sexta-feira, 24 de junho de 2022

DIA DO HOMEM DO MAR - 25 DE JUNHO - DAY OF THE SEAFARER - JUNE 25

A TODOS HOMENS DO MAR NAVEGANDO PELOS 7 MARES, ENFRENTANDO A SOLIDÃO E INTEMPÉREIS DOS OCEANOS, TRANSPORTANDO RIQUEZAS E SONHOS, GUIADOS PELO  FAROL DE NETUNO, DESEJO VITÓRIAS E HONRA!!



 

JOSEMAR 

ECONOMISTA  - CORECON 2065

quinta-feira, 23 de junho de 2022

TRANSFERÊNCIA CRUDE OIL - 83 NM DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - TRANSFER CRUDE OIL - 83 NM FROM TODOS OS SANTOS BAY

CONFORME ESTE BLOG PREVIU, INICIOU ONTEM - 23/06/2022 - MAIS UMA OPERAÇÃO SHIP -TO - SHIP - OFFSHORE PARA A REFINARIA ACELEN, ENVOLVEMDO OS NAVIOS ELKA PARANA, COM 16,1 m DE CALDO E O NAVIO  ZUMBI DOS PALMARES.

ENQUANTO A REFINARIA ESTAVA NAS MÃOS DA PETROBRAS, PRODUZIA COM OCIOSIDADE, HOJE ,PRIVATIZADA, ATUA COMO UMA LOCOMOTIVA PARA O CENÁRIO INDUSTRIAL DA BAHIA. APENAS UM SENÃO, O COMANDO DA ACELEN DEVE IMPLEMENTAR DE FORMA CELERE O RETORNO DE ABASTECIMENTO DE BUNKER PARA NAVIOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

                          POSÍCÃO DAS EMBARCAÇÕES ENVOLVIDAS NA OPERAÇÃO






JOSEMAR

ECONOMISTA -2065



quarta-feira, 22 de junho de 2022

REGATA ARATU MARAGOJIPE - 53 ANOS DE FESTA NO MAR DA BAHIA - 27/08/2022 - ARATU MARAGOJIPE SAILING RACE - 53 YEARS OF PARTY IN THE SEA OF BAHIA - 08/27/2022

FALTA POUCO MAIS DE 1 MÊS PARA A REGATA ARATU-MARAGOJIPE COMPLETANDO 53 ANOS! O EVENTO, QUE É CONSIDERADO COMO A MAIOR REGATA - PERCURSO DO PAÍS LARGA NO DIA 27 DE AGOSTO DA BAÍA DE ARATU, PASSANDO PELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E RIO PARAGUAÇU ATÉ CHEGAR À HISTÓRICA CIDADE DE MARAGOJIPE, NO RECÔNCAVO BAIANO. ENTRE OS INSCRITOS, VELEIROS DE DIVERSAS PARTES DO BRASIL E DO EXTERIOR JÁ GARANTIRAM PRESENÇA. ACESSE http://www.aratumaragojipe.com.br/2022/ E FAÇA SUA INSCRIÇÃO"

FOTOGRAFIA DA RAMPA DO MERCADO, QUANDO OS SAVEIROS DOMINAVAM A BAÍA DE TODOS OS SANTOS
                                                                        VOLTAIRE FRAGA

QUEM NÃO FOR PROPRIETÁRIO DE VELEIROS PODE ACOMPANHAR A REGATA ATRAVÉS DE EMBARCAÇÕES ALUGADAS. O FINAL DA REGATA NA CIDADE DE MARAGOJIPE É COMEMORADO COM DIVERSAS FESTIVIDADES QUE COINCIDEM COM O PADROEIRO DA CIDADE, SÃO BARTOLOMEU.

                                SAVEIROS DE VELA DE IÇAR AO LARGO DO FAROL DA BARRA
                                                                             VIVA SAVEIRO

                                                                            EDIÇÃO 2019
A PARTICIPAÇÃO DOS SAVEIROS DEVE SER PRIORITÁRIA, SEM ESSAS EMBARCAÇÕES QUE DOMINARAM OS MARES DA BAHIA DURANTE MAIS DE 5 SÉCULOS, A REGATA E NOSSO PRÓPRIO LEGADO DE POVO NÃO EXISTIRIA.
      
IREMOS ATUALIZAR CONSTATEMENTE ATRAVÉS DO VIAJANTE SEM PORTO TODA MOVIMENTAÇÃO PREPARATÓRIA PARA O EVENTO.

                                               SAVEIRO VELA DE IÇAR ARMADO COM TRAQUETE
                          FOTO - MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES


LINKS PERTINENTES:





JOSEMAR

ECONOMISTA - 2065

terça-feira, 21 de junho de 2022

LOGÍSTICA PORTUÁRIA E VENDA DA RLAM TRACIONAM COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA - PORT LOGISTICS AND SALE OF RLAM BRING COMPETITIVENESS TO THE ECONOMY OF BAIANA

A BAHIA VISLUMBRA UM CENÁRIO DE BONS VENTOS PARA COMPETITIVIDADE DA SUA ECONOMIA A PARTIR DO ANO DE 2020 ATÉ O PRESENTE. SE TORNA EVIDENTE QUE OS INVESTIMENTOS INAUGURADOS NESTE PERÍODO, OS QUAIS CITAREMOS NO DECORRER DO ARTIGO SÃO VETORES PRINCIPAIS.

EM DIVERSOS ARTIGOS E ESCRITOS NARRAMOS O QUÃO FOI INERTE A POLÍTICA ECONÔMICA ADOTADA PELA BAHIA EM RELAÇÃO À ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS E QUALIFICAÇÃO DAS SUAS ESTRUTURAS LOGÍSTICAS, PRINCIPALMENTE PORTOS E FERROVIAS, NESTES ÚLTIMOS 16 ANOS, FAZER O QUÊ, CADA GRUPO POLÍTICO E SEUS RESPECTIVOS GOVERNADOS TEM A LIBERDADE PARA DECIDIR SUAS PRIORIDADES.

OPERAÇÃO SHIP -TO -SHIP
https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/baia-de-todos-os-santos-implanta-operacoes-ship-to-ship

A BAÍA DE TODOS SANTOS REPRESENTA UM ESPETACULAR ESPELHO D'ÁGUA NÃO SÓ PELOS SEUS ATRATIVOS NATURAIS, QUE POTENCIALIZA OS SERVIÇOS TURÍSTICOS, MAS TAMBÉM, PELA SUA  ACESSIBILIDADE Á NAVEGAÇÃO MARÍTIMA COMERCIAL. O CANAL PRINCIPAL TEM PROFUNDIDADES QUE PODEM SUPERAR  30 METROS,PORÉM NO PERÍMETRO DOS BERÇOS DE ATRACAÇÃO ESSAS COTAS DIMINUEM, O QUE PODE SER AMPLIADA POR DRAGAGEM. 

TEMADRE

PARA SUPRIR ESTAS NECESSIDADES LOGÍSTICAS, TERMINAIS MARÍTIMOS PRIVADOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM LANÇADO MÃOS DE OPERAÇÕES  TRANSSHIPMENT - SHIP - TO - SHIP. A ACELEN, ANTIGA REFINARIA LANDULPHO ALVES, JÁ REALIZOU ALGUMAS DESSAS AÇÕES, INCLUSIVE SHIP -TO-SHIP OFFSHORE. A ENSEADA INDÚSTRIA NAVAL JÁ OBTEVE AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL DO INEMA PARA TRANBORDO DE CARGA ENTRE NAVIOS, INCLUSIVE  TIPO CAPESIZE                

                                          
                                                        PORTO COTEGIPE

                                    http://www.portocotegipe.com.br/

UM EXEMPLO PONTUAL É O NAVIO "ELKA PARANA" - SHUTTLE TANKER, QUE NAVEGA PARA SALVADOR, TRANSPORTANDO PETROLÉO BRUTO, DANDO 9,8 Kn, PREVISÃO DE CHEGADA EM 22/06/22 AS 18 h, COM CALADO  DE 16,1 m, CALADO ESTE QUE NÃO PERMITIRIA SUA ATRACAÇÃO NO TEMADRE,  O MESMO DEVE REALIZAR OPERAÇÃO DE TRANSBORDO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS OU EM MAR ABERTO. A PRESENÇA DO REBOCADOR "DIDI K" NO FUNDEIO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS PODE SER UM INDICATIVO DESSA NOVA OPERAÇÃO, POIS O MESMO DEU APOIO EM OUTRAS OCASIÕES.

                                                           TANKER SHIP "ELKA PARANA"

A AMPLIAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR EM MAIS UM BERÇO, EQUIPADO COM PORTÊINERES DE ÚLTIMA GERAÇÃO, O PORTO COTEGIPE DEVE CONTAR COM MAIS UMA JANELA DE ATRACAÇÃO ATÉ O FINAL DO ANO, A INTERMARÍTIMA ADQUIRIU O ANTIGO TERMINAL DA USIBA, DEVENDO REALIZAR INVESTIMENTOS, O ESTALEIRO ENSEADA ESTÁ AUTORIZADO A OPERAR COMO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO EM DIVERSAS MODALIDADES DE CARGAS. NÃO ESQUECER DA PERMISSÃO DE USO DOS TERMINAIS DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU, QUE DEMANDARÁ EXPRESSIVOS INVESTIMENTOS EM BERÇOS E NOVOS SHIPLOADER.

                                                                               TUG "DIDI K"

OUTRO FATO RELEVANTE FOI A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA DE MATARIPE, QUE DEVE REALIZAR INVESTIMENTOS PRODUTIVOS VISANDO AUMENTO DA CAPACIDADE DE REFINO E MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE SEUS PROCESSOS PRODUTIVOS. A PRODUÇÃO INDUSTRIAL DA BAHIA TEVE CRESCIMENTO DE 2,8% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022, GRAÇAS AO INCREMENTO DE 40% NO REFINO DA ACELEN

TUP - ENSEADA
                    https://www.enseada.com/terminal-logistico/#single/0

PERCEBO ESTE CENÁRIO DESCRITO ANTERIORMENTE COMO UM FAROL INDICANDO NOVO PROTAGONISMO PARA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, PROTAGONISMO QUE FOI ASSUMIDO EM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE, ESPERO QUE O  GOVERNADOR ELEITO  POTENCIALIZE ESTAS NOVAS VERTENTES POSITIVAS PARA NOSSO ESTADO


JOSEMAR

ECONOMISTA - 2065


LINKS CORRELATOS:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/arrendamento-do-tgs-do-porto-de-aratu.html

http://www.brainmarket.com.br/2022/04/19/acelen-anuncia-investimentos-de-r-500-milhoes-na-refinaria-de-mataripe-a-antiga-rlam/

https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratu

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/blog/ship-to-ship/

https://www.portosenavios.com.br/noticias/portos-e-logistica/baia-de-todos-os-santos-implanta-operacoes-ship-to-ship




quarta-feira, 15 de junho de 2022

ENDEREÇOS DE SITES - SERVIÇOS NÁUTICOS - SALVADOR - BAHIA - WEBSITE ADDRESSES - NAUTICAL SERVICES - SALVADOR - BAHIA

RELAÇÃO DE LINKS DE ESTALEIROS DE LANCHAS, SERVIÇOS, MARINAS LOCALIZADAS EM SALVADOR - BAHIA - SITES NÁUTICOS.


SALVADOR - BAHIA -1873


EMERGÊNCIA:

https://www.marinha.mil.br/cppr/emergencia  - EMERGÊNCIAS MARÍTIMAS / FLUVIAIS -  TELEFONE 185

https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/VID-20201220-WA0022.mp4


ESTALEIROS:

https://www.fibrafort.com.br/pt/produtos

https://www.fsyachts.com.br/?

https://www.schaeferyachts.com.br/?

https://www.vistamarnautica.com.br/

http://lanchascaprice.com.br/teste/

http://stellanautica.tempsite.ws/

https://www.wellcraft.com.br/

https://lanchascoral.com.br/

https://armatti.com.br/

https://www.magnaestaleiros.com.br/


MARINAS E CLUBES NÁUTICOS SALVADOR - BAHIA:

https://www.marinaaratu.com/

https://www.saveiroclubedabahia.org/

https://www.bahiamarina.com.br/site/

https://www.aratuiateclube.com.br/

http://yachtclubedabahia.com.br/

https://cabotosports.com.br/contato

https://jet-marine.negocio.site/

http://socicamnauticaeturismo.com.br/amarina.php

https://ocemaiateclub.com.br/

https://www.facebook.com/salvadormarina.salvadormarina


ALUGUÉIS DE EMBARCAÇÕES - SALVADOR - BAHIA:

https://www.lanchasalvador.com.br/?

https://escunassalvador.com.br/?

https://charternautico.com.br/?

https://bahiaescuna.com/

https://apolonioturismo.com.br/

https://www.visiteobrasil.com.br/nordeste/bahia/salvador/servicos/central-de-escunas

https://www.nautal.com.br/aluguel-lanchas-salvador?


DIVERSOS:

https://www.marbahia.com.br/

http://fundacaobaiaviva.org.br/


MUSEUS NÁUTICOS:

https://www.instagram.com/museudomar.aleixobelov/

https://www.museunauticodabahia.org.br/


INSTITUCIONAIS:

https://www.marinha.mil.br/com2dn/

https://www.marinha.mil.br/cpba/content/principal

https://www.marinha.mil.br/bna/

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-meteoromarinha/previsao-24-horas

https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo

https://www.codeba.gov.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/home.php

http://www.pm.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2000&Itemid=854

http://www.agerba.ba.gov.br/index.php/transporte/hidroviario/lanchinhas


TRNASPORTE MARÍTIMO DE PASSAGEIRO:

https://www.internacionaltravessias.com.br/   - FERRY BOAT

https://ilhabelatm.com.br/ - MORRO DE SÃO PAULO

https://www.reserva-cassiturismo.com.br/?MORRO DE SÃO PAULO


SERVIÇO DE PRATICAGEM:

https://bahiapilots.com.br/

http://www.salvadorpilots.com.br/



JOSEMAR

ECONOMISTA - 2065


terça-feira, 14 de junho de 2022

ARRENDAMENTO DO TGS PORTO DE ARATU, A BAHIA AVANÇA NOS CAMINHOS LOGÍSTICOS - LEASE OF TGS ARATU PORT, BAHIA ADVANCES IN LOGISTICS PATHS

EXCELENTE NOTÍCIA PARA A ECONOMIA BAIANA, O TERMO DE PERMISSÃO DE USO DOS PIERS  DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU FOI ASSINADO NA QUARTA FEIRA, 08 DE JUNHO, ENGLOBANDO ÀS ÁREAS  ATU-12 E ATU-18. ESSE EVENTO TRARÁ NOVOS VENTOS NO SENTIDO DE  AMPLIAR A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DA ECONOMIA BAIANA, COM ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS PRODUTIVOS.


DESDE SUA INAUGURAÇÃO EM 26 DE FEVEREIRO DE 1975, HÁ 47 ANOS, O PORTO DE ARATU SÓ CONTOU COM UMA AMPLIAÇÃO EM TERMOS DE BERÇO, TGS PIER II. HOJE O BERÇO SUL DO TGS I SE ENCONTRA INATIVO, DIANTE DE LONGAS FILAS DE ESPERA PARA ATRAÇÃO, UM CENÁRIO SURREALISTA DIANTE DA MAGNITUDE DA ECONOMIA BAIANA.

OS INVESTIMENTOS REALIZADOS VÃO PERMITIR O AUMENTO DA CADÊNCIA OPERACIONAL NESSA UNIDADE PORTUÁRIA, DIMINUINDO O TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA REDUÇÃO DOS FRETES, COM IMPACTO POSITIVO NA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS QUE UTILIZAM O PORTO DE ARATU.


https://www.trbn.com.br/materia/I62431/cs-portos-comeca-a-administrar-terminais-do-porto-de-aratu

OS NOVOS PERMISSIONÁRIOS TÊM PELA FRENTE UM DESAFIO, O GARGALO FERROVIÁRIO A SER ULTRAPASSADO DIANTE DO CRESCIMENTO DA ESCALA DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS.  A BAHIA, ASSIM COMO EM SEUS PORTOS, NÃO INVESTIU EM MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE SUA MALHA FERROVIÁRIA, O QUE DIMINUI OS GANHOS LOGÍSTICOS EM DISTÂNCIAS SUPERIORES A 300 KM, QUANDO COMPARADOS AO MODAL RODOVIÁRIO.

A CS INFRA, EMPRESA GANHADORA DA CONCORRÊNCIA PREVÊ INVESTIR R$ 627 MILHÕES NOS PRIMEIROS 3 ANOS, ALÉM DE BUSCAR PARCERIAS COM  A FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA S.A E SUA CONTROLADORA A VLI, BUSCANDO A INTERSEÇÃO ENTRE ESSES 2 MODAIS.

PORTO DE ARATU
https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratu

SE TORNA RELEVANTE CITAR A FERROVIA JUAZEIRO - SALVADOR, VIABILIZANDO SUA REQUALIFICAÇÃO, OPERANDO CARGAS ATRAVÉS DE COMBOIOS DE CHATAS VINDO DA REGIÃO OESTE, RIO SÃO FRANCISCO, PRINCIPALMENTE SOJA, MILHO E ALGODÃO, DESCARREGADOS NO PORTO DE JUAZEIRO E SEGUINDO PELA FERROVIA ATÉ O COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE ARATU. NO SENTIDO INVERSO A CARGA PRINCIPAL SERIA FERTILIZANTES  

APESAR DO MARASMO QUE ENVOLVEU E ENVOLVE A BAHIA NESSES ÚLTIMOS 16 ANOS MINANDO SUA COMPETITIVIDADE, TIVEMOS RECENTEMENTE FATOS ALVISSAREIROS, OS QUAIS CITAREMOS À AUTORIZAÇÃO PARA OPERAÇÃO DO TERMINAL DE USO PRIVADO DO ESTALEIRO ENSEADA, DUPLICAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, AMPLIAÇÃO EM MAIS UM BERÇO DO PORTO COTEGIPE, A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES E SEU TERMINAL MARÍTIMO, O TEMADRE, ALÉM DO INVESTIMENTO REALIZADO PELA INTERMARÍTIMA NO ANTIGO TERMINAL DA USIBA. NEM TUDO ESTÁ PERDIDO.


JOSEMAR SOUZA SANTOS

ECONOMISTA - CORECON 2065


LINKS CORRELATOS:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/entrevista-com-matheus-oliva-grupo.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/11/estrada-de-ferro-juazeiro-salvador.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2019/05/ampliacao-do-terminal-de-conteineres-do.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/11/a-irresponsabilidade-em-extinguir-o.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html

            

sexta-feira, 6 de maio de 2022

ARTIGO PUBLICADO - BAHIA NOTÍCIAS - USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO GERA RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE

ESTAMOS POSTANDO LINK DE ARTIGO  DE MINHA AUTORIA, PUBLICADO NO SITE BAHIA NOTÍCIA VERSANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE USINAS PROCESSADORAS DE LIXO, NA GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE. 

https://www.bahianoticias.com.br/artigo/1464-usina-de-processamento-de-lixo-gera-renda-emprego-e-sustentabilidade.html


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


quinta-feira, 21 de abril de 2022

PROCESSO JUDICIAL - URV - CORREGEDORIA DE JUSTIÇA TJBA - CAPITAL

ESTAMOS POSTANDO PETIÇÃO DIRECIONADA A CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA - CAPITAL, SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS QUANTO AO TRÂMITE DE PROCESSOS VERSANDO SOBRE O PAGAMENTO DA URV A SERVIDORES LOTADOS NO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DA BAHIA.

https://sifam.org.br/?p=5922

ESTE TEMA DEVE PERMEAR O CENÁRIO ELEITORAL DA BAHIA EM RELAÇÃO AO CARGO DE GOVERNADOR E DEPUTADO ESTADUAL. O RECONHECIMENTO DO DIREITO AO PERCEBIMENTO DA  URV ATINGIRIA UM UNIVERSO SIGNIFICATIVO DE VOTOS, SERVIDORES E SEUS DEPENDENTES.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065


PROTOCOLO PJECOR

PROTOCOLO DO PROCESSO

PROCESSO DISTRIBUÍDO COM O NÚMERO 0000812-13.2022.2.00.0805 PARA O ÓRGÃO CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA - CAPITAL, POSTERIORMENTE ENVIADO A 1ª VICE - PRESIDÊNCIA DO TJBA.


Caros servidores, eu Josemar Souza Santos , residente na Av. Euclides da Cunha 443, Apt. 703, Graça, CEP: 40.150120, CPF 169 896 945 72, venho solicitar no possível, informações quanto ao processo que faço parte nº 0122550-09.2005.8.05.000, julgado em 29 de novembro 2018, acatado o mérito em favor deste solicitante, com estabelecimento, inclusive, do passivo a ser pago, agravado pelo nº 8012855-59.2020.8.05.0000 2º Grau, onde o Relator Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro atendeu o pedido de suspensão da decisão homologatória, além de colocar o pleito no status  de IRDR.  O que solicitamos é denominar quem pediu ou tomou a iniciativa para instauração do IRDR sobre a pauta URV nesse TJBA, e quais seus pressupostos, além da definição do prazo para esse IRDR finalizar, máximo de um ano, com preferência sobre os demais feitos.

O instituto legal do IRDR, ao ser criado no bojo do Código Civil de 2015, não foi operacionalizado com o intuito de ser um "cheque em branco" para represar ações com caráter repetitivas, protegidas por "cortina de fumaça" do protelamento velado, atendendo a interesses outros, pelo contrário, o legislador objetivou "preocupação  de criar mecanismos processuais que, de modo efetivo possam dar vazão ao volume de processos", 

Em relação aos processos que versam sobre o pagamento da URV pelo governo do Estado da Bahia, vejo um cenário inverso em relação ao que preconiza o IRDR. Esses processos estão represados no 2º Grau, inclusive antes do advento do COVID 19. Particularmente o processo que faço parte, já homologado, passivo definido, julgado o direito pelo Juízo do 1º Grau, hoje se encontra com a homologação desfeita e colocado em status de IRDR. Não sou jurista, nem advogado, sou economista no papel de cidadão,  navego em meu direito para não aceitar o que acontece com meu pleito. 

Como todo trâmite legal o instituto do  IRDR não devaneia no mar da eternidade, da subjetividade, é imbuído de prazo (1 ano), de fundamentação e identificação do solicitante, para não se tornar uma benesse ao poder executivo. 

Além do mais, fazem parte do processo em questão, um portador de deficiência física e uma cidadã com mais de 90 anos de idade, com diversas enfermidades, tudo isto amparado por Legislação que regula prioridades em trâmites de demandas judiciais.

A título de informação, processos sobre pagamento de URV a servidores do Poder executivo da Bahia, se transformaram em matéria sensível, pois a confirmação do direito poderia impactar com relevância o Tesouro Estadual, o que não procede, considerando que os proventos básicos dos servidores do Executivo da Bahia são relativamente aquém dos poderes  que já perceberam esse benefício e incorporaram aos seus proventos.

Gostaria de ressaltar que na Administração Pública, seja qual for a hierarquia ou a nomenclatura do cargo, não existem Deuses e sim obediência a Constituição, o "Estado de Direito" e os deveres Regimentais. 

Ressaltamos que o processo em voga foi iniciado em 2005, ou seja, 17 anos, tempo que envergonharia qualquer nação civilizada - "afinal a ausência de celeridade, sob certo ângulo, é ausência de justiça".

A questão do meu direito ao recebimento da URV, hoje não se resume apenas ao aspecto pecuniário, mas principalmente a honradez e a dignidade, lutarei em todas as instâncias possíveis e legais.

Em tempo, almejamos para que averiguações, a exemplo da "Operação Faroeste", atuando sobre relações promíscuas entre poderes, com tentativa de aparelhamento por parte do Executivo, não sejam mais necessárias acontecer. 

Desde já agradeço por tudo, solicitando confirmação do recebimento desse pedido.

"A força do direito deve superar o direito da força" Ruy Barbosa

At.te

Josemar Souza Santos, 04 de maio de 2022

segunda-feira, 4 de abril de 2022

URV - A RELAÇÃO ENTRE CIDADANIA, MINISTÉRIO PÚBLICO, TJBA E PODER EXECUTIVO - URV - THE RELATIONSHIP BETWEEN CITIZENSHIP, PUBLIC PROSECUTION OFFICE, TJBA AND EXECUTIVE POWER

RETORNO A COMENTAR SOBRE O NÃO PAGAMENTO DA URV - UNIDADE REAL DE VALOR, PARA SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO DA BAHIA, EM SUA MAIORIA, O QUE SE COADUNA CONTRA O PRINCIPIO CONSTITUCIONAL DA IGUALDADE DE TODOS PERANTE A LEI, EM CONTRAPONTO A PASSIVIDADE DOS INTERESSADOS.

APENAS PARA REFORÇAR O ENTENDIMENTO DAQUELES QUE NÃO SÃO  SERVIDORES PÚBLICO DO ESTADO, A URV FOI INSTITUÍDA EM 01 DE MARÇO DE 1994, COMO ÍNDICE QUE REFERENCIAVA O PODER DE COMPRA DA MOEDA. COM A CRIAÇÃO DO REAL, DIVERSAS AÇÕES JUDICIAIS FORAM INICIADAS NOS TRIBUNAIS, COM FUNDAMENTO DE PERDAS SALARIAIS NO MOMENTO DA CONVERSÃO PARA O NOVO PADRÃO MONETÁRIO.

                        SERVIDORES DO EXECUTIVO TAMBÉ GOSTAM DE DINHEIRO

                               https://cearaagora.com.br/dinheiro-a-caminho

NESSE DECORRER, SERVIDORES DA JUSTIÇA BAIANA, INCLUSIVE DESEMBARGADORES E JUÍZES, ATÉ DE FORMA ADMINISTRATIVA CONSEGUIRAM INCORPORAR O PERCENTUAL DE 11,98% DA URV EM SEUS VENCIMENTOS BASE. O MESMO OCORRENDO COM CORPO FUNCIONAL DO LEGISLATIVO, SEUS ÓRGÃOS AUXILIARES O TCE - TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO E TCM - TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO. DIGA-SE DE PASSAGEM, COM O PAGAMENTO DO RESPECTIVO PASSIVO, MESMO DE FORMA ESCALONADA.

FICO FELIZ QUE SERVIDORES DOS PODERES CITADOS TENHAM OBTIDO, EM UM PRETÉRITO DISTANTE ESTE RESULTADO PECUNIÁRIO, PARABÉNS, "A LEI NÃO SOCORRE OS QUE DORMEM", “QUEM LUTA TEM DIREITO”. AO MESMO TEMPO UM CONSTRANGIMENTO ME PERPASSA PELA INERCIA DA MAIORIA DOS SERVIDORES DO EXECUTIVO, NA BUSCA PELO REMÉDIO JURÍDICO INDICADO PARA CURA DE SUAS DEMANDAS POR ESTE DIREITO.

SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO EM SUA MAIORIA ELEGERAM SEUS REPRESENTANTES  SINDICAIS, QUE AO INVÉS DE DEFENDEREM OS DIRETOS DOS REPRESENTADOS SEGUIRAM OS CAMINHOS DO PELEGUISMO E DO APARELHAMENTO IMORAL, SEM SEREM COBRADOS.

OUTRO PONTO SE TRADUZ POR POLÍTICOS QUE EM CAMPANHA PARA GOVERNADOR PROMETERAM O PAGAMENTO DA URV, FORAM ELEITOS, NÃO CUMPRIRAM A PROMESSA  EM SUAS GESTÕES E ESSES MESMOS SERVIDORES OS ELEGERAM PELA SEGUNDA VEZ.

                 https://steemit.com/pt/@wiseagent/a-justica-nao-e-cega-e-seletiva

ESTE É O MOMENTO DOS SERVIDORES DO EXECUTIVO REFLETIREM E COBRAREM UM POSICIONAMENTO FIRME E CLARO DOS CANDIDATOS COM RELAÇÃO A ESSE TEMA. LEMBRAR SEMPRE DAQUELES QUE PROMETERAM E NÃO HONRARAM AS SUAS PROMESSAS.

O FATO DE UM PROCESSO JUDICIAL TRAMITAR DÉCADAS A FIO, SEM UMA SENTENÇA, REFORÇA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS DO CIDADÃO, O MANTENEDOR DO ERÁRIO E RAZÃO DE SER DO ESTADO CONSTITUÍDO, OU SEJA, O MESMO FOI CRIADO PARA SERVIR AO CIDADÃO E NÃO ESTE SER REFÉM DE ARBÍTRIO DO PODER PÚBLICO. UM ABSURDO QUE OS INTERESSADOS ACEITAM COMO UM DETERMINISMO DEPRIMENTE, DE SERVOS, DE PATRULHADOS, QUASE SEMPRE FALECENDO SEM PERCEBER O RESULTADO FAVORÁVEL DA SENTENÇA, FICANDO PARA OS HERDEIROS, QUE TAMBÉM NÃO SE INDIGNAM POR SEUS ENTES QUERIDOS. 



SE A MAIORIA CIDADÃOS BRASILEIROS, TIVESSE A COMPREENSÃO DO SIGNIFICADO DO TERMO CIDADANIA, DIREITOS E DEVERES CONSTITUCIONAIS, QUE NÃO EXISTEM DEUSES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, EM SUAS DIVERSAS ESFERAS DE PODER, POIS, TODO AGENTE PÚBLICO, SEJA QUAL FOR SUA HIERARQUIA É EMPREGADO DAQUELES QUE PAGAM ALTOS IMPOSTOS.

QUE OS EVENTOS QUE NORTEARAM A OPERAÇÃO FAROESTE, JAMAIS, NEM EM SONHO VOLTEM A CONTAMINAR A RELAÇÃO ENTRE OS PODERES NO ESTADO DA BAHIA. QUE OS INTERESSES DO EXECUTIVO BAIANO EM NÃO HONRAR E PROTELAR O PAGAMENTO DA URV, NÃO SEJAM FATORES DE PRESSÃO SOBRE DECISÃO JUDICIAL DO TJBA EM RELAÇÃO À QUESTÃO. TENHO CERTEZA QUE NÃO. O MP – MINISTÉRIO PÚBLICO DA BAHIA QUE JÁ FOI AGRACIADO COM O PERCEBIMENTO DA URV MONITORE MAIS DE PERTO OS PROCESSOS JUNTO AO TJBA, EM RELAÇÃO À OBRIGAÇÃO DE FAZER DESSE DIREITO.

PARA FECHAR, ARGUMENTOS SOBRE IMPACTO DO PAGAMENTO DA URV ONERARIA O TESOURO DA BAHIA, PELO QUANTITATIVO DE SERVIDORES LOTADO NESSE PODER, É UM ARGUMENTO FALACIOSO, NÃO EXISTE DOIS DIREITOS, UM BENÉFICO PARA GRUPOS MENORES E OUTRO DRACONIANO PARA GRUPOS MAIORES.

LINKS CORRELATOS:

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/03/o-negar-por-negar-e-responsabilidade.html

https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/processo-judicial-urv-corregedoria-de.html


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON - 2065


 

ENTREVISTA COM MATHEUS OLIVA - GRUPO INTERMARÍTIMA - INTERVIEW WITH MATHEUS OLIVA - INTERMARÍTIMA

NO CONTEXTO DESTE SITE, BUSCANDO INFORMAÇÕES SOBRE NOVOS PROJETOS E INVESTIMENTOS QUE VENHAM AGREGAR PRODUTIVIDADE  A LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA, PARTICULARMENTE NO ESPELHO D'ÁGUA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, DAMOS CONTINUIDADE A NOSSA SÈRIE DE ENTREVISTAS, NESSE MOMENTO COM SENHOR MATHEUS OLIVA, DIRETOR COMERCIAL DA INTERMARÍTIMA, OPERADOR LOGÍSTICO  E PORTUÁRIO.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065



1-VIAJANTE SEM PORTO - O SENHOR PODE RELATAR O HISTÓRICO DA INTERMARÍTIMA, COMO  GRUPO EMPRESARIAL LIGADO A LOGÍSTICA PORTUÁRIA NO ESTADO DA BAHIA?


MATHEUS OLIVA – A INTERMARÍTIMA PORTOS & LOGÍSTICA S/A é uma empresa baiana com 35 anos de atividades. Fruto do mais genuíno empreendedorismo, buscamos suprir serviços com excelência em apoio as atividades de comércio exterior dos nossos clientes. Através das mais atuais e melhores práticas de gestão e contínuos investimentos em infraestrutura e tecnologia, exercemos nosso propósito de trazer competitividade a economia baiana.


2-V.S.P - A  INTERMARÍTIMA SE ESTRUTURA APENAS COMO OPERADOR PORTUÁRIO, OU TAMBÉM POSSUI CONCESSÕES NA RETROTERRA DO PORTO DE SALVADOR, ARATU OU MALHADO?


M.O – A INTERMARÍTIMA PORTOS & LOGÍSTICA S/A oferece soluções completas de logística e operações portuárias. Operamos no porto de Salvador dois terminais de carga para conteineres e carga geral. Recentemente arrendamos terminal portuário no Rio Grande do Norte, responsável por 100% das exportações de sal do Brasil. Nossas atividades vão muito além da operação portuária. Temos mais de 500.000m2 de área própria em Centros de Distribuição e extensa frota de caminhões e equipamentos.


3-V.S.P - QUAL  LEITURA QUE O SENHOR FAZ, COMO EMPRESÁRIO DA ÁREA PORTUÁRIA ACERCA DOS LEILÕES DE ARRENDAMENTOS DE PIERS DO PORTO DE ARATU E QUE RESULTADOS  PODEMOS ESPERAR EM RELAÇÃO A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DO SETOR PARA A BAHIA?


M.O – Os leilões foram imprescindíveis para possibilitar o investimento nos terminais de granéis sólidos do Porto de Aratu. Esperamos que a Bahia se torne mais competitiva com os investimentos a serem realizados pelo arrendatário.


4-V.S.P - A INTERMARÍTIMA EM ALGUM MOMENTO TEVE INTERESSE ESTRATÉGICO EM PARTICIPAR DO CERTAME COMENTADO ANTERIORMENTE?


M.O – Disputamos o certame do ATU 18 para movimentação de granéis vegetais com ultimo lance de R$ 50 milhões no leilão, sagrou-se vencedora a maior proposta de R$ 52 milhões.


5- V.S.P - HOJE A BAHIA CONTA COM UM TERMINAL PORTUÁRIO ESPECIALIZADO EM GRANÉIS VEGETAIS, O PORTO COTEGIPE NA BAÍA DE ARATU, OPERANDO  TRIGO E MALTE NO SENTIDO IMPORTAÇÃO E SOJA NA EXPORTAÇÃO, QUE INCLUSIVE PASSA POR UM PROCESSO DE AMPLIAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DE MAIS UM BERÇO. O SENHOR VER PERSPECTIVA PARA MAIS UM OPERADOR DE GRANÉIS VEGETAIS NO MÉDIO PRAZO?


M.O – Sim, é necessário expandir nossa infraestrutura para dar competitividade à produção do Estado bem como garantir que os produtos sejam escoados para Bahia. Hoje temos parte da produção baiana sendo escoada por Santos e por Itaqui. 


6-V.S.P - A INTERMARÍTIMA ADQUIRIU O TERMINAL GRANELEIRO QUE FAZIA PARTE DO COMPLEXO DA EXTINTA USIBA, DEPOIS GERDAU OU APENAS TEM UMA CONCESSÃO DA ÁREA  ATUANDO COMO OPERADORA?


M.O – A Intermarítima adquiriu o Terminal Marítimo Gerdau. 


7-V.S.P - O SENHOR PODE ELENCAR OS GRANÉIS MOVIMENTADOS PELO TERMINAL GERDAU. SÃO CONTRATOS FIRMADOS, ESTABELECENDO UM PATAMAR DE MOVIMENTAÇÃO, OU OPERAÇÕES PONTUAIS?


M.O – O Terminal opera granéis sólidos com contratos de longo prazo e também cargas eventuais “spot”. 


8-V.S.P - QUAL O CALADO HOMOLOGADO  E  PRANCHA DIÁRIA DE MOVIMENTAÇÕES DOS GRANÉIS OPERADOS PLO TERMINAL?


M.O – 11,30m de profundidade e prancha atual de 6.000t/dia. Porém com os investimentos e melhorias que estamos realizando, elevaremos a profundidade para 13m e a prancha para 12.000t/dia.


9-V.S.P - O TERMINAL GERDAU - INTERMARÍTIMA SE POSICIONA COMO CONCORRENTE DO PORTO DE ARATU EM RELAÇÃO A MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS?


M.O – Os usuários e clientes que demandam serviços portuários para movimentação de granéis sólidos terão mais e melhores opções entre a Aratu e TMG. Com essa salutar concorrência, ganha a economia como um todo.


10-V.S.P - POR SER ARATU UM TERMINAL PÚBLICO, SE POSSÍVEL PERGUNTO SE O SR. TEM CONHECIMENTO DAS CAUSAS QUE TEM LEVADO A SUB UTILIZAÇÃO DO BERÇO SUL DO TGS DESSE PORTO. E SE ESTE CENÁRIO BENEFICIA A INTERMARÍTIMA EM CAPTURAR ESSE ECESSO DE GRANÉIS, EM VIRTUDE DE ARATU TER UM TEMPO DE ESPERA RAZOÁVEL PARA ATRACAÇÃO?


M.O – Falta de investimentos necessários para manutenção e melhorias do TGS Sul levaram a essa subutilização. Com o arrendamento e os investimentos previstos no edital, esperamos que essa situação se reverta.


11-V.S.P - A INTERMARÍTIMA TEM ATUADO COMO OPERADORA NA EXPORTAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO NO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO - ENSEADA, QUAIS AS PERSPECTIVAS DE NEGÓCIO EM RELAÇÃO A ESSA PARCERIA


M.O – Somente posso desejar que o TUP Enseada prospere em sua iniciativa de oferecer mais uma solução portuária na Bahia. 


12-V.S.P - A SENHOR PODE DETALHAR OS CAMINHOS  LOGÍSTICOS PERCORRIDO PELA COMMODITIES DAS JAZIDAS AO COSTADO DO NAVIO


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


13-V.S.P - QUAL A CADÊNCIA  DIÁRIA DE TONELADAS EMBARCADAS? 


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


14-V.S.P - AS OPERAÇÕES UNICAMENTE SÃO REALIZADAS COM GUINDASTES DE BORDO, 


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


15-V.S.P - FAZ PARTE DE UM CENÁRIO FUTURO À AQUISIÇÃO DE  SHIPLOADER , PARA ATENDER DEMANDAS CRESCENTES COM À EXPLORAÇÃO DE NOVAS JAZIDAS DE MINÉRIO DE FERRO E USUÁRIOS.


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


16- V.S.P - QUAL O CALADO MÁXIMO OPERACIONAL E COMPRIMENTO LIMITE DE NAVIOS QUE SÃO HOMOLOGADOS PARA OPERAREM  NO T.U.P ENSEADA?


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


17-V.S.P- O ENSEADA OBTEVE RECENTEMENTE AUTORIZAÇÃO PARA OPERAÇÕES DE TRANSBORDO ENTRE NAVIO - TRANSSHIPMENT -  A INTERMARÍTIMA  SERÁ SUJEITO ATIVO NESSE PROCESSO. JÁ EXISTE UM PLANO DE TRABALHO ESTABELECIDO E HÁ PREVISÃO PARA O EMBARQUE PILOTO? 


M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.


18-V.S.P - QUAL O TIPO DE CARGA OPERADA PELA INTERMARÍTIMA NO PORTO DE ILHÉUS?


M.O – Soja, cacau, minérios e carga geral.


19- V.S.P - COMO O SENHOR VER O PROJETO DO PORTO - SUL


M.O – Uma solução completa para atender as exportações da BAMIN.


20-V.S.P -EM 22 DE JUNHO DE 2012, REALIZAMOS NESTE BLOG ENTREVISTA COM O SENHOR ROBERTO OLIVA VICE PRESIDENTE EXECUTIVO DA INTERMARÍTIMA, NO DECORRER DESSE PERÍODO COMO O SENHOR COMPARA O CENÁRIO PORTUÁRIO DA BAHIA  DE ONTEM E NO MOMENTO, EVOLUÍMOS EM TERMOS DE COMPETITIVIDADE, ESTACIONAMOS OU REGREDIMOS.


M.O – Evoluímos na oferta de alternativas ao mercado vide os TUPs Gerdau e Enseada e a expansão do Tecon Salvador. Mas houve um retrocesso muito pernicioso à economia do Estado na questão ferroviária. 




sábado, 19 de março de 2022

USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO PARA A CIDADE DE SALVADOR E GRANDES MUNICÍPIOS DA BAHIA, RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE - ECONOMIA CIRCULAR - WASTE PROCESSING PLANT FOR THE CITY OF SALVADOR AND LARGE MUNICIPALITIES OF BAHIA, INCOME, EMPLOYMENT AND SUSTAINABILITY - CIRCULAR ECONOMY

NESTE MOMENTO EM QUE SE INICIA PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DO PRÓXIMO GOVERNADOR DA BAHIA, TRAZEMOS ESTE TEXTO, COMO  UM CAMINHO PARA QUE A CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA, SUA ZONA DE INFLUÊNCIA, ALÉM DAS MAIS POPULOSAS CIDADES DO INTERIOR DO ESTADO POSSAM DAR UM DESTINO MAIS RACIONAL AO SEU LIXO DOMICILIAR E COMERCIAL, QUE NÃO SEJAM OS ATERROS SANITÁRIOS E OS MALÉFICOS LIXÕES A CÉU ABERTO, QUE INCLUSIVE PELO MARCO DO SANEAMENTO BÁSICO TEM PRAZOS PARA SEREM EXTINTOS.

SALVADOR HOJE DESTINA GRANDE PARTE DO LIXO GERADO POR SUA POPULAÇÃO PARA OS ATERROS SANITÁRIOS, PELOS MENOS A PARTE RECOLHIDA, POIS É NOTÓRIA A DEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NA NOSSA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, ONDE RESÍDUOS SE ACUMULAM DURANTE DIAS.

MESMO SENDO UMA OPÇÃO LASTREADA EM CRITÉRIOS TÉCNICOS, O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ LONGE DE SER O MÉTODO IDEAL DE DESTINAÇÃO DO LIXO DOMÉSTICO E HOSPITALAR.

AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O ATERRO OCUPAM UMA ÁREA FÍSICA DE GRANDES DIMENSÕES, GERALMENTE ESTÃO PRÓXIMAS DOS CENTROS URBANOS PARA FACILITAR A LOGÍSTICA DO TRANSPORTE DO RESÍDUO; QUE POR SUA VEZ SÃO SATURADAS MUITO RÁPIDO, EM VIRTUDE DO CRESCIMENTO POPULACIONAL, EM CONSEQUÊNCIA, HÁ NECESSIDADE FREQUENTE DE AMPLIAÇÃO DE SUA INFRAESTRUTURA.

MESMO SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS PARA PREPARAÇÃO DESSAS ÁREAS, NÃO TEMOS DÚVIDAS QUE ALGUMA QUANTIDADE DE RESÍDUOS IRÁ ESCAPAR, SE INFILTRANDO NO SUBSOLO CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

SOBRE OS LIXÕES EXISTENTES EM GRANDE PARTE DAS CIDADES DO INTERIOR BAIANO, NÃO TEMOS O QUE COMENTAR, APENAS REPETINDO QUE SE TORNA UMA AÇÃO CRIMINOSA CONTRA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIDADANIA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, CONSIDERANDO QUE O MARCO DE SANEAMENTO ESTABELECEU PRAZO PARA EXTINGUIR ESTA PRÁTICA.

O QUE PROPOMOS É A CONSTRUÇÃO DE UMA MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO NA ÁREA DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, APROVEITANDO A ESTRUTURA JÁ EXISTENTE DE EMPRESAS MISTURADORAS DE FERTILIZANTES MINERAIS, QUE RECEBERIA TODO O MATERIAL GERADO EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA.

POR SER UMA CIDADE SITUADA EM ZONA TROPICAL, O LIXO PRODUZIDO EM NOSSA CAPITAL É COMPOSTO EM GRANDE PARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS, A EXEMPLO DE FRUTAS COMO: COCOS, MANGAS, JACAS, CAJUS, MELANCIAS, BANANAS, BAGAÇO DE CANA, TAMBÉM COMO OS FRUTOS DO MAR, QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMO GASTRONÔMICOS DOS SOTEROPOLITANOS, PODEM SER TRANSFORMADOS EM FERTILIZANTE NATURAL, CUJO PREÇO DE MERCADO É BEM SUPERIOR AO INSUMO PRODUZIDO POR PROCESSO QUÍMICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

METAIS, VIDROS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PNEUS SERIAM NESSA USINA SEGREGADOS E UNITIZADOS PARA SEREM VENDIDOS E REPASSADOS PARA RESPECTIVAS INDÚSTRIAS PROCESSADORAS, O QUE INCENTIVARIA A ECONOMIA CIRCULAR. ESTA SEGREGAÇÃO DE RESÍDUOS JÁ ACONTECE EM SALVADOR NUMA ESCALA MENOR, MAS NÃO O PROCESSAMENTO.

UM CAPÍTULO IMPORTANTE PODE SER DEDICADO AO DESCARTE DE PRODUTOS ELETRÔNICOS, QUE NA PLANTA DA USINA TERIA TRATAMENTO DIFERENCIADO, COM SEPARAÇÃO DE PEÇAS, COMPONENTES E METAIS PESADOS, DIRECIONADOS PARA PROCESSAMENTO ESPECÍFICO.

http://www.startrace.co.in/industrial-recycling-plants.html

A LEGIÃO DE CATADORES DE MATERIAL A SER RECICLADO, QUE VIVE DE FORMA DEGRADANTE, REVIRANDO CONTÊINERES DE LIXO OU LIXÕES SERIA PRIORIZADA NOS POSTOS DE TRABALHOS GERADOS PELA USINA, APÓS PRÉVIO CADASTRAMENTO E TREINAMENTO. 

NESSAS UNIDADES O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SERÁ OPERACIONALIZADO ATRAVÉS DE MEIOS MAGNÉTICOS, POR ELETRÓLISE E MECÃNICOS, EVITANDO O CONTATO HUMANO. 

AS CIDADES COM MAIOR DENSIDADE POPULACIONAL QUE SE LOCALIZAM FORA DO EIXO DA REGIÃO METROPOLITANA, A EXEMPLO DE ILHÉUS, JUAZEIRO E VITORIA DA CONQUISTA TERIAM USINAS BASEADAS EM ESTUDO DE VIABILIDADE, QUE SERIAM ALIMENTADAS COM LIXO COMPACTADO ORIUNDOS DAS CIDADES CIRCUNVIZINHAS.

A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE UM EVENTO DESSA NATUREZA REPRESENTA INÚMERAS VANTAGENS NO CAMPO SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

PARA CONCRETIZAR E VIABILIZAR UM EMPREENDIMENTO DE TAMANHA MAGNITUDE DEVE-SE CONTAR COM APOIO FINANCEIRO DO ESTADO, DOS MUNICÍPIOS, CAPITAL PRIVADO QUE PODE SER O DETENTOR DA TECNOLOGIA E RECURSOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE PAÍSES ONDE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE TENHA PRIORIDADE, SEM MENCIONAR QUE O ESTADO SE TORNARIA UMA REFERENCIA INTERNACIONAL NO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE.

O RESULTADO FINANCEIRO PROVENIENTE DA OPERAÇÃO ADVINDA DA USINA SERIA APLICADO UMA PARTE EM MELHORIA DOS PROCESSOS OPERACIONAIS E O RESTANTE EM ATIVIDADES LIGADAS A PROJETOS GOVERNAMENTAIS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

RESSALTAMOS QUE A VIABILIDADE DE UM PROJETO DESSA GRANDEZA PASSA PELA VONTADE POLITICA E CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE EM PRESERVAR A VIDA, A EXISTÊNCIA E O FUTURO, INDUZINDO GANHOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065



domingo, 6 de março de 2022