sábado, 15 de outubro de 2011

ESTALEIRO FANTÁSTICO - ENSEADA DOS TAINHEIROS

O ESTALEIRO FANTÁSTICO, ESTÁ LOCALIZADO AO LADO DA MARINA  SAVEIRO CLUBE, NA ENSEADA DOS TAINHEIROS. NA VERDADE, FUNCIONA COMO MARINA E ESTALEIRO. FOI IDEALIZADO PELOS IRMÃOS FANTA E TICO, QUE UTILIZANDO DE IDEALISMO E POUCOS RECURSOS LEVARAM  AVANTE ESSE PROJETO.

NO ESTALEIRO FANTÁSTICO VOCÊ PODE ENCOMENDAR BARCOS COM CASCOS DE FIBRAS SINTÉTICAS, PARA PESCA E PASSEIO. OU ADQUIRIR OUTRO  TIPO DE EMBARCAÇÃO USADA.

NO MARCADOR MONOGRAFIA DESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRA MAIS DETALHES SOBRE O PROJETO DESSES DOIS IRMÃOS. INICIATIVA COMO ESTÁ, DE FORTE APELO SOCIAL, DEVERIAM SER INCENTIVADAS E APOIADAS PELO ESTADO E  PREFEITURA, PARA ISSO É QUE EXISTEM A SECRETARIA DO TRABALHO E OUTRAS COM FUNÇÕES DE CUNHO SOCIAL NO ÂMBITO DESSAS DUAS ESFERAS DE GOVERNO.

VISITEM O ESTALEIRO FANTÁSTICO, QUEM SABE, VOCÊ ENCONTRARÁ SEU PRIMEIRO BARCO PARA SE INICIAR NA NÁUTICA. CONHEÇA O TRABALHO DESSES 2 DESBRAVADORES QUE DENTRO DAS SUAS POSSIBILIDADES MANTÉM VIVO O ESPÍRITO MARINHEIRO DO POVO DA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS


VEJAM AS FOTOS E TAMBÉM ACESSEM NO YOU TUBE O ENDEREÇO  http://www.youtube.com/watch?v=14jwInfNM_o -  http://www.youtube.com/watch?v=fK5STZhd_Eg VÍDEOS E FOTOS PRODUZIDOS PELO AUTOR DO BLOG, TENTAREMOS MELHORAR A QUALIDADE NAS PRÓXIMAS EDIÇÕES, MAS NÃO DEIXAREMOS DE POSTAR, A INTENÇÃO É INFORMAR SOBRE À NÁUTICA NA BAHIA, É MELHOR UM VÍDEO COM POUCA QUALIDADE DO QUE NENHUM  OU  OSTRACISMO.

O ESTALEIRO FANTÁSTICO ESTÁ LOCALIZADO AO LADO NO CLUBE DO SAVEIRO, RIBEIRA.

VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:



VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:



VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO,  AO FUNDO  MARINA SAVEIRO CLUBE:  



VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:



EMBARCAÇÃO CLÁSSICA - TIPO SAVEIRO - ESCUNA , ESTALEIRO FANTÁSTICO:



RÉPLICA DE GALEÃO CONSTRUÍDA NA BAHIA - ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DA RAMPA ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:




RÉPLICA DE GALEÃO CONSTRUÍDA NA BAHIA - ESTALEIRO FANTÁSTICO:




NOVA MARINA - ENSEADA DOS TAINHEIROS - VISTA DO PIER DO ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO - OBSERVEM A PRESENÇA DE LANCHAS, VELEIROS, SAVEIROS E ESCUNAS:




MARINA SAVEIRO CLUBE, MAIS AO FUNDO MARINA PIER NORTE - VISTAS DO PIER DO ESTALEIRO FANTÁSTICO:




VISÃO DO PIER - ESTALEIRO FANTÁSTICO:



ESTALEIRO FANTÁSTICO E PIER DA MARINA SAVEIRO CLUBE AO FUNDO:




BARCO DE FIBRA EM CONSTRUÇÃO NO ESTALEIRO FANTÁSTICO - PARA QUEM QUER INICIAR NA PESCA É UMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO FAVORÁVEL:



BARCO DE FIBRA CONSTRUÍDO NO ESTALEIRO FANTÁSTICO PERTO DE SER LANÇADO, FANTA A BORDO EM ATIVIDADE:



VISÃO DA RAMPA DE ACESSO AO MAR, GRUA PARA MOVIMENTAÇÃO DE PEÇA PESADAS, PRINCIPALMENTE MOTORES DIESEL:




VISÃO DA RAMPA DE ACESSO AO MAR, GRUA PARA MOVIMENTAÇÃO DE PEÇA PESADAS, PRINCIPALMENTE MOTORES DIESEL:




ESTALEIRO FANTÁSTICO - ÁREA A SECO , PIER AO FUNDO:




FORMA DE BARCO DE FIBRA - ESTALEIRO FANTÁSTICO:



FANTA DE BLUSA BRANCA E MÁSCARA EM ATIVIDADE: 




VISÃO DO PIER, ESTALEIRO FANTÁSTICO:



VISÃO DO PIER, ESTALEIRO FANTÁSTICO:



CONTATO COM FANTA: 71 8167 8311

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DIREITOS RESERVADOS - PUBLICAR FOTOS E VÍDEOS SÓ COM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR





JOSEMAR

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

ARGENTINA DA DE GOLEADA EM INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA EM RELAÇÃO AO BRASIL - ARGENTINA DECREASES IN LOGISTICS INFRASTRUCTURE IN RELATION TO BRAZIL

NESSE ESPAÇO TEMOS ELOGIADO O POVO ARGENTINO PELO SEU DETERMINISMO, PROVADO EM DIVERSAS OPORTUNIDADES, NO INTUITO DE LUTAR CONTRA A FRIEZA DO NEOLIBERALISMO, QUE RETIRA A PRESENÇA DO ESTADO COMO PROVEDOR DE SERVIÇOS ESSENCIAIS PARA SOCIEDADE, ESTA QUE MANTÉM O SETOR PÚBLICO  COM OS TRIBUTOS PAGOS, ENTREGANDO A GRUPOS PRIVADOS ONDE O ÚNICO OBJETIVO SE CHAMA LUCRO.

PORTO DE BUENOS AIRES - TERMINAL DE CONTÊINERES
CREIO QUE O ESTADO DEVA ATENDER AS NECESSIDADES PRECÍPUAS DA POPULAÇÃO, E NÃO ESTAR PRESENTE EM ATIVIDADES CUJOS  FINS SEJAM DE CARÁTER ECONÔMICO OU FINANCEIRO, A EXEMPLO DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS. EM OUTROS SETORES A TRANSFERÊNCIA DE SERVIÇO PÚBLICO PARA PARTICULARES, DEVE SER FEITA DE MODO GRADATIVO PRINCIPALMENTE EM NAÇÕES SUB-DESENVOLVIDAS COMO O BRASIL, POIS O ÍNDICE DE CARÊNCIAS ECONÔMICAS E SOCIAIS SÃO GRANDES, NECESSITANDO DA INTERFERÊNCIA DO ESTADO PARA QUE SEJAM APLICADAS TARIFAS CONDIZENTES COM O PODER AQUISITIVO DA POPULAÇÃO O QUE NÃO SERIA FEITO PELO PARTICULAR.

UMA COISA É APLICAR A DOUTRINA NEOLIBERAL NA SUÉCIA, HOLANDA, CANADÁ, ETC, PAÍSES QUE ATINGIRAM UM GRAU ELEVADO DE DESENVOLVIMENTO,  ONDE OS IMPOSTOS PAGOS RETORNAM INTEGRALMENTE AOS CONTRIBUINTES, SEM DESVIOS NO MEIO DO CAMINHO - CORRUPÇÃO -, NA VERDADE NESSAS NAÇÕES O ESTADO POUCO INTERVÉM, POIS OS SERVIÇOS PÚBLICOS FUNCIONAM DE MODO EXEMPLAR.OUTRA SITUAÇÃO É ESTA FILOSOFIA SENDO APLICADA EM UM PAÍS POBRE COMO O BRASIL, ONDE A RENDA MAL DÁ PARA SE ALIMENTAR DIGNAMENTE.

NESSA LINHA O MINISTRO DA ECONOMIA DA ARGENTINA AMADO BOUDOU, E SEU VICE, ROBERTO FELETTI, DEFENDEM QUE AS FACULDADES FEDERAIS DE ECONOMIA PASSEM A DAR MAIS ESPAÇO A KARL MARX, JONH KEYNES E RAUL PREBISCH - ARGENTINO FUNDADOR DA CEPAL,  DANDO MAIOR ÊNFASE A GRADES HETERODOXAS AO INVÉS DE POLÍTICAS ORTODOXAS, ENFATIZANDO O DESENVOLVIMENTO, ATRAVÉS DO CRESCIMENTO DO MERCADO INTERNO,  JUNTO A UM ESTADO COM MAIOR PRESENÇA NA CONDUÇÃO DA ECONOMIA DO PAÍS.

TERMOS COMO SUPERAVIT FISCAL E LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, APENAS GARANTEM O LUCRO DOS BANCOS E ESPECULADORES FINANCEIROS, POUCO FICANDO PARA GASTOS DIRETAMENTE LIGADOS AO BEM ESTAR, SAÚDE, EDUCAÇÃO, SEGURANÇA E INFRAESTRUTURA.

SIMPATIZO COM O NACIONALISMO DO POVO ARGENTINO, QUE NÃO TEM APENAS O FUTEBOL COMO SÍMBOLO DO PAÍS, MAS PRINCIPALMENTE SUA AUTO DETERMINAÇÃO E ESTIMA.

VEJA QUE APESAR DA SITUAÇÃO SOCIAL E  ECONÔMICA DA ARGENTINA NÃO SER IDEAL, ELES ESTÃO EM DIVERSOS SETORES A FRENTE DO BRASIL.



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065







 26 de Setembro de 2011 07:47

Superioridade não está nem no futebol e nem na produção do grão, mas sim, na logística que faz inveja ao Brasil


Enquanto brasileiros e argentinos fazem de tudo para provar quem é o rei do futebol das Américas e que jogador melhor representa esta superioridade, se Pelé ou Maradona, na rentabilidade do agronegócio, sem dúvida alguma eles colocam o Brasil e Mato Grosso – maior produtor nacional de soja – no chinelo, como se diz popularmente. Além de terras naturalmente férteis, o escoamento da produção é feito por meio de uma invejada infraestrutura logística que permite, por exemplo, que o maior navio graneleiro do mundo – o Panamax que carrega de uma vez 65 mil toneladas – aporte do lado argentino do rio Paraná e saia do complexo portuário de Rosário direto para a China.


Mas a vantagem competitiva das exportações argentinas é apenas o ponto final de uma saga repleta de etapas positivas à produção de soja quando comparada ao que acontece no Brasil e em Mato Grosso. Enquanto toneladas de soja percorrem mais de 2 mil quilômetros de Sorriso (MT) até o porto de Santos (SP) para serem despachadas com destino à China, por exemplo, na Argentina a distância entre a região produtora do grão até o porto não passa de 500 quilômetros.


A região da grande Rosário, na província de Santa Fé, concentra cerca de 80% da produção nacional de soja na Argentina, cujo volume da safra 10/11 atingiu 50 milhões de toneladas. A primeira vista, a região poderia ser comparada ao Cerrado brasileiro devido a sua importância dentro da produção do grão no país. Entretanto, a similaridade que mal começou finda por aí mesmo, já que num raio de 65 quilômetros existem 13 indústrias de esmagamento de soja, o que torna a região a maior esmagadora do mundo, com capacidade para 130 mil toneladas ao dia. Para chegar até o porto, a soja roda em média 300 quilômetros em rodovias até chegar ao complexo portuário de Rosário, de onde pode seguir diretamente para a China e para a Europa.


Esse corredor de produção registra um crescimento exponencial nos últimos dez anos. De quatro portos na década passada, agora são 12 até o norte de Rosário, fruto de um esforço conjunto de ações público-privadas.


A logística da porteira para fora permite, por exemplo, que o custo de frete de uma tonelada até o porto fique em torno de US$ 20, ante uma média de US$ 120 t de Sorriso (MT) até o porto de Santos (SP), uma diferença de 500%.


“Muitas vantagens se revelam em favor da Argentina. A produção local está em plena expansão e isso pode ditar o mercado. Sem dúvida esse conjunto logístico e a anunciada expansão da área plantada rumo à região do Chaco, trazem riscos ao Brasil e mostram o quanto estamos defasados em relação às demandas logísticas, seja no Mato Grosso, seja no Brasil”, aponta o diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja/MT), Luiz Nery Ribas, que conheceu in loco o complexo portuário de Rosário.


NOVA ROTA – O complexo portuário de Rosário pode ser uma alternativa de escoamento à soja mato-grossense. A possibilidade de utilizar a hidrovia Paraguai-Paraná, partindo de Cáceres (225 quilômetros ao oeste de Cuiabáviavél, pois a maior parte da distância seria percorrida por hidroviaMarianna Peres viajou a convite da Aprosoja/MT/Veja mais na página C2)


Fonte:Diário de Cuiabá/MARIANNA PERES/Enviada Especial à Argentina

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

E WHALE - 340 METROS FUNDEADO AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR

HOJE -  10/10/2011 - AO PASSAR PELA AVENIDA CONTORNO, ENTRE 21 NAVIOS FUNDEADOS AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR, UM IMPRESSIONAVA PELO SEU TAMANHO, O " E WHALE" - IMO: 9445461, MMSI: 636014690, MEDE 340 METROS DE COMPRIMENTO E 60 METROS DE LARGURA.

NÃO TENHO CONHECIMENTO SE O MESMO VAI OPERAR EM ALGUM TERMINAL,  ABASTECER OU REALIZAR ALGUM REPARO. POSSIVELMENTE SÓ O TEMADRE TERIA CAPACIDADE DE OPERAR UMA EMBARCAÇÃO DESSE PORTE, E MESMO ASSIM NÃO COM CARGA COMPLETA, O "E WHALE" DEVE CALAR MAIS DE 18 METROS E OS PIERS PRINCIPAIS DO TEMADRE 15 METROS DE CALADO OPERACIONAL.

OUTRO DETALHE INTERESSANTE É QUE ESTE NAVIO ESTÁ CLASSIFICADO NO SITE "MARINETRAFFIC" COMO TANKER, MAS É VISÍVEL A BOMBORDO 5 GUINDASTES, SERÁ UM " ORE - OIL" NAVIOS QUE PODEM TRANSPORTAR TANTO MINÉRIO COMO PETRÓLEO CRU? SE ALGUM VISITANTE DO BLOG SOUBER, POR FAVOR ENVIE UM COMENTÁRIO.

A PETROBRAS E A ANTIGA DOCENAVE UTILIZAVAM DESSE TIPO DE NAVIOS, ERA UMA FORMA DE DILUIR CUSTOS LOGÍSTICOS, OS NAVIOS AO INVÉS DE LEVAREM MINÉRIO PARA O JAPÃO OU CARREGAREM PETRÓLEO NO ORIENTE MÉDIO, FAZENDO UMA DAS PERNAS DA VIAGEM REDONDA EM LASTRO, TINHAM POSSIBILIDADE DE GANHAR FRETE ADICIONAL COM ESSA VERSATILIDADE DE OPÇÃO DE CARGA. POR OUTRO LADO ESTE TIPO DE NAVIO NÃO TEVE CONTINUIDADE, ALGUMA RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESFAVORÁVEL MOTIVOU O ABANDONO DESSES PROJETOS, PELO MENOS NO BRASIL.

OBS: FOTOS RETIRADAS DO SITE "MARINETRAFFIC"














JOSEMAR

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

MARINA SAVEIRO CLUBE - ENSEADA DOS TAINHEIROS - SALVADOR - BAHIA

A "MARINA SAVEIRO CLUBE" FUNDADA COMO "CLUBE DOS SAVEIROS", HOJE PERMITE A GUARDA DE QUALQUER TIPO DE EMBARCAÇÕES: VELEIROS, ESCUNAS, LANCHAS, SAVEIROS, ETC.

TEM PÁTIO PARA DOCAGEM NO SECO, VAGAS NO PIER, RAMPA PARA DESCIDA E SUBIDA DE EMBARCAÇÕES, TORRE DE VIGILÂNCIA, ESTAÇÃO DE RÁDIO. EXISTE UMA ÁREA SOCIAL PARA DRINKS E PETISCOS E LOJA DE EQUIPAMENTOS NÁUTICOS.

EM SUMA, É UMA BOA ESTRUTURA NÁUTICA PARA VOCÊ CONFIAR A GUARDA DE SEU BARCO. É A MAIOR CONCENTRAÇÃO DE ESCUNAS NUM MESMO LOCAL EM SALVADOR, LEMBRANDO QUE AS ESCUNAS DA BAHIA SÃO BARCOS CLÁSSICOS,   CONSTRUÍDOS EM ESTALEIROS ARTESANAIS, USANDO AS MESMAS TÉCNICAS  DE SÉCULOS ATRÁS, LOCALIZADOS EM DIVERSOS PONTOS DO LITORAL DA "BAHIA".

SE HOUVER INTERESSE EM SABER QUANTIDADE DE VAGAS NO SECO E PIER, VALORES DOS SERVIÇOS OFERECIDOS, LIGAR PARA 71 3312-1737 - 71 3312-7723. 

POR FAVOR, ASSISTA O VÍDEO NO ENDEREÇO http://www.youtube.com/watch?v=KxqRlHDj_M0&feature=related


JOSEMAR




PÁTIO PARA GUARDA DE BARCOS NO SECO:



CATAMARÃ ODORA, FITA AZUL EM DIVERSAS REGATAS:



EMBARCAÇÕES NO PÁTIO:



VISÃO DO PIER:



ESCUNA NO PIER:



ESCUNA VISTA PELA POPA:



ESCUNA:



ENTRADA DA MARINA:



SAVEIROS NO PIER:



PIER:



VISTA PANORÂMICA DO PIER:



ESCUNA:



ESCUNA:



ESCUNA:



AO FUNDO, NOVA MARINA NA "ENSEADA DOS TAINHEIROS":



TRAWLER:



VISÃO PANORÂMICA DO PIER:



ESCUNA:



ESCUNA:



ESCUNA:



LANCHA DE 36' :


LANCHAS DOCADAS NO PÁTIO:



ESCUNA GRANDE PORTE + DE 20 METROS:



ESCUNA FUNDEADA, COM MARINA "PIER NORTE" AO FUNDO:



BAR DA MARINA:



PÁTIO:



LANCHA DE PORTE NO PÁTIO:



PIER:




ESCUNA:



PIER:



ESCUNA:



FÁBRICA DA "SANBRA" AO FUNDO:





FOTOS E VÍDEOS DO AUTOR DO BLOG.
DIREITOS RESERVADOS - PUBLICAR FOTOS E VÍDEOS SÓ COM AUTORIZAÇÃO DO AUTOR




JOSEMAR

ENSEADA DOS TAINHEIROS E SUAS MARINAS

NESTA ÁREA DO SITE, "ENSEADA DOS TAINHEIROS E SUAS MARINAS", COMENTAREMOS SOBRE AS ESTRUTURAS NÁUTICAS LOCALIZADAS NA “ENSEADA DOS TAINHEIROS” ALÉM DE MOMENTOS HISTÓRICOS LIGADOS AO BAIRRO DA RIBEIRA. EM TEMPO, O POTENCIAL NÁUTICO DESSA PEQUENA BAÍA, TAMBÉM FOI TRATADO NO MARCADOR, "MONOGRAFIA", DESSE BLOG.

MARINA SAVEIRO CLUBE
O INTUITO, É OFERECER VISIBILIDADE A ESTA ÁREA, DEMONSTRANDO SUAS POTENCIALIDADES PARA A NÁUTICA DE UM MODO GERAL, COM FOCO EM: EMPREGO, RENDA E TRIBUTOS.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SALVADOR CITY, STATE OF BAHIA




SOME VIDEOS OF THE CITY OF SALVADOR BAHIA'S STATE CAPITAL 
PORT AREA, CITY OF OLD PART



                                      











VÍDEOS- OF THE BLOG


JOSEMAR

USINA DE RECICLAGEM, UM PASSO A MAIS PARA A SUSTENTABILIDADE

NESSE TEXTO VAMOS LANÇAR UM CAMINHO PARA QUE A CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA E SUA ZONA DE INFLUÊNCIA POSSAM DAR UM DESTINO MAIS RACIONAL AO SEU LIXO DOMICILIAR E COMERCIAL, QUE NÃO SEJA OS ATERROS SANITÁRIOS E OS CRIMINOSOS LIXÕES A CÉU ABERTO.

 
SALVADOR HOJE DESTINA GRANDE PARTE DO LIXO GERADO POR SUA POPULAÇÃO PARA OS ATERROS SANITÁRIOS, PELOS MENOS A PARTE RECOLHIDA, POIS, É NOTÓRIA A DEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NA NOSSA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, ONDE RESÍDUOS SE ACUMULAM DURANTE DIAS.

MESMO SENDO UMA OPÇÃO LASTREADA EM CRITÉRIOS TÉCNICOS, O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ LONGE DE SER O MÉTODO IDEAL DE DESTINO PARA O RESULTADO DE NOSSAS RELAÇÕES DE CONSUMO, O LIXO, O VILÃO.

AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O ATERRO OCUPAM UM ÁREA FÍSICA DE GRANDES DIMENSÕES, QUE NÃO DEVEM ESTAR LONGE DO CENTRO URBANO, EM VIRTUDE DA IDA E VINDA DOS CAMINHÕES, QUE PRECISAM DESCARREGAR E CARREGAR SUA CARGA. ESSES ATERROS SÃO RAPIDAMENTE SATURADOS PELO CRESCIMENTO GEOMÉTRICO DOS GRANDES CENTROS, HAVENDO SEMPRE A NECESSIDADE DE NOVAS ÁREAS.

POR MAIOR PRECAUÇÃO QUE SEJA TOMADA NA PREPARAÇÃO DESSAS ÁREAS, NÃO TEMOS DÚVIDAS QUE ALGUMA QUANTIDADE DE RESÍDUOS IRÃO ESCAPAR, SE INFILTRANDO NO SUBSOLO, POR CONSEQUÊNCIA CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO.

SOBRE OS LIXÕES EXISTENTES EM GRANDE PARTE DAS CIDADES DO INTERIOR BAIANO, NÃO TEMOS O QUE COMENTAR, APENAS REPETINDO QUE É UMA AÇÃO CRIMINOSA CONTRA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIDADANIA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

O QUE PROPOMOS É A CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE E MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO NA ÁREA DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, QUE RECEBERIA TODO O MATERIAL GERADO EM “SALVADOR” E REGIÃO METROPOLITANA.

POR SER UMA CIDADE SITUADA NA ZONA TROPICAL, O LIXO PRODUZIDO EM NOSSA CAPITAL É COMPOSTO EM GRANDE PARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS, FRUTAS POR EXEMPLO, IMAGINEM TODO RESTOS DE COCO, MANGAS, JACAS, CAJUS,MELANCIAS,BANANAS, BAGAÇO DE CANA, CRUSTÁCEOS E MOLUSCOS, QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMO GASTRONÔMICOS DOS SOTEROPOLITANOS, PODEM PERFEITAMENTE SER TRANSFORMADO EM FERTILIZANTE NATURAL, CUJO PREÇO DE MERCADO É BEM SUPERIOR AO INSUMO PRODUZIDO POR PROCESSO QUÍMICO.

METAIS, VIDROS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PNEUS E  OUTROS SERIAM NESSA USINA, SEGREGADOS E UNITIZADOS PARA SEREM VENDIDOS E REPASSADOS PARA RESPECTIVAS INDÚSTRIAS RECICLADORAS.

A LEGIÃO DE CATADORES DE MATERIAL RECICLADO, QUE VIVE DE FORMA DEGRADANTE, REVIRANDO CONTÊINERES DE LIXO OU LIXÕES EM BUSCA DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS SERIA PRIORIZADA NOS POSTOS DE TRABALHOS GERADOS PELA USINA, APÓS PRÉVIO CADASTRAMENTO E TREINAMENTO.

AS CIDADES, PRINCIPAIS, FORA DO EIXO DA REGIÃO METROPOLITANA, RAIO DE ATÉ 200 KM TERIAM UNIDADES COMPACTADORAS DE LIXO, ENVIANDO O RESULTADO PARA USINA CENTRAL.

VEJAM QUE A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE UM EVENTO DESSA NATUREZA, SÃO INÚMEROS E ENTUSIASMANTES. PRIMEIRO, A RENTABILIDADE PELA VENDA DE ADUBO ORGÂNICO, SUCATAS, RESÍDUOS PARA GERAR COMBUSTÃO, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, FUNÇÃO SOCIAL ADVINDA DO EMPREGO DE PESSOAL ENVOLVIDO COM RECICLAGEM DE MATERIAIS.

PARA CONCRETIZAR E VIABILIZAR O EMPREENDIMENTO, DEVE-SE CONTAR COM CAPITAL DO ESTADO DA BAHIA, PREFEITURA DE SALVADOR, CAPITAL PRIVADO QUE PODE SER O DETENTOR DA TECNOLOGIA, E RECURSOS DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE PAÍSES ONDE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE TENHA PRIORIDADE.

O RESULTADO ECONÔMICO E FINANCEIRO PROVENIENTE DA RENTABILIDADE DA USINA SERIA APLICADO UMA PARTE EM MELHORIA DOS PROCESSOS OPERACIONAIS O RESTANTE EM ATIVIDADES LIGADAS A PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ESTADO DA BAHIA.

EM RELAÇÃO ÀS CIDADES DE MÉDIO PORTE, PODE-SE IMPLEMENTAR O MESMO PROJETO EM ESCALA PROPORCIONAL AO SEU TAMANHO



 JOSEMAR