quarta-feira, 28 de agosto de 2024

A TRAJETÓRIA DE UMA EDUCADORA - PROFESSORA, EMÉRITA, MARIA DORALICE SOUZA SANTOS - MINHA MÃE, 1 - THE TRAJECTORY OF AN EDUCATOR - TEACHER, EMERITA, MARIA DORALICE SOUZA SANTOS - MY MOTHER

EM HOMENAGEM SINGELA E HONROSA, TENTAREI NARRAR A ESSÊNCIA DA TRAJETÓRIA DE MINHA MÃE PROFESSORA MARIA DORALICE, DORA, EM SEU PAPEL DE FILHA, MÃE, ESPOSA E DUCADORA.


DURANTE O RELATO VOU ME REFERIR A MINHA MÃE COMO DORA E MEU PAI COMO JOÃO. QUANDO CRIANÇA CHAMAVA-OS DE PAINHO E MAINHA, DEPOIS PASSEI A CHAMÁ-LOS PELO NOME, COMO ERA O MAIS VELHO MEUS IRMÃOS ME SEGUIRAM, NUNCA OS CHAMEI DE SENHOR OU SENHORA. PARTICIPEI DE UM CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO, ONDE UM INSTRUTORA ME DISSE - OS TÍTULOS AFASTAM AS PESSOAS.

A CRONOLOGIA DA NARRATIVA PODE NÃO SER EXATAMENTE PRECISA QUANTO A ESPECIFICIDADES DAS DATAS, NO CASO, DIA, MÊS, ANO, EM VIRTUDE DE NÃO TER MEMÓRIA VIVA OU DOCUMENTAL SOBRE ALGUNS MOMENTOS DA SUA EXISTÊNCIA, MAS PROCURAREI SER O MAIS EXATO POSSÍVEL NO CONTEXTO HISTÓRICO.

DORA A DIREITA EM SEMINÁRIO PARA PROFESSORES DA LÍNGUA INGLESA NO ACBEU, POSSIVELMENTE NO FINAL DA DÉCADA. DE 1960

DORA NASCEU EM SANTO ESTEVÃO - BAHIA, EM 18 DE AGOSTO DE 1928, A FAMÍLIA TINHA UMA PROPRIEDADE RURAL, ONDE PLANTAVAM PRINCIPALMENTE TABACO, COM MINHA AVÓ ELIZA TOMANDO CONTA DA PROLE, EM VIRTUDE DO CHEFE DA FAMÍLIA, MEU AVÔ PEDRO BARAÚNA PASSAVA A MAIOR PARTE DO TEMPO VIAJANDO PELO SERTÃO, NEGOCIANDO FUMO, TINHA UMA TROPA DE BURROS.

ÁLBUM DE FORMATURA DE DORA

ACREDITO QUE, A DATA DO CENÁRIO QUE NARRAREI A SEGUIR SEJA INÍCIO DA DÉCADA DE 1940. PERÍODO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIALPOR QUE DORA COMENTAVA SOBRE A CIDADE TER AS LUZES APAGADAS DURANTE O PERÍODO NOTURNO, EVITANDO SER ALVO DE BOMBARDEIOS AÉREOS OU VÔOS DE RECONHECIMENTO, UMA DAS IRMÃS DE MINHA MÃE, TIA MARIETA, SE MUDADOU PARA SALVADOR EM PRIMEIRO LUGAR, PREPARANDO O TERRENO PARA OS DEMAIS MEMBROS DA FAMÍLIA, AS CRIANÇAS PRECISAVAM ESTUDAR E MORAR NA ROÇA NÃO MAIS ATENDIA OS ANSEIOS DE MELHORIA DE VIDA.

CONVITE DE FORMATURA DE DORA

DORA E OS IRMÃOS ESTUDARAM O PRIMÁRIO EM SANTO ESTEVÃO, SE DESLOCAVAM A CAVALO TODOS OS DIAS.

EM NOSSAS PROSAS, COM FREQUÊNCIA COMENTAVA DA VIAGEM QUE FIZERAM DE SANTO ESTÊVÃO PARA A CIDADE DA BAHIA, COMO A CIDADE DE SÃO SALVADOR ERA  DENOMINADA. NESSA ÉPOCA OS VAPORES DA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, NAVEGANDO PELAS ÁGUAS, NEM SEMPRE SERENAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS ERAM O ELO DE LIGAÇÃO ENTRE O SERTÃO E A CAPITAL DA BAHIA

DORA EM CONFRATERNIZAÇÃO, EM NOSSO APARTAMENTO NA GRAÇA ENTRE 2018 E 2019, POSSÍVELMENTE, COM COLEGAS DA JUCEB - LUÍSA - EU - FELIPE - DANIEL -JOÃO CUNEGUNDES -VANESSA - DANIELA - LUCAS

OS VIAJANTES IAM MONTADOS EM BURROS, TREM E CARROS DE BOI DO INTERIOR, ATÉ O PORTO DE CACHOEIRA, ONDE EMBARCAVAM NOS VAPORES. DORA CONTAVA UM FATO PITORESCO. QUANDO DESEMBARCARAM NO CAIS TIA MARIETA DEU BRONCA EM MINHA VÓ, POR QUE AS MENINAS ESTAVAM VESTINDO ROUPAS CHITA, FIGURINO NÃO TÃO EVOLUÍDO PARA O AMBIENTE MAIS COMOSPOLITA DA CAPITAL DA BAHIA.

A FAMÍLIA ROCHA, SOBRENOME DE MINHA AVÓ ELISA, SE ESTABELECEU NO PRIMEIRO MOMENTO NA RUA DO GRAVATÁ NO BAIRRO DE NAZARÉ. SEM ADENTRAR O CONTEXTO SÓCIO CULTURAL, QUASE TODAS MULHERES A ESTE TEMPO PRENDAVAM-SE COM HABILIDADE DE CORTE E COSTURA. NO CASO DA FAMÍLIA DE MINHA MÃE, PELA ORIGEM HUMILDE, O SUSTENTO DA FAMÍLIA VINHA DO ATELIER MONTADO NA CASA ONDE MORAVAM, INCLUSIVE NOS HORÁRIOS EM QUE NÃO ESTAVA ESTUDANDO, DORA AJUDAVA BASTANTE A MÃE NA FAINA DIÁRIA. 

DORA, JÁ LECIONANDO NO CENTRAL EM UMA DAS FEIRAS DE CIÊNCIA ORGANIZADA NO COLÉGIO, FINAL DA DÉCADA DE 1960.

TIO ARISTEU, ALISTADO NO EXÉRCITO E TIO MÁRIO O MAIS VELHO DE TODOS TRABALHAVA NA COMPANHIA LINHA CIRCULAR CARRIS DA BAHIA, TAMBÉM CONTRIBUIA COM A RENDA FAMILIAR.

DORA FEZ O CURSO CLÁSSICO NO INSTITUTO NORMAL DA BAHIA, E LETRAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, FOI NOMEADA PARA ENSINAR INGLÊS NO COLÉGIO ESTADUAL DA BAHIA - CENTRAL, ANTIGO GINÁSIO DA BAHIA.


POSSE DE DORA, DIRETORA DO COLÉGIO DA BAHIA, CERCADA DE MINHAS PRIMAS ANDAÍRA, DELI, ANDIARA E JAIRO

O CENTRAL MERECE UM CAPÍTULO A PARTE NESTE REGISTRO, PELO MARCO QUE REPRESENTOU PARA O SISTEMA EDUCACIONAL DA BAHIA, DIGO QUE REPRESENTOU, POR QUE NOS DIAS ATUAIS SÃO APENAS RUÍNAS, DIANTE DO ESPLENDOR DE OUTRORA.

O COLÉGIO FOI CRIADO EM 7 DE SETEMBRO DE 1837, COM ISTO SURGINDO O ENSINO SECUNDÁRIO NA BAHIA. DESIGNADO, INICIALMENTE, LICEU PROVINCIAL DA BAHIA. FUNCIONANDO NO CONVENTO DOS FRADES AGOSTINIANOS, LOCALIZADO NO BAIRRO PALMA. TEVE SEU NOME ALTERADO PARA INSTITUTO OFICIAL DE ENSINO SECUNDÁRIO, APÓS PASSOU A SER DESIGNADO DE GINÁSIO DA BAHIA.

CONVENTO DOS FRADES AGOSTINIANOS, FOTOGRAFIA, PELO MODELO DO VEÍCULO PRESENTE, PROVAVELMENTE DA DÉCADA DE 1920.

http://www.bvconsueloponde.ba.gov.br/2022/12/19/memoria_do_colegio_estadual_da_bahia__central_trajetoria_de_excelencia_declinio_e_descaso-2/

MINHA MÃE FOI NOMEADA PROFESSORA DE LÍNGUA INGLESA, SALVO PRECISÃO DE DATAS, NO FINAL DA DÉCADA DE 1950. EXERCENDO COM PROFISSIONALISMO E DEDICAÇÃO EXCLUSIVA O PAPEL DE EDUCADORA.

DORA E JOÃO, FINAL DA DÉCADA DE 1970 OU INICIO DA DÉCADA DE 1980, EM MONTE SERRAT

QUANDO ÉRAMOS CRIANÇA DORA EM ALGUMAS OCASIÕES NOS LEVAVA PARA O CENTRAL, FICAVAMOS BRINCANDO NA IMENSA ÁREA DO LOCAL. ENQUANTO HOJE O ENSINO PÚBLICO DA BAHIA ATINGE NÍVEIS DE DECADÊNCIA BESTIAIS, O COLÉGIO DA BAHIA NOS SEUS PRIMÓRDIOS FOI UM CENTRO EDUCACIONAL DE EXCELÊNCIA, CONTANDO COM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA, FÍSICA E BIOLOGIA, APARELHADOS NA VANGUARDA  DE SUAS COMPETÊNCIAS, INCLUSIVE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E OUTROS PESQUISADORES FREQUENTAVAM ESSES LABORATÓRIOS PARA SUBSIDIAREM SUAS PESQUISAS ACADÊMICAS E CIENTÍFICAS.

UM FATO QUE MERECE DESTAQUE FOI O ACERVO BOTÂNICO DA FLORA BRASILEIRA, ONDE ESPÉCIES, INCLUSIVE PLANTAS RARAS ESTAVAM CATALOGADAS. A BIBLIOTECA TAMBÉM REPRESENTAVA OUTRO ACERVO DO SABER, COM MAIS DE 6 MIL VOLUMES. UM DESSES MAIS FAMOSOS EXEMPLARES É FLORA BRASILIENSIS DE 1840, EDITADA PELOS BOTÂNICOS ALEMÃES CARL FRIEDRICH PHILIPP VON MARITUS, AUGUST WILHELM EICHIER E IGNATZ URBAN.

DORA COM DUAS COLEGAS E UM PROFESSOR AMERICANO NO SEMINÁRIO NO ACBEU, POSSIVELMENTE FINAL DA DÉCADA DE 1960, INÍCIO DA DÉCADA DE 1970

QUANDO DORA COMEÇOU A LECIONAR, O CENTRAL TINHA EM SEUS QUADROS PROFESSORES DE GREGO E LATIM.

DORA, TÚLIO, ÁTILA E JULIETA 

LEMBRO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS QUE ERAM ORGANIZADAS, COM CRIATIVIDADE E ENTUSIASMO PELO CORPO ESTUDANTIL, CONSTRUÍAM MODELOS REDUZIDOS DE MÁQUINAS E EDIFICAÇÕES FAMOSAS A EXEMPLO DA TORRE EIFFEL, REALIZAVAM EXPERIENCIAS E AMOSTRAGENS NO CAMPO DA FÍSICA E DA QUÍMICA.

EM SUMA ESTA ERA A REALIDADE DE UM COLÉGIO PÚBLICO DA BAHIA ATÉ O FINAL DA DÉCADA DE 1960. IMÚMERAS FIGURAS PÚBLICAS E REPRERSENTATIVAS DA SOCIEDADE BAIANA ESTUDARAM NO CENTRAL.

A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DA BAHIA PROMOVIA TODOS OS ANOS SEMINÁRIO DA LÍNGUA INLGESA EM PARCERIA COM ACBEU - ASSOCIAÇÃO CULTURAL BRASIL ESTADOS UNIDOS. DORA ESTAVA PRESENTE EM TODOS,. TRAZIA DIVERSAS PUBLICAÇÕES PARA CASA, EU GOSTAVA MUITO, MESMO SEM DOMINAR A LINGUA INGLESA, SEMPRE FUI MUITO CURIOSO, PEDIA A DORA ALGUMAS VEZES PARA TRADUZIR. A REVISTA SELEÇÕES NA VERSÃO ORIGINAL, ERA A QUE ELA MAIS TRAZIA. TAMBÉM TINHA UMA REVISTA DO PORTO DE NEW YORK AND NEW JERSEY.

DESDE CRIANÇINHA VIA MINHA MÃE LECIONANDO NOS TRÊS TURNOS. TIVEMOS MUITA SORTE, MEU PAI POR PROBLEMAS DE SAÚDE SE REFORMOU CEDO, TOMAVA CONTA DE NÓS 4, NÃO QUERIA QUE FICASSEMOS COM BABÁ. SENDO O MAIS VELHO, NA ORDEM, MARIA ELIZA, TÚLIO E MÔNICA. OUTRO DETALHE, TINHA AULAS AOS SÁBADOS, INCLUSIVE NO TURNO DA TARDE, PERCEBAM A COMPARAÇÃO DO ENSINO DESSA ÉPOCA, COM O ENSINO DE HOJE NA BAHIA. FICÁVAMOS TODO SÁBADO DE TARDE ESPERANDO DORA TRAZER PÃES MUITO GOSTOSOS QUE ELA COMPRAVA NA AVENIDA JOANA ANGÉLICA. BONS TEMPOS. 

ASSIM A VIDA CONTINUAVA, EM 1986 DORA FOI NOMEADA  DIRETORA GERAL DO COLÉGIO CENTRAL, SENDO A PRIMEIRA MULHER AO ASSUMIR ESSA POSÍÇÃO EM MAIS DE 100 ANOS DE FUNDAÇÃO DO COLÉGIO DA BAHIA.

DORA, THIAGO E JOÃO HENRIQUE

DORA E JOÃO SE CASARAM NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1950, TIVERAM 4 FILHOS, EU NASCIDO EM 1956, MARIA ELIZA, TÚLIO HOSTÍLIO E MARIA MÔNICA. MÃE PRESENTE E FIRME NOS ASPECTOS MORAIS E DUCACIONAIS DA SUA PROLE. ESTUDAMOS NOS MAIS RÍGIDOS COLÉGIOS DA BAHIA. O PRIMÁRIO NA  ESCOLA OSWALDO VALENTE NA BARRA, FUI PARA OS MARISTAS, MARIA ELIZA NO INSTITUTO FEMININO, TULIO COLÉGIO MILITAR E MÔNICA, INSTITUTO SOCIAL DA BAHIA.

DORA NO SEMINÁRIO NO ACBEU, POSSIVELMENTE FINAL DA DÉCADA DE 1960, INÍCIO DA DÉCADA DE 1970


DORA E MINHA PRIMA MARILEIDE, ACREDITO QUE FINAL DA DÉCADA DE 1960, TAMBÉM NÃO TENHO CERTEZA SE EM FEIRA DE CIÊNCIAS DO CENTRAL OU SEMINÁRIO NO ACBEU.. UM DETALHE, DORA ESTÁ TEM EM MÃOS O LIVRO SOB AS ARCADAS, - A. ALMEIDA JÚNIOR - OS GRANDE EDUCADORES BRASILEIROS -, UM SIMBOLISMO QUE TRADUZ SUA TRAJETÓRIA DE EDUCADORA - INTERESSANTE


FORMEI EM ECONOMIA, MARIA ELIZA MEDICINA, TULIO HISTÓRIA E MÔNICA EM TURISMO.

EU, MEUS FILHOS BÁRBARA, THIIAGO, JOÃO HENRIQUE E MATHEUS

DORA COLOCOU TODOS OS FILHOS PARA ESTUDAREM INGLÊS NO ACBEU, ATÉ AULA DE INSTRUMENTO MUSICAL FIZEMOS, MARIA ELIZA PIANO E EU ACORDEON, ESSA PARTE NÃO GOSTAVA.

DORA, TÚLIO E EU, COMEMORANDO ALGUM ANO NOVO

A FAMILIA DE MINHA MÃE ERA EXTENSA, TIO MÁRIO O MAIS VELHO, TIO ARISTEU, TIA MORENA, TIA MARIETA, TIO ANTÔNIO, TIA RITA, MINHA MADRINHA MORREU JOVEM, TIA GLÓRIA, TIA TEREZINHA, TIA LIZETE E TIA LEONOR.

DORA EM OSLO -NORUEGA, DÉCADA DE 1980, SE PREPARANDO PARA UMA EXCURSÃO DE FERRY BOAT PARA COPENHAGE

INICIAMENTE MORAMOS NO 2 DE JULHO, ONDE COMEMOREI MEU ANIVERSÁRIO DE UM ANO, DEPOIS JUNQUEIRA AYRES, BARRIS, DEPOIS UM ANO NO RIO DE JANEIRO, RETORNAMOS A BAHIA, FICAMOS POUCO TEMPO NO NÚMERO 112 DA AVENIDA 7, VIA A CASA COMO MAL ASSOMBRADA, DEPOIS NOS MUDAMOS PARA A MORADIA QUE MAIS GOSTEI E QUE FEZ PARTE ATIVA DE MINHA INFÂNCIA, A BARRA, EDIFICIO MARTA ROCHA.

SOU UM PREVILEGIADO EM TER ESSAS DUAS FIGURAS COMO PAIS,  O LEGADO DE JOÃO E DORA DELINEARAM MEU EXISTIR COMO FILHO, COMO PAI E COMO CIDADÃO, OBRIGADO A VOCÊS DOIS, GRANDES AMIGOS.

DORA NO SEMINÁRIO NO ACBEU, POSSIVELMENTE FINAL DA DÉCADA DE 1960, INÍCIO DA DÉCADA DE 1970

CARTA DE UMA COLEGA PARA DORA


COMO A VIDA TERRAQUEA É EFÊMERA, JOÃO PARTIU PARA GRANDE VIAGEM EM 10 DE ABRIL DE 2010 E DORA EM 12 DE JULHO DE 2023.

CERTIFICADOS E DIPLOMAS:

EDUCADOR EMÉRITO

















JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065



sexta-feira, 16 de agosto de 2024

13 DE AGOSTO - DIA DO ECONOMISTA - AUGUST 13 - ECONOMIST DAY

A TODOS PROFISSIONAIS IMBUÍDOS DOS CAMINHOS A SEREM TRAÇADOS PELA SOCIEDADE NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO PLENO EM SUAS RELAÇÕES ECONÔMICAS, MEU RESPEITO EM SEU DIA COMEMORATIVO, O QUAL ME INCLUO. 13/08 DIA DO ECONOMISTA.



JOSEMAR


ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 13 de agosto de 2024

A BAHIA - A PONTE - AS FERROVIAS - OS PORTOS - A RACIONALIDADE ECONÔMICA - BAHIA - THE BRIDGE - THE RAILWAYS - THE PORTS - ECONOMIC RATIONALITY

EM MAIS UM MOMENTO RETORNAMOS AO TEMA PONTE SALVADOR - ITAPARICA EM RELAÇÃO AS PRIORIDADES ESTRATÉGICAS QUE ESTA OBRA INDUZIRÁ EM UM FUTURO DE LONGO PRAZO PARA A ECONOMIA BAIANA.

PORTO COTEGIPE

https://www.marbahia.com.br/post/marinha-realiza-exercicio-militar-no-porto-de-cotegipe

SEM ENTRAR EM COMPÊNDIOS, PRINCIPALMENTE PORQUE ESTE BLOG EMITIU SEU SENTIMENTO EM OUTROS ARTIGOS SOBRE ESTA PRETENSA PONTE, NO QUE SE REFERE AOS BENEFÍCIOS QUE SERÃO ANGARIADOS APÓS SE GASTAR  R$ 13 BILHÕES, QUANDO AS ESTATÍSTICAS OFICIAIS DESSE PAÍS DAS DISTRAÇÕES, COM RARAS EXCEÇÕES. RETRATAM O GRANDE QUANTITATIVO DE ADITIVOS QUE OBRAS DESSE PORTE ATRAEM FEITO ÍMÂ DIANTE DE METAIS, EM SUMA ESSA PREVISÃO INICIAL SERÁ SEM DÚVIDAS ATUALIZADA, O CRONOGRAMA INICIAL VIAJARÁ AD AETERNUM.

ENSEADA

https://www.enseada.com/2024/02/27/no-dia-24-de-fevereiro-o-navio-supramax-mv-thor-caliber-deixou-o-enseada-com-calado-de-1109-metros-com-destino-a-europa-carregando-47-300-t-de-minerio-de-ferro-do-cliente-tombador-iron/

PRIMEIRO PONTO SE TRADUZ PELA DENSIDADE DE TRÁFEGO QUE DEMANDA EM ATRAVESSAR A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, VERANISTAS, MORADORES DA ILHA DE ITAPARICA, TURISTAS EM DIREÇÃO AO BAIXO SUL, MORRO DE SÃO PAULO, BAÍA DE CAMAMÚ, ITACARÉ, SERÃO ESTES GRUPOS, NÃO TENHO CONHECIMENTO DE CONCENTRAÇÕES INDUSTRIAIS RELEVANTES NESTA ÁREA, A NÃO SER O PÓLO CHOCOLATEIRO DE ILHÉUS, NÃO CONSTAM TAMBÉM GRANDE CENTROS POPULACIONAIS.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/08/artigo-matheus-oliva-ponte-salvador.html

AGREGADO A UM FLUXO DE VEÍCULOS TRAZIDO PELA PONTE DE SALVADOR PARA O OUTRO LADO DA BAÍA SE FAZ NECESSÁRIO UMA GAMA, SEM PRECEDENTES, DE OBRAS DE INTERVENÇÕES URBANAS, SANEAMENTO, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/07/ponte-salvador-itaparica-uma-insensatez.html

A MELHORIA DO SISTEMA FERRY BOAT OFERECE UMA SOBREVIDA A ESTA TRAVESSIA, COM REDUZIDOS INVESTIMENTOS,

PORTO DE ARATU

https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratu

A PONTE RIO NITÉROI QUANDO DO SEU PROJETO E CONCLUSÃO, FOI DIMENSIONADA PARA ATENDER DOIS CENTROS POPULACIONAIS DE RELEVÂNCIA E RESPECTIVAS ZONAS METROPOLITANAS, ATRAVESSANDO A BAÍA DE GUANABARA. FRISEMOS QUE, O PROJETO DESTA PONTE É MUITO MENOS COMPLEXO EM INOVAÇÕES DE ENGENHARIA DO QUE A CONSTRUÇÃO DA SALVADOR - ITAPARICA.  

TEMADRE

https://www.brasildefato.com.br/2022/02/10/refinaria-privatizada-decide-exportar-e-deixa-navios-sem-combustivel-na-bahia

A PONTE CARIOCA ESTA LOCALIZADA NO INTERIOR DA BAÍA DA GUANABARA, ONDE AS CONDIÇÕES DE TEMPO SEVERO, VENTO, AUSÊNCIA DE VISIBILIDADE E MAR GROSSO PRATICAMENTE NÃO ATUAM NA ÁREA , DIFERENTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE MAR FORÇA 7 NA ESCALA DE BEAUFORT PODE OCORRER COM ONDAS CHEGANDO ATÉ 4,5 M E VENTOS DE 50 A 60 KM/H.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/07/o-vislumbre-da-ponte-salvador-itaparica.html

APÓS ESTES PEQUENOS PREÂMBULOS VAMOS AOS FATORES DE COMPETITIVIDADE ECONÔMICA, TÍTULOS DESTE ESCRITO. TEMOS TERMINAIS PORTUÁRIOS DE PRIMEIRA LINHA NO QUE DIZ RESPEITO À AUTOMAÇÃO, EQUIPAMENTOS DE CARGAS,  GUINDASTES, SHIPLOADER, EMPILHADEIRAS, NÃO DEVENDO NADA E ATÉ SUPERANDO ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE ALCANÇADO PELOS PRINCIPAIS PORTOS AO REDOR DO GLOBO. 

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/04/a-ponte-salvador-itaparica-e-o-casuismo.html

TECON OPERANDO COMO NAVIOS CONTAINER SHIPS - NEW PANAMAX, OS MAIORES A FREQUENTAREM OS PORTOS NACIONAIS, O PORTO COTEGIPE, AMPLIADO PARA TRÊS BERÇOS, MOVIMENTANDO SOJA, TRIGO E MALTE, O TEMADRE SOB COMANDO DA ACELEN, INVESTE EM DRAGAGEM PARA AMPLIAR SEU CALADO OPERACIONAL, HOJE 12,5 M, O ENSEADA BUSCA SOLUÇÕES LOGÍSTICAS EM SEU CAIS PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS MINERAIS, VEGETAIS E CARGAS DE PROJETO, O PORTO DE ARATU, ATUA EM REGIME DE CONCESSÃO, TAMBÉM QUALIFICA SEUS CARREGADORES E DESCARREGADORES DE VAVIOS, COM OBRAS EM ANDAMENTO ADAPTANDO UM DOS SEUS PIERES PARA OPERAR GRANÉIS VEGETAIS, PRINCIPALMENTE SOJA.

NAVIO DE CONTÊINERES NEW PANAMAX

https://www.turbosquid.com/pt_br/3d-models/real-time-new-panamax-vtel-3d-model-1204105

SÃO BONS VENTOS QUE SOPRAM EM RELAÇÃO AOS RECURSOS APLICADOS EM TERMINAIS PORTUÁRIOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, MAS NEM TUDO SÃO FLORES OU PÁGINAS DE UM BELO ROMANCE, UM GARGALO ESTÁ PRESENTE E SE APROFUNDA, LEI DE MURPHY - O QUE PODE DAR ERRADO, DARÁ DA PIOR MANEIRA POSSÍVEL.  ONDE ESTÃO AS FERROVIAS PARA ATENDER ESSES TERMINAIS. ESSAS UNIDADES POR SI SÓ NÃO GARANTIRÃO NOSSA COMPETITIVIDADE NESTE NICHO POR MUITO TEMPO SE NÃO FECHAREM TODO CICLO LOGÍSTICO.

UMA LEI ECONÔMICA, A DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES, TEM SEU AXIOMA BASEADO, QUE AO AUMENTAR OS DIVERSOS FATORES PRODUTIVOS DE UMA UNIDADE PRODUTIVA, MANTENDO UMA CONSTANTE, TEREMOS RENDIMENTOS CRESCENTES, QUE SE ESTABILZARÃO E APÓS SERÃO DECRESCENTE ATÉ SE TORNAREM NEGATIVOS

.LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES

https://ricardo-vargas.com/pt/podcasts/remember-that-the-law-of-diminishing-returns-also-applies-to-your-project-management-efforts/

É TRANSLÚCIDO QUE ALÉM DE UM BOA MALHA RODOVIÁRIA, BONS AEROPORTOS E PORTOS EFICIENTES, TEMOS QUE TER MODERNAS E EFICIENTES FERROVIAS. ENTÃO PERGUNTAMOS, O QUE TRARIA BENEFÍCIOS MAIS IMEDIATOS E PRODUTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA BAHIA E CONSEQUENTEMENTE PARA SEU POVO DESPEJAR R$ 13 BILHÕES EM UMA PONTE DEVANEADORA OU APLICAR EM SISTEMAS MODAIS EFICIENTES,. POR FAVOR, SE ´POSSÍVEL OS ACESSADORES DO BLOG PODEM COMENTAR COM SEU DICERNIMENTO NA POSTAGEM.

FERROVIAS NÃO APENAS SÃO COMPETITIVAS NOS TRANSPORTE DE GRANÉIS EM RELAÇÃO AO MODAL RODOVIÁRIO, CONTÊINERES E ATÉ VEICULOS NOVOS PODEM SER TRANSPORTADOS TAMBÉM. APROVEITANDO O CONTEXTO REAFIRMAMOS A CONSTRUÇÃO DE UMA FERROVIA LIGANDO A REGIÃO OESTE DA BAHIA, COM PARTIDA DE JUAZEIRO ATÉ O COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE ARATU. É VIÁVEL SIM.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/03/linha-ferrea-ligando-o-porto-de.html

TRANSPORTE DE CONTÊINERES POR TREM - PORTO DE PARANAGUÁ

PARA FINALIZAR, ESTE BLOG NÃO SE POSICIONA CONTRA A CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR -  ITAPARICA, APENAS ACREDITAMOS QUE ESTE NÃO SEJA O TIME, EM FUTURO LÓGICO ELA SE MATERIALIZARÁ. SE HOUVESSE RECURSOS PARA ATENDER TODOS OS DESEJOS DOS GOVERNANTES, TUDO BEM, MAS UMA LEI ECONÔMICA DETERMINA - OS RECURSOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES ILIMITADAS.

ESCASSEZ DE RECURSOS

https://profigestaoblog.wordpress.com/2018/04/30/a-escassez-de-recursos-e-as-ilimitadas-necessidades-da-humanidade/



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

NAVIOS DE CARGAS - SUAS ESPÉCIES - CARGO SHIPS - THEIR SPECIES

O MAR, SUA IMENSIDÃO, FASCINAVAM O IMAGINÁRIO DOS HOMENS DESDE A ANTIGUIDADE, LEVANDO-OS A CONQUISTA DE NOVOS HORIZONTES, DE RIQUEZAS, MESMO DIANTE DOS PERIGOS E DESAFIOS QUE EMOLDURAVAM O DESCONHECIDO.  EXISTEM TRÊS TIPOS DE HOMENS, OS VIVOS, OS MORTOS E OS QUE ANDAM NO MAR - PLATÃO. 

UMA FRASE EMBLEMÁTICA, NAVIGARE NECESSE, VIVERE NON EST NECESSE - POMPEU (106-48 A.C.) TAMBÉM REFORÇA O ÍMPETO DE CORAGEM AO ENFRENTAR O ALTO - MAR. NESTE CONTEXTO VAMOS COMENTAR SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS TIPOS DE NAVIOS DE CARGAS A SINGRAREM OS 7 MARES, NOS DIAS DE HOJE.

1 - CARGA GERAL OU BREAKBULK - TRANSPORTAM CARGAS EM BIG BAG, PALLET, FARDOS DE CELULOSE. SACARIAS, TAMBORES. COMO SUB CLASSE PODEMOS DESIGNAR OS NAVIOS FRIGORÍFICOS QUE PRATICAMENTE PERDERAM MUITO DE SUA FUNÇÃO, SENDO SUBSTITUÍDOS PELOS CONTÊINERES REFRIGERADOS

NAVIO CARGA GERAL E DE PROJETO

https://xpoents.com.br/tipos-navios-cargueiros-militares/

NAVIO FRIGORÍFICO

https://www.nauticexpo.com/pt/fabricante-embarcacao/navio-frigorifico-20393.html


2 -GRANELEIROS - TRANSPORTE DE GRANÉIS MINERAIS OU VEGETAIS, SÃO CLASSIFICADOS EM CLASSE - 

A) HANDYSIZE - TRANSPORTAM ATÉ 40 MIL DWT, SÃO MENORES CARGUEIROS EXISTENTES. PROVIDOS DE GUINDASTE DE BORDO

HANDYSIZE


B) SEAWAYMAX -  UM SEGMENTO DO HANDYSIZE, QUE PODEM NAVEGAR PELO RIO SÃO LOURENÇO EM DIREÇÃO AOS GRANDES LAGOS, COMPRIMENTO DE 225,6 M E LARGURA DE 23, 8 M, CALADO 8,08 M OU SUPERIOR.

SEAWAYMAX

C) HANDYMAX / SUPRAMAX  - DESLOCAMENTO ENTRE 40.000 DWT E 60.000 DWT. IRMÃO MAIOR DO HANDYSIZES. PROVIDOS DE GUINDASTE DE BORDO

C) PANAMAX - COMPRIMENTO ENTRE 225 E 229 METROS E LARGURA ATÉ  32,26 METROS, 80 MIL DWT. ESSAS SÃO DIMENSÕES MÁXIMAS PARA PASSAGEM PELO ANTIGO CANAL DO PANAMÁ. HOJE O CANAL FOI AMPLIADO PARA PERMITIR TRÂNSITO DE NAVIOS MAIORES OS NEOPANAMAX COM ATÉ 366 METROS DE COMPRIMENTO, 51 METROS DE BOCA E 18 METROS DE CALADO. GEARLESS , SEM GUINDASTE DE BORDO.

D) CAPESIZE - SUAS DIMENSÕES NÃO PERMITE PASSAR PELO CANAL DO PANAMÁ E SUEZ, TENDO QUE CONTORNAR O CABO HORN OU CABO DA BOA ESPERANÇA. COM 100.000 A 200.000 DWT, PODENDO ALCANÇAR ATÉ 300 METROS DE COMPRIMENTO E 45 METROS DE BOCA, LARGURA MÁXIMA, COM 18 METROS DE CALADO. GEARLESS.

3 - CONTAINER SHIP - TRANSPORTE DE COFRES DE CARGAS, DE 40 OU 20 PÉS, OS MAIORES PODEM ATINGIR ATÉ 400 METROS.

CONTAINER SHIP

https://www.ajot.com/news/one-ocean-network-express-largest-container-ship-one-innovation-arrives-in-hamburg-on-the-15th-of-july

OS NAVIOS DE CONTÊINERES TEM EVOLUÍDO RAPIDAMENTE EM SUA GEOMETRIA AO LONGO DO TEMPO, CONFORME IMAGEM ABAIXO

https://transportgeography.org/contents/chapter5/maritime-transportation/evolution-containerships-classes/

4 - NAVIO TANQUE - TRANSPORTE DE GRANÉIS LÍQUIDOS, QUANDO EXCLUSIVAMENTE PARA TRANSPORTE DE PETRÓLEO CRU - CRUDE OIL TANKER - SÃO DESIGNADOS PETROLEIROS. 

NAVIO PETROLEIRO

https://www.portosenavios.com.br/noticias/ind-naval-e-offshore/navios-tanque-antigos-guardam-petroleo-nao-vendido-em-novo-sinal-de-excesso-de-oferta

NOS DIAS ATUAIS O TRANSPORTE DE SUCO DE LARANJA É REALIZADO POR NAVIOS COM TANQUES REFRIGERADOS. 

NAVIO ESPECIALIZADO EM TRANSPORTE DE SUCO DE LARANJA REFRIGERADO

http://fateclog.blogspot.com/2011/11/transporte-e-armazenamento-de-suco.html

5 - LNG - LIQUEFIED NATURAL GAS - TRANSPORTE DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO - O que é GNL?

O GNL é um líquido transparente, incolor e não tóxico que se forma quando o gás natural é resfriado a -162 ºC (-260 ºF). O processo de resfriamento reduz o volume do gás em 600 vezes e evita que ele entre em ignição, possibilitando seu armazenamento e transporte com segurança. Quando o GNL chega ao seu destino, ele é transformado novamente em gás e canalizado para residências, empresas e indústrias, onde é queimado para aquecimento ou para gerar eletricidade. O GNL surgiu como um combustível de transporte mais limpo e competitivo em termos de custo, especialmente para transporte marítimo e rodoviário pesado.https://www.shell.com/business-customers/trading-and-supply/shell-shipping-and-maritime/our-shipping-fleet/lng-vessels.html

LNG SHIP


https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/projeto-para-navios-bomba-gera-peticao-online-na-baixada-santista/142781/

6 - ROLL - ON / ROLL - OFF - TRANSPORTE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES 

ROLL - ON / ROLL - OFF


https://www.ship-technology.com/projects/mv-tonsberg-roro-vessel/

7 - NAVIOS PARA TRANSPORTE DE CARGAS VIVAS - COM CAPACIDADE PARA ATÉ 22 MIL CABEÇAS DE GADO VIVO

NAVIO BOIADEIRO

https://www.comprerural.com/maior-navio-boiadeiro-do-mundo-passou-no-brasil-veja/


VLCC - VERY LARGE CRUDE CARRIER - MEDINDO EM TORNO DE 330 METROS DE COMPRIMENTO, COM CAPACIDADE PARA ATÉ 320.000 TONELADAS MÉTRICAS.

VLCC

https://www.acelen.com.br/comunicacao/acelen-importa-da-africa-2-milhoes-de-barris-de-petroleo-em-supernavio-com-pegada-zero-de-carbono-no-transporte-maritimo/

ULCC - ULTRA LARGE  CRUDE CARRIER - PODE TRANSPORTAR MAIS 320.000 TPB - TONELAGEM DE PORTE BRUTO, PODENDO ALCANÇAR O COMPRIMENTO DE 400 METROS.


https://www.wartsila.com/encyclopedia/term/ultra-large-crude-carrier-hellespont-alhambra

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


sexta-feira, 2 de agosto de 2024

PENÍNSULA DE ITAPAGIPE - ÁREA INDUSTRIAL DE SALVADOR - BAHIA - NO PASSADO - ITAPAGIPE PENINSULA - INDUSTRIAL AREA OF SALVADOR - BAHIA - IN THE PAST

UM FATO PITORESCO, DE MAGNITUDE, NO PASSADO DA CIDADE DE SALVADOR - BAHIA FOI A CONCENTRAÇÃO DE INDÚSTRIAS QUE CONVIVIA JUNTO À ÁREAS RESIDENCIAIS, PRINCIPALMENTE A PENÍNSULA ITAPAGIPANA. NADA RESTOU DESSES EMPREENDIMENTOS, A NÃO SER ESTRUTURAS EM RUÍNAS, FORAM ENGOLIDOS PELA DINÂMICA URBANA DE UMA METRÓPOLE QUE NÃO PRIORIZOU O PLANEJAMENTO FUNDAMENTADO EM RACIONALIDADES LOCACIONAL.

ACREDITAMOS QUE A ESCOLHA DESSE LOCAL PELOS EMPREENDEDORES, PRINCIPALMENTE AS UNIDADES QUE TIVERAM SUA PEDRA FUNDAMENTAL LANÇADAS NO FINAL DO SÉCULO XIX DEVE-SE À PROXIMIDADE DA ZONA PORTUÁRIA, ANCORADOURO DO PORTO DE SALVADOR, ANTES DAS OBRAS QUE O TRANSFORMARAM EM PORTO ORGANIZADO, INAUGURADO SEU PRIMEIRO TRECHO DE CAIS EM 13 DE MAIO DE 1913, JUNTO A FERROVIA COM A ESTAÇÃO DA CALÇADA INAUGURADA EM 1860,  FOSSEM VÁRIAVEIS IMPORTANTES.

EMBALAGEM ORIGINAL DO GUARANÁ FRATELLI.VITA

https://lugaresdememoria.com.br/ribeira-baia-de-todos-os-santos/

INICIO A ESCRITA COM MINHAS VIVÊNCIAS NO PERÍODO DA INFÂNCIA, ONDE EM OUTRA POSTAGEM RELATEI COM DETALHES O QUE ERA RESIDIR NO BAIRRO DA BARRA NO INICIO DA DÉCADA DE 1960 ATÉ 1976 - https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/05/a-vitoria-e-os-navios.html 

ANTIGA FÁBRICA DA FRATELLI VITA

https://www.facebook.com/photo/?fbid=8066166700110385&set=gm.7847742978595772&idorvanity=3387049274665187

ESTUDEI O PRIMÁRIO EM COLÉGIO TRADICIONAL, LOCALIZADO NA RUA MARQUÊS DE CARAVELAS, O OSWALDO VALENTE, PERTENCENTE A D. ODETE VALENTE. QUANDO TERMINAVAM AS AULAS, NO CAMINHO PARA CASA, AINDA MENINOTE, PASSAVA NA PADARIA, POR QUE DELICATESSE É UMA TERMINOLOGIA MODERNA, PARA COMPRAR UMA FATIA DE BOLO, QUANDO SOBRAVA ALGUM DINHEIRO DA MERENDA, OU MEUS PAIS OFERTAVAM UMA GRANA EXTRA, ACOMPANHADO DE UM GUARANÁ FRATELLI VITA, OU DE UMA SUKITA, REFRIGERANTE DE LARANJA, TAMBÉM DA FRATELLI VITA. SABOROSOS EM RELAÇÃO AOS REFRIGERANTES DE HOJE.

SUKITA EM SUA EMBALAGEM ORIGINAL

https://br.pinterest.com/pin/597430706791167114/


A FRATELLI VITA, SURGIU NA DÉCADA DE 1902, NA RUA BARÃO DE COTEGIPE, BAIRRO DA CALÇADA,, TENDO COMO PROPRIETÁRIO O IMIGRANTE ITALIANO GIUSEPPE VITA, PRODUZINDO REFRIGERANTES A BASE DE FRUTAS E A PARTIR DA DÉCADA DE 1950 INICIOU A PRODUÇÃO DE CRISTAIS. INFELIZMENTE EM MEADOS DE 1970 FOI ADQUIRIDA POR UMA OUTRA EMPRESA DO RAMO, PERDENDO PRIMAZIA EM QUALIDADE.

CRISTAIS DA FRATELLI VITA

https://www.bauhausleiloes.com.br/peca.asp?ID=2630714

A FÁBRICA TÊXTIL SÃO BRÁS, FUNDADA EM 1875, POSSIVELMENTE A UNIDADE INDUSTRIAL EM SEGUNDA POSIÇÃO, PELA MAGNITUDE DO SEU PARQUE FABRIL NA BAHIA, EM SEU TEMPO, NOS QUESITOS DE INTENSIDADE DE MÃO DE OBRA, INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E VALOR AGREGADO DE PRODUÇÃO. DIANTE DE VÁRIAS NUANCES CONJUNTURAIS E MUDANÇAS DE PROPRIETÁRIOS ENCERROU DEFINITIVAMENTE SUAS ATIVIDADES NA DÉCADA DE 1980, SEM MAIS REPRESENTAR O ESPLENDOR DO PASSADO.

A ESTRUTURA DA FÁBRICA ENCONTRA-SE EM RUÍNAS, TOMBADA PELO IPAC - INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL DA BAHIA. COM ARQUITETURA NEOCLÁSSICA.

FÁBRICA TÊXTIL SÃO BRÁS EM 1918
https://atarde.com.br/bahia/bahiasalvador/predio-de-fabrica-do-seculo-xix-deve-virar-parque-das-ruinas-1253674

A COMPANHIA EMPÓRIO INDUSTRIAL DO NORTE, FUNDADA EM 14 DE MARÇO DE 1891 PELO COMERCIANTE LUIZ TARQUÍNIO, LEOPOLDO JOSÉ DA SILVA E MIGUEL FRANCISCO RODRIGUES DE MORAES (SAMPAIO - 1975). ERA DENOMINADA FÁBRICA DA BOA VIAGEM OU FÁBRICA DE LUÍZ TARQUÍNIO.

LUIZ TARQUÍNIO

A EMPRESA UTILIZOU MAQUINÁRIOS INOVADORES NO BRASIL. COM PRODUÇÃO BASEADA EM FIOS DE ALGODÃO IMPORTADOS. CHEGOU A SER A MAIOR INDÚSTRIA TÊXTIL DO NORDESTE E FICAVA ENTRE AS 10 MAIORES DO PAÍS;

VILA OPERÁRIA DA FÁBRICA LUIZ TARQUÍNIO

TINHA ANCORADOURO PRÓPRIO E VILA OPERÁRIA COM 258 CASAS RESIDENCIAIS DE 2 PAVIMENTOS, ESCOLA, GABINETE MÉDICO. CRECHE, AÇOUGUE E OUTRAS FACILIDADES. DEPOIS DE PASSAR POR VÁRIOS GRUPOS EMPRESARIAIS FINALIZOU SUAS OPERAÇÕES EM 1973. HOJE SUAS RUÍNAS SÃO UTILIZADAS COMO ARMAZÉM ALFANDEGÁRIO.

Cinco anos após sua inauguração a empresa empregava 697 operários (171 homens e 526 mulheres) sendo apenas 28 estrangeiros. Os trabalhadores eram recrutados principalmente em outros estados do Nordeste e no interior da Bahia e a proporção maior de mulheres se manteve por longos anos. Em 1938, por exemplo, do total de 1.121 trabalhadores da CEIN, 402 eram homens e 719 eram mulheres. A empresa também empregava aprendizes e o seu contingente era diversificado. - https://abet-trabalho.org.br/lugares-de-memoria-dos-trabalhadores-66-vila-operaria-de-luiz-tarquinio-salvador-ba/

FACHADA PRINCIPAL DO EDIFÍCIO EM 2011

UMA OBSERVAÇÃO EMPÍRICA QUE FAÇO, É UM FATO, MAS NÃO TENHO DADOS ESTATÍSTICOS, HISTÓRICOS PARA PROPORCIONALIZAR, SOBRE A QUANTIDADE DE GRANDES INDÚSTRIAS TÊXTEIS NA BAHIA, POR QUE ALÉM DE SALVADOR COM AS 2 JÁ CITADAS, EM VALENÇA TAMBÉM ESTAVA INSTALADA UMA OUTRA DE GRANDE PORTE, A CIA VALENÇA INDUSTRIAL, QUE INCLUSIVE FOI A PRIMEIRA INDÚTRIA TÊXTIL BRASILEIRA MOVIDA POR TURBINAS HIDRÁULICAS,  SERIA ENTÃO, UMA DAS CAUSAS PARA ATENDER A INTENSA ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, EM VIRTUDE DO USO DE VELAS - NO LINGUAJAR NÁUTICO DA ÉPOCA, PANO - PARA ESTAS EMBARCAÇÕES, ERAM TECIDOS MAIS GROSSEIROS, SEMELHANTES A LONA. 

SAVEIRO DE VELA IÇAR - ARMADO EM TRAQUETE
 FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.

ALÉM DOS SAVEIROS E SUAS VARIANTES, NAVIOS QUE FREQUENTAVAM O PORTO DA BAHIA, MUITAS VEZES DEPOIS DE LONGAS TRAVESSIAS NECESSITAVAM RECOMPOR SEU MATERIAL VÉLICO AVARIADO POR TEMPESTADES E PELO DESGASTE NATURAL. REPRESENTAVAM UMA DEMANDA INTENSA.TUDO É UMA HIPÓTESE RAZOÁVEL. 

POSSIVELMENTE A ÚNICA IMAGEM QUE TIVE ACESSO, REPRESENTANDO CONSTRUÇÃO DE DIVERSOS SAVEIROS DE VELA DE IÇAR, EM ESTALEIRO LOCALIZADO NA ENSEADA DOS CABRITOS. A DATA NÃO ESTÁ PRESENTE, MAS, PELA AUSÊNCIA DE RESIDÊNCIAS NO FUNDO DA IMAGEM, ACREDITAMOS QUE SEJA ANTERIOR A 1930. NÃO PERCEBO A PONTE QUE LIGA PLATAFORMA A SÃO JOÃO DO CABRITO.  
 

A NAVEGAÇÃO A VELA INICIOU SEU DECLÍNIO COM ADVENTO DO USO DO CARVÃO, PARA PROPULSÃO A VAPOR NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, MAS ATÉ O INICIO DO SÉCULO SEGUINTE, NAVIOS À VELA AINDA SINGRAVAM OS MARES. OS SAVEIROS PERMANECERAM ATÉ 1960, DECLINANDO SUA IMPORTÂNCIA COMO UNIDADE ECONÔMICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE RODOVIAS.

IMAGEM SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR. ÉPOCA QUE NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO. É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL. ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM.

OUTRO PRODUTO QUE MARCOU MINHA INFÂNCIA FOI O CHOCOLATE CHADLER FUNDADA EM 1944, TAMBÉM LOCALIZADA NA PENINSULA DE ITAPAGIPE. LEMBRO DA EMBALAGEM DO PRODUTO, QUE CONSUMÍAMOS MUITO, QUANDO CRIANÇA, A CHADLER PRODUZIA CHOCOLATES PUROS, SEM RECHEIO, PARA CONSUMO IMEDIATO, ALÉM DE TORTA E MANTEIGA DE CACAU PARA EXPORTAÇÃO.


http://antiguinho.blogspot.com/2016/01/chocolates-chadler-lista-telefonica-1975.html

NO CONTEXTO DO CONFLITO DE CONVIVÊNCIA ENTRE ÁREAS URBANAS HABITACIONAIS E INDUSTRIAIS, A CHADLER ENFRENTOU, PRINCIPALMENTE, NA DÉCADA DE 1960 PROTESTO DE MORADORES LOCAIS CONTRA POLUIÇÃO SONORA E EMISSÃO DE GASES NOCIVOS, COM ISTO ENCERROU SUAS ATIVIDADES EM SALVADOR EM 1996 MUDANDO-SE PARA ILHÉUS, ONDE PRODUZIU APENAS DERIVADOS DE CACAU PARA O MERCADO EXTERNO E NÃO MAIS CHOCOLATES. OS SAUDOSISTAS ATÉ HOJE LEMBRAM DO CHEIRO DO CHOCOLATE QUE IMPREGNAVA Á ÀREA.

GALPÃO DA CHADLER EM 2011
https://patrimonioindustrial.ufba.br/chadler-industrial-da-bahia-sa

OUTRAS INDÚSTRIAS DE DERIVADOS DE CACAU TAMBÉM ESTAVAM INSTALADAS NA ÁREA DA RIBEIRA, EXEMPLO DA BARRETO DE ARAÚJO E JOANES. POSTERIORMENTE, POR MOTIVOS LOGÍSTICOS, JUNTO À ALGUMAS RESTRIÇÕES QUANTO A POLUIÇÃO, NÃO TANTO QUANTO A CHADLER, CENTRALIZARAM SUAS PRODUÇÕES NO DISTRITO INDUSTRIAL DO IGUAPE EM ILHÉUS.

ALEM DESTAS INDÚSTRIAS CITADAS ANTERIORMENTE TÍNHAMOS NESTA ÁREA DA CIDADE BAIXA,  A FÁBRICA DE CIGARROS SOUZA CRUZ, A CERVEJARIA BRAHMA E ANTÁRTICA. NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970 A CARLSBERG, DE ORIGEM DINAMARQUESA SE INSTALOU NO LOCAL, A GASES FAGIP, INDUSTRIAS DE ÓLEO DE MAMONA, A SANBRA E OUTRA LOCALIZADA EM PARIPE, TODAS COM PIER PARA EMBARQUE DO PRODUTO ATÉ OS NAVIOS ATRACADOS NO PORTO DE SALVADOR.
 
UM DESTAQUE A PARTE ERA A VOCAÇÃO NÁUTICA DA RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS. NESTE PERÍMETRO, DESDE O SÉCULO XIX, COM OS PRIMÓRDIOS DA EMPRESA QUE ORIGINOU A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, FORAM CRIADAS  ESTRUTURAS VOLTADAS PRINCIPALMENTE A MANUTENÇÃO DE EMBARCAÇÕES, NA PENHA, INCLUSIVE A BAHIANA, COMO ERA CHAMADA, FOI PROPRIETÁRIA DE UM DIQUE FLUTUANTE, O ARAÚJO PINHO.

Com sólida formação intelectual, larga experiência no campo econômico e financeiro, Araújo Pinho, elaborou o seu programa do governo prevendo mais administração e menos política. Porém, logo no início, enfrentou séria crise financeira, sendo obrigado a fazer empréstimo externo com o Crédit Mobilier Français, em Paris, garantindo esse empréstimo com o imposto de exportação que incidia sobre o cacau, o café e o fumo. Conseguiu normalizar a situação do Tesouro, pagando todos os compromissos, inclusive os salários atrasados do funcionalismo.

Ao estabelecer o equilíbrio orçamentário, incrementou as fontes produtoras do comércio e da lavoura. Adquiriu novos vapores para a Companhia de Navegação Baiana, inaugurou o dique flutuante, realizou o contrato de arrendamento da Empresa de Viação do São Francisco, inaugurou o serviço de navegação do Rio Pardo, deu prosseguimento às obras do Cais do Porto de Salvador; construiu o edifício do Instituto de Bacteriologia, atual Oswaldo Cruz, um pavilhão para o Ginásio da Bahia, outro para o Asilo João de Deus. Criou o gabinete de identificação do Estado, estimulou e amparou o ensino agrícola e cuidou da conservação da via férrea. O seu governo inovador mandou construir nos Estados Unidos da América do Norte um bonde-ambulância inaugurando na Bahia o primeiro deste tipo existente no Brasil. Dentre outras obras, reformou o Palácio das Mercês, transformando-o em residência oficial do governador.

A BAHIANA TEVE DIVERSOS GALPÕES, ALGUNS CONTINUAM ERGUIDOS, PIER DE ATRACAÇÃO E OFICINAS NAVAIS COMPLETAS. ALGUNS NAVIOS ERAM DOCADOS NA PRÓPRIA AREIA, ASSENTAVAM NA MARÉ BAIXA. UM FATO, DENTRE OUTROS, QUE DEMONSTRARAM A IMPORTÂNCIA DA BAHIA EM RELAÇÃO AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICA DA ÉPOCA, SEU RECÔNCAVO, SUA CAPITAL SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, FOI O USO DO VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL PELA BAHIANA,

NÃO DEVEMOS ESQUECER A REPRESENTATIVIDADE DOS SAVEIROS E SUAS VARIANTES, COM SUAS DIMENSÕES E GEOMETRIA NASCIDAS NA TÁBUA DO GRAMINHO,  DOMINARAM OS MARES DA BAHIA E SUA BAÍA DE TODOS OS SANTOS DURANTE MAIS DE CINCO SÉCULOS. FALAVAM OS ANTIGOS QUE, ONDE HOUVESSE UMA SOMBRA DE ÁRVORE E UMA PRAIA EXISTIA UM SAVEIRO SENDO CONSTRUÍDO. ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX, O ARSENAL DE MARINHA DA BAHIA, CONSTRUIA NAVIOS DE BATALHA, INCLUSIVE PARA PAÍSES EUROPEUS, FOI O MAIS IMPORTANTE DO HEMISFÉRIO SUL NESTE TEMPO.

A ENSEADA DOS TAINHEIROS NO PASSADO ERA OCUPADA POR DIVERSOS ESTALEIROS DE PEQUENO PORTE. A MESMA ANTES DOS ATERROS IRRESPONSÁVEIS REALIZADOS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES, TINHA SEU ESPELHO D'ÁGUA ALCANÇANDO O BAIRRO DA CALÇADA. NOS DIAS ATUAIS ALGUNS AINDA RESISTEM, REFORMANDO E CONSTRUINDO EMBARCAÇÕES DE MADEIRAS, SAVEIROS, ESCUNAS E BARCOS DE SERVIÇOS PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.

EM TEMPOS NÃO TÃO DISTANTES, SE INSTALOU O ESTALEIRO COREMA, HOJE LOCALIZADO NA BAÍA DE ARATU. O ESTALEIRO BONFIM, TAMBÉM NA RIBEIRA, CONSTRUIU PEQUENAS EMBARCAÇÕES DE APOIO PARA ATENDER A PETROBRAS NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM CAMPOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

REBOCADORES EM CONSTRUÇÃO - ESTALEIRO COREMA
NA RIBEIRA UMA INOVAÇÃO FOI O HIDROAEROPORTO, CUJA OPERAÇÃO REMONTA A 1932, PARA ATENDER A DEMANDA DE HIDROAVIÕES. A EDIFICAÇÃO ESTÁ PRESENTE NOS DIAS ATUAIS EM ESTADO DE ABANDONO.

Antigos frequentadores relatam que as instalações eram bastante luxuosas, com saguão, espaço de bagagens, guichés reservados para as empresas aéreas, restaurante-bar, enfim toda a infraestrutura para atender com conforto os passageiros, tripulantes, funcionários e comunidade em geral. A ponte de atracação tem um inusitado formato em Y.


ara se iluminar o lugar à noite onde as aeronaves desceriam, se formava uma fileira de canoas com tochas bem acesas. Note-se que sendo um lugar, em cujo perimetro estavam veranistas, banhistas, velejadores, catraieirosetc., acionavam-se sirenes alertando da aproximação dos aviões.
Sua decadência ocorreu no período de 1943, em razão da grande ampliação do aeroporto de Salvador, sendo, portanto, desativado por falta de utilização. Seu espaço foi ocupado por um tempo pela sede da Associação dos Radioamadores (LABRE), e em seguida, pelo Clube dos Sargentos da Marinha e sucedido por outros usos, a exemplo da ocupação atual por uma loja de equipamentos naúticos.

HIDROAEROPORTO DA RIBEIRA - PROVAVELMENTE ENTRE 1940 OU 1930
ESCREVENDO SOBRE ESTES FATOS LIGADOS A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, ME EMOCIONO PELO DESPREZO QUE UM POVO IGNORANTE, COM RARAS EXECEÇÕES, PRATICAMENTE NADA CONSERVOU SOBRE ESTE PASSADO RICO, EDIFICADO POR HONRADOS HOMENS, CAPITÃES, MESTRES E MARUJOS QUE, POR AQUI NAVEGARAM, AO MENOS, OS ROMANCES DO GRANDE ESCRITOR JORGE AMADO, MAR MORTO, CAPITÃES DE AREIA E OS VELHOS MARINHEIROS, PERPETUAM ESSAS JORNADAS.


O CENÁRIO LOCACIONAL EVOLUI, SE TRANSFORMA, ACRESCENTA NOVAS PRIORIDADES, ASSIM NÃO CABERIA NOS DIAS DE HOJE, INDÚSTRIAS CONVIVENDO COM HABITAÇÕES NA PENÍNSULA ITAPAGIPANA, MAS, RESSALTAMOS QUE AS VOCAÇÕES NÁUTICAS DESTE LOCAL PODEM SER POTENCIALIZADAS, COM INSTALAÇÕES DE ESTALEIROS VOLTADOS A EMBARCAÇÕES DE LAZER, MARINAS, RESTAURANTES, CLUBES PARA A PRÁTICA DE ESPORTES NÁUTICOS. E ATÉ DESATERRAR ÁREAS DA MASSARANDUBA E LOBATO RECONSTITUINDO MANGUEZAIS. 

SUJEIRA TRAZIDA PELO CANAL DE BATE ESTACA
A EXCRECÊNCIA CHAMADA CANAL BATE ESTACA, DESPEJANDO ESGOTO IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, BAIRRO DO URUGUAI, DEVE SER RESOLVIDO COM URGÊNCIA, A PRÓPRIA POPULAÇÃO TEM O DEVER DE SER ENFÁTICA QUANTO A EXIGIR DAS AUTORIDADES TOMADAS DE PROVIDÊNCIA. PARA CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA ATENDER ESTA ÁREA, O QUE DEVE SER PRIORIDADE DO GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL.

O PIONERISMO DA BAHIA QUANTO A SEU PARQUE INDUSTRIAL DESDE O SÉCULO XIX,  CITANDO AS INDÚSTRIAS SÃO BRÁS E LUIZ TARQUÍNIO, ESTA ÚLTIMA COM AVANÇOS SOCIAIS NO TRATAR DOS SEUS OPERÁRIOS TEM UM CONTRAPONTO NEGATIVO COM A BAHIA DE HOJE, QUE SE DESINDUSTRIALIZA A OLHOS VISTOS. DE UM PASSADO GLORIOSO SE TORNOU UM MARASMO ECONÔMICO COM CLARAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA SUA POPULAÇÃO,                                                            

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065