domingo, 22 de janeiro de 2012

40º EDIÇÃO DA REGATA "JOÃO DAS BOTAS" NA PRAIA DO "PORTO DA BARRA"

NO PRÓXIMO DOMINGO DIA 29/01/2012, NA PRAIA DO PORTO DA BARRA, VAI SER CORRIDA A 40º EDIÇÃO DA REGATA "JOÃO DAS BOTAS" CUJO INTUITO É CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DA CULTURA NÁUTICA DA BAHIA E SUA PRINCIPAL EMBARCAÇÃO, O SAVEIRO.


SAVEIROS VELA DE IÇAR


PARTICIPARÃO SAVEIROS DE VELA IÇAR, VELA DE PENA E CANOAS. O PERCURSO TRIANGULAR EM DIREÇÃO AO CANAL DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" TERÁ COMO PONTO DE LARGADA E CHEGADA A PRAIA DO "PORTO DA BARRA".


SAVEIROS VELA DE IÇAR


EM MONOGRAFIA DE NOSSA AUTORIA, RESSALTAMOS A RELEVÂNCIA QUE AS EMBARCAÇÕES TÍPICAS DO LITORAL DA BAHIA, PRINCIPALMENTE DE SUA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS", TIVERAM EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CULTURAL E SOCIAL DA CIDADE DE "SÃO SALVADOR" E SEU RECÔNCAVO, MERECENDO ASSIM UMA ATENÇÃO ESPECIAL DO GOVERNO ESTADUAL APOIANDO ESSE EVENTO, CUJA  ORGANIZAÇÃO ESTÁ, UNICAMENTE, NAS MÃOS DA "MARINHA DO BRASIL".

SAVEIROS VELA DE PENA


NÃO HÁ COMO OS SAVEIROS VENHAM A DESEMPENHAR ATIVIDADE ECONÔMICA, OS TEMPOS SÃO OUTROS, MAS A SOCIEDADE BAIANA DEVE EMPREENDER ESFORÇOS PARA MANTER VIVO O LEGADO QUE ESSAS EMBARCAÇÕES, SEUS MESTRES E TRIPULANTES DEIXARAM PARA A FORMAÇÃO DA "CIVILIZAÇÃO BAIANA". AS LUTAS TRAVADAS PELA INDEPENDÊNCIA DA BAHIA TIVERAM A PARTICIPAÇÃO EFETIVA DOS SAVEIROS, O NOME DA REGATA É UMA HOMENAGEM A O TENENTE "JOÃO DAS BOTAS" QUE COMBATEU COM HONRA OS PORTUGUESES NESSE PERÍODO.

SAVEIRO VELA DE PENA


CANOAS DA BAHIA



NAS PRIMEIRAS EDIÇÕES DA REGATA, O NÚMERO DE INSCRITO ERA PRATICAMENTE DUAS VEZES MAIOR QUE O DA ÚLTIMA EDIÇÃO, SEM FALAR QUE AS ESCUNAS NÃO MAIS PARTICIPAM, ISSO DEMONSTRA QUE O GOVERNO DA BAHIA ATRAVÉS DA SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO, DEVE COMPARTILHAR OS CUSTOS DA ORGANIZAÇÃO DO EVENTO COM A MARINHA DO BRASIL, INCLUSIVE AMPLIANDO OS VALORES DAS PREMIAÇÕES, MESMO ASSIM É MUITO POUCO PELA IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DO SAVEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DA BAHIA.

ESCUNAS DA BAHIA
http://salvador.olx.com.br/aluguel-e-venda-de-escunas-iid-114291506


ESCUNAS DA BAHIA- HOJE BARCOS UTILIZADOS EM CHARTER

UM DETALHE IMPORTANTE, PARA OS VISITANTES DA NOSSA CIDADE, É QUE SEGUNDO O JORNAL INGLÊS "THE GUARDIAN" A PRAIA DO "PORTO DA BARRA" É A TERCEIRA MELHOR PRAIA DO MUNDO, FICANDO ATRÁS, APENAS, DE UMA PRAIA DA ESPANHA E OUTRA DA COLÔMBIA.

PRAIA DO "PORTO DA BARRA"  27/01/12 
FOTO DO AUTOR DO BLOG

PRAIA DO "PORTO DA BARRA"  27/01/12 
FOTO DO AUTOR DO BLOG

AS FOTOS ABAIXO SÃO SIMBÓLICAS, A 1ª UM SOLITÁRIO SAVEIRO, ANCORADO NA ENSEADA DE "SÃO JOAQUIM", COM UMA CARGA DE CERÂMICA PRODUZIDA NO "RECÔNCAVO", ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 60 DO SÉCULO 20, NESSA MESMA ÁREA -2ª FOTO- FUNCIONAVA A FEIRA DE "ÁGUA DE MENINOS" COM SUA ENSEADA REPLETA  DESSAS EMBARCAÇÕES,  CONTRASTE HISTÓRICO E CULTURAL.


ENSEADA DE SÃO JOAQUIM EM 29/12/2011
FOTO DO AUTOR DO BLOG - 29/12/2011


ENSEADA DE "ÁGUA DE MENINOS" ENTRE 1946-1948 - PIERRE VERGER
LEVE SUA FAMÍLIA, AMIGOS, PRESTIGIE ESSE IMPORTANTE EVENTO NÁUTICO, EXPLIQUE AS CRIANÇAS QUE ESSAS EMBARCAÇÕES FORAM DE SUMA RELEVÂNCIA PARA A SOLIDIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA DA BAHIA DE HOJE.


JOSEMAR

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

LAS MALVINAS SON ARGENTINAS - AS MALVINAS SÃO ARGENTINA, O POVO LATINO AMERICANO TEM CONSCIÊNCIA DESSE FATO HISTÓRICO


AS MALVINAS SÃO DA ARGENTINA, O POVO BAIANO  E TODA AMÉRICA DO SUL SÃO SOLIDÁRIOS AOS NOSSO IRMÃOS ARGENTINOS, QUE LUTAM PARA CONQUISTAREM UMA PARTE SOBERANA DO SEU TERRITÓRIO.

A GEOPOLÍTICA QUE ENVOLVE A POSSE, LEGÍTIMA, DAS MALVINAS PELA ARGENTINA SE CONSTITUI EM INTERESSE ESTRATÉGICO PARA TODA AMÉRICA LATINA, POIS O NOSSO CONTINENTE SE TRANSFORMARÁ EM UM BLOCO ECONÔMICO E POLÍTICO COESO, DESSA MANEIRA, OS RECURSOS NATURAIS ENCONTRADOS NESSAS ILHAS DO ATLÂNTICO SUL, PETRÓLEO PRINCIPALMENTE, SE TRANSFORMARÁ EM RIQUEZA PARA O POVO LATINO AMERICANO E NÃO PARA UM PAÍS EUROPEU QUE ESTÁ A MAIS DE 14.000 KM DAS MALVINAS.

NÃO ESQUECER, QUE PELA PROXIMIDADE DAS MALVINAS EM RELAÇÃO A ANTÁRTIDA, A SUA OCUPAÇÃO GERA UMA PONTE PARA PROJEÇÃO DE PODER NESSE CONTINENTE GELADO. 

QUANDO PENSARMOS SOBRE A REIVINDICAÇÃO DO POVO ARGENTINO SOBRE AS MALVINAS, DEVEMOS OLHAR O FATO COM TRANSCENDÊNCIA ESTRATÉGICA, OU SEJA, ESSA OCUPAÇÃO, FERE A TODO O CONTINENTE SUL AMERICANO E NÃO SÓ AOS NOSSOS IRMÃOS ARGENTINOS,

 ESSAS BANDEIRAS ESTÃO UNIDAS  PELAS MALVINAS SUL AMERICANA:







AOS AMIGOS PORTENHOS, VENHAM CONHECER A BAHIA, SEU MAR, SUA SENSUALIDADE, SUA CULTURA, SUA FRATERNIDADE. SE POSSÍVEL LEIAM TRÊS LIVROS DE JORGE AMADO, O BAIANO MAIS ILUSTRE, "MAR MORTO" , "CAPITÃES DA AREIA" E "OS VELHOS MARINHEIROS", VERDADEIROS TRATADOS SOCIOLÓGICOS E REPRESENTATIVOS DO POVO DA BAHIA.

NÃO SEJAMOS PUERIS, PENSANDO QUE A BAHIA SE RESUME APENAS EM VIRTUDES, VERDADEIRAS MAZELAS SOCIAIS AFLIGEM NOSSO ESTADO, COMO DE RESTO, O PAÍS COMO TODO: VIOLÊNCIA, SAÚDE E ENSINO PÚBLICO DEGRADANTES, JUSTIÇA MOROSA, TUDO GERADO PELA CORRUPÇÃO IMPUNE.


DISTÂNCIA DAS ILHAS MALVINAS EM RELAÇÃO A INGLATERRA
http://www.naval.com.br/blog/#axzz1lSUEPHF1


MAS APESAR DE TUDO, ACREDITO, QUE VALE VISITAR O NOSSO ESTADO. POR FAVOR, VISITE NO BLOG O MARCADOR  "BAHIA STATE" PARA VER IMAGENS DA CAPITAL DA BAHIA.                 

GRANDE ABRAÇO ARGENTINA, EM BREVE ESTAREI DEGUSTANDO UM BOM VINHO EM "USHUAIA" - ARGENTINA QUE JUNTO COM "PUNTA ARENAS" O PORTO DOS CLIPPERS - CHILE, SÃO OS LOCAIS DOS VERDADEIROS HOMENS DO MAR.


JOSEMAR

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

NAUFRÁGIO DO "COSTA CONCÓRDIA" , DURO GOLPE PARA A FLORESCENTE INDÚSTRIA DE CRUZEIRO MARÍTIMO

A PERPLEXIDADE QUE ENVOLVE O ACIDENTE COM O NAVIO "COSTA CONCÓRDIA" AO SE CHOCAR CONTRA ROCHAS SUBMARINAS NA ILHA "GLIGLIO", LITORAL DA "TOSCANA", TEM SUSCITADO INÚMEROS QUESTIONAMENTOS A RESPEITO DO GRAU DE SEGURANÇA DOS PROCEDIMENTOS DE NAVEGAÇÃO EM NAVIOS DE CRUZEIROS.

OS PRIMEIROS INDÍCIOS APONTAM PARA PROVÁVEL ERRO HUMANO PRATICADO PELO COMANDANTE DA EMBARCAÇÃO, " FRANCESCO SCHETTINO". ABANDONANDO O NAVIO COM PASSAGEIROS E TRIPULANTES AINDA A BORDO E REALIZAVA MANOBRAS ARRISCADAS BEM PRÓXIMO A COSTA POR MOTIVO FÚTIL. OU SEJA, HOMENAGEAR DOIS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA QUE NASCERAM NESSA ÁREA.


COSTA CONCÓRDIA SEMI NAUFRAGADO
http://exame.abril.com.br/economia/mundo/noticias/juiza-argentina-de-72-anos-nadou-para-escapar-de-naufragio

NO MOMENTO É TEMERÁRIO TOMAR PARTIDO DE SUPOSIÇÕES E ESPECULAÇÕES QUE SURGEM EM TORNO DO INCIDENTE, POIS SÓ O INQUÉRITO NAVAL APONTARÁ AS VERDADEIRAS CAUSAS DO ENCALHE DO "COSTA CONCÓRDIA".

"COSTA CONCÓRDIA"
http://vereadorzezao11.blogspot.com/

INDEPENDENTE DAS FANFARRONICES DO CAPITÃO, UM DETALHE TEM SIDO POUCO EXPLORADO PELA MÍDIA NAS ENTREVISTAS REALIZADAS COM ESPECIALISTAS DA ÁREA. OU SEJA: POR QUE O "COSTA CONCÓRDIA", UM NAVIO MODERNO QUE ENTROU EM SERVIÇO EM 2006, ADERNOU COM TANTA FACILIDADE E DE FORMA ACENTUADA APÓS COMEÇAR A FAZER ÁGUA PELOS RASGOS PROVOCADOS ENTRE O ABARROAMENTO DO CASCO COM AS ROCHAS SUBMARINAS?


CAPITÃO "FRANCESCO SCHETTINO"
http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/capitao-de-navio-naufragado-na-italia-e-mantido-sob-prisao-domic/n1597582312727.html

AS EMBARCAÇÕES MODERNAS POSSUEM EM SEU BOJO PORTAS E COMPARTIMENTOS ESTANQUES PARA EVITAREM O ALAGAMENTO POR COMPLETO DO NAVIO EM CASO DE COLISÕES QUE PROVOQUEM FISSURAS NO CASCO. O SISTEMA DE MONITORAMENTO INDICARÁ O SETOR QUE ESTÁ INUNDADO E AUTOMATICAMENTE O MESMO SERÁ ISOLADO CONFINANDO A ENTRADA DE ÁGUA A ÁREA ATINGIDA.

O "RMS TITANIC" QUE FEZ SUA PRIMEIRA E ÚNICA VIAGEM EM 1912, HÁ 100 ANOS ATRÁS, SE CHOCANDO COM ICEBERG NO "ATLÂNTICO NORTE", JÁ POSSUÍA ANTEPARAS ESTANQUES, QUE DE QUALQUER FORMA NÃO EVITARAM O NAUFRÁGIO. O RASGO NO CASCO FOI DE 90 METROS A ESTIBORDO. A QUANTIDADE DE ÁGUA QUE ENTRAVA FOI MUITO GRANDE, MAS A IDEIA JÁ FOI UM AVANÇO PARA ÉPOCA.

APESAR DA TRAGÉDIA O "TITANIC" AINDA FLUTUOU POR DUAS HORAS E QUARENTA MINUTOS, TEMPO PRECIOSO PARA EFETUAR AS FAINAS DE ABANDONO DO NAVIO. NÃO ADERNOU E AFUNDOU PELA PROA. NA VERDADE AS VÍTIMAS FORAM, EM SUA MAIORIA, PELA QUANTIDADE INSUFICIENTE DE ESCALERES EXISTENTES A BORDO PARA ATENDER TODOS OS PASSAGEIROS E TRIPULANTES.

"RMS TITANIC"
http://50anosdetextos.com.br/1980/como-afundou-o-navio-que-nem-deus-podia-afundar/

É MUITO FÁCIL CULPAR SIMPLESMENTE UM HOMEM PELO INCIDENTE, POIS ESTARIA RESOLVIDO TODO A QUESTÃO NUM PASSE DE MÁGICA, DO QUE CULPABILIZAR UM ERRO DE PROJETO QUE PODE RESULTAR EM PREJUÍZO DE MILHÕES DE DOLARES, COM REPERCUSSÕES BEM MAIS PROFUNDAS E RESPONSABILIZADORAS.

É REALMENTE UM ENIGMA, COMO UM COMANDANTE COM FARTA EXPERIÊNCIA DE NAVEGAÇÃO, TANTO É QUE ESTAVA A FRENTE DE UM DOS MAIORES NAVIOS DA EMPRESA, AUXILIADO POR UMA PARAFERNÁLIA DE INSTRUMENTO ELETRÔNICOS DE AUXÍLIO A NAVEGAÇÃO, TENHA COMETIDO ERRO TÃO GROSSEIRO. LEMBRAR QUE ELE ALEGA QUE A ROCHA NÃO CONSTAVA DA CARTA NÁUTICA, ALGO POUCO PROVÁVEL, MAS NÃO DESCARTADO, MAS QUE NÃO INVALIDARIA SUAS OUTRAS FALHAS.

O COMPORTAMENTO DO COMANDANTE "SCHETTINO", PELO DIÁLOGO QUE TRAVOU COM O CAPITÃO DOS PORTOS DE "LIVORNO", GREGORIO MARIA DE FALCO, DIGA DE PASSAGEM TRANSFORMADO EM HERÓI NACIONAL, PODE SUSCITAR QUE "SCHETTINO" ESTAVA SOBRE EFEITO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS OU OUTROS ESTIMULANTES, NÃO FOI UMA ATITUDE COMPATÍVEL COM UM POSTO DE CAPITÃO DE LONGO CURSO. TUDO NO MOMENTO SÃO HIPÓTESES.

QUANTO AO NAVIO ESTAR BEM PRÓXIMO A COSTA, NÃO SE CONSTITUI NECESSARIAMENTE UMA IMPERÍCIA DE NAVEGAÇÃO. OS NAVIOS DE CRUZEIROS NORMALMENTE NAVEGAM NA CHEGADA E PARTIDAS DOS PORTOS EM CANAIS PRÓXIMO A CIDADE VISITADA PARA PERMITIR UMA MELHOR VISÃO DOS PASSAGEIROS. DESDE QUE O PILOTO TENHA SEUS SISTEMAS ELETRÔNICOS DE NAVEGAÇÃO ALIMENTADOS COM CARTAS PRECISAS SOBRE A ÁREA A SER NAVEGADA, ALÉM DA PRESENÇA DE UM PRÁTICO A BORDO, QUANDO SE FIZER NECESSÁRIO.

OS PROJETOS DE NAVIOS DE CRUZEIROS PRIORIZAM UMA GEOMETRIA QUE LEVEM A UM CALADO MENOR, JUSTAMENTE PARA TER ACESSO A MAIORIA DOS PORTOS LOCALIZADOS EM CIDADES E REGIÕES TURÍSTICAS. UM GRANELEIRO OU FULL CONTÊINER DO MESMO COMPRIMENTO DO "COSTA CONCÓRDIA", PRATICAMENTE  CALA DUAS VEZES MAIS.

QUEM PASSA PELA REGIÃO DO PORTO DE SALVADOR, NO BAIRRO DO COMÉRCIO, DEVE TER VISTO EM ALGUM MOMENTO,NOS MESES DE VERÃO, NAVIOS DE CRUZEIROS  DO PORTE DO "CONCÓRDIA", OU ATÉ ELE MESMO QUANDO ESTEVE AQUI, ATRACADOS NO 1º ARMAZÉM DAS DOCAS, ONDE O CALADO É O MENOR EM TODO TRECHO DE CAIS, O QUE NÃO PERMITIRIA UM NAVIO DE CARGA SECA OU TANQUE EM PLENA CARGA,COM METADE DO COMPRIMENTO DO CONCÓRDIA, OPERAR SEM RESTRIÇÕES

NA VERDADE TUDO QUEM TEM SIDO DITO NO MOMENTO SÃO ESPECULAÇÕES, SÓ AS INVESTIGAÇÕES OFERECERÃO A COMUNIDADE INTERNACIONAL, RESPOSTAS QUE ALMEJAM. A CONFIANÇA NO FUTURO DO MERCADO DE CRUZEIROS MARÍTIMOS DEPENDERÁ DA SERIEDADE DESSE PROCESSO


JOSEMAR

VEJAM, NA TABELA A SEGUIR, QUE O "COSTA CONCÓRDIA", CONFORME TEM SE NOTICIADO, ELE NÃO É UM DOS MAIORES NAVIOS DE CRUZEIROS DO MUNDO, ESTÁ APENAS NA 23 POSIÇÃO EM TERMOS DE TONELAGEM


Rank
Navio
Companhia de Cruzeiro
Gross Tonnage
Ano
Capacidade
1
Allure of the Seas
Royal Caribbean International
220,000 GT
2010
6,296
1
Oasis of the Seas
Royal Caribbean International
220,000 GT
2009
6,296
3
Freedom of the Seas
Royal Caribbean International
154,407 GT
2006
4,370
3
Liberty of the Seas
Royal Caribbean International
154,407 GT
2007
4,370
3
Independence of the Seas
Royal Caribbean International
154,407 GT
2008
4,370
6
Norwegian Epic
Norwegian Cruise Line
153,000 GT
2010
4,200
7
Queen Mary 2
Cunard Line
151,400 GT
2003
3,056
8
Navigator of the Seas
Royal Caribbean International
138,279 GT
2002
3,114
9
Mariner of the Seas
Royal Caribbean International
138,279 GT
2003
3,114
10
MSC Fantasia
MSC Cruises
138,000 GT
2008
3,900
11
MSC Splendida
MSC Cruises
138,000 GT
2009
3,900
12
Explorer of the Seas
Royal Caribbean International
137,308 GT
2000
3,114
13
Voyager of the Seas
Royal Caribbean International
137,276 GT
1999
3,138
14
Adventure of the Seas
Royal Caribbean International
137,276 GT
2001
3,114
15
Carnival Dream
Carnival Cruise Lines
130,000 GT
2009
3,652
16
Celebrity Solstice
Celebrity Cruises
122,000 GT
2008
2,850
17
Celebrity Equinox
Celebrity Cruises
122,000 GT
2009
2,850
18
Celebrity Eclipse
Celebrity Cruises
122,000 GT
2010
2,850
19
Ruby Princess
Princess Cruises
116,351 GT
2008
3,080
20
Azura
P&O Cruises
116,351 GT
2010
3,092
21
Diamond Princess
Princess Cruises
115,875 GT
2004
2,674
22
Sapphire Princess
Princess Cruises
115,875 GT
2004
2,670
23
Costa Concordia
Costa Cruises
114,500 GT
2006
3,700
24
Costa Serena
Costa Cruises
114,500 GT
2007
3,700
25
Costa Pacifica
Costa Cruises
114,500 GT
2009
3,700
26
Carnival Splendor
Carnival Cruise Lines
113,300 GT
2008
3,006
27
Crown Princess
Princess Cruises
113,000 GT
2006
3,080
28
Emerald Princess
Princess Cruises
113,000 GT
2007
3,114
29
Ventura
P&O Cruises
113,000 GT
2008
3,092
30
Caribbean Princess
Princess Cruises
112,894 GT
2004
3,622


Navios acima de 100,000 GT em construção
(* O Disney Dream foi lançado ao mar antes do prazo previsto e ocupa a 16 posição nos maiores navios)

Navio
Companhia de Cruzeiro
Gross Tonnage
Ano
Capacidade
Norwegian TBA
Norwegian Cruise Line
143,500 GT
2013
4,000
Norwegian TBA
Norwegian Cruise Line
143,500 GT
2014
4,000
Royal Princess
Princess Cruises
141,000 GT
2013
3,600
Regal Princess
Princess Cruises
141,000 GT
2014
3,600
MSC Divina
MSC Cruises
139,000 GT
2012
3,900
Carnival Magic
Carnival Cruise Lines
130,000 GT
2011
3,652
Carnival Breeze
Carnival Cruise Lines
130,000 GT
2012
3,652
Disney Dream *
Disney Cruise Line
128,000 GT
2011
4,000
Disney Fantasy
Disney Cruise Line
128,000 GT
2012
4,000
Celebrity Silhouette
Celebrity Cruises
122,000 GT
2011
2,850
Celebrity Reflection
Celebrity Cruises
122,000 GT
2012
2,850
Costa Favolosa
Costa Cruises
114,500 GT
2011
3,700
Costa Fascinosa
Costa Cruises
114,500 GT
2012
3,700


http://www.viagensdenavio.com.br/main.asp?subject=os_30_maiores

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MARINA PIER NORTE - VÍTIMA DA IMPRENSA


O JORNAL "TRIBUNA DA BAHIA"  NOS ÚLTIMOS DIAS TEM OFERECIDO COMO MANCHETE PRINCIPAL UMA CAMPANHA DESPROPORCIONAL A UM CIDADÃO QUE, POR INICIATIVA E RECURSOS PRÓPRIOS, VEM OFERECER ALGUMA ESTRUTURA AOS PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕES, CUJOS PROVENTOS NÃO PERMITEM, POR EXEMPLO, USAR OS SERVIÇOS DE MARINAS ELITIZADAS.

SÃO ESSAS IMAGENS QUE ALGUNS QUEREM ACABAR? LUTEM CONTRA A CORRUPÇÃO; PELO FORTALECIMENTO DO CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS; SE VOLTEM AO MAR, A NATUREZA, COMPREM UM BARCO; SERVIRÃO MUITO MELHOR A BAHIA, AO INVÉS DE DESTRUÍREM BARCOS E MARINAS.
FOTOS: AUTOR DO BLOG

AS MARINAS EXISTENTES HOJE NA ORLA DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AO INVÉS DE PREJUDICAR O BAIRRO DA RIBEIRA, SÃO AGENTES DE REVITALIZAÇÃO DESSA ÁREA. NO MOMENTO EM QUE TODOS OS PARTICIPANTES DO SISTEMA, PROPRIETÁRIOS DE BARCOS,  EMPREENDIMENTOS E RESTAURANTES, MARINHEIROS, MECÂNICOS, E OUTROS ZELAM  PELA SUSTENTABILIDADE DESSA PITORESCA ENSEADA, A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA FAZ PARTE DA EXISTÊNCIA MARINHEIRA COISA QUE APARENTEMENTE ALGUNS MORADORES E PODERES PÚBLICOS NÃO VÊM REALIZANDO A CONTENTO.

SÃO ESSAS IMAGENS QUE ALGUNS QUEREM ACABAR? LUTEM CONTRA A CORRUPÇÃO; PELO FORTALECIMENTO DO CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS; SE VOLTEM AO MAR, A NATUREZA, COMPREM UM BARCO; SERVIRÃO MUITO MELHOR A BAHIA, AO INVÉS DE DESTRUÍREM BARCOS E MARINAS.
FOTOS: AUTOR DO BLOG
POR QUE ESSES MORADORES QUE APARECEM EM ENTREVISTAS NA TELEVISÃO E JORNAIS NÃO TOMARAM À FRENTE PARA IMPEDIR OS CRIMINOSOS ATERROS QUE ROUBARAM PARTES PRECIOSAS DO ESPELHO D'ÁGUA DOS TAINHEIROS, ALÉM DE EXIGIR UMA MAIOR FISCALIZAÇÃO PARA IMPEDIR LANÇAMENTO DE LIXO, ESGOTO E PESCA PREDATÓRIA COM BOMBAS, QUE EXTERMINAM A FAUNA E FLORA MARINHA, HOJE SE POSICIONAM CONTRA UM EMPREENDIMENTO QUE VAI VALORIZAR A ÁREA COM A MOVIMENTAÇÃO DE MAIS EMBARCAÇÕES?

SÃO ESSAS IMAGENS QUE ALGUNS QUEREM ACABAR? LUTEM CONTRA A CORRUPÇÃO; PELO FORTALECIMENTO DO CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS; SE VOLTEM AO MAR, A NATUREZA, COMPREM UM BARCO; SERVIRÃO MUITO MELHOR A BAHIA, AO INVÉS DE DESTRUÍREM BARCOS E MARINAS.
FOTOS: AUTOR DO BLOG

POR QUE ESSE JORNAL E MORADORES, NÃO SOLICITAM AO GOVERNO DA BAHIA PARA QUE A MARINA DA PENHA SEJA VOLTADA PARA SUA VOCAÇÃO, GUARDA DE BARCOS, E NÃO PARA REALIZAÇÃO DE SHOWS QUE DEVE TRANSTORNAR MUITO MAIS A ACESSIBILIDADE DOS MORADORES  DO QUE A ESTRUTURA DA MARINA PIER NORTE, QUE SE TORNARÁ UM  ATRATIVO A MAIS PARA TURISTAS, PRINCIPALMENTE ESTRANGEIROS, QUE VALORIZAM A ARTE DE NAVEGAR, ATIVIDADE QUE A BAHIA APESAR DE SUAS POTENCIALIDADES NÁUTICAS POUCO EXPLORADAS, ESCOLHE FICAR CHUTANDO UMA BOLA DE UM LADO A OUTRO?

SÃO ESSAS IMAGENS QUE ALGUNS QUEREM ACABAR? LUTEM CONTRA A CORRUPÇÃO; PELO FORTALECIMENTO DO CNJ - CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; PELA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS; SE VOLTEM AO MAR, A NATUREZA, COMPREM UM BARCO; SERVIRÃO MUITO MELHOR A BAHIA, AO INVÉS DE DESTRUÍREM BARCOS E MARINAS.
FOTOS: AUTOR DO BLOG

O AUMENTO DA QUANTIDADE DE ESTRUTURAS NÁUTICAS NA ENSEADA DOS TAINHEIROS E ORLA DA RIBEIRA DEVE VALORIZAR O BAIRRO E OS IMÓVEIS LÁ EXISTENTES.

É CLARO QUE O PROPRIETÁRIO DESSA MARINA DEVE SEGUIR A LEI E TOMAR PROVIDÊNCIAS QUANTO A REGULARIZAÇÃO DA OBRA. CONTUDO, DEIXO AQUI MEU VOTO DE CONGRATULAÇÕES A TODOS EMPREENDEDORES QUE SEM APOIO GOVERNAMENTAL VÊM PROCURANDO OFERECER UMA GAMA DE ESTRUTURA NÁUTICA PARA O LITORAL DA BAHIA FAZENDO COM QUE O NOSSO ESTADO POSSA POTENCIALIZAR ESSE SETOR EM VETORES DE RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE.

QUE ESSE JORNAL, DO MESMO MODO QUE ESTÁ CONTRA ESSE EMPREENDEDOR, PROCURE COBRAR AÇÕES DO GOVERNO DO ESTADO E DA PREFEITURA, NO SENTIDO DE DESENVOLVER AS POTENCIALIDADES NÁUTICAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. 

OUTRA INCOERÊNCIA E AUSÊNCIA DE CONHECIMENTO DE CAUSA A RESPEITO DESSE FATO, FOI COMPARAR BARRACAS DE PRAIAS DEMOLIDAS NA ORLA DE SALVADOR POR ROUBAREM ESPAÇOS DOS BANHISTAS, COM A MARINA "PIER NORTE" , LOCALIZADA EM UM TRECHO DE ORLA IMPRÓPRIO PARA BANHO. OS CLUBES NÁUTICOS, MARINAS E PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕES, VÊM MANTENDO ESSA ÁREA LIMPA, COISA QUE OS PODERES PÚBLICOS E UMA PARCELA DA POPULAÇÃO NÃO FAZEM SUA PARTE.

ENQUANTO EM NAÇÕES MAIS CIVILIZADAS, QUE NÃO TÊM UM CLIMA TÃO PROPÍCIO  COMO NÓS TEMOS AQUI NA BAHIA, SEUS HABITANTES SE VOLTAM A CADA DIA EM MAIOR NÚMERO A PRÁTICA DA NÁUTICA  , A EXEMPLO DA ARGENTINA E CHILE, O BRASIL SÓ PENSA EM FUTEBOL E SAMBA, POR ISSO OCUPAMOS A 85º POSIÇÃO EM  IDH - ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO.

OS PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕES, MARINAS, ESTALEIROS, RESTAURANTES E BARES VINCULADOS AO MUNDO NÁUTICO DA RIBEIRA, DEVERIAM SE ASSOCIAR, FORTALECENDO ASSIM, OS CAMINHOS REIVINDICATÓRIOS PARA TORNAR A ESSA ÁREA DA CIDADE EM UM GRANDE CENTRO NÁUTICO E PONTO DE PASSEIO PARA  SOTEROPOLITANOS E VISITANTES.

PARA TERMINAR, ACRESCENTO QUE O BAIRRO DA RIBEIRA E A ENSEDA DOS TAINHEIROS SÃO ÁREAS HISTORICAMENTE VOLTADAS PARA A NÁUTICA. E ASSIM SERÁ !


JOSEMAR


domingo, 8 de janeiro de 2012

MUDANÇA PARA CAIXA ECONÔMICA, ACABA COM EXCLUSIVIDADE DO BANCO DO BRASIL PARA CONSIGNADO- BAHIA

INTERESSANTE COMENTÁRIO SOBRE A INCONSTITUCIONAL EXCLUSIVIDADE OFERECIDA AO BANCO DO BRASIL, CITADO NO FIM DA POSTAGEM, FATO ESTE, QUE DEVE ACABAR EM BREVE COM A MUDANÇA DA ADMINISTRAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO DO GOVERNO DA BAHIA PARA CAIXA ECONÔMICA.

EM VERDADE, O TRIBUNAL DE JUSTIÇA DA BAHIA, CONDENOU A EXCLUSIVIDADE OFERECIDA AO BANCO DO BRASIL PELO GOVERNO DO ESTADO, POR 27 VOTOS CONTRA 1, A GRANDE INTERROGAÇÃO SE ESCONDE NO BOJO DO NÃO CUMPRIMENTO DESSA ORDEM JUDICIAL, O QUE ENFRAQUECE O ESTADO DE DIREITO.

DESDE O ANO QUE PASSOU, A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA, DEVERIA TER MINUTADO UM NOVO DECRETO SOBRE AS NORMAS QUE REGEM A CONSIGNAÇÃO, COLOCADO NA MESA DO GOVERNADOR DO ESTADO PARA SER ASSINADO E PUBLICADO, AUTORIZANDO OS DEMAIS CONSIGNATÁRIOS, CADASTRADOS, A REALIZAREM EMPRÉSTIMOS CONSIGNADOS NO PRAZO DE 72 MESES, AO INVÉS DOS 24 MESES HOJE EM VIGOR..

LEMBRAMOS QUE TAMBÉM EXISTE RESOLUÇÃO DO "CADE" CONDENANDO ESSA PRÁTICA ABUSIVA E TOTALITÁRIA DE RESERVA DE MERCADO PARA UM BANCO APENAS, FERINDO DIVERSOS PRECEITOS CONSTITUCIONAIS QUE PROTEGEM A LIBERDADE DE ESCOLHA DO CIDADÃO.

O "CNJ" DEVERIA INVESTIGAR ORDEM JUDICIAL QUE NÃO É ACATADA PELOS CONDENADOS, SEM APLICAÇÃO, PELOS TRIBUNAIS, DAS MEDIDAS COERCITIVAS NECESSÁRIAS PARA SE RESTABELECEREM OS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DOS CIDADÃOS, ISSO É ESTADO DE DIREITO QUE UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA ESPERA DE SUAS INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS.

CONFIAMOS NO PERFIL REPUBLICANO DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER, QUE IRÁ ORDENAR AOS SEUS ASSESSORES DIRETOS O CÉLERE RESTABELECIMENTO DA LIVRE CONCORRÊNCIA EM RELAÇÃO AS REGRAS DO CONSIGNADO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA.


JOSEMAR


    1. Jorge da Silva Aguiar 22.12.2011 às 04:33
      Graças a Deus que com essa migração, chega ao fim o monopólio do Banco na Bahia na concessão de empréstimo consignado em mais de 24 parcelas. Hoje o Governo permite ao Banco do Brasil, financiar o Consignado em até 72 parcelas, enquanto os oustros bancos como o BMG, Mercantil, Bradesco, Matone etc, os contratos são de no máximo 24 parcelas, forçando o servidor a apelar para fazer empréstimo no Banco do Brasil. Ocorre que este Banco Burocratico, impõe muitas restrições para concessão de crédito consignado. Mesmo com margem, o servidor é submetido à analise de crédito, com consulta ao SPC SERASA, ao contrário dos demais bancos. Um absurdo, já que o desconto é feito diretamente na folha e, em se tratando de servidores, os riscos são mínimos. Isso sem falar do péssimo atendimento deste Banco Horroroso. Que venha a nossa folha de pagamento para a Caixa Econômica Federal, com consignado sem consulta a SPC/SERASA e sem monopólio. É necessário que os outros bancos possam conceder empréstimos consignados com prazos iguais aos da CEF, dando-nos opção de escolha na hora de contratá-lo.
    http://www.brasil247.com.br

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

EMPRESA ESPANHOLA DE CONSTRUÇÃO DE MARINAS

RECEBEMOS EMAIL DE UMA EMPRESA ESPANHOLA QUE EMPREGA TECNOLOGIA DE PONTA EM CONSTRUÇÃO DE MARINAS, O QUAL REPASSAMOS, PRINCIPALMENTE PELO POTENCIAL QUE O MERCADO DA BAHIA DEMANDA EM RELAÇÃO A ESSAS ESTRUTURAS.

QUEM SABE, ALGUM GRUPO EMPRESARIAL DA BAHIA POSSA NO FUTURO ASSOCIAR-SE AOS ESPANHÓIS NESSE SEGMENTO NÁUTICO, A "BELOV ENGENHARIA", ESTALEIRO "COREMA" SERIAM EXEMPLOS, OU A "ALFER METAL" ENTRARIA EM CONTATO COM O GOVERNO DA BAHIA, QUE TEM AÇÕES PARA DESENVOLVER A NÁUTICA, EM BUSCA DE INCENTIVOS PARA COLOCAR UMA FILIAL EM NOSSO ESTADO.


JOSEMAR




Nos é grato apresentar-lhes ALFER METAL, uma empresa espanhola construtora de portos e marinas ecológicas. Entre as mais de 155 marinas que realizou em Europa e África ao longo de duas décadas de existencia, destacamos a construção do Porto de Sanxenxo en Galicia (sede da competição Volvo Ocean Race 2005) e do Porto de San Adrián de Cobres (pertencente à Rede Natura 2000).
Para a sua maior comodidade, adjunto enviamos uma apresentação da empresa em português; podem ver mais detalhes no nosso site www.alfermetal.com .
Também estamos lançando uma nova linha de piers com sistema atenuante de ondas de última geraçao, desenvolvido pelo departamento de I+D da empresa e cuja finalidade é dar maior estabilidade ao pier, dissipando a energia proveniente de ondas e marolas.
Agradecemos desde já a sua atenção e desejamos que essa informação seja do seu interesse. Nesse caso nao duvidem em entrar em contactar conosco.
Atentamente,
Manuel García Hermida
(director comercial)



quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

MARINA BONFIM - RIBEIRA - SALVADOR - BAHIA

COMPLETANDO O PROJETO DO BLOG, A RIBEIRA E SUAS MARINAS, EM PARTICULAR A "ENSEADA DOS TAINHEIROS", VAMOS NARRAR SOBRE A "MARINA BONFIM", LOCALIZADA NO FINAL DA "AVENIDA BEIRA MAR", BAIRRO DA RIBEIRA.


PONTE DE ACESSO PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE - MARINA BONFIM


VISÃO DA MARINA A PARTIR DA PONTE DE ACESSO


ESSA MARINA OPERA NO ESPAÇO ONDE FUNCIONAVA O "ESTALEIRO BONFIM" HOJE DESMOBILIZADO, QUE NA DÉCADA DE 6O DO SÉCULO PASSADO DOCAVA E CONSTRUÍA, PRINCIPALMENTE,  EMBARCAÇÕES DA PETROBRAS ENVOLVIDAS COM EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.


VISÃO DA MARINA A PARTIR DA PONTE DE ACESSO


VISÃO DE BARES LOCALIZADOS ADJACENTE A MARINA


A MARINA BONFIM OFERECE VAGAS NO SECO E UMA PONTE PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PESSOAS, NÃO HÁ VAGAS EM PÍER E SIM POITAS PARA OS BARCOS QUE ESTÃO NA ÁGUA.


EMBARCAÇÕES FUNDEADAS - VISÃO A PARTIR DA PONTE ACESSO


VISÃO DA PONTE DE ACESSO


CONTA COM RESTAURANTE E BAR, POR SINAL BEM AGRADÁVEL, APOIO DE PROFISSIONAIS DE MOTORES, FIBRAS E OUTROS. RAMPA DE ACESSO AO MAR.

VISÃO DA AVENIDA BEIRA MAR - RIBEIRA  - A PARTIR DA PONTE ACESSO


IGUAL AS DEMAIS ESTRUTURAS QUE VISITAMOS, A MARINA BONFIM NÃO TEM VAGAS PARA NOVOS BARCOS, EXISTE ATÉ LISTA DE ESPERA. O MERCADO NÁUTICO AMPLIA-SE EM SALVADOR DE FORMA ACELERADA MAS A OFERTA DE VAGAS NÃO SEGUE COM O MESMO ÍMPETO.

EMBARCAÇÕES FUNDEADAS


EMBARCAÇÕES FUNDEADAS



COMO SEMPRE, ALERTAMOS AO GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE SALVADOR, QUE MEDIDAS URGENTES DEVEM SER OPERACIONALIZADAS NO SENTIDO DE OFERECER INCENTIVOS DESBUROCRATIZADOS À IMPLANTAÇÃO DE MARINAS NO ENTORNO DA "BAÍA DE TODOS DE TODOS OS SANTOS", AMPLIANDO A GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE ADVINDAS DA ATIVIDADE DE LAZER NÁUTICO.


PONTE DE ACESSO


EMBARCAÇÕES FUNDEADAS


OUTRO DADO INTERESSANTE SOBRE A "MARINA BONFIM", É QUE NESSE ESPAÇO EXISTE DE FORMA ORGANIZADA DIVERSAS FLOTILHAS DE MONOTIPOS, PRANCHA A VELA, LASER E OUTROS, ALÉM DE MUITOS JET SKIS.

AO FUNDO - PORTO DE ARATU


PÁTIO DA MARINA


RAMPA DE TRANSFERÊNCIA DE EMBARCAÇÕES


EMBARCAÇÕES FUNDEADAS



CONTATOS COM O RESTAURANTE "QUIOSQUE SABORES DO MAR", LOCALIZADO NA MARINA, PODEM SER COM "EDNA CARVALHAL" - 71 3208-2531  /  8606-3081


VÍDEOS:

http://www.youtube.com/watch?v=a1e9PRA-Q0Y&list=UUHFvUK3kV6UppSFWe6DOM8g&index=1&feature=plcp


FOTOS E VÍDEOS PRODUZIDOS PELO AUTOR DO BLOG.



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