quinta-feira, 12 de novembro de 2015

OS LUCROS DOS BANCOS NO BRASIL E A PENUMBRA PARA MAIOR PARTE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA - UM DOS DELATORES DA LAVA JATO, DECLAROU QUE: " NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS" - THE PROFITS OF BANKS IN BRAZIL AND THE PENUMBRA FOR A MAJOR PART OF THE BRAZILIAN POPULATION - ONE OF THE LAVA JATO REPORTERS DECLARED THAT: "THERE IS NO FREE LUNCH"

OBSERVEM A FALÁCIA DESTA POLÍTICA MONETÁRIA, -VIDE LINK ABAIXO - APLICADA NO BRASIL, DE ELEVAR AS TAXAS DE JUROS BÁSICAS DA ECONOMIA, COM ALEGAÇÃO DO COMBATE A INFLAÇÃO!!!!! A PRÓPRIA RECESSÃO, QUE ESTE POBRE PAÍS DO FUTEBOL E DO CARNAVAL, VIVE, DESNUDA AS CAUSAS DO AUMENTO DE PREÇO, QUE NÃO RESIDE NA PRESSÃO DA DEMANDA, E SIM PELOS REAJUSTES DOS PREÇOS PÚBLICOS E OS ADMINISTRADOS PELO GOVERNO, A EXEMPLO DE: COMBUSTÍVEIS, ENERGIA ELÉTRICA, PEDÁGIOS, ETC,


https://www.brasildefatopr.com.br/2018/08/23/editorial-a-concentracao-de-renda-no-brasil-e-no-mundo

TUDO ISTO, PARA COBRIR O ROMBO DA CORRUPÇÃO DE  GOVERNOS FRACOS, CENÁRIO QUE TECNICAMENTE A IMPRENSA OMISSA DESIGNA DE AJUSTE FISCAL, LUDIBRIANDO ASSIM, A SOCIEDADE.


HIPOTETICAMENTE, UM GOVERNO OFERECE UMA SALUTAR AJUDA AOS BANQUEIROS, QUE EM TROCA AUXILIARÃO ESTE MESMO GOVERNO, NA PRÓXIMA ELEIÇÃO, ALÉM DE BLINDAREM MANDATÁRIOS ENVOLVIDOS EM ILÍCITOS, OU SEJA, OS BANCOS ENGORDAM SEUS LUCROS, ENQUANTO A POPULAÇÃO VIVE A MÍNGUA COM O ÔNUS DESTE PROCESSO INJUSTO E PERVERSO.


UM DOS DELATORES DA LAVA JATO, DECLAROU QUE: " NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS"

O GOVERNO PROVOCA A DOENÇA, A INFLAÇÃO, DEPOIS OFERECE, DE FORMA COMPULSÓRIA, UM REMÉDIO MAIS MORTAL DO QUE A PRÓPRIA ENFERMIDADE, OS JUROS DE AGIOTAGEM.

JOSEMAR

ECONOMISTA  - CORECON 2065

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

PARABÉNS A TODOS ECONOMISTAS NO SEU DIA, 13 DE AGOSTO!

PARABÉNS A TODOS OS ECONOMISTAS, TÍTULO QUE ME HONRA, NESTE 13 DE AGOSTO, QUE UTILIZAM SUAS FERRAMENTAS ACADÊMICAS NA BUSCA DE UM BRASIL MAIS DIGNO PARA SEUS CIDADÃOS!!! LUTANDO SEMPRE PELO CRESCIMENTO DA PÁTRIA, EDIFICADO EM BASES RACIONAIS, ESTRUTURANTES E JUSTAS, SEM A PRESENÇA DO ASSISTENCIALISMO ELEITOREIRO E O GIGANTISMO DO APARELHO ESTATAL.

JOSEMAR

segunda-feira, 4 de maio de 2015

ENTREVISTA COM LEILANE LOUREIRO - DIRETORA DA BAHIA MARINA - INTERVIEW WITH LEILANE LOUREIRO - DIRECTOR OF BAHIA MARINA


NORTEADO PELO POTENCIAL DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NO LITORAL BAIANO, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO A BAÍA DE TODOS OS SANTOS (BTS), COMO FATOR GERADOR DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE, REALIZAMOS ESTA ENTREVISTA  COM LEILANE LOUREIRO, DIRETORA DA BAHIA MARINA, UMA DAS ESTRUTURAS NÁUTICAS MAIS CONCEITUADA DO BRASIL.


Breve relato da trajetória profissional de Leilane Vasconcellos Loureiro
  
Graduada em administração de empresas, mestre em administração pela UFBA, com defesa da tese sobre o desenvolvimento da atividade náutica na Bahia em 2005.

Aos 17 anos iniciou a atividade profissional como estagiária no Grupo Cidade, percorrendo todos os setores das empresas até 1995, quando passou  a exercer atividades de liderança.

Atualmente é diretora do grupo das empresas que atua nos segmentos náuticos (Bahia Marina), postos de gasolina e lojas de conveniência, além de incorporação e locação de imóveis.

Representou as empresas em eventos internacionais em Londres, Nova Iorque e Madri, La Rochelle (França).

A Bahia Marina é reconhecida como uma das melhores marinas do Brasil. Gera 1.200 empregos, possui 400 vagas em água e 200 em seco, além de pátio com 5.000 m2, dotado de modernos equipamentos, posto de abastecimento flutuante, estacionamento de veículos e o Marina Gourmet, centro gastronômico  composto por 07 restaurantes diferenciados. Possui uma gestão moderna e diferenciada.


FOTO DO BLOG: A MARINA, COM A BAÍA DE TODOS OS SANTOS AO FUNDO DA IMAGEM

1 - VIAJANTE SEM PORTO - COMO A SENHORA DEFINE O ATUAL CENÁRIO DO MERCADO NÁUTICO DE LAZER NA BAHIA?


LEILANE LOUREIRO Com um litoral tão extenso e maior baía do Brasil, o nosso estado tem um grande, mas ainda pouco explorado potencial náutico. Sua participação no mercado nacional ainda é pequena. A falta de infraestrutura é um dos principais fatores que dificultam o crescimento do mercado náutico na Bahia.



FOTO DO BLOG: A MARINA 

2- V.S.P - QUAIS OS PLANOS DE MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO PREVISTOS PARA A BAHIA MARINA A CURTO E MÉDIO PRAZO?


L.LTemos dois empreendimentos em fase de aprovação: um edifício comercial e um hotel com 74 quartos, áreas de apoio a atividades hoteleiras, auditório e um pequeno conjunto de lojas e salas.
Com a conclusão das obras de ampliação do quebra-mar teremos o acréscimo de mais 200 vagas em píeres flutuantes; novo posto de abastecimento e, também, um heliponto.




FOTO DO BLOG: ÁREA DE ALIMENTAÇÃO

3V.S.P - EXISTE PLANOS PARA  INSTALAÇAÕ DE FILIAIS DA BAHIA MARINA  EM OUTRAS ÁREAS DO LITORAL BAIANO?

L.L - Não


FOTO DO BLOG: ÁREA DE LOJAS E RESTAURANTES

4- V.S.P -  QUAL O ATUAL PERFIL OPERACIONAL DA BAHIA MARINA EM RELAÇÃO À QUANTIDADE DE VAGAS SECAS E MOLHADAS, PIERS E EQUIPAMENTOS DE MANUSEIO DE EMBARCAÇÕES, ETC.

L.L - A Bahia Marina tem 200 vagas secas e 400 molhadas em píeres flutuantes de alumínio, com controle de acesso, dotados de postes de iluminação, com tomadas de eletricidade. Pátio para docagem com 5.000 m², travel lift com capacidade para 40 ton, estação de rádio SSB e VHF, posto flutuante de abastecimento, edifício garagem com mais de 500 vagas para veículos, lojas de serviços náuticos, manutenção e venda de embarcações, vigilância 24 horas.



FOTO DO BLOG: LOJAS NÁUTICAS


5V.S.P -EM QUE PERCENTUAL AS ATIVIDADES NÃO LIGADAS DIRETAMENTE A NÁUTICA, À EXEMPLO DE RESTAURANTES E LOJAS, PARTICIPAM DA RECEITA TOTAL DA MARINA?


L.LEm torno de 30 a 40%.



FOTO DO BLOG: PÓRTICO SECUNDÁRIO PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES

6 V.S.P - APESAR DO SURGIMENTO DE NOVAS MARINAS  E ESTRUTURAS NÁUTICAS NA BTS, CITANDO A SALVADOR MARINA NO LOBATO, A MARINA DA PENHA, QUE ESTAVA INATIVA, LOCALIZADA NO BAIRRO DA RIBEIRA E A MARINA CAIXA PREGO, NA ILHA DE ITAPARICA, OBSERVAMOS QUE ESTAS E AS DEMAIS SITUAM-SE NO LIMITE DA CAPACIDADE OPERACIONAL, PRINCIPALMENTE, EM RELAÇÃO À VAGAS SECAS. O QUE  SENHORA DIZ SOBRE ESTE CENÁRIO?

L.L - A carência de vagas para guarda de embarcações reflete diretamente no mercado, uma vez dificulta a venda de embarcações. Quem compra um barco, precisa ter local seguro para guardá-lo. O mercado náutico da Bahia é carente de infraestrutura.



FOTO DO BLOG: PÓRTICO PRINCIPAL PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES

7-V.S.P - ESTE AUMENTO SENSÍVEL, NA QUANTIDADE DE EMBARCAÇÕES DE LAZER NAS ÁGUAS DA BAÍA DE TODOS SANTOS,. PODE SER CREDITADO A QUE FATO?

L.L - Na verdade, houve aumento, mas ainda pequeno em relação ao potencial da Baía de Todos os Santos. As pessoas estão começando a redescobrir o lazer náutico e já há uma desmistificação da ideia de que barco é lazer só para ricos. Hoje é possível adquirir uma embarcação com financiamento bancário em até 48 parcelas.



FOTO DO BLOG: PÓRTICO PRINCIPAL PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES

8V.S.PO GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA TEM DISPONIBILIZADO FINANCIAMENTOS A CUSTO ATRATIVO, ISENÇÕES FISCAIS OU PARCERIAS COM O SETOR PRIVADO, COM O INTUITO DE DIFUNDIR A ATIVIDADE DE LAZER NAÚTICO NO ESTADO? 


L.L -  Houve um incremento das linhas de financiamento, sim, porém, com a atual crise, sempre há restrições. Com relação às questões fiscais, os estados do Sul saíram na frente.


FOTO DO BLOG: PÓRTICO PRINCIPAL PARA MOVIMENTAÇÃO DE EMBARCAÇÕES


9V.S.P EM RELAÇÃO A PREFEITURA DE SALVADOR, EXISTE INICIATIVAS NESTE SENTIDO?

L.L - Não conheço.


FOTO DO BLOG: PÁTIO DE OPERAÇÕES

10V.S.P - NESTA MESMA LINHA, A BAHIA  É DETENTORA DE UMA SIGNIFICATIVA FROTA DE EMBARCAÇÕES DE LAZER NO BRASIL, EM CONTRAPONTO, NÃO TEM ESTALEIROS LOCALIZADOS EM SEU TERRITÓRIO; SIGNIFICANDO MILHÕES DE REAIS QUE SANGRAM DE NOSSA ECONOMIA, ALÉM DE PERDAS DE EMPREGOS E IMPOSTOS,  O QUE SENHORA PODE PROPOR EM TERMOS DE POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS, PARA SANAR ESTA REALIDADE?


L.L -  A Frota da Bahia representa cerca de 6% do mercado nacional, apesar de ter a maior costa do Brasil. Isso mostra o nosso potencial de crescimento. A implementação de políticas duradouras que revertam esse quadro e favoreça investimentos é fator importante.


FOTO DO BLOG: SOLAR DO UNHÃO, EDIFICAÇÃO HISTÓRICA E O BAIRRO DA VITÓRIA


11V.S.P - OBSERVAMOS QUE, DURANTE À ATUAÇÃO DO CENTRO NÁUTICO DA BAHIA (CENAB), O ESTADO CAPTOU INÚMEROS EVENTOS NÁUTICOS, A EXEMPLO DE REGATAS E RALLYS. PARALELO A ISTO, O CENAB EXECUTAVA PROGRAMAS DE INCLUSÃO DE JOVENS CARENTES, NO MUNDO NÁUTICO, EM ESCOLA DE VELA, ALÉM DE APRENDIZADO DE FAINAS NÁUTICAS. MAS TUDO ACABOU COM A EXTINÇÃO DESTE CENTRO, SEM NENHUM OUTRO PROGRAMA PARA SUBSTITUÍ-LO. QUAL O SUA OPINIÃO SOBRE ISTO?

L.L -  Acho esses programas de inclusão e capacitação muito importantes. A Bahia Marina, inclusive, realiza desde 2012 um Programa de Educação Ambiental com a comunidade do Solar do Unhão e várias iniciativas de sustentabilidade com o nosso público interno.


FOTO DO BLOG: SETOR DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS


12V.S.P - A BAHIA MARINA TEM ATUADO COMO PARCEIRA OU PATROCINADORA DE EVENTOS NÁUTICOS NO ESTADO?

L.L -  Nós apoiamos eventos como a regata Aratu/Maragogipe e somos idealizadores e parceiros do Yacht Clube da Bahia na realização do Rally Náutico da Bahia, já na sua sexta edição.


FOTO DO BLOG: MOLHE DE PROTEÇÃO PARA FUTURA AMPLIAÇÃO DA BACIA DOS ANCORADOUROS

13V.S.P - A BAHIA, EM SUA EXISTÊNCIA CIVILIZATÓRIA, FOI PROTAGONISTA DE UMA RICA CULTURA E HISTÓRIA  NAVAL, ONDE AS TROCAS COMERCIAIS E MOVIMENTAÇÕES DE PESSOAS, PRINCIPALMENTE, NO RECÔNCAVO BAIANO ERAM REALIZADAS POR MEIO DE SAVEIROS E SUAS VARIANTES. TIVEMOS TAMBÉM, A MAIS IMPORTANTE COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO DO BRASIL FUNDADA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAIANA, EXTINTA SEM O MENOR ZELO, EM RELAÇÃO A SUA MEMÓRIA DOCUMENTAL E FOTOGRÁFICA, MAS, DIANTE DE TUDO ISTO, AS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS E A PRÓPRIA SOCIEDADE NADA FEZ OU FAZ PARA PRESERVAR ESTE LEGADO. O QUE A SENHORA PODERIA COMENTAR SOBRE ESTE FATO?

L.L - Existem algumas iniciativas isoladas neste sentido. É o exemplo do livro Baía de Todos os Saveiros de Nilton Souza que faz um registro fotográfico desta embarcação secular e teve o apoio da Bahia Marina. A própria regata João das Botas, iniciativa do II Distrito Naval, se insere nesse contexto. O objetivo do evento é fortalecer a memória das embarcações a vela e a sua importância para a Bahia.



FOTO DO BLOG: ARBORIZAÇÃO DO MOLHE DE PROTEÇÃO DO ANCORADOURO


14- V.S.P COMO A SENHORA PERCEBE O ESTÁGIO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E CULTURAL  DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS AO LONGO DO TEMPO? E QUAIS POLÍTICAS REFORÇADORAS PODEM SER REALIZADAS NESTE SENTIDO?

L.L -  O ideal é que se dê continuidade ao projeto do anel de contorno na Baía de Todos Santos, de forma que seja possível promover uma maior integração e desenvolvimento dos seus municípios. Quanto à questão ambiental, avançamos muito. Hoje há uma maior consciência de preservação e ações isoladas de empresas e ONGs nesse sentido. Na Bahia Marina, fazemos a nossa parte através de um programa permanente de educação ambiental voltado ao público interno e a comunidade do Solar do Unhão, além de diversas outras ações, inclusive de comunicação, com realização de campanhas pontuais na mídia, com a edição de jornais específicos voltados para a questão ambiental. Entre 2013 e 2014 circularam seis dessas publicações.



FOTO DO BLOG:  MARINA, COM BAIRRO DA VITÓRIA AO FUNDO, FOTOGRAFIA TIRADA NA EXPANSÃO DO MOLHE DE PROTEÇÃO


15- V.S.P - QUAL A IMPORTÂNCIA DAS EMBARCAÇÕES ESTRANGEIRAS DE PASSAGEM PELO NOSSO LITORAL, PRINCIPALMENTE, NO VERÃO, QUE APORTAM NA BAHIA MARINA,  EM RELAÇÃO AO DEMAIS USUÁRIOS?


L.L -  O turismo náutico é importante na divulgação do destino Bahia. Recebemos vários barcos estrangeiros e somos referência de marina no Brasil.



FOTO DO BLOG: VISTA DO BAIRRO DA VITÓRIA, FOTOGRAFIA TIRADA DO MOLHE DE PROTEÇÃO DA MARINA

16V.S.P - A SENHORA GOSTARIA DE ACRESCENTAR ALGO MAIS, EM RELAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAHIA?


L.L -  Precisamos de um plano de desenvolvimento costeiro para incentivo de criação de infraestrutura náutica, além de política fiscal e maiores investimentos em segurança.


FOTO DO BLOG: LOJAS



FOTO DO BLOG: LOJAS


LINK DA BAHIA MARINA: http://www.bahiamarina.com.br/

FOTOS: DIREITOS RESERVADOS DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO

sábado, 18 de abril de 2015

VIVA SAVEIRO - MAIS UM PASSO RUMO A PERPETUAÇÃO DA CULTURA NAVAL DA BAHIA


A VIVA SAVEIRO PARTICIPA DE MAIS UM EVENTO RUMO A PRESERVAÇÃO DA NOSSA CULTURA NAVAL, COMO TAMBÉM, EM RELAÇÃO A SUSTENBTABILIDADE AMBIENTAL DA NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS!

O LEGADO CIVILIZATÓRIO DA BAHIA SE FORMATOU NO MAR, POR NOSSAS TÍPICAS E SECULARES EMBARACAÇÕES. DESTA FORMA, EM RESPEITO Â TUDO ISTO, VAMOS PRESTIGIAR ESTE ATO!


JOSEMAR


"A Viva Saveiro vai prestigiar esse importante evento de replantio do manguezal de São Francisco do Conde.

Na 6ª feira Malaca, Bina, Agildo, Ildé, Paulo e Regina já confirmaram presença na Fundação Vovó do Mangue - 19h em Maragogipe, quando serão apresentados dados deste projeto, vídeos, poesias, cantos e contos.

No sábado às 8h, já com a turma acrescida de Marília, Dalva, Cacá, Francine e seu Zé, o Sombra da Lua zarpará em direção à São Francisco do Conde, com previsão de chegada às 13 h.
Alguns bordejadores retornarão direto a Salvador pela estrada; outros a Maragogipe de carro e outros no Sombra da Lua.

Caso algum endereçado queira maiores informações favor ligar para Dedé 71 8844 3283 ou Malaca 71 9125 8362.

Fundação Vovó do Mangue Praça Conselheiro Antonio Rebouças, 16 - tel 75 3526-1934
Pousada Porto de Coqueiros tel 75 3527 3201 - 12 quartos
Hotel Maragogipe - Praça XV de Novembro, 11 - Areal - tel 75 3527 3201 - 64 quartos
Mestre Jorge Sombra da Lua - 71 9942 9689 e 75 8816 0013

Bons ventos,
Dedé"









sábado, 24 de janeiro de 2015

43º REGATA - JOÃO DAS BOTAS

COMO SEMPRE, ESTAREI PRESENTE NESTE IMPORTANTE EVENTO NÁUTICO DA BAHIA, QUE REPRESENTA UM ESFORÇO NA PRESERVAÇÃO DE NOSSA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL. É COM INDIGNAÇÃO QUE PERCEBO A AUSÊNCIA DE APOIO DO GOVERNO DO ESTADO, PRINCIPALMENTE, E DA PREFEITURA DE SALVADOR EM RELAÇÃO AO EVENTO, OU SEJA, UM DESMANDO EM RELAÇÃO A NOSSA IDENTIDADE DE POVO.

OS PRÓPRIOS PRÊMIOS OFERECIDOS AOS SAVEIRISTAS SÃO IRRISÓRIOS EM RELAÇÃO AO VALOR E FAIXAS DE PREMIAÇÕES, UM CONTRAPONTO AO ESFORÇO DE NAVEGAREM COM SEUS BARCOS, VINDOS DE DIVERSOS LOCAIS E ILHAS DO RECÔNCAVO BAIANO, PARA A LARGADA NA PRAIA DO PORTO DA BARRA.

EM REGATAS ANTERIORES TÍNHAMOS A PARTICIPAÇÃO DE ESCUNAS, QUE EMBELEZAVAM AINDA MAIS O EVENTO, MAS EM RAZÃO DA AUSÊNCIA DE ESTÍMULOS NÃO MAIS NAVEGAM NA JOÃO DAS BOTAS.

OUTRO PONTO RELEVANTE SERIA A PARTICIPAÇÃO DE VELEIROS DE OCEANO E MONOTIPOS NO ÂMBITO DA REGATA, EM LARGADA DISTINTA, PAGANDO INSCRIÇÃO, QUE SERIA REVERTIDA COMO AJUDA DE CUSTO AOS SAVEIRISTAS, UM HOMEM DO MAR, AUXILIANDO AO OUTRO.

AO MESMO TEMPO NOSSO SINCEROS AGRADECIMENTO A MARINHA DO BRASIL QUE DURANTE DÉCADAS TEM ORGANIZADO O EVENTO, NÃO ESQUECENDO DOS PATROCINADORES PRESENTES NESTA FESTA.





JOSEMAR

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - PARTE II - RESCUE OF BAHIA'S NAVAL HISTORY - PART II

ESTE GRUPO FOI CRIADO COM O INTUITO DE DEBATER A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, ARREGIMENTANDO DADOS DESSE SEGMENTO ENTRE OS INTERESSADOS, CONTRIBUINDO DE ALGUMA FORMA PARA O RESGATE  DA MESMA. 
AO MESMO TEMPO, AQUELES QUE ACESSAREM ESTE SITE E TIVEREM EM SEU ACERVO PESSOAL E FAMILIAR FOTOGRAFIAS DO FINAL DA DÉCADA DE 1960 PARA TRÁS, QUE REPRESENTEM VERANEIOS, MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS E VIAJANTES NA ILHA DE ITAPARICA, ENSEADA DOS TAINHEIROS, BAIRRO DA RIBEIRA, ORLA DO SUBÚRBIO DE SALVADOR, MORRO DE SÃO PAULO, RAMPA DO MERCADO, ETC, PUDENDO CONTRIBUIR COM ENVIO DAS MESMAS, SERÁ DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA ALCANÇARMOS NOSSO OBJETIVO.


FOTOGRAFIA DO PORTO DA BARRA, COM ALGUNS SAVEIROS EM DESTAQUE! COMO, O MARCO DA FUNDAÇÃO DA CIDADE DE SALVADOR ESTÁ PRESENTE NA IMAGEM, E O MESMO FOI INAUGURADO EM 29 DE MARÇO DE 1952, DESSA FORMA, A FOTOGRAFIA FOI TIRADA APÓS ESTA DATA.






IMAGEM DOS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XX, DENOTANDO QUE A PRAIA DO PORTO DA BARRA FAZ JUS AO NOME! VÁRIAS EMBARCAÇÕES ANCORADAS OU EM REFORMA NO SECO!!!! DESTACANDO. 3 SAVEIROS COM UM TIPO DE ESTRUTURA DE MASTREAMENTO, DESCONHECIDA POR MIM, SITUADA A MEIA NAU!!!!







INTERESSANTE E ELUCIDATIVA FOTOGRAFIA DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, NÃO TENHO CONHECIMENTO DE QUANDO FOI GERADA. OS DETALHES APRESENTAM UM POUCO DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA: UM PEQUENO PIER COM DIVERSOS SAVEIROS DE VELA DE IÇAR! EM OUTRO CONTEXTO DA FOTOGRAFIA, PODE-SE OBSERVAR UM DOS ANTIGOS NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA EM PROCESSO DE DOCAGEM NA CARREIRA NAVAL QUE A MESMA OPERAVA NA RIBEIRA, JUNTO A UM COMPLEXO DE OFICINAS DE MANUTENÇÃO!! TUDO ISTO SE FOI DE UM MODO IRRESPONSÁVEL, COMO SE FOI MUITA COISA ONDE A BAHIA FOI PIONEIRA, A EXEMPLO DAS ESTRADAS DE FERRO, DO MAIOR ARSENAL DE MARINHA DO HEMISFÉRIO SUL, ATÉ METADE DO SÉCULO XIX! A PRÓPRIA BAHIANA FOI A PRIMEIRA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO A UTILIZAR O VAPOR EM PROPULSÃO DE NAVIOS NO PAÍS, NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX!!
CRÉDITO DA FOTO: Heraldo Lago Ribeiro





NESTA IMAGEM, MAIS CONTEMPORÂNEA, POR VOLTA DO FINAL DE 1960, A PRAIA DO PORTO DA BARRA APRESENTA SEU FORMATO ATUAL, COM BALAUSTRADA, BANHISTAS, ETC! É VISÍVEL A MOVIMENTAÇÃO DE SAVEIROS DE CARGA. A ESTA ÉPOCA, A NAVEGAÇÃO AINDA PREDOMINAVA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMO MEIO DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS!!! AS ESTRADAS ERAM INCIPIENTES E O SISTEMA FERRY BOAT NÃO HAVIA SIDO IMPLANTADO!! OBSERVAMOS NA FOTOGRAFIA, 2 SAVEIROS DE VELA DE PENA NO PRIMEIRO PLANO E MAIS ALGUNS DE VELA DE IÇAR EM SEGUNDO PLANO!! ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 1960, FUNCIONAVA UMA FEIRA E UMA PEIXARIA NO PORTO DA BARRA!!! LEMBRO-ME, QUANDO CRIANÇA, INDO ÀS SEXTA FEIRAS COM MINHA MÃE A ESTE LOCAL, ENQUANTO ELA PROVIDENCIAVA AS COMPRAS, EU CONTEMPLAVA A MOVIMENTAÇÃO MARÍTIMA NAS CERCANIAS DA ENSEADA, POIS DESDE CRIANÇA O MAR E SUAS EMBARCAÇÕES OFERECIAM SEU FASCÍNIO SOBRE MIM!!!





PRAIA DO PORTO DA BARRA POR VOLTA DE 1870!! NESTA ÉPOCA EXISTIA UM TRAPICHE PARA OPERAÇÃO DE PEQUENAS EMBARCAÇÕES, SAVEIROS!! ESTA ESTRUTURA JÁ NÃO EXISTIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX!! NESTE TEMPO, A BARRA ERA UM ARRABALDE DA DA CIDADE DO SALVADOR!!!




FOTOGRAFIA GERADA EM 1937 PELO ALEMÃO PETER FUSS, DESTACANDO DIVERSOS SAVEIROS DE VELA DE IÇAR NA FEIRA DE ÁGUA DE MENINOS, QUE FOI, DURANTE SÉCULOS, IMPORTANTE ENSEADA NA MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS ENTRE SALVADOR E SEU RECÔNCAVO, ATÉ MEADOS DA DÉCADA 1960!

CRÉDITOS:http://www.salvador-antiga.com/agua-meninos/saveiros.htm




ESTA FOTOGRAFIA CUJA FONTE FOI O GRUPO "BAHIA, HISTÓRIA E ENCANTOS" DO NOSSO AMIGO HERALDO LAGO RIBEIRO, QUE TANTO CONTRIBUI PARA O RESGATE E PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA IMAGÉTICA DA VELHA E QUERIDA CIDADE DE SÃO SALVADOR, OU SIMPLESMENTE A CIDADE DA BAHIA, COMO NOSSOS ANTEPASSADOS ASSIM À DENOMINAVA, REPRESENTA A REGATA DE SAVEIROS "JOÃO DAS BOTAS", INSTITUÍDA NA DÉCADA DE 1960 PELA MARINHA DO BRASIL, COM O INTUITO DE AUXILIAR NA PRESERVAÇÃO DOS SAVEIROS E DA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA!! A REGATA QUE PERMANECE VIVA ATÉ HOJE, GRAÇAS A MARINHA DO BRASIL, SOFRE UM PROCESSO DE DECADÊNCIA PELA FALTA DE INCENTIVOS AOS SAVEIRISTAS QUE AINDA MANTÉM ESTA ATIVIDADE NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS!!!! PERCEBE-SE A GRANDE QUANTIDADE DE SAVEIROS QUE PARTICIPAVAM DO EVENTO A ÉPOCA DA IMAGEM EM COMPARAÇÃO AOS DIAS ATUAIS, ALÉM DA PRESENÇA DE ESCUNAS QUE HOJE NÃO MAIS COMPETEM!!! A AUSÊNCIA  DO GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE SALVADOR É LATENTE EM RELAÇÃO A PRESERVAÇÃO DE NOSSA IDENTIDADE DE POVO, CUJA RAIZ É O MAR E SEUS HOMENS QUE DURANTE SECULOS LEVARAM O PROGRESSO, AS HISTÓRIAS E AS LUTAS DE NOSSA IDENTIDADE DE POVO!!!!

POR FAVOR ACESSEM O O GRUPO "BAHIA, HISTÓRIA E ENCANTOS":https://www.facebook.com/groups/475176305884533/711776518891176/?


NAVIO JOÃO DAS BOTAS, PERTENCENTE A FROTA DA ANTIGA E EXTINTA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA!!!! NÃO TENHO CONHECIMENTO DA DATA EM QUE A FOTO FOI TIRADA, MAS, PELO LOGOTIPO DA CHAMINÉ FOI DO FINAL DA DÉCADA DE 1960 PARA TRÁS!!!!





NAVIO ITAPARICA, PERTENCENTE A FROTA DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA!, CHEGANDO A CIDADE DO MESMO NOME!!!! COMO ELE POSSUI NESTA FOTO OS PAUS DE CARGA LOCALIZADOS NA PROA E OS TURCOS DO ESCALER LOCALIZADOS A SUA POPA, ESTA FOTO DEVE SER PRÓXIMO A VINDO DO, MESMO E SEU IRMÃO MARAGOGIPE DA ALEMANHA PARA SALVADOR, QUANDO FORAM ADQUIRIDOS PELA CNB EM MEADOS DE 1960!!!!!




FOTO SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM UMA VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR, A ESTA ÉPOCA NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO!! É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DE NOSSA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL!!!! ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM!!!!






IMAGEM DO PORTO DA BARRA NO INÍCIO DO SÉCULO XX!!! A EMBARCAÇÃO, VARIANTE DO SAVEIRO E GAIOLAS PARA ATIVIDADE PESQUEIRA FUNDAMENTAM À ATIVIDADE NÁUTICA DESTA BELA PRAIA DA CIDADE DE SALVADOR, A ESTE TEMPO!!! UM DETALHE QUE AINDA NÃO TINHA VISTO:É O SAVEIRO ANCORADO NA PRAIA COM MASTREAÇÃO LOCALIZADA A MEIA NAU, PARA MIM, ESTA ESTRUTURA É UMA SURPRESA!!!!!!!!!!!!




NAVIO DE PASSAGEIROS "ARGENTINA" ADENTRANDO A BARRA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS EM 24 DE AGOSTO DE 1948!!! RETIRAMOS A FOTO DO GRUPO: BAHIA, HISTÓRIA E ENCANTOS!!!!






ATRACADA NO CAIS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, PODE-SE OBSERVAR A ANTIGA CÁBREA - GUINDASTE FLUTUANTE - DO PORTO DE SALVADOR, FICANDO NESTA ÁREA, ATÉ MEADOS DA DÉCADA DE 70 DO SÉCULO PASSADO. TENHO A IMPRESSÃO QUE A MESMA FOI VENDIDA PARA DESMANCHE AINDA NESTA ÉPOCA. BONS TEMPOS!!! OBSERVA-SE, AO FUNDO DA FOTO, INÚMEROS SAVEIROS COM AS VELAS IÇADAS. COMO ESTA FOTO INDICA SER MUITO ANTIGA E ACREDITO QUE NÃO HAVIA REGATAS DESTE TIPO DE BARCO NESTE TEMPO, ESSA AGLOMERAÇÃO PODE INDICAR QUE SEJA NO DIA 1º DO ANONA PROCISSÃO DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES. É UMA HIPÓTESE!!!!!!!!






LINDO!!!!!!!!!!!!!! A BARRA ANTIGA, FOTO DE ANTES DE 1940,  O EDIFÍCIO OCEANIA AINDA NÃO TINHA SIDO CONSTRUÍDO. UM CARGUEIRO ADENTRANDO A BARRA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. A VONTADE É DE ENTRAR EM UM TÚNEL DO TEMPO E FICAR ALGUMAS HORAS NESSE MOMENTO, DARIA MUITO COISA POR ISTO!!!!!!



JOSEMAR