Seguidores

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

BAÍA DE TODOS OS SANTOS, UMA PÉROLA AMEAÇADA - ALL SAINTS BAY, A THREATENED PEARL

 "A CIDADE DA BAHIA, NEGRA E RELIGIOSA, É QUASE TÃO MISTERIOSA COMO O VERDE DO MAR"   -    LIVRO CAPITÃES DA AREIA, JORGE AMADO 1912-2001   

HOJE, NOSSA BAÍA, AMEAÇADA POR UMA CONSTRUÇÃO DE UMA TAL PONTE SALVADOR - ITAPARICA, CUJO PROJETO, NESTE MOMENTO, SE BASEIA EM INTENÇÕES POLÍTICAS, NÃO EM DEMANDAS E ECONOMIA DE ESCALA JUSTIFICÁVEIS. MAS VAMOS EM FRENTE.

A HONRA DE TER NASCIDO NA BAHIA, ME IMPULSIONA SEMPRE A DEFENDER E EXALTAR OS VALORES CULTURAIS, HISTÓRICOS E FÍSICOS DE MINHA TERRA, TAREFA SUAVE, POIS A BAHIA SE IMPÕE PELO QUE ELA É E OFERECE.
MAPA HOLANDÊS DA BAHIA DE TODOS OS SANTOS, 1627

https://en.wikipedia.org/wiki/Bay_of_All_Saints

OS DEUSES FORAM SÁBIOS E NÃO POR ACASO DIRECIONARAM O REGIME DE VENTOS PARA QUE OS NAVIOS DA EXPEDIÇÃO PORTUGUESA ADENTRASSE A BARRA DA NOSSA BAÍA, EM 1º DE NOVEMBRO DE 1501 E ASSIM DURANTE SÉCULOS A CAPITAL DA BAHIA, FOI CHAMADA DE CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
FAROL DA BARRA NA ENTRADA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS
NÃO DEVEMOS ESQUECER, QUE ANTES DOS POVOS CIVILIZADOS TEREM CHEGADO A ESTE RECANTO, OS INDÍGENAS JÁ HABITAVAM AQUI NO SEU ENTORNO.


VISÃO DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" A PARTIR DA "LADEIRA DA BARRA"
FOTO - DO BLOG


VISÃO DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" A PARTIR DA "LADEIRA DA BARRA"
FOTO - DO BLOG

COM A OCUPAÇÃO PORTUGUESA E SUA EXPERIÊNCIA NA ARTE DE NAVEGAR, UMA RICA CULTURA NÁUTICA FORMATOU-SE NA BAHIA, PARTICULARMENTE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, DURANTE SÉCULOS OS SAVEIROS DESLIZARAM SOBRE AS SUAS CÁLIDAS ÁGUAS, CONECTANDO SEU RECÔNCAVO COM SUA CAPITAL.


VISÃO DA "BAÍA DE TODOS DE TODOS OS SANTOS" A PARTIR DO "ELEVADOR LACERDA" - CIDADE ALTA
FOTO - DO BLOG

NEM TUDO É COMEMORAÇÃO NESTA DATA. PRINCIPALMENTE A PARTIR DO SÉCULO XX, O ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E DE SUAS MAIS DE 50 ILHAS, TEM SIDO DEPREDADO DE FORMA IRRESPONSÁVEL, PARA NÃO FALARMOS CRIMINOSA. OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS, SUA FLORA, SUAS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS VÃO PERECENDO DE FORMA GEOMÉTRICA, POR UMA OCUPAÇÃO IRRACIONAL, SEM NENHUMA PARCELA DE PLANEJAMENTO, OU SEJA, SEM A PRESENÇA GOVERNAMENTAL. PRAIAS POLUÍDAS PELO DESPEJO DE ESGOTO, É O QUE NÃO FALTA NA BAÍA, POR OUTRO LADO, A VIOLÊNCIA, TAMBÉM ASSOLA A SUA MAIOR ILHA, ITAPARICA.
O POTENCIAL PARA GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA, ATRAVÉS DO TURISMO E ATIVIDADES NÁUTICA É RELEGADO AO OSTRACISMO. ESSE É O CONTEXTO DA NOSSA BAÍA NOS TEMPOS DE HOJE.

VISÃO DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" A PARTIR DA "PRAÇA MUNICIPAL" - CIDADE ALTA
FOTO - DO BLOG
AOS HOMENS DO MAR DA BAHIA, PELO LEGADO DE CORAGEM, SABEDORIA, OPERACIONALIDADE, MISTÉRIO, EM SUAS FAINAS DIUTURNAS, NAS BATALHAS PATRIÓTICAS, NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS EM ÁGUAS ABRIGADAS OU FORA DE BARRA, ENFRENTANDO TEMPORAIS OU CALMARIAS, DURANTE SÉCULOS CUMPRIRAM SEU DEVER, MESMO SUCUMBIDOS, OFEREÇO ESSE DIA, O ANIVERSÁRIO DA NOSSA BAÍA E QUE, OS EXEMPLOS DE SUAS VIRTUDES TENHAM VIDA LONGA.

Baía de Todos os Santos

Área de superfície 1.223 quilômetros quadrados (472 milhas quadradas)
Profundidade média 9,8 metros (32 pés)

Vista da Baía de Todos os Santos ( Baía de Todos os Santos ) do Palácio Rio Branco , Salvador, Bahia, Brasil, 2018.Mapa holandês da Bahia de Todos os Sanctos, 1627.

A Baía de Todos os Santos ( em português : Baía de Todos os Santos ), também conhecida como Baía de Todos os Santos e Baía de Todos os Santos , é a principal baía do estado brasileiro da Bahia , à qual deu o seu nome. [ 1 ] [ 2 ] Situa-se na costa leste do Brasil, circundando parte da capital baiana, Salvador , e desembocando no Oceano Atlântico . Abrange 1.223 quilômetros quadrados (472 milhas quadradas), sendo a maior baía do Brasil.

O Farol da Barra , no local de um forte histórico, fica na entrada da baía. [ 3 ] A Baía de Todos os Santos é rasa em grande parte de sua extensão, com uma profundidade média de 9,8 metros (32 pés). O Rio Paraguaçu percorre 500 quilômetros (310 milhas) até desaguar na baía, e as planícies costeiras da Bacia do Recôncavo estão em sua foz. [ 2 ] [ 1 ] Ela contém 91 ilhas, sendo a maior delas a Ilha de Itaparica , em sua entrada. Outras ilhas importantes incluem a Ilha dos Frades , a Ilha da Maré , a Ilha do Bom Jesus e a pequena Ilha do Medo . [ 1 ]

História

O explorador italiano Américo Vespúcio foi o primeiro europeu a visitar a baía, durante sua segunda expedição às Américas . Ele entrou na baía no Dia de Todos os Santos (1º de novembro) de 1501. [ 4 ] Deu à baía o nome de Baía do Santo Salvador de Todos os Santos, em homenagem à data e à sua igreja paroquial em Florença , San Salvatore di Ognissanti . [ 5 ] Inicialmente, a baía, seu principal povoado e a capitania ao redor compartilhavam o mesmo nome, mas eventualmente foram diferenciados: o estado passou a ser chamado simplesmente de Bahia, a baía de Baía de Todos os Santos e a cidade, primeiro Bahia e agora (geralmente) Salvador. [ citação necessária ]

Em 1501, um ano após a chegada da frota de Pedro Álvares Cabral a Porto Seguro , Gaspar de Lemos desembarcou na Baía de Todos os Santos e navegou por grande parte da costa da Bahia. O primeiro europeu a desembarcar no Morro de São Paulo foi Martim Afonso de Sousa, em 1531, enquanto liderava uma expedição com a missão de explorar a costa do novo continente. [ citação necessária ]

Salvador era um importante porto negreiro para os canaviais do Brasil no início do século XVIII. [ 2 ] Nos tempos da caça às baleias , também era um local popular, já que a baía era um local de acasalamento para baleias . [ citação necessária ]

A costa nordeste da Baía de Todos os Santos abriga os primeiros campos de petróleo ativos do Brasil . O município de São Francisco do Conde , ao norte da baía, continua sendo um porto que atende às refinarias de petróleo de Mataripe . A baía é dragada do porto até o Oceano Atlântico para permanecer aberta à navegação. [ 2 ]


JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON

terça-feira, 28 de outubro de 2025

SALVADOR BOAT SHOW 2025 - UMA PROGRAMAÇÃO INTERESSANTE JUNTO COM FAMÍLIA E AMIGOS - SALVADOR BOAT SHOW 2025 - AN INTERESTING PROGRAM TO ENJOY WITH FAMILY AND FRIENDS

O SALVADOR BOAT SHOW 2025  SERÁ REALIZADO, NO BAHIA MARINA DO DIA 30/10 A 02/11 DE NOVEMBRO DE 2025. EVENTO DESTA NATUREZA SE TORNA RELEVANTE PELA QUANTIDADE DE EXPOSITORES QUE ESTARÃO PRESENTES, ESTALEIROS, MARINAS, DESIGNERS NÁUTICOS, EQUIPAMENTOS, DENTRE OUTROS, COLOCANDO SALVADOR E SUA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, NO CENÁRIO DESTE IMPORTANTE NICHO DA ECONOMIA, GERADOR DE RENDAS. EMPREGOS E SUSTENTABILIDADE.


https://www.instagram.com/p/DOZOCAkEX7s/

LINK DO EVENTO: 
https://www.sympla.com.br/evento/salvador-boat-show/3089860?referrer=l.instagram.com&referrer=l.instagram.com

Ingressos
Ingresso

R$ 40,00 (+ R$ 4,00 taxa)

em até 10x R$ 5,29

Vendas até 02/11/2025

0
Meia Idoso

R$ 20,00 (+ R$ 2,50 taxa)

em até 4x R$ 6,12

Vendas até 02/11/2025

0
Meia PCD

R$ 20,00 (+ R$ 2,50 taxa)

em até 4x R$ 6,12

Vendas até 02/11/2025

0

EM DIVERSOS MOMENTOS O BLOG VIAJANTE SEM PORTO TEM COMENTADO SOBRE AS POTENCIALIDADES NÁUTICAS DO NOSSO LITORAL, PRINCIPALMENTE A BAÍA DE TODOS OS SANTOSBAIXO SULMORRO DE SÃO PAULO, BOIPEBA BAÍA DE CAMAMU, DIANTE DE VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS EM RELAÇÃO A OUTROS LOCAIS DO PAÍS, ALÉM DE MONOGRAFIA SOBRE O ASSUNTO. LINKS DO BLOG A SEGUIR:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/11/bahia-o-ostracismo-quanto-atracao-de.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/11/baia-de-todos-os-santos-preciosidade-da.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/11/salao-nautico-internacional-em-salvador.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/10/enseada-dos-tainheiros-ribeira.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2025/08/a-bahia-ostracismo-em-relacao-cultura-e.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/11/baia-de-todos-os-santos-preciosidade-da.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/10/enseada-dos-tainheiros-ribeira.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2019/05/enseada-dos-tainheiros-e-sua-vocacao.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/08/ideias-para-os-postulantes-prefeitura.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/01/estaleiros-na-jequitaia-salvador-bahia.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/monografia-atividade-nautica-de-lazer.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/monografia-diferencial-historico-e.html


https://www.instagram.com/p/DQRT_xDE7Ez/


https://or.com.br/blog/or-firma-parceria-com-a-bahia-marina-para-desenvolvimento-imobiliario-em-salvador/

O PREFEITO DE SALVADORBRUNO REIS, DEVE CONTEMPLAR A NÁUTICA DE LAZER COMO UMA DAS PRIORIDADES DESSE NOVO MANDATO. REGIÕES COMO A ENSEADA DOS TAINHEIROS NA RIBEIRA, ONDE O SABER POPULAR LIGADO A PESCA E CONSTRUÇÃO NAVAL ESTÃO PRESENTE HÁ SÉCULOS, PODEM SER POTENCIALIZADOS ENTRE JOVENS, PRINCIPALMENTE NO ESPORTE, REFORÇANDO OS PRINCÍPIOS DE EQUIPE, DISCIPLINA E CIDADANIA.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - NAUFRÁGIO DO ITACARÉ - TRAGÉDIA NO MAR DE ILHÉUS - RESCUING BAHIA'S NAVAL HISTORY - ITACARÉ SHIPWRECK - TRAGEDY IN THE SEA OFF ILHÉUS

O NAUFRÁGIO DO PEQUENO NAVIO DE CABOTAGEM, O ITACARÉ, EM 23 DE AGOSTO DE 1939, EM VIAGEM DE SALVADOR PARA ILHÉUS, NA ENTRADA DA BARRA DO PORTO SITUADO NA FOZ DO RIO CACHOEIRA, BAÍA DO PONTAL, ANTIGO PORTO DE ILHÉUS, SIMBOLIZOU UMA TRAGÉDIA QUE DURANTE MUITO TEMPO DEIXOU MARCAS NA CIDADE, REPERCUTINDO, TAMBÉM NACIONALMENTE.

NESTA ÉPOCA, COM A INEXISTÊNCIA DE RODOVIAS LIGANDO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA, A DEMAIS CIDADES DO LITORAL E INTERIOR, O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS ERA REALIZADO POR PEQUENOS NAVIOS DE CABOTAGEM, PRINCIPALMENTE DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA, ALÉM DE EMBARCAÇÕES A VELA, DERIVADAS DO GRAMINHO, A EXEMPLO DE SAVEIROS DE VELA DE IÇAR, COM ARMAÇÃO VÉLICA UTILIZANDO DO TRAQUETE, PEQUENA VELA TRIANGULAR A PROA DA EMBARCAÇÃO, ESCUNAS DE 2 E 3 MASTROS, PERUAS E OUTROS PEQUENOS BARCOS, DENOMINADOS DE IATE, COM PROPULSÃO A MOTOR.

O CACAU ERA O PRINCIPAL PRODUTO AGRÍCOLA DA REGIÃO, UMA COMMODITIES, EXPORTADA PARA DIVERSOS PAÍSES. A PIAÇAVA, FIBRA UTILIZADA NA FABRICAÇÃO DE DIVERSOS PRODUTOS, A EXEMPLO DE VASSOURAS, TAPETES, CABOS NAVAIS, ESTE ÚLTIMO TINHA PREFERÊNCIA SOBRE OS CABOS FEITOS COM SISAL OU OUTRAS FIBRAS POR QUE NÃO APODRECIA COMO OS DEMAIS, OU SE DETERIORAVA PELO CONTATO COM ÁGUA SALGADA.

ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA - ILHÉUS - DÉCADA DE 1950 - A ESQUERDA UM SAVEIRO DE VELA DE IÇAR, EM TRAQUETE
https://i.pinimg.com/1200x/92/cb/11/92cb118716258aa68d35e672a3acd9c1.jpg
 
OUTRA PALMEIRA, O DENDEZEIRO, QUE CHEGOU A BAHIA ATRAVÉS DOS ESCRAVOS AFRICANOS FORNECENDO O ÓLEO DE PALMA, UTILIZADO NA CULINÁRIA BAIANA E OUTRAS UTILIDADES, COMPLETAVA O MIX DE CARGAS DA REGIÃO DE ILHÉUS PARA SALVADOR. NO SENTIDO INVERSO, ILHÉUS E REGIÃO ERAM ABASTECIDOS COM PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS.

PORTO DE ILHÉUS - ANTIGO - NO INTERIOR DA BAHIA DO PONTAL. FICA VISÍVEL AS PONTES DE ATRACAÇÃO, INICIALMENTE DE MADEIRAS. - NÃO IDENTIFICAMOS A DATA 
NO CONTEXTO DESTE CENÁRIO LOGÍSTICO, A ESTA ÉPOCA, É IMPORTANTE REGISTRAR QUE ILHÉUS ERA O PORTO MAIS IMPORTANTE, ATRÁS DE SALVADOR, MAS O LITORAL BAIANO ERA COALHADO DE PEQUENOS ATRACADOUROS, QUE ÀS VEZES SE RESUMIA A UMA PEQUENA PONTE DE MADEIRA, UM TRAPICHE, RECEBENDO BARCOS A VELA E PEQUENOS NAVIOS A MOTOR, EM TEMPOS MAIS REMOTOS, MOVIDOS A VAPOR.

DIVERSOS NAVIOS CARGUEIROS FUNDEADOS AO LARGO DA PEDRA DE ILHÉUS ESPERANDO ALVARENGAS COM CACAU PARA CARREGAR A CONTRABORDO - A IMAGEM DEVE TER SIDO REGISTRADA NA DÉCADA DE 1950, POR QUE O PORTO DE MALHADO AINDA NÃO EXISTIA

OS MAIS IMPORTANTES DO LITORAL SUL DA BAHIA PARA O NORTE, TÍNHAMOS MUCURI, CARAVELAS, PRADO, BELMONTE, CANAVIEIRAS, UNA, ILHÉUS, ITACARÉ, CAMAMU E SUA BAÍA, NILO PEÇANHA, ITUBERÁ, TAPEROÁ, VALENÇA E ESTÂNCIA AO NORTE.

O PORTO DE ILHÉUS ESTAVA LOCALIZADO NA BAÍA DO PONTAL, ONDE O RIO CACHOEIRA DESAGUAVA, TRANSPORTANDO UMA ABUNDANTE QUANTIDADE DE SEDIMENTOS, O QUE LEVAVA A NECESSIDADE DE DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO CONSTANTE PARA MANTER A PROFUNDIDADE ADEQUADA NAS PONTES DE ATRACAÇÃO, BACIA DE EVOLUÇÃO E PRINCIPALMENTE NA ENTRADA DA BARRA.

EM PRIMEIRO PLANO A ENTRADA DA BARRA DO PORTO, A AVENIDA SOARES LOPES, ONDE EM SEU FINAL SERIA CONSTRUÍDO O PORTO DO MALHADO NO INÍCIO DE 1960, PERCEBE-SE A PISTA DO AEROPORTO, A PONTE LOMANTO JÚNIOR QUE FOI INAUGURADA 1966 AINDA NÃO EXISTIA. ACREDITO QUE ESTA FOTOGRAFIA FOI TIRADA NA DÉCADA DE 1940.
OS PÍERES, TINHAM EM SUA RETROTERRA ARMAZÉNS SEMPRE CHEIOS DE CACAU PARA EXPORTAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO PERÍODO DE SAFRA. ALÉM DISTO, DIANTE DA PUJANÇA FINANCEIRA QUE ESTA LAVOURA FAZIA CIRCULAR NA REGIÃO, MUITOS NAVIOS DE PASSAGEIROS, ORIUNDOS PRINCIPALMENTE DA EUROPA ATRACAVA EM ILHÉUS, TRAZENDO NOVIDADES QUE IAM DE ROUPAS E PERFUMES CAROS QUE ATENDIAM AO CONSUMO DOS RICOS FAZENDEIROS, MUITOS COM TÍTULO DE CORONEL, ADQUIRIDO NA GUARDA NACIONAL.

EM MOMENTOS DE MAR GROSSO, A ENTRADA E A SAÍDA DA BARRA DE ILHÉUS, EXIGIA MUITA PERÍCIA DO PRÁTICO E COMANDANTE DAS EMBARCAÇÕES, PRINCIPALMENTE COM VENTOS DE QUADRANTES SUL, CRIANDO VAGALHÕES AMEAÇADORES, FUSTIGANDO OS NAVIOS POR TRAVÉS, O QUE PODERIA DESESTABILIZAR O CASCO, LEVANDO AO NAUFRÁGIO, COM RISCOS POTENCIALIZADOS PARA PEQUENAS EMBARCAÇÕES, O QUE ACONTECEU COM O ITACARÉ.

COM OS NAVIOS DE LONGO CURSO TENDO SUAS DIMENSÕES AMPLIADAS JUNTO AO AUMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE CACAU SE TORNOU ANTIECONÔMICO REALIZAR DRAGAGEM NA ENTRADA DA BARRA. OS CARGUEIROS FICAVAM FUNDEADOS AO LARGO DA PEDRA DE ILHÉUS, CARREGADOS POR MEIOS DE ALVARENGAS, PEQUENAS BARCAÇAS, REBOCADAS. POSTERIORMENTE FOI TOMADA A DECISÃO DE CONSTRUIR UM PORTO EM MAR ABERTO. OFFSHORE, O PORTO DE MALHADO.         

AVENIDA SOARES LOPES, EM ILHÉUS, ANTES DA CONSTRUÇÃO DO PORTO DE MALHADO, CUJA CONSTRUÇÃO INICIOU-SE EM 1960. 
NÃO ENTRAREMOS EM DETALHES DE CULPABILIDADE APONTADA PELO INQUÉRITO NAVAL REALIZADO PELA MARINHA, SE O ARMADOR, O PRÁTICO, O COMANDANTE OU A PRÓPRIA INTEMPÉRIE. COMENTAVA-SE NESTA ÉPOCA QUE O ITACARÉ TINHA SOFRIDO MODIFICAÇÕES ESTRUTURAIS QUE ELEVOU O CENTRO DE GRAVIDADE DO CASCO, TORNANDO-O MAIS INSTÁVEL.

PORTO DO MALHADO EM ILHÉUS
COMO EXISTEM DIVERSOS ARTIGOS SOBRE O NAUFRÁGIO DO ITACARÉ, TRANSCREVO UM, QUE ENTENDI COMO MAIS INFORMATIVO.  

HÁ 83 ANOS, NAVIO ITACARÉ NAUFRAGAVA EM ILHÉUS

Dia 23/08/2022 09h59

A embarcação 'Itacaré', da empresa Policultora, foi açoitado por enormes vagalhões e emborcou completamente ficando com o casco virado para cima.

Há 83 anos, Navio Itacaré naufragava em Ilhéus. O fato aconteceu no dia 23 de Agosto de 1939. Na manhã desta terça-feira, no programa Otabuleiro da Ilhéus FM o comunicador Vila Nova deu a notícia dos 83 anos da tragédia que movimentou a sociedade Ilheense da época

A embarcação 'Itacaré', da empresa Policultora, foi açoitada por enormes vagalhões e emborcou completamente ficando com o casco virado para cima.

A catástrofe foi presenciada por pessoas que se encontravam na Avenida Soares Lopes e a notícia correu rapidamente pela cidade.

Em meio às ondas eram vistos os destroços do iate e náufragos tentando salvar-se. Canoas, lanchas, barcos e saveiros saíram do Pontal para salvar as vítimas, o comércio fechou as portas e verdadeiras multidões se formaram na Avenida e nos morros da cidade para acompanhar as cenas da catástrofe.

Às dez horas as turmas de salvamento trouxeram os primeiros mortos e sobreviventes. Todos os médicos da cidade mobilizaram-se para atender as vítimas no Ilhéus Hotel, Farmácia Central, Hospital São José e Casa de Saúde São Jorge. A lista de passageiros não era conhecida e os boatos mais desencontrados intranqüilizavam a população.

A pedido do Prefeito Mário Pessoa a Secretaria de Segurança Pública transmitiu a lista dos passageiros pelo rádio: viajavam no Itacaré 47 passageiros e 22 tripulantes. Os mortos eram transportados para o edifício do antigo Hotel Coelho, na Praça Luis Viana, hoje Praça Dom Eduardo, em frente ao Cine Teatro Ilhéus, muitas pessoas que na hora do naufrágio se encontravam nos camarotes, não conseguiram sair e ficaram trancadas sem poder se retirar. As equipes de salvamento tentavam desesperadamente cortar o casco do navio com marretas e maçaricos sem conseguir, no final da tarde quatro pessoas conseguiram sair pelas vigias, entre elas o Tenente Efigênio Matos e a professora Maria Joana de Souza.

A família Badaró socorreu seis náufragos em sua residência no morro de Pernambuco. O comandante do Itacaré, Carlos José Oliveira e o comissário de bordo, Gregório, foram conduzidos para a residência de Arquimedes Amazonas, no Pontal. À noite se ouvia do morro de Pernambuco os pedidos de socorro das pessoas que se encontravam, presas no casco do iate submerso. Às 10 horas da manhã do dia 24 foram sepultados, no Cemitério da Vitória, os corpos de doze vítimas da catástrofe, entre elas cinco filhos do casal José e Alexandrina Pinheiro, que perderam no naufrágio onze filhos, seis morreram presos dentro do navio.

O total de vítimas do naufrágio chegou a trinta pessoas, entre passageiros e tripulantes. Entre as vítimas estavam o Tenente Otto do Nascimento Rhem e o Cônego Joaquim Diamantino, vigário da Paróquia de Catú.

O naufrágio do Itacaré, por causa da grande tragédia que foi, repercutiu em todo o país e causou revolta na população de Ilhéus contra a firma que agenciava o iate, acusada de negligência e irresponsabilidade. A opinião geral apontava a falta de lastro como causa principal da catástrofe, dizia-se que na viagem anterior para Salvador o iate viajara sem lastro a fim de levar um volume maior de carga e que, na volta, mais leve, sem estabilidade suficiente, virou ao impacto das ondas na entrada da barra.

Foram apontados como responsáveis pela catástrofe o Comandante do iate, o armador e o prático da barra de Ilhéus. Dois anos depois os acusados foram inocentados pelo Tribunal Marítimo do Rio de Janeiro.

No dia 26 deveria se realizar a “Passeata do Silêncio”, da Praça Firmino Amaral até o Cemitério da Vitória, a manifestação foi proibida pela Secretaria de Segurança Pública, com medo de retaliações, tanto que soldados guardavam o edifício onde funcionava a firma Correia Ribeiro & Cia., agente do Itacaré.

Um dos grandes heróis do naufrágio foi o ilheense Waldemar (Vavá) Virolli, ex-marinheiro, que ganhou uma medalha de Honra ao Mérito, medalha de ouro, num programa da Radio Nacional do Rio de janeiro, que homenageava os autores de grandes façanhas, por causa dos salvamentos que fez, Waldemar era uma grande figura, morava na Fonte da Cruz, baixinho, bebia demais, um dos seus divertimentos era nadar até a pedra do rapa.

A Cruzada do Bem pelo Bem organizou uma campanha de ajuda aos sobreviventes do naufrágio e a família Badaró mandou construir um cruzeiro no morro de Pernambuco, na entrada da barra, em frente ao local do naufrágio.

Texto de Alfredo Amorim


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065