EM ESCRITO ANTERIOR RELATAMOS UM POUCO SOBRE O “CANAL DO PANAMÁ”, AGORA ESCREVEMOS SOBRE OUTRA IMPORTANTE VIA MARÍTIMA DO COMÉRCIO MUNDIAL, O “CANAL DE SUEZ”. O INTUITO É DESPERTAR AO VISITANTE DO BLOG A CURIOSIDADE SOBRE ASSUNTOS INTERESSANTES, O APROFUNDAMENTO DA PESQUISA HISTÓRICA FICARÁ A CARGO DOS INTERESSES ESPECÍFICOS DE CADA UM.
A HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO HUMANA DEMONSTRA QUE A NECESSIDADE DE ATENDER ÀS DEMANDAS DO CRESCIMENTO POPULACIONAL, IMPELE O HOMEM A CONQUISTAR NOVAS TERRAS, NOVOS HORIZONTES, PARA ISTO, ELE TEVE QUE APRIMORAR, PRINCIPALMENTE SEUS MEIOS DE LOCOMOÇÃO, ÀS DISTÂNCIAS DAS CONQUISTAS SE TORNARAM MAIORES.
FOI ASSIM QUE, EM RELAÇÃO À NAVEGAÇÃO MARÍTIMA, DO REMO, VEIO A PROPULSÃO A VELA, O VAPOR, OS MOTORES A ÓLEO, A ENERGIA NUCLEAR, JUNTO COM A DESCOBERTA DE NOVAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO E MEIOS ARTIFICIAIS PARA DIMINUÍREM AS DISTÂNCIAS DE UM PONTO A OUTRO. NESTE CONTEXTO FORAM CONSTRUÍDOS O “CANAL DO PANAMÁ” E “SUEZ”.
O “CANAL DE SUEZ” LIGA O “MEDITERRÂNEO” AO “MAR VERMELHO” PERMITINDO A NAVEGAÇÃO DA EUROPA A ÁSIA, SEM NECESSIDADE DE PASSAR PELO “CABO DA BOA ESPERANÇA” NO SUL DA ÁFRICA.
NAVIO DE GUERRA ATRAVESSANDO O SUEZ
http://viagenslacoste.blogspot.com/2010/06/canal-do-suez-locais-que-deveriamos.htmlA IDEIA DE CONSTRUIR ESSA LIGAÇÃO É ANTIGA, MAS COUBE A FRANÇA POR RAZÕES DE GEOPOLÍTICA, QUE REMONTA A CAMPANHA NAPOLEÔNICA NO EGITO, REALIZAR A OBRA, QUE COMEÇOU EM 1859, CUJA INAUGURAÇÃO OCORREU EM 17 DE NOVEMBRO DE 1869.
LOCALIZAÇÃO DO "SUEZ
http://portugues.vacationstogo.com/cruise_port/Suez_Canal__Egypt.cfm
A EXISTÊNCIA OPERACIONAL DO “SUEZ” FOI CONTURBADA POR CAUSA DAS CONTENDAS QUE ENVOLVERAM ÁRABES, “FRANÇA”, “INGLATERRA” E “ISRAEL”. TENDO SIDO FECHADO EM 1967, DURANTE A GUERRA DOS SEIS DIAS, ONDE “ISRAEL” OCUPOU A “PENÍSULA DO SINAI” E EM REPRESÁLIA O “EGITO” AFUNDOU, PROPOSITADAMENTE, INÚMEROS NAVIOS NO “SUEZ”, OBSTRUINDO A NAVEGAÇÃO. FOI REABERTO EM 1975, APÓS SER CONSOLIDADO O PROCESSO DE PAZ ENTRE “EGITO” E “ISRAEL”.
NA FIGURA A SEGUIR, PERCEBE-SE QUE ÀS MARGENS DO "SUEZ" NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE CONTENÇÃO, VISÍVEL, PARA RETER AREIA OU SEDIMENTOS QUE VENHAM A SER TRANSPORTADOS PARA O INTERIOR DO CANAL PROVOCANDO O SEU ASSOREAMENTO. PRINCIPALMENTE EM PERÍODOS DE TEMPESTADES DE AREIA, TÃO COMUM NESTA ÁREA. TAMBÉM, NÃO SEI SE É REALIZADA ALGUM TIPO DE DRAGAGEM PERIÓDICA PARA MANTER A PROFUNDIDADE DE PROJETO. SE ALGUM VISITANTE TIVER CONHECIMENTO, POR FAVOR, COMENTE, PARA DIRIMIRMOS ESTA DÚVIDA.
NA FIGURA A SEGUIR, PERCEBE-SE QUE ÀS MARGENS DO "SUEZ" NÃO EXISTE NENHUM TIPO DE CONTENÇÃO, VISÍVEL, PARA RETER AREIA OU SEDIMENTOS QUE VENHAM A SER TRANSPORTADOS PARA O INTERIOR DO CANAL PROVOCANDO O SEU ASSOREAMENTO. PRINCIPALMENTE EM PERÍODOS DE TEMPESTADES DE AREIA, TÃO COMUM NESTA ÁREA. TAMBÉM, NÃO SEI SE É REALIZADA ALGUM TIPO DE DRAGAGEM PERIÓDICA PARA MANTER A PROFUNDIDADE DE PROJETO. SE ALGUM VISITANTE TIVER CONHECIMENTO, POR FAVOR, COMENTE, PARA DIRIMIRMOS ESTA DÚVIDA.
CANAL DE SUEZ
http://www.blogdoatheneu.org/blog/?p=14529AO CONTRÁRIO DO “PANAMÁ”, O “SUEZ” NÃO TEM IMPEDIMENTO PARA LARGURA DE NAVIOS, EM VIRTUDE DE NÃO POSSUIR ECLUSAS, POIS ESTÁ AO NÍVEL DO MAR, A LIMITAÇÃO SE DÁ NO CALADO. A EXTENSÃO DO "SUEZ" É DE 163 KM, O CALADO MÁXIMO É 15 METROS, SUA LARGURA MÉDIA É DE 365 METROS, SENDO QUE 190 METROS NAVEGÁVEIS, NO INÍCIO AS DIMENSÕES ERAM 52 M E 44 M RESPECTIVAMENTE.
ESSA DISTÂNCIA É PERCORRIDA EM CERCA DE 15 HORAS, A UMA VELOCIDADE DE 14 KM/H. ALÉM DOS ASPECTOS DA SEGURANÇA DO TRÁFEGO MARÍTIMO A VELOCIDADE É LIMITADA PARA NÃO PRODUZIR ONDULAÇÕES QUE VENHAM A DESESTABILIZAR ÀS MARGENS DO CANAL.
PORTA AVIÕES AMERICANO E SEU GRUPO DE BATALHA - SUEZ
http://www.egito-turismo.com/suez.htm
FRAGATA IRANIANA ATRAVESSANDO O SUEZ
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/navios-iranianos-passam-por-canal-de-suez-no-egito
DO MESMO MODO QUE O “CANAL DO PANAMÁ”, CERCEOU A ROTA DO “CABO HORN”, O “SUEZ” DIMINUI O TRÁFEGO MARÍTIMO NO SUL DA ÁFRICA, “CABO DA BOA ESPERANÇA”, MAS NÃO INVIABILIZOU POIS OS SUPER TANQUES DENOMINADOS VLLC – VERY LARGE CRUDE CARRIER E ULCC – ULTRA LARGE CRUDE CARRIER, NAVIOS ESPECIALISTAS EM TRANSPORTE DE PETRÓLEO CRU, PELAS SUAS DIMENSÕES NÃO PODEM NAVEGAR PELO “ SUEZ”. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE ESTE CANAL VEM SOFRENDO OBRAS PARA AMPLIAR SUA ACESSIBILIDADE MARÍTIMA, O QUE PERMITIRÁ TRÁFEGO PARA NAVIOS MAIORES.
ESSA DISTÂNCIA É PERCORRIDA EM CERCA DE 15 HORAS, A UMA VELOCIDADE DE 14 KM/H. ALÉM DOS ASPECTOS DA SEGURANÇA DO TRÁFEGO MARÍTIMO A VELOCIDADE É LIMITADA PARA NÃO PRODUZIR ONDULAÇÕES QUE VENHAM A DESESTABILIZAR ÀS MARGENS DO CANAL.
PORTA AVIÕES AMERICANO E SEU GRUPO DE BATALHA - SUEZ
http://www.egito-turismo.com/suez.htm
FRAGATA IRANIANA ATRAVESSANDO O SUEZ
http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/navios-iranianos-passam-por-canal-de-suez-no-egito
DO MESMO MODO QUE O “CANAL DO PANAMÁ”, CERCEOU A ROTA DO “CABO HORN”, O “SUEZ” DIMINUI O TRÁFEGO MARÍTIMO NO SUL DA ÁFRICA, “CABO DA BOA ESPERANÇA”, MAS NÃO INVIABILIZOU POIS OS SUPER TANQUES DENOMINADOS VLLC – VERY LARGE CRUDE CARRIER E ULCC – ULTRA LARGE CRUDE CARRIER, NAVIOS ESPECIALISTAS EM TRANSPORTE DE PETRÓLEO CRU, PELAS SUAS DIMENSÕES NÃO PODEM NAVEGAR PELO “ SUEZ”. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE ESTE CANAL VEM SOFRENDO OBRAS PARA AMPLIAR SUA ACESSIBILIDADE MARÍTIMA, O QUE PERMITIRÁ TRÁFEGO PARA NAVIOS MAIORES.
A SEGUIR, CLASSES DE NAVIOS TANQUES, VEJAM QUE AS DESIGNAÇÕES SUEZMAX, PANAMAX, INDICAM QUE ESSES NAVIOS SÃO O LIMITE GEOMÉTRICO QUE PODEM ACESSAR OS RESPECTIVOS CANAIS. NA TABELA VOCÊ PERCEBE QUE O CALADO MÁXIMO PARA O SUEZMAX É DE 16 M, OU SEJA, UM POUCO MAIS DO LIMITE ATUAL DO "CANAL DE SUEZ" DE 15 M.
Class | Length | Beam | Draft | Typical Min DWT | Typical Max DWT |
---|---|---|---|---|---|
Seawaymax | 226 m | 24 m | 7.92 m | 10,000 DWT | 60,000 DWT |
Panamax | 228.6 m | 32.3 m | 12.6 m | 60,000 DWT | 80,000 DWT |
Aframax | 253.0m | 44.2m | 11.6m | 80,000 DWT | 120,000 DWT |
Suezmax | 16 m | 120,000 DWT | 200,000 DWT | ||
VLCC (Malaccamax) | 470 m | 60 m | 20 m | 200,000 DWT | 315,000 DWT |
ULCC | 320,000 DWT | 550,000 DWT |
ONDE: LENGHT - COMPRIMENTO ; BEAM - LARGURA MÁXIMA; DRAFT - CALADO MÁXIMO; DWT - PESO MORTO.
VLCC
http://www.euronav.com/webfleet.aspx?l=1
ULCC -"KNOCK NEVIS"
http://www.ships-info.info/label-oil-tankers.htm
PANAMAX - GRANELEIRO PANAMAX
http://www.blogmercante.com/2010/08/caem-precos-de-navios-capesizes/
JOSEMAR
http://www.euronav.com/webfleet.aspx?l=1
O SUPER PETROLEIRO "KNOCK NEVIS", ANTES CONHECIDO COMO "SEAWISE GIANT", "HAPPY GIANT" E " "JAHRE VIKING" , NOMES ANTERIORES DO NAVIO, FOI O MAIOR NAVIO DO MUNDO ATÉ HOJE CONSTRUÍDO, FOI DESMONTADO EM 2010 NA ÍNDIA. TINHA 458,45 M DE COMPRIMENTO E CAPACIDADE DE 564,763 TONELADAS MÉTRICAS, SABE QUAL É O CALADO? 24,5 M, EQUIVALENTE A UM EDIFÍCIO DE 8 ANDARES.
http://www.ships-info.info/label-oil-tankers.htm
PANAMAX - GRANELEIRO PANAMAX
http://www.blogmercante.com/2010/08/caem-precos-de-navios-capesizes/
JOSEMAR
eo ja min banhei muitou nese canal, agua maravilioza ele e criztalinha comu um boum poti di agua fréska!1!11!
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