quinta-feira, 15 de março de 2012

PARTICIPE DA SEMANA DO SAVEIRO - DE 15/03/12 ATÉ 22/03/12 - SALVADOR - BAHIA - PARTICIPATE IN SAVERO WEEK - FROM 03/15/12 TO 03/22/12 - SALVADOR - BAHIA


A PARTIR DESTA QUINTA FEIRA DIA 15/03/12 ATÉ 22/03/12 ACONTECERÁ EM SALVADOR A 4ª SEMANA DO SAVEIRO, ORGANIZADA PELA ASSOCIAÇÃO "VIVA SAVEIRO" COM PATROCÍNIO DA SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DA BAHIA.


SAVEIROS VELA DE PENA - REGATA JOÃO DAS BOTAS JANEIRO/12
 FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -JANEIRO/12


PARTICIPE, LEVE SEUS FAMILIARES. OS SAVEIROS DA BAHIA CONTRIBUÍRAM DE FORMA INTENSA NA ESTRUTURAÇÃO DO LEGADO SOCIAL E CULTURAL DO POVO BAIANO, TRANSPORTANDO DURANTE SÉCULOS CARGAS E PESSOAS ENTRE O RECÔNCAVO, LITORAL BAIANO E SUA METRÓPOLE  A CIDADE DE "SÃO SALVADOR" DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS".


SAVEIROS VELA DE IÇAR - REGATA JOÃO DAS BOTAS - JANEIRO DE 2012
 FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS -JANEIRO/12


NESTE BLOG, VOCÊ ENCONTRARÁ ALGUMAS MATÉRIAS REFERENTES AOS SAVEIROS E EMBARCAÇÕES CLÁSSICAS DA BAHIA.


ESCUNAS DA BAHIA - DERIVADAS DOS SAVEIROS - EM "PONTA DE NOSSA SENHORA"
FOTOS: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12


VEJA NOS LINKS, A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO EVENTO:

http://semanadosaveiro.blogspot.com/
http://www.vivasaveiro.org/site/
http://www.facebook.com/VivaSaveiro

JOSEMAR

quarta-feira, 14 de março de 2012

YACHT CLUBE DA BAHIA - YCB - UM CHARMOSO CLUBE COM EFICIENTE ESTRUTURA NÁUTICA E SOCIAL

O YACHT CLUB DA BAHIA TEVE SUA HISTÓRIA INICIADA EM 1935, CRIADA POR UM GRUPO DE HOMENS AFICIONADO PELO MAR E EMBARCAÇÕES. NO INÍCIO A IDÉIA ERA CONSTRUIR EMBARCAÇÕES LAZER, EM PARTICULAR VELEIROS OLÍMPICOS.  COM O PASSAR DO TEMPO SURGIU NOVAS ESTRUTURAS PARA ATENDER A PARTE SOCIAL, A EXEMPLO DE PISCINA E SEDE.

PERSPECTIVA DA SEDE DO YCB
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12

 PERSPECTIVA DA SEDE DO YCB
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12


ÁREA DE LAZER - BAR E RESTAURANTE
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12


O LOCAL ONDE ESTÁ LOCALIZADO O YCB FUNCIONAVA NA DÉCADA DE 30 DO SÉCULO XX UMA FÁBRICA DE XALES. O CLUBE FICA AO PÉ DA LADEIRA DA BARRA, ONDE O ACESSO É REALIZADO POR UM TELEFÉRICO E MAIS RECENTEMENTE POR UM ELEVADOR. ATRAVÉS DE UMA ENTRADA CONTÍGUA AO FORTE DE “SÃO DIOGO” NA PRAIA DO PORTO DA BARRA, PODE-SE CHEGAR DE CARRO À DEPENDÊNCIA DO CLUBE.

 PERSPECTIVA DA SEDE DO YCB
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12

ACESSO AO YCB PELA PRAIA DO PORTO DA BARRA
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12


O YACHT CONTA COM UM RESTAURANTE CONCEITUADO, SALÃO DE CONVENÇÃO, ACADEMIA DE GINÁSTICA, BARES, PISCINA, LOJAS DE SOUVENIR.


PRATICANTES DE "STAND UP PADDLE" PASSAM PELO ANCORADOURO DO YCB
 FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12


PRATICANTES DE "STAND UP PADDLE" PASSAM PELO ANCORADOURO DO YCB
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12

EM RELAÇÃO A ESTRUTURA NÁUTICA TEM PÁTIO DE BOAS DIMENSÕES E COBERTO PARA DOCAGEM DE EMBARCAÇÕES. DUAS RAMPAS DE ACESSO AO MAR, UMA PARA VELEIROS E OUTRA PARA EMBARCAÇÕES A MOTOR. UM PIER PARA EMBARQUE E DESEMBARQUE DE PASSAGEIROS E CONDUTORES.

PÁTIO DE EMBARCAÇÕES A MOTOR
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12


PÁTIO DE EMBARCAÇÕES A MOTOR 
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12


O FUNDEIO É REALIZADO EM POITAS AO LARGO DO CLUBE, COM EXCELENTE PROFUNDIDADE, INCLUSIVE PARA GRANDES IATES. NÃO EXISTEM PIERS PARA ATRACAÇÃO E QUEBRAR MAR, CONSTITUINDO UM INCONVENIENTE EM ALGUNS QUADRANTES DE VENTOS, PRINCIPALMENTE  S E SE, O FUNDEIO TORNA-SE PERIGOSO.


ÁREA DE FUNDEIO
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12

RAMPA DE ACESSO PARA EMBARCAÇÕES A MOTOR
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12
 

FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12

RAMPA DE ACESSO PARA EMBARCAÇÕES À VELA - AS ESTRUTURAS A DIREITA SÃO QUEBRA ONDAS COLOCADAS EM MARÉS GRANDES. NESSAS MARÉS O MAR ALCANÇA O PÁTIO. TAMBÉM A DIREITA UM VELEIRO "SKIPER 21" QUE FORMA A FLOTILHA DE VELEIROS DE OCEANO DO YCB

FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12

ESTALEIRO
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12

O CLUBE SE DESTACA NACIONALMENTE NOS ESPORTES NÁUTICOS, SAINDO DO SEU QUADRO INÚMEROS CAMPEÕES EM NATAÇÃO E IATISMO. MANTÉM UMA ORGANIZADA ESCOLA DE VELA. OUTRO DESTAQUE É A QUANTIDADE DE COLABORADORES QUE ATUAM NO YCB MAIS OU MENOS 370.

CRIANÇAS NA ESCOLA DE VELA DO YCB - BARCO OPTIMIST
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12


PÁTIO DE EMBARCAÇÕES À VELA
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12


PÁTIO DE EMBARCAÇÕES À VELA
FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS - MARÇO/12


UM CLUBE EXCEPCIONALMENTE LOCALIZADO, ESTRUTURA SOCIAL E NÁUTICA COMPLETA, BEM ORGANIZADO ADMINISTRATIVAMENTE E OPERACIONALMENTE.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


sexta-feira, 9 de março de 2012

INTERESSANTE PASSEIO À "ILHA DOS FRADES" - "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" - INTERESTING TOUR TO "ILHA DOS FRADES" - "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" -


REALIZAMOS  PASSEIO DE BARCO NO DOMINGO DIA 04/03/2012, NUM DIA ENSOLARADO À "ILHA DOS FRADES" COM ESCALAS NAS PRAIAS DE "VIRAÇÃO" E "PONTA DE NOSSA SENHORA". ZARPAMOS ÁS 9H E RETORNAMOS A "SALVADOR" ÀS 18H.

UM GRUPO ECLÉTICO E INTERESSANTE, JUNTO AO CENÁRIO ESPLENDOROSO FORMADO PELO MISTERIOSO MAR E ILHAS DA "BAÍA DE TODOS OS SANTOS" FOI A RECEITA PARA AFIRMARMOS QUE A "VIDA É BELA". QUANDO SERÁ O PRÓXIMO? ERA O QUE SE INDAGAVA A BORDO.

NÃO TIVEMOS MUITO TEMPO PARA ORGANIZAR O EVENTO, MAS O SENSO  DE ORGANIZAÇÃO DE MINHA AMIGA "FEDERICA", A DIPLOMACIA DE "RAFAEL VIANA"   E A VONTADE DE QUE O MESMO ACONTECESSE, FEZ TUDO DAR CERTO NO FINAL. 

ALUGAMOS A ESCUNA "CANES" PARA 90 PASSAGEIROS, COMO O GRUPO FOI MENOS DE 30, FICAMOS BEM À VONTADE A BORDO, ALÉM DO BARCO SEM BEM ESTÁVEL  E CONSEQUENTEMENTE MAIS SEGURO. A "CANES" INCLUSIVE FAZ EXCURSÕES A "PRAIA DO FORTE" E "MORRO DE SÃO PAULO".


A ESCUNA
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


ZARPANDO DE SALVADOR
CRÉDITO DA FOTO: JOSEMAR SANTOS


ESCOLHEMOS A PRAIA DE "VIRAÇÃO", PELA SEU ASPECTO NATURAL E EXCELENTE PARA UM BOM BANHO DE MAR, BASTA DIZER QUE LÁ NÃO EXISTE NENHUMA ESTRUTURA DE CONSUMO, A IMPRESSÃO QUE SE TEM É A MESMA QUE OS PRIMEIROS NAVEGADORES TIVERAM AO EXPLORAR A "BAÍA DE TODOS OS SANTOS".


NAVEGANDO PARA "ILHA DOS FRADES"
CRÉDITO DA FOTO: JOSEMAR SANTOS


O NOME "VIRAÇÃO" É EM VIRTUDE DA MUDANÇA DO REGIME DE VENTOS QUE OCORRE NO VERÃO, DEPOIS DO MEIO DIA ALGUMAS ONDULAÇÕES DIFICULTAM O FUNDEIO, QUE NORMALMENTE DURANTE O PERÍODO DA MANHÃ É MAIS TRANQUILO.


ZARPANDO DE "VIRAÇÃO"
CRÉDITO DA FOTO: JOSEMAR SANTOS

VEJA OS VÍDEOS -JOSEMAR SOUZA SANTOS:
http://www.youtube.com/watch?v=SDKjVlzZwJM
http://www.youtube.com/watch?v=yFN9mqLoP3M

ZARPAMOS 12H PARA A PRAIA DE "PONTA DE NOSSA SENHORA", PRATICAMENTE ADJACENTE A "VIRAÇÃO", PARA FAZERMOS REFEIÇÃO, POIS LÁ SE ENCONTRA UMA ESTRUTURA DE SERVIÇO DE RESTAURANTE, ALÉM DE ALGUMAS EDIFICAÇÕES HISTÓRICAS. TAMBÉM É UMA BELÍSSIMA PRAIA. ALIÁS, COMO TODO O CONTORNO DA ILHA DOS FRADES.

NAVEGANDO PARA "PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


 SALVADOR A PARTIR DA "ILHA DOS FRADES"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


A IGREJA DE "NOSSA SENHORA DE GUADALUPE" E SEU PEQUENO CEMITÉRIO ANEXO SÃO ESTRUTURAS SECULARES LOCALIZADAS NO ALTO DE UM PEQUENA COLINA, ONDE TAMBÉM ESTÁ INSTALADO UM FAROLETE PARA AUXÍLIO AOS NAVEGANTES. 

NÃO SOU ESPECIALISTA EM RECUPERAÇÃO DE EDIFICAÇÕES COM VALOR HISTÓRICO E CULTURAL, POUCAS DÚVIDAS RESTAM SOBRE OS CRITÉRIOS QUE NORTEARAM AS INTERVENÇÕES REALIZADAS NESSE SÍTIO HISTÓRICO, A EXEMPLO DA RECUPERAÇÃO DA IGREJA, DO CEMITÉRIO E ESCADARIAS QUE LEVAM A COLINA, TOTALMENTE DESCARACTERIZADORA DOS ASPECTOS HISTÓRICOS ORIGINAIS, QUE CONHECI EM OUTRAS VISITAS AO LOCAL.

ME LEMBRO DE UMA CONSTRUÇÃO A BEIRA MAR, EM FORMA DE GALPÃO, DE PEDRAS UNTADAS POR ÓLEO DE BALEIA, QUE FALAVAM OS NATIVOS, ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES DE SEUS ANCESTRAIS, QUE ERA UM LOCAL DE QUARENTENA PARA ESCRAVOS RECENTEMENTE CHEGADOS DO CONTINENTE AFRICANO, ATÉ SEREM VENDIDOS AOS SENHORES DE ENGENHO DO RECÔNCAVO BAIANO, ESTAVA EM RUÍNAS, SÓ AS ESTRUTURAS EXTERNAS ESTAVAM DE PÉ, NESSA VISITA NÃO VI MAIS NADA.

É TRISTE PERCEBER COMO A RIQUEZA HISTÓRICA, CULTURAL E LENDÁRIA DA NOSSA ENIGMÁTICA E BELA BAÍA VAI SENDO DESTRUÍDA E ESTILIZADA PARA OFERECER CONFORTO FÚTIL A EMPREENDEDORES TURÍSTICOS, A VISTA DE POLÍTICOS QUE ESTÃO A FRENTE DE SECRETARIAS DE ESTADO QUE DEVERIAM POR DEVER FUNCIONAL DEFENDER OS SÍMBOLOS SECULARES DA NOSSA IDENTIDADE DE POVO, SÓ OFERECEM DISCURSOS VAZIOS E ENFADONHOS.

NÃO DISCORREREI SOBRE A HISTÓRIA DA ILHA DOS FRADES, NÃO TENHO CABEDAL PARA ISSO, LOCAIS APROPRIADOS EXISTEM PARA AQUELES QUE QUEREM MAIS INFORMAÇÕES. CONTA A LENDA OU A HISTÓRIA PASSADA DE BOCA EM BOCA, QUE ILHA TEM ESSE NOME, POIS EM TEMPOS LONGÍNQUOS DOIS FRADES SOBREVIVENTES DE UM NAUFRÁGIO DERAM A PRAIA DE "PONTA DE NOSSA SENHORA" E FORAM COMIDOS PELOS ÍNDIOS TUPINAMBÁS, QUE PRATICAVAM O CANIBALISMO.


TRILHA PARA  IGREJA DE "PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


 RECIFES - PRAIA DE "PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


OUTRA PRAIA DA "ILHA DOS FRADES", VISTA A PARTIR DO PIER DE ACESSO A "PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


A ESCUNA "CANES", A ESQUERDA, ATRACADA NO PIER DE "PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


PRAIA DE "PONTA DE NOSSA SENHORA", VISTA DA COLINA ONDE SE ENCONTRA A IGREJA DE "NOSSA SENHORA DO GUADALUPE"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"
 

"PONTA DE NOSSA SENHORA"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


RETORNANDO A "SALVADOR" - FERRY BOAT NAVEGANDO PARA ILHA DE "ITAPARICA"
 CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


 RETORNANDO A "SALVADOR", FINAL DA TARDE
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


RETORNANDO A "SALVADOR" - FORTE "SÃO MARCELO"
CRÉDITO DA FOTO: "FEDERICA DE ANGELIS"


"FORTE DE SÃO MARCELO"
CRÉDITO DA FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS


QUADRO QUEBRA MAR - PORTO DE SALVADOR
CRÉDITO DA FOTO: JOSEMAR SOUZA SANTOS


CONTATOS:


ESCUNA "CANES" PARA 90 PASSAGEIROS , CONVERSAR COM "BRAULIO ANDRADE"  71 9154-3659 
SITE: http://www.canesturismo.com.br/  

ESCUNA PARA 33 PASSAGEIROS, CONTATO - LUIZ - 71 9999-9933


JOSEMAR


quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

ELUCIDATIVA POSTAGEM DO "BLOG MERCANTE - NAVEGAR É PRECISO" - SOBRE O TEMPO EM QUE OS NAVIOS NAVEGAVAM A VAPOR - ECLACTIVE POST FROM THE "MERCANTE BLOG - SAILING IS NEEDED" - ABOUT THE TIMES WHEN SHIPS SAILED ON STEAM

NÃO DEIXEM DE ACESSAR ESTA INTERESSANTE MATÉRIA, DESSE TAMBÉM INTERESSANTE BLOG: "VIAGEM NO TEMPO - NAVIOS À CARVÃO"

NAVIO A VAPOR
O CARVÃO SUBSTITUIU A VELA COMO PROPULSORES DOS NAVIOS, DIMINUINDO O TEMPO DOS PERCURSOS MARÍTIMOS, OFERECENDO MAIOR CONFIABILIDADE E PRECISÃO NAS ENTREGAS DAS MERCADORIAS E DOS PASSAGEIROS TRANSPORTADOS.

O CLIPPER CUTTY SARK O AUGE DA NAVEGAÇÃO A VELA, ANTES DA PROPULSÃO A VAPOR
https://marsemfim.com.br/a-ultima-frota-a-vela/

RICA EM DETALHES, DE COMO FUNCIONAVA TODA A LOGÍSTICA DA NAVEGAÇÃO A VAPOR, DESDE O TRANSPORTE PARA O SUPRIMENTO DO CARVÃO NOS PORTOS, ATÉ O MAQUINÁRIO DAS EMBARCAÇÕES DESSE PERÍODO. ESSE ARTIGO E O PRÓPRIO BLOG CONSTITUEM UMA FONTE PRECISA DE ASSUNTOS RELATIVOS A HISTÓRIA NAVAL DO PLANETA.

A SEGUIR, O LINK:

Viagem no tempo – Navios à carvão! | BlogMercante - Navegar é preciso


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


CANAL DA MANCHA - O MAIOR FLUXO MARÍTIMO DO MUNDO - ENGLISH CHANNEL - THE LARGEST SEA FLOW IN THE WORLD

O POSICIONAMENTO GEOGRÁFICO DO "CANAL" ENGLOBA UMA DENSA ATIVIDADE ECONÔMICA, O QUE RESULTA EM GRANDE FLUXO DE EMBARCAÇÕES MERCANTES E DE "FERRYS", QUE TRANSPORTAM VEÍCULOS E PASSAGEIROS. É UMA DAS VIAS MARÍTIMAS MAIS MOVIMENTADAS DO MUNDO.

FOTOGRAFIA POR SATÉLITE DO CANAL DA MANCHA
WIKIPEDIA.ORG.

ELE É UMA EXTENSÃO DE ÁGUA QUE SEPARA A "GRÃ BRETANHA" DO NORTE DA "FRANÇA", UNINDO O OCEANO "ATLÂNTICO" AO "MAR DO NORTE", COM EXTENSÃO DE 563 KM (350 MILHAS). A SUA PARTE MAIS LARGA É DE 240 KM (150 MILHAS) , SEU PONTO DE MENOR LARGURA É DE 33 KM (20 MILHAS). A PROFUNDIDADE VARIA DE 120 METROS NA PORÇÃO OCIDENTAL A 45 NA ORIENTAL.

O CANAL PARA OS FRANCESES CHAMA-SE "LA MANCHE" E DO LADO INGLÊS "ENGLISH CHANNEL", REFLEXO DA RIVALIDADE SECULAR QUE ACOMPANHA ESSAS DUAS NAÇÕES.



A CIDADE DE "DOVER" NA INGLATERRA E "CALAIS" NA FRANÇA SITUADAS NA PARTE MAIS ESTREITA DO CANAL, QUE SÃO COBERTOS EM APROXIMADAMENTE 75 MINUTOS PELOS FERRYS E 45 MINUTOS POR MODERNOS CATAMARANS, TEM PORTOS E TERMINAIS DE PASSAGEIROS BEM MOVIMENTADOS, COM FLUXO DE "FERRY BOATS" INTENSO. 

CALAIS
WIKIPEDIA.ORG

DOVER
WIKIPEDIA.ORG


É BOM ACRESCENTAR QUE AS CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS NA ZONA DO "CANAL" NEM SEMPRE SÃO COMPORTADAS, PERÍODOS DE NEBLINA, VENTOS FORTES, TEMPESTADES SEVERAS, OCORREM COM FREQUÊNCIA NO PERÍODO DE INVERNO, LEVANDO INCLUSIVE AO FECHAMENTO DOS PORTOS E PROIBIÇÃO DO TRÁFEGO MARÍTIMO.

FERRY "PRIDE OF ROTTERDAM" DA "P&O FERRIES" EMPRESA MARÍTIMA QUE OPERA NESSA ÁREA
WIKIPEDIA.ORG


FOI NA REGIÃO DO "CANAL DA MANCHA" QUE OCORREU UM DOS MOMENTOS MAIS MARCANTES DA II GRANDE GUERRA MUNDIAL, A INVASÃO DA "NORMANDIA" PELAS TROPAS ALIADAS. ESSE MESMO CANAL EM OUTRAS OCASIÕES SALVOU A INGLATERRA DAS TROPAS NAPOLEÔNICAS E NAZISTAS.

UMA TRAVESSIA A NADO MUNDIALMENTE FAMOSA OCORRE NO CANAL DA MANCHA, OU SEJA ATRAVESSÁ-LO DE UMA MARGEM A OUTRA.

HOJE COM COM O "EUROTÚNEL", CONSTRUÍDO SOBRE O LEITO DO CANAL,  INAUGURADO EM 1994, A TRAVESSIA ENTRE INGLATERRA E FRANÇA TORNOU-SE MAIS RÁPIDA E SEGURA, POR MEIO DE BALSAS, QUE TEVE SEU MOVIMENTO DIMINUÍDO.

OUTRA CARACTERÍSTICA INTERESSANTE DO CANAL É A VARIAÇÃO DE MARÉS QUE PODE CHEGAR A 8 METROS.





JOSEMAR

sábado, 18 de fevereiro de 2012

ADORO UMA "RARIU" - SOU UM NATO "CAFUSÚ" - FILOSOFIA, BRINCADEIRA OU VONTADE DE SER?


EM TEMPO DE CARNAVAL, ONDE  AS FANTASIAS EMERGEM E OS RETIROS SE ENCHEM DE PESSOAS EM BUSCA DO DIVINO, APRESENTO UMA FILOSOFIA OU ESTILO DE VIDA SURGIDOS EM PERNAMBUCO, ONDE AS MULHERES FINALMENTE ENCONTRARAM  O VERDADEIRO EXEMPLAR DO PURO MACHÃO.

NA FRONTEIRA COMPORTAMENTAL, A LINHA ENTRE A BRINCADEIRA, A FICÇÃO E A SERIEDADE É MUITO TÊNUE. EM DIVERSAS OPORTUNIDADES, POR CONVENIÊNCIA, MEDO, IGNORÂNCIA, PUDOR E OPORTUNISMO, DESEMPENHAMOS UM DESSES PAPÉIS NA ESTRADA DA EXISTÊNCIA DEIXANDO DE VIVER O QUE QUEREMOS, COM RECEIO DO QUE O MUNDO VAI JULGAR. SATISFAZEMOS MUITO MAIS O EGO DO MUNDO DO QUE O NOSSO. O QUE É UMA RECEITA PARA A INFELICIDADE.. 

BAILE "I LOVE CAFUSÚ" 2012

VOLTANDO AS "RARIUS" E OS "CAFUSÚS" SURGIDOS EM PERNAMBUCO COM MUITA IRREVERÊNCIA E  VERDADES, QUE DEVEM INCOMODAR BASTANTE A ALGUNS, A EXEMPLO DO QUE ACONTECEU COM "JORGE AMADO", QUE FOI UM GÊNIO, NA DÉCADA DE 30 DO SÉCULO PASSADO COM SEUS ROMANCES ENTRE ELES: "MAR MORTO" E "CAPITÃES DA AREIA".


"I LOVE CAFUSÚ", OLINDA, 06/03/2011

ESSAS OBRAS, QUE ALÉM DE TUDO SÃO VERDADEIROS TRATADOS SOCIOLÓGICOS, CHOCARAM A SOCIEDADE DA ÉPOCA, CARREGADA DE "FALSO MORALISMO" QUE TEMIAM AS VIRTUDES E ALEGRIAS, VERDADEIRAS, PERMEADORAS DO UNIVERSO SOCIAL DO POVO DA BAHIA, CONTRASTANTE COM A VIDA VAZIA E ENFADONHA QUE  ESSA DITA ELITE LEVAVA.

VEJAM OS LINKS QUE TE LEVARÃO A ESSA NOVA ESCOLA FILOSÓFICA SURGIDA EM PERNAMBUCO, E OLHEM QUE EU ACREDITAVA QUE CRIATIVIDADE ERA SÓ NA BAHIA! UMA OBSERVAÇÃO: AS "RARIÚS" DE RECIFE E OLINDA SÃO SENSUAIS EM DEMASIA, DEVE SER UMA CARNAVAL "RETADO DE BOM", PARA DEIXAR QUALQUER "CAFUSÚ" BEM LOUCO.  

QUEM SABE SALVADOR NÃO PEGA UM FRANQUIA DO "I LOVE CAFUSÚ" PARA O CARNAVAL DE 2013?








JOSEMAR

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

FELIZ FERIADO - CARNAVAL 2012


O "VIAJANTE SEM PORTO", ESPERA QUE TODOS OS BAIANOS, ESPECIALMENTE OS "SOTEROPOLITANOS", QUE GOSTAM OU SE REFUGIARÃO DO CARNAVAL, APROVEITEM DE FORMA INTENSA E PRAZEROSA O FERIADO, PULANDO ATRÁS DO TRIO OU EM ALGUMA PRAIA PARADISÍACA.

ATÉ A PRÓXIMA QUINTA-FEIRA, 23/02/2012, APROVEITEM E FAÇAM A VIDA VALER A PENA


BOA SORTE 


JOSEMAR

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A FUNÇÃO ESTRUTURANTE E OPERACIONAL DO BULBO NA PROA DOS NAVIOS

VOCÊ JÁ DEVE TER PERCEBIDO EM ALGUMA TRAVESSIA MARÍTIMA AO OBSERVAR UMA EMBARCAÇÃO, UM PROTUBERÂNCIA  NA PROA, EM FORMA DE BULBO. ESTRANHO, NÃO É? TALVEZ DESTOANTE DA ESTRUTURA DO NAVIO. NADA DISSO, ESSA FORMA GEOMÉTRICA É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA A OTIMIZAÇÃO DO DESLOCAMENTO DO CASCO SOBRE AS ÁGUAS.

OS EFEITOS DA PROA COM FINAL EM BULBO E SUA INFLUÊNCIA NA HIDRODINÂMICA DA RESISTÊNCIA DO CASCO EM RELAÇÃO A QUANTIDADE DE ÁGUA DESLOCADA PELO ANDAMENTO DA EMBARCAÇÃO, COMEÇOU A SER ESTUDADA NO SÉCULO XIX, MAS SÓ FOI UTILIZADA MACIÇAMENTE  NA DÉCADA DE 60 DO SÉCULO 20.

NÃO SEREI PROLIXO EM RELAÇÃO AOS CONCEITOS DE ENGENHARIA NAVAL QUE DESCREVEM A ATUAÇÃO DO BULBO EM RELAÇÃO AS ONDAS PROVOCADAS PELO DESLOCAMENTO DO NAVIO, MESMO PORQUE NÃO SOU ENGENHEIRO NAVAL NEM A MAIORIA DOS VISITANTES DO BLOG, ALÉM DE QUE UM ESPECIALISTA NA ÁREA NÃO TERIA SENTIDO EM LER O ASSUNTO NA FORMA QUE DESCREVO, FALO  PARA LEIGOS E CURIOSOS.

EM RESUMO, AQUELA FORMA ESTRANHA NA GEOMETRIA DO CASCO TEM A FUNÇÃO DE REDUZIR O ARRASTO DA EMBARCAÇÃO, E COM ISSO, QUANDO EM NAVEGAÇÃO,  O NAVIO CONSUMIRÁ MENOS COMBUSTÍVEL OU NECESSITARÁ DE MÁQUINAS MENOS POTENTES, O RESULTADO É MENOR CUSTO OPERACIONAL E AMBIENTAL: MENOR CONSUMO DE BUNKER - ÓLEO PESADO -;  E MENOS EMISSÃO DE GASES NA ATMOSFERA.

A POTENCIALIZAÇÃO DOS EFEITOS  OCORREM QUANDO O NAVIO ESTÁ CARREGADO, O BULBO ABAIXO DA LINHA D'ÁGUA.

O BULBO EM DIVERSAS OCASIÕES É ERRONEAMENTE INTERPRETADO COMO O NAVIO FOSSE QUEBRA GELO OU AUXILIASSE NESSA FUNÇÃO. ELE É OCO, E AS VEZES FAZEM PARTE DE ALGUM TANQUE DE LASTRO DO NAVIO, NÃO TERIA RESISTÊNCIA PARA ISSO.


DANILO CHAGAS RIBEIRO
FOTO: GUTO VIEIRA DA FONSECA

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BULBO AMOSTRA, NAVIO EM LASTRO
CRÉDITO DA FOTO: RENAN RAUL


BULBO AMOSTRA, NAVIO EM LASTRO
CRÉDITO DA FOTO: RENAN RAUL


VEJAM A MARCA NA PROA, EM FORMA DE "b" INDICA QUE O NAVIO TEM BULBO, POIS SE O NAVIO ESTIVER CARREGADO, OUTRA EMBARCAÇÃO PASSANDO RENTE AO CASCO NÃO VERIA O BULBO, E COM ISSO OCORRERIA UM ABALROAMENTO. 
CRÉDITO DA FOTO: RENAN RAUL



VEJAM O LINK: