CRIAMOS UM GRUPO NO FACEBOOK QUE TRATA DO RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, NOSSA CULTURA NÁUTICA E IDENTIDADE DE POVO.
JOSEMAR
ECONOMISTA- CORECON 2065
CRIAMOS UM GRUPO NO FACEBOOK QUE TRATA DO RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, NOSSA CULTURA NÁUTICA E IDENTIDADE DE POVO.
JOSEMAR
ECONOMISTA- CORECON 2065
OS SINOS DE BORDO, HOJE MANTIDOS EM HONRA A TRADIÇÃO NAVAL, INDICAVAM FUNÇÕES EMANADAS DOS SEUS SINAIS SONOROS, COMO OS QUARTOS DE HORA - A BORDO AS FAINAS DA TRIPULAÇÃO SÃO ESTABELECIDADA DE 4 EM 4 HORAS -, EM CENÁRIO DE BAIXA VISIBILIDADE, NEVOEIROS, OS SINOS ERAM UTILIZADOS PARA ALERTAR OUTROS NAVIOS NA PROXIMIDADE, EVITANDO ABALROAMENTOS.
https://www.history.navy.mil/content/history/nhhc/our-collections/photography/numerical-list-of-images/nhhc-series/nh-series/NH-57000/NH-57064.htmlAS BADALADAS REFERENTES AOS HORÁRIOS ERAM DEFINIDAS PELA AMPULHETA, QUE PODIAM SER DE UMA HORA OU MAIS HORAS, ERAM TAMBÉM CONHECIDAS POR RELÓGIO DE BORDO. EM OUTRA OPORTUNIDADE TRATAREMOS DESTE ÚLTIMO INSTRUMENTO.
EM OCASIÕES DO DESEMBARQUE E EMBARQUE DO CAPITÃO, OU OUTRAS AUTORIDADES OS SINOS SOAVAM EM HONRA.
UMA TRADIÇÃO NAVAL QUE REMONTA A ROMA ANTIGA E SUAS GALÉS, O USO DO APITO PRINCIPALMENTE NA NAVEGAÇÃO A VELA, ONDE NÃO EXISTIA APARELHOS DE COMUNICAÇÃO, TINHA A FUNÇÃO DE DAR CONHECIMENTO DE COMANDOS AS DIVERSAS DIVISÕES E CONVESES DO NAVIO.
NOS TEMPOS ATUAIS, O TOQUE DO APITO AINDA É UTILIZADO, APENAS PARA COMANDO DE MANOBRAS.
APITO MARINHEIRO
https://www.facebook.com/marinhaoficial/photos/COM SEUS APITOS PRESOS AO PESCOÇO, POR UM CADARÇO OS OFICIAIS TRASMITEM SUAS ORDENS, SENDO UM SÍMBOLO DE HONRA.
MARINHEIRA MUNIDA DE SEU APITO
https://theshipinabottle.com/boatswain_lanyards.htmVÍDEO SOBRE APITOS NAVAIS:
https://www.youtube.com/watch?v=J-uydDlTPJ4
JOSEMAR
A MORTE A BORDO EM ALTO MAR, SEJA PROVENIENTE DE COMBATE OU CAUSAS NATURAIS, DURANTE SÉCULOS, DESDE OS PRIMÓRDIOS QUE OS HOMENS SE FIZERAM AO MAR EM BUSCA DO DECONHECIDO É UM RITUAL DE HONRA NAVAL.
DOS REMOS, À VELA, AO VAPOR, ÓLEOS COMBUSTÍVEIS E POR ÚLTIMO A ENERGIA NUCLEAR, OS NAVEGADORES FORAM AMPLIANDO SEUS DESTINOS, COM ISTO OS PRIMEIROS COMBATES ENTRE FROTAS NAVAIS ORGANIZADAS OCORRIAM A CADA DIA EM MAR ABERTO, MAIS DISTANTE DE TERRA FIRME .
ATÉ O SÉCULO XIX, ANTES DO ADVENTO DA MÁQUINA A VAPOR, OS NAVIOS NÃO TINHAM FONTE DE ENERGIA A BORDO, A PROPULSÃO ERA REALIZADA PELO VENTO. ALIMENTOS ERAM CONSERVADOS COM SAL, O CASO DE CARNES, ANIMAIS VIVOS ERAM LEVADOS PARA SEREM ABATIDOS NOS PRIMEIROS DIAS DE MAR, BISCOITOS ERAM COMUNS, PELA SUA DURABILIDADE.
ENTERRO NO MAR A BORDO DO NAVIO DE TROPAS LEONARD WOOD DE DOIS MARINHEIROS DO USS LISCOME BAY, VÍTIMAS DO ATAQUE SUBMARINO I-175. NOVEMBRO DE 1943
https://en.wikipedia.org/wiki/USS_Liscome_Bay#/media/File:Sea_burial.jpgÁGUA SÓ PARA BEBER, E MESMO ASSIM RACIONADA, BANHOS SÓ SE FOR DURANTE CHUVA OU QUANDO FUNDEAR OU ATRACAR EM ALGUM PORTO. BEBIDAS, PRINCIPALMENTE RUM ERAM DISTRIBUIDAS EM MAIOR QUANTIDADE PARA OS MARUJOS ACEITAREM O RIGOR DAS LONGAS TRAVESSIAS.
DIANTE DE TANTAS CARÊNCIAS, COMO CONSERVAR UM CORPO A BORDO, OU VÁRIOS QUANDO O NAVIO ENTRAVA EM COMBATE. SEM REFRIGERAÇÃO, IMPOSSÍVEL. A SOLUÇÃO ERA BAIXAR O CORPO AO MAR, COM AS HONRAS DEVIDAS, COMPATÍVEIS COM AS TRADIÇÕES DE CADA MARINHA, DE CADA CULTURA.
NOS DIAS ATUAIS, OS NAVIOS TÊM TRIPULAÇÕES REDUZIDAS EM VIRTUDES DOS APARATOS TECNOLÓGICOS QUE GERAM AUTOMATISMO. OS RECURSOS MÉDICOS SÃO IMENSAMENTE MAIORES, O RESGATE DE DOENTES OU ACIDENTADOS MAIS GRAVES PODE SER REALIZADO POR HELICÓPTERO. EM SUMA, A PERSPECTIVA DE ÓBITO Â BORDO É REDUZIDA, E SE ASSIM MESMO OCORRER, CÂMARAS FRIGORÍFICAS PODEM SER USADAS ATÉ O PORTO MAIS PRÓXIMOS.
NOS DIAS ATUAIS CERIMÔNIAS DE SEPUTALMENTO NO MAR, SÃO EXCEPCIONAIS, OCORRENDO PELA VONTADE DOS FAMILIARES, SEMPRE USANDO CAIXÕES.
OS SEPULTAMENTOS NO MAR, FORAM REALIZADOS EM GRANDE ESCALA PELA MARINHA AMERICANA, E SEM DÚVIDAS PELA MARINHA IMPERIAL JAPANESE NAVY, DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, EM CONSEQUÊNCIA DA DUREZA ENCONTRADA NAS BATALHAS, ONDE COMBATES, PRINCIPALMENTE ENVOLVENDO PORTA AVIÕES, PODIAM GERAR DEZENAS DE VÍTIMAS. NÃO HAVIA ESPAÇO A BORDO PARA GUARDAR CORPOS, AS CERIMÔNIAS FÚNEBRES OCORRIAM DE FORMA RÁPIDA, COM AS DEVIDAS HONRAS MILITARES. QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA, OS VIVOS ERAM PRIORIDADE, O PRÓXIMO COMBATE PODIA ESTAR NO HORIZONTE.
SEPULTAMENTO DE MARINHEIROS DO USS INTREPID, APÓS ATAQUE KAMIKAZE EM 1944, TEATRO DO PACIFICO
https://www.facebook.com/photo?fbid=1460533217431534&set=a.676723309145866UM EVENTO REGISTRADO DE FUNERAL MARÍTIMO EM ÁGUAS BAIANAS, OCORREU QUANDO CHARLES DARWIN, EM SEU CRUZEIRO DE ESTUDO CIENTIFICO AO REDOR DO MUNDO, A BORDO DE HMS BEAGLE, ESTEVE NA BAHIA, APORTANDO EM SALVADOR NO DIA 28 DE FEVEREIRO DE 1832, POSTERIORMENTE SEGUIRAM PARA O RIO DE JANEIRO. O CAPITÃO DO NAVIO FITZ -ROY, COM INTUITO DE AFERIR INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO TINHA PROGRAMADO RETORNO A BAHIA, NESSE INTERIM 3 MARINHEIROS DO BEAGLE ESTAVAM ADOENTADOS, POSSÍVELMENTE COM MALÁRIA, ELE ACREDITAVA QUE OS ARES DA VIAGEM FARIA BEM AOS MESMOS.
OS TRIPULANTES ERAM O MARINHEIRO MORGAN, O BOY JONES E O JOVEM CHARLES MUSTERS. MORGAN FALECEU DURANTE A VIAGEM, TENDO SEU CORPO BAIXADO AO MAR, OS OUTROS 2 FALECERAM EM SALVADOR, JONES UM DIA DEPOIS DE TER CHEGADO, MUSTERS 2 DIAS DEPOIS, EM 19 DE MAIO. FORAM SEPULTADOS NO CEMITÉRIO DOS INGLESES. NÃO LOCALIZAMOS AS LÁPIDES DOS MESMOS, NÃO EXISTEM REGISTROS DOCUMENTAIS. POSSIVELMENTE PODEM TER SIDO DESTRUÍDAS COM A OCUPAÇÃO DE PARTE DA ÁREA PELO YACHT CLUBE DA BAHIA.
AS HONRAS FÚNEBRES QUANDO REALIZADAS, SEGUIAM A RITUALÍSTICA DE CADA NAÇÃO, CULTURA, TRADIÇÕES. SEMPRE QUE POSSÍVEL O CADÁVER OU URNA SE HOUVESSE, ERAM COBERTOS OU ENVOLVIDOS PELA BANDIERA DO PAÌS.
O FUNERAL DE UM GUERREIRO VIKING SE TORNAVA UM RITUAL SIMBÓLICO MARCANTE, O CORPO ERA COLOCADO EM UM BARCO, VESTIDO COM ROUPAS TRADICIONAIS PARA O MOMENTO, COM SEU ARMAMENTO PESSOAL, A VELA ERA IÇADA, TOCHAS ACESAS PARA INCEDIAR A EMBARCAÇÃO, LEVAMDO O GUERREIRO PARA DIMENSÃO DO SEU DEUS ODIM .
FUNERAL VIKING
https://www.istockphoto.com/br/vetor/funeral-de-viking-no-mar-gm1091895080-292951818O LINK DO VÍDEO A SEGUIR RETRATA OS PROTOCOLOS DE SEPULTAMENTO NO MAR DA MARINHA AMERICANA
https://www.youtube.com/watch?v=2leYJlvddEg
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
ARTIGO DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO FOI PUBLICADO - https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/03/o-negar-por-negar-e-responsabilidade.html NO SITE POLÍTICA AO PONTO - https://politicaaoponto.com.br/o-negar-por-negar-e-a-responsabilidade-funcional-nas-procuradorias-publicas/ , HOJE, DIA 26/04/24. O TEMA VERSA SOBRE ATIVIDADE GOVERNAMENTAL, ESPECIFICAMENTE ATUAÇÃO DAS PROCURADORIAS PÚBLICAS.
https://www.facebook.com/Entendeudireito/photos/a.247038258713238/3735228993227463/?type=3JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
INSCRIÇÕES PARA REGATA ARATU MARAGOJIPE 2024, COMPLETANDO 55 ANOS, SE ENCONTRAM ABERTAS. ESTE EVENTO NÁUTICO PECULIAR, ATRAVESSANDO A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, PASSANDO PELA FOZ DO RIO PARAGUAÇU, NAVEGANDO RIO A DENTRO ATÉ A CIDADE DE MARAGOGIPE, TESTEMUNHANDO PAISAGENS EXUBERANTES, EDIFICAÇÕES COLONIAIS DE IGREJAS A FORTES, É UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL.
https://www.aratuiateclube.com.br/ENTENDEMOS COMO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DE SAVEIROS, ESCUNAS E BARCOS CLÁSSICOS, NA REGATA, PARA FORTELECER O RESGATE DA NOSSA CULTURA NAVAL
A SEGUIR COLOCAMOS LINKS DA EXPEDIÇÃO QUE REALIZAMOS, COM NAVEGAÇÃO DE SALVADOR ATÉ A CIDADE DE CACHOEIRA, SUBINDO O RIO PARAGUAÇU.
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/01/expedicao-maritima-ao-rio-paraguacu.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/01/expedicao-maritima-ao-rio-paraguacu-com.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/01/expedicao-maritima-ao-rio-paraguacu-com_17.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/01/expedicao-maritima-ao-rio-paraguacu-com_19.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/01/mais-que-alegria-o-barco-da-nossa.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/subir-o-rio-paraguacu-de-barco.html
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
TRANSCREVEMOS NO BLOG VIAJANTE SEM PORTO MAIS UM ARTIGO PRODUZIDO POR MATHEUS OLIVA. BOA LEITURA.
https://www.correio24horas.com.br/colunistas/sobre-etica-sobre-etiqueta-0324
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
TRANSCREVEMOS NO BLOG VIAJANTE SEM PORTO MAIS UM ARTIGO PRODUZIDO POR MATHEUS OLIVA. BOA LEITURA.
https://www.prorim.org.br/blog-artigos/exame-de-creatinina-diagnostico-precoce-da-doenca-renal/
ECONOMISTA - CORECON 2065