https://www.belov.com.br/index.html
BELOV PITUBA
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:5929417/shipname:BELOV%20PITUBA?order=date_uploadedhttps://www.belov.com.br/index.html
BELOV PITUBA
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:5929417/shipname:BELOV%20PITUBA?order=date_uploadedACELEN, COMO JÁ PROPALAMOS NESTE BLOG, ASSUMIU A ANTIECONÔMICA REFINARIA DE MATARIPE, SOBRE CONTROLE DA PETROBRAS, CONTAMINADA POR CARGOS IMPORTANTES EM SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, NOMEADOS POR FUNDAMENTOS IDEOLÓGICOS, O QUE LEVOU ESTA UNIDADE A SUCATEAMENTO TECNOLÓGICO E COM PRODUÇÃO ABAIXO DE SUA CAPACIDADE OPERACIONAL.
HOJE, A REALIDADE SE APRESENTA COM A ACELEN AMPLIANDO SEU MIX DE PRODUTOS, ESTÁ A TODO VAPOR, MODERNIZANDO SEUS PROCESSOS PRODUTIVOS, O FORNECIMENTO DE COMBUSTÍVEL PARA NAVIOS - BUNKER - CONTA COM 2 EMBARCAÇÕES, GERANDO RECEITA EXTRA PARA ECONOMIA BAIANA. ESTÁ EM FASE FINAL DE PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA BIOREFINARIA, OU SEJA O AVANÇO SE PROPAGA NOS VETORES HORIZONTAL E VERTICAL.
PARA ALCANÇAR ESSES RESULTADOS, COM GANHOS DE ECONOMIA DE ESCALA, A ACELEN TINHA QUE IDEALIZAR SOLUÇÕES LOGÍSTICAS VISANDO CONTORNAR O LIMITE DE CALADO DO SEU TERMINAL DE MADRE DE DEUS, DE 12,5 M, PROPORCIONANDO A ATRACAÇÃO DE PETROLEIROS COM MAIOR PARTIDA DE CRUDE OIL.
NO PRIMEIRO MOMENTO, O CAMINHO ESCOLHIDO SE VIABILIZOU COM OPERAÇÕES SHIP - TO - SHIP, EM SEGUNDO MOMENTO REALIZOU-SE A DRAGAGEM DO TERMINAL. SE TORNA IMPORTANTE ACRESCENTAR QUE AS POSTAGENS TRAZIDAS POR ESTE BLOG, SE CONSTROEM POR ANÁLISE DO AUTOR COM FUNDAMENTOS EM INFORMAÇÕES OBTIDAS EM SISTEMAS DISPONÍVEIS E NÃO DIRETAMENTE DE FONTES ORIGINAIS.
DIANTE DOS FATOS NÃO POSSO AFIRMAR SE A DRAGAEM OCORREU APENAS EM SEU BERÇO PRINCIPAL, OU ATENDEU AOS DEMAIS PONTOS DE ATRACAÇÃO. NA SEMANA QUE SE PASSOU O NAVIO MARAN ASPASIA ATRACOU COM 14,5 M, UM AUMENTO DE 2 M NO CALADO EM UM NAVIO DESTE PORTE SIGNIFICA BASTANTE CARGA EXTRA, GANHO EM COMPETITIVIDADE, EM LOGÍSTICA.
MARAN ASPASIA
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:6441631/shipname:MARAN%20ASPASIA?order=date_uploadedAPÓS A DESATRACAÇÃO DO MARAN ASPASIA, ATRACOU O ALASKA, TAMBÉM COM 14,5 M DE CALADO. O BLOG TEM ESTAS CONSTATAÇÕES COMO RESULTADO DA DRAGAGEM REALIZADA PELA ACELEN NO TERMINAL.
ALASKA
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:212812/shipname:ALASKA?order=date_uploadedO VIAJANTE SEM PORTO DESDE O PRIMEIRO MOMENTO SE POSICIONOU FAVORÁVEL A VENDA DA REFINARIA DE MATARIPE PARA UM GRUPO PRIVADO COM CAPITAL NECESSÁRIO PARA INVESTIR NESTA UNIDADE PRODUTIVA, HOJE AS ESTATÍSCAS ECONÔMICAS COMPROVAM QUE A ATIVIDADE DA ACELEN VEM COMPENSANDO AS MAZELAS DA ECONOMIA BAIANA. TORCEMOS QUE A MESMA NÃO VOLTE PARA AS MÃOS PESADAS DA PETROBRAS, ONDE SERIA GOVERNADA POR INDICAÇÕE IDEOLÓGICAS, LANÇANDO SOMBRAS SOBRE O FUTURO DO NOSSO ESTADO.
LINK DA ACELEN:
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
PUBLICAMOS ARTIGO DE MATHEUS OLIVA - INFRAESTRUTURA: O JOGO JOGADO - O AUTOR ESCREVE DE FORMA CLARA, CONTEXTUAL, COM CONHECIMENTO DE CAUSA SOBRE UM TEMA ONDE A BAHIA DESCE A LADEIRA DA COMPETITIVIDADE, ANESTESIADA PELO DEVANEIO DE UMA TAL PONTE SALVADOR - ITAPARICA. TRISTE BAHIA. O CONGESTIONAMENTO DE NAVIOS EM FUNDEADOUROS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS REPRESENTA A REALIDADE FÁTICA. BOA LEITURA.
https://www.faroldabahia.com.br/noticia/infraestrutura-o-jogo-jogado
Atualizado 11/10/2024 | 11:35h
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Home/
Notícias/DESDE O ÚLTIMO MÊS DE AGOSTO, O AMBIENTE PORTUÁRIO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SIDO PALCO DE INTENSO MOVIMENTO DE NAVIOS, O QUE FOI REGISTRADO EM POSTAGENS DESTE BLOG.
UMA CONSTATAÇÃO SIGNIFICATIVA SERÁ A MAIOR PARTIDA DE CONTÊINERES MOVIMENTADA POR UM NAVIO NA HISTÓRIA DO TECON, O MSC EMMA TEM PREVISÃO PARA 3540 COFRES DE CARGAS, 31 PARA EMBARQUE E 3509 PARA DESEMBARQUE, SEGUNDO LINE - UP DO TERMINAL. ESSA POSIÇÃO PODE SER AMPLIADA ATÉ O MOMENTO DA ATRACAÇÃO
MSC EMMA
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:725756/shipname:MSC%20EMMA?order=date_uploadedOUTRO REGISTRO É QUANTIDADE DE NAVIOS NEW PANAMAX QUE TEM OPERADO NO PORTO DE SALVADOR, O MSC FAITH ZARPOU NO DE DIA 29/09/24, O MSC EMMA JÁ SE ECONTRA NA ÁREA V, MSC MARIE E MSC MARIAGRAZIA TEM ESCALAS PREVISTAS.
MSC MARIAGRAZIA
ONTEM, 30/09/24, POR VOLTA DAS 21 HS O FULL CONTÊINERES MAERSK LAMANAI, VINDO DO PORTO DE TÂNGER, LOCALIZADO AO NORTE DO MARROCOS, SE INCORPOROU AO FUNDEADOURO V, MAS, PARA MINHA SURPRESA, EM MENOS DE MEIA HORA, MUDOU SEU STATUS NO AIS - AUTOMATIC IDENTIFICATION SYSTEM PARA SANTOS, OU SEJA, CANCELOU SUA OPERAÇÃO EM SALVADOR EM VIRTUDE DA LONGA ESPERA DE NAVIOS PARA ATRACAR NESTE TERMINAL.
O MAERSK LAMANAI ESTAVA COM PREVISÃO DE MOVIMENTAR 644 CONTÊINERES, O QUE NÃO É POUCO, 70 PARA CARGA. 388 DESCARGA E 186 REMOÇÃO. CENÁRIO PREOCUPANTE PARA A ECONOMIA BAIANA, QUE VIVE UM MOMENTO CRÍTICO COM GARGALOS LOGÍSTICOS, SENDO O MAIS RELEVANTE À AUSÊNCIA DE FERROVIAS PARA ATENDER OS FLUXOS DE NOSSOS TERMINAIS PORTUÁRIO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. ESTE É O SEGUNDO CANCELAMENTO, O LOG IN POLARIS ZARPOU EM 25/09/24.
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/movimento-massivo-de-full-containers.html
MAERSK LAMANAI
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:686133/shipname:MAERSK%20LAMANAI?order=date_uploaded
RESSALTAMOS OS INVESTIMENTOS REALIZADOS PELO TECON SALVADOR, AMPLIANDO A QUANTIDADE DE BERÇOS DE ATRACAÇÃO E MUNICIANDO SUA RETROTERRA COM EQUIPAMENTOS DOS MAIS MODERNOS DISPONIVEIS NO MERCADO. MAS O CENÁRIO RECENTE É TRANSLÚCIDO QUE NOSSO TERMINAL ESTÁ NANICO PARA ATENDER AS DEMANDAS ATUAIS E FUTURAS. A INCORPORAÇÃO DE LINHA MARÍTMA PARA O SUDESTE ASIÁTICO, PRESSIONA AINDA MAIS A CAPACIDADE OPERACIONAL DO TECON, PRINCIPALMENTE COM OS EMBARQUES DE ALGODÃO QUE DEVEM CRESCER EM ESCALA GEOMÉTRICA.
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/movimento-intenso-de-navios-porto-de.html
VEJO COMO NECESSIDADE, A CURTO PRAZO A INCORPORAÇÃO DE MAIS UM BERÇO DE ATRACAÇÃO, EM DIREÇÃO A FERRY BOAT, NORTE, OU AO SUL, QUE SERIA MAIS COMPLICADO EM VIRTUDE DO QUEBRA MAR NORTE DIFICULTAR UM PERÍMETRO PARA BACIA DE EVOLUÇÃO. VISÃO DE UM LEIGO, SOU ECONOMISTA E NÃO UM ENGENHEIRO ESPECIALIZADO EM OBRAS PORTUÁRIAS,
A MÉDIO PRAZO, PRECISAREMOS DE UM NOVO TERMINAL EM ARATU, NO ENSEADA OU EM ÁREA CONTÍGUA AO PORTO COTEGIPE.
COMO SE PROPÕE A CONSTRUIR UM PONTE DE BILHÕES DE REAIS, CONSIDERANDO A REALIDADE DE HOJE, A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO É NEGATIVA PARA O ESTADO, ENQUANTO O MARASMO LOGÍSTICO ESTRANGULA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA. TRISTE BAHIA.
EM COMPLEMENTAÇÃO A POSTAGEM ANTERIOR DESTE BLOG, SOBRE A INTENSA MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS EM DEMANDA A PORTOS E TERMINAIS NO PERÍMETRO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, TEMOS UMA NOVA INFORMAÇÃO, NÃO POSITIVA, A PRIMEIRA BAIXA,
O NAVIO LOG IN POLARIS, SUSPENDEU FERRO NO FINAL DA TARDE DE HOJE, 25/09/24, RUMO AO PORTO DE SANTOS, O ARMADOR POR CONVENIÊNCIA OPTOU POR CANCELAR A ESCALA, NÃO ESPERANDO NA FILA. DE ATRACAÇÃO, QUE SEJA A ÚNICA DESERÇÃO. CENÁRIO COMO ESTE PODE MINAR A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA.
COMO SERÁ RESOLVIDO A PENDÊNCIA DAS CARGAS DESTINADAS A SALVADOR, OU AQUI SERIAM EMBARCADAS, NÃO TENHO CONHECIMENTO DO ACORDO A SER OPERACIONALIZADO ENTRE O ARMADOR E OS INTERESSADOS PELO ATRASO, HAVERÁ DEMURRAGE.
LOG IN POLARIS
AGORA, DESATRACOU O MONTE VERDE, COM DESTINO A PECEM, ATRACANDO EM SEU LUGAR O MSC ALMA, ONDE JA SE ENCONTRA O CAPE AKRITAS.
NO FUNDEIO DA ÁREA V, O MSC FAITH, LOG IN EXPERIENCE, CAUQUENES E GREEN RIO DE JANEIRO. NESTE MOMENTO NAVEGAM RUMO A SALVADOR O CMA CGM SANTOS, AMÉRICO VESPUCIO E LOG IN JACARANDA,
O BLOG ACOMPANHARÁ ESTE CENÁRIO, TRAZENDO QUALQUER NOVA INFORMAÇÃO. FICA A PERGUNTA, O QUE SE TORNA MAIS RELEVANTE NESTE MOMENTO PARA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, UMA PONTE DA ILUSÃO - SALVADOR - ITAPARICA, OU AMPLIAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DO SISTEMA LOGÍSTICO PORTUÁRIO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, JUNTO A UM MALHA FERROVIÁRIA MODERNA E ROBUSTA. TRISTE BAHIA. NECESSIDADES ILIMITADAS E RECURSOS ESCASSOS, UMA PREMISSA DA ECONOMIA, CABENDO DECIDIR COM RACIONALIDADE.
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
DURANTE A SEMANA QUE PASSOU E HOJE 23/09/24. O MOVIMENTO DE NAVIOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SIDO INTENSO, PORTO DE SALVADOR E ARATU, PORTO COTEGIPE, TERMINAL ENSEADA, GERDAU - ANTIGA USIBA, MADRE DE DEUS, DOW QUPIMICA,
A ÁREA 5, PRINCIPAL PERÍMETRO DE FUNDEIO, HOJE, ÀS 11;08 HS ESTAVA COM 20 NAVIOS EM ESPERA, FERRO ARRIADO, AGUARDANDO VAGA PARA OPERAÇÃO. MAIS 2 FUNDEADOS NO INTERIOR DA BAÍA, O SONANGOL KALANDULA E CASTILLO DE MACEDA,
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-77.5/centery:46.6/zoom:3OS PONTOS VERDES NO MAPA REPRESENTAM NAVIOS DE CARGAS SECAS, GRANELEIROS, FUL CONTAINER, CARGA GERAL, OS PONTOS VERMELHOS NAVIOS TANQUES - OIL / CHEMICAL TANKER E LNG TANKER.
UMA VISÃO LÚDICA É CONTEMPLAR NAVIOS AO LARGO, POR OUTRO LADO É UMA DEMONSTRAÇÃO DE NECESSIDADE PARA MELHORIA DA ECONOMIA BAIANA, UM GARGALO LOGÍSTICO QUE PODE IMPEDIR A AMPLIAÇÃO DE NOSSA COMPETITIVIDADE EM RELAÇÃO A OUTROS ESTADOS.
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PODEM SER FEITAS. INVESTIMENTOS SIGNIFICATIVOS TEM ACONTECIDO, COMO O TERCEIRO BERÇO DO PORTO COTEGIPE, PARA OPERAR GRANÉIS, O GRUPO QUE ESTÁ À FRENTE DO PORTO DE ARATU, TERMINAIS DE GRANÉIS SÓLIDOS, REQUALIFICOU OS SEUS SHIPLOADER, ALÉM DE REALIZAR OBRAS NO TGS II, ADAPTANDO-O PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS VEGETAIS, PRINCIPALMENTE SOJA E MILHO.
O TECON TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR HOJE CONTA COM 2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, COM CALADO E TRANSTÊINER DE ÚLTIMA GERAÇÃO, PODENDO RECEBER OS MAIORES NAVIOS PARA ESTE TIPO DE CARGA, ALÉM DE UM CAIS AUXILIAR ONDE OPERA GRANÉIS E PEÇAS DE PROJETO.
NESTE MÊS DE SETEMBRO O LINE UP DO TECON SALVADOR INDICA GRANDES PARTIDAS DE DESEMBARQUE DE FERTILIZANTES, ENTRE 50.000 E 66,000 TON, SÃO MOVIMENTAÇÕES CONSIDERÁVEIS, MESMO PARA UM PORTO GRANELEIRO COMO ARATU. A PARADA DO TGS II PARA ADAPTAÇÕES PODE TER DESVIADO ESSAS DEMANDAS PARA O TECON. OS PORTÊINERES SÃO VERSÁTEIS OPERAM COM GRABS, ALÉM DE CONTÊINERES. NO CAIS DE LIGAÇÃO TEMOS 2 EQUIPAMENTOS PANAMX, QUE O TECON TEM UTILIZADO PARA MOVIMENTAÇÕES DE GRANÉIS. RESSALTAMOS AS OPERAÇÕES COM PEÇAS, QUE TAMBÉM NESTE MÊS TEM SIDO FREQUENTES NO CAIS PÚBLICO.
Os grabs são garras mecânicas que podem ser usadas em operações portuárias para manusear materiais a granel, como grãos, fertilizantes, carvão, areia, entre outros. Eles são geralmente acoplados a guindastes móveis ou descarregadores de navios e podem ser operados por toque, controle remoto ou manualmente. - Visão geral criada por IAGRABS ACOPLADOS A GUINDASTE DE BORDO
https://amarracaodecargas.com.br/produtos/cabo-de-aco/grab-para-guindastes-de-cabo-unico/#:~:text=Os%20GRABS%20para%20guindastes%20de,Abertura%20manualO TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO, ENSEADA, ENQUANTO NÃO ATUA EM SUA FUNÇÃO, CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, TEM UTILIZADO SEUS BERÇOS PARA OPERAREM COM MINÉRIO DE FERRO, SOJA, SENTIDO EXPORTAÇÃO, COQUE E PEÇAS DE PROJETO NA IMPORTAÇÃO. NESTE MOMENTO DESATRACOU DO ENSEADA O NAVIO DIAMOND SEA COM 6,4 M DE CALADO, EM LASTRO, NÃO TENHO INFORMAÇÃO SOBRE O QUE FOI DESCARREGADO, MAS DEVE TER SIDO COQUE.
DIAMOND SEA
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:302257/shipname:DIAMOND%20SEA?order=date_uploaded
À ACELEN DRAGOU RECENTEMENTE O TERMINAL DE MADRE DE DEUS, SE FOI DRAGAEM DE MANUTENÇÃO OU AMPLIAÇÃO DE SEU CALADO OPERACIONAL DE 12,5 M, DESCINHEÇO. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE A PRIVATIZAÇÃ DA REFINARIA DE MATARIPE FOI O FATO ECONÔMICO MAIS SIGNIFICATICO E POSITIVO PARA A ECONOMIA BAIANA NOS ÚLTIMOS ANOS, ESPERO QUE NÃO VOLTE PARA AS MÃOS PESADAS DA PETROBRAS, QUE TEM SUA ATUAÇÃO CONTAMINADA POR INGERÊNCIAS POLÍTICAS, ATENDENDO A INTERESSE PARTIDÁRIOS E NÃO A BUSCA PELA EFICIÊNCIA.
O GUPO MUBADALA QUE COMANDA À ACELEN TAMBÉM REALIZA OPERAÇÕES SHIP - TO - SHIP NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, TANTO NO SENTIDO IMPORTAÇÃO COMO EXPORTAÇÃO.
O ANTIGO TERMINAL DA USIBA, DEPOIS GERDAU E HOJE COMPRADO E OPERADO PELA INTERMARÍTIMA, SE REQUALIFICOU. SEU PIER TEM OCUPAÇÃO DE 100%. APENAS PARA DESCARREGAR. NESTE MOMENTO ESTÁ ATRACADO O QING FENG LING.
QING FENG LING
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:650222/shipname:QING%20FENG%20LING?order=date_uploaded
ENTRE OS 20 NAVIOS FUNDEADOS O LIGHT VENTURE LEVANTOU FERRO, PARA OPERAR NO PORTO COTEGIPE, EMBARCAR SOJA, NO LUGAR DO BLUE IONIAN QUE DESATRACOU COM DESTINO A SINGAPURA, CALADO 13,1 M, TAMBÉM COM SOJA OU FARELO.
LIGHT VENTURE
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:6241172/shipname:LIGHT%20VENTURE?order=date_uploadedNESTE CENÁRIO RESSALTAMOS O INTENSO MOVIMENTO DE CONTÊINERES, ONTEM DIA 22/04/24 DOIS NAVIOS ESTAVAM ATRACADOS, O VICENTE PINZON, QUE CONTINUA, OCUPOU O LUGAR DO CMA CGM BERLIOZ, QUE ZARPOU PARA CARTAGENA, O ,MSC ADONIS, ZARPOU HOJE PELA MANHÃ PARA O PORTO DO RIO DE JANEIRO.
MSC ADONIS
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:3603412/shipname:MSC%20ADONIS?order=date_uploaded
A VELOCIDADE MÉDIA E MÁXIMA DE ALGUNS TIPOS DE NAVIOS, SÃO DISTINTAS, DE ACORDO COM AS CARGAS TRANSPORTADAS.
CRUZEIROS PELA PRÓPRIA ESPECIFICIDADE OPERACIONAL SÃO DOTADOS DE MÁQUINAS MAIS POTENTES, OFERECENDO TEMPO SUFICIENTE ENTRE UMA ESCALA E OUTRA, PROPORCIONANDO AOS PASSAGEIROS MAIOR OPÇÃO DE PORTOS A SEREM VISITADOS.
NAVIOS FULL CONTAINERS, TAMBÉM TEM MÁQUINAS QUE OFERECEM MAIOR VELOCIDADE, QUE APESAR DE MAIS CUSTOSAS E CONSUMINDO MAIS COMBUSTÍVEIS, A RENTABILIDADE É COMPENSADA PELAS MERCADORIAS TRANSPORTADAS NOS COFRES DE CARGAS COM MAIOR VALOR AGREGADO.
NAVIOS LIVESTOCK SHIP, TRANSPORTAM ANIMAIS VIVOS, PRINCIPALMENTE BOVINOS E OVINOS. VELOCIDADE MÉDIA DE 24 NÓS - KNOTS. EM RAZÃO DA PRÓPRIA NATUREZA DA CARGA.
VLCC - VERY LARGE CRUDE CARRIER, SÃO NAVIOS PARA TRANPORTAR GRANDES QUANTIDADE DE PETRÓLEO BRUTO.
NA IMAGEM UM GRANELEIRO É COLOCADO COMO NAVIO DE CARGA GERAL. UM EQUÍVOCO.
OS NAVIOS, ROLL-ON/ROLL-OFF, TRANSPORTADORES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, SEGUEM OS FUNDAMENTOS DOS FULL CONTAINERS.
BULK CARRIER - GRANELEIROS - E TANKER TÊM VELOCIDADES MÉDIAS INFERIORES AOS CITADOS ANTERIORMENTE. A DIFERENÇA DOS GRANÉIS LÍQUIDOS PARA GRANÉIS SÓLIDOS SE DEVE POR NÃO SÓ PETRÓLEO BRUTO SER TRANSPORTADO, TAMBÉM, DERIVADOS E PRODUTOS QUÍMICOS, CARGAS MAIS NOBRES.