ARTIGO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA, COMENTAMOS SOBRE AUSÊNCIA DE PRIORIDADES EM RELAÇÃO A PROJETOS INTEGRADOS PARA ESSE SETOR.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
ARTIGO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA, COMENTAMOS SOBRE AUSÊNCIA DE PRIORIDADES EM RELAÇÃO A PROJETOS INTEGRADOS PARA ESSE SETOR.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
https://www.bahianoticias.com.br/artigo/816-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-i
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
ARTIGO USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO, COMENTAMOS SOBRE AS POTENCIALIDADES AMBIENTAIS E ECONÔMICAS DE UM PROJETO DESTA NATUREZA;
https://www.bahianoticias.com.br/artigo/1464-usina-de-processamento-de-lixo-gera-renda-emprego-e-sustentabilidade
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
ARTIGO ECONOMIA BAIANA, COMENTAMOS SOBRE A PERDA DE POSIÇÕES RELATIVAS DA ECONOMIA BAIANA FRENETE A OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
ARTIGO ATIVIDADE NÃUTICA NA BAHIA, COMENTAMOS SOBRE O POTENCIAL DA NÁUTICA DE LAZER NA BAÎA DE TODOS OS SANTOS.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
ESTE MARCADOR ENGLOBA ARTIGOS PUBLICADOS PELO AUTOR DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO,
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
RETORNAMOS A COMENTAR SOBRE A ANTIGA ESTRADA DE FERRO / JUAZEIRO SALVADOR, QUE, PELO MEU ENTENDIMENTO OFERECE PERSPECTIVAS DE DINAMISMO LOGÍSTICO E INTERLOCUÇÃO COM OS 2 PÓLOS ECONÔMICOS, REGIÃO DE JUAZEIRO, RIO SÃO FRANCISCO E O ENTORNO DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, ENTRE OUTROS VETORES ECONÔMICOS, SE FOSSE RECONSTRUÍDA.
DESCREVEREI OS VERANEIOS DURANTE MINHA INFÂNCIA EM AMOREIRAS, LOCALIDADE DA ILHA DE ITAPARICA, DURANTE A DÉCADA DE 1960.
ATRAVÉS DE MEU TIO ARISTEU QUE JÁ FREQUENTVA A ILHA, COMEÇAMOS A VERANEAR EM AMOREIRAS, LOCALIZADA EM ITAPARICA, A ORIGEM DO NOME, NÃO SEI, MAS PODE ESTAR LIGADO A QUANTIDADE DE ÁRVORES COM ESTA DENOMINAÇÃO, QUE EXISTIA NO LOCAL.
MAPA ILUSTRATIVO DA ILHA DE ITAPARICA
NO INÍCIO ALUGAVAMOS CASA DE PROPRIEDADE DO SR. FELIPE, MORADOR NATIVO DA ILHA, CASADO COM DONA ZELINDA.TINHAM UMA FILHA, QUE CHAMAVAMOS DE FIA, AINDA MORADORA DO LOCAL.
MINHA MÃE, ATÉ HOJE COMENTA SOBRE NOSSA IDA A ILHA NO SAVEIRO DE SEU NAJÉ, EU TINHA MENOS DE 1 ANO DE IDADE, ELA PONDEROU COM MEU PAI, SOBRE O PERIGO DA TRAVESSIA, ELE OFICIAL DE MARINHA NÃO CANCELOU A VIAGEM, ASSIM TIVE MEU BATISMO DE MAR, SEU NAJÉ, QUANDO VINHA A SALVADOR TRAZIA MANGAS, CAJÚS E CASTANHA ASSADAS, SEMPRE RECOMPENSADO POR MEU PAI.
NESSE TEMPO RESIDIAMOS NA BARRA, EDIFÍCIO MARTA ROCHA. A TRAVESSIA ERA FEITA NOS NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, EMPRESA SECULAR, MARCA COMERCIAL MAIS CONHECIDA PELOS BAIANOS ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. FOI PIONEIRA EM USAR O VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS NO BRASIL,
AS EMBARCAÇÕES QUE FAZIAM A TRAVESSIA PARA ITAPARICA, PERIODICAMENTE ZARPAVAM NO INÍCIO DA TARDE, DO PIER DA EMPRESA, QUE FICAVA PRÓXIMO AO ANTIGO MERCADO MODELO, COM ESCALA EM PORTO SANTOS, MANGUINHOS, AMOREIRAS JUNTO COM PONTA DE AREIA E FINALMENTE À ATRACAÇÃO EM ITAPARICA.
VIAJAVAMOS COM MAIS FREQUÊNCIA NO NAVIO ITAPARICA, CONSTRUÍDO NA ALEMANHA, OUTROS, A EXEMPLO DO MASCOTE, NAVIO MAIS VELOZ DA BAHIANA, FOI ORIGINALMENTE CORVETA DE GUERRA, O JOÃO DAS BOTAS, DE ORIGEM HOLANDESA E AS LANCHAS BELANISIA, ESPERA, ANUNCIADA, FLOR DE LA MAR, EM OCASIÕES ESPECÍFICAS TAMBÉM ESCALAVAM EM AMOREIRAS.
MEU
PAI COMENTAVA QUE O NAVIO MASCOTE TINHA OPERADO COMO UMA CORVETA DURANTE A II
GRANDE GUERRA MUNDIAL, CONSIDERADO O MAIS VELOZ DA FROTA DA
"NAVEGAÇÃO BAHIANA".
NESSA ÉPOCA A LOGÍSTICA DO TRANSPORTE MARÍTIMO PARA AS DIVERSAS ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS OPERAVA DA SEGUINTE FORMA, A EMBARCAÇÃO PARAVA NAS LOCALIDADES E OS SAVEIROS ATRACAVAM A CONTRA BORDO, PARA REALIZAREM AS FAINAS. NA ILHA DE ITAPARICA CIRCULAVAM JEEPS QUE ERAM TRANSPORTADOS PELO NAVIO ITAPARICA EM CIMA DA ESCOTILHA DE SEU PORÃO DE PROA, TAMBÉM DOTADO DE 2 PAUS DE CARGA. TEMPO ONDE O SISTEMA FERRY BOAT NÃO EXISTIA.
LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE DOS 2 SAVEIRISTAS PRINCIPAIS, QUE REALIZAVAM O TRANBORDO DE TERRA PARA OS NAVIOS E LANCHAS DA BAHIANA, E VICE VERSA. PENDOR COM SEU SAVEIRO PINTADO DE PRETO E VERMELHO, E CARLITO COM SEU BARCO PINTADO DE AZUL, BRANCO E VERMELHO. INFELIZMENTE, COM TRISTEZA, NÃO POSSO AFIRMAR SE TINHA ALGUMA RELAÇÃO AS CORES DOS BARCOS COM TIME DE FUTEBOL
ESTIVE RAPIDAMENTE EM AMOREIRAS NO FINAL DE 2014 PARA TENTAR CONTATO COM A FILHA DE SEU SEU FELIPE, FIA, TIVE O PRAZER E A EMOÇAO DE ENCONTRÁ-LA, CONSERVARMOS BASTANTE, INDO EMBORA PAREI PARA BEBER UMA CERVEJA, TERMINANDO POR BATER UM AGRADÁVEL PAPO SOBRE O PASSADO COM ALGUNS NATIVOS, POR SURPRESA ME INFORMARAM QUE CARLITO ESTAVA VIVO E FORAM CHAMÁ-LO, MAIS EMOÇAO PELAS LENBRANÇAS DO PASSADO DISTANTE, INFELIZMENTE NÃO TINHA OS MEIOS PARA GRAVAR ESSE ENCONTRO.
ALÉM DOS NAVIOS DA BAHIANA UMA FROTA DE MILHARES DE SAVEIROS ATENDIAM AO RECÔNCAVO, TRANSPORTANDO CARGAS E PASSAGEIROS DURANTE SÉCULOS. ERAM ARMADOS EM VELA DE IÇAR, DE VELA DE PENA, ESCUNAS, PERUAS, DENTRE MUITAS OUTRAS.
UMA CURIOSIDADE INTERESSANTE ERA O USO DE CABOS MARÍTIMOS FEITOS DE PIAÇAVA, QUE É UMA PALMEIRA, NAS AMARRAÇÕES DOS SAVEIROS QUE NAVEGAVAM NO LITORAL BAIANO, TESTEMUNHEI ESSE FATO EM AMOREIRAS. A PIAÇAVA ERA MAIS RESISTENTE AO AMBIENTE MARINHO DO QUE CABOS PRODUZIDOS COM OUTRAS FIBRAS A EXEMPLO DO SISAL. O SEU USO VEM DO PERÍODO COLONIAL, INCLUSIVE POR NAVIOS ESTRANGEIROS.
PALMEIRA DE PIAÇAVA
https://www.researchgate.net/figure/Figura-01-Piacava-Fonte-Amaral-2015_fig1_336349451PARTINDO DE SALVADOR, DE LOCAIS COMO PORTO DA BARRA, GAMBOA, PRAIA DA PREGUIÇA, RAMPA DO MERCADO MODELO, SÃO JOAQUIM, ÁGUA DE MENINOS, RIBEIRA, OU DE QUALQUER LUGAR ONDE TIVESSE UMA PRAIA ABRIGADA. AS VELAS BRANCAS DOS SAVEIROS TORNAVAM A VISÃO DO MAR DA BAHIA UM CENÁRIO DE RARA E MISTERIOSA BELEZA.
SAVEIRO DE VELA IÇAR - ARMADO EM TRAQUETE
AMOREIRAS NOS ANOS DE 1960, UMA COMUNIDADE TRANQUILA, DESPROVIDA DE QUALQUER INFRAESTRUTURA, O TEMPO DIVAGAVA, SEM ENERGIA ELÉTRICA, SEM OS CONFORTOS DAS METRÓPOLES, MAS COM A PRESENÇA DE UM CENÁRIO MARCANTE, ENTRE COQUEIROS, CAJUEIROS E MANGUEIRAS. OS NATIVOS CALÇADOS DE TAMANCOS, CHAPÉUS DE PALHA, FACÃO NA CINTURA, OS SAVEIROS FUNDEADOS, PONTA DE NOSSA SENHORA, NA ILHA DOS FRADES, A ENIGMÁTICA ILHA DO MEDO, FORMAVAM UMA REALIDADE QUE MARCOU A MINHA EXISTÊNCIA.
MEU PAI EM PRIMEIRO PLANO, CALÇANDO TAMANCOS, SEGURANDO MEU IRMÃO TÚLIO. ACIMA MEU TIO MANOEL COM MEU PRIMO JORGE
IMAGEM ARQUIVO PESSOAL
A VISÃO DA ILHA DO MEDO REMETIA-ME AS IMPRESSIONANTES HISTÓRIAS QUE OS NATIVOS CONTAVAM SOBRE SUAS ASSOMBRAÇÕES. NO LINK A SEGUIR DO MEU PRÓPRIO BLOG, VOCÊS TERÃO MAIS DETALHES DESSES CONTOS FANTASMAGÓRICOS.
ILHA DO MEDO
http://www.hoteis-em-salvador.com/ilha-do-m%C3%AAdo-itaparicahttps://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/os-misterios-e-lendas-da-ilha-do-medo-o.html
SAVEIRO DE VELA DE PENA - FORTE DE SÃO MARCELO NO FUNDO DA IMAGEM
https://www.salvadordabahia.com/eventos/mostras-virtuais-da-fundacao-pierre-verger/APESAR DE LEVARMOS UMA BOA QUANTIDADE DE MANTIMENTOS, TÍNHAMOS O ARMAZÉM DE SEU RODRIGO ONDE COMPLEMENTAVAMOS O QUE FALTAVA. LEMBRO DAS VENDENDORAS DE DOCE DE AIPIM, COBERTO DE FOLHAS DE BANANEIRAS E COCADAS DE GOIABA, ABACAXI E COCO.
SEMPRE ERA O PRIMEIRO A ACORDAR, IA CONTAR AS MANGAS QUE TINHAM CAÍDO, NO MEIO DA TARDE ME DIRIGIA À PRAIA PARA ACOMPANHAR OS CARREGAMENTOS DOS SAVEIROS COM MANGAS, CAJÚS E GOIABAS, ZARPAVAM NO FINAL DA MADRUGADA, APROVEITANDO O VENTO QUE SOPRA DE TERRA PARA O INTERIOR DA BAÍA, IMPULSIONANDO-OS PARA SALVADOR. OS BALAIOS ERAM COBERTOS COM FOLHAS DE BANANEIRAS.
ME RECORDO DE PEQUENOS ABRIGOS NA PRAIA, COBERTOS DE PALHA DE PIAÇAVA, ONDE OS SAVEIRISTAS GUARDAVAM SEUS APRETECHOS, VELAS, REMOS, LEMES. GOSTAVA DE ENTRAR E FICAR ALGUM TEMPO, CURIOSIDADE DE MENINO.
FICAVAMOS ESPERANDO A CHEGADA DO NAVIO PARA CHECAR SE NOS SAVEIROS VINHAMM ALGUM CONHECIDO, ATO SIMPLES MAIS, PRAZEROSO.
COMO NÃO HAVIA ENERGIA NA ILHA, EXCEÇÃO DE MAR GRANDE E ITAPARICA, QUE ERAM PROVIDAS DE GERADORES, USAVAMOS A NOITE FIFÓ OU CANDEEIROS, ALIMENTADAS POR QUEROSENE JACARÉ. COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA SURGIU O ALADIM, QUE MANTINHA A LUMINOSIDADE CONSTANTE E MAIS ABRANGENTE.
QUEROSENE MARCA JACARÉ
geladeira silver antiga a querosene colecionador 🥇 【 OFERTAS 】 | Vazlon BrasilERA UM RITUAL DA NOSSA INFÂNCIA EM AMOREIRAS BEBERMOS UMA CAJUADA ANTES DE IRMOS A PRAIA, E AO RETORNAR TOMÁVAMOS BANHO DE CISTERNA.
FIFÓ
https://www.facebook.com/photo/?fbid=384604514654674&set=a.138827979232330PRATICAMENTE AO LADO DA CASA QUE VERANEAVAMOS TINHA O CLUBE DE AMOREIRAS, ONDE SE PROMOVIAM BAILES, COMEMORAVA-SE O CARNAVAL TAMBÉM.
OS NATIVOS TINHAM O HÁBITO DE FUMAR CHARUTOS, A BAHIA TINHA GRANDE FÁBRICAS, A EXEMPLO DA SUERDIECK E DANNEANN, TODAS DE CAPITAL ALEMÃ. NÃO SE USAVA CIGARROS.
OUTRA DIVERSÃO ERA PEGAR GUAIAMUMM, UM CARANGUEJO AZULADO, QUE ERAM COMUNS NA ILHA DE ITAPARICA, USANDO RATOEIRA COM LIMÃO. DEPOIS COLOCAVA- OS EM UM TONEL COM DENDÊ PARA CEVAR.
O LINK ABAIXO TRADUZ SIGNIFICATIVA FONTE DE INFORMAÇÕES SOBRE A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, FINAL DA DÉCADA DE 1950 E INÍCIO DE 1960.
Historico Navegação Bahiana..pdf - Google Drive
NAVIO "MASCOTE"
RESSALTA O ABANDONO DA INSTITUIÇÃO PELAS AUTORIDADES, DIANTE DO IMPORTANTE SERVIÇO PRESTADO NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS ENTRE A CAPITAL SALVADOR E LOCALIDADES DO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E SUAS ILHAS.
LANCHA "BELANÍSIA"
https://www.facebook.com/acervo.iconografico.itaparica/?fref=photoCONTINUAREMOS A TRAZER INFORMAÇÕES SOBRE A BAHIANA, COMO ERA CHAMADA, PELA SUA REPRESENTATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA BAHIA.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
NO DIA 11/01/23 IRÁ OCORRER A PROCISSÃO MARÍTIMA COM A REALIZAÇÃO DO TRANSLADO DA IMAGEM DO SENHOR DO BONFIM PARA A IGREJA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA, ONDE A MESMA RETORNARÁ PARA SEU NICHO NO DIA SEGUINTE EM CORTEJO TERRESTRE.
UM PERCURSO INTERESSANTE PELAS ÁGUAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, COMBINANDO COM AS BELEZAS NATURAIS, DANDO CONTORNO A FÉ E O SINCRETISMO.
O VALOR DO INGRESSO É R$ 80,00, PODE SER ADQUIRIDO DIRETAMENTE NA IRMANDADE DO SENHOR DO BONFIM.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
A SEGUNDA OPERAÇÃO COM UM VLCC - VERY LARGE CRUDE CARRIER, O DHT STALLION. INICIOU-SE NO DIA 07/01/23, ESTANDO EM ANDAMENTO.
O MESMO APORTOU AO LARGO DE SALVADOR COM UM CALADO + DE 19 M, APÓS A PRIMEIRA OPERAÇÃO DE ALÍVIO ATRAVÉS DO EAGLE SAN ANTONIO, APRESENTA 16,6 M.
O REBOCADOR DE APOIO AS FAINAS, COM OPERAÇÃO DE MANGOTES E DEFENSAS É O NS LORETO.
HOJE DIA 08/12/22, 08 H DA MANHÃ, FAREMOS UM BREVE RESUMO DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
O PORTO DE ARATU, DEPOIS DE LONGO PERÍODO OPERA COM SEUS 3 BERÇOS DE GRANÉIS SÓLIDOS OCUPADOS SIMULTANEAMENTE. EM ALGUMAS OCASIÕES A OCUPAÇÃO "FULL" OCORRIA COM A MOVIMENTAÇÃO DE MINÉRIO.DE COBRE.
ESTÃO ATRACADOS NO TGS PORTO DE ARATU O ERISORT, COM 34.000 T DE ENXOFRE, LADY SINEM OPERANDO 10.OOO T DE FERTILIZANTES E RED ORCHID, 11.OOO T DE FERTILIZANTES.
NO TGL ENCONTRAM-SE ATRACADOS O BOW HARMONY BERÇO SUL, CHEMICAL SAILOR BERÇO NORTE E FORTE DE SÃO MARCOS NO TERMINAL DE PRODUTOS GASOSOS.
O FREYA SCHULTE INICIAMENTE PROGRAMADO PARA O TGS BERÇO SUL DE ARATU, FOI REPROGRAMADO PARA O ANTIGO TERMINAL DA USIBA. PARTIDA DE 22.070 T DE MINÉRIO DE COBRE.
NO PORTO DE SALVADOR, INÍCIO DA MANHÃ, DESATRACOU O BBC RUSHMORE, OPEROU PEÇAS. PERMANECE ATRACADO O NORSE CAMDEN, OPERANDO UMA SIGNIFICATIVA PARTIDA DE 34.OOO T DE TRIGO. ATRACA NO TECON SALVADOR, NESTE MOMENTO, O FULL CONTÊINER O VICENTE PINZON. MAIS CEDO O LEOPOLD STAFF ATRACOU PARA OPERAR PEÇAS.
NORSE CAMDEN
MARINER TRAFICONTEM A NOITE, DIA 07 DESATRACOU DO TUP ENSEADA O NKR ALICE, COM 11,30 M DE CALADO, COM DESTINO. A SINGAPURA CARREGADO COM MINÉRIO DE FERRO. PERMANECE AO LARGO DA BTS POSSIVELMENTE PARA RECEBER BUNK DO SERRA POLAR
O FATO OPERACIONAL MAIS SIGNIFICATIVO NESSE PERÍODO, ACONTECE NA ÁREA OFFSHORE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE O NAVIO DABA, COM 21 M DE CALADO REALIZA OPERAÇÃO SHIP TO SHIP COM O EAGLE SAN ANTONIO, TRANSFERINDO PETRÓLEO BRUTO, COM DESTINO A REFINARIA DA ACELEN. SE CONFIRMADO ESTE CALADO, A OPERAÇÃO SERÁ UM MARCO PARA LOGÍTICA PORTUÁRIA DA BAHIA. O COMPRIMENTO DO DABA É 332,98 M.
POR CURIOSIDADE, NO DIA 12/12/2022 ESTARÃO ATRACADOS NO PORTO DE SALVADOR 3 NAVIOS DE CRUZEIROS. O EUROPA 198,6 M, COSTA FIRENZE 323,60 M, HAMBURG 144,13 M.
ACRESCENTAMOS QUE ESTE RELATO É SUCINTO, APENAS EM RELAÇÃO AS OPERAÇÕES MAIS SIGNIFICATIVAS.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
INFORMAMOS LINK DE ARTIGO PUBLICADO NO SITE BAHIA NOTÍCIAS SOBRE O NÃO PAGAMENTO DA URV AOS SERVIDORES DO EXECUTIVO BAIANO POR PARTE DO GOVERNO DO ESTADO.
O PODER EXECUTIVO A FRENTE
https://www.correio24horas.com.br/colunistas/matheus-oliva/sobre-hipocrisia-sobre-oportunismo-1223JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
TECEMOS ESTE ESCRITO SOBRE PRATICAGEM, COM INTUITO DE TRAZER A TONA AOS SEGUIDORES DO BLOG, UM NICHO DE IMPORTÂNCIA PARA NAVEGAÇÃO, SEJA MARÍTIMA, FLUVIAL E LACUSTRE, EM SUMA, A PRATICAGEM É O INÍCIO E TÉRMINO DA ROTA , OU SEJA, A ENTRADA E SAÍDA DE UM PORTO OU FUNDEADOURO.
A NAVEGAÇÃO EM ALTO MAR SE DESENVOLVE NA IMENSIDÃO DOS OCEANOS, SEM OBSTÁCULOS, EXCEÇÃO DE ATOL, BAIXIOS OU OUTRAS EMBARCAÇÕES, DIFERENTE DO DESLOCAMENTO EM ÁGUAS RESTRITAS.
EM TEMPOS REMOTOS, O VIGIA NO NINHO DE PEGA, SITUADO NO MASTRO PRINCIPAL ALERTAVA SOBRE PERIGOS A NAVEGAÇÃO OU AVISTAMENTO DE EMBARCAÇÕES INIMIGAS. EM CERRAÇÃO OS SINOS DE BORDO ERAM ACIONADOS DE TEMPO EM TEMPO A ESPERA DE RESPOSTA DE OUTRA EMBARCAÇÃO CUJO RUMO CRUZADO LEVASSE A UM ABALROAMENTO.
ATUALMENTE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DE SOBREMANEIRA SUBSTITUÍRAM A EXPRESSÃO A OLHO NU. O RADAR APRIMORADO NO PERÍODO DA II GRANDE GUERRA MUNDIAL FOI DECISIVO PARA REGISTRAR E IDENTIFICAR POSSÍVEIS OBSTÁCULOS A NAVEGAÇÃO, ESTABELECENDO DISTÂNCIA E DIMENSÃO DOS MESMOS.
OUTRO APARATO ELETRÔNICO É O SISTEMA A.I.S - AUTOMATIC INFORMATION SYSTEM, ONDE AS EMBARCAÇÕES EMITEM SINAIS ATUALIZADOS EM CURTOS ESPAÇOS DE TEMPO SOBRE SUA POSIÇÃO, RUMO, VELOCIDADE, ALÉM DE DADOS COMPLEMENTARES COMO, PORTO DE ORIGEM E DESTINO, CONDIÇÕES DE MAR CONFORME A ESCALA DE BEUFORT, COMPRIMENTO E DESLOCAMENTO.
O RADAR, A.I.S E GPS - GLOBAL POSITIONING SYSTEM, SÃO SISTEMAS COMPLEMENTARES, IDENTIFICANDO ALVOS E SUAS CARACTERÍSTICAS NO AUXÍLIO A NAVEGAÇÃO, COM PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS ENTRE SI, NÃO IREMOS NOS APROFUNDAR NO PRINCÍPIO ATIVO DE CADA UM, APENAS REALÇAMOS QUE SÃO FERRAMENTAS IMPRESCINDÍVEIS AOS PROCEDIMENTOS NÁUTICOS.
NO PASSADO, AS PROFUNDIDADES EM ÁGUAS ERAM MEDIDAS ATRAVÉS DE UM PRUMO MERGULHADO ATÉ O FUNDO, POR MEIO DA QUANTIDADE DE CABO UTILIZADO O MARINHEIRO INFORMAVA EM VOZ ALTA A MEDIÇÃO AO COMANDO. ATUALMENTE O ECOBATÍMETRO INSTANTANEAMENTE MONITORA A LÂMINA D'ÁGUA ONDE A EMBARCAÇÃO TRAFEGA.
COM A EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO, A PARTIR DAS EXPLORAÇÕES OCEÂNICAS O RELEVO MARÍTIMO PASSOU A SER REGISTRADO EM CARTAS NÁUTICAS, AS MESMAS PODEM SER ABRANGENTES OU ESPECÍFICA DE UM QUADRANTE INDICATIVO PARA ACESSO A CANAIS DE NAVEGAÇÃO OU PORTOS. NOS DIAS ATUAIS PROGRAMAS DE NAVEGAÇÃO TRAÇAM O RUMO DESEJADO, MONITORANDO OS AJUSTES NECESSÁRIOS, PROVOCADOS PRINCIPALMENTE POR DECLINAÇÃO MAGNÉTICAS, CORRENTES MARÍTIMAS E VENTOS VARRENDO A SUPERFÍCIE OCEÂNICA.
DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XIX JÁ OCORRIA AÇÕES PARA REGULAMENTAR O SERVIÇO DE PRATICAGEM EM PORTOS NACIONAIS, ESPECIFICAMENTE EM 28 DE JANEIRO DE 1808 A INICIATIVA TOMA CORPO. NO PRESENTE, A LEI 9.537, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1997, REGULAMENTADA PELO DECRETO 2.596, DE 18 DE MAIO DE 1998 E NORMAM 12, FORMAM O ARCABOUÇO LEGAL E NORMATIVO DO SETOR.
A PRATICAGEM É OBRIGATÓRIA NAS OPERAÇÕES DE EMBARCAÇÕES ORIGINÁRIAS DE MAR ABERTO EM DEMANDA A TERMINAIS PORTUÁRIOS OU ÁREA DE FUNDEADOURO E VICE VERSA, O QUE FAZ COM ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DENOMINADO DE PRÁTICO.
AO SE APROXIMAR DA COSTA, AS PROFUNDIDADES REDUZEM E OBSTÁCULOS SE APRESENTAM, NEM SEMPRE DETALHADOS EM CARTAS NÁUTICAS, RESTRINGINDO A CAPACIDADE DE MANOBRA DAS EMBARCAÇÕES, INDICANDO A NECESSIDADE DE UM CONHECEDOR DO ACESSO À ÁREA, ASSUMINDO AS FAINAS NA PONTE DE COMANDO, ONDE O CAPITÃO SE AFASTA, MAS SUPERVISIONA TODAS AS VARIÁVEIS DA MANOBRA, QUE VÃO DESDE INSTRUÇÕES A CASA DE MÁQUINA, SOLICITANDO RÉ OU AVANTE, REBOCADORES E PESSOAL EM TERRA PARA MANUSEAR OS CABOS DE AMARRAS.
AS ÁREAS DE PRATICAGEM, EM CADA PORTO OU TERMINAL SÃO ESTABELECIDAS PELA AUTORIDADE MARÍTIMA, O COMANDANTE DA MARINHA ATRAVÉS DO DPC - DIRETORIA DE PORTO E COSTAS,.
AS ESTAÇÕES DE PRATICAGEM - PILOT STATION - SE RESUMEM AO POSTO DE COMANDO, JUNTO AS EMBARCAÇÕES OPERACIONAIS E O CORPO DE PRÁTICO. OS VALORES COBRADOS PELOS SERVIÇOS SÃO ESTABELECIDOS CONFORME LEGISLAÇÃO PERTINENTE.
ESTAÇÃO DE PRATICAGEM - PILOT STATION - PORT OF LOS ANGELES
https://dornsife.usc.edu/uscseagrant/15-vessel-pilots-ensuring-safe-port-calls/ALÉM DAS ESPECIFICIDADES INERENTES A FUNÇÃO DE PRÁTICO, CADA PORTO OU TERMINAL PORTUÁRIO TEM SEUS PRÓPRIOS PARÂMETROS OPERACIONAIS.
EM TEMPOS ATRÁS, A ARRIBADA DO NAVIO A UM PORTO ERA IMPRECISA, O SISTEMA DE RÁDIO QUE ANTECEDEU AO TELÉGRAFO ERA INCIPIENTE, A PRATICAGEM ESTABELECIA POSTOS DE ATALAIA ONDE A OLHO NU OU COM BINÓCULOS VARRIA O HORIZONTE A ESPERA DOS NAVIOS PROGRAMADOS OU ALEATÓRIOS. TEMPO ONDE A FIGURA DO HOMEM DO MAR REPRESENTAVA O MÍSTICO.
HOJE, UM NAVIO ZARPA DE UM PORTO CHINÊS,POR EXEMPLO, COM RUMO A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, É MONITORADO PELO AIS. PROGRAMAS DE NAVEGAÇÕES SUBSTITUEM O VELHO TRAÇAR DE RUMO NA CARTA NÁUTICA, O USO DO SEXTANTE PARA DEFINIR POSIÇÕES ATRAVÉS DOS ASTROS FOI RELATIVIZADO. EM SUMA, NAVEGAR NOS DIAS ATUAIS É UMA BRINCADEIRA.
O PONTO QUE É O MESMO PARA OS PRÁTICOS DE HOJE E DO PASSADO É O ACESSO AO NAVIO PELA ESCADA DE QUEBRA PEITO, FEITA DE CABOS, POSICIONADA NO COSTADO DO NAVIO, SEU USO PODE SER COMBINADO COM A ESCADA DE PORTALÓ, PRINCIPALMENTE EM NAVIOS DE GRANDE DIMENSÃO QUANDO EM LASTRO, O QUE AMPLIA A BORDA LIVRE.
PRÁTICO SUBINDO A BORDO PELA ESCADA DE QUEBRA PEITO, COM ESCADA DE DE PORTALÓ A DIREITA
https://www.flickr.com/photos/lotsemann/2254783967O USO DO SERVIÇO DE PRATICAGEM, PILOT EM INGLÊS, É IMPOSIÇÃO LEGAL. CASO O COMANDANTE DISPENSE O SERVIÇO E OCORRA NA MANOBRA ALGUM ABALROAMENTO OU ENCALHE, NÃO HÁ COBERTURA DE SEGURADORA.
IMPORTANTE FRISAR QUE UM COMANDANTE EXPERIENTE QUANDO ACESSA O CANAL DE NAVEGAÇÃO DE UM PORTO POR MAIS DE UMA VEZ ELE TAMBÉM ADQUIRE O CONHECIMENTO PRÁTICO, TENDO, SE FOSSE PERMITIDO, A CAPACIDADE DE FINALIZAR COM SUCESSO MANOBRAS DE ATRACAÇÃO E DESATRACAÇÃO SEM NECESSIDADE DE PILOTO A BORDO. ALÉM DISSO, DIVERSAS EMBARCAÇÕES TANTO MERCANTE, COMO DE CRUZEIRO POSSUEM PROPULSORES LATERAIS, QUE COMBINADOS COM A MÁQUINA PRINCIPAL DISPENSA O USO DE REBOCADORES E AUXILIA NAS MANOBRAS DE APROXIMAÇÃO OU AFASTAMENTO DO CAIS.
ESCADA DE PORTALÓ
http://salvador-nautico.blogspot.com/2017/04/escada-portalo.htmlPROCURAMOS DE FORMA ACESSÍVEL, TRANSMITIR AOS NOSSOS SEGUIDORES UM ASSUNTO TÉCNICO E RELEVANTE PARA O PROCESSO ECONÔMICO.
PASSAREMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE OS NICHOS DE PRATICAGEM NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LINKS PERTINENTES.
UM FATO LÍRICO E FIGURATIVO PARA REGISTRAR OS PERIGOS E CORAGEM QUE ENVOLVIAM OS HOMENS DO MAR DA BAHIA, NO PORTO DE SALVADOR, ATÉ A 2ª METADE DO SÉCULO XX, ENCONTREI NA LEITURA DO LIVRO MAR MORTO DE JORGE AMADO.
"Está no rumo certo novamente. Ouve o navio que apita, que chama. Mas a onda que vem é muito forte e arranca com Guma de junto do leme. Nada pára o saveiro, que vai desarvorado, rodopiando com o vento. Talvez tudo tenha acabado e ele não tem um nome para dizer nessa hora. Não chegou ainda seu momento de morrer. Porque ainda não chegou a sua mulher. Nada com desespero, alcança uma borda do saveiro, toma do leme. Mas está voltado contra o navio, que já se vê na distância. Luta contra o vento, contra as águas, contra o seu corpo, que treme de frio. Recomeça a corrida. Seus dentes "tão apertados uns contra os outros”. Não sente nenhum medo. Quer acabar com aquilo de uma vez. Próximo, muito próximo, brilha o navio iluminado. A chuva cai pesada. 0 vento parte suas velas, mas ele já está gritando, junto do casco do Canavieiras: — Uma escada! Os marinheiros acodem. Jogam uma corda, que é amarrada ao Valente. Depois é a aventura de passar do saveiro para a escada oscilante de bordo. Duas vezes esteve prestes a cair, e então não haveria salvação, seria esmagado entre o navio e o saveiro. Sorri. Está ensopado de água e no entanto está feliz. No cais, a estas horas pensarão que esteja morto, que seu corpo viaje com Iemanjá. Sobe para a ponte de comando, o inglês lhe entrega o navio. Os maquinistas põem as máquinas a funcionar, os foguistas avivam o fogo, os marinheiros manobram. Guma é quem comanda. É ele quem dá ordens. Só mesmo assim um homem da beira do cais pode chegar a comandante de um navio. Só por arte de Iemanjá. Será uma única noite. Amanhã nem o inglês, nem seu Godofredo o conhecerão mais quando ele passar com o Valente. Ninguém o chamará de herói. Guma sabe disso. Mas sabe que sempre foi assime que só mesmo um milagre, como quer D. Dulce, pode mudar essa lei. Duas horas depois -a tempestade ainda dominava a cidade e o mar— o Canavieiras ia encostando no cais. As velas do Valente estavam retas, seu casco furado do atrito com o navio, o leme despedaçado. Contam no cais que nunca mais João Pequeno apareceu porque o navio já tinha encontrado o caminho do porto. E foi desde esse dia que se começou a falar em Guma na beira do cais da Bahia."
ZONAS DE PRATICAGEM NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS:
PORTO DE ARATU
PORTO DE SALVADOR
TERMINAL ENSEADA
TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS
TERMINAL SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU
TERMINAL USIBA
TERMINAL PONTA DA LAJE
TERMINAL DOW QUÍMICA
PORTO COTEGIPE
BASE NAVAL DE ARATU
TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO DA BAHIA
PORTO DO MALHADO
ÁREAS DE FUNDEIO:
ÁREA - I - 6 NAVIOS
ÁREA II - 16 NAVIOS
ÁREA III - 22 NAVIOS
ÁREA IV - 1 NAVIO
ÁREA V- 35 NAVIOS
ÁREA VI - 1 NAVIO
ÁREA VII - 4 IATES DE ESPORTE E/OU RECREIO COM COMPRIMENTO TOTAL A PARTIR DE 60 METROS
PORTARIA Nº 32/CPBA, DE 09 DE ABRIL DE 2018
LINKS PERTINENTES:
https://www.marinha.mil.br/dpc/institucional/hist%C3%B3rico-da-diretoria-de-portos-e-costas
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2596.htm
https://www.marinha.mil.br/cpba/content/capitania-dos-portos-da-bahia-portarias
https://www.praticagemdobrasil.org.br/praticagem/praticagem-brasil/
https://www.marinha.mil.br/chm/sites/www.marinha.mil.br.chm/files/folhetos/folheto102018.pdf
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/logistica-portuaria-e-venda-da-rlam.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/09/codigo-internacional-de-sinais-o.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/transferencia-crude-oil-83-nm-da-baia.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html
http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000004/00000436.pdf
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065