AO PASSARMOS AO LARGO DE UMA BAÍA, DE UM FUNDEADOURO, ONDE VÁRIOS NAVIOS ESPERAM SEU MOMENTO DE ATRACAR, PERGUNTAMOS! PARA ONDE VÃO SEUS CASCOS NO FIM DE SUA VIDA OPERACIONAL.
EM DOCUMENTÁRIOS OU CENAS DE CIDADES AMERICANAS, PERCEBEMOS PÁTIOS REPLETOS DE SUCATAS DE VEÍCULOS, QUE SERÃO DESLOCADAS PARA SE TRANSFORMAREM EM AÇO. OS EUA TEM ELEVADA PARTICIPAÇÃO DE RECICLAGEM NO AÇO PRODUZIDO. SIM, E OS NAVIOS EM SEU FINAL, PELAS SUAS DIMENSÕES NÃO PODEM SER ARMAZENADOS UM POR CIMA DO OUTRO, ENTÃO O QUE ACONTECE.
ALANG
https://indiashippingnews.com/gujarats-alang-ship-breakers-business-boosts-due-to-global-trade-slowdown/
SÃO LEVADOS PARA LOCAIS DE DESMANCHES. O MAIS FAMOSO É O ALANG SHIP BREAKING YARD, SITUADO NO GOLFO DE KHAMBHAT, NO PERÍMETRO DA CIDADE ALANG, DISTRITO DE BHAVNAGAR, COM 183 ESTALEIROS.
ALANG
APÓS SUA VIDA ÚTIL, MOMENTO EM QUE A MANUTENÇÃO REALIZADA EM UMA EMBARCAÇÃO, SE TORNA ANTIECONÔMICA, OS ARMADORES MANTÉM CONTATO COM AGENTES REPRESENTANTES DE ESTALEIROS PARA SHIP SCRAP - SUCATA DE NAVIO, NEGOCIANDO POR VALORES ÍNFIMOS EM RELAÇÃO A UM NAVIO DA MESMA CARACTERÍSTICA, MAS, MELHOR DO QUE NADA.
A NAVEGAÇÃO ATÉ ALANG, OU PARA OUTRO LOCAL, A EXEMPLO DA TURQUIA, QUE TAMBÉM REALIZA ESSES SERVIÇÕS, MAS COM MENOS PRECARIEDADE, PODE SER REALIZADA POR REBOQUE OU POR MEIOS DA PRÓPRIA MÁQUINA. CHEGANDO AO LOCAL O NAVIO, A TODA VELOCIDADE É ABICADO NA PRAIA, APROVEITANDO A PREAMAR.
ALANG - NAVIO DE CRUZEIRO EM DESMANCHE
EM SEGUIDA, AO POSICIONAMENTO DA EMBARCAÇÃO, SE INICIA A FAINA, PRIMEIRO COM RETIRADA DE MATERIAIS DA ÁREA HABITÁVEL, MÓVEIS, LOUÇAS, ROUPAS, APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS, FERRAMENTAS, EQUIPAMENTOS DE SALVATAGEM, INCLUSIVE OS LIFES BOATS. A SEGUIR OS RESÍDUOS DOS TANQUES DE ÓLEO E OUTROS FLUÍDOS QUÍMICOS SÃO ESGOTADOS DE FORMA SEGURA, EVITANDO RISCOS DE DANOS AO AMBIENTE EXTERNO.
A PRÓXIMA ETAPA É DESMANTELAMENTO DA ESTRUTURA, CASARIOS, GUINDASTES, MAQUINARIAS.
NAVIOS EM DESMANCHE ALANG
FRISAMOS QUE OS TRABLHADORES QUE ATUAM NOS DESMANCHES DE NAVIOS SÃO EXTREMAMENTES CARENTES, HABITANDO ÁREAS DA PERIFERIA DE CIDADES DA REDONZEZA DE SUAS TAREFAS, REALIZANDO SUAS FUNÇÕES COM O MÍNIMO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA INDIVIDUAL, EM AMBIENTE INSALUBRE. O RISCO DE ACIDENTES É ELEVADO, COM AMPLA LETALIDADE.
OUTROS PAISES REALIZAM DESMANCHES DE NAVIOS DE FORMA MAIS LEGALIZADAS, ATENDENDO AS EXIGÊNGIAS AMBIENTIAS E TRABALHISTAS. A TURQUIA É UM EXEMPLO. ATÉ AQUI NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAIA DE ARATU O ESTALEIRO BELOV, DESMONTOU NAVIOS.
EM 2020, NO AUGE DA PANDEMIA DO COVID, DIVERSAS COMPANHIAS DE CRUZEIROS MARÍTIMOS FORAM A FALÊNCIA OU DIMINUIRAM SUAS FROTAS, PELA RESTRIÇÃO DE PASSAGEIROS, O QUE LEVOU INÚMEROS ARMADORES SE DESFAZEREM DE SEUS NAVIOS. ALONG FICOU REPLETA DESSES NAVIOS.
DIZEM OS VELHOS LOBO DO MAR QUE OS NAVIOS TEM ALMA, E NO FIM DE SUAS VIDAS OPERACIONAIS, DEVEM SER HOMENAGEADOS ANTES DE ANCORAREM PELA ÚLTIMA VEZ, NO CIMITÉRIO DE NAVIOS.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
Nenhum comentário:
Postar um comentário