quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

DIA 13 DE DEZEMBRO, DIA DO MARINHEIRO, DIA DO HOMEM DO MAR


                                                                          

HOJE DIA 13 DE DEZEMBRO, COMEMORA-SE O DIA DO MARINHEIRO, INSTITUÍDO EM 4 DE SETEMBRO DE 1925, EM HOMENAGEM AO ALMIRANTE JOAQUIM MARQUES LISBOA - MARQUÊS DE TAMANDARÉ, FIGURA TUTELAR DA MARINHA, EM SUA DATA DE NASCIMENTO. 

AOS HOMENS DO MAR, QUE A BORDO DOS NAVIOS DE GUERRA DA MARINHA DO BRASIL, NO MAR, EM RIOS E LAGOS CUMPREM SUAS FAINAS, DEFENDENDO NOSSA SOBERANIA DE POVO, MINHAS HOMENAGENS DE CIDADÃO. 

ESPECIALMENTE, OFEREÇO ESTA MENSAGEM, A MEMÓRIA DE MEU QUERIDO PAI, QUE SERVIU COM CORAGEM, PROFISSIONALISMO E HONRADEZ, A MARINHA DO BRASIL. MEU ABRAÇO FRATERNO 

APROVEITANDO O ENSEJO DO DIA DO MARINHEIRO, APRESENTAMOS O CÓDIGO DE COMUNICAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE NAVIOS, ATRAVÉS DE SÍMBOLOS. 

O CÓDIGO INTERNACIONAL DE BANDEIRAS, É UTILIZADO ENTRE EMBARCAÇÕES, COMPOSTO DE 26 BANDEIRAS, REPRESENTANDO O ALFABETO, 10 NUMÉRICAS, 3 SUBSTITUTAS E UM GALHARDETE DE RECONHECIMENTO. TODAS AS BANDEIRAS REPRESENTANDO LETRAS, TAMBÉM REPRESENTAM UMA MENSAGEM ESPECÍFICA, MENOS A LETRA "R"

O CÓDIGO FOI ELABORADO EM 1855, APÓS A CONDENSAÇÃO DE DIVERSAS EXPERIÊNCIAS ANTERIORES, PUBLICADO NA INGLATERRA EM 1857. AS CONVENÇÕES MARÍTIMAS INTERNACIONAIS, TEM AUTONOMIA PARA REVISÕES OU OUTRAS ADEQUAÇÕES AO CÓDIGO, SEMPRE COM CHANCELA DO I.M.O - INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION. 


JOSEMAR


Alfa
Bravo
Charlie
Delta
Conserve-se afastado de mimLevo carga perigosaSim (Afirmativo)Estou a manobrar com dificuldade

Echo
Foxtrot
Golf
Hotel
Estou a guinar para estibordoEstou com avaria, comunique comigoPeço pilotoTenho piloto a bordo

Índia
Julliet
Kilo
Lima
Estou a guinar para bombordoEstou com incêndio a bordo, mantenha-se afastadoTenho uma comunicação a fazerFaça parar o seu navio

Mike
November
Oscar
Papa
O meu navio está paradoNão (negativo)Homem ao marTodas as pessoas devem embarcar

Quebec
Romeo
Sierra
Tango
Peço livre práticaSem significadoEstou a fazer marcha a ré a toda a forçaMantenha-se afastado

Uniform
Victor
Whiskey
X-ray
Vai sobre um perigoPeço assistênciaPeço assistência médicaPare as suas manobras

Yankee
Zulu
Galhardete 1
Galhardete 2
Estou a garrarPeço reboqueNúmero umNúmero dois

Galhardete 3
Galhardete 4
Galhardete 5
Galhardete 6
Número trêsNúmero quatroNúmero cincoNúmero seis

Galhardete 7
Galhardete 8
Galhardete 9
Galhardete 0
Número seteNúmero oitoNúmero noveNúmero zero

Galhardete de Reconhecimento
1ª Substituta2ª Substituta3ª Substituta

http://www.cne-escutismo.pt/recursos/csoutroscodigos/bandeiras.htm


domingo, 2 de dezembro de 2012

BLOGS BEM ACESSADOS, SÃO REMUNERADOS


INTERESSANTE ESSA REPORTAGEM, PUBLICADA NA FOLHA DE SÃO PAULO, SOBRE GANHOS COM BLOGS DE ACESSOS DIÁRIOS ELEVADOS, O QUE NÃO É O CASO DO VIAJANTE SEM PORTO. VEJAM A MATÉRIA:

JOSEMAR.

2/12/2012 - 05h15

Blogs ganham até R$ 80 mil por elogios


JULIANA CUNHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA


Ganhar brindes de marcas, ser convidado para participar de eventos e receber entre R$ 500 e R$ 15 mil por uma opinião favorável a um produto estão entre as regalias de ser um blogueiro famoso.

Análise: 'Blogs-reality' seduzem ao vender estilo glamoroso
Blogueiros ganham comissão por venda de produtos
Conar adverte Sephora e blogueiras por propaganda velada
Após denúncia, Sephora diz que não tenta influenciar resenhas de blogs

Segundo levantamento feito pela Folha com 12 agências de publicidade que trabalham com marketing digital, um blogueiro cujo site tenha a partir de 40 mil acessos diários ganha entre R$ 15 mil e R$ 80 mil por mês fazendo publieditoriais.

Também conhecidos como publiposts, post pagos e jabás, são textos financiados por marcas e veiculados em blogs. A maioria aparece com uma discreta identificação de que se trata de publicidade -apenas uma "tag" no pé do texto, com a palavra "publipost". Outros nem isso mostram. É comum que esses avisos apareçam só no fim do texto, em tamanho pequeno.

Publipost é todo material pago veiculado em blogs como se fosse um post normal. De certo modo, corresponde aos chamados "informes publicitários", textos com aparência jornalística feitos por empresas e publicados em jornais e revistas com identificação para que o leitor não o confunda com reportagem.

Por causa do post pago, é possível ver blogueiros elogiando marcas de absorvente, roupas, celulares, restaurantes e até dermatologistas.

A propaganda, que não tem cara de publicidade, nem sempre aparece identificada como tal. Escrita em primeira pessoa, assemelha-se a uma dica de amigo.

"O grande problema é a falta de regulamentação. Cada blogueiro identifica as propagandas como quer. Alguns com uma 'tag' minúscula no fim do post, outros com selos", diz o blogueiro e publicitário Alexandre Inagaki.

Para Inagaki, o correto seria identificar como propaganda logo no título.

Neste ano, o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) investigou um caso de propaganda disfarçada em blogs pela primeira vez: três blogueiras publicaram textos idênticos elogiando produtos da loja de maquiagens Sephora.

Ao final, o conselho recomendou que elas evitassem gerar desconfianças nos consumidores.

Segundo as agências de publicidade, os melhores blogs para anunciar são os de humor e os de moda, que já ganharam até uma rede para organizar os publiposts, chamada F.Hits.

A plataforma criada pela empresária Alice Ferraz reúne 24 blogs de moda e chegou a receber o título de oitava companhia mais inovadora do Brasil no ranking da americana Fast Company.

Um dos blogs de humor mais rentáveis é o "Não Salvo", feito por Maurício Cid. Ele afirma identificar suas publicidades por meio de 'tags'.

"O que o blogueiro tem de mais importante é a sua credibilidade. Além disso, meus leitores acham justo que eu ganhe dinheiro com o blog."

AGÊNCIAS

O procedimento padrão do publipost é feito por uma agência de publicidade ou setor de marketing de uma empresa. A agência entra em contato com blogueiros cujos sites tenham a ver com o produto. São acertados valores e a exposição do texto.

Há quem peça, por exemplo, que o texto fique na página principal do blog por um número determinado de dias.

O blogueiro costuma escrever o texto para que o material não seja muito diferente dos textos normais do site.

Há, porém, redatores publicitários especializados em imitar o estilo dos blogueiros. A marca aprova o material antes de ele ser publicado.

Outras ações publicitárias como vídeos, mudança do "layout" do blog e participação dos blogueiros em eventos costumam ser mais caras.

Para Daniel Oliveira, do blog "Não Intendo", não há como blogs grandes se sustentarem sem publicidade. Ele a identifica com uma tag.

"Publico uma média de 25 textos toda semana, apenas 2 ou 3 são publicidade. Um site com muitos acessos como o meu precisa de um servidor elástico, o que pode custar US$ 2.000 por mês."

Entre seus clientes, Oliveira já teve marcas de bebida, carros e lojas de roupa.

Para Ian Black, da agência New Vegas, o mercado está inflacionado: "A demanda de marcas que se interessam por esses serviços cresceu e surgiram agenciadores que sabem cobrar como agência".


Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress


http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1194551-blogs-ganham-ate-r-80-mil-por-elogios.shtml

terça-feira, 27 de novembro de 2012

SAMUEL CELESTINO - A CORRUPÇÃO HERDADA POR DILMA

ESTAMOS COMPARTILHANDO UM ESCRITO DE "SAMUEL CELESTINO", PUBLICADO EM SEU SITE "BAHIA NOTÍCIA", EM 27 DE NOVEMBRO DE 2012, DISCERNINDO SOBRE PROVÁVEIS ATOS DE CORRUPÇÃO PRATICADOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS, NO CENÁRIO REPUBLICANO BRASILEIRO.

É MUITO TRISTE E PREOCUPANTE A SITUAÇÃO DO PAÍS, NÃO RESTANDO DÚVIDAS DE ONDE PROVÉM AS CAUSAS DA VIOLÊNCIA E IMPUNIDADE QUE GRASSA A VIDA DOS CIDADÃOS HONESTOS. MAS NÃO BASTA SER DIGNO E AGIR COMO À AVESTRUZ, COLOCANDO A CABEÇA NUM BURACO, ENTENDENDO DESSA MANEIRA QUE TUDO ESTÁ RESOLVIDO.

SE APRESENTA A NECESSIDADE DE SE INDIGNAR, REAGIR E AGIR PERANTE TANTAS MAZELAS, É DEVER DO CIDADÃO, LEMBRANDO QUE "CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE" E O "OMISSO NO PRESENTE SERÁ A VÍTIMA NO FUTURO", OU SEJA, A NOSSA PASSIVIDADE PERANTE UMA INJUSTIÇA COMETIDA A OUTREM, INDICA QUE  ESTAMOS CONSTRUINDO UM CENÁRIO SOCIAL, INSTITUCIONAL E POLÍTICO MUITO PERIGOSO.

" A INJUSTIÇA QUE SE FAZ A UM, É UMA AMEAÇA QUE SE FAZ A TODOS" CHARLES DE MONTESQUIE

27 novembro de 2012 - 09:10
por Samuel Celestino

É fato que a presidente Dilma herdou ministros corruptos e funcionários federais, inclusive a chefe de seu gabinete em São Paulo, Rosemary Noronha, que estavam envolvidos numa quadrilha que vendia favores em cargos elevados da República. É fato também que a Polícia Federal e o Ministério Público desmontaram a gatunagem que negociava facilidades, e tudo teria, supõe-se, sido herança do governo Lula, da qual ela, Dilma, é criatura. Assim posto, com tal concepção, o governo Lula foi um dos mais corruptos da República como demonstra o mensalão, que o Supremo Federal condena e que ele, Lula, dizia de nada saber, pediu desculpas ao País pelo acontecido e mais recentemente disse que tudo era uma farsa. O governo Lula passou. Pode até voltar, nunca se sabe, mas caberia à presidente Dilma Rousseff antes de nomear ministros bandidos e assessores gatunos investigá-los. Ou, talvez, não fosse sequer necessário porque, como Chefe da Casa Civil, enquanto o presidente fazia política, ela tocava a gestão e a conhecia pelo avesso, o que supõe que também não desconhecesse que herdara ministros complicados e funcionários do alto escalão no mínimo problemáticos, para não repetir a palavra gatuno, vendedores de facilidades. O PF e o MP trabalham corretamente. A ABIN, que deveria cuidar da segurança e funcionar como órgão de informação da Presidência, desapareceu do noticiário, depois da denúncia de que acolhia muitos arapongas. É certo, ainda, que em função da Polícia Federal e do Ministério Público negociatas são postas a nu na República. Mas, e daí? A cada operação, a cada revelação da podridão republicana Lula se cala e, mais adiante, ele está ao lado de Dilma. Ela reconhece a herança e ele sabe o que legou. É preciso saber até que ponto esse tipo de jogo estranho continuará. Enquanto isso, aguardam-se novos escândalos com o carimbo republicano no melhor estilo.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O QUE O "SERRA POLAR" TEM OPERADO NO TEMADRE, LONGE DE SUA BASE EM SUAPE?

UMA INTERROGAÇÃO PAIRA SOBRE O "VIAJANTE SEM PORTO", NESSES ÚLTIMOS 20 DIAS! OU SEJA: O NAVIO "SERRA POLAR", FEZ DUAS VIAGENS AO "TEMADRE", TERMINAL DA TRANSPETRO, LOCALIZADO NA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS". QUAL FOI A OPERAÇÃO REALIZADA? 

O "SERRA POLAR", NO MOMENTO, SALVO ENGANO, TEM COMO COMISSÃO, ABASTECER DE ÓLEO COMBUSTÍVEL MARÍTIMO "BUNKER", ÓLEO PESADO, OS NAVIOS QUE ARRIBAM AO PORTO DE "SUAPE" EM PERNAMBUCO, 

QUE TIPO DE CARGA O MESMO TEM EMBARCADO NO "TEMADRE"? ESSA É NOSSA DÚVIDA, DIGO EMBARCADO, POR QUE O NAVIO NA TARDE DE HOJE FUNDEOU NA BTS EM LASTRO.

SUAPE NÃO TEM REFINARIA INSTALADA EM SUA ÁREA INDUSTRIAL, ENTÃO, PODE-SE DEDUZIR QUE ELE TEM VINDO CARREGAR BUNKER, PRODUZIDO NA REFINARIA "LANDULFO ALVES" EM DEMANDA AO PORTO DE ORINGEM. É UMA POSSIBILIDADE.

ESTAMOS CONJECTURANDO. A PRINCÍPIO, O QUE ME TRAZ DÚVIDAS, É O PORTE DO "SERRA POLAR", QUE MEDE 74 M, NÃO TENHO SEU DESLOCAMENTO, OU SEJA, É UMA EMBARCAÇÃO RAZOAVELMENTE PEQUENA, CUJA QUANTIDADE DE CARGA TRANSPORTADA NÃO SUPRIRIA O ABASTECIMENTO DE UM NÚMERO MAIOR DE NAVIOS. 

ALÉM DISSO, UMA VIAGEM REDONDA ENTRE O TEMADRE E SUAPE, DEMANDARIA UMA MÉDIA DE 4 DIAS, ENTRE NAVEGAÇÃO E O PERÍODO DE EMBARQUE, ISSO SE NÃO HOUVER TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAR. NESSE INTERREGNO SUAPE FICARIA  DESCOBERTO?  O CUSTO OPERACIONAL VALERIA ESSA FAINA?  

SÓ PARA EFEITO DE COMPARAÇÃO, O NAVIO QUE OPERA COM SUPRIMENTOS DE COMBUSTÍVEIS PESADOS NA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" É O "TANGO I" COM 101 M,  PORTE RELATIVAMENTE MAIOR QUE O "SERRA POLAR".

REPITO, É PRIMÁRIO APENAS FORNECER O COMPRIMENTO DA EMBARCAÇÃO, TERÍAMOS QUE TER OUTRAS MEDIDAS GEOMÉTRICAS, VOLUMÉTRICAS E APARATO DE MANUSEIO DE CARGA, FORNECIDOS PELA SOCIEDADE CLASSIFICADORA DO MESMO, COMO: DESLOCAMENTO, QUANTIDADE  E ESPECIFICIDADES DOS TANQUES, ETC. 

DE QUALQUER FORMA, VAMOS TENTAR ELUCIDAR ESSA DÚVIDA, COM A GERÊNCIA DO TERMINAL DE MADRE DEUS, OU COM À AGENCIADORA DO ARMADOR.
  
"SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570

"SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570


 "SERRA POLAR" - OPERANDO EM SANTOS
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9229570

"TANGO I" - LAS PALMAS
http://www.marinetraffic.com/ais/pt/showallphotos.aspx?imo=9402665#top_photo


JOSEMAR

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

LAGO TITICACA - LAKE TITICACA, O OCEANO DA BOLÍVIA - LAGO TITICACA - LAKE TITICACA, THE OCEAN OF BOLIVIA


DESDE NOSSA PASSAGEM PELA ESCOLA FOI NOS ENSINADO QUE A BOLÍVIA NÃO É BANHADA POR OCEANOS, OU NÃO TEM ACESSO ÀS ÁGUAS MARÍTIMAS, É UMA VERDADE GEOGRÁFICA. 

MAS ESSE PAÍS, JUNTO COM O PERU, TÊM NO BOJO DE SEUS TERRITÓRIOS O LAGO COM NAVEGAÇÃO COMERCIAL MAIS ALTO DO MUNDO, O TITICACA, E O SEGUNDO  EM EXTENSÃO, ATRÁS DO LAGO MARACAÍBO NA VENEZUELA.  LOCALIZADO A 3.821 M ACIMA DO NÍVEL DO MAR.

LAGO TITICACA
http://www.boliviaweb.com/tours/tourdetails.aspx?TourId=49&lang=es&step=1

A ÁREA DO LAGO EQUIVALE A 8.562 KM², 56% (4.772 KM²) PERTENCENTE AO PERU E 44% (3.790 KM²) NO TERRITÓRIO BOLIVIANO. COM 1.125 KM DE COSTA. É O 19º DO MUNDO EM SUPERFÍCIE.


O TITICACA, TEM COMPRIMENTO DE 194 KM  E UMA LARGURA MÉDIA DE 65 KM. SUA PROFUNDIDADE MÉDIA É DE 107 M E A MÁXIMA DE 281 M. A TEMPERATURA DAS SUAS ÁGUAS ENTRE OUTUBRO E MAIO OSCILA ENTRE 9º C E 11º C, NO PERÍODO DE INVERNO OSCILA DE -7º C   A -10 C, MAS SUAS ÁGUAS NÃO CONGELAM. 25 RIOS DESAGUAM NO TITICACA.

EMBARCAÇÃO PARA PASSEIOS PELO LAGO
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Titicaca_tourist_boat.jpg

A FAUNA É CONSTITUÍDA DE AVES, PRINCIPALMENTE PATOS E MERGULHÕES, DIVERSAS ESPÉCIES DE PEIXES, INCLUSIVE A TRUTA QUE FOI INTRODUZIDA. NA CERCANIAS DE SUAS MARGENS  ENCONTRA-SE RAPOSAS, LHAMAS, PORQUINHOS DA ÍNDIA DENTRE OUTROS. O LAGO É O ÚNICO HABITAT DE UM RÃ GIGANTE A "TELMATOBIUS CULEUS", CONHECIDA COMO  "RÃ DO TITICACA", QUE PODE CHEGAR A 50 CM DE COMPRIMENTO E PESAR UM QUILOGRAMA, O QUE FAZ DESSA ESPÉCIE A MAIOR DO GLOBO.

TELMATOBIUS CULEUS
http://www.masterfile.com/stock-photography/image/848-02816111/Lake-Titicaca-Frog-(Telmatobius-culeus)-the-world's-largest-aquatic-frog,-held-by-researcher-at-Lake-Titicaca-at

BARCOS CONSTRUÍDOS COM TOTORA - TOTORA BOATS
http://creativeroots.org/2010/07/totora-boats-lake-titicaca/

A FLORA É CONSTITUÍDA DE 12 VARIEDADES DE PLANTAS AQUÁTICAS, COMO CURIOSIDADE DESTACAMOS A "TOTORA" - SCIRPUS CALIFORNICUS", ELAS SÃO DOTADAS DE CARACTERÍSTICAS FÍSICAS QUE PERMITEM SEREM UTILIZADAS EM CONSTRUÇÕES DE EMBARCAÇÕES E ILHAS FLUTUANTES. SUA RAIZ SERVE COMO ALIMENTO, SUAS FOLHAS SÃO UTILIZADAS EM INFUSÕES E DAS FLORES PRODUZEM ALIMENTOS.

ILHAS FLUTUANTES
CRÉDITO: ADELTO SLACHTA

AS ILHAS FLUTUANTES SÃO UMA DAS ATRAÇÕES DO "TITICACA", DENOMINADAS  DE "UROS". MESMO NOME DO POVO QUE A HABITA, DESCENDENTES DOS INCAS,  DESDE A ÉPOCA "PRÉ COLOBIANA" CRIARAM ESSAS ESTRUTURAS PRINCIPALMENTE VISANDO A SEGURANÇA.

EMBARCAÇÃO URO CONSTRUÍDA DE TOTORA
CRÉDITO: ADELTO SLACHTA

OS UROS SÃO CONSTRUÍDOS, COMO FOI DITO ANTERIORMENTE, DE TOTORAS AMARRADAS EM FEIXES COM CORDA E MADEIRA EM CAMADAS SOBREPOSTAS, CONSTITUINDO A BASE DA ILHA, ONDE FICA AS ESTRUTURAS HABITÁVEIS. QUANDO A CAMADA QUE ESTÁ SOBRE A ÁGUA APODRECE, É SUBSTITUÍDA POR OUTRA, PERPETUANDO A VIDA ÚTIL DA ILHA DE FORMA INDETERMINADA, OU SEJA TUDO DEPENDE DE UMA MANUTENÇÃO PERIÓDICA, MANTENDO ASSIM A FLUTUABILIDADE DO CONJUNTO. NO CENTRO DE CADA ILHA TEM UMA ESTACA, PONTO DE AMARRAÇÃO PRINCIPAL PARA OS FEIXES FLUTUANTES.

COLHENDO TOTORA - TITICACA
http://www.panoramio.com/photo/23143552

ILHA FLUTUANTE
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Titicaca-isola02.jpg

OS UROS VIVEM DA PESCA E CAÇA E DA VENDA DE SEU RICO ARTESANATO AOS TURISTAS QUE VISITAM AS ILHAS, ALÉM DE PASSEIOS EM SUAS EMBARCAÇÕES TÍPICAS.

MULHERES UROS - CHOLAS
CRÉDITO: ADELTO SLACHTA

O LAGO TEM SEU LADO MÍSTICO. MITOLOGICAMENTE  CONSIDERADO COMO O BERÇO DA CIVILIZAÇÃO INCA. EM SEU ENTORNO VÁRIOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS PODEM SER VISITADOS.

A CIDADE DE "PUNO" NO PERU E "COPACABANA" NA BOLÍVIA SÃO PORTAS DE ENTRADA PARA O LAGO "TITICACA", A PRIMEIRA É CONSIDERADA A CAPITAL FOLCLÓRICA DAS AMÉRICAS, COM DIVERSOS FESTIVAIS ACONTECENDO DURANTE O ANO.

A CIDADE DE "PUNO" FOI FUNDADA EM 1668. OS CONQUISTADORES ESPANHÓIS TENTANDO CATEQUIZAR OS INDÍGENAS PARA RELIGIÃO CATÓLICA, COMEÇARAM A CONSTRUIR IGREJAS, QUE PELA IMAGINAÇÃO DOS ARTESÃOS LOCAIS FICARAM COM UM ESTILO ARQUITETÔNICO ÚNICO, HÍBRIDO DA CULTURA ESPANHOLA E INCA.

FICA O REGISTRO QUE O "TITICACA" TEM SIDO AGREDIDO CONSTANTEMENTE POR LANÇAMENTOS DE DEJETOS NÃO TRATADOS ORIUNDOS DO CENTROS URBANOS LOCALIZADOS EM SEU ENTORNO, DEMANDANDO DAS AUTORIDADES PERUANAS E BOLIVIANAS ATITUDES FIRMES DE PROTEÇÃO AMBIENTAL DO ESPELHO D'ÁGUA E ENTORNO DO LAGO. DIVERSOS ORGANISMOS INTERNACIONAIS E NÃO GOVERNAMENTAIS LIGADOS A QUESTÕES DO MEIO AMBIENTE, TÊM MANISFESTADO PREOCUPAÇÃO QUANTO O DESTINO DO LAGO.


JOSEMAR

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

HOMOLOGAÇÃO DO NOVO CALADO DO TECON SALVADOR É OFICIAL

O NOVO CALADO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR FOI HOMOLOGADO, COLOCANDO ESSA UNIDADE OPERACIONAL NA ROTA DOS MAIORES NAVIOS DE TRANSPORTES DESSE TIPO DE CARGA NO GLOBO. COM ESSA NOVA REALIDADE, OS CUSTOS LOGÍSTICOS DA ECONOMIA BAIANA ESTARÃO EM QUEDA E A COMPETITIVIDADE EM ASCENDÊNCIA.

O ANTIGO CAIS DE 10 METROS, QUE ATUALMENTE OPERAVA UM CALADO DE 12 M PASSARÁ A 13,9 M E O CAIS DE LIGAÇÃO, QUE PREFERENCIALMENTE RECEBE NAVIOS DE CABOTAGEM, FICA COM 12 M.

PARABENIZAMOS O SENHOR DEMIR LOURENÇO JÚNIOR, DIRETOR DO TECON, EMPRESA DO GRUPO WILSON SONS, PELA SUA COMPETÊNCIA EM AMPLIAR E QUALIFICAR OS INVESTIMENTOS NO PORTO DE SALVADOR,  E O PRESIDENTE DA CODEBA JOSÉ MUNIZ REBOUÇAS, CUJA GESTÃO FORMATOU UM AMBIENTE ADEQUADO AO CRESCIMENTO DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO ESTADO DA BAHIA.

PORTO DE SALVADOR- OS 3 NOVOS PORTÊINERES  A DIREITA, E OS 3 MAIS ANTIGOS TRANSFERIDOS PARA O CAIS DE LIGAÇÃO, A ESQUERDA DA FOTO
FOTO, AUTOR DO BLOG

O MOMENTO É PROFÍCUO, MAS NÃO DEVEMOS RELAXAR A GUARDA, EMBAINHAR AS ESPADAS, COMO SEMPRE ALERTAMOS, UMA BATALHA PELA COMPETITIVIDADE FOI GANHA, MAS A GUERRA NÃO ACABOU. E NESSE CONTEXTO A SOCIEDADE BAIANA DEVE COBRAR E ESTAR ALERTA NO QUE SE REFERE A CONTINUIDADE DAS AÇÕES RELATIVAS A CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, BEM COMO A AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ARATU.

É BOM LEMBRAR A "LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES", EXEMPLIFICANDO: QUANDO EM UMA UNIDADE ECONÔMICA VOCÊ MANEJA ALGUNS FATORES PARA MAIS E MANTÉM OUTRO CONSTANTE, ASSIM PROCEDENDO EM UM DELTA TEMPO, IREMOS OBTER RENDIMENTOS CRESCENTES, NO PRIMEIRO MOMENTO, ESTABILIZAÇÃO NO SEGUNDO MOMENTO E DESCENDO A CURVA DE PRODUTIVIDADE NO TERCEIRO MOMENTO.

TRAZENDO A LEI PARA O PORTO DE SALVADOR, O TECON TEM 4 VARIÁVEIS A MANEJAR: BERÇO DE ATRACAÇÃO, RETROTERRA, EQUIPAMENTOS E CALADO. FOI AMPLIADO O CALADO, COMPROU-SE NOVOS EQUIPAMENTOS, ACRESCEU NOVA ÁREA A SUA RETROTERRA E AO BERÇO JÁ EXISTENTE.

É EVIDENTE QUE NESSE PRIMEIRO MOMENTO, HAVERÁ GANHOS DE PRODUTIVIDADE  PARA O TECON E PARA A ECONOMIA BAIANA. EQUIPAMENTOS MODERNOS E MAIOR  CALADO INDUZEM MAIOR CADÊNCIA OPERACIONAL EM NAVIOS MAIORES, PERMITINDO MENOR ESTADIA DOS NAVIOS NO PORTO E DIMINUIÇÃO DOS FRETES.  

COM ESSES NOVOS INVESTIMENTOS ATINGIU-SE O LIMITE DE OPERAÇÕES DO PORTO, É CERTO QUE HAVERÁ UMA SOBREVIDA, QUE NÃO SERÁ GRANDE EM VIRTUDE DA DEMORA PARA QUE TUDO ISSO ACONTECESSE, HOUVE UM REPRESAMENTO DA DEMANDA, QUE AGORA CORRE COM VIGOR, MAS O FUTURO REQUISITARÁ NOVAS NECESSIDADES QUE SÓ PODERÃO SER ATENDIDAS COM AMPLIAÇÃO DA ÁREA FÍSICA EXISTENTE, E ESSA ÁREA É A PONTA NORTE.

É SEMPRE BOM RESSALTAR QUE NÃO HOUVE ACRÉSCIMO DE NOVOS BERÇOS AO PORTO DE SALVADOR E ARATU, O QUE SE INVESTE É EM ÁREAS OCIOSAS.


JOSEMAR

VEJA O LINK DA REPORTAGEM: 

terça-feira, 6 de novembro de 2012

CUÍCA DE SANTO AMARO, SER SEU COMPATRIOTA É UMA HONRA! CUÍCA DE SANTO AMARO, SER SEU COMPATRIOTA É UMA HONRA

A BAHIA PRIMA POR OFERECER AO MUNDO FIGURAS EXTRAORDINÁRIAS, NÃO É POR ACASO, QUE NÃO SOMOS UMA TERRA, UM ESTADO, UM PAÍS, SOMOS SIM, UMA CIVILIZAÇÃO, CUJA A FIGURA PRINCIPAL É O POVO BAIANO E O SEU IRREVERENTE  ESTILO DE VIDA, LEVADO AOS QUATRO CANTOS DO MUNDO, ATRAVÉS DE LIVROS, GRAVURAS, CORDÉIS E RELATOS DE VIAJANTES QUE POR AQUI PASSARAM.  

UNS SE TORNARAM PERSONAGENS PRINCIPAIS  DA RICA CULTURA DA BAHIA, OS SAVEIRISTAS, A VELHA ESTIVA DO PORTO DE SALVADOR, OS CAPITÃES DA AREIA, BESOURO DE SANTO AMARO, MARIA FELIPA, OS HERÓIS DA REVOLUÇÃO DOS ALFAIATES, O SINCRETISMO RELIGIOSO E SUAS FIGURAS MARCANTES, OS CORDELISTAS QUE ENCANTAVAM  AS PRAÇAS DA CIDADE BAIXA COM SEUS VERSOS INTRIGANTES.

                                                   CUÍCA DE SANTO AMARO
https://www.bahianoticias.com.br/cultura/noticia/15437-historia-do-trovador-cuica-de-santo-amaro-origina-filme-lancamento-acontece-dia-23.html


OUTROS SE ENCARREGARAM, NOS DIVERSOS CAMPOS DA ARTE, COMO FOI DITO ANTERIORMENTE, DE PERPETUAREM A CIVILIZAÇÃO BAIANA PELOS CAMINHOS DO TEMPO, NOSSO JORGE AMADO, É O EXEMPLO MARCANTE, MUITOS OUTROS SEGUIRAM ESSE CAMINHO, ATÉ OS QUE NÃO ERAM BAIANOS DE NASCIMENTO MAS SE TORNARAM BAIANOS DE ALMA, AO SE APAIXONAREM PELA MISTERIOSA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, CARIBÉ, HANSEN BAHIA, PIERRE VERGER, SÃO MUITOS, A MEMÓRIA NÃO SABERIA CITAR TODOS NESSE MOMENTO.

MAS UM ADENDO DEVO FAZER, A SANHA AVASSALADORA DO PROGRESSO E SEUS TENTÁCULOS REPRESENTADOS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÕES E OUTRA FORÇAS, SOMBREARAM O CHARME E A EXCENTRICIDADE DA CULTURA BAIANA. HOJE POUCOS  SÃO OS QUE HERDAM, ORGULHAM-SE E TENTAM PRESERVAR SUA IDENTIDADE DE POVO. A VELHA CIDADE DA BAHIA, NÃO É MAIS A MESMA!

MAS ESSE PREÂMBULO É PARA FALAR DE "CUÍCA DE SANTO AMARO", O CORDELISTA DO POVO DA BAHIA, QUE EM SEUS VERSOS CANTAVA, VAMOS DIZER ASSIM, OS "CAUSOS" DAS "ELITES" BAIANAS, OS SUBTERRÂNEOS DAS TRAIÇÕES AMOROSAS DENTRE OUTROS. ELE SERÁ HOMENAGEADO NA PRÓXIMA SEXTA FEIRA DIA 09, ÀS 18:30 COM O LIVRO "A VERVE DE CUÍCA", E O LANÇAMENTO DO FILME "CUÍCA DE SANTO AMARO" DE JOEL DE ALMEIDA E JOSIAS PIRES, NO ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - GLAUBER ROCHA, ENTRADA FRANCA.

MARAVILHOSO CUÍCA, A BAHIA TE HONRA, PELO FILHO BRILHANTE QUE TU ÉS.


 JOSEMAR

ECONOMISTA - 2065






segunda-feira, 5 de novembro de 2012

ESTRADA DE FERRO JUAZEIRO - SALVADOR - FERROVIA OESTE LESTE E APLICAÇÃO QUALITATIVA DO RECURSO PÚBLICO

SEMPRE TEMOS LIDO E ASSISTIDO NOTÍCIAS SOBRE IRREGULARIDADES NA OBRA DA FERROVIA OESTE LESTE, APONTADAS PELO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, REFERENTES A SUPERFATURAMENTO. RESSALTAMOS QUE ESTA OBRA JÁ HAVIA ANTERIORMENTE SIDO EMBARGADA POR AUSÊNCIA DE LICENÇA AMBIENTAL.

NESSE ESCRITO NÃO DISCUTIREMOS SOBRE ESSES FATOS  EM RELAÇÃO AO ERÁRIO PÚBLICO, POIS ISTO É ASSUNTO DE ESFERAS PENAIS E ADMINISTRATIVAS, MAS SIM NO QUE DIZ RESPEITO A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESSE EMPREENDIMENTO NO CONTEXTO ESTRATÉGICO DA ECONOMIA BAIANA.

REPETINDO MAIS UMA VEZ, A MÁXIMA QUE FUNDAMENTA AS CIÊNCIAS ECONÔMICAS, "NECESSIDADES ILIMITADAS FRENTE A RECURSOS ESCASSOS", REAFIRMAMOS QUE NÃO SOMOS CONTRA OS PROJETOS DA "FIOL" NEM DO "PORTO SUL", O QUE DISCERNIMOS É A EXISTÊNCIA DE PROJETOS MAIS IMEDIATOS, PRIORITÁRIOS E ESTRATÉGICOS, EM RELAÇÃO A ESSES DOIS ÚLTIMOS, QUE PROPORCIONARÃO UM DESGARGALAMENTO DA REDE LOGÍSTICA DO ESTADO DA BAHIA, EM CONTRAPONTO QUE NÃO HÁ RECURSOS DISPONÍVEIS PARA TUDO QUE SE PRETENDE.

CITAMOS COMO PROJETOS COM MAIOR PRIORIDADE QUE O "PORTO SUL' E A 'FIOL" A CONSTRUÇÃO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR, AMPLIAÇÃO DOS BERÇOS DE GRANÉIS SÓLIDOS E LÍQUIDOS DO PORTO DE ARATU E A REQUALIFICAÇÃO E AMPLIAÇÃO DA FERROVIA JUAZEIRO SALVADOR.

OS INVESTIMENTOS PREVISTOS, HOJE, PARA FIOL CHEGAM A R$ 7,43 BILHÕES ATÉ 2014, NO FUTURO SÓ DEUS SABE ONDE ESSA CIFRA VAI CHEGAR. PARA O PORTO SUL R$ 2.6 BILHÕES. OU SEJA, ESSAS 2 OBRAS DEMANDARÃO R$ 10 BILHÕES, ENQUANTO PARA TOCAR A PONTA NORTE SERIA NECESSÁRIO UM APORTE DE MENOS DE R$ 400 MILHÕES, E AMPLIAÇÃO DO PORTO ARATU EM MAIS UM TERMINAL DE GRANÉIS SÓLIDOS E OUTRO DE LÍQUIDO SERIA NECESSÁRIO MENOS DE R$ 300 MILHÕES. COMPARE OS VALORES!

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_ferrovias_da_Bahia


O ADITIVO A CONCESSÃO DO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, FOI UM GANHO INESTIMÁVEL, AMPLIANDO O LEQUE OPERACIONAL DESSE TERMINAL, COLOCANDO O PORTO DA CAPITAL DA BAHIA NA ROTAS DOS MAIORES NAVIOS FULL CONTÊINER DA ATUALIDADE, COM REFLEXOS POSITIVOS NA COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA,

MAS TUDO TEM SEU MOMENTO, MESMO COM ESSA AMPLIAÇÃO O TECON JÁ INDICA SINAIS DE SATURAÇÃO, COM A PRESENÇA DE NAVIOS AO LARGO ESPERANDO VAGAS PARA ATRACAÇÃO. ESSE SINAL VERMELHO DEVERIA DIRECIONAR OS PLANEJADORES DO GOVERNO DO ESTADO A TOMAREM ATITUDES NO SENTIDO DE EQUACIONAR A ENGENHARIA FINANCEIRA E POLÍTICA PARA LEVAR ADIANTE ESSE NOVO PROJETO.

A AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE É FUNDAMENTAL PARA O INÍCIO DAS INVERSÕES DA PONTA NORTE, MAS NÃO TENHO VISTO PRATICAMENTE NENHUMA NOTÍCIA RELATIVA A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA ESTA OBRA, PELO CONTRÁRIO O QUE VEJO É APOLOGIA A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO MARÍTIMA DO PORTO DE SALVADOR, OBRA DE FACHADA, OU SEJA COM EFICÁCIA ESTÉTICA, QUE POUCO IRÁ GERAR EM TERMOS DE RENDA E EMPREGO, AO CONTRÁRIO DO SEGUNDO TERMINAL DE CONTÊINERES.

EM RELAÇÃO AO PORTO DE ARATU, SE TORNA ATÉ REDUNDANTE FALARMOS DA SATURAÇÃO OPERACIONAL DE SUAS ESTRUTURAS, DIGA-SE DE PASSAGEM HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS PERMANECEM COM SEUS 6 BERÇOS E NADA MAIS. TUDO ISSO LEVANDO  A DIMINUIÇÃO DAS MARGENS DE LUCROS DAS EMPRESAS QUE DEPENDEM DESSE PORTO PARA EXPORTAR E IMPORTAR INSUMOS EM RAZÃO DO TEMPO DE ESPERA DOS NAVIOS E DA BAIXA CADÊNCIA OPERACIONAL DOS SEUS ANTIQUADOS CARREGADORES DE NAVIOS.

A FERROVIA JUAZEIRO SALVADOR ASSUME RELEVANTE IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA, PELA ABRANGÊNCIA DAS ÁREAS PRODUTIVAS DO OESTE BAIANO COM OS PORTOS E TERMINAIS LOCALIZADOS NO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.


ESTAÇÃO DA CALÇADA, SALVADOR, BAHIA.ESTRADA DE FERRO DA BAHIA AO SÃO FRANCISCO
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrada_de_Ferro_da_Bahia_ao_S%C3%A3o_Francisco


A SOJA, FRUTAS, AÇÚCAR, MINÉRIOS, E NO SENTIDO INVERSO FERTILIZANTES, ALÉM DE CONTÊINERES, SERIAM TRANSPORTADOS POR VIA HIDROVIÁRIA, EM COMBOIOS DE CHATAS EM DIREÇÃO AO PORTO DE JUAZEIRO E DAÍ EMBARCADOS NAS COMPOSIÇÕES DA FERROVIA, SEGUINDO PARA OS PORTOS DE SALVADOR, ARATU  E TERMINAIS PRIVATIVOS NA BTS.

RESSALTAMOS QUE, O PORTO DE SALVADOR, ARATU E A FERROVIA JUAZEIRO / SALVADOR SÃO ESTRUTURAS OPERACIONAIS, ESTÃO ATIVAS, ESPERANDO APENAS AMPLIAÇÃO E MODERNIZAÇÃO, ENQUANTO A "FIOL" E O "PORTO SUL", COMEÇARIAM DO NADA, EXIGINDO MAIORES APORTES FINANCEIROS E TEMPO PARA EXECUÇÃO DOS REFERIDOS PROJETOS.

É CLARO A PERCEPÇÃO QUE ESTAS INVERSÕES, DITAS ANTERIORMENTE SÃO AMPLAMENTE MAIS ESTRATÉGICAS PARA E ECONOMIA DO ESTADO, NO CURTO E MÉDIO PRAZO, QUE AS OBRAS DA FIOL E PORTO SUL. SE HOUVESSEM RECURSOS PARA TUDO, TOCARÍAMOS TODAS AS OBRAS DO NOSSO IMAGINÁRIO, MAS A REALIDADE É OUTRA EM RELAÇÃO AO ERÁRIO PÚBLICO, E NO JOGO DA COMPETITIVIDADE TEM QUE SER ESTRATÉGICO E NÃO FARAÔNICO OU DEVANEADOR.


JOSEMAR


OS LINKS A SEGUIR TRATAM DE TEMAS CORRELATOS:


http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/09/msc-methoni-maior-navio-de-conteineres.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/04/terminal-moinho-dias-branco-porto.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/12/estadualizacao-da-codeba-um-caminho.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/11/porto-de-salvador-ilusao-e-realidade.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2011/12/retificamos-suape-conta-6-porteineres.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/ENTREVISTAS%20-%20LOG%C3%8DSTICA%20PORTU%C3%81RIA

domingo, 21 de outubro de 2012

UM FINAL DE TARDE EM FRENTE A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, UM PAPO SOBRE O MAR


COLOCAMOS NESTA POSTAGEM ALGUMAS FOTOS E VÍDEOS DE UM FINAL DE TARDE EM FRENTE A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, NO YACHT CLUBE DA BAHIA NO 22/09/2012.

UM VÍDEO SOBRE O TELEFÉRICO, QUE LIGA A LADEIRA DA BARRA A ÁREA OPERACIONAL E SOCIAL DO CLUBE, E OUTRO SOBRE ALGUMAS DIVAGAÇÕES A RESPEITO DA HISTÓRIA DA NAVEGAÇÃO MUNDIAL, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AOS  VELEIROS CLIPPERS. 



TELEFÉRICO YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012


TELEFÉRICO YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012


TELEFÉRICO YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012

EU, BEBENDO UMA BEER
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012

POR DO SOL YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012


POR DO SOL YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012

POR DO SOL YCB
FOTO AUTOR DO BLOG EM 22/09/2012



quarta-feira, 17 de outubro de 2012

NEOJIBA COMEMORA 5 ANOS COM FINAL DE SEMANA DE CONCERTOS EM SALVADOR


PRÓXIMO FINAL DE SEMANA, DIAS 20 E 21, NO TEATRO CASTRO ALVES,  O PROGRAMA NEOJIBA - NÚCLEOS ESTADUAIS DE ORQUESTRAS SINFÔNICAS JUVENIS E INFANTIS DA BAHIA, PROMOVERÁ CONCERTOS ESPECIAIS, COM 500 MÚSICOS DO PROGRAMA E SOLISTAS INTERNACIONAIS, EM COMEMORAÇÃO AO TEATRO CASTRO ALVES.

OS PREÇOS VARIAM DE R$ 4 INTEIRA E R$ 2 MEIA. UM EVENTO CULTURAL DE MAGNITUDE PARA UM FINAL DE SEMANA, VAMOS PRESTIGIAR A NOSSA CULTURA.




http://www.neojiba.org/en/noticias/228-neojiba-comemora-5-anos-com-final-de-semana-de-concertos-no-tca



JOSEMAR

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

DIA 15 DE OUTUBRO, DIA DO MESTRE!


A TODOS EDUCADORES, ESPECIALMENTE À MINHA MÃE, QUE SOUBE AO LONGO DE SUA VIDA HONRAR SEU OFÍCIO, NESSE DIA, 15 OUTUBRO DE 2012, O BLOG VIAJANTE SEM PORTO, DESEJA VOTOS DE RESPEITO E ADMIRAÇÃO, POR ESSA PROFISSÃO, QUE ANTES, DE APENAS REPASSAR CONHECIMENTO, EDUCA O CIDADÃO PARA SEUS FUTUROS VÔOS PELA ESTRADA DA EXISTÊNCIA.

POR OUTRO LADO, AOS GOVERNANTES QUE NÃO OFERECEM O DEVIDO VALOR AOS PROFESSORES E AO SISTEMA  EDUCACIONAL, E À SOCIEDADE QUE NÃO COBRA DESSES MESMOS GOVERNANTES ATENÇÃO A ESTE SETOR, NÃO TENHO DÚVIDAS QUE O FUTURO OFERECERÁ AOS DOIS, O TRONO DO OSTRACISMO.




JOSEMAR

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

ELEIÇÃO SALVADOR OUTUBRO DE 2012 - VAMOS USAR A CONSCIÊNCIA E O AMOR PRÓPRIO NO MOMENTO DO VOTO

SENHORES, NO DIA 07 DE OUTUBRO DE 2012, NA NOSSA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS IREMOS MAIS UMA VEZ EXERCER UM DOS PILARES DA DEMOCRACIA, O VOTO, ONDE A VONTADE DA MAIORIA PREVALECERÁ DURANTE 4 LONGOS ANOS.

ESSE É O SISTEMA QUE CONHECEMOS, O SUFRÁGIO UNIVERSAL, PARA DEFINIRMOS A RELAÇÃO CIDADÃO, ESTADO E GOVERNO, SE NÃO É PERFEITO, TAMBÉM NÃO É UTÓPICO, É O MAIS PRÓXIMO,  TEORICAMENTE, DO RAZOÁVEL.

O CERNE TALVEZ ESTEJA LOCALIZADO NA NOSSA INÉRCIA, EM PENSAR QUE O EXERCÍCIO DA CIDADANIA ESTEJA APENAS EM OFICILIZAR SEU VOTO, QUANDO DEVERÍAMOS COBRAR, COM RIGOR, DESDE A POSSE DOS NOVOS MANDATÁRIOS, NO SEU PRIMEIRO DIA, E DURANTE O TEMPO RESTANTE PARA FINDAR OS 4 ANOS, AS PROMESSAS DE CAMPANHAS SEJAM AS FALACIOSAS, AS DE BOAS INTENÇÕES, OU COM OUTROS INTUITOS.

O ESTELIONATO ELEITORAL, OU SEJA PROMESSAS NÃO CUMPRIDAS, DEVERIA SER LEI QUE LEVASSE AO IMPEDIMENTO E CONSEQUENTE PERDA DE MANDATO POR PARTE DO MENTIROSO. INFELIZMENTE O CIDADÃO OU O "POVO", COM EXCEÇÕES, NO BRASIL TEM A MEMÓRIA BASTANTE CURTA PARA OS ESPISÓDIOS POLÍTICOS QUE INFLUENCIAM EM SUA EXISTÊNCIA, APENAS DECORAM RESULTADOS DE PARTIDAS DE FUTEBOL E OUTROS FATOS NÃO RELEVANTES.

SENHORES, O QUE SE ESPERA É QUE AQUELES QUE NÃO TENHAM INTERESSE DIRETO EM BARGANHAS FUTURAS COM CANDIDATOS X OU Y, PENSEM EM SUAS EXISTÊNCIAS, SE OS IMPOSTOS PAGOS RETORNAM EM FORMA DE SERVIÇOS PÚBLICOS DECENTES, ANTES DE DEPOSITAR SEU VOTO NA URNA.

CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE! BOA ELEIÇÃO.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

MSC METHONI - MAIOR NAVIO DE CONTÊINERES QUE APORTARÁ NO PORTO DE SALVADOR


ESTÁ PREVISTO PARA CHEGAR NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS NO DIA 01/10/2012 O "MSC METHONI" COM 304 METROS,  MAIOR NAVIO DE CONTÊINER A OPERAR NO TECON DO PORTO DE SALVADOR.

NÃO EXISTEM DÚVIDAS QUE OS INVESTIMENTOS EM COMPRA DE EQUIPAMENTOS E AMPLIAÇÃO DA ÁREA OPERACIONAL,  REALIZADOS PELO TECON - SALVADOR - TÊM GERADO GANHOS DE EFICIÊNCIA, PERMITINDO QUE NAVIOS DE CONTÊINERES DE ÚLTIMA GERAÇÃO OPEREM SEM RESTRIÇÕES NO NOSSO PORTO.

ESTE É UM MOMENTO IMPORTANTE, MAS TERÁ SEU TEMPO DE MATURAÇÃO, SENDO ASSIM É NECESSÁRIO  ESTARMOS ALERTAS EM RELAÇÃO A CONSTRUÇÃO DE NOVOS BERÇOS NA PONTA NORTE DO PORTO DE SALVADOR.

ESSE ARGUMENTO É FUNDAMENTADO PELA QUANTIDADE DE NAVIOS FULL CONTÊINER ESPERANDO BERÇO PARA ATRACAR NO DIA DE HOJE, 26/09/2012, NO TOTAL DE 4 - MSC CADIZ -CAP GREGORY - CAP HENRI E MIRAMARIN. ATRACADOS - FOLEGANDROS  E MAESTRA CARIBE.

VEJAM SENHORES, MESMO OPERANDO O SEGUNDO BERÇO, CONFORME INFORMAMOS EM POSTAGEM ANTERIOR A ESTA, O TECON ENFRENTA CONGESTIONAMENTO, PODE-SE IMAGINAR O QUE SE ESPERA DO FUTURO, SE OS PLANEJADORES DO GOVERNO BAIANO NÃO AGIR DE FORMA AGRESSIVA COMO VÊM FAZENDO OS PERNAMBUCANOS EM RELAÇÃO A SUAPE.

A LIBERAÇÃO DE RECURSOS PARA A AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE É UMA DESSAS INTERVENÇÕES, JUNTAMENTE COM ATERRO DA RETROTERRA ADJACENTE AO TERMINAL DO FERRY BOAT, NECESSÁRIAS A VIABILAZAÇÃO DESSE INVESTIMENTO DE CARÁTER ESTRUTURANTE PARA MANTER NOSSA COMPETITIVIDADE PELA BUSCA DE NOVOS INVESTIMENTOS PRODUTIVOS.

A ESTAÇÃO DE PASSAGEIROS QUE ESTÁ SENDO CONSTRUÍDA NO PORTO DA CAPITAL BAIANA, É MUITO MAIS UMA OBRA DE CARÁTER ESTÉTICO DO QUE MULTIPLICADORA, POUCO ATRAIRÁ DE RECURSOS E RETORNO DE INVESTIMENTO PARA NOSSA ECONOMIA, É UMA MAQUIAGEM NECESSÁRIA. MAS O TERMINAL DE CONTÊINERES NA PONTA NORTE COM 2 NOVOS BERÇOS, ATENDERÁ AS DEMANDAS FUTURAS NA IMPORTAÇÃO DE INSUMOS E EXPORTAÇÃO DE PRODUTOS ACABADOS, INJETANDO BILHÕES DE DÓLARES E CRIANDO MILHARES DE EMPREGO PARA A SOCIEDADE BAIANA.

DEVEMOS TOMAR BASTANTE CUIDADO PARA NÃO TROCARMOS GATO POR LEBRE E EMOCIONARMOS COM DISCURSOS POLÍTICOS FALACIOSOS.

JOSEMAR


MSC METHONI
http://www.marinetraffic.com/ais/showallphotos.aspx?imo=9256755

MSC METHONI
http://www.marinetraffic.com/ais/showallphotos.aspx?imo=9256755

MSC METHONI
http://www.marinetraffic.com/ais/showallphotos.aspx?imo=9256755


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

2 NOTÍCIAS DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O CENÁRIO PORTUÁRIO DA BAHIA


APÓS UM PERÍODO INTERDITADO, POR NÃO ATENDER NORMAS DE SEGURANÇAS, VIDE POSTAGEM NO BLOG, O TGS - TERMINAL DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU RETORNA AS OPERAÇÕES COM O NAVIO "ARIS T" DE BANDEIRA GREGA, COM 229,50M DE COMPRIMENTO, CARREGANDO 69.000 TONELADAS DE MINÉRIO DE FERRO.
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/08/a-justica-ratificou-interdicao-do-porto.html

O "ARIS T" ATRACOU NO DIA 21/09/2012 E DEVE, CONFORME PREVISÃO, ENCERRAR AS OPERAÇÕES NO DIA 30/09, RESSALTE-SE QUE, O NAVIO FUNDEOU NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS NO DIA 01/08, FICANDO EM RAZÃO DA INTERDIÇÃO QUASE 60 DIAS AO LARGO.

AMANHÃ ,25/09, ESTÁ PREVISTA A CHEGADA E FUNDEIO DE OUTRA EMBARCAÇÃO PARA OPERAR, DESSA VEZ, 60.500 TONELADAS DE MINÉRIO DE FERRO, COM PREVISÃO DE ATRACAR LOGO DEPOIS QUE "ARIS T" ZARPAR. É O " PANAMAX JADE" COM 225 METROS E BANDEIRA DE "CYPRUS".

OS EMBARQUES DE MINÉRIO DE FERRO PELO PORTO DE ARATU, VIABILIZADOS PELA DRAGAGEM EFETUADA, ASSUMEM UM CARÁTER DE VANGUARDA PARA ECONOMIA E O SISTEMA DE LOGÍSTICA PORTUÁRIO DA BAHIA, POIS ENTRAMOS NO UNIVERSO DE TERMINAIS MARÍTIMOS, NO PAÍS, COM CAPACIDADE DE EFETUAR COM REGULARIDADE OPERAÇÕES COM ESSE TIPO DE GRANÉIS.

OUTRO FATO RELEVANTE É O INÍCIO DAS OPERAÇÕES DO SEGUNDO BERÇO DO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, LOCALIZADO NO CAIS DE LIGAÇÃO. ESSE BERÇO, ATENDERÁ, PREFERENCIALMENTE, OS NAVIOS DE LINHA DE CABOTAGEM.

OS EQUIPAMENTOS DE TRANSFERÊNCIAS DOS CONTÊINERES DO NAVIO PARA O CAIS E VICE VERSA, SÃO 2 PORTÊINERES PANAMAX E UM MAIS ANTIGO QUE PERTENCIA A CODEBA.

ESSA NOVA FASE DO TECON SALVADOR, REDUNDARÁ EM DIMINUIÇÃO DAS FILAS DE NAVIOS ESPERANDO VAGAS PARA ATRACAREM E MAIOR EFICIÊNCIA OPERACIONAL. AGORA A NOITE ESTÃO ATRACADOS NO PORTO DE SALVADOR, NO CAIS DE LIGAÇÃO O "MAESTRA PACÍFICO" E NO BERÇO SUL O "NORTH SEA".


JOSEMAR


ARIS T
   http://www.marinetraffic.com/ais/


ARIS T
 http://www.marinetraffic.com/ais/


NORTH SEA
 http://www.marinetraffic.com/ais/


MAESTRA PACÍFICO
 http://www.marinetraffic.com/ais/