quinta-feira, 20 de setembro de 2012

MSC FANTASIA, PELA PRIMEIRA VEZ NO PORTO DE SALVADOR - TEMPORADA DE CRUZEIROS 2012/2013


NA PRÓXIMA TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS - 2012/2013 - O PORTO DE SALVADOR RECEBERÁ O MSC FANTASIA, QUE SERÁ O MAIOR NAVIO, NAS ESCALAS REGULARES.

SE VOCÊ TEM INTERESSE EM NAVEGAR NESSE NAVIO OU OUTRO DA MSC VISITE O SITE DO ARMADOR:  
http://www.msccruzeiros.com.br/br_pt/HomePage.aspx

VEJAM A SEGUIR, ALGUMAS INFORMAÇÕES E IMAGENS DO NAVIO:













Tonelagem 137.936 toneladas
Comprimento / Largura / Altura 333,3 m / 37,92 m post panamax. / 66,8 m
Àrea 450.000 m2
, 27.000 m2
 de áreas públicas
Decks 18, 13 dos quais são para passageiros
Elevadores 25, 15 para passageiros (2 pnorâmicos e 1 para passageiros do MSC Yacht Club)
Voltagem 110/220 Volts (sitema de economização de energia)
Velocidade máxima 22,55 nós
Estabilizadores Estabilizadores de eixo vertical
Total de passageiros 3.274 (em ocupação dupla)
Total de camarotes 1.637, 43 dos quais para deficientes
Tripulação 1.332 tripulantes
Piscinas 5 das quais: 1 com tecto de abrir, 1 para MSC Yacht Club, 1 para crianças. 12 hidromassagens
Moeda a bordo Euro (Mediterrãneo)
Tecnologia ambiental AWT-Advanced Water Treatment, Energy Saving & Monitoring System, Clean Ship 2

terça-feira, 4 de setembro de 2012

AVISO DE MAU TEMPO - PRÓXIMAS 48 HORAS LITORAL BAIANO - ALERTA AOS NAVEGANTES


A PREVISÃO DE TEMPO DA MARINHA DO BRASIL, PARA ÀS PRÓXIMAS 48 HORAS,  INDICA MAR GROSSO NO LITORAL BAIANO, COM VENTOS, NA ÁREA FOXTROT (DE SALVADOR ATÉ NATAL), SE/E FORÇA 4/5,  OCASIONALMENTE 5/6 COM RAJADAS, ONDAS DE S/SE 1.5 / 2.5 PASSANDO A 2.5 / 3.5 DO DIA 06 - 00 HORAS ATÉ 07 - 00 HORAS.

SÃO CONDIÇÕES DURAS, QUE SERÃO OBSERVADAS INCLUSIVE NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. QUEM VIAJAR NO FERIADO PROLONGADO TERÁ MUITO QUE CONTAR.

O BLOG ALERTA A TODOS PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÕES, QUE ESTÃO EM ÁREAS DE FUNDEIO DESPROTEGIDAS, A COLOCAREM SEUS BARCOS EM SECO, OU SE DIRIGIREM A LOCAIS COM MAIOR CONDIÇÃO DE ABRIGO. 

EM SALVADOR SÃO VULNERÁVEIS O FUNDEIO DA PRAIA DA PACIÊNCIA NO RIO VERMELHO, PORTO DA BARRA E RUA K NO FAROL DE ITAPUAN.

TRANSCREVEMOS A SEGUIR A ESCALA DE BEAUFORT, QUE MEDE A INTENSIDADE DOS VENTOS E ONDULAÇÕES OCEÂNICAS, INDO DE 0 CALMA ATÉ 12 FURACÃO, E AS ÁREAS  MARÍTIMAS DO LITORAL DO BRASIL PARA EFEITO DE PREVISÃO DE TEMPO AOS NAVEGANTES. PARA MAIOR ENTENDIMENTO DE NOSSOS VISITANTES.


JOSEMAR

VEJAM A PREVISÃO, 06/09 A 07/09 DE 2012, LOGO A SEGUIR:
http://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/prev/meteoro/boletim.htm#48hs


Meteoromarinha
Previsão para 48 horas
PREVISAO DO TEMPO VALIDA DE 060000 ATÉ 070000

ÁREA ALFA (DO ARROIO CHUI ATÉ CABO DE SANTA MARTA)
VENTO NE/NW RONDANDO PARA SW/SE 3/4. ONDAS DE SE/NE 2.0/3.0 COM RESSACA 2.5/3.0 ENTRE RIO GRANDE(RS) E CABO DE SANTA MARTA (SC) PASSANDO 1.5/2.5.

ÁREA BRAVO (DE CABO DE SANTA MARTA ATÉ CABO FRIO – OCEANICA)
VENTO NE/NW 4/5 PASSANDO 5/6 COM RAJADAS NO NOROESTE DA ÁREA. ONDAS DE SE/NE 3.0/4.0 PASSANDO 2.5/3.0.

ÁREA CHARLIE (DE CABO DE SANTA MARTA ATÉ CABO FRIO - COSTEIRA)
VENTO SE/NE 3/4 COM RAJADAS NO NORTE DA ÁREA. ONDAS DE S/SE 2.5/3.0 COM RESSACA ENTRE SANTOS (SP) E CABO FRIO (RJ) PASSANDO 1.5/2.5.

ÁREA DELTA (DE CABO FRIO ATÉ CARAVELAS)
VENTO NE/N 4/5 COM RAJADAS NO SUDOESTE DA ÁREA. ONDAS DE S/SE 3.0/4.0.

ÁREA ECHO (DE CARAVELAS ATÉ SALVADOR)
VENTO SE/E 4/5 COM RAJADAS OCASIONAIS. ONDAS DE S/SE 2.5/3.5.

ÁREA FOXTROT (DE SALVADOR ATÉ NATAL)
VENTO SE/E 4/5 OCASIONALMENTE 5/6 COM RAJADAS. ONDAS DE S/SE 1.5/2.5 PASSANDO 2.5/3.5.

ÁREA GOLF (DE NATAL ATÉ SÃO LUÍS)
VENTO SE/NE 5/6 COM RAJADAS. ONDAS DE SE/NE 1.5/2.5.

ÁREA HOTEL (DE SÃO LUÍS ATÉ CABO ORANGE)
VENTO SE/NE 4/5 COM RAJADAS. ONDAS DE SE/E 1.0/1.5 JUNTO À COSTA E 1.5/2.5 NO RESTANTE DA ÁREA.

ÁREA SUL OCEÂNICA

SUL DE 25S
OESTE DE 030W

VENTO NE/NW 4/5 COM RAJADAS PASSANDO 3/4. ONDAS DE SW/SE 4.0/5.0 PASSANDO 2.0/3.0.

LESTE DE 030W
VENTO SW/SE 4/5 COM RAJADAS RONDANDO PARA NW/SW 5/6 AO SUL DE 33S. ONDAS DE SW/SE 4.0/5.0.

NORTE DE 25S
VENTO SE/NE 4/5 COM RAJADAS OCASIONAIS. ONDAS DE SW/SE 4.0/5.0.

ÁREA NORTE OCEÂNICA
VENTO SE/E 4/6 COM RAJADAS AO SUL DO EQUADOR E SW/SE 3/4 NO RESTANTE DA ÁREA COM RAJADAS OCASIONAIS. ONDAS DE S/SE 1.5/2.5 PASSANDO 2.5/3.5 AO SUL DE 5S E 1.5/2.5 NO RESTANTE DA ÁREA.

ORLA MARÍTIMA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
VENTO SE/NE 3/4 PASSANDO 4/5 COM RAJADAS PELA MADRUGADA/MANHÃ AO SUL DE CABO FRIO E A TARDE/NOITE AO NORTE DE CABO FRIO. ONDAS DE S/SE 2.5/3.0 COM RESSACA.



A Escala de Beaufort classifica a intensidade dos ventos, tendo em conta a sua velocidade e os efeitos resultantes das ventanias no mar e terra. Foi desenhada pelo meteorologista anglo-irlandês Francis Beaufort no início do século XIX. Na década de 1830,  a escala de Beaufort já era  amplamente utilizada pela Marinha Real Britânica.

Escala Beaufort'
GrauDesignaçãom/skm/hnósAspecto do marEfeitos em terra
0Calmo<0,3<1<1EspelhadoFumaça sobe na vertical
1Aragem0,3 a 1,51 a 51 a 3Pequenas rugas na superfície do marFumaça indica direcção do vento
2Brisa leve1,6 a 3,36 a 114 a 6Ligeira ondulação sem rebentaçãoAs folhas das árvores movem; os moinhos começam a trabalhar
3Brisa fraca3,4 a 5,412 a 197 a 10Ondulação até 60 cm, com alguns carneirosAs folhas agitam-se e as bandeiras desfraldam ao vento
4Brisa moderada5,5 a 7,920 a 2811 a 16Ondulação até 1 m, carneirosfrequentesPoeira e pequenos papéis levantados; movem-se os galhos das árvores
5Brisa forte8 a 10,729 a 3817 a 21Ondulação até 2.5 m, com cristas e muitos carneirosMovimentação de grandes galhos e árvores pequenas
6Vento fresco10,8 a 13,839 a 4922 a 27Ondas grandes até 3.5 m; borrifosMovem-se os ramos das árvores; dificuldade em manter um guarda chuva aberto; assobio em fios de postes
7Vento forte13,9 a 17,150 a 6128 a 33Mar revolto até 4.5 m com espuma e borrifosMovem-se as árvores grandes; dificuldade em andar contra o vento
8Ventania17,2 a 20,762 a 7434 a 40Mar revolto até 5 m com rebentação e faixas de espumaQuebram-se galhos de árvores; dificuldade em andar contra o vento; barcos permanecem nos portos
9Ventania forte20,8 a 24,475 a 8841 a 47Mar revolto até 7 m; visibilidade precáriaDanos em árvores e pequenas construções; impossível andar contra o vento
10Tempestade24,5 a 28,489 a 10248 a 55Mar revolto até 9 m; superfície do mar brancaÁrvores arrancadas; danos estruturais em construções
11Tempestade violenta28,5 a 32,6103 a 11756 a 63Mar revolto até 11 m; pequenos navios sobem nas vagasEstragos generalizados em construções
12Furacão>32,7>118>64Mar todo de espuma, com até 14 m; visibilidade nulaEstragos graves e generalizados em construções



ÁREAS MARÍTIMAS DE PREVISÃO DE TEMPO SOB RESPONSABILIDADE DO BRASIL

http://www.mar.mil.br/dhn/chm/meteo/info/transmissoes/apend1.htm


ALFA - ARROIO CHUÍ - CABO DE SANTA MARTA

BRAVO - CABO DE SANTA MARTA - CABO FRIO (OCEÂNICA)

CHARLIE- CABO DE SANTA MARTA - CABO FRIO (COSTEIRA)

DELTA - CABO FRIO - CARAVELAS

ECHO - CARAVELAS - SALVADOR

FOXTROT- SALVADOR - NATAL

GOLF - NATAL -SÃO LUIZ

HOTEL - SÃO LUIZ - CABO ORANGE

NOVEMBER - NORTE OCEÂNICA

SIERRA - SUL OCEÂNICA

domingo, 26 de agosto de 2012

MOTOR DE USO MARÍTIMO: DIESEL OU GASOLINA - PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS - ENGINE FOR MARITIME USE: DIESEL OR GASOLINE - NEGATIVE AND POSITIVE POINTS

NESSA POSTAGEM, É DEMONSTRADO UM COMPARATIVO DE PONTOS FAVORÁVEIS OU NEGATIVOS ENTRE MOTORIZAÇÃO A DIESEL E A GASOLINA. TEXTO TRANSCRITO DA EDIÇÃO DE ABRIL DE 2006, REVISTA NÁUTICA, PUBLICAÇÃO MENSAL DA G.R. UM EDITORA LTDA.
AS INFORMAÇÕES SÃO IMPORTANTES PARA OS FUTUROS COMPRADORES DO PRIMEIRO BARCO, SUBSIDIANDO A ESCOLHA DA MOTORIZAÇÃO ADEQUADA EM HARMONIA COM O RESPECTIVO ESTILO DE VIDA.

MOTOR A GASOLINA

http://www.nauticexpo.es/fabricante-barco/motor-gasolina-16598.html


JOSEMAR

VEJAM:

MOTOR DIESEL - PONTOS POSITIVOS:

MANUTENÇÃO - OS MOTORES DIESEL MECÂNICOS SÃO MAIS FÁCEIS DE SEREM CONSERTADOS, ATÉ MESMO SE O BARCO ESTIVER NA ÁGUA.

SEGURANÇA - O DIESEL NÃO É TÃO INFLAMÁVEL QUANTO A GASOLINA. SE HOUVER UM VAZAMENTO DE COMBUSTÍVEL A BORDO, COM O DIESEL, É MENOS ARRISCADO A UM INCÊNDIO.

DESEMPENHO -  OS MOTORES A DIESEL TÊM MAIS TORQUE, OU SEJA, MAIS FORÇA PARA IMPULSIONAR OS BARCOS. DAÍ, ALÉM DE MENOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, O FATO DE SER A ÚNICA OPÇÃO PARA EMBARCAÇÕES MAIORES E MAIS PESADAS.

CONSUMO DE COMBUSTÍVEL - UM MOTOR DIESEL É CERCA DE 35% MAIS ECONÔMICO QUE UM SIMILAR A GASOLINA, JÁ QUE MOTORES A DIESEL APROVEITAM MELHOR O COMBUSTÍVEL.

PREÇO DO COMBUSTÍVEL - A DIFERENÇA PARA A GASOLINA JÁ FOI BEM MAIOR. MAS, AINDA HOJE, O DIESEL CUSTA 40% MENOS POR LITRO E RENDE MAIS. (DADOS DE 2006)

DURAÇÃO DO COMBUSTÍVEL - O ÓLEO DIESEL DURA CERCA DE QUATRO MESES PARADO NO TANQUE, SEM DETERIORAR, DUAS VEZES MAIS QUE A GASOLINA.

AUTONOMIA - POR CAUSA DO MENOR CONSUMO, OS MOTORES A DIESEL OFERECEM AUTONOMIA DE CERCA DE 50% MAIOR QUE OS MOTORES A GASOLINA.

VALOR DE MERCADO - COMO DURAM MAIS E SÃO MAIS POTENTES, OS MOTORES A DIESEL TÊM MAIOR VALOR DE REVENDA.

DURABILIDADE - SÃO MAIS RESISTENTES AO TEMPO, POIS O CIRCUITO DE REFRIGERAÇÃO É FECHADO E A ÁGUA SALGADA NÃO PASSA POR DENTRO DO MOTOR. E SEUS COMPONENTES SÃO MAIS DURADOUROS, PORQUE FORAM CONSTRUÍDOS PARA SUPORTAR UMA ALTA TAXA DE COMPRESSÃO E ALGUNS DELES TRABALHAM EM ROTAÇÕES MAIS BAIXAS QUE OS MOTORES A GASOLINA.

MOTOR A GASOLINA - PONTOS POSITIVOS:

REVISÕES - AS REVISÕES -DOS MOTORES A GASOLINA NÃO SÃO TÃO CARAS. NAS PRIMEIRAS 50 HORAS DE USO, POR EXEMPLO, A MANUTENÇÃO DE UM MERCRUISER 220HP 4.3 MPI, COM RABETA BRAVO III, CUSTA CERCA DE R$ 1.000 (EM 2006). JÁ UM DIESEL CUMMINS MERCRUISER 220 HP 4.2 MS 230, TAMBÉM COM RABETA BRAVO III, CUSTA EM MÉDIA R$ 1.500 ( EM 2006).

PESO - GERALMENTE, SÃO CERCA DE 40% MAIS LEVES. E ISSO AJUDA NO DESEMPENHO, ESPECIALMENTE NAS ARRANCADAS.

POUCA FUMAÇA - MOTORES A GASOLINA TAMBÉM POLUEM, MAS NÃO TANTO QUANTO OS DIESEL MECÂNICOS.

DESEMPENHO - MOTORES A GASOLINA SÃO BONS NA ARRANCADA E IDEIAS, POR EXEMPLO, PARA QUEM GOSTA DE ESQUIAR. JÁ AS VELOCIDADES DE CRUZEIRO E MÁXIMA EQUIVALEM AO DESEMPENHO DO DIESEL.

INSTALAÇÃO - É BEM MAIS SIMPLES, POIS NÃO TEM, POR EXEMPLO, MANGUEIRA DE RETORNO DE COMBUSTÍVEL, APENAS MANGUEIRA DE ALIMENTAÇÃO. ALÉM DISSO, O MOTOR É MENOR, FACILITANDO O ACESSO E A MONTAGEM.

PREÇO - CUSTA, EM MÉDIA, A METADE DO PREÇO DE UM MOTOR SIMILAR A DIESEL.

MENOS BARULHO - NÃO VIBRAM COMO OS MOTORES A DIESEL NEM SÃO TÃO BARULHENTOS.

MOTOR A DIESEL - PONTOS NEGATIVOS:

POLUIÇÃO - OS MOTORES MECÂNICOS A DIESEL NÃO APROVEITAM BEM TODO O COMBUSTÍVEL, COMO FAZEM OS ELETRÔNICOS. POR ISSO SOLTAM MAIS FUMAÇA.

INSTALAÇÃO - É MAIS COMPLEXA, POIS A BATERIA E O FILTRO DO MOTOR SÃO MAIORES E NECESSITAM DE MANGUEIRA DE RETORNO DE COMBUSTÍVEL PARA O TANQUE.

LIMPEZA DO TANQUE - O DIESEL CRIA UMA ESPÉCIE DE "LAMA" NO FUNDO DO TANQUE E, POR ISSO, É PRECISO LIMPÁ-LO, PELO MENOS, UMA VEZ POR ANO.

ACELERAÇÃO - SÃO MAIS LENTOS NA ARRANCADA. E, NAS VELOCIDADES DE CRUZEIRO E MÁXIMA, SE EQUIVALEM AOS A GASOLINA.

PESO - GERALMENTE, OS DIESEL SÃO CERCA DE 40% MAIS PESADOS QUE OS MOTORES A GASOLINA, O QUE ACABA PREJUDICANDO A ARRANCADA E A ESTABILIDADE DO BARCO. AINDA, POR SEREM MAIORES, OCUPAM MAIS ESPAÇO A BORDO.

REVISÕES - AS REVISÕES DOS MOTORES DIESEL SÃO CARAS. EM RELAÇÃO AOS A GASOLINA, CUSTAM UNS 50% A MAIS. ELAS SÃO FEITAS NOS MESMOS PERÍODOS QUE O MOTOR A GASOLINA.

RUÍDO - SÃO MAIS BARULHENTOS, POIS TRABALHAM COM TAXA DE COMPRESSÃO MAIS ALTA QUE OS MOTORES A GASOLINA.

PREÇO -  GERALMENTE, UM MOTOR A DIESEL CUSTA QUASE O DOBRO DE UM MOTOR SIMILAR A GASOLINA.

MOTOR  A GASOLINA - PONTOS NEGATIVOS:

POUCA FORÇA - NÃO SÃO MOTORES COM MUITA FORÇA E, POR ISSO, IMPRÓPRIOS PARA BARCOS MAIS PESADOS.

SEGURANÇA - A GASOLINA É MUITO MAIS INFLAMÁVEL QUE O DIESEL, PODENDO PROVOCAR UM INCÊNDIO A BORDO SE A INSTALAÇÃO DO MOTOR NÃO FOR BEM FEITA.

VIDA ÚTIL - SÃO MENOS RESISTENTES AO TEMPO, POIS A PARTE MECÂNICA É MAIS FRÁGIL QUE A DOS SIMILARES A DIESEL.

PREÇO DO COMBUSTÍVEL - JÁ FOI BEM MAIS CARO. MAS INDA HOJE CUSTA CERCA DE 40% A MAIS QUE O DIESEL POR LITRO (EM 2006).

LIMPEZA - OS MOTORES ELETRÔNICOS A GASOLINA SÃO MAIS DIFÍCEIS DE LAVA, POIS ALGUNS CONECTORES E CHI´PS SÃO MAIS SENSÍVEIS À ÁGUA, COMPARADOS AOS MOTORES DIESEL MECÂNICOS.

AUTONOMIA - COMO O CONSUMO É MAIOR, A AUTONOMIA É CERCA DE 50% MENOS EM RELAÇÃO AOS MOTORES DIESEL.

DURABILIDADE DO COMBUSTÍVEL - A GASOLINA COMUM DURA APENAS CERCA DE DOIS MESES DENTRO DO TANQUE DE UM BARCO, ANTES DE PERDER PARTE DE SUAS PROPRIEDADES - DUAS VEZES MENOS QUE O DIESEL.

BOA ESCOLHA!

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

OS PARADOXOS DA MACONHA - MARIJUANA - NOS ESTADOS UNIDOS E RESTO DO MUNDO


ONTEM À NOITE ASSISTE UM PROGRAMA INTERESSANTE NO CANAL FECHADO 55 HISTORY, A HISTÓRIA DA MACONHA, SOBRE AS CONTRADIÇÕES QUE ENVOLVEM O CULTIVO, DISTRIBUIÇÃO, CONSUMO E A LEGALIDADE DA PLANTA CANNABIS NO ÂMBITO DA SOCIEDADE AMERICANA.

CANABIS, MACONHA, CÂNHAMO, GANJA, ERVA, MARIJUANA, BECK, BASEADO, SÃO NOMES POPULARES QUE ESSA DROGA PSICOATIVA RECEBE MUNDO A FORA.

O PROGRAMA COMEÇA COM UMA INFORMAÇÃO CURIOSA: "É A SAFRA MAIS VALIOSA NO ESTADOS UNIDOS, MAIS VALIOSA QUE A DE MILHO E A DE TABACO".

UM CONJUNTO DE FAZENDAS E PEQUENAS CIDADES AO NORTE DE SÃO FRANCISCO, NA CALIFÓRNIA, CHAMADO DE "TRIÂNGULO DA ESMERALDA", SÃO AS TERRAS DA MACONHA NO EUA, ÓTIMAS PARA SEU CULTIVO. ESSAS PLANTAÇÕES COMEÇARAM NA DÉCADA DE 1960.

A CALIFÓRNIA FOI O PRIMEIRO ESTADO A  DESCRIMINALIZAR A MACONHA PARA USO MEDICINAL EM 1996. DEBATES SURGEM A CADA DIA EM TORNO DA FLEXIBILIZAÇÃO  DA DROGA, USANDO OS DEFENSORES COMO ARGUMENTOS A GERAÇÃO DE IMPOSTOS, DIMINUIÇÃO DE GASTOS PÚBLICOS COM O COMBATE CONTRA A MESMA, MENOS PROCESSOS TRAMITANDO NA JUSTIÇA,  E A DIMINUIÇÃO DO CONSUMO ENTRE OS MAIS JOVENS, POIS O ATRATIVO DA PROIBIÇÃO É UMA FORMA DE CHAMARIZ PARA REBELDIA, ALEGAM QUE UM DOS PERÍODOS EM QUE MAIS SE BEBEU NOS EUA FOI DURANTE A LEI SECA. O QUE É PROIBIDO SE TORNA CHARMOSO.

OS QUE SÃO CONTRA O ARGUMENTO DO AUMENTO DA ARRECADAÇÃO DE TAXAS E IMPOSTOS COM A LIBERAÇÃO DA MACONHA ALEGAM QUE OS GASTOS COM SAÚDE PÚBLICA DERIVADOS DO ATENDIMENTO AOS EFEITOS COLATERAIS PROVENIENTES DO USO DA MACONHA SERIAM SUPERIORES QUE AS RECEITAS ARRECADADAS, O MESMO QUE ACONTECEU COM A LEGALIZAÇÃO DO TABACO E BEBIDAS ÁCOOLICAS.

OS DEFENSORES DA FLEXIBILIZAÇÃO, ALERTAM QUE O CRIME ORGANIZADO NOS EUA, SE ESTRUTUROU DURANTE O PERÍODO DA LEI SECA - THE NOBLE EXPERIMENT, DE 1920 A 1933, LEI ESTA QUE NÃO CONSEGUIU ACABAR COM A FABRICAÇÃO E TRANSPORTE  DE BEBIDAS ÁLCOOLICAS PARA CONSUMO. 

ALGUNS CONSIDERAM A MACONHA COMO UMA DROGA DE ENTRADA PARA DROGA MAIS PESADAS PELA SUA ACESSIBILIDADE, EM CONTRA PARTIDA OUTROS DIZEM QUE O ÁLCOOL EXERCE ESSE PAPEL, ALÉM DO PONTO DE DISTRIBUIÇÃO CLANDESTINO PROPICIA O CONTATO DO USUÁRIO COM OUTRAS DROGAS, O QUE NÃO OCORRERIA SE A VENDA FOSSE LEGALIZADA..

A CIFRA GERADA PELA ATIVIDADE DE CULTIVO E DISTRIBUIÇÃO DA MACONHA NOS EUA A DEPENDER DA FONTE DE INFORMAÇÃO PODE GIRAR EM TORNO DE 14 BILHÕES DE DÓLARES POR ANO, APENAS NA CALIFÓRNIA, ATÉ ESTIMATIVAS DE 38  BILHÕES NO PAÍS, O QUE TORNARIA UM VALOR MAIOR QUE O TRIGO E O MILHO SOMADOS

DEPOIS DE DÉCADAS DE LUTAS CONTRA A PROPAGAÇÃO DA MACONHA, HOJE A ERVA É MAIS POPULAR DO QUE NUNCA. SEGUNDO O ESCRITÓRIO NACIONAL DE CONTROLES DE DROGAS, QUASE 10% DOS ADULTOS AMERICANOS USAM A MACONHA REGULARMENTE, OU SEJA MAIS DE 22 MILHÕES DE USUÁRIOS E 100 MILHÕES DE AMERICANOS JÁ FUMARAM E 30% VIVEM EM LUGARES ONDE O USO É DESCRIMINALIZADO,

A MACONHA USADA HOJE É MAIS POTENTE DO QUE NUNCA, COM MAIOR QUANTIDADE DE THC - TETRAHIDROCANABINOL - COMPOSTO QUÍMICO PSICOATIVO PRESENTE NA PLANTA. A CONCENTRAÇÃO MÉDIA É DE 8%, MAS PODE CHEGAR A  33%   RESULTANTE DE CRUZAMENTOS ENTRE  CANNABIS SATIVA E A CANNABIS INDICA.

APESAR DE DÉCADAS DE LEGISLAÇÃO ANTI MACONHA A ERVA É UMA TENDÊNCIA DOMINANTE. CERCA DE 6.000 AMERICANOS EXPERIMENTAM MACONHA TODOS OS DIAS PELA PRIMEIRA VEZ. GRUPOS ANTES NÃO ASSOCIADOS A MACONHA, MÉDICOS, ADVOGADOS, ETC, ESTÃO USANDO PARA RELAXAR E SE DIVERTIR.

ESSA TENDÊNCIA FOI OBSERVADA EM 1995, QUANDO CERCA DE 18 MILHÕES DE AMERICANOS RELATARAM O USO REGULARA DA DROGA, INCREMENTO DE 20% EM UMA DÉCADA. ESSE RESSURGIMENTO DA MACONHA ESTÁ ASSOCIADO AOS DANOS A SAÚDE PROVOCADO PELO CRACK E COCAÍNA NA DÉCADA DE 80.

"ATUALMENTE MAIS DE 25% DOS ESTADOS AMERICANOS PERMITEM O USO DA MACONHA MEDICINAL, E MAIS 15% ANALISAM A POSSIBILIDADE", MAS PARA MUITOS ISSO NÃO BASTA QUEREM A LEGALIZAÇÃO TOTAL PARA USO MEDICINAL E RECREATIVO, SEMELHANTE AO ÁLCOOL E TABACO."
 
ATÉ ESSE MOMENTO COMENTAMOS SOBRE A REALIDADE DA MACONHA NO EUA E OS INTENSOS DEBATES ENTRE AS DIVERSAS CORRENTES DEFENSORAS E CONTRÁRIA A SUA LEGALIZAÇÃO, CONFORME O CANAL 55 - HISTORY, MAS OUTRAS NAÇÕES APLICARAM POLÍTICAS MAIS LIBERAIS QUANTO AO CONSUMO DA MARIJUANA.

DESCRIMINALIZAR E  LEGALIZAR A MACONHA SÃO AÇÕES DIFERENTES, APESAR QUE TENDEM PARA O MESMO CAMINHO A LIBERAÇÃO TOTAL.

PAÍSES COMO PORTUGAL E HOLANDA HOUVE A DESCRIMINALIZAÇÃO DA DROGA, O USUÁRIO PODE CARREGAR CERTA QUANTIDADE E USAR EM LOCAIS PRÉ DETERMINADOS, ALÉM DA LIBERAÇÃO PARA USO MEDICINAL, MAS RESSALTAMOS QUE DENTRO DE PARÂMETROS DE LIMITAÇÃO.

A LEGALIZAÇÃO, SE HOUVER EM ALGUM PAÍS, ENVOLVERIA A PRODUÇÃO, O TRANSPORTE E COMERCIALIZAÇÃO, O MESMO QUE ACONTECEU EM RELAÇÃO AO TABACO E BEBIDAS ÁLCÓOLICAS NO ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. NÃO PESQUISEI COM MAIS DETALHES, MAS DESCONHECEMOS ALGUM PAÍS QUE TENHA OFICIALIZADO O USO DE ENTORPECENTES.

A JAMAICA  QUE É ASSOCIADA A LIBERALIZAÇÃO, MAS EM VERDADE O USO DA CANABIS É ILEGAL NESSE PAÍS, APENAS  POR QUESTÕES CULTURAIS, A EXEMPLO DA FILOSOFIA RASTAFÁRI, EXISTE UMA CERTA TOLERÂNCIA. 

OS ARGUMENTOS PRÓS E CONTRA SÃO INÚMEROS, O RESULTADO DA POLÍTICA DE TRATO COM A DROGA SÃO ESPECÍFICOS DE CADA SOCIEDADE  E NAÇÃO, O BLOG VIAJANTE SEM PORTO APENAS TROUXE A DISCUSSÃO A TONA, E CADA UM, APÓS MAIOR APROFUNDAMENTO SOBRE O ASSUNTO CONSTRUA SEU POSICIONAMENTO.

LEMBRAR QUE ESSA POLÊMICA QUANTO AOS PSICOTRÓPICOS JÁ É PAUTA NO CONGRESSO BRASILEIRO, DEVENDO A SOCIEDADE COMEÇAR A SE POSICIONAR EM RELAÇÃO AO RUMO QUE DEVE TOMAR.



JOSEMAR

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A JUSTIÇA RATIFICOU A INTERDIÇÃO DO PORTO DE ARATU, OCASIONANDO GRAVES PREJUÍZOS A ECONOMIA BAIANA

A INTERDIÇÃO DO PORTO DE ARATU, RATIFICADA PELA JUSTIÇA,  DESDE A TARDE DO DIA 21/08/2012, EM VIRTUDE DE NÃO SE OBSERVAR OS PROTOCOLOS DE SEGURANÇA RELATIVOS AS OPERAÇÕES DOS EQUIPAMENTOS DE CARGA E DESCARGA DO TERMINAL DE GRANÉIS SÓLIDOS NOS BERÇOS SUL E NORTE, CAUSA PREJUÍZO A ECONOMIA BAIANA.

SENHORES, SE TORNA ATÉ PRIMÁRIO RELATARMOS NÃO SÓ AS GRAVÍSSIMAS PERDAS ECONÔMICAS PARA O ESTADO, PROVENIENTES DESSA INTERDIÇÃO, MAS TAMBÉM OS ARRANHOS À IMAGEM DA OPERACIONALIDADE DO SISTEMA PORTUÁRIO DA BAHIA, GERANDO DÚVIDAS SOBRE A COMPETITIVIDADE DO ESTADO NA BUSCA POR INVESTIMENTOS PRODUTIVOS.

O PORTO DE ARATU CONTA COM 2 PIERS E 3 BERÇOS PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS. O PIER QUE TEVE A OPERAÇÃO SUSPENSA É O PRINCIPAL, O ÚNICO DOTADO DE "SHIP LOADER" PARA MOVIMENTAR GRANEIS TANTO EM CARGA COMO DESCARGA, EM SEUS BERÇOS SUL E NORTE. A OUTRA ESTRUTURA, QUE CONTINUA EM OPERAÇÃO, SÓ PERMITE A ATRACAÇÃO DE APENAS UM NAVIO COM  OPERAÇÃO DE GUINDASTE DE BORDO.


NA IMAGEM, O TERMINAL DE GRANÉIS SÓLIDOS, ESTÁ A ESQUERDA, COM OS BERÇOS SUL - A DIREITA - E NORTE - A ESQUERDA -  E OS TERMINAIS DE PRODUTOS LÍQUIDOS E GASOSOS A DIREITA DA IMAGEM.
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_aratu.php?secao=porto_aratu_infraestrutura


O CENÁRIO QUE SE APRESENTA É A REDUÇÃO EM MAIS DE 80% DAS OPERAÇÕES DO PORTO DE ARATU, COM PREJUÍZOS PARA EXPORTADORES, IMPORTADORES, ARMADORES,  EM VIRTUDE DO "DEMURRAGE" - SOBREESTADIA   DOS NAVIOS A ESPERA DE ATRACAÇÃO, E PARA ÀQUELES  EMPRESÁRIOS QUE TÊM INTENÇÃO DE INVESTIR NO ESTADO, MAS DIANTE DESSES FATOS FICAM TEMEROSOS. OS TRABALHADORES AVULSOS DO PORTO DE ARATU, TAMBÉM SOFRERÃO, TERÃO SEUS GANHOS REDUZIDOS ENQUANTO  PERDURAR A INTERDIÇÃO.


A ESQUERDA O TERMINAL DE GRANÉIS SÓLIDOS, PRINCIPAL, COM 2 NAVIOS ATRACADOS E MAIS AO FUNDO O TERMINAL SECUNDÁRIO SEM "SHIP LOADER"
http://www.codeba.com.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/porto_aratu.php?secao=porto_aratu_infraestrutura


O NAVIO "ARIS T", COM 229,50 M, ESTÁ FUNDEADO DESDE O DIA 01/08/2012 PARA EMBARCAR 69.000 T DE MINÉRIO DE FERRO, SEM ATÉ O MOMENTO PODER OPERAR, JUSTAMENTE AGORA QUE INICIATIVAS COMO ESTA PROVAM QUE O PORTO DE ARATU  TEM CONDIÇÕES DE REALIZAR ESSE TIPO DE MOVIMENTAÇÃO, MESMO COM ALGUMA DEFIÊNCIA LOGÍSTICA EM RELAÇÃO A LIGAÇÃO FERROVIÁRIA ENTRE AS JAZIDAS E O PORTO, INDEPENDENTE DO PROJETO "PORTO SUL", QUE DEVERIA SER IMPLANTADO A MÉDIO PRAZO, ENQUANTO AS PRIORIDADES DE CURTO PRAZO DEVEM SER DIRECIONADAS PARA  ARATU.

"ARIS T" NAVEGANDO EM "IJMUIDEN" - HOLANDA - EM 12/05/2011
http://www.marinetraffic.com/ais/showallphotos.aspx?imo=9343895#top_photo


"ARIS T" NAVEGANDO EM HELSINGBORG - SUÉCIA - EM 19/04/2012
http://www.marinetraffic.com/ais/showallphotos.aspx?imo=9343895#top_photo


A GRAVIDADE DA SITUAÇÃO LEVA A RIGOROSA APURAÇÃO DOS FATOS, PARA QUE NÃO MAIS SE REPITAM, TANTO NO ÂMBITO DA CODEBA. COMO ASSIM, O ESTADO DA BAHIA, QUE ASSUMIU O CUSTO DE CRIAR UMA SECRETARIA PARA ATRAIR INVESTIMENTOS EM PORTOS E INDÚSTRIA NAVAL, DEVE, POR ORDEM EXPRESSA DO GOVERNADOR JAQUES WAGNER ACOMPANHAR TODO ESSE PROCESSO, DIANTE DA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO PARA SOLIDIFICAÇÃO.DO NOSSO FUTURO ESTRATÉGICO.


JOSEMAR

 
VEJAM A SEGUIR REPORTAGEM SOBRE A INTERDIÇÃO E A  SENTENÇA INDEFERINDO  MANDADO DE SEGURANÇA:


Poder Judiciário mantém interdição determinada pelo MTE

Justiça do Trabalho indeferiu mandado de segurança impetrado pela administração do Porto de Aratu (BA) contra interdição de equipamentos imposta pela fiscalização

Salvador, 16/08/2012 – A juíza da Segunda Vara do Trabalho de Salvador, Soraya Gesteira de Azevedo Lima Marques, manteve a interdição do sistema transportador contínuo por correias utilizado no carregamento e descarregamento de navios no terminal de granéis sólidos do Porto de Aratu, determinada no dia 6 pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

A juíza extinguiu o mandado de segurança que havia sido impetrado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia – CODEBA contra a interdição, que havia sido determinada por equipe de auditores-fiscais do trabalho da Coordenação Regional de Inspeção do Trabalho Portuário e Aquaviário – CORITPA/BA (subordinada à Divisão de Fiscalização do Trabalho Portuário e Aquaviário/SIT/MTE), e da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Camaçari, em face da constatação de situação de grave e iminente risco a que estavam expostos centenas de trabalhadores que atuam no Porto de Aratu.

O sistema de equipamentos interditado infringe diversos itens das normas regulamentadoras de saúde e segurança do MTE, especialmente a NR 12, em decorrência da falta de proteção dos movimentos perigosos nas transmissões de força e outras partes móveis; cabos elétricos desencapados, emendados indevidamente, expostos às intempéries e acessíveis aos trabalhadores; sistema de parada de emergência defeituoso; passarelas de acesso sem proteção contra quedas e com pisos soltos; dentre outras infrações, ocasionando risco de choque elétrico, queda de altura, esmagamento, agarramento e outros acidentes de trabalho capazes de provocar amputações e mortes.

A magistrada, em sua sentença, concluiu que a ação mandamental não constitui meio adequado à desconstituição do laudo técnico de interdição, afirmando: “Uma análise meramente perfunctória da demanda permite concluir, com um elevadíssimo grau de certeza, que a resolução da lide pressupõe a realização de instrução probatória, preferencialmente pela via pericial, ou, no máximo, pela via testemunhal, a fim de que se refute o relatório técnico de fls. 49/52, pois é certo que esta Magistrada não possui conhecimento técnico suficiente para rechaçar o aludido estudo mediante o mero exame de algumas fotos, que, diga-se de passagem, sequer se tem como ter certeza que diz respeito ao maquinário cuja liberação de uso se persegue. Entendimento em sentido contrário seria deveras temerário, porquanto se estaria colocando em risco a integridade física dos trabalhadores com base em meras conjecturas, passando-se por cima de laudo elaborado por profissional habilitado e cuja capacidade para o regular desenvolvimento de seu mister há de se presumir, haja vista o cargo que ocupa”.

A CODEBA também solicitou administrativamente a suspensão da interdição. A equipe de fiscalização se deslocou incontinenti ao porto, juntamente com a Superintendente Regional do Trabalho e Emprego na Bahia, e manteve a interdição, pois a empresa não havia efetivado as medidas de segurança determinadas no relatório técnico. 
http://portal.mte.gov.br/delegacias/ba/poder-judiciario-mantem-interdicao-determinada-pelo-mte.htm

LINK PARA VER A SENTENÇA NA ÍNTEGRA: 
http://www.trt5.jus.br/consultaprocessos/modelo/consulta_documento_blob.asp?v_id=AAAb0CADIAAAgK2AAN

terça-feira, 14 de agosto de 2012

PHOTOS SALVADOR - BAHIA - VISIT MY LOVELY CITY

THESE ARE THE PICTURES OF BAHIA YACHT CLUB, PORTO DA BARRA BEACH, TODOS SANTOS BAY.

IF YOU LIKE TO SAIL, DIVE, SWIM COME  AND BE WELL RECEIVED , COME TO SALVADOR!


YACHT CLUBE DA BAHIA
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YACHT CLUBE DA BAHIA - CHURCH OF SANTO ANTONIO DA BARRA
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TODOS OS SANTOS BAY
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OPTIMIST IN YACHT CLUBE DA BAHIA
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SALVADOR CITY
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SALVADOR  CITY
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PORTO DA BARRA BEACH THE THIRD BEST IN THE WORLD
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PORTO DA BARRA BEACH AND LIGHTHOUSE BARRA
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YELLOW HOUSE
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OPTIMIST IN THE BAHIA SEA
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CONTAINER TERMINAL PORT OF SALVADOR
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GOOD LUCK


JOSEMAR

ATOL DAS ROCAS, UM PARAÍSO QUASE INACESSÍVEL, ATLÂNTICO SUL - ROCAS ATOLL - SOUTH ATLANTIC

O ATOL DAS ROCAS É A ÚNICA FORMAÇÃO DESSA ESPÉCIE NA AMÉRICA DO SUL, SENDO INCLUSIVE O ÚNICO LOCALIZADO NO ATLÂNTICO SUL.

VISTA AÉREA DO ATOL

A EXISTÊNCIA DO ATOL, ESTÁ REGISTRADA EM CARTAS NÁUTICAS DE NAVEGADORES DO SÉCULO XVI, QUE ALERTAVAM  SOBRE OS PERIGOS DE SEUS RECIFES A FLOR D'ÁGUA.

UM ATOL É UMA FORMAÇÃO CORALÍNEA QUE NASCE EM VOLTA DE UM CUME VULCÂNICO, A MEDIDA QUE AFUNDA VAI DANDO ESPAÇOS AO ANEL DE CORAIS, TENDO EM SUA PARTE CENTRAL UM LAGUNA. É UM PROCESSO QUE DEMANDA MILHÕES DE ANOS.

ROCAS ESTÁ SITUADO A CERCA DE 144 MILHAS NÁUTICAS ( 267 KM) DE NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, E 80 MILHAS (148) DE FERNANDO DE NORONHA. TEM UM PERÍMETRO DE 7 KM, 2,5 KM DE LARGURA E 3,7 KM DE COMPRIMENTO.

http://veleiroplanetaagua.blogspot.com.br/2008/12/naufrgios-no-atol-das-rocas-iv.html

NO INTERIOR DO ATOL ESTÃO SITUADAS DUAS ILHAS FORMADAS PELA AREIA BIOLÓGICA ORIUNDAS DE CALCÁRIO MOÍDO, FRAGMENTOS DE CONCHAS, OSSOS DE AVES E PEIXE.

VEJAM AS DUAS ILHAS  NO INTERIOR DO ATOL
http://veleiroplanetaagua.blogspot.com.br/2008/12/naufrgios-no-atol-das-rocas-iv.html

AS ILHAS DO FAROL E DO CEMITÉRIO, JUNTO COM O PERÍMETRO DO ATOL SÃO AS ÚNICAS ESTRUTURAS QUE PERMANECEM IMERSAS DURANTE A MARÉ CHEIA. NAS MARÉS BAIXAS SÃO FORMADAS PISCINAS, UTILIZADAS COMO BERÇÁRIO PARA DIVERSAS ESPÉCIES DE PEIXES, CARANGUEJOS E TARTARUGAS.

A ILHA DO FAROL TEM ESSE NOME EM VIRTUDE DO FAROL LÁ CONSTRUÍDO, TEM 34,6 MIL METROS QUADRADOS, 400 METROS DE LARGURA POR UM QUILÔMETRO DE COMPRIMENTO. O FAROL QUE OPERA ATUALMENTE NA ILHA FOI INSTALADO EM 1967.

NA ILHA DO CEMITÉRIO ESTÃO ENTERRADOS, FAROLEIROS, SEUS FAMILIARES E NÁUFRAGOS. COM 31,5 MIL METROS QUADRADOS, 150 METROS DE LARGURA E 600 DE COMPRIMENTO.

A DEPENDER DA APROXIMAÇÃO DAS ILHAS ELAS PODEM SER AVISTADAS A 10 MILHAS, E SITUAM-SE A 3 METROS DE ALTURA DA PREAMAR.

COQUEIROS QUE FORAM PLANTADOS NA ILHA PARA OFERECEREM MAIOR VISIBILIDADE AOS NAVEGANTES E ALOJAMENTOS DO PESSOAL DO IBAMA QUE GUARNECE O ATOL.

AS HISTÓRIAS, LENDAS E MISTÉRIOS ORIUNDAS DOS INÚMEROS  NAUFRÁGIOS QUE RONDAM O ATOL DAS ROCAS, PROVOCARAM O INÍCIO DA CONSTRUÇÃO DE UM FAROL EM 19 DE NOVEMBRO DE 1881.

DOS NAUFRÁGIOS OCORRIDOS NESSA ÁREA, UM DOS MAIS FAMOSOS FOI O "DUNCAN DUBAR", NAVIO BRITÂNICO QUE BATEU NOS RECIFES QUE CERCAM O ATOL NA NOITE DE 07 DE OUTUBRO DE 1865, COM DESTINO A SIDNEY, FOI DESVIADO PELAS CORRENTES EQUATORIAIS, AO FUGIR DAS CALMARIAS.

PELA MANHÃ OS QUASE 100 TRIPULANTES E PASSAGEIROS CONSEGUIRAM COM ESCALERES VENCER A BARREIRA DE CORAIS. UM ATO HERÓICO DE SEU COMANDANTE, QUE JUNTO A 6  MARINHEIROS SEGUIRAM EM UM ESCALER EM DIREÇÃO A RECIFE, ONDE  APÓS 5 DIAS ENCONTRARAM OUTRO NAVIO INGLÊS, E DENTRO DE 10 DIAS REALIZARAM O RESGATE DE TODOS, RETORNANDO A INGLATERRA.

     NAUFRÁGIOS NO ATOL DAS ROCAS


1805 - Quase se perdeu em Rocas toda uma esquadra inglesa que se dirigia para a Índia. Bateram nos recifes e naufragaram o "BRITÂNIA" e o transporte "KING GEORGE".
 1855 - "COUNTESS OF ZETLAND", barca inglesa que carregava algodão em Maceió-AL e açúcar em Recife-PE.


1856 - O "TRUE TRISTON", sob o comando do Capitão REYNELL experimentou um desembarque nas Rocas para averiguar sinais que pareciam e que de fato eram de sobreviventes de um naufrágio. 


1860 - Galera francesa "ÏMPERATRICE DU BRÉSIL", que fazia a linha Havre - Rio de Janeiro.


1865 - A galera a vapor "DUNCAN DUNBAR", viajando de Londres para Sidney, arrebentou seu casco na parte noroeste da borda recifal. O Capitão Swanson navegou numa lancha durante oito dias até o porto do Recife com alguns marinheiros. 117 pessoas e a guarnição conseguiram se abrigar milagrosamente na Ilha do Farol. O paquete "ONEIDA" que ia para Europa, recuperou de passagem os náufragos das Rocas. 


1870 - A embarcação "MERCURIUS" bateu no anel recifal e se desconjuntou. Dos 22 homens, apenas 06 sobreviveram. Foram salvos pelo Capitão Cuthbertson, da embarcação "SILVER CRAIG", após 51 dias de desespero.

1871 - O Capitão de Fragata Alves Nogueira viu ainda restos de abrigo dos náufragos do "MERCURIUS". Contou os testemunhos de dezoito naufrágios nos baixios de Rocas. 1880 - O Comandante Antônio Coelho Ribeiro Roma, do cruzador "MEDUSA", relatou que o número de barcos sinistrados não parecera menos de dezenove. 

1882 - O Coronel de Engenheiros João de Sousa Melo e Alvim apresentou um relatório ao Ministério da Marinha informando que: "só daqueles navios de que existem as peças principais ou as mais resistentes a ação das intempéries, contei com o Capitão-Tenente José Maria da Conceição Júnior, dezoito naufrágios".

1890 - JOQUERINA.

1979 - O Veleiro "MON AMI" de 42 pés bateu nos recifes, seus 04 tripulantes passaram 21 dias em um acampanhento improvisado no Atol das Rocas.

1982 - Barco pesqueiro PRODUMAR II, com 12 tripulantes.

1982 - O Veleiro "TAURUS" de 39 pés naufragou nos recifes, 04 franceses ficaram uma semana na ilha do Farol. Eles montaram uma tenda com a vela mestra do barco. 

http://veleiroplanetaagua.blogspot.com.br/2008/12/naufrgios-no-atol-das-rocas-iv.html

O FAROL DIMINUIU O MEDO DOS NAVEGANTES, MAS FOI PERSONAGEM DE OUTRAS TRAGÉDIAS, EM UM TEMPO EM QUE OS FAROLEIROS ERAM FIGURAS NECESSÁRIAS PARA ACENDER E MANTER ACESAS A LUZ DO FAROL DURANTE AS NOITES SOLITÁRIAS. 

CONTA RELATOS NÃO OFICIAIS, QUE O ÚLTIMO FAROLEIRO DO ATOL, JOÃO DA SILVA SARAIVA, MORREU DE SEDE JUNTO A ESPOSA E 3 FILHOS, APÓS UM DOS MENINOS TER ABERTO A TORNEIRA DA CISTERNA, FAZENDO VAZAR TODA ÁGUA. EM ROCAS NÃO TEM ÁGUA POTÁVEL.

RUÍNAS DO ANTIGO FAROL, E O NOVO, AUTOMÁTICO, AO FUNDO

CONTAM QUE O FAROLEIRO ATEOU FOGO A CASA PARA CHAMAR ATENÇÃO DE NAVIOS AO LARGO, SENDO O ÚNICO A SOBREVIVER, POIS O SOCORRO VEIO TARDE,  CONTA AINDA A LENDA, QUE AS ALMAS DA MULHER E DAS CRIANÇAS ASSOMBRAM A NOITE OS VISITANTES DA ILHA, PEDINDO ÁGUA.

PRAIAS DO ATOL

COMENTA-SE AINDA NOS BASTIDORES, QUE O SETOR DA MARINHA ENCARREGADO DA LOGÍSTICA DE ABASTECIMENTO DOS FARÓIS LOCALIZADOS EM ILHAS OCEÂNICAS, TENHA FALHADO NA PROGRAMAÇÃO LOGÍSTICA, E QUANDO O ERRO FOI PERCEBIDO UM NAVIO DE APOIO FOI ENVIADO AO ATOL, TODOS JÁ ESTAVAM MORTOS. É CLARO QUE ESSA VERSÃO NUNCA FOI DADA COMO VERÍDICA OU OFICIAL.

NAS ROCAS É ENCONTRADA A MAIOR COLÔNIA DE AVES MARINHAS TROPICAIS DO BRASIL. BARATAS, RATOS E ESCORPIÕES, ORIGINÁRIOS DOS DIVERSOS NAUFRÁGIOS OCORRIDOS NESSA REGIÃO POVOAM O ATOL, MAS ATÉ O MOMENTO NÃO HÁ EVIDÊNCIAS QUE OS MESMOS TENHAM INFLUENCIADO NEGATIVAMENTE NAS COLÔNIAS DE AVES, EM ATAQUE AOS OVOS, O QUE PODERÁ OCORRER NO FUTURO. 

ESPÉCIE DE AVE QUE FREQUENTA O ATOL DAS ROCAS
http://www.terradagente.com.br/galerias/GFOT,0,3,1502,atol+das+rocas.aspx#2


SÓ ALGUNS PESQUISADORES PODEM PERMANECER NO ATOL, FICANDO ALOJADOS EM UMA PEQUENA CONSTRUÇÃO. A PERMANÊNCIA É INÓSPITAS, ÁGUA SÓ PARA BEBER E COZINHAR. AS VISITAS DEPENDEM  DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA.
 
O ATOL DAS ROCAS FOI TRANSFORMADO NA PRIMEIRA RESERVA BIOLÓGICA MARINHA DO BRASIL EM 5 DE JUNHO DE 1979. ALÉM DESSE TÍTULO ROCAS É ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E PATRIMÔNIO NATURAL DA HUMANIDADE.


JOSEMAR

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

13 DE AGOSTO, DIA DO PROFISSIONAL DAS CIÊNCIAS ECONÔMICAS - ECONOMISTA

NO DIA 13 DE AGOSTO, COMEMORA-SE O DIA DO ECONOMISTA, PROFISSIONAL QUE NORTEIA A UTILIZAÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO DOS FATORES MATERIAIS E HUMANOS, DIANTE DO PARADOXO ENTRE AS NECESSIDADES ILIMITADAS E OS RECURSOS ESCASSOS.

O ECONOMISTA ATUA EM DOIS NÍVEIS DE TOMADA DE DECISÕES: A MACROECONOMIA E A MICROECONOMIA.

 A PRIMEIRA ESTUDA O SISTEMA ECONÔMICO COMO UM TODO, BALANÇA DE PAGAMENTOS,NÍVEL GERAL DE PREÇOS, TAXA DE JUROS, NÍVEL DE EMPREGOS, ECONOMIA INTERNACIONAL.

A SEGUNDA ESTUDA OS AGENTES ECONÔMICOS INDIVIDUAIS - CONSUMIDORES E PRODUTORES - NO ÂMBITO DO MERCADO.

APESAR DE LIDAR COM A OTIMIZAÇÃO DE VALORES MATERIAIS, A ECONOMIA É ESSENCIALMENTE UMA CIÊNCIA HUMANA, POIS O RESULTADO DE SUAS AÇÕES, VISA O  AUMENTO DOS ÍNDICES DE QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO GLOBAL.



SÍMBOLO DO ECONOMISTA:







RODA DENTADA - SÍMBOLO DO LABOR E DA FORTUNA. INDÚSTRIA ( TERRA, CAPITAL E TRABALHO)




GLOBO - ECONOMIA MUNDIAL




CORNUCÓPIA - ÍCONE MITOLÓGICO, ATRIBUTO DE ABUNDÂNCIA, FORTUNA E SÍMBOLO DA AGRICULTURA E DO COMÉRCIO


FOLHA DE LOURO - A MAIS NOBRE DAS FIGURAS VEGETAIS, SIMBOLIZA VALOR, CUSTÓDIA E BOA FAMA.


JOSEMAR

Economistas Famosos