Seguidores
terça-feira, 6 de setembro de 2022
HOJE 06/09, MEU ANIVERSÁRIO! 66 MILHAS NAVEGADAS NO CURSO DA EXISTÊNCIA!
segunda-feira, 29 de agosto de 2022
PORTO DE ILHÉUS - RIO CACHOEIRA - MINHAS MEMÓRIAS - ILHÉUS PORT - CACHOEIRA RIVER - MY MEMORIES
NO FINAL DA DÉCADA DE 1930 MEU PAI, SUA IRMÃ, TIA GLORILDES, MINHA AVÓ JOSEFA, PARTIRAM DE ALAGOAS, REGIÃO DE PÃO DE AÇÚCAR, A BORDO DO NAVIO CHATA MIRANDA, DO LLOYDE BRASILEIRO, ZARPANDO DO PORTO DE PENEDO LOCALIZADO NO RIO SÃO FRANCISCO, COM DESTINO A ILHÉUS.
MEU PAI, A ESQUERDA. E SEU IRMÃO, MEU TIO ANTÔNIO EM ILHÉUS - 17/11/44
ACERVO DO BLOGTIA LICA, OUTRA IRMÃ DO MEU PAI, SE ANTECEDEU A ESTA MIGRAÇÃO FAMILIAR, ENCONTRAVA-SE NA CIDADE, COM TODA LOGÍSTICA PARA RECEBER OS FAMILIARES.
MEU PAI, JOÃO ALVES, NA ÉPOCA COM 17 ANOS, DE INÍCIO TRABALHOU NO TABELIONATO DE TONICO BASTOS, PERSONAGEM DO ROMANCE DE JORGE AMADO, GABRIELA, CRAVO E CANELA, EM 1940, JOÃO PARTIU DE ILHÉUS COM UM GRUPO DE MENINOS PARA PRESTAR EXAME NA ESCOLA DE APRENDIZ DE MARINHEIROS DE SALVADOR, FOI APROVADO, CUMPRINDO SEU DESTINO DE CONHECER OS 7 MARES, A CONTRA GOSTO DE TONICO QUE GOSTARIA QUE JOÃO PERMANECESSE NO TABELIONATO, POR SE AFEIÇOAR A MEU PAI, ELE O COLOCARIA COMO SEU SUCESSOR.
NESTE ÍNTERIM TIA LICA CASOU-SE COM TIO OSCAR, QUE ATUAVA COMO CONFERENTE NO ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA, ATENDENDO A NAVIOS DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO COSTEIRA, MAIOR EMPRESA DE NAVEGAÇÃO NACIONAL À ÉPOCA, DO LLOYD E COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA.
FOTO AÉREA -DATA DESCONHECIDA - PORTO RIO CACHOEIRA - PELO MENOS 4 PONTES DE ATRACAÇÃO SÃO VISÍVEIS
https://ilheuscomamor.wordpress.com/2011/06/08/ilheense-ou-ilheuense/
ATÉ CHEGAR AO TEMPO DA MINHA IDA PARA ILHÉUS, QUANDO ASSUMI UMA SUPERVISÃO NO ICB - INSTITUTO DE CACAU DA BAHIA, A CONVITE DE JOSÉ HUGHES. NO 1º ANO FIQUEI HOSPEDADO NA CASA DOS MEUS TIOS LICA E OSCAR, FUI ACOLHIDO COMO FILHO, SEMPRE ÁS NOITES TINHAM RODAS DE CONVERSAS COM TIO OSCAR E COLEGAS DE TRABALHO, EDUARDO (ARROZ DOCE), ZÉ CARLOS (ZÉ ESPETO), NALDO, GUIMARÃES (PISA), MERICA, BINHA, POSTERIORMENTE (PAULO UBIRAJARA) BIRA, QUE FOI TRANSFERIDO PARA A ILHÉUS 3 ANOS DEPOIS DE MINHA IDA.
BEBENDO UMAS CERVEJAS, FUMANDO CHARUTOS, CONTANDO ESTÓRIAS E HISTÓRIAS DO MAR, DE SALVADOR E ILHÉUS ANTIGAS, DAS OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO VELHO PORTO RIO CACHOEIRA, OS NAVIOS, AS BARCAÇAS A PANO, A FERROVIA QUE TRAZIA CACAU DA ZONA RURAL PARA EXPORTAÇÃO. O CONVÍVIO COM TODOS ESSES AMIGOS CITADOS, FAZIA O TEMPO TRANSCORRER DE MODO AGRADÁVEL
NESTA IMAGEM, NÃO TEMOS A DATA, OBSERVAMOS UM NAVIO MISTO, CARGAS E PASSAGEIROS POSSIVELMENTE DE CABOTAGEM. ALÉM DE COMPOSIÇÃO DE VAGÕES FERROVIÁRIOS QUE SERVIAM A ILHÉUS. A CHAMINÉ NO DESTAQUE PERTENCIA A FÁBRICA KAUFMANN PROCESSADORA DE CACAU.
https://pacoiosbateatro.webnode.com.br/album/ilheus-ontem/antigo-porto-de-ilheus-jpg/O ADVENTO DA INTERNET PERMITIU-ME TER ACESSO A IMAGENS E TEXTOS, DE FATOS QUE MEU PAI E TIO OSCAR RELATAVAM DE SUAS EXPERIÊNCIAS LIGADAS AO MAR. HOJE, GOSTARIA DE DAR CONTINUIDADE AS CONVERSAS, COM INDAGAÇÕES QUE IRIAM ESCLARECER MINHAS CURIOSIDADES. TEMPOS IDOS QUE FORAM MARAVILHOSOS. MAS SEGUIMOS. NA POSTERIDADE MEUS RELATOS SOBRE O MAR DA BAHIA SERÃO ESTÓRIAS.
VAMOS AO OBJETIVO PRIMÁRIO DESTA POSTAGEM, QUE É O ANTIGO PORTO DO RIO CACHOEIRA. DESDE OS IDOS DE 1535, COM A CHEGADA DOS PORTUGUESES, A HISTÓRIA DE ILHÉUS E SEU PORTO SE INICIA. NÃO IREMOS DIVAGAR SOBRE ESSE PASSADO DISTANTE, QUE IMPLICA EM PESQUISAS MAIS APROFUNDAS, E SIM, SOBRE A SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX, PRINCIPALMENTE DO PERÍODO DE 1940, DURANTE A II GRANDE GUERRA, INDO ATÉ A CONSTRUÇÃO DO PORTO DE MALHADO NO FINAL DE 1960. DESSE PERÍODO TENHO RELATOS DE PESSOAS QUE VIVERAM A ÉPOCA , A EXEMPLO DE MEU PAI E MEU TIO.
A CRESCENTE IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA LAVOURA CACAUEIRA, JUNTO A RECEBIMENTOS DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS, IMPULSIONARAM A NECESSIDADE DE CONSTRUÇÃO DE UM PORTO ORGANIZADO E POR RAZÕES DE VANTAGENS NATURAIS O LOCAL ESCOLHIDO FOI O ESTUÁRIO DO RIO CACHOEIRA.
EM 06 DE ABRIL DE 1911 O EMPREENDEDOR BENTO BERILLO DE OLIVEIRA FIRMOU COM A INTENDÊNCIA MUNICIPAL PROTOCOLO PARA A CONSTRUÇÃO DO FUTURO PORTO DE ILHÉUS. COINCIDÊNCIA OU NÃO NESTE MESMO ANO EM 17 DE JULHO O VAPOR CANAVIEIRAS INAUGURAVA O PRIMEIRO TRECHO DE CAIS DO PORTO DE SALVADOR.
A ELITE ECONÔMICA DE ILHÉUS BUSCAVA NÃO DEPENDER DA INFLUÊNCIA DE SALVADOR. EM ILHÉUS O CACAU ERA TRANSPORTADO EM PEQUENAS EMBARCAÇÕES E VELEIROS PARA SER EMBARCADO EM NAVIOS DE LONGO CURSO NO PORTO DA CAPITAL. O OBJETIVO MAIOR FOI ALCANÇADO COM A PRIMEIRA OPERAÇÃO DE LONGO CURSO ATRAVÉS DO NAVIO DE BANDEIRA SUECA O FALCO, COM DESTINO A NOVA YORK EM 26 DE JANEIRO DE 1926.
IMAGEM INTERESSANTE, NÃO TEMOS A DATA, MAS PELA ESTRUTURA DOS NAVIOS,FUNDEADOS, 6 AO TODO, CARGUEIROS CLÁSSICOS, SUPERESTRUTURA A MEIA NAU, PODE SER SEGUNDA METADE DA DÉCADA DE 1950 A PRIMEIRA METADE DA DÉCADA DE 1960. ESPERANDO EMBARQUE POR MEIO DE ALVARENGAS
https://transparencia.ilheus.ba.gov.br/detalhe-da-materia/info/ilheus-completa-482-anos-de-historia/48560PASSADO OS PRIMEIROS ANOS DO NOVO PORTO, FENÔMENOS NATURAIS COMEÇARAM A MOSTRAR SUAS FACETAS QUE DIFICULTAVAM O ENTRAR E SAIR DE EMBARCAÇÕES. ANTES DE RELATARMOS EPISÓDIOS ENVOLVENDO OPERAÇÕES PORTUÁRIAS NO PERÍMETRO DO ANTIGO PORTO DE ILHÉUS SE FAZ NECESSÁRIO ESCLARECER NUANCES ESPECIFICAS.
A BARRA DA BAÍA DO PONTAL É ESTREITA ENTRE SUAS MARGENS, A LESTE O MORRO DE PERNAMBUCO, A OESTE, ORLA QUE SE INICIA NA AV. 2 DE JULHO E SE PROLONGA PELA PRAIA DA AVENIDA. MESMO PARA ESSE TEMPO ONDE AS DIMENSÕES DOS NAVIOS DE LONGO CURSO ERAM BASTANTE INFERIORES AS EMBARCAÇÕES ATUAIS, A ENTRADA E SAÍDA DE NAVIOS ERAM REALIZADAS COM POUCA FOLGA NAS MANOBRAS. ESTE CENÁRIO SE POTENCIALIZAVA EM PERÍODOS DE VENTOS INTENSOS E VAGALHÕES.
UM CASO EMBLEMÁTICO FOI O NAUFRÁGIO DO IATE ITACARÉ EM 23 DE AGOSTO DE 1939, NA ENTRADA DA BARRA FOI AÇOITADO POR ENORMES VAGALHÕES, PROVOCANDO O EMBORCAMENTO DO CASCO, CAUSANDO INÚMERAS VÍTIMAS FATAIS, MANHÃ TRAUMÁTICA PARA OS HABITANTES DA CIDADE, DURANTE MUITO TEMPO O EPISÓDIO MARCOU A VIDA DOS ILHEENSES. TIA LICA ATUAVA COMO ENFERMEIRA PARTICIPOU DO ATENDIMENTO AOS NÁUFRAGOS.
COM O POUCO CONHECIMENTO QUE TENHO SOBRE A ENTRADA E SAÍDA DAS EMBARCAÇÕES, POIS, NÃO SOU PRÁTICO, NEM COMANDANTE, OS NAVIOS DE MAIOR DESLOCAMENTO, DEVERIAM SER REALIZADAS NA PREAMAR - NÍVEL MÁXIMO DE MARÉ, EVITANDO ENCALHES.
OS PORTOS LOCALIZADOS EM ESTUÁRIOS, QUANDO ÁGUA DOCE PROVENIENTES DE RIOS SE ENCONTRAM COM A ÁGUA DO MAR, PODENDO ACONTECER NO INTERIOR DE BAÍAS, A EXEMPLO DA BAÍA DE SANTOS, PARANAGUÁ E PONTAL. ESSES PORTOS RECEBEM CONSTANTEMENTE SEDIMENTOS TRAZIDOS PELA CORRENTEZA DOS RIOS, O QUE SE ACENTUA NOS PERÍODOS DE CHEIA
DESCONHEÇO A DATA DESTA IMAGEM, NEM SEU CRÉDITO, MAS É RICA EM DETALHES, ONDE OBSERVAMOS 5 PONTES E UMA ESPÉCIE DE PIER. DA ESQUERDA PARA DIREITA UM VELEIRO ATRACADO, EM OUTRA PONTE 2 ALVARENGAS, SINALIZANDO QUE O PORTO DO MALHADO AINDA NÃO ESTAVA OPERACIONAL, NEM EM SEU PIER DE MADEIRA. LOGO APÓS 2 EMBARCAÇÕES DE SERVIÇOS OFFSHORES, NA MARGEM DO PONTAL É VISÍVEL UM DESTROÇO DE NAUFRÁGIO, QUE DEVE SER O URUBATAN EM 1959 TRANSPORTANDO TAMBORES DE ASFALTO, OU NOSSA SENHORA DE LOURDES EM 1957, TRANSPORTANDO GADO. POR ÚLTIMO NA ENTRADA DA BARRA UM REBOCADOR REALIZANDO O REBOQUE DE UMA ALVARENGA. QUE TEMPO SAUDOSO.
ESSE MATERIAL SE ACUMULA NAS BACIAS DE EVOLUÇÃO DOS PORTOS REDUZINDO A PROFUNDIDADE, DEVIDO O ASSOREAMENTO, LEVANDO A NECESSIDADE DE DRAGAGEM DE MANUTENÇÃO PERIÓDICAS A FIM DE MANTER O CALADO OPERACIONAL DE PROJETO.
A BAÍA DE ILHÉUS RECEBE ÁGUAS DE 3 RIOS, O ITACANOEIRA TAMBÉM CHAMADO DE FUNDÃO, SANTANA E CACHOEIRA, ESSE CENÁRIO LEVOU A DIFICULDADE DE ACESSO A NAVIOS DE LONGO CURSO FAZENDO COM QUE A SOCIEDADE EMPRESARIAL DE ILHÉUS NO FINAL DA DÉCADA DE 1930 TOMASSE POSIÇÃO QUANTO AO FUTURO PORTUÁRIO DA CIDADE.
IMAGEM ANTIGA DE ILHÉUS, NÃO TEMOS A DATA - O PORTO DO MALHADO AINDA NÃO TINHA SIDO CONSTRUÍDO E MUITOS PRÉDIOS DA AV. SOARES LOPES AINDA NÃO EXISTIAM. A IMAGEM RETRATA O AEROPORTO NO BAIRRO DO PONTAL.
https://br.pinterest.com/pin/558939003731799477/DEPOIS DE 3 ANOS VÁRIAS FORAM AS PROPOSTAS COLOCADAS À MESA DE DISCUSSÃO, DESDE A ABERTURA DE UM CANAL LIGANDO O OCEANO ATLÂNTICO DIRETAMENTE A BAÍA DE PONTAL, ATÉ A CONSTRUÇÃO DE UM PORTO OFFSHORE, EM MAR ABERTO, VENCEU A SEGUNDA. DIANTE DA DECISÃO, EM 1942 O ACESSO AO PORTO FOI CERCEADO A NAVIOS DE LONGO CURSO, FICANDO OS EMBARQUES REALIZADOS POR ALVARENGAS, BARCAÇAS SEM PROPULSÃO PRÓPRIA, ERAM REBOCADAS ATÉ OS NAVIOS FUNDEADOS AO LARGO DA CIDADE ILHÉUS.
NÃO É PRECISO SER ESPECIALISTA PARA ENTENDER QUE EM ÉPOCAS DE MAU TEMPO O SERVIÇO ERA INTERROMPIDO, EM VIRTUDE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS REBOCADORES E PELA PRÓPRIA BARCAÇA, POIS A SAÍDA DA BARRA SE TORNAVA PERIGOSA, ALÉM DO POSICIONAMENTO NO COSTADO DOS NAVIOS FICAR IMPRATICÁVEL.
PÁTIO DE TANCAGEM DA PETROBRAS - ANTES DO POLIDUTO LIGANDO A REFINARIA DE MATARIPE A ITABUNA E JEQUIÉ OS DERIVADOS DE PETRÓLEO DESTINADOS A REGIÃO SUL DO ESTADO ERAM DESEMBARCADOS NO PORTO DO MALHADO. NÃO EMOS A DATA.
https://br.pinterest.com/pin/558939003731799496/NESSE INTERREGNO OS SERVIÇOS DE DRAGAGENS FORAM REALIZADOS DE FORMA CONTÍNUA, MITIGANDO O ASSOREAMENTO. A DECISÃO DE CONSTRUIR UM NOVO PORTO EM MAR ABERTO SÓ TEVE CONTORNOS NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1960, COM LOCALIZAÇÃO NA PONTA DO MALHADO, AO NORTE DO ANTIGO. RESSALTE-SE QUE O PORTO DO MALHADO, FOI O PRIMEIRO CONSTRUÍDO EM MAR ABERTO NO BRASIL
SOBRE O PORTO DO MALHADO TECEREMOS COMENTÁRIOS EM OUTRA OPORTUNIDADE.
RESSALTO QUE ILHÉUS NÃO ERA APENAS VISITADA POR NAVIOS, UMA IMENSA FROTA DE SAVEIROS DE VELA DE IÇAR ARMADOS EM TRAQUETE, ESCUNAS DE 2 E 3 MASTROS E EMBARCAÇÕES MENORES MOVIDAS A MÁQUINA DENOMINADAS DE IATE, FREQUENTAVAM NÃO SÓ O ANCORADOURO DE ILHÉUS, COMO TODO LITORAL DA BAHIA, TRANSPORTANDO CARGAS, PRINCIPALMENTE CACAU, PIAÇAVA E PASSAGEIROS DURANTE SÉCULOS, A ESSES HOMENS DEVEMOS NOSSO TRIBUTO, POIS NÃO SERÍAMOS UMA CIVILIZAÇÃO SEM SUA FAINA, CORAGEM E AUDÁCIA.
A FREQUENTE ESCALA DE NAVIOS DE BANDEIRA ESTRANGEIRA NA CIDADE PERMITIU A SOCIEDADE ILHEENSE MANTER UM ALTO PADRÃO DE CONSUMO, EM BEBIDAS, ALIMENTOS EXÓTICOS, PERFUMES, ROUPAS, EM SUMA, COMPATÍVEL COM A RIQUEZA QUE O CACAU PROPORCIONAVA. O PORTO DE ILHÉUS FERVILHAVA COM FESTAS E RECEPÇÕES.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON - 2065
quarta-feira, 17 de agosto de 2022
AUSÊNCIA DE SAVEIROS NA LISTA DE INCRITOS DA REGATA ARATU MARAGOGIPE
segunda-feira, 15 de agosto de 2022
PESCA ARTESANAL E SEMI INDUSTRIAL, UMA OPÇÃO VIÁVEL DE EMPREGO E RENDA PARA SALVADOR - BAHIA - ARTISANAL AND SEMI INDUSTRIAL FISHING, A VIABLE EMPLOYMENT AND INCOME OPTION FOR SALVADOR - BAHIA
domingo, 14 de agosto de 2022
13/08 - DIA DO ECONOMISTA
A TODOS PROFISSIONAIS IMBUÍDOS DOS CAMINHOS A SEREM TRAÇADOS PELA SOCIEDADE NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO PLENO EM SUAS RELAÇÕES ECONÔMICAS, MEU RESPEITO EM SEU DIA COMEMORTIVO, O QUAL ME INCLUO. 13/08 DIA DO ECONOMISTA.
sábado, 6 de agosto de 2022
REGATA ARATU MARAGOJIPE 27/08/2022 - CONTA COM 120 INSCRITOS ATÉ O MOMENTO
A REGATA ARATU MARAGOJIPE, QUE SERÁ RELIZADA NO DIA 27/08/2022 CONTA ATÉ ESTE MOMENTO COM 120 INSCRITOS, O RECORDE DE PARTICIPANTES DEVE SER QUEBRADO.
https://www.bahianoiteedia.com.br/regata-aratu-maragogipe-um-colorido-na-baia-de-todos-os-santos/NÃO ESQUECENDO QUE MESMO SEM POSSUIR EMBARCAÇÃO VOCÊ PODE ALUGAR E PARTICIPAR, OU APENAS ACOMPANHAR ESSA GRANDE E ESPETACULAR FESTA NO MAR DA BAHIA.
http://www.aratumaragojipe.com.br/2022/
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/regata-aratu-maragojipe-53-anos-de.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/07/47-regata-aratu-maragojipe-200816-uma.html
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON - 2065
quinta-feira, 21 de julho de 2022
AND - ASSOCIAÇÃO NÁUTICA DA BAHIA, ENTIDADE QUE PROMOVE AÇÕES EFETIVAS PARA O SETOR
FICO FELIZ POR POR TOMAR CONHECIMENTO DA EXISTÊNCIA DA AND - ASSOCIAÇÃO NÁUTICA DA BAHIA, COM OBJETIVO DE POTENCIALIZAR AÇÕES QUE VENHAM CONTRIBUIR PARA O AVANÇO QUALITATIVO DA ATIVIDADE NÁUTICA DE LAZER NO LITORAL DA BAHIA.
O BLOG VIAJANTE SEM PORTO SE COLOCA À DISPOSIÇÃO PARA CONTRIBUIR COM A AND NO QUE FOR POSSÍVEL. ABAIXO SEGUE ENDEREÇO ELETRÔNICO DA ASSOCIAÇÃO.
https://instagram.com/anb_bahia?igshid=YmMyMTA2M2Y=
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
terça-feira, 12 de julho de 2022
REGATA ARATU MARAGOJIPE - 27/08/2022 - CONTA COM 83 INSCRITOS
REGATA ARATU MARAGOJIPE QUE SERÁ REALIZADA NO SÁBADO 27/08/2022 CONTA, ATÉ ESTA DATA, COM 83 VELEIROS INSCRITOS, POSSIVELMENTE TEREMOS NOVO RECORDE DE PARTICIPANTES.
AQUELES COM INTERESSE EM PARTICIPAR MAS NÃO SÃO PROPRIETÁRIOS DE EMBARCAÇÃÕES PODEM ALUGAR VELEIROS, ESCUNAS, LANCHAS ACOMPANHANDO ESSE INTERESSANTE E PECULIAR EVENTO, TENHO CETERZA QUE MAGNÍFICAS RECORDAÇÕES FIGURARÃO NA MEMÓRIA
SAVEIROS - EMBARCAÇÕES TRADICIONAIS DA BAHIA
sexta-feira, 24 de junho de 2022
DIA DO HOMEM DO MAR - 25 DE JUNHO - DAY OF THE SEAFARER - JUNE 25
quinta-feira, 23 de junho de 2022
TRANSFERÊNCIA CRUDE OIL - 83 NM DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - TRANSFER CRUDE OIL - 83 NM FROM TODOS OS SANTOS BAY
CONFORME ESTE BLOG PREVIU, INICIOU ONTEM - 23/06/2022 - MAIS UMA OPERAÇÃO SHIP -TO - SHIP - OFFSHORE PARA A REFINARIA ACELEN, ENVOLVEMDO OS NAVIOS ELKA PARANA, COM 16,1 m DE CALDO E O NAVIO ZUMBI DOS PALMARES.
ENQUANTO A REFINARIA ESTAVA NAS MÃOS DA PETROBRAS, PRODUZIA COM OCIOSIDADE, HOJE ,PRIVATIZADA, ATUA COMO UMA LOCOMOTIVA PARA O CENÁRIO INDUSTRIAL DA BAHIA. APENAS UM SENÃO, O COMANDO DA ACELEN DEVE IMPLEMENTAR DE FORMA CELERE O RETORNO DE ABASTECIMENTO DE BUNKER PARA NAVIOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
POSÍCÃO DAS EMBARCAÇÕES ENVOLVIDAS NA OPERAÇÃO
ECONOMISTA -2065
quarta-feira, 22 de junho de 2022
REGATA ARATU MARAGOJIPE - 53 ANOS DE FESTA NO MAR DA BAHIA - 27/08/2022 - ARATU MARAGOJIPE SAILING RACE - 53 YEARS OF PARTY IN THE SEA OF BAHIA - 08/27/2022
terça-feira, 21 de junho de 2022
LOGÍSTICA PORTUÁRIA E VENDA DA RLAM TRACIONAM COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA - PORT LOGISTICS AND SALE OF RLAM BRING COMPETITIVENESS TO THE ECONOMY OF BAIANA
A BAHIA VISLUMBRA UM CENÁRIO DE BONS VENTOS PARA COMPETITIVIDADE DA SUA ECONOMIA A PARTIR DO ANO DE 2020 ATÉ O PRESENTE. SE TORNA EVIDENTE QUE OS INVESTIMENTOS INAUGURADOS NESTE PERÍODO, OS QUAIS CITAREMOS NO DECORRER DO ARTIGO SÃO VETORES PRINCIPAIS.
EM DIVERSOS ARTIGOS E ESCRITOS NARRAMOS O QUÃO FOI INERTE A POLÍTICA ECONÔMICA ADOTADA PELA BAHIA EM RELAÇÃO À ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS E QUALIFICAÇÃO DAS SUAS ESTRUTURAS LOGÍSTICAS, PRINCIPALMENTE PORTOS E FERROVIAS, NESTES ÚLTIMOS 16 ANOS, FAZER O QUÊ, CADA GRUPO POLÍTICO E SEUS RESPECTIVOS GOVERNADOS TEM A LIBERDADE PARA DECIDIR SUAS PRIORIDADES.
A BAÍA DE TODOS SANTOS REPRESENTA UM ESPETACULAR ESPELHO D'ÁGUA NÃO SÓ PELOS SEUS ATRATIVOS NATURAIS, QUE POTENCIALIZA OS SERVIÇOS TURÍSTICOS, MAS TAMBÉM, PELA SUA ACESSIBILIDADE Á NAVEGAÇÃO MARÍTIMA COMERCIAL. O CANAL PRINCIPAL TEM PROFUNDIDADES QUE PODEM SUPERAR 30 METROS,PORÉM NO PERÍMETRO DOS BERÇOS DE ATRACAÇÃO ESSAS COTAS DIMINUEM, O QUE PODE SER AMPLIADA POR DRAGAGEM.
PARA SUPRIR ESTAS NECESSIDADES LOGÍSTICAS, TERMINAIS MARÍTIMOS PRIVADOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM LANÇADO MÃOS DE OPERAÇÕES TRANSSHIPMENT - SHIP - TO - SHIP. A ACELEN, ANTIGA REFINARIA LANDULPHO ALVES, JÁ REALIZOU ALGUMAS DESSAS AÇÕES, INCLUSIVE SHIP -TO-SHIP OFFSHORE. A ENSEADA INDÚSTRIA NAVAL JÁ OBTEVE AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL DO INEMA PARA TRANBORDO DE CARGA ENTRE NAVIOS, INCLUSIVE TIPO CAPESIZE
UM EXEMPLO PONTUAL É O NAVIO "ELKA PARANA" - SHUTTLE TANKER, QUE NAVEGA PARA SALVADOR, TRANSPORTANDO PETROLÉO BRUTO, DANDO 9,8 Kn, PREVISÃO DE CHEGADA EM 22/06/22 AS 18 h, COM CALADO DE 16,1 m, CALADO ESTE QUE NÃO PERMITIRIA SUA ATRACAÇÃO NO TEMADRE, O MESMO DEVE REALIZAR OPERAÇÃO DE TRANSBORDO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS OU EM MAR ABERTO. A PRESENÇA DO REBOCADOR "DIDI K" NO FUNDEIO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS PODE SER UM INDICATIVO DESSA NOVA OPERAÇÃO, POIS O MESMO DEU APOIO EM OUTRAS OCASIÕES.
TANKER SHIP "ELKA PARANA"A AMPLIAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR EM MAIS UM BERÇO, EQUIPADO COM PORTÊINERES DE ÚLTIMA GERAÇÃO, O PORTO COTEGIPE DEVE CONTAR COM MAIS UMA JANELA DE ATRACAÇÃO ATÉ O FINAL DO ANO, A INTERMARÍTIMA ADQUIRIU O ANTIGO TERMINAL DA USIBA, DEVENDO REALIZAR INVESTIMENTOS, O ESTALEIRO ENSEADA ESTÁ AUTORIZADO A OPERAR COMO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO EM DIVERSAS MODALIDADES DE CARGAS. NÃO ESQUECER DA PERMISSÃO DE USO DOS TERMINAIS DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU, QUE DEMANDARÁ EXPRESSIVOS INVESTIMENTOS EM BERÇOS E NOVOS SHIPLOADER.
TUG "DIDI K"OUTRO FATO RELEVANTE FOI A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA DE MATARIPE, QUE DEVE REALIZAR INVESTIMENTOS PRODUTIVOS VISANDO AUMENTO DA CAPACIDADE DE REFINO E MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE SEUS PROCESSOS PRODUTIVOS. A PRODUÇÃO INDUSTRIAL DA BAHIA TEVE CRESCIMENTO DE 2,8% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022, GRAÇAS AO INCREMENTO DE 40% NO REFINO DA ACELEN.
PERCEBO ESTE CENÁRIO DESCRITO ANTERIORMENTE COMO UM FAROL INDICANDO NOVO PROTAGONISMO PARA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, PROTAGONISMO QUE FOI ASSUMIDO EM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE, ESPERO QUE O GOVERNADOR ELEITO POTENCIALIZE ESTAS NOVAS VERTENTES POSITIVAS PARA NOSSO ESTADO
JOSEMAR
ECONOMISTA - 2065
LINKS CORRELATOS:
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/arrendamento-do-tgs-do-porto-de-aratu.html
https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/blog/ship-to-ship/
quarta-feira, 15 de junho de 2022
ENDEREÇOS DE SITES - SERVIÇOS NÁUTICOS - SALVADOR - BAHIA - WEBSITE ADDRESSES - NAUTICAL SERVICES - SALVADOR - BAHIA
RELAÇÃO DE LINKS DE ESTALEIROS DE LANCHAS, SERVIÇOS, MARINAS LOCALIZADAS EM SALVADOR - BAHIA - SITES NÁUTICOS.
![]() |
SALVADOR - BAHIA -1873 |
EMERGÊNCIA:
https://www.marinha.mil.br/cppr/emergencia - EMERGÊNCIAS MARÍTIMAS / FLUVIAIS - TELEFONE 185
https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/VID-20201220-WA0022.mp4
ESTALEIROS:
https://www.fibrafort.com.br/pt/produtos
https://www.schaeferyachts.com.br/?
https://www.vistamarnautica.com.br/
http://lanchascaprice.com.br/teste/
http://stellanautica.tempsite.ws/
https://www.magnaestaleiros.com.br/
MARINAS E CLUBES NÁUTICOS SALVADOR - BAHIA:
https://www.saveiroclubedabahia.org/
https://www.bahiamarina.com.br/site/
https://www.aratuiateclube.com.br/
http://yachtclubedabahia.com.br/
https://cabotosports.com.br/contato
https://jet-marine.negocio.site/
http://socicamnauticaeturismo.com.br/amarina.php
https://www.facebook.com/salvadormarina.salvadormarina
ALUGUÉIS DE EMBARCAÇÕES - SALVADOR - BAHIA:
https://www.lanchasalvador.com.br/?
https://escunassalvador.com.br/?
https://charternautico.com.br/?
https://apolonioturismo.com.br/
https://www.visiteobrasil.com.br/nordeste/bahia/salvador/servicos/central-de-escunas
https://www.nautal.com.br/aluguel-lanchas-salvador?
DIVERSOS:
http://fundacaobaiaviva.org.br/
MUSEUS NÁUTICOS:
https://www.instagram.com/museudomar.aleixobelov/
https://www.museunauticodabahia.org.br/
INSTITUCIONAIS:
https://www.marinha.mil.br/com2dn/
https://www.marinha.mil.br/cpba/content/principal
https://www.marinha.mil.br/bna/
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-meteoromarinha/previsao-24-horas
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo
https://www.codeba.gov.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/home.php
http://www.pm.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2000&Itemid=854
http://www.agerba.ba.gov.br/index.php/transporte/hidroviario/lanchinhas
TRNASPORTE MARÍTIMO DE PASSAGEIRO:
https://www.internacionaltravessias.com.br/ - FERRY BOAT
https://ilhabelatm.com.br/ - MORRO DE SÃO PAULO
https://www.reserva-cassiturismo.com.br/? - MORRO DE SÃO PAULO
SERVIÇO DE PRATICAGEM:
http://www.salvadorpilots.com.br/
JOSEMAR
ECONOMISTA - 2065
terça-feira, 14 de junho de 2022
ARRENDAMENTO DO TGS PORTO DE ARATU, A BAHIA AVANÇA NOS CAMINHOS LOGÍSTICOS - LEASE OF TGS ARATU PORT, BAHIA ADVANCES IN LOGISTICS PATHS
EXCELENTE NOTÍCIA PARA A ECONOMIA BAIANA, O TERMO DE PERMISSÃO DE USO DOS PIERS DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU FOI ASSINADO NA QUARTA FEIRA, 08 DE JUNHO, ENGLOBANDO ÀS ÁREAS ATU-12 E ATU-18. ESSE EVENTO TRARÁ NOVOS VENTOS NO SENTIDO DE AMPLIAR A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DA ECONOMIA BAIANA, COM ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS PRODUTIVOS.
OS INVESTIMENTOS REALIZADOS VÃO PERMITIR O AUMENTO DA CADÊNCIA OPERACIONAL NESSA UNIDADE PORTUÁRIA, DIMINUINDO O TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA REDUÇÃO DOS FRETES, COM IMPACTO POSITIVO NA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS QUE UTILIZAM O PORTO DE ARATU.
OS NOVOS PERMISSIONÁRIOS TÊM PELA FRENTE UM DESAFIO, O GARGALO FERROVIÁRIO A SER ULTRAPASSADO DIANTE DO CRESCIMENTO DA ESCALA DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS. A BAHIA, ASSIM COMO EM SEUS PORTOS, NÃO INVESTIU EM MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE SUA MALHA FERROVIÁRIA, O QUE DIMINUI OS GANHOS LOGÍSTICOS EM DISTÂNCIAS SUPERIORES A 300 KM, QUANDO COMPARADOS AO MODAL RODOVIÁRIO.
A CS INFRA, EMPRESA GANHADORA DA CONCORRÊNCIA PREVÊ INVESTIR R$ 627 MILHÕES NOS PRIMEIROS 3 ANOS, ALÉM DE BUSCAR PARCERIAS COM A FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA S.A E SUA CONTROLADORA A VLI, BUSCANDO A INTERSEÇÃO ENTRE ESSES 2 MODAIS.
https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratuSE TORNA RELEVANTE CITAR A FERROVIA JUAZEIRO - SALVADOR, VIABILIZANDO SUA REQUALIFICAÇÃO, OPERANDO CARGAS ATRAVÉS DE COMBOIOS DE CHATAS VINDO DA REGIÃO OESTE, RIO SÃO FRANCISCO, PRINCIPALMENTE SOJA, MILHO E ALGODÃO, DESCARREGADOS NO PORTO DE JUAZEIRO E SEGUINDO PELA FERROVIA ATÉ O COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE ARATU. NO SENTIDO INVERSO A CARGA PRINCIPAL SERIA FERTILIZANTES
APESAR DO MARASMO QUE ENVOLVEU E ENVOLVE A BAHIA NESSES ÚLTIMOS 16 ANOS MINANDO SUA COMPETITIVIDADE, TIVEMOS RECENTEMENTE FATOS ALVISSAREIROS, OS QUAIS CITAREMOS À AUTORIZAÇÃO PARA OPERAÇÃO DO TERMINAL DE USO PRIVADO DO ESTALEIRO ENSEADA, DUPLICAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, AMPLIAÇÃO EM MAIS UM BERÇO DO PORTO COTEGIPE, A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES E SEU TERMINAL MARÍTIMO, O TEMADRE, ALÉM DO INVESTIMENTO REALIZADO PELA INTERMARÍTIMA NO ANTIGO TERMINAL DA USIBA. NEM TUDO ESTÁ PERDIDO.
JOSEMAR SOUZA SANTOS
ECONOMISTA - CORECON 2065
LINKS CORRELATOS:
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/entrevista-com-matheus-oliva-grupo.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/11/estrada-de-ferro-juazeiro-salvador.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2019/05/ampliacao-do-terminal-de-conteineres-do.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/11/a-irresponsabilidade-em-extinguir-o.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html