sexta-feira, 24 de junho de 2022
DIA DO HOMEM DO MAR - 25 DE JUNHO - DAY OF THE SEAFARER - JUNE 25
quinta-feira, 23 de junho de 2022
TRANSFERÊNCIA CRUDE OIL - 83 NM DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS - TRANSFER CRUDE OIL - 83 NM FROM TODOS OS SANTOS BAY
CONFORME ESTE BLOG PREVIU, INICIOU ONTEM - 23/06/2022 - MAIS UMA OPERAÇÃO SHIP -TO - SHIP - OFFSHORE PARA A REFINARIA ACELEN, ENVOLVEMDO OS NAVIOS ELKA PARANA, COM 16,1 m DE CALDO E O NAVIO ZUMBI DOS PALMARES.
ENQUANTO A REFINARIA ESTAVA NAS MÃOS DA PETROBRAS, PRODUZIA COM OCIOSIDADE, HOJE ,PRIVATIZADA, ATUA COMO UMA LOCOMOTIVA PARA O CENÁRIO INDUSTRIAL DA BAHIA. APENAS UM SENÃO, O COMANDO DA ACELEN DEVE IMPLEMENTAR DE FORMA CELERE O RETORNO DE ABASTECIMENTO DE BUNKER PARA NAVIOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.
POSÍCÃO DAS EMBARCAÇÕES ENVOLVIDAS NA OPERAÇÃO
ECONOMISTA -2065
quarta-feira, 22 de junho de 2022
REGATA ARATU MARAGOJIPE - 53 ANOS DE FESTA NO MAR DA BAHIA - 27/08/2022 - ARATU MARAGOJIPE SAILING RACE - 53 YEARS OF PARTY IN THE SEA OF BAHIA - 08/27/2022
terça-feira, 21 de junho de 2022
LOGÍSTICA PORTUÁRIA E VENDA DA RLAM TRACIONAM COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA - PORT LOGISTICS AND SALE OF RLAM BRING COMPETITIVENESS TO THE ECONOMY OF BAIANA
A BAHIA VISLUMBRA UM CENÁRIO DE BONS VENTOS PARA COMPETITIVIDADE DA SUA ECONOMIA A PARTIR DO ANO DE 2020 ATÉ O PRESENTE. SE TORNA EVIDENTE QUE OS INVESTIMENTOS INAUGURADOS NESTE PERÍODO, OS QUAIS CITAREMOS NO DECORRER DO ARTIGO SÃO VETORES PRINCIPAIS.
EM DIVERSOS ARTIGOS E ESCRITOS NARRAMOS O QUÃO FOI INERTE A POLÍTICA ECONÔMICA ADOTADA PELA BAHIA EM RELAÇÃO À ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS E QUALIFICAÇÃO DAS SUAS ESTRUTURAS LOGÍSTICAS, PRINCIPALMENTE PORTOS E FERROVIAS, NESTES ÚLTIMOS 16 ANOS, FAZER O QUÊ, CADA GRUPO POLÍTICO E SEUS RESPECTIVOS GOVERNADOS TEM A LIBERDADE PARA DECIDIR SUAS PRIORIDADES.
A BAÍA DE TODOS SANTOS REPRESENTA UM ESPETACULAR ESPELHO D'ÁGUA NÃO SÓ PELOS SEUS ATRATIVOS NATURAIS, QUE POTENCIALIZA OS SERVIÇOS TURÍSTICOS, MAS TAMBÉM, PELA SUA ACESSIBILIDADE Á NAVEGAÇÃO MARÍTIMA COMERCIAL. O CANAL PRINCIPAL TEM PROFUNDIDADES QUE PODEM SUPERAR 30 METROS,PORÉM NO PERÍMETRO DOS BERÇOS DE ATRACAÇÃO ESSAS COTAS DIMINUEM, O QUE PODE SER AMPLIADA POR DRAGAGEM.
PARA SUPRIR ESTAS NECESSIDADES LOGÍSTICAS, TERMINAIS MARÍTIMOS PRIVADOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM LANÇADO MÃOS DE OPERAÇÕES TRANSSHIPMENT - SHIP - TO - SHIP. A ACELEN, ANTIGA REFINARIA LANDULPHO ALVES, JÁ REALIZOU ALGUMAS DESSAS AÇÕES, INCLUSIVE SHIP -TO-SHIP OFFSHORE. A ENSEADA INDÚSTRIA NAVAL JÁ OBTEVE AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL DO INEMA PARA TRANBORDO DE CARGA ENTRE NAVIOS, INCLUSIVE TIPO CAPESIZE
UM EXEMPLO PONTUAL É O NAVIO "ELKA PARANA" - SHUTTLE TANKER, QUE NAVEGA PARA SALVADOR, TRANSPORTANDO PETROLÉO BRUTO, DANDO 9,8 Kn, PREVISÃO DE CHEGADA EM 22/06/22 AS 18 h, COM CALADO DE 16,1 m, CALADO ESTE QUE NÃO PERMITIRIA SUA ATRACAÇÃO NO TEMADRE, O MESMO DEVE REALIZAR OPERAÇÃO DE TRANSBORDO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS OU EM MAR ABERTO. A PRESENÇA DO REBOCADOR "DIDI K" NO FUNDEIO NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS PODE SER UM INDICATIVO DESSA NOVA OPERAÇÃO, POIS O MESMO DEU APOIO EM OUTRAS OCASIÕES.
TANKER SHIP "ELKA PARANA"A AMPLIAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR EM MAIS UM BERÇO, EQUIPADO COM PORTÊINERES DE ÚLTIMA GERAÇÃO, O PORTO COTEGIPE DEVE CONTAR COM MAIS UMA JANELA DE ATRACAÇÃO ATÉ O FINAL DO ANO, A INTERMARÍTIMA ADQUIRIU O ANTIGO TERMINAL DA USIBA, DEVENDO REALIZAR INVESTIMENTOS, O ESTALEIRO ENSEADA ESTÁ AUTORIZADO A OPERAR COMO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO EM DIVERSAS MODALIDADES DE CARGAS. NÃO ESQUECER DA PERMISSÃO DE USO DOS TERMINAIS DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU, QUE DEMANDARÁ EXPRESSIVOS INVESTIMENTOS EM BERÇOS E NOVOS SHIPLOADER.
TUG "DIDI K"OUTRO FATO RELEVANTE FOI A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA DE MATARIPE, QUE DEVE REALIZAR INVESTIMENTOS PRODUTIVOS VISANDO AUMENTO DA CAPACIDADE DE REFINO E MODERNIZAÇÃO TECNOLÓGICA DE SEUS PROCESSOS PRODUTIVOS. A PRODUÇÃO INDUSTRIAL DA BAHIA TEVE CRESCIMENTO DE 2,8% NO PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2022, GRAÇAS AO INCREMENTO DE 40% NO REFINO DA ACELEN.
PERCEBO ESTE CENÁRIO DESCRITO ANTERIORMENTE COMO UM FAROL INDICANDO NOVO PROTAGONISMO PARA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, PROTAGONISMO QUE FOI ASSUMIDO EM PASSADO NÃO MUITO DISTANTE, ESPERO QUE O GOVERNADOR ELEITO POTENCIALIZE ESTAS NOVAS VERTENTES POSITIVAS PARA NOSSO ESTADO
JOSEMAR
ECONOMISTA - 2065
LINKS CORRELATOS:
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/06/arrendamento-do-tgs-do-porto-de-aratu.html
https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/blog/ship-to-ship/
quarta-feira, 15 de junho de 2022
ENDEREÇOS DE SITES - SERVIÇOS NÁUTICOS - SALVADOR - BAHIA - WEBSITE ADDRESSES - NAUTICAL SERVICES - SALVADOR - BAHIA
RELAÇÃO DE LINKS DE ESTALEIROS DE LANCHAS, SERVIÇOS, MARINAS LOCALIZADAS EM SALVADOR - BAHIA - SITES NÁUTICOS.
SALVADOR - BAHIA -1873 |
EMERGÊNCIA:
https://www.marinha.mil.br/cppr/emergencia - EMERGÊNCIAS MARÍTIMAS / FLUVIAIS - TELEFONE 185
https://www.marinha.mil.br/dpc/sites/www.marinha.mil.br.dpc/files/VID-20201220-WA0022.mp4
ESTALEIROS:
https://www.fibrafort.com.br/pt/produtos
https://www.schaeferyachts.com.br/?
https://www.vistamarnautica.com.br/
http://lanchascaprice.com.br/teste/
http://stellanautica.tempsite.ws/
https://www.magnaestaleiros.com.br/
MARINAS E CLUBES NÁUTICOS SALVADOR - BAHIA:
https://www.saveiroclubedabahia.org/
https://www.bahiamarina.com.br/site/
https://www.aratuiateclube.com.br/
http://yachtclubedabahia.com.br/
https://cabotosports.com.br/contato
https://jet-marine.negocio.site/
http://socicamnauticaeturismo.com.br/amarina.php
https://www.facebook.com/salvadormarina.salvadormarina
ALUGUÉIS DE EMBARCAÇÕES - SALVADOR - BAHIA:
https://www.lanchasalvador.com.br/?
https://escunassalvador.com.br/?
https://charternautico.com.br/?
https://apolonioturismo.com.br/
https://www.visiteobrasil.com.br/nordeste/bahia/salvador/servicos/central-de-escunas
https://www.nautal.com.br/aluguel-lanchas-salvador?
DIVERSOS:
http://fundacaobaiaviva.org.br/
MUSEUS NÁUTICOS:
https://www.instagram.com/museudomar.aleixobelov/
https://www.museunauticodabahia.org.br/
INSTITUCIONAIS:
https://www.marinha.mil.br/com2dn/
https://www.marinha.mil.br/cpba/content/principal
https://www.marinha.mil.br/bna/
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-meteoromarinha/previsao-24-horas
https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo
https://www.codeba.gov.br/eficiente/sites/portalcodeba/pt-br/home.php
http://www.pm.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2000&Itemid=854
http://www.agerba.ba.gov.br/index.php/transporte/hidroviario/lanchinhas
TRNASPORTE MARÍTIMO DE PASSAGEIRO:
https://www.internacionaltravessias.com.br/ - FERRY BOAT
https://ilhabelatm.com.br/ - MORRO DE SÃO PAULO
https://www.reserva-cassiturismo.com.br/? - MORRO DE SÃO PAULO
SERVIÇO DE PRATICAGEM:
http://www.salvadorpilots.com.br/
JOSEMAR
ECONOMISTA - 2065
terça-feira, 14 de junho de 2022
ARRENDAMENTO DO TGS PORTO DE ARATU, A BAHIA AVANÇA NOS CAMINHOS LOGÍSTICOS - LEASE OF TGS ARATU PORT, BAHIA ADVANCES IN LOGISTICS PATHS
EXCELENTE NOTÍCIA PARA A ECONOMIA BAIANA, O TERMO DE PERMISSÃO DE USO DOS PIERS DE GRANÉIS SÓLIDOS DO PORTO DE ARATU FOI ASSINADO NA QUARTA FEIRA, 08 DE JUNHO, ENGLOBANDO ÀS ÁREAS ATU-12 E ATU-18. ESSE EVENTO TRARÁ NOVOS VENTOS NO SENTIDO DE AMPLIAR A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DA ECONOMIA BAIANA, COM ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS PRODUTIVOS.
OS INVESTIMENTOS REALIZADOS VÃO PERMITIR O AUMENTO DA CADÊNCIA OPERACIONAL NESSA UNIDADE PORTUÁRIA, DIMINUINDO O TEMPO DE ESPERA PARA ATRACAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA REDUÇÃO DOS FRETES, COM IMPACTO POSITIVO NA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS QUE UTILIZAM O PORTO DE ARATU.
OS NOVOS PERMISSIONÁRIOS TÊM PELA FRENTE UM DESAFIO, O GARGALO FERROVIÁRIO A SER ULTRAPASSADO DIANTE DO CRESCIMENTO DA ESCALA DE MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS. A BAHIA, ASSIM COMO EM SEUS PORTOS, NÃO INVESTIU EM MODERNIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE SUA MALHA FERROVIÁRIA, O QUE DIMINUI OS GANHOS LOGÍSTICOS EM DISTÂNCIAS SUPERIORES A 300 KM, QUANDO COMPARADOS AO MODAL RODOVIÁRIO.
A CS INFRA, EMPRESA GANHADORA DA CONCORRÊNCIA PREVÊ INVESTIR R$ 627 MILHÕES NOS PRIMEIROS 3 ANOS, ALÉM DE BUSCAR PARCERIAS COM A FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA S.A E SUA CONTROLADORA A VLI, BUSCANDO A INTERSEÇÃO ENTRE ESSES 2 MODAIS.
https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratuSE TORNA RELEVANTE CITAR A FERROVIA JUAZEIRO - SALVADOR, VIABILIZANDO SUA REQUALIFICAÇÃO, OPERANDO CARGAS ATRAVÉS DE COMBOIOS DE CHATAS VINDO DA REGIÃO OESTE, RIO SÃO FRANCISCO, PRINCIPALMENTE SOJA, MILHO E ALGODÃO, DESCARREGADOS NO PORTO DE JUAZEIRO E SEGUINDO PELA FERROVIA ATÉ O COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE ARATU. NO SENTIDO INVERSO A CARGA PRINCIPAL SERIA FERTILIZANTES
APESAR DO MARASMO QUE ENVOLVEU E ENVOLVE A BAHIA NESSES ÚLTIMOS 16 ANOS MINANDO SUA COMPETITIVIDADE, TIVEMOS RECENTEMENTE FATOS ALVISSAREIROS, OS QUAIS CITAREMOS À AUTORIZAÇÃO PARA OPERAÇÃO DO TERMINAL DE USO PRIVADO DO ESTALEIRO ENSEADA, DUPLICAÇÃO DO TERMINAL DE CONTÊINER DO PORTO DE SALVADOR, AMPLIAÇÃO EM MAIS UM BERÇO DO PORTO COTEGIPE, A PRIVATIZAÇÃO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES E SEU TERMINAL MARÍTIMO, O TEMADRE, ALÉM DO INVESTIMENTO REALIZADO PELA INTERMARÍTIMA NO ANTIGO TERMINAL DA USIBA. NEM TUDO ESTÁ PERDIDO.
JOSEMAR SOUZA SANTOS
ECONOMISTA - CORECON 2065
LINKS CORRELATOS:
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/entrevista-com-matheus-oliva-grupo.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2012/11/estrada-de-ferro-juazeiro-salvador.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2021/09/economia-baiana-um-processo-de.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2019/05/ampliacao-do-terminal-de-conteineres-do.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/11/a-irresponsabilidade-em-extinguir-o.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2016/06/complexo-portuario-da-bahia-penumbra.html
sexta-feira, 6 de maio de 2022
ARTIGO PUBLICADO - BAHIA NOTÍCIAS - USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO GERA RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE
ESTAMOS POSTANDO LINK DE ARTIGO DE MINHA AUTORIA, PUBLICADO NO SITE BAHIA NOTÍCIA VERSANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE USINAS PROCESSADORAS DE LIXO, NA GERAÇÃO DE EMPREGO, RENDA E SUSTENTABILIDADE.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
quinta-feira, 21 de abril de 2022
PROCESSO JUDICIAL - URV - CORREGEDORIA DE JUSTIÇA TJBA - CAPITAL
ESTAMOS POSTANDO PETIÇÃO DIRECIONADA A CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA - CAPITAL, SOLICITANDO PROVIDÊNCIAS QUANTO AO TRÂMITE DE PROCESSOS VERSANDO SOBRE O PAGAMENTO DA URV A SERVIDORES LOTADOS NO PODER EXECUTIVO DO ESTADO DA BAHIA.
https://sifam.org.br/?p=5922ESTE TEMA DEVE PERMEAR O CENÁRIO ELEITORAL DA BAHIA EM RELAÇÃO AO CARGO DE GOVERNADOR E DEPUTADO ESTADUAL. O RECONHECIMENTO DO DIREITO AO PERCEBIMENTO DA URV ATINGIRIA UM UNIVERSO SIGNIFICATIVO DE VOTOS, SERVIDORES E SEUS DEPENDENTES.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
PROTOCOLO PJECOR
PROTOCOLO DO PROCESSO
PROCESSO DISTRIBUÍDO COM O NÚMERO 0000812-13.2022.2.00.0805 PARA O ÓRGÃO CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA DA BAHIA - CAPITAL, POSTERIORMENTE ENVIADO A 1ª VICE - PRESIDÊNCIA DO TJBA.
Além do mais, fazem parte do processo em questão, um portador de deficiência física e uma cidadã com mais de 90 anos de idade, com diversas enfermidades, tudo isto amparado por Legislação que regula prioridades em trâmites de demandas judiciais.
A título de informação, processos sobre pagamento de URV a servidores do Poder executivo da Bahia, se transformaram em matéria sensível, pois a confirmação do direito poderia impactar com relevância o Tesouro Estadual, o que não procede, considerando que os proventos básicos dos servidores do Executivo da Bahia são relativamente aquém dos poderes que já perceberam esse benefício e incorporaram aos seus proventos.
Gostaria de ressaltar que na Administração Pública, seja qual for a hierarquia ou a nomenclatura do cargo, não existem Deuses e sim obediência a Constituição, o "Estado de Direito" e os deveres Regimentais.
Ressaltamos que o processo em voga foi iniciado em 2005, ou seja, 17 anos, tempo que envergonharia qualquer nação civilizada - "afinal a ausência de celeridade, sob certo ângulo, é ausência de justiça".
A questão do meu direito ao recebimento da URV, hoje não se resume apenas ao aspecto pecuniário, mas principalmente a honradez e a dignidade, lutarei em todas as instâncias possíveis e legais.
Em tempo, almejamos para que averiguações, a exemplo da "Operação Faroeste", atuando sobre relações promíscuas entre poderes, com tentativa de aparelhamento por parte do Executivo, não sejam mais necessárias acontecer.
Desde já agradeço por tudo, solicitando confirmação do recebimento desse pedido.
"A força do direito deve superar o direito da força" Ruy Barbosasegunda-feira, 4 de abril de 2022
URV - A RELAÇÃO ENTRE CIDADANIA, MINISTÉRIO PÚBLICO, TJBA E PODER EXECUTIVO - URV - THE RELATIONSHIP BETWEEN CITIZENSHIP, PUBLIC PROSECUTION OFFICE, TJBA AND EXECUTIVE POWER
RETORNO A COMENTAR SOBRE O NÃO PAGAMENTO DA URV - UNIDADE REAL DE VALOR, PARA SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO DA BAHIA, EM SUA MAIORIA, O QUE SE COADUNA CONTRA O PRINCIPIO CONSTITUCIONAL DA IGUALDADE DE TODOS PERANTE A LEI, EM CONTRAPONTO A PASSIVIDADE DOS INTERESSADOS.
APENAS PARA REFORÇAR O
ENTENDIMENTO DAQUELES QUE NÃO SÃO SERVIDORES PÚBLICO DO ESTADO, A URV FOI
INSTITUÍDA EM 01 DE MARÇO DE 1994, COMO ÍNDICE QUE REFERENCIAVA O PODER DE
COMPRA DA MOEDA. COM A CRIAÇÃO DO REAL, DIVERSAS AÇÕES JUDICIAIS
FORAM INICIADAS NOS TRIBUNAIS, COM FUNDAMENTO DE PERDAS SALARIAIS NO MOMENTO DA
CONVERSÃO PARA O NOVO PADRÃO MONETÁRIO.
SERVIDORES DO EXECUTIVO TAMBÉ GOSTAM DE DINHEIRO
https://cearaagora.com.br/dinheiro-a-caminhoNESSE DECORRER, SERVIDORES DA JUSTIÇA BAIANA, INCLUSIVE DESEMBARGADORES E JUÍZES, ATÉ DE FORMA ADMINISTRATIVA CONSEGUIRAM INCORPORAR O PERCENTUAL DE 11,98% DA URV EM SEUS VENCIMENTOS BASE. O MESMO OCORRENDO COM CORPO FUNCIONAL DO LEGISLATIVO, SEUS ÓRGÃOS AUXILIARES O TCE - TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO E TCM - TRIBUNAL DE CONTAS DO MUNICÍPIO. DIGA-SE DE PASSAGEM, COM O PAGAMENTO DO RESPECTIVO PASSIVO, MESMO DE FORMA ESCALONADA.
FICO FELIZ QUE SERVIDORES DOS PODERES CITADOS TENHAM OBTIDO, EM UM PRETÉRITO DISTANTE ESTE RESULTADO PECUNIÁRIO, PARABÉNS, "A LEI NÃO SOCORRE OS QUE DORMEM", “QUEM LUTA TEM DIREITO”. AO MESMO TEMPO UM CONSTRANGIMENTO ME PERPASSA PELA INERCIA DA MAIORIA DOS SERVIDORES DO EXECUTIVO, NA BUSCA PELO REMÉDIO JURÍDICO INDICADO PARA CURA DE SUAS DEMANDAS POR ESTE DIREITO.
SERVIDORES DO PODER EXECUTIVO EM
SUA MAIORIA ELEGERAM SEUS REPRESENTANTES SINDICAIS, QUE AO INVÉS DE
DEFENDEREM OS DIRETOS DOS REPRESENTADOS SEGUIRAM OS CAMINHOS DO PELEGUISMO E DO
APARELHAMENTO IMORAL, SEM SEREM COBRADOS.
OUTRO PONTO SE TRADUZ POR
POLÍTICOS QUE EM CAMPANHA PARA GOVERNADOR PROMETERAM O PAGAMENTO DA URV, FORAM
ELEITOS, NÃO CUMPRIRAM A PROMESSA EM SUAS GESTÕES E ESSES MESMOS
SERVIDORES OS ELEGERAM PELA SEGUNDA VEZ.
ESTE É O MOMENTO DOS SERVIDORES
DO EXECUTIVO REFLETIREM E COBRAREM UM POSICIONAMENTO FIRME E CLARO DOS
CANDIDATOS COM RELAÇÃO A ESSE TEMA. LEMBRAR SEMPRE DAQUELES QUE PROMETERAM E
NÃO HONRARAM AS SUAS PROMESSAS.
O FATO DE UM PROCESSO JUDICIAL
TRAMITAR DÉCADAS A FIO, SEM UMA SENTENÇA, REFORÇA A VIOLAÇÃO DOS DIREITOS
CONSTITUCIONAIS DO CIDADÃO, O MANTENEDOR DO ERÁRIO E RAZÃO DE SER DO ESTADO
CONSTITUÍDO, OU SEJA, O MESMO FOI CRIADO PARA SERVIR AO CIDADÃO E NÃO ESTE SER
REFÉM DE ARBÍTRIO DO PODER PÚBLICO. UM ABSURDO QUE OS INTERESSADOS ACEITAM COMO
UM DETERMINISMO DEPRIMENTE, DE SERVOS, DE PATRULHADOS, QUASE SEMPRE FALECENDO
SEM PERCEBER O RESULTADO FAVORÁVEL DA SENTENÇA, FICANDO PARA OS HERDEIROS, QUE
TAMBÉM NÃO SE INDIGNAM POR SEUS ENTES QUERIDOS.
QUE OS EVENTOS QUE NORTEARAM A
OPERAÇÃO FAROESTE, JAMAIS, NEM EM SONHO VOLTEM A CONTAMINAR A RELAÇÃO ENTRE OS
PODERES NO ESTADO DA BAHIA. QUE OS INTERESSES DO EXECUTIVO BAIANO EM NÃO HONRAR
E PROTELAR O PAGAMENTO DA URV, NÃO SEJAM FATORES DE PRESSÃO SOBRE DECISÃO
JUDICIAL DO TJBA EM RELAÇÃO À QUESTÃO. TENHO CERTEZA QUE NÃO. O MP – MINISTÉRIO
PÚBLICO DA BAHIA QUE JÁ FOI AGRACIADO COM O PERCEBIMENTO DA URV MONITORE MAIS
DE PERTO OS PROCESSOS JUNTO AO TJBA, EM RELAÇÃO À OBRIGAÇÃO DE FAZER DESSE
DIREITO.
PARA FECHAR, ARGUMENTOS SOBRE
IMPACTO DO PAGAMENTO DA URV ONERARIA O TESOURO DA BAHIA, PELO QUANTITATIVO DE
SERVIDORES LOTADO NESSE PODER, É UM ARGUMENTO FALACIOSO, NÃO EXISTE DOIS
DIREITOS, UM BENÉFICO PARA GRUPOS MENORES E OUTRO DRACONIANO PARA GRUPOS
MAIORES.
LINKS CORRELATOS:
https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/03/o-negar-por-negar-e-responsabilidade.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2022/04/processo-judicial-urv-corregedoria-de.html
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON - 2065
ENTREVISTA COM MATHEUS OLIVA - GRUPO INTERMARÍTIMA - INTERVIEW WITH MATHEUS OLIVA - INTERMARÍTIMA
NO CONTEXTO DESTE SITE, BUSCANDO INFORMAÇÕES SOBRE NOVOS PROJETOS E INVESTIMENTOS QUE VENHAM AGREGAR PRODUTIVIDADE A LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA, PARTICULARMENTE NO ESPELHO D'ÁGUA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, DAMOS CONTINUIDADE A NOSSA SÈRIE DE ENTREVISTAS, NESSE MOMENTO COM SENHOR MATHEUS OLIVA, DIRETOR COMERCIAL DA INTERMARÍTIMA, OPERADOR LOGÍSTICO E PORTUÁRIO.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
1-VIAJANTE SEM PORTO - O SENHOR PODE RELATAR O HISTÓRICO DA INTERMARÍTIMA, COMO GRUPO EMPRESARIAL LIGADO A LOGÍSTICA PORTUÁRIA NO ESTADO DA BAHIA?
MATHEUS OLIVA – A INTERMARÍTIMA PORTOS & LOGÍSTICA S/A é uma empresa baiana com 35 anos de atividades. Fruto do mais genuíno empreendedorismo, buscamos suprir serviços com excelência em apoio as atividades de comércio exterior dos nossos clientes. Através das mais atuais e melhores práticas de gestão e contínuos investimentos em infraestrutura e tecnologia, exercemos nosso propósito de trazer competitividade a economia baiana.
2-V.S.P - A INTERMARÍTIMA SE ESTRUTURA APENAS COMO OPERADOR PORTUÁRIO, OU TAMBÉM POSSUI CONCESSÕES NA RETROTERRA DO PORTO DE SALVADOR, ARATU OU MALHADO?
M.O – A INTERMARÍTIMA PORTOS & LOGÍSTICA S/A oferece soluções completas de logística e operações portuárias. Operamos no porto de Salvador dois terminais de carga para conteineres e carga geral. Recentemente arrendamos terminal portuário no Rio Grande do Norte, responsável por 100% das exportações de sal do Brasil. Nossas atividades vão muito além da operação portuária. Temos mais de 500.000m2 de área própria em Centros de Distribuição e extensa frota de caminhões e equipamentos.
3-V.S.P - QUAL LEITURA QUE O SENHOR FAZ, COMO EMPRESÁRIO DA ÁREA PORTUÁRIA ACERCA DOS LEILÕES DE ARRENDAMENTOS DE PIERS DO PORTO DE ARATU E QUE RESULTADOS PODEMOS ESPERAR EM RELAÇÃO A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DO SETOR PARA A BAHIA?
M.O – Os leilões foram imprescindíveis para possibilitar o investimento nos terminais de granéis sólidos do Porto de Aratu. Esperamos que a Bahia se torne mais competitiva com os investimentos a serem realizados pelo arrendatário.
4-V.S.P - A INTERMARÍTIMA EM ALGUM MOMENTO TEVE INTERESSE ESTRATÉGICO EM PARTICIPAR DO CERTAME COMENTADO ANTERIORMENTE?
M.O – Disputamos o certame do ATU 18 para movimentação de granéis vegetais com ultimo lance de R$ 50 milhões no leilão, sagrou-se vencedora a maior proposta de R$ 52 milhões.
5- V.S.P - HOJE A BAHIA CONTA COM UM TERMINAL PORTUÁRIO ESPECIALIZADO EM GRANÉIS VEGETAIS, O PORTO COTEGIPE NA BAÍA DE ARATU, OPERANDO TRIGO E MALTE NO SENTIDO IMPORTAÇÃO E SOJA NA EXPORTAÇÃO, QUE INCLUSIVE PASSA POR UM PROCESSO DE AMPLIAÇÃO COM A CONSTRUÇÃO DE MAIS UM BERÇO. O SENHOR VER PERSPECTIVA PARA MAIS UM OPERADOR DE GRANÉIS VEGETAIS NO MÉDIO PRAZO?
M.O – Sim, é necessário expandir nossa infraestrutura para dar competitividade à produção do Estado bem como garantir que os produtos sejam escoados para Bahia. Hoje temos parte da produção baiana sendo escoada por Santos e por Itaqui.
6-V.S.P - A INTERMARÍTIMA ADQUIRIU O TERMINAL GRANELEIRO QUE FAZIA PARTE DO COMPLEXO DA EXTINTA USIBA, DEPOIS GERDAU OU APENAS TEM UMA CONCESSÃO DA ÁREA ATUANDO COMO OPERADORA?
M.O – A Intermarítima adquiriu o Terminal Marítimo Gerdau.
7-V.S.P - O SENHOR PODE ELENCAR OS GRANÉIS MOVIMENTADOS PELO TERMINAL GERDAU. SÃO CONTRATOS FIRMADOS, ESTABELECENDO UM PATAMAR DE MOVIMENTAÇÃO, OU OPERAÇÕES PONTUAIS?
M.O – O Terminal opera granéis sólidos com contratos de longo prazo e também cargas eventuais “spot”.
8-V.S.P - QUAL O CALADO HOMOLOGADO E PRANCHA DIÁRIA DE MOVIMENTAÇÕES DOS GRANÉIS OPERADOS PLO TERMINAL?
M.O – 11,30m de profundidade e prancha atual de 6.000t/dia. Porém com os investimentos e melhorias que estamos realizando, elevaremos a profundidade para 13m e a prancha para 12.000t/dia.
9-V.S.P - O TERMINAL GERDAU - INTERMARÍTIMA SE POSICIONA COMO CONCORRENTE DO PORTO DE ARATU EM RELAÇÃO A MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS SÓLIDOS?
M.O – Os usuários e clientes que demandam serviços portuários para movimentação de granéis sólidos terão mais e melhores opções entre a Aratu e TMG. Com essa salutar concorrência, ganha a economia como um todo.
10-V.S.P - POR SER ARATU UM TERMINAL PÚBLICO, SE POSSÍVEL PERGUNTO SE O SR. TEM CONHECIMENTO DAS CAUSAS QUE TEM LEVADO A SUB UTILIZAÇÃO DO BERÇO SUL DO TGS DESSE PORTO. E SE ESTE CENÁRIO BENEFICIA A INTERMARÍTIMA EM CAPTURAR ESSE ECESSO DE GRANÉIS, EM VIRTUDE DE ARATU TER UM TEMPO DE ESPERA RAZOÁVEL PARA ATRACAÇÃO?
M.O – Falta de investimentos necessários para manutenção e melhorias do TGS Sul levaram a essa subutilização. Com o arrendamento e os investimentos previstos no edital, esperamos que essa situação se reverta.
11-V.S.P - A INTERMARÍTIMA TEM ATUADO COMO OPERADORA NA EXPORTAÇÃO DE MINÉRIO DE FERRO NO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO - ENSEADA, QUAIS AS PERSPECTIVAS DE NEGÓCIO EM RELAÇÃO A ESSA PARCERIA
M.O – Somente posso desejar que o TUP Enseada prospere em sua iniciativa de oferecer mais uma solução portuária na Bahia.
12-V.S.P - A SENHOR PODE DETALHAR OS CAMINHOS LOGÍSTICOS PERCORRIDO PELA COMMODITIES DAS JAZIDAS AO COSTADO DO NAVIO
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
13-V.S.P - QUAL A CADÊNCIA DIÁRIA DE TONELADAS EMBARCADAS?
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
14-V.S.P - AS OPERAÇÕES UNICAMENTE SÃO REALIZADAS COM GUINDASTES DE BORDO,
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
15-V.S.P - FAZ PARTE DE UM CENÁRIO FUTURO À AQUISIÇÃO DE SHIPLOADER , PARA ATENDER DEMANDAS CRESCENTES COM À EXPLORAÇÃO DE NOVAS JAZIDAS DE MINÉRIO DE FERRO E USUÁRIOS.
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
16- V.S.P - QUAL O CALADO MÁXIMO OPERACIONAL E COMPRIMENTO LIMITE DE NAVIOS QUE SÃO HOMOLOGADOS PARA OPERAREM NO T.U.P ENSEADA?
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
17-V.S.P- O ENSEADA OBTEVE RECENTEMENTE AUTORIZAÇÃO PARA OPERAÇÕES DE TRANSBORDO ENTRE NAVIO - TRANSSHIPMENT - A INTERMARÍTIMA SERÁ SUJEITO ATIVO NESSE PROCESSO. JÁ EXISTE UM PLANO DE TRABALHO ESTABELECIDO E HÁ PREVISÃO PARA O EMBARQUE PILOTO?
M.O – N/A - Por razões contratuais não posso comentar assuntos Enseada.
18-V.S.P - QUAL O TIPO DE CARGA OPERADA PELA INTERMARÍTIMA NO PORTO DE ILHÉUS?
M.O – Soja, cacau, minérios e carga geral.
19- V.S.P - COMO O SENHOR VER O PROJETO DO PORTO - SUL
M.O – Uma solução completa para atender as exportações da BAMIN.
20-V.S.P -EM 22 DE JUNHO DE 2012, REALIZAMOS NESTE BLOG ENTREVISTA COM O SENHOR ROBERTO OLIVA VICE PRESIDENTE EXECUTIVO DA INTERMARÍTIMA, NO DECORRER DESSE PERÍODO COMO O SENHOR COMPARA O CENÁRIO PORTUÁRIO DA BAHIA DE ONTEM E NO MOMENTO, EVOLUÍMOS EM TERMOS DE COMPETITIVIDADE, ESTACIONAMOS OU REGREDIMOS.
M.O – Evoluímos na oferta de alternativas ao mercado vide os TUPs Gerdau e Enseada e a expansão do Tecon Salvador. Mas houve um retrocesso muito pernicioso à economia do Estado na questão ferroviária.
sábado, 19 de março de 2022
USINA DE PROCESSAMENTO DE LIXO PARA A CIDADE DE SALVADOR E GRANDES MUNICÍPIOS DA BAHIA, RENDA, EMPREGO E SUSTENTABILIDADE - ECONOMIA CIRCULAR - WASTE PROCESSING PLANT FOR THE CITY OF SALVADOR AND LARGE MUNICIPALITIES OF BAHIA, INCOME, EMPLOYMENT AND SUSTAINABILITY - CIRCULAR ECONOMY
NESTE MOMENTO EM QUE SE INICIA PROCESSO
ELEITORAL PARA ESCOLHA DO PRÓXIMO GOVERNADOR DA BAHIA, TRAZEMOS ESTE TEXTO,
COMO UM CAMINHO PARA QUE A CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA, SUA
ZONA DE INFLUÊNCIA, ALÉM DAS MAIS POPULOSAS CIDADES DO INTERIOR DO ESTADO
POSSAM DAR UM DESTINO MAIS RACIONAL AO SEU LIXO DOMICILIAR E COMERCIAL, QUE NÃO
SEJAM OS ATERROS SANITÁRIOS E OS MALÉFICOS LIXÕES A CÉU ABERTO, QUE INCLUSIVE
PELO MARCO DO SANEAMENTO BÁSICO TEM PRAZOS PARA SEREM EXTINTOS.
SALVADOR HOJE DESTINA
GRANDE PARTE DO LIXO GERADO POR SUA POPULAÇÃO PARA OS ATERROS SANITÁRIOS, PELOS
MENOS A PARTE RECOLHIDA, POIS É NOTÓRIA A DEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA
PÚBLICA NA NOSSA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, ONDE RESÍDUOS
SE ACUMULAM DURANTE DIAS.
MESMO SENDO UMA OPÇÃO
LASTREADA EM CRITÉRIOS TÉCNICOS, O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ LONGE DE SER O MÉTODO
IDEAL DE DESTINAÇÃO DO LIXO DOMÉSTICO E HOSPITALAR.
AS CÉLULAS QUE
COMPÕEM O ATERRO OCUPAM UMA ÁREA FÍSICA DE GRANDES DIMENSÕES, GERALMENTE ESTÃO
PRÓXIMAS DOS CENTROS URBANOS PARA FACILITAR A LOGÍSTICA DO TRANSPORTE DO
RESÍDUO; QUE POR SUA VEZ SÃO SATURADAS MUITO RÁPIDO, EM VIRTUDE DO CRESCIMENTO
POPULACIONAL, EM CONSEQUÊNCIA, HÁ NECESSIDADE FREQUENTE DE AMPLIAÇÃO DE SUA
INFRAESTRUTURA.
MESMO SEGUINDO TODOS OS PROTOCOLOS PARA PREPARAÇÃO DESSAS ÁREAS, NÃO
TEMOS DÚVIDAS QUE ALGUMA QUANTIDADE DE RESÍDUOS IRÁ ESCAPAR, SE INFILTRANDO NO
SUBSOLO CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO.
SOBRE OS LIXÕES EXISTENTES EM GRANDE PARTE DAS CIDADES DO INTERIOR
BAIANO, NÃO TEMOS O QUE COMENTAR, APENAS REPETINDO QUE SE TORNA UMA AÇÃO
CRIMINOSA CONTRA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIDADANIA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL
DOS DIREITOS HUMANOS, CONSIDERANDO QUE O MARCO DE SANEAMENTO ESTABELECEU PRAZO
PARA EXTINGUIR ESTA PRÁTICA.
O QUE PROPOMOS É A
CONSTRUÇÃO DE UMA MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO NA ÁREA DO COMPLEXO
INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, APROVEITANDO A ESTRUTURA JÁ EXISTENTE DE EMPRESAS
MISTURADORAS DE FERTILIZANTES MINERAIS, QUE RECEBERIA TODO O MATERIAL GERADO EM
SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA.
METAIS, VIDROS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PNEUS SERIAM NESSA USINA SEGREGADOS E
UNITIZADOS PARA SEREM VENDIDOS E REPASSADOS PARA RESPECTIVAS INDÚSTRIAS
PROCESSADORAS, O QUE INCENTIVARIA A ECONOMIA CIRCULAR. ESTA SEGREGAÇÃO DE
RESÍDUOS JÁ ACONTECE EM SALVADOR NUMA ESCALA MENOR, MAS NÃO
O PROCESSAMENTO.
UM CAPÍTULO IMPORTANTE PODE SER DEDICADO AO DESCARTE DE PRODUTOS ELETRÔNICOS, QUE NA PLANTA DA USINA TERIA TRATAMENTO DIFERENCIADO, COM SEPARAÇÃO DE PEÇAS, COMPONENTES E METAIS PESADOS, DIRECIONADOS PARA PROCESSAMENTO ESPECÍFICO.
http://www.startrace.co.in/industrial-recycling-plants.htmlA LEGIÃO DE CATADORES DE MATERIAL A SER RECICLADO, QUE VIVE DE FORMA DEGRADANTE, REVIRANDO CONTÊINERES DE LIXO OU LIXÕES SERIA PRIORIZADA NOS POSTOS DE TRABALHOS GERADOS PELA USINA, APÓS PRÉVIO CADASTRAMENTO E TREINAMENTO.
NESSAS UNIDADES O PROCESSO DE SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS SERÁ OPERACIONALIZADO ATRAVÉS DE MEIOS MAGNÉTICOS, POR ELETRÓLISE E MECÃNICOS, EVITANDO O CONTATO HUMANO.
AS CIDADES COM MAIOR
DENSIDADE POPULACIONAL QUE SE LOCALIZAM FORA DO EIXO DA REGIÃO METROPOLITANA, A
EXEMPLO DE ILHÉUS, JUAZEIRO E VITORIA DA CONQUISTA TERIAM USINAS BASEADAS EM
ESTUDO DE VIABILIDADE, QUE SERIAM ALIMENTADAS COM LIXO COMPACTADO ORIUNDOS DAS
CIDADES CIRCUNVIZINHAS.
A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE UM EVENTO DESSA NATUREZA REPRESENTA
INÚMERAS VANTAGENS NO CAMPO SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL.
PARA CONCRETIZAR E VIABILIZAR UM EMPREENDIMENTO DE TAMANHA MAGNITUDE DEVE-SE CONTAR COM APOIO FINANCEIRO DO ESTADO, DOS MUNICÍPIOS, CAPITAL PRIVADO QUE PODE SER O DETENTOR DA TECNOLOGIA E RECURSOS DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS DE PAÍSES ONDE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE TENHA PRIORIDADE, SEM MENCIONAR QUE O ESTADO SE TORNARIA UMA REFERENCIA INTERNACIONAL NO CONCEITO DE SUSTENTABILIDADE.
O RESULTADO FINANCEIRO
PROVENIENTE DA OPERAÇÃO ADVINDA DA USINA SERIA APLICADO UMA PARTE EM MELHORIA
DOS PROCESSOS OPERACIONAIS E O RESTANTE EM ATIVIDADES LIGADAS A PROJETOS
GOVERNAMENTAIS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.
RESSALTAMOS QUE A VIABILIDADE DE UM PROJETO DESSA GRANDEZA PASSA PELA
VONTADE POLITICA E CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE EM PRESERVAR A VIDA, A
EXISTÊNCIA E O FUTURO, INDUZINDO GANHOS SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
domingo, 6 de março de 2022
ESCRITO TÉCNICO DA "MOTO - OESTE" COMPARANDO OPERACIONALIDADE DE MOTORES DE POPA DE 2 E 4 TEMPOS - OUTBOARD ENGINES
ESCRITO TÉCNICO, PARA SER ACESSADO POR PROPRIETÁRIO DE EMBARCAÇÕES DE LAZER OU INTERESSADOS, SOBRE OPERACIONALIDADE DE MOTORES DE POPA DE 2 E 4 TEMPOS.
https://blog.motooeste.com.br/motor-de-popa-4-tempos-2-tempos/
JOSEMAR
CORECON - BAHIA - 2065