Seguidores
quarta-feira, 24 de setembro de 2025
PROGRAMAÇÃO DE NAVIOS DE CRUZEIROS - TEMPORADA 2025 - 2026 - PORTOS SALVADOR E ILHÉUS - CRUZEIROS EXPLORATÓRIOS - CRUISE SHIP SCHEDULE - 2025 - 2026 SEASON - SALVADOR AND ILHÉUS PORTS - EXPLORATORY CRUISES
segunda-feira, 22 de setembro de 2025
A CODEBA - AUSÊNCIA DE ESTATÍSTICA DOS TERMINAIS PRIVATIVOS - CODEBA - ABSENCE OF STATISTICS ON PRIVATE TERMINALS
É LAMENTÁVEL A CODEBA - COMPANHIA DAS DOCAS DO ESTADO DA BAHIA NÃO ATUALIZAR SUA ESTATÍSTICA PORTUÁRIA DA MOVIMENTAÇÃO DOS TERMINAIS PRIVATIVOS LOCALIZADOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, REFERENTE AO EXERCÍCIO DE 2025.
TEMADRE
https://bahiaeconomica.com.br/wp/2025/02/13/terminal-maritimo-de-madre-de-deus-aumentou-em-5-movimentacao-de-petroleo-em-2024/
NÃO TENHO CONHECIMENTO DOS MOTIVOS DESSA FALHA ORGANIZACIONAL, PORÉM, CONSIDERO RELEVANTE QUE DADOS ESTATÍSTICOS SÃO IMPORTANTES PARA SUBSIDIAR AÇÕES GOVERNAMENTAIS DE PLANEJAMENTO ECONÔMICO. ESSES DADOS TAMBÉM SÃO ACESSADOS POR SETORES ATUANTES NAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS PARA DEFINIR METAS E ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS ESTRATÉGICOS.
TRBA
https://transpetro.com.br/transpetro-institucional/nossas-atividades/dutos-e-terminais/terminais-aquaviarios/trba-ba.htmNO CASO PARTICULAR, ACOMPANHO A ESTATÍSTICA PORTUÁRIA DOS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E PORTO DE MALHADO DESDE A DÉCADA DE 1980. ALÉM DISTO, SOU ECONOMISTA E ESTUDIOSO DA ECONOMIA BAIANA, E ESTAS INFORMAÇÕES SÃO ESSENCIAIS PARA ANÁLISE MACROECONÔMICO. .
A ÉPOCA CITADA, O MOVIMENTO DOS PORTOS ERA PUBLICADO NO INÍCIO DA SEGUNDA QUINZENA DO MÊS POSTERIOR, INCLUSIVE A CODEBA EDITAVA UM INFORMATIVO, MENSAL COM NOTÍCIAS DIVERSAS E OS NÚMEROS DO SEU DESEMPENHO OPERACIONAL.
APENAS COMO CONTRIBUIÇÃO, ESPERAMOS QUE A DIRETORIA DA COMPANHIA DE DOCAS VERIFIQUE AS CAUSAS DESSA AUSÊNCIA DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS PELA OPERAÇÃO DOS TERMINAIS PRIVATIVOS LOCALIZADOS NA BTS, TUP ENSEADA, MADRE DE DEUS, USIBA, PORTO COTEGIPE, DOW QUÍMICA E TRBA.
ALEGAÇÃO DE NÃO ENVIO DAS INFORMAÇÕES PELOS TERMINAIS NÃO PODE SER AMPARADA, EM VIRTUDE DA CODEBA ATUAR COMO AUTORIDADE PORTUÁRIA, TENDO JURIDIÇÃO SOBRE OS MESMOS.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
sexta-feira, 12 de setembro de 2025
RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - BARCO TIPO PERUA, EMBARCAÇÃO CLÁSSICA - RESCUING BAHIA'S NAVAL HISTORY - PERUA TYPE BOAT, CLASSIC VESSEL
A tábua que você vê acima é o graminho. Em seus riscos simples está a receita completa, com as medidas exatas, para quem vai construir o saveiro, tradicional barco baiano. Funcionou direitinho por quatro séculos, mas agora pode desaparecer.
por Airton De Grande
A maioria dos engenheiros navais não sabe o que fazer com o graminho. Na construção de barcos, usam plantas, projetos, computadores. Mas gente que nunca freqüentou universidade vem fabricando embarcações na Bahia há quatro séculos seguindo unicamente este pequeno pedaço de madeira. Nele estão as medidas essenciais do saveiro baiano, uma das marcas registradas do litoral brasileiro. Agora, porém, esse conhecimento popular está ameaçado de ir a pique. O velho saveiro e os artesãos que sabem construí-lo estão perdendo a corrida para os barcos modernos. Na defesa da tradição, o arquiteto baiano Lev Smarcevski, de 73 anos, foi pesquisar as origens do graminho. Descobriu que ele veio da Índia e que pode ter nascido na construção civil de 5 000 anos atrás. Preservá-lo é preservar a cultura.
O graminho do saveiro deve ter chegado ao Brasil no século XVI, na mala de um carpinteiro naval das colônias portuguesas de Goa ou Cochim. Na época, Salvador era parada obrigatória na rota Índia-Portugal. Com o instrumento, os imigrantes passaram a construir os barcos indianos lantxiar e lantxiara, que ficaram conhecidos como "lanxa" e "lanxão". O nome saveiro foi importado de Portugal. Lá, designava pesqueiros parecidos, que serviam para a captura do sávio, peixe da família do arenque. No Brasil há saveiros também no Rio de Janeiro e no Maranhão, mas eles são diferentes da versão baiana.
"As tábuas de medidas foram importantes para a preservação das linhas e da funcionalidade do saveiro", disse à SUPER o engenheiro naval Célio Taniguchi, diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Smarcevski concorda. É dele a hipótese de que o instrumento nasceu na construção civil da Mesopotâmia, cerca de 3 000 anos antes de Cristo. "É semelhante às tábuas dos construtores dos zigurates, feitas de barro." Zigurates eram templos de vários andares. As tábuas representavam as medidas do térreo e traziam uma escala de redução para os pisos superiores.
Na era do computador tudo isso pode parecer bobagem. Mas Smarcevski tem razão em recuperar parte dessa história. É triste deixar um conhecimento que se mostrou útil por milênios naufragar no esquecimento
Planta resumida
O graminho traz mais de trinta parâmetros
para a construção do saveiro. Conheça alguns.
sexta-feira, 5 de setembro de 2025
INTERMARÍTIMA UM LEGADO DE SUCESSO - LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA - INTERMARÍTIMA A LEGACY OF SUCCESS - PORT LOGISTICS OF BAHIA
POSTO REPORTAGEM PUBLICADO NO SITE BAHIA ECONÔMICA, EM 04/09/2025, SOBRE A EMPRESA INTERMARÍTIMA NO AMBIENTE LOGÍSTICO PORTUÁRIO DO ESTADO DA BAHIA.

HOJE É MEU ANIVERSÁRIO! PARABÉNS COMANDANTE - "UM MARINHEIRO PODE DEIXAR O MAR, MAS O MAR NUNCA DEIXA O MARINHEIRO" - TODAY IS MY BIRTHDAY! CONGRATULATIONS COMMANDER - "A SAILOR CAN LEAVE THE SEA, BUT THE SEA NEVER LEAVES THE SAILOR"
HOJE COMPLETO 69 MILHAS NAVEGADAS NO CURSO DA EXISTÊNCIA, NÃO SÃO TODOS OS DIAS PARA UMA COMEMORAÇÃO DESTA MAGNITUDE. TEM SIDO UMA JORNADA GRATIFICANTE!
CONTINUAREI LUTANDO PARA DIGNIFICAR O MEU COMANDO!! QUE, O FUTURO EM SUAS FACETAS OFEREÇA À ALEGRIA DAS BATALHAS VENCIDAS CONTRA NOSSAS FRAQUEZAS E QUE JAMAIS EU PERCA A CAPACIDADE DE ME INDIGNAR CONTRA O QUE CONSIDERO INJUSTO
segunda-feira, 25 de agosto de 2025
RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - O OSTRACISMO EM RELAÇÃO A CULTURA E ECONOMIA NÁUTICA EM CONFRONTO COM SAIL - AMSTERDAM 2025 - RESCUING BAHIA'S NAVAL HISTORY - OSTRACISM IN RELATION TO NAUTICAL CULTURE AND ECONOMY IN CONFRONTATION WITH SAIL - AMSTERDAM 2025
ACOMPANHANDO O BELÍSSIMO E SIGNIFICATIVO FESTIVAL NÁUTICO REPRESENTADO PELO SAIL - AMSTERDÃ 2025, PERCEBEMOS, EMOCIONADOS, COMO NAÇÕES CIVILIZADAS TRATAM SEU LEGADO NAVAL, ENTENDENDO QUE, ALÉM DE MATERIALIZAÇÕES DE SONHOS, O MAR FOI CAMINHO PARA CONQUISTAS, DEFESA DA SOBERANIA E BUSCA DE RIQUEZAS. VIDE LINK DO EVENTO:
https://www.youtube.com/watch?v=OXBqjJSpwyM
https://thingstodoinamsterdam.com/blog/sail-2025-amsterdam/
https://www.youtube.com/watch?v=PsM0y25txsY&t=2s
O SAIL Amsterdam é um evento marítimo realizado a cada cinco anos em Amsterdã, na Holanda . Grandes navios de todo o mundo visitam a cidade para atracar em seu porto oriental. [ 1 ] O evento de 2020 foi cancelado devido à pandemia de COVID-19 .
História
NAVEGAR É PRECISO, VIVER NÃO É PRECISO, FRASE UNIVERSALIZADA POR FERNANDO PESSOA NO POEMA MAR PORTUGUÊS, CUJA AUTORIA DO GENERAL ROMANO POMPEU AO REDOR DE 70 A.C.
TRAGO MAIS UMA VEZ ESSE TEMA PARA FAZER UMA ANALOGIA ENTRE O POTENCIAL PARA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NO LITORAL DA BAHIA, EM PARTICULAR NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E CIDADE DO SALVADOR, OU SEJA, UMA RELAÇÃO NEGATIVA ENTRE O QUE PODEMOS REALIZAR E O REALIZADO.
ESCREVI UMA MONOGRAFIA SOBRE O TEMA, ALÉM DE DIVERSOS ARTIGOS PUBLICADOS, MAS É DESESTIMULANTE OBSERVAR O DESINTERESSE DAS AUTORIDADES GOVERNAMENTAIS E DA PRÓPRIA SOCIEDADE.
UM DOS MÓDULOS DA MONOGRAFIA DISCERNE SOBRE A REALIZAÇÃO DE UM FESTIVAL NÁUTICO EM SALVADOR, COM ATIVIDADES QUE INCLUÍAM PALESTRAS SOBRE A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, A BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMO ELEMENTO ESSENCIAL PARA ATIVIDADE NÁUTICA, REGATA DE PERCURSO PARA PORTO SEGURO E CACHOEIRA, TENDO O RIO PARAGUAÇU COMO INDUTOR DO TURISMO NÁUTICO, CONVITE A TALL SHIPS PARA PARTICIPAREM DOS EVENTOS, INCLUSIVE DA REGATA A PORTO SEGURO OU ILHÉUS, MERGULHOS ARQUEOLÓGICOS, ENTRE OUTRAS ATIVIDADES. VIDE LINK ABAIXO.
UM FESTIVAL COM ESTE TEMA E MAGNITUDE SERVIRIA PARA ATRAIR UMA GAMA MUITO GRANDE DE PESSOAS INTERESSADAS PELO TEMA.
https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/monografia-diferencial-historico-e.html
RECENTEMENTE A PREFEITURA DE SALVADOR EM JOINT VENTURE COM O YACHT CLUBE DA BAHIA, SEGUINDO A IDEIA DO BLOG PROMOVEU UM FESTIVAL NÁUTICO EM SALVADOR, MAS SEM RESILIÊNCIA FORAM APENAS 2 ANOS, TALVEZ 3, NÃO LEMBRO AGORA.
EM ALGUMAS OCASIÕES OUVIMOS QUE FOI CRIADO UM GRUPO PARA REALIZAÇÕES DE AÇÕES NA ÁREA, ALÉM DE ÓRGÃOS NA PREFEITURA E GOVERNO DO ESTADO COM TÍTULOS SUGESTIVOS, NORMALMENTE LIGADOS A TERMOS MARÍTIMOS, CONTRATAM CONSULTORES A PESO DE OURO PARA TRAÇAR PROJETOS SOBRE O ÓBVIO, TUDO SEM GERAR EFICÁCIA, SEM RESULTADOS SIGNIFICATIVOS E O IMPOSTO PAGO PELO CONTRIBUINTE INDO PARA O RALO DAS ILUSÕES.
A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, COM MAIOR ÁREA NO BRASIL, TEM APENAS UMA MARINA DE PORTE NO PERÍMETRO DE SALVADOR, A BAHIA MARINA, ALGUNS ANCORADOUROS E CLUBES NÁUTICOS NA ENSEADA DOS TANHEIROS, COMPLETANDO O LEQUE DE ESTRUTURAS NÁUTICAS, NA BAÍA DE ARATU, ESTÃO LOCALIZADOS O IATE CLUBE ARATU, MARINA ARATU E MARINA OCEMA IATE CLUBE. ALGUMAS BASES NÁUTICAS FORAM CONSTRUÍDAS NO INTERIOR DA BAÍA, A EXEMPLO DE CACHA PREGO E ITAPARICA.
O DESINTERESSE É TÃO GRANDE QUANTO AO POTENCIAL NÁUTICO, QUE UMA CONCESSÃO FOI CONTRATADA PARA OPERAR A ANTIGA MARINA DA PENHA, MAS ATÉ HOJE NÃO FOI ENTREGUE. O HIDROPORTO DA RIBEIRA ESTÁ EM RUÍNAS, ATERROS PARA A CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO EXTERMINANDO COM MANGUEZAIS NA ENSEADA DOS TAINHEIROS.
OS SAVEIROS DA BAHIA E SUAS VARIANTES QUE DURANTE MAIS DE CINCO SÉCULOS TRANSPORTAVAM AS RIQUEZAS E NOSSO POVO ENTRE A CAPITAL SALVADOR E SEU RECÔNCAVO, HOJE DESAPARECEM DE FORMA CRIMINOSA, RESTANDO POUCOS EXEMPLARES, TENDO SEU UNIVERSO CIRCUNDANTE DE APOIO, MESTRE CARPINTEIROS, MESTRE DE CORTES DE VELAS, CALAFATES SEGUINDO O MESMO CAMINHO.
A REGATA JOÃO DAS BOTAS, POR SI SÓ NÃO SUSTENTARIA A PRESERVAÇÃO DO SAVEIRO, MAS OFERECIA VISIBILIDADE, HOJE IRRESPONSAVELMENTE NÃO É MAIS REALIZADA. MUITO TRISTE COMO A BAHIA TRATA SEU UNIVERSO CIVILIZATÓRIO,
AS PROCISSÕES MARÍTIMAS SECULARES DE CARÁTER RELIGIOSO QUE PONTEIAM VÁRIOS MUNICÍPIOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS NÃO TÊM APOIO GOVERNAMENTAL, AS MESMAS TÊM APELO TURÍSTICOS, CITAMOS A DE BOM JESUS DOS NAVEGANTES NO DIA PRIMEIRO DO ANO, 2 DE FEVEREIRO.
A BAHIA COM O TERCEIRO MERCADO NÁUTICO DO BRASIL, MAS, EM CONTRAPARTIDA, NÃO TEMOS ESTALEIROS AQUI LOCALIZADOS. QUANDO UM BAIANO COMPRA UM BARCO OCORRE UMA SANGRIA DE EMPREGOS E RENDAS PARA OUTROS ESTADOS. SIMPLES MECANISMO DE POLÍTICA FISCAL RESOLVERIA ESTE CENÁRIO, MAS FALTA SENSIBILIDADE DOS GOVERNANTES.
A SEGUIR TRAZEMOS LINKS DESTE BLOG SOBRE O TEMA:
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/02/atividade-nautica-de-lazer-na-bahia-um.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2019/05/enseada-dos-tainheiros-e-sua-vocacao.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2018/12/saveiro-de-vela-icar-armado-em-traquete.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/01/resgate-da-historia-naval-da-bahia.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/01/estaleiros-na-jequitaia-salvador-bahia.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/08/monografia-uma-analise-breve-da-atuacao_19.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/monografia-diferencial-historico-e.html
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
sexta-feira, 15 de agosto de 2025
FULL CONTAINER COM PREVISÃO DE ESCALA EM SALVADOR - BAHIA - MSC LA SPEZIA - FULL CONTAINER WITH FORECAST CALL IN SALVADOR - BAHIA - MSC LA SPEZIA
PREVISTO PARA CHEGAR AO PORTO DE SALVADOR EM 30/08/25, O MSC LA SPEZIA, FUL CONTAINER, COM COMPRIMENTO DE 365,82 METROS E 51,3 METROS DE LARGURA. CAPACIDADE PARA 14.000 CONTAINER DE 20 PÉS. NAVEGANDO, HOJE, COM BANDEIRA ALEMÃ.
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:152428/shipname:MSC%20LA%20SPEZIA?order=date_uploadedNESTE MOMENTO MSC LA SPEZIA SE PREPARA PARA ATRAVESSAR O CANAL DO PANAMÁ RUMO AO ATLÂNTICO. APÓS TRAVESSIA DO CANAL TEM ESCALA PREVISTA PARA O PORTO DE PECÉM, CEARÁ, APÓS, PROVAVELMENTE SUAPE, ANTES DE TOCAR O PORTO DE SALVADOR.
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:152428/shipname:MSC%20LA%20SPEZIA?order=date_uploaded
PORTOS DO SUDESTE E SUL DO PAÍS, ALÉM DE BUENOS AIRES DEVEM CONSTAR DA PROGRAMAÇÃO, ANTES DE SEGUIR PARA O OCEANO ÍNDICO E SEU DESTINO, PORTOS DO SUDESTE ASIÁTICO, VIA CABO DA BOA ESPERANÇA.
A ROTA ESTABELECIDA POR ESTE BLOG É PROVÁVEL, BASEADA EM ANALOGIA DE OUTRAS LINHAS, NÃO TEMOS INFORMAÇÕES, MAS O NAVIO PODE SEGUIR DIRETO DO PORTO DE SALVADOR PARA O ÍNDICO E DEPOIS O PACÍFICO, VIA Cape of Good Hope.MSC La Spezia - IMO 9461403Details Category: Containerships Published: 28 August 2013 Hits: 6600
Drapetsana - Greece 03 September 2012
Name
MSC LA SPEZIA
Previous names
CPO La sPEZIA Liberia - Monrovia
Type
Cellular containership
IMO-number
9461403
Call sign
DIGX2
Flag
Germany
Port of registry
Hamburg
GT
153.115 t
DWT
165.977 t
NT
89.067 t
Number of 20ft containers
On deck: 7.572
In hold: 6.428
Total: 14.000
Container capacity 14t
10.640
Reefer capacity
1.000
Length
365,82 m overall
349,50 m between perpendiculars
351,77 m registered
Breadth
51,20 m moulded
Draught
16,00 m
Depth
29,90 m to main deck
Speed
Max.: 24,1 knots
Built
2010
Keel laid
31.05.2010
Launch date
23.07.2010
Date of completion
22.10.2010
Builder
Daewoo Shipbuilding & Marine Engineering Co., Ltd. Okpo Shipyard
1, Aju-dong
Geoje-si ,656-714 Kyongsang-namdo
Republic of Korea
Yard number
4182
Hull material
Shipbuilding steel (standard)
Hull type
Double bottom, continuous from peak to peak bulkhead
Watertight bulkheads
9
Continuous decks
2
Main engine
1x MAN-B&W 12K98MC-C - 2 stroke 12 cylinder 980 x 2.400 mm diesel engine - 72.240 kW at 104,0 rpm
Year of manufacture: 2010
Manufacturer: Doosan Engine Co., Ltd.
18, Gongdanro21-gil, Sungsan-gu
Changwon ,642-370 Kyongsang-namdo
Republic of Korea
Propellers
1x Solid propeller (keyless) - aft at 104,0 rpm
Boilers
1x Steam boiler, oil fired - 10,0 bar
Heating surface: 46,2 m²
1x Steam boiler, exhaust gas heated - 10,0 bar
Heating surface: 679,0 m²
Year of manufacture: 2010
Manufacturer: Alfa Laval Aalborg A/S
Gasvaerksvej 24
9100 Aalborg
Kingdom of Denmark
Electric installation
4x Plants each 6.600 V - 5.120 kVA
1x Plant 450 V - 688 kVA
1x Plant 24 V - 15 Ah
1x Plant 24 V - 63 Ah
1x Plant 24 V - 92 Ah
1x Plant 24 V - 300 Ah
1x Plant 24 V - 300 Ah
1x Plant 108 V - 40 Ah
Generators
4x Main diesel generatorsets each 5.120 kVA / 4.096 kW
Emergency generator
1x Diesel generatorset 688 kVA
Batteries
1x Battery for UPS radio 300 Ah
1x Battery for UPS navigation 300 Ah
1x Battery for automation 92 Ah
1x Battery for diesel control 63 Ah
1x Battery for automation 40 Ah
1x Battery for diesel control 15 Ah
Compressed air receivers
2x Receivers each 16.500 litres - 30,0 bar
1x Receiver 540 litres - 30,0 bar
1x Receiver 200 litres - 30,0 bar
1x Receiver 2.000 litres - 7,0 bar
1x Receiver 350 litres - 7,0 bar
Bow thruster
2x CPP transverse thruster each 1.800 kW, forward
Number of hatches
20
Hatch cover type
Pontoon type with non-metallic low friction bearing pad
Tank capacities
Heavy fuel oil: 13.500 m³
Marine diesel oil: 400 m³
Fresh water: 400 m³
Ballast water: 48.000 m³
Anchor equipment
3x Anchors weight each 26.000 kg
Chain length: 770,00 m
Lifting equipment
1x Spare handling crane - SWL 13,0 t
1x Provision crane - SWL 2,0 t
1x Provision crane - SWL 4,0 t
Gear
Gearless
Crew size
30
Manager
Reederei Claus-Peter Offen GmbH & Co. KG
Bleichenbrücke 10
20354 Hamburg
Federal Republic of Germany
Operator
MSC - Mediterranean Shipping Company S.A.
Registered owner
Kommanditgesellschaft MS "CPO LA SPEZIA" Offen Reederei GmbH & Co.
Bleichenbrücke 10
20354 Hamburg
Federal Republic of Germany
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
quarta-feira, 13 de agosto de 2025
13 DE AGOSTO, DIA DO PROFISSIONAL DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS - ECONOMISTA - AUGUST 13, ECONOMIC SCIENCE PROFESSIONAL DAY - ECONOMIST
Karl Marx (1818-1883)
John Maynard Keynes (1883-1946)
David Ricardo (1772-1823)
Alfred Marshall (1842-1924)
Irving Fisher (1867-1947)
Joseph Schumpeter (1883-1950)
Friedrich Hayek (1999-1992)
Joan Robinson (1903-1983)
Milton Friedman (1912- 006)
Douglass North (1920-2015)
Robert Solow (1924-)
REGATA ARATU MARAGOGIPE - 23/AGOSTO/2025 - 56 ANOS - FESTA NO MAR DA BAHIA - ARATU MARAGOGIPE REGATTA - AUGUST 23, 2025 - 56 YEARS - PARTY AT THE SEA IN BAHIA
sexta-feira, 1 de agosto de 2025
FILOSOFIA DO DIA -01/08 - WILLIAM SHAKESPEARE - PHILOSOPHY OF THE DAY -01/08 - WILLIAM SHAKESPEARE
https://americanplayers.org/about/people/william-shakespeare
quinta-feira, 24 de julho de 2025
ABALOS SÍSMICOS EM VERA CRUZ - ILHA DE ITAPARICA - INFERÊNCIA NA MAQUETE DA PONTE - EARTHQUAKES IN VERA CRUZ - ITAPARICA ISLAND - INFERENCE ON THE BRIDGE MODEL
ESTA É A TERCEIRA POSTAGEM DESTE BLOG SOBRE INCIDÊNCIA DE ABALOS SÍSMICOS EM TERRITÓRIO DA BAHIA, EM PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE VERA CRUZ, ILHA DE ITAPARICA.
A NATUREZA NÃO É MALÉFICA, EM SUAS RETUMBÂNCIAS E EXAGEROS ELA SEMPRE EMITE AVISOS, QUEM PERCEBER OS INDÍCIOS TÊM MAIS CHANCES DE SOBREVIVÊNCIA.
UM VULCÃO EXPELE CINZAS ANTES DE UMA GRANDE ERUPÇÃO, TREMORES SÍSMICOS MENOS INTENSOS PODEM SER INDICATIVO DE ABALOS DE GRANDE PROPORÇÃO NA ESCALA RICHTER. PRESSÃO ATMOSFÉRICA EM BAIXA É SINAL DE TEMPO SEVERO EM ALTO MAR. TERREMOTOS EM REGIÃO SUBMARINAS PODEM GERAR TSUNAMIS. ASSIM POR DIANTE.
https://www.bahianoticias.com.br/municipios/noticia/46333-vera-cruz-registra-2-tremores-de-terra-em-menos-de-48-horas-moveis-e-chao-vibrando-foram-notadosESSA SEQUÊNCIA DE ABALOS SÍSMICOS NA REGIÃO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ILHA DE ITAPARICA, MERECERIA ESTUDOS APROFUNDADOS PARA IDENTIFICAR POSSÍVEIS TENDÊNCIAS DE AGRAVAMENTO DO FENÔMENO, INCLUSIVE COM LEVANTAMENTO BASEADO EM SÉRIES HISTÓRICAS DESTA ÁREA, PRINCIPALMENTE PELA PERSPECTIVA DA CONSTRUÇÃO DESSA TAL PONTE SALVADOR ITAPARICA, SE EXISTE PROJETO EXECUTIVO, ELE CONTEMPLA ESTUDO QUE PREVEJA FENÔMENO DESSA NATUREZA.
LINKS PERTINENTES:
https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/05/abalos-simicos-na-bahia-se-repetem-com.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2025/06/tremor-de-terra-em-vera-cruz-ilha-de.html
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
quarta-feira, 23 de julho de 2025
FILOSOFIA DO DIA - 23/07/2025 - THOMAS JEFFERSON - PHILOSOPHY OF THE DAY - 07/23/2025 - THOMAS JEFFERSON
quinta-feira, 17 de julho de 2025
NAVIO COM 21.1 M DE CALADO NAVEGA RUMO A SALVADOR - BAHIA , EAGLE VICTORIA - CRUDE OIL TANKER - 21.1 M DRAFT SHIP SAILS TOWARDS SALVADOR - BAHIA, EAGLE VICTORIA - CRUDE OIL TANKER
O NAVIO EAGLE VICTORIA - CRUDE OIL TANKER, NAVEGA COM 21.1 M DE CALADO RUMO A SALVADOR - BAHIA, TRANSPORTANDO PETRÓLEO BRUTO. ESSE CALADO EQUIVALE A UM PRÉDIO DE 7 ANDARES.
Summary
Where is the ship?Crude Oil Tanker EAGLE VICTORIA is currently located in the East Coast South America (reported 2 hours, 8 minutes ago)
What kind of ship is this?
EAGLE VICTORIA (IMO: 9739513) is a Crude Oil Tanker and is sailing under the flag of Singapore. Her length overall (LOA) is 333 meters and her width is 60 meters.
PARA O BLOG VIAJANTE SEM PORTO SERÁ O MAIOR CALADO QUE REGISTRAMOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, NÃO TEMOS INFORMAÇÕES SE O NAVIO RECEBERÁ BUNKER OU REALIZARÁ OPERAÇÃO SHIP TO SHIP PARA ACELEN
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:4593226/shipname:EAGLE%20VICTORIA?order=date_uploaded
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
sexta-feira, 27 de junho de 2025
MIX DE DERIVADOS DE CASTANHA DE CAJU PRODUZIDOS NA BAHIA - COOPERACAJU - RIBEIRA DO POMBAL - CASHEW NUT DERIVATIVES MIX PRODUCED IN BAHIA - COOPERACAJU - RIBEIRA DO POMBAL
RELEVANTE INICIATIVA DA COOPERATIVA COOPERACAJU LOCALIZADA NA CIDADE DE RIBEIRA DO POMBAL - NORDESTE DA BAHIA, COM BASE NA AGRICULTURA FAMILIAR ATUA TRANSFORMANDO O FRUTO DO CAJUEIRO, O CAJU, EM DIVERSOS SUBPRODUTOS, DESDE CERVEJA A PASTA DE CASTANHAS.
https://cooperacaju.com.br/categoria-produto/pasta-de-castanha-de-caju/https://cooperacaju.com.br/
GERANDO EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL, ESSES EMPREENDEDORES DEVEM SER INCENTIVADOS EM SUAS INICIATIVAS.
https://cooperacaju.com.br/categoria-produto/pasta-de-castanha-de-caju/ABAIXO O LINK DA COOPERACAJU:
https://cooperacaju.com.br/categoria-produto/pasta-de-castanha-de-caju/
CERVEJA FRUIT BEER
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
quarta-feira, 25 de junho de 2025
25 DE JUNHO - DIA DO HOMEM DO MAR - JUNE 25 - SEAMAN'S DAY
https://www.apormar.com/blogue-maritimos/2022/6/18/25-de-junho-dia-internacional-do-maritimo-2022
TODOS HOMENS DO MAR E SEUS LEGADOS, NESTE DIA INSTITUÍDO PARA HONRÁ-LOS, ALMEJO QUE NETUNO SEJA PROTETOR E FAROL EM SUAS JORNADAS PELOS 7 MARES!
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065