ATRAVÉS DESTE ESPAÇO VIRTUAL, TENTAMOS OFERECER NOSSO ENTENDIMENTO NO QUE DIZ RESPEITO À ATITUDES QUE POSSAM SER EXECUTADAS EM BENEFÍCIO DO FUTURO ECONÔMICO E SOCIAL DO ESTADO DA BAHIA, ALERTANDO SEMPRE PARA FRAQUEJAMENTOS, VINDO DE ONDE VIER, EM RELAÇÃO À DEFESA DOS INTERESSES ESTRATÉGICOS DO POVO BAIANO.
TEMOS DEFENDIDO EM DIVERSAS OCASIÕES A AMPLIAÇÃO DO PORTO DE SALVADOR EM DIREÇÃO AO NORTE, FAZENDO SURGIR MAIS DOIS BERÇOS PARA OPERAÇÃO DE CARGAS CONTEINERIZADAS, LASTREANDO AS BASES DA COMPETITIVIDADE ECONÔMICA DO ESTADO, EVITANDO ASSIM, PERDERMOS POSIÇÕES ABSOLUTAS E RELATIVAS ENTRE OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO.
O ADITIVO AO CONTRATO DA ATUAL CONCESSIONÁRIA DO TECON – SALVADOR FOI SEM SOMBRAS DE DÚVIDAS UM AVANÇO NA LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA, APESAR DE CRÍTICAS SOBRE MANUTENÇÃO DE MONOPÓLIO, ESSE ERA O POSICIONAMENTO PARA A REALIDADE DO MOMENTO, QUE NÃO INVIABILIZA O PROJETO DA PONTA NORTE.
ESTE PREÂMBULO É APENAS PARA RATIFICAR QUE ANÁLISE NÃO DEVE SER REALIZADA EM BASES SUPERFICIAIS OU SEM OBSERVAR O PESO DO CONTEXTO. REFERIMOS A PUBLICIDADE QUE VEM SENDO DADA A TRANSFORMAÇÃO DOS ARMAZÉNS 1 E 2 DA CODEBA, EM UMA ESTAÇÃO MARÍTIMA PARA ATENDER NAVIOS DE CRUZEIROS.
TUDO BEM, A INDÚSTRIA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS TEM EVOLUÍDO BASTANTE NOS PORTOS DE SALVADOR E ILHÉUS, GERANDO RECURSOS IMPORTANTES PARA ECONOMIA DO ESTADO, PARA ISSO PRECISAMOS TER INSTALAÇÕES ADEQUADAS E MODERNAS PARA ATENDER OS TURISTAS.
O GRANDE ENIGMA É QUE ESSA ATIVIDADE NA TEMPORADA PASSADA RENDEU A ECONOMIA BAIANA R$ 43,9 MILHÕES, GASTOS NO COMÉRCIO VAREJISTA, ALIMENTAÇÃO E BEBIDAS, TRANSPORTES E OUTROS, ESSE VALOR CORRESPONDE A ALTA ESTAÇÃO, ENTRE OUTUBRO A ABRIL, NOS OUTROS MESES SERÁ MUITO RARO VERIFICAR UM NAVIO DE CRUZEIRO ATRACADO NO PORTO DE SALVADOR, ENQUANTO ISSO O TERMINAL DE CONTÊINERES DURANTE TODO O ANO, DIUTURNAMENTE, IRÁ OPERAR MOVIMENTANDO INTENSAMENTE A ECONOMIA DO ESTADO.
PERGUNTO QUANTO O TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR MOVIMENTA EM 7 MESES DE OPERAÇÃO? VAMOS TENTAR EQUACIONAR. AS EXPORTAÇÕES BAIANAS EM 2010 SOMARAM US$ 8,9 BILHÕES, EXCLUINDO ÓLEO DIESEL E BRUTO, OPERADO PELO TEMADRE, VEÍCULOS PELO TERMINAL PONTA LAJE, SOJA PELO TERMINAL COTEGIPE, GRANÉIS LÍQUIDOS POR ARATU E DOW QUÍMICA, ALGUMA COISA DE SOJA E NÍQUEL POR MALHADO, O RESTANTE SAIU PELO PORTO DE SALVADOR, QUASE 100% PELO TECON.
PORTO DE SALVADOR
https://www.brasil247.com/geral/porto-de-salvador-e-o-pior-do-brasil
PODE-SE DIZER, SÃO MUITOS TERMINAIS, CONTRA UM SÓ, O DETALHE É QUE CARGAS DE ALTO VALOR AGREGADO SÃO TRANSPORTADAS POR CANTÊINERES, ALÉM, DE O LEQUE SER ECLÉTICO, ENQUANTO OS DEMAIS TERMINAIS OPERAM EM NICHOS ESPECÍFICOS, DESSE MODO, ACREDITO QUE MAIS OU MENOS 50% DAS EXPORTAÇÕES BAIANAS SEJAM OPERADAS PELO PORTO DE SALVADOR, ACRESCENTANDO CELULOSE, GRANITO E VERGALHÃO, NA FORMA DE CARGA GERAL. ENTÃO US$ 4 BILHÕES SAEM PELO TECON.
SENHORES, UM EQUIPAMENTO QUE VAI RENDER R$ 43 MILHÕES, ESTÁ EM MANCHETE DE TODOS OS JORNAIS COMO SE FOSSE UMA GRANDE CONQUISTA, POR OUTRO LADO, SE HOUVE ALGUMA COISA NOS NOTICIÁRIOS SOBRE A AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE DO PORTO DE SALVADOR QUE VIABILIZARÁ A CONSTRUÇÃO DOS NOVOS BERÇOS PARA CONTÊINERES OU QUALQUER OUTRA SINALIZAÇÃO NESSE SENTIDO?
NESSE TEMPO, O PORTO DE RECIFE VAI TER SUA ESTAÇÃO DE PASSAGEIRO, MAS SUAPE CONCOMITANTEMENTE ESTÁ AMPLIANDO SEU TECON. PARECE QUE A TEORIA DA CONSPIRAÇÃO ESTA EM VIGOR, A BAHIA CRESCEU MUITO EM GOVERNOS PASSADOS E HOJE TEM QUE FICAR NA GELADEIRA PARA QUE OUTROS ESTADOS CHEGUEM ONDE NÓS CHEGAMOS, OU ENTÃO VINGANÇA PELA VITÓRIA QUE TIVEMOS CONTRA O RIO GRANDE DO SUL COM A VINDA DA FORD PARA A BAHIA.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CPRECON 2065
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