segunda-feira, 9 de setembro de 2019

ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NO LITORAL BAIANO, UMA ATIVIDADE RELEGADA

DIANTE DAS ATUAIS E NOVAS PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS DO CENÁRIO ECONÔMICO QUE  ENVOLVEM A CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, A EXEMPLO DA NOVA FEIÇÃO QUE A GESTÃO ATUAL DA PREFEITURA VEM IMPLEMENTANDO EM QUALIFICAÇÕES DOS ESPAÇOS URBANOS, JUNTO À INAUGURAÇÃO DO MAGNÍFICO CENTRO DE CONVENÇÕES, NO FINAL DE 2019, A MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO, VOLTAMOS A TECER ALGUNS TÓPICOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SETOR NÁUTICO DE LAZER COMO INDUTOR DE RENDA E EMPREGO.

O RETORNO DE EVENTOS NÁUTICOS INTERNACIONAIS CONQUISTADOS COM MUITO ESFORÇO, POSTERIORMENTE PERDIDOS EM VIRTUDE DA AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE FUNCIONAL DE ALGUNS GOVERNOS, HOJE RETORNAM. CITAMOS A REGATA "JAQUES VABRE".


REGATA JACQUES VABRE

A RIBEIRA CAMINHA PARA POTENCIALIZAR SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS NO MUNDO NÁUTICO COM A NOVA MARINA DA PENHA, O QUE JÁ SE TORNA UM CAMINHO, APESAR DO MUITO QUE AINDA PODE SER REALIZADO NA ENSEADA DOS TAINHEIROS.

EM SUMA, O QUE PENSO À RESPEITO DESTE TEMA ESTÁ POSTADO EM MEU BLOG, ARTIGOS E TRABALHO MONOGRÁFICO DE MINHA AUTORIA, MAS VAMOS ELENCAR ALGUNS PONTOS E REFORÇAR AS LEMBRANÇAS, VEJAM  ABAIXO AS SUGESTÕES:


1) QUANTIFICAR O PIB NÁUTICO DO LITORAL DE  SALVADOR E ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, NOS DIVERSOS SEGMENTOS, BALIZANDO AÇÕES A SEREM IMPLEMENTADAS NESSE NICHO; 

a) MOTORES - VENDA E MANUTENÇÃO;

b) MATERIAL USADO NA CONSTRUÇÃO NAVAL- MADEIRA, FIBRA, ALUMÍNIO, TINTAS,VERNIZES, ESTOFARIA, MATERIAL DE SALVATAGEM, CABOS NAVAIS;

2) PROMOVER AÇÕES PARA RECUPERAR REGATAS INTERNACIONAIS, PERDIDAS POR INÉRCIA GOVERNAMENTAL, E CONQUISTA DE NOVOS EVENTOS NÁUTICOS;



MARINA ARATU

3) INCENTIVAR A PRÁTICA DE ATIVIDADE E ESPORTES NÁUTICOS  EM COMUNIDADES CARENTES, LEVANDO OS JOVENS A SEDIMENTAREM A CIDADANIA, IDENTIDADE DE POVO, O SABER POPULAR E AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS  COMO - CONSTRUÇÃO NAVAL, PESCA, NAVEGAÇÃO, PRINCIPALMENTE NO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO E ENSEADA DOS TAINHEIROS. A EFICÁCIA DESTA AÇÃO SERÁ A RETIRADA DO JOVEM DO AMBIENTE DE VIOLÊNCIA QUE DOMINOU A PÁTRIA.

4) CONSTRUIR FACILIDADES ESTRUTURAIS PARA COMUNIDADES QUE VIVEM DA PESCA, NO ENTORNO DO SUBÚRBIO, ENSEDA DOS TAINHEIROS, ILHA DE MARÉ E DOS FRADES, A EXEMPLO DE TERMINAIS PESQUEIROS, RAMPAS, PONTES DE ATRACAÇÃO;

5) INTERMEDIAR LINHAS DE CRÉDITOS E CONSULTORIAS PARA CONSTRUTORES ARTESANAIS QUE ATUAM NO ÂMBITO DA RIBEIRA, CACHA PREGO, VALENÇA, CAMAMU, SUBÚRBIO FERROVIÁRIO ETC. 



IMAGEM DO PORTO DE SALVADOR EM 1873

6) ATUAR COM MECANISMO DE INCENTIVOS FISCAIS PARA ATRAIR INDUSTRIAS DE MATERIAIS E EQUIPAMENTO NAVAIS PARA SALVADOR - DE SALVATAGEM, BOIAS, CABOS, TINTAS, VERNIZES, FIBRAS SINTÉTICAS, VELARIAS, MOTORES, INOX, ENTRE OUTROS; A BAHIA É 3º MERCADO NÁUTICO DO PAÍS E NÃO CONSTRUÍMOS LANCHAS, VELEIROS OU EMBARCAÇÕES DE SERVIÇOS, A NÃO SER EM ESTALEIROS ARTESANAIS, ESTE CENÁRIO REPRESENTA PERDAS DE RENDA, IMPOSTOS E EMPREGO;

7) PROMOVER CIRCUITO DE VELA DE OCEANO, FEIRAS NÁUTICAS, CONVIDANDO VELEJADORES E ESTALEIROS DE OUTROS PAÍSES, ALÉM DE BRASILEIROS;




SAVEIRO DE VELA DE IÇAR, COM MASTRO DE TRAQUETE - EMBARCAÇÃO TÍPICA DOS MARES DA BAHIA

8) POTENCIALIZAR EVENTOS NÁUTICOS REPRESENTATIVOS  DA NOSSA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL, A EXEMPLO DA REGATA JOÃO DAS BOTAS, PROCISSÃO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES, NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES EM BOM JESUS DOS PASSOS, FESTA DO DIA 2 DE FEVEREIRO EM SALVADOR;

09) CRIAR UMA ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO RECÔNCAVO BAIANO, JUNTO A SALVADOR, PARA FORMULAR E TRAÇAR AÇÕES CONJUNTAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ROTEIROS TURÍSTICOS NÁUTICOS E CULTURAIS. PRINCIPALMENTE A NAVEGAÇÃO ATÉ CACHOEIRA, PELO RIO PARAGUAÇU. EVITANDO GASTOS EXORBITANTES COM CONTRATAÇÕES DE CONSULTORIAS,  COM RESULTADOS PÍFIOS, EM GERAL,TENDO À FRENTE DITOS ESPECIALISTAS QUE NADA CONHECEM DA CULTURA E HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA. DEVE-SE VERIFICAR SE OS ÓRGÃOS DE CONTROLE EXTERNO TEM REALIZADO AUDITORIAS, INCLUSIVE OPERACIONAL. EM RELAÇÃO A ESSES CONTRATOS, E O SEU CUSTO BENEFÍCIO ENTRE O VALOR CONTRATADO E OS RESULTADOS OBTIDOS PARA À SOCIEDADE

10) RECONSTITUIR DOCUMENTOS, IMAGENS, FATOS E AQUISIÇÃO DE ACERVOS PARTICULARES QUE RETRATEM A HISTÓRIA DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, A CONSTRUÇÃO NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, QUE FARÁ PARTE DE UM GRANDE MUSEU NÁUTICO EM SALVADOR;



SAVEIRO VELA DE PENA

11) REQUISITAR A ÁREA DO INERTE TERMINAL PESQUEIRO DA RIBEIRA E TRANSFORMÁ-LO EM UMA MARINA PÚBLICA, COM ESPAÇO PARA EXPOSIÇÕES, REPAROS NÁUTICOS, E PROJETO PILOTO PARA CONSTRUÇÃO NÁUTICA;

12) REALIZAR NEGOCIAÇÕES COM A MARINHA DO BRASIL, PARA INSTALAÇÃO DE UMA MARINA DE APOIO AO LONGO DO QUEBRA MAR SUL DO PORTO DE SALVADOR, VOLTADA PRINCIPALMENTE A VELEJADORES VISITANTES;



NAVIO "ITAPARICA" DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA

13) POTENCIALIZAR AS INSTALAÇÕES DA JEQUITAIA PARA ATUAR COMO INCUBADORA DE EMPRESAS DE PROJETOS NÁUTICOS E  CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, GERANDO TECNOLOGIA NAVAL EM DESIGN. NO MOMENTO QUE ATINGISSEM ESCALA DE PRODUÇÃO SERIAM ALOCADAS NA BAÍA DE ARATU OU NA ANTIGA FÁBRICA DE CIMENTOS – COCISA – EM PARIPE. ESTE PROJETO FOI CRIADO NO ÂMBITO DO ANTIGO CENTRO NÁUTICO DA BAHIA E ABORTADO DURANTE OS ÚLTIMOS GOVERNOS





PROCISSÃO DO BOM JESUS DOS NAVEGANTES

14) CRIAR UM GRUPO MARÍTIMO NO ÂMBITO DA GUARDA MUNICIPAL, COM SEDE NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AGINDO SUPLETIVAMENTE EM RELAÇÃO A MARINHA DE GUERRA, NAS FAINAS DE SALVATAGEM, SEGURANÇA MARÍTIMA NA ORLA DE SALVADOR E ILHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E AÇÕES SOCIAIS, ACRESCENTAMOS QUE, ESTE PROJETO FOI ENVIADO AO COMANDO DA POLÍCIA MILITAR DA BAHIA, VIA MONOGRAFIA DE NOSSA AUTORIA, MAS O RESULTADO FOI ARQUIVAMENTO DO PROCESSO, UM POUCO ANTES DO TRÁGICO ACIDENTE COM LANCHA QUE FAZIA LINHA DE SALVADOR PARA MAR GRANDE, COM LAMENTÁVEIS VÍTIMAS FATAIS;



                                         NAVIO "MASCOTE" DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA

15) PROMOVER INTERCÂMBIO COM ENTIDADES MARÍTIMAS INTERNACIONAIS, VOLTADAS AO FOMENTO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER, TRAZENDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE SETOR NA CAPITAL BAIANA;

16) INSTALAR CURSO DE ENGENHARIA NAVAL EM UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, ALÉM DE CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO, PRINCIPALMENTE AS LOCALIZADAS NA RIBEIRA E SUBÚRBIO FERROVIÁRIO;



ESCUNA, EMBARCAÇÃO TÍPICA DA BAHIA

17) INCENTIVAR ESTUDOS ARQUEOLÓGICO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, IDENTIFICANDO NAUFRÁGIOS, SUAS HISTÓRIAS E OUTROS ACHADOS ARQUEOLÓGICOS, FICANDO O FRUTO DESSAS EXPLORAÇÕES CIENTÍFICAS NO MUSEU NÁUTICO DE SALVADOR;

18) SEBRAE, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E FIEB, DEVEM PROVER INICIATIVAS PARA ASSISTIR EMPREENDEDORES NA ÁREA NÁUTICA;

19) CRIAR UM COMITÊ MUNICIPAL COMPOSTO POR MEMBROS OU REPRESENTANTES DA COMUNIDADE NÁUTICA , PROPRIETÁRIOS DE MARINAS E GARAGENS NÁUTICAS, CONSTRUTORES ARTESANAIS, REPRESENTANTES DOS MUNICÍPIOS DO ENTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, REPRESENTANTES DE ENTIDADES LIGADAS AO MEIO AMBIENTE, ESPECIALISTA EM ARQUEOLOGIA NAVAL, COM INTUITO DE TRAÇAR DECISÕES QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DO SETOR.



CAIXA PREGO, ILHA DE ITAPARICA

20) CONSTRUIR UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE BAIXA, EVITANDO O DESCARTE DE DEJETOS IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, PELO CANAL DO BATE ESTACA, NA VERDADE UM CRIME AMBIENTAL.

21) PROMOVER FESTIVAL NÁUTICO EM SALVADOR, NO VERÃO, COM ATRAÇÃO DE REGATA DE TALL SHIPS E OUTRAS ATIVIDADES CORRELATAS;

22) ESTRUTURAR UM MUSEU ONDE POSSA-SE REESCREVER A HISTÓRIA DE OCUPAÇÃO DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, OPORTUNIZANDO PARA À CIDADE O QUANTO ESSE ESPELHO D'ÁGUA ERA EXTENSO, ANTES DOS ATERROS CRIMINOSOS E DESTRUIÇÃO DE SEUS MANGUEZAIS, A MESMA FOI UTILIZADA COMO PORTO, LOCAL DE CONSTRUÇÃO NAVAL E HIDROPORTO - RECEBIMENTO DE HIDRO AVIÕES

23) CONSTRUIR  RÉPLICAS DE TODAS AS VARIAÇÕES DOS SAVEIROS, COM BASE NO "GRAMINHO", INCLUSIVE DE BALEEIRAS, ENQUANTO O SISTEMA DE CONSTRUÇÃO NAVAL DA BAHIA, REPRESENTADO POR SEUS MESTRES CARPINTEIROS, QUE AINDA VIVEM, POSSA SER OPERACIONALIZADO, AGREGANDO COMO PARCEIROS EMPRESAS DO PÓLO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI OU OUTRAS, COMO COMPENSAÇÃO SOCIAL, AS QUAIS SE TORNARÃO PADRINHOS DAS EMBARCAÇÕES, CONTRIBUINDO COM SUAS MANUTENÇÕES. ESSAS RÉPLICAS PARTICIPARIAM DE REGATAS. 

JOSEMAR SOUZA SANTOS
             
             CORECON - 2065   



sábado, 1 de junho de 2019

EXTRATERRESTRE - POR QUE NÃO ESTÃO AQUI - ALIEN - WHY AREN'T THEY HERE?

EM RELAÇÃO A POSTAGEM REALIZADA POR ESTE BLOG, TRAÇANDO HIPÓTESES DESCOMPROMETIDAS E SEM FUNDO CIENTÍFICO SOBRE A CONSTATAÇÃO DE VIAJANTES ESPACIAIS NÃO ESTAREM AQUI OU POR AQUI NÃO PASSAREM EM ESCALAS OPERACIONAIS, COM SUAS NAVES, INDICAMOS COMO PESQUISA A LEITURA DO "PARADOXO DE FERMI", QUE, EM ÉPOCA REMOTA TAMBÉM SUSCITOU ESTE ENIGMA.

A LEITURA SÓ FARÁ SENTIDO SE SUA RAZÃO INDICAR À EXISTÊNCIA DE OUTRAS CIVILIZAÇÕES, ALÉM DA TERRESTRE.

ABAIXO ESTÃO OS LINKS DAS POSTAGENS


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON - 2065

quarta-feira, 29 de maio de 2019

ENSEADA DOS TAINHEIROS E SUA VOCAÇÃO NÁUTICA - TAINHEIROS COVE AND ITS NAUTICAL VOCATION

O GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA ATRAVÉS DA SUA SECRETARIA DE TURISMO, LANÇA AVISO DE LICITAÇÃO PÚBLICA NACIONAL DE OBRAS DE REQUALIFICAÇÃO DA MARINA DA PENHA NA RIBEIRA, COM FINANCIAMENTO DO BID - BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO.



SEMPRE PERSISTIMOS EM AFIRMAR SOBRE O  POTENCIAL GERADOR DE RENDA, EMPREGOS, IMPOSTOS E SUSTENTABILIDADE SOCIAL, NO ÂMBITO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ATRAVÉS DO TURISMO E ATIVIDADES NÁUTICAS DE LAZER, SE FOREM EXPLORADOS DE FORMA PROFISSIONAL.




TEMOS UM TRABALHO ACADÊMICO E DIVERSOS ARTIGOS PUBLICADOS SOBRE O TEMA. SOU UM ENTUSIASTA, CONSTATO, QUE UMA SIGNIFICATIVA PARCELA DE DINHEIRO PÚBLICO FOI EMPREGADO SEM RESULTADOS SATISFATÓRIOS. ME PARECE SER ESTA A PRIMEIRA AÇÃO PRAGMÁTICA A SER EFETIVADA.



QUE ESSA INICIATIVA SE ESTENDA A TODA ORLA DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, TRANSFORMANDO ESTE QUADRANTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS EM UMA PÓLO NÁUTICO, CONSTITUÍDO DE MARINAS, RAMPAS DE ACESSO AO MAR PARA EMBARCAÇÕES DE MENOR PORTE, ESCOLA PROFISSIONALIZANTES, APROVEITANDO O SABER POPULAR DOS MORADORES DO SEU ENTORNO, COM HISTÓRICO  LIGADOS ÀS FAINAS NÁUTICAS, ESTALEIROS PARA REFORMA E CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, ESCOLAS DE VELAS, CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO, ELIMINANDO O DESPEJO DO DEJETOS NO CANAL DO BATE ESTACA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS.



OS ATERROS REALIZADOS NESSE LOCAL REDUZINDO O ESPELHO D'ÁGUA, DESTRUINDO MANGUEZAIS, PARA CONSTRUÇÃO DE CONJUNTOS RESIDENCIAIS, SE CONSTITUI UM CRIME AMBIENTAL DE GRAVES REPERCUSSÕES, DEVENDO SER APURADO.

ATIVIDADES PESQUEIRAS DEVEM SER INCENTIVADAS E PROFISSIONALIZADAS, ATRAVÉS DE CONSTRUÇÃO DE TERMINAIS. UM EXEMPLO É O PORTO DA SARDINHAS NA REGIÃO DO CABRITO, DE ONDE VÁRIAS FAMÍLIAS TIRAM SEU SUSTENTO COM A VENDA E BENEFICIAMENTO DO PESCADO.

NO INTERIOR DA BAÍA DOS TAINHEIROS ESTÃO LOCALIZADOS DIVERSOS  ANCORADOUROS DE PEQUENO PORTE, ESTRUTURADOS DE FORMA PRECÁRIA, INICIATIVA DE MORADORES DAS CERCANIAS, MAS, EM CONTRAPONTO SERVINDO DE ABRIGO PARA CENTENAS DE EMBARCAÇÕES DE PESCA, LAZER DE USO MISTO, GERANDO GASTOS E RENDAS COM SERVIÇOS DIVERSOS. NESSA PERSPECTIVA, O GOVERNO DO ESTADO E PREFEITURA DE SALVADOR, COM A CRIAÇÃO DE PROGRAMAS DE INCENTIVOS A REQUALIFICAÇÃO DE ESTRUTURAS NÁUTICAS, POTENCIALIZARIA AINDA MAIS ESTA RELAÇÃO CUSTO BENEFICIO, SEM A NECESSIDADE DE GASTOS MILIONÁRIOS EM PROGRAMAS QUE NÃO ALCANÇAM AS METAS ESTABELECIDAS,
JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CRE - 2065

domingo, 19 de maio de 2019

RECLAMAÇÃO NOTA SALVADOR

Encaminhei email com reclamações e não obtive satisfação. Acerca de expiração do crédito discriminadas abaixo, que expirou e não consegui resgatar em virtude do valor ser abaixo do patamar para resgate. Isto ocorreu em virtude de muitos dos meus créditos estarem pendentes, durante um período que foge à razoabilidade. Pode transparecer que seja intencional, para você não conseguir atingir o valor mínimo para resgate.

Gostaria de saber por que as notas geradas em meu nome pela 115.899/004-29 - ODONTO SYSTEM PLANOS ODONTOLÓGICOS LTDA, não gera crédito. Além disso, todas as notas emitidas em meu CPF pelas salas de cinemas do Shopping Barra não geraram créditos.

Outrossim gostaria que a resposta para esta reclamação seja efetuada em 5 dias úteis, pois solicitei antes e não obtive respostas.

ATENCIOSAMENTE

JOSEMAR SOUZA SANTOS

06.311.319/0001-14
MOVEIS FORTE COMERCIO E SERVICOS LTDA - ME
000562 07/10/17 60,00 0,54
06.311.319/0001-14
MOVEIS FORTE COMERCIO E SERVICOS LTDA - ME
000561 07/10/17 85,00 0,76

AMPLIAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR - VITÓRIA PARA ECONOMIA BAIANA - EXPANSION OF THE CONTAINER TERMINAL AT THE PORT OF SALVADOR - VITÓRIA FOR THE BAIANA ECONOMY



EM PRIMEIRO PLANO É VISÍVEL O CANTEIRO DE OBRAS, A DIREITA SE VISUALIZA AS PRIMEIRAS ESTACAS QUE DARÃO ORIGEM AO NOVO CAIS, PROLONGAMENTO DO ATUAL.


A AMPLIAÇÃO DO TECON SALVADOR, NÃO SÓ TRADUZ O MAIOR INVESTIMENTO REALIZADO EM SALVADOR, COMO TAMBÉM O MAIS IMPORTANTE, ESTRUTURANTE E MULTIPLICADOR, COM IMPACTO DIRETO NA COMPETITIVIDADE DE NOSSA ECONOMIA EM ATRAIR INVESTIMENTOS PRODUTIVOS.

ACRESCENTE QUE, UM EXTENSO ESPECTRO TERRITORIAL DO ESTADO TAMBÉM ACALENTARÁ OS EFEITOS  POSITIVOS DESSE INVESTIMENTO. VEJAM COMO A BAHIA ESTÁ DISPERSA EM RELAÇÃO A SEU FUTURO ESTRATÉGICO, NO MOMENTO EM QUE POUCO SE COMENTA SOBRE ESTE FATO, PREFERINDO-SE LEVAR ÀS MANCHETES UMA MAQUETE DE UMA PONTE INÚTIL E ILUSÓRIA, PARA ESTE MOMENTO, CHAMADA SALVADOR - ITAPARICA, QUE, DO MODO COMO QUEREM PODERÁ DIFICULTAR E ATÉ IMPEDIR O FLUXO DE PLATAFORMAS E GRANDES NAVIOS EM DIREÇÃO AOS TERMINAIS E ESTALEIROS INSTALADOS NAS ENTRANHAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, GERANDO  DESEMPREGO, QUEDA DE RENDA E IMPOSTOS.

RESSALTAMOS QUE, ESSA OBRA SE INICIA COM MAIS DE 10 ANOS DE ATRASO, RATIFICANDO O PROCESSO DE DESINDUSTRIALIZAÇÃO QUE A BAHIA VEM ATRAVESSANDO EM QUASE 2 DÉCADAS, SOBRE O OLHAR PATÉTICO DA FIEB, AGENTES POLÍTICOS, ASSOCIAÇÕES DE CLASSE E DA PRÓPRIA SOCIEDADE BAIANA, POIS "CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE" !!!!!!

ACESSEM O LINK, PUBLICADO NO JORNAL "TRIBUNA DA BAHIA", NO DIA  13/05/2019:

https://www.trbn.com.br/materia/I17163/obra-no-porto-de-salvador-movimenta-mais-de-meio-bilhao

LINK DE POSTAGEM DO BLOG, VERSANDO SOBRE ESTE TEMA:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html



JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CORECON - 2065

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - PARTE IV -SAVEIRO DE VELA IÇAR - ARMADO EM TRAQUETE - RESCUE OF BAHIA'S NAVAL HISTORY - PART IV - SAIL SLOOP HOISTED - ARMED ON FORESKET

                      FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.

A BAHIA E SEUS ASPECTOS CIVILIZATÓRIOS. A IDENTIDADE, A FORÇA, A CORAGEM, O NACIONALISMO DO POVO BAIANO FORAM FORJADOS PELOS CAMINHOS DO MAR.

SAVEIRO DE VELA DE IÇAR PARTICIPANDO DA PROCISSÃO MARÍTIMA DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES, EM 1950.

VERIFIQUEM QUE À ARMAÇÃO VÉLICA É COMPOSTA DE UM MASTRO DE TRAQUETE POSICIONADO NA PROA.

HOJE NÃO EXISTEM SAVEIROS COM ESTA CARACTERÍSTICA DE VELA, NAVEGANDO PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, O QUE ERA COMUM ATÉ A DÉCADA DE 1960.



JOSEMAR

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

FEIRA NÁUTICA, NOS DIAS 26 A 29 DE OUTUBRO DE 2017, BAHIA MARINA


FEIRA NÁUTICA NOS DIAS 26 A 29 DE OUTUBRO DE 2017, NA BAHIA MARINA.

SE CONECTE AO MAR DA BAHIA, NO ESPLENDOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, SUAS PRAIAS, ILHAS, HISTÓRIAS E MISTÉRIOS DE UMA CIVILIZAÇÃO QUE SE FUNDAMENTOU PELOS CAMINHOS DE NOSSAS ÁGUAS.

NAVEGAR É VIDA, É SAÚDE FÍSICA E EXISTENCIAL, AO CONTRÁRIO DOS PARTIDOS DITOS DE ESQUERDA, DITOS SOCIALISTAS, QUE ROTULAM E PLANTAM NAS MENTES DOS HIPNOTIZADOS, QUE O FUTURO DA BAHIA SE RESUME  À AGRICULTURA FAMILIAR, QUE À ATIVIDADE NÁUTICA É NINHO DA BURGUESIA, ISTO PARA O BAIXO CLERO DA MILITÂNCIA , POIS PARA A CÚPULA, EM SUA MAIORIA, TER UM BARCO É UM SONHO DE CONSUMO, VIABILIZADO COM DINHEIRO DA CORRUPÇÃO. TRISTE BAHIA!!!!

VISITE ESTA FEIRA DE EMBARCAÇÕES, ENTRE EM CONTATO COM O MUNDO NAVAL, E RETORNE COM UM OBJETIVO, ADQUIRIR SEU BARCO. EM TEMPO, CONVIDE A FAMÍLIA E AMIGOS.


JOSEMAR





sexta-feira, 6 de outubro de 2017

MAR AVANÇA EM PONTOS DO LITORAL BAIANO - SEA ADVANCES AT POINTS OF THE BAIANO COAST

O AVANÇO DO MAR EM PONTOS DO LITORAL BAIANO, TEM DESPERTADO A CURIOSIDADE DOS AFICIONADOS PELO TEMA, ALÉM DE PREJUÍZOS DIVERSOS, ALGUNS APONTAM COM PRINCIPAL CAUSA, AS QUESTÕES CLIMÁTICAS, OU SEJA UM PROVÁVEL AQUECIMENTO GLOBAL, CONTRIBUÍDO PARA ELEVAÇÃO DO NÍVEL DAS ÁGUAS OCEÂNICAS. SERIA ESTA A CAUSA MAIS IMPORTANTE?

A INTERFERÊNCIA HUMANA, COM CONSTRUÇÕES DE ESTRUTURAS PORTUÁRIAS - OFFSHORE - QUE REQUEREM ESPIGÕES E QUEBRA - MARES, A EXEMPLO DE TERMINAIS MARÍTIMOS OPERADOS NO ESPÍRITO SANTO E SUL DA BAHIA, PRINCIPALMENTE VOLTADOS PARA A MOVIMENTAÇÃO DE TOROS DE EUCALIPTOS E CELULOSE LEVARAM À MODIFICAÇÃO DA ESTRUTURA LITORÂNEA, EM RAZÃO DO BLOQUEIO NA MOVIMENTAÇÃO DE SEDIMENTOS DE UMA ÁREA PARA OUTRA, POR CONSEQUÊNCIA ALGUNS LOCAIS DO MAR RECUAM E OUTROS AVANÇAM.

O PORTO DO MALHADO EM ILHÉUS É UM ESTUDO DE CASO INTERESSANTE. NESTE QUADRANTE, ÀS CORRENTES MARÍTIMAS TRANSITAM DO SUL PARA O NORTE. OS GRÃOS DE AREIA QUE SÃO DESLOCADOS PARA O NORTE, SÃO SUBSTITUÍDOS POR OUTROS VINDOS DO SUL, EM UM FLUXO CONTÍNUO. COM A CONSTRUÇÃO DO PORTO MALHADO EM ILHÉUS, O SEU ESPIGÃO RETEVE OS SEDIMENTOS, O QUE LEVOU A AMPLIAÇÃO DA FAIXA DE AREIA NA PRAIA DA AVENIDA SOARES LOPES, ENQUANTO NO LADO NORTE O MAR AVANÇOU SOBRE AS RESIDÊNCIAS, OS SEDIMENTOS QUE FORAM DESLOCADOS PELAS CORRENTES MARÍTIMAS, NÃO FORAM SUBSTITUÍDOS.

PARECE SIMPLÓRIO, MAS É TÉCNICO, QUALQUER MODELO REDUZIDO, FUNDAMENTA ESTA ASSERTIVA.

CUIDADO BAIANOS COM OBRAS DE CARÁTER ELEITOREIRO E FARAÔNICA, SE REALMENTE FOREM REALIZADAS, A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO PODE SER DESFAVORÁVEL AO MEIO AMBIENTE MARÍTIMO, PODENDO TER RESULTADOS ECONÔMICOS NEGATIVOS, A EXEMPLO DE PROJETOS DE PONTES E PORTOS EM ÁREAS OFFSHORE, ONDE O AMBIENTE NATURAL É NORTEADO DE COMPLEXIDADE QUE DEVEM SER SUPERADAS PELAS TÉCNICAS DE ENGENHARIA, COMO: INTENSIDADE DE VENTOS, CORRENTES MARÍTIMAS, PROFUNDIDADE DO MAR, CARACTERÍSTICA DO SOLO MARINHO, ACESSO AO TRÁFEGO MARÍTIMO, ETC, O  QUE DEMANDAM ANOS DE ESTUDOS, DIFERENTE DE ANÚNCIOS FUNDAMENTADOS EM ESTUDOS AÇODADOS.

JOSEMAR

IMAGEM DO PORTO DO MALHADO, ONDE FICA VISÍVEL O ACUMULO DE SEDIMENTOS, À FRENTE DA IMAGEM, COM AMPLIAÇÃO DA FAIXA DE AREIA, E AO FUNDO, O MAR AVANÇA, SEM FAIXA DE AREIA.


DESTRUIÇÃO CAUSADA PELO AVANÇO DO MAR, NO LITORAL NORTE DE ILHÉUS.


MAQUETE DO DITO  PORTO SUL, REPITO É UMA MAQUETE, NÃO É UMA IMAGEM DE UM PROJETO.


MAQUETE DA IMAGÉTICA PONTE SALVADOR - ITAPARICA, REPITO É UMA MAQUETE, NÃO A IMAGEM DE UM PROJETO.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

O BLOG ESTÁ ATIVO! POR CIRCUNSTÂNCIAS, COM ESPAÇO MAIOR ENTRE POST

EM RESPEITO A TODOS QUE ACESSAM O "VIAJANTE SEM PORTO", INFORMAMOS QUE, ESTAMOS ATIVOS EM NOSSA CAMINHADA, APENAS COM UM MAIOR INTERVALO DE TEMPO ENTRE AS POSTAGENS, EM VIRTUDE DE DEMANDAS PARTICULARES, 


RECOMENDAÇÕES


JOSEMAR

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

A IRRESPONSABILIDADE EM EXTINGUIR O PORTO DE SALVADOR - THE IRRESPONSIBILITY IN EXTINGUISHING THE PORT OF SALVADOR

PARECE INACREDITÁVEL QUE O PREFEITO ACM NETO TENHA CONHECIMENTO E PERMITIDO QUE UM DOS SEUS AUXILIARES LANCE UMA PROPOSTA TÃO IRRESPONSÁVEL  CONTRA OS INTERESSES ECONÔMICOS DA NOSSA CAPITAL E PRINCIPALMENTE DO ESTADO DA BAHIA, COMO A EXTINÇÃO DO PORTO DE SALVADOR E SUA FINALIDADE DE GERAR RIQUEZAS PARA A POPULAÇÃO DO ESTADO.

ESSA PROPOSTA DESTRUIDORA DE EMPREGOS, RENDA, IMPOSTOS E DIVISAS, AFETARIA EM CHEIO A SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA E SOCIAL DO ESTADO, QUE DIGA-SE DE PASSAGEM, ANDA EM FRANGALHOS, SOFRENDO NESTES ÚLTIMOS 12 ANOS, COM MEDIDAS ECONÔMICAS EQUIVOCADAS E VISÍVEL ESVAZIAMENTO DO PRESTÍGIO POLÍTICO PERANTE O GOVERNO FEDERAL


TERMINAL DE CONTÊINERES PORTO DE SALVADOR
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_salvador.php


A BAHIA VEM PERDENDO COMPETITIVIDADE, DEIXANDO PASSAR AO LARGO SUAS VANTAGENS COMPETITIVAS E COMPARATIVAS, EM RELAÇÃO, PRINCIPALMENTE, A OUTROS ESTADOS DO NORDESTE, COMO PERNAMBUCO, QUE APOSTOU SUAS FICHAS DESENVOLVIMENTISTAS NO COMPLEXO PORTUÁRIO DE SUAPE, CEARÁ COM O PORTO DE PECÉM E O MARANHÃO, COM AUXÍLIO DO GOVERNO FEDERAL VEM POTENCIALIZNDO O SUPER PORTO DE ITAQUI. ENQUANTO A BAHIA IRRESPONSÁVEMENTE PADECE NESTE SETOR, COM A INÉRCIA DA SOCIEDADE E DE ÓGÃOS REPRESENTATIVOS DE CLASSE COMO A FIEB E A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL .



http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_salvador.php


EXEMPLOS DESTA PERDA DE PRESTÍGIO DO ESTADO DA BAHIA NO CAMPO ECONÔMICO. POR NÃO CONTAR COM PORTOS EFICIENTES, SÃO: A MONTADORA JAC MOTORS, ANUNCIADA COM FESTA PELO GOVERNO DA BAHIA, DESISTIU DE SE INSTALAR NO ESTADO; DIVERSOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, PERTENCENTES A EMPRESAS LOCALIZADAS NO SUDESTE E SUL DO PAÍS, OPTARAM POR PERNAMBUO PARA COLOCAREM SEUS PRODUTOS NO NORDESTE; A JEEP FOI PARA PERNAMBUCO, EM DETRIMENTO DA BAHIA, SEM CITAR OUTRAS EMPRESAS QUE DEIXARAM  DE SE INSTALAREM AQUI.

PERNAMBUCO, COM O CENTRO HISTÓRICO DO RECIFE,  MELHOR CUIDADO DO QUE O DE SALVADOR, MANTÉM O SEU PÓRTO OPERACIONAL, MESMO COM SUAPE; O CEARÁ, MANTÉM O PORTO DE FORTALEZA, MESMO COM PECÉM; O RIO DE JANEIRO IDEM; CIDADES COMO BARCELONA E BUENOS AIRES, SOCIALIZARAM SEU ENTORNO PORTUÁRIO, COM ÁREAS DE LAZER E ENTRETENTIMENTOS, MAS SÓ FIZERAM ISTO, APÓS CRIAREM NOVAS ÁREAS DE MOVIMENTO DE CARGA. A BAHIA, QUE NÃO INVESTE EM PORTOS HÁ MAIS DE 2 DÉCADAS QUER FECHAR O QUE RESTA. TRISTE BAHIA!!!!!! 

NESTE MOMENTO, APÓS TANTO TEMPO PERDIDO, A AMPLIAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊNEIRES DO PORTO DE SALVADOR FOI ANUNCIADA, COLOCANDO A BAHIA NA ROTA DOS GRANDES NAVIOS, RESULTANTES DA AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, TOMAR CONHECIMENTO DO FUTURO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO NOSSO PORTO, É UM CONTRASENSO.

PREFEITO ACM NETO, ACREDITO NO SEU POTENCIAL DE GESTOR E ESPERO QUE A PARTIR DE 2018, VOCÊ LEVE A BAHIA A SEU PATAMAR HISTÓRICO DE IMPORTÃNCIA ECONÔMICA A NÍVEL GLOBAL E DE BRASIL. EM CONTRA PONTO, PERMITIR QUE AUXILIARES DE VOSSA EXCELÊNCIA TOME A FRENTE DE PUBLICIZAR IDÉIAS IRRESPONSÁVEIS E FÚTEIS QUANTO A ESTRUTURAS PORTUÁRIAS, DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NOSSO FUTURO DE POVO, NÃO CAI BEM, HÁ DE SE PENSAR NAS CONSEQUÊNCIA DESTE ATO.


JOSEMAR

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

A RIBEIRA E SEUS ESTALEIROS, UMA OPORTUNIDADE PARA ADQUIRIR SEU PRIMEIRO BARCO - RIBEIRA AND ITS SHIPYARDS, AN OPPORTUNITY TO BUY YOUR FIRST BOAT

A ENSEDA DOS TAINHEIROS NO ENTORNO DOS BAIRROS DA RIBEIRA E LOBATO, EM SALVADOR - BAHIA, SE CONFIGURA COMO SEDE DE DIVERSOS CONSTRUTORES DE EMBARCAÇÕES, DE FORMA ARTESANAL OU SEMI INDUSTRIAL.

ESSE NICHO PRODUTIVO É UM EXEMPLO SIGNIFICANTE DE COMO A NÁUTICA GERA RIQUEZA, RENDA, EMPREGOS E IMPOSTOS PARA ECONOMIA BAIANA.

PARA OS INTERESSADOS EM ADQUIRIR SUA PRIMEIRA EMBARCAÇÃO, OS ESTALEIROS DA ENSEADA DOS TAINHEIROS PERMITEM UMA OPORTUNIDADE IMPAR, PELO LEQUE DE DIVERSOS TIPOS DE TAMANHO, UTILIDADE E MATERIAL DO CASCO, SEJA FIBRA, MADEIRA OU COMPENSADO NAVAL, SEMPRE COM ORÇAMENTOS FLEXÍVEIS, 

APROVEITE PARA DAR UM PASSEIO NA RIBEIRA, TOMAR UM SORVETE, E, QUEM SABE, COMPRAR SEU BARCO.

RESSALTAMOS O EMPENHO E A VISÃO DO PREFEITO ACM NETO EM POTENCIALIZAR A NÁUTICA DE LAZER E SEUS SEGMENTOS, O II FESTIVAL NÁUTICO DE SALVADOR É UM EXEMPLO.

A SEGUIR, POSTAMOS IMAGENS DE LANCHAS ENVIADAS POR UM DESSES CONSTRUTORES, A EMPRESA FIVE NÁUTICA DO NOSSO AMIGO TADEU FREITAS.



MARAJÓ LEVE FORTE 17' COM 5 METROS, PORÃO PARA CABOS, TANQUE DE COMBUSTÍVEL, CAIXA IMBUTIDAS PARA PEIXE E SALVATAGEM, VALOR R$ 7.500,00, SEM A MOTORIZAÇÃO.
















IMAGENS A SEGUIR, SÃO LANCHAS COM FORMA CABRASMAR, 4,50m, MOTOR DE 15HP A 40HP.









OUTROS FABRICANTES SÃO: ESTALEIRO FANTÁSTICO, DE FANTA E TICO, TEL: 98798-8755; MARINA DE PAULO, NA RUA DO CLUBE DOS SAVEIROS; E NO CABRITO ESTÃO LOCALIZADOS ESTALEIROS COM CAPACIDADE DE CONSTRUIR ESCUNAS E EMBARCAÇÕES DE PORTE.


LINKS CORRELATOS:

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2016/10/1-congresso-brasileiro-para-o.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/2012/08/ideias-para-os-postulantes-prefeitura.html

https://www.youtube.com/watch?v=XAdIWPXJLSI

https://www.youtube.com/watch?v=hHdzHGtTYZE

https://www.youtube.com/watch?v=14jwInfNM_o

JOSEMAR

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

FEIRA NÁUTICA NA BAHIA MARINA

A FEIRA NÁUTICA QUE SERÁ REALIZADA NA BAHIA MARINA NOS DIAS 27 A 30 DE OUTUBRO DE 2016, SE TRADUZ EM UM IMPORTANTE EVENTO NESTE SEGMENTO DA ECONOMIA DE SALVADOR, GERANDO CAMINHOS PARA INICIANTES SE TORNAREM PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕES, USUFRUINDO DAS ÁGUAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO.




JOSEMAR

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

1º CONGRESSO BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA NÁUTICA

SALVADOR SERÁ SEDE DO 1º CONGRESSO BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO DA ECONOMIA NÁUTICA EM 24/11/2016, NO BOJO DO II FESTIVAL NÁUTICO DE SALVADOR QUE ACONTECERÁ ENTRE OS DIAS 24  DE NOVEMBRO E 04 DE DEZEMBRO DE 2016.

ESTA INICIATIVA DA PREFEITURA DE SALVADOR, EM PARCERIA COM O YACHT CLUBE DA BAHIA, LOCAL ONDE ACONTECERÁ O EVENTO, MERECE TOTAL APOIO DOS SOTEROPOLITANOS, EM VIRTUDE DA RELEVÂNCIA E DO POTENCIAL  QUE O SETOR NÁUTICO OFERECE PARA GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA, TECNOLOGIAS E IMPOSTOS.




O PREFEITO DE SALVADOR, ACM NETO, TEM DEMONSTRADO SENSIBILIDADE E VISÃO EMPREENDEDORA NO QUE DIZ RESPEITO A ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E ORLA DE SALVADOR, A SEGUNDA VERSÃO DO FESTIVAL NÁUTICO É UMA PROVA CONCRETA DESTA AFIRMAÇÃO.

INSCRIÇÃO GRATUITA NO LINK A SEGUIR:

AS NOSSAS VANTAGENS COMPARATIVAS, COMPETITIVAS E HISTÓRICAS EM RELAÇÃO À NÁUTICA NÃO FORAM POTENCIALIZADAS PELOS GOVERNOS ESTADUAIS DA BAHIA NESTES ÚLTIMOS 9 ANOS, QUANDO PERDEMOS TODAS AS REGATAS INTERNACIONAIS CONQUISTADAS COM MUITO ESFORÇO, ALÉM DO CENTRO NÁUTICO TER SIDO EXTINTO SEM NENHUMA SATISFAÇÃO AO CONTRIBUINTE, CRIANDO UM VÁCUO NO DESENVOLVIMENTO DESTE SETOR.


JOSEMAR

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

O PAÍS CORRE O RISCO DE EMPOBRECER SEM REFORMA DA PREVIDÊNCIA - PRESIDENTE TEMER

SENHOR PRESIDENTE, O PAÍS EMPOBRECE COM A CORRUPÇÃO QUE RETIRA BILHÕES DO ERÁRIO PÚBLICO, ACOBERTADA PELA IMPUNIDADE E PELO FORO PRIVILEGIADO!!! O PAÍS EMPOBRECE COM A FALÁCIA DAS ALTAS TAXAS DE JUROS PARA COMBATER A INFLAÇÃO, QUE NÃO É DE DEMANDA, QUANDO NA VERDADE É UM PRESENTE AOS BANQUEIROS, QUE OFERECEM DONATIVOS NA ELEIÇÃO, COMO CONTRA PARTIDA!!! O PAÍS EMPOBRECE COM O APARELHAMENTO DAS ESTRUTURAS PÚBLICAS DA FEDERAÇÃO, COM DEZENAS DE MINISTÉRIOS, ESTADOS COM DEZENAS DE SECRETARIAS E MILHARES DE CARGOS COMISSIONADOS, COM FINS ELEITOREIROS!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO PAGAMOS IMPOSTOS NO MESMOS PATAMAR  DE UM PAÍS CIVILIZADO E PRATICAMENTE NADA TEMOS EM TROCA COM SERVIÇOS PÚBLICOS DIGNOS!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO UM PROCESSO NO JUDICIÁRIO PASSA DÉCADAS TRAMITANDO PARA SER JULGADO, E NOSSOS JUÍZES GANHAM MAIS QUE DOS ESTADOS UNIDOS E EUROPA, ONDE A CONCILIAÇÃO É O PRIMEIRO INSTANTE, E A MAIORIA DAS CONTENDAS SÃO RESOLVIDAS SEM PARTIR PARA BELIGERÂNCIA JURÍDICA!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO O JUDICIÁRIO, O LEGISLATIVO E O MINISTÉRIO PÚBLICO RECEBEM A URV, E O EXECUTIVO FICA A CONTAR CARNEIRINHOS!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO PAGAMOS UM DOS COMBUSTÍVEIS MAIS CAROS DO PLANETA, IDEM PARA TARIFAS DE TELEFONIA MÓVEL, TARIFAS DE ÁGUA E ENERGIA, ETC!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO AS PRISÕES SÃO FREQUENTADAS EM SUA MAIORIA POR POBRES, LADRÕES DE GALINHA E PRETOS, OU SEJA, O CRIME COMPENSA QUANDO SE ROUBA COM A CANETA!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO GOVERNADORES TEM DIREITO A PENSÃO VITALÍCIA, QUE PASSAM PARA SUAS ESPOSAS QUANDO FALECEREM!!! O PAÍS EMPOBRECE, QUANDO OS ESTADOS SÃO GOVERNADOS DE FORMA IRRESPONSÁVEL, E NÃO REAJUSTAM OS SALÁRIOS DOS SERVIDORES, COMO SE OS MESMOS TIVESSEM CULPA NA FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO!!! TEM MUITO MAIS, MAS O DITO ANTERIORMENTE JÁ SIMBOLIZA!!!

SENHOR PRESIDENTE TEMER, FUI ÁS RUAS PARA TIRAR ESSA MULHER DO PODER, PELO MOTIVO QUE SABEMOS, E ESTOU TE APOIANDO, ENQUANTO O SENHOR SINALIZAR QUE ESTÁ GOVERNANDO PARA O CIDADÃO BRASILEIRO, E NÃO SÓ PARA GRUPOS EMPRESARIAIS!!! NÃO SIGO PARTIDOS POLÍTICOS, CREDOS RELIGIOSOS OU DOUTRINAS FILOSÓFICAS, MINHA BALIZA É O ESTADO DE DIREITO, DESSE MODO, VAMOS RESOLVER O QUE CITEI ACIMA, FAZENDO UMA ASSEPSIA COMPLETA, DEPOIS COM O AMBIENTE DIGNO PARTIREMOS PARA REFORMA DA PREVIDÊNCIA!!! OK!!!

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2016/09/1812141-brasil-corre-risco-de-empobrecer-sem-reforma.shtml

terça-feira, 6 de setembro de 2016

MEU ANIVERSÁRIO - 60 ANOS - MY BIRTHDAY - 60 YEARS

"NO DIA DO SEU NASCIMENTO, VOCÊ CHOROU E O MUNDO SE ALEGROU. VIVA SUA VIDA DE MODO QUE, NO DIA DE SUA MORTE, O MUNDO CHORE E VOCÊ SE ALEGRE" - PROVÉRBIO INDÍGENA, CHEROKEE.

https://br.pinterest.com/pin/787848528571301414/

HOJE FAÇO 60 ANOS DE IDADE, UMA BOA CAMINHADA!!! OLHO PARA TRÁS E VEJO, AS MILHAS NAVEGADAS, OS PORTOS DA EXISTÊNCIA VISITADOS. EM CADA UM DELES, AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS!!!!! FOI E ESTÁ SENDO UM BOM COMANDO, UM BOM COMBATE!!!!

https://www.youtube.com/watch?v=DhbinU_TxU0


OBRIGADO A VOCÊS QUERIDOS PAIS, A VOCÊS QUERIDOS FILHOS, A VOCÊS QUERIDOS AMIGOS!!! OBRIGADO AOS DEUSES, OBRIGADO A NATUREZA!!! E POR ÚLTIMO OBRIGADO A VOCÊ JOSEMAR!!! QUE O FUTURO E SEUS ENIGMAS SEJAM AMIGOS DE FARRAS E ALEGRIAS!!


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON  2065 

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO PARA SALVADOR, RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE - ECONOMIA CIRCULAR - WASTE PROCESSING PLANT FOR SALVADOR, INCOME, EMPLOYMENT AND SUSTAINABILITY - CIRCULAR ECONOMY

NESTE MOMENTO EM QUE SE INICIA PROCESSO LICITATÓRIO PARA ESCOLHA DO NOVO MODELO DE CONCESSÃO PARA LIMPEZA URBANA EM SALVADOR, JUNTO A PROXIMIDADE DO NOVO PLEITO ELEITORAL PARA ESCOLHA DE NOVOS PREFEITOS, TRAZEMOS ESTE TEXTO, COMO  UM CAMINHO PARA QUE A CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA E SUA ZONA DE INFLUÊNCIA POSSAM DAR UM DESTINO MAIS RACIONAL AO SEU LIXO DOMICILIAR E COMERCIAL, QUE NÃO SEJAM OS ATERROS SANITÁRIOS E OS CRIMINOSOS LIXÕES A CÉU ABERTO.

SALVADOR HOJE DESTINA GRANDE PARTE DO LIXO GERADO POR SUA POPULAÇÃO PARA OS ATERROS SANITÁRIOS, PELOS MENOS A PARTE RECOLHIDA, POIS, É NOTÓRIA A DEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NA NOSSA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, ONDE RESÍDUOS SE ACUMULAM DURANTE DIAS.

MESMO SENDO UMA OPÇÃO LASTREADA EM CRITÉRIOS TÉCNICOS, O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ LONGE DE SER O MÉTODO IDEAL DE DESTINO PARA O RESULTADO DE NOSSAS RELAÇÕES DE CONSUMO, O LIXO, O VILÃO.

AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O ATERRO OCUPAM UM ÁREA FÍSICA DE GRANDES DIMENSÕES, GERALMENTE ESTÃO PRÓXIMAS DOS CENTROS URBANOS, EM VIRTUDE DA IDA E VINDA DOS CAMINHÕES, PARA DESCARREGAR CARGA; HAVENDO SEMPRE A NECESSIDADE DE AMPLIAÇÃO EM VIRTUDE DO CRESCIMENTO POPULACIONAL DOS GRANDES CENTROS, SE SATURANDO RAPIDAMENTE..

POR MAIOR PRECAUÇÃO QUE SEJA TOMADA NA PREPARAÇÃO DESSAS ÁREAS, NÃO TEMOS DÚVIDAS QUE ALGUMA QUANTIDADE DE RESÍDUOS IRÁ ESCAPAR, SE INFILTRANDO NO SUBSOLO, POR CONSEQUÊNCIA CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO.


http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

SOBRE OS LIXÕES EXISTENTES EM GRANDE PARTE DAS CIDADES DO INTERIOR BAIANO, NÃO TEMOS O QUE COMENTAR, APENAS REPETINDO QUE SE TORNA UMA AÇÃO CRIMINOSA CONTRA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIDADANIA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.

O QUE PROPOMOS É A CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE E MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO NA ÁREA DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, QUE RECEBERIA TODO O MATERIAL GERADO EM “SALVADOR” E REGIÃO METROPOLITANA.

POR SER UMA CIDADE SITUADA NA ZONA TROPICAL, O LIXO PRODUZIDO EM NOSSA CAPITAL É COMPOSTO EM GRANDE PARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS, FRUTAS POR EXEMPLO. TODO RESTO DE CONSUMO DE COCO, MANGAS, JACAS, CAJUS, MELANCIAS, BANANAS, BAGAÇO DE CANA, CRUSTÁCEOS E MOLUSCOS, QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMO GASTRONÔMICOS DOS SOTEROPOLITANOS, PODEM PERFEITAMENTE SER TRANSFORMADOS EM FERTILIZANTE NATURAL, CUJO PREÇO DE MERCADO É BEM SUPERIOR AO INSUMO PRODUZIDO POR PROCESSO QUÍMICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

METAIS, VIDROS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PNEUS E  OUTROS SERIAM NESSA USINA, SEGREGADOS E UNITIZADOS PARA SEREM VENDIDOS E REPASSADOS PARA RESPECTIVAS INDÚSTRIAS RECICLADORAS E PROCESSADORAS. ESTA SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS JÁ ACONTECE EM SALVADOR, EM PEQUENA ESCALA, SUA AMPLIAÇÃO É NECESSÁRIA PARA MAIOR AGREGAÇÃO DE VALOR AO PROCESSO.

UM CAPÍTULO IMPORTANTE PODE SER DEDICADO AO DESCARTE DE PRODUTOS ELETRÔNICOS, QUE, NA PLANTA DA USINA TERIA TRATAMENTO DIFERENCIADO, COM SEPARAÇÃO DE PEÇAS E COMPONENTES, DIRECIONADOS PARA PROCESSAMENTO ESPECÍFICO.


http://www.startrace.co.in/industrial-recycling-plants.html

A LEGIÃO DE CATADORES DE MATERIAL RECICLADO, QUE VIVE DE FORMA DEGRADANTE, REVIRANDO CONTÊINERES DE LIXO OU LIXÕES EM BUSCA DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS SERIA PRIORIZADA NOS POSTOS DE TRABALHOS GERADOS PELA USINA, APÓS PRÉVIO CADASTRAMENTO E TREINAMENTO.

AS CIDADES, PRINCIPAIS EM TERMO POPULACIONAL, FORA DO EIXO DA REGIÃO METROPOLITANA, RAIO DE ATÉ 200 KM, TERIAM UNIDADES COMPACTADORAS DE LIXO, ENVIANDO O RESULTADO PARA USINA CENTRAL. EM RELAÇÃO ÀS CIDADES DE MÉDIO PORTE, PODE-SE IMPLEMENTAR ESTUDOS DE VIABILIDADE, PARA O MESMO PROJETO EM ESCALA PROPORCIONAL AO SEU TAMANHO.

VEJAM QUE, A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE UM EVENTO DESSA NATUREZA, SÃO INÚMEROS E ENTUSIASMANTES. A RENTABILIDADE PELA VENDA DE ADUBO ORGÂNICO, SUCATAS, RESÍDUOS PARA GERAR ENERGIA ATRAVÉS DE COMBUSTÃO, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, FUNÇÃO SOCIAL ADVINDA DO EMPREGO DE PESSOAL ENVOLVIDO COM RECICLAGEM DE MATERIAIS, SÃO EXEMPLOS.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

PARA CONCRETIZAR E VIABILIZAR UM EMPREENDIMENTO DESTA NATUREZA, DEVE-SE CONTAR COM CAPITAL DO ESTADO, DAS PREFEITURAS, CAPITAL PRIVADO QUE PODE SER O DETENTOR DA TECNOLOGIA, E RECURSOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE PAÍSES ONDE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE TENHA PRIORIDADE.

O RESULTADO ECONÔMICO E FINANCEIRO PROVENIENTE DA RENTABILIDADE DA USINA SERIA APLICADO UMA PARTE EM MELHORIA DOS PROCESSOS OPERACIONAIS, E O RESTANTE EM ATIVIDADES LIGADAS A PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

RESSALTAMOS QUE, A VIABILIDADE DE UM PROJETO DESSA NATUREZA PASSA PELA VONTADE E CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE EM PRESERVAR A VIDA, A EXISTÊNCIA, O FUTURO.

 JOSEMAR
CORECON 2065

quinta-feira, 21 de julho de 2016

47ª REGATA ARATU - MARAGOJIPE, 20/08/16, UMA FESTA NO MAR DA BAHIA!!!

"FALTA POUCO MAIS DE 1 MÊS PARA A 47ª REGATA ARATU-MARAGOJIPE! O EVENTO, QUE É CONSIDERADO COMO A MAIOR REGATA - PERCURSO DO PAÍS LARGA NO DIA 20 DE AGOSTO DA BAÍA DE ARATU, PASSANDO PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E RIO PARAGUAÇU ATÉ CHEGAR À HISTÓRICA CIDADE DE MARAGOJIPE, NO RECÔNCAVO BAIANO. ENTRE OS INSCRITOS, VELEIROS DE DIVERSAS PARTES DO BRASIL JÁ GARANTIRAM PRESENÇA. ACESSE www.aratumaragojipe.com.br E FAÇA SUA INSCRIÇÃO"



FOTOGRAFIA DA RAMPA DO MERCADO, QUANDO OS SAVEIROS DOMINAVAM A BAÍA DE TODOS OS SANTOS
VOLTAIRE FRAGA

SAVEIROS DE VELA DE IÇAR AO LARGO DO FAROL DA BARRA
VIVA SAVEIRO

SAVEIRO VELA DE IÇAR


A PARTICIPAÇÃO DOS SAVEIROS DEVE SER PRIORITÁRIA! SEM ESSAS EMBARCAÇÕES QUE DOMINARAM OS MARES DA BAHIA DURANTE MAIS DE 5 SÉCULOS, A REGATA E NOSSO PRÓPRIO LEGADO DE POVO NÃO EXISTIRIA.

LINKS PERTINENTES:




JOSEMAR


segunda-feira, 11 de julho de 2016

LIVRO "BAÍA DE TODOS OS SANTOS - GLOSSÁRIO NÁUTICO"

O LIVRO "BAÍA DE TODOS OS SANTOS - GLOSSÁRIO NÁUTICO" SE TRADUZ EM UMA INTERESSANTE E PRAGMÁTICA FONTE DE ESTUDO SOBRE ATIVIDADE MARÍTIMA DE LAZER. RELATA AINDA, MINUCIOSAMENTE, OS TERMOS TÉCNICOS DESTE UNIVERSO ESPECÍFICO, E PONTOS DE NAVEGAÇÃO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. UMA AGRADÁVEL LEITURA.




JOSEMAR

quinta-feira, 16 de junho de 2016

COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA, A PENUMBRA LOGÍSTICA - BAHIA PORT COMPLEX, PENUMBRA LOGÍSTICA

RETORNAMOS MAIS UMA VEZ A TRAÇAR UM RELATO DO CONTEXTO OPERACIONAL QUE ENVOLVE AS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA BAHIA, REVELANDO UMA CONTINUADA MORBIDEZ EM TERMOS DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS PARA O CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO, ENTRAVES CABAIS A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA.

SE PASSARAM PRATICAMENTE 16 ANOS EM QUE PUBLICAMOS ARTIGO NA GAZETA DA BAHIA, UM ENCARTE DA GAZETA MERCANTIL, INTITULADO: "INVESTIMENTO PORTUÁRIO, UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA", DESTE PRETÉRITO AOS DIAS ATUAIS, POUCO OU PRATICAMENTE NADA FOI REALIZADO EM TERMOS DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS TERMINAIS PORTUÁRIOS NO LITORAL BAIANO.

PARA ANÁLISE DESTE CONTEXTO NEGATIVO EM RELAÇÃO AS ESTRUTURAS PORTUÁRIAS DA BAHIA, RETROCEDEMOS A 2OO6, ANO DE CAMPANHA ELEITORAL PARA GOVERNO DA BAHIA. O FUTURO GOVERNADOR VENDEU AO ELEITORADO BAIANO A PREMISSA QUE, SENDO ELEITO, POR PERTENCER AO MESMO PARTIDO DO PRESIDENTE LULA, E SER AMIGO DO MESMO, LEVARIA A BAHIA TER OPORTUNIDADES QUANTO A VINDA DE RECURSOS FEDERAIS.

O QUE SE VIU NÃO CORRESPONDEU AO PROMETIDO, ELEITO NO MESMO PERÍODO, A GOVERNADOR DE PERNAMBUCO, EDUARDO CAMPOS TORNOU-SE PROTAGONISTA NA BUSCA DE INVESTIMENTOS DA UNIÃO PARA SEU ESTADO, APLICADOS, PRINCIPALMENTE, EM SUAPE, CONTANDO COM O APOIO DO PRESIDENTE LULA. CIRO GOMES, DA MESMA FORMA, CONSEGUIU UM FILÃO PARA O CEARÁ COM O PORTO DE PECEM. O GOVERNO DA BAHIA NESTE PERÍODO SE COMPORTOU COMO UM ATOR COADJUVANTE.

O COMPLEXO PORTUÁRIO DE SUAPE É O "LANDMARK" DESTA TEORIA. ESTE PORTO TEVE SUA DATA MARCO EM 07 DE NOVEMBRO DE 1978, MAS FOI A ASCENSÃO DO PT AO PODER EM 2003, QUE TORNOU CRISTALINO A PRIORIDADE DE PERNAMBUCO NA RECEPÇÃO DE VERBAS FEDERAIS, EM DETRIMENTO DA BAHIA, MAIOR ECONOMIA DA REGIÃO NORDESTE..

OS PORTOS PÚBLICOS DA BAHIA, ADMINISTRADOS PELA CODEBA - COMPANHIA DE DOCAS DO ESTADO DA BAHIA, PERMANECEM COM A MESMA CAPACIDADE ESTRUTURAL DE 30 ANOS ATRÁS, OU SEJA, OS MESMOS BERÇOS PARA RECEBEREM EMBARCAÇÕES. ALGUNS GANHOS DE PRODUTIVIDADE OCORRERAM EM FUNÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA MANUSEIO DE CARGA, MAS INCIPIENTES PARA MUDAR A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DESFAVORÁVEL.

O PORTO DE SALVADOR TEM VISTO PASSAR AO LARGO O PROJETO DE AMPLIAÇÃO DO SEU QUADRANTE NORTE, VETOR ESTRATÉGICO PARA A ECONOMIA BAIANA, COM A CONSTRUÇÃO DE MAIS DE 543 METROS DE CAIS LINEAR, EM DIREÇÃO AO TERMINAL DE FERRY BOAT, QUE, JUNTO AO EXISTENTE DE 377 M, TOTALIZARÁ 920 M, O QUE PERMITIRÁ À ATRACAÇÃO SIMULTÂNEA DE 3 NAVIOS PORTA CONTÊINERES DE 300 M. O ENROCAMENTO DA ÁREA RESULTARÁ EM UM ATERRO DE 91 MIL METROS QUADRADOS, AMPLIANDO ASSIM A RETROTERRA E SUA CAPACIDADE DE ESTOCAGEM DE COFRES DE CARGA.

TECON SALVADOR
http://www.portosmercados.com.br/exportacoes-do-tecon-salvador-crescem-246-no-primeiro-trimestre-desse-ano/


A AMPLIAÇÃO DO QUEBRA MAR NORTE, PEÇA FUNDAMENTAL PARA VIABILIZAR A EXPANSÃO DO TERMINAL , COMO OUTROS PROJETOS, NÃO SAIU DO VERBO.

O PRESENTE DE GREGO, QUE SE ALARDOU PARA SOCIEDADE, COMO SE ALGO FOSSE REALIZADO EM RELAÇÃO AS OPERAÇÕES DO PORTO DE SALVADOR FOI A CONSTRUÇÃO DA ESTAÇÃO MARÍTIMA, UMA OBRA ESTÉTICA, ILUSÓRIA, QUE POUCO AGREGA A ECONOMIA DO ESTADO. NAVIOS DE PASSAGEIROS SÓ FREQUENTAM NOSSO PORTO DO FINAL DE OUTUBRO AO INÍCIO DE ABRIL. OS VISITANTES CONSOMEM APENAS ÁGUA MINERAL E DE COCO, USAM OS SERVIÇOS DE TAXI, COMPRAM BALANGANDANS, ENQUANTO O NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES GERARIA BILHÕES DE DÓLARES, MILHARES DE EMPREGOS E SEU ESPECTRO ALCANÇARIA MAIS DE 400 KM EM TERRITÓRIO BAIANO.

ENQUANTO PARAMOS NO TEMPO, O PORTO DE SUAPE CONTA COM UM TERMINAL DE CONTÊINER, COM 2 BERÇOS, EXTENSÃO DE  660 M, MAIS 275 M DE BERÇO PÚBLICO, O QUE  TOTALIZA 935 M. A PROFUNDIDADE OPERACIONAL NO BERÇOS É DE 15,5M, POR OUTRO LADO, SALVADOR, APESAR DO CANAL DE ACESSO E BACIA DE EVOLUÇÃO TER SIDO DRAGADOS PARA 15 METROS, A PROFUNDIDADE NO CAIS É DE 13,90M, CONFORME NORMAS E PROCEDIMENTOS DA CAPITANIA DOS PORTOS DA BAHIA.

TECON SUAPE
http://www.teconsuape.com/apresentacao.php

COM ESTAS FACILIDADES PROPORCIONADAS POR SUAPE, PERNAMBUCO ATRAIU A FIAT, QUE INCLUSIVE PRETENDIA VIR PARA A BAHIA, VÁRIOS CDS - CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO, A EXEMPLO DA SADIA E TOYOTA, EM SENTIDO CONTRÁRIO A BAHIA PERDE A JAC MOTORS.

O PORTO DE PECEM NO LITORAL CEARENSE, INAUGURADO EM 2002, SE TORNA EM MAIS UMA PROVA QUE A BAHIA PERDEU O BONDE DA HISTÓRIA NESTE SETOR PECEM SURGIU DO NADA, OU SEJA, UM PORTO OFF SHORE, SEM CANAL DE ACESSO OU BACIA DE EVOLUÇÃO, CONSTRUÍDO FORA DE ÁGUAS ABRIGADAS, HOJE CONTA COM 6 BERÇOS.

PORTO DE PECÉM
http://debrasilia.com.br/noticias.php?id_noticia=13182

PERNAMBUCO E CEARÁ CRIARAM EMPRESAS ESTATAIS PARA GERIREM COM AUTONOMIA OS INVESTIMENTOS NOS SEUS PORTOS, SEM DEPENDER DOS HUMORES DO GOVERNO FEDERAL, POIS, PERCEBERAM A IMPORTÂNCIA DESTE SETOR NA BUSCA DE COMPETITIVIDADE. O MESMO ACONTECE COM O PORTO DE PARANAGUA, RIO GRANDE E ITAJAÍ.

O TECON SALVADOR, PROPAGA SER O ÚNICO TERMINAL DE CONTÊINER NA REGIÃO, COM BERÇO PREFERENCIAL PARA CABOTAGEM, EM CONTRAPONTO, SÓ TEMOS UM BERÇO PARA LONGO CURSO, O QUE LEVA A MAIOR PROBABILIDADE DE SOBRE - ESTADIAS DAS EMBARCAÇÕES, COM PAGAMENTO DE DEMURRAGE.

A PONTA NORTE É UM INVESTIMENTO NO CONTEXTO DA SOBRE VIDA DO PORTO DE SALVADOR, SENDO SEU ÚLTIMO ESPAÇO PARA AMPLIAÇÃO, POIS O FUTURO DE UM NOVO TERMINAL DE CONTÊINERES NO ESTADO É A REGIÃO DA BAÍA DE ARATU.

QUANTO AO PORTO DE ARATU, A REALIDADE TAMBÉM É SINISTRA, OS 3 PIERS QUE COMPÕEM A ESTRUTURA DESTE PORTO, SOMANDO 6 BERÇOS DE ATRACAÇÃO SEGUE O MESMO CENÁRIO DOS DEMAIS UNIDADES DA CODEBA. SITUAÇÃO ESTA, QUE SE AGRAVOU COM AUMENTO DA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, PRINCIPALMENTE NO SENTIDO IMPORTAÇÃO, COM FERTILIZANTES E CONCENTRADO DE COBRE, AMBOS LIDERANDO, SE CONSTITUI EM MAIS UM GARGALO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DA BAHIA.

PORTO DE ARATU
http://retironoticias.com.br/governo-federal-vai-leiloar-porto-de-aratu/

O PORTO DE MALHADO EM ILHÉUS, INAUGURADO EM 1971, EM SUBSTITUIÇÃO AO ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA, TEVE COMO FUNDAMENTOS INICIAIS A OPERAÇÃO COM CACAU, FERTILIZANTES E COMBUSTÍVEIS, HOJE, COM A CONJUNTURA DESFAVORÁVEL DA LAVOURA CACAUEIRA E A DESATIVAÇÃO DO TERMINAL DA PETROBRAS, O PORTO MUDOU O LEQUE DE CARGAS, INCLUINDO SOJA E DERIVADOS, MINÉRIO DE NÍQUEL E A IMPORTAÇÃO DE CACAU. OBSERVA-SE QUE HOUVE UMA CRESCENTE  ESCALA DE NAVIOS DE CRUZEIROS NESTA UNIDADE PORTUÁRIA.

PORTO MALHADO
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_ilheus.php?secao=porto_ilheus_apresentacao

HAVIA UM MOINHO DE TRIGO, INAUGURADO NA DÉCADA DE 1980, POSTERIORMENTE FECHADO, TENDE A VOLTAR A OPERAR.

OS PROJETOS DE AMPLIAÇÃO DO PORTO DE ILHÉUS ESTÃO ENGAVETADOS, UM CONTRA - SENSO, POIS ESTA ESTRUTURA TEM ÁREAS DISPONÍVEIS, NÃO APENAS PARA NOVOS BERÇOS, COMO TAMBÉM ACRÉSCIMO DE RETROTERRA. MALHADO ESTÁ INCRUSTADO NA ZONA URBANA DA CIDADE DE ILHÉUS, MAS O ACESSO DOS VEÍCULOS DE CARGA PODE SER FACILITADO COM A CONSTRUÇÃO DE VIAS EXCLUSIVAS.

O PORTO SUL, PROJETO ANUNCIADO HÁ ALGUM TEMPO, NO NOSSO ENTENDER TEM MAIS FUNDAMENTOS POLÍTICOS DO QUE ECONÔMICO. QUANDO FOI IDEALIZADO, O MINÉRIO DE FERRO, QUE SERIA A PRINCIPAL CARGA A SER MOVIMENTADA ESTAVA COM SUA COTAÇÃO EM ALTA NO MERCADO EXTERNO, O QUE FAVORECIA O EMPREENDIMENTO, PRINCIPALMENTE PARA CONTRABALANÇAR O BAIXO TEOR DE MINÉRIO DAS JAZIDAS DE CAETITÉ. HOJE A REALIDADE DE MERCADO É OUTRA. JUNTE-SE A ISTO QUE A SOJA DO OESTE BAIANO TEM SIDO ESCOADA DE FORMA SATISFATÓRIA PELO PORTO COTEGIPE.

A BAHIA DEVE EMPREENDER UMA  LUTA PELA HIDROVIA DO RIO SÃO FRANCISCO, QUE JUNTO AO PORTO DE JUAZEIRO E A REQUALIFICAÇÃO DA FERROVIA JUAZEIRO A SALVADOR, FORMARIA UM CANAL LOGÍSTICO COM O PORTO DE ARATU E O TERMINAL COTEGIPE.

ALÉM DISSO, NÃO SE JUSTIFICA CRIAR UMA NOVA FERROVIA, A OESTE LESTE E NÃO BRIGAR POR UM BRAÇO DA TRANSNORDESTINA PARA O LITORAL BAIANO?

OS RECURSOS ORÇAMENTÁRIOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES SÃO PREMENTES E ILIMITADAS, DESSA FORMA A PRIORIDADE DEVE SER OS TERMINAIS PORTUÁRIOS JÁ EXISTENTES, O EXCEDENTE, APLICA-SE EM NOVAS ESTRUTURAS. A QUESTÃO É DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.

ALÉM DOS PORTOS PÚBLICOS, A BAÍA DE TODOS SANTOS É DOTADA EM SEU ENTORNO DE UM DIVERSIFICADO COMPLEXO DE TERMINAIS MARÍTIMOS DE USO PRIVADO, QUE SURGIRAM EM FUNÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE PLANTAS INDUSTRIAIS,

O TERMINAL DA USIBA, QUE ATENDE A USINA SIDERÚRGICA DA BAHIA, SENDO SUA PRINCIPAL CARGA DE MOVIMENTAÇÃO O MINÉRIO DE FERRO. A DOW QUÍMICA, CONSTRUIU UM TERMINAL ESPECIALIZADO EM MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS LÍQUIDOS. A FORD, FOI ACOMPANHADA DO SEU PORTO, PONTA DA LAJE.

A PRIMEIRA REFINARIA DE PETRÓLEO NO BRASIL, LANDULPHO ALVES, TEM O TEMADRE - TERMINAL MARÍTIMO DE MADRE DE DEUS, UM DOS MAIORES EM MOVIMENTAÇÃO DE PETRÓLEO E DERIVADOS NO BRASIL.

TEMADRE
http://www.transpetro.com.br/pt_br/imprensa/noticias/maior-terminal-aquaviario-do-nordeste-completa-58-anos-de-operacao.html

O MODERNO TERMINAL PORTUÁRIO COTEGIPE - TPC, HOJE COM 2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, ESPECIALIZADOS NA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS, TRIGO E MALTE IMPORTADOS, GRÃOS DE SOJA E FARELO  VOLTADOS PARA O MERCADO EXTERNO, COM CAPACIDADE PARA ATRACAÇÃO DE NAVIOS PANAMAX, TEM PREVISÃO DE CONSTRUÇÃO DE UM TERCEIRO BERÇO PARA OPERAR COM CONTÊINERES, MINÉRIOS E CARGA GERAL.

TERMINAL COTEGIPE
http://www.portocotegipe.com.br/

A MAIS NOVA ESTRUTURA PORTUÁRIA DE CARÁTER PRIVATIVO OPERANDO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS É O TERMINAL DE REGASEIFICAÇÃO  DA BAHIA - TRBA, RECEBENDO O GÁS NATURAL NO SEU ESTADO LIQUEFEITO, TRANSFORMANDO-O PARA O ESTADO DE GASOSO.

OUTRAS ESTRUTURAS, PELAS SUAS ESPECIFICIDADES DEVEM SER CITADOS, A EXEMPLO DA BASE NAVAL DE ARATU, CUJO OBJETIVO É O APOIO A MANUTENÇÃO DOS NAVIOS DA MARINHA DO BRASIL E PARTICULARES,  DOTADA DE DIQUE SECO E UM ELEVADOR DE NAVIOS DE PEQUENO PORTE, EM CASOS EXCEPCIONAIS, OPERA CARGAS DE PROJETO, CUJAS DIMENSÕES NÃO PERMITIRIAM O DESEMBARQUE EM SALVADOR POR CAUSA DO TRÁFEGO URBANO.

O CANTEIRO DE OBRAS DE SÃO ROQUE DO PARAGUAÇU, PERTENCENTE A PETROBRAS, O ESTALEIRO ENSEADA DO PARAGUAÇU E A CARREIRA DA SAGA REBOCADORES NA PONTA DO FERROLHO, O ESTALEIRO COREMA NA RIBEIRA, QUE DEVE TRANSFERIR SUA CARREIRA PARA A BAÍA DE ARATU, FECHAM ESTE GRUPO DE ESTRUTURAS PORTUÁRIAS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

EM BELMONTE E CARAVELAS, NO LITORAL SUL DA BAHIA, OPERAM DOIS TERMINAIS PARA BARCAÇAS, ONDE SÃO EMBARCADOS TOROS DE EUCALIPO PARA INDÚSTRIAS DE CELULOSE LOCALIZADAS NO ESPIRITO SANTO.

ESTE CENÁRIO NEGATIVO DO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAHIA SE AGRAVARÁ NO CONTEXTO DA LOGÍSTICA GLOBAL COM A AMPLIAÇÃO DO CANAL DO PANAMÁ, O QUE TRARÁ NOVAS ROTAS DE NAVEGAÇÃO E AUMENTO DAS DIMENSÕES DAS EMBARCAÇÕES.

FINALIZANDO, ACREDITAMOS QUE ESTA MUDANÇA NO CENÁRIO POLÍTICO NACIONAL, POSSA IMPULSIONAR O RETORNO DO ESTADO DA BAHIA A LIDERANÇA ECONÔMICA NA REGIÃO NORDESTE, COM REFLEXO POSITIVO NA QUALIDADE DE VIDA DE SUA POPULAÇÃO, POTENCIALIZANDO SUAS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS,


OBS: PUBLICADO NO SITE BAÍA NOTICIAS :

http://www.bahianoticias.com.br/artigo/816-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-i.html

http://www.bahianoticias.com.br/municipios/artigo/12-complexo-portuario-da-bahia-a-penumbra-logistica-parte-ii.html

http://viajantesemporto.blogspot.com.br/search/label/PORTOS%20E%20NAVEGA%C3%87%C3%83O

JOSEMAR SOUZA SANTOS