sexta-feira, 2 de agosto de 2024

PENÍNSULA DE ITAPAGIPE - ÁREA INDUSTRIAL DE SALVADOR - BAHIA - NO PASSADO - ITAPAGIPE PENINSULA - INDUSTRIAL AREA OF SALVADOR - BAHIA - IN THE PAST

UM FATO PITORESCO, DE MAGNITUDE, NO PASSADO DA CIDADE DE SALVADOR - BAHIA FOI A CONCENTRAÇÃO DE INDÚSTRIAS QUE CONVIVIA JUNTO À ÁREAS RESIDENCIAIS, PRINCIPALMENTE A PENÍNSULA ITAPAGIPANA. NADA RESTOU DESSES EMPREENDIMENTOS, A NÃO SER ESTRUTURAS EM RUÍNAS, FORAM ENGOLIDOS PELA DINÂMICA URBANA DE UMA METRÓPOLE QUE NÃO PRIORIZOU O PLANEJAMENTO FUNDAMENTADO EM RACIONALIDADES LOCACIONAL.

ACREDITAMOS QUE A ESCOLHA DESSE LOCAL PELOS EMPREENDEDORES, PRINCIPALMENTE AS UNIDADES QUE TIVERAM SUA PEDRA FUNDAMENTAL LANÇADAS NO FINAL DO SÉCULO XIX DEVE-SE À PROXIMIDADE DA ZONA PORTUÁRIA, ANCORADOURO DO PORTO DE SALVADOR, ANTES DAS OBRAS QUE O TRANSFORMARAM EM PORTO ORGANIZADO, INAUGURADO SEU PRIMEIRO TRECHO DE CAIS EM 13 DE MAIO DE 1913, JUNTO A FERROVIA COM A ESTAÇÃO DA CALÇADA INAUGURADA EM 1860,  FOSSEM VÁRIAVEIS IMPORTANTES.

EMBALAGEM ORIGINAL DO GUARANÁ FRATELLI.VITA

https://lugaresdememoria.com.br/ribeira-baia-de-todos-os-santos/

INICIO A ESCRITA COM MINHAS VIVÊNCIAS NO PERÍODO DA INFÂNCIA, ONDE EM OUTRA POSTAGEM RELATEI COM DETALHES O QUE ERA RESIDIR NO BAIRRO DA BARRA NO INICIO DA DÉCADA DE 1960 ATÉ 1976 - https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/05/a-vitoria-e-os-navios.html 

ANTIGA FÁBRICA DA FRATELLI VITA

https://www.facebook.com/photo/?fbid=8066166700110385&set=gm.7847742978595772&idorvanity=3387049274665187

ESTUDEI O PRIMÁRIO EM COLÉGIO TRADICIONAL, LOCALIZADO NA RUA MARQUÊS DE CARAVELAS, O OSWALDO VALENTE, PERTENCENTE A D. ODETE VALENTE. QUANDO TERMINAVAM AS AULAS, NO CAMINHO PARA CASA, AINDA MENINOTE, PASSAVA NA PADARIA, POR QUE DELICATESSE É UMA TERMINOLOGIA MODERNA, PARA COMPRAR UMA FATIA DE BOLO, QUANDO SOBRAVA ALGUM DINHEIRO DA MERENDA, OU MEUS PAIS OFERTAVAM UMA GRANA EXTRA, ACOMPANHADO DE UM GUARANÁ FRATELLI VITA, OU DE UMA SUKITA, REFRIGERANTE DE LARANJA, TAMBÉM DA FRATELLI VITA. SABOROSOS EM RELAÇÃO AOS REFRIGERANTES DE HOJE.

SUKITA EM SUA EMBALAGEM ORIGINAL

https://br.pinterest.com/pin/597430706791167114/


A FRATELLI VITA, SURGIU NA DÉCADA DE 1902, NA RUA BARÃO DE COTEGIPE, BAIRRO DA CALÇADA,, TENDO COMO PROPRIETÁRIO O IMIGRANTE ITALIANO GIUSEPPE VITA, PRODUZINDO REFRIGERANTES A BASE DE FRUTAS E A PARTIR DA DÉCADA DE 1950 INICIOU A PRODUÇÃO DE CRISTAIS. INFELIZMENTE EM MEADOS DE 1970 FOI ADQUIRIDA POR UMA OUTRA EMPRESA DO RAMO, PERDENDO PRIMAZIA EM QUALIDADE.

CRISTAIS DA FRATELLI VITA

https://www.bauhausleiloes.com.br/peca.asp?ID=2630714

A FÁBRICA TÊXTIL SÃO BRÁS, FUNDADA EM 1875, POSSIVELMENTE A UNIDADE INDUSTRIAL EM SEGUNDA POSIÇÃO, PELA MAGNITUDE DO SEU PARQUE FABRIL NA BAHIA, EM SEU TEMPO, NOS QUESITOS DE INTENSIDADE DE MÃO DE OBRA, INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E VALOR AGREGADO DE PRODUÇÃO. DIANTE DE VÁRIAS NUANCES CONJUNTURAIS E MUDANÇAS DE PROPRIETÁRIOS ENCERROU DEFINITIVAMENTE SUAS ATIVIDADES NA DÉCADA DE 1980, SEM MAIS REPRESENTAR O ESPLENDOR DO PASSADO.

A ESTRUTURA DA FÁBRICA ENCONTRA-SE EM RUÍNAS, TOMBADA PELO IPAC - INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL DA BAHIA. COM ARQUITETURA NEOCLÁSSICA.

FÁBRICA TÊXTIL SÃO BRÁS EM 1918
https://atarde.com.br/bahia/bahiasalvador/predio-de-fabrica-do-seculo-xix-deve-virar-parque-das-ruinas-1253674

A COMPANHIA EMPÓRIO INDUSTRIAL DO NORTE, FUNDADA EM 14 DE MARÇO DE 1891 PELO COMERCIANTE LUIZ TARQUÍNIO, LEOPOLDO JOSÉ DA SILVA E MIGUEL FRANCISCO RODRIGUES DE MORAES (SAMPAIO - 1975). ERA DENOMINADA FÁBRICA DA BOA VIAGEM OU FÁBRICA DE LUÍZ TARQUÍNIO.

LUIZ TARQUÍNIO

A EMPRESA UTILIZOU MAQUINÁRIOS INOVADORES NO BRASIL. COM PRODUÇÃO BASEADA EM FIOS DE ALGODÃO IMPORTADOS. CHEGOU A SER A MAIOR INDÚSTRIA TÊXTIL DO NORDESTE E FICAVA ENTRE AS 10 MAIORES DO PAÍS;

VILA OPERÁRIA DA FÁBRICA LUIZ TARQUÍNIO

TINHA ANCORADOURO PRÓPRIO E VILA OPERÁRIA COM 258 CASAS RESIDENCIAIS DE 2 PAVIMENTOS, ESCOLA, GABINETE MÉDICO. CRECHE, AÇOUGUE E OUTRAS FACILIDADES. DEPOIS DE PASSAR POR VÁRIOS GRUPOS EMPRESARIAIS FINALIZOU SUAS OPERAÇÕES EM 1973. HOJE SUAS RUÍNAS SÃO UTILIZADAS COMO ARMAZÉM ALFANDEGÁRIO.

Cinco anos após sua inauguração a empresa empregava 697 operários (171 homens e 526 mulheres) sendo apenas 28 estrangeiros. Os trabalhadores eram recrutados principalmente em outros estados do Nordeste e no interior da Bahia e a proporção maior de mulheres se manteve por longos anos. Em 1938, por exemplo, do total de 1.121 trabalhadores da CEIN, 402 eram homens e 719 eram mulheres. A empresa também empregava aprendizes e o seu contingente era diversificado. - https://abet-trabalho.org.br/lugares-de-memoria-dos-trabalhadores-66-vila-operaria-de-luiz-tarquinio-salvador-ba/

FACHADA PRINCIPAL DO EDIFÍCIO EM 2011

UMA OBSERVAÇÃO EMPÍRICA QUE FAÇO, É UM FATO, MAS NÃO TENHO DADOS ESTATÍSTICOS, HISTÓRICOS PARA PROPORCIONALIZAR, SOBRE A QUANTIDADE DE GRANDES INDÚSTRIAS TÊXTEIS NA BAHIA, POR QUE ALÉM DE SALVADOR COM AS 2 JÁ CITADAS, EM VALENÇA TAMBÉM ESTAVA INSTALADA UMA OUTRA DE GRANDE PORTE, A CIA VALENÇA INDUSTRIAL, QUE INCLUSIVE FOI A PRIMEIRA INDÚTRIA TÊXTIL BRASILEIRA MOVIDA POR TURBINAS HIDRÁULICAS,  SERIA ENTÃO, UMA DAS CAUSAS PARA ATENDER A INTENSA ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, EM VIRTUDE DO USO DE VELAS - NO LINGUAJAR NÁUTICO DA ÉPOCA, PANO - PARA ESTAS EMBARCAÇÕES, ERAM TECIDOS MAIS GROSSEIROS, SEMELHANTES A LONA. 

SAVEIRO DE VELA IÇAR - ARMADO EM TRAQUETE
 FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.

ALÉM DOS SAVEIROS E SUAS VARIANTES, NAVIOS QUE FREQUENTAVAM O PORTO DA BAHIA, MUITAS VEZES DEPOIS DE LONGAS TRAVESSIAS NECESSITAVAM RECOMPOR SEU MATERIAL VÉLICO AVARIADO POR TEMPESTADES E PELO DESGASTE NATURAL. REPRESENTAVAM UMA DEMANDA INTENSA.TUDO É UMA HIPÓTESE RAZOÁVEL. 

POSSIVELMENTE A ÚNICA IMAGEM QUE TIVE ACESSO, REPRESENTANDO CONSTRUÇÃO DE DIVERSOS SAVEIROS DE VELA DE IÇAR, EM ESTALEIRO LOCALIZADO NA ENSEADA DOS CABRITOS. A DATA NÃO ESTÁ PRESENTE, MAS, PELA AUSÊNCIA DE RESIDÊNCIAS NO FUNDO DA IMAGEM, ACREDITAMOS QUE SEJA ANTERIOR A 1930. NÃO PERCEBO A PONTE QUE LIGA PLATAFORMA A SÃO JOÃO DO CABRITO.  
 

A NAVEGAÇÃO A VELA INICIOU SEU DECLÍNIO COM ADVENTO DO USO DO CARVÃO, PARA PROPULSÃO A VAPOR NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, MAS ATÉ O INICIO DO SÉCULO SEGUINTE, NAVIOS À VELA AINDA SINGRAVAM OS MARES. OS SAVEIROS PERMANECERAM ATÉ 1960, DECLINANDO SUA IMPORTÂNCIA COMO UNIDADE ECONÔMICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE RODOVIAS.

IMAGEM SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR. ÉPOCA QUE NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO. É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL. ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM.

OUTRO PRODUTO QUE MARCOU MINHA INFÂNCIA FOI O CHOCOLATE CHADLER FUNDADA EM 1944, TAMBÉM LOCALIZADA NA PENINSULA DE ITAPAGIPE. LEMBRO DA EMBALAGEM DO PRODUTO, QUE CONSUMÍAMOS MUITO, QUANDO CRIANÇA, A CHADLER PRODUZIA CHOCOLATES PUROS, SEM RECHEIO, PARA CONSUMO IMEDIATO, ALÉM DE TORTA E MANTEIGA DE CACAU PARA EXPORTAÇÃO.


http://antiguinho.blogspot.com/2016/01/chocolates-chadler-lista-telefonica-1975.html

NO CONTEXTO DO CONFLITO DE CONVIVÊNCIA ENTRE ÁREAS URBANAS HABITACIONAIS E INDUSTRIAIS, A CHADLER ENFRENTOU, PRINCIPALMENTE, NA DÉCADA DE 1960 PROTESTO DE MORADORES LOCAIS CONTRA POLUIÇÃO SONORA E EMISSÃO DE GASES NOCIVOS, COM ISTO ENCERROU SUAS ATIVIDADES EM SALVADOR EM 1996 MUDANDO-SE PARA ILHÉUS, ONDE PRODUZIU APENAS DERIVADOS DE CACAU PARA O MERCADO EXTERNO E NÃO MAIS CHOCOLATES. OS SAUDOSISTAS ATÉ HOJE LEMBRAM DO CHEIRO DO CHOCOLATE QUE IMPREGNAVA Á ÀREA.

GALPÃO DA CHADLER EM 2011
https://patrimonioindustrial.ufba.br/chadler-industrial-da-bahia-sa

OUTRAS INDÚSTRIAS DE DERIVADOS DE CACAU TAMBÉM ESTAVAM INSTALADAS NA ÁREA DA RIBEIRA, EXEMPLO DA BARRETO DE ARAÚJO E JOANES. POSTERIORMENTE, POR MOTIVOS LOGÍSTICOS, JUNTO À ALGUMAS RESTRIÇÕES QUANTO A POLUIÇÃO, NÃO TANTO QUANTO A CHADLER, CENTRALIZARAM SUAS PRODUÇÕES NO DISTRITO INDUSTRIAL DO IGUAPE EM ILHÉUS.

ALEM DESTAS INDÚSTRIAS CITADAS ANTERIORMENTE TÍNHAMOS NESTA ÁREA DA CIDADE BAIXA,  A FÁBRICA DE CIGARROS SOUZA CRUZ, A CERVEJARIA BRAHMA E ANTÁRTICA. NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970 A CARLSBERG, DE ORIGEM DINAMARQUESA SE INSTALOU NO LOCAL, A GASES FAGIP, INDUSTRIAS DE ÓLEO DE MAMONA, A SANBRA E OUTRA LOCALIZADA EM PARIPE, TODAS COM PIER PARA EMBARQUE DO PRODUTO ATÉ OS NAVIOS ATRACADOS NO PORTO DE SALVADOR.
 
UM DESTAQUE A PARTE ERA A VOCAÇÃO NÁUTICA DA RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS. NESTE PERÍMETRO, DESDE O SÉCULO XIX, COM OS PRIMÓRDIOS DA EMPRESA QUE ORIGINOU A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, FORAM CRIADAS  ESTRUTURAS VOLTADAS PRINCIPALMENTE A MANUTENÇÃO DE EMBARCAÇÕES, NA PENHA, INCLUSIVE A BAHIANA, COMO ERA CHAMADA, FOI PROPRIETÁRIA DE UM DIQUE FLUTUANTE, O ARAÚJO PINHO.

Com sólida formação intelectual, larga experiência no campo econômico e financeiro, Araújo Pinho, elaborou o seu programa do governo prevendo mais administração e menos política. Porém, logo no início, enfrentou séria crise financeira, sendo obrigado a fazer empréstimo externo com o Crédit Mobilier Français, em Paris, garantindo esse empréstimo com o imposto de exportação que incidia sobre o cacau, o café e o fumo. Conseguiu normalizar a situação do Tesouro, pagando todos os compromissos, inclusive os salários atrasados do funcionalismo.

Ao estabelecer o equilíbrio orçamentário, incrementou as fontes produtoras do comércio e da lavoura. Adquiriu novos vapores para a Companhia de Navegação Baiana, inaugurou o dique flutuante, realizou o contrato de arrendamento da Empresa de Viação do São Francisco, inaugurou o serviço de navegação do Rio Pardo, deu prosseguimento às obras do Cais do Porto de Salvador; construiu o edifício do Instituto de Bacteriologia, atual Oswaldo Cruz, um pavilhão para o Ginásio da Bahia, outro para o Asilo João de Deus. Criou o gabinete de identificação do Estado, estimulou e amparou o ensino agrícola e cuidou da conservação da via férrea. O seu governo inovador mandou construir nos Estados Unidos da América do Norte um bonde-ambulância inaugurando na Bahia o primeiro deste tipo existente no Brasil. Dentre outras obras, reformou o Palácio das Mercês, transformando-o em residência oficial do governador.

A BAHIANA TEVE DIVERSOS GALPÕES, ALGUNS CONTINUAM ERGUIDOS, PIER DE ATRACAÇÃO E OFICINAS NAVAIS COMPLETAS. ALGUNS NAVIOS ERAM DOCADOS NA PRÓPRIA AREIA, ASSENTAVAM NA MARÉ BAIXA. UM FATO, DENTRE OUTROS, QUE DEMONSTRARAM A IMPORTÂNCIA DA BAHIA EM RELAÇÃO AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICA DA ÉPOCA, SEU RECÔNCAVO, SUA CAPITAL SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, FOI O USO DO VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL PELA BAHIANA,

NÃO DEVEMOS ESQUECER A REPRESENTATIVIDADE DOS SAVEIROS E SUAS VARIANTES, COM SUAS DIMENSÕES E GEOMETRIA NASCIDAS NA TÁBUA DO GRAMINHO,  DOMINARAM OS MARES DA BAHIA E SUA BAÍA DE TODOS OS SANTOS DURANTE MAIS DE CINCO SÉCULOS. FALAVAM OS ANTIGOS QUE, ONDE HOUVESSE UMA SOMBRA DE ÁRVORE E UMA PRAIA EXISTIA UM SAVEIRO SENDO CONSTRUÍDO. ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX, O ARSENAL DE MARINHA DA BAHIA, CONSTRUIA NAVIOS DE BATALHA, INCLUSIVE PARA PAÍSES EUROPEUS, FOI O MAIS IMPORTANTE DO HEMISFÉRIO SUL NESTE TEMPO.

A ENSEADA DOS TAINHEIROS NO PASSADO ERA OCUPADA POR DIVERSOS ESTALEIROS DE PEQUENO PORTE. A MESMA ANTES DOS ATERROS IRRESPONSÁVEIS REALIZADOS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES, TINHA SEU ESPELHO D'ÁGUA ALCANÇANDO O BAIRRO DA CALÇADA. NOS DIAS ATUAIS ALGUNS AINDA RESISTEM, REFORMANDO E CONSTRUINDO EMBARCAÇÕES DE MADEIRAS, SAVEIROS, ESCUNAS E BARCOS DE SERVIÇOS PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.

EM TEMPOS NÃO TÃO DISTANTES, SE INSTALOU O ESTALEIRO COREMA, HOJE LOCALIZADO NA BAÍA DE ARATU. O ESTALEIRO BONFIM, TAMBÉM NA RIBEIRA, CONSTRUIU PEQUENAS EMBARCAÇÕES DE APOIO PARA ATENDER A PETROBRAS NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM CAMPOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

REBOCADORES EM CONSTRUÇÃO - ESTALEIRO COREMA
NA RIBEIRA UMA INOVAÇÃO FOI O HIDROAEROPORTO, CUJA OPERAÇÃO REMONTA A 1932, PARA ATENDER A DEMANDA DE HIDROAVIÕES. A EDIFICAÇÃO ESTÁ PRESENTE NOS DIAS ATUAIS EM ESTADO DE ABANDONO.

Antigos frequentadores relatam que as instalações eram bastante luxuosas, com saguão, espaço de bagagens, guichés reservados para as empresas aéreas, restaurante-bar, enfim toda a infraestrutura para atender com conforto os passageiros, tripulantes, funcionários e comunidade em geral. A ponte de atracação tem um inusitado formato em Y.


ara se iluminar o lugar à noite onde as aeronaves desceriam, se formava uma fileira de canoas com tochas bem acesas. Note-se que sendo um lugar, em cujo perimetro estavam veranistas, banhistas, velejadores, catraieirosetc., acionavam-se sirenes alertando da aproximação dos aviões.
Sua decadência ocorreu no período de 1943, em razão da grande ampliação do aeroporto de Salvador, sendo, portanto, desativado por falta de utilização. Seu espaço foi ocupado por um tempo pela sede da Associação dos Radioamadores (LABRE), e em seguida, pelo Clube dos Sargentos da Marinha e sucedido por outros usos, a exemplo da ocupação atual por uma loja de equipamentos naúticos.

HIDROAEROPORTO DA RIBEIRA - PROVAVELMENTE ENTRE 1940 OU 1930
ESCREVENDO SOBRE ESTES FATOS LIGADOS A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, ME EMOCIONO PELO DESPREZO QUE UM POVO IGNORANTE, COM RARAS EXECEÇÕES, PRATICAMENTE NADA CONSERVOU SOBRE ESTE PASSADO RICO, EDIFICADO POR HONRADOS HOMENS, CAPITÃES, MESTRES E MARUJOS QUE, POR AQUI NAVEGARAM, AO MENOS, OS ROMANCES DO GRANDE ESCRITOR JORGE AMADO, MAR MORTO, CAPITÃES DE AREIA E OS VELHOS MARINHEIROS, PERPETUAM ESSAS JORNADAS.


O CENÁRIO LOCACIONAL EVOLUI, SE TRANSFORMA, ACRESCENTA NOVAS PRIORIDADES, ASSIM NÃO CABERIA NOS DIAS DE HOJE, INDÚSTRIAS CONVIVENDO COM HABITAÇÕES NA PENÍNSULA ITAPAGIPANA, MAS, RESSALTAMOS QUE AS VOCAÇÕES NÁUTICAS DESTE LOCAL PODEM SER POTENCIALIZADAS, COM INSTALAÇÕES DE ESTALEIROS VOLTADOS A EMBARCAÇÕES DE LAZER, MARINAS, RESTAURANTES, CLUBES PARA A PRÁTICA DE ESPORTES NÁUTICOS. E ATÉ DESATERRAR ÁREAS DA MASSARANDUBA E LOBATO RECONSTITUINDO MANGUEZAIS. 

SUJEIRA TRAZIDA PELO CANAL DE BATE ESTACA
A EXCRECÊNCIA CHAMADA CANAL BATE ESTACA, DESPEJANDO ESGOTO IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, BAIRRO DO URUGUAI, DEVE SER RESOLVIDO COM URGÊNCIA, A PRÓPRIA POPULAÇÃO TEM O DEVER DE SER ENFÁTICA QUANTO A EXIGIR DAS AUTORIDADES TOMADAS DE PROVIDÊNCIA. PARA CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA ATENDER ESTA ÁREA, O QUE DEVE SER PRIORIDADE DO GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL.

O PIONERISMO DA BAHIA QUANTO A SEU PARQUE INDUSTRIAL DESDE O SÉCULO XIX,  CITANDO AS INDÚSTRIAS SÃO BRÁS E LUIZ TARQUÍNIO, ESTA ÚLTIMA COM AVANÇOS SOCIAIS NO TRATAR DOS SEUS OPERÁRIOS TEM UM CONTRAPONTO NEGATIVO COM A BAHIA DE HOJE, QUE SE DESINDUSTRIALIZA A OLHOS VISTOS. DE UM PASSADO GLORIOSO SE TORNOU UM MARASMO ECONÔMICO COM CLARAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA SUA POPULAÇÃO,                                                            

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quinta-feira, 25 de julho de 2024

PORTA CONTÊINER COM MAIOR DESLOCAMENTO, ATÉ O MOMENTO, ATRACARÁ NO TECON SALVADOR - LINHA PARA ÁSIA - CONTAINER HOLDER WITH THE BIGGEST DISPLACEMENT, SO FAR, WILL DOOR AT TECON SALVADOR - LINE TO ASIA

COM PREVISÃO DE ATRACAR NO TECON SALVADOR, NA MANHÃ DO DIA 24/07/24,ÀS 05:30,  O CONTAINER SHIP, MSC ORION, SE CONSTITUIRÁ NO MAIOR NAVIO EM DESLOCAMENTO E COMPRIMENTO A OPERAR NESTE TERMINAL, COM 366 Ms DE COMPRIMENTO E 51.11 Ms. DE LARGURA. PARA FAZER UMA COMPARAÇÃO O MSC GRANDIOSA TEM 331 Ms POR 43 Ms.

TECON PORTO DE SALVADOR

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/teconsalvador/


NÃO TENHO CONHECIMENTO DO MANIFESTO DE CARGA A SER EMBARCADA E DESEMBARCADA. O LINE - UP  DO TECON ATÉ ESTE MOMENTO, 23/07/24 - 09:25 H, INDICA 253 EMBARQUES E 660 DECARGAS DE CONTÊINERES, TOTAL DE 913, ESSES NÚMEROS PODEM SER ATUALIZADOS ATÉ O INÍCIO DA OPERAÇÃO.

MSC ORION

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:6100677/shipname:MSC%20ORION?order=date_uploaded

ESSA NOTÍCIA É RELEVANTE, PORQUE VIABILIZA OS EMBARQUES DE ALGODÃO PRODUZIDOS NO OESTE DA BAHIA PARA O MERCADO ASIÁTICO, TENDO SINGAPURA COMO O SEGUNDO TERMINAL DESSE NICHO NO MERCADO GLOBAL.

TERMINAL DE CONTÊINER PORTO DE SINGAPURA

https://estudio.folha.uol.com.br/forumsantosexport/2019/10/1988458-mudar-para-continuar-no-topo.shtml

A BAHIA TEM SEGUIDO RUMOS TENEBROSOS EM RELAÇÃO A SUA ECONOMIA NESTES ÚLTIMOS 18 ANOS, FECHANDO INDÚSTRIAS, NÃO CONSEGUINDO SER COMPETITIVA EM RELAÇÃO À ATRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS MULTIPLICADORES, NÃO RECEBENDO DO GOVERNO FEDERAL CONTRAPARTIDA PARA AMPLIAR SUAS ESTRUTURAS LOGÍSTICAS, PRINCIPALMENTE MALHA FERROVIÁRIA. EM RELAÇÃO AOS PORTOS OS RECURSOS APLICADOS FORAM DE GRUPOS PRIVADOS. 

UMA OBSERVAÇÃO RELEVANTE SE FAZ EM RELAÇÃO A CODEBA - COMPANHIA DAS DOCAS DO ESTADO BAHIA, QUE ATUA DE MODO EFICIENTE EM PASSAR CONCESSÃO DE SUAS UNIDADES PORTUÁRIAS PARA GRUPOS PRIVADOS, COM OBJETIVO DE ALCANÇAR ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA PARA TODA CADEIA LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA, ASSIM FOI CONCRETIZADO COM O TECON E PORTO DE ARATU.

Summary

Where is the ship?

Container Ship MSC ORION is currently located in the East Coast South America (reported 13 hours, 2 minutes ago)

What kind of ship is this?

MSC ORION (IMO: 9857157) is a Container Ship and is sailing under the flag of Portugal. Her length overall (LOA) is 366 meters and her width is 51.11 meters.

EM SUMA, FICAMOS PARA TRÁS EM RELAÇÃO A PERNAMBUCO COM SUAPECEARÁ COM PECÉM, E MARANHÃO COM ITAQUI E PONTA DA MADEIRA. COMMODITIES PRODUZIDAS EM NOSSO TERRITÓRIO SÃO EXPORTADAS POR PORTOS DO SUDESTE, A EXEMPLO DE GRANITO POR VITÓRIA, CAFÉ E ALGODÃO POR SANTOS. NEM COM ESTAS SANGRIAS TIVEMOS COMPETEÊNCIA PARA ESTANCAR. TRISTE BAHIA. A CARGA DE  ALGODÃO É EMBARCADA NO PORTO DE SANTOS, CUJA DISTANCIA PERCORRIDA É QUASE O DOBRO EM RELAÇÃO AO TERMINAL DE SALVADOR.

PORTO DE PECÉM

https://www.ceara.gov.br/2022/01/05/porto-do-pecem-bate-recorde-e-fecha-2021-com-mais-de-22-milhoes-de-toneladas-movimentadas/


TEMOS DIVERSAS JAZIDAS DE MINÉRIO DE FERRO DE  ALTO TEOR DO MINERAL NA  BAHIA, MAS COMO FOI DITO, NÃO HÁ FERROVIAS PARA TRANSPORTAR PARA OS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. A ENSEADA REALIZOU DIVERSAS OPERAÇÕES EM NAVIOS SUPRAMAX , COM O MINÉRIO SENDO TRANSPORTADO EM CAMINHÕES CAÇAMBA.

PORTO DE SUAPE

https://www.suape.pe.gov.br/pt/

PERNAMBUCO, MUITO À FRENTE EM SISTEMAS LOGISTICOS PORTUÁRIOS EM RELAÇÃO À BAHIA, CRIOU OS CDS - CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, OU SEJA, CARGAS VÊM DO SUDESTE POR VIA MARÍTIMA PARA SUAPE, POSTERIORMENTE SÃO DISTRIBUÍDAS PARA OUTROS ESTADOS, INCLUSIVE PARA A BAHIA, OS GANHOS LOGÍSTICOS, EMPREGOS E IMPOSTOS FICAM COM OS PERNAMBUCANOS.

ENSEADA

https://www.enseada.com/2024/02/27/

O OSTRACISMO EM RELAÇÃO AO NOSSO FUTURO ECONÔMICO É TÃO VISÍVEL, QUE UMA DITA MONTADORA CHINESA DE CARROS ELÉTRICOS,  QUE DIZEM QUE SERÁ INSTALADA NA BAHIA, ANTES DE INICIAR A PRODUÇÃO TEM IMPORTADO CARROS PRONTOS PELO PORTO DE SUAPE AO INVÉS DO ANTIGO PORTO DA FORD.

TRISTE BAHIA!

quarta-feira, 17 de julho de 2024

REESTATIZAÇÃO DA REFINARIA ACELEN - A TROCA DE UM FUNDO COM BILHÕES DE DÓLARES, O MUBADALA, POR UM IMBECIL APARELHAMENTO PARTIDÁRIO - ESTATIZATION OF THE ACELEN REFINERY - THE EXCHANGE OF A FUND WITH BILLIONS OF DOLLARS, MUBADALA, FOR AN IMBECILE PARTY APPARATUS

ESTE BLOG VEM ACOMPANHANDO COM PREOCUPAÇÃO O DESTINO DA ANTIGA REFINARIA DE MATARIPE, OFICIALMENTE LANDULPHO ALVES, ADQUIRIDA PELO GRUPO MUBADALA INVESTMENT COMPANY PJSC, EM VIRTUDE DE GOVERNOS ESQUERDISTAS TEREM COMO OBJETIVO O CONTROLE DA ECONOMIA,  CONCEDENDO BENESSES E AUXÍLIOS  AO CARENTES QUE NÃO  ATENTAM PARA O FATO DE QUE NADA É OFERECIDO DE GRAÇA, TUDO É CUSTEADO DO IMPOSTO PAGO PELA SOCIEDADADE. OCORRENDO ESTÁ SITUAÇÃO O BRASIL FICARÁ MARGINALIZADO, UM PÁRIA NO MERCADO INTERNACIONAL DE CAPITAL PELA INDEGURANÇA JURÍDICA QUE SERÁ AGREDADA. 

REFINARIA DE MATARIPE

https://epbr.com.br/acelen-avalia-producao-de-diesel-com-teor-renovavel/

AUSÊNCIA DE DISCERNIMENTO DE GRANDE PARTE DOS CIDADÃOS, LEVA OS MESMOS A ACREDITAREM QUE O GOVERNO É O CRIADOR E ELES A CRIATURA. O ESTADO FOI CRIADO PARA SERVIR AO CIDADÃO E NÃO O CONTRÁRIO, O LEGISLATIVO QUE TEM UMA PROCURAÇÃO DO ELEITOR  PARA REPRESENTÁ-LO, ATRAVÉS DO VOTO, SEMPRE  AGI EM  PROL DE SEUS PRÓPRIOS INTERESSES, DEIXANDO OS INTERESSES COLETIVOS EM PLANO SECUNDÁRIO.

NÃO HÁ NADA QUE O ESTADO POSSA LHE DAR QUE NÃO TENHA TIRADO DE VOCÊ ANTES - WINSTON CHURCHILL

NO MOMENTO QUE A REFINARIA FOR ESTATIZADA, NÃO PREVALECERÁ APENAS  O INTERESSE POR CARGOS DA PARTE DOS FILIADOS E CÚPULA DO GRUPO POLÍTICO QUE CONTROLA O GOVERNO, É  UMA VISÃO SIMPLÓRIA.


https://acelenrenovaveis.com/

OS CONTRATOS QUE SERÃO FIRMADOS  DE MANUTENÇÃO, TRANSPORTE DE PESSOAL, REFEIÇÕES, PEÇAS DE REPOSIÇÃO, SISTEMAS DE UM MODO GERAL, É UM  FILÃO, NÃO DESPREZÍVEL, QUE TEORICAMENTE, SERÁ EXPLORADO POR PARENTES E AMIGOS, MESMO  PASSANDO  PELO PROCESSO LICITATÓRIO, QUE NÃO TEM MUITAS AMARRAS COMO O REALIZADO NO EXECUTIVO, DANDO MARGEM A DIRECIONAMENTO, A LAVA  A JATO FALA POR SI SÓ.

https://acelenrenovaveis.com/2024/06/06/acelen-renewables-e-destaque-da-serie-documental-vision-2045/


OUTRO CENÁRIO INTERESSANTE, SE TRADUZ PELA LOCALIZAÇÃO DA REFINARIA NA BAHIA, SE A MESMA ESTIVESSE EM PERNAMBUCO E CEARÁ, ESSES ESTADOS NÃO TROCARIAM OS BILHÕES DE DÓLARES QUE O GRUPO MUBADALA TEM PARA INVESTIR, POR APARELHAMENTO IDEOLÓGICO, NÃO SÓ NA REFINARIA, MAS VERTICALIZAÇÃO DA SUA ATUAÇÃO, OS PRÓPRIO PARLAMENTARES DESSES ESTADOS ESTARIAM BRIGANDO EM BRASÍLIA PARA A REFINARIA PERMANECER NO AMBIENTE PRIVADO.

A FIEB, INSTITUIÇÃO QUE DEVERIA ESTAR A FRENTE NÃO SÓ DOS INTERESSES DOS SEUS ASSOCIADOS, TAMBÉM DEVERIA LUTAR PELOS INTERESSES DA ECONOMIA BAIANA, MAS HOJE TEM APENAS UMA FUNÇÃO ILUSTRATIVA, UMA FIGURINHA NO ALBUM, SERÁ QUE SIGNIFICA APARELHAMENTO, ACREDITO  QUE NÃO.. 

TERMINAL DE MADRE DE DEUS

https://madrepilots.com.br/terminal-de-madre-de-deus-temadre/

UMA NAÇÃO QUE NÃO TEM NADA ALÉM SEUS DIVERTIMENTOS, NÃO SE DIVERTIRÁ POR MUITO TEMPO - K. CHESTERTON

RETORNANDO AO CERNE, INFELIZMENTE A SOCIEDADE BAIANA, EM SUA MAIORIA, PERMITIU PASSAR AO LARGO UM CONTEXTO TÃO IMPORTANTE PARA O FUTURO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTISTA DO ESTADO, VEM  PERMITINDO QUE SUA MAIS REPRESENTATIVA UNIDADE INDUSTRIAL PASSA-SE PARA MÃOS PESADAS E INEFICAZ DO ESTADO, DO SINDICALISMO, PELO APARELHAMENTO IDEOLÓGICO QUE IRÁ COMANDAR SUA OPERAÇÃO.

REFINARIA DE MATARIPE

A REFINARIA DE MATARIPE, ANTES DE SER PRIVATIZADA, EM MÃOS DA PETROBRAS ESTAVA COM UM GRAU DE OCIOSIDADE OPERACIONAL DE 30%, JUNTO A UM DEFASAGEM TECNOLÓGICA QUE ATINGIA VÁRIAS DE SUAS UNIDADES. NÃO OCORRIA SOLUÇÕES LOGÍSTICAS PARA SUPERAR AS LIMITAÇÕES DE CALADO OPERACIONAL DE 12,5 M, IMPEDINDO GANHOS COM ECONOMIA DE ESCALA.

O FATOR POLÍTICO  FOI IMPEDITIVO PARA A PETROBRAS INVESTIR EM MATARIPE, PRIORIZANDO A REFINARIA SUPER FATURADA, SEGUNDO INVESTIGAÇÕES,  ABREU E LIMA, JUSTAMENTE PORQUE O GRUPO IDELÓGICO QUE COMANDAVA O PAÍS PRECISAVA SE FORTALECER EM PERNAMBUCO, O QUE NÃO FOI NECESSÁRIO FAZER NA BAHIA, ESTADO MAIS PROPÍCIO AO APARELHAMENTO, ATÉ PELO SEU ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO  PÍFIO. NESSA LÓGICA O PORTO DE SUAPE, MESMO GERIDO POR UMA AUTARQUIA ESTADUAL RECEBIA MAIS INVESTIMENTOS DA UNIÃO DO QUE OS PORTOS DA CODEBA, ARATU, MALHADO E SALVADOR JUNTOS.


EM SUMA, JÁ SE ENCONTRA EM ANDAMENTO UM PLANO POLÍTICO PARA AMPLIAR A ABREU E LIMA, COMO TERIA A MÃO PESADA DO ESTADO, ESSE PROJETO NÃO CONSEGUIRIA SER COMPETITIVO EM RELAÇÃO A ACELEN, DESSE MODO A REFINARIA BAIANA TERIAQUE SAIR DA INCIATIVA PRIVADA. ABSURDO!!! 

EM FIM, AO ASSUMIR A REFINARIA DE MATARIPE, HOJE DENOMINADA ACELEN, OS NOVOS PROPRIETÁRIOS INVESTIRAM EM MELHORIAS TECNOLÓGICAS, AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA, OS PROJETOS CAMINHAVAM PARA VERTICALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, PRODUZINDO DIESEL VERDE A PARTIR DE OLEAGINOSAS.

EM RELAÇÃO À LOGÍTICA PORTUÁRIA, A ACELEN REALIZOU RECENTEMENTE DRAGAGEM NO TERMINAL DE MADRE DE DEUS, ANTERIORMENTE INICIOU-SE OPERAÇÕES SHIP TO SHIP, ONDE NAVIOS DE MAIOR DESLOCAMENTO CHEGAVAM PRÓXIMOS  À BAÍA DE TODOS OS SANTOS E ATÉ NO INTERIOR DA MESMA, ERAM ALIVIADOS POR OUTROS NAVIOS, VICE VERSA, TAMBÉM OCORRIA NO SENTIDO EXPORTAÇÃO, NÃO TENHO CONHECIMENTO DE QUAL O PRODUTO EMBARCADO, MAS, ACOMPNHEI NAVIOS COM 17,5 M DE CALADO ZARPAREM COM DESTINO A SINGAPURA.

CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE! A SEGUIR CITO ALGUMAS  POSTAGENS DESTE BLOG RELACIONDAS À REFINARIA ACELEN ANTIGA MATARIPE.










JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quinta-feira, 4 de julho de 2024

OS NAVIOS, SUA EXISTÊNCIA, SEU FIM - CEMITÉRIOS DE NAVIOS - SHIPS, THEIR EXISTENCE, THEIR END - SHIP CEMETERIES

AO PASSARMOS AO LARGO DE UMA BAÍA, DE UM FUNDEADOURO, ONDE VÁRIOS NAVIOS ESPERAM SEU MOMENTO DE ATRACAR, PERGUNTAMOS! PARA ONDE VÃO SEUS CASCOS NO FIM DE SUA VIDA OPERACIONAL.

EM DOCUMENTÁRIOS OU CENAS DE CIDADES AMERICANAS, PERCEBEMOS PÁTIOS REPLETOS DE SUCATAS DE VEÍCULOS, QUE SERÃO DESLOCADAS PARA SE TRANSFORMAREM EM AÇO. OS EUA TEM ELEVADA PARTICIPAÇÃO DE RECICLAGEM NO AÇO PRODUZIDO. SIM, E OS NAVIOS EM SEU FINAL, PELAS SUAS DIMENSÕES NÃO PODEM SER ARMAZENADOS UM POR CIMA DO OUTRO, ENTÃO O QUE ACONTECE.

ALANG

https://indiashippingnews.com/gujarats-alang-ship-breakers-business-boosts-due-to-global-trade-slowdown/

SÃO LEVADOS PARA LOCAIS DE DESMANCHES. O MAIS FAMOSO É O ALANG SHIP BREAKING YARD, SITUADO NO GOLFO DE KHAMBHAT, NO PERÍMETRO DA CIDADE ALANG, DISTRITO DE BHAVNAGAR, COM 183 ESTALEIROS.

ALANG

APÓS SUA VIDA ÚTIL, MOMENTO EM QUE A MANUTENÇÃO REALIZADA EM UMA EMBARCAÇÃO, SE TORNA  ANTIECONÔMICA, OS ARMADORES MANTÉM CONTATO COM AGENTES REPRESENTANTES DE ESTALEIROS PARA SHIP SCRAP - SUCATA DE NAVIO, NEGOCIANDO POR VALORES ÍNFIMOS EM RELAÇÃO A UM NAVIO DA MESMA CARACTERÍSTICA, MAS, MELHOR DO QUE NADA.

A NAVEGAÇÃO ATÉ ALANG, OU PARA OUTRO LOCAL, A EXEMPLO DA TURQUIA, QUE TAMBÉM REALIZA ESSES SERVIÇÕS, MAS COM MENOS PRECARIEDADE, PODE SER REALIZADA POR REBOQUE OU POR MEIOS DA PRÓPRIA MÁQUINA. CHEGANDO AO LOCAL O NAVIO, A TODA VELOCIDADE É ABICADO NA PRAIA, APROVEITANDO A PREAMAR.

ALANG - NAVIO DE CRUZEIRO EM DESMANCHE
EM SEGUIDA, AO POSICIONAMENTO DA EMBARCAÇÃO, SE INICIA A FAINA, PRIMEIRO COM RETIRADA DE MATERIAIS DA ÁREA HABITÁVEL, MÓVEIS, LOUÇAS, ROUPAS, APARELHOS ELETRODOMÉSTICOS, FERRAMENTAS, EQUIPAMENTOS DE SALVATAGEM, INCLUSIVE OS LIFES BOATS. A SEGUIR OS RESÍDUOS DOS TANQUES DE ÓLEO E OUTROS FLUÍDOS QUÍMICOS SÃO ESGOTADOS DE FORMA SEGURA, EVITANDO RISCOS DE DANOS AO AMBIENTE EXTERNO. 

A PRÓXIMA ETAPA É DESMANTELAMENTO DA ESTRUTURA, CASARIOS, GUINDASTES, MAQUINARIAS. 

NAVIOS EM DESMANCHE ALANG


FRISAMOS QUE OS TRABLHADORES QUE ATUAM NOS DESMANCHES DE NAVIOS SÃO EXTREMAMENTES CARENTES, HABITANDO ÁREAS DA PERIFERIA DE CIDADES DA REDONZEZA DE SUAS TAREFAS, REALIZANDO SUAS FUNÇÕES COM O MÍNIMO DE EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA INDIVIDUAL, EM AMBIENTE INSALUBRE. O RISCO DE ACIDENTES É ELEVADO, COM AMPLA LETALIDADE.

OUTROS PAISES REALIZAM DESMANCHES DE NAVIOS DE FORMA MAIS LEGALIZADAS, ATENDENDO AS EXIGÊNGIAS AMBIENTIAS E TRABALHISTAS. A TURQUIA É UM EXEMPLO. ATÉ AQUI NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, BAIA DE ARATU O ESTALEIRO BELOV, DESMONTOU NAVIOS.

EM 2020, NO AUGE DA PANDEMIA DO COVID, DIVERSAS COMPANHIAS DE CRUZEIROS MARÍTIMOS FORAM A FALÊNCIA OU DIMINUIRAM SUAS FROTAS, PELA RESTRIÇÃO DE PASSAGEIROS, O QUE LEVOU INÚMEROS ARMADORES SE DESFAZEREM DE SEUS NAVIOS. ALONG FICOU REPLETA DESSES NAVIOS. 

DIZEM OS VELHOS LOBO DO MAR QUE OS NAVIOS TEM ALMA, E NO FIM DE SUAS VIDAS OPERACIONAIS, DEVEM SER HOMENAGEADOS ANTES DE ANCORAREM PELA ÚLTIMA VEZ, NO CIMITÉRIO DE NAVIOS.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


quarta-feira, 3 de julho de 2024

HABILITAÇÃO MARÍTIMA AMADORA - AS CATEGORIAS - AMATEUR MARITIME QUALIFICATION - THE CATEGORIES

A CONDUÇÃO DE EMBARCAÇÕES AMADORAS OBEDECE REGRAS INSTITUCIONAIS REGIDAS PELA AUTORIDADE MARÍTIMA GOVERNAMENTAL, NO CASO EM VOGA, A MARINHA DE GUERRA DO BRASIL. IREMOS DETALHAR AS 3 HABILITAÇÕES AMADORAS NECESSÁRIAS PARA CONDUÇÃO DE EMBARCAÇÕES CONFORME A DISTÂNCIA DA COSTA. 

AS DIRETRIZES ESTÃO CONTIDAS NA NORMAM - NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA PARA ATIVIDADES DE ESPORTE E RECREIO - Nº 211/DPC. 

A NORMAM 211/ DPC, DEFINE 5 CATEGORIAS DE HABILITAÇÃO AMADORA - CAPITÃO - AMADOR - CPA - MESTRE - AMADOR - MSA - ARRAIS - AMADOR - ARA - MOTONAUTA - MTA - VELEIRO - VLA.

a) Capitão-Amador - apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros, sem limite de afastamento da costa, exceto moto aquática. 

b) Mestre-Amador - apto para conduzir embarcações entre portos nacionais e estrangeiros nos limites da navegação costeira (até 20 MN), exceto moto aquática. 

c) Arrais-Amador - apto para conduzir embarcações nos limites da navegação interior, cujas áreas são definida nas NPCP/NPCF, exceto moto aquática. - 5-1 - NORMAM-211/DPC 

d) Motonauta - apto para conduzir moto aquática nos limites da navegação interior, cujas áreas são definida nas NPCP/NPCF. Observação 1: Os CPA, MSA e ARA habilitados a partir de 2 de julho de 2012 deverão ser, também, habilitados na categoria de MTA para condução de moto aquática. Observação 2: Os CPA, MSA e ARA, cuja primeira habilitação tenha ocorrido antes de 2 de julho de 2012, poderão obter a habilitação de MTA por ocasião da renovação da CHA, para continuarem a conduzir moto aquática, ou mediante agregação da categoria de motonauta, conforme artigo 3.4 da file:///C:/Users/josemar/Pictures/normam-211.pdf, que trata da agregação de Motonauta na Carteira de Habilitação de Amador. 

e) Veleiro - apto para conduzir embarcações a vela sem propulsão a motor, nos limites da navegação interior

NOS DIAS ATUAIS A NAVEGAÇÃO OPERA POR MEIOS ELETRÔNICOS, ATRAVÉS DE SISTEMAS DIGITAIS, COM FONTE NAS IFORMAÇÕES DO GPS - GLOBAL POSITIONING SYSTEM , ALIMENTANDO O PROGRAMA COM OS LANDMARK, LATITUDES E LONGITUDES DO SEU DESTINO, O PROGRAMA TRAÇARA SUA ROTA, A MAIS ADEQUADA, MAIS EFICÁZ.


O GPS TORNOU-SE OPERACIONAL AO PÚBLICO PRIVADO DE FORMA EFICIENTE A PARTIR DE 2000, QUANDO O EXÉRCITO AMERICANO, SEU DESENVOLVEDOR, LIBEROU O USO DE FORMA AMPLA. QUANDO ME HABILITEI EM ARRAIS AMADOR, AS EXIGÊNCIAS ERAM, ARRAIS, CONDUZIR EMBARCAÇÕES AMADORAS EM ÁGUAS ABRIGADAS, MESTRE AMADOR, AUTONOMIA PARA NAVEGAÇÃO POR TODA COSTA BRASILEIRA, VISUALIZANDO PONTOS DE REFERÊNCIA EM TERRA, OU SEJA COM LATITUDE E LONGITUDE PLOTADAS EM CARTA NÁUTICA, POSSIBILITANDO VOCÊ TRAÇAR SUA POSÍCÃO.

HABILITAÇÃO DE CAPITÃO AMADOR, OFERECE AUTONOMIA PARA NAVEGAR EM QUALQUER PONTO DO GLOBO, POR UTILIZAR NAVEGAÇÃO ASTRONÔMICAS, ATRAVÉS DOS ASTROS, PARA SE ESTABELECER POSIÇÕES, COM O USO DO SEXTANTE. NÃO HÁ NECESSIDADE DE ESTAR COM TERRA A VISTA.

NORMAM 211 -DPC               file:///C:/Users/josemar/Pictures/normam-211.pdf

OS PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO PARA REALIZAÇÃO DOS EXAMES ESTÃO NA NORMAM 211 - DPC, OUTRAS INFORMAÇÕES PODEM E DEVEM SER OBTIDAS NA CAPITANIA DOS PORTOS LOCALIZADAS OU PRÓXIMAS A CIDADE ONDE O INTERESSADO RESIDE.

A PREFEITURA INSTALOU NO 1º ARMAZÉM DO PORTO DE SALVADOR UM SAC NÁUTICO, QUE TAMBÉM TEM AUTONOMIA PARA  DILIGENCIAR A OBTENÇÃO DE HABILITAÇÃO NÁUTICA AMADORA, OU PELO MENOS INFORMAR OS CAMINHOS.

TÊM EMPRESAS QUE OFERECEM CURSOS PARA AS DIVERSAS HABILITAÇÕES, REALIZADOS A DISTÂNCIA.

EM RELAÇÃO À HABILITAÇÃO DE EMBARCAÇÕES AMADORAS, SÃO PROCEDIMENTOS DISTINTOS, QUE TRAREMOS PARA O BLOG EM PRÓXIMA OCASIÃO.

NORMAM-211/DPC

GLOSSÁRIO 

AB - Arqueação Bruta.

 AG - Agência da Capitania dos Portos.

 AJB - Águas Jurisdicionais Brasileiras. 

AMADOR - todo aquele com habilitação certificada pela Autoridade Marítima para operar embarcações de esporte e/ou recreio, em caráter não profissional. 

ÁREAS ADJACENTES ÀS PRAIAS - compreende a área em todo o entorno de uma faixa de praia, seja marítima, fluvial ou lacustre, até o limite de 200 metros medidos a partir da linha da arrebentação das ondas ou, no caso de rios, lagos e lagoas onde se inicia o espelho d’água. 

ARQUEAÇÃO - arqueação é a expressão do tamanho total da embarcação, determinada em função do volume de todos os espaços fechados. Apenas as embarcações com comprimento maior ou igual a 24 metros deverão possuir Certificado de Arqueação.

 ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, fornecido pelo 

CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). 

ASSOCIAÇÕES NÁUTICAS - são entidades de natureza civil, sem fins lucrativos, e que tenham como objetivo agregar amadores em torno de objetivos náuticos e ou esportivos. 

BADE - Boletim de Atualização de Embarcações. 

BSADE - Boletim Simplificado de Atualização de Embarcações. 

CARTÃO DE TRIPULAÇÃO DE SEGURANÇA (CTS) - documento emitido pelas 

CP/DL/AG que apresenta a composição mínima da tripulação de uma embarcação para poder operá-la com segurança. 

CARTEIRA DE HABILITAÇÃO DE AMADOR (CHA) - documento que habilita e expressa a qualificação do amador na condução de embarcações de esporte e/ou recreio. 

CERTIFICADO DE CLASSE - corresponde ao certificado emitido por uma Sociedade Classificadora para atestar que a embarcação atende às suas regras, no que for cabível à classe selecionada. 

CERTIFICADO DE SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO (CSN) - é o certificado emitido para uma embarcação, para atestar que as vistorias previstas nestas normas foram realizadas nos prazos previstos. 
CERTIFICADO ESTATUTÁRIO - certificado atestando a conformidade da embarcação com as regras específicas constantes das Convenções Internacionais e Normas da Autoridade Marítima Brasileira.

CLUBES NÁUTICOS - clubes que incluam em suas atividades, registradas em estatuto, a prática das atividades náuticas, voltadas para o esporte e/ou recreio, prestando serviços aos membros do clube ou não, e devidamente regularizados junto às autoridades competentes e cadastrados nas CP/DL/AG. - V - NORMAM-211/DPC 

COMANDANTE - também denominado Mestre, Arrais ou Patrão, é a designação do tripulante responsável pela operação e manutenção da embarcação, em condições de segurança extensivas à carga, aos tripulantes e às demais pessoas a bordo. 

COMPRIMENTO DA EMBARCAÇÃO - para efeito de aplicação desta norma, o termo “comprimento da embarcação” é definido como sendo a distância horizontal entre os pontos extremos da proa a popa. Plataformas de mergulho, gurupés ou apêndices similares não são considerados para o cômputo dessa medida. 

CONVÉS DE BORDA LIVRE - é o convés completo mais elevado que a embarcação possui, de tal forma que todas as aberturas situadas nas partes expostas do mesmo disponham de meios permanentes de fechamento que assegurem sua estanqueidade. CP - Capitania dos Portos. 

DISPOSITIVOS AÉREOS - meios de uso individual ou coletivo, desprovido de propulsão, rebocados pelo ar por embarcação para a prática de atividades esportivas ou de recreio. 

DISPOSITIVOS FLUTUANTES - meios de uso individual ou coletivo, desprovido de propulsão, rebocados na água por embarcação para a prática de atividades esportivas ou de recreio, tais como: banana-boat, disc-boat, pranchas para prática de ski aquático e wakeboarding, entre outros. DL - Delegacia da Capitania dos Portos.

DPC - Diretoria de Portos e Costas. 

DPEM - Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Embarcações ou por suas Cargas (Lei no 8,374 de 30 de dezembro de 1991). 

DPP - Documento Provisório de Propriedade. 

EFOMM – Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. 

EMBARCAÇÃO - qualquer construção, inclusive as plataformas flutuantes e as fixas quando rebocadas, sujeita a inscrição na autoridade marítima e suscetível de se locomover na água, por meios próprios ou não, transportando pessoas ou cargas. 

EMBARCAÇÃO AUXILIAR - é a embarcação miúda que é utilizada como apoio de embarcação, com ou sem motor de popa e neste caso não excedendo a 50HP, possuindo o mesmo nome pintado em ambos os costados e o mesmo número da inscrição, pintado na popa, da embarcação a que pertence.

EMBARCAÇÃO CERTIFICADA CLASSE 1 (EC1) - são as embarcações de esporte e/ou recreio de grande porte ou iates (comprimento igual ou maior do que 24 metros). 

EMBARCAÇÃO CERTIFICADA CLASSE 2 (EC2) - são as embarcações de esporte e/ou recreio de médio porte. 
EMBARCAÇÃO CLASSIFICADA - é toda embarcação portadora de um Certificado de Classe. Adicionalmente, uma embarcação que esteja em processo de classificação perante uma Sociedade Classificadora, também será considerada como embarcação classificada. 

EMBARCAÇÃO DE GRANDE PORTE OU IATE - é considerada embarcação de grande porte ou iate, as com comprimento igual ou superior a 24 metros. - VI - NORMAM-211/DPC 

EMBARCAÇÃO DE MÉDIO PORTE - é considerada embarcação de médio porte aquelas com comprimento inferior a 24 metros, exceto as miúdas. 

EMBARCAÇÃO DE PROPULSÃO MECÂNICA - o termo embarcação de propulsão mecânica designa qualquer embarcação movimentada por meio de máquinas ou motores. 

EMBARCAÇÃO DE SOBREVIVÊNCIA - é o meio coletivo de abandono de embarcação ou plataforma marítima em perigo, capaz de preservar a vida de pessoas durante um certo período, enquanto aguarda socorro. 

EMBARCAÇÃO MIÚDA - para aplicação dessa norma são consideradas embarcações miúdas aquelas que tenham comprimento inferior ou igual a seis (6) metros, conforme as orientações contidas na Figura 1 para a determinação do comprimento.

ENTIDADES DESPORTIVAS NÁUTICAS - entidades promotoras e organizadoras de eventos esportivos náuticos que envolvam embarcações, devidamente regularizadas e cadastradas na 

CP/DL/AG. EQUIPAMENTOS DE ENTRETENIMENTO AQUÁTICO – são os demais dispositivos não enquadrados como flutuantes ou aéreos rebocados, como por exemplo: acessórios acoplados a embarcações, pranchas esportivas utilizadas para atividades esportivas de recreação e lazer do tipo stand-up paddle e windsurf, coletes ou botas impulsionados por hidrojato, etc. 

ESTABELECIMENTO DE TREINAMENTO NÁUTICO - toda e qualquer empresa que ministre treinamentos práticos para a qualificação de amadores na condução, exclusivamente, de embarcações de esporte e/ou recreio. 

ESTABILIDADE INTACTA - é a propriedade que tem a embarcação de retornar à sua posição inicial de equilíbrio, depois de cessada a força perturbadora que dela a afastou, considerando-se a situação de integridade estrutural da embarcação. ETN - Estabelecimento de Treinamento Náutico. 

ETN/PF - Estabelecimento de Treinamento Náutico/Pessoas Físicas. 

EVENTO NÁUTICO – Reunião, previamente convocada, de embarcações, visando a participação em atividades pré-definidas, no tempo e no espaço aquaviário, por seus organizadores. 

GEVI - Gerência Especial de Vistoria e Inspeção. 

GNSS - Global Navigation Satellite System. 

GRU - Guia de Recolhimento da União. 

GVI - Gerência de Vistoria e Inspeção. 

IATE - é a embarcação de esporte e/ou recreio com comprimento igual ou superior a 24 metros. 

INSCRIÇÃO DA EMBARCAÇÃO - é o seu cadastramento na CP/DL/AG com a atribuição do nome e do número de inscrição e a expedição do respectivo Título de Inscrição de Embarcação (TIE). - VII - NORMAM-211/DPC 

INSPEÇÃO NAVAL - atividade de cunho administrativo que consiste na fiscalização do cumprimento da LESTA e das normas e regulamentos dela decorrentes, e dos atos e resoluções internacionais ratificados pelo Brasil. LESTA - Lei no 9.537, de 11 de dezembro de 1997, que dispõe sobre a segurança do tráfego aquaviário. 

LICENÇA DE ALTERAÇÃO - é o documento emitido, para demonstrar que as alterações a serem realizadas em relação ao projeto apresentado por ocasião da emissão da Licença de Construção encontram-se em conformidade com os requisitos estabelecidos por estas normas.

LICENÇA DE CONSTRUÇÃO - é o documento emitido, para embarcações a serem construídas no país para a bandeira nacional ou para exportação, ou a serem construídas no exterior para a bandeira nacional, que demonstra que seu projeto encontra-se em conformidade com os requisitos estabelecidos por estas normas.

LICENÇA DE CONSTRUÇÃO PARA EMBARCAÇÕES JÁ CONSTRUÍDAS - é o documento emitido, para embarcações cuja construção ou alteração já tenha sido concluída, sem que tenha sido obtida uma licença de construção ou alteração, para atestar que seu projeto encontra-se em conformidade com os requisitos estabelecidos por estas normas. 

LICENÇA DE RECLASSIFICAÇÃO - é o documento emitido, para demonstrar que o projeto apresentado encontra-se em conformidade com os requisitos estabelecidos por estas normas para a nova classificação pretendida para a embarcação. 

LINHA BASE - é a linha de arrebentação das ondas ou, no caso de rios, lagos e lagoas, onde se inicia o espelho d´água. 

LOTAÇÃO - quantidade máxima de pessoas autorizadas a embarcar, incluindo a tripulação. MARINAS - organizações prestadoras de serviços aos navegantes amadores e desportistas náuticos e afins, devidamente regularizadas junto aos órgãos competentes e cadastradas nas CP/DL/AG. MB - Marinha do Brasil. 

MOTO AQUÁTICA - embarcação que não possui leme e sua propulsão é gerada por meio de um jato da água ejetado da parte traseira da embarcação. 

NAVEGAÇÃO COSTEIRA - aquela realizada dentro dos limites de visibilidade da costa até a distância máxima de 20 milhas náuticas. 

NAVEGAÇÃO INTERIOR - a realizada em águas consideradas abrigadas ou parcialmente abrigadas. As áreas de navegação interior serão subdivididas em Área 1 ou Área 2. 

NAVEGAÇÃO OCEÂNICA - aquela considerada sem restrições e realizada além das 20 milhas náuticas da costa.

NORMAM-101/DPC - Normas da Autoridade Marítima para Aquaviários. 

NORMAM-201/DPC - Normas da Autoridade Marítima para Embarcações Empregadas na Navegação em Mar Aberto. 

NORMAM-202/DPC - Normas da Autoridade Marítima para Embarcações Empregadas na Navegação Interior. - VIII - 

NORMAM-211/DPC NORMAM-212/DPC - Normas da Autoridade Marítima para Motos Aquáticas e Motonautas. 

NORMAM-221/DPC- Normas da Autoridade Marítima para Pesquisa, Exploração, Remoção e Demolição de Coisas e Bens/Assistência e Salvamento. 

NORMAM-223/DPC - Normas da Autoridade Marítima para Registros de Helideques. 

NORMAM-301/DPC- Normas da Autoridade Marítima para Atividades de Inspeção Naval.

NORMAM-303/DPC- Normas da Autoridade Marítima para Obras e Atividades Afins em Águas Jurisdicionais Brasileiras. 

NORMAM-321/DPC- Normas da Autoridade Marítima para Homologação de Material, Estações de Manutenção ou Serviço, Laboratórios e Sistemas de Embarque. 

NORMAM-331/DPC- Normas da Autoridade Marítima para Reconhecimento de Entidades Especializadas. 

NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA AS CAPITANIAS DOS PORTOS (NPCP) E CAPITANIAS FLUVIAIS (NPCF) – são regras específicas estabelecidas pelas Capitanias dos Portos e Capitanias Fluviais, que complementam as Normas da Autoridade Marítima, adequando-as, no que couber, às peculiaridades regionais de suas áreas de jurisdição. OM - Organização Militar.

PASSAGEIRO - é todo aquele que é transportado pela embarcação sem estar prestando serviço a bordo.

PROPRIETÁRIO - é a pessoa física ou jurídica em cujo nome a embarcação de esporte e/ou recreio está inscrita numa CP/DL/AG e/ou registrada no Tribunal Marítimo. 

PROTÓTIPO - é a primeira embarcação de uma "Série de Embarcações" para a qual já tenha sido emitida uma Licença de Construção ou um Documento de Regularização. 

PROVA DE MAR - aquela realizada com a embarcação em movimento para verificação das condições de navegabilidade e funcionamento dos diversos equipamentos, tais como motores de propulsão, geração de energia, bombas, comunicações, iluminação, etc. 

PRPM - Provisão de Registro de Propriedade Marítima. 

REGISTRO - é o cadastramento da embarcação, no Tribunal Marítimo, com a atribuição do número de registro e a competente expedição da Provisão de Registro da Propriedade Marítima (PRPM). RIPEAM - Regulamento Internacional para Evitar Abalroamento no Mar. 

RLESTA - Decreto no 2.596, de 18 de maio de 1998, que a regulamenta a Lei no 9.537/97 (LESTA). SÉRIE DE EMBARCAÇÕES (EMBARCAÇÕES IRMÃS) - caracterizada por um conjunto de unidades com características iguais, construídas em um mesmo local, baseadas num mesmo projeto. 

SISAMA - Sistema Informatizado de Cadastro do Pessoal Amador. 

SISGEMB - Sistema de Gerenciamento de Embarcações. 

SOLAS - Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar. - IX - NORMAM-211/DPC 

TERMO DE RESPONSABILIDADE - é o documento formal necessário à inscrição da embarcação, pelo qual o proprietário assume o compromisso legal de cumprir todos os requisitos de segurança previstos nestas normas. TIE - Título de Inscrição de Embarcação. 

TIEM - Título de Inscrição de Embarcação Miúda. TM - Tribunal Marítimo. 

TRIPULANTE - todo Amador ou profissional que exerce funções, embarcado, na operação da embarcação. 

VISTORIA - ação técnico-administrativa, eventual ou periódica, pela qual é verificado o cumprimento de requisitos estabelecidos em normas nacionais e internacionais, referente à prevenção da poluição ambiental e às condições de segurança e habitabilidade de embarcações.



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


terça-feira, 25 de junho de 2024

25 DE JUNHO - DIA DO HOMEM DO MAR - DAY OF THE SEAFARER - 25 JUNE -

https://www.facebook.com/SergiyIvanow

A TODOS HOMENS DO MAR E SEUS LEGADOS, NESTE DIA INSTITUÍDO PARA HONRÁ-LOS, ALMEJO QUE NETUNO SEJA PROTETOR E FAROL EM SUAS JORNADAS PELOS 7 MARES!



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 17 de junho de 2024

OS MAIORES TERMINAIS DE CONTÊINERES DO GLOBO - THE LARGEST CONTAINER TERMINALS IN THE GLOBE

RELACIONAMOS OS MAIORES TERMINAIS DE CONTÊINER DO GLOBO TERRESTRE CONFORME INFORMAÇÃO DO SEA, PORTS AND SHIPS

A PRIMEIRA POSIÇÃO CABE AO PORTO DE SHANGHAI, CHINA, COM MOVIMENTAÇÃO DE 47 MILHÕES DE TEUs - A SIGLA TEU REPRESENTA COONTÊINER DE 20 PÉS - TWENTY - FOOT  EQUIVALENT UNIT - EM 2022.

EM SEGUNDO LUGAR O PORTO SINGAPORE, SINGAPORE, COM 37,2 MILHÕES DE TEUs. 

EM TERCEIRO NINGBO -ZHOUSHAN, CHINA, COM 35,3 MILHÕES DE TEUs.

QUARTO LUGAR O PORTO SHENZHENM CHINA, 26,9 MILHÕES DE TEUs.

NA QUINTA POSIÇÃO O PORTO QUINDGAO, CHINA 26,4 MILHÕES DE TEUs.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=911014191039362&set=pcb.1169012064249865&locale=pt_BR

QUALIFICANDO A ESTATÍSTICA ANTERIOR VERIFICA-SE QUE ENTRE OS 5 MAIORES PORTOS EM MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINER DO GLOBO, 4 ESTÃO EM TERRITÓRIO DA CHINA COMUNISTA, E TODOS ESTÃO NO SUDESTE ASIÁTICO, JUNTO COM SINGAPURA.

https://www.facebook.com/photo?fbid=911014197706028&set=pcb.1169012064249865&locale=pt_BR

NENHUM PORTO DOS EUA OU EUROPA COMPETE COM OS ASIÁTICOS, TALVEZ O QUE  MAIS SE APROXIME SEJA ROTTERDAM.

https://www.facebook.com/photo?fbid=911014181039363&set=pcb.1169012064249865&locale=pt_BR

PARA TERMOS UMA IDÉIA COMPARATIVA DE ESCALA ENTRE ESSES MAIORES HUB PORT E ALGUMAS UNIDADES PORTUÁRIAS DO BRASIL VAMOS CITAR:  

SANTOS - 4,8 MILHÕES TEUs -  2023

SALVADOR -  -328 MIL  TEUs  - 2023

É TRANSLÚCIDO A IRRISÓRIA MAGNITUDE DA NOSSA ESTRUTURA PORTUÁRIA E DENSIDADE DA CORRENTE DE COMÉRCIO,  EM TERMOS DE NÚMEROS DE TEUs, MOVIMENTADOS, ONDE O MAIOR PORTO DO BRASIL PARA ESSE TIPO DE CARGA, O PORTO DE SANTOS OPEROU 4.8 MILHÕES TEUs, O QUE DIANTE DOS PORTOS ASIÁTICOS CITADOS SE TORNA UMA FRAÇÃO,

RESSALTAMOS QUE ESTAMOS COMENTANDO SOBRE CARGAS DE ALTO VALOR AGREGADO, QUE GERALEMNTE SÃO TRANSPORTADAS EM CONTÊINERES - CARGAS DE PROJETO TAMBÉM SÃO NOBRES - POR QUE O BRASIL TEM O MAIS IMPORTANTE PORTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS MINERAIS DO GLOBO, PRINCIPALMENTE MINÉRIO DE FERRO, PROVENIENTE DAS JAZIDAS DE CARAJÁS,   O PORTO DE PONTA DA MADEIRA LOCALIZADO NA BAÍA DE SÃO MARCOS, MARANHÃO, ADJACENTE AO PORTO DE ITAQUI.

PONTA DA MADEIRA, PERTENCE A VALE S.A. TEVE SUA LOCALIZAÇÃO DEFINIDA PELA GRANDE PROFUNDIDADE DO SEU ESPELHO D'ÁGUA, COM 26 M NA PREAMAR.

PORTO PONTA DA MADEIRA

https://maranhaohoje.com/ponta-da-madeira-continua-sendo-o-porto-com-maior-movimentacao-de-carga-entre-os-portos-brasileiros/

A OUTRA PADRONIZAÇÃO SÃO OS DE 40 PÉS. AS MEDIDAS GEOMÉTRICAS DESSES COFRES DE CARGAS SÃO PADRONIZADAS PARA TODO TRANSPORTE NAVAL, O QUE PODE DIFERENCIAR SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS INTERNAS A EXEMPLO DO CONTÊINER REFRIGERADO.

CONTÊINER 20 PÉS
https://containersa.com.br/container-20-pes/

Sea, Ports and Ships

The Marine Buff · ·
  
The top five largest container terminals in the world, measured by their container traffic volume, are as follows:

The Port of Shanghai, China, is the busiest and largest container port globally. It handled approximately 47 million TEUs in 2022. The port comprises several terminals, including the Yangshan Deep Water Port, known for its advanced automated systems and extensive capacity.

The Port of Singapore, Singapore, was once the busiest in the world and remains a critical hub, handling about 37.2 million TEUs in 2023. It is a major transshipment hub with extensive connectivity to other global ports and has significant infrastructure to handle a variety of cargo, including a large capacity for refrigerated containers.

The Port of Ningbo-Zhoushan, China, managed around 35.3 million TEUs in 2023. It is renowned for its massive scale and efficiency, handling a wide range of cargo types and playing a key role in global trade.

The Port of Shenzhen, China, comprising several smaller ports, collectively handled approximately 26.9 million TEUs in 2023. It is a critical port in South China, supporting a significant portion of the region's import and export activities.

The Port of Qingdao, China, managed around 26.4 million TEUs in 2023. It is well-known for its advanced automation and significant role in the Belt and Road Initiative, connecting East Asia with Europe.

These ports are crucial nodes in global trade, facilitating the movement of vast amounts of goods across continents and supporting the economies of their respective regions.


CONTÊINER 40 PÉS 


JOSEMAR

ECONOMISTA -CORECON 2065



quarta-feira, 12 de junho de 2024

GRUPO RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - FACEBOOK - BAHIA NAVAL HISTORY RESCUE GROUP - FACEBOOK

CRIAMOS UM GRUPO NO FACEBOOK QUE TRATA DO RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, NOSSA CULTURA NÁUTICA E IDENTIDADE DE POVO.


RAMPA DO MERCADO - SALVADOR - BAHIA - POSSIVELMENTE DÉCADA DE 1940 OU 1950
https://sarnelli-coisasdabahia.blogspot.com/2008/12/rampa-do-mercado-modelo-o-primeiro.html


O INTUITO É TENTAR OBTER IMAGENS, ÁUDIOS, DOCUMENTOS, COMENTÁRIOS E RELATOS QUE ENRIQUEÇAM O NOSSO ACERVO.


ENTENDO QUE MUITOS NÃO TENHAM MAIS FACEBOOK, MAS AQUELES QUE AINDA UTILIZAM ESTE MEIO VIRTUAL POSSAM CONTRIBUIR COM INFORMAÇÕES PERTINENTES. OBRIGADO.

JOSEMAR

ECONOMISTA- CORECON 2065

SINOS NAVAIS - SUAS FUNÇÕES - NAVAL BELLS - THEIR FUNCTIONS

OS SINOS DE BORDO, HOJE MANTIDOS EM HONRA A TRADIÇÃO NAVAL, INDICAVAM FUNÇÕES EMANADAS DOS SEUS SINAIS SONOROS, COMO OS QUARTOS DE HORA - A BORDO AS FAINAS DA TRIPULAÇÃO SÃO ESTABELECIDADA DE 4 EM 4 HORAS -, EM CENÁRIO DE BAIXA VISIBILIDADE, NEVOEIROS, OS SINOS ERAM UTILIZADOS PARA ALERTAR OUTROS NAVIOS NA PROXIMIDADE, EVITANDO ABALROAMENTOS. 

https://www.history.navy.mil/content/history/nhhc/our-collections/photography/numerical-list-of-images/nhhc-series/nh-series/NH-57000/NH-57064.html

AS BADALADAS REFERENTES AOS HORÁRIOS ERAM DEFINIDAS PELA AMPULHETA, QUE PODIAM SER DE UMA HORA OU MAIS HORAS, ERAM TAMBÉM CONHECIDAS POR RELÓGIO DE BORDO. EM OUTRA OPORTUNIDADE TRATAREMOS DESTE ÚLTIMO  INSTRUMENTO.

EM OCASIÕES DO DESEMBARQUE E EMBARQUE DO CAPITÃO, OU OUTRAS AUTORIDADES OS SINOS SOAVAM EM HONRA.


https://www.history.navy.mil/browse-by-topic/heritage/customs-and-traditions0/the-ship-s-bell.html

EM PAISES QUE PRESERVAM SUA HISTÓRIA NAVAL, SUA IDENTIDADE DE POVO, OS SINOS DOS NAVIOS DESCOMISSIONADOS PERMANECIAM EM MUSEUS ESPECÍFICOS. NAS  MARINHAS DE GUERRA SÃO PATRIMÔNIO DA NAÇÃO.



NOS SINOS SÃO GRAVADOS A DATA DO COMISSIONAMENTO DA EMBARCAÇÃO, SEU NOME, EMBLEMAS OU OUTRAS INFORMAÇÕES.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065



quarta-feira, 5 de junho de 2024

OS COMANDOS A BORDO PELO TOQUE DO APITO NAVAL - UMA TRADIÇÃO MARINHEIRA - CONTROLS ON BOARD BY BLOWING THE NAVAL WHISTLE - A SAILOR TRADITION

UMA TRADIÇÃO NAVAL QUE REMONTA A ROMA ANTIGA E SUAS GALÉS, O USO DO APITO  PRINCIPALMENTE NA NAVEGAÇÃO A VELA, ONDE NÃO EXISTIA APARELHOS DE COMUNICAÇÃO, TINHA A FUNÇÃO DE DAR CONHECIMENTO DE COMANDOS AS DIVERSAS DIVISÕES E CONVESES DO NAVIO.


https://www.peninsuladailynews.com/news/navy-destroyer-draws-huge-crowd-in-port-angeles/

NOS TEMPOS ATUAIS, O TOQUE DO APITO AINDA É UTILIZADO, APENAS PARA COMANDO DE MANOBRAS.

APITO MARINHEIRO

https://www.facebook.com/marinhaoficial/photos/

COM SEUS APITOS PRESOS AO PESCOÇO, POR UM CADARÇO OS OFICIAIS TRASMITEM SUAS ORDENS, SENDO UM SÍMBOLO DE HONRA.



CHAMADA
DO CONTRAMANTE

O apito do contramestre (ou Bo'sun ou Boson) deriva seu nome de 'contramestre', um suboficial em um navio de guerra ou um suboficial em um navio mercante, encarregado do cordame, âncoras, cabos, etc. passar comandos para a tripulação, pois seu tom agudo poderia ser ouvido durante as atividades da tripulação e o mau tempo.

Atualmente, é usado em toques de clarim tradicionais que anunciam certos eventos e cerimônias nas marinhas modernas.

É um equipamento padrão nas marinhas militares de todo o mundo e em cada barco há um oficial ou marinheiro treinado nos diversos códigos de chamada e encarregado do uso do apito.

O chamado de contramestre ou apito de contramestre é um cachimbo ou tipo de apito sem diafragma constituído por um tubo estreito (a arma) que direciona o ar sobre uma esfera de metal (a bóia) com um orifício na parte superior. O jogador abre e fecha a mão sobre o buraco para mudar o tom.
A partir de meados do século 18, três conjuntos de anéis ao redor do cachimbo são um ornamento tradicional dos contramestres ingleses.

Esses instrumentos são bens privados, e não equipamentos oficiais, e as chamadas de prata eram no passado presentes e peças de apresentação adequados.

tps://www.silvercollection.it/dictionarybosonwhistle.html

tps://www.silvercollection.it/dictionarybosonwhistle.html

MARINHEIRA MUNIDA DE SEU APITO

https://theshipinabottle.com/boatswain_lanyards.htm

VÍDEO SOBRE APITOS NAVAIS:

https://www.youtube.com/watch?v=J-uydDlTPJ4


JOSEMAR


ECONOMISTA - CORECON 2065