sexta-feira, 6 de setembro de 2024
HOJE É MEU ANIVERSÁRIO! PARABÉNS COMANDANTE - INUSITADAMENTE O DIA DO SEXO - TODAY IS MY BIRTHDAY! CONGRATULATIONS COMMANDER - UNUSUALLY SEX DAY
terça-feira, 3 de setembro de 2024
A TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA - PROFESSORA, EMÉRITA, MARIA DORALICE SOUZA SANTOS - MINHA MÃE, 2 - THE TRAJECTORY OF AN EDUCATOR - TEACHER, EMERITA, MARIA DORALICE SOUZA SANTOS - MY MOTHER
EM CONTINUIDADE AO ESCRITO SOBRE A TRAJETÓRIA DA PROFESSORA MARIA DORALICE, PELA RIQUEZA DE INFORMAÇÕES TRAZIDAS NOS COMENTÁRIOS, VAMOS TRANSCREVÊ-LOS, IDENTIFICANDO SEUS AUTORES, QUANDO POSSÍVEL.
Parabéns, Josemar!!!
Grande o legado deixado por uma educadora, mãe e sobretudo mulher, que sempre esteve à frente para sua época, todos que usufruíram do seu convívio devem se orgulhar.
Que homenagem linda, tio. Minha avó deve estar se sentindo honrada nesse momento.
Thiago2 de setembro de 2024 às 17:47
Emocionante saber mais sobre a história de meus avós. Tinha muita coisa antiga que eu ainda não sabia.
Teruake Ogasawara29 de agosto de 2024 às 07:26
Anônimo1 de setembro de 2024 às 09:36
Anônimo1 de setembro de 2024 às 18:05
Parabéns pela homenagem!!!
Diego2 de setembro de 2024 às 10:09
JOSEMAR
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
A TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA - PROFESSORA, EMÉRITA, MARIA DORALICE SOUZA SANTOS - MINHA MÃE, 1 - THE TRAJECTORY OF AN EDUCATOR - TEACHER, EMERITA, MARIA DORALICE SOUZA SANTOS - MY MOTHER
EM HOMENAGEM SINGELA E HONROSA, TENTAREI NARRAR A ESSÊNCIA DA TRAJETÓRIA DE MINHA MÃE PROFESSORA MARIA DORALICE, DORA, EM SEU PAPEL DE FILHA, MÃE, ESPOSA E DUCADORA.
A CRONOLOGIA DA NARRATIVA PODE NÃO SER EXATAMENTE PRECISA QUANTO A ESPECIFICIDADES DAS DATAS, NO CASO, DIA, MÊS, ANO, EM VIRTUDE DE NÃO TER MEMÓRIA VIVA OU DOCUMENTAL SOBRE ALGUNS MOMENTOS DA SUA EXISTÊNCIA, MAS PROCURAREI SER O MAIS EXATO POSSÍVEL NO CONTEXTO HISTÓRICO.
DORA A DIREITA EM SEMINÁRIO PARA PROFESSORES DA LÍNGUA INGLESA NO ACBEU, POSSIVELMENTE NO FINAL DA DÉCADA. DE 1960DORA NASCEU EM SANTO ESTEVÃO - BAHIA, EM 18 DE AGOSTO DE 1928, A FAMÍLIA TINHA UMA PROPRIEDADE RURAL, ONDE PLANTAVAM PRINCIPALMENTE TABACO, COM MINHA AVÓ ELIZA TOMANDO CONTA DA PROLE, EM VIRTUDE DO CHEFE DA FAMÍLIA, MEU AVÔ PEDRO BARAÚNA PASSAVA A MAIOR PARTE DO TEMPO VIAJANDO PELO SERTÃO, NEGOCIANDO FUMO, TINHA UMA TROPA DE BURROS.
ÁLBUM DE FORMATURA DE DORA
ACREDITO QUE, A DATA DO CENÁRIO QUE NARRAREI A SEGUIR SEJA INÍCIO DA DÉCADA DE 1940. PERÍODO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, POR QUE DORA COMENTAVA SOBRE A CIDADE TER AS LUZES APAGADAS DURANTE O PERÍODO NOTURNO, EVITANDO SER ALVO DE BOMBARDEIOS AÉREOS OU VÔOS DE RECONHECIMENTO, UMA DAS IRMÃS DE MINHA MÃE, TIA MARIETA, SE MUDADOU PARA SALVADOR EM PRIMEIRO LUGAR, PREPARANDO O TERRENO PARA OS DEMAIS MEMBROS DA FAMÍLIA, AS CRIANÇAS PRECISAVAM ESTUDAR E MORAR NA ROÇA NÃO MAIS ATENDIA OS ANSEIOS DE MELHORIA DE VIDA.
CONVITE DE FORMATURA DE DORA
DORA E OS IRMÃOS ESTUDARAM O PRIMÁRIO EM SANTO ESTEVÃO, SE DESLOCAVAM A CAVALO TODOS OS DIAS.
EM NOSSAS PROSAS, COM FREQUÊNCIA COMENTAVA DA VIAGEM QUE FIZERAM DE SANTO ESTÊVÃO PARA A CIDADE DA BAHIA, COMO A CIDADE DE SÃO SALVADOR ERA DENOMINADA. NESSA ÉPOCA OS VAPORES DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, NAVEGANDO PELAS ÁGUAS, NEM SEMPRE SERENAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS ERAM O ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O SERTÃO E A CAPITAL DA BAHIA.
DORA EM CONFRATERNIZAÇÃO, EM NOSSO APARTAMENTO NA GRAÇA ENTRE 2018 E 2019, POSSÍVELMENTE, COM COLEGAS DA JUCEB - LUÍSA - EU - FELIPE - DANIEL -JOÃO CUNEGUNDES -VANESSA - DANIELA - LUCAS
OS VIAJANTES IAM MONTADOS EM BURROS, TREM E CARROS DE BOI DO INTERIOR, ATÉ O PORTO DE CACHOEIRA, ONDE EMBARCAVAM NOS VAPORES. DORA CONTAVA UM FATO PITORESCO. QUANDO DESEMBARCARAM NO CAIS TIA MARIETA DEU BRONCA EM MINHA VÓ, POR QUE AS MENINAS ESTAVAM VESTINDO ROUPAS CHITA, FIGURINO NÃO TÃO EVOLUÍDO PARA O AMBIENTE MAIS COMOSPOLITA DA CAPITAL DA BAHIA.
A FAMÍLIA ROCHA, SOBRENOME DE MINHA AVÓ ELISA, SE ESTABELECEU NO PRIMEIRO MOMENTO NA RUA DO GRAVATÁ NO BAIRRO DE NAZARÉ. SEM ADENTRAR O CONTEXTO SÓCIO CULTURAL, QUASE TODAS MULHERES A ESTE TEMPO PRENDAVAM-SE COM HABILIDADE DE CORTE E COSTURA. NO CASO DA FAMÍLIA DE MINHA MÃE, PELA ORIGEM HUMILDE, O SUSTENTO DA FAMÍLIA VINHA DO ATELIER MONTADO NA CASA ONDE MORAVAM, INCLUSIVE NOS HORÁRIOS EM QUE NÃO ESTAVA ESTUDANDO, DORA AJUDAVA BASTANTE A MÃE NA FAINA DIÁRIA.
DORA, JÁ LECIONANDO NO CENTRAL EM UMA DAS FEIRAS DE CIÊNCIA ORGANIZADA NO COLÉGIO, FINAL DA DÉCADA DE 1960.
TIO ARISTEU, ALISTADO NO EXÉRCITO E TIO MÁRIO O MAIS VELHO DE TODOS TRABALHAVA NA COMPANHIA LINHA CIRCULAR CARRIS DA BAHIA, TAMBÉM CONTRIBUIA COM A RENDA FAMILIAR.
DORA FEZ O CURSO CLÁSSICO NO INSTITUTO NORMAL DA BAHIA, E LETRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, FOI NOMEADA PARA ENSINAR INGLÊS NO COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA - CENTRAL, ANTIGO GINÁSIO DA BAHIA.
O CENTRAL MERECE UM CAPÍTULO A PARTE NESTE REGISTRO, PELO MARCO QUE REPRESENTOU PARA O SISTEMA EDUCACIONAL DA BAHIA, DIGO QUE REPRESENTOU, POR QUE NOS DIAS ATUAIS SÃO APENAS RUÍNAS, DIANTE DO ESPLENDOR DE OUTRORA.
O COLÉGIO FOI CRIADO EM 7 DE SETEMBRO DE 1837, COM ISTO SURGINDO O ENSINO SECUNDÁRIO NA BAHIA. DESIGNADO, INICIALMENTE, LICEU PROVINCIAL DA BAHIA. FUNCIONANDO NO CONVENTO DOS FRADES AGOSTINIANOS, LOCALIZADO NO BAIRRO PALMA. TEVE SEU NOME ALTERADO PARA INSTITUTO OFICIAL DE ENSINO SECUNDÁRIO, APÓS PASSOU A SER DESIGNADO DE GINÁSIO DA BAHIA.
CONVENTO DOS FRADES AGOSTINIANOS, FOTOGRAFIA, PELO MODELO DO VEÍCULO PRESENTE, PROVAVELMENTE DA DÉCADA DE 1920.
http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br/2022/12/19/memoria_do_colegio_estadual_da_bahia__central_trajetoria_de_excelencia_declinio_e_descaso-2/DORA E JOÃO, FINAL DA DÉCADA DE 1970 OU INICIO DA DÉCADA DE 1980, EM MONTE SERRAT
QUANDO ÉRAMOS CRIANÇA DORA EM ALGUMAS OCASIÕES NOS LEVAVA PARA O CENTRAL, FICAVAMOS BRINCANDO NA IMENSA ÁREA DO LOCAL. ENQUANTO HOJE O ENSINO PÚBLICO DA BAHIA ATINGE NÍVEIS DE DECADÊNCIA BESTIAIS, O COLÉGIO DA BAHIA NOS SEUS PRIMÓRDIOS FOI UM CENTRO EDUCACIONAL DE EXCELÊNCIA, CONTANDO COM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA, APARELHADOS NA VANGUARDA DE SUAS COMPETÊNCIAS, INCLUSIVE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E OUTROS PESQUISADORES FREQUENTAVAM ESSES LABORATÓRIOS PARA SUBSIDIAREM SUAS PESQUISAS ACADÊMICAS E CIENTÍFICAS.
UM FATO QUE MERECE DESTAQUE FOI O ACERVO BOTÂNICO DA FLORA BRASILEIRA, ONDE ESPÉCIES, INCLUSIVE PLANTAS RARAS ESTAVAM CATALOGADAS. A BIBLIOTECA TAMBÉM REPRESENTAVA OUTRO ACERVO DO SABER, COM MAIS DE 6 MIL VOLUMES. UM DESSES MAIS FAMOSOS EXEMPLARES É FLORA BRASILIENSIS DE 1840, EDITADA PELOS BOTÂNICOS ALEMÃES CARL FRIEDRICH PHILIPP VON MARITUS, AUGUST WILHELM EICHIER E IGNATZ URBAN.
DORA COM DUAS COLEGAS E UM PROFESSOR AMERICANO NO SEMINÁRIO NO ACBEU, POSSIVELMENTE FINAL DA DÉCADA DE 1960, INÍCIO DA DÉCADA DE 1970
QUANDO DORA COMEÇOU A LECIONAR, O CENTRAL TINHA EM SEUS QUADROS PROFESSORES DE GREGO E LATIM.
DORA, TÚLIO, ÁTILA E JULIETA
LEMBRO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS QUE ERAM ORGANIZADAS, COM CRIATIVIDADE E ENTUSIASMO PELO CORPO ESTUDANTIL, CONSTRUÍAM MODELOS REDUZIDOS DE MÁQUINAS E EDIFICAÇÕES FAMOSAS A EXEMPLO DA TORRE EIFFEL, REALIZAVAM EXPERIENCIAS E AMOSTRAGENS NO CAMPO DA FÍSICA E DA QUÍMICA.
EM SUMA ESTA ERA A REALIDADE DE UM COLÉGIO PÚBLICO DA BAHIA ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 1960. IMÚMERAS FIGURAS PÚBLICAS E REPRERSENTATIVAS DA SOCIEDADE BAIANA ESTUDARAM NO CENTRAL.
A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA PROMOVIA TODOS OS ANOS SEMINÁRIO DA LÍNGUA INLGESA EM PARCERIA COM ACBEU - ASSOCIAÇÃO CULTURAL BRASIL ESTADOS UNIDOS. DORA ESTAVA PRESENTE EM TODOS,. TRAZIA DIVERSAS PUBLICAÇÕES PARA CASA, EU GOSTAVA MUITO, MESMO SEM DOMINAR A LINGUA INGLESA, SEMPRE FUI MUITO CURIOSO, PEDIA A DORA ALGUMAS VEZES PARA TRADUZIR. A REVISTA SELEÇÕES NA VERSÃO ORIGINAL, ERA A QUE ELA MAIS TRAZIA. TAMBÉM TINHA UMA REVISTA DO PORTO DE NEW YORK AND NEW JERSEY.
DESDE CRIANÇINHA VIA MINHA MÃE LECIONANDO NOS TRÊS TURNOS. TIVEMOS MUITA SORTE, MEU PAI POR PROBLEMAS DE SAÚDE SE REFORMOU CEDO, TOMAVA CONTA DE NÓS 4, NÃO QUERIA QUE FICASSEMOS COM BABÁ. SENDO O MAIS VELHO, NA ORDEM, MARIA ELIZA, TÚLIO E MÔNICA. OUTRO DETALHE, TINHA AULAS AOS SÁBADOS, INCLUSIVE NO TURNO DA TARDE, PERCEBAM A COMPARAÇÃO DO ENSINO DESSA ÉPOCA, COM O ENSINO DE HOJE NA BAHIA. FICÁVAMOS TODO SÁBADO DE TARDE ESPERANDO DORA TRAZER PÃES MUITO GOSTOSOS QUE ELA COMPRAVA NA AVENIDA JOANA ANGÉLICA. BONS TEMPOS.
ASSIM A VIDA CONTINUAVA, EM 1986 DORA FOI NOMEADA DIRETORA GERAL DO COLÉGIO CENTRAL, SENDO A PRIMEIRA MULHER AO ASSUMIR ESSA POSÍÇÃO EM MAIS DE 100 ANOS DE FUNDAÇÃO DO COLÉGIO DA BAHIA.
DORA, THIAGO E JOÃO HENRIQUE
DORA E JOÃO SE CASARAM NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1950, TIVERAM 4 FILHOS, EU NASCIDO EM 1956, MARIA ELIZA, TÚLIO HOSTÍLIO E MARIA MÔNICA. MÃE PRESENTE E FIRME NOS ASPECTOS MORAIS E DUCACIONAIS DA SUA PROLE. ESTUDAMOS NOS MAIS RÍGIDOS COLÉGIOS DA BAHIA. O PRIMÁRIO NA ESCOLA OSWALDO VALENTE NA BARRA, FUI PARA OS MARISTAS, MARIA ELIZA NO INSTITUTO FEMININO, TULIO COLÉGIO MILITAR E MÔNICA, INSTITUTO SOCIAL DA BAHIA.
DORA NO SEMINÁRIO NO ACBEU, POSSIVELMENTE FINAL DA DÉCADA DE 1960, INÍCIO DA DÉCADA DE 1970
FORMEI EM ECONOMIA, MARIA ELIZA MEDICINA, TULIO HISTÓRIA E MÔNICA EM TURISMO.
EU, MEUS FILHOS BÁRBARA, THIIAGO, JOÃO HENRIQUE E MATHEUS
DORA COLOCOU TODOS OS FILHOS PARA ESTUDAREM INGLÊS NO ACBEU, ATÉ AULA DE INSTRUMENTO MUSICAL FIZEMOS, MARIA ELIZA PIANO E EU ACORDEON, ESSA PARTE NÃO GOSTAVA.
DORA, TÚLIO E EU, COMEMORANDO ALGUM ANO NOVO
A FAMILIA DE MINHA MÃE ERA EXTENSA, TIO MÁRIO O MAIS VELHO, TIO ARISTEU, TIA MORENA, TIA MARIETA, TIO ANTÔNIO, TIA RITA, MINHA MADRINHA MORREU JOVEM, TIA GLÓRIA, TIA TEREZINHA, TIA LIZETE E TIA LEONOR.
DORA EM OSLO -NORUEGA, DÉCADA DE 1980, SE PREPARANDO PARA UMA EXCURSÃO DE FERRY BOAT PARA COPENHAGE
INICIAMENTE MORAMOS NO 2 DE JULHO, ONDE COMEMOREI MEU ANIVERSÁRIO DE UM ANO, DEPOIS JUNQUEIRA AYRES, BARRIS, DEPOIS UM ANO NO RIO DE JANEIRO, RETORNAMOS A BAHIA, FICAMOS POUCO TEMPO NO NÚMERO 112 DA AVENIDA 7, VIA A CASA COMO MAL ASSOMBRADA, DEPOIS NOS MUDAMOS PARA A MORADIA QUE MAIS GOSTEI E QUE FEZ PARTE ATIVA DE MINHA INFÂNCIA, A BARRA, EDIFICIO MARTA ROCHA.
SOU UM PREVILEGIADO EM TER ESSAS DUAS FIGURAS COMO PAIS, O LEGADO DE JOÃO E DORA DELINEARAM MEU EXISTIR COMO FILHO, COMO PAI E COMO CIDADÃO, OBRIGADO A VOCÊS DOIS, GRANDES AMIGOS.
DORA NO SEMINÁRIO NO ACBEU, POSSIVELMENTE FINAL DA DÉCADA DE 1960, INÍCIO DA DÉCADA DE 1970
CARTA DE UMA COLEGA PARA DORA
COMO A VIDA TERRAQUEA É EFÊMERA, JOÃO PARTIU PARA GRANDE VIAGEM EM 10 DE ABRIL DE 2010 E DORA EM 12 DE JULHO DE 2023.
CERTIFICADOS E DIPLOMAS:
EDUCADOR EMÉRITO
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
sexta-feira, 16 de agosto de 2024
13 DE AGOSTO - DIA DO ECONOMISTA - AUGUST 13 - ECONOMIST DAY
A TODOS PROFISSIONAIS IMBUÍDOS DOS CAMINHOS A SEREM TRAÇADOS PELA SOCIEDADE NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO PLENO EM SUAS RELAÇÕES ECONÔMICAS, MEU RESPEITO EM SEU DIA COMEMORATIVO, O QUAL ME INCLUO. 13/08 DIA DO ECONOMISTA.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
terça-feira, 13 de agosto de 2024
A BAHIA - A PONTE - AS FERROVIAS - OS PORTOS - A RACIONALIDADE ECONÔMICA - BAHIA - THE BRIDGE - THE RAILWAYS - THE PORTS - ECONOMIC RATIONALITY
EM MAIS UM MOMENTO RETORNAMOS AO TEMA PONTE SALVADOR - ITAPARICA EM RELAÇÃO AS PRIORIDADES ESTRATÉGICAS QUE ESTA OBRA INDUZIRÁ EM UM FUTURO DE LONGO PRAZO PARA A ECONOMIA BAIANA.
PORTO COTEGIPE
https://www.marbahia.com.br/post/marinha-realiza-exercicio-militar-no-porto-de-cotegipeSEM ENTRAR EM COMPÊNDIOS, PRINCIPALMENTE PORQUE ESTE BLOG EMITIU SEU SENTIMENTO EM OUTROS ARTIGOS SOBRE ESTA PRETENSA PONTE, NO QUE SE REFERE AOS BENEFÍCIOS QUE SERÃO ANGARIADOS APÓS SE GASTAR R$ 13 BILHÕES, QUANDO AS ESTATÍSTICAS OFICIAIS DESSE PAÍS DAS DISTRAÇÕES, COM RARAS EXCEÇÕES. RETRATAM O GRANDE QUANTITATIVO DE ADITIVOS QUE OBRAS DESSE PORTE ATRAEM FEITO ÍMÂ DIANTE DE METAIS, EM SUMA ESSA PREVISÃO INICIAL SERÁ SEM DÚVIDAS ATUALIZADA, O CRONOGRAMA INICIAL VIAJARÁ AD AETERNUM.
ENSEADA
https://www.enseada.com/2024/02/27/no-dia-24-de-fevereiro-o-navio-supramax-mv-thor-caliber-deixou-o-enseada-com-calado-de-1109-metros-com-destino-a-europa-carregando-47-300-t-de-minerio-de-ferro-do-cliente-tombador-iron/
PRIMEIRO PONTO SE TRADUZ PELA DENSIDADE DE TRÁFEGO QUE DEMANDA EM ATRAVESSAR A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, VERANISTAS, MORADORES DA ILHA DE ITAPARICA, TURISTAS EM DIREÇÃO AO BAIXO SUL, MORRO DE SÃO PAULO, BAÍA DE CAMAMÚ, ITACARÉ, SERÃO ESTES GRUPOS, NÃO TENHO CONHECIMENTO DE CONCENTRAÇÕES INDUSTRIAIS RELEVANTES NESTA ÁREA, A NÃO SER O PÓLO CHOCOLATEIRO DE ILHÉUS, NÃO CONSTAM TAMBÉM GRANDE CENTROS POPULACIONAIS.
https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/08/artigo-matheus-oliva-ponte-salvador.html
AGREGADO A UM FLUXO DE VEÍCULOS TRAZIDO PELA PONTE DE SALVADOR PARA O OUTRO LADO DA BAÍA SE FAZ NECESSÁRIO UMA GAMA, SEM PRECEDENTES, DE OBRAS DE INTERVENÇÕES URBANAS, SANEAMENTO, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/07/ponte-salvador-itaparica-uma-insensatez.html
A MELHORIA DO SISTEMA FERRY BOAT OFERECE UMA SOBREVIDA A ESTA TRAVESSIA, COM REDUZIDOS INVESTIMENTOS,
PORTO DE ARATU
https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratuA PONTE RIO NITÉROI QUANDO DO SEU PROJETO E CONCLUSÃO, FOI DIMENSIONADA PARA ATENDER DOIS CENTROS POPULACIONAIS DE RELEVÂNCIA E RESPECTIVAS ZONAS METROPOLITANAS, ATRAVESSANDO A BAÍA DE GUANABARA. FRISEMOS QUE, O PROJETO DESTA PONTE É MUITO MENOS COMPLEXO EM INOVAÇÕES DE ENGENHARIA DO QUE A CONSTRUÇÃO DA SALVADOR - ITAPARICA.
TEMADRE
https://www.brasildefato.com.br/2022/02/10/refinaria-privatizada-decide-exportar-e-deixa-navios-sem-combustivel-na-bahia
A PONTE CARIOCA ESTA LOCALIZADA NO INTERIOR DA BAÍA DA GUANABARA, ONDE AS CONDIÇÕES DE TEMPO SEVERO, VENTO, AUSÊNCIA DE VISIBILIDADE E MAR GROSSO PRATICAMENTE NÃO ATUAM NA ÁREA , DIFERENTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE MAR FORÇA 7 NA ESCALA DE BEAUFORT PODE OCORRER COM ONDAS CHEGANDO ATÉ 4,5 M E VENTOS DE 50 A 60 KM/H.
https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/07/o-vislumbre-da-ponte-salvador-itaparica.html
APÓS ESTES PEQUENOS PREÂMBULOS VAMOS AOS FATORES DE COMPETITIVIDADE ECONÔMICA, TÍTULOS DESTE ESCRITO. TEMOS TERMINAIS PORTUÁRIOS DE PRIMEIRA LINHA NO QUE DIZ RESPEITO À AUTOMAÇÃO, EQUIPAMENTOS DE CARGAS, GUINDASTES, SHIPLOADER, EMPILHADEIRAS, NÃO DEVENDO NADA E ATÉ SUPERANDO ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE ALCANÇADO PELOS PRINCIPAIS PORTOS AO REDOR DO GLOBO.
https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/04/a-ponte-salvador-itaparica-e-o-casuismo.html
TECON OPERANDO COMO NAVIOS CONTAINER SHIPS - NEW PANAMAX, OS MAIORES A FREQUENTAREM OS PORTOS NACIONAIS, O PORTO COTEGIPE, AMPLIADO PARA TRÊS BERÇOS, MOVIMENTANDO SOJA, TRIGO E MALTE, O TEMADRE SOB COMANDO DA ACELEN, INVESTE EM DRAGAGEM PARA AMPLIAR SEU CALADO OPERACIONAL, HOJE 12,5 M, O ENSEADA BUSCA SOLUÇÕES LOGÍSTICAS EM SEU CAIS PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS MINERAIS, VEGETAIS E CARGAS DE PROJETO, O PORTO DE ARATU, ATUA EM REGIME DE CONCESSÃO, TAMBÉM QUALIFICA SEUS CARREGADORES E DESCARREGADORES DE VAVIOS, COM OBRAS EM ANDAMENTO ADAPTANDO UM DOS SEUS PIERES PARA OPERAR GRANÉIS VEGETAIS, PRINCIPALMENTE SOJA.
NAVIO DE CONTÊINERES NEW PANAMAX
https://www.turbosquid.com/pt_br/3d-models/real-time-new-panamax-vtel-3d-model-1204105SÃO BONS VENTOS QUE SOPRAM EM RELAÇÃO AOS RECURSOS APLICADOS EM TERMINAIS PORTUÁRIOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, MAS NEM TUDO SÃO FLORES OU PÁGINAS DE UM BELO ROMANCE, UM GARGALO ESTÁ PRESENTE E SE APROFUNDA, LEI DE MURPHY - O QUE PODE DAR ERRADO, DARÁ DA PIOR MANEIRA POSSÍVEL. ONDE ESTÃO AS FERROVIAS PARA ATENDER ESSES TERMINAIS. ESSAS UNIDADES POR SI SÓ NÃO GARANTIRÃO NOSSA COMPETITIVIDADE NESTE NICHO POR MUITO TEMPO SE NÃO FECHAREM TODO CICLO LOGÍSTICO.
UMA LEI ECONÔMICA, A DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES, TEM SEU AXIOMA BASEADO, QUE AO AUMENTAR OS DIVERSOS FATORES PRODUTIVOS DE UMA UNIDADE PRODUTIVA, MANTENDO UMA CONSTANTE, TEREMOS RENDIMENTOS CRESCENTES, QUE SE ESTABILZARÃO E APÓS SERÃO DECRESCENTE ATÉ SE TORNAREM NEGATIVOS
.LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES
https://ricardo-vargas.com/pt/podcasts/remember-that-the-law-of-diminishing-returns-also-applies-to-your-project-management-efforts/É TRANSLÚCIDO QUE ALÉM DE UM BOA MALHA RODOVIÁRIA, BONS AEROPORTOS E PORTOS EFICIENTES, TEMOS QUE TER MODERNAS E EFICIENTES FERROVIAS. ENTÃO PERGUNTAMOS, O QUE TRARIA BENEFÍCIOS MAIS IMEDIATOS E PRODUTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA BAHIA E CONSEQUENTEMENTE PARA SEU POVO DESPEJAR R$ 13 BILHÕES EM UMA PONTE DEVANEADORA OU APLICAR EM SISTEMAS MODAIS EFICIENTES,. POR FAVOR, SE ´POSSÍVEL OS ACESSADORES DO BLOG PODEM COMENTAR COM SEU DICERNIMENTO NA POSTAGEM.
FERROVIAS NÃO APENAS SÃO COMPETITIVAS NOS TRANSPORTE DE GRANÉIS EM RELAÇÃO AO MODAL RODOVIÁRIO, CONTÊINERES E ATÉ VEICULOS NOVOS PODEM SER TRANSPORTADOS TAMBÉM. APROVEITANDO O CONTEXTO REAFIRMAMOS A CONSTRUÇÃO DE UMA FERROVIA LIGANDO A REGIÃO OESTE DA BAHIA, COM PARTIDA DE JUAZEIRO ATÉ O COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE ARATU. É VIÁVEL SIM.
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/03/linha-ferrea-ligando-o-porto-de.html
TRANSPORTE DE CONTÊINERES POR TREM - PORTO DE PARANAGUÁ
PARA FINALIZAR, ESTE BLOG NÃO SE POSICIONA CONTRA A CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR - ITAPARICA, APENAS ACREDITAMOS QUE ESTE NÃO SEJA O TIME, EM FUTURO LÓGICO ELA SE MATERIALIZARÁ. SE HOUVESSE RECURSOS PARA ATENDER TODOS OS DESEJOS DOS GOVERNANTES, TUDO BEM, MAS UMA LEI ECONÔMICA DETERMINA - OS RECURSOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES ILIMITADAS.
ESCASSEZ DE RECURSOS
https://profigestaoblog.wordpress.com/2018/04/30/a-escassez-de-recursos-e-as-ilimitadas-necessidades-da-humanidade/JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065