terça-feira, 14 de junho de 2022

ARRENDAMENTO DO TGS PORTO DE ARATU, A BAHIA AVANÇA NOS CAMINHOS LOGÍSTICOS - LEASE OF TGS ARATU PORT, BAHIA ADVANCES IN LOGISTICS PATHS

EXCELENTE NOTÍCIA PARA A ECONOMIA BAIANA, O TERMO DE PERMISSÃO DE USO DOS PIERS  DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU FOI ASSINADO NA QUARTA FEIRA, 08 DE JUNHO, ENGLOBANDO ÀS ÁREAS  ATU-12 E ATU-18. ESSE EVENTO TRARÁ NOVOS VENTOS NO SENTIDO DE  AMPLIAR A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DA ECONOMIA BAIANA, COM ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS PRODUTIVOS.


DESDE SUA INAUGURAÇÃO EM 26 DE FEVEREIRO DE 1975, HÁ 47 ANOS, O PORTO DE ARATU SÓ CONTOU COM UMA AMPLIAÇÃO EM TERMOS DE BERÇO, TGS PIER II. HOJE O BERÇO SUL DO TGS I SE ENCONTRA INATIVO, DIANTE DE LONGAS FILAS DE ESPERA PARA ATRAÇÃO, UM CENÁRIO SURREALISTA DIANTE DA MAGNITUDE DA ECONOMIA BAIANA.

OS INVESTIMENTOS REALIZADOS VÃO PERMITIR O AUMENTO DA CADÊNCIA OPERACIONAL NESSA UNIDADE PORTUÁRIA, DIMINUINDO O TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA REDUÇÃO DOS FRETES, COM IMPACTO POSITIVO NA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS QUE UTILIZAM O PORTO DE ARATU.


https://www.trbn.com.br/materia/I62431/cs-portos-comeca-a-administrar-terminais-do-porto-de-aratu

OS NOVOS PERMISSIONÁRIOS TÊM PELA FRENTE UM DESAFIO, O GARGALO FERROVIÁRIO A SER ULTRAPASSADO DIANTE DO CRESCIMENTO DA ESCALA DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS.  A BAHIA, ASSIM COMO EM SEUS PORTOS, NÃO INVESTIU EM MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE SUA MALHA FERROVIÁRIA, O QUE DIMINUI OS GANHOS LOGÍSTICOS EM DISTÂNCIAS SUPERIORES A 300 KM, QUANDO COMPARADOS AO MODAL RODOVIÁRIO.

A CS INFRA, EMPRESA GANHADORA DA CONCORRÊNCIA PREVÊ INVESTIR R$ 627 MILHÕES NOS PRIMEIROS 3 ANOS, ALÉM DE BUSCAR PARCERIAS COM  A FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA S.A E SUA CONTROLADORA A VLI, BUSCANDO A INTERSEÇÃO ENTRE ESSES 2 MODAIS.

PORTO DE ARATU
https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratu

SE TORNA RELEVANTE CITAR A FERROVIA JUAZEIRO - SALVADOR, VIABILIZANDO SUA REQUALIFICAÇÃO, OPERANDO CARGAS ATRAVÉS DE COMBOIOS DE CHATAS VINDO DA REGIÃO OESTE, RIO SÃO FRANCISCO, PRINCIPALMENTE SOJA, MILHO E ALGODÃO, DESCARREGADOS NO PORTO DE JUAZEIRO E SEGUINDO PELA FERROVIA ATÉ O COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE ARATU. NO SENTIDO INVERSO A CARGA PRINCIPAL SERIA FERTILIZANTES  

APESAR DO MARASMO QUE ENVOLVEU E ENVOLVE A BAHIA NESSES ÚLTIMOS 16 ANOS MINANDO SUA COMPETITIVIDADE, TIVEMOS RECENTEMENTE FATOS ALVISSAREIROS, OS QUAIS CITAREMOS À AUTORIZAÇÃO PARA OPERAÇÃO DO TERMINAL DE USO PRIVADO DO ESTALEIRO ENSEADA, DUPLICAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, AMPLIAÇÃO EM MAIS UM BERÇO DO PORTO COTEGIPE, A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES E SEU TERMINAL MARÍTIMO, O TEMADRE, ALÉM DO INVESTIMENTO REALIZADO PELA INTERMARÍTIMA NO ANTIGO TERMINAL DA USIBA. NEM TUDO ESTÁ PERDIDO.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CORECON 2065


LINKS CORRELATOS:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/entrevista-com-matheus-oliva-grupo.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/11/estrada-de-ferro-juazeiro-salvador.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2019/05/ampliacao-do-terminal-de-conteineres-do.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/11/a-irresponsabilidade-em-extinguir-o.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html

            

sexta-feira, 6 de maio de 2022

ARTIGO PUBLICADO - BAHIA NOTÍCIAS - USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO GERA RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE

ESTAMOS POSTANDO LINK DE ARTIGO  DE MINHA AUTORIA, PUBLICADO NO SITE BAHIA NOTÍCIA VERSANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE USINAS PROCESSADORAS DE LIXO, NA GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE. 

https://www.bahianoticias.com.br/artigo/1464-usina-de-processamento-de-lixo-gera-renda-emprego-e-sustentabilidade.html


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


quinta-feira, 21 de abril de 2022

PROCESSO JUDICIAL - URV - CORREGEDORIA DE JUSTIÇA TJBA - CAPITAL

ESTAMOS POSTANDO PETIÇÃO DIRECIONADA A CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA - CAPITAL, SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS QUANTO AO TRÂMITE DE PROCESSOS VERSANDO SOBRE O PAGAMENTO DA URV A SERVIDORES LOTADOS NO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DA BAHIA.

https://sifam.org.br/?p=5922

ESTE TEMA DEVE PERMEAR O CENÁRIO ELEITORAL DA BAHIA EM RELAÇÃO AO CARGO DE GOVERNADOR E DEPUTADO ESTADUAL. O RECONHECIMENTO DO DIREITO AO PERCEBIMENTO DA  URV ATINGIRIA UM UNIVERSO SIGNIFICATIVO DE VOTOS, SERVIDORES E SEUS DEPENDENTES.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


PROTOCOLO PJECOR

PROTOCOLO DO PROCESSO

PROCESSO DISTRIBUÍDO COM O NÚMERO 0000812-13.2022.2.00.0805 PARA O ÓRGÃO CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA - CAPITAL, POSTERIORMENTE ENVIADO A 1ª VICE - PRESIDÊNCIA DO TJBA.


Caros servidores, eu Josemar Souza Santos , residente na Av. Euclides da Cunha 443, Apt. 703, Graça, CEP: 40.150120, CPF 169 896 945 72, venho solicitar no possível, informações quanto ao processo que faço parte nº 0122550-09.2005.8.05.000, julgado em 29 de novembro 2018, acatado o mérito em favor deste solicitante, com estabelecimento, inclusive, do passivo a ser pago, agravado pelo nº 8012855-59.2020.8.05.0000 2º Grau, onde o Relator Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro atendeu o pedido de suspensão da decisão homologatória, além de colocar o pleito no status  de IRDR.  O que solicitamos é denominar quem pediu ou tomou a iniciativa para instauração do IRDR sobre a pauta URV nesse TJBA, e quais seus pressupostos, além da definição do prazo para esse IRDR finalizar, máximo de um ano, com preferência sobre os demais feitos.

O instituto legal do IRDR, ao ser criado no bojo do Código Civil de 2015, não foi operacionalizado com o intuito de ser um "cheque em branco" para represar ações com caráter repetitivas, protegidas por "cortina de fumaça" do protelamento velado, atendendo a interesses outros, pelo contrário, o legislador objetivou "preocupação  de criar mecanismos processuais que, de modo efetivo possam dar vazão ao volume de processos", 

Em relação aos processos que versam sobre o pagamento da URV pelo governo do Estado da Bahia, vejo um cenário inverso em relação ao que preconiza o IRDR. Esses processos estão represados no 2º Grau, inclusive antes do advento do COVID 19. Particularmente o processo que faço parte, já homologado, passivo definido, julgado o direito pelo Juízo do 1º Grau, hoje se encontra com a homologação desfeita e colocado em status de IRDR. Não sou jurista, nem advogado, sou economista no papel de cidadão,  navego em meu direito para não aceitar o que acontece com meu pleito. 

Como todo trâmite legal o instituto do  IRDR não devaneia no mar da eternidade, da subjetividade, é imbuído de prazo (1 ano), de fundamentação e identificação do solicitante, para não se tornar uma benesse ao poder executivo. 

Além do mais, fazem parte do processo em questão, um portador de deficiência física e uma cidadã com mais de 90 anos de idade, com diversas enfermidades, tudo isto amparado por Legislação que regula prioridades em trâmites de demandas judiciais.

A título de informação, processos sobre pagamento de URV a servidores do Poder executivo da Bahia, se transformaram em matéria sensível, pois a confirmação do direito poderia impactar com relevância o Tesouro Estadual, o que não procede, considerando que os proventos básicos dos servidores do Executivo da Bahia são relativamente aquém dos poderes  que já perceberam esse benefício e incorporaram aos seus proventos.

Gostaria de ressaltar que na Administração Pública, seja qual for a hierarquia ou a nomenclatura do cargo, não existem Deuses e sim obediência a Constituição, o "Estado de Direito" e os deveres Regimentais. 

Ressaltamos que o processo em voga foi iniciado em 2005, ou seja, 17 anos, tempo que envergonharia qualquer nação civilizada - "afinal a ausência de celeridade, sob certo ângulo, é ausência de justiça".

A questão do meu direito ao recebimento da URV, hoje não se resume apenas ao aspecto pecuniário, mas principalmente a honradez e a dignidade, lutarei em todas as instâncias possíveis e legais.

Em tempo, almejamos para que averiguações, a exemplo da "Operação Faroeste", atuando sobre relações promíscuas entre poderes, com tentativa de aparelhamento por parte do Executivo, não sejam mais necessárias acontecer. 

Desde já agradeço por tudo, solicitando confirmação do recebimento desse pedido.

"A força do direito deve superar o direito da força" Ruy Barbosa

At.te

Josemar Souza Santos, 04 de maio de 2022

segunda-feira, 4 de abril de 2022

URV - A RELAÇÃO ENTRE CIDADANIA, MINISTÉRIO PÚBLICO, TJBA E PODER EXECUTIVO - URV - THE RELATIONSHIP BETWEEN CITIZENSHIP, PUBLIC PROSECUTION OFFICE, TJBA AND EXECUTIVE POWER

RETORNO A COMENTAR SOBRE O NÃO PAGAMENTO DA URV - UNIDADE REAL DE VALOR, PARA SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO DA BAHIA, EM SUA MAIORIA, O QUE SE COADUNA CONTRA O PRINCIPIO CONSTITUCIONAL DA IGUALDADE DE TODOS PERANTE A LEI, EM CONTRAPONTO A PASSIVIDADE DOS INTERESSADOS.

APENAS PARA REFORÇAR O ENTENDIMENTO DAQUELES QUE NÃO SÃO  SERVIDORES PÚBLICO DO ESTADO, A URV FOI INSTITUÍDA EM 01 DE MARÇO DE 1994, COMO ÍNDICE QUE REFERENCIAVA O PODER DE COMPRA DA MOEDA. COM A CRIAÇÃO DO REAL, DIVERSAS AÇÕES JUDICIAIS FORAM INICIADAS NOS TRIBUNAIS, COM FUNDAMENTO DE PERDAS SALARIAIS NO MOMENTO DA CONVERSÃO PARA O NOVO PADRÃO MONETÁRIO.

                        SERVIDORES DO EXECUTIVO TAMBÉ GOSTAM DE DINHEIRO

                               https://cearaagora.com.br/dinheiro-a-caminho

NESSE DECORRER, SERVIDORES DA JUSTIÇA BAIANA, INCLUSIVE DESEMBARGADORES E JUÍZES, ATÉ DE FORMA ADMINISTRATIVA CONSEGUIRAM INCORPORAR O PERCENTUAL DE 11,98% DA URV EM SEUS VENCIMENTOS BASE. O MESMO OCORRENDO COM CORPO FUNCIONAL DO LEGISLATIVO, SEUS ÓRGÃOS AUXILIARES O TCE - TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO E TCM - TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO. DIGA-SE DE PASSAGEM, COM O PAGAMENTO DO RESPECTIVO PASSIVO, MESMO DE FORMA ESCALONADA.

FICO FELIZ QUE SERVIDORES DOS PODERES CITADOS TENHAM OBTIDO, EM UM PRETÉRITO DISTANTE ESTE RESULTADO PECUNIÁRIO, PARABÉNS, "A LEI NÃO SOCORRE OS QUE DORMEM", “QUEM LUTA TEM DIREITO”. AO MESMO TEMPO UM CONSTRANGIMENTO ME PERPASSA PELA INERCIA DA MAIORIA DOS SERVIDORES DO EXECUTIVO, NA BUSCA PELO REMÉDIO JURÍDICO INDICADO PARA CURA DE SUAS DEMANDAS POR ESTE DIREITO.

SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO EM SUA MAIORIA ELEGERAM SEUS REPRESENTANTES  SINDICAIS, QUE AO INVÉS DE DEFENDEREM OS DIRETOS DOS REPRESENTADOS SEGUIRAM OS CAMINHOS DO PELEGUISMO E DO APARELHAMENTO IMORAL, SEM SEREM COBRADOS.

OUTRO PONTO SE TRADUZ POR POLÍTICOS QUE EM CAMPANHA PARA GOVERNADOR PROMETERAM O PAGAMENTO DA URV, FORAM ELEITOS, NÃO CUMPRIRAM A PROMESSA  EM SUAS GESTÕES E ESSES MESMOS SERVIDORES OS ELEGERAM PELA SEGUNDA VEZ.

                 https://steemit.com/pt/@wiseagent/a-justica-nao-e-cega-e-seletiva

ESTE É O MOMENTO DOS SERVIDORES DO EXECUTIVO REFLETIREM E COBRAREM UM POSICIONAMENTO FIRME E CLARO DOS CANDIDATOS COM RELAÇÃO A ESSE TEMA. LEMBRAR SEMPRE DAQUELES QUE PROMETERAM E NÃO HONRARAM AS SUAS PROMESSAS.

O FATO DE UM PROCESSO JUDICIAL TRAMITAR DÉCADAS A FIO, SEM UMA SENTENÇA, REFORÇA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DO CIDADÃO, O MANTENEDOR DO ERÁRIO E RAZÃO DE SER DO ESTADO CONSTITUÍDO, OU SEJA, O MESMO FOI CRIADO PARA SERVIR AO CIDADÃO E NÃO ESTE SER REFÉM DE ARBÍTRIO DO PODER PÚBLICO. UM ABSURDO QUE OS INTERESSADOS ACEITAM COMO UM DETERMINISMO DEPRIMENTE, DE SERVOS, DE PATRULHADOS, QUASE SEMPRE FALECENDO SEM PERCEBER O RESULTADO FAVORÁVEL DA SENTENÇA, FICANDO PARA OS HERDEIROS, QUE TAMBÉM NÃO SE INDIGNAM POR SEUS ENTES QUERIDOS. 



SE A MAIORIA CIDADÃOS BRASILEIROS, TIVESSE A COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DO TERMO CIDADANIA, DIREITOS E DEVERES CONSTITUCIONAIS, QUE NÃO EXISTEM DEUSES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, EM SUAS DIVERSAS ESFERAS DE PODER, POIS, TODO AGENTE PÚBLICO, SEJA QUAL FOR SUA HIERARQUIA É EMPREGADO DAQUELES QUE PAGAM ALTOS IMPOSTOS.

QUE OS EVENTOS QUE NORTEARAM A OPERAÇÃO FAROESTE, JAMAIS, NEM EM SONHO VOLTEM A CONTAMINAR A RELAÇÃO ENTRE OS PODERES NO ESTADO DA BAHIA. QUE OS INTERESSES DO EXECUTIVO BAIANO EM NÃO HONRAR E PROTELAR O PAGAMENTO DA URV, NÃO SEJAM FATORES DE PRESSÃO SOBRE DECISÃO JUDICIAL DO TJBA EM RELAÇÃO À QUESTÃO. TENHO CERTEZA QUE NÃO. O MP – MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA QUE JÁ FOI AGRACIADO COM O PERCEBIMENTO DA URV MONITORE MAIS DE PERTO OS PROCESSOS JUNTO AO TJBA, EM RELAÇÃO À OBRIGAÇÃO DE FAZER DESSE DIREITO.

PARA FECHAR, ARGUMENTOS SOBRE IMPACTO DO PAGAMENTO DA URV ONERARIA O TESOURO DA BAHIA, PELO QUANTITATIVO DE SERVIDORES LOTADO NESSE PODER, É UM ARGUMENTO FALACIOSO, NÃO EXISTE DOIS DIREITOS, UM BENÉFICO PARA GRUPOS MENORES E OUTRO DRACONIANO PARA GRUPOS MAIORES.

LINKS CORRELATOS:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/03/o-negar-por-negar-e-responsabilidade.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/processo-judicial-urv-corregedoria-de.html


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON - 2065


 

ENTREVISTA COM MATHEUS OLIVA - GRUPO INTERMARÍTIMA - INTERVIEW WITH MATHEUS OLIVA - INTERMARÍTIMA

NO CONTEXTO DESTE SITE, BUSCANDO INFORMAÇÕES SOBRE NOVOS PROJETOS E INVESTIMENTOS QUE VENHAM AGREGAR PRODUTIVIDADE  A LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA, PARTICULARMENTE NO ESPELHO D'ÁGUA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, DAMOS CONTINUIDADE A NOSSA SÈRIE DE ENTREVISTAS, NESSE MOMENTO COM SENHOR MATHEUS OLIVA, DIRETOR COMERCIAL DA INTERMARÍTIMA, OPERADOR LOGÍSTICO  E PORTUÁRIO.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065



1-VIAJANTE SEM PORTO - O SENHOR PODE RELATAR O HISTÓRICO DA INTERMARÍTIMA, COMO  GRUPO EMPRESARIAL LIGADO A LOGÍSTICA PORTUÁRIA NO ESTADO DA BAHIA?


MATHEUS OLIVA – A INTERMARÍTIMA PORTOS & LOGÍSTICA S/A é uma empresa baiana com 35 anos de atividades. Fruto do mais genuíno empreendedorismo, buscamos suprir serviços com excelência em apoio as atividades de comércio exterior dos nossos clientes. Através das mais atuais e melhores práticas de gestão e contínuos investimentos em infraestrutura e tecnologia, exercemos nosso propósito de trazer competitividade a economia baiana.


2-V.S.P - A  INTERMARÍTIMA SE ESTRUTURA APENAS COMO OPERADOR PORTUÁRIO, OU TAMBÉM POSSUI CONCESSÕES NA RETROTERRA DO PORTO DE SALVADOR, ARATU OU MALHADO?


M.O – A INTERMARÍTIMA PORTOS & LOGÍSTICA S/A oferece soluções completas de logística e operações portuárias. Operamos no porto de Salvador dois terminais de carga para conteineres e carga geral. Recentemente arrendamos terminal portuário no Rio Grande do Norte, responsável por 100% das exportações de sal do Brasil. Nossas atividades vão muito além da operação portuária. Temos mais de 500.000m2 de área própria em Centros de Distribuição e extensa frota de caminhões e equipamentos.


3-V.S.P - QUAL  LEITURA QUE O SENHOR FAZ, COMO EMPRESÁRIO DA ÁREA PORTUÁRIA ACERCA DOS LEILÕES DE ARRENDAMENTOS DE PIERS DO PORTO DE ARATU E QUE RESULTADOS  PODEMOS ESPERAR EM RELAÇÃO A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DO SETOR PARA A BAHIA?


M.O – Os leilões foram imprescindíveis para possibilitar o investimento nos terminais de granéis sólidos do Porto de Aratu. Esperamos que a Bahia se torne mais competitiva com os investimentos a serem realizados pelo arrendatário.


4-V.S.P - A INTERMARÍTIMA EM ALGUM MOMENTO TEVE INTERESSE ESTRATÉGICO EM PARTICIPAR DO CERTAME COMENTADO ANTERIORMENTE?


M.O – Disputamos o certame do ATU 18 para movimentação de granéis vegetais com ultimo lance de R$ 50 milhões no leilão, sagrou-se vencedora a maior proposta de R$ 52 milhões.


5- V.S.P - HOJE A BAHIA CONTA COM UM TERMINAL PORTUÁRIO ESPECIALIZADO EM GRANÉIS VEGETAIS, O PORTO COTEGIPE NA BAÍA DE ARATU, OPERANDO  TRIGO E MALTE NO SENTIDO IMPORTAÇÃO E SOJA NA EXPORTAÇÃO, QUE INCLUSIVE PASSA POR UM PROCESSO DE AMPLIAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DE MAIS UM BERÇO. O SENHOR VER PERSPECTIVA PARA MAIS UM OPERADOR DE GRANÉIS VEGETAIS NO MÉDIO PRAZO?


M.O – Sim, é necessário expandir nossa infraestrutura para dar competitividade à produção do Estado bem como garantir que os produtos sejam escoados para Bahia. Hoje temos parte da produção baiana sendo escoada por Santos e por Itaqui. 


6-V.S.P - A INTERMARÍTIMA ADQUIRIU O TERMINAL GRANELEIRO QUE FAZIA PARTE DO COMPLEXO DA EXTINTA USIBA, DEPOIS GERDAU OU APENAS TEM UMA CONCESSÃO DA ÁREA  ATUANDO COMO OPERADORA?


M.O – A Intermarítima adquiriu o Terminal Marítimo Gerdau. 


7-V.S.P - O SENHOR PODE ELENCAR OS GRANÉIS MOVIMENTADOS PELO TERMINAL GERDAU. SÃO CONTRATOS FIRMADOS, ESTABELECENDO UM PATAMAR DE MOVIMENTAÇÃO, OU OPERAÇÕES PONTUAIS?


M.O – O Terminal opera granéis sólidos com contratos de longo prazo e também cargas eventuais “spot”. 


8-V.S.P - QUAL O CALADO HOMOLOGADO  E  PRANCHA DIÁRIA DE MOVIMENTAÇÕES DOS GRANÉIS OPERADOS PLO TERMINAL?


M.O – 11,30m de profundidade e prancha atual de 6.000t/dia. Porém com os investimentos e melhorias que estamos realizando, elevaremos a profundidade para 13m e a prancha para 12.000t/dia.


9-V.S.P - O TERMINAL GERDAU - INTERMARÍTIMA SE POSICIONA COMO CONCORRENTE DO PORTO DE ARATU EM RELAÇÃO A MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS?


M.O – Os usuários e clientes que demandam serviços portuários para movimentação de granéis sólidos terão mais e melhores opções entre a Aratu e TMG. Com essa salutar concorrência, ganha a economia como um todo.


10-V.S.P - POR SER ARATU UM TERMINAL PÚBLICO, SE POSSÍVEL PERGUNTO SE O SR. TEM CONHECIMENTO DAS CAUSAS QUE TEM LEVADO A SUB UTILIZAÇÃO DO BERÇO SUL DO TGS DESSE PORTO. E SE ESTE CENÁRIO BENEFICIA A INTERMARÍTIMA EM CAPTURAR ESSE ECESSO DE GRANÉIS, EM VIRTUDE DE ARATU TER UM TEMPO DE ESPERA RAZOÁVEL PARA ATRACAÇÃO?


M.O – Falta de investimentos necessários para manutenção e melhorias do TGS Sul levaram a essa subutilização. Com o arrendamento e os investimentos previstos no edital, esperamos que essa situação se reverta.


11-V.S.P - A INTERMARÍTIMA TEM ATUADO COMO OPERADORA NA EXPORTAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO NO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO - ENSEADA, QUAIS AS PERSPECTIVAS DE NEGÓCIO EM RELAÇÃO A ESSA PARCERIA


M.O – Somente posso desejar que o TUP Enseada prospere em sua iniciativa de oferecer mais uma solução portuária na Bahia. 


12-V.S.P - A SENHOR PODE DETALHAR OS CAMINHOS  LOGÍSTICOS PERCORRIDO PELA COMMODITIES DAS JAZIDAS AO COSTADO DO NAVIO


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


13-V.S.P - QUAL A CADÊNCIA  DIÁRIA DE TONELADAS EMBARCADAS? 


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


14-V.S.P - AS OPERAÇÕES UNICAMENTE SÃO REALIZADAS COM GUINDASTES DE BORDO, 


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


15-V.S.P - FAZ PARTE DE UM CENÁRIO FUTURO À AQUISIÇÃO DE  SHIPLOADER , PARA ATENDER DEMANDAS CRESCENTES COM À EXPLORAÇÃO DE NOVAS JAZIDAS DE MINÉRIO DE FERRO E USUÁRIOS.


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


16- V.S.P - QUAL O CALADO MÁXIMO OPERACIONAL E COMPRIMENTO LIMITE DE NAVIOS QUE SÃO HOMOLOGADOS PARA OPERAREM  NO T.U.P ENSEADA?


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


17-V.S.P- O ENSEADA OBTEVE RECENTEMENTE AUTORIZAÇÃO PARA OPERAÇÕES DE TRANSBORDO ENTRE NAVIO - TRANSSHIPMENT -  A INTERMARÍTIMA  SERÁ SUJEITO ATIVO NESSE PROCESSO. JÁ EXISTE UM PLANO DE TRABALHO ESTABELECIDO E HÁ PREVISÃO PARA O EMBARQUE PILOTO? 


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


18-V.S.P - QUAL O TIPO DE CARGA OPERADA PELA INTERMARÍTIMA NO PORTO DE ILHÉUS?


M.O – Soja, cacau, minérios e carga geral.


19- V.S.P - COMO O SENHOR VER O PROJETO DO PORTO - SUL


M.O – Uma solução completa para atender as exportações da BAMIN.


20-V.S.P -EM 22 DE JUNHO DE 2012, REALIZAMOS NESTE BLOG ENTREVISTA COM O SENHOR ROBERTO OLIVA VICE PRESIDENTE EXECUTIVO DA INTERMARÍTIMA, NO DECORRER DESSE PERÍODO COMO O SENHOR COMPARA O CENÁRIO PORTUÁRIO DA BAHIA  DE ONTEM E NO MOMENTO, EVOLUÍMOS EM TERMOS DE COMPETITIVIDADE, ESTACIONAMOS OU REGREDIMOS.


M.O – Evoluímos na oferta de alternativas ao mercado vide os TUPs Gerdau e Enseada e a expansão do Tecon Salvador. Mas houve um retrocesso muito pernicioso à economia do Estado na questão ferroviária. 




sábado, 19 de março de 2022

USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO PARA A CIDADE DE SALVADOR E GRANDES MUNICÍPIOS DA BAHIA, RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE - ECONOMIA CIRCULAR - WASTE PROCESSING PLANT FOR THE CITY OF SALVADOR AND LARGE MUNICIPALITIES OF BAHIA, INCOME, EMPLOYMENT AND SUSTAINABILITY - CIRCULAR ECONOMY

NESTE MOMENTO EM QUE SE INICIA PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DO PRÓXIMO GOVERNADOR DA BAHIA, TRAZEMOS ESTE TEXTO, COMO  UM CAMINHO PARA QUE A CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA, SUA ZONA DE INFLUÊNCIA, ALÉM DAS MAIS POPULOSAS CIDADES DO INTERIOR DO ESTADO POSSAM DAR UM DESTINO MAIS RACIONAL AO SEU LIXO DOMICILIAR E COMERCIAL, QUE NÃO SEJAM OS ATERROS SANITÁRIOS E OS MALÉFICOS LIXÕES A CÉU ABERTO, QUE INCLUSIVE PELO MARCO DO SANEAMENTO BÁSICO TEM PRAZOS PARA SEREM EXTINTOS.

SALVADOR HOJE DESTINA GRANDE PARTE DO LIXO GERADO POR SUA POPULAÇÃO PARA OS ATERROS SANITÁRIOS, PELOS MENOS A PARTE RECOLHIDA, POIS É NOTÓRIA A DEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NA NOSSA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, ONDE RESÍDUOS SE ACUMULAM DURANTE DIAS.

MESMO SENDO UMA OPÇÃO LASTREADA EM CRITÉRIOS TÉCNICOS, O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ LONGE DE SER O MÉTODO IDEAL DE DESTINAÇÃO DO LIXO DOMÉSTICO E HOSPITALAR.

AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O ATERRO OCUPAM UMA ÁREA FÍSICA DE GRANDES DIMENSÕES, GERALMENTE ESTÃO PRÓXIMAS DOS CENTROS URBANOS PARA FACILITAR A LOGÍSTICA DO TRANSPORTE DO RESÍDUO; QUE POR SUA VEZ SÃO SATURADAS MUITO RÁPIDO, EM VIRTUDE DO CRESCIMENTO POPULACIONAL, EM CONSEQUÊNCIA, HÁ NECESSIDADE FREQUENTE DE AMPLIAÇÃO DE SUA INFRAESTRUTURA.

MESMO SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS PARA PREPARAÇÃO DESSAS ÁREAS, NÃO TEMOS DÚVIDAS QUE ALGUMA QUANTIDADE DE RESÍDUOS IRÁ ESCAPAR, SE INFILTRANDO NO SUBSOLO CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

SOBRE OS LIXÕES EXISTENTES EM GRANDE PARTE DAS CIDADES DO INTERIOR BAIANO, NÃO TEMOS O QUE COMENTAR, APENAS REPETINDO QUE SE TORNA UMA AÇÃO CRIMINOSA CONTRA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIDADANIA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, CONSIDERANDO QUE O MARCO DE SANEAMENTO ESTABELECEU PRAZO PARA EXTINGUIR ESTA PRÁTICA.

O QUE PROPOMOS É A CONSTRUÇÃO DE UMA MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO NA ÁREA DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, APROVEITANDO A ESTRUTURA JÁ EXISTENTE DE EMPRESAS MISTURADORAS DE FERTILIZANTES MINERAIS, QUE RECEBERIA TODO O MATERIAL GERADO EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA.

POR SER UMA CIDADE SITUADA EM ZONA TROPICAL, O LIXO PRODUZIDO EM NOSSA CAPITAL É COMPOSTO EM GRANDE PARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS, A EXEMPLO DE FRUTAS COMO: COCOS, MANGAS, JACAS, CAJUS, MELANCIAS, BANANAS, BAGAÇO DE CANA, TAMBÉM COMO OS FRUTOS DO MAR, QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMO GASTRONÔMICOS DOS SOTEROPOLITANOS, PODEM SER TRANSFORMADOS EM FERTILIZANTE NATURAL, CUJO PREÇO DE MERCADO É BEM SUPERIOR AO INSUMO PRODUZIDO POR PROCESSO QUÍMICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

METAIS, VIDROS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PNEUS SERIAM NESSA USINA SEGREGADOS E UNITIZADOS PARA SEREM VENDIDOS E REPASSADOS PARA RESPECTIVAS INDÚSTRIAS PROCESSADORAS, O QUE INCENTIVARIA A ECONOMIA CIRCULAR. ESTA SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS JÁ ACONTECE EM SALVADOR NUMA ESCALA MENOR, MAS NÃO O PROCESSAMENTO.

UM CAPÍTULO IMPORTANTE PODE SER DEDICADO AO DESCARTE DE PRODUTOS ELETRÔNICOS, QUE NA PLANTA DA USINA TERIA TRATAMENTO DIFERENCIADO, COM SEPARAÇÃO DE PEÇAS, COMPONENTES E METAIS PESADOS, DIRECIONADOS PARA PROCESSAMENTO ESPECÍFICO.

http://www.startrace.co.in/industrial-recycling-plants.html

A LEGIÃO DE CATADORES DE MATERIAL A SER RECICLADO, QUE VIVE DE FORMA DEGRADANTE, REVIRANDO CONTÊINERES DE LIXO OU LIXÕES SERIA PRIORIZADA NOS POSTOS DE TRABALHOS GERADOS PELA USINA, APÓS PRÉVIO CADASTRAMENTO E TREINAMENTO. 

NESSAS UNIDADES O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SERÁ OPERACIONALIZADO ATRAVÉS DE MEIOS MAGNÉTICOS, POR ELETRÓLISE E MECÃNICOS, EVITANDO O CONTATO HUMANO. 

AS CIDADES COM MAIOR DENSIDADE POPULACIONAL QUE SE LOCALIZAM FORA DO EIXO DA REGIÃO METROPOLITANA, A EXEMPLO DE ILHÉUS, JUAZEIRO E VITORIA DA CONQUISTA TERIAM USINAS BASEADAS EM ESTUDO DE VIABILIDADE, QUE SERIAM ALIMENTADAS COM LIXO COMPACTADO ORIUNDOS DAS CIDADES CIRCUNVIZINHAS.

A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE UM EVENTO DESSA NATUREZA REPRESENTA INÚMERAS VANTAGENS NO CAMPO SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

PARA CONCRETIZAR E VIABILIZAR UM EMPREENDIMENTO DE TAMANHA MAGNITUDE DEVE-SE CONTAR COM APOIO FINANCEIRO DO ESTADO, DOS MUNICÍPIOS, CAPITAL PRIVADO QUE PODE SER O DETENTOR DA TECNOLOGIA E RECURSOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE PAÍSES ONDE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE TENHA PRIORIDADE, SEM MENCIONAR QUE O ESTADO SE TORNARIA UMA REFERENCIA INTERNACIONAL NO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE.

O RESULTADO FINANCEIRO PROVENIENTE DA OPERAÇÃO ADVINDA DA USINA SERIA APLICADO UMA PARTE EM MELHORIA DOS PROCESSOS OPERACIONAIS E O RESTANTE EM ATIVIDADES LIGADAS A PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

RESSALTAMOS QUE A VIABILIDADE DE UM PROJETO DESSA GRANDEZA PASSA PELA VONTADE POLITICA E CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE EM PRESERVAR A VIDA, A EXISTÊNCIA E O FUTURO, INDUZINDO GANHOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065



domingo, 6 de março de 2022

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

ATIVIDADE NAÚTICA NA BAHIA, UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO - LEISURE NAUTICS, RELEVANT ACTIVITY FOR SALVADOR AND THE STATE OF BAHIA

RETORNANDO MAIS UMA VEZ A TRATARMOS DAS POTENCIALIDADES E COMPETITIVIDADES OFERECIDAS PELA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER COMO GERADOR DE RENDA E EMPREGO NO CONTEXTO NA CIDADE DE SALVADOR, BAIA DE TODOS OS SANTOS.

HOJE UM EXEMPLO A SER SEGUIDO É A RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS ONDE UMA INCIATIVA CAMINHA EM DIREÇÃO AS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS NO MUNDO NÁUTICO COM A NOVA MARINA DA PENHA, APESAR DO MUITO QUE AINDA PODE SER REALIZADO NESSA ÁREA.

PERSPECTIVA DA NOVA MARINA DA PENHA

EM SUMA, O QUE PENSO A RESPEITO DESTE TEMA ESTÁ POSTADO EM MEU BLOG, ARTIGOS E TRABALHO MONOGRÁFICO DE MINHA AUTORIA, MAS VAMOS ELENCAR ALGUNS PONTOS E REFORÇAR AS LEMBRANÇAS, VEJAM  ABAIXO AS SUGESTÕES:

01) QUANTIFICAR O PIB NÁUTICO DO LITORAL DE  SALVADOR,  ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E DEMAIS LOCALIDADES EM SEUS DIVERSOS SEGMENTOS, BALIZANDO AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS NESSE NICHO; 

A) VENDA E MANUTENÇÃO DE MOTORES E GERADORES MARÍTIMOS;

B) MATERIAL USADO NA CONSTRUÇÃO NAVAL A EXEMPLO DE  MADEIRA, FIBRA, ALUMÍNIO, TINTAS, VERNIZES, ESTOFARIA, MATERIAL DE SALVATAGEM E CABOS NAVAIS;

02) PROMOVER AÇÕES PARA RECUPERAR REGATAS INTERNACIONAIS, PERDIDAS POR INÉRCIA GOVERNAMENTAL E BEM COMO CONQUISTA DE NOVOS EVENTOS NÁUTICOS;

03) INCENTIVAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE E ESPORTES NÁUTICOS  EM COMUNIDADES CARENTES, LEVANDO OS JOVENS A SEDIMENTAREM A CIDADANIA, IDENTIDADE DE POVO, O SABER POPULAR E AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS  COMO - CONSTRUÇÃO NAVAL, PESCA, NAVEGAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO E ENSEADA DOS TAINHEIROS, O PROPOSITO DESTA AÇÃO SERÁ A RETIRADA DO JOVEM DO AMBIENTE DE VIOLÊNCIA QUE DOMINA NOSSA CAPITAL;

04) PROPORCIONAR FACILIDADES ESTRUTURAIS PARA COMUNIDADES QUE VIVEM DA PESCA NO ENTORNO DO SUBÚRBIO, ENSEDA DOS TAINHEIROS, ILHA DE MARÉ E DOS FRADES, COMO  TERMINAIS PESQUEIROS, RAMPAS, PONTES DE ATRACAÇÃO;

05) INTERMEDIAR LINHAS DE CRÉDITOS E CONSULTORIAS PARA CONSTRUTORES ARTESANAIS DE EMBARCAÇÕES QUE ATUAM NO ÂMBITO DA RIBEIRA, CACHA PREGO, VALENÇA, CAMAMU, SUBÚRBIO FERROVIÁRIO ETC. 

06) ATUAR COM MECANISMO DE INCENTIVOS FISCAIS PARA ATRAIR INDUSTRIAS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS NAVAIS PARA SALVADOR - DE SALVATAGEM, BOIAS, CABOS, TINTAS, VERNIZES, FIBRAS SINTÉTICAS, VELARIAS, MOTORES, INOX, ENTRE OUTROS. SALIENTAMOS QUE A BAHIA É 3º MERCADO NÁUTICO DO PAÍS E NÃO CONSTRUÍMOS LANCHAS, VELEIROS OU EMBARCAÇÕES DE SERVIÇOS, A NÃO SER EM ESTALEIROS ARTESANAIS, ESTE CENÁRIO REPRESENTA PERDAS DE RENDA, IMPOSTOS E EMPREGO;

07) POTENCIALIZAR EVENTOS NÁUTICOS REPRESENTATIVOS  DA NOSSA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL, COMO REGATA JOÃO DAS BOTAS, PROCISSÃO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES, NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES EM BOM JESUS DOS PASSOS, FESTA DE IEMANJÁ EM SALVADOR;

08) CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO RECÔNCAVO BAIANO JUNTO COM SALVADOR, PARA FORMULAR E TRAÇAR AÇÕES CONJUNTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS TURÍSTICOS NÁUTICOS E CULTURAIS, PRINCIPALMENTE A NAVEGAÇÃO ATÉ CACHOEIRA, PELO RIO PARAGUAÇU.

09) RECONSTITUIR DOCUMENTOS, IMAGENS, FATOS E AQUISIÇÃO DE ACERVOS PARTICULARES QUE RETRATEM A HISTÓRIA DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, A CONSTRUÇÃO NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, QUE FARÁ PARTE DE UM GRANDE MUSEU NÁUTICO EM SALVADOR;

ANTIGA EMBARCAÇÃO DA "COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA"

10) TRANSFORMAR A ÁREA DO INERTE TERMINAL PESQUEIRO DA RIBEIRA E IMPLANTAR  UMA MARINA PÚBLICA, COM ESPAÇO PARA EXPOSIÇÕES, REPAROS NÁUTICOS E PROJETO PILOTO PARA CONSTRUÇÃO NÁUTICA;

11) REALIZAR NEGOCIAÇÕES COM A MARINHA DO BRASIL PARA INSTALAÇÃO DE UMA MARINA DE APOIO AO LONGO DO QUEBRA MAR SUL DO PORTO DE SALVADOR, VOLTADA PRINCIPALMENTE PARA EMBARCAÇÕES VISITANTES;

12) UTILIZAR AS INSTALAÇÕES DA JEQUITAIA PARA ATUAR COMO INCUBADORA DE EMPRESAS DE PROJETOS NÁUTICOS E  CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, GERANDO TECNOLOGIA NAVAL EM DESIGN. NO MOMENTO QUE EMPREENDIMENTOS ATINGISSEM ESCALA DE PRODUÇÃO, SERIAM ALOCADOS NA BAÍA DE ARATU OU NA ANTIGA FÁBRICA DE CIMENTOS COCISA EM PARIPE, ESTE PROJETO FOI CRIADO NO ÂMBITO DO ANTIGO CENTRO NÁUTICO DA BAHIA E ABORTADO DURANTE OS ÚLTIMOS GOVERNOS;

13) INSTITUIR UM GRUPO MARÍTIMO NO ÂMBITO DA GUARDA MUNICIPAL COM SEDE NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AGINDO SUPLETIVAMENTE EM RELAÇÃO A MARINHA DE GUERRA, NAS FAINAS DE SALVATAGEM, SEGURANÇA MARÍTIMA NA ORLA DE SALVADOR E ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. ACRESCENTAMOS QUE ESTE PROJETO FOI ENVIADO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, VIA MONOGRAFIA DE NOSSA AUTORIA;

14) PROMOVER INTERCÂMBIO COM ENTIDADES MARÍTIMAS INTERNACIONAIS, VOLTADAS AO FOMENTO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, TRAZENDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE SETOR NA CAPITAL BAIANA;

15) IMPLANTAR CURSO DE ENGENHARIA NAVAL EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, ALÉM DE CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO, COM ÊNFASE  AS LOCALIZADAS NA RIBEIRA E SUBÚRBIO FERROVIÁRIO;

16) INCENTIVAR ESTUDOS ARQUEOLÓGICO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, IDENTIFICANDO NAUFRÁGIOS, SUAS HISTÓRIAS E OUTROS ACHADOS ARQUEOLÓGICOS, FICANDO O FRUTO DESSAS EXPLORAÇÕES CIENTÍFICAS NO MUSEU NÁUTICO DE SALVADOR;

17) O SEBRAE, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E FIEB, DEVEM PROVER INICIATIVAS PARA ASSISTIR EMPREENDEDORES NA ÁREA NÁUTICA;

18) ESTRUTURAR UM COMITÊ MUNICIPAL COMPOSTO POR MEMBROS OU REPRESENTANTES DA COMUNIDADE NÁUTICA, PROPRIETÁRIOS DE MARINAS E GARAGENS NÁUTICAS, CONSTRUTORES ARTESANAIS, REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, REPRESENTANTES DE ENTIDADES LIGADAS AO MEIO AMBIENTE, ESPECIALISTA EM ARQUEOLOGIA NAVAL, COM INTUITO DE TRAÇAR DECISÕES QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO SETOR;

19) CONSTRUIR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE BAIXA, EVITANDO O DESCARTE DE DEJETOS IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, PELO CANAL DO BATE ESTACA, NA VERDADE UM CRIME AMBIENTAL;

20) PROMOVER FESTIVAL NÁUTICO EM SALVADOR, NO VERÃO, COM ATRAÇÃO DE REGATAS DE TAL SHIPS E OUTRAS ATIVIDADES CORRELATAS;

21) ESTRUTURAR UM MUSEU ONDE POSSA-SE REESCREVER A HISTÓRIA DE OCUPAÇÃO DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, OPORTUNIZANDO PARA À CIDADE O QUANTO ESSE ESPELHO D'ÁGUA ERA EXTENSO, ANTES DOS ATERROS CRIMINOSOS E DESTRUIÇÃO DE SEUS MANGUEZAIS, A MESMA FOI UTILIZADA COMO PORTO, LOCAL DE CONSTRUÇÃO NAVAL E HIDRO PORTO;

22) FABRICAR  RÉPLICAS DE TODAS AS VARIAÇÕES DOS SAVEIROS, COM BASE NO "GRAMINHO", INCLUSIVE DE BALEEIRAS, ENQUANTO O SISTEMA DE CONSTRUÇÃO NAVAL DA BAHIA, REPRESENTADO POR SEUS MESTRES CARPINTEIROS QUE AINDA VIVEM, POSSA SER OPERACIONALIZADO, AGREGANDO COMO PARCEIROS EMPRESAS DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI OU OUTRAS, COMO COMPENSAÇÃO SOCIAL, AS QUAIS SE TORNARÃO PADRINHOS DAS EMBARCAÇÕES, CONTRIBUINDO COM SUAS MANUTENÇÕES. ESSAS RÉPLICAS PARTICIPARIAM DE REGATAS. 

SAVEIRO DE VELA DE IÇAR COM ARMAÇÃO VÉLICA EM TRAQUETE

ARTIGO TAMBÉM PUBLICADO NO SITE "BAHIA NOTÍCIA":

https://www.bahianoticias.com.br/artigo/1443-atividade-nautica-na-bahia-um-caminho-para-o-desenvolvimento.html


JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - 2065   



sexta-feira, 10 de setembro de 2021

ECONOMIA BAIANA, UM PROCESSO DE DECADÊNCIA, NEXO DE CAUSA E EFEITO - BAIANA ECONOMY, A PROCESS OF DECAY, CAUSE AND EFFECT LINK

ESCREVO ESTE ARTIGO COM FELICIDADE INDOMÁVEL E RESILIÊNCIA, PELO DEVER CUMPRIDO EM OUTROS ESCRITOS, RELATANDO A IMPORTÂNCIA PARA A ECONOMIA BAIANA, EM SE AMPLIAR O TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR, A "PONTA NORTE". MAIS DE 15 ANOS SE PASSARAM, UMA DELONGA INJUSTIFICÁVEL QUE DEIXA SEQUELAS DE ATRASO PARA A COMPETITIVIDADE DE NOSSAS TROCAS COMERCIAIS. MAS COMO TRADUZ O DITADO POPULAR - "ANTES TARDE DO QUE NUNCA".

SEM PRETENSÕES ACADÊMICAS, RELATAREI UMA SEQUÊNCIA CRONOLÓGICA DE FATOS QUE FIZERAM PARTE DA VIDA ECONÔMICA DA BAHIA DO INÍCIO DO SÉCULO XIX ATÉ O PRESENTE, PARA TENTARMOS ELUCIDAR O APAGÃO DE ATITUDES E AÇÕES DE POLÍTICA ECONÔMICA QUE TANTO ATRASAM O AVANÇO DA COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA E SUA PROJEÇÃO A NÍVEL GLOBAL, JUNTO A UM FUNESTO PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO QUE TAMBÉM AVANÇA PERVERSAMENTE SOBRE NOSSO FUTURO ESTRATÉGICO.

NO SÉCULO XIX INICIOU-SE O ESVAZIAMENTO DA ECONOMIA BAIANA, COM O DINAMISMO SE DIRECIONANDO PARA O SUDESTE POR DIVERSAS RAZÕES HISTÓRICAS.

OS PORTUGUESES CHEGARAM, NO PRIMEIRO MOMENTO, EM TERRAS BAIANAS E DURANTE MAIS DE 04 SÉCULOS  TUDO ACONTECEU POR AQUI,  EM VIRTUDE DOS  RECURSOS NATURAIS E LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA.

NOS IDOS DE 1500 O PODERIO GEOPOLÍTICO E MILITAR PERTENCIA AOS POVOS QUE DOMINAVAM OS OCEANOS, PELA QUANTIDADE E QUALIDADE DOS NAVIOS ASSOCIADO A PRONTIDÃO DE SUAS TRIPULAÇÕES.

PORTUGAL VISUALIZOU LOGO NO INÍCIO O QUANTO ERA ESTRATÉGICO TER O DOMÍNIO DE UM ACIDENTE GEOGRÁFICO DO PORTE E LOCALIZAÇÃO COM AS CARACTERÍSTICAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. OS MESMOS A DENOMINARAM DE GOLFO, PELA SUA GRANDIOSA DIMENSÃO.

AQUI ENCONTRARAM ÁGUAS ABRIGADAS, COM PROFUNDIDADES ADEQUADAS, PERMITINDO A NAVEGAÇÃO POR DIVERSOS RIOS QUE CONTRIBUÍRAM PARA A EXPLORAÇÃO DE SUAS ENTRANHAS, PELA NAVEGABILIDADE DE SEUS CURSOS E TERRAS AGRICULTÁVEIS, FECHAVAM ESTE LEQUE.

AGREGA A ESTES FATOS ANTERIORES, A RIQUEZA DA FLORESTA TROPICAL, PELA SUA DIVERSIDADE DE MADEIRAS APROPRIADAS A CONSTRUÇÃO NAVAL E REFORMAS  DE EMBARCAÇÕES.

A BAHIA FOI SE DESTACANDO NO CENÁRIO GLOBAL PELAS FACILIDADES PORTUÁRIAS E EXPORTAÇÃO DE ESPECIARIAS.  AS EMBARCAÇÕES QUE DEMANDAVAM AO SUL DA ÁFRICA, CABO DA BOA ESPERANÇA, OU AO PACÍFICO VIA CABO HORN, ESCALAVAM NO PORTO DE SALVADOR EM VIRTUDE DOS REGIMES DE VENTOS, QUE FAVORECIAM A NAVEGAÇÃO.

EM NOSSO PORTO, AS TRIPULAÇÕES DESCANSAVAM, REALIZAVAM REFORMAS NAS EMBARCAÇÕES, O PORTO DA BAHIA, COMO ERA DENOMINADO À ÉPOCA, ESTAVA SEMPRE COALHADO DE NAVIOS, SENDO O MAIS IMPORTANTE ANCORADOURO NO HEMISFÉRIO SUL DURANTE GRANDE PARTE DO SÉCULO XIX.


FOTO SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM UMA VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR, A ESSA ÉPOCA NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO!! É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DE NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL!!!! ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM!!!!

EXEMPLIFICANDO A PROJEÇÃO DA CIDADE DE SÃO SALVADOR E SEU RECÔNCAVO, PODEMOS CITAR O PRIMEIRO USO DO VAPOR PARA PROPULSÃO DE EMBARCAÇÕES NO BRASIL PELA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, O ARSENAL DE MARINHA DA BAHIA ERA O MAIOR ESTALEIRO ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR, ATÉ A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, INCLUSIVE SENDO AQUI CONSTRUÍDOS NAVIOS DE GUERRA PARA PAÍSES EUROPEUS,  PRIMEIRA OBRA DE ENGENHARIA HIDRÁULICA DO PAÍS FOI EDIFICADA PELOS JESUÍTAS NA ILHA DE ITAPARICA, A PESCA DA BALEIA, INICIADA NOS IDOS DE 1602, PARA EXTRAÇÃO DE ÓLEO, DESDE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX AO INÍCIO DO SÉCULO XX FOI A PRINCIPAL ATIVIDADE ECONÔMICA DA BAHIA, NOSSOS ENGENHOS POVOARAM O RECÔNCAVO BAIANO, FORNECENDO AÇÚCAR PARA O MERCADO INTERNACIONAL.

NAVIO "ITAPARICA" APORTANDO NA CIDADE DO MESMO NOME. ESSA EMBARCAÇÃO JUNTO A SEU IRMÃO "MARAGOGIPE" FORAM AS ÚLTIMAS UNIDADES, COMPRADAS NA ALEMANHA, PELA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960, ANTES DA IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA "FERRY BOAT".

A BAHIA ERA UMA REFERÊNCIA PARA COLÔNIA PORTUGUESA. CENÁRIO QUE FOI SE ALTERANDO EM CONSEQUÊNCIA DA MUDANÇA DA CAPITAL COLONIAL DE SALVADOR PARA O RIO DE JANEIRO EM 1763, JUNTO AO CICLO DE OURO.  ASSIM, INICIA-SE O ESVAZIAMENTO ECONÔMICO DA BAHIA.

É IMPORTANTE FRISAR QUE, O CACAU SE APRESENTAVA EM PRATICAMENTE TODO O SÉCULO XX COMO UMA ATIVIDADE ECONÔMICA RELEVANTE NO SUL DO ESTADO, GERANDO RIQUEZAS, ALÉM DO COMPLEXO FUMAGEIRO NO RECÔNCAVO, LASTREADO COM CAPITAL ALEMÃO. O AUGE E DECLÍNIO DESSAS "COMMODITIES", SERÁ TRATADO EM OUTRO ARTIGO.

A DESCOBERTA DE PETRÓLEO NO ANO DE 1939, NA LOCALIDADE DO LOBATO, CONFIGUROU-SE UM NOVO CICLO PARA ECONOMIA BAIANA, QUE TEVE CONTINUIDADE COM A CONSTRUÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES EM SETEMBRO DE 1950 NO RECÔNCAVO BAIANO. UMA REFINARIA DE PETRÓLEO REPRESENTA UMA INDÚSTRIA DE BASE, SENDO MULTIPLICADORA DE INVESTIMENTOS E FORNECEDORA DE INSUMOS PRIMÁRIOS PARA TODA CADEIA PRODUTIVA DE PRODUTOS QUÍMICOS E PETROQUÍMICOS.

NA ESTEIRA DA REFINARIA DE MATARIPE, COMO É CONHECIDA, SURGIU O TEMADRE - TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS, O QUE POTENCIALIZOU UM NOVO NICHO PARA EXPLORAÇÃO LOGÍSTICA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

NO FINAL DA DÉCADA DE 1960 DEVE-SE RESSALTAR A PRIMEIRA INICIATIVA DE INSTALAÇÃO DE UM CENTRO INDUSTRIAL COM RAÍZES NO PLANEJAMENTO, O CIA - CENTRO INDUSTRIAL DE ARATU, MAS COM VIDA CURTA, POIS NÃO SE PENSOU NA INTEGRAÇÃO DE SUAS EMPRESAS. EM MEADOS DE 60 PARA 70 DO SÉCULO XX, NOVOS VENTOS SE INICIAM COM INSTALAÇÃO DE EMPRESAS DO SETOR  SIDERÚRGICO, A FERBASA E SIBRA, PROCESSADORAS DE FERRO LIGAS E USIBA- USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA, MARCO PARA  ESTADO, POR SER A ÚNICA SIDERÚRGICA DO NORDESTE, A PRIMEIRA A UTILIZAR GÁS DE PETRÓLEO EM SUA OPERAÇÃO, NO PROCESSO DE REDUÇÃO DIRETA. ALCAN - ALUMÍNIO E CARAÍBAS METAIS - CONCENTRADO DE COBRE.

COM AS VANTAGENS COMPETITIVAS E COMPARATIVAS ADVINDAS DA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO E DA PRESENÇA DA REFINARIA DE MATARIPE, A BAHIA OBTEVE UMA VITÓRIA POLÍTICA JUNTO AO GOVERNO FEDERAL, ONDE CONSEGUIU ATRAIR A INSTALAÇÃO DE UM POLO PETROQUÍMICO. O PRIMEIRO CENTRO PETROQUÍMICO INTEGRADO DO HEMISFÉRIO SUL, SUPERANDO AS PRETENSÕES DO ESTADO DE SÃO PAULO QUE ALMEJAVA EXPANDIR O MESMO EM DETRIMENTO DA CRIAÇÃO DE UM NOVO. A VISÃO ESTRATÉGICA DE DESCENTRALIZAÇÃO INDUSTRIAL DO SUDESTE PARA OUTRAS REGIÕES DO PAÍS, TAMBÉM FOI FATOR DECISIVO.

O COPEC – COMPLEXO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI FOI A SEGUNDA E MAIS IMPORTANTE ONDA DO PROCESSO DE CONSOLIDAÇÃO DO SETOR SECUNDÁRIO DO NOSSO ESTADO, COMO PRODUTOR DE BENS INTERMEDIÁRIOS.

POR FIM, NA DÉCADA DE 90, DEPOIS DE OUTRA INTENSA LUTA POLÍTICA O GOVERNADOR DA ÉPOCA CONSEGUIU TRAZER A FÁBRICA DA FORD PARA SER INSTALADA EM CAMAÇARI. A BAHIA INGRESSAVA NO RESTRITO CLUBE DE PRODUTOR DE BENS FINAIS, CUJA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA SIMBOLIZA A EXPRESSÃO MÁXIMA.

A PARTIR DE 2007, O GOVERNO DO ESTADO PERTENCIA AO MESMO GRUPO POLITICO DO PRESIDENTE DO PAÍS, NA PERSPECTIVA DO NOSSO DISCERNIMENTO, COMEÇA NESSE MOMENTO A PERDA DE POSIÇÕES RELATIVAS NO ESPECTRO DO PIB NORDESTINO E NACIONAL, OU SEJA, UMA SITUAÇÃO POLÍTICA QUE APARENTAVA SER FAVORÁVEL A BAHIA, SE MOSTROU UM CAMINHO INVERSO.

ESTE CENÁRIO SE MATERIALIZA COM A DISPUTA PELA FÁBRICA DE POLÍMERO VERDE DO GRUPO BRASKEM. DENTRE AS OPÇÕES, ENCONTRAVA-SE A BAHIA COM SEU POLO PETROQUÍMICO DE CAMAÇARI E OS GAÚCHOS COM O POLO DE TRIUNFO.  AS APOSTAS DO MERCADO ERAM FAVORÁVEIS PARA O NOSSO COMPLEXO PETROQUÍMICO, NÃO SÓ PELA DIVERSIDADE E COMPLEMENTARIEDADE DE SUAS UNIDADES PRODUTIVAS, EM RELAÇÃO A TRIUNFO, COMO TAMBÉM A BAHIA ERA POSSUIDORA DE LAVOURAS DE CANA DE AÇÚCAR, O RIO GRANDE DO SUL, NÃO. A CONQUISTA FICOU COM OS GAÚCHOS.

NESSE MESMO PRETÉRITO O NOSSO ESTADO NECESSITAVA DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS PARA AMPLIAÇÃO DOS PORTOS DE SALVADOR - A "PONTA NORTE" E DE ARATU QUE TINHA CONGESTIONAMENTOS CRÔNICOS, MAS, POR OUTRO LADO AS VERBAS FEDERAIS FORAM DIRECIONADAS PARA O PORTO DE SUAPE, PECÉM E RIO GRANDE, ESTE ÚLTIMO PARECIA UMA VINGANÇA PELA PERDA DA FORD, QUE CULMINOU COM A NÃO REELEIÇÃO  DO GOVERNO PROTAGONISTA DO FATO.

SALVADOR ERA O ÚNICO PORTO A MOVIMENTAR CONTÊINERES NO NORDESTE, DEPOIS DO BOOM DE INVESTIMENTOS EM SUAPE, ESSE PORTO NOS ULTRAPASSOU NESTE TIPO  DE CARGA, PRINCIPALMENTE EM VIRTUDE DOS TRANSBORDOS,  NAVIOS DE LONGO CURSO TRAZEM MERCADORIAS DE IMPORTAÇÃO, DESCARREGAM, E ESSES CONTÊINERES SÃO CARREGADOS EM NAVIOS COM MENOR DESLOCAMENTO E CONSEQUENTEMENTE COM MENOR CALADO, QUE PODEM SER OPERADOS EM PORTOS COM PROFUNDIDADE RESTRITA, A EXEMPLO   DE MANAUS E OUTROS DA REGIÃO NORTE.

PERNAMBUCO, MAIS UMA VEZ GANHANDO ESPAÇO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM RELAÇÃO À BAHIA, BUSCOU O CD - CONCEITO DE CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, AS MERCADORIAS CHEGAM DOS CENTROS PRODUTORES DO SUDESTE E SUL DO PAÍS, SENDO CONCENTRADAS NO PORTO DE SUAPE, EM SEGUIDA SÃO DISTRIBUÍDAS NOS ESTADOS DA REGIÃO, GANHAM COM RECEITAS LOGÍSTICAS, POSTOS DE TRABALHO E IMPOSTOS. ISTO EXPLICA POR QUE MUITOS NAVIOS DE CONTÊINERES VINDO DO EXTERIOR TEM SUAPE COMO PRIMEIRO TERMINAL A SER TOCADO E NÃO O TECON SALVADOR. É JUSTO AFIRMAR QUE, NA NAVEGAÇÃO DE LONGO CURSO, SENTIDO EXPORTAÇÃO O TECON SALVADOR É LÍDER ABSOLUTO, O QUE REFLETE AINDA A MAGNITUDE E DIVERSIFICAÇÃO DA NOSSA ECONOMIA.

ENQUANTO CEARÁ E PERNAMBUCO AVANÇARAM A PARTIR DE 2003, A BAHIA RETROAGE. NESSE INTERREGNO AO INVÉS DA AMPLIAÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES, OS INVESTIMENTOS FORAM DESTINADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DA ABREU DE LIMA, ENQUANTO A USIBA CERRA SUAS PORTAS, O CEARÁ CRIA SEU PARQUE SIDERÚRGICO.

EM MAIS UMA CONTENDA NA BUSCA POR INVESTIMENTOS, TENTAMOS ATRAIR A MONTADORA JEEP, MAS A MESMA FOI INSTALADA EM PERNAMBUCO. O ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU FOI ERIGIDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, APÓS PERNAMBUCO JÁ CONTAR COM 3 ESTALEIROS, INCLUSIVE CONSTRUIU DIVERSOS NAVIOS SUEZMAX PARA TRANSPETRO, HOJE DOCA NAVIOS E O NOSSO CONTINUA FECHADO. 

A NOVELIS ANTIGA ALCAN ENCERROU SUAS ATIVIDADES, A NITROFERTIL, A SIBRA, A FORD IDEM, O PARQUE QUÍMICO DA DOW REDUZIU SUAS UNIDADES PRODUTIVAS. APENAS CITANDO AS EMPRESAS ESTRUTURANTES E MAIS SIGNIFICATIVAS.

PASMEM QUE, SALVADOR TENDO O TURISMO COMO ATIVIDADE DA MAIS IMPORTANTE NA GERAÇÃO DE EMPREGOS EM HOTÉIS, TRANSPORTES, ALIMENTAÇÃO, RECEPTIVOS, FICOU SEM CENTRO DE CONVENÇÕES DURANTE UM LONGO PERÍODO, É INACEITÁVEL.

A ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER COM DIVERSAS VANTAGENS COMPETITIVAS, A EXEMPLO DE CLIMA PROPÍCIO A NAVEGAÇÃO A VELA, ASSOCIADA A PRIMEIRA E TERCEIRA BAÍAS DO BRASIL, MAIOR EXTENSÃO  LITORÂNEA, TUDO REPRESENTANDO O TERCEIRO MERCADO NÁUTICO DE EMBARCAÇÕES DE RECREIO DO PAÍS.

MESMO POSSUIDOR DESSAS VANTAGENS, NÃO TEMOS ESTALEIROS ORGANIZADOS COM ECONOMIA DE ESCALA PARA ATENDER NOSSAS DEMANDAS NÁUTICAS, O QUE CONSTITUI MAIS UMA SANGRIA PARA ECONOMIA BAIANA. QUANDO ADQUIRIMOS EMBARCAÇÕES E EQUIPAMENTOS NÁUTICOS EM OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, TRANSFERIMOS RENDAS, EMPREGOS E IMPOSTOS PARA ESTES LOCAIS.

A AÇÃO A SER VIABILIZADA NESTE CONTEXTO PELA SECRETARIA DO PLANEJAMENTO DO ESTADO SERIA A ELABORAÇÃO DE UM PLANO ESTRATÉGICO E A SECRETARIA DA FAZENDA ATRAVÉS DE INSTRUMENTOS FINANCEIROS, IMPLEMENTARIA POLÍTICA FISCAL E LOCACIONAL PARA EXECUÇÃO DESSE PROJETO. CONVOCANDO OS EMPRESÁRIOS DA ÁREA NÁUTICA DE LAZER DE OUTRAS REGIÕES, ALÉM DOS PRODUTORES DE ROCHAS ORNAMENTAIS, PRODUTORES DE CAFÉ E OUTRAS ATIVIDADES, OFERTANDO AOS MESMOS ESSES BENEFÍCIOS PARA REALIZAREM SEUS INVESTIMENTOS EM NOSSO TERRITÓRIO, CONDICIONANDO O EMBARQUE DESSES PRODUTOS EM PORTOS BAIANOS.

UM FATO À PARTE E EMBLEMÁTICO É A POSIÇÃO QUE A BAHIA ASSUME COMO SEGUNDO PRODUTOR NACIONAL DE ALGODÃO, MAIS UMA VEZ O ESTADO NÃO IMPRIMI AÇÕES EFETIVAS NO SENTIDO QUE A RIQUEZA AQUI GERADA, REVERTA EM BENEFÍCIO DA ECONOMIA BAIANA. QUASE TODA EXPORTAÇÃO DESTE PRODUTO É REALIZADA PELO PORTO DE SANTOS QUE FICA A MAIS DE 900 KM DAS REGIÕES PRODUTORAS, EM RELAÇÃO AO PORTO DE SALVADOR. ASSOCIADA A ESTA REALIDADE, HÁ OS CONSTANTES CONGESTIONAMENTOS DO PORTO PAULISTA, O QUE ELEVA O FRETE COBRADO, POIS SÃO INCORPORADAS AS TAXAS DE "DEMURRAGE"- SOBREESTADIA. ENQUANTO ISTO O PORTO DE SALVADOR GANHOU MAIS UM BERÇO DE ATRACAÇÃO, UMA VANTAGEM PARA ATRAIR ESSA CARGA. SÃO SITUAÇÕES INADMISSÍVEIS DIANTE DAQUELES QUE TEM O DEVER GOVERNAMENTAL DE DESENVOLVER O FUTURO ECONÔMICO DA BAHIA.

A INERCIA DA FIEB – FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DA BAHIA, COMO  ÓRGÃO REPRESENTATIVO DE CLASSE, PERANTE ESSE PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO QUE GRAVITA SOBRE NOSSO PARQUE  PRODUTIVO, É NOTÓRIO. CABE TAMBÉM A FIEB REALIZAR ESTUDO SOBRE AS VOCAÇÕES PRODUTIVAS DE CADA REGIÃO DO ESTADO E CONSTRUIR PONTES PARA EFETIVAÇÃO DOS RESULTADOS COM AS RESPECTIVAS ESFERAS GOVERNAMENTAIS.

AQUISIÇÃO DA RLAM PELO FUNDO MUBADALA INVESTMENT COMPANY DE ABU DHABI DOS EMIRADOS ÁRABES PROPORCIONARÁ A AMPLIAÇÃO, MODERNIZAÇÃO E DESGARGALAMENTO DAS PLANTAS DESSA UNIDADE INDUSTRIAL, ALÉM DESSE GRUPO SER CONTROLADOR DA DETEN SITUADA NO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, CUJA RLAM É FORNECEDORA DE  INSUMOS, VERTICALIZANDO A ATUAÇÃO DO MUBADALA NO AMBIENTE ECONÔMICO DO ESTADO.  A VENDA DOS ATIVOS DA BRASKEM NA BAHIA TAMBÉM ESTÁ NA TELA DO RADAR DO GRUPO. 

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO, AÇÕES IMPORTANTES NO CENÁRIO LOGÍSTICO PORTUÁRIO DA BAHIA, COMO CITADOS ANTERIORMENTE, EM 2020, TEMOS A AMPLIAÇÃO DO TECON SALVADOR, EM MAIS UM BERÇO PARA NAVIOS PORTA CONTÊINERES DE ÚLTIMA GERAÇÃO E AUTORIZAÇÃO CONCEDIDA AO ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU PARA OPERAR COMO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO, COM EMBARQUES INICIAIS DE MINÉRIOS DE FERRO.

                https://www.enseada.com/2021/06/10/5a-operacao-da-brazil-iron-limited-no-tup-enseada/

 JOSEMAR SOUZA SANTOS - CORECON 2065

SALVADOR, EM 10 DE AGOSTO DE 2021


ECONOMISTA, PELA UCSAL

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU, ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ORGANIZACIONAL PÚBLICA, REALIZADO NO PERÍODO DE ABRIL A DEZEMBRO DE 2000, UNEB - UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - MONOGRAFIA - ESTRUTURA PORTUÁRIA DO ESTADO DA BAHIA, UM RELATO OPERACIONAL.

"PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU, ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EM ÓRGÃO DE INFRA ESTRUTURA DE TRANSPORTES, INÍCIO EM  24/03/2007 E TÉRMINO EM 07/05/2008, UFBA -UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - MONOGRAFIA -ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS: UM CAMINHO PARA O DESENVOLVIMENTO.

PUBLICADO NO SITE BAHIA NOTICIAS EM 10/09/2021: https://www.bahianoticias.com.br/artigo/1388-economia-baiana-um-processo-de-decadencia-nexo-de-causa-e-efeito.html

sexta-feira, 25 de junho de 2021

BONS VENTOS A TODOS HOMENS DO MAR NESTE 25 DE JUNHO!!

NETUNO OFEREÇA O RUMO A TODOS HOMENS DO MAR NA SUA FAINA DIÁRIA NA IMENSIDÃO DOS OCEANOS!!




    CUTTY SARK - TALL SHIP

       Photo by Hulton Archive/Getty Images

quinta-feira, 25 de junho de 2020

25 DE JUNHO, DIA DO HOMEM DO MAR

A TODOS HOMENS DO MAR, NOSSA GRATIDÃO PELAS MILHAS NAVEGADAS, DURANTE SÉCULOS, PROPORCIONANDO A PERPETUALIDADE DO PROCESSO CIVILIZATÓRIO!!! "NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO"!!!!!




JOSEMAR SOUZA SANTOS 

    ECONOMISTA - 2065