RETORNAMOS MAIS UMA VEZ A TRAÇAR UM RELATO DO CONTEXTO OPERACIONAL QUE ENVOLVE AS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA BAHIA, REVELANDO UMA CONTINUADA MORBIDEZ EM TERMOS DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS PARA O CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, ENTRAVES CABAIS A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA.
SE PASSARAM PRATICAMENTE 16 ANOS EM QUE PUBLICAMOS ARTIGO NA GAZETA DA BAHIA, UM ENCARTE DA GAZETA MERCANTIL, INTITULADO: "INVESTIMENTO PORTUÁRIO, UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA", DESTE PRETÉRITO AOS DIAS ATUAIS, POUCO OU PRATICAMENTE NADA FOI REALIZADO EM TERMOS DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS TERMINAIS PORTUÁRIOS NO LITORAL BAIANO.
PARA ANÁLISE DESTE CONTEXTO NEGATIVO EM RELAÇÃO AS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA BAHIA, RETROCEDEMOS A 2OO6, ANO DE CAMPANHA ELEITORAL PARA GOVERNO DA BAHIA. O FUTURO GOVERNADOR VENDEU AO ELEITORADO BAIANO A PREMISSA QUE, SENDO ELEITO, POR PERTENCER AO MESMO PARTIDO DO PRESIDENTE LULA, E SER AMIGO DO MESMO, LEVARIA A BAHIA TER OPORTUNIDADES QUANTO A VINDA DE RECURSOS FEDERAIS.
O QUE SE VIU NÃO CORRESPONDEU AO PROMETIDO, ELEITO NO MESMO PERÍODO, A GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS TORNOU-SE PROTAGONISTA NA BUSCA DE INVESTIMENTOS DA UNIÃO PARA SEU ESTADO, APLICADOS, PRINCIPALMENTE, EM SUAPE, CONTANDO COM O APOIO DO PRESIDENTE LULA. CIRO GOMES, DA MESMA FORMA, CONSEGUIU UM FILÃO PARA O CEARÁ COM O PORTO DE PECEM. O GOVERNO DA BAHIA NESTE PERÍODO SE COMPORTOU COMO UM ATOR COADJUVANTE.
O COMPLEXO PORTUÁRIO DE SUAPE É O "LANDMARK" DESTA TEORIA. ESTE PORTO TEVE SUA DATA MARCO EM 07 DE NOVEMBRO DE 1978, MAS FOI A ASCENSÃO DO PT AO PODER EM 2003, QUE TORNOU CRISTALINO A PRIORIDADE DE PERNAMBUCO NA RECEPÇÃO DE VERBAS FEDERAIS, EM DETRIMENTO DA BAHIA, MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO NORDESTE..
OS PORTOS PÚBLICOS DA BAHIA, ADMINISTRADOS PELA CODEBA - COMPANHIA DE DOCAS DO ESTADO DA BAHIA, PERMANECEM COM A MESMA CAPACIDADE ESTRUTURAL DE 30 ANOS ATRÁS, OU SEJA, OS MESMOS BERÇOS PARA RECEBEREM EMBARCAÇÕES. ALGUNS GANHOS DE PRODUTIVIDADE OCORRERAM EM FUNÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA MANUSEIO DE CARGA, MAS INCIPIENTES PARA MUDAR A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESFAVORÁVEL.
O PORTO DE SALVADOR TEM VISTO PASSAR AO LARGO O PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO SEU QUADRANTE NORTE, VETOR ESTRATÉGICO PARA A ECONOMIA BAIANA, COM A CONSTRUÇÃO DE MAIS DE 543 METROS DE CAIS LINEAR, EM DIREÇÃO AO TERMINAL DE FERRY BOAT, QUE, JUNTO AO EXISTENTE DE 377 M, TOTALIZARÁ 920 M, O QUE PERMITIRÁ À ATRACAÇÃO SIMULTÂNEA DE 3 NAVIOS PORTA CONTÊINERES DE 300 M. O ENROCAMENTO DA ÁREA RESULTARÁ EM UM ATERRO DE 91 MIL METROS QUADRADOS, AMPLIANDO ASSIM A RETROTERRA E SUA CAPACIDADE DE ESTOCAGEM DE COFRES DE CARGA.
TECON SALVADOR
http://www.portosmercados.com.br/exportacoes-do-tecon-salvador-crescem-246-no-primeiro-trimestre-desse-ano/
A AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE, PEÇA FUNDAMENTAL PARA VIABILIZAR A EXPANSÃO DO TERMINAL , COMO OUTROS PROJETOS, NÃO SAIU DO VERBO.
O PRESENTE DE GREGO, QUE SE ALARDOU PARA SOCIEDADE, COMO SE ALGO FOSSE REALIZADO EM RELAÇÃO AS OPERAÇÕES DO PORTO DE SALVADOR FOI A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO MARÍTIMA, UMA OBRA ESTÉTICA, ILUSÓRIA, QUE POUCO AGREGA A ECONOMIA DO ESTADO. NAVIOS DE PASSAGEIROS SÓ FREQUENTAM NOSSO PORTO DO FINAL DE OUTUBRO AO INÍCIO DE ABRIL. OS VISITANTES CONSOMEM APENAS ÁGUA MINERAL E DE COCO, USAM OS SERVIÇOS DE TAXI, COMPRAM BALANGANDANS, ENQUANTO O NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES GERARIA BILHÕES DE DÓLARES, MILHARES DE EMPREGOS E SEU ESPECTRO ALCANÇARIA MAIS DE 400 KM EM TERRITÓRIO BAIANO.
ENQUANTO PARAMOS NO TEMPO, O PORTO DE SUAPE CONTA COM UM TERMINAL DE CONTÊINER, COM 2 BERÇOS, EXTENSÃO DE 660 M, MAIS 275 M DE BERÇO PÚBLICO, O QUE TOTALIZA 935 M. A PROFUNDIDADE OPERACIONAL NO BERÇOS É DE 15,5M, POR OUTRO LADO, SALVADOR, APESAR DO CANAL DE ACESSO E BACIA DE EVOLUÇÃO TER SIDO DRAGADOS PARA 15 METROS, A PROFUNDIDADE NO CAIS É DE 13,90M, CONFORME NORMAS E PROCEDIMENTOS DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA.
TECON SUAPE
http://www.teconsuape.com/apresentacao.php
COM ESTAS FACILIDADES PROPORCIONADAS POR SUAPE, PERNAMBUCO ATRAIU A FIAT, QUE INCLUSIVE PRETENDIA VIR PARA A BAHIA, VÁRIOS CDS - CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, A EXEMPLO DA SADIA E TOYOTA, EM SENTIDO CONTRÁRIO A BAHIA PERDE A JAC MOTORS.
O PORTO DE PECEM NO LITORAL CEARENSE, INAUGURADO EM 2002, SE TORNA EM MAIS UMA PROVA QUE A BAHIA PERDEU O BONDE DA HISTÓRIA NESTE SETOR PECEM SURGIU DO NADA, OU SEJA, UM PORTO OFF SHORE, SEM CANAL DE ACESSO OU BACIA DE EVOLUÇÃO, CONSTRUÍDO FORA DE ÁGUAS ABRIGADAS, HOJE CONTA COM 6 BERÇOS.
PORTO DE PECÉM
http://debrasilia.com.br/noticias.php?id_noticia=13182
PERNAMBUCO E CEARÁ CRIARAM EMPRESAS ESTATAIS PARA GERIREM COM AUTONOMIA OS INVESTIMENTOS NOS SEUS PORTOS, SEM DEPENDER DOS HUMORES DO GOVERNO FEDERAL, POIS, PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DESTE SETOR NA BUSCA DE COMPETITIVIDADE. O MESMO ACONTECE COM O PORTO DE PARANAGUA, RIO GRANDE E ITAJAÍ.
O TECON SALVADOR, PROPAGA SER O ÚNICO TERMINAL DE CONTÊINER NA REGIÃO, COM BERÇO PREFERENCIAL PARA CABOTAGEM, EM CONTRAPONTO, SÓ TEMOS UM BERÇO PARA LONGO CURSO, O QUE LEVA A MAIOR PROBABILIDADE DE SOBRE - ESTADIAS DAS EMBARCAÇÕES, COM PAGAMENTO DE DEMURRAGE.
A PONTA NORTE É UM INVESTIMENTO NO CONTEXTO DA SOBRE VIDA DO PORTO DE SALVADOR, SENDO SEU ÚLTIMO ESPAÇO PARA AMPLIAÇÃO, POIS O FUTURO DE UM NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES NO ESTADO É A REGIÃO DA BAÍA DE ARATU.
QUANTO AO PORTO DE ARATU, A REALIDADE TAMBÉM É SINISTRA, OS 3 PIERS QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DESTE PORTO, SOMANDO 6 BERÇOS DE ATRACAÇÃO SEGUE O MESMO CENÁRIO DOS DEMAIS UNIDADES DA CODEBA. SITUAÇÃO ESTA, QUE SE AGRAVOU COM AUMENTO DA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, PRINCIPALMENTE NO SENTIDO IMPORTAÇÃO, COM FERTILIZANTES E CONCENTRADO DE COBRE, AMBOS LIDERANDO, SE CONSTITUI EM MAIS UM GARGALO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA BAHIA.
PORTO DE ARATU
http://retironoticias.com.br/governo-federal-vai-leiloar-porto-de-aratu/
O PORTO DE MALHADO EM ILHÉUS, INAUGURADO EM 1971, EM SUBSTITUIÇÃO AO ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA, TEVE COMO FUNDAMENTOS INICIAIS A OPERAÇÃO COM CACAU, FERTILIZANTES E COMBUSTÍVEIS, HOJE, COM A CONJUNTURA DESFAVORÁVEL DA LAVOURA CACAUEIRA E A DESATIVAÇÃO DO TERMINAL DA PETROBRAS, O PORTO MUDOU O LEQUE DE CARGAS, INCLUINDO SOJA E DERIVADOS, MINÉRIO DE NÍQUEL E A IMPORTAÇÃO DE CACAU. OBSERVA-SE QUE HOUVE UMA CRESCENTE ESCALA DE NAVIOS DE CRUZEIROS NESTA UNIDADE PORTUÁRIA.
PORTO MALHADO
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_ilheus.php?secao=porto_ilheus_apresentacao
HAVIA UM MOINHO DE TRIGO, INAUGURADO NA DÉCADA DE 1980, POSTERIORMENTE FECHADO, TENDE A VOLTAR A OPERAR.
OS PROJETOS DE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ILHÉUS ESTÃO ENGAVETADOS, UM CONTRA - SENSO, POIS ESTA ESTRUTURA TEM ÁREAS DISPONÍVEIS, NÃO APENAS PARA NOVOS BERÇOS, COMO TAMBÉM ACRÉSCIMO DE RETROTERRA. MALHADO ESTÁ INCRUSTADO NA ZONA URBANA DA CIDADE DE ILHÉUS, MAS O ACESSO DOS VEÍCULOS DE CARGA PODE SER FACILITADO COM A CONSTRUÇÃO DE VIAS EXCLUSIVAS.
O PORTO SUL, PROJETO ANUNCIADO HÁ ALGUM TEMPO, NO NOSSO ENTENDER TEM MAIS FUNDAMENTOS POLÍTICOS DO QUE ECONÔMICO. QUANDO FOI IDEALIZADO, O MINÉRIO DE FERRO, QUE SERIA A PRINCIPAL CARGA A SER MOVIMENTADA ESTAVA COM SUA COTAÇÃO EM ALTA NO MERCADO EXTERNO, O QUE FAVORECIA O EMPREENDIMENTO, PRINCIPALMENTE PARA CONTRABALANÇAR O BAIXO TEOR DE MINÉRIO DAS JAZIDAS DE CAETITÉ. HOJE A REALIDADE DE MERCADO É OUTRA. JUNTE-SE A ISTO QUE A SOJA DO OESTE BAIANO TEM SIDO ESCOADA DE FORMA SATISFATÓRIA PELO PORTO COTEGIPE.
A BAHIA DEVE EMPREENDER UMA LUTA PELA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO, QUE JUNTO AO PORTO DE JUAZEIRO E A REQUALIFICAÇÃO DA FERROVIA JUAZEIRO A SALVADOR, FORMARIA UM CANAL LOGÍSTICO COM O PORTO DE ARATU E O TERMINAL COTEGIPE.
ALÉM DISSO, NÃO SE JUSTIFICA CRIAR UMA NOVA FERROVIA, A OESTE LESTE E NÃO BRIGAR POR UM BRAÇO DA TRANSNORDESTINA PARA O LITORAL BAIANO?
OS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES SÃO PREMENTES E ILIMITADAS, DESSA FORMA A PRIORIDADE DEVE SER OS TERMINAIS PORTUÁRIOS JÁ EXISTENTES, O EXCEDENTE, APLICA-SE EM NOVAS ESTRUTURAS. A QUESTÃO É DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
ALÉM DOS PORTOS PÚBLICOS, A BAÍA DE TODOS SANTOS É DOTADA EM SEU ENTORNO DE UM DIVERSIFICADO COMPLEXO DE TERMINAIS MARÍTIMOS DE USO PRIVADO, QUE SURGIRAM EM FUNÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE PLANTAS INDUSTRIAIS,
O TERMINAL DA USIBA, QUE ATENDE A USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA, SENDO SUA PRINCIPAL CARGA DE MOVIMENTAÇÃO O MINÉRIO DE FERRO. A DOW QUÍMICA, CONSTRUIU UM TERMINAL ESPECIALIZADO EM MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS LÍQUIDOS. A FORD, FOI ACOMPANHADA DO SEU PORTO, PONTA DA LAJE.
A PRIMEIRA REFINARIA DE PETRÓLEO NO BRASIL, LANDULPHO ALVES, TEM O TEMADRE - TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS, UM DOS MAIORES EM MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO E DERIVADOS NO BRASIL.
TEMADRE
http://www.transpetro.com.br/pt_br/imprensa/noticias/maior-terminal-aquaviario-do-nordeste-completa-58-anos-de-operacao.html
O MODERNO TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE - TPC, HOJE COM 2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, ESPECIALIZADOS NA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, TRIGO E MALTE IMPORTADOS, GRÃOS DE SOJA E FARELO VOLTADOS PARA O MERCADO EXTERNO, COM CAPACIDADE PARA ATRACAÇÃO DE NAVIOS PANAMAX, TEM PREVISÃO DE CONSTRUÇÃO DE UM TERCEIRO BERÇO PARA OPERAR COM CONTÊINERES, MINÉRIOS E CARGA GERAL.
TERMINAL COTEGIPE
http://www.portocotegipe.com.br/
A MAIS NOVA ESTRUTURA PORTUÁRIA DE CARÁTER PRIVATIVO OPERANDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS É O TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO DA BAHIA - TRBA, RECEBENDO O GÁS NATURAL NO SEU ESTADO LIQUEFEITO, TRANSFORMANDO-O PARA O ESTADO DE GASOSO.
OUTRAS ESTRUTURAS, PELAS SUAS ESPECIFICIDADES DEVEM SER CITADOS, A EXEMPLO DA BASE NAVAL DE ARATU, CUJO OBJETIVO É O APOIO A MANUTENÇÃO DOS NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL E PARTICULARES, DOTADA DE DIQUE SECO E UM ELEVADOR DE NAVIOS DE PEQUENO PORTE, EM CASOS EXCEPCIONAIS, OPERA CARGAS DE PROJETO, CUJAS DIMENSÕES NÃO PERMITIRIAM O DESEMBARQUE EM SALVADOR POR CAUSA DO TRÁFEGO URBANO.
O CANTEIRO DE OBRAS DE SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU, PERTENCENTE A PETROBRAS, O ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU E A CARREIRA DA SAGA REBOCADORES NA PONTA DO FERROLHO, O ESTALEIRO COREMA NA RIBEIRA, QUE DEVE TRANSFERIR SUA CARREIRA PARA A BAÍA DE ARATU, FECHAM ESTE GRUPO DE ESTRUTURAS PORTUÁRIAS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
EM BELMONTE E CARAVELAS, NO LITORAL SUL DA BAHIA, OPERAM DOIS TERMINAIS PARA BARCAÇAS, ONDE SÃO EMBARCADOS TOROS DE EUCALIPO PARA INDÚSTRIAS DE CELULOSE LOCALIZADAS NO ESPIRITO SANTO.
ESTE CENÁRIO NEGATIVO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA SE AGRAVARÁ NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA GLOBAL COM A AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, O QUE TRARÁ NOVAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO E AUMENTO DAS DIMENSÕES DAS EMBARCAÇÕES.
FINALIZANDO, ACREDITAMOS QUE ESTA MUDANÇA NO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL, POSSA IMPULSIONAR O RETORNO DO ESTADO DA BAHIA A LIDERANÇA ECONÔMICA NA REGIÃO NORDESTE, COM REFLEXO POSITIVO NA QUALIDADE DE VIDA DE SUA POPULAÇÃO, POTENCIALIZANDO SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS,
OBS: PUBLICADO NO SITE BAÍA NOTICIAS :
http://www.bahianoticias.com.br/artigo/816-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-i.html
http://www.bahianoticias.com.br/municipios/artigo/12-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-ii.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/PORTOS%20E%20NAVEGA%C3%87%C3%83O
JOSEMAR SOUZA SANTOS
PARA ANÁLISE DESTE CONTEXTO NEGATIVO EM RELAÇÃO AS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA BAHIA, RETROCEDEMOS A 2OO6, ANO DE CAMPANHA ELEITORAL PARA GOVERNO DA BAHIA. O FUTURO GOVERNADOR VENDEU AO ELEITORADO BAIANO A PREMISSA QUE, SENDO ELEITO, POR PERTENCER AO MESMO PARTIDO DO PRESIDENTE LULA, E SER AMIGO DO MESMO, LEVARIA A BAHIA TER OPORTUNIDADES QUANTO A VINDA DE RECURSOS FEDERAIS.
O QUE SE VIU NÃO CORRESPONDEU AO PROMETIDO, ELEITO NO MESMO PERÍODO, A GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS TORNOU-SE PROTAGONISTA NA BUSCA DE INVESTIMENTOS DA UNIÃO PARA SEU ESTADO, APLICADOS, PRINCIPALMENTE, EM SUAPE, CONTANDO COM O APOIO DO PRESIDENTE LULA. CIRO GOMES, DA MESMA FORMA, CONSEGUIU UM FILÃO PARA O CEARÁ COM O PORTO DE PECEM. O GOVERNO DA BAHIA NESTE PERÍODO SE COMPORTOU COMO UM ATOR COADJUVANTE.
O COMPLEXO PORTUÁRIO DE SUAPE É O "LANDMARK" DESTA TEORIA. ESTE PORTO TEVE SUA DATA MARCO EM 07 DE NOVEMBRO DE 1978, MAS FOI A ASCENSÃO DO PT AO PODER EM 2003, QUE TORNOU CRISTALINO A PRIORIDADE DE PERNAMBUCO NA RECEPÇÃO DE VERBAS FEDERAIS, EM DETRIMENTO DA BAHIA, MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO NORDESTE..
OS PORTOS PÚBLICOS DA BAHIA, ADMINISTRADOS PELA CODEBA - COMPANHIA DE DOCAS DO ESTADO DA BAHIA, PERMANECEM COM A MESMA CAPACIDADE ESTRUTURAL DE 30 ANOS ATRÁS, OU SEJA, OS MESMOS BERÇOS PARA RECEBEREM EMBARCAÇÕES. ALGUNS GANHOS DE PRODUTIVIDADE OCORRERAM EM FUNÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA MANUSEIO DE CARGA, MAS INCIPIENTES PARA MUDAR A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESFAVORÁVEL.
O PORTO DE SALVADOR TEM VISTO PASSAR AO LARGO O PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO SEU QUADRANTE NORTE, VETOR ESTRATÉGICO PARA A ECONOMIA BAIANA, COM A CONSTRUÇÃO DE MAIS DE 543 METROS DE CAIS LINEAR, EM DIREÇÃO AO TERMINAL DE FERRY BOAT, QUE, JUNTO AO EXISTENTE DE 377 M, TOTALIZARÁ 920 M, O QUE PERMITIRÁ À ATRACAÇÃO SIMULTÂNEA DE 3 NAVIOS PORTA CONTÊINERES DE 300 M. O ENROCAMENTO DA ÁREA RESULTARÁ EM UM ATERRO DE 91 MIL METROS QUADRADOS, AMPLIANDO ASSIM A RETROTERRA E SUA CAPACIDADE DE ESTOCAGEM DE COFRES DE CARGA.
TECON SALVADOR
http://www.portosmercados.com.br/exportacoes-do-tecon-salvador-crescem-246-no-primeiro-trimestre-desse-ano/
A AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE, PEÇA FUNDAMENTAL PARA VIABILIZAR A EXPANSÃO DO TERMINAL , COMO OUTROS PROJETOS, NÃO SAIU DO VERBO.
O PRESENTE DE GREGO, QUE SE ALARDOU PARA SOCIEDADE, COMO SE ALGO FOSSE REALIZADO EM RELAÇÃO AS OPERAÇÕES DO PORTO DE SALVADOR FOI A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO MARÍTIMA, UMA OBRA ESTÉTICA, ILUSÓRIA, QUE POUCO AGREGA A ECONOMIA DO ESTADO. NAVIOS DE PASSAGEIROS SÓ FREQUENTAM NOSSO PORTO DO FINAL DE OUTUBRO AO INÍCIO DE ABRIL. OS VISITANTES CONSOMEM APENAS ÁGUA MINERAL E DE COCO, USAM OS SERVIÇOS DE TAXI, COMPRAM BALANGANDANS, ENQUANTO O NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES GERARIA BILHÕES DE DÓLARES, MILHARES DE EMPREGOS E SEU ESPECTRO ALCANÇARIA MAIS DE 400 KM EM TERRITÓRIO BAIANO.
ENQUANTO PARAMOS NO TEMPO, O PORTO DE SUAPE CONTA COM UM TERMINAL DE CONTÊINER, COM 2 BERÇOS, EXTENSÃO DE 660 M, MAIS 275 M DE BERÇO PÚBLICO, O QUE TOTALIZA 935 M. A PROFUNDIDADE OPERACIONAL NO BERÇOS É DE 15,5M, POR OUTRO LADO, SALVADOR, APESAR DO CANAL DE ACESSO E BACIA DE EVOLUÇÃO TER SIDO DRAGADOS PARA 15 METROS, A PROFUNDIDADE NO CAIS É DE 13,90M, CONFORME NORMAS E PROCEDIMENTOS DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA.
COM ESTAS FACILIDADES PROPORCIONADAS POR SUAPE, PERNAMBUCO ATRAIU A FIAT, QUE INCLUSIVE PRETENDIA VIR PARA A BAHIA, VÁRIOS CDS - CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, A EXEMPLO DA SADIA E TOYOTA, EM SENTIDO CONTRÁRIO A BAHIA PERDE A JAC MOTORS.
O PORTO DE PECEM NO LITORAL CEARENSE, INAUGURADO EM 2002, SE TORNA EM MAIS UMA PROVA QUE A BAHIA PERDEU O BONDE DA HISTÓRIA NESTE SETOR PECEM SURGIU DO NADA, OU SEJA, UM PORTO OFF SHORE, SEM CANAL DE ACESSO OU BACIA DE EVOLUÇÃO, CONSTRUÍDO FORA DE ÁGUAS ABRIGADAS, HOJE CONTA COM 6 BERÇOS.
PORTO DE PECÉM
PERNAMBUCO E CEARÁ CRIARAM EMPRESAS ESTATAIS PARA GERIREM COM AUTONOMIA OS INVESTIMENTOS NOS SEUS PORTOS, SEM DEPENDER DOS HUMORES DO GOVERNO FEDERAL, POIS, PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DESTE SETOR NA BUSCA DE COMPETITIVIDADE. O MESMO ACONTECE COM O PORTO DE PARANAGUA, RIO GRANDE E ITAJAÍ.
O TECON SALVADOR, PROPAGA SER O ÚNICO TERMINAL DE CONTÊINER NA REGIÃO, COM BERÇO PREFERENCIAL PARA CABOTAGEM, EM CONTRAPONTO, SÓ TEMOS UM BERÇO PARA LONGO CURSO, O QUE LEVA A MAIOR PROBABILIDADE DE SOBRE - ESTADIAS DAS EMBARCAÇÕES, COM PAGAMENTO DE DEMURRAGE.
A PONTA NORTE É UM INVESTIMENTO NO CONTEXTO DA SOBRE VIDA DO PORTO DE SALVADOR, SENDO SEU ÚLTIMO ESPAÇO PARA AMPLIAÇÃO, POIS O FUTURO DE UM NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES NO ESTADO É A REGIÃO DA BAÍA DE ARATU.
QUANTO AO PORTO DE ARATU, A REALIDADE TAMBÉM É SINISTRA, OS 3 PIERS QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DESTE PORTO, SOMANDO 6 BERÇOS DE ATRACAÇÃO SEGUE O MESMO CENÁRIO DOS DEMAIS UNIDADES DA CODEBA. SITUAÇÃO ESTA, QUE SE AGRAVOU COM AUMENTO DA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, PRINCIPALMENTE NO SENTIDO IMPORTAÇÃO, COM FERTILIZANTES E CONCENTRADO DE COBRE, AMBOS LIDERANDO, SE CONSTITUI EM MAIS UM GARGALO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA BAHIA.
PORTO DE ARATU
http://retironoticias.com.br/governo-federal-vai-leiloar-porto-de-aratu/
O PORTO DE MALHADO EM ILHÉUS, INAUGURADO EM 1971, EM SUBSTITUIÇÃO AO ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA, TEVE COMO FUNDAMENTOS INICIAIS A OPERAÇÃO COM CACAU, FERTILIZANTES E COMBUSTÍVEIS, HOJE, COM A CONJUNTURA DESFAVORÁVEL DA LAVOURA CACAUEIRA E A DESATIVAÇÃO DO TERMINAL DA PETROBRAS, O PORTO MUDOU O LEQUE DE CARGAS, INCLUINDO SOJA E DERIVADOS, MINÉRIO DE NÍQUEL E A IMPORTAÇÃO DE CACAU. OBSERVA-SE QUE HOUVE UMA CRESCENTE ESCALA DE NAVIOS DE CRUZEIROS NESTA UNIDADE PORTUÁRIA.
PORTO MALHADO
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_ilheus.php?secao=porto_ilheus_apresentacao
HAVIA UM MOINHO DE TRIGO, INAUGURADO NA DÉCADA DE 1980, POSTERIORMENTE FECHADO, TENDE A VOLTAR A OPERAR.
OS PROJETOS DE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ILHÉUS ESTÃO ENGAVETADOS, UM CONTRA - SENSO, POIS ESTA ESTRUTURA TEM ÁREAS DISPONÍVEIS, NÃO APENAS PARA NOVOS BERÇOS, COMO TAMBÉM ACRÉSCIMO DE RETROTERRA. MALHADO ESTÁ INCRUSTADO NA ZONA URBANA DA CIDADE DE ILHÉUS, MAS O ACESSO DOS VEÍCULOS DE CARGA PODE SER FACILITADO COM A CONSTRUÇÃO DE VIAS EXCLUSIVAS.
O PORTO SUL, PROJETO ANUNCIADO HÁ ALGUM TEMPO, NO NOSSO ENTENDER TEM MAIS FUNDAMENTOS POLÍTICOS DO QUE ECONÔMICO. QUANDO FOI IDEALIZADO, O MINÉRIO DE FERRO, QUE SERIA A PRINCIPAL CARGA A SER MOVIMENTADA ESTAVA COM SUA COTAÇÃO EM ALTA NO MERCADO EXTERNO, O QUE FAVORECIA O EMPREENDIMENTO, PRINCIPALMENTE PARA CONTRABALANÇAR O BAIXO TEOR DE MINÉRIO DAS JAZIDAS DE CAETITÉ. HOJE A REALIDADE DE MERCADO É OUTRA. JUNTE-SE A ISTO QUE A SOJA DO OESTE BAIANO TEM SIDO ESCOADA DE FORMA SATISFATÓRIA PELO PORTO COTEGIPE.
A BAHIA DEVE EMPREENDER UMA LUTA PELA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO, QUE JUNTO AO PORTO DE JUAZEIRO E A REQUALIFICAÇÃO DA FERROVIA JUAZEIRO A SALVADOR, FORMARIA UM CANAL LOGÍSTICO COM O PORTO DE ARATU E O TERMINAL COTEGIPE.
ALÉM DISSO, NÃO SE JUSTIFICA CRIAR UMA NOVA FERROVIA, A OESTE LESTE E NÃO BRIGAR POR UM BRAÇO DA TRANSNORDESTINA PARA O LITORAL BAIANO?
OS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES SÃO PREMENTES E ILIMITADAS, DESSA FORMA A PRIORIDADE DEVE SER OS TERMINAIS PORTUÁRIOS JÁ EXISTENTES, O EXCEDENTE, APLICA-SE EM NOVAS ESTRUTURAS. A QUESTÃO É DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.
ALÉM DOS PORTOS PÚBLICOS, A BAÍA DE TODOS SANTOS É DOTADA EM SEU ENTORNO DE UM DIVERSIFICADO COMPLEXO DE TERMINAIS MARÍTIMOS DE USO PRIVADO, QUE SURGIRAM EM FUNÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE PLANTAS INDUSTRIAIS,
O TERMINAL DA USIBA, QUE ATENDE A USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA, SENDO SUA PRINCIPAL CARGA DE MOVIMENTAÇÃO O MINÉRIO DE FERRO. A DOW QUÍMICA, CONSTRUIU UM TERMINAL ESPECIALIZADO EM MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS LÍQUIDOS. A FORD, FOI ACOMPANHADA DO SEU PORTO, PONTA DA LAJE.
A PRIMEIRA REFINARIA DE PETRÓLEO NO BRASIL, LANDULPHO ALVES, TEM O TEMADRE - TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS, UM DOS MAIORES EM MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO E DERIVADOS NO BRASIL.
TEMADRE
http://www.transpetro.com.br/pt_br/imprensa/noticias/maior-terminal-aquaviario-do-nordeste-completa-58-anos-de-operacao.html
O MODERNO TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE - TPC, HOJE COM 2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, ESPECIALIZADOS NA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, TRIGO E MALTE IMPORTADOS, GRÃOS DE SOJA E FARELO VOLTADOS PARA O MERCADO EXTERNO, COM CAPACIDADE PARA ATRACAÇÃO DE NAVIOS PANAMAX, TEM PREVISÃO DE CONSTRUÇÃO DE UM TERCEIRO BERÇO PARA OPERAR COM CONTÊINERES, MINÉRIOS E CARGA GERAL.
TERMINAL COTEGIPE
http://www.portocotegipe.com.br/
A MAIS NOVA ESTRUTURA PORTUÁRIA DE CARÁTER PRIVATIVO OPERANDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS É O TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO DA BAHIA - TRBA, RECEBENDO O GÁS NATURAL NO SEU ESTADO LIQUEFEITO, TRANSFORMANDO-O PARA O ESTADO DE GASOSO.
OUTRAS ESTRUTURAS, PELAS SUAS ESPECIFICIDADES DEVEM SER CITADOS, A EXEMPLO DA BASE NAVAL DE ARATU, CUJO OBJETIVO É O APOIO A MANUTENÇÃO DOS NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL E PARTICULARES, DOTADA DE DIQUE SECO E UM ELEVADOR DE NAVIOS DE PEQUENO PORTE, EM CASOS EXCEPCIONAIS, OPERA CARGAS DE PROJETO, CUJAS DIMENSÕES NÃO PERMITIRIAM O DESEMBARQUE EM SALVADOR POR CAUSA DO TRÁFEGO URBANO.
O CANTEIRO DE OBRAS DE SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU, PERTENCENTE A PETROBRAS, O ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU E A CARREIRA DA SAGA REBOCADORES NA PONTA DO FERROLHO, O ESTALEIRO COREMA NA RIBEIRA, QUE DEVE TRANSFERIR SUA CARREIRA PARA A BAÍA DE ARATU, FECHAM ESTE GRUPO DE ESTRUTURAS PORTUÁRIAS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
EM BELMONTE E CARAVELAS, NO LITORAL SUL DA BAHIA, OPERAM DOIS TERMINAIS PARA BARCAÇAS, ONDE SÃO EMBARCADOS TOROS DE EUCALIPO PARA INDÚSTRIAS DE CELULOSE LOCALIZADAS NO ESPIRITO SANTO.
ESTE CENÁRIO NEGATIVO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA SE AGRAVARÁ NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA GLOBAL COM A AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, O QUE TRARÁ NOVAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO E AUMENTO DAS DIMENSÕES DAS EMBARCAÇÕES.
FINALIZANDO, ACREDITAMOS QUE ESTA MUDANÇA NO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL, POSSA IMPULSIONAR O RETORNO DO ESTADO DA BAHIA A LIDERANÇA ECONÔMICA NA REGIÃO NORDESTE, COM REFLEXO POSITIVO NA QUALIDADE DE VIDA DE SUA POPULAÇÃO, POTENCIALIZANDO SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS,
OBS: PUBLICADO NO SITE BAÍA NOTICIAS :
http://www.bahianoticias.com.br/artigo/816-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-i.html
http://www.bahianoticias.com.br/municipios/artigo/12-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-ii.html
http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/PORTOS%20E%20NAVEGA%C3%87%C3%83O
JOSEMAR SOUZA SANTOS