terça-feira, 18 de outubro de 2011

MARINA PIER SALVADOR - ENSEADA DOS TAINHEIROS




ESSA CHARMOSA MARINA É MAIS UMA ESTRUTURA QUE FORMA O COMPLEXO NÁUTICO DA PITORESCA ENSEADA DOS TAINHEIROS APESAR DOS MAUS TRATOS QUE ESSA PEQUENA BAÍA VEM SOFRENDO COM O PASSAR DO TEMPO E  TOTAL INSENSIBILIDADE DOS PODERES PÚBLICOS EM POTENCIALIZAR À  NÁUTICA DE LAZER NA BAHIA, PARTICULARMENTE EM SALVADOR.
A MARINA “PIER SALVADOR” ESTÁ  OPERANDO NA EDIFICAÇÃO DO ANTIGO HIDROPORTO DA RIBEIRA, LOCAL QUE NA DÉCADA DE 30 E INÍCIO DA DÉCADA DE 40 DO SÉCULO XX, RECEBIAM HIDROAVIÕES QUE DEMANDAVAM A NOSSA CAPITAL.
 NÃO HÁ ESPAÇO PARA DOCAGEM A SECO, MAS EM COMPENSAÇÃO O SEU PIER É ESTRUTURADO E A ÁREA, COMO TODO, BEM CUIDADA E LIMPA. O SERVIÇO DE BAR E RESTAURANTE TÊM SUAS MESAS NA PONTE DE ACESSO AO PIER O QUE PROPORCIONA UMA BELA VISÃO DA ENSEADA E DAS OUTRAS MARINAS AO REDOR. O AMBIENTE  É BASTANTE AGRADÁVEL.
NOTAMOS QUE ENTRE AS EMBARCAÇÕES GUARDADAS NA MARINA, HÁ UMA PREDOMINÂNCIA DE VELEIROS SENDO QUE MUITOS DELES ESTRANGEIROS,  RATIFICANDO O CONCEITO DE BONS SERVIÇOS PRESTADOS PELA PIER SALVADOR, QUE É UMA REFERÊNCIA PARA VELEJADORES VINDO DE FORA.
AS CONVINIÊNCIAS SE COMPLETAM COM LOJAS DE ARTIGOS NÁUTICOS, SERVIÇOS DE MECÂNICA E APOIO ÀS EMBARCAÇÕES.


PIER DA MARINA "PIER SALVADOR":


VISÃO DO PIER:


VISÃO DO PIER:


VISÃO DO PIER:


VISÃO DO PIER:


VISÃO DO PIER:

VISÃO DO PIER:


ACESSO AO PIER:


VISÃO DO PIER:



VISÃO DO PIER:


MARINA CLUBE DO SAVEIRO E EMBARCAÇÕES EM REFORMAS - VISÃO A PARTIR DO PIER NORTE:


LOJA NÁUTICA NO PIER SALVADOR:


RESTAURANTE PIER SALVADOR:


VISÃO DO PIER:


VISÃO DO PIER:


VISÃO DO PIER:


VISÃO DO PIER:


VISÃO DO PIER:


VISÃO DO PIER:


VISÃO DO PIER:


VISÃO DO PIER:


RESTAURANTE E BAR:


VISÃO DO PIER:



POR FAVOR, ACESSE OS ENDEREÇOS:  http://www.youtube.com/watch?v=tZi0p9XoaGo

MARINA PIER SALVADOR - 71 3312-3041  SANDOVAL MATOS (71) 8814-3297 - 


LOJA NÁUTICA 71 3316-1406    

A BORDO - BAR E RESTAURANTE - NILDO / NILDA - GERENTES - 71 3313-0843  8754-7626





JOSEMAR



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segunda-feira, 17 de outubro de 2011

ENSEADA DOS TAINHEIROS, POTENCIAL NÁUTICO - TAINHEIROS COVE, NAUTICAL POTENTIAL

RETORNAMOS A COMENTAR SOBRE ESSA PEQUENA ENSEADA, LOCALIZADO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COM INCRÍVEL POTENCIAL NÁUTICO, MAS NÃO OBSERVADO POR ÀQUELES QUE IMBUÍDOS DE CARGO PÚBLICO DEVERIAM FAZER UMA GESTÃO DE MELHOR APROVEITAMENTO NESSA ÁREA, LEVANDO A GERAÇÃO DE RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL.

EM SUMA, OS QUE PAGAM IMPOSTOS E QUEREM RETORNO DO ESTADO QUE ESTÁ A SERVIÇO DO CIDADÃO E NÃO O CIDADÃO ESTÁ A SERVIÇO DO ESTADO. LITERALMENTE QUALQUER SERVIDOR PÚBLICO INDEPENDENTE DE SUA HIERARQUIA É UM “EMPREGADO” DO CONTRIBUINTE E A ELE DEVE PRESTAR SERVIÇOS DE EXCELÊNCIA.
SOBRE ESSE LOCAL, COM FORTE APELO HISTÓRICO E NATURAL PARA NÁUTICA, JÁ DISSECAMOS NO MARCADOR MONOGRAFIA DESTE SITE, MAS RETORNAREMOS EM OUTRAS OCASIÕES ONDE EXISTAM FATOS RELEVANTES QUE MEREÇAM ESSA AÇÃO. IGUALMENTE, ESTAMOS TENTANDO FORMATAR UM PROJETO QUE ELENQUE TODAS AS ESTRUTURAS NÁUTICAS DESSA ENSEADA ATÉ O BAIRRO DO BONFIM, COM VÍDEOS E FOTOS.
SOMOS NEÓFITOS NESSE TIPO DE INSTRUMENTO VIRTUAL -BLOG- HAVERÁ FALHAS E IMPERFEIÇÕES NOS NOSSOS TRABALHOS, QUE SERÃO APERFEIÇOADOS À MEDIDA QUE AVANÇAMOS, MAS ESSE AMADORISMO NÃO SE TRANSFORMARÁ EM OBSTÁCULO PARA ALCANÇARMOS NOSSOS OBJETIVOS, UMA BAHIA QUE PRESERVE SUA IDENTIDADE E QUE TRANSFORME SUAS ESPECIALIDADES HISTÓRICAS E NATURAIS EM BEM ESTAR E CIDADANIA PARA OS  VERDADEIROS BAIANOS.

CASARIO HISTÓRICO - BAIRRO DA RIBEIRA
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12

ESCUNA - BARCO CLÁSSICO DA BAHIA - ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12
ESCUNA EM REFORMA - BARCO CLÁSSICO DA BAHIA - ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12
ESCUNA - BARCO CLÁSSICO DA BAHIA ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12

REPETINDO, A RIBEIRA É UM LOCAL QUE APRESENTA VETORES NATURAIS E HISTÓRICOS PARA ATIVIDADE NÁUTICA, CABENDO AO ESTADO DA BAHIA E A PREFEITURA DE SALVADOR PROGRAMAREM AÇÕES VISANDO CRIAR AS ESTRUTURAS PARA QUE ESSA ÁREA SE MODERNIZE NESSE SENTIDO.
É IMPORTANTE QUE ESSES ÓRGÃOS ANTES DE TOMAREM QUALQUER ATITUDE, CRIEM GRUPO DE ESTUDO QUE INCLUAM OS REPRESENTANTES DE MARINAS E CLUBES NÁUTICOS, PESCADORES, MARISQUEIROS, MORADORES, PROPRIETÁRIOS INDEPENDENTES DE EMBARCAÇÕES, POIS ESSAS PESSOAS É QUE REALMENTE CONVIVEM COM AS NUANCES MARINHEIRAS DO LOCAL, CONHECENDO AS DEFICIÊNCIAS ESTRUTURANTES E AS CARACTERÍSTAS NATURAIS.

 ESCUNA EM REFORMA , BARCO CLÁSSICO DA BAHIA - ENSEADA DOS TAINHEIROS
 -
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12


UM BUROCRATA, SENTADO EM UMA MESA, QUE MUITAS VEZES NÃO SABE DIFERENCIAR POPA DE PROA, BORESTE DE BOMBORDO, QUE NÃO CONHECE O MAR DA BAHIA, NÃO TEM AS MÍNIMAS CONDIÇÕES DE TOMAREM DECISÃO PARA ELABORAR UM PROJETO VERDADEIRO PARA A NÁUTICA NA BAHIA, TEM QUE CONSULTAR QUEM CONHECE, QUEM VIVENCIA, SÓ A PARTIR DAÍ É QUE UM PLANO CONSISTENTE, INTELIGENTE E DURADOURO PODERÁ SER PRESENTADO A SOCIEDADE E EXECUTADO COM EFICIÊNCIA E EFICACIA.
CONTA UM VELEJADOR DA RIBEIRA, QUE CERTA VEZ UM GRUPO DE “BURROCRATAS” ENVOLVIDOS COM PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE FOMENTAR A NÁUTICA, MARCOU UMA REUNIÃO COM REPRESENTANTES DE CLUBES NÁUTICOS E MARINAS NA RIBEIRA, PARA TRAÇAR DIRETRIZES E BUSCAR SUBSÍDIOS.
DURANTE A REUNIÃO O PESSOAL LIGADO AO MAR E ÀS FAINAS NÁUTICAS, FICOU IMPRESSIONADO COM A AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO, MESMO O MÍNIMO, DAQUELE GRUPO DESIGNADO PARA TRAÇAR LINHAS DE AÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA NÁUTICA NA BAHIA. NÃO DEIXA DE SER UM DESPROPÓSITO QUE DEMONSTRA COMO A COISA PÚBLICA É TRATADA NO NOSSO PAÍS.
PEQUENAS AÇÕES PODERIAM SER EXECUTADAS NA RIBEIRA EM CURTO PRAZO COMO CONSTRUÇÃO DE UMA MARINA PÚBLICA, COM PREÇOS DE SERVIÇOS ACESSÍVEIS AQUELES QUE NÃO PODERIAM PAGAR UMA MARINA PARTICULAR OU NÃO SEJAM ASSOCIADOS A CLUBE NÁUTICO. ESSA MARINA PODERIA SER PASSADA POR CONCESSÃO, ATRAVÉS DE PROCESSO LICITATÓRIO, A QUEM INTERESSAR SUA EXPLORAÇÃO.

MARINA PIER SALVADOR - ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12


RESSALTAMOS QUE A EXTINTA CNB- COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA – POSSUÍA UMA ÁREA, NA RIBEIRA, QUE JÁ FOI UMA MARINA, DIGO POSSUÍA, MAS HOJE ESSA ÁREA PERTENCE AO PATRIMÔNIO DO ESTADO, A CNB FOI EXTINTA, MAS O ENTE ESTATAL – ESTADO DA BAHIA-VIVE. TENHO CERTEZA QUE A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA DEVE TER EM SEUS CONTROLES DO PATRIMÔNIO DO ESTADO ESSE REGISTRO, COMO TAMBÉM DE TODOS OS TERMINAIS E EDIFICAÇÕES DA CNB, POIS EM CADA CIDADE DO LITORAL BAIANO ESSA COMPANHIA TINHA ESTRUTURA DE ATRACAÇÃO PARA SEUS NAVIOS E IMÓVEIS PARA VENDA DE BILHETES E OUTROS APOIOS.

 VISÃO DO PÁTIO, PRIVILEGIADO, DA INATIVA "MARINA DA PENHA" - PATRIMÔNIO PÚBLICO
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12
VISÃO DO PÁTIO, PRIVILEGIADO, DA INATIVA "MARINA DA PENHA" - PATRIMÔNIO PÚBLICO
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12
VISÃO DO PIER DA INATIVA "MARINA DA PENHA", ÚNICA ÁREA QUE ESTÁ OPERACIONAL - PATRIMÔNIO PÚBLICO
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12

ESSA ESTRUTURA, HOJE DESATIVADA, DE EXCELENTE LOCALIZAÇÃO  PODERIA COM O MÍNIMO DE BENFEITORIA RETORNAR A SER OPERACIONAL, TRANFORMANDO-SE EM UMA MODERNA MARINA TANTO PARA GUARDA A SECO COMO EM PIERS ALÉM DE RESTAURANTES, BARES E LOJAS DE ARTIGOS NÁUTICOS. OUTRO DETALHE QUE FORTALECE A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO É QUE EXISTE ÁREA PARA FUTURAS AMPLIAÇÕES.

CLUBE ANGRA DOS VELEIROS - ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12


FALA-SE QUE QUEREM AO INVÉS DE O LOCAL VOLTAR A SER UMA MARINA VIR  A SER UM ESPAÇO PARA APRESENTAÇÃO DE GRUPOS MUSICAIS. NÃO TENHO NADA CONTRA ESSES GRUPOS, INCLUSIVE VEJO A MÚSICA BAIANA COMO UMA IMPORTANTE FONTE GERADORA DE RENDA PARA O ESTADO, E DEVE SER INCENTIVADA, MAS A ESSA ÁREA GERARIA MAIS BENEFÍCIOS SE FOSSE VOLTADA A ATIVIDADE NÁUTICA, SEM FALAR, NOS INCÔMODOS AOS MORADORES LOCAIS RESULTANTE DE POLUIÇÃO SONORA
OS EMPREGOS E RENDAS GERADAS COM ATIVIDADE NÁUTICA SERÃO MAIORES E PERENES DO QUE ESPETÁCULOS, QUE SÓ GERA RECURSO COM A VENDA DE  INGRESSO, UMA MARINA GERA EMPREGO NA SUA OPERAÇÃO, NA MANUTENÇÃO DAS EMBARCAÇÕES, LEVA MAIS PESSOAS A ADQUIRIREM BARCOS EM VIRTUDE DO EFEITO MULTIPLICADOR E COM ISSO INCENTIVA A CONSTRUÇÃO DE ESTALEIROS NO ESTADO.
CONSTRUÇAÕ DE RAMPAS ADEQUADAS AO ACESSO DE EMBARCAÇÕES AO MAR DA ENSEADA DOS TAINHEIROS E PONTES DE ATRACAÇÃO EM ÁREAS QUE VÃO DO CLUBE DOS SAVEIROS ATÉ A BAIXA DO BONFIM.
MARINA PIER NORTE - ENSEADA DOS TAINHEIROS
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12

INCENTIVAR  ESTRUTURAS NÁUTICAS QUE FORAM CRIADAS  A PARTIR DE INICIATIVAS DE MORADORES LOCAIS PELA TRANSCEDÊNCIA DE BENEFÍCIOS SOCIAIS QUE PODEM SER GERADOS, INCLUSIVE COM LINHAS DE FINANCIAMENTOS DESBUROCRATIZADAS NO DESENBAHIA VOLTADAS PARA ESSE SETOR .
BARCOS NO ANCORADOURO DA ASSOCIAÇÃO DOS VELEJADORES E AMIGOS DA RIBEIRA - ENSEADA DOS TAINHEIROS


FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -  OUT/12

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JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065

domingo, 16 de outubro de 2011

ATIVIDADE OFFSHORE NA COSTA NORTE DA BAHIA

UM POUCO MAIS DE 2 SEMANAS TENHO NOTADO ATIVIDADE OFFSHORE NA COSTA NORTE DO LITORAL BAIANO, NÃO TENHO CONHECIMENTO SE É ATIVIDADE SÍSMICA OU EXPLORATÓRIA.O FATO SE TRADUZ PELA PRESENÇA DE UM NAVIO SONDA E "SUPPLY BOATS"

O NAVIO SONDA É  O  "WEST POLARIS"   QUE JÁ ATUOU NO PRÉ SAL DA BACIA DE SANTOS, O NAVIO PERTENCE A "EXXON MOBIL" QUE, POR ACORDO DE CESSÃO SUA OPERAÇÃO FOI REPASSADA PARA PETROBRÁS.

O "WEST POLARIS" ESTA PLOTADO +- 60 MILHAS A LESTE DA PRAIA DE GUAIBIM, É ASSISTIDO PELOS REBOCADORES   "SEA PANTHER" , "SEA LEOPARD", "SEABULK BRASIL" E "TANGARÁ" ,   NA ÁREA DO CAMPO  DE GÁS DE MANATI ESTÁ ATUANDO OUTRA EMBARCAÇÃO SÍSMICA O "ACERGY HARRIER".        

A ASSESSORIA DA PETROBRAS DEVERIA PASSAR INFORMAÇÕES DESSAS ATIVIDADES NO MAR DA BAHIA, É UM ASSUNTO DE IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA PARA NOSSO ESTADO. INDEPENDENTE DO RESULTADO DAS EXPLORAÇÕES, SENDO O PORTO DE SALVADOR A BASE LOGÍSTICA PARA ESSAS EMBARCAÇÕES, RECURSOS SÃO INJETADOS  NA ECONOMIA DO ESTADO COM COMPRA DE VÍVERES, BUNKER, TAXAS PORTUÁRIAS, PRATICAGEM, PESSOAL DE APOIO EM TERRA ENTRE OUTROS.

ESPERAMOS QUE O RESULTADO DESSES TRABALHOS INDIQUEM NOVAS JAZIDAS DE PETRÓLEO E GÁS AMPLIANDO AS RESERVAS DE HIDROCARBONETOS DA BAHIA.

"WEST POLARIS"


"SEA LEOPARD"



"SEA PANTHER"


"SEABULK BRASIL"


"ACERGY HARRIER"



JOSEMAR

A BATALHA DO RIO DA PRATA - GRAFF SPEE - BATTLE OF THE RIVER PLATE

                                                                                                                            
EM VERDADE, O SITE DEVERIA TER COMENTADO EM PRIMEIRO LUGAR, SOBRE O GRAF SPEE E NÃO COMEÇADO PELO BISMARCK, ATÉ POR QUESTÃO DE CRONOLOGIA. OS FATOS QUE RONDARAM A BATALHA DO ATLÂNTICO SUL ACONTECERAM PRIMEIRAMENTE EM RELAÇÃO ÀS AÇÕES DO BISMARCK.
O “GRAF SPEE” FOI UM PROJETO INTERESSANTE DOS ENGENHEIROS NAVAIS ALEMÃES, ERA CLASSIFICADO COM COURAÇADO DE BOLSO, TINHA DIMENSÕES DE UM CRUZADOR PESADO, PORÉM COM BATERIAS PRINCIPAIS DE MAIOR CALIBRE E BLINDAGEM SUPERIOR.


LANÇAMENTO DO "GRAF SPEE" EM 30 DE JUNHO DE 1934








FORAM CONSTRUÍDOS  3 NAVIOS DA CLASSE: "DEUTSCHLAND" DEPOIS RENOMEADO "LÜTZOW"; "ADMIRAL SCHEER" E O "ADMIRAL GRAF SPEE", COUBE AO “GRAF SPEE” A MISSÃO DE EFETUAR ATAQUES ISOLADOS A EMBARCAÇÕES MERCANTES ENVOLVIDAS NO ESFORÇO DE GUERRA ALIADO EM ROTA ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR, ASSUMINDO O PAPEL DE CORSÁRIO.


"GRAF SPEE" NO FIM DE 1936 OU COMEÇO DE 1937


"GRAF SPEE" FIM DE 1936 OU COMEÇO DE 1937


TORRE SIMPLES DE CANHÃO DE 5.9' / 150 mm E GEMINADA DE 4.1' / 105 mm


EM SEU CRUZEIRO PELO ATLÂNTICO SUL O GRAF SPEE, INTERCEPTOU E AFUNDOU 9 NAVIOS MERCANTES. OS INGLESES ATRAVÉS DE SEU SERVIÇO DE INFORMAÇÃO SABIAM DA PRESENÇA DE UM VASO DE GUERRA GERMÂNICO NESTA ÁREA, TANTO É QUE UM ESQUADRÃO DE CRUZADORES BASEADO NAS ILHAS FALKLAND, ESTAVA AO ENCALÇO DO CORSÁRIO ALEMÃO, MAS SEM AINDA SABER SUA IDENTIFICAÇÃO.

O SEU NAVIO DE SUPRIMENTO ERA O "ALTMARK"  O QUAL ENCONTROU PELA ÚLTIMA VEZ ANTES DA BATALHA. EM 03/09/1939. PARA O "ALTMARK" O "GRAF SPEE" , TAMBÉM TRANSFERIA OS PRISIONEIROS ORIUNDOS DOS NAVIOS AFUNDADOS.


AVIÃO EMBARCADO "ARADO - 196


"GRAF SPEE" RECEBE COMBUSTÍVEL DE SEU NAVIO DE APOIO "ALTMARK" EM 03/09/1939


O NAVIO ALEMÃO CHEGOU A ESTAR  PERTO DO LITORAL DO NORDESTE EM SUA EMPREITADA PELO ATLÂNTICO SUL, FOI AO SUL DA ÁFRICA E OCEANO ÍNDICO, RETORNADO AO ATLÂNTICO, QUANDO NA MANHÃ DE .13 DE DEZEMBRO DE 1939, AVISTOU NO HORIZONTE O PERFIL DE UM NAVIO DE GUERRA.


NESTA FOTO É VISÍVEL UMA TORRE FALSA MONTADA SOBRE OS CANHÕES DE 288 mm,  ARTIFÍCIO USADO PELOS CORSÁRIOS  ALEMÃES PARA CONFUNDIR OS OBSERVADORES DIFICULTANDO A IDENTIFICAÇÃO DO NAVIO.




NO PRIMEIRO MOMENTO PENSOU-SE TRATAR DE UM DESTRÓIER, QUANDO O ALARME DE COMBATE TOCOU A BORDO, PERCEBEU-SE QUE NA VERDADE ERA A SILHUETA DE UM CRUZADOR, NÃO HAVENDO MAIS POSSIBILIDADES DE FUGIR AO ENGAJAMENTO. OS CRUZADORES  ERAM O “HMS AJAX”,  “HMS ARCHILLES” DA NOVA ZELÂNDIA – LEVES- E O  “HMS EXETER” – PESADO-
NA VERDADE A INSTRUÇÃO QUE LANGSDORF RECEBEU DO ALTO COMANDO  PARA EVITAR ENTRAR EM COMBATE COM VASOS DE GUERRA, PRINCIPALMENTE SE FOSSE COMPATÍVEL COM SEU APARATO BÉLICO, OU SEJA UM DESTRÓIER ISOLADO PATRULHANDO UM COMBOIO PODERIA SER ENFRENTADO, MAS UM CRUZADOR DE MANEIRA NENHUMA SÓ SE NÃO HOUVESSE OUTRA ALTERNATIVA, MESMO SENDO AS BATERIAS PRINCIPAIS DO GRAF SPEE E SUA BLINDAGEM SUPERIORES A DE QUALQUER CRUZADOR PESADO DO SEU TEMPO.
A ESTRATÉGIA DO COMANDANTE DO NAVIO ALEMÃ FOI DIRECIONAR SUAS BATERIAS PRINCIPAIS DE CANHÕES DE 288 mm NO ALVO DE MAIOR VALOR O ”EXETER”,  E AS BATERIAS SECUNDÁRIAS DE 150 mm  DESCARREGARIAM SUAS SALVAS NO DEMAIS NAVIOS .
O ALMIRANTE QUE ESTAVA A FRENTE DA FLOTILHA INGLESA, TRAÇOU SUA AÇÃO EM DIVIDIR SEUS NAVIOS EM DOIS FLANCOS, DILUINDO O PODER DE FOGO DO "GRAF SPEE".
NO AMANHECER DO DIA 13 DE DEZEMBRO DE 1939 INICIOU-SE A PRIMEIRA E UMA DAS MAIS NOTÓRIAS BATALHAS NAVAIS DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, A”BATALHA DO RIO DA PRATA”.
NO PRIMEIRO MOMENTO DO CONFRONTO, O EXETER FOI O NAVIO QUE MAIS SOFREU DANOS REDUZINDO SUA OPERACIONALIDADE. AS BATERIAS PRINCIPAIS DO “GRAF SPEE” ERAM CONSTITUÍDAS DE 6 CANHÕES DE 288 mm , DIVIDIDOS EM 2 TORRES TRIPLAS. O EXETER ERA DOTADO DE 3 TORRES COM 6 CANHÕES DE 203 mm ACRESCENTE A ISSO, UMA BLINDAGEM DAS PARTES VITAIS  DO CASCO DO COURAÇADO DE BOLSO ALEMÃO ERA SUPERIOR AO DO CRUZADOR PESADO INGLÊS.
NO DECORRER DO COMBATE AS TORRES DOS CANHÕES PRINCIPAIS DO EXETER FORAM DANIFICADAS E POSTAS FORA DE AÇÃO, A VELOCIDADE DO CRUZADOR INGLÊS CAIU DE 32 NÓS PARA 18 NÓS, COLOCANDO-O FORA DE COMBATE. O GRAF SPEE, APESAR DE NÃO SOFRER AVARIAS EM SEU ARMAMENTO, RECEBEU IMPACTOS DIRETOS DO EXETER, DANIFICANDO SEU CASCO EM ÁREAS DE POUCA BLINDAGEM, SUA COZINHA FOI DESTRUÍDA E O DESSALINIZADOR IDEM.


PROJÉTEIS DO "ACHILLES" ATINGEM A ÁGUA AO LARGO DO NAVIO ALEMÃO

OS MARINHEIROS VITIMADOS NO NAVIO ALEMÃO FORAM: 36 MORTOS E 60 FERIDOS; NOS TRÊS CRUZADORES FORAM 72 MORTOS, SENDO 61 NO "EXETER"; 7 NO "AJAX" E 4 NO "ACHILLES". ALÉM DE 28 FERIDOS.


ESQUIFES COM MARINHEIROS MORTOS NO "GRAF SPEE" 14/12/1939


PESANDO O CENÁRIO E OS DANOS OCORRIDOS EM SEU NAVIO O COMANDANTE DO GRAF SPEE TOMOU DECISÃO DE ABANDONAR O TEATRO DE OPERAÇÕES, REFUGIANDO-SE NO PORTO NEUTRO DE MONTEVIDÉU. A BATALHA INICIOU-SE NA MANHÃ DE UMA QUARTA FEIRA DIA 13 DE DEZEMBRO DE 1939, ÁS 06:14 PROLONGANDO-SE ATÉ ÁS 21:43. NA MANHÃ DO DIA 14 DE DEZEMBRO ELE FUNDEIA NA CAPITAL DO URUGUAI
.
"GRAF SPEE" EM MONTIVIDEO - NOTA-SE DANOS NO CASCO E  AVIÃO DESTRUÍDO NA CATAPULTA 14/12/39


ROMBO A BOMBORDO  NO CASCO DO "GRAF SPEE" 14/12/1939


"GRAF SPEE" FUNDEADO EM MONTEVIDÉU DEPOIS DA BATALHA 14/12/1939


SEGUNDO AS LEIS INTERNACIONAIS  FOI DADO UM PRAZO DE 72 HORAS PARA QUE OS "GRAF SPEE ZARPASSE.
UM DILEMA DEVE TER VARRIDO A MENTE DO CAPITÃO ALEMÃO, FINDO PRAZO TENTAR À NOITE FURAR O BLOQUEIO DOS VASOS DE GUERRA INGLESES, RETORNANDO PARA A ALEMANHA VITORIOSO SENDO CONDECORADO PELO FUHER OU DESTRUIR SEU NAVIO EVITANDO CAIR NAS MÃOS DO INIMIGO.


GUARDA DE HONRA AOS MORTOS NA BATALHA 15/12/1939


CAPITÃO "HANS W. LANGSDORFF" NO FUNERAL DE SEUS MARUJOS 15/12/1939


OPTANDO PELA PRIMEIRA OPÇÃO O NAVIO TERIA DIFICULDADES PARA ENFRENTAR O ATLÂNTICO NORTE NO INVERNO, POIS O SEU CASCO FOI ATINGIDO EM DIVERSAS PARTES E O TEMPO DE ESTADIA NO PORTO DE MONTEVIDÉU NÃO DARIA PARA SOLDAR CHAPAS  FECHANDO OS ORIFÍCIOS. OUTRO PONTO, SERIA SE REALMENTE OS INGLESES TERIAM RECEBIDO REFORÇOS.
A SEGUNDA OPÇÃO PARA SUA CARREIRA MILITAR NÃO ERA GLORIFICANTE, É NOTÓRIO QUE O FÜHRER NÃO ACEITAVA RENDIÇÃO, OU SEJA O GRAFF SPEE TERIA QUE LUTAR ATÉ O FIM.
O QUE SE PASSOU NOS PENSAMENTO DE LANGSDORFF, NESSES DIAS DE CONFINAMENTO, NINGUÉM SABERÁ, O CERTO É QUE ELE OPTOU POR DESTRUIR SEU NAVIO PARA NÃO CAIR NAS MÃOS DO INIMIGO.
EM 17 DE DEZEMBRO DE 1939 LANGSDORFF PASSA SUA TRIPULAÇÃO PARA EMBARCAÇÕES PORTUÁRIAS LEVANDO-OS PARA O TAMBÉM PORTO NEUTRO DE BUENOS AIRES, ONDE MUITO DELES FORMARAM NOVAS VIDAS NA ARGENTINA, CONSTITUINDO FAMÍLIAS, OUTROS DEVEM TER RETORNADO NO PÓS GUERRA E ALGUNS CONSEGUIRAM FUGIR PARA ALEMANHA, O CASO MAIS EMBLEMÁTICO É DO CAPITÃO DE FRAGATA "PAUL ASCHER" QUE CONSEGUIU ESCAPAR, FOGE PARA ALEMANHA, EMBARCA NO "BISMARCK" MORRENDO A BORDO QUANDO O NAVIO FOI A PIQUE.  


REBOCADOR "GIGANTE" LEVANDO TRIPULANTES DO "GRAF SPEE" PARA "BUENOS AIRES" EM 18/12/1939


CAPITÃO "LANGSDORFF" EM "BUENOS AIRES" APÓS O AFUNDAMENTO DE SEU NAVIO 18/12/1939

LANGSDORFF NA NOITE DE 20 DE DEZEMBRO DE 1939, APÓS SE REUNIR COM SEUS TRIPULANTES, SOBE A SEU QUARTO, ACENDE UM CIGARRO, TOMA UM COPO DE SCOTCH, ESCREVE UMA CARTA PARA SUA ESPOSA, PARENTES E O EMBAIXADOR, PONDO FIM A SUA VIDA COM UMA PISTOLA.


GUARDA DE HONRA PERANTE O ESQUIFE DE "LANGSDORFF" 20/12/1939


CORTEJO FÚNEBRE PARA O CAPITÃO "HANS W.LANGSDORFF" 21/12/1939 


RESSALTAMOS QUE OS RELATOS DE HISTÓRIA NAVAL QUE TEMOS PUBLICADO, TEM APENAS O INTUITO DE PASSAR INFORMAÇÕES PARA OS VISITANTES DO BLOG QUE NÃO TEM CONTATO MAIS ESTREITO COM ESTE ASSUNTO, PARA MAIORES APROFUNDAMENTOS EXISTEM SITES ESPECIALIZADOS QUE PODEM SER CONSULTADOS NA WEB, O QUAL CITAMOS http://www.maritimequest.com , DE ONDE RETIRAMOS TODAS ÀS FOTOS QUE ENRIQUECEM O TEXTO.



JOSEMAR