃO  LITORÂNEA, TUDO REPRESENTANDO O TERCEIRO MERCADO NÁUTICO DE EMBARCAÇÕES DE RECREIO DO PAÍS.

MESMO POSSUIDOR DESSAS VANTAGENS, NÃO TEMOS ESTALEIROS ORGANIZADOS COM ECONOMIA DE ESCALA PARA ATENDER NOSSAS DEMANDAS NÁUTICAS, O QUE CONSTITUI MAIS UMA SANGRIA PARA ECONOMIA BAIANA. QUANDO ADQUIRIMOS EMBARCAÇÕES E EQUIPAMENTOS NÁUTICOS EM OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, TRANSFERIMOS RENDAS, EMPREGOS E IMPOSTOS PARA ESTES LOCAIS.

A AÇÃO A SER VIABILIZADA NESTE CONTEXTO PELA SECRETARIA DO PLANEJAMENTO DO ESTADO SERIA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO E A SECRETARIA DA FAZENDA ATRAVÉS DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS, IMPLEMENTARIA POLÍTICA FISCAL E LOCACIONAL PARA EXECUÇÃO DESSE PROJETO. CONVOCANDO OS EMPRESÁRIOS DA ÁREA NÁUTICA DE LAZER DE OUTRAS REGIÕES, ALÉM DOS PRODUTORES DE ROCHAS ORNAMENTAIS, PRODUTORES DE CAFÉ E OUTRAS ATIVIDADES, OFERTANDO AOS MESMOS ESSES BENEFÍCIOS PARA REALIZAREM SEUS INVESTIMENTOS EM NOSSO TERRITÓRIO, CONDICIONANDO O EMBARQUE DESSES PRODUTOS EM PORTOS BAIANOS.

UM FATO À PARTE E EMBLEMÁTICO É A POSIÇÃO QUE A BAHIA ASSUME COMO SEGUNDO PRODUTOR NACIONAL DE ALGODÃO, MAIS UMA VEZ O ESTADO NÃO IMPRIMI AÇÕES EFETIVAS NO SENTIDO QUE A RIQUEZA AQUI GERADA, REVERTA EM BENEFÍCIO DA ECONOMIA BAIANA. QUASE TODA EXPORTAÇÃO DESTE PRODUTO É REALIZADA PELO PORTO DE SANTOS QUE FICA A MAIS DE 900 KM DAS REGIÕES PRODUTORAS, EM RELAÇÃO AO PORTO DE SALVADOR. ASSOCIADA A ESTA REALIDADE, HÁ OS CONSTANTES CONGESTIONAMENTOS DO PORTO PAULISTA, O QUE ELEVA O FRETE COBRADO, POIS SÃO INCORPORADAS AS TAXAS DE "DEMURRAGE"- SOBREESTADIA. ENQUANTO ISTO O PORTO DE SALVADOR GANHOU MAIS UM BERÇO DE ATRACAÇÃO, UMA VANTAGEM PARA ATRAIR ESSA CARGA. SÃO SITUAÇÕES INADMISSÍVEIS DIANTE DAQUELES QUE TEM O DEVER GOVERNAMENTAL DE DESENVOLVER O FUTURO ECONÔMICO DA BAHIA.

A INERCIA DA FIEB – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA, COMO  ÓRGÃO REPRESENTATIVO DE CLASSE, PERANTE ESSE PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO QUE GRAVITA SOBRE NOSSO PARQUE  PRODUTIVO, É NOTÓRIO. CABE TAMBÉM A FIEB REALIZAR ESTUDO SOBRE AS VOCAÇÕES PRODUTIVAS DE CADA REGIÃO DO ESTADO E CONSTRUIR PONTES PARA EFETIVAÇÃO DOS RESULTADOS COM AS RESPECTIVAS ESFERAS GOVERNAMENTAIS.

AQUISIÇÃO DA RLAM PELO FUNDO MUBADALA INVESTMENT COMPANY DE ABU DHABI DOS EMIRADOS ÁRABES PROPORCIONARÁ A AMPLIAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E DESGARGALAMENTO DAS PLANTAS DESSA UNIDADE INDUSTRIAL, ALÉM DESSE GRUPO SER CONTROLADOR DA DETEN SITUADA NO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, CUJA RLAM É FORNECEDORA DE  INSUMOS, VERTICALIZANDO A ATUAÇÃO DO MUBADALA NO AMBIENTE ECONÔMICO DO ESTADO.  A VENDA DOS ATIVOS DA BRASKEM NA BAHIA TAMBÉM ESTÁ NA TELA DO RADAR DO GRUPO. 

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO, AÇÕES IMPORTANTES NO CENÁRIO LOGÍSTICO PORTUÁRIO DA BAHIA, COMO CITADOS ANTERIORMENTE, EM 2020, TEMOS A AMPLIAÇÃO DO TECON SALVADOR, EM MAIS UM BERÇO PARA NAVIOS PORTA CONTÊINERES DE ÚLTIMA GERAÇÃO E AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA AO ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU PARA OPERAR COMO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO, COM EMBARQUES INICIAIS DE MINÉRIOS DE FERRO.

                https://www.enseada.com/2021/06/10/5a-operacao-da-brazil-iron-limited-no-tup-enseada/

 JOSEMAR SOUZA SANTOS - CORECON 2065

SALVADOR, EM 10 DE AGOSTO DE 2021


ECONOMISTA, PELA UCSAL

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU, ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ORGANIZACIONAL PÚBLICA, REALIZADO NO PERÍODO DE ABRIL A DEZEMBRO DE 2000, UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - MONOGRAFIA - ESTRUTURA PORTUÁRIA DO ESTADO DA BAHIA, UM RELATO OPERACIONAL.

"PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU, ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM ÓRGÃO DE INFRA ESTRUTURA DE TRANSPORTES, INÍCIO EM  24/03/2007 E TÉRMINO EM 07/05/2008, UFBA -UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - MONOGRAFIA -ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO.

PUBLICADO NO SITE BAHIA NOTICIAS EM 10/09/2021: https://www.bahianoticias.com.br/artigo/1388-economia-baiana-um-processo-de-decadencia-nexo-de-causa-e-efeito.html

sexta-feira, 25 de junho de 2021

BONS VENTOS A TODOS HOMENS DO MAR NESTE 25 DE JUNHO!!

NETUNO OFEREÇA O RUMO A TODOS HOMENS DO MAR NA SUA FAINA DIÁRIA NA IMENSIDÃO DOS OCEANOS!!




    CUTTY SARK - TALL SHIP

       Photo by Hulton Archive/Getty Images

quinta-feira, 25 de junho de 2020

25 DE JUNHO, DIA DO HOMEM DO MAR

A TODOS HOMENS DO MAR, NOSSA GRATIDÃO PELAS MILHAS NAVEGADAS, DURANTE SÉCULOS, PROPORCIONANDO A PERPETUALIDADE DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO!!! "NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO"!!!!!




JOSEMAR SOUZA SANTOS 

    ECONOMISTA - 2065

segunda-feira, 9 de setembro de 2019

ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NO LITORAL BAIANO, UMA ATIVIDADE RELEGADA

DIANTE DAS ATUAIS E NOVAS PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS DO CENÁRIO ECONÔMICO QUE  ENVOLVEM A CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, A EXEMPLO DA NOVA FEIÇÃO QUE A GESTÃO ATUAL DA PREFEITURA VEM IMPLEMENTANDO EM QUALIFICAÇÕES DOS ESPAÇOS URBANOS, JUNTO À INAUGURAÇÃO DO MAGNÍFICO CENTRO DE CONVENÇÕES, NO FINAL DE 2019, A MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO, VOLTAMOS A TECER ALGUNS TÓPICOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SETOR NÁUTICO DE LAZER COMO INDUTOR DE RENDA E EMPREGO.

O RETORNO DE EVENTOS NÁUTICOS INTERNACIONAIS CONQUISTADOS COM MUITO ESFORÇO, POSTERIORMENTE PERDIDOS EM VIRTUDE DA AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE FUNCIONAL DE ALGUNS GOVERNOS, HOJE RETORNAM. CITAMOS A REGATA "JAQUES VABRE".


REGATA JACQUES VABRE

A RIBEIRA CAMINHA PARA POTENCIALIZAR SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS NO MUNDO NÁUTICO COM A NOVA MARINA DA PENHA, O QUE JÁ SE TORNA UM CAMINHO, APESAR DO MUITO QUE AINDA PODE SER REALIZADO NA ENSEADA DOS TAINHEIROS.

EM SUMA, O QUE PENSO À RESPEITO DESTE TEMA ESTÁ POSTADO EM MEU BLOG, ARTIGOS E TRABALHO MONOGRÁFICO DE MINHA AUTORIA, MAS VAMOS ELENCAR ALGUNS PONTOS E REFORÇAR AS LEMBRANÇAS, VEJAM  ABAIXO AS SUGESTÕES:


1) QUANTIFICAR O PIB NÁUTICO DO LITORAL DE  SALVADOR E ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, NOS DIVERSOS SEGMENTOS, BALIZANDO AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS NESSE NICHO; 

a) MOTORES - VENDA E MANUTENÇÃO;

b) MATERIAL USADO NA CONSTRUÇÃO NAVAL- MADEIRA, FIBRA, ALUMÍNIO, TINTAS,VERNIZES, ESTOFARIA, MATERIAL DE SALVATAGEM, CABOS NAVAIS;

2) PROMOVER AÇÕES PARA RECUPERAR REGATAS INTERNACIONAIS, PERDIDAS POR INÉRCIA GOVERNAMENTAL, E CONQUISTA DE NOVOS EVENTOS NÁUTICOS;



MARINA ARATU

3) INCENTIVAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE E ESPORTES NÁUTICOS  EM COMUNIDADES CARENTES, LEVANDO OS JOVENS A SEDIMENTAREM A CIDADANIA, IDENTIDADE DE POVO, O SABER POPULAR E AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS  COMO - CONSTRUÇÃO NAVAL, PESCA, NAVEGAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO E ENSEADA DOS TAINHEIROS. A EFICÁCIA DESTA AÇÃO SERÁ A RETIRADA DO JOVEM DO AMBIENTE DE VIOLÊNCIA QUE DOMINOU A PÁTRIA.

4) CONSTRUIR FACILIDADES ESTRUTURAIS PARA COMUNIDADES QUE VIVEM DA PESCA, NO ENTORNO DO SUBÚRBIO, ENSEDA DOS TAINHEIROS, ILHA DE MARÉ E DOS FRADES, A EXEMPLO DE TERMINAIS PESQUEIROS, RAMPAS, PONTES DE ATRACAÇÃO;

5) INTERMEDIAR LINHAS DE CRÉDITOS E CONSULTORIAS PARA CONSTRUTORES ARTESANAIS QUE ATUAM NO ÂMBITO DA RIBEIRA, CACHA PREGO, VALENÇA, CAMAMU, SUBÚRBIO FERROVIÁRIO ETC. 



IMAGEM DO PORTO DE SALVADOR EM 1873

6) ATUAR COM MECANISMO DE INCENTIVOS FISCAIS PARA ATRAIR INDUSTRIAS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTO NAVAIS PARA SALVADOR - DE SALVATAGEM, BOIAS, CABOS, TINTAS, VERNIZES, FIBRAS SINTÉTICAS, VELARIAS, MOTORES, INOX, ENTRE OUTROS; A BAHIA É 3º MERCADO NÁUTICO DO PAÍS E NÃO CONSTRUÍMOS LANCHAS, VELEIROS OU EMBARCAÇÕES DE SERVIÇOS, A NÃO SER EM ESTALEIROS ARTESANAIS, ESTE CENÁRIO REPRESENTA PERDAS DE RENDA, IMPOSTOS E EMPREGO;

7) PROMOVER CIRCUITO DE VELA DE OCEANO, FEIRAS NÁUTICAS, CONVIDANDO VELEJADORES E ESTALEIROS DE OUTROS PAÍSES, ALÉM DE BRASILEIROS;




SAVEIRO DE VELA DE IÇAR, COM MASTRO DE TRAQUETE - EMBARCAÇÃO TÍPICA DOS MARES DA BAHIA

8) POTENCIALIZAR EVENTOS NÁUTICOS REPRESENTATIVOS  DA NOSSA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL, A EXEMPLO DA REGATA JOÃO DAS BOTAS, PROCISSÃO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES, NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES EM BOM JESUS DOS PASSOS, FESTA DO DIA 2 DE FEVEREIRO EM SALVADOR;

09) CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO RECÔNCAVO BAIANO, JUNTO A SALVADOR, PARA FORMULAR E TRAÇAR AÇÕES CONJUNTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS TURÍSTICOS NÁUTICOS E CULTURAIS. PRINCIPALMENTE A NAVEGAÇÃO ATÉ CACHOEIRA, PELO RIO PARAGUAÇU. EVITANDO GASTOS EXORBITANTES COM CONTRATAÇÕES DE CONSULTORIAS,  COM RESULTADOS PÍFIOS, EM GERAL,TENDO À FRENTE DITOS ESPECIALISTAS QUE NADA CONHECEM DA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA. DEVE-SE VERIFICAR SE OS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO TEM REALIZADO AUDITORIAS, INCLUSIVE OPERACIONAL. EM RELAÇÃO A ESSES CONTRATOS, E O SEU CUSTO BENEFÍCIO ENTRE O VALOR CONTRATADO E OS RESULTADOS OBTIDOS PARA À SOCIEDADE

10) RECONSTITUIR DOCUMENTOS, IMAGENS, FATOS E AQUISIÇÃO DE ACERVOS PARTICULARES QUE RETRATEM A HISTÓRIA DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, A CONSTRUÇÃO NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, QUE FARÁ PARTE DE UM GRANDE MUSEU NÁUTICO EM SALVADOR;



SAVEIRO VELA DE PENA

11) REQUISITAR A ÁREA DO INERTE TERMINAL PESQUEIRO DA RIBEIRA E TRANSFORMÁ-LO EM UMA MARINA PÚBLICA, COM ESPAÇO PARA EXPOSIÇÕES, REPAROS NÁUTICOS, E PROJETO PILOTO PARA CONSTRUÇÃO NÁUTICA;

12) REALIZAR NEGOCIAÇÕES COM A MARINHA DO BRASIL, PARA INSTALAÇÃO DE UMA MARINA DE APOIO AO LONGO DO QUEBRA MAR SUL DO PORTO DE SALVADOR, VOLTADA PRINCIPALMENTE A VELEJADORES VISITANTES;



NAVIO "ITAPARICA" DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA

13) POTENCIALIZAR AS INSTALAÇÕES DA JEQUITAIA PARA ATUAR COMO INCUBADORA DE EMPRESAS DE PROJETOS NÁUTICOS E  CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, GERANDO TECNOLOGIA NAVAL EM DESIGN. NO MOMENTO QUE ATINGISSEM ESCALA DE PRODUÇÃO SERIAM ALOCADAS NA BAÍA DE ARATU OU NA ANTIGA FÁBRICA DE CIMENTOS – COCISA – EM PARIPE. ESTE PROJETO FOI CRIADO NO ÂMBITO DO ANTIGO CENTRO NÁUTICO DA BAHIA E ABORTADO DURANTE OS ÚLTIMOS GOVERNOS





PROCISSÃO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES

14) CRIAR UM GRUPO MARÍTIMO NO ÂMBITO DA GUARDA MUNICIPAL, COM SEDE NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AGINDO SUPLETIVAMENTE EM RELAÇÃO A MARINHA DE GUERRA, NAS FAINAS DE SALVATAGEM, SEGURANÇA MARÍTIMA NA ORLA DE SALVADOR E ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E AÇÕES SOCIAIS, ACRESCENTAMOS QUE, ESTE PROJETO FOI ENVIADO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, VIA MONOGRAFIA DE NOSSA AUTORIA, MAS O RESULTADO FOI ARQUIVAMENTO DO PROCESSO, UM POUCO ANTES DO TRÁGICO ACIDENTE COM LANCHA QUE FAZIA LINHA DE SALVADOR PARA MAR GRANDE, COM LAMENTÁVEIS VÍTIMAS FATAIS;



                                         NAVIO "MASCOTE" DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA

15) PROMOVER INTERCÂMBIO COM ENTIDADES MARÍTIMAS INTERNACIONAIS, VOLTADAS AO FOMENTO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, TRAZENDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE SETOR NA CAPITAL BAIANA;

16) INSTALAR CURSO DE ENGENHARIA NAVAL EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, ALÉM DE CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO, PRINCIPALMENTE AS LOCALIZADAS NA RIBEIRA E SUBÚRBIO FERROVIÁRIO;



ESCUNA, EMBARCAÇÃO TÍPICA DA BAHIA

17) INCENTIVAR ESTUDOS ARQUEOLÓGICO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, IDENTIFICANDO NAUFRÁGIOS, SUAS HISTÓRIAS E OUTROS ACHADOS ARQUEOLÓGICOS, FICANDO O FRUTO DESSAS EXPLORAÇÕES CIENTÍFICAS NO MUSEU NÁUTICO DE SALVADOR;

18) SEBRAE, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E FIEB, DEVEM PROVER INICIATIVAS PARA ASSISTIR EMPREENDEDORES NA ÁREA NÁUTICA;

19) CRIAR UM COMITÊ MUNICIPAL COMPOSTO POR MEMBROS OU REPRESENTANTES DA COMUNIDADE NÁUTICA , PROPRIETÁRIOS DE MARINAS E GARAGENS NÁUTICAS, CONSTRUTORES ARTESANAIS, REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, REPRESENTANTES DE ENTIDADES LIGADAS AO MEIO AMBIENTE, ESPECIALISTA EM ARQUEOLOGIA NAVAL, COM INTUITO DE TRAÇAR DECISÕES QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO SETOR.



CAIXA PREGO, ILHA DE ITAPARICA

20) CONSTRUIR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE BAIXA, EVITANDO O DESCARTE DE DEJETOS IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, PELO CANAL DO BATE ESTACA, NA VERDADE UM CRIME AMBIENTAL.

21) PROMOVER FESTIVAL NÁUTICO EM SALVADOR, NO VERÃO, COM ATRAÇÃO DE REGATA DE TALL SHIPS E OUTRAS ATIVIDADES CORRELATAS;

22) ESTRUTURAR UM MUSEU ONDE POSSA-SE REESCREVER A HISTÓRIA DE OCUPAÇÃO DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, OPORTUNIZANDO PARA À CIDADE O QUANTO ESSE ESPELHO D'ÁGUA ERA EXTENSO, ANTES DOS ATERROS CRIMINOSOS E DESTRUIÇÃO DE SEUS MANGUEZAIS, A MESMA FOI UTILIZADA COMO PORTO, LOCAL DE CONSTRUÇÃO NAVAL E HIDROPORTO - RECEBIMENTO DE HIDRO AVIÕES

23) CONSTRUIR  RÉPLICAS DE TODAS AS VARIAÇÕES DOS SAVEIROS, COM BASE NO "GRAMINHO", INCLUSIVE DE BALEEIRAS, ENQUANTO O SISTEMA DE CONSTRUÇÃO NAVAL DA BAHIA, REPRESENTADO POR SEUS MESTRES CARPINTEIROS, QUE AINDA VIVEM, POSSA SER OPERACIONALIZADO, AGREGANDO COMO PARCEIROS EMPRESAS DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI OU OUTRAS, COMO COMPENSAÇÃO SOCIAL, AS QUAIS SE TORNARÃO PADRINHOS DAS EMBARCAÇÕES, CONTRIBUINDO COM SUAS MANUTENÇÕES. ESSAS RÉPLICAS PARTICIPARIAM DE REGATAS. 

JOSEMAR SOUZA SANTOS
             
             CORECON - 2065   



sábado, 1 de junho de 2019

EXTRATERRESTRE - POR QUE NÃO ESTÃO AQUI - ALIEN - WHY AREN'T THEY HERE?

EM RELAÇÃO A POSTAGEM REALIZADA POR ESTE BLOG, TRAÇANDO HIPÓTESES DESCOMPROMETIDAS E SEM FUNDO CIENTÍFICO SOBRE A CONSTATAÇÃO DE VIAJANTES ESPACIAIS NÃO ESTAREM AQUI OU POR AQUI NÃO PASSAREM EM ESCALAS OPERACIONAIS, COM SUAS NAVES, INDICAMOS COMO PESQUISA A LEITURA DO "PARADOXO DE FERMI", QUE, EM ÉPOCA REMOTA TAMBÉM SUSCITOU ESTE ENIGMA.

A LEITURA SÓ FARÁ SENTIDO SE SUA RAZÃO INDICAR À EXISTÊNCIA DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES, ALÉM DA TERRESTRE.

ABAIXO ESTÃO OS LINKS DAS POSTAGENS


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON - 2065

quarta-feira, 29 de maio de 2019

ENSEADA DOS TAINHEIROS E SUA VOCAÇÃO NÁUTICA - TAINHEIROS COVE AND ITS NAUTICAL VOCATION

O GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA ATRAVÉS DA SUA SECRETARIA DE TURISMO, LANÇA AVISO DE LICITAÇÃO PÚBLICA NACIONAL DE OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA MARINA DA PENHA NA RIBEIRA, COM FINANCIAMENTO DO BID - BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO.



SEMPRE PERSISTIMOS EM AFIRMAR SOBRE O  POTENCIAL GERADOR DE RENDA, EMPREGOS, IMPOSTOS E SUSTENTABILIDADE SOCIAL, NO ÂMBITO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ATRAVÉS DO TURISMO E ATIVIDADES NÁUTICAS DE LAZER, SE FOREM EXPLORADOS DE FORMA PROFISSIONAL.




TEMOS UM TRABALHO ACADÊMICO E DIVERSOS ARTIGOS PUBLICADOS SOBRE O TEMA. SOU UM ENTUSIASTA, CONSTATO, QUE UMA SIGNIFICATIVA PARCELA DE DINHEIRO PÚBLICO FOI EMPREGADO SEM RESULTADOS SATISFATÓRIOS. ME PARECE SER ESTA A PRIMEIRA AÇÃO PRAGMÁTICA A SER EFETIVADA.



QUE ESSA INICIATIVA SE ESTENDA A TODA ORLA DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, TRANSFORMANDO ESTE QUADRANTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS EM UMA PÓLO NÁUTICO, CONSTITUÍDO DE MARINAS, RAMPAS DE ACESSO AO MAR PARA EMBARCAÇÕES DE MENOR PORTE, ESCOLA PROFISSIONALIZANTES, APROVEITANDO O SABER POPULAR DOS MORADORES DO SEU ENTORNO, COM HISTÓRICO  LIGADOS ÀS FAINAS NÁUTICAS, ESTALEIROS PARA REFORMA E CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, ESCOLAS DE VELAS, CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO, ELIMINANDO O DESPEJO DO DEJETOS NO CANAL DO BATE ESTACA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS.



OS ATERROS REALIZADOS NESSE LOCAL REDUZINDO O ESPELHO D'ÁGUA, DESTRUINDO MANGUEZAIS, PARA CONSTRUÇÃO DE CONJUNTOS RESIDENCIAIS, SE CONSTITUI UM CRIME AMBIENTAL DE GRAVES REPERCUSSÕES, DEVENDO SER APURADO.

ATIVIDADES PESQUEIRAS DEVEM SER INCENTIVADAS E PROFISSIONALIZADAS, ATRAVÉS DE CONSTRUÇÃO DE TERMINAIS. UM EXEMPLO É O PORTO DA SARDINHAS NA REGIÃO DO CABRITO, DE ONDE VÁRIAS FAMÍLIAS TIRAM SEU SUSTENTO COM A VENDA E BENEFICIAMENTO DO PESCADO.

NO INTERIOR DA BAÍA DOS TAINHEIROS ESTÃO LOCALIZADOS DIVERSOS  ANCORADOUROS DE PEQUENO PORTE, ESTRUTURADOS DE FORMA PRECÁRIA, INICIATIVA DE MORADORES DAS CERCANIAS, MAS, EM CONTRAPONTO SERVINDO DE ABRIGO PARA CENTENAS DE EMBARCAÇÕES DE PESCA, LAZER DE USO MISTO, GERANDO GASTOS E RENDAS COM SERVIÇOS DIVERSOS. NESSA PERSPECTIVA, O GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE SALVADOR, COM A CRIAÇÃO DE PROGRAMAS DE INCENTIVOS A REQUALIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS NÁUTICAS, POTENCIALIZARIA AINDA MAIS ESTA RELAÇÃO CUSTO BENEFICIO, SEM A NECESSIDADE DE GASTOS MILIONÁRIOS EM PROGRAMAS QUE NÃO ALCANÇAM AS METAS ESTABELECIDAS,
JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CRE - 2065

domingo, 19 de maio de 2019

RECLAMAÇÃO NOTA SALVADOR

Encaminhei email com reclamações e não obtive satisfação. Acerca de expiração do crédito discriminadas abaixo, que expirou e não consegui resgatar em virtude do valor ser abaixo do patamar para resgate. Isto ocorreu em virtude de muitos dos meus créditos estarem pendentes, durante um período que foge à razoabilidade. Pode transparecer que seja intencional, para você não conseguir atingir o valor mínimo para resgate.

Gostaria de saber por que as notas geradas em meu nome pela 115.899/004-29 - ODONTO SYSTEM PLANOS ODONTOLÓGICOS LTDA, não gera crédito. Além disso, todas as notas emitidas em meu CPF pelas salas de cinemas do Shopping Barra não geraram créditos.

Outrossim gostaria que a resposta para esta reclamação seja efetuada em 5 dias úteis, pois solicitei antes e não obtive respostas.

ATENCIOSAMENTE

JOSEMAR SOUZA SANTOS

06.311.319/0001-14
MOVEIS FORTE COMERCIO E SERVICOS LTDA - ME
000562 07/10/17 60,00 0,54
06.311.319/0001-14
MOVEIS FORTE COMERCIO E SERVICOS LTDA - ME
000561 07/10/17 85,00 0,76

AMPLIAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR - VITÓRIA PARA ECONOMIA BAIANA - EXPANSION OF THE CONTAINER TERMINAL AT THE PORT OF SALVADOR - VITÓRIA FOR THE BAIANA ECONOMY



EM PRIMEIRO PLANO É VISÍVEL O CANTEIRO DE OBRAS, A DIREITA SE VISUALIZA AS PRIMEIRAS ESTACAS QUE DARÃO ORIGEM AO NOVO CAIS, PROLONGAMENTO DO ATUAL.


A AMPLIAÇÃO DO TECON SALVADOR, NÃO SÓ TRADUZ O MAIOR INVESTIMENTO REALIZADO EM SALVADOR, COMO TAMBÉM O MAIS IMPORTANTE, ESTRUTURANTE E MULTIPLICADOR, COM IMPACTO DIRETO NA COMPETITIVIDADE DE NOSSA ECONOMIA EM ATRAIR INVESTIMENTOS PRODUTIVOS.

ACRESCENTE QUE, UM EXTENSO ESPECTRO TERRITORIAL DO ESTADO TAMBÉM ACALENTARÁ OS EFEITOS  POSITIVOS DESSE INVESTIMENTO. VEJAM COMO A BAHIA ESTÁ DISPERSA EM RELAÇÃO A SEU FUTURO ESTRATÉGICO, NO MOMENTO EM QUE POUCO SE COMENTA SOBRE ESTE FATO, PREFERINDO-SE LEVAR ÀS MANCHETES UMA MAQUETE DE UMA PONTE INÚTIL E ILUSÓRIA, PARA ESTE MOMENTO, CHAMADA SALVADOR - ITAPARICA, QUE, DO MODO COMO QUEREM PODERÁ DIFICULTAR E ATÉ IMPEDIR O FLUXO DE PLATAFORMAS E GRANDES NAVIOS EM DIREÇÃO AOS TERMINAIS E ESTALEIROS INSTALADOS NAS ENTRANHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, GERANDO  DESEMPREGO, QUEDA DE RENDA E IMPOSTOS.

RESSALTAMOS QUE, ESSA OBRA SE INICIA COM MAIS DE 10 ANOS DE ATRASO, RATIFICANDO O PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO QUE A BAHIA VEM ATRAVESSANDO EM QUASE 2 DÉCADAS, SOBRE O OLHAR PATÉTICO DA FIEB, AGENTES POLÍTICOS, ASSOCIAÇÕES DE CLASSE E DA PRÓPRIA SOCIEDADE BAIANA, POIS "CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE" !!!!!!

ACESSEM O LINK, PUBLICADO NO JORNAL "TRIBUNA DA BAHIA", NO DIA  13/05/2019:

https://www.trbn.com.br/materia/I17163/obra-no-porto-de-salvador-movimenta-mais-de-meio-bilhao

LINK DE POSTAGEM DO BLOG, VERSANDO SOBRE ESTE TEMA:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html



JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CORECON - 2065

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - PARTE IV -SAVEIRO DE VELA IÇAR - ARMADO EM TRAQUETE - RESCUE OF BAHIA'S NAVAL HISTORY - PART IV - SAIL SLOOP HOISTED - ARMED ON FORESKET

                      FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.

A BAHIA E SEUS ASPECTOS CIVILIZATÓRIOS. A IDENTIDADE, A FORÇA, A CORAGEM, O NACIONALISMO DO POVO BAIANO FORAM FORJADOS PELOS CAMINHOS DO MAR.

SAVEIRO DE VELA DE IÇAR PARTICIPANDO DA PROCISSÃO MARÍTIMA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES, EM 1950.

VERIFIQUEM QUE À ARMAÇÃO VÉLICA É COMPOSTA DE UM MASTRO DE TRAQUETE POSICIONADO NA PROA.

HOJE NÃO EXISTEM SAVEIROS COM ESTA CARACTERÍSTICA DE VELA, NAVEGANDO PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, O QUE ERA COMUM ATÉ A DÉCADA DE 1960.



JOSEMAR

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

FEIRA NÁUTICA, NOS DIAS 26 A 29 DE OUTUBRO DE 2017, BAHIA MARINA


FEIRA NÁUTICA NOS DIAS 26 A 29 DE OUTUBRO DE 2017, NA BAHIA MARINA.

SE CONECTE AO MAR DA BAHIA, NO ESPLENDOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, SUAS PRAIAS, ILHAS, HISTÓRIAS E MISTÉRIOS DE UMA CIVILIZAÇÃO QUE SE FUNDAMENTOU PELOS CAMINHOS DE NOSSAS ÁGUAS.

NAVEGAR É VIDA, É SAÚDE FÍSICA E EXISTENCIAL, AO CONTRÁRIO DOS PARTIDOS DITOS DE ESQUERDA, DITOS SOCIALISTAS, QUE ROTULAM E PLANTAM NAS MENTES DOS HIPNOTIZADOS, QUE O FUTURO DA BAHIA SE RESUME  À AGRICULTURA FAMILIAR, QUE À ATIVIDADE NÁUTICA É NINHO DA BURGUESIA, ISTO PARA O BAIXO CLERO DA MILITÂNCIA , POIS PARA A CÚPULA, EM SUA MAIORIA, TER UM BARCO É UM SONHO DE CONSUMO, VIABILIZADO COM DINHEIRO DA CORRUPÇÃO. TRISTE BAHIA!!!!

VISITE ESTA FEIRA DE EMBARCAÇÕES, ENTRE EM CONTATO COM O MUNDO NAVAL, E RETORNE COM UM OBJETIVO, ADQUIRIR SEU BARCO. EM TEMPO, CONVIDE A FAMÍLIA E AMIGOS.


JOSEMAR





sexta-feira, 6 de outubro de 2017

MAR AVANÇA EM PONTOS DO LITORAL BAIANO - SEA ADVANCES AT POINTS OF THE BAIANO COAST

O AVANÇO DO MAR EM PONTOS DO LITORAL BAIANO, TEM DESPERTADO A CURIOSIDADE DOS AFICIONADOS PELO TEMA, ALÉM DE PREJUÍZOS DIVERSOS, ALGUNS APONTAM COM PRINCIPAL CAUSA, AS QUESTÕES CLIMÁTICAS, OU SEJA UM PROVÁVEL AQUECIMENTO GLOBAL, CONTRIBUÍDO PARA ELEVAÇÃO DO NÍVEL DAS ÁGUAS OCEÂNICAS. SERIA ESTA A CAUSA MAIS IMPORTANTE?

A INTERFERÊNCIA HUMANA, COM CONSTRUÇÕES DE ESTRUTURAS PORTUÁRIAS - OFFSHORE - QUE REQUEREM ESPIGÕES E QUEBRA - MARES, A EXEMPLO DE TERMINAIS MARÍTIMOS OPERADOS NO ESPÍRITO SANTO E SUL DA BAHIA, PRINCIPALMENTE VOLTADOS PARA A MOVIMENTAÇÃO DE TOROS DE EUCALIPTOS E CELULOSE LEVARAM À MODIFICAÇÃO DA ESTRUTURA LITORÂNEA, EM RAZÃO DO BLOQUEIO NA MOVIMENTAÇÃO DE SEDIMENTOS DE UMA ÁREA PARA OUTRA, POR CONSEQUÊNCIA ALGUNS LOCAIS DO MAR RECUAM E OUTROS AVANÇAM.

O PORTO DO MALHADO EM ILHÉUS É UM ESTUDO DE CASO INTERESSANTE. NESTE QUADRANTE, ÀS CORRENTES MARÍTIMAS TRANSITAM DO SUL PARA O NORTE. OS GRÃOS DE AREIA QUE SÃO DESLOCADOS PARA O NORTE, SÃO SUBSTITUÍDOS POR OUTROS VINDOS DO SUL, EM UM FLUXO CONTÍNUO. COM A CONSTRUÇÃO DO PORTO MALHADO EM ILHÉUS, O SEU ESPIGÃO RETEVE OS SEDIMENTOS, O QUE LEVOU A AMPLIAÇÃO DA FAIXA DE AREIA NA PRAIA DA AVENIDA SOARES LOPES, ENQUANTO NO LADO NORTE O MAR AVANÇOU SOBRE AS RESIDÊNCIAS, OS SEDIMENTOS QUE FORAM DESLOCADOS PELAS CORRENTES MARÍTIMAS, NÃO FORAM SUBSTITUÍDOS.

PARECE SIMPLÓRIO, MAS É TÉCNICO, QUALQUER MODELO REDUZIDO, FUNDAMENTA ESTA ASSERTIVA.

CUIDADO BAIANOS COM OBRAS DE CARÁTER ELEITOREIRO E FARAÔNICA, SE REALMENTE FOREM REALIZADAS, A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO PODE SER DESFAVORÁVEL AO MEIO AMBIENTE MARÍTIMO, PODENDO TER RESULTADOS ECONÔMICOS NEGATIVOS, A EXEMPLO DE PROJETOS DE PONTES E PORTOS EM ÁREAS OFFSHORE, ONDE O AMBIENTE NATURAL É NORTEADO DE COMPLEXIDADE QUE DEVEM SER SUPERADAS PELAS TÉCNICAS DE ENGENHARIA, COMO: INTENSIDADE DE VENTOS, CORRENTES MARÍTIMAS, PROFUNDIDADE DO MAR, CARACTERÍSTICA DO SOLO MARINHO, ACESSO AO TRÁFEGO MARÍTIMO, ETC, O  QUE DEMANDAM ANOS DE ESTUDOS, DIFERENTE DE ANÚNCIOS FUNDAMENTADOS EM ESTUDOS AÇODADOS.

JOSEMAR

IMAGEM DO PORTO DO MALHADO, ONDE FICA VISÍVEL O ACUMULO DE SEDIMENTOS, À FRENTE DA IMAGEM, COM AMPLIAÇÃO DA FAIXA DE AREIA, E AO FUNDO, O MAR AVANÇA, SEM FAIXA DE AREIA.


DESTRUIÇÃO CAUSADA PELO AVANÇO DO MAR, NO LITORAL NORTE DE ILHÉUS.


MAQUETE DO DITO  PORTO SUL, REPITO É UMA MAQUETE, NÃO É UMA IMAGEM DE UM PROJETO.


MAQUETE DA IMAGÉTICA PONTE SALVADOR - ITAPARICA, REPITO É UMA MAQUETE, NÃO A IMAGEM DE UM PROJETO.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O BLOG ESTÁ ATIVO! POR CIRCUNSTÂNCIAS, COM ESPAÇO MAIOR ENTRE POST

EM RESPEITO A TODOS QUE ACESSAM O "VIAJANTE SEM PORTO", INFORMAMOS QUE, ESTAMOS ATIVOS EM NOSSA CAMINHADA, APENAS COM UM MAIOR INTERVALO DE TEMPO ENTRE AS POSTAGENS, EM VIRTUDE DE DEMANDAS PARTICULARES, 


RECOMENDAÇÕES


JOSEMAR

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A IRRESPONSABILIDADE EM EXTINGUIR O PORTO DE SALVADOR - THE IRRESPONSIBILITY IN EXTINGUISHING THE PORT OF SALVADOR

PARECE INACREDITÁVEL QUE O PREFEITO ACM NETO TENHA CONHECIMENTO E PERMITIDO QUE UM DOS SEUS AUXILIARES LANCE UMA PROPOSTA TÃO IRRESPONSÁVEL  CONTRA OS INTERESSES ECONÔMICOS DA NOSSA CAPITAL E PRINCIPALMENTE DO ESTADO DA BAHIA, COMO A EXTINÇÃO DO PORTO DE SALVADOR E SUA FINALIDADE DE GERAR RIQUEZAS PARA A POPULAÇÃO DO ESTADO.

ESSA PROPOSTA DESTRUIDORA DE EMPREGOS, RENDA, IMPOSTOS E DIVISAS, AFETARIA EM CHEIO A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E SOCIAL DO ESTADO, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, ANDA EM FRANGALHOS, SOFRENDO NESTES ÚLTIMOS 12 ANOS, COM MEDIDAS ECONÔMICAS EQUIVOCADAS E VISÍVEL ESVAZIAMENTO DO PRESTÍGIO POLÍTICO PERANTE O GOVERNO FEDERAL


TERMINAL DE CONTÊINERES PORTO DE SALVADOR
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_salvador.php


A BAHIA VEM PERDENDO COMPETITIVIDADE, DEIXANDO PASSAR AO LARGO SUAS VANTAGENS COMPETITIVAS E COMPARATIVAS, EM RELAÇÃO, PRINCIPALMENTE, A OUTROS ESTADOS DO NORDESTE, COMO PERNAMBUCO, QUE APOSTOU SUAS FICHAS DESENVOLVIMENTISTAS NO COMPLEXO PORTUÁRIO DE SUAPE, CEARÁ COM O PORTO DE PECÉM E O MARANHÃO, COM AUXÍLIO DO GOVERNO FEDERAL VEM POTENCIALIZNDO O SUPER PORTO DE ITAQUI. ENQUANTO A BAHIA IRRESPONSÁVEMENTE PADECE NESTE SETOR, COM A INÉRCIA DA SOCIEDADE E DE ÓGÃOS REPRESENTATIVOS DE CLASSE COMO A FIEB E A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL .



http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_salvador.php


EXEMPLOS DESTA PERDA DE PRESTÍGIO DO ESTADO DA BAHIA NO CAMPO ECONÔMICO. POR NÃO CONTAR COM PORTOS EFICIENTES, SÃO: A MONTADORA JAC MOTORS, ANUNCIADA COM FESTA PELO GOVERNO DA BAHIA, DESISTIU DE SE INSTALAR NO ESTADO; DIVERSOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, PERTENCENTES A EMPRESAS LOCALIZADAS NO SUDESTE E SUL DO PAÍS, OPTARAM POR PERNAMBUO PARA COLOCAREM SEUS PRODUTOS NO NORDESTE; A JEEP FOI PARA PERNAMBUCO, EM DETRIMENTO DA BAHIA, SEM CITAR OUTRAS EMPRESAS QUE DEIXARAM  DE SE INSTALAREM AQUI.

PERNAMBUCO, COM O CENTRO HISTÓRICO DO RECIFE,  MELHOR CUIDADO DO QUE O DE SALVADOR, MANTÉM O SEU PÓRTO OPERACIONAL, MESMO COM SUAPE; O CEARÁ, MANTÉM O PORTO DE FORTALEZA, MESMO COM PECÉM; O RIO DE JANEIRO IDEM; CIDADES COMO BARCELONA E BUENOS AIRES, SOCIALIZARAM SEU ENTORNO PORTUÁRIO, COM ÁREAS DE LAZER E ENTRETENTIMENTOS, MAS SÓ FIZERAM ISTO, APÓS CRIAREM NOVAS ÁREAS DE MOVIMENTO DE CARGA. A BAHIA, QUE NÃO INVESTE EM PORTOS HÁ MAIS DE 2 DÉCADAS QUER FECHAR O QUE RESTA. TRISTE BAHIA!!!!!! 

NESTE MOMENTO, APÓS TANTO TEMPO PERDIDO, A AMPLIAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊNEIRES DO PORTO DE SALVADOR FOI ANUNCIADA, COLOCANDO A BAHIA NA ROTA DOS GRANDES NAVIOS, RESULTANTES DA AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, TOMAR CONHECIMENTO DO FUTURO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO NOSSO PORTO, É UM CONTRASENSO.

PREFEITO ACM NETO, ACREDITO NO SEU POTENCIAL DE GESTOR E ESPERO QUE A PARTIR DE 2018, VOCÊ LEVE A BAHIA A SEU PATAMAR HISTÓRICO DE IMPORTÃNCIA ECONÔMICA A NÍVEL GLOBAL E DE BRASIL. EM CONTRA PONTO, PERMITIR QUE AUXILIARES DE VOSSA EXCELÊNCIA TOME A FRENTE DE PUBLICIZAR IDÉIAS IRRESPONSÁVEIS E FÚTEIS QUANTO A ESTRUTURAS PORTUÁRIAS, DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSO FUTURO DE POVO, NÃO CAI BEM, HÁ DE SE PENSAR NAS CONSEQUÊNCIA DESTE ATO.


JOSEMAR