A PERPLEXIDADE QUE ENVOLVE O ACIDENTE COM O NAVIO "COSTA CONCÓRDIA" AO SE CHOCAR CONTRA ROCHAS SUBMARINAS NA ILHA "GLIGLIO", LITORAL DA "TOSCANA", TEM SUSCITADO INÚMEROS QUESTIONAMENTOS A RESPEITO DO GRAU DE SEGURANÇA DOS PROCEDIMENTOS DE NAVEGAÇÃO EM NAVIOS DE CRUZEIROS.
OS PRIMEIROS INDÍCIOS APONTAM PARA PROVÁVEL ERRO HUMANO PRATICADO PELO COMANDANTE DA EMBARCAÇÃO, " FRANCESCO SCHETTINO". ABANDONANDO O NAVIO COM PASSAGEIROS E TRIPULANTES AINDA A BORDO E REALIZAVA MANOBRAS ARRISCADAS BEM PRÓXIMO A COSTA POR MOTIVO FÚTIL. OU SEJA, HOMENAGEAR DOIS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA QUE NASCERAM NESSA ÁREA.
COSTA CONCÓRDIA SEMI NAUFRAGADO
COSTA CONCÓRDIA SEMI NAUFRAGADO
http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/juiza-argentina-de-72-anos-nadou-para-escapar-de-naufragio
NO MOMENTO É TEMERÁRIO TOMAR PARTIDO DE SUPOSIÇÕES E ESPECULAÇÕES QUE SURGEM EM TORNO DO INCIDENTE, POIS SÓ O INQUÉRITO NAVAL APONTARÁ AS VERDADEIRAS CAUSAS DO ENCALHE DO "COSTA CONCÓRDIA".
NO MOMENTO É TEMERÁRIO TOMAR PARTIDO DE SUPOSIÇÕES E ESPECULAÇÕES QUE SURGEM EM TORNO DO INCIDENTE, POIS SÓ O INQUÉRITO NAVAL APONTARÁ AS VERDADEIRAS CAUSAS DO ENCALHE DO "COSTA CONCÓRDIA".
"COSTA CONCÓRDIA"
http://vereadorzezao11.blogspot.com/ INDEPENDENTE DAS FANFARRONICES DO CAPITÃO, UM DETALHE TEM SIDO POUCO EXPLORADO PELA MÍDIA NAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM ESPECIALISTAS DA ÁREA. OU SEJA: POR QUE O "COSTA CONCÓRDIA", UM NAVIO MODERNO QUE ENTROU EM SERVIÇO EM 2006, ADERNOU COM TANTA FACILIDADE E DE FORMA ACENTUADA APÓS COMEÇAR A FAZER ÁGUA PELOS RASGOS PROVOCADOS ENTRE O ABARROAMENTO DO CASCO COM AS ROCHAS SUBMARINAS?
CAPITÃO "FRANCESCO SCHETTINO"
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/capitao-de-navio-naufragado-na-italia-e-mantido-sob-prisao-domic/n1597582312727.html
AS EMBARCAÇÕES MODERNAS POSSUEM EM SEU BOJO PORTAS E COMPARTIMENTOS ESTANQUES PARA EVITAREM O ALAGAMENTO POR COMPLETO DO NAVIO EM CASO DE COLISÕES QUE PROVOQUEM FISSURAS NO CASCO. O SISTEMA DE MONITORAMENTO INDICARÁ O SETOR QUE ESTÁ INUNDADO E AUTOMATICAMENTE O MESMO SERÁ ISOLADO CONFINANDO A ENTRADA DE ÁGUA A ÁREA ATINGIDA.
O "RMS TITANIC" QUE FEZ SUA PRIMEIRA E ÚNICA VIAGEM EM 1912, HÁ 100 ANOS ATRÁS, SE CHOCANDO COM ICEBERG NO "ATLÂNTICO NORTE", JÁ POSSUÍA ANTEPARAS ESTANQUES, QUE DE QUALQUER FORMA NÃO EVITARAM O NAUFRÁGIO. O RASGO NO CASCO FOI DE 90 METROS A ESTIBORDO. A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE ENTRAVA FOI MUITO GRANDE, MAS A IDEIA JÁ FOI UM AVANÇO PARA ÉPOCA.
APESAR DA TRAGÉDIA O "TITANIC" AINDA FLUTUOU POR DUAS HORAS E QUARENTA MINUTOS, TEMPO PRECIOSO PARA EFETUAR AS FAINAS DE ABANDONO DO NAVIO. NÃO ADERNOU E AFUNDOU PELA PROA. NA VERDADE AS VÍTIMAS FORAM, EM SUA MAIORIA, PELA QUANTIDADE INSUFICIENTE DE ESCALERES EXISTENTES A BORDO PARA ATENDER TODOS OS PASSAGEIROS E TRIPULANTES.
"RMS TITANIC"
http://50anosdetextos.com.br/1980/como-afundou-o-navio-que-nem-deus-podia-afundar/
"RMS TITANIC"
http://50anosdetextos.com.br/1980/como-afundou-o-navio-que-nem-deus-podia-afundar/
É MUITO FÁCIL CULPAR SIMPLESMENTE UM HOMEM PELO INCIDENTE, POIS ESTARIA RESOLVIDO TODO A QUESTÃO NUM PASSE DE MÁGICA, DO QUE CULPABILIZAR UM ERRO DE PROJETO QUE PODE RESULTAR EM PREJUÍZO DE MILHÕES DE DOLARES, COM REPERCUSSÕES BEM MAIS PROFUNDAS E RESPONSABILIZADORAS.
É REALMENTE UM ENIGMA, COMO UM COMANDANTE COM FARTA EXPERIÊNCIA DE NAVEGAÇÃO, TANTO É QUE ESTAVA A FRENTE DE UM DOS MAIORES NAVIOS DA EMPRESA, AUXILIADO POR UMA PARAFERNÁLIA DE INSTRUMENTO ELETRÔNICOS DE AUXÍLIO A NAVEGAÇÃO, TENHA COMETIDO ERRO TÃO GROSSEIRO. LEMBRAR QUE ELE ALEGA QUE A ROCHA NÃO CONSTAVA DA CARTA NÁUTICA, ALGO POUCO PROVÁVEL, MAS NÃO DESCARTADO, MAS QUE NÃO INVALIDARIA SUAS OUTRAS FALHAS.
O COMPORTAMENTO DO COMANDANTE "SCHETTINO", PELO DIÁLOGO QUE TRAVOU COM O CAPITÃO DOS PORTOS DE "LIVORNO", GREGORIO MARIA DE FALCO, DIGA DE PASSAGEM TRANSFORMADO EM HERÓI NACIONAL, PODE SUSCITAR QUE "SCHETTINO" ESTAVA SOBRE EFEITO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS OU OUTROS ESTIMULANTES, NÃO FOI UMA ATITUDE COMPATÍVEL COM UM POSTO DE CAPITÃO DE LONGO CURSO. TUDO NO MOMENTO SÃO HIPÓTESES.
O COMPORTAMENTO DO COMANDANTE "SCHETTINO", PELO DIÁLOGO QUE TRAVOU COM O CAPITÃO DOS PORTOS DE "LIVORNO", GREGORIO MARIA DE FALCO, DIGA DE PASSAGEM TRANSFORMADO EM HERÓI NACIONAL, PODE SUSCITAR QUE "SCHETTINO" ESTAVA SOBRE EFEITO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS OU OUTROS ESTIMULANTES, NÃO FOI UMA ATITUDE COMPATÍVEL COM UM POSTO DE CAPITÃO DE LONGO CURSO. TUDO NO MOMENTO SÃO HIPÓTESES.
QUANTO AO NAVIO ESTAR BEM PRÓXIMO A COSTA, NÃO SE CONSTITUI NECESSARIAMENTE UMA IMPERÍCIA DE NAVEGAÇÃO. OS NAVIOS DE CRUZEIROS NORMALMENTE NAVEGAM NA CHEGADA E PARTIDAS DOS PORTOS EM CANAIS PRÓXIMO A CIDADE VISITADA PARA PERMITIR UMA MELHOR VISÃO DOS PASSAGEIROS. DESDE QUE O PILOTO TENHA SEUS SISTEMAS ELETRÔNICOS DE NAVEGAÇÃO ALIMENTADOS COM CARTAS PRECISAS SOBRE A ÁREA A SER NAVEGADA, ALÉM DA PRESENÇA DE UM PRÁTICO A BORDO, QUANDO SE FIZER NECESSÁRIO.
OS PROJETOS DE NAVIOS DE CRUZEIROS PRIORIZAM UMA GEOMETRIA QUE LEVEM A UM CALADO MENOR, JUSTAMENTE PARA TER ACESSO A MAIORIA DOS PORTOS LOCALIZADOS EM CIDADES E REGIÕES TURÍSTICAS. UM GRANELEIRO OU FULL CONTÊINER DO MESMO COMPRIMENTO DO "COSTA CONCÓRDIA", PRATICAMENTE CALA DUAS VEZES MAIS.
QUEM PASSA PELA REGIÃO DO PORTO DE SALVADOR, NO BAIRRO DO COMÉRCIO, DEVE TER VISTO EM ALGUM MOMENTO,NOS MESES DE VERÃO, NAVIOS DE CRUZEIROS DO PORTE DO "CONCÓRDIA", OU ATÉ ELE MESMO QUANDO ESTEVE AQUI, ATRACADOS NO 1º ARMAZÉM DAS DOCAS, ONDE O CALADO É O MENOR EM TODO TRECHO DE CAIS, O QUE NÃO PERMITIRIA UM NAVIO DE CARGA SECA OU TANQUE EM PLENA CARGA,COM METADE DO COMPRIMENTO DO CONCÓRDIA, OPERAR SEM RESTRIÇÕES
OS PROJETOS DE NAVIOS DE CRUZEIROS PRIORIZAM UMA GEOMETRIA QUE LEVEM A UM CALADO MENOR, JUSTAMENTE PARA TER ACESSO A MAIORIA DOS PORTOS LOCALIZADOS EM CIDADES E REGIÕES TURÍSTICAS. UM GRANELEIRO OU FULL CONTÊINER DO MESMO COMPRIMENTO DO "COSTA CONCÓRDIA", PRATICAMENTE CALA DUAS VEZES MAIS.
QUEM PASSA PELA REGIÃO DO PORTO DE SALVADOR, NO BAIRRO DO COMÉRCIO, DEVE TER VISTO EM ALGUM MOMENTO,NOS MESES DE VERÃO, NAVIOS DE CRUZEIROS DO PORTE DO "CONCÓRDIA", OU ATÉ ELE MESMO QUANDO ESTEVE AQUI, ATRACADOS NO 1º ARMAZÉM DAS DOCAS, ONDE O CALADO É O MENOR EM TODO TRECHO DE CAIS, O QUE NÃO PERMITIRIA UM NAVIO DE CARGA SECA OU TANQUE EM PLENA CARGA,COM METADE DO COMPRIMENTO DO CONCÓRDIA, OPERAR SEM RESTRIÇÕES
NA VERDADE TUDO QUEM TEM SIDO DITO NO MOMENTO SÃO ESPECULAÇÕES, SÓ AS INVESTIGAÇÕES OFERECERÃO A COMUNIDADE INTERNACIONAL, RESPOSTAS QUE ALMEJAM. A CONFIANÇA NO FUTURO DO MERCADO DE CRUZEIROS MARÍTIMOS DEPENDERÁ DA SERIEDADE DESSE PROCESSO
JOSEMAR
VEJAM, NA TABELA A SEGUIR, QUE O "COSTA CONCÓRDIA", CONFORME TEM SE NOTICIADO, ELE NÃO É UM DOS MAIORES NAVIOS DE CRUZEIROS DO MUNDO, ESTÁ APENAS NA 23 POSIÇÃO EM TERMOS DE TONELAGEM
JOSEMAR
VEJAM, NA TABELA A SEGUIR, QUE O "COSTA CONCÓRDIA", CONFORME TEM SE NOTICIADO, ELE NÃO É UM DOS MAIORES NAVIOS DE CRUZEIROS DO MUNDO, ESTÁ APENAS NA 23 POSIÇÃO EM TERMOS DE TONELAGEM
Rank
|
Navio
|
Companhia de Cruzeiro
|
Gross Tonnage
|
Ano
|
Capacidade
|
1
|
Allure of the Seas
|
Royal Caribbean International
|
220,000 GT
|
2010
|
6,296
|
1
|
Oasis of the Seas
|
Royal Caribbean International
|
220,000 GT
|
2009
|
6,296
|
3
|
Freedom of the Seas
|
Royal Caribbean International
|
154,407 GT
|
2006
|
4,370
|
3
|
Liberty of the Seas
|
Royal Caribbean International
|
154,407 GT
|
2007
|
4,370
|
3
|
Independence of the Seas
|
Royal Caribbean International
|
154,407 GT
|
2008
|
4,370
|
6
|
Norwegian Epic
|
Norwegian Cruise Line
|
153,000 GT
|
2010
|
4,200
|
7
|
Queen Mary 2
|
Cunard Line
|
151,400 GT
|
2003
|
3,056
|
8
|
Navigator of the Seas
|
Royal Caribbean International
|
138,279 GT
|
2002
|
3,114
|
9
|
Mariner of the Seas
|
Royal Caribbean International
|
138,279 GT
|
2003
|
3,114
|
10
|
MSC Fantasia
|
MSC Cruises
|
138,000 GT
|
2008
|
3,900
|
11
|
MSC Splendida
|
MSC Cruises
|
138,000 GT
|
2009
|
3,900
|
12
|
Explorer of the Seas
|
Royal Caribbean International
|
137,308 GT
|
2000
|
3,114
|
13
|
Voyager of the Seas
|
Royal Caribbean International
|
137,276 GT
|
1999
|
3,138
|
14
|
Adventure of the Seas
|
Royal Caribbean International
|
137,276 GT
|
2001
|
3,114
|
15
|
Carnival Dream
|
Carnival Cruise Lines
|
130,000 GT
|
2009
|
3,652
|
16
|
Celebrity Solstice
|
Celebrity Cruises
|
122,000 GT
|
2008
|
2,850
|
17
|
Celebrity Equinox
|
Celebrity Cruises
|
122,000 GT
|
2009
|
2,850
|
18
|
Celebrity Eclipse
|
Celebrity Cruises
|
122,000 GT
|
2010
|
2,850
|
19
|
Ruby Princess
|
Princess Cruises
|
116,351 GT
|
2008
|
3,080
|
20
|
Azura
|
P&O Cruises
|
116,351 GT
|
2010
|
3,092
|
21
|
Diamond Princess
|
Princess Cruises
|
115,875 GT
|
2004
|
2,674
|
22
|
Sapphire Princess
|
Princess Cruises
|
115,875 GT
|
2004
|
2,670
|
23
|
Costa Concordia
|
Costa Cruises
|
114,500 GT
|
2006
|
3,700
|
24
|
Costa Serena
|
Costa Cruises
|
114,500 GT
|
2007
|
3,700
|
25
|
Costa Pacifica
|
Costa Cruises
|
114,500 GT
|
2009
|
3,700
|
26
|
Carnival Splendor
|
Carnival Cruise Lines
|
113,300 GT
|
2008
|
3,006
|
27
|
Crown Princess
|
Princess Cruises
|
113,000 GT
|
2006
|
3,080
|
28
|
Emerald Princess
|
Princess Cruises
|
113,000 GT
|
2007
|
3,114
|
29
|
Ventura
|
P&O Cruises
|
113,000 GT
|
2008
|
3,092
|
30
|
Caribbean Princess
|
Princess Cruises
|
112,894 GT
|
2004
|
3,622
|
Navios acima de 100,000 GT em construção
(* O Disney Dream foi lançado ao mar antes do prazo previsto e ocupa a 16 posição nos maiores navios)
Navio
Companhia de Cruzeiro
Gross Tonnage
Ano
Capacidade
Norwegian TBA
Norwegian Cruise Line
143,500 GT
2013
4,000
Norwegian TBA
Norwegian Cruise Line
143,500 GT
2014
4,000
Royal Princess
Princess Cruises
141,000 GT
2013
3,600
Regal Princess
Princess Cruises
141,000 GT
2014
3,600
MSC Divina
MSC Cruises
139,000 GT
2012
3,900
Carnival Magic
Carnival Cruise Lines
130,000 GT
2011
3,652
Carnival Breeze
Carnival Cruise Lines
130,000 GT
2012
3,652
Disney Dream *
Disney Cruise Line
128,000 GT
2011
4,000
Disney Fantasy
Disney Cruise Line
128,000 GT
2012
4,000
Celebrity Silhouette
Celebrity Cruises
122,000 GT
2011
2,850
Celebrity Reflection
Celebrity Cruises
122,000 GT
2012
2,850
Costa Favolosa
Costa Cruises
114,500 GT
2011
3,700
Costa Fascinosa
Costa Cruises
114,500 GT
2012
3,700
http://www.viagensdenavio.com.br/main.asp?subject=os_30_maiores