Seguidores

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

PROGRAMAÇÃO DE NAVIOS DE CRUZEIROS - TEMPORADA 2025 - 2026 - PORTOS SALVADOR E ILHÉUS - CRUZEIROS EXPLORATÓRIOS - CRUISE SHIP SCHEDULE - 2025 - 2026 SEASON - SALVADOR AND ILHÉUS PORTS - EXPLORATORY CRUISES

A TEMPORADA DE NAVIOS DE CRUZEIROS DOS PORTOS DE SALVADOR E ILHÉUS SE INICIA NO DIA 08/10/2025 ÀS 08:00 COM ATRACAÇÃO DO NAVIO SCENIC ECLIPSE EM SALVADOR, ZARPANDO ÀS 13:00 DO MESMO DIA.

LINE UP DOS NAVIOS DE CRUZEIROS QUE VÃO ESCALAR NO PORTO DE SALVADOR 2025/2026:


NESTA POSTAGEM COMENTAREMOS SOBRE UM NICHO DE CRUZEIROS ESPECÍFICO, O EXPLORATÓRIO, RESTRITO A UM PÚBLICO DE MAIOR PODER AQUISITIVO E APRECIADOR DE AVENTURAS.

SCENIC ECLIPSE - CRUZEIRO DE EXPEDIÇÃO

PORT STANLEY - MALVINAS
NAVIOS ESPECIALIZADOS EM CRUZEIROS DE EXPLORAÇÃO, A EXEMPLO DO SCENIC ECLIPSE PRINCIPALMENTE EM REGIÕES POLARES, ANTÁRTIDA E POLO NORTE. TEM  CAPACIDADE REDUZIDA DE PASSAGEIROS EM RELAÇÃO AS GRANDES EMBARCAÇÕES QUE TRANSPORTAM ATÉ 6.000 PASSAGEIROS, O SCENIC ECLIPSE É LIMITADO A 228 PASSAGEIROS, RESSALTAMOS QUE SÃO VIAGENS DE CUSTO ELEVADO, EM CONTRAPARTIDA, OFERECEM SERVIÇOS PERSONALIZADOS E ESTADIA DE DURAÇÃO MAIOR.

https://epicpolar.com/epictemplate.php?rno=2059

MS ROALD AMUNDSEN - CRUZEIRO DE EXPEDIÇÃO
NESTA ÉPOCA DO ANO OBSERVA-SE ATRAVÉS DO SISTEMA MARINE TRAFFIC, DIVERSOS DESSES NAVIOS DE EXPEDIÇÃO NAVEGANDO PELO ATLÂNTICO NORTE RUMO A AMÉRICA DO SUL, PRINCIPALMENTE PARA OS PORTOS DE BUENOS AIRES, USHUAIA E PUNTA ARENAS, ESSES DOIS ÚLTIMOS LOCALIZADOS NO EXTREMO SUL DO CONTINENTE. 

USHUAIA
OS TRÊS PORTOS SERVEM DE BASE E PARTIDA PARA OS ROTEIROS QUE INCLUEM O ESTREITO DE DRAKE, TAMBÉM CONHECIDO COMO DRAKE PASSAGE, PENÍNSULA ANTÁRTICA, ILHAS GEÓRGIA DO SUL, QUE EM TEMPOS REMOTOS OPERAVA UMA ANTIGA ESTAÇÃO BALEEIRA, ALGUNS ANCORAM NA ILHA ELEFANTE. ENCERRAM NORMALMENTE O ROTEIRO NAS ILHAS MALVINAS.

PUNTA ARENAS
CRUZEIROS COM 20 DIAS PODEM CUSTAR ATÉ $ 20.295. A DURAÇÃO EM MÉDIA SÃO 15 DIAS. BONS VINHO, ALIMENTAÇÃO APROPRIADA PARA AMBIENTE DE BAIXA TEMPERATURA E CABINES ACONCHEGANTES COMPLETAM O CENÁRIO PARA AQUELES QUE DESEJAM USUFRUIR DESSE CONFORTO.

GEÓRGIA DO SUL

OS ROTEIROS PARA ANTÁRTICA SÃO LIMITADOS A UM PERÍODO DO ANO, DE OUTUBRO A MARÇO. A PARTIR DE OUTUBRO O GELO É MENOS MASSIVO PERMITINDO A NAVEGAÇÃO, SENDO MARÇO O LIMITE PARA EVITAR UM CLIMA MAIS INVERNAL, MAIS RUDE.

ILHA ELEFANTE
O GOVERNO DO ESTADO JUNTO A PREFEITURA DE SALVADOR, PODEM REALIZAR GESTÕES PARA CAPTAR ESCALA LOGÍSTICA DESSES NAVIOS EM SUA JORNADA PELO ATLÂNTICO EM DIREÇÃO AO SUL, NO PORTO DE SALVADOR, EM VIRTUDE DA NECESSIDADE DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS E REPOSIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS, O MESMO É VIÁVEL NO RETORNO PELO FIM DA TEMPORADA.

BUENOS AIRES
A SEGUIR ALUNS LINKS DE CRUZEIROS A ANTÁRTICA NESTA TEMPORADA:








JOSEMAR
ECONOMISTA -CORECON 2065

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

A CODEBA - AUSÊNCIA DE ESTATÍSTICA DOS TERMINAIS PRIVATIVOS - CODEBA - ABSENCE OF STATISTICS ON PRIVATE TERMINALS

É LAMENTÁVEL A CODEBA - COMPANHIA DAS DOCAS DO ESTADO DA BAHIA NÃO ATUALIZAR SUA ESTATÍSTICA PORTUÁRIA DA MOVIMENTAÇÃO DOS TERMINAIS PRIVATIVOS LOCALIZADOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2025.

TEMADRE

https://bahiaeconomica.com.br/wp/2025/02/13/terminal-maritimo-de-madre-de-deus-aumentou-em-5-movimentacao-de-petroleo-em-2024/


NÃO TENHO CONHECIMENTO DOS MOTIVOS DESSA FALHA ORGANIZACIONAL, PORÉM, CONSIDERO RELEVANTE QUE DADOS ESTATÍSTICOS SÃO IMPORTANTES PARA SUBSIDIAR AÇÕES GOVERNAMENTAIS DE PLANEJAMENTO ECONÔMICO. ESSES DADOS TAMBÉM SÃO ACESSADOS POR SETORES ATUANTES NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS PARA DEFINIR METAS E ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICOS. 

TRBA

https://transpetro.com.br/transpetro-institucional/nossas-atividades/dutos-e-terminais/terminais-aquaviarios/trba-ba.htm

NO CASO PARTICULAR, ACOMPANHO A ESTATÍSTICA PORTUÁRIA DOS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E PORTO DE MALHADO DESDE A DÉCADA DE 1980. ALÉM DISTO, SOU ECONOMISTA E ESTUDIOSO DA ECONOMIA BAIANA, E ESTAS INFORMAÇÕES SÃO ESSENCIAIS PARA ANÁLISE MACROECONÔMICO. . 

A ÉPOCA CITADA, O MOVIMENTO DOS PORTOS ERA PUBLICADO NO INÍCIO DA SEGUNDA QUINZENA DO MÊS POSTERIOR, INCLUSIVE A CODEBA EDITAVA UM INFORMATIVO, MENSAL COM NOTÍCIAS DIVERSAS E OS NÚMEROS DO SEU DESEMPENHO OPERACIONAL. 

APENAS COMO CONTRIBUIÇÃO, ESPERAMOS QUE A DIRETORIA DA COMPANHIA DE DOCAS VERIFIQUE AS CAUSAS DESSA AUSÊNCIA DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS PELA OPERAÇÃO DOS TERMINAIS PRIVATIVOS LOCALIZADOS NA BTS, TUP ENSEADA, MADRE DE DEUS, USIBA, PORTO COTEGIPE, DOW QUÍMICA E TRBA.

ALEGAÇÃO DE NÃO ENVIO DAS INFORMAÇÕES PELOS TERMINAIS NÃO PODE SER AMPARADA, EM VIRTUDE DA CODEBA ATUAR COMO AUTORIDADE PORTUÁRIA, TENDO JURIDIÇÃO SOBRE OS MESMOS.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - BARCO TIPO PERUA, EMBARCAÇÃO CLÁSSICA - RESCUING BAHIA'S NAVAL HISTORY - PERUA TYPE BOAT, CLASSIC VESSEL

A IMAGEM ABAIXO É MUITO REPRESENTATIVA PARA O LEGADO DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, REPRESENTANDO UMA PERUA, VARIANTE DE ARMAÇÃO VÉLICA CUJO GRAMINHO INDICAVA OS CÁLCULOS AOS CARPINTEIROS NAVAIS QUE CONSTRUÍAM ESSAS E OUTROS TIPOS DE EMBARCAÇÕES EM MARES BAIANOS.

EMBARCAÇÃO TÍPICA DA BAHIA - PERUA

"A 'PERUA', a type of three-masted craft from the Bahia Recôncavo "which is frequently to be seen on the coast of Brazil. It plies between the smaller ports and the city of Bahia ...""Uma 'PERUA', um tipo de embarcação de três mastros do Recôncavo da Bahia, frequentemente avistado na costa do Brasil. Ele navega entre os portos menores e a cidade da Bahia..."

"Uma 'PERUA', uma espécie de embarcação de três mastros do Recôncavo baiano "que é frequentemente vista no litoral do Brasil. Ele navega entre os portos menores e a cidade da Bahia ...""Uma 'PERUA', um tipo de embarque de três mastros do Recôncavo da Bahia, frequentemente avistado na costa do Brasil. Ele navega entre os portos menores e a cidade da Bahia...""


Boats of Brazil

"This photo appeared in the 20 October, 1934 edition of The Sphere. "A sea-going lancha, a type of craft which is frequently to be seen on the coast of Brazil. It plies between the smaller ports and the city of Bahia, where its cargo, usually consisting of cocoa beans, is repacked and prepared for export. The sails are somewhat unwieldy and need five or six men to handle them during a voyage.".

"Esta foto foi publicada na edição de 20 de outubro de 1934 do The Sphere. "Uma lancha marítima, um tipo de embarcação frequentemente vista na costa do Brasil. Ela navega entre os portos menores e a cidade da Bahia, onde sua carga, geralmente composta de grãos de cacau, é reembalada e preparada para exportação. As velas são um tanto pesadas e exigem cinco ou seis homens para manuseá-las durante uma viagem."

CONHECI OS BARCOS TIPO PERUAS POR MEIO DE UM CROQUI DO LIVRO GRAMINHO - A ALMA DO SAVEIRO - LEV SMARCEVSKI, SENDO ESTA FOTO A PRIMEIRA QUE TIVE OPORTUNIDADE DE VER.

TÁBUA DO GRAMINHO
HÁ INDICAÇÃO DE QUANDO FOI PUBLICADA, 20 DE OUTUBRO DE 1934, MAS O LOCAL ONDE O BARCO SE ENCONTRAVA NO MOMENTO DO REGISTRO NÃO FOI INDICADO, O QUE SERIA RELEVANTE. PELO CENÁRIO, PARECE SER UM RIO OU UMA ENSEADA. DUAS TRADICIONAIS CANOAS DA BAHIA TAMBÉM ESTÃO PRESENTES.



A tábua que você vê acima é o graminho. Em seus riscos simples está a receita completa, com as medidas exatas, para quem vai construir o saveiro, tradicional barco baiano. Funcionou direitinho por quatro séculos, mas agora pode desaparecer.

por Airton De Grande


A maioria dos engenheiros navais não sabe o que fazer com o graminho. Na construção de barcos, usam plantas, projetos, computadores. Mas gente que nunca freqüentou universidade vem fabricando embarcações na Bahia há quatro séculos seguindo unicamente este pequeno pedaço de madeira. Nele estão as medidas essenciais do saveiro baiano, uma das marcas registradas do litoral brasileiro. Agora, porém, esse conhecimento popular está ameaçado de ir a pique. O velho saveiro e os artesãos que sabem construí-lo estão perdendo a corrida para os barcos modernos. Na defesa da tradição, o arquiteto baiano Lev Smarcevski, de 73 anos, foi pesquisar as origens do graminho. Descobriu que ele veio da Índia e que pode ter nascido na construção civil de 5 000 anos atrás. Preservá-lo é preservar a cultura.

O graminho do saveiro deve ter chegado ao Brasil no século XVI, na mala de um carpinteiro naval das colônias portuguesas de Goa ou Cochim. Na época, Salvador era parada obrigatória na rota Índia-Portugal. Com o instrumento, os imigrantes passaram a construir os barcos indianos lantxiar e lantxiara, que ficaram conhecidos como "lanxa" e "lanxão". O nome saveiro foi importado de Portugal. Lá, designava pesqueiros parecidos, que serviam para a captura do sávio, peixe da família do arenque. No Brasil há saveiros também no Rio de Janeiro e no Maranhão, mas eles são diferentes da versão baiana.

"As tábuas de medidas foram importantes para a preservação das linhas e da funcionalidade do saveiro", disse à SUPER o engenheiro naval Célio Taniguchi, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Smarcevski concorda. É dele a hipótese de que o instrumento nasceu na construção civil da Mesopotâmia, cerca de 3 000 anos antes de Cristo. "É semelhante às tábuas dos construtores dos zigurates, feitas de barro." Zigurates eram templos de vários andares. As tábuas representavam as medidas do térreo e traziam uma escala de redução para os pisos superiores.

Na era do computador tudo isso pode parecer bobagem. Mas Smarcevski tem razão em recuperar parte dessa história. É triste deixar um conhecimento que se mostrou útil por milênios naufragar no esquecimento

Planta resumida

O graminho traz mais de trinta parâmetros
para a construção do saveiro. Conheça alguns.

https://www.geocities.ws/copia_a/500anos6.html


REPITO MAIS UMA VEZ NESTE ESCRITO, SOBRE A VERGONHOSA IMPORTÂNCIA QUE A MAIORIA DA SOCIEDADE BAIANA E ESFERAS GOVERNAMENTAIS DEDICAM A PRESERVAÇÃO DO LEGADO DOS HOMENS DO MAR DA BAHIA E SUAS EMBARCAÇÕES EM RELAÇÃO AOS ASPECTOS CIVILIZATÓRIOS DO NOSSO POVO. ESTAMOS AQUI, EM VIRTUDE DE, DURANTE MAIS DE V SÉCULOS, O TRANSPORTE DE PASSAGEIROS E CARGAS ENTRE A CIDADE SÃO SALVADOR, SEU RECÔNCAVO E AS CIDADES DO LITORAL SUL DO ESTADO ERAM REALIZADOS, PRINCIPALMENTE PELO MAR. TRISTE BAHIA, DO CARNAVAL, DO FUTEBOL, DA GLOBO, DO APARELHAMENTO IDEOLÓGICO.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

INTERMARÍTIMA UM LEGADO DE SUCESSO - LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA - INTERMARÍTIMA A LEGACY OF SUCCESS - PORT LOGISTICS OF BAHIA

POSTO REPORTAGEM PUBLICADO NO SITE BAHIA ECONÔMICA, EM 04/09/2025, SOBRE A EMPRESA INTERMARÍTIMA NO AMBIENTE LOGÍSTICO PORTUÁRIO DO ESTADO DA BAHIA.

https://bahiaeconomica.com.br/wp/2025/09/04/intermaritima-impulsiona-crescimento-do-porto-de-salvador-com-novos-investimentos/

A INTERMARÍTIMA DESEMPENHA PAPEL CRUCIAL NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NA BAHIA, EM RETROTERRAS ESPECIALIZADAS E ALFANDEGADAS, PORTO DE SALVADOR, ILHÉUS, TERMINAL SALINEIRO DO RIO GRANDE DO NORTE, TERMINAL DA ANTIGA USIBA, HOJE DA INTERMARÍTIMA E TUP ENSEADA.


A EMPRESA MOVIMENTA NESTAS UNIDADES, CARGAS DE PROJETO, GRANÉIS SÓLIDOS E CONTÊINERES.

TERMINAL GERDAU

SUGERIMOS AOS DIRETORES DE ÁREAS DA REFERIDA EMPRESA, COMO É IMPORTANTE, A AÇÃO DE DIVULGAÇÃO DO LINE UP DOS NAVIOS OPERADOS NO GERDAU E TUP ENSEADA. ESTAS INFORMAÇÕES SÃO RELEVANTES A TODOS ENVOLVIDOS NO COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

TUP ENSEADA


EM RELAÇÃO A GERDAU TENHO ACOMPANHADO QUE ESTE TERMINAL OPERA COM PRATICAMENTE 100% DA SUA OCUPAÇÃO, NÃO SEI QUAIS GRANEIS SÃO MOVIMENTADOS, SE FERTILIZANTES, CARVÃO COQUE, MANGANÊS, JUSTAMENTE POR ESTA INFORMAÇÃO, APARENTEMENTE, NÃO ESTAR DISPONÍVEL.

PORTO DO MALHADO - ILHÉUS - BAHIA
ANTES O TERMINAL DE USO PRIVADO ENSEADA INFORMAVA EM SEU SITE A PREVISÃO DE MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS, TONELAGEM, MOVIMENTADA E ESPÉCIE DE CARGA, HOJE ANUNCIA A CHEGADA, MAS NÃO ESPECÍFICA A OPERAÇÃO.

INTERMARÍTIMA
https://intermaritima.com.br/unidades


EM SUMA, PARABÉNS A TODOS OS COLABORADORES E AO PATRONO ROBERTO OLIVA, VIDA LONGA A INTERMARÍTIMA.

  
INTERMARÍTIMA IMPULSIONA CRESCIMENTO DO PORTO DE SALVADOR COM NOVOS INVESTIMENTOSBruna Carvalho - 04/09/2025 11:39
FacebookTwitterWhatsAppTelegramCompartilhar

Com quase quatro décadas de atuação como o maior operador portuário e de logística integrada do Nordeste, a Intermarítima Portos e Logística S/A reafirma sua importância no desenvolvimento econômico da Bahia e do Brasil por meio de importantes investimentos no Porto de Salvador. Reconhecido como um dos mais estratégicos hubs logísticos do país, o porto vem consolidando sua posição de destaque, respondendo a um aumento expressivo no volume de operações e conectando o hinterland brasileiro com eficiência e inovação.

Fundamental para as transformações no terminal, a Intermarítima implementou avanços que aumentaram de forma significativa a capacidade operacional do cais comercial. Entre as melhorias, a modernização do terminal tornou possível a descarga simultânea de fertilizantes em duas embarcações, otimizando o fluxo de operação e reduzindo custos para a cadeia logística. Além disso, operações de barrilha – tanto a granel quanto em big bags – também foram agilizadas, ampliando o potencial de movimentação de cargas no local.

Os resultados refletem esses esforços. Nos últimos dois anos, o volume total de cargas gerais e de projetos movimentado pela empresa superou 100 mil toneladas. No comparativo entre agosto de 2024 e o mesmo período de 2025, o volume de importação de fertilizantes movimentado pela Intermarítima registrou um crescimento de 342,48%, atribuído sobretudo também ao “Projeto ZERO Fila na Bahia”, que vem eliminando filas de navios no porto e reduzindo os custos de espera, posicionando o complexo de Salvador como um dos mais atrativos do país neste quesito.

“Com esses avanços, consolidamos um ambiente logístico que não apenas gera eficiência, mas também atrai embarcações que antes optavam por portos congestionados. Estamos contribuindo diretamente para fortalecer o papel da Bahia como um polo estratégico logístico para o Brasil, promovendo crescimento e desenvolvimento econômico”, destaca Joelson Xavier, Diretor Comercial e de Novos Negócios da Intermarítima.

Foto: Divulgação/ Texto&Cia


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

HOJE É MEU ANIVERSÁRIO! PARABÉNS COMANDANTE - "UM MARINHEIRO PODE DEIXAR O MAR, MAS O MAR NUNCA DEIXA O MARINHEIRO" - TODAY IS MY BIRTHDAY! CONGRATULATIONS COMMANDER - "A SAILOR CAN LEAVE THE SEA, BUT THE SEA NEVER LEAVES THE SAILOR"

HOJE COMPLETO 69 MILHAS NAVEGADAS NO CURSO DA EXISTÊNCIA, NÃO SÃO TODOS OS DIAS PARA UMA COMEMORAÇÃO DESTA MAGNITUDE. TEM SIDO UMA JORNADA GRATIFICANTE!

https://br.pinterest.com/pin/633387440611444/

CONTINUAREI LUTANDO PARA DIGNIFICAR O MEU COMANDO!! QUE, O FUTURO EM SUAS FACETAS OFEREÇA À ALEGRIA DAS BATALHAS VENCIDAS CONTRA NOSSAS FRAQUEZAS E QUE JAMAIS EU PERCA A CAPACIDADE DE ME INDIGNAR CONTRA O QUE CONSIDERO INJUSTO



OBRIGADO AOS MEUS PAIS DORA E JOÃO, SEM OS SEUS EXEMPLOS SERIA MAIS COMPLICADO!

OBRIGADO AOS MEUS QUERIDOS FILHOS, THIAGO, JOÃO HENRIQUE, BÁRBARA, MATHEUS E FELIPE E MINHA NETA HELENA, E A TODOS QUE TENHO A HONRA DE CONVIVER E TER CONVIVIDO, ME PROPORCIONANDO O SABER ADVINDO DA DIVERSIVIDADE.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - O OSTRACISMO EM RELAÇÃO A CULTURA E ECONOMIA NÁUTICA EM CONFRONTO COM SAIL - AMSTERDAM 2025 - RESCUING BAHIA'S NAVAL HISTORY - OSTRACISM IN RELATION TO NAUTICAL CULTURE AND ECONOMY IN CONFRONTATION WITH SAIL - AMSTERDAM 2025

ACOMPANHANDO O BELÍSSIMO E SIGNIFICATIVO FESTIVAL NÁUTICO REPRESENTADO PELO SAIL - AMSTERDÃ 2025, PERCEBEMOS, EMOCIONADOS, COMO NAÇÕES CIVILIZADAS TRATAM SEU LEGADO NAVAL, ENTENDENDO QUE, ALÉM DE MATERIALIZAÇÕES DE SONHOS, O MAR FOI CAMINHO PARA CONQUISTAS, DEFESA DA SOBERANIA E BUSCA DE RIQUEZAS. VIDE LINK DO EVENTO:

https://www.youtube.com/watch?v=OXBqjJSpwyM

https://thingstodoinamsterdam.com/blog/sail-2025-amsterdam/

https://www.youtube.com/watch?v=PsM0y25txsY&t=2s

O SAIL Amsterdam é um evento marítimo realizado a cada cinco anos em Amsterdã, na Holanda . Grandes navios de todo o mundo visitam a cidade para atracar em seu porto oriental. [ 1 ] O evento de 2020 foi cancelado devido à pandemia de COVID-19 .

História

O evento foi organizado em 1975 para celebrar o 700º aniversário de Amsterdã, sob o nome 'Sail Amsterdam 700'. [ 2 ] Isso levou ao estabelecimento da Stichting Sail Amsterdam (SSA, Foundation Sail Amsterdam ).

NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO, FRASE UNIVERSALIZADA POR FERNANDO PESSOA NO POEMA MAR PORTUGUÊS, CUJA AUTORIA DO GENERAL ROMANO POMPEU AO REDOR DE 70 A.C. 

TRAGO MAIS UMA VEZ ESSE TEMA PARA FAZER UMA ANALOGIA ENTRE O POTENCIAL PARA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NO LITORAL DA BAHIA, EM PARTICULAR NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E CIDADE DO SALVADOR, OU SEJA, UMA RELAÇÃO NEGATIVA ENTRE O QUE PODEMOS REALIZAR E O REALIZADO.

ESCREVI UMA MONOGRAFIA SOBRE O TEMA, ALÉM DE DIVERSOS ARTIGOS PUBLICADOS, MAS É DESESTIMULANTE OBSERVAR O DESINTERESSE DAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS E DA PRÓPRIA SOCIEDADE.

UM DOS MÓDULOS DA MONOGRAFIA DISCERNE SOBRE A REALIZAÇÃO DE UM FESTIVAL NÁUTICO EM SALVADOR, COM ATIVIDADES QUE INCLUÍAM PALESTRAS SOBRE A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, A BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA ATIVIDADE NÁUTICA, REGATA DE PERCURSO PARA PORTO SEGURO E CACHOEIRA, TENDO O RIO PARAGUAÇU COMO INDUTOR DO TURISMO NÁUTICO, CONVITE A TALL SHIPS PARA PARTICIPAREM DOS EVENTOS, INCLUSIVE DA REGATA A PORTO SEGURO OU ILHÉUS, MERGULHOS ARQUEOLÓGICOS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES. VIDE LINK ABAIXO.

UM FESTIVAL COM ESTE TEMA E MAGNITUDE SERVIRIA PARA ATRAIR UMA GAMA MUITO GRANDE DE PESSOAS INTERESSADAS PELO TEMA.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/monografia-diferencial-historico-e.html

RECENTEMENTE A PREFEITURA DE SALVADOR EM JOINT VENTURE COM O YACHT CLUBE DA BAHIA, SEGUINDO A IDEIA DO BLOG PROMOVEU UM FESTIVAL NÁUTICO EM SALVADOR, MAS SEM RESILIÊNCIA FORAM APENAS 2 ANOS, TALVEZ 3, NÃO LEMBRO AGORA.

EM ALGUMAS OCASIÕES OUVIMOS QUE FOI CRIADO UM GRUPO PARA REALIZAÇÕES DE AÇÕES NA ÁREA, ALÉM DE ÓRGÃOS NA PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO COM TÍTULOS SUGESTIVOS, NORMALMENTE LIGADOS A TERMOS MARÍTIMOS, CONTRATAM CONSULTORES A PESO DE OURO PARA TRAÇAR PROJETOS SOBRE O ÓBVIO, TUDO SEM GERAR EFICÁCIA, SEM RESULTADOS SIGNIFICATIVOS E O IMPOSTO PAGO PELO CONTRIBUINTE INDO PARA O RALO DAS ILUSÕES.


https://www.amsterdamnow.com/en/culture/sail-amsterdam-2025-een-maritiem-feest-van-5-dagen/

A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, COM MAIOR ÁREA NO BRASIL, TEM APENAS UMA MARINA DE PORTE NO PERÍMETRO DE SALVADOR, A BAHIA MARINA, ALGUNS ANCORADOUROS E CLUBES NÁUTICOS NA ENSEADA DOS TANHEIROS, COMPLETANDO O LEQUE DE ESTRUTURAS NÁUTICAS, NA BAÍA DE ARATU, ESTÃO LOCALIZADOS O IATE CLUBE ARATU, MARINA ARATU E MARINA OCEMA IATE CLUBE. ALGUMAS BASES NÁUTICAS FORAM CONSTRUÍDAS NO INTERIOR DA BAÍA, A EXEMPLO DE CACHA PREGO E ITAPARICA.

O DESINTERESSE É TÃO GRANDE QUANTO AO POTENCIAL NÁUTICO, QUE UMA CONCESSÃO FOI CONTRATADA PARA OPERAR A ANTIGA MARINA DA PENHA, MAS ATÉ HOJE NÃO FOI ENTREGUE. O HIDROPORTO DA RIBEIRA ESTÁ EM RUÍNAS, ATERROS PARA A CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO EXTERMINANDO COM MANGUEZAIS NA ENSEADA DOS TAINHEIROS.

OS SAVEIROS DA BAHIA E SUAS VARIANTES QUE DURANTE MAIS DE CINCO SÉCULOS TRANSPORTAVAM AS RIQUEZAS E NOSSO POVO ENTRE A CAPITAL SALVADOR E SEU RECÔNCAVO, HOJE DESAPARECEM DE FORMA CRIMINOSA, RESTANDO POUCOS EXEMPLARES, TENDO SEU UNIVERSO CIRCUNDANTE DE APOIO, MESTRE CARPINTEIROS, MESTRE DE CORTES DE VELAS, CALAFATES SEGUINDO O MESMO CAMINHO.

A REGATA JOÃO DAS BOTAS, POR SI SÓ NÃO SUSTENTARIA A PRESERVAÇÃO DO SAVEIRO, MAS OFERECIA VISIBILIDADE, HOJE IRRESPONSAVELMENTE NÃO É MAIS REALIZADA. MUITO TRISTE COMO A BAHIA TRATA SEU UNIVERSO CIVILIZATÓRIO, 

AS PROCISSÕES MARÍTIMAS SECULARES DE CARÁTER RELIGIOSO QUE PONTEIAM VÁRIOS MUNICÍPIOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS NÃO TÊM APOIO GOVERNAMENTAL, AS MESMAS TÊM APELO TURÍSTICOS, CITAMOS A DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES NO DIA PRIMEIRO DO ANO, 2 DE FEVEREIRO.

A BAHIA COM O TERCEIRO MERCADO NÁUTICO DO BRASIL, MAS, EM CONTRAPARTIDA, NÃO TEMOS ESTALEIROS AQUI LOCALIZADOS. QUANDO UM BAIANO COMPRA UM BARCO OCORRE UMA SANGRIA DE EMPREGOS E RENDAS PARA OUTROS ESTADOS. SIMPLES MECANISMO DE POLÍTICA FISCAL RESOLVERIA ESTE CENÁRIO, MAS FALTA SENSIBILIDADE DOS GOVERNANTES.

A SEGUIR TRAZEMOS LINKS DESTE BLOG SOBRE O TEMA:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/02/atividade-nautica-de-lazer-na-bahia-um.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2019/05/enseada-dos-tainheiros-e-sua-vocacao.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2018/12/saveiro-de-vela-icar-armado-em-traquete.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/01/resgate-da-historia-naval-da-bahia.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/01/estaleiros-na-jequitaia-salvador-bahia.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/08/monografia-uma-analise-breve-da-atuacao_19.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/monografia-diferencial-historico-e.html


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


sexta-feira, 15 de agosto de 2025

FULL CONTAINER COM PREVISÃO DE ESCALA EM SALVADOR - BAHIA - MSC LA SPEZIA - FULL CONTAINER WITH FORECAST CALL IN SALVADOR - BAHIA - MSC LA SPEZIA

PREVISTO PARA CHEGAR AO PORTO DE SALVADOR EM 30/08/25, O MSC LA SPEZIA, FUL CONTAINER, COM COMPRIMENTO DE 365,82 METROS E 51,3 METROS DE LARGURA. CAPACIDADE PARA 14.000 CONTAINER DE 20 PÉS. NAVEGANDO, HOJE, COM BANDEIRA ALEMÃ.

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:152428/shipname:MSC%20LA%20SPEZIA?order=date_uploaded

NESTE MOMENTO MSC LA SPEZIA SE PREPARA PARA ATRAVESSAR O CANAL DO PANAMÁ RUMO AO ATLÂNTICO. APÓS TRAVESSIA DO CANAL TEM ESCALA PREVISTA PARA O PORTO DE PECÉM, CEARÁ, APÓS, PROVAVELMENTE SUAPE, ANTES DE TOCAR O PORTO DE SALVADOR. 


https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:152428/shipname:MSC%20LA%20SPEZIA?order=date_uploaded

PORTOS DO SUDESTE E SUL DO PAÍS, ALÉM DE BUENOS AIRES DEVEM CONSTAR DA PROGRAMAÇÃO, ANTES DE SEGUIR PARA O OCEANO ÍNDICO E SEU DESTINO, PORTOS DO SUDESTE ASIÁTICO, VIA CABO DA BOA ESPERANÇA.

A ROTA ESTABELECIDA POR ESTE BLOG É PROVÁVEL, BASEADA EM ANALOGIA DE OUTRAS LINHAS, NÃO TEMOS INFORMAÇÕES, MAS O NAVIO PODE SEGUIR DIRETO DO PORTO DE SALVADOR PARA O ÍNDICO E DEPOIS O PACÍFICO, VIA Cape of Good Hope.

MSC La Spezia - IMO 9461403Details Category: Containerships Published: 28 August 2013 Hits: 6600

Drapetsana - Greece 03 September 2012

Name

MSC LA SPEZIA

Previous names

CPO La sPEZIA Liberia - Monrovia

Type

Cellular containership

IMO-number

9461403

Call sign

DIGX2

Flag

Germany

Port of registry

Hamburg

GT

153.115 t

DWT

165.977 t

NT

89.067 t

Number of 20ft containers

On deck: 7.572

In hold: 6.428

Total: 14.000

Container capacity 14t

10.640

Reefer capacity

1.000

Length

365,82 m overall

349,50 m between perpendiculars

351,77 m registered

Breadth

51,20 m moulded

Draught

16,00 m

Depth

29,90 m to main deck

Speed

Max.: 24,1 knots

Built

2010

Keel laid

31.05.2010

Launch date

23.07.2010

Date of completion

22.10.2010

Builder

Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co., Ltd. Okpo Shipyard
1, Aju-dong
Geoje-si ,656-714 Kyongsang-namdo
Republic of Korea

Yard number

4182

Hull material

Shipbuilding steel (standard)

Hull type

Double bottom, continuous from peak to peak bulkhead

Watertight bulkheads

9

Continuous decks

2

Main engine

1x MAN-B&W 12K98MC-C - 2 stroke 12 cylinder 980 x 2.400 mm diesel engine - 72.240 kW at 104,0 rpm

Year of manufacture: 2010

Manufacturer: Doosan Engine Co., Ltd.
18, Gongdanro21-gil, Sungsan-gu
Changwon ,642-370 Kyongsang-namdo
Republic of Korea

Propellers

1x Solid propeller (keyless) - aft at 104,0 rpm

Boilers

1x Steam boiler, oil fired - 10,0 bar

Heating surface: 46,2 m²

1x Steam boiler, exhaust gas heated - 10,0 bar

Heating surface: 679,0 m²

Year of manufacture: 2010

Manufacturer: Alfa Laval Aalborg A/S
Gasvaerksvej 24
9100 Aalborg
Kingdom of Denmark

Electric installation

4x Plants each 6.600 V - 5.120 kVA

1x Plant 450 V - 688 kVA

1x Plant 24 V - 15 Ah

1x Plant 24 V - 63 Ah

1x Plant 24 V - 92 Ah

1x Plant 24 V - 300 Ah

1x Plant 24 V - 300 Ah

1x Plant 108 V - 40 Ah

Generators

4x Main diesel generatorsets each 5.120 kVA / 4.096 kW

Emergency generator

1x Diesel generatorset 688 kVA

Batteries

1x Battery for UPS radio 300 Ah

1x Battery for UPS navigation 300 Ah

1x Battery for automation 92 Ah

1x Battery for diesel control 63 Ah

1x Battery for automation 40 Ah

1x Battery for diesel control 15 Ah

Compressed air receivers

2x Receivers each 16.500 litres - 30,0 bar

1x Receiver 540 litres - 30,0 bar

1x Receiver 200 litres - 30,0 bar

1x Receiver 2.000 litres - 7,0 bar

1x Receiver 350 litres - 7,0 bar

Bow thruster

2x CPP transverse thruster each 1.800 kW, forward

Number of hatches

20

Hatch cover type

Pontoon type with non-metallic low friction bearing pad

Tank capacities

Heavy fuel oil: 13.500 m³

Marine diesel oil: 400 m³

Fresh water: 400 m³

Ballast water: 48.000 m³

Anchor equipment

3x Anchors weight each 26.000 kg

Chain length: 770,00 m

Lifting equipment

1x Spare handling crane - SWL 13,0 t

1x Provision crane - SWL 2,0 t

1x Provision crane - SWL 4,0 t

Gear

Gearless

Crew size

30

Manager

Reederei Claus-Peter Offen GmbH & Co. KG
Bleichenbrücke 10
20354 Hamburg
Federal Republic of Germany

Operator

MSC - Mediterranean Shipping Company S.A.

Registered owner

Kommanditgesellschaft MS "CPO LA SPEZIA" Offen Reederei GmbH & Co.
Bleichenbrücke 10
20354 Hamburg
Federal Republic of Germany


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quarta-feira, 13 de agosto de 2025

13 DE AGOSTO, DIA DO PROFISSIONAL DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS - ECONOMISTA - AUGUST 13, ECONOMIC SCIENCE PROFESSIONAL DAY - ECONOMIST

NO DIA 13 DE AGOSTO, COMEMORA-SE O DIA DO ECONOMISTA, PROFISSÃO QUE ME HONRA. A ECONOMIA NORTEIA A UTILIZAÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO DOS FATORES PRODUTIVOS MATERIAIS E HUMANOS, DIANTE DO PARADOXO ENTRE AS NECESSIDADES ILIMITADAS E OS RECURSOS ESCASSOS.


O ECONOMISTA ATUA EM DOIS NÍVEIS DE TOMADA DE DECISÕES: A MACROECONOMIA E A MICROECONOMIA.

ECONOMISTA FAMOSOS:

Adam Smith (1723-1790)
Karl Marx (1818-1883)
John Maynard Keynes (1883-1946)
David Ricardo (1772-1823)
Alfred Marshall (1842-1924)
Irving Fisher (1867-1947)
Joseph Schumpeter (1883-1950)
Friedrich Hayek (1999-1992)
Joan Robinson (1903-1983)
Milton Friedman (1912- 006)
Douglass North (1920-2015)
Robert Solow (1924-)
Josemar Souza Santos


A PRIMEIRA ESTUDA O SISTEMA ECONÔMICO COMO UM TODO, BALANÇA DE PAGAMENTOS, NÍVEL GERAL DE PREÇOS, TAXA DE JUROS, NÍVEL DE EMPREGOS, ECONOMIA INTERNACIONAL.

ADAM SMITH

A SEGUNDA ESTUDA OS AGENTES ECONÔMICOS INDIVIDUAIS - CONSUMIDORES E PRODUTORES - NO ÂMBITO DO MERCADO.

APESAR DE LIDAR COM A OTIMIZAÇÃO DE VALORES MATERIAIS, A ECONOMIA É ESSENCIALMENTE UMA CIÊNCIA HUMANA, POIS O RESULTADO DE SUAS AÇÕES, VISA O AUMENTO DOS ÍNDICES DE QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO GLOBAL.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

REGATA ARATU MARAGOGIPE - 23/AGOSTO/2025 - 56 ANOS - FESTA NO MAR DA BAHIA - ARATU MARAGOGIPE REGATTA - AUGUST 23, 2025 - 56 YEARS - PARTY AT THE SEA IN BAHIA

FALTA POUCO PARA A LARGADA DA REGATA ARATU-MARAGOJIPE, QUE COMPLETA 56 ANOS. O EVENTO CONSIDERADO A MAIOR REGATA DE PERCURSO DO PAÍS. INICIA NO DIA 23 DE AGOSTO NA BAÍA DE ARATU, PASSANDO PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E RIO PARAGUAÇU COM DESTINO A HISTÓRICA CIDADE DE MARAGOJIPE, NO RECÔNCAVO BAIANO. ENTRE OS INSCRITOS, VELEIROS DE DIVERSAS PARTES DO BRASIL E DO EXTERIOR JÁ GARANTIRAM PRESENÇA. ACESSE https://www.aratumaragojipe.com.br/, PARTICIPE DO EVENTO.

ATÉ O MOMENTO TEMOS 114 EMBARCAÇÕES INSCRITAS, EM DIVERSAS CATEGORIAS.

FOTOGRAFIA DA RAMPA DO MERCADO, QUANDO OS SAVEIROS DOMINAVAM A BAÍA DE TODOS OS SANTOS

                                                                       http://www.prodeturbahia.turismo.ba.gov.br/2022/06/21/regata-aratu-maragojipe-completa-53-anos-e-fomenta-turismo-nautico-da-bahia/

QUEM NÃO FOR PROPRIETÁRIO DE VELEIROS PODE ACOMPANHAR A REGATA POR MEIO DE EMBARCAÇÕES ALUGADAS. O FINAL DO EVENTO ACONTECERÁ NA CIDADE DE MARAGOJIPE, SERÁ COMEMORADO COM DIVERSAS FESTIVIDADES, QUE COINCIDEM COM O DIA DO PADROEIRO DA CIDADE, SÃO BARTOLOMEU.

                                SAVEIROS DE VELA DE IÇAR AO LARGO DO FAROL DA BARRA
                                                                             VIVA SAVEIRO

                                                                            EDIÇÃO 2019
A PARTICIPAÇÃO DOS SAVEIROS E SUAS VARIANTES SERÁ RELEVANTE, POIS ESSAS EMBARCAÇÕES  DOMINARAM OS MARES DA BAHIA DURANTE MAIS DE V SÉCULOS, SEM ESSAS EMBARCAÇÕES HISTÓRICAS A REGATA E NOSSO LEGADO DE POVO NÃO EXISTIRIA.
      
IREMOS ATUALIZAR CONSTANTEMENTE ATRAVÉS DO VIAJANTE SEM PORTO  TODA MOVIMENTAÇÃO PREPARATÓRIA PARA O EVENTO.

                                               SAVEIRO VELA DE IÇAR ARMADO COM TRAQUETE
                          FOTO - MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES


LINKS PERTINENTES:










JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

FILOSOFIA DO DIA -01/08 - WILLIAM SHAKESPEARE - PHILOSOPHY OF THE DAY -01/08 - WILLIAM SHAKESPEARE

O DIABO PODE CITAR AS ESCRITURAS QUANDO ISSO LHE CONVÉM - WILLIAM SHAKESPEARE.

WILLIAM SHAKESPEARE
https://americanplayers.org/about/people/william-shakespeare



William Shakespeare (Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1564 – Stratford-upon-Avon, 23 de abril de 1616)[a] foi um poeta, dramaturgo e ator inglês. Foi tido como o maior escritor do idioma inglês e considerado por muitos o maior dramaturgo da história.[2][3][4][5][6][7] É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo de Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo"). De suas obras, incluindo aquelas em colaboração, restaram até os dias de hoje 38 peças,[b] 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e mais alguns versos esparsos, cujas autorias, no entanto, são ainda disputadas. Suas peças foram traduzidas para todas as principais línguas modernas e são mais encenadas que as de qualquer outro dramaturgo.[8] Muitos de seus textos e temas permanecem vivos até os nossos dias, sendo revisitados com frequência, especialmente no teatro, na televisão, no cinema e na literatura.

Shakespeare[c] nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon, na era elizabetana, época especialmente estimulante para os artistas.[9] Aos 18 anos casou-se com Anne Hathaway, com quem teve três filhos: Susanna e os gêmeos Hamnet e Judith. Entre 1585 e 1592 William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, escritor e um dos proprietários da companhia de teatro chamada Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men. Acredita-se que ele tenha retornado a Stratford em torno de 1613, morrendo três anos depois. Restaram poucos registros da vida privada de Shakespeare, e existem muitas especulações sobre assuntos como a sua aparência física, sexualidade, crenças religiosas, e se algumas das obras que lhe são atribuídas teriam sido escritas por outros autores.[10]

Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa. Na sua última fase, escreveu um conjuntos de peças classificadas como tragicomédias ou romances, e colaborou com outros dramaturgos. Diversas de suas peças foram publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão, durante sua vida. Em 1623, John Heminges e Henry Condell, dois atores e antigos amigos de Shakespeare, publicaram o chamado First Folio, uma coletânea de suas obras dramáticas que incluía todas as peças (com a exceção de duas) reconhecidas atualmente como sendo de sua autoria.

Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare, e os vitorianos idolatraram-no como um herói, com uma reverência que George Bernard Shaw chamava de "bardolatria".[11] No século XX sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos, tanto na academia quanto na performance. Suas peças permanecem extremamente populares hoje em dia e são estudadas, encenadas e reinterpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quinta-feira, 24 de julho de 2025

ABALOS SÍSMICOS EM VERA CRUZ - ILHA DE ITAPARICA - INFERÊNCIA NA MAQUETE DA PONTE - EARTHQUAKES IN VERA CRUZ - ITAPARICA ISLAND - INFERENCE ON THE BRIDGE MODEL



ESTA É A TERCEIRA POSTAGEM DESTE BLOG SOBRE INCIDÊNCIA DE ABALOS SÍSMICOS EM TERRITÓRIO DA BAHIA, EM PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ, ILHA DE ITAPARICA.

A NATUREZA NÃO É MALÉFICA, EM SUAS RETUMBÂNCIAS E EXAGEROS ELA SEMPRE EMITE AVISOS, QUEM PERCEBER OS INDÍCIOS TÊM MAIS CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA. 

UM VULCÃO EXPELE CINZAS ANTES DE UMA GRANDE ERUPÇÃO, TREMORES SÍSMICOS MENOS INTENSOS PODEM SER INDICATIVO DE ABALOS DE GRANDE PROPORÇÃO NA ESCALA RICHTER. PRESSÃO ATMOSFÉRICA EM BAIXA É SINAL DE TEMPO SEVERO EM ALTO MAR. TERREMOTOS EM REGIÃO SUBMARINAS PODEM GERAR TSUNAMIS. ASSIM POR DIANTE.

https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/46333-vera-cruz-registra-2-tremores-de-terra-em-menos-de-48-horas-moveis-e-chao-vibrando-foram-notados

ESSA SEQUÊNCIA DE ABALOS SÍSMICOS NA REGIÃO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ILHA DE ITAPARICA, MERECERIA ESTUDOS APROFUNDADOS PARA IDENTIFICAR POSSÍVEIS TENDÊNCIAS DE AGRAVAMENTO DO FENÔMENO, INCLUSIVE COM LEVANTAMENTO BASEADO EM SÉRIES HISTÓRICAS DESTA ÁREA, PRINCIPALMENTE PELA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DESSA TAL PONTE SALVADOR ITAPARICA, SE EXISTE PROJETO EXECUTIVO, ELE CONTEMPLA ESTUDO QUE PREVEJA FENÔMENO DESSA NATUREZA.  

LINKS PERTINENTES:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/05/abalos-simicos-na-bahia-se-repetem-com.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2025/06/tremor-de-terra-em-vera-cruz-ilha-de.html

https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/46333-vera-cruz-registra-2-tremores-de-terra-em-menos-de-48-horas-moveis-e-chao-vibrando-foram-notados


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quarta-feira, 23 de julho de 2025

FILOSOFIA DO DIA - 23/07/2025 - THOMAS JEFFERSON - PHILOSOPHY OF THE DAY - 07/23/2025 - THOMAS JEFFERSON

QUANDO OS HOMENS SÃO PUROS, AS LEIS SÃO DESNECESSÁRIAS; QUANDO SÃO CORRUPTOS, AS LEIS SÃO INÚTEIS. - THOMAS JEFFERSON


https://causaoperaria.org.br/2024/26-9-1989-thomas-jefferson-se-torna-secretario-de-estado-dos-eua/

Thomas Jefferson (Shadwell, 13 de abril de 1743Charlottesville, 4 de julho de 1826)[1] foi o terceiro presidente dos Estados Unidos (1801-1809) e o principal autor da declaração de independência (1776) dos Estados Unidos. Jefferson foi um dos mais influentes Founding Fathers (os "Pais Fundadores" da nação), conhecido pela sua promoção dos ideais do republicanismo nos Estados Unidos. Visualizava o país como a força por trás de um grande "Império de Liberdade"[2] que promoveria o republicanismo e poderia combater o imperialismo britânico. Entre os eventos de destaque da história americana que ocorreram durante sua presidência estão a Compra da Louisiana (1803) e a Expedição de Lewis e Clark (1804-1806), bem como a escalada das tensões entre a Grã-Bretanha e a França que levaram à guerra com o Império Britânico em 1812, ano em que deixou o cargo.

Como filósofo político, Jefferson foi um homem do Iluminismo, que conheceu diversos dos grandes líderes intelectuais da Grã-Bretanha e França de seu tempo. Idealizou o fazendeiro yeoman como um exemplo das virtudes republicanas, alimentava uma desconfiança de cidades e financeiros, enquanto privilegiava os direitos dos estados e um governo federal rigorosamente controlado. Apoiava a separação entre Igreja e Estado[3] e foi o autor do Estatuto da Virgínia para Liberdade Religiosa (1779, 1786). Epônimo da democracia jeffersoniana, foi cofundador e líder do Partido Democrata-Republicano, que dominou a política dos Estados Unidos por 25 anos. Jefferson serviu como governador da Virgínia durante um período de guerra (1779-1781), foi o primeiro secretário de Estado dos Estados Unidos (1789-1793) e segundo vice-presidente dos Estados Unidos (1797-1801).

Como presidente, Thomas Jefferson defendeu os interesses comerciais e marítimos da nação contra os Piratas da Barbária e as políticas comerciais britânicas agressivas. Começando em 1803, Jefferson ainda promoveu uma política expansionista para o oeste, organizando a Compra da Luisiana que, de uma vez só, dobrou o tamanho do país. Para abrir espaço para reassentamento de pessoas para o oeste, Jefferson começou um controverso processo de remoção indígena dos novos territórios adquiridos. Na política externa, buscou negociar a paz com a França, reduzindo as tensões. Sua administração ainda diminuiu o orçamento e tamanho das forças militares disponíveis para o governo federal. Jefferson foi reeleito em 1804 com facilidade. Seu segundo mandato, contudo, foi cheio de dificuldades domesticamente, incluindo o julgamento do ex-vice-presidente Aaron Burr. Em 1807, o comércio exterior americano foi diminuído quando Jefferson implementou a Lei de Embargo em resposta às ameaças britânicas ao transporte marítimo dos Estados Unidos. No mesmo ano, Jefferson assinou uma lei que proibia a importação de escravos do exterior.

Um polímata, Jefferson se destacou, entre outras coisas, como horticultor, líder político, arquiteto, arqueólogo, paleontólogo, músico, inventor e fundador da Universidade da Virgínia. Quando o presidente John F. Kennedy recebeu 49 vencedores do Prêmio Nobel à Casa Branca, em 1962, declarou: "acredito que esta é a mais extraordinária reunião de talento e conhecimento humano que já foi reunida na Casa Branca– com a possível exceção de quando Thomas Jefferson jantava aqui sozinho".[4] Até o presente, Jefferson é o único presidente americano a ter servido dois mandatos completos no cargo sem ter vetado um único projeto de lei do Congresso. Jefferson foi regularmente classificado pelo meio acadêmico como um dos maiores presidentes americanos.

JOSEMAR

ECONOMISTA -  CORECON 2065

quinta-feira, 17 de julho de 2025

NAVIO COM 21.1 M DE CALADO NAVEGA RUMO A SALVADOR - BAHIA , EAGLE VICTORIA - CRUDE OIL TANKER - 21.1 M DRAFT SHIP SAILS TOWARDS SALVADOR - BAHIA, EAGLE VICTORIA - CRUDE OIL TANKER

O NAVIO EAGLE VICTORIACRUDE OIL TANKER, NAVEGA COM 21.1 M DE CALADO RUMO A SALVADOR - BAHIA, TRANSPORTANDO PETRÓLEO BRUTO. ESSE CALADO EQUIVALE A UM PRÉDIO DE 7 ANDARES.


https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:4593226/shipname:EAGLE%20VICTORIA?order=date_uploaded

Summary

Where is the ship?

Crude Oil Tanker EAGLE VICTORIA is currently located in the East Coast South America (reported 2 hours, 8 minutes ago)

What kind of ship is this?

EAGLE VICTORIA (IMO: 9739513) is a Crude Oil Tanker and is sailing under the flag of Singapore. Her length overall (LOA) is 333 meters and her width is 60 meters.

PARA O BLOG VIAJANTE SEM PORTO SERÁ O MAIOR CALADO QUE REGISTRAMOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, NÃO TEMOS INFORMAÇÕES SE O NAVIO RECEBERÁ BUNKER OU REALIZARÁ OPERAÇÃO SHIP TO SHIP PARA ACELEN

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:4593226/shipname:EAGLE%20VICTORIA?order=date_uploaded

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


sexta-feira, 27 de junho de 2025

MIX DE DERIVADOS DE CASTANHA DE CAJU PRODUZIDOS NA BAHIA - COOPERACAJU - RIBEIRA DO POMBAL - CASHEW NUT DERIVATIVES MIX PRODUCED IN BAHIA - COOPERACAJU - RIBEIRA DO POMBAL

RELEVANTE INICIATIVA DA COOPERATIVA COOPERACAJU LOCALIZADA NA CIDADE DE RIBEIRA DO POMBAL - NORDESTE DA BAHIA, COM BASE NA AGRICULTURA FAMILIAR ATUA TRANSFORMANDO O FRUTO DO CAJUEIRO, O CAJU, EM DIVERSOS SUBPRODUTOS, DESDE CERVEJA  A PASTA DE CASTANHAS.

https://cooperacaju.com.br/categoria-produto/pasta-de-castanha-de-caju/


https://cooperacaju.com.br/

GERANDO EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL, ESSES EMPREENDEDORES DEVEM SER INCENTIVADOS EM SUAS INICIATIVAS.

https://cooperacaju.com.br/categoria-produto/pasta-de-castanha-de-caju/

ABAIXO O LINK DA COOPERACAJU: 

https://cooperacaju.com.br/categoria-produto/pasta-de-castanha-de-caju/

CERVEJA FRUIT BEER



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065



quarta-feira, 25 de junho de 2025