RECENTEMENTE, A IMPRENSA TEM VEICULADO INSATISFAÇÃO DO GOVERNADOR DA BAHIA, SENHOR JAQUES WAGNER, A RESPEITO DO AMBIENTE REGULATÓRIO PARA NOVOS INVESTIMENTOS PRIVADOS EM TERMINAIS PORTUÁRIOS NO ESTADO.
ATRAVÉS DE ARTIGOS´, JÁ VINHAMOS ALERTANDO SOBRE O VAZIO LOGÍSTICO EM QUE ESTÁ MERGULHADO A BAHIA, NO QUE DIZ RESPEITO ÁS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS, TUDO ACONTECENDO NO VÁCUO DO ESVAZIAMENTO POLÍTICO QUE VARREU NOSSA TERRA NOS ÚLTIMOS ANOS.
ATRAVÉS DE ARTIGOS´, JÁ VINHAMOS ALERTANDO SOBRE O VAZIO LOGÍSTICO EM QUE ESTÁ MERGULHADO A BAHIA, NO QUE DIZ RESPEITO ÁS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS, TUDO ACONTECENDO NO VÁCUO DO ESVAZIAMENTO POLÍTICO QUE VARREU NOSSA TERRA NOS ÚLTIMOS ANOS.
É MÓRBIDO, REDUNDANTE, REQUENTADO COMENTARMOS
MAIS UMA VEZ SOBRE A AUSÊNCIA DE INVESTIMENTOS NOS PORTOS PÚBLICOS E TERMINAIS
PRIVADOS QUE ATENDEM OS FLUXOS DE INSUMOS DA ECONOMIA BAIANA, EM DETRIMENTO DE
OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO, QUE AO CONTRÁRIO DAS FORÇAS POLÍTICAS QUE GOVERNAM A BAHIA, PENSARAM
ESTRATEGICAMENTE NO FUTURO, BUSCANDO COMPETITIVIDADE E VANTAGENS COMPARATIVAS
EM DOCAS MAIS EFICIENTES.
EM SUCINTO RELATO, TENTAREMOS PASSAR UMA REFLEXÃO SOBRE O MOMENTO OPERACIONAL DAS UNIDADES PORTUÁRIAS DO NOSSO ESTADO.
O PORTO DE ARATU, VAI COMPLETAR PRATICAMENTE, PASMEM, TRÊS
DÉCADAS COM A MESMA ESTRUTURA FÍSICA, OU SEJA, 3 BERÇOS PARA OPERAREM GRANÉIS SÓLIDOS, EM 2
PIERS, E MAIS 3 BERÇOS PARA GRANÉIS LÍQUIDOS EM TAMBÉM 2 PIERS.
ENQUANTO ISSO, UNIDADES
PRODUTIVAS QUE UTILIZAM ESSE PORTO PARA MOVIMENTAREM SEUS INSUMOS, A EXEMPLO DA
CARAÍBAS METAIS, METALURGIAS DE FERRO LIGA, MISTURADORAS DE FERTILIZANTES, ETC, AMPLIARAM SUAS ESCALAS DE
PRODUÇÃO SEM A DEVIDA CONTRAPARTIDA LOGÍSTICA OFERECIDA PELO ENTE ESTATAL, DIMINUINDO ASSIM, SUA COMPETITIVIDADE GLOBAL, POIS ESTÃO ARCANDO COM FRETES MAIS ELEVADOS, PAGOS AOS ARMADORES, EM RELAÇÃO AOS CONCORRENTES,
CONSEQUÊNCIA DA SOBRE ESTADIA DOS NAVIOS QUE PASSAM DIAS ESPERANDO A VEZ DE ATRACAREM.
ARATU PRECISA URGENTEMENTE
AMPLIAR SUAS ESTRUTURAS PARA ATENDER O CRESCIMENTO ECONÔMICO DA BAHIA. UM PONTO A SER LEMBRADO, DIANTE DE TANTAS DIFICULDADES ROTINEIRAS PARA OS USUÁRIOS DESSE PORTO, É QUE UM DOS SEUS BERÇOS ESTÁ INOPERANTE, FORÇANDO EM DIVERSAS OCASIÕES O DESVIO DO NAVIO PARA SALVADOR OU TERMINAL DA GERDAU.
NO PORTO DE
SALVADOR, A REALIDADE NÃO MUDA UM MILÍMETRO, SUA CONCEPÇÃO FÍSICA ATUAL VEM DO
FINAL DA DÉCADA DE 60 DO SÉCULO XX,
O QUE ACONTECEU RECENTEMENTE,
DIGA-SE DE PASSAGEM, COM MAIS DE 10 ANOS DE ATRASO, OS INVESTIMENTOS DO TECON
COM AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS E REALIZAÇÃO DE DRAGAGEM NA BACIA DE
EVOLUÇÃO E AO LONGO DO CAIS, AUMENTANDO O CALADO OPERACIONAL PARA 15 METROS, PERMITINDO COLOCAR O PORTO DE SALVADOR NA ROTA DOS GRANDES NAVIOS DE CONTÊINERES, NÃO CONTEMPLOU ESSE PORTO COM NOVOS BERÇOS, APENAS INCORPOROU ÁREA OCIOSA. GANHOU-SE CADÊNCIA OPERACIONAL, MAS É APENAS O MOMENTO, O FUTURO SE AVIZINHA DESAFIADOR.
O PORTO DE SALVADOR AINDA PODE
PROLONGAR SUA VIDA ÚTIL COMO UNIDADE OPERACIONAL, POR MAIS ALGUNS ANOS, COM A
CONSTRUÇÃO DA PONTA NORTE O QUE ACRESCERIA MAIS 2 BERÇOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE
COFRES DE CARGA, A PARTIR DESTE MOMENTO AS NOVAS INVERSÕES TERÃO QUE SER EM ARATU.
O PORTO DE MALAHADO EM ILHÉUS
AINDA MANTÉM SEUS SINAIS VITAIS GRAÇAS AO EMPRESARIADO QUE UTILIZA SUA
ESTRUTURA PARA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS, MAS, COMO OS DEMAIS PORTOS DA CODEBA
CONTINUA COM A MESMA REALIDADE DE 40 ANOS ATRÁS.
OS TERMINAIS PRIVATIVOS LOCALIZADOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS
OS SANTOS, ESTÃO, EM SUA MAIORIA, NA MESMA SITUAÇÃO DOS PORTOS PÚBLICOS DO ESTADO..
O TEMADRE QUE ATENDE AS DEMANDAS
DA REFINARIA LANDULFO ALVES, GRANÉIS LÍQUIDOS E GASOSOS, COM 5 BERÇOS, ENFRENTA
ÍNDICE DE ESPERA ELEVADO PARA ATRACAÇÃO. CONSTRUIU MAIS UM BERÇO HÁ MAIS DE 20
ANOS, PARA ATENDER NAVIOS DE MAIOR DESLOCAMENTO, MAS EM CONTRAPARTIDA A
CAPACIDADE DE PROCESSAMENTO DE RLAM TEM SE AMPLIADO CONTINUAMENTE, ALÉM DA
DESCOBERTA DE NOVAS JAZIDAS DE GÁS EM ÁGUA BAIANAS, O QUE SUPERA A CAPACIDADE
DESTE TERMINAL.
O TERMINAL DE GRANÉIS LÍQUIDOS DA
DOW QUÍMICA, HÁ DÉCADAS, TEM O MESMO FORMATO, UM PIER DOTADO DE 1 BERÇO. O ANTIGO
TERMINAL DA USIBA, PARA GRANÉIS SÓLIDOS, UNICAMENTE NO SENTIDO IMPORTAÇÃO, HOJE
PERTENCENTE AO GRUPO GERDAU, CONSTA COM A MESMA ESTRUTURA FÍSICA ORIGINAL, UM PIER COM UM
BERÇO.
O PORTO DA PONTA DA LAGE,
MOVIMENTA VEÍCULOS DA MONTADORA FORD, TANTO EM IMPORTAÇÃO COMO EM EXPORTAÇÃO, PERMITINDO ATRACAÇÃO DE APENAS UM NAVIO, ESPECIALIZADO, ROLL ON ROLL OFF.
O TERMINAL PORTO COTEGIPE, LOCALIZADO NA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO MOINHO DIAS BRANCOS, NO CANAL DE COTEGIPE, BAÍA DE ARATU, É O MAIS IMPORTANTE INVESTIMENTO NO SETOR PORTUÁRIO DO ESTADO, DESDE A IMPLANTAÇÃO DO PORTO DE ARATU.
HOJE SUA ESTRUTURA É COMPOSTA DE UM PIER COM
2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, ESPECIALIZADOS NA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS AGRÍCOLAS,
SOJA E MILHO NO SENTIDO EXPORTAÇÃO E TRIGO E CEVADA NO SENTIDO INVERSO. O PROJETO
ORIGINAL PREVÊ A CONSTRUÇÃO DE MAIS UM BERÇO. É UM TERMINAL MODERNO, DE ALTA
CADÊNCIA OPERACIONAL, COLOCANDO A BAHIA NA ROTA INTERNACIONAL DAS EXPORTAÇÕES DE GRÃOS, SEM
DEVER NADA A PORTOS COMO O DE PARANAGUÁ E SANTOS.
EM SUMA, OUTRAS UNIDADES DA
FEDERAÇÃO QUE PERCEBERAM COM OLHOS NO FUTURO QUE OS GARGALOS LOGÍSTICOS SÃO
ENTRAVES À COMPETITIVIDADE EMPRESARIAL, ASSUMIRAM POSIÇÕES RELATIVAS EM MINISTÉRIOS CHAVES, E SEUS
REPRESENTANTES POLÍTICOS ATUARAM DE FORMA COESA EM NOME DE SEUS ESTADOS,
RELEGANDO DIFERENÇAS PARTIDÁRIAS, PARA BUSCAREM INVESTIMENTOS E INFLUÊNCIA NO GOVERNO DA UNIÃO EM BUSCA DE RECURSOS PÚBLICOS E DA INICIATIVA PRIVADA PARA SEUS COMPLEXOS PORTUÁRIOS.
PERNAMBUCO, FUNDAMENTADO NA LIDERANÇA DE SEU
GOVERNADOR EDUARDO CAMPOS É O EXEMPLO MAIS SENSÍVEL DESTA ESTRATÉGIA, ASSUMINDO PARA SEU GRUPO POLÍTICO A SECRETARIA DE PORTOS, E JUNTO AO EX PRESIDENTE LULA, EDIFICOU SUAPE. TROUXE ESTALEIROS, MONTADORAS E EMPRESAS DE DIVERSOS SEGMENTOS, TRANSFORMANDO ESSE COMPLEXO INDUSTRIAL E PORTUÁRIO EM UMA VITRINE PELA BUSCA DE INVESTIMENTOS PRODUTIVOS PARA SUA TERRA.
NO CEARÁ, O EXEMPLO É PECEM.
PARANAGUÁ NAS MÃOS DO ESTADO DO PARANÁ EVOLUI A OLHOS VIVOS, IDEM PARA O PORTO
DO RIO GRANDE E SEU TERMINAL DE CONTÊINERES. O PORTO DE SANTOS NA RETAGUARDA,
OU COMO QUEIRAM, NA VANGUARDA, DO PODERIO ECONÔMICO DO ESTADO DE SÃO PAULO, AMPLIA E
CONSTRÓI BERÇOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE NOVOS NICHOS DE CARGAS.
A BAHIA NESSE INTERREGNO, ALARDANDO
QUE SEU GOVERNADOR ERA AMIGO DO ENTÃO PRESIDENTE LULA E DO MESMO PARTIDO DO GOVERNO
FEDERAL, FICOU A ESCUTAR O CANTO DA SEREIA E PERDEU O MOMENTO.
HOJE, OS BAIANOS ESTÃO Á VER UM DESFILE DE OBRAS FARAÔNICAS, SEM FUNDAMENTO TÉCNICO NO CONTEXTO DAS VERDADEIRAS NECESSIDADES LOGÍSTICAS DO ESTADO, SEM OBSERVAR TAMBÉM AS LIMITAÇÕES DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS QUE DEVEM ELEGER O QUE É PRIORITÁRIO, AO INVÉS DE PIROTECNIZAR ANÚNCIOS DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS DESCABIDOS.
CITAMOS COMO OBRAS IMPORTANTES E ESTRATÉGICAS PARA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, A PONTA NORTE DO PORTO DE SALVADOR, NOVOS PIERS PARA GRANÉIS LÍQUIDOS, SÓLIDOS E GASOSOS, ALÉM DO DESENHO DE UM TERMINAL DE CONTÊINERES, TUDO EM ARATU, MODERNIZAÇÃO DA FERROVIA SALVADOR - JUAZEIRO E NÃO PONTE, SALVADOR - ITAPARICA, PORTO SUL E FERROVIA LESTE OESTE.
HOJE, OS BAIANOS ESTÃO Á VER UM DESFILE DE OBRAS FARAÔNICAS, SEM FUNDAMENTO TÉCNICO NO CONTEXTO DAS VERDADEIRAS NECESSIDADES LOGÍSTICAS DO ESTADO, SEM OBSERVAR TAMBÉM AS LIMITAÇÕES DOS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS QUE DEVEM ELEGER O QUE É PRIORITÁRIO, AO INVÉS DE PIROTECNIZAR ANÚNCIOS DE INVESTIMENTOS PÚBLICOS DESCABIDOS.
CITAMOS COMO OBRAS IMPORTANTES E ESTRATÉGICAS PARA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, A PONTA NORTE DO PORTO DE SALVADOR, NOVOS PIERS PARA GRANÉIS LÍQUIDOS, SÓLIDOS E GASOSOS, ALÉM DO DESENHO DE UM TERMINAL DE CONTÊINERES, TUDO EM ARATU, MODERNIZAÇÃO DA FERROVIA SALVADOR - JUAZEIRO E NÃO PONTE, SALVADOR - ITAPARICA, PORTO SUL E FERROVIA LESTE OESTE.
HOJE CHORA-SE PELO LEITE DERRAMADO.
MAS O DITADO POPULAR, DIZ: "ANTES TARDE DO QUE NUNCA". EM CONTRA PONTO OUTRO
DÍSTICO POPULAR "NÃO DEIXE PARA AMANHÃ O QUE SE PODE FAZER HOJE".
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
LINKS CORRELATOS:
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/PORTOS%20E%20NAVEGA%C3%87%C3%83O
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/ENTREVISTAS%20-%20LOG%C3%8DSTICA%20PORTU%C3%81RIA
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/11/homologacao-do-novo-calado-do-tecon_15.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/11/estrada-de-ferro-juazeiro-salvador.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/09/2-noticias-de-extrema-importancia-para.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/04/tecon-salvador-opera-o-msc-nerissa-com.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/04/terminal-moinho-dias-branco-porto.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/12/estadualizacao-da-codeba-um-caminho.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/11/porto-de-salvador-ilusao-e-realidade.html
LINKS CORRELATOS:
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/PORTOS%20E%20NAVEGA%C3%87%C3%83O
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/ENTREVISTAS%20-%20LOG%C3%8DSTICA%20PORTU%C3%81RIA
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/11/homologacao-do-novo-calado-do-tecon_15.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/11/estrada-de-ferro-juazeiro-salvador.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/09/2-noticias-de-extrema-importancia-para.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/04/tecon-salvador-opera-o-msc-nerissa-com.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/04/terminal-moinho-dias-branco-porto.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/12/estadualizacao-da-codeba-um-caminho.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/11/porto-de-salvador-ilusao-e-realidade.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário