quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

NAUFRÁGIO DO "COSTA CONCÓRDIA" , DURO GOLPE PARA A FLORESCENTE INDÚSTRIA DE CRUZEIRO MARÍTIMO

A PERPLEXIDADE QUE ENVOLVE O ACIDENTE COM O NAVIO "COSTA CONCÓRDIA" AO SE CHOCAR CONTRA ROCHAS SUBMARINAS NA ILHA "GLIGLIO", LITORAL DA "TOSCANA", TEM SUSCITADO INÚMEROS QUESTIONAMENTOS A RESPEITO DO GRAU DE SEGURANÇA DOS PROCEDIMENTOS DE NAVEGAÇÃO EM NAVIOS DE CRUZEIROS.

OS PRIMEIROS INDÍCIOS APONTAM PARA PROVÁVEL ERRO HUMANO PRATICADO PELO COMANDANTE DA EMBARCAÇÃO, " FRANCESCO SCHETTINO". ABANDONANDO O NAVIO COM PASSAGEIROS E TRIPULANTES AINDA A BORDO E REALIZAVA MANOBRAS ARRISCADAS BEM PRÓXIMO A COSTA POR MOTIVO FÚTIL. OU SEJA, HOMENAGEAR DOIS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA QUE NASCERAM NESSA ÁREA.


COSTA CONCÓRDIA SEMI NAUFRAGADO
http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/juiza-argentina-de-72-anos-nadou-para-escapar-de-naufragio

NO MOMENTO É TEMERÁRIO TOMAR PARTIDO DE SUPOSIÇÕES E ESPECULAÇÕES QUE SURGEM EM TORNO DO INCIDENTE, POIS SÓ O INQUÉRITO NAVAL APONTARÁ AS VERDADEIRAS CAUSAS DO ENCALHE DO "COSTA CONCÓRDIA".

"COSTA CONCÓRDIA"
http://vereadorzezao11.blogspot.com/

INDEPENDENTE DAS FANFARRONICES DO CAPITÃO, UM DETALHE TEM SIDO POUCO EXPLORADO PELA MÍDIA NAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM ESPECIALISTAS DA ÁREA. OU SEJA: POR QUE O "COSTA CONCÓRDIA", UM NAVIO MODERNO QUE ENTROU EM SERVIÇO EM 2006, ADERNOU COM TANTA FACILIDADE E DE FORMA ACENTUADA APÓS COMEÇAR A FAZER ÁGUA PELOS RASGOS PROVOCADOS ENTRE O ABARROAMENTO DO CASCO COM AS ROCHAS SUBMARINAS?


CAPITÃO "FRANCESCO SCHETTINO"
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/capitao-de-navio-naufragado-na-italia-e-mantido-sob-prisao-domic/n1597582312727.html

AS EMBARCAÇÕES MODERNAS POSSUEM EM SEU BOJO PORTAS E COMPARTIMENTOS ESTANQUES PARA EVITAREM O ALAGAMENTO POR COMPLETO DO NAVIO EM CASO DE COLISÕES QUE PROVOQUEM FISSURAS NO CASCO. O SISTEMA DE MONITORAMENTO INDICARÁ O SETOR QUE ESTÁ INUNDADO E AUTOMATICAMENTE O MESMO SERÁ ISOLADO CONFINANDO A ENTRADA DE ÁGUA A ÁREA ATINGIDA.

O "RMS TITANIC" QUE FEZ SUA PRIMEIRA E ÚNICA VIAGEM EM 1912, HÁ 100 ANOS ATRÁS, SE CHOCANDO COM ICEBERG NO "ATLÂNTICO NORTE", JÁ POSSUÍA ANTEPARAS ESTANQUES, QUE DE QUALQUER FORMA NÃO EVITARAM O NAUFRÁGIO. O RASGO NO CASCO FOI DE 90 METROS A ESTIBORDO. A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE ENTRAVA FOI MUITO GRANDE, MAS A IDEIA JÁ FOI UM AVANÇO PARA ÉPOCA.

APESAR DA TRAGÉDIA O "TITANIC" AINDA FLUTUOU POR DUAS HORAS E QUARENTA MINUTOS, TEMPO PRECIOSO PARA EFETUAR AS FAINAS DE ABANDONO DO NAVIO. NÃO ADERNOU E AFUNDOU PELA PROA. NA VERDADE AS VÍTIMAS FORAM, EM SUA MAIORIA, PELA QUANTIDADE INSUFICIENTE DE ESCALERES EXISTENTES A BORDO PARA ATENDER TODOS OS PASSAGEIROS E TRIPULANTES.

"RMS TITANIC"
http://50anosdetextos.com.br/1980/como-afundou-o-navio-que-nem-deus-podia-afundar/

É MUITO FÁCIL CULPAR SIMPLESMENTE UM HOMEM PELO INCIDENTE, POIS ESTARIA RESOLVIDO TODO A QUESTÃO NUM PASSE DE MÁGICA, DO QUE CULPABILIZAR UM ERRO DE PROJETO QUE PODE RESULTAR EM PREJUÍZO DE MILHÕES DE DOLARES, COM REPERCUSSÕES BEM MAIS PROFUNDAS E RESPONSABILIZADORAS.

É REALMENTE UM ENIGMA, COMO UM COMANDANTE COM FARTA EXPERIÊNCIA DE NAVEGAÇÃO, TANTO É QUE ESTAVA A FRENTE DE UM DOS MAIORES NAVIOS DA EMPRESA, AUXILIADO POR UMA PARAFERNÁLIA DE INSTRUMENTO ELETRÔNICOS DE AUXÍLIO A NAVEGAÇÃO, TENHA COMETIDO ERRO TÃO GROSSEIRO. LEMBRAR QUE ELE ALEGA QUE A ROCHA NÃO CONSTAVA DA CARTA NÁUTICA, ALGO POUCO PROVÁVEL, MAS NÃO DESCARTADO, MAS QUE NÃO INVALIDARIA SUAS OUTRAS FALHAS.

O COMPORTAMENTO DO COMANDANTE "SCHETTINO", PELO DIÁLOGO QUE TRAVOU COM O CAPITÃO DOS PORTOS DE "LIVORNO", GREGORIO MARIA DE FALCO, DIGA DE PASSAGEM TRANSFORMADO EM HERÓI NACIONAL, PODE SUSCITAR QUE "SCHETTINO" ESTAVA SOBRE EFEITO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS OU OUTROS ESTIMULANTES, NÃO FOI UMA ATITUDE COMPATÍVEL COM UM POSTO DE CAPITÃO DE LONGO CURSO. TUDO NO MOMENTO SÃO HIPÓTESES.

QUANTO AO NAVIO ESTAR BEM PRÓXIMO A COSTA, NÃO SE CONSTITUI NECESSARIAMENTE UMA IMPERÍCIA DE NAVEGAÇÃO. OS NAVIOS DE CRUZEIROS NORMALMENTE NAVEGAM NA CHEGADA E PARTIDAS DOS PORTOS EM CANAIS PRÓXIMO A CIDADE VISITADA PARA PERMITIR UMA MELHOR VISÃO DOS PASSAGEIROS. DESDE QUE O PILOTO TENHA SEUS SISTEMAS ELETRÔNICOS DE NAVEGAÇÃO ALIMENTADOS COM CARTAS PRECISAS SOBRE A ÁREA A SER NAVEGADA, ALÉM DA PRESENÇA DE UM PRÁTICO A BORDO, QUANDO SE FIZER NECESSÁRIO.

OS PROJETOS DE NAVIOS DE CRUZEIROS PRIORIZAM UMA GEOMETRIA QUE LEVEM A UM CALADO MENOR, JUSTAMENTE PARA TER ACESSO A MAIORIA DOS PORTOS LOCALIZADOS EM CIDADES E REGIÕES TURÍSTICAS. UM GRANELEIRO OU FULL CONTÊINER DO MESMO COMPRIMENTO DO "COSTA CONCÓRDIA", PRATICAMENTE  CALA DUAS VEZES MAIS.

QUEM PASSA PELA REGIÃO DO PORTO DE SALVADOR, NO BAIRRO DO COMÉRCIO, DEVE TER VISTO EM ALGUM MOMENTO,NOS MESES DE VERÃO, NAVIOS DE CRUZEIROS  DO PORTE DO "CONCÓRDIA", OU ATÉ ELE MESMO QUANDO ESTEVE AQUI, ATRACADOS NO 1º ARMAZÉM DAS DOCAS, ONDE O CALADO É O MENOR EM TODO TRECHO DE CAIS, O QUE NÃO PERMITIRIA UM NAVIO DE CARGA SECA OU TANQUE EM PLENA CARGA,COM METADE DO COMPRIMENTO DO CONCÓRDIA, OPERAR SEM RESTRIÇÕES

NA VERDADE TUDO QUEM TEM SIDO DITO NO MOMENTO SÃO ESPECULAÇÕES, SÓ AS INVESTIGAÇÕES OFERECERÃO A COMUNIDADE INTERNACIONAL, RESPOSTAS QUE ALMEJAM. A CONFIANÇA NO FUTURO DO MERCADO DE CRUZEIROS MARÍTIMOS DEPENDERÁ DA SERIEDADE DESSE PROCESSO


JOSEMAR

VEJAM, NA TABELA A SEGUIR, QUE O "COSTA CONCÓRDIA", CONFORME TEM SE NOTICIADO, ELE NÃO É UM DOS MAIORES NAVIOS DE CRUZEIROS DO MUNDO, ESTÁ APENAS NA 23 POSIÇÃO EM TERMOS DE TONELAGEM


Rank
Navio
Companhia de Cruzeiro
Gross Tonnage
Ano
Capacidade
1
Allure of the Seas
Royal Caribbean International
220,000 GT
2010
6,296
1
Oasis of the Seas
Royal Caribbean International
220,000 GT
2009
6,296
3
Freedom of the Seas
Royal Caribbean International
154,407 GT
2006
4,370
3
Liberty of the Seas
Royal Caribbean International
154,407 GT
2007
4,370
3
Independence of the Seas
Royal Caribbean International
154,407 GT
2008
4,370
6
Norwegian Epic
Norwegian Cruise Line
153,000 GT
2010
4,200
7
Queen Mary 2
Cunard Line
151,400 GT
2003
3,056
8
Navigator of the Seas
Royal Caribbean International
138,279 GT
2002
3,114
9
Mariner of the Seas
Royal Caribbean International
138,279 GT
2003
3,114
10
MSC Fantasia
MSC Cruises
138,000 GT
2008
3,900
11
MSC Splendida
MSC Cruises
138,000 GT
2009
3,900
12
Explorer of the Seas
Royal Caribbean International
137,308 GT
2000
3,114
13
Voyager of the Seas
Royal Caribbean International
137,276 GT
1999
3,138
14
Adventure of the Seas
Royal Caribbean International
137,276 GT
2001
3,114
15
Carnival Dream
Carnival Cruise Lines
130,000 GT
2009
3,652
16
Celebrity Solstice
Celebrity Cruises
122,000 GT
2008
2,850
17
Celebrity Equinox
Celebrity Cruises
122,000 GT
2009
2,850
18
Celebrity Eclipse
Celebrity Cruises
122,000 GT
2010
2,850
19
Ruby Princess
Princess Cruises
116,351 GT
2008
3,080
20
Azura
P&O Cruises
116,351 GT
2010
3,092
21
Diamond Princess
Princess Cruises
115,875 GT
2004
2,674
22
Sapphire Princess
Princess Cruises
115,875 GT
2004
2,670
23
Costa Concordia
Costa Cruises
114,500 GT
2006
3,700
24
Costa Serena
Costa Cruises
114,500 GT
2007
3,700
25
Costa Pacifica
Costa Cruises
114,500 GT
2009
3,700
26
Carnival Splendor
Carnival Cruise Lines
113,300 GT
2008
3,006
27
Crown Princess
Princess Cruises
113,000 GT
2006
3,080
28
Emerald Princess
Princess Cruises
113,000 GT
2007
3,114
29
Ventura
P&O Cruises
113,000 GT
2008
3,092
30
Caribbean Princess
Princess Cruises
112,894 GT
2004
3,622


Navios acima de 100,000 GT em construção
(* O Disney Dream foi lançado ao mar antes do prazo previsto e ocupa a 16 posição nos maiores navios)

Navio
Companhia de Cruzeiro
Gross Tonnage
Ano
Capacidade
Norwegian TBA
Norwegian Cruise Line
143,500 GT
2013
4,000
Norwegian TBA
Norwegian Cruise Line
143,500 GT
2014
4,000
Royal Princess
Princess Cruises
141,000 GT
2013
3,600
Regal Princess
Princess Cruises
141,000 GT
2014
3,600
MSC Divina
MSC Cruises
139,000 GT
2012
3,900
Carnival Magic
Carnival Cruise Lines
130,000 GT
2011
3,652
Carnival Breeze
Carnival Cruise Lines
130,000 GT
2012
3,652
Disney Dream *
Disney Cruise Line
128,000 GT
2011
4,000
Disney Fantasy
Disney Cruise Line
128,000 GT
2012
4,000
Celebrity Silhouette
Celebrity Cruises
122,000 GT
2011
2,850
Celebrity Reflection
Celebrity Cruises
122,000 GT
2012
2,850
Costa Favolosa
Costa Cruises
114,500 GT
2011
3,700
Costa Fascinosa
Costa Cruises
114,500 GT
2012
3,700


http://www.viagensdenavio.com.br/main.asp?subject=os_30_maiores

Um comentário: