segunda-feira, 24 de abril de 2023

MEUS VERANEIOS EM AMOREIRAS, ILHA DE ITAPARICA, DÉCADA DE 1960 - MY SUMMER TIMES IN AMOREIRAS, ITAPARICA ISLAND 1960s

DESCREVEREI OS VERANEIOS DURANTE MINHA INFÂNCIA EM AMOREIRAS, LOCALIDADE DA ILHA DE ITAPARICA, DURANTE A DÉCADA DE 1960.

ATRAVÉS DE MEU TIO ARISTEU QUE JÁ FREQUENTVA A ILHA, COMEÇAMOS A  VERANEAR EM AMOREIRAS, LOCALIZADA EM ITAPARICA, A ORIGEM DO NOME, NÃO SEI, MAS PODE ESTAR LIGADO A QUANTIDADE DE ÁRVORES COM ESTA DENOMINAÇÃO, QUE EXISTIA NO  LOCAL.

                                               MAPA ILUSTRATIVO DA ILHA DE ITAPARICA

NO INÍCIO ALUGAVAMOS CASA DE PROPRIEDADE DO SR. FELIPE, MORADOR NATIVO DA ILHA, CASADO COM DONA ZELINDA.TINHAM UMA FILHA, QUE CHAMAVAMOS DE FIA, AINDA MORADORA DO LOCAL.

MINHA MÃE, ATÉ HOJE COMENTA SOBRE NOSSA IDA A ILHA NO SAVEIRO DE SEU NAJÉ, EU TINHA MENOS DE 1 ANO DE IDADE, ELA PONDEROU COM MEU PAI, SOBRE O PERIGO DA TRAVESSIA, ELE OFICIAL DE MARINHA NÃO CANCELOU A VIAGEM,  ASSIM TIVE MEU BATISMO DE MAR, SEU NAJÉ, QUANDO VINHA A SALVADOR TRAZIA MANGAS, CAJÚS E CASTANHA ASSADAS, SEMPRE RECOMPENSADO POR MEU PAI. 

NESSE TEMPO RESIDIAMOS NA BARRA, EDIFÍCIO MARTA ROCHA. A TRAVESSIA ERA FEITA NOS NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, EMPRESA SECULAR, MARCA COMERCIAL MAIS CONHECIDA PELOS BAIANOS ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX. FOI PIONEIRA EM USAR O VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS NO BRASIL

AS EMBARCAÇÕES QUE FAZIAM A TRAVESSIA PARA ITAPARICA, PERIODICAMENTE ZARPAVAM NO INÍCIO DA TARDE, DO PIER DA EMPRESA, QUE FICAVA PRÓXIMO AO ANTIGO MERCADO MODELO, COM ESCALA EM PORTO SANTOS, MANGUINHOS, AMOREIRAS JUNTO COM PONTA DE AREIA E FINALMENTE À ATRACAÇÃO EM ITAPARICA.

VIAJAVAMOS COM MAIS FREQUÊNCIA NO NAVIO ITAPARICA, CONSTRUÍDO NA ALEMANHA, OUTROS, A EXEMPLO DO MASCOTE, NAVIO MAIS VELOZ DA BAHIANA, FOI ORIGINALMENTE CORVETA DE GUERRA, O JOÃO DAS BOTAS, DE ORIGEM  HOLANDESA E AS LANCHAS BELANISIA, ESPERA, ANUNCIADA, FLOR DE LA MAR, EM OCASIÕES ESPECÍFICAS TAMBÉM ESCALAVAM EM AMOREIRAS.

MEU PAI  COMENTAVA QUE O  NAVIO MASCOTE TINHA OPERADO COMO UMA CORVETA DURANTE A II GRANDE GUERRA MUNDIAL,  CONSIDERADO  O MAIS VELOZ DA FROTA DA "NAVEGAÇÃO BAHIANA".


NESSA ÉPOCA A LOGÍSTICA DO TRANSPORTE MARÍTIMO PARA AS DIVERSAS ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS  OPERAVA DA SEGUINTE FORMA, A EMBARCAÇÃO PARAVA  NAS LOCALIDADES E OS SAVEIROS ATRACAVAM A CONTRA BORDO, PARA REALIZAREM AS FAINAS. NA ILHA DE ITAPARICA CIRCULAVAM JEEPS QUE ERAM TRANSPORTADOS PELO NAVIO ITAPARICA EM CIMA DA ESCOTILHA DE SEU PORÃO DE PROA, TAMBÉM DOTADO DE 2 PAUS DE CARGA. TEMPO ONDE O SISTEMA FERRY BOAT  NÃO EXISTIA.

LEMBRO COMO SE FOSSE HOJE DOS 2 SAVEIRISTAS PRINCIPAIS, QUE REALIZAVAM O TRANBORDO DE TERRA PARA OS NAVIOS E LANCHAS DA BAHIANA, E VICE VERSA. PENDOR COM SEU SAVEIRO PINTADO DE PRETO E VERMELHO, E CARLITO COM SEU BARCO PINTADO DE AZUL, BRANCO E VERMELHO. INFELIZMENTE, COM TRISTEZA, NÃO POSSO AFIRMAR SE TINHA ALGUMA RELAÇÃO AS CORES DOS BARCOS COM TIME DE FUTEBOL

ESTIVE RAPIDAMENTE EM AMOREIRAS NO FINAL DE 2014 PARA TENTAR CONTATO COM  A FILHA DE SEU SEU FELIPE, FIA, TIVE  O PRAZER E A EMOÇAO DE ENCONTRÁ-LA, CONSERVARMOS BASTANTE, INDO EMBORA PAREI PARA BEBER UMA CERVEJA, TERMINANDO POR BATER UM AGRADÁVEL PAPO SOBRE O PASSADO COM ALGUNS NATIVOS, POR SURPRESA ME INFORMARAM QUE CARLITO ESTAVA VIVO E FORAM CHAMÁ-LO, MAIS EMOÇAO PELAS LENBRANÇAS DO PASSADO DISTANTE, INFELIZMENTE NÃO TINHA OS MEIOS PARA GRAVAR ESSE ENCONTRO.

NAVIO "ITAPARICA" ZARPANDO OU CHEGANDO A CIDADE DE ITAPARICA
https://www.facebook.com/acervo.iconografico.itaparica/?fref=photo

ALÉM DOS NAVIOS DA BAHIANA UMA FROTA DE MILHARES DE SAVEIROS ATENDIAM AO RECÔNCAVO, TRANSPORTANDO CARGAS E PASSAGEIROS DURANTE SÉCULOS. ERAM ARMADOS EM  VELA DE IÇAR, DE VELA DE PENA, ESCUNAS, PERUAS, DENTRE MUITAS OUTRAS.

UMA CURIOSIDADE INTERESSANTE ERA O USO DE CABOS MARÍTIMOS FEITOS DE PIAÇAVA, QUE É UMA PALMEIRA, NAS AMARRAÇÕES DOS SAVEIROS QUE NAVEGAVAM NO LITORAL BAIANO, TESTEMUNHEI  ESSE FATO  EM AMOREIRAS. A PIAÇAVA  ERA MAIS RESISTENTE AO AMBIENTE MARINHO DO QUE CABOS PRODUZIDOS COM OUTRAS FIBRAS A EXEMPLO DO SISAL. O SEU USO VEM DO PERÍODO COLONIAL, INCLUSIVE POR NAVIOS ESTRANGEIROS.

                                                     PALMEIRA DE PIAÇAVA

https://www.researchgate.net/figure/Figura-01-Piacava-Fonte-Amaral-2015_fig1_336349451

PARTINDO  DE SALVADOR, DE LOCAIS COMO PORTO DA BARRA, GAMBOA, PRAIA DA PREGUIÇA, RAMPA DO MERCADO MODELO, SÃO JOAQUIM, ÁGUA DE MENINOS, RIBEIRA, OU DE QUALQUER LUGAR ONDE TIVESSE UMA PRAIA ABRIGADA. AS VELAS BRANCAS DOS SAVEIROS TORNAVAM A VISÃO DO MAR DA BAHIA UM CENÁRIO DE RARA E MISTERIOSA BELEZA.

SAVEIRO DE VELA IÇAR - ARMADO EM TRAQUETE

FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.

AMOREIRAS NOS ANOS DE 1960, UMA COMUNIDADE TRANQUILA, DESPROVIDA DE QUALQUER INFRAESTRUTURA, O TEMPO DIVAGAVA, SEM ENERGIA ELÉTRICA, SEM OS CONFORTOS DAS METRÓPOLES, MAS COM A PRESENÇA DE UM CENÁRIO MARCANTE, ENTRE COQUEIROS, CAJUEIROS E MANGUEIRAS. OS NATIVOS CALÇADOS DE TAMANCOS, CHAPÉUS DE PALHA, FACÃO NA CINTURA, OS SAVEIROS FUNDEADOS, PONTA DE NOSSA SENHORA, NA ILHA DOS FRADES, A ENIGMÁTICA ILHA DO MEDO, FORMAVAM UMA REALIDADE QUE MARCOU A  MINHA EXISTÊNCIA.

MEU PAI EM PRIMEIRO PLANO, CALÇANDO TAMANCOS, SEGURANDO MEU IRMÃO TÚLIO. ACIMA MEU TIO MANOEL COM MEU PRIMO JORGE

IMAGEM ARQUIVO PESSOAL

A VISÃO DA ILHA DO MEDO REMETIA-ME AS IMPRESSIONANTES HISTÓRIAS QUE OS NATIVOS CONTAVAM SOBRE SUAS ASSOMBRAÇÕES. NO LINK A SEGUIR DO MEU PRÓPRIO BLOG, VOCÊS TERÃO MAIS DETALHES DESSES  CONTOS FANTASMAGÓRICOS.

                                                                          ILHA DO MEDO

http://www.hoteis-em-salvador.com/ilha-do-m%C3%AAdo-itaparica

https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/os-misterios-e-lendas-da-ilha-do-medo-o.html

SAVEIRO DE VELA DE PENA - FORTE DE SÃO MARCELO NO FUNDO DA IMAGEM

https://www.salvadordabahia.com/eventos/mostras-virtuais-da-fundacao-pierre-verger/

APESAR DE LEVARMOS UMA BOA QUANTIDADE DE MANTIMENTOS, TÍNHAMOS O ARMAZÉM DE SEU RODRIGO ONDE COMPLEMENTAVAMOS O QUE FALTAVA. LEMBRO DAS VENDENDORAS DE DOCE DE AIPIM, COBERTO DE FOLHAS DE BANANEIRAS E COCADAS DE GOIABA, ABACAXI E COCO. 

SEMPRE ERA O PRIMEIRO A ACORDAR, IA CONTAR AS MANGAS QUE TINHAM CAÍDO, NO MEIO DA TARDE ME DIRIGIA À PRAIA PARA ACOMPANHAR OS CARREGAMENTOS DOS SAVEIROS COM MANGAS, CAJÚS E GOIABAS, ZARPAVAM NO FINAL DA MADRUGADA,  APROVEITANDO O VENTO  QUE SOPRA DE TERRA PARA O INTERIOR DA BAÍA, IMPULSIONANDO-OS PARA SALVADOR. OS BALAIOS ERAM COBERTOS COM FOLHAS DE BANANEIRAS. 

ME RECORDO DE PEQUENOS ABRIGOS NA PRAIA, COBERTOS DE PALHA DE PIAÇAVA, ONDE OS SAVEIRISTAS GUARDAVAM SEUS APRETECHOS, VELAS, REMOS, LEMES. GOSTAVA DE ENTRAR E FICAR ALGUM TEMPO, CURIOSIDADE DE MENINO.

FICAVAMOS ESPERANDO A CHEGADA DO NAVIO PARA CHECAR SE NOS SAVEIROS VINHAMM ALGUM CONHECIDO, ATO SIMPLES MAIS, PRAZEROSO. 

COMO NÃO HAVIA ENERGIA NA ILHA, EXCEÇÃO DE MAR GRANDE E ITAPARICA, QUE ERAM PROVIDAS DE GERADORES, USAVAMOS A NOITE FIFÓ OU CANDEEIROS, ALIMENTADAS POR QUEROSENE JACARÉ. COM A EVOLUÇÃO TECNOLÓGICA SURGIU O ALADIM, QUE MANTINHA A LUMINOSIDADE CONSTANTE E MAIS ABRANGENTE.

                                                              QUEROSENE MARCA JACARÉ

geladeira silver antiga a querosene colecionador 🥇 【 OFERTAS 】 | Vazlon Brasil

ERA UM RITUAL DA NOSSA INFÂNCIA EM AMOREIRAS BEBERMOS UMA CAJUADA  ANTES DE IRMOS A PRAIA, E AO RETORNAR TOMÁVAMOS BANHO DE CISTERNA.

FIFÓ

https://www.facebook.com/photo/?fbid=384604514654674&set=a.138827979232330

PRATICAMENTE AO LADO DA CASA QUE VERANEAVAMOS TINHA O CLUBE DE AMOREIRAS, ONDE SE PROMOVIAM BAILES,  COMEMORAVA-SE O CARNAVAL TAMBÉM.

OS NATIVOS TINHAM O HÁBITO DE FUMAR CHARUTOS, A BAHIA TINHA GRANDE FÁBRICAS, A EXEMPLO DA SUERDIECK E DANNEANN, TODAS DE CAPITAL ALEMÃ. NÃO SE USAVA CIGARROS. 

OUTRA DIVERSÃO ERA PEGAR GUAIAMUMM, UM CARANGUEJO AZULADO, QUE ERAM COMUNS NA ILHA DE ITAPARICA, USANDO RATOEIRA COM LIMÃO. DEPOIS COLOCAVA- OS  EM UM TONEL COM DENDÊ PARA CEVAR.

GUAIAMU
http://www.klimanaturali.org/2011/05/guaiamu-cardisoma-guanhumi.html

OS ENTERROS EM AMOREIRAS E ADJACÊNCIAS ERAM REALIZADOS NO CEMITÉRIO DE ITAPARICA. O ESQUIFE ERA TRANSPORTADO PELOS PRESENTES, SEGUINDO PELA PRAIA ATÉ ITAPARICA. ME LEMBRO DE EM ALGUMAS OPORTUNIDADES TER PRESENCIADO ESSA PROCISSÃO LÚGUBRE.

O ARMAZENAMENTO DE ÁGUA ERA EM POTES, COM MAIOR CAPACIDADE DO QUE AS MORINGAS QUE SERVIAM AO CONSUMO IMEDIATO, TODOS PRODUZIDOS COM BARRO COZIDO.

UM NATIVO, QUE CONHECÍAMOS COMO SEU NOÉ, TRABALHAVA NA ENGARRAFADORA DA ÁGUA MINERAL DE ITAPARICA. AO RETORNAR DO TRABALHO SEMPRE TRAZIA UMA MORINGA DE ÁGUA PARA NOSSSO CONSUMO. LEMBRO-ME QUE O TRANSPORTE DE ÁGUA ENTRE A FONTE DA BICA E COMUNIDADES PRÓXIMAS À CIDADE DE ITAPARICA ERA REALIZADO POR JUMENTOS COM 4 BARRICAS, 2 DE CADA LADO DA CANGALHA.

                          FOTO DA FONTE DA BICA, ONDE SE VÊ UM JUMENTO COM SUA CARGA  DE ÁGUA MINERAL
https://visaocidade.com.br/2019/07/fonte-da-bica-um-patrimonio-material-maltratado.html

A FONTE DE ITAPARICA É CONSIDERADA A ÚNICA LOCALIZADA A BEIRA MAR NO BRASIL, INFELIZMENTE A FÁBRICA ENGARRAFADORA FECHOU, PERDENDO OPORTUNIDADES DE EMPREGOS PARA OS MORADORES DA ILHA, ONDE AS OPÇÕES ERAM RESTRITAS.

                                                  POTES NO PRIMEIRO PLANO DA IMAGEM - PRODUZIDOS EM MARAGOGIPINHO - RECÔNCAVO BAIANO


                         MORINGAS  - PRODUZIDAS EM MARAGOGIPINHO - RECÔNCAVO BAIANO

TIVE A OPORTUNIDADE DE VER BALAS DE CANHÕES E OSSOS DE BALEIA QUE REPRESENTAVAM ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS DA ILHA DE ITAPARICA,  A LUTA PELA INDEPDÊNCIA DA BAHIA E MANGUINHOS ONDE DURANTE METADE SÉCULO XIX E INÍCIO XX TINHA  ATIVIDADE DE CAÇA DE BALEIAS PARA EXTRAÇÃO DO ÓLEO.

SALVO ENGANO O ÚLTIMO VERANEIO QUE FIZEMOS FOI NO VERÃO DE 1969, APÓS ESSE PERÍODO NUNCA MAIS FOMOS À AMOREIRAS. INTENSAS E PRAZEROSAS RECORDAÇÕES PERMANECEM EM MINHAS MEMÓRIAS

JOSEMAR

CORECON 2065

sexta-feira, 31 de março de 2023

DOCUMENTOS E RELATOS ANTIGOS SOBRE A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA - CNB - OLD DOCUMENTS AND REPORTS ABOUT COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA - CNB

O LINK ABAIXO TRADUZ SIGNIFICATIVA FONTE DE INFORMAÇÕES SOBRE A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, FINAL DA DÉCADA DE 1950 E INÍCIO DE 1960.

Historico Navegação Bahiana..pdf - Google Drive

                                                 NAVIO "MASCOTE"

https://www.facebook.com/acervo.iconografico.itaparica/?fref=photo

RESSALTA O ABANDONO DA INSTITUIÇÃO PELAS AUTORIDADES, DIANTE DO IMPORTANTE SERVIÇO PRESTADO NO TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS ENTRE A CAPITAL SALVADOR E LOCALIDADES DO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E SUAS ILHAS.

                                    LANCHA "BELANÍSIA"

https://www.facebook.com/acervo.iconografico.itaparica/?fref=photo

CONTINUAREMOS A TRAZER INFORMAÇÕES SOBRE A BAHIANA, COMO ERA CHAMADA, PELA SUA REPRESENTATIVIDADE NO DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA BAHIA.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

PROCISSÃO MARÍTIMA DO SENHOR DO BONFIM EM 11/01/23, SALVADOR - BAHIA - MARITIME PROCESSION OF THE LORD OF BONFIM ON 01/11/23, SALVADOR - BAHIA

NO DIA 11/01/23 IRÁ OCORRER A PROCISSÃO MARÍTIMA COM A REALIZAÇÃO DO TRANSLADO DA IMAGEM DO SENHOR DO BONFIM PARA A IGREJA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA, ONDE A MESMA RETORNARÁ PARA SEU NICHO NO DIA SEGUINTE EM CORTEJO TERRESTRE.

UM PERCURSO INTERESSANTE PELAS ÁGUAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, COMBINANDO COM AS BELEZAS NATURAIS, DANDO CONTORNO A FÉ E O SINCRETISMO.

O VALOR DO INGRESSO É R$ 80,00, PODE SER ADQUIRIDO DIRETAMENTE NA IRMANDADE DO SENHOR DO BONFIM.





JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065



MAIS UMA OPERAÇÃO COM VLCC REALIZADA PELA REFINARIA ACELEN - ANOTHER OPERATION WITH VLCC CARRIED OUT BY THE ACELEN REFINERY

A SEGUNDA OPERAÇÃO COM UM VLCC - VERY LARGE CRUDE CARRIER, O DHT STALLION. INICIOU-SE NO DIA 07/01/23, ESTANDO EM ANDAMENTO.

O MESMO APORTOU AO LARGO DE SALVADOR COM UM CALADO + DE 19 M, APÓS A PRIMEIRA OPERAÇÃO DE ALÍVIO ATRAVÉS DO EAGLE SAN ANTONIO, APRESENTA 16,6 M.

O REBOCADOR DE APOIO AS FAINAS, COM OPERAÇÃO DE MANGOTES E DEFENSAS É O NS LORETO.



Vessel Information

General

IMO: 9813448
Name: DHT STALLION
Vessel Type - Generic: Tanker
Vessel Type - Detailed: Crude Oil Tanker
Navigational Status: Active
MMSI: 477372800
Call Sign: VRSX9
Flag: Hong Kong [HK]
Gross Tonnage: 163571
Summer DWT: 319713 t
Length Overall x Breadth Extreme: 336 x 60 m
Year Built: 2018



Vessel Information

General

IMO: 9594822
Name: EAGLE SAN ANTONIO
Vessel Type - Generic: Tanker
Vessel Type - Detailed: Crude Oil Tanker
Navigational Status: Active
MMSI: 566453000
Call Sign: 9V9330
Flag: Singapore [SG]
Gross Tonnage: 80783
Summer DWT: 157849 t
Length Overall x Breadth Extreme: 274 x 49.03 m
Year Built: 2012


https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:775864/mmsi:710999986/imo:7911741/vessel:NS_LORETO


Vessel Information

General

IMO: 7911741
Name: NS LORETO
Vessel Type - Generic: Other
Vessel Type - Detailed: Offshore Supply Ship
Navigational Status: Active
MMSI: 710999986
Call Sign: PP2152
Flag: Brazil [BR]
Gross Tonnage: 1106
Summer DWT: 550 t
Length Overall x Breadth Extreme: 63.95 x 11.48 m
Year Built: 1982
Home Port: RIO DE JANEIRO


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 13 de dezembro de 2022

13 DE DEZEMBRO, DIA DO MARINHEIRO - DECEMBER 13, SAILOR'S DAY

HOJE SE COMEMORA O DIA DO MARINHEIRO, 13 DE DEZEMBRO.

QUE NETUNO SEJA NOSSO FAROL, INDICANDO O RUMO CERTO, CONDUZINDO NOSSAS FAINAS A BORDO.



JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065

quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

RESUMO MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS DIA O8/12/22, COMPLEXO PORTUÁRIO BAÍA DE TODOS OS SANTOS - SUMMARY HANDLING OF SHIPS ON 12/8/22, BAÍA DE TODOS OS SANTOS PORT COMPLEX

HOJE DIA 08/12/22, 08 H DA MANHÃ, FAREMOS UM BREVE RESUMO DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

O PORTO DE ARATU, DEPOIS DE LONGO PERÍODO OPERA COM SEUS 3 BERÇOS DE GRANÉIS SÓLIDOS OCUPADOS SIMULTANEAMENTE. EM  ALGUMAS OCASIÕES A OCUPAÇÃO "FULL" OCORRIA COM A MOVIMENTAÇÃO DE MINÉRIO.DE COBRE.

ESTÃO ATRACADOS NO TGS PORTO DE ARATU O ERISORT, COM 34.000 T DE ENXOFRE, LADY SINEM OPERANDO  10.OOO T DE FERTILIZANTES E RED ORCHID, 11.OOO T DE FERTILIZANTES.

NO TGL ENCONTRAM-SE ATRACADOS O  BOW HARMONY BERÇO SUL, CHEMICAL SAILOR BERÇO NORTE E FORTE DE SÃO MARCOS NO TERMINAL DE PRODUTOS GASOSOS.

FREYA SCHULTE INICIAMENTE PROGRAMADO PARA O TGS BERÇO SUL DE ARATU, FOI REPROGRAMADO PARA O ANTIGO TERMINAL DA USIBA. PARTIDA DE 22.070 T  DE MINÉRIO DE COBRE.

NO PORTO DE SALVADOR, INÍCIO DA MANHÃ, DESATRACOU O BBC  RUSHMORE, OPEROU PEÇAS. PERMANECE ATRACADO O NORSE CAMDEN,  OPERANDO UMA SIGNIFICATIVA PARTIDA DE  34.OOO T DE TRIGO. ATRACA NO TECON SALVADOR, NESTE MOMENTO,  O FULL CONTÊINER O VICENTE PINZON. MAIS CEDO O LEOPOLD STAFF ATRACOU PARA OPERAR PEÇAS.

                                                              NORSE CAMDEN

                                                                                   MARINER TRAFIC

ONTEM A NOITE, DIA 07 DESATRACOU DO TUP ENSEADANKR ALICE, COM 11,30 M DE CALADO, COM DESTINO. A SINGAPURA  CARREGADO COM MINÉRIO DE FERRO. PERMANECE AO LARGO DA BTS  POSSIVELMENTE PARA RECEBER BUNK DO SERRA POLAR

O FATO OPERACIONAL MAIS SIGNIFICATIVO NESSE PERÍODO, ACONTECE NA ÁREA OFFSHORE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE O NAVIO DABA,  COM 21 M DE CALADO REALIZA OPERAÇÃO SHIP TO SHIP COM O EAGLE SAN ANTONIO, TRANSFERINDO PETRÓLEO BRUTO, COM DESTINO A REFINARIA DA ACELEN. SE CONFIRMADO ESTE CALADO, A OPERAÇÃO SERÁ UM MARCO PARA LOGÍTICA PORTUÁRIA DA BAHIA. O COMPRIMENTO DO DABA É 332,98 M.

NAVIO DABA
                                                                             MARINER TRAFIC

POR CURIOSIDADE,  NO DIA 12/12/2022 ESTARÃO ATRACADOS NO PORTO DE SALVADOR 3 NAVIOS DE CRUZEIROS. O EUROPA 198,6 M, COSTA FIRENZE 323,60 M, HAMBURG 144,13 M.

ACRESCENTAMOS QUE  ESTE RELATO É SUCINTO, APENAS EM RELAÇÃO AS OPERAÇÕES MAIS SIGNIFICATIVAS.

JOSEMAR  

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

REMINICÊNCIAS DA MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA NO BAIRRO DA BARRA E VITÓRIA - SALVADOR - BAHIA - DÉCADA 1960 E1970 - AN ACCOUNT OF MY CHILDHOOD AND ADOLESCENCE IN THE BARRA AND VITÓRIA NEIGHBORHOOD - SALVADOR - BAHIA - 1960's AND 1970'S

ESTE ESCRITO ME PROPORCIONA UMA VIAGEM PRAZEROSA AO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960, INSTANTE QUE REPRESENTOU MINHA INFÂNCIA E MEUS PRIMEIROS REGISTROS DE VIDA, SENDO ASSIM PARA OS ACESSADORES DO VIAJANTE SEM PORTO, QUE VIVERAM A ÉPOCA,  E TAMBÉM PARA OS MAIS JOVENS UM SAUDOSISMO DE UMA REALIDADE DISTINTA DO PRESENTE. TUDO PASSA TÃO RÁPIDO, QUE ALGUMAS MEMÓRIAS  SE PERDEM  AO LONGO DO TEMPO.

MEU PAI, JOÃO ALVES, SE TORNOU OFICIAL DE MARINHA, NASCEU EM ALAGOAS, PÃO DE AÇÚCAR,  MINHA MÃE MARIA DORALICE, PROFESSORA DE INGLÊS, LECIONOU NO COLÉGIO CENTRAL, INCLUSIVE, FOI A PRIMEIRA DIRETORA, MULHER, EM MAIS DE 100 ANOS DE FUNDAÇÃO DO MESMO, EM VIRTUDE DA INTENSA  LIGAÇÃO EMOCIONAL COM SUA MÃE, MINHA AVÓ ELIZA, ELA PREFERIA  MANTER RESIDÊNCIA EM SALVADOR AO INVÉS DO RIO DE JANEIRO, CIDADE PREFERIDA POR MEU PAI. A ESTA ÉPOCA, JÁ COM 3 FILHOS.

PREVALECEU O DESEJO DA MINHA MÃE. DEPOIS DE UM ANO NO RIO DE JANEIRO RETORNAMOS PARA SALVADOR EM 1962, FICAMOS UM TEMPO ESTABELECIDO NO Nº 112, AVENIDA 7 DE SETEMBRO, ONDE AVÓ ELIZA E TIA MARIETA MORAVAM E MANTINHAM UM ATELIER DE COSTURA. CASARÃO ANTIGO, COM UM AR FANTASMAGÓRICO, LÚGUBRE, PRINCIPALMENTE A NOITE. TINHA MEDO, KKK.

POSTERIORMENTE, NOS MUDAMOS PARA O BARRIS, RUA JUNQUEIRA AIRES E 2 DE JULHO,  DEPOIS PARA BARRA, RUA AFONSO CELSO, ED. MARTHA ROCHA, ONDE PASSAMOS O RESTANTE DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA, DE 1962 A 1976. ESSE EDIFÍCIO FOI CONSTRUÍDO E PERTENCIA A ALVARO ROCHA, PAI DE MARTA ROCHA, EX MISS BRASIL, ELA PASSAVA AS FÉRIAS DE VERÃO HOSPEDADA NA CASA DOS PAIS, QUE FICAVA ANEXA AO EDIFÍCIO.

                               IMAGEM DO EDIFÍCIO MARTA ROCHA - FOTO CONTEMPORÂNEA
https://www.123i.com.br/condominio-1bf0557cc.html

EM 1963 MINHA MÃE ME MATRICULOU JUNTO COM MINHA IRMÃ ELIZA NO COLÉGIO OSVALDO VALENTE, SITUADO NA RUA MARQUÊS DE CARAVELAS, NA BARRA, QUE DEPOIS FOI TRANSFORMADO EM UMA DOCERIA DENOMINADA MEIGUICE DE IAIÁ. INICIEI MINHA VIDA ESTUDANTIL NO 1º ANO A, COM PROFESSORA LÍGIA, CONTINUEI ATÉ 1967 ONDE CONCLUI A 4ª SÉRIE, INDO FAZER ADMISSÃO NO COLÉGIO MARISTAS, ONDE PERMANECI ATÉ 1975. MINHA IRMÃ ELIZA TERMINOU O PRIMÁRIO FOI FAZER O GINASIAL NO INSTITUTO FEMININO DA BAHIA, CONCLUIU O 3º ANO NO MARISTAS, DEPOIS CURSOU MEDICINA.

A MORADA NO EDIFÍCIO MARTHA ROCHA ERA ESPETACULAR, APARTAMENTO AMPLO, VISTA PARA O MAR, PRÓXIMO A PRAIA DO FAROL. NA BARRA, A ESTA ÉPOCA, BAIRRO TRADICIONAL, SENTÍAMOS COMO SE ESTIVÉSSEMOS EM UM VERANEIO, PRATICAMENTE A PRAIA SÓ ERA FREQUENTADA PELOS MORADORES, NÃO EXISTIA LINHAS DE ÔNIBUS PARA OUTROS BAIRROS, APENAS 2 ROTEIROS ERAM ATENDIDOS, BARRA - PRAÇA DA SÉ, SUBINDO A LADEIRA DA BARRA E BARRA AVENIDA - PRAÇA DA SÉ INDO PELA PRINCESA ISABEL.

                                                      MARTA ROCHA - MISS BRASIL EM 1954 

ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS ERAM ESCASSOS, EXISTIAM OS RESTAURANTES BARRAVENTO, O OCEANIA, LOCALIZADOS NOS MESMOS LOCAIS ONDE SE ENCONTRAM HOJE. O PRIMEIRO ARRANHA CÉU DE SALVADOR,  EDIFÍCIO OCEANIA CONSTRUÍDO NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1940,  TINHA.INSTALADO EM SEU TÉRREO O  SUPERMERCADO PAES MENDONÇA,  ALGUNS ARMAZÉNS PERTENCENTES A ESPANHÓIS COMPLETAVAM O PERFIL COMERCIAL DA BARRA NESTE TEMPO..

LOJA 2 DO PAES MENDONÇA EM 23 DE DEZEMBRO DE 1989 ( IMAGEM FERNANDO AMORIM / ARQUIVO CORREIO
PIZZARIA ERA RARIDADE, MAS O HOTEL GUANABARA, SEM FALHA DE MEMÓRIA, SERVIA PIZZA TRADICIONAL. APENAS  EM 1970, A ZUCA PIZARIA SE INSTALOU NO FINAL DA RUA AFONSO CELSO.

O VEÍCULO MODELO KOMBI DA SORVETERIA PRIMAVERA FICAVA ESTACIONADA NO FAROL DA BARRA, DE TEMPOS EM TEMPOS CIRCULAVA PELO BAIRRO,  TOCANDO SEU  SEU SINO. OUTRAS FIGURAS MARCANTES ERAM OS BALEIROS, VENDEDORES DE TABOCAS, COM SEU TRIANGULO, MARCAVA SUA PRESENÇA, ACAÇA IGUARIA DA CULINÁRIA BAIANA MAIS DE ORIGEM AFRICANA E LIGADA AO RITUAL DO CANDOMBLÉ, EMBALADO EM PALHA DE BANANEIRA, SEMELHANTE AO ABARÁ, SÓ QUE FEITO DE MILHO BRANCO, BATIDO COM LEITE, ERA MUITO SABOROSO, NÃO ESQUECENDO DA FIGURA DO AMOLADOR DE FACAS E TESOURAS, ANUNCIAVA SUA PRESENÇA COM TOQUE DA SUA GAITA.

                                                          KOMBI DA SORVETERIA PRIMAVERA
https://www.facebook.com/amoahistoriadesalvador.byloutibahia/photos/a.729839003722159/2796041687101870/


MEU PAI NOS LEVAVA PARA A PRAIA DO FAROL, NA SEGUNDA ESCADA. OUTRO PASSEIO QUE GOSTÁVAMOS MUITO ERA IR AO CENTRO DA CIDADE, FICÁVAMOS NA EXPECTATIVA DO LANCHE NA 4 - 4 - 400 OU LOBRAS, NA AV. 7, ONDE TINHA UMA LANCHONETE  QUE SERVIA BANANA SPLIT, O MEU PREFERIDO ERA  O SANDUÍCHE DE QUEIJO. ANTES PASSÁVAMOS NA SESSÃO DE BRINQUEDOS, É CLARO. NÃO ESQUEÇO QUANDO MINHA MÃE COMPROU NOSSO PRIMEIRO REVELL (RÉPLICAS PARA MONTAR), O COURAÇADO MISSOURI, PARA MIM. E O CRUZADOR HELENA PARA MEU IRMÃO, NO NATAL DE 1971. FICAMOS UMA SEMANA OLHANDO PARA OS PRESENTE, ANSIOSOS PARA ABRIR, 

                                                                                   ACAÇA
https://www.facebook.com/belagiloficial/posts/698392440315390/


UM POUCO MAIS ADIANTE, SUBINDO A RUA CHILE, FICAVA A LOJA 2 AMÉRICAS, COM A PRIMEIRA ESCADA ROLANTE DE SALVADOR, ERA O MAGAZINE MAIS COMPLETO, COM LANCHONETE NO FUNDO DA LOJA, COM VISTA PARA A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE DEGUSTÁVAMOS UM SABOROSO BOLO DE ARROZ.

BALEIROS

QUANDO ÍAMOS  À RUA CHILE, LEMBRO PERFEITAMENTE DA FIGURA ENIGMÁTICA DA MULHER DE ROXO, MUITAS HISTÓRIAS TENTAVAM DECIFRAR SUA TRAJETÓRIA. 

                                                       MULHER DE ROXO

COMPLETA O ELENCO DE MAGAZINES, A FLORENSILVA, A MESBLA, A  SLOPPER, E O GIRASSOL.

NA DÉCADA DE 1970, TIA GLÓRIA, MOROU UM PERÍODO CONOSCO, DEPOIS ADQUIRIU UM APARTAMENTO NA BAIRRO DA VITÓRIA, ED. MONTE NEGRO JÚNIOR, COM VISTA PARA A BAÍA DE TODOS OS SANTOS. ESSE LOCAL, DURANTE QUASE 3 DÉCADAS, ATÉ MINHA TIA VENDÊ-LO, ME PROPORCIONOU MUITAS ALEGRIAS, POIS DESDE AQUELA ÉPOCA ERA MUITO LIGADO AO MUNDO NÁUTICO, OBSERVA OS AS EMBARCAÇÕES QUE NAVEGAVAM EM DIREÇÃO A ENTRADA DA BARRA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS PARA FUNDEIO AO LARGO DO PORTO DE SALVADOR.

EM VIRTUDE DESTA LIGAÇÃO COM O MAR, MINHA MÃE ME PRESENTEOU COM UM BINÓCULO, QUANDO FIZ 15 ANOS, EM 06 DE SETEMBRO DE 1971, NESSA TARDE FUI PARA O APARTAMENTO DE MINHA TIA. LEMBRO-ME COMO HOJE, DO PRIMEIRO NAVIO QUE OBSERVEI , UM PETROLEIRO COM CASARIO LOCALIZADO A RÉ E MEIA NAU.   

UM DETALHE, ERA  PODER OBSERVAR  A CHEGADA DOS NAVIOS QUE DEMANDAVAM AO PORTO DE SALVADOR, VINDO DO NORTE E DO SUL, SENDO QUE DESTE ÚLTIMO QUADRANTE, PUDE  COMPROVAR A  FORMA ESFÉRICA DA TERRA ENSINADA  NAS AULAS DE GEOGRAFIA. PRIMEIRO SE AVISTAVA A FUMAÇA NO HORIZONTE, A CHAMINÉ E DEPOIS TODA ESTRUTURA DA EMBARCAÇÃO SE TORNAVA VISÍVEL.

GOSTAVA QUANDO O VENTO SUL SOPRAVA E AS ÁGUAS DA BAÍA SE TORNAVAM TEMPESTUOSAS, OBSERVANDO DA JANELA DO MEU QUARTO OU DA VARANDA OS VAGALHÕES ARREBENTANDO NO BANCO DE SANTO ANTÔNIO. AS TEMPESTADES, DESDE CRIANÇA ALIMENTAVAM MEU ESPÍRITO COM UM PRAZER INCOMENSURÁVEL.

ESTES FORAM OS MOMENTOS MAIS AGRADÁVEIS DA MINHA EXISTÊNCIA, EU, MEU BINÓCULO, OS NAVIOS E A NOSSA BELA E ENIGMÁTICA BAÍA,. É INCRÍVEL COMO O QUE É SIMPLES, DESPROVIDO DE SUPERFICIALIDADES, PODE OFERECER PRAZERES INDESCRITÍVEIS A UM  SER. 

DESDE SEMPRE TENHO UMA LIGAÇÃO MISTERIOSA COM O MAR, SUAS HISTÓRIAS, SEUS NAVIOS, SEUS MISTÉRIOS, APESAR DE MEU PAI TER SERVIDO A MARINHA DE GUERRA DO BRASIL, ELE NÃO FAZIA APOLOGIA PARA QUE SEUS FILHOS SEGUISSEM O MESMO DESTINO. MAS QUEM SABE, PELA REFERÊNCIA QUE O PAI REPRESENTA ISSO PODE TER PROVOCADO ALGUMA INFLUÊNCIA.

O TEMPO PASSAVA, ÍAMOS CRESCENDO, AVANÇANDO NOS ESTUDOS,NOS  PREPARANDO PARA O VESTIBULAR, ATÉ QUE UM DIA NA SEGUNDA METADE DO ANO DE 1976 SAÍMOS DA BARRA, MORADA QUE MUITO MARCOU AS NOSSAS VIDAS, MUDAMOS PARA A RUA 8 DE DEZEMBRO E DEPOIS PARA GRAÇA.

EM PRÓXIMA OPORTUNIDADE FALAREI SOBRE NOSSOS VERANEIOS EM AMOREIRA, LOCALIDADE DA ILHA DE ITAPARICA, OCORRIDOS NA CRONOLOGIA DO RELATO ANTERIOR.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CORECON 2065



sexta-feira, 7 de outubro de 2022

SERVIÇOS DE PRATICAGEM - ATIVIDADE RELEVANTE DA NAVEGAÇÃO MARÍTIMA - PILOTAGE SERVICES - RELEVANT MARITIME NAVIGATION ACTIVITY

TECEMOS ESTE ESCRITO SOBRE PRATICAGEM, COM INTUITO  DE TRAZER A TONA AOS SEGUIDORES DO BLOG, UM NICHO DE IMPORTÂNCIA PARA  NAVEGAÇÃO, SEJA MARÍTIMA, FLUVIAL E LACUSTRE, EM SUMA, A PRATICAGEM É O INÍCIO E TÉRMINO DA ROTA , OU SEJA,  A ENTRADA E SAÍDA DE UM PORTO OU FUNDEADOURO.

A NAVEGAÇÃO EM ALTO MAR SE DESENVOLVE NA IMENSIDÃO DOS OCEANOS, SEM OBSTÁCULOS, EXCEÇÃO DE ATOL, BAIXIOS OU OUTRAS EMBARCAÇÕES, DIFERENTE DO DESLOCAMENTO EM ÁGUAS RESTRITAS.

EM TEMPOS REMOTOS, O VIGIA NO NINHO DE PEGA, SITUADO NO MASTRO PRINCIPAL ALERTAVA SOBRE PERIGOS A NAVEGAÇÃO OU AVISTAMENTO DE EMBARCAÇÕES INIMIGAS. EM CERRAÇÃO OS SINOS DE BORDO ERAM ACIONADOS DE TEMPO EM TEMPO A ESPERA DE RESPOSTA DE OUTRA EMBARCAÇÃO CUJO RUMO CRUZADO LEVASSE A UM ABALROAMENTO.


FOTO SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR. ÉPOCA QUE NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO. É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL. ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM.

ATUALMENTE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS DE SOBREMANEIRA SUBSTITUÍRAM A EXPRESSÃO A OLHO NU. O RADAR APRIMORADO NO PERÍODO DA II GRANDE GUERRA MUNDIAL FOI DECISIVO PARA REGISTRAR E IDENTIFICAR POSSÍVEIS OBSTÁCULOS A NAVEGAÇÃO, ESTABELECENDO DISTÂNCIA E DIMENSÃO DOS MESMOS.

OUTRO APARATO ELETRÔNICO É O SISTEMA  A.I.S - AUTOMATIC INFORMATION SYSTEM, ONDE AS EMBARCAÇÕES EMITEM SINAIS ATUALIZADOS EM CURTOS ESPAÇOS DE TEMPO SOBRE SUA POSIÇÃO, RUMO, VELOCIDADE, ALÉM DE DADOS COMPLEMENTARES COMO, PORTO DE ORIGEM E DESTINO, CONDIÇÕES DE MAR CONFORME A ESCALA DE BEUFORT, COMPRIMENTO E DESLOCAMENTO. 

O RADAR, A.I.S E GPS - GLOBAL POSITIONING SYSTEM, SÃO SISTEMAS COMPLEMENTARES, IDENTIFICANDO ALVOS E SUAS CARACTERÍSTICAS NO AUXÍLIO A NAVEGAÇÃO, COM PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS ENTRE SI, NÃO IREMOS NOS APROFUNDAR NO PRINCÍPIO ATIVO DE CADA UM, APENAS REALÇAMOS QUE SÃO FERRAMENTAS IMPRESCINDÍVEIS AOS PROCEDIMENTOS NÁUTICOS. 

NO PASSADO,  AS PROFUNDIDADES EM ÁGUAS ERAM MEDIDAS ATRAVÉS DE UM PRUMO MERGULHADO ATÉ O FUNDO, POR MEIO DA QUANTIDADE DE CABO UTILIZADO O MARINHEIRO INFORMAVA EM VOZ ALTA  A MEDIÇÃO AO COMANDO. ATUALMENTE O ECOBATÍMETRO  INSTANTANEAMENTE MONITORA A LÂMINA D'ÁGUA ONDE A EMBARCAÇÃO TRAFEGA.

COM A EVOLUÇÃO DAS TÉCNICAS DE NAVEGAÇÃO, A PARTIR DAS EXPLORAÇÕES OCEÂNICAS O RELEVO MARÍTIMO PASSOU A SER  REGISTRADO EM CARTAS NÁUTICAS, AS MESMAS PODEM SER ABRANGENTES OU ESPECÍFICA DE UM QUADRANTE INDICATIVO PARA ACESSO A CANAIS DE NAVEGAÇÃO OU PORTOS. NOS DIAS ATUAIS PROGRAMAS DE NAVEGAÇÃO TRAÇAM O RUMO DESEJADO, MONITORANDO OS AJUSTES NECESSÁRIOS, PROVOCADOS PRINCIPALMENTE POR DECLINAÇÃO MAGNÉTICAS, CORRENTES MARÍTIMAS E VENTOS VARRENDO A SUPERFÍCIE OCEÂNICA.

DESDE O INÍCIO DO SÉCULO XIX JÁ OCORRIA AÇÕES PARA REGULAMENTAR O SERVIÇO DE PRATICAGEM EM PORTOS NACIONAIS, ESPECIFICAMENTE EM 28 DE JANEIRO DE 1808 A INICIATIVA TOMA CORPO. NO PRESENTE, A LEI  9.537, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1997, REGULAMENTADA PELO DECRETO 2.596, DE 18 DE MAIO DE 1998 E NORMAM 12, FORMAM O ARCABOUÇO LEGAL E NORMATIVO DO SETOR.

A PRATICAGEM  É OBRIGATÓRIA NAS OPERAÇÕES DE EMBARCAÇÕES ORIGINÁRIAS DE MAR ABERTO EM DEMANDA A TERMINAIS PORTUÁRIOS OU ÁREA DE FUNDEADOURO E VICE VERSA, O QUE FAZ COM ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DENOMINADO DE PRÁTICO.

AO SE APROXIMAR  DA COSTA, AS PROFUNDIDADES REDUZEM E OBSTÁCULOS SE APRESENTAM, NEM SEMPRE DETALHADOS EM CARTAS NÁUTICAS, RESTRINGINDO A CAPACIDADE DE MANOBRA DAS EMBARCAÇÕES, INDICANDO A NECESSIDADE DE UM CONHECEDOR DO ACESSO À ÁREA,  ASSUMINDO AS FAINAS NA PONTE DE COMANDO, ONDE O CAPITÃO SE AFASTA, MAS SUPERVISIONA TODAS AS VARIÁVEIS DA MANOBRA, QUE VÃO DESDE INSTRUÇÕES A CASA DE MÁQUINA, SOLICITANDO OU AVANTE, REBOCADORES E PESSOAL EM TERRA PARA MANUSEAR OS CABOS DE AMARRAS. 

AS ÁREAS DE PRATICAGEM, EM CADA PORTO OU TERMINAL SÃO ESTABELECIDAS PELA AUTORIDADE MARÍTIMA, O COMANDANTE DA MARINHA ATRAVÉS DO DPC - DIRETORIA DE PORTO E COSTAS,.

EMBARCAÇÃO UTILIZADA EM SERVIÇO DE PRATICAGEM
https://www.maritime-executive.com/corporate/vigor-to-build-two-56-pilot-boats-for-la-port-pilots

AS ESTAÇÕES DE PRATICAGEM - PILOT STATION - SE RESUMEM AO POSTO DE COMANDO, JUNTO AS EMBARCAÇÕES OPERACIONAIS E O CORPO DE PRÁTICO. OS VALORES COBRADOS PELOS SERVIÇOS SÃO ESTABELECIDOS CONFORME LEGISLAÇÃO PERTINENTE.

                         ESTAÇÃO DE PRATICAGEM - PILOT STATION - PORT OF LOS ANGELES

https://dornsife.usc.edu/uscseagrant/15-vessel-pilots-ensuring-safe-port-calls/

ALÉM DAS ESPECIFICIDADES INERENTES A FUNÇÃO DE PRÁTICO, CADA PORTO OU TERMINAL PORTUÁRIO TEM SEUS PRÓPRIOS PARÂMETROS OPERACIONAIS.

EM TEMPOS ATRÁS, A ARRIBADA DO NAVIO A UM PORTO ERA IMPRECISA, O SISTEMA DE RÁDIO QUE ANTECEDEU AO TELÉGRAFO ERA INCIPIENTE, A PRATICAGEM ESTABELECIA POSTOS DE ATALAIA ONDE A OLHO NU  OU COM BINÓCULOS VARRIA O HORIZONTE A ESPERA DOS NAVIOS PROGRAMADOS OU ALEATÓRIOS. TEMPO  ONDE A FIGURA DO HOMEM DO MAR  REPRESENTAVA O MÍSTICO.

HOJE, UM NAVIO ZARPA DE UM PORTO CHINÊS,POR EXEMPLO, COM RUMO  A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, É MONITORADO PELO AIS. PROGRAMAS DE NAVEGAÇÕES SUBSTITUEM O VELHO TRAÇAR DE RUMO NA CARTA NÁUTICA, O USO DO SEXTANTE PARA DEFINIR POSIÇÕES ATRAVÉS DOS ASTROS FOI RELATIVIZADO. EM SUMA, NAVEGAR NOS DIAS ATUAIS É UMA BRINCADEIRA.

O PONTO QUE É O MESMO PARA OS PRÁTICOS DE HOJE E DO PASSADO É O ACESSO AO NAVIO PELA ESCADA DE QUEBRA PEITO, FEITA DE CABOS, POSICIONADA NO COSTADO DO NAVIO, SEU USO PODE SER COMBINADO COM A ESCADA DE PORTALÓ, PRINCIPALMENTE EM NAVIOS DE GRANDE DIMENSÃO QUANDO EM LASTRO, O QUE AMPLIA A BORDA LIVRE

PRÁTICO SUBINDO A BORDO PELA ESCADA DE QUEBRA PEITO, COM ESCADA DE DE PORTALÓ A DIREITA

https://www.flickr.com/photos/lotsemann/2254783967

O USO DO SERVIÇO DE PRATICAGEM, PILOT EM INGLÊS, É  IMPOSIÇÃO LEGAL. CASO O COMANDANTE DISPENSE O SERVIÇO E OCORRA NA MANOBRA ALGUM ABALROAMENTO OU ENCALHE, NÃO HÁ COBERTURA DE SEGURADORA.

IMPORTANTE FRISAR QUE  UM COMANDANTE EXPERIENTE QUANDO ACESSA O CANAL DE NAVEGAÇÃO DE UM PORTO POR MAIS DE UMA VEZ ELE TAMBÉM ADQUIRE O CONHECIMENTO PRÁTICO, TENDO, SE FOSSE PERMITIDO, A CAPACIDADE DE FINALIZAR COM SUCESSO MANOBRAS DE ATRACAÇÃO E DESATRACAÇÃO SEM NECESSIDADE DE PILOTO A BORDO. ALÉM DISSO, DIVERSAS EMBARCAÇÕES TANTO MERCANTE, COMO DE CRUZEIRO POSSUEM PROPULSORES LATERAIS, QUE COMBINADOS COM A MÁQUINA PRINCIPAL DISPENSA O USO DE REBOCADORES E AUXILIA NAS MANOBRAS DE APROXIMAÇÃO OU AFASTAMENTO DO CAIS.

ESCADA DE PORTALÓ

http://salvador-nautico.blogspot.com/2017/04/escada-portalo.html

PROCURAMOS DE FORMA ACESSÍVEL, TRANSMITIR AOS NOSSOS SEGUIDORES  UM ASSUNTO TÉCNICO E RELEVANTE PARA O PROCESSO ECONÔMICO. 

PASSAREMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE OS NICHOS DE PRATICAGEM NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LINKS PERTINENTES. 

UM FATO LÍRICO E FIGURATIVO PARA REGISTRAR OS PERIGOS E CORAGEM QUE ENVOLVIAM OS HOMENS DO MAR DA BAHIA, NO PORTO DE SALVADOR, ATÉ A 2ª METADE DO SÉCULO XX,  ENCONTREI NA LEITURA DO LIVRO MAR MORTO DE JORGE AMADO

"Está no rumo certo novamente. Ouve o navio que apita, que chama. Mas a onda que vem é muito forte e arranca com Guma de junto do leme. Nada pára o saveiro, que vai desarvorado, rodopiando com o vento. Talvez tudo tenha acabado e ele não tem um nome para dizer nessa hora. Não chegou ainda seu momento de morrer. Porque ainda não chegou a sua mulher. Nada com desespero, alcança uma borda do saveiro, toma do leme. Mas está voltado contra o navio, que já se vê na distância. Luta contra o vento, contra as águas, contra o seu corpo, que treme de frio. Recomeça a corrida. Seus dentes "tão apertados uns contra os outros”. Não sente nenhum medo. Quer acabar com aquilo de uma vez. Próximo, muito próximo, brilha o navio iluminado. A chuva cai pesada. 0 vento parte suas velas, mas ele já está gritando, junto do casco do Canavieiras: — Uma escada! Os marinheiros acodem. Jogam uma corda, que é amarrada ao Valente. Depois é a aventura de passar do saveiro para a escada oscilante de bordo. Duas vezes esteve prestes a cair, e então não haveria salvação, seria esmagado entre o navio e o saveiro. Sorri. Está ensopado de água e no entanto está feliz. No cais, a estas horas pensarão que esteja morto, que seu corpo viaje com Iemanjá. Sobe para a ponte de comando, o inglês lhe entrega o navio. Os maquinistas põem as máquinas a funcionar, os foguistas avivam o fogo, os marinheiros manobram. Guma é quem comanda. É ele quem dá ordens. Só mesmo assim um homem da beira do cais pode chegar a comandante de um navio. Só por arte de Iemanjá. Será uma única noite. Amanhã nem o inglês, nem seu Godofredo o conhecerão mais quando ele passar com o Valente. Ninguém o chamará de herói. Guma sabe disso. Mas sabe que sempre foi assime que só mesmo um milagre, como quer D. Dulce, pode mudar essa lei. Duas horas depois -a tempestade ainda dominava a cidade e o mar— o Canavieiras ia encostando no cais. As velas do Valente estavam retas, seu casco furado do atrito com o navio, o leme despedaçado. Contam no cais que nunca mais João Pequeno apareceu porque o navio já tinha encontrado o caminho do porto. E foi desde esse dia que se começou a falar em Guma na beira do cais da Bahia."

FICO A IMAGINAR A CHEGADA DA ESQUADRA HOLANDESA A BAÍA DE TODOS OS SANTOS EM 06 DE MAIO DE 1624, DEPOIS DE 6 MESES DE NAVEGAÇÃO, PARTINDO DO PORTO DE TEXEL, COMPOSTA DE 26 NAVIOS E CERCA DE 3400 HOLANDESES, COM ESCASSOS DETALHAMENTO EM TERMOS DE INFORMAÇÕES NÁUTICAS, MAPAS IMPRECISOS SOBRE A COSTA DE SALVADOR, SEM PRÁTICOS, TALVEZ TENHA BUSCADO  INFORMAÇÕES COM ALGUM NATIVO . QUE ODISSÉIA!!!, COMO GOSTARIA DE BEBER UM RUM COM ESTES MARUJOS E SEUS COMANDANTES, CONVERSANDO SOBRE HISTÓRIA DE SOBREVIVÊNCIAS NOS 7 MARES.

ZONAS DE PRATICAGEM NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS:

PORTO DE ARATU

PORTO DE SALVADOR

TERMINAL ENSEADA

TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS

TERMINAL SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU

TERMINAL USIBA

TERMINAL PONTA DA LAJE

TERMINAL DOW QUÍMICA

PORTO COTEGIPE

BASE NAVAL DE ARATU

TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO DA BAHIA

PORTO DO MALHADO

ÁREAS DE FUNDEIO:

ÁREA -  I - 6 NAVIOS

ÁREA II - 16 NAVIOS

ÁREA III - 22 NAVIOS

ÁREA IV - 1 NAVIO

ÁREA V- 35 NAVIOS

ÁREA VI - 1 NAVIO

ÁREA VII - 4 IATES DE ESPORTE E/OU RECREIO COM COMPRIMENTO TOTAL A PARTIR DE 60 METROS

PORTARIA Nº 32/CPBA, DE 09 DE ABRIL DE 2018

LINKS PERTINENTES:

https://www.marinha.mil.br/cpba/sites/www.marinha.mil.br.cpba/files/portaria_32_cpba_09abr_de_2018.pdf

https://www.marinha.mil.br/dpc/institucional/hist%C3%B3rico-da-diretoria-de-portos-e-costas

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d2596.htm

https://www.marinha.mil.br/cpba/content/capitania-dos-portos-da-bahia-portarias

https://www.praticagemdobrasil.org.br/praticagem/praticagem-brasil/

https://www.marinha.mil.br/chm/sites/www.marinha.mil.br.chm/files/folhetos/folheto102018.pdf

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/logistica-portuaria-e-venda-da-rlam.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/09/codigo-internacional-de-sinais-o.html

 https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/transferencia-crude-oil-83-nm-da-baia.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html

http://www.redebim.dphdm.mar.mil.br/vinculos/000004/00000436.pdf


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


sábado, 10 de setembro de 2022

CÓDIGO INTERNACIONAL DE SINAIS - O ALFABETO NAVAL - BANDEIRAS DE COMUNICAÇÃO MARÍTIMAS - INTERNATIONAL SIGNAL CODE - THE NAVAL ALPHABET - MARITIME COMMUNICATION FLAGS

O ASSUNTO SERÁ DESCRITO NÃO PARA ATENDER O PROFISSIONAL DA ÁREA MARÍTIMA, MAS PRINCIPALMENTE PARA ENRIQUECER A CURIOSIDADE DOS AFICCIONADOS EM MATÉRIAS  RELACIONADAS AO TEMA.

O AVANÇO DO CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DE SOBREMANEIRA SE ESTRIBA NAS NECESSIDADES APRESENTADAS PELO PERPETUAR CIVILIZATÓRIO. O SER HUMANO FOI EVOLUINDO EM SUAS SOLUCÕES PELA SOBREVIVÊNCIA DA ESPÉCIE. ASSIM FOI NO DESLOCAMENTO MARÍTIMO. DO REMO PASSAMOS A VELA, AO VAPOR, AO PETRÓLEO ATÉ A PROPULASÃO NUCLEAR. DA MESMA FORMA, OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES ENTRE NAVIOS SEGUIRAM ESTA TRAJETÓRIA. DOS SINAIS DE BANDEIRA E SONOROS, ATÉ A FONIA E POSIÇÕES POR SATÉLITE. VAMOS ENTÃO FOCAR NA COMUNICAÇÃO REALIZADAS POR BANDEIRAS DE SINAIS.

NOS PRIMÓRDIOS DA NAVEGAÇÃO AS BANDEIRAS HASTEADAS NO CIMO DO MASTRO PRINCIPAL, ALÉM DE REPRESENTAR O PODERIO DE UM IMPÉRIO OU REINO,  TRANSMITIAM INFORMAÇÕES DE UM NAVIO PARA OUTRO. PRINCIPALMENTE EM UM CENÁRIO DE COMBATE. MAS APENAS EM 1855 OBTEVE A CONFIGURAÇÃO ATUAL. COM OS TRABALHOS SENDO CONDUZIDOS PELA CÂMARA BRITÂNICA DE COMÉRCIO.

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_internacional_de_sinais

APÓS DIVERSOS AJUSTES ENTRE OS PAISES POSSUIDORES  DAS PRINCIPAIS MARINHAS MERCANTES DO GLOBO, O C.I.S (CÓDIGO INTERNACIONAL DE SINAIS) ALCANÇOU SUA CONFIGURAÇÃO ATUAL EM 1988 SOBRE A ÉGIDE DA IMO - INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. 

O C.I.S É CONSTITUÍDO DE 26 BANDEIRAS ALFABÉTICAS, 10 NÚMERICAS, 3 SUBSTITUTAS, E UM GALHARDETE DE CÓDIGO OU RECONHECIMENTO.

ALGUMAS COMBINAÇÕES POSSÍVEIS  PARA LETRAS E SEUS SIGNIFICADOS

AC - Estou a abandonar o meu navio
AN - Preciso de um médico
AM - Preciso de um médico
BR - Necessito de um helicóptero
CD - Peço assistência imediata
DV - Estou à derivaEF 
- O SOS/MAYDAY encontra-se cancelado
FA - Pode fornecer-me a minha posição?
GW - Homem ao mar. Execute a sua recolha
JL - Corre o risco de encalhar
NC - Estou em perigo e peço assistência imediata
PD - As suas luzes de navegação não são visíveis
PP - Mantenha-se bastante afastado de mim
QD - Estou a deslocar-me para vante
QT - Estou a deslocar-me para ré
QU - Fundear não é permitido
QX - Solicito autorização para fundear
RU - Mantenha-se afastado de mim. Estou a manobrar com dificuldade
SO - Deve parar o seu navio imediatamente
UM - O porto está fechado ao tráfego marítimo
UP - Solicito autorização para entrar o porto com urgência. Encontro-me em dificuldades
YU - Vou comunicar com a sua estação através do Código Internacional de Sinais
ZL - O seu sinal foi recebido mas não compreendido


DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, A COMUNICAÇÃO ENTRE NAVIOS EM ALTO MAR E TERRA EXPERIMENTAVA AVANÇOS CONSIDERÁVEIS. INCLUSIVE O SISTEMA DE RADAR DAVA SEUS PRIMEIROS PASSOS ENTRE AS PRINCIPAIS MARINHAS BELIGERANTES. ENTRETANTO, MESMO COM OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS OS SINALEIROS DESEMPENHAVAM FUNCÕES FUNDAMENTAIS A BORDO. PRINCIPALMENTE QUANDO O SILÊNCIO DE RÁDIO ERA IMPOSTO.

SINALEIRO A BORDO DO CRUZADOR PESADO  PRINZ EUGEN  SINALIZA PARA O COURAÇADO BISMARCK ANTES DO ENGAJAMENTO EM COMBATE CONTRA NAVIOS DA ROYAL NAVY
AS BANDEIRAS DO C.I.S NÃO APENAS SÃO USADAS NA CODIFICAÇÃO DE MENSAGENS ENTRE NAVIOS MAS TAMBÉM EMBANDEIRAM EM DATAS MAGNAS, CONFORME A TRADIÇÃO DE CADA PAÍS, OS MASTROS DAS EMBARCAÇÕES. 

OS DIAS DE EMBANDEIRAMENTO NO BRASIL SÃO:

DE GRANDE GALA - 7 DE SETEMBRO E 15 DE NOVEMBRO

DE PEQUENA GALA - 1º DE JANEIRO, 21 DE ABRIL, 1º DE MAIO, 19 DE NOVEMBRO, 25 DE DEZEMBRO E 28 DE DEZEMBRO ( DIA DA MARINHA MERCANTE)

EM FUNERAL - 2 DE NOVEMBRO 

TAL SHIP EMBANDEIRADO EM MOMENTO FESTIVO, - PORTO DESCONHECIDO

                    CT PIAUÍ  (D-31) EMBANDEIRADO EM PARADA NAVAL

https://pt.wikipedia.org/wiki/CT_Piau%C3%AD_%28D-31%29#/media/Ficheiro:CT_Piau%C3%AD_-_(D-31).jpg


LÂMPADAS DE SINALIZAÇÃO TAMBÉM SÃO USADAS PARA TRANSMISSÃO DE MENSAGENS ENTRE NAVIOS. OUTRO ASSUNTO, PARA PRÓXIMA OPORTUNIDADE.

             MARINHEIRO DA MARINHA REAL AUSTRALIANA OPERANDO UM PROJETOR DE SINAL
                          https://stringfixer.com/pt/Signalman_%28rank%29#wiki-3

 

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065