Seguidores

quarta-feira, 28 de maio de 2025

FILOSOFIA DO DIA - 28/05/2025 - BENJAMIN FRANKLIN - PHILOSOPHY OF THE DAY - 05/28/2025 - BENJAMIN FRANKLIN



AQUELE QUE DESEJAR TIRAR A LIBERDADE DE UMA NAÇÃO COMEÇARÁ ATACANDO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO - BENJAMIN FRANKLIN

BENJAMIN FRANKLIN

Benjamin Franklin (Boston, 17 de janeiro de 1706Filadélfia, 17 de abril de 1790) foi um polímata estadunidense.[1] Considerado um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos,[2] foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade. Foi ainda o primeiro embaixador dos Estados Unidos na França.

Deísta, e uma figura representativa do iluminismo, correspondeu-se com membros da sociedade lunar e foi eleito membro da Royal Society.

História

Juventude

Benjamin Franklin nasceu em Milk Street, Boston. O seu pai, Josiah Franklin, era comerciante de velas de cera, e casou duas vezes. Benjamin foi o 17.º filho de 20 crianças nascidas dos dois casamentos.

Deixou os estudos aos dez anos de idade e aos doze começou a trabalhar como aprendiz do seu irmão, James, um impressor que publicava um jornal chamado "The New-England Courant".[3] Tornou-se colaborador da publicação e foi seu editor nominal, escrevendo as cartas, sob o pseudônimo de Mrs. Silence Dogood, uma viúva de meia idade.[4][5] Depois de uma discussão com o irmão, Benjamin fugiu, causa que o transformou em um fugitivo da lei, indo primeiro a Nova Iorque e depois a Filadélfia, onde chegou em outubro de 1723.

Em breve encontrou trabalho como impressor, mas após alguns meses, foi convencido pelo governador Keith a ir para Londres, onde, desiludido das promessas de Keith, voltou a trabalhar como compositor tipográfico, até que um mercador chamado Thomas Denham o fizesse regressar a Filadélfia, dando-lhe  uma posição na sua empresa.

 .

Em 1732 começou a publicar o famoso Almanaque do Pobre Ricardo (Poor Richard's Almanac), no qual se baseia boa parte da sua popularidade nos EUA. Provérbios deste almanaque, tais como "um tostão poupado é um tostão ganhado", tornaram-se conhecidos em todo o mundo.

Franklin e outros maçons juntaram os seus recursos em 1731 e iniciaram a primeira biblioteca pública de Filadélfia. Fundaram para esse fim uma empresa, que encomendou os seus primeiros livros em 1732, na sua maioria livros de teologia e educacionais, mas em 1741 a biblioteca também incluía obras de história, de geografia, de poesia e de ciência.[1] Os sucessos dessa empreitada encorajaram a abertura de bibliotecas em outras cidades americanas e Franklin percebeu que tal iniciativa fazia parte da luta das colônias na defesa dos seus interesses.

Assuntos públicos e estudos científicos

Em 1758, o ano em que Franklin deixou de escrever para o almanaque, imprimiu O sermão do pai Abraão, hoje considerado o texto mais famoso da literatura produzida na América nos tempos coloniais.

Entretanto, Franklin estava preocupado cada vez mais com os assuntos públicos; fundou a Universidade da Pensilvânia e a sociedade filosófica americana, com o fim de fomentar a comunicação das descobertas entre os homens da ciência. Ele já tinha começado a pesquisa da estática, que o iria ocupar, juntamente com outros temas científicos, com a política e com os negócios, até ao fim da sua vida.


Franklin, e seu filho William,[6] realizando a famosa experiência da pipa.

Em 1748 Franklin vendeu o seu negócio e, tendo adquirido uma riqueza notável, pôde dispor de mais tempo livre para os estudos. Num espaço de poucos anos fez descobertas sobre a eletricidade que lhe deram reputação internacional.[1] Identificou as cargas positiva e negativa, e demonstrou que os raios são um fenómeno de natureza elétrica.

Franklin tornou esta teoria inesquecível através da extremamente perigosa experiência da pipa ao fazer voar uma pipa durante uma tempestade, em 1 de outubro de 1752, auxiliado por seu filho William.[6] Nos seus escritos, ele demonstra que estava consciente dos perigos e dos modos alternativos de demonstrar que o trovão era elétrico. Se Franklin fez a experiência, ele não a fez da forma descrita – ela teria sido fatal.

As invenções de Benjamin Franklin incluíram o para-raios, o aquecedor de Franklin - franklin stove (um aquecedor a lenha que se tornou muito popular, debitando uma corrente de ar diretamente na área a aquecer), as lentes bifocais e o corpo de bombeiros norte-americano.

Franklin estabeleceu duas áreas de estudo importantes das ciências naturais: eletricidade e meteorologia. Na sua obra clássica A história das teorias da eletricidade e do Éter, Sir Edmund Whittaker refere-se à inferência de Franklin de que quando se esfrega uma substância não se cria nenhuma carga elétrica, mas esta é apenas transferida, de modo que "a quantidade total em qualquer sistema isolado é invariável". Esta asserção é conhecida como o "princípio da conservação da carga".

Como tipógrafo e editor de jornais, Franklin frequentava os mercados dos agricultores para angariar notícias. Um dia notou que a notícia que dava conta de uma tormenta num lugar distante da Pensilvânia deveria se referir à mesma tormenta que visitara Filadélfia em dias recentes. Concluiu que algumas tormentas se deslocam, o que levou aos mapas sinóticos da meteorologia dinâmica, substituindo a dependência única pelos gráficos da climatologia.

Em 1751, Franklin e o Dr. Thomas Bond obtiveram o alvará da legislatura da Pensilvânia para estabelecer um hospital. O hospital da Pensilvânia seria o primeiro hospital a ser criado naquela nação nascente que viria a se chamar Estados Unidos da América. Em 1754, Franklin liderou a delegação da Pensilvânia ao congresso de Albany. Este encontro de várias colônias tinha sido requerido pela associação comercial (Board of Trade) inglesa para melhorar as relações com os índios na defesa perante os franceses. Franklin propôs um amplo plano de união para as colônias. Apesar de o plano não ter sido adotado, elementos dele encontraram posteriormente lugar nos artigos da confederação e da Constituição Americana. Ele também foi contra a emissão de papel-moeda para satisfazer as dívidas dos bancos.[7]

Na política, Franklin foi um hábil administrador, mas também uma figura controversa: usou sua influência para favorecer familiares. O seu mais notável serviço ao público consistiu na reforma do sistema postal. Ganhou fama de estadista por seus serviços diplomáticos, atuando na ligação das colônias com a Grã-Bretanha e mais tarde com a Rússia.

Declaração da Independência

Últimos anos

Após o retorno à América, Benjamin Franklin tomou parte no caso Paxton, que levou à perda do seu assento na assembleia. Em 1764 foi novamente enviado para Inglaterra como agente das colônias, desta vez a pedido do Rei, para retirar o governo das mãos dos proprietários. Em Londres, opôs-se ativamente à proposta da Lei do Selo (Stamp Act), mas perdeu popularidade por ter assegurado a um amigo o cargo de agente fiscal nos EUA. Nem seu trabalho eficaz no apoio à revogação da lei recuperou sua popularidade.

Continuou, porém, seus esforços na defesa das colônias mesmo quando as disputas avançavam para a crise da revolução, o que lhe causou conflito irreconciliável com o seu filho, que permaneceu ardentemente leal ao governo britânico.

Em 1767, Franklin atravessou o canal até a França, onde foi recebido com honra; mas antes do seu regresso para casa, em 1775, perdeu sua posição como ministro dos correios (postmaster), devido ao papel que teve na divulgação em Filadélfia da famosa carta de Hutchinson e Oliver. Na sua chegada a Filadélfia, foi eleito membro do congresso continental e assistiu a redação da Declaração da Independência Americana.

Em dezembro de 1776 voltou à França como emissário dos Estados Unidos. Residiu numa casa no subúrbio parisiense de Passy, doada por Jacques-Donatien Le Ray de Chaumont, que se tornaria seu amigo e o estrangeiro mais importante na ajuda obtida pelos Estados Unidos na Guerra da Independência Americana.[1]

Franklin foi um dos principais dignitários da maçonaria americana. Ao chegar à França, tomou parte ativa no trabalho de depuração e de unificação da maçonaria, iniciado em 1773 com a criação do Grande Oriente, e que culminou em 1780. Dirigiu, da sua casa em Passy, "as Musas" (Loge des Neufs Soeurs), em que se reuniram artistas e literatos como Helvétius, Condorcet, Chamfort, Mercier, Houdon, Vernet.

Permaneceu na França até 1785, tendo sido muito apreciado na sociedade parisiense. O cardeal Rohan, do célebre Caso do colar de diamantes, organizou festas em sua honra. Um médico - Marat - submeteu-lhe experiências de física. Um advogado - Brissot - interrogou-o sobre o Novo Mundo e a experiência revolucionária. Outro, dedicou-lhe a sua primeira peça - Robespierre.[8] Foi tão popular que se tornou chique para famílias ricas francesas decorar os seus salões com um quadro dele.

Franklin conduziu os assuntos de Estado do seu país com tal sucesso, incluindo a importante aliança militar e a negociação do tratado de Paris em 1783, que, quando regressou definitivamente aos EUA, recebeu um lugar meritório na independência americana, apenas superado pelo próprio George Washington. Quando foi chamado a regressar aos Estados Unidos em 1785, o rei honrou-o com a encomenda de um retrato pintado por Joseph Siffred Duplessis, que hoje está exposto na Galeria do Retrato Nacional do Instituto Smithsonian em Washington

Após seu retorno da França em 1785, Franklin dedicou-se à abolição da escravatura, tendo-se tornado presidente da sociedade que visava a esse fim e à libertação dos negros ilegalmente retidos em cativeiro.

Benjamin Franklin morreu em 17 de abril de 1790, em Filadélfia. Encontra-se sepultado no Christ Church Burial Ground, Filadélfia, Pensilvânia nos Estados Unidos.[9]

Visões políticas, sociais e religiosas

Como os outros defensores do republicanismo, Franklin enfatizou que a nova república só poderia sobreviver se as pessoas fossem virtuosas. Durante toda a sua vida, ele explorou o papel da virtude cívica e pessoal. Franklin achava que a religião organizada era necessária para manter os homens bons para seus semelhantes, mas raramente comparecia a serviços religiosos.[10]

Uma das características notáveis ​​de Franklin foi seu respeito, tolerância e promoção de todas as igrejas. Referindo-se à sua experiência na Filadélfia, ele escreveu em sua autobiografia, "novos lugares de culto eram continuamente desejados e geralmente erigidos por contribuição voluntária, meu ácaro para tal propósito, qualquer que fosse a seita, nunca foi recusado".[11] "Ele ajudou a criar um novo tipo de nação que extrairia força de seu pluralismo religioso".[12]

Treze Virtudes

Franklin procurou cultivar seu caráter por meio de um plano de 13 virtudes, que desenvolveu aos 20 anos (em 1726) e continuou a praticar de alguma forma pelo resto de sua vida. Sua autobiografia lista suas 13 virtudes como:

1 - Temperança: coma sem se empanturrar; beba sem se elevar.

2 - Silêncio: Não fale se não beneficiar outros ou a si próprio; evite conversações superficiais.

3 - Ordem: Faça suas coisas terem seus lugares; faça cada parte dos seus afazeres terem seu horário.

4 - Resolução: Decida quais ações irá realizar; realize sem falhas o que decidir.

5 - - Frugalidade: Não crie gastos exceto para fazer bem a você ou outros; não desperdice nada.

6 - Indústria: Não perca tempo; esteja sempre empregado em algo útil; corte todas as ações desnecessárias.

7 -Sinceridade: Não engane; pense inocentemente e de forma justa, e, se falar, fale de acordo com isso.

8 -Justiça: A ninguém prejudicar fazendo-lhe injustiça ou furtando-se a fazer-lhe o bem que lhe seja devido.

9 -Moderação: Evite extremos; tolere injúrias o quanto puder.

10 - Limpeza: Não tolere a sujeira no corpo, roupas ou habitação.

11 - Tranquilidade: Não se perturbe com trivialidades ou acidentes comuns ou inevitáveis.

12 - Castidade: Não use o sexo exceto para fins de saúde e procriação; nunca até a languidez, fraqueza ou de modo a atacar a reputação de outro ou de si mesmo.

13 - Humildade: Imite Jesus e Sócrates.

Franklin não tentou trabalhar com eles todos de uma vez. Em vez disso, ele trabalharia em um e apenas um a cada semana, "deixando todos os outros com suas oportunidades normais". Embora Franklin não vivesse completamente por suas virtudes e, por sua própria admissão, tenha ficado aquém delas muitas vezes, ele acreditava que a tentativa o tornou um homem melhor, contribuindo muito para seu sucesso e felicidade, razão pela qual em sua autobiografia ele se dedicou mais páginas para este plano do que para qualquer outro ponto único; em sua autobiografia, Franklin escreveu: "Espero, portanto, que alguns de meus descendentes possam seguir o exemplo e colher os frutos".[14]

Escravidão

Franklin possuiu até sete escravos, incluindo dois homens que trabalhavam em sua casa e em sua loja.[15][16] Franklin postou anúncios pagos para a venda de escravos e para a captura de escravos fugitivos e permitiu a venda de escravos em seu armazém geral. Franklin, no entanto, mais tarde se tornou um crítico declarado da escravidão. Em 1758, Franklin defendeu a abertura de uma escola para a educação de escravos negros na Filadélfia.[17] Após retornar da Inglaterra em 1762, Franklin tornou-se notavelmente mais abolicionista, atacando a escravidão americana.


JOSEMAR

ECONOMISTA- CORECON 2065

quarta-feira, 21 de maio de 2025

FILOSOFIA DO DIA - 21/05/2025 - KHALIL GIBRAN - PHILOSOPHY OF THE DAY - 05/21/2025 - KHALIL GIBRAN

 A SIMPLICIDADE É O ÚLTIMO DEGRAU DA SABEDORIA - KHALIL GIBRAN

KHALIL GIBRAN


Gibran Khalil Gibran (em árabe: جبران خليل جبران بن ميکائيل بن سعد; em siríaco: ܓ̰ܒܪܢ ܚܠܝܠ ܓ̰ܒܪܢ; Bsharri, 6 de janeiro de 1883Nova Iorque, 10 de abril de 1931), também conhecido como Khalil Gibran (em inglês, referido como Kahlil Gibran[a]) foi um ensaísta, prosador, poeta, conferencista e pintor de origem libanesa, também considerado um filósofo, embora ele mesmo tenha rejeitado esse título,[2] e alguns tendo-lhe descrito como liberal.[3] Seus livros e escritos, de simples beleza e espiritualidade, são reconhecidos e admirados para além do mundo árabe.[4]

Seu nome completo, transliterado para línguas ocidentais (de base alfabética predominantemente neolatina), é Gibran Khalil Gibran, assim assinando em árabe. No colégio dos Estados Unidos, onde viveu e trabalhou a maior parte de sua vida, um erro de registro reduziu o seu nome para Kahlil Gibran.[5]

Em sua relativamente curta, porém prolífica existência (viveu apenas 48 anos), Khalil Gibran produziu obra literária acentuada e artisticamente marcada pelo misticismo oriental. Sua obra, acentuadamente romântica e influenciada por fontes de aparente contraste como a Bíblia, Nietzsche e William Blake, trata de temas como o amor, a amizade, a morte e a natureza, entre outros. Escrita em inglês e árabe, expressa as inclinações religiosas e mística do autor. Sua obra mais conhecida é o livro O Profeta, originalmente publicado em inglês, pela primeira vez nos Estados Unidos em 1923, e desde então se tornou um dos livros mais vendidos de todos os tempos, tendo sido traduzido em mais de 100 idiomas.[b] Outro livro de destaque é o Asas Partidas, em que o autor fala de sua primeira história de amor.[7]

Nascido em uma aldeia do Mutassarifado do Monte Líbano governada por otomanos, de uma família cristã maronita, o jovem Gibran imigrou com sua mãe e irmãos para os Estados Unidos em 1895. Sua mãe trabalhava como costureira, ele foi matriculado em uma escola em Boston, onde suas habilidades criativas foram rapidamente percebidas por um professor que o apresentou a Fred Holland Day. Gibran foi enviado de volta à sua terra natal por sua família aos quinze anos para se matricular no Collège de la Sagesse, em Beirute. Retornando a Boston após a morte de sua irmã caçula, em 1902, ele perdeu o meio-irmão mais velho e a mãe no ano seguinte, aparentemente contando depois com a renda restante de sua irmã por seu trabalho em uma loja de costura por algum tempo.

Em 1904, os desenhos de Gibran foram exibidos pela primeira vez no estúdio de Day em Boston, e seu primeiro livro em árabe foi publicado em 1905 na cidade de Nova York. Com a ajuda financeira de uma recém-recebida benfeitora, Mary Haskell, Gibran estudou arte em Paris de 1908 a 1910. Enquanto esteve lá, ele entrou em contato com pensadores políticos sírios promovendo a rebelião no Império Otomano após a Revolução dos Jovens Turcos;[8] alguns dos escritos de Gibran, expressando as mesmas ideias, seriam eventualmente banidos pelas autoridades otomanas.[9] Em 1911, Gibran se estabeleceu em Nova York, onde seu primeiro livro em inglês, O Louco, seria publicado por Alfred A. Knopf em 1918, com escritos de O Profeta ou Os Deuses da Terra também em andamento.[10] Sua arte visual foi exibida na Montross Gallery em 1914,[11] e nas galerias de M. Knoedler & Co. em 1917. Ele também se correspondia notavelmente com May Ziadeh desde 1912.[9] Em 1920, Gibran refundou a Liga da Caneta com outros poetas mahjari. Na época de sua morte, aos 48 anos, por cirrose e tuberculose incipiente em um pulmão, ele alcançara fama literária em "ambos os lados do Oceano Atlântico",[12] e O Profeta já havia sido traduzido para alemão e francês. Seu corpo foi transferido para sua aldeia natal de Bsharri (no atual Líbano), para a qual ele legou todos os futuros royalties de seus livros e onde fica agora um museu dedicado a suas obras.

Conforme as palavras de Suheil Bushrui e Joe Jenkins, a vida de Gibran foi descrita como uma "frequentemente capturada entre a rebelião nietzschiana, o panteísmo blakeano e o misticismo sufi".[9] Gibran discutiu temas diferentes em seus escritos e explorou diversas formas literárias. Salma Khadra Jayyusi o chamou de "a influência mais importante na poesia e literatura árabes durante a primeira metade do século [XX]"[13] e ele ainda é comemorado como um herói literário no Líbano.[14] Ao mesmo tempo, "a maioria das pinturas de Gibran expressava sua visão pessoal, incorporando simbolismo espiritual e mitológico",[15] com a crítica de arte Alice Raphael reconhecendo no pintor um classicista, cuja obra devia "mais às descobertas de Da Vinci do que a qualquer insurgente moderno".[16] Seu "prodigioso corpo da obra" foi descrito como "um legado artístico para pessoas de todas as nações".[17] - https://pt.wikipedia.org/wiki/Khalil_Gibran



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 19 de maio de 2025

SEGUIR O BLOG VIAJANTE SEM PORTO, POTENCIALIZA O NOSSO PROJETO E ALGORITMO - FOLLOWING THE BLOG VIAJANTE SEM PORTO, ENHANCES OUR PROJECT AND ALGORITHM

CADA VISITANTE E SEGUIDOR SÃO PRESENÇAS HONROSAS NO NOSSO SITE, INDEPENDENTE DE SUA LINHA DE PENSAMENTO E PERSPECTIVA INDIVIDUAL SOBRE A EXISTÊNCIA, OS COMENTÁRIOS SOBRE AS POSTAGENS ASSUMEM UMA POSIÇÃO IMPORTANTE NO DISCERNIMENTO, PRINCIPALMENTE QUANDO IMBUÍDOS DE SENSO CRÍTICO. UM DÍSTICO, CUJA AUTORIA É POLÊMICA, DIZ: QUANDO TODOS PENSAM O MESMO É POR QUE NINGUÉM ESTÁ PENSANDO.

Os algoritmos de redes sociais são sequências de instruções que determinam quais conteúdos e páginas são exibidos aos usuários, priorizando aqueles mais relevantes para cada perfil. Eles analisam dados como interações, comportamento do usuário e tipo de conteúdo para personalizar a experiência e aumentar o engajamentoVisão geral criada por IA

Interações anteriores: Conteúdos com os quais o usuário interagiu (curtiu, comentou, compartilhou) têm maior probabilidade de serem mostrados novamente - Visão geral criada por IA

Engajamento do usuário: O tempo que o usuário passa visualizando uma publicação, se visita o perfil do autor e se interage com o conteúdo influenciam a relevância do conteúdo - Visão geral criada por IA

Rede de amigos: Publicações com alto engajamento entre amigos de um usuário têm maior probabilidade de aparecer para ele - Visão geral criada por IA

DESTE MODO, NO MOMENTO DE ACESSAR O VIAJANTE SEM PORTO, SE POSSÍVEL, COMENTAR, COMPARTILHAR E PRINCIPALMENTE SEGUIR, AGRADEÇO, MAS REPITO SE POSSÍVEL.


TUTORIAL - QUANDO FOR ENVIADO UM LINK DO BLOG, PARA UM DISPOSITIVO MÓVEL, CELULAR, O LAYOUT NÃO É AMPLO, TEMOS QUE IR ATÉ O FINAL DA POSTAGEM, PASSANDO PELOS COMENTÁRIOS, ATÉ VER VERSÃO PARA A WEB, CLICA, ABRIRÁ UMA TELA AMPLA DO BLOG, ONDE NA PARTE SUPERIOR VOCÊ VISUALIZA O BOTÃO SEGUIR, É SÓ CLICAR.

ACESSANDO O BLOG OU O LINK ENVIADO EM NOTEBOOK E COMPUTADOR, A TELA PRINCIPAL FICA DE IMEDIATO DISPONÍVEL, O BOTÃO SEGUIR ESTÁ NA PARTE SUPERIOR  À ESQUERDA DA TELA.

https://dicasdeprogramacao.com.br/o-que-e-algoritmo/

NOSSO ALGORITMO SE ACESSO AO BLOG:

LINK ABERTO NO CELULAR -VER VERSÃO PARA A WEB - FINAL DA PÁGINA - CLICAR


TELA ACESSADA EM NOTE BOOK E COMPUTADOR - CLICAR NO BOTÃO SEGUIR


JOSEMAR

ECONOMISTA - 2065


sexta-feira, 16 de maio de 2025

quinta-feira, 15 de maio de 2025

CANAL SAGA DE HERÓIS - OS CAMINHOS DO MAR - MARINHA MERCANTE BRASILEIRA - SAGA OF HEROES CHANNEL - THE PATHS OF THE SEA - BRAZILIAN MERCHANT NAVY

TENHO ACESSADO O CANAL NO YOUTUBE DENOMINADO SAGA DE  HERÓIS, DE MARCUS VINICIUS DE LIMA ARANTES RETRATA COM CONHECIMENTO DE CAUSA, OBJETIVIDADE E DE FORMA CONVIDATIVA A HISTÓRIA DOCUMENTAL DA NOSSA MARINHA MERCANTE BRASILEIRA.

https://www.history.navy.mil/research/library/online-reading-room/title-list-alphabetically/m/merchant-ship-shapes.html  - SITE INTERESSANTE SOB EVOLUÇÃO ESTRUTURAL DE NAVIOS MERCANTES DAS PRINCIPAIS MARINHA.

GABRIEL DA FONSECA

https://construcaoereparacaonaval.wordpress.com/2017/10/23/historia-da-fronape/

O PROFESSOR MARCUS NOS A SUA EXPERIÊNCIA EMBARCADO COMO OFICIAL DE MÁQUINAS NAS EMPRESAS LLOYD BRASILEIRO E FRONAPE - FROTA NACIONAL DE PETROLEIRO.

ITAGIBA

https://www.naval.com.br/blog/2016/09/08/construcao-naval-no-brasil-cargueiros-classe-liner-parte-2-23-construidos-no-estaleiro-ishikawajima-do-brasil/

OS VÍDEOS  TEM POR OBJETIVO INFORMAR A CLASSE DOS NAVIOS, COM DETALHES DOS ESTALEIROS CONSTRUTORES, DATA DE LANÇAMENTO, INCORPORAÇÃO, VIDA OPERACIONAL E SEU DESTINO FINAL.

ITAQUICÊ
https://www.naval.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/09/Itaquice-PPDC-WA-Schell.jpg

ALÉM DO PORTFÓLIO DAS DUAS COMPANHIAS, RELATA  TORPEDEAMENTO DOS NAVIOS BRASILEIROS DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E OUTRAS OCORRÊNCIAS.

ALGUNS LINKS DO CANAL:

https://www.youtube.com/watch?v=dA2zmW5GHOE

https://www.youtube.com/watch?v=6AAN3DLoQj4&t=1081s

https://www.youtube.com/watch?v=mR2x7ZGmSME&t=738s

https://www.youtube.com/watch?v=drWeGPN9-cU&t=817s

SENDO UM AFICIONADO POR HISTÓRIA NAVAL DESDE MINHA INFÂNCIA, MEU PAI ERA OFICIAL DA MARINHA DE GUERRA, O CANAL DO PROFESSOR MARCUS ME REMETE A VARANDA DO NOSSO APARTAMENTO NO BAIRRO DA BARRA EM SALVADOR  - BAHIA, ONDE  OBSERVAVA NAVIOS QUE ZARPAVAM E ADENTRAVAM A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, QUANDO FIZ 15 ANOS MINHA MÃE ME PRESENTIOU COM BINÓCULO, NESSE MOMENTO ME TRANFOMEI EM UM CAPITÃO DE LONGO CURSO, ONDE O APARTAMENTO ERA MEU NAVIO E A VARANDA O PASSADIÇO, A PONTE DE COMANDO. LEMBRANÇAS MARAVILHOSAS.

LINK ONDE COMENTO SOBRE OS NAVIOS DE MINHA INFÂNCIA:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/04/os-navios-e-minha-infancia-de-1963.html

LLOYD CUIABÁ

https://www.novomilenio.inf.br/rossini/loydbras.htm

A ESTA ÉPOCA OS VELHOS CARGUEIROS CLÁSSICOS, COM SUPERESTRUTURA A MEIA NAU, OS MAIS ANTIGOS POSSUIAM TAMBÉM UMA PEQUENA ÁREA HABITÁVEL NA POPA, MEU PAI ME DIZIA QUE ERA ALOJAMENTOS PARA PESSOAL SUBALTERNO, ESSES NAVIOS PREDONOMINAVAM NOS PORTOS. ADMIRAVA TAMBÉM OS PETROLEIROS COM SUPERESTRUTURA  A MEIA NAU E RÉ. BONS TEMPOS ONDE O ROMANTISMO NAVEGAVA JUNTO A SOLIDÃO DAS TRAVESSIAS MARÍTIMAS.

CARGUEIRO CLÁSSICO JAPONÊS, OBSERVAMOS ESTRUTURA HABITÁVEL A RÉ

https://www.history.navy.mil/research/library/online-reading-room/title-list-alphabetically/m/merchant-ship-shapes.html

PARA AQUELES HOMENS DO MAR, EM SEUS DIVERSOS POSTOS HIERÁQUICOS, QUE SERVIRAM NESTES NAVIOS MENCIONADOS PELO PROFESSOR MARCUS, ALÉM DOS INTERRESADOS NAS FAINAS E LIDES MARÍTIMAS, RECOMENDO ACESSAR O CANAL, SERÁ MUITO GRATIFICANTE.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


sexta-feira, 9 de maio de 2025

O ESTADO DA BAHIA AVANÇA RUMO A UM FUTURO TENEBROSO, ONDE A ESPERANÇA E DIGNIDADE SÃO DETALHES IRRELEVANTES - THE STATE OF BAHIA MOVES TOWARDS A DARK FUTURE, WHERE HOPE AND DIGNITY ARE IRRELEVANT DETAILS

A REPORTAGEM QUE HORAS TRANSCREVEMOS COM OS DEVIDOS CRÉDITOS, APENAS RETRATA O CENÁRIO SOCIAL E ECONÔMICO QUE O ESTADO DA BAHIA ATRAVESSA EM PRATICAMENTE 2 DÉCADAS. VIOLÊNCIA, DESEMPREGO, PRECARIEDADE NO SISTEMA EDUCACIONAL, CARÊNCIAS DE ESTRUTURAS LOGÌSTICAS.

DIANTE DESTA PERSPECTIVA DELETÉRIA, O QUE NOS TEM OFERECIDO COMO NARCÓTICOS SÃO PROMESSAS ILUSÓRIAS QUE NÃO SE REALIZAM.

PORTO SUL E FIOL HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS SEM SE CONCRETIZAREM, ENQUANTO A LOGISTÍCA PORTUÁRIA DA BAHIA É ENVOLVIDA PELO GARGALO DA AUSÊNCIA DE FERROVIAS.

Triste Bahia

Triste Bahia! Ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vi eu já, tu a mi abundante.

A ti trocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando, e tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis, que abelhuda
Simples aceitas do sagaz Brichote.

Oh se quisera Deus que de repente
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fora de algodão o teu capote!

Gregório de Mattos

Do livro "História concisa da Literatura Brasileira", de Alfredo Bosi, Editora Cultrix, 1994, SP.
Enviado por: Leninha

ABAIXO, LINK COM A BIOGRAFIA DE GREGÓRIO DE MATOS


JAC MOTORS OUTRA PROMESSA, ONDE SIMBOLICAMENTE FOI ENTERRADO UM CARRO, QUE LOGO APÓS SUMIU MISTERIOSAMENTE. A FÁBRICA NUNCA SE INSTALOU, EM CONTRAPARTIDA A MONTADORA FORD ENCERROU SUAS ATIVIDADES. 

A FALÁCIA DO CARRO ENTERRADO EM CAMAÇARI - NARCÓTICO PARA OS INCAUTOS KKKKK


AGORA TEMOS O ANÚNCIO MIRABOLANTE DA INSTALÇÃO DE UMA MONTADORA CHINESA - BYD - DE CARROS ELÉTRICOS, ATÉ O MOMENTO UMA ESTACA AINDA NÃO FOI FINCADA NO CANTEIRO DE OBRAS.  O SINDICATO DAS MONTADORAS TEMEM QUE O ESPAÇO  SEJA TRANSFORMADO  EM UMA CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO. A INÉRCIA DAS AUTORIDADES É TÃO GRANDE QUE OS CARROS DESTA MONTADORA VINDOS DA CHINA, JÁ COM INCENTIVOS FISCAIS DIRECIONADOS A BAHIA SÃO DESCARREGADOS NO PORTO DE SUAPE  PERNANBUCO E OUTROS DO SUDESTE, GERANDO GANHOS LOGÍSTICOS PARA ESTES ESTADOS, TRISTE, APÁTICA BAHIA 

OUTRO ACONTECIMENTO QUE DEMONSTRA A FRAGILIDADE POLÍTICA DA BAHIA EM RELAÇÃO À ARTICULAÇÃO COM O GOVERNO FEDERAL, NESTES MAIS DE 18 ANOS, FOI O EPISÓDIO DA FÁBRICA DA MONTADORA FIAT QUE PRETENDIA NOS IDOS DE 2011 INSTALAR UMA FILIAL NO NORDESTE BRASILEIRO. O NOSSO ESTADO APRESENTAVA DIVERSAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS  EM RELAÇÃO A PERNAMBUCO E CEARÁ, QUE TAMBÉM LUTAVAM POR ESTE IMPORTANTE INVESTIMENTO.

TÍNHAMOS A FORD INSTALADA EM CAMAÇARI, QUE POR OSMOSE GEROU MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, OS OUTROS DOIS ESTADOS NÃO ERAM DOTADOS. O PORTO MIGUEL DE OLIVEIRA, CONHECIDO COMO PONTA DA LAJE, PODERIA ATENDER A DEMANDA DA FIAT EM CONJUNTO COM A FORD, ATRAVÉS DE UMA JOINT VENTURE. O PORTO DE SALVADOR JÁ ESTAVA DOTADO DE UM TERMINAL DE CONTÊINERES, ENQUANTO O TECON SUAPE ENGATINHAVA, PECÉM NÃO MOVIMENTAVA ESTA CARGA HÁ ÉPOCA. O NOSSO MAIS IMPORTANTE HANDICAP ERA O CAPITAL POLÍTICO, O GOVERNADOR DA BAHIA, NO MOMENTO DESTA DISPUTA ERA FILIADO AO MESMO PARTIDO POLÍTICO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, ALÉM DE SER AMIGO PESSOAL DO MESMO. SABE QUEM LEVOU A FIAT, ADVINHE, PERNAMBUCO.

NESTE MESMO CONTEXTO HISTÓRICO, PERDEMOS A FÁBRICA DE POLÍMEROS VERDE PARA O RIO GRANDE DO SUL, QUE NA ÉPOCA ERA GOVERNADO POR UM PARTIDO POLÍTICO, QUE TERMINOU PERDENDO A ELEIÇÃO POR ESTE FATO. PARECE UMA VINGANÇA IDEOLÓGICA.  CITEMOS QUE A BAHIA TINHA A VANTAGEM DE SER GRANDE PRODUTOR DE CANA DE AÇÚCAR, MATÉRIA PRIMA PARA ESTE TIPO DE INDÚSTRIA, ENQUANTO O RIO GRANDE DO SUL POR RAZÕES CLIMÁTICAS NÃO POSSUIA ESTA LAVOURA EM SEU TERRITÓRIO.

O LINK ABAIXO REFERE-SE A UMA POSTAGEM DO BLOG SOBRE APOSSIBILIDADE DA FIAT SE INSTALAR NA BAHIA.



MONTADORA FORD EM CAMAÇARI
OUTRO CASO EMBLEMÁTICO É O VLT- VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS, CUJA A DELONGA DAS OBRAS TEM TRAZIDOS TRANSTORNOS AOS MORADORES DO SUBÚRBIO, QUANDO A REVITALIZAÇÃO DOS TRENS ANTIGOS TRARIA MAIS BENEFÍCIOS SE FOSSEM QUALIFICADOS, COM MENOS SANGRIA AO ERÁRIO.

BELÍSSIMA IMAGEM DO TREM DO SUBÚRBIO - SALVADOR - BAHIA
ENCERRANDO  CITAMOS A PONTE SALVADOR/ITAPARICA, OBRA ANUNCIADA HÁ QUASE DUAS DÉCADAS, ORÇADA HOJE, SEM ADITIVOS, EM 16 BILHÕES, QUE POUCO IMPACTARÁ NA MOVIMENTAÇÃO PORTUÁRIA E ECONÔMICA DA BAHIA.

ESTA É A BAHIA FANTASIOSA, ONDE OS ÍNDICES SÃO PREDOMINANTEMENTES NEGATIVOS, A EXEMPLO DA VIOLÊNCIA, EDUCAÇÃO, SAUDE E DA ECONOMIA COMO UM TODO. 

ESPERO QUE OS CIDADÃOS BAIANOS DESPERTEM DESTE TRISTE SONO DA LETARGIA, DE UMA CAMINHADA SEM ESPERANÇA.

https://www.bahianoticias.com.br/noticia/304514-mais-da-metade-dos-baianos-vive-em-baixas-condicoes-de-desenvolvimento-aponta-ifdm-0-vive-em-cenario-de-alto-nivel

Bahia

Notícia

Mais da metade dos baianos vive em baixas condições de desenvolvimento, aponta IFDM; 0% vive em cenário de alto nível

quinta-feira, 08/05/2025 - 17h40

Por Eduarda Pinto

ouça este conteúdo

readme

Mais da metade dos baianos vive em baixas condições de desenvolvimento, aponta IFDM; 0% vive em cenário de alto nível 

Foto: Tânia Rego / Agência Brasil

Mais da metade dos cidadãos baianos vive em baixas condições de desenvolvimento. Em números absolutos, 68% da população baiana se encontra em municípios com baixo padrão de desenvolvimento. Os dados são do índice IFDM, elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (08), analisa o desenvolvimento socioeconômico dos municípios brasileiros em termos de Emprego & Renda, Saúde e Educação com base em dados de 2023.


Ao todo, 70,5% da população baiana vivem condições baixas ou críticas de desenvolvimento, sendo 2,5% críticas. Outros 29,5% vivem em municípios ou regiões de nível moderado de desenvolvimento e o equivalente a 0% dos baianos vive em alto nível. Os números colocam a Bahia na 24° posição de desenvolvimento em comparação com outros estados brasileiros, ficando a frente apenas do Pará, Maranhão e Amapá. 


Os números também que houve evolução no desenvolvimento dos municípios baianos. Entre 2013 e 2023, a Bahia deixou o faixa de desenvolvimento crítico, com índices entre 0,0 e 0,4 (ilustrada em vermelho) e chegou ao nível baixo de desenvolvimento, com notas de 0,4 e 0,6 (em amarelo). Atualmente, 90,4% dos municípios possuem baixo nível de desenvolvimento e 5,0% estão em situação crítica. Apenas 4,6% dos municípios baianos estão em nível moderado. 

 

A Bahia possui ainda 93 dos 500 municípios com os piores índices de desenvolvimento. Nenhuma cidade baiana está entre as 500 com maior desenvolvimento. Salvador também figurou mal entre as capitais. A capital baiana ocupou a 24° posição no ranking, com 0,6442 (de notas de 0,000 a 1,000), frente a 0,8855 conquistada por Curtiba, capital do Paraná, que está na 1° posição. 


Apesar no mal desempenho, a capital baiana evoluiu frente ao índice de 2013, com dados de dez anos antes. Na ocasião, a primeira capital do Brasil recebeu a nota 0,5217, e também ocupava a 24° posição.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quarta-feira, 30 de abril de 2025

A BAHIA, O APAGÃO LOGÍSTICO, A COMPETITIVIDADE, A RACIONALIDADE DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS = UM FUTURO SOMBRIO - BAHIA, THE LOGISTICS BLACKOUT, COMPETITIVENESS, THE RATIONALITY OF PUBLIC INVESTMENTS = A DARK FUTURE

HÁ MAIS DE 30 ANOS TEMOS ESCRITO ARTIGOS SOBRE O FUTURO DA ECONOMIA BAIANA, PARTICULARMENTE EM RELAÇÃO A SUA COMPETITIVIDADE E SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS, EM UM NICHO DE ECONOMIAS EXTERNAS. ALGUNS CENÁRIOS FORAM POSITIVOS NESSE PASSAR DE TEMPO, OUTROS ESTACIONARAM E NOS DIAS DE HOJE OBSERVAMOS UM RETROCESSO VISÍVEL. VAMOS CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO PARA TERMOS UM ENTENDIMENTO DO DINAMISMO DA ECONOMIA COMO PARTE DO NOSSO PRESENTE E DE NOSSAS PERSPECTIVAS DE BEM ESTAR.

PROMESSAS MIRABOLANTES FORAM OFERTADAS EM DETRIMENTO DAS REAIS NECESSIDADES ESTRUTURANTES PARA O AMBIENTE ECONÔMICO DA BAHIA, ASSIM FOI E ESTÁ SENDO COM ESTA TAL PONTE SALVADOR - ITAPARICA, ONDE MILHÕES DE REAIS FORAM GASTOS APENAS COM CONSULTORIAS E ESTUDOS DIVERSOS, SEM NENHUM PILAR TER SIDO FINCADO EM NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, TUDO ISTO EM 18 ANOS, QUANDO A IDEIA DA PONTE FOI LANÇADA COMO UM NARCÓTICO PARA ANESTESIAR AS NECESSIDADES DESENVOLVIMENTISTA DO ESTADO, ATUANDO COMO UMA CORTINA DE FUMAÇA EM BUSCA DE VOTOS DOS INCAUTOS QUE ACREDITAM EM PAPAI NOEL.

REPETIMOS QUE O AUTOR DESTE BLOG NÃO SE POSICIONA CONTRA ESTA OBRA DE BILHÕES DE REAIS, SEM CONTAR COM OS TAIS ADITIVOS QUE VIRÃO AO CONTRATO INICIAL. OBRA ESTA, COMO DITO ANTES, QUE NEM SE INICIOU, MAS EM UM FUTURO ADEQUADO SE TORNARÁ MERITÓRIA, QUANDO OUTRAS NECESSIDADES PREMENTES DA SOCIEDADE FOREM ATENDIDAS, POTENCIALIZANDO NOSSA COMPETITIVIDADE NA BUSCA POR INVESTIMENTO PRODUTIVOS. UMA MÁXIMA ECONÔMICA - NECESSIDADES ILIMITADAS E RECURSOS PÚBLICOS ESCASSOS. EM UM ESTADO POBRE COMO A BAHIA, PRETENDER ENTRAR TEMERARIAMENTE NESSA AVENTURA É PREOCUPANTE, É DELETÉRIO.

SE A OBRA FOR AVANTE, QUE TENHA VÃO LIVRE COM LARGURA E ALTURA SUFICIENTES PARA PASSAGEM DE PLATAFORMAS DE EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA OFFSHORE E NAVIOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO, NÃO BLOQUEANDO, EM PARTE, O TRAFEGO MARÍTIMO EM DIREÇÃO AO INTERIOR DA BTS.

IMPORTANTE CITAR A FERROVIA LESTE / OESTEPORTO SUL, DUAS PROMESSAS PARA O IMAGINÁRIO COLETIVO. A QUALIFICAÇÃO DO TREM DO SUBÚRBIO, COM AQUISIÇÃO DE NOVAS E MODERNAS COMPOSIÇÕES, ALÉM DE TROCA DE SEUS TRILHOS E DORMENTES SERIA UMA OPÇÃO MENOS CUSTOSA E MAIS RÁPIDA PARA PROPORCIONAR TRANSPORTE DE QUALIDADE, EM DETRIMENTO  AO MONTANTE GASTO E O TEMPO PARA  OPERAR O VLT, AGORA O LEITE É DERRAMADO. A POPULAÇÃO DESTA ÁREA SOFRERIA MENOS COM A AUSÊNCIA DELONGADA DESTE TRANSPORTE TÃO RELEVANTE PARA SUA SOBREVIVÊNCIA. 

NO BLOG TEMOS DIVERSOS ARTIGOS SOBRE A VIABILIDADE ECONÔMICA DESTA PONTE, TRANSCREVEMOS OS LINKS A SEGUIR -




O ATRASO VERGONHOSO DO SISTEMA FERROVIÁRIO IMPLANTADO NA BAHIA IMPACTA NEGATIVAMENTE AS NOSSAS UNIDADES PORTUÁRIAS SEJAM TERMINAIS PRIVATIVOS, PORTOS PÚBLICOS E SUAS CONCESSÕES, NÃO SERVIDOS POR RAMAIS FERROVIÁRIOS. AS CARGAS SEJAM ELAS ACONDICIONADAS EM CONTÊINER, CARGA GERAL, GRANEIS SÓLIDOS E LÍQUIDOS CHEGAM AOS NOSSO PORTOS POR VIA RODOVIÁRIA. AS FERROVIAS SE TORNAM MAIS VANTAJOSAS EM RELAÇÃO AS RODOVIAS EM DISTÂNCIAS QUE VÃO ALÉM DE 300 KM,  IMPACTANDO EM MENOR ESCALA O MEIO AMBIENTE.

UM CASO QUE REFLETE ESTE PERIGO POTENCIAL DE APAGÃO LOGÍSTICO EM UM FUTURO PRÓXIMO É O TERMINAL COTEGIPE, INSTALADO NO PERÍMETRO DO MOINHO DIAS BRANCO. ESTE TERMINAL EQUIPADO COM SHIP LOADER - CARREGADORES DE NAVIOS QUE NÃO DEVEM NADA EM CADÊNCIA OPERACIONAL A OUTROS TERMINAIS GRANELEIROS LOCALIZADOS AO REDOR DO PLANETA; CONVIVE COM UMA SOMBRA QUE PODE DECRETAR SUA INVIABILIDADE LOGÍSTICA, QUANDO COMPARADO A OUTROS TERMINAIS, OU SEJA, NÃO É DOTADO DE ACESSO FERROVIÁRIO. EM TEMPO, ESTE ANO O COTEGIPE COLOCOU EM OPERAÇÃO SEU TERCEIRO BERÇO DE ATRACAÇÃO, O SEGUNDO PARA OPERAR SOJA E PONTUALMENTE MILHO, O QUE INDUZIRÁ EM MENOR TEMPO DE ESPERA PARA OS NAVIOS QUE DEMANDAM SUAS INSTALAÇÕES, EVITANDO GASTOS COM SOBRE - ESTADIA, DEMURRAGE.

PORTO COTEGIPE, COM 3 NAVIOS ATRACADOS

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-34.8/centery:-11.0/zoom:7

TODA SOJA  QUE É EXPORTADA POR ESTA UNIDADE PORTUÁRIA É TRANSPORTADA DO OESTE DA BAHIA ATRAVÉS DE RODOVIAS. ESTA DEFICIÊNCIA LOGÍSTICA É COMPENSADA PELA NÃO EXISTÊNCIA DE OUTROS PORTOS COM LOCALIZAÇÃO MAIS PRÓXIMA DAS REGIÕES PRODUTORAS DO QUE O PORTO COTEGIPE. 

COMO CITAMOS ANTERIORMENTE O PORTO TEM GANHOS DE PRODUTIVIDADE, AMPLIANDO SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS COM MAIS UM BERÇO DE ATRACAÇÃO, MAS ATÉ QUANDO. ESTADOS, A EXEMPLO DO CEARÁ E PERNAMBUCO TEM ATUADO DE FORMA MAIS COMPETENTE EM ATRAIR RAMAIS FERROVIÁRIOS DE PROJETOS DE FERROVIAS ESTRATÉGICOS, DE LONGAS EXTENSÕES, ONDE CITAMOS A NORTE / SUL -https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrovia_Norte-Sul, COM PREVISÃO DE RAMAIS PARA OS PORTOS DE SUAPE - PERNAMBUCO, PECÉM - CEARÁ  E ITAQUI - MARANHÃO. PARA OS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BTS - BAÍA DE TODOS OS SANTOS NENHUMA CONEXÃO PREVISTA, É LAMENTÁVEL ESTA AUSÊNCIA DE VISÃO ESTRATÉGICA DOS ATORES À FRENTE DO DESTINO DA ECONOMIA BAIANA, SEJAM GOVERNAMENTAIS OU DA INICIATIVA PRIVADA, TRISTE BAHIA.

NESTE CENÁRIO A SOJA, MILHO E ALGODÃO  PRODUZIDOS NO  OESTE DA BAHIA SERIAM DIRECIONADOS A ESTES TERMINAIS CITADOS ANTERIORMENTE, MESMO DISTANTE DAS REGIÕES PRODUTORAS, EM DETRIMENTO DO TERMINAL COTEGIPE, MAIS PRÓXIMO, TERIAM SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS POTENCIALIZADAS PELO TRANSPORTE FERROVIÁRIO, CUJOS CUSTOS EM RELAÇÃO ÀS RODOVIAS DIMINUEM DE FORMA GEOMÉTRICA NA PROPORÇÃO QUE SE AMPLIA  AS DISTÂNCIAS PERCORRIDAS.

VISUALIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE UMA FERROVIA LIGANDO A CIDADE JUAZEIRO A BAÍA DE ARATU. SOJA PRODUZIDA NO OESTE BAIANO, ENTRE OUTRAS CARGAS, SERIAM EMBARCADAS EM COMBOIO DE CHATAS, RUMO AO PORTO DE JUAZEIRO, ONDE EMBARCARIAM NAS COMPOSIÇÕES FRUTAS PARA EXPORTAÇÃO, VINHOS, AÇÚCAR, SENTIDO INVERSO, IRIAM PRODUTOS MANUFATURADOS, PRINCIPALMENTE QUÍMICOS E FERTILIZANTES, ESTE ÚLTIMO, PARA AS REGIÕES PRODUTORAS, NAS VIAGENS DE RETORNO DOS COMBOIOS. O TRECHO DO RIO SÃO FRANCISCO SERIA BALIZADO E DRAGADO, PERMITINDO A NAVEGAÇÃO ININTERRUPTA, INCLUSIVE A NOITE. https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/03/linha-ferrea-ligando-o-porto-de.html

SALIENTAMOS QUE, NO COMPLEXO PORTUÁRIO LOCALIZADO BTS, NÃO APENAS O PORTO COTEGIPE OPERA COM SOJA, A CS PORTOS  https://www.csportoaratu.com.br/ QUE ASSUMIU A CONCESSÃO DO PORTO DE ARATU, PARA GRANÉIS SÓLIDOS, TEM INVESTIDO EM MODERNIZAÇÃO DOS BERÇOS DE ATRACAÇÃO, INCLUSIVE O TGS II SERÁ EXCLUSIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS VEGETAIS.

O TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO - ENSEADA TEM REALIZADO EMBARQUES PONTUAIS DE SOJA EM NAVIOS ULTRAMAX, EM VIRTUDE DE NÃO OPERAR PANAMAX, GEARLESS, SEM EQUIPAMENTOS DE BORDO, POR QUE NÃO É DOTADO DE SHIP LOADER EM SEU CAIS.

TUP ENSEADA


EM SUMA TODAS ESTAS UNIDADES OPERACIONAIS, CITADAS ANTERIORMENTE, PODEM SE TORNAR ANTIECONÔMICA DIANTE DA CONCORRÊNCIA A SER OFERECIDA POR PORTOS DE OUTROS ESTADOS, QUANDO OS MESMOS FOREM CONECTADOS AO MODAL FERROVIÁRIO.

DIVERSAS JAZIDAS DE MINÉRIO DE FERRO, COM POTENCIAL PRODUTIVO, FORAM DESCOBERTAS EM TERRITÓRIO BAIANO, EM CONTRAPARTIDA A EXPLORAÇÃO COMERCIAL DAS MESMAS ESBARRA NA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE PARA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO, EM RAZÃO DA  AUSÊNCIA DE FERROVIAS.

NO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BTS, O PORTO DE ARATU SE QUALIFICA PARA OPERAR MINÉRIO DE FERRO, COM AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS E AMPLIAÇÃO DO CALADO DOS BERÇOS DO TGS, O QUE NECESSITARÁ DE NOVOS ACESSOS PARA ESTA DEMANDA. ARATU RECEBIA MAGNESITA A GRANEL ORIUNDA DE JAZIDAS LOCALIZADAS NA REGIÃO DE BRUMADO POR MEIO DE FERROVIAS QUE NECESSITAVAM DE MODERNIZAÇÃO PARA AMPLIAÇÃO DA ECONOMIA DE ESCALA, NÃO SABEMOS INFORMAR SE O SISTEMA AINDA ATENDE AO PORTO.


PORTO DE ARATU

O TUP ENSEADA VEM REALIZANDO OPERAÇÕES COM EMBARQUES DE SOJA E MINÉRIO DE FERRO, UTILIZANDO NAVIOS COM GUINDASTES DE BORDO EM UM DOS SEUS PIERS, PELO MENOS ENQUANTO A EMPRESA NÃO RETORNAR A SUA FUNÇÃO PRECÍPUA DE CONSTRUÇÃO NAVAL. O ACESSO AO TERMINAL É UNICAMENTE POR RODOVIA. O QUE LIMITA FUTURA AMPLIAÇÕES DE SUA OPERAÇÃO.

EM RELAÇÃO AO ANTIGO TERMINAL DA USIBA - USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA ADQUIRIDO PELA INTERMARÍTIMA, HOJE OPERANDO PRINCIPALMENTE COM FERTILIZANTES, MODERNIZOU SEU  SHIP LOADER, COM POUCA FOLGA PARA FUTURAS AMPLIAÇÕES PRINCIPALMENTE PELAS LIMITAÇÕES DA SUA RETROTERRA E POR ESTAR INCRUSTADO EM ZONA URBANA. CASO AMPLIE O PÁTIO DE ESTOCAGEM, POSSIVELMENTE UM NOVO PIER PODERIA SER CONSTRUÍDO, COM MAIS UM BERÇO, SERIA O LIMITE.

ANTIGO TERMINAL DA USIBA

PARA CARGAS TRANSPORTADAS POR CONTAINER O CENÁRIO NÃO É ALENTADOR, O TECON  SALVADOR, DEPOIS DE UM LONGO PERÍODO, DESDE O PROJETO EXECUTIVO E SUA IMPLANTAÇÃO. ACRESCEU NOVO COMPRIMENTO DE CAIS, COM UM SEGUNDO BERÇO, HOJE COM UM TOTAL DE 800 M LINEAR, O QUE É MUITO AQUÉM DA DEMANDA EXIGIDA PELA ECONOMIA BAIANA E SEU FUTURO CRESCIMENTO,  HOJE SERIA NECESSÁRIO NO MÍNIMO MAIS 2 BERÇOS, COM CAPACIDADE PARA FULL CONTAINER DE ÚLTIMA GERAÇÃO.

ONDE CONSTRUIR MAIS UM TERMINAL, A BTS TERIA AINDA ÁREA DISPONÍVEL, ACREDITMAOS QUE SIM. O AUTOR DO BLOG NÃO É UM ENGENHEIRO DE PORTOS E SIM ECONOMISTA, MAS PERCEBEMOS SETORES NO PERÍMETRO DA BTS ONDE NOVOS TERMINAIS PODERIAM SER ERGUIDOS, COM DRAGAGEM ADEQUADA E POUCA NECESSIDADE DE ATERRO HIDRÁULICO.

NA BAÍA DE ARATU, O PIER DO PORTO COTEGIPE PODE SEGUIR EM DIREÇÃO SUDESTE, COM PELO MENOS MAIS 2 BERÇOS, O PORTO PONTA DA LAJE TEM POTENCIAL PARA, APÓS QUALIFICAÇÃO, OPERAR COM NOVOS PONTOS DE ATRACAÇÃO. O PORTO DE ARATU EM DIREÇÃO AO SUL  PODE SER ACRESCIDO DE CAIS LINEAR, O TUP ENSEADA TEM ESPAÇO PARA NOVOS BERÇOS, COM AMPLA RETROTERRA, ATÉ O TECON SALVADOR COM NOVOS INVESTIMENTOS QUE ENVOLVA O CAIS DE LIGAÇÃO E UM CAIS FORMANDO UM L EM RELAÇÃO AO BERÇO IRMÃ DULCE PODE TER ACRÉSCIMO DE PELO MENOS MAIS UM PONTO DE ATRACAÇÃO.

NA BAÍA DE ARATU O PORTO PONTA DA LAJE, HOJE SE ENCONTRA DESATIVADO, COM O FECHAMENTO DA MONTADORA FORD. COM A PROCURA DE ÁREAS DISPONÍVEIS PARA INSTALAÇÃO DE PORTOS E TERMINAIS, ESSA UNIDADE ESTÁ
 PARALISADA É UM CONTRASSENSO ECONÔMICO.

PORTO PONTA DA LAJE
RESSALTAMOS UM CENÁRIO  QUE OCORREU EM OUTUBRO DE 2024, QUANDO DO INICIO DA NOVA LINHA  DE FULL CONTAINER DE MAIS DE 360 M DE COMPRIMENTO, PARA ÁSIA, QUANDO O TECON SALVADOR MOSTROU INDÍCIO DE SATURAÇÃO, COM O CANCELAMENTO DE VÁRIAS ESCALAS, FATO QUE ESTE BLOG REPORTOU EM DIVERSAS POSTAGENS. A LEI DE MURPHY  EMITINDO SINAIS DE ALERTA. 

PORTO DE SALVADOR
O PORTO DE SALVADOR, EM RELAÇÃO A CARGA GERAL, DE PROJETO, TRIGO E PONTUALMENTE FERTILIZANTE TEM ATENDIDO COM FOLGA AS OPERAÇÕES. NAVIOS DE CRUZEIROS, EMBARCAÇÕES DE MARINHAS DE GUERRA E APOIO A OPERAÇÃOES OFFSHORE, UTILIZAM DOS SERVIÇOS DESTA UNIDADE PORTUÁRIA.

O TERMINAL DE MADRE DE DEUS, QUE ATENDE A REFINARIA ACELEN, MOVIMENTANDO PETRÓLEO BRUTO - CRUDE OIL, DERIVADOS, PRODUTOS QUÍMICOS E LPG -LIQUEFIED PETROLEUM GAS,  RECENTEMENTE REALIZOU DRAGAGEM PARA AMPLIAR SEU CALADO OPERACIONAL, HOJE RECEBENDO PETROLEIROS COM ATÉ 15 M DE CALADO, O QUE AMPLIA SUA PRODUTIVIDADE COM GANHOS DE ECONOMIA DE ESCALA, EVITANDO AS OPERAÇÕES SHIP - TO - SHIP.

TERMINAL DE MADRE DE DEUS

GRANÉIS LÍQUIDOS TAMBÉM SÃO OPERADOS PELOS 2 PIERS E SEUS 3 BERÇOS DO PORTO DE ARATU,  ALÉM DO TERMINAL DA DOW QUÍMICA. O PRIMEIRO ATENDENDO O POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, E O SEGUNDO, O PRÓPRIO COMPLEXO QUÍMICO DA DOW. ACREDITAMOS QUE, OS MESMOS ESTEJAM COM FOLGA EM SUAS ATIVIDADES, PELO MENOS A MÉDIO PRAZO.


TERMINAL DOW QUÍMICA
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-34.8/centery:-11.0/zoom:7

O CANTEIRO DE OBRAS DE SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU, DE PROPRIEDADE DA PETROBRAS, ANTES CONSTRUINDO PLATAFORMAS FIXAS E AUTO ELEVATÓRIA, HOJE PARALISADO, É MAIS UMA OPÇÃO  PARA TERMINAL PORTUÁRIO E RETORNO  AS ATIVIDADES ANTERIORES.

CANTEIRO SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU
PARA COMPLETAR O ELENCO DE TERMINAIS PRIVADOS E PORTOS PÚBLICOS NA BTS, TEMOS O TRBA - TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO  DA BAHIA, ONDE A CARGA É TRANSPORTADA EM ESTADO LÍQUIDO, REPASSADA PARA UM NAVIO PROCESSADOR, PASSANDO PARA O ESTADO GASOSO E POR DUTOS PARA REFINARIA ACELEN.

TRBA
https://www.petrobras.com.br/quem-somos/logistica



COM ESTE RELATO SOBRE A ATIVIDADE MARÍTIMA E PORTUÁRIA, COMO VETOR INDUTOR DE DESENVOLVIMENTO, VAMOS TRAZER PARA ESTE CONTEXTO OUTRA ATIVIDADE QUE POTENCIALIZADA PODE TORNAR-SE UM GRANDE GERADOR DE EMPREGO E RENDAS PARA A BAHIA, OU SEJA, ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER.

TEMOS EM NOSSO LITORAL A MAIOR E A TERCEIRA  BAÍA DO BRASIL A DE TODOS OS SANTOS E CAMAMU RESPECTIVAMENTE, SENDO QUE, A BTS TAMBÉM É A SEGUNDA DO MUNDO ATRÁS DA BAÍA DE HUDSON NO NORTE DO CANADÁ.

ALÉM DESSES ESPELHOS D'ÁGUA, O CLIMA QUE PRAVALECE NO LITORAL BAIANO, TROPICAL, FAVORECE AS ATIVIDADES E ESPORTES NÁUTICOS, PRATICAMENTE EM TODO ANO. O NOSSO LITORAL É RICO EM ASPECTOS CIVILIZATÓRIOS, HERANÇA DO NOSSO PASSADO COLONIAL, CONSTRUÇÃO NAVAL ARTESANAL, CULINÁRIA, TRADIÇÕES RELIGIOSAS, MISTICISMOS. OU SEJA SOMOS DOTADOS DE INÚMERAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS, QUE BEM MANEJADAS PODEM GERAR EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE PARA NOSSO ESTADO.

INFELIZMENTE POUCO AGIMOS PARA POTENCIALIZAR ESTE CENÁRIO,  TANTO A NÍVEL PRIVADO COMO GOVERNAMENTAL. DURANTE O PASSAR DO TEMPO ANUNCIARAM DIVERSAS AÇÕES PARA ESTE SETOR, CONTRATARAM CONSULTORIAS MILIONÁRIAS, ASSINARAM ACORDO DE COOPERAÇÃO COM OUTROS PAISES E INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS, MAS O QUE SE VIU FOI AUSÊNCIA DE RESULTADO, DE EFICÁCIA. PERDENDO O BONDE DO FUTURO. A SOCIEDADE BAIANA, EM SUA MAIORIA, APÁTICA EM SEUS ASPECTOS IDENTIFICADORES, POUCO COBRA DAQUELES QUE IMBUÍDOS DE CARGOS PÚBLICOS GEREM OS TRIBUTOS QUE ALIMENTAM O ERÁRIO.

FRISAMOS QUE OS ESTADOS DE PERNAMBUCO E CEARÁ PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA QUE A LOGÍSTICA PORTUÁRIA IMPACTA NA COMPETITIVIDADE EM ATRAIR INVESTIMENTOS PRODUTIVOS, TANTO ASSIM QUE O PORTO DE SUAPE EM PERNAMBUCO TEM O FORMATO DE EMPRESA PÚBLICA E PECÉM NO CEARÁ É UMA EMPRESA DE ECONOMISTA MISTA, SÃO DIRIGIDAS COM EFICIÊNCIA E EFICÁCIA INCORPORANDO, HARMONIZANDO E ALINHANDO ÁS POLITICAS GOVERNAMENTAIS  DESSES ESTADOS.

O MERCADO NÁUTICO DA BAHIA É O TERCEIRO DO PAÍS, POSSIVELMENTE EM NÚMERO DE EMBARCAÇÕES O LAGO PARANOÁ EM BRASÍLIA RIVALIZA, MAS EM VALOR AGREGADO, POR UNIDADE A BAHIA É SUPERIOR, TEMOS LANCHAS DE MAIOR PORTE, EM CONTRAPARTIDA NÃO TEMOS NENHUM ESTALEIRO LOCALIZADO EM NOSSO TERRITÓRIO. IMAGINA-SE A SANGRIA DE RENDA E EMPREGO QUANDO UM BAIANO COMPRA UMA EMBARCAÇÃO EM OUTRO ESTADO.

SERÁ QUE, OS GESTORES PÚBLICOS NÃO POSSUEM VISÃO ESTRATÉGICA PARA MITIGAR ESTA SITUAÇÃO. SIMPLESMENTE COM MECANISMO DE POLITICA FISCAL PODERÍAMOS ATRAIR ESTALEIROS, COLOCANDO NA MESA DE NEGOCIAÇÃO QUE O MERCADO NÁUTICO DA BAHIA, PRINCIPALMENTE DA SUA BTS É SIGNIFICATIVO PARA ELES, PASSEM A PRODUZIR AQUI, E DAREMOS INCENTIVOS EM INFRAESTRUTURA E TRIBUTOS. DE OUTRA FORMA AMPLIAREMOS OS GRAVAMES SOBRE BARCOS COMPRADOS EM OUTRAS REGIÕES COM DESTINO A BAHIA.


ENSEADA DOS TAINHEIROS
https://www.pulsarimagens.com.br/foto/Enseada-dos-Tainheiros-e-bairro-da-Ribeira-no-segundo-plano

PRODUZIMOS MONOGRAFIA COM O TÍTULO - ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO, ONDE DIAGNOSTICAMOS E APRESENTAMOS CAMINHOS PARA POTENCIALIZAÇÃO DESSE NICHO ECONÔMICO MUITO REPRESENTATIVO - https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/08/monografia-evolucao-estrutural-do-lazer.html

EM 10 DE SETEMBRO DE 2021, PUBLICAMOS ARTIGO NO BLOG, INTITULADO -ECONOMIA BAIANA, UM PROCESSO DE DECADÊNCIA, NEXO DE CAUSA E EFEITO, HOJE EM 12 DE MAIO DE 2025, O QUE SE APRESENTA É QUE POUCO MUDOU NO CENÁRIO APRESENTADO. VEJA O LINKhttps://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html




JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


sexta-feira, 21 de março de 2025

TERMINAL MARÍTIMO COTEGIPE INAUGURA SEU TERCEIRO BERÇO - COTEGIPE MARITIME TERMINAL INAUGURATES ITS THIRD BERD

UM IMPORTANTE PASSO PARA LOGÍSTICA PORTUÁRIA QUE ENVOLVE OS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAIA DE TODOS OS SANTOS FOI DADO COM A INAUGURAÇÃO DO TERCEIRO BERÇO DO TERMINAL COTEGIPE.

O PORTO COTEGIPE OPERA SOJA NA EXPORTAÇÃO, MALTE E TRIGO NA IMPORTAÇÃO. FICA LOCALIZADO NO CANAL DA BAÍA DE ARATU

À ESQUERDA DA IMAGEM O TERCEIRO BERÇO
https://portocotegipe.com.br/


ESTE CENÁRIO IMPULSIONA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA EM FUNÇÃO NO MENOR TEMPO DE ESPERA PARA O NAVIOS QUE VÃO EMBARCAR SOJA.

O BERÇO CENTRAL OPERA TRIGO E MALTE

TUDO INDICA QUE SEJAM EMBARQUES PILOTOS PARA CALIBRAGEM DOS SHIPLOADERS E OUTROS AJUSTES OPERACIONAIS.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

FILOSOFIA DO DIA 21/03/25 - PHILOSOPHY OF THE DAY - 03/21/25

segunda-feira, 17 de março de 2025

VENDA DA WILSON SONS - CONTOLADORA DO TECON SALVADOR, PARA A HOLDING MSC - MEDITERRANEAN SHIPPING COMPANY - BOM SINAL PARA A BAHIA - THE SALE OF WILSON SONS - CONTROLLER OF TECON SALVADOR, TO HOLDING MSC - MEDITERRANEAN SHIPPING COMPANY - A GOOD SIGN FOR BAHIA

AS NEGOCIAÇÕES PARA VENDA DO TECON SALVADOR, CONTROLADO PELO GRUPO WILSON SONS, APÓS MUITAS ESPECULAÇÕES, SE CONCRETIZAM, PASSANDO O CONTROLE ACIONÁRIO PARA MSC - MEDITERRANEAN SHIPPING  COMPANY.

TECON SALVADOR

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/release/tecon-salvador-unidade-de-negocio-da-wilson-sons-registra-o-maior-volume-mensalde-conteineres-movimentados-nos-seus-24-anos-de-atuacao/

ACREDITAMOS QUE ESTE NOVO CENÁRIO SEJA FAVORÁVEL À ECONOMIA BAIANA EM SEU ASPECTO LOGÍSTICO, TORNANDO A BUSCA PELA EFICIÊNCIA UM VETOR PARA ATRAÇÃO DE NOVAS ESCALAS MARÍTIMAS PARA PORTO DE SALVADOR, AMPLIANDO NOSSA COMPETITIVIDADE NO LONGO CURSO E NA CABOTAGEM.



RETORNAREMOS A ESTE TEMA EM BREVE, COM MAIS CLAREZA A RESPEITO DA TRANSAÇÃO. OUTRO PONTO SE TRADUZ PELO NÃO ESCLARECIMENTO DO TECON SALVADOR EM RELAÇÃO AO CERCEAMENTO DAS ESCALAS DIRETAS PARA PORTOS ASIÁTICOS EM NAVIOS FULL CONTEINERES DE MAIOR PORTE, SUMIRAM.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2025/02/onde-estao-as-escalas-dos-super-navios.html

JOSEMAR

ECONOMISTA- CORECON 2065