Seguidores

quarta-feira, 30 de abril de 2025

A BAHIA, O APAGÃO LOGÍSTICO, A COMPETITIVIDADE, A RACIONALIDADE DOS INVESTIMENTOS PÚBLICOS = UM FUTURO SOMBRIO - BAHIA, THE LOGISTICS BLACKOUT, COMPETITIVENESS, THE RATIONALITY OF PUBLIC INVESTMENTS = A DARK FUTURE

HÁ MAIS DE 30 ANOS TEMOS ESCRITO ARTIGOS SOBRE O FUTURO DA ECONOMIA BAIANA, PARTICULARMENTE EM RELAÇÃO A SUA COMPETITIVIDADE E SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS, EM UM NICHO DE ECONOMIAS EXTERNAS. ALGUNS CENÁRIOS FORAM POSITIVOS NESSE PASSAR DE TEMPO, OUTROS ESTACIONARAM E NOS DIAS DE HOJE OBSERVAMOS UM RETROCESSO VISÍVEL. VAMOS CONVERSAR SOBRE O ASSUNTO PARA TERMOS UM ENTENDIMENTO DO DINAMISMO DA ECONOMIA COMO PARTE DO NOSSO PRESENTE E DE NOSSAS PERSPECTIVAS DE BEM ESTAR.

PROMESSAS MIRABOLANTES FORAM OFERTADAS EM DETRIMENTO DAS REAIS NECESSIDADES ESTRUTURANTES PARA O AMBIENTE ECONÔMICO DA BAHIA, ASSIM FOI E ESTÁ SENDO COM ESTA TAL PONTE SALVADOR - ITAPARICA, ONDE MILHÕES DE REAIS FORAM GASTOS APENAS COM CONSULTORIAS E ESTUDOS DIVERSOS, SEM NENHUM PILAR TER SIDO FINCADO EM NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, TUDO ISTO EM 18 ANOS, QUANDO A IDEIA DA PONTE FOI LANÇADA COMO UM NARCÓTICO PARA ANESTESIAR AS NECESSIDADES DESENVOLVIMENTISTA DO ESTADO, ATUANDO COMO UMA CORTINA DE FUMAÇA EM BUSCA DE VOTOS DOS INCAUTOS QUE ACREDITAM EM PAPAI NOEL.

REPETIMOS QUE O AUTOR DESTE BLOG NÃO SE POSICIONA CONTRA ESTA OBRA DE BILHÕES DE REAIS, SEM CONTAR COM OS TAIS ADITIVOS QUE VIRÃO AO CONTRATO INICIAL. OBRA ESTA, COMO DITO ANTES, QUE NEM SE INICIOU, MAS EM UM FUTURO ADEQUADO SE TORNARÁ MERITÓRIA, QUANDO OUTRAS NECESSIDADES PREMENTES DA SOCIEDADE FOREM ATENDIDAS, POTENCIALIZANDO NOSSA COMPETITIVIDADE NA BUSCA POR INVESTIMENTO PRODUTIVOS. UMA MÁXIMA ECONÔMICA - NECESSIDADES ILIMITADAS E RECURSOS PÚBLICOS ESCASSOS. EM UM ESTADO POBRE COMO A BAHIA, PRETENDER ENTRAR TEMERARIAMENTE NESSA AVENTURA É PREOCUPANTE, É DELETÉRIO.

SE A OBRA FOR AVANTE, QUE TENHA VÃO LIVRE COM LARGURA E ALTURA SUFICIENTES PARA PASSAGEM DE PLATAFORMAS DE EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA OFFSHORE E NAVIOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO, NÃO BLOQUEANDO, EM PARTE, O TRAFEGO MARÍTIMO EM DIREÇÃO AO INTERIOR DA BTS.

IMPORTANTE CITAR A FERROVIA LESTE / OESTEPORTO SUL, DUAS PROMESSAS PARA O IMAGINÁRIO COLETIVO. A QUALIFICAÇÃO DO TREM DO SUBÚRBIO, COM AQUISIÇÃO DE NOVAS E MODERNAS COMPOSIÇÕES, ALÉM DE TROCA DE SEUS TRILHOS E DORMENTES SERIA UMA OPÇÃO MENOS CUSTOSA E MAIS RÁPIDA PARA PROPORCIONAR TRANSPORTE DE QUALIDADE, EM DETRIMENTO  AO MONTANTE GASTO E O TEMPO PARA  OPERAR O VLT, AGORA O LEITE É DERRAMADO. A POPULAÇÃO DESTA ÁREA SOFRERIA MENOS COM A AUSÊNCIA DELONGADA DESTE TRANSPORTE TÃO RELEVANTE PARA SUA SOBREVIVÊNCIA. 

NO BLOG TEMOS DIVERSOS ARTIGOS SOBRE A VIABILIDADE ECONÔMICA DESTA PONTE, TRANSCREVEMOS OS LINKS A SEGUIR -




O ATRASO VERGONHOSO DO SISTEMA FERROVIÁRIO IMPLANTADO NA BAHIA IMPACTA NEGATIVAMENTE AS NOSSAS UNIDADES PORTUÁRIAS SEJAM TERMINAIS PRIVATIVOS, PORTOS PÚBLICOS E SUAS CONCESSÕES, NÃO SERVIDOS POR RAMAIS FERROVIÁRIOS. AS CARGAS SEJAM ELAS ACONDICIONADAS EM CONTÊINER, CARGA GERAL, GRANEIS SÓLIDOS E LÍQUIDOS CHEGAM AOS NOSSO PORTOS POR VIA RODOVIÁRIA. AS FERROVIAS SE TORNAM MAIS VANTAJOSAS EM RELAÇÃO AS RODOVIAS EM DISTÂNCIAS QUE VÃO ALÉM DE 300 KM,  IMPACTANDO EM MENOR ESCALA O MEIO AMBIENTE.

UM CASO QUE REFLETE ESTE PERIGO POTENCIAL DE APAGÃO LOGÍSTICO EM UM FUTURO PRÓXIMO É O TERMINAL COTEGIPE, INSTALADO NO PERÍMETRO DO MOINHO DIAS BRANCO. ESTE TERMINAL EQUIPADO COM SHIP LOADER - CARREGADORES DE NAVIOS QUE NÃO DEVEM NADA EM CADÊNCIA OPERACIONAL A OUTROS TERMINAIS GRANELEIROS LOCALIZADOS AO REDOR DO PLANETA; CONVIVE COM UMA SOMBRA QUE PODE DECRETAR SUA INVIABILIDADE LOGÍSTICA, QUANDO COMPARADO A OUTROS TERMINAIS, OU SEJA, NÃO É DOTADO DE ACESSO FERROVIÁRIO. EM TEMPO, ESTE ANO O COTEGIPE COLOCOU EM OPERAÇÃO SEU TERCEIRO BERÇO DE ATRACAÇÃO, O SEGUNDO PARA OPERAR SOJA E PONTUALMENTE MILHO, O QUE INDUZIRÁ EM MENOR TEMPO DE ESPERA PARA OS NAVIOS QUE DEMANDAM SUAS INSTALAÇÕES, EVITANDO GASTOS COM SOBRE - ESTADIA, DEMURRAGE.

PORTO COTEGIPE, COM 3 NAVIOS ATRACADOS

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-34.8/centery:-11.0/zoom:7

TODA SOJA  QUE É EXPORTADA POR ESTA UNIDADE PORTUÁRIA É TRANSPORTADA DO OESTE DA BAHIA ATRAVÉS DE RODOVIAS. ESTA DEFICIÊNCIA LOGÍSTICA É COMPENSADA PELA NÃO EXISTÊNCIA DE OUTROS PORTOS COM LOCALIZAÇÃO MAIS PRÓXIMA DAS REGIÕES PRODUTORAS DO QUE O PORTO COTEGIPE. 

COMO CITAMOS ANTERIORMENTE O PORTO TEM GANHOS DE PRODUTIVIDADE, AMPLIANDO SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS COM MAIS UM BERÇO DE ATRACAÇÃO, MAS ATÉ QUANDO. ESTADOS, A EXEMPLO DO CEARÁ E PERNAMBUCO TEM ATUADO DE FORMA MAIS COMPETENTE EM ATRAIR RAMAIS FERROVIÁRIOS DE PROJETOS DE FERROVIAS ESTRATÉGICOS, DE LONGAS EXTENSÕES, ONDE CITAMOS A NORTE / SUL -https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferrovia_Norte-Sul, COM PREVISÃO DE RAMAIS PARA OS PORTOS DE SUAPE - PERNAMBUCO, PECÉM - CEARÁ  E ITAQUI - MARANHÃO. PARA OS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BTS - BAÍA DE TODOS OS SANTOS NENHUMA CONEXÃO PREVISTA, É LAMENTÁVEL ESTA AUSÊNCIA DE VISÃO ESTRATÉGICA DOS ATORES À FRENTE DO DESTINO DA ECONOMIA BAIANA, SEJAM GOVERNAMENTAIS OU DA INICIATIVA PRIVADA, TRISTE BAHIA.

NESTE CENÁRIO A SOJA, MILHO E ALGODÃO  PRODUZIDOS NO  OESTE DA BAHIA SERIAM DIRECIONADOS A ESTES TERMINAIS CITADOS ANTERIORMENTE, MESMO DISTANTE DAS REGIÕES PRODUTORAS, EM DETRIMENTO DO TERMINAL COTEGIPE, MAIS PRÓXIMO, TERIAM SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS POTENCIALIZADAS PELO TRANSPORTE FERROVIÁRIO, CUJOS CUSTOS EM RELAÇÃO ÀS RODOVIAS DIMINUEM DE FORMA GEOMÉTRICA NA PROPORÇÃO QUE SE AMPLIA  AS DISTÂNCIAS PERCORRIDAS.

VISUALIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE UMA FERROVIA LIGANDO A CIDADE JUAZEIRO A BAÍA DE ARATU. SOJA PRODUZIDA NO OESTE BAIANO, ENTRE OUTRAS CARGAS, SERIAM EMBARCADAS EM COMBOIO DE CHATAS, RUMO AO PORTO DE JUAZEIRO, ONDE EMBARCARIAM NAS COMPOSIÇÕES FRUTAS PARA EXPORTAÇÃO, VINHOS, AÇÚCAR, SENTIDO INVERSO, IRIAM PRODUTOS MANUFATURADOS, PRINCIPALMENTE QUÍMICOS E FERTILIZANTES, ESTE ÚLTIMO, PARA AS REGIÕES PRODUTORAS, NAS VIAGENS DE RETORNO DOS COMBOIOS. O TRECHO DO RIO SÃO FRANCISCO SERIA BALIZADO E DRAGADO, PERMITINDO A NAVEGAÇÃO ININTERRUPTA, INCLUSIVE A NOITE. https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/03/linha-ferrea-ligando-o-porto-de.html

SALIENTAMOS QUE, NO COMPLEXO PORTUÁRIO LOCALIZADO BTS, NÃO APENAS O PORTO COTEGIPE OPERA COM SOJA, A CS PORTOS  https://www.csportoaratu.com.br/ QUE ASSUMIU A CONCESSÃO DO PORTO DE ARATU, PARA GRANÉIS SÓLIDOS, TEM INVESTIDO EM MODERNIZAÇÃO DOS BERÇOS DE ATRACAÇÃO, INCLUSIVE O TGS II SERÁ EXCLUSIVO PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS VEGETAIS.

O TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO - ENSEADA TEM REALIZADO EMBARQUES PONTUAIS DE SOJA EM NAVIOS ULTRAMAX, EM VIRTUDE DE NÃO OPERAR PANAMAX, GEARLESS, SEM EQUIPAMENTOS DE BORDO, POR QUE NÃO É DOTADO DE SHIP LOADER EM SEU CAIS.

TUP ENSEADA


EM SUMA TODAS ESTAS UNIDADES OPERACIONAIS, CITADAS ANTERIORMENTE, PODEM SE TORNAR ANTIECONÔMICA DIANTE DA CONCORRÊNCIA A SER OFERECIDA POR PORTOS DE OUTROS ESTADOS, QUANDO OS MESMOS FOREM CONECTADOS AO MODAL FERROVIÁRIO.

DIVERSAS JAZIDAS DE MINÉRIO DE FERRO, COM POTENCIAL PRODUTIVO, FORAM DESCOBERTAS EM TERRITÓRIO BAIANO, EM CONTRAPARTIDA A EXPLORAÇÃO COMERCIAL DAS MESMAS ESBARRA NA LOGÍSTICA DE TRANSPORTE PARA ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO, EM RAZÃO DA  AUSÊNCIA DE FERROVIAS.

NO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BTS, O PORTO DE ARATU SE QUALIFICA PARA OPERAR MINÉRIO DE FERRO, COM AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS E AMPLIAÇÃO DO CALADO DOS BERÇOS DO TGS, O QUE NECESSITARÁ DE NOVOS ACESSOS PARA ESTA DEMANDA. ARATU RECEBIA MAGNESITA A GRANEL ORIUNDA DE JAZIDAS LOCALIZADAS NA REGIÃO DE BRUMADO POR MEIO DE FERROVIAS QUE NECESSITAVAM DE MODERNIZAÇÃO PARA AMPLIAÇÃO DA ECONOMIA DE ESCALA, NÃO SABEMOS INFORMAR SE O SISTEMA AINDA ATENDE AO PORTO.


PORTO DE ARATU

O TUP ENSEADA VEM REALIZANDO OPERAÇÕES COM EMBARQUES DE SOJA E MINÉRIO DE FERRO, UTILIZANDO NAVIOS COM GUINDASTES DE BORDO EM UM DOS SEUS PIERS, PELO MENOS ENQUANTO A EMPRESA NÃO RETORNAR A SUA FUNÇÃO PRECÍPUA DE CONSTRUÇÃO NAVAL. O ACESSO AO TERMINAL É UNICAMENTE POR RODOVIA. O QUE LIMITA FUTURA AMPLIAÇÕES DE SUA OPERAÇÃO.

EM RELAÇÃO AO ANTIGO TERMINAL DA USIBA - USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA ADQUIRIDO PELA INTERMARÍTIMA, HOJE OPERANDO PRINCIPALMENTE COM FERTILIZANTES, MODERNIZOU SEU  SHIP LOADER, COM POUCA FOLGA PARA FUTURAS AMPLIAÇÕES PRINCIPALMENTE PELAS LIMITAÇÕES DA SUA RETROTERRA E POR ESTAR INCRUSTADO EM ZONA URBANA. CASO AMPLIE O PÁTIO DE ESTOCAGEM, POSSIVELMENTE UM NOVO PIER PODERIA SER CONSTRUÍDO, COM MAIS UM BERÇO, SERIA O LIMITE.

ANTIGO TERMINAL DA USIBA

PARA CARGAS TRANSPORTADAS POR CONTAINER O CENÁRIO NÃO É ALENTADOR, O TECON  SALVADOR, DEPOIS DE UM LONGO PERÍODO, DESDE O PROJETO EXECUTIVO E SUA IMPLANTAÇÃO. ACRESCEU NOVO COMPRIMENTO DE CAIS, COM UM SEGUNDO BERÇO, HOJE COM UM TOTAL DE 800 M LINEAR, O QUE É MUITO AQUÉM DA DEMANDA EXIGIDA PELA ECONOMIA BAIANA E SEU FUTURO CRESCIMENTO,  HOJE SERIA NECESSÁRIO NO MÍNIMO MAIS 2 BERÇOS, COM CAPACIDADE PARA FULL CONTAINER DE ÚLTIMA GERAÇÃO.

ONDE CONSTRUIR MAIS UM TERMINAL, A BTS TERIA AINDA ÁREA DISPONÍVEL, ACREDITMAOS QUE SIM. O AUTOR DO BLOG NÃO É UM ENGENHEIRO DE PORTOS E SIM ECONOMISTA, MAS PERCEBEMOS SETORES NO PERÍMETRO DA BTS ONDE NOVOS TERMINAIS PODERIAM SER ERGUIDOS, COM DRAGAGEM ADEQUADA E POUCA NECESSIDADE DE ATERRO HIDRÁULICO.

NA BAÍA DE ARATU, O PIER DO PORTO COTEGIPE PODE SEGUIR EM DIREÇÃO SUDESTE, COM PELO MENOS MAIS 2 BERÇOS, O PORTO PONTA DA LAJE TEM POTENCIAL PARA, APÓS QUALIFICAÇÃO, OPERAR COM NOVOS PONTOS DE ATRACAÇÃO. O PORTO DE ARATU EM DIREÇÃO AO SUL  PODE SER ACRESCIDO DE CAIS LINEAR, O TUP ENSEADA TEM ESPAÇO PARA NOVOS BERÇOS, COM AMPLA RETROTERRA, ATÉ O TECON SALVADOR COM NOVOS INVESTIMENTOS QUE ENVOLVA O CAIS DE LIGAÇÃO E UM CAIS FORMANDO UM L EM RELAÇÃO AO BERÇO IRMÃ DULCE PODE TER ACRÉSCIMO DE PELO MENOS MAIS UM PONTO DE ATRACAÇÃO.

NA BAÍA DE ARATU O PORTO PONTA DA LAJE, HOJE SE ENCONTRA DESATIVADO, COM O FECHAMENTO DA MONTADORA FORD. COM A PROCURA DE ÁREAS DISPONÍVEIS PARA INSTALAÇÃO DE PORTOS E TERMINAIS, ESSA UNIDADE ESTÁ
 PARALISADA É UM CONTRASSENSO ECONÔMICO.

PORTO PONTA DA LAJE
RESSALTAMOS UM CENÁRIO  QUE OCORREU EM OUTUBRO DE 2024, QUANDO DO INICIO DA NOVA LINHA  DE FULL CONTAINER DE MAIS DE 360 M DE COMPRIMENTO, PARA ÁSIA, QUANDO O TECON SALVADOR MOSTROU INDÍCIO DE SATURAÇÃO, COM O CANCELAMENTO DE VÁRIAS ESCALAS, FATO QUE ESTE BLOG REPORTOU EM DIVERSAS POSTAGENS. A LEI DE MURPHY  EMITINDO SINAIS DE ALERTA. 

PORTO DE SALVADOR
O PORTO DE SALVADOR, EM RELAÇÃO A CARGA GERAL, DE PROJETO, TRIGO E PONTUALMENTE FERTILIZANTE TEM ATENDIDO COM FOLGA AS OPERAÇÕES. NAVIOS DE CRUZEIROS, EMBARCAÇÕES DE MARINHAS DE GUERRA E APOIO A OPERAÇÃOES OFFSHORE, UTILIZAM DOS SERVIÇOS DESTA UNIDADE PORTUÁRIA.

O TERMINAL DE MADRE DE DEUS, QUE ATENDE A REFINARIA ACELEN, MOVIMENTANDO PETRÓLEO BRUTO - CRUDE OIL, DERIVADOS, PRODUTOS QUÍMICOS E LPG -LIQUEFIED PETROLEUM GAS,  RECENTEMENTE REALIZOU DRAGAGEM PARA AMPLIAR SEU CALADO OPERACIONAL, HOJE RECEBENDO PETROLEIROS COM ATÉ 15 M DE CALADO, O QUE AMPLIA SUA PRODUTIVIDADE COM GANHOS DE ECONOMIA DE ESCALA, EVITANDO AS OPERAÇÕES SHIP - TO - SHIP.

TERMINAL DE MADRE DE DEUS

GRANÉIS LÍQUIDOS TAMBÉM SÃO OPERADOS PELOS 2 PIERS E SEUS 3 BERÇOS DO PORTO DE ARATU,  ALÉM DO TERMINAL DA DOW QUÍMICA. O PRIMEIRO ATENDENDO O POLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, E O SEGUNDO, O PRÓPRIO COMPLEXO QUÍMICO DA DOW. ACREDITAMOS QUE, OS MESMOS ESTEJAM COM FOLGA EM SUAS ATIVIDADES, PELO MENOS A MÉDIO PRAZO.


TERMINAL DOW QUÍMICA
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-34.8/centery:-11.0/zoom:7

O CANTEIRO DE OBRAS DE SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU, DE PROPRIEDADE DA PETROBRAS, ANTES CONSTRUINDO PLATAFORMAS FIXAS E AUTO ELEVATÓRIA, HOJE PARALISADO, É MAIS UMA OPÇÃO  PARA TERMINAL PORTUÁRIO E RETORNO  AS ATIVIDADES ANTERIORES.

CANTEIRO SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU
PARA COMPLETAR O ELENCO DE TERMINAIS PRIVADOS E PORTOS PÚBLICOS NA BTS, TEMOS O TRBA - TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO  DA BAHIA, ONDE A CARGA É TRANSPORTADA EM ESTADO LÍQUIDO, REPASSADA PARA UM NAVIO PROCESSADOR, PASSANDO PARA O ESTADO GASOSO E POR DUTOS PARA REFINARIA ACELEN.

TRBA
https://www.petrobras.com.br/quem-somos/logistica



COM ESTE RELATO SOBRE A ATIVIDADE MARÍTIMA E PORTUÁRIA, COMO VETOR INDUTOR DE DESENVOLVIMENTO, VAMOS TRAZER PARA ESTE CONTEXTO OUTRA ATIVIDADE QUE POTENCIALIZADA PODE TORNAR-SE UM GRANDE GERADOR DE EMPREGO E RENDAS PARA A BAHIA, OU SEJA, ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER.

TEMOS EM NOSSO LITORAL A MAIOR E A TERCEIRA  BAÍA DO BRASIL A DE TODOS OS SANTOS E CAMAMU RESPECTIVAMENTE, SENDO QUE, A BTS TAMBÉM É A SEGUNDA DO MUNDO ATRÁS DA BAÍA DE HUDSON NO NORTE DO CANADÁ.

ALÉM DESSES ESPELHOS D'ÁGUA, O CLIMA QUE PRAVALECE NO LITORAL BAIANO, TROPICAL, FAVORECE AS ATIVIDADES E ESPORTES NÁUTICOS, PRATICAMENTE EM TODO ANO. O NOSSO LITORAL É RICO EM ASPECTOS CIVILIZATÓRIOS, HERANÇA DO NOSSO PASSADO COLONIAL, CONSTRUÇÃO NAVAL ARTESANAL, CULINÁRIA, TRADIÇÕES RELIGIOSAS, MISTICISMOS. OU SEJA SOMOS DOTADOS DE INÚMERAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS, QUE BEM MANEJADAS PODEM GERAR EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE PARA NOSSO ESTADO.

INFELIZMENTE POUCO AGIMOS PARA POTENCIALIZAR ESTE CENÁRIO,  TANTO A NÍVEL PRIVADO COMO GOVERNAMENTAL. DURANTE O PASSAR DO TEMPO ANUNCIARAM DIVERSAS AÇÕES PARA ESTE SETOR, CONTRATARAM CONSULTORIAS MILIONÁRIAS, ASSINARAM ACORDO DE COOPERAÇÃO COM OUTROS PAISES E INSTITUIÇÕES INTERNACIONAIS, MAS O QUE SE VIU FOI AUSÊNCIA DE RESULTADO, DE EFICÁCIA. PERDENDO O BONDE DO FUTURO. A SOCIEDADE BAIANA, EM SUA MAIORIA, APÁTICA EM SEUS ASPECTOS IDENTIFICADORES, POUCO COBRA DAQUELES QUE IMBUÍDOS DE CARGOS PÚBLICOS GEREM OS TRIBUTOS QUE ALIMENTAM O ERÁRIO.

FRISAMOS QUE OS ESTADOS DE PERNAMBUCO E CEARÁ PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA QUE A LOGÍSTICA PORTUÁRIA IMPACTA NA COMPETITIVIDADE EM ATRAIR INVESTIMENTOS PRODUTIVOS, TANTO ASSIM QUE O PORTO DE SUAPE EM PERNAMBUCO TEM O FORMATO DE EMPRESA PÚBLICA E PECÉM NO CEARÁ É UMA EMPRESA DE ECONOMISTA MISTA, SÃO DIRIGIDAS COM EFICIÊNCIA E EFICÁCIA INCORPORANDO, HARMONIZANDO E ALINHANDO ÁS POLITICAS GOVERNAMENTAIS  DESSES ESTADOS.

O MERCADO NÁUTICO DA BAHIA É O TERCEIRO DO PAÍS, POSSIVELMENTE EM NÚMERO DE EMBARCAÇÕES O LAGO PARANOÁ EM BRASÍLIA RIVALIZA, MAS EM VALOR AGREGADO, POR UNIDADE A BAHIA É SUPERIOR, TEMOS LANCHAS DE MAIOR PORTE, EM CONTRAPARTIDA NÃO TEMOS NENHUM ESTALEIRO LOCALIZADO EM NOSSO TERRITÓRIO. IMAGINA-SE A SANGRIA DE RENDA E EMPREGO QUANDO UM BAIANO COMPRA UMA EMBARCAÇÃO EM OUTRO ESTADO.

SERÁ QUE, OS GESTORES PÚBLICOS NÃO POSSUEM VISÃO ESTRATÉGICA PARA MITIGAR ESTA SITUAÇÃO. SIMPLESMENTE COM MECANISMO DE POLITICA FISCAL PODERÍAMOS ATRAIR ESTALEIROS, COLOCANDO NA MESA DE NEGOCIAÇÃO QUE O MERCADO NÁUTICO DA BAHIA, PRINCIPALMENTE DA SUA BTS É SIGNIFICATIVO PARA ELES, PASSEM A PRODUZIR AQUI, E DAREMOS INCENTIVOS EM INFRAESTRUTURA E TRIBUTOS. DE OUTRA FORMA AMPLIAREMOS OS GRAVAMES SOBRE BARCOS COMPRADOS EM OUTRAS REGIÕES COM DESTINO A BAHIA.


ENSEADA DOS TAINHEIROS
https://www.pulsarimagens.com.br/foto/Enseada-dos-Tainheiros-e-bairro-da-Ribeira-no-segundo-plano

PRODUZIMOS MONOGRAFIA COM O TÍTULO - ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO, ONDE DIAGNOSTICAMOS E APRESENTAMOS CAMINHOS PARA POTENCIALIZAÇÃO DESSE NICHO ECONÔMICO MUITO REPRESENTATIVO - https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/08/monografia-evolucao-estrutural-do-lazer.html

EM 10 DE SETEMBRO DE 2021, PUBLICAMOS ARTIGO NO BLOG, INTITULADO -ECONOMIA BAIANA, UM PROCESSO DE DECADÊNCIA, NEXO DE CAUSA E EFEITO, HOJE EM 12 DE MAIO DE 2025, O QUE SE APRESENTA É QUE POUCO MUDOU NO CENÁRIO APRESENTADO. VEJA O LINKhttps://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html




JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


sexta-feira, 21 de março de 2025

TERMINAL MARÍTIMO COTEGIPE INAUGURA SEU TERCEIRO BERÇO - COTEGIPE MARITIME TERMINAL INAUGURATES ITS THIRD BERD

UM IMPORTANTE PASSO PARA LOGÍSTICA PORTUÁRIA QUE ENVOLVE OS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAIA DE TODOS OS SANTOS FOI DADO COM A INAUGURAÇÃO DO TERCEIRO BERÇO DO TERMINAL COTEGIPE.

O PORTO COTEGIPE OPERA SOJA NA EXPORTAÇÃO, MALTE E TRIGO NA IMPORTAÇÃO. FICA LOCALIZADO NO CANAL DA BAÍA DE ARATU

À ESQUERDA DA IMAGEM O TERCEIRO BERÇO
https://portocotegipe.com.br/


ESTE CENÁRIO IMPULSIONA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA EM FUNÇÃO NO MENOR TEMPO DE ESPERA PARA O NAVIOS QUE VÃO EMBARCAR SOJA.

O BERÇO CENTRAL OPERA TRIGO E MALTE

TUDO INDICA QUE SEJAM EMBARQUES PILOTOS PARA CALIBRAGEM DOS SHIPLOADERS E OUTROS AJUSTES OPERACIONAIS.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

FILOSOFIA DO DIA 21/03/25 - PHILOSOPHY OF THE DAY - 03/21/25

segunda-feira, 17 de março de 2025

VENDA DA WILSON SONS - CONTOLADORA DO TECON SALVADOR, PARA A HOLDING MSC - MEDITERRANEAN SHIPPING COMPANY - BOM SINAL PARA A BAHIA - THE SALE OF WILSON SONS - CONTROLLER OF TECON SALVADOR, TO HOLDING MSC - MEDITERRANEAN SHIPPING COMPANY - A GOOD SIGN FOR BAHIA

AS NEGOCIAÇÕES PARA VENDA DO TECON SALVADOR, CONTROLADO PELO GRUPO WILSON SONS, APÓS MUITAS ESPECULAÇÕES, SE CONCRETIZAM, PASSANDO O CONTROLE ACIONÁRIO PARA MSC - MEDITERRANEAN SHIPPING  COMPANY.

TECON SALVADOR

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/release/tecon-salvador-unidade-de-negocio-da-wilson-sons-registra-o-maior-volume-mensalde-conteineres-movimentados-nos-seus-24-anos-de-atuacao/

ACREDITAMOS QUE ESTE NOVO CENÁRIO SEJA FAVORÁVEL À ECONOMIA BAIANA EM SEU ASPECTO LOGÍSTICO, TORNANDO A BUSCA PELA EFICIÊNCIA UM VETOR PARA ATRAÇÃO DE NOVAS ESCALAS MARÍTIMAS PARA PORTO DE SALVADOR, AMPLIANDO NOSSA COMPETITIVIDADE NO LONGO CURSO E NA CABOTAGEM.



RETORNAREMOS A ESTE TEMA EM BREVE, COM MAIS CLAREZA A RESPEITO DA TRANSAÇÃO. OUTRO PONTO SE TRADUZ PELO NÃO ESCLARECIMENTO DO TECON SALVADOR EM RELAÇÃO AO CERCEAMENTO DAS ESCALAS DIRETAS PARA PORTOS ASIÁTICOS EM NAVIOS FULL CONTEINERES DE MAIOR PORTE, SUMIRAM.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2025/02/onde-estao-as-escalas-dos-super-navios.html

JOSEMAR

ECONOMISTA- CORECON 2065


quarta-feira, 5 de março de 2025

MELHOR RESULTADO DO BLOG EM UM MÊS - FEVEREIRO / 2025 - 15.941 ACESSOS - BEST BLOG RESULT IN A MONTH - FEBRUARY / 2025 - 15,941 VIEWS

COMEMORAMOS O MELHOR RESULTADO DO  BLOG VIAJANTE SEM PORTO EM UM ÚNICO MÊS, 15.941 ACESSOS.  PODERIA SER MAIS, FEVEREIRO/25 TEVE 28 DIAS.


https://www.istockphoto.com/br/vetor/quadro-de-apresenta%C3%A7%C3%A3o-com-dados-estat%C3%ADsticos-gr%C3%A1ficos-e-diagramas-linha-de-mapa-da-gm1336669208-417852369

AS POSTAGENS MAIS PROCURADAS FORAM:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/04/os-navios-e-minha-infancia-de-1963.html

212 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2025/02/onde-estao-as-escalas-dos-super-navios.html  

154 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2025/02/carnaval-2025-carnival-2025.html  

 95 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/12/marina-bonfim-ribeira-salvador-bahia.html 

 91 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/abondono-dos-casaroes-historicos-do.htm

 85 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/08/porto-de-ilheus-rio-cachoeira-um-legado.html 

 84 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/05/a-vitoria-e-os-navios.htm

77 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/programacao-de-navios-de-cruzeiros.html 

77 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/bulk-carrier-navios-uranus-atraca-em.html 

 67 ACESSOS

https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/05/filme-encontro-marcado-meet-joe-black.html 

57 ACESSOS

OS PAÍSES COM MAIS ACESSOS FORAM:

BRASIL - 9,64 MIL

PAISES BAIXOS - 2,72 MIL

ESTADOS UNIDOS - 1,75 MIL 

SINGAPURA - 1,31 MIL

ALEMANHA  - 650

O TOTAL GERAL DESDE O INÍCIO DO BLOG CHEGA EM 471.561 MIL.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065




quarta-feira, 26 de fevereiro de 2025

CARNAVAL 2025 - SALVADOR - BAHIA - CARNIVAL 2025 - SALVADOR - BAHIA

ESTAMOS PRÓXIMO DO INÍCIO DO CARNAVAL 2025, DESSE MODO DESEJAMOS A TODOS OS VISITANTES DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO, NO ÂMBITO DE SUAS CONCEPÇÕES EXISTENCIAIS, SEJA PARA PARTICIPAR DA FESTA, PARA VIAJAR, DESCANSAR OU MEDITAR, UM BOM CARNAVAL.


https://www.portalcubo.com/post/furdun%C3%A7o-2025-celebra-os-40-anos-do-ax%C3%A9-e-arrasta-multid%C3%A3o-no-pr%C3%A9-carnaval-de-salvador

JOSEMAR 

 ECONOMISTA -  CORECON 2065

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

ONDE ESTÃO AS ESCALAS DOS SUPER NAVIOS FULL CONTAINER NO TECON SALVADOR - WILSON SONS - INCAPACIDADE OPERACIONAL - WHERE ARE THE SCALES OF THE SUPER FULL CONTAINER SHIPS AT TECON SALVADOR - WILSON SONS - OPERATIONAL INABILITY

EM OUTUBRO DE 2024, O TECON SALVADOR CONQUISTOU PARA NOSSO PORTO, ESCALAS QUE FORAM ATENDIDAS POR SUPER NAVIOS FULL CONTAINER. OCORREU A PRIMEIRA ATRACAÇÃO EM 24/07/24, COM O NAVIO MSC ORION, COM COMPRIMENTO DE 331 M E 51,11 M DE LARGURA.

MSC MARIE

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:8412551/shipname:MSC%20MARIE?order=date_uploaded

A LINHA ATENDIA AOS PORTOS ASIÁTICOS, PERMITINDO QUE COMMODITIES PRODUZIDAS NA BAHIA SEGUISSEM DIRETAMENTE AO DESTINATÁRIO SEM TRANSBORDOS.

REALIZAMOS VÁRIAS POSTAGENS SOBRE O EVENTO, INCLUSIVE COMENTANDO O CONGESTIONAMENTO  DE FULL CONTAINER, ONDE ALGUNS DELES CANCELARAM ESCALAS, NÃO OPTANDO POR ESPERA DE VÁRIOS DIAS, EVITANDO DEMURRAGE, SOBRE - ESTADIA.

TECON - PORTO DE SALVADOR

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/noticia/tecon-salvador-tem-melhor-resultado-mensal-dos-ultimos-anos/

O ENIGMA PARA O VIAJANTE SEM PORTO, SE TRADUZ PELO FATO DE PASSADO QUASE 5 MESES NÃO OBSERVAMOS O RETORNO DESTES SUPER NAVIOS AO NOSSO PORTO. OS MOTIVOS NÃO TEMOS CONHECIMENTO, APENAS O TECON SALVADOR PODE ESCLARECER. 

A DEMORA POR ATRACAÇÃO PODERIA SER O MOTIVO, OS ARMADORES  TERIAM OPTADOS EM NÃO OPERAR NO PORTO DE SALVADOR, EM VIRTUDE DE COLAPSO OPERACIONAL. NA ÉPOCA,  ALGUNS GRANELEIROS TAMBÉM OCUPARAM OS BERÇOS PREFERENCIAIS PARA CONTAINER, O QUE AGRAVOU O CENÁRIO.

A SEGUIR LINKS PERTINENTEA  AO ASSUNTO:

 https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/07/porta-conteiner-com-maior-deslocamento_23.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/movimento-intenso-de-navios-porto-de.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/movimento-massivo-de-full-containers.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/mais-uma-defeccao-no-tecon-salvador-o.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/maior-partida-de-conteineres-operada.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/fila-de-espera-para-full-conteineres-no.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/terceiro-cancelamento-de-escala-no.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/bulk-carrier-navios-uranus-atraca-em.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/mais-um-full-cantainer-desiste-de-ficar.html


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

ARTIGO - MATHEUS OLIVA - O BRASIL À DERIVA

Artigo: O Brasil à Deriva

Por Matheus Oliva

Tribuna da Bahia, Salvador

29/12/2025 14:0116 dias, 2 horas e 31 minutos


Na encruzilhada entre liderança e irrelevância, o Brasil escolheu a irrelevância. Enredado em uma barafunda regulatória e tributária que alimenta a crise dos, e entre os, poderes, enfraquecendo valores democráticos, o país se reduz ao mínimo papel de mero fornecedor orgulhoso de alimentos in natura para o mundo. Distraído por debates ideológicos obsoletos e incapaz de enfrentar os desafios de um cenário internacional tecnológico e inovador, o Brasil assemelha-se a um barco à deriva, com a bússola quebrada e sem sinal de GPS. Essa falta de rumo reflete-se diretamente na inflação que corrói os bolsos dos cidadãos e empobrece a economia como um todo. Paradoxalmente, enquanto se exalta a abundância de recursos naturais, grande parte dessa riqueza é consumida por estrangeiros, amparados por poder de compra e planejamento estratégico que o Brasil não consegue emular.

A falta de protagonismo do Brasil se reflete na incapacidade de mitigar os impactos de fatores externos. O World Container Index (WCI) registrou um aumento de 8% na semana de 19 de dezembro de 2024, em rotas mais estratégicas, o aumento foi acima de 25%. O custo médio global do frete atingiu US$ 3.803 por container de 40 pés. Esses valores, embora 63% abaixo do pico pandêmico, ainda são 168% superiores às médias pré-pandemia, de acordo com a Drewry, firma inglesa de consultoria marítima.

Custos dos fretes marítimos pressionam os custos internos, já que o Brasil depende de insumos importados para sua indústria. Em vez de modernizar sua infraestrutura logística e aumentar o valor e a competitividade de suas exportações, o país permanece isolado em portos congestionados, ferrovias insuficientes e rodovias precárias, vendendo seu solo onde tudo há de nascer.


O Contraste com a China

Enquanto o Brasil patina, a China avança com uma estratégia bem executada. Empresas como Xiaomi e BYD lideram o mercado global de VEs e simbolizam o avanço tecnológico do país. Fábricas “escuras”, sem funcionários e sem luz, inteiramente automatizadas, aumentam a produtividade e reduzem custos. A construção de uma frota de 170 navios para exportação de automóveis reforça a força do país, permitindo que a China domine mercados globais. Esse contraste é gritante. O Brasil se acomoda em sua abundância de recursos naturais, enquanto a China transforma esses mesmos recursos em produtos de alto valor agregado.

Geopolítica e Irrelevância Brasileira

Conflitos em regiões estratégicas, como o Mar Vermelho e o Canal Suez, destacam a fragilidade do comércio global. Para o Brasil, que depende de rotas estáveis para exportar commodities e importar insumos, essas instabilidades representam riscos diretos à economia.
Apesar disso, o Brasil não assume qualquer papel relevante nessas discussões. O país, que poderia liderar a integração comercial na América Latina e atuar como mediador em crises globais, permanece ausente, preso a disputas internas e desarticulado em sua política externa.

O Brasil Que Deveria Ser

O Brasil tem tudo para liderar: recursos, mercado interno robusto e posição estratégica. Mas liderança exige visão e ação. É necessário simplificar regras tributárias, regular atividades de maneira estadista ao invés de idealista, reduzir ultrajantes despesas do custo Brasília para investir em infraestrutura, educação e saúde e buscar integração estratégica nas cadeias globais de valor.

Apegado a debates ideológicos que consomem energia sem resultado, o Brasil permanece sendo uma promessa não cumprida. Para competir no mundo de amanhã, o país precisa, no mínimo, se localizar entre sul e norte, ocidente e oriente para sair da deriva e traçar uma rota de navegação segura. O dia para isso é ontem.

Um 2025 melhor que 2024 para todo o Brasil!

Matheus Oliva
Empresário do Setor Marítimo

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

FELIZ ANO NOVO -2025 - HAPPY NEW YEAR - 2025

DESEJAMOS A TODOS LEITORES DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO UM ANO NOVO LASTREADO POR CAMINHOS DE SABEDORIA E REALIZAÇÕES, SEM CONTUDO LAMENTAR 2024, POIS AS VICISSITUDES ENRIJECE O ESPÍRITO E COMANDO NO AVANÇAR DA EXISTÊNCIA. SEJAMOS BONS CAPITÃES.



JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

ARTIGO - MATHEUS OLIVA - DEMOCRACIA: O PESO DA POPULAÇÃO E O LIMITE DA LIBERDADE

MATHEUS OLIVA TRAÇA UM PARARELO, NOS TEMPOS DE HOJE, DOS DOGMAS DA DEMOCRACIA VERSO SEU PILAR CENTRAL, A LIBERDADE.E MAGNITUDE POPULACIONAL DE UMA NAÇÃO. EXCELENTE TEXTO, COMO SEMPRE. VAMOS A LEITURA.

O futuro da democracia, portanto, não está apenas em suas instituições, mas no coração e na mente de seus cidadãos, individualmente. Líderes políticos e cidadãos anônimos têm que estar à altura desse desafio.

A SEGUIR O LINK DO CORREIO DA BAHIA, ONDE O ARTIGO FOI PUBLICADO

https://www.correio24horas.com.br/colunistas/matheus-oliva


Democracia: o peso da população e o limite da liberdade

Enquanto nações menores mantêm democracias vibrantes, as meganações enfrentam crises institucionais que enfraquecem seus sistemas democráticos

Matheus Oliva


Publicado em 22 de novembro de 2024 às 10:21



As democracias em crise Crédito: Divulgação Matheus Oliva


O V-Dem Report 2024, iniciativa da Universidade de Gotemburgo, Suécia, apresenta uma análise global dos estágios de autocracias e democracias, indicando tendências alarmantes. Alguns destaques do relatório 2024 são:



I - Componentes da democracia pioraram em mais países do que melhoraram na última década:


(a) A liberdade de expressão deteriorou-se em 35 países em 2023;


(b) A realização de eleições limpas piorou em 23 países e melhorou em apenas 12;


(c) A liberdade de associação foi restringida em 20 países e expandida em apenas 3.



II - O nível de democracia experimentado em 2023 retrocedeu aos níveis de 1985.


III - 71% da população mundial, cerca de 5,7 bilhões de pessoas, vive sob regimes autocráticos, aumento expressivo frente aos 48% de dez anos atrás. Apenas 29%, 2,3 bilhões de pessoas, vivem em democracias liberais ou eleitorais.


A democracia, que define cada indivíduo livre como agente do destino coletivo, perde espaço para o autoritarismo, com sua eficiência hierarquizada e repressora. Grandes nações, portanto, abrigam bilhões de pessoas sob governo centralizado e autoritário. Por outro lado, as democracias mais estáveis florescem em pequenos países com populações homogêneas e bem educadas.


Eis a questão: existe um limite populacional para a eficiência da democracia?


O V-Dem Report 2024 sugere um padrão claro: enquanto nações menores, como Noruega e Dinamarca, mantêm democracias vibrantes, as meganações frequentemente enfrentam crises institucionais que enfraquecem seus sistemas democráticos. Índia, com 1,4 bilhão de habitantes, é um exemplo disso. Embora se orgulhe de ser a maior democracia do mundo, o país enfrenta uma erosão contínua de suas liberdades civis e um aumento na centralização autoritária do poder.



Já a China, sob um modelo autoritário dito de orgulho nacional, utiliza sua máquina burocrática e centralizada para implementar políticas com impressionante brutalidade. Seu milagroso crescimento econômico, redução da pobreza e avanços tecnológicos são frequentemente apontados como um triunfo da centralização. Mas a que custo? Repressão de minorias, subjugação étnica, censura e o controle absoluto do Estado sobre a vida dos cidadãos expõem o alto preço humano desse modelo.


Por outro lado, pequenos países como os nórdicos e a insular Nova Zelândia demonstram que democracias podem ser eficazes quando combinadas com populações bem-educadas, coesas e relativamente pequenas.


Os cidadãos têm maior acesso a seus representantes, a política é mais deliberativa e menos polarizada.


Surge uma questão: existe um limite de diversidade e quantidade populacional para a eficácia da democracia?


A eficiência autoritária, exemplificada pela China, é sedutora em tempos de crise. Quando os governos democráticos enfrentam paralisia política, polarização e lentidão nos processos, as soluções rápidas de regimes autoritários parecem atraentes. No entanto, a história ensina que essa eficiência é frequentemente ilusória. Governos autoritários podem parecer estáveis, mas sua falta de flexibilidade e transparência os tornam frágeis e ilegítimos. Já as democracias possuem a capacidade única de se renovar e se adaptar. Isso exige instituições robustas, cidadãos informados e um compromisso contínuo com os valores componentes de uma democracia.




A polarização que domina o debate político democrático atual mina o essencial. Respeito ao livre expressar, pluralidade e direitos básicos da maioria ficam para trás. Fala-se de gênero e raça, mas esquecem saúde, saneamento e educação, as pautas identitárias encobrem corrupção e desigualdade. Ideologias deterioram e desrespeitam a convivência com o que é estranho. Pautas identitárias ou ideológicas, embora legítimas em certos aspectos, tornam-se divisivas quando colocadas acima da coesão social necessária para enfrentar desafios maiores. É necessário foco no coletivo, não apenas em minorias, mas também em maiorias quantitativas. Aliás, a democracia, por essência, é o governo eleito pela maioria.


A questão insurgente encontra uma resposta paradoxal, não é o tamanho da população, mas a capacidade dessa população de sustentar o processo democrático, que define o sucesso ou o fracasso de um regime. O notório Estadunidense, Henry Kissinger, advertiu em muitas ocasiões, "a legitimidade é a base do poder, mas a governança eficaz é a essência da sobrevivência". Assim como a moeda de uma nação, a democracia é uma abstração utilitária, e seu sucesso em populações grandes dependerá da disposição de investir na única variável que transcende números: o desenvolvimento humano.


O futuro da democracia, portanto, não está apenas em suas instituições, mas no coração e na mente de seus cidadãos, individualmente. Líderes políticos e cidadãos anônimos têm que estar à altura desse desafio.Matheus Oliva é empresário.As democracias em crise Crédito: Divulgação Matheus Oliva


O V-Dem Report 2024, iniciativa da Universidade de Gotemburgo, Suécia, apresenta uma análise global dos estágios de autocracias e democracias, indicando tendências alarmantes. Alguns destaques do relatório 2024 são:



I - Componentes da democracia pioraram em mais países do que melhoraram na última década:


(a) A liberdade de expressão deteriorou-se em 35 países em 2023;


(b) A realização de eleições limpas piorou em 23 países e melhorou em apenas 12;


(c) A liberdade de associação foi restringida em 20 países e expandida em apenas 3.



II - O nível de democracia experimentado em 2023 retrocedeu aos níveis de 1985.


III - 71% da população mundial, cerca de 5,7 bilhões de pessoas, vive sob regimes autocráticos, aumento expressivo frente aos 48% de dez anos atrás. Apenas 29%, 2,3 bilhões de pessoas, vivem em democracias liberais ou eleitorais.


A democracia, que define cada indivíduo livre como agente do destino coletivo, perde espaço para o autoritarismo, com sua eficiência hierarquizada e repressora. Grandes nações, portanto, abrigam bilhões de pessoas sob governo centralizado e autoritário. Por outro lado, as democracias mais estáveis florescem em pequenos países com populações homogêneas e bem educadas.


Eis a questão: existe um limite populacional para a eficiência da democracia?


O V-Dem Report 2024 sugere um padrão claro: enquanto nações menores, como Noruega e Dinamarca, mantêm democracias vibrantes, as meganações frequentemente enfrentam crises institucionais que enfraquecem seus sistemas democráticos. Índia, com 1,4 bilhão de habitantes, é um exemplo disso. Embora se orgulhe de ser a maior democracia do mundo, o país enfrenta uma erosão contínua de suas liberdades civis e um aumento na centralização autoritária do poder.



Já a China, sob um modelo autoritário dito de orgulho nacional, utiliza sua máquina burocrática e centralizada para implementar políticas com impressionante brutalidade. Seu milagroso crescimento econômico, redução da pobreza e avanços tecnológicos são frequentemente apontados como um triunfo da centralização. Mas a que custo? Repressão de minorias, subjugação étnica, censura e o controle absoluto do Estado sobre a vida dos cidadãos expõem o alto preço humano desse modelo.


Por outro lado, pequenos países como os nórdicos e a insular Nova Zelândia demonstram que democracias podem ser eficazes quando combinadas com populações bem-educadas, coesas e relativamente pequenas.


Os cidadãos têm maior acesso a seus representantes, a política é mais deliberativa e menos polarizada.


Surge uma questão: existe um limite de diversidade e quantidade populacional para a eficácia da democracia?


A eficiência autoritária, exemplificada pela China, é sedutora em tempos de crise. Quando os governos democráticos enfrentam paralisia política, polarização e lentidão nos processos, as soluções rápidas de regimes autoritários parecem atraentes. No entanto, a história ensina que essa eficiência é frequentemente ilusória. Governos autoritários podem parecer estáveis, mas sua falta de flexibilidade e transparência os tornam frágeis e ilegítimos. Já as democracias possuem a capacidade única de se renovar e se adaptar. Isso exige instituições robustas, cidadãos informados e um compromisso contínuo com os valores componentes de uma democracia.




A polarização que domina o debate político democrático atual mina o essencial. Respeito ao livre expressar, pluralidade e direitos básicos da maioria ficam para trás. Fala-se de gênero e raça, mas esquecem saúde, saneamento e educação, as pautas identitárias encobrem corrupção e desigualdade. Ideologias deterioram e desrespeitam a convivência com o que é estranho. Pautas identitárias ou ideológicas, embora legítimas em certos aspectos, tornam-se divisivas quando colocadas acima da coesão social necessária para enfrentar desafios maiores. É necessário foco no coletivo, não apenas em minorias, mas também em maiorias quantitativas. Aliás, a democracia, por essência, é o governo eleito pela maioria.


A questão insurgente encontra uma resposta paradoxal, não é o tamanho da população, mas a capacidade dessa população de sustentar o processo democrático, que define o sucesso ou o fracasso de um regime. O notório Estadunidense, Henry Kissinger, advertiu em muitas ocasiões, "a legitimidade é a base do poder, mas a governança eficaz é a essência da sobrevivência". Assim como a moeda de uma nação, a democracia é uma abstração utilitária, e seu sucesso em populações grandes dependerá da disposição de investir na única variável que transcende números: o desenvolvimento humano.


O futuro da democracia, portanto, não está apenas em suas instituições, mas no coração e na mente de seus cidadãos, individualmente. Líderes políticos e cidadãos anônimos têm que estar à altura desse desafio.


Matheus Oliva é empresário.

quinta-feira, 14 de novembro de 2024

sábado, 2 de novembro de 2024

FILOSOFIA DO DIA - 02/11/24 - PHILOSOPHY OF THE DAY - 11/02/24

CONSIDERO COMPLETAMENTE DESIMPORTANTE EM QUEM O PARTIDO VAI VOTAR, OU COMO; MAS O QUE É DE GRANDE IMPORTÂNCIA É ISTO: QUEM VAI CONTAR OS VOTOS, E COMO.' DITO EM 1923. MEMÓRIAS DE UM EX - SECRETÁRIO DE STÁLIN, - BORIS BAZHANOV.



JOSEF STÁLIN
https://www.brasilparalelo.com.br/artigos/stalin


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 29 de outubro de 2024

FILOSOFIA DO DIA - 29/10/24 - PHILOSOPHY OF THE DAY - 10/29/24

DE CEM HOMENS, APENAS ENCONTRAREMOS UM QUE SEJA DIGNO DE DISCUTIR. NO QUE DIZ RESPEITO AOS OUTROS, DEVEMOS DEIXÁ-LOS DIZER O QUE LHES PASSA PELA CABEÇA, POIS É UM DIREITO DO HOMEM SER IDIOTA - ARTHUR SCHOPENHAUER



ARTHUR SCHOPENHAUER

JOSEMAR 

ECONOMISTA   - CORECON 2065

sexta-feira, 25 de outubro de 2024

PROGRAMAÇÃO DE NAVIOS DE CRUZEIROS - TEMPORADA 2023 / 2024 - PORTO DE SALVADOR - CRUISE SHIP SCHEDULE - 2023 / 2024 SEASON - PORT OF SALVADOR

A TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMO DO PORTO DE SALVADOR SE APROXIMA, CONFORME PROGRAMÇÃO DA CODEBA - COMPANHIA DE DOCAS DO ESTADO DA BAHIA, A PRIMEIRA ESCALA ESTÁ PREVISTA PARA 30/10/24, NAVIO SH VEGA. ATÉ O MOMENTO SÃO 61 ESCALAS E  230.163 PASSAGEIROS.

SH VEGA
INFORMAMOS QUE, O NAVIO NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER ESCALOU NO DIA 12/10/24 NO PORTO DE SALVADOR, MAS, NÃO CONSTANDO NA PROGRAMAÇÃO DA CODEBA - https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/10/temporada-de-cruzeiros-maritimos-em.html

DISPONIBILIZAMOS  ABAIXO  LINK DA CODEBA PARA QUEM DESEJAR ACESSAR OS NAVIOS QUE AQUI APORTARÃO.



JOSEMAR

ECONOMIA - CORECON 2065

3º CONGRESSO NÁUTICO DA BAHIA 2024

MAIS UM EVENTO RELATIVO Á NÁUTICA DE LAZER SERÁ REALIZADO EM SALVADOR -BAHIA EM 07/11/2024, O 3º CONGRESSO NÁUTICO DA BAHIA 2024, ONDE TEMAS RELEVANTES SERÃO DISCUTIDOS, ÁREA ONDE A BAHIA É DETENTORA DE INÚMERAS VANTAGENS COMPETITIVAS E COMPARATIVAS - https://barcoshoweventos.com.br/congresso-nautico-da-bahia-2024/.

A TITULAR DA SEMDEC - SECRETARIA MUNICIPAL  DE DESENVOLVIMENTO, EMPREGO E RENDA, MILA PAES TEM ATUADO DE FORMA DINÂMICA NO SENTIDO DE ALAVANCAR E POTENCIALIZAR ESSA ÁREA, QUE TENDE A SER UM RELEVANTE VETOR NA AMPLIAÇÃO DE RENDAS E EMPREGOS NÃO APENAS PARA SALVADOR, MAS ALCANÇANDO MUNICÍPIOS LOCALIZADOS NO LITORAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS





JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

quinta-feira, 24 de outubro de 2024

SALVADOR BOAT SHOW - 2024 - BAHIA MARINA

O SALVADOR BOAT SHOW  SERÁ REALIZADO, NO BAHIA MARINA DO DIA 06 A 10 DE NOVEMBRO DE 2024. EVENTO DESTA NATUREZA SE TORNA RELEVANTE PELA QUANTIDADE DE EXPOSITORES QUE ESTARÃO PRESENTES, ESTALEIROS, MARINAS, DESIGNERS MÁUTICOS, EQUIPAMENTOS, DENTRE OUTROS, COLOCANDO SALVADOR E SUA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, NO CENÁRIO DESTE IMPORTANTE NICHO DA ECONOMIA, GERADOR DE RENDAS. EMPREGOS E SUSTENTABILIDADE.



EM DIVERSOS MOMENTOS ESTE BLOG TEM COMENTADO SOBRE AS POTENCIALIDADES NÁUTICAS  DO NOSSO LITORAL, PRINCIPALMENTE PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAIXO SUL, MORRO DE SÃO PAULO, BOIPEBA E BAÍA DE CAMAMU, DIANTE DE VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS EM RELAÇÃO A OUTROS LOCAIS DO PAÍS.


https://or.com.br/blog/or-firma-parceria-com-a-bahia-marina-para-desenvolvimento-imobiliario-em-salvador/

O PREFEITO ELEITO DE SALVADOR, BRUNO REIS, DEVE CONTEMPLAR A NÁUTICA DE LAZER COMO UMA DAS PRIORIDADES DESSE NOVO MANDATO. REGIÕES COMO A ENSEADA DOS TAINHEIROS NA RIBEIRA, ONDE O SABER POPULAR LIGADO A PESCA E CONSTRUÇÃO NAVAL ESTÃO PRESENTE HÁ SÉCULOS, PODEM SER POTENCIALIZADOS ENTRE JOVENS, PRINCIPALMENTE NO ESPORTE, REFORÇANDO OS PRINCIPIOS DE EQUIPE, DISCIPLINA E  CIDADANIA.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 22 de outubro de 2024

MAIS UM FULL CONTAINER DESISTE DE PERMANECER NA FILA E CANCELA ESCALA - PREOCUPANTE - ANOTHER FULL CONTAINER GIVES UP ON STAYING IN THE QUEUE AND CANCELS SCHEDULE - WORRYING

MAIS UM FULL CONTAINER DESISTE DE FICAR NA FILA E CANCELA ESCALA NO TECON SALVADOR. CENÁRIO PREOCUPANTE PARA COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, LANÇANDO DÚVIDAS SOBRE A CAPACIDADE ATUAL E FUTURA DESTE TERMINAL PARA ATENDER NOSSAS DEMANDAS.

DESTA VEZ FOI MSC MARIE, SÉRIE DE SUPER NAVIOS, ALÉM DE PREOCUPANTE, TEMOS UM AGRAVANTE, ESSE NAVIO PERTENCE A LINHA CONQUISTADA PARA O SUDESTE ASIÁTICO PELO TECON SALVADOR, SE NO INÍCIO TEMOS ESTES PROBLEMAS DE ECONOMIA DE ESCALA, IMAGINEM NO FUTURO.


MSC MARIE

RESSALTAMOS QUE, EM RELAÇAO AO MSC EMMA O BLOG PERDEU A CONTA DE QUANTO TEMPO DE PERMANÊNCIA EM SALVADOR JÁ SE FOI. SERIA IMPORTANTE O TECON EMITIR UMA NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE ESTE CENÁRIO. ESPERAR DO GOVERNO DO ESTADO É INÓCUO, NÃO TEM TÉCNICOS EM SEU QUADRO DE SERVIDORES QUE DOMINEM O ASSUNTO, O SEU FOCO É A PONTE DAS ILUSÕES SALVADOR ITAPARICA, JUNTO COM PORTO SUL E VLT. TRISTE BAHIA.

 
JOSEMAR

ECONOMISTA -CORECON 2065