quarta-feira, 16 de outubro de 2024

NOVA DRAGA OPERA NA BAHIA EM SUBSTITUIÇÃO A POSIDONIA BRAVO E SEU REBOCADOR DE APOIO - NEW DREDGER OPERATES IN BAHIA REPLACING THE POSIDONIA BRAVO AND ITS SUPPORT TUG

A EMPRESA PRIMASEA, PROPRIETÁRIA DE RESERVA MARINHA DE LITHOTHAMNIUM LOCALIZADA NO SUL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, AO LARGO DE MORRO DE SÃO PAULO, PASSOU A OPERAR COM NOVA DRAGA E REBOCADOR DE APOIO, EM JOINT VENTURE COM A BELOV ENGENHARIA. INICIALMENTE POR UM PERÍODO DE 5 ANOS.

https://www.belov.com.br/index.html

BELOV PITUBA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:5929417/shipname:BELOV%20PITUBA?order=date_uploaded

LITHOTHAMNIUM  É DESIGNAÇÃO DE UM GUPO DE ALGAS MARINHAS, COM EXCELENTE CAPACIDADE DE IMPREGNAÇÃO DE NUTRIENTES E MINERAIS, PRINCIPALMENTE CÁLCIO E MAGNÉSIO. APÓS SEU CICLO DE VIDA SE TORNA UM GRANULADO BIOCLÁSTICO MARINHO - CASCALHO DE ALGAS.


BELOV PIATÃ

 TEM DIVERSAS APLICAÇÕES DE USO -  agricultura, nutrição animal, filtragem e potabilização de água para consumo, indústria de cosméticos, dietética, implantes em cirurgia óssea, tratamento da água em lagos.- https://sbgf.org.br/livros/Recursos_Minerais_Marinhos/6.pdf

PRIMASEA, UTILIZAVA A DRAGA POSIDONIA BRAVO, COM REBOCADOR DE APOIO, POSIDONIA ORION, ESTE NO MOMENTO SE ENCONTRA EM SUAPE. HOJE, COM A BELOV NEGENHARIA, COMO PARCEIRA, OS EQUIPAMENTOS ATUAIS SÃO A DRAGA BELOV PIATÃ JUNTO AO REBOCADOR BELOV PITUBA.

POSIDONIA BRAVO

A DRAGA BELOV PIATÃ TEM COMPRIMENTO MENOR QUE A POSIDONIA BRAVO, NO ENTANTO MAIS MODERNA EM SUA EQUIPAGEM DE DRAGAGEM, COM CADÊNCIA OPERACIONAL MAIOR, CAPACIDADE DE 3120 M3/H, O QUE REPRESENTA 74.880 M3 POR DIA, ENQUANTO A POSIDONIA BRAVA TEM MARCA DE 55.000 M3. ÁREA HABITÁVEL MAIS CONFORTÁVEL, EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS MAIS MODERNOS, SÃO OUTRAS VANTAGENS COMPARATIVAS.

POSIDONIA ORION
DIANTE DE ÍNDICES POUCOS COMEMORATIVOS PARA ECONOMIA BAIANA, ESTE NICHO PRODUTIVO BASEADO NA EXPLORAÇÃO DESSA JAZIDA DE ALGAS, É UM FATO POSITIVO, INCLUSIVE QUE, O BENEFICIAMENTO OCORRA NA BAHIA, AGREGANDO MAIOR VALOR AO PRODUTO FINAL. A BELOV ENGENHARIA, EMPRESA GENUINAMENTE BAIANA, ATUANDO EM UM AMPLO ESPECTRO DA ÁREA NAVAL E PORTUÁRIA, COM PROJETOS PRÓPRIOS, TAMBÉM É MOTIVO DE COMEMORAÇÃO. ISTO SIM, PODEMOS DENOMINAR DE ECONOMIA DO MAR.

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


segunda-feira, 14 de outubro de 2024

REFINARIA ACELEN AMPLIA GANHOS LOGÍSTICOS NO TERMINAL DE MADRE DE DEUS - ACELEN REFINERY EXPANDS LOGISTICS GAINS AT MADRE DE DEUS TERMINAL

ACELEN, COMO JÁ PROPALAMOS NESTE BLOG, ASSUMIU A ANTIECONÔMICA REFINARIA DE MATARIPE, SOBRE CONTROLE DA PETROBRAS, CONTAMINADA POR CARGOS IMPORTANTES EM SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, NOMEADOS POR FUNDAMENTOS IDEOLÓGICOS, O QUE LEVOU ESTA UNIDADE A  SUCATEAMENTO TECNOLÓGICO E COM PRODUÇÃO ABAIXO DE SUA CAPACIDADE OPERACIONAL. 

HOJE, A REALIDADE SE APRESENTA COM A ACELEN AMPLIANDO SEU MIX DE PRODUTOS, ESTÁ A TODO VAPOR, MODERNIZANDO SEUS PROCESSOS PRODUTIVOS, O FORNECIMENTO DE COMBUSTÍVEL PARA NAVIOS - BUNKER - CONTA COM 2 EMBARCAÇÕES, GERANDO RECEITA EXTRA PARA ECONOMIA BAIANA. ESTÁ EM FASE FINAL DE PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA BIOREFINARIA, OU SEJA O AVANÇO SE PROPAGA NOS VETORES HORIZONTAL E VERTICAL.

PARA ALCANÇAR ESSES RESULTADOS, COM GANHOS DE ECONOMIA DE ESCALA, A ACELEN TINHA QUE IDEALIZAR SOLUÇÕES LOGÍSTICAS VISANDO CONTORNAR O LIMITE DE CALADO DO SEU TERMINAL DE MADRE DE DEUS, DE 12,5 M, PROPORCIONANDO A ATRACAÇÃO DE PETROLEIROS COM MAIOR PARTIDA DE CRUDE OIL.

NO PRIMEIRO MOMENTO, O CAMINHO ESCOLHIDO SE VIABILIZOU COM OPERAÇÕES SHIP - TO - SHIP, EM SEGUNDO MOMENTO REALIZOU-SE A DRAGAGEM DO TERMINAL. SE TORNA IMPORTANTE ACRESCENTAR QUE AS POSTAGENS TRAZIDAS POR ESTE BLOG, SE CONSTROEM POR ANÁLISE DO AUTOR COM FUNDAMENTOS EM INFORMAÇÕES OBTIDAS EM SISTEMAS DISPONÍVEIS E NÃO DIRETAMENTE DE FONTES ORIGINAIS. 

DIANTE DOS FATOS NÃO POSSO AFIRMAR SE A DRAGAEM OCORREU APENAS EM SEU BERÇO PRINCIPAL, OU ATENDEU AOS DEMAIS PONTOS DE ATRACAÇÃO. NA SEMANA QUE SE PASSOU O NAVIO MARAN ASPASIA ATRACOU COM 14,5 M, UM AUMENTO DE 2 M NO CALADO EM UM NAVIO DESTE PORTE SIGNIFICA BASTANTE CARGA EXTRA, GANHO EM COMPETITIVIDADE, EM LOGÍSTICA.

MARAN ASPASIA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:6441631/shipname:MARAN%20ASPASIA?order=date_uploaded

APÓS A DESATRACAÇÃO DO MARAN ASPASIA, ATRACOU O ALASKA, TAMBÉM COM 14,5 M DE CALADO. O BLOG TEM ESTAS CONSTATAÇÕES COMO RESULTADO DA DRAGAGEM REALIZADA PELA ACELEN NO TERMINAL.

ALASKA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:212812/shipname:ALASKA?order=date_uploaded

O VIAJANTE SEM PORTO DESDE O PRIMEIRO MOMENTO SE POSICIONOU FAVORÁVEL A VENDA DA REFINARIA DE MATARIPE PARA UM GRUPO PRIVADO COM CAPITAL NECESSÁRIO PARA INVESTIR NESTA UNIDADE PRODUTIVA, HOJE AS ESTATÍSCAS ECONÔMICAS COMPROVAM QUE A ATIVIDADE DA ACELEN VEM COMPENSANDO AS MAZELAS DA ECONOMIA BAIANA. TORCEMOS QUE A MESMA NÃO VOLTE PARA AS MÃOS PESADAS DA PETROBRAS, ONDE SERIA GOVERNADA POR INDICAÇÕE IDEOLÓGICAS, LANÇANDO SOMBRAS SOBRE O FUTURO DO NOSSO ESTADO.

LINK DA ACELEN:

https://www.acelen.com.br/comunicacao/temadre-passa-a-receber-navios-maiores-com-capacidade-aproximada-de-um-milhao-de-barris-de-petroleo/


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

ARTIGO - MATHEUS OLIVA - INFRAESTRUTURA: O JOGO JOGADO - ARTICLE - MATHEUS OLIVA - INFRASTRUCTURE: THE GAME PLAYED

PUBLICAMOS ARTIGO DE MATHEUS OLIVA - INFRAESTRUTURA: O JOGO JOGADO - O AUTOR ESCREVE DE FORMA CLARA, CONTEXTUAL, COM CONHECIMENTO DE CAUSA SOBRE UM TEMA ONDE A BAHIA DESCE A LADEIRA DA COMPETITIVIDADE, ANESTESIADA PELO DEVANEIO DE UMA TAL PONTE SALVADOR -  ITAPARICA. TRISTE BAHIA. O CONGESTIONAMENTO DE NAVIOS EM FUNDEADOUROS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS REPRESENTA A REALIDADE FÁTICA. BOA LEITURA.

https://www.faroldabahia.com.br/noticia/infraestrutura-o-jogo-jogado

Atualizado 11/10/2024 | 11:35h

Foto: Reprodução/Redes Sociais

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Infraestrutura: o jogo jogado
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Infraestrutura: o jogo jogado
Confira o artigo escrito por Matheus Oliva
Por Da Redação
Ás

11/10/2024 | 09:00h

A Bahia não está atrasada no jogo eliminatório da produtividade. Está fora dele. Entrar no jogo da produtividade é fundamental para entrar no campeonato da competitividade. O ganho no campeonato da competitividade é uma melhoria de vida significativa para a população, sobretudo a mais pobre, a mais carente de lideranças em acordo com este conceito. A riqueza da geografia baiana é reconhecida internacionalmente. Aliás, mais internacional do que localmente. Abrange desde ricas minas de ouro até a única mina de urânio do país. Urânio é matéria prima para Usinas de Energia Nuclear. Usinas de energia nuclear são a maneira mais competitiva e segura de produção de energia. Outros recursos energéticos são abundantes, o gás, o petróleo, água corrente em rios caudalosos, ventos e sol constantes. Pujantes são a agricultura, a pecuária, o comércio, os serviços, a indústria, a arte, o turismo e a inovação. Outrora a indústria já foi digna de admiração. Hoje lamentavelmente em franca decadência, sobretudo a eletrointensiva, mesmo com a CHESF por perto. Das suas grandes magnitudes está a Baía de Todos os Santos, um manancial de riquezas que salta aos olhos pela beleza e a qualidade da sua preservação.

Alguém sabe que Salvador é a cidade com maior extensão de vias aéreas para trânsito de drones do mundo? Pois bem, a capital da Amazônia Azul já tem mais de dez pontos de pouso de drones e mais de 40km de vias aéreas homologadas pela ANAC para transporte de carga por drones. A segunda cidade com mais extensão de vias aéreas, no mundo, é Tel Aviv, em Israel, com cerca de 20km. Metade de Salvador. A empresa que conseguiu esta façanha é a SpeedBird Aero, fundada no Texas por um brilhante soteropolitano que foi estudar nos EUA com uma bolsa de estudos concedida devido a sua qualidade esportiva de jogador de Tenis. Pergunte ao CIMATEC, este centro de excelência lato e strictu sensu, localizado próximo à praia de Jaguaribe, um paraíso dos esportes aquáticos de Salvador. Salvador está pronta para o transporte do futuro. Mesmo assim, a Bahia enfrenta altos índices de pobreza e, por consequência, uma violência aterrorizante.

Não admitir que o estado está "fora do jogo" resulta em uma série de falhas estratégicas, de liderança e de aprendizado. O filósofo matemático, Reneé Descartes, com seu "Discurso sobre o Método", utiliza a dúvida, o ceticismo e a fragmentação das partes para a busca da verdade. Fragmentar problemas, como num quebra-cabeça, facilita o entendimento de cada parte para o encaixe das peças de maneira mais rápida que acabará por contribuir para a visão do todo. É preciso separar cada problema em seu quadrado. Sem essa abordagem cartesiana elementar, a administração pública do estado continuará sendo engolida pela areia movediça dos problemas sem soluções.

No quebra-cabeça apelidado de “Enigma Baiano” a gestão de infraestruturas é sofrível. A Bahia é exemplo do conceito de "desaprendizado organizacional", formulado por William H. Starbuck, prolífico nonagenário, bacharelado em Física pela Universidade de Harvard e PhD em Administração Industrial pelo Instituto de Tecnologia Carnegie. Seu conceito, essencial para enfrentar desafios de gestão publica ou privada, evidencia que a falta de preparação adequada e as respostas ineficazes a crises levam a resultados sociais negativos e exacerbam problemas como desemprego e instabilidade social. A discussão sobre estratégias proativas de gestão de crises é crucial para enfrentar as mazelas sociais e criar um ambiente em que o estado tenha condições para voltar ao jogo da produtividade.

Desaprender o que se desaprendeu e retornar aos trilhos do aprendizado das regras de como o jogo é jogado é a via para a sociedade baiana prosperar em suas ambições nas suas diversas dimensões. Os eixos ferroviários e rodoviários nacionais expõem a falta de lógica na utilização das infraestruturas existentes e das condições naturais geográficas. As duas mais extensas rodovias do país, BR 101 e BR 116, próximas ao litoral, são prova da curta visão de desenvolvimento de tão vasto território. Próximas entre si e à costa marítima, as custosas e ineficientes rodovias jogam um jogo de "perde-perde" com a cabotagem, criaram um imenso corte segmentando e impedindo o desenvolvimento do oeste do país. Na Bahia, com seu extenso litoral, para piorar, criou-se uma ferrovia denominada Centro-Atlântica (FCA - Ferrovia Centro Atlântica) incorporada ao balanço da Cia. Vale do Rio Doce S/A, hoje Vale S/A, no processo de privatização da Rede Ferroviária Federal S/A nos anos 90. Esta ferrovia, no território baiano, diferentemente do mineiro, é praticamente nula como “centro-atlântica”, concorrendo com as BR 101 e 116 e ainda com a cabotagem no sentido longitudinal, nada “vem do centro para o Atlântico” e vice versa. A exceção são toneladas de magnesita de uma mina deste minério, em Brumado, acessando cara e lentamente o porto de Aratu. Em Minas Gerais, esta ferrovia serve ao porto do estado do Espírito Santo, por ali sim, liga o centro de MG ao Atlântico. A hipertrofia de alternativas de transporte sentido Norte – Sul é causa de atrofia latitudinal. Uma crise crônica de insuficiência logística. A logística é o pulmão da produtividade, de tão atrofiado e agonizante, na Bahia, o asmático acesso ferroviário ao porto de contêineres em Salvador necrosou, foi destruído e em consequência a produção pujante de algodão no oeste baiano é escoada para mercados internacionais via porto de Santos. A Bahia não tem pulmões para disputar o jogo da produtividade.

Em anúncio divulgado publicamente aos 28 dias de novembro do ano 2019, a Advocacia Geral da União - AGU, divulgou para a imprensa um acordo da VLI, concessionária da FCA, com o Ministério Público Federal - MPF, em função de conduta lesiva aos entes públicos comprovada em pareceres da União, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT e da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. O acordo foi de R$ 1,2 bilhões a serem pagos pela VLI aos entes públicos em 10 anos. De lá para cá nada foi divulgado sobre o pagamento e destinação de recursos. Sem transparência não há solução.

A VLI é uma sociedade de participações tendo como maior acionista a Brookfield Asset Management, firma de capital canadense que iniciou sua jornada de empreendedorismo fora do Canadá, funda em São Paulo, há cerca de 130 anos, como investidores da São Paulo Tramway Company, portanto a empresa dona da VLI hoje, à época, era dona dos transportes públicos urbanos ferroviários da cidade de São Paulo, eterna locomotiva do país. Noperíodo histórico, entre 1880 e 1950 o Brasil recebeu recursos de diversas empresas e de investidores anglo-saxões e seus descendentes para criação de uma eficiente malha urbana de transporte ferroviário para a população das suas cidades. Não à toa, chamamos os vagões elétricos sobre trilhos de bonde. No Rio de Janeiro, o visionário empreendedor norte americano, Percival Farqhuar, defenestrado pela ditadura xenófoba-ufanista convicta de Getúlio Vargas, imoplementou práticas de capitalismo civilizado com a oferta de títulos de dívida própria companhia aos usuários do transporte. Para isso divulgava os títulos, chamados no jargão financeiro de C-Bonds, em anúncios de papel colados nos vagões. A população carioca, peculiarmente, então, passou a chamar o veículo de Bond, tornando-se hoje verbete de dicionário: Bonde. Em nossa Salvador, cometemos o crime lesa patrimônio histórico de destruirmos a Sé para passagem do bonde. Em seguida vieram as montadoras de automóveis americanas e européias e o Brasil, a partir de 1950, abandonou os trilhos da competitividade dos transportes baseados em trilhos e energia elétrica, para abraçar asfalto, o petróleo com pneus e automóveis. Ao invés de soma, houve aniquilação. Esse pernicioso modo de pensar abriga boa parte dos cérebros brasileiros. Esforços e conquistas passadas não se somam ao presente. Salvador é um exemplo clássico de como não preservar, não melhorar e não embelezar. Não há uma linha histórica que se comunique no tempo em seus investimentos urbanos em mobilidade, preservação e avanço social. Na melhor acepção da expressão coloquial, a primeira capital do Brasil é um mangue de puxadinhos e puxadões de diversas naturezas. Mesmo tendo o urbanismo como cátedra de orgulho do corpo docente da UFBA. O PhD norte americano, sem estudar a nossa história, desenvolveu a teoria que nos explica, o “desaprendizado organizacional”.

Em anúncio ao público, em 27 de agosto do corrente, a VLI informa que R$ 30 bilhões serão investidos em sua malha ferroviária incluindo “2,5 quilômetros” no acesso ao porto de Aratu. É complicado entender essa razão matemática como algo de benefício quando na mesma proposta, porém omitida em seu anúncio, a VLI pretende descontinuar mais de 2.200 quilômetros de sua malha ferroviária, grande parte na Bahia. Também é bastante difícil encontrar a devida transparência de como, quando e onde serão aplicados esses recursos magnânimos de 3 dezenas de bilhões de reais. O transporte ferroviário foi propelido pela pujança de uma Inglaterra outrora imperial, hoje a companhia VLI, controlada pelos canadenses descendentes dos ingleses, faz um anúncio para inglês ver. A Brookfield Asset Management se orgulha de ser uma das maiores companhias de gestão de ativos alternativos no mundo. Os governos da Bahia se orgulham de melhorar a vida dos cidadãos. A VLI se orgulha de investir em 2,5km de acesso ao porto de Aratu. A Bahia inteira não se orgulha de estar fora do jogo da produtividade para disputar o campeonato da competitividade.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS EM SALVADOR SERÁ ABERTA COM O NAVIO NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER - SEA CRUISE SEASON IN SALVADOR WILL BE OPENED WITH THE NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER SHIP

O NAVIO NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER ABRIRÁ A TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS NO PORTO DE SALVADOR, COM PREVISÃO DE CHEGADA EM 12/10/24`ÀS 09;00. 

NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER
CONFORME LINE - UP DA CODEBA - COMPANHIA DE DOCAS DO ESTADO DA BAHIA, ATÉ O MOMENTO TEMOS 62 ESCALAS PROGRAMADAS. 

SE TORNA TRIVIAL RESSALTAR A IMPORTÂNCIA QUE CADA NAVIO QUE AQUI APORTA REPRESENTA EM RENDAS E EMPREGOS PROPORCIONADOS POR UM NICHO EXTENSO QUE PASSA DESDE O VENDEDOR DE LEMBRANÇA, RESTAURANTES, TRANSLADOS EM VEÍCULOS, TAXAS PORTUÁRIAS, REBOCADORES - TUGS - FORNCEDORES DE NAVIOS, PRATICAGEM, DENTRE OUTROS.

A PREFEITURA DE SALVADOR, NÃO TENHO DÚVIDAS, DEVE TER ELABORADO UM PLANEJAMENTO ADEQUADO PARA ATENDER ESSES VISITANTES DE FORMA PRAZEROSA, SOLIDIFICANDO A IMAGEM DE NOSSA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMO UM DESTINO TURÍSTICO GLOBAL.

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

MAIOR PARTIDA DE CONTÊINERES OPERADA PELO TECON - PORTO DE SALVADOR - LARGEST CONTAINER SHIPMENT OPERATED BY TECON - PORT OF SALVADOR

DESDE O ÚLTIMO MÊS DE AGOSTO, O AMBIENTE PORTUÁRIO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SIDO PALCO DE INTENSO MOVIMENTO DE NAVIOS, O QUE FOI REGISTRADO  EM POSTAGENS DESTE BLOG.

UMA CONSTATAÇÃO SIGNIFICATIVA SERÁ A MAIOR PARTIDA DE CONTÊINERES MOVIMENTADA POR UM NAVIO NA HISTÓRIA DO TECON, O MSC EMMA TEM PREVISÃO PARA 3540 COFRES DE CARGAS, 31 PARA EMBARQUE E 3509 PARA DESEMBARQUE, SEGUNDO LINE - UP DO TERMINAL. ESSA POSIÇÃO PODE SER AMPLIADA ATÉ O MOMENTO DA ATRACAÇÃO

MSC EMMA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:725756/shipname:MSC%20EMMA?order=date_uploaded

OUTRO REGISTRO É QUANTIDADE DE NAVIOS NEW PANAMAX QUE TEM OPERADO NO PORTO DE SALVADOR, O MSC FAITH ZARPOU NO DE DIA 29/09/24, O MSC EMMA JÁ SE ECONTRA NA ÁREA V,  MSC MARIE E MSC MARIAGRAZIA TEM ESCALAS PREVISTAS.

MSC MARIAGRAZIA




JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 1 de outubro de 2024

MAIS UMA DEFECÇÃO NO TECON SALVADOR - O MAERSK LAMANAI CANCELA ESCALA - ANOTHER DEFECTION AT TECON SALVADOR - MAERSK LAMANAI CANCELS SCALE

ONTEM, 30/09/24, POR VOLTA DAS 21 HS O FULL CONTÊINERES MAERSK LAMANAI, VINDO DO PORTO DE TÂNGER, LOCALIZADO AO NORTE DO MARROCOS, SE INCORPOROU AO FUNDEADOURO V, MAS, PARA MINHA SURPRESA, EM MENOS DE MEIA HORA, MUDOU SEU STATUS NO AIS - AUTOMATIC IDENTIFICATION SYSTEM  PARA SANTOS, OU SEJA, CANCELOU SUA OPERAÇÃO EM SALVADOR EM VIRTUDE DA LONGA ESPERA DE NAVIOS PARA  ATRACAR NESTE TERMINAL. 

O MAERSK LAMANAI ESTAVA COM PREVISÃO DE MOVIMENTAR 644 CONTÊINERES, O QUE NÃO É POUCO, 70 PARA CARGA. 388 DESCARGA E 186 REMOÇÃO. CENÁRIO PREOCUPANTE PARA A ECONOMIA BAIANA, QUE VIVE UM MOMENTO CRÍTICO COM GARGALOS LOGÍSTICOS, SENDO O MAIS RELEVANTE À AUSÊNCIA DE FERROVIAS PARA ATENDER OS FLUXOS DE NOSSOS TERMINAIS PORTUÁRIO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.  ESTE É O SEGUNDO CANCELAMENTO, O LOG IN POLARIS ZARPOU EM 25/09/24.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/movimento-massivo-de-full-containers.html

MAERSK LAMANAI

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:686133/shipname:MAERSK%20LAMANAI?order=date_uploaded


RESSALTAMOS OS INVESTIMENTOS REALIZADOS PELO TECON SALVADOR, AMPLIANDO A QUANTIDADE DE BERÇOS DE ATRACAÇÃO E MUNICIANDO SUA RETROTERRA COM EQUIPAMENTOS DOS MAIS MODERNOS DISPONIVEIS NO MERCADO. MAS O CENÁRIO RECENTE É TRANSLÚCIDO QUE NOSSO TERMINAL ESTÁ NANICO PARA ATENDER AS DEMANDAS ATUAIS E FUTURAS. A INCORPORAÇÃO DE LINHA MARÍTMA PARA O SUDESTE ASIÁTICO, PRESSIONA AINDA MAIS A CAPACIDADE OPERACIONAL DO TECON, PRINCIPALMENTE COM OS EMBARQUES DE ALGODÃO QUE DEVEM CRESCER EM ESCALA GEOMÉTRICA.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/movimento-intenso-de-navios-porto-de.html

VEJO COMO NECESSIDADE, A CURTO PRAZO A INCORPORAÇÃO DE MAIS UM BERÇO DE ATRACAÇÃO, EM DIREÇÃO A FERRY BOAT, NORTE, OU AO SUL, QUE SERIA MAIS COMPLICADO EM VIRTUDE DO QUEBRA MAR NORTE DIFICULTAR UM PERÍMETRO PARA BACIA DE EVOLUÇÃO. VISÃO DE UM LEIGO, SOU ECONOMISTA E NÃO UM ENGENHEIRO ESPECIALIZADO EM OBRAS PORTUÁRIAS,

A MÉDIO PRAZO, PRECISAREMOS DE UM NOVO TERMINAL EM ARATU, NO ENSEADA OU EM ÁREA CONTÍGUA AO PORTO COTEGIPE.

COMO SE PROPÕE A CONSTRUIR UM PONTE DE BILHÕES DE REAIS, CONSIDERANDO A REALIDADE DE HOJE, A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO É NEGATIVA PARA O ESTADO, ENQUANTO O MARASMO LOGÍSTICO ESTRANGULA  A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA. TRISTE BAHIA


Triste Bahia! ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vejo eu já, tu a mi abundante.

A ti tocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando, e tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis, que abelhuda
Simples aceitas do sagaz brichote.

Oh se quisera Deus que de repente
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fora de algodão o teu capote!


Soneto escrito em meados do século XVII, que trata de mudanças (para pior) na cidade da Bahia, mais conhecida como Salvador, e no sujeito poético. A causa das mudanças seria o fortalecimento do comércio, especialmente a forte presença de comerciantes ingleses.

O soneto de Gregório de Matos parece basear-se no soneto “Fermoso Tejo Meu”, do poeta português Francisco Rodrigues Lobo.


quarta-feira, 25 de setembro de 2024

MOVIMENTO MASSIVO DE FULL CONTAINERS - PORTO DE SALVADOR - PRIMEIRA BAIXA - CANCELAMENTO DE ATRACAÇÃO - MASSIVE MOVEMENT OF FULL CONTAINERS - PORT OF SALVADOR - FIRST LOSS - BERRING CANCELLATION

EM COMPLEMENTAÇÃO A POSTAGEM ANTERIOR DESTE BLOG, SOBRE A INTENSA MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS EM DEMANDA A PORTOS E TERMINAIS NO PERÍMETRO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, TEMOS UMA NOVA INFORMAÇÃO, NÃO POSITIVA, A PRIMEIRA BAIXA, 

O NAVIO LOG IN POLARIS, SUSPENDEU FERRO NO FINAL DA TARDE DE HOJE, 25/09/24, RUMO AO PORTO DE SANTOS, O ARMADOR POR CONVENIÊNCIA OPTOU POR CANCELAR A ESCALA, NÃO ESPERANDO NA FILA. DE ATRACAÇÃO, QUE SEJA A ÚNICA DESERÇÃO. CENÁRIO COMO ESTE PODE MINAR A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA.

COMO SERÁ RESOLVIDO A PENDÊNCIA DAS CARGAS DESTINADAS A SALVADOR, OU AQUI SERIAM EMBARCADAS, NÃO TENHO CONHECIMENTO DO ACORDO A SER OPERACIONALIZADO ENTRE O ARMADOR E OS INTERESSADOS PELO ATRASO, HAVERÁ DEMURRAGE.

Demurrage é uma palavra oriunda do francês que significa estadia. No comércio exterior, esse termo é relacionado ao transporte marítimo e utilizado como sinônimo de sobrestadia, podendo se referir tanto a transporte em contêiner quanto a afretamento de navios.

 LOG IN POLARIS


AGORA, DESATRACOU O MONTE VERDE, COM  DESTINO A PECEM, ATRACANDO EM SEU LUGAR O MSC ALMA, ONDE JA SE ENCONTRA O CAPE AKRITAS.

NO FUNDEIO DA ÁREA V, O MSC FAITH, LOG IN EXPERIENCE, CAUQUENES E GREEN RIO DE JANEIRO. NESTE MOMENTO NAVEGAM RUMO A SALVADOR O CMA CGM SANTOS, AMÉRICO VESPUCIO E LOG IN JACARANDA,

O BLOG ACOMPANHARÁ ESTE CENÁRIO, TRAZENDO QUALQUER NOVA INFORMAÇÃO.  FICA A PERGUNTA, O QUE SE TORNA MAIS RELEVANTE NESTE MOMENTO PARA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, UMA PONTE DA ILUSÃO - SALVADOR - ITAPARICA, OU AMPLIAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DO SISTEMA LOGÍSTICO PORTUÁRIO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, JUNTO A UM MALHA FERROVIÁRIA MODERNA E ROBUSTA. TRISTE BAHIA. NECESSIDADES ILIMITADAS E RECURSOS ESCASSOS, UMA PREMISSA DA ECONOMIA, CABENDO DECIDIR COM RACIONALIDADE.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

MOVIMENTO MASSIVO DE NAVIOS - PORTO DE SALVADOR - ARATU - TERMINAIS PRIVADOS- BAÍA DE TODOS OS SANTOS - MASSIVE MOVEMENT OF SHIPS - PORT OF SALVADOR - ARATU - PRIVATE TERMINALS - BAÍA DE ALL SANTOS

DURANTE A SEMANA QUE PASSOU E HOJE 23/09/24. O MOVIMENTO DE NAVIOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SIDO INTENSO, PORTO DE SALVADOR E ARATU, PORTO COTEGIPE, TERMINAL ENSEADA, GERDAU - ANTIGA USIBA, MADRE DE DEUS, DOW QUPIMICA, 

A ÁREA 5, PRINCIPAL PERÍMETRO DE FUNDEIO, HOJE, ÀS 11;08 HS ESTAVA COM 20 NAVIOS EM ESPERA, FERRO ARRIADO, AGUARDANDO VAGA PARA OPERAÇÃO.  MAIS 2 FUNDEADOS NO INTERIOR DA BAÍA, O SONANGOL KALANDULA E CASTILLO DE MACEDA,

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-77.5/centery:46.6/zoom:3

OS PONTOS VERDES NO MAPA REPRESENTAM NAVIOS DE CARGAS SECAS, GRANELEIROS, FUL CONTAINER, CARGA GERAL, OS PONTOS VERMELHOS NAVIOS TANQUES - OIL / CHEMICAL TANKER E LNG TANKER. 

SONANGOL KALANDULA
https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:373352/mmsi:311035500/imo:9575553/vessel:SONANGOL_KALANDULA

UMA VISÃO LÚDICA É CONTEMPLAR NAVIOS AO LARGO, POR OUTRO LADO É UMA DEMONSTRAÇÃO DE NECESSIDADE PARA MELHORIA DA ECONOMIA BAIANA, UM GARGALO LOGÍSTICO QUE PODE IMPEDIR A AMPLIAÇÃO DE NOSSA COMPETITIVIDADE EM RELAÇÃO A OUTROS ESTADOS. 

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PODEM SER FEITAS. INVESTIMENTOS SIGNIFICATIVOS TEM ACONTECIDO, COMO O TERCEIRO BERÇO DO PORTO COTEGIPE, PARA OPERAR GRANÉIS, O GRUPO QUE ESTÁ À FRENTE DO PORTO DE ARATU, TERMINAIS DE GRANÉIS SÓLIDOS, REQUALIFICOU OS SEUS SHIPLOADER, ALÉM DE REALIZAR OBRAS NO TGS II, ADAPTANDO-O PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS VEGETAIS, PRINCIPALMENTE SOJA E MILHO.

O TECON TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR HOJE CONTA COM 2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, COM CALADO E TRANSTÊINER DE ÚLTIMA GERAÇÃO, PODENDO RECEBER OS MAIORES NAVIOS PARA ESTE TIPO DE CARGA, ALÉM DE UM CAIS AUXILIAR ONDE OPERA GRANÉIS E PEÇAS DE PROJETO.

NESTE MÊS DE SETEMBRO O LINE UP DO TECON SALVADOR INDICA GRANDES PARTIDAS DE DESEMBARQUE DE FERTILIZANTES, ENTRE 50.000 E 66,000 TON, SÃO  MOVIMENTAÇÕES CONSIDERÁVEIS, MESMO PARA UM PORTO GRANELEIRO COMO ARATU. A PARADA DO TGS II PARA ADAPTAÇÕES PODE TER DESVIADO ESSAS DEMANDAS PARA O TECON. OS PORTÊINERES SÃO VERSÁTEIS OPERAM COM GRABS, ALÉM DE CONTÊINERES. NO CAIS DE LIGAÇÃO TEMOS 2 EQUIPAMENTOS PANAMX, QUE O TECON TEM UTILIZADO PARA MOVIMENTAÇÕES DE GRANÉIS. RESSALTAMOS AS OPERAÇÕES COM PEÇAS, QUE TAMBÉM NESTE MÊS TEM SIDO FREQUENTES NO CAIS PÚBLICO.

Os grabs são garras mecânicas que podem ser usadas em operações portuárias para manusear materiais a granel, como grãos, fertilizantes, carvão, areia, entre outros. Eles são geralmente acoplados a guindastes móveis ou descarregadores de navios e podem ser operados por toque, controle remoto ou manualmente. - Visão geral criada por IA

GRABS ACOPLADOS A GUINDASTE DE BORDO

https://amarracaodecargas.com.br/produtos/cabo-de-aco/grab-para-guindastes-de-cabo-unico/#:~:text=Os%20GRABS%20para%20guindastes%20de,Abertura%20manual

O TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO, ENSEADA, ENQUANTO NÃO ATUA EM SUA FUNÇÃO, CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, TEM UTILIZADO SEUS BERÇOS PARA OPERAREM COM MINÉRIO DE FERRO, SOJA, SENTIDO EXPORTAÇÃO, COQUE E PEÇAS DE PROJETO NA IMPORTAÇÃO. NESTE MOMENTO DESATRACOU DO ENSEADA O NAVIO DIAMOND SEA COM 6,4 M DE CALADO, EM LASTRO, NÃO TENHO INFORMAÇÃO SOBRE O QUE FOI DESCARREGADO, MAS DEVE TER SIDO COQUE.

DIAMOND SEA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:302257/shipname:DIAMOND%20SEA?order=date_uploaded


À ACELEN DRAGOU RECENTEMENTE O TERMINAL DE MADRE DE DEUS, SE FOI DRAGAEM DE MANUTENÇÃO OU AMPLIAÇÃO DE SEU CALADO OPERACIONAL DE 12,5 M, DESCINHEÇO. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE A PRIVATIZAÇÃ DA REFINARIA DE MATARIPE FOI O FATO ECONÔMICO MAIS SIGNIFICATICO E POSITIVO PARA A ECONOMIA BAIANA NOS ÚLTIMOS ANOS, ESPERO QUE NÃO VOLTE PARA AS MÃOS PESADAS DA PETROBRAS, QUE TEM SUA ATUAÇÃO CONTAMINADA POR INGERÊNCIAS POLÍTICAS, ATENDENDO A INTERESSE PARTIDÁRIOS E NÃO A BUSCA PELA EFICIÊNCIA.

O GUPO MUBADALA QUE COMANDA À ACELEN TAMBÉM REALIZA OPERAÇÕES SHIP - TO - SHIP NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, TANTO NO SENTIDO IMPORTAÇÃO COMO EXPORTAÇÃO.

O ANTIGO TERMINAL DA USIBA, DEPOIS GERDAU E HOJE COMPRADO E OPERADO PELA INTERMARÍTIMA, SE REQUALIFICOU. SEU PIER TEM OCUPAÇÃO DE 100%. APENAS PARA DESCARREGAR. NESTE MOMENTO ESTÁ ATRACADO O QING FENG LING.

QING FENG LING

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:650222/shipname:QING%20FENG%20LING?order=date_uploaded

ENTRE OS 20 NAVIOS FUNDEADOS O LIGHT VENTURE LEVANTOU FERRO, PARA OPERAR  NO PORTO COTEGIPE, EMBARCAR SOJA, NO LUGAR DO BLUE IONIAN QUE DESATRACOU COM DESTINO A SINGAPURA, CALADO 13,1 M, TAMBÉM COM SOJA OU FARELO.


BLUE IONIAN
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:3347/shipname:BLUE%20IONIAN?order=date_uploaded

LIGHT VENTURE

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:6241172/shipname:LIGHT%20VENTURE?order=date_uploaded

NESTE CENÁRIO RESSALTAMOS O INTENSO MOVIMENTO DE CONTÊINERES, ONTEM DIA 22/04/24 DOIS NAVIOS ESTAVAM ATRACADOS, O VICENTE PINZON, QUE CONTINUA, OCUPOU O LUGAR DO CMA CGM BERLIOZ, QUE ZARPOU PARA CARTAGENA, O ,MSC ADONIS, ZARPOU HOJE PELA MANHÃ PARA O PORTO DO RIO DE JANEIRO.

MSC ADONIS

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:3603412/shipname:MSC%20ADONIS?order=date_uploaded

VICENTE PINZON

NO FUNDEIO, APESAR DE UM BERÇO DESOCUPADO NO TECON, TEMOS O MSC ALMA E MONTE VERDE, JUNTE-SE A ISTO, 4 OUTROS FULL CONTAINER QUE NAVEGAM VINDO DO NORTE PARA O PORTO DE SALVADOR, O MSC FAITH - DA SÉRIE DE MAIORES NAVIOS A ATRACAR EM SALVADOR, LINHA PARA SUDESTE ASIÁTICO - CMA CGM COLUMBIA, LOG IN POLARIS, LOG IN EXPERIENCE.

MSC FAITH
VINDOS DO SUL NAVEGAM CAPE AKRITAS E CAUQUENES. ATÉ HOJE NÃO TINHA OBSERVADO UM MOVIMENTO TÃO INTENSO COMO O DESTE MOMENTO, PARABÉNS AO TECON SALVADOR, PELA CAPTAÇÃO DE NOVAS LINHAS MARÍTIMAS, O QUE AMPLIA AS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS DA ECOMOMIA BAIANA;

CAUQUENES
PARA COMPLETAR OUTROS NAVIOS ESTÃO NAVEGANDO PRÓXIMOS A SALVADOR, O QUE AMPLIARÁ O NÚMERO DE 20 NAVIOS AO LARGO, NA ÁREA V, O HORIZON  ELECTRA  E EASTERLY BEECH GALAXY.

AOS FORMADORES DE OPINIÃO NESTE ESTADO CHAMADO BAHIA, PERGUNTO - QUAL O MAIS RACIONAL, É APLICAR BILHÕES DE REAIS EM UMA PONTE SALVADOR - IRAPARICA, DA ILUSÃO, QUE HOJE NÃO TEM FUNDAMENTOS EM TERMOS DE DEMANDA DE TRÁFEGO, OU SEJA, OS FUNDAMENTOS SÃO IDEOLÓGICOS E POLÍTICOS, OU APLICAR EM FERROVIAS QUE ATENDAM AS OPERAÇÕES DE NOSSOS PORTOS PÚBLICOS E TERMIMAIS PRIVADOS - TRISTE BAHIA - ACESSEM O LINK DO BLOG, A SEGUIR ONDE ESTE ASSUNTO É TRATADO COM MAIS MINÚCIAS-

LINKS CORRELATOS:









JOSEMAR

ECONOMISTA- CORECON 2065

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

VELOCIDADES DE NAVIOS - SHIP SPEED

A VELOCIDADE MÉDIA E MÁXIMA DE ALGUNS TIPOS DE NAVIOS, SÃO DISTINTAS, DE ACORDO COM AS CARGAS TRANSPORTADAS.

CRUZEIROS PELA PRÓPRIA ESPECIFICIDADE OPERACIONAL SÃO DOTADOS DE MÁQUINAS MAIS POTENTES, OFERECENDO TEMPO SUFICIENTE ENTRE UMA ESCALA E OUTRA, PROPORCIONANDO AOS PASSAGEIROS MAIOR OPÇÃO DE PORTOS A SEREM VISITADOS.

NAVIOS FULL CONTAINERS, TAMBÉM TEM MÁQUINAS QUE OFERECEM MAIOR VELOCIDADE, QUE APESAR DE MAIS CUSTOSAS E CONSUMINDO MAIS COMBUSTÍVEIS, A RENTABILIDADE É COMPENSADA PELAS MERCADORIAS TRANSPORTADAS NOS COFRES DE CARGAS COM MAIOR  VALOR AGREGADO.


NAVIOS LIVESTOCK SHIP, TRANSPORTAM ANIMAIS VIVOS, PRINCIPALMENTE BOVINOS E OVINOS. VELOCIDADE MÉDIA DE 24 NÓS - KNOTS. EM RAZÃO DA PRÓPRIA NATUREZA DA CARGA.

VLCC - VERY LARGE CRUDE CARRIER, SÃO NAVIOS PARA TRANPORTAR GRANDES QUANTIDADE DE PETRÓLEO BRUTO.

NA IMAGEM UM GRANELEIRO É COLOCADO COMO NAVIO DE CARGA GERAL. UM EQUÍVOCO.

OS NAVIOS, ROLL-ON/ROLL-OFF, TRANSPORTADORES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, SEGUEM OS FUNDAMENTOS DOS FULL CONTAINERS.

BULK CARRIER - GRANELEIROS - E TANKER TÊM VELOCIDADES MÉDIAS INFERIORES AOS CITADOS ANTERIORMENTE. A DIFERENÇA DOS GRANÉIS LÍQUIDOS PARA GRANÉIS SÓLIDOS SE DEVE POR NÃO SÓ PETRÓLEO BRUTO SER TRANSPORTADO, TAMBÉM, DERIVADOS E PRODUTOS QUÍMICOS, CARGAS MAIS NOBRES.


EMBARCAÇÕES TRANPORTADORA DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO, COM SISTEMAS COMPLEXOS PARA MANTER A CARGA EM TEMPERATURAS NEGATIVAS, ALCAÇAM VELOCIDADES QUE SE APROXIMAM DE 20 NÓS OU MAIS.

LNG SHIPPING

https://marine-digital.com/article_10biggest_lng_shipping_companies

A velocidade de cruzeiro nada mais é do que a média de velocidade que o barco se mantém e através disso consegue economizar combustível , e ao mesmo tempo ter menos desgaste do motor. - https://www.fsyachts.com.br/blog/o-que-e-e-por-que-calcular-a-velocidade-de-cruzeiro/


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

IDEIAS PARA OS POSTULANTES À PREFEITO DE SALVADOR - ELEIÇÃO 2024 - PARTE 2 - USINA DE RECICLAGEM DE LIXO, UMA CONTRIBUIÇÃO AO PLANETA - IDEAS FOR POSTULANTS FOR MAYOR OF SALVADOR - 2024 ELECTION - PART 2 - GARBAGE RECYCLING PLANT, A CONTRIBUTION TO THE PLANET

NESSE TEXTO VAMOS LANÇAR UMA OPÇÃO PARA QUE A CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA E SUA ZONA DE INFLUÊNCIA POSSAM DAR UM DESTINO MAIS RACIONAL AO SEU LIXO DOMICILIAR E COMERCIAL, QUE NÃO SEJA OS ATERROS SANITÁRIOS E OS  LIXÕES A CÉU ABERTO.

SALVADOR, DESTINA GRANDE PARTE DO LIXO GERADO POR SUA POPULAÇÃO PARA OS ATERROS SANITÁRIOS, PELOS MENOS A RECOLHIDA, POIS, É NOTÓRIA A DEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NA NOSSA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, ONDE RESÍDUOS SE ACUMULAM DURANTE DIAS.
MESMO SENDO UMA OPÇÃO LASTREADA EM CRITÉRIOS TÉCNICOS, O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ LONGE DE SER O MÉTODO IDEAL DE DESTINO PARA O RESULTADO DE NOSSAS RELAÇÕES DE CONSUMO, O LIXO, O VILÃO.
POR FAVOR VEJA O VÍDEO SOBRE O DESTINO DOS RESÍDUOS EM SINGAPURA:
AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O ATERRO OCUPAM UM ÁREA FÍSICA DE GRANDES DIMENSÕES, QUE NÃO DEVEM ESTAR LONGE DO CENTRO URBANO, EM VIRTUDE DA IDA E VINDA DOS CAMINHÕES, QUE PRECISAM DESCARREGAR E CARREGAR SUA CARGA. ESSES ATERROS SÃO RAPIDAMENTE SATURADOS PELO CRESCIMENTO GEOMÉTRICO DOS GRANDES CENTROS, HAVENDO SEMPRE A NECESSIDADE DE NOVAS ÁREAS.
POR MAIOR PRECAUÇÃO QUE SEJA TOMADA NA PREPARAÇÃO DESSAS ÁREAS, NÃO TEMOS DÚVIDAS QUE ALGUMA QUANTIDADE DE RESÍDUOS IRÃO ESCAPAR, SE INFILTRANDO NO SUBSOLO, POR CONSEQUÊNCIA CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

SOBRE OS LIXÕES EXISTENTES EM GRANDE PARTE DAS CIDADES DO INTERIOR BAIANO, NÃO TEMOS O QUE COMENTAR, APENAS REPETINDO QUE É UMA AÇÃO CRIMINOSA CONTRA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIDADANIA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.
O QUE PROPOMOS É A CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE E MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO NA ÁREA DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, QUE RECEBERIA TODO O MATERIAL GERADO EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA.
POR SER UMA CIDADE SITUADA NA ZONA TROPICAL, O LIXO PRODUZIDO EM NOSSA CAPITAL É COMPOSTO EM GRANDE PARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS, FRUTAS POR EXEMPLO, IMAGINEM TODOS RESTOS DE COCO, MANGAS, JACAS, CAJUS, MELANCIAS, BANANAS, BAGAÇO DE CANA, CASCAS DE CRUSTÁCEOS E MOLUSCOS, QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMO GASTRONÔMICOS DOS SOTEROPOLITANOS, PODEM SER TRANSFORMADOS EM FERTILIZANTE NATURAL, CUJO PREÇO DE MERCADO É BEM SUPERIOR AO IPRODUZIDO POR PROCESSO QUÍMICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

METAIS, VIDROS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PNEUS E  OUTROS MATERIAIS SERIAM NESSA USINA, SEGREGADOS E UNITIZADOS PARA SEREM COMERCIALIZADOS PARA RESPECTIVAS INDÚSTRIAS RECICLADORAS.
A LEGIÃO DE CATADORES DE MATERIAL RECICLADO, QUE VIVE DE FORMA DEGRADANTE, REVIRANDO CONTÊINERES DE LIXO OU LIXÕES EM BUSCA DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS SERIA PRIORIZADA NOS POSTOS DE TRABALHOS GERADOS PELA USINA, APÓS PRÉVIO CADASTRAMENTO E TREINAMENTO.
OS GRANDES CENTROS FORA DO EIXO DA REGIÃO METROPOLITANA, RAIO DE ATÉ 200 KM TERIAM UNIDADES COMPACTADORAS DE LIXO, ENVIANDO O RESULTADO PARA USINA CENTRAL.
VEJAM QUE A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE UM EVENTO DESSA NATUREZA, SÃO INÚMEROS E ENTUSIASMANTES. PRIMEIRO, A RENTABILIDADE PELA VENDA DE ADUBO ORGÂNICO, SUCATAS, RESÍDUOS PARA GERAR COMBUSTÃO, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, FUNÇÃO SOCIAL ADVINDA DO EMPREGO DE PESSOAL ENVOLVIDO COM RECICLAGEM DE MATERIAIS.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

PARA CONCRETIZAR E VIABILIZAR O EMPREENDIMENTO, DEVE-SE CONTAR COM CAPITAL DO ESTADO  E PREFEITURA DE SALVADOR, CAPITAL PRIVADO QUE PODE SER O DETENTOR DA TECNOLOGIA, E RECURSOS DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE PAÍSES ONDE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE SEJA PRIORIDADE.
O RESULTADO ECONÔMICO E FINANCEIRO PROVENIENTE DA RENTABILIDADE DA USINA SERIA APLICADO UMA PARTE EM MELHORIA DOS PROCESSOS OPERACIONAIS O RESTANTE EM ATIVIDADES LIGADAS A PROJETOS GOVERNAMENTIAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ESTADO DA BAHIA, ALÉM DO RESULTADO  SOCIAL DIRETO DOS EMPREGOS GERADOS.
EM RELAÇÃO ÀS CIDADES DE MÉDIO PORTE, PODE-SE IMPLEMENTAR O MESMO PROJETO EM ESCALA PROPORCIONAL AO SEU TAMANHO
RESSALTAMOS QUE, A VIABILIDADE DE UM PROJETO DESSA NATUREZA PASSA PELA CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE.

 JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

IDEIAS PARA OS POSTULANTES A PREFEITO DE SALVADOR - ELEIÇÃO 2024 - PARTE 1 - ATIVIDADE NÁUTICA UMA FONTE DE RECEITA E EMPREGO - IIDEAS FOR POSTULANTS FOR MAYOR OF SALVADOR - 2024 ELECTION - PART 1 - NAUTICAL ACTIVITY A SOURCE OF INCOME AND JOBS

ESTAMOS À PORTA DE MAIS UM PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DO FUTURO GOVERNANTE DA NOSSA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE CONTRIBUIR COM IDÉIAS EXEQUÍVEIS QUE VÃO GERAR RENDA, EMPREGO E RECEITA PARA A POPULAÇÃO DESTA CAPITAL.

ENSEADA DOS TAINHEIROS
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

UM DOS PROJETOS QUE VIZUALIZAMOS  É A REQUALIFICAÇÃO DA ORLA QUE COMPREENDE A BAIXA DO BONFIM, PASSANDO PELA A ENSEADA DOS TAINHEIROS, CHEGANDO  A  PRAIA DE INEMA NO FINAL DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR.

ANTIGA MARINA PIER SALVADOR
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TORNOU-SE REDUNDANTE FALAR SOBRE AS POTENCIALIDADES NÁUTICAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E SEU ENTORNO,  POIS NADA DE CONCRETO FOI REALIZADO,  SALIENTAMOS QUE É  ESSENCIAL EXPLORÁ-LA  DENTRO DO CONTEXTO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, FAZ SE NECESSÁRIO QUE ESSAS AÇÕES SEJAM IMPLEMENTADAS DE FORMA HARMONIOSA ENTRE AS ESFERAS GOVERNAMENTAIS.

RIBEIRA - BAIXA DO BONFIM -AO FUNDO EMBARCAÇÕES FUNDEADAS MARINA BONFIM
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ASSIM, PROPOMOS AO FUTURO PREFEITO, ELABORAR UM PROJETO AMPLO E ESTRUTURANTE PARA TORNAR A ORLA DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO EM UM GRANDE CHAMARIZ PARA A IMPLANTAÇÃO DE MARINAS, CLUBES NÁUTICOS, BARES, RESTAURANTES, PEQUENOS ESTALEIROS PARA MANUTENÇÃO E ABASTECIMENTO DE EMBARCAÇÕES E AÇÕES PARA APOIAR PESCADORES E MARISQUEIRAS.

BARCOS NA ENSEADA DOS TAINHEIROS - AO FUNDO CLUBE DOS SAVEIROS
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É UM PROJETO TOTALMENTE VIÁVEL, DESDE QUE ENVOLVA EM SUA CONSECUÇÃO OS MORADORES DA ÁREA, PROPRIETÁRIOS DE ESTRUTURAS NÁUTICAS JÁ INSTALADAS E  EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE INCLUAM NAVEGADORES, DONOS DE EMBARCAÇÕES DE LAZER, BIÓLOGOS, OCEANÓGRAFOS, AMBIENTALISTAS, ARQUEÓLOGOS NAVAIS, HISTORIADORES E OS DETENTORES DO SABER POPULAR.

ENSEADA DOS TAINHEIROS - ESCUNA EM PRIMEIRO PLANO
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NUM PROJETO DESSA NATUREZA NÃO HAVERIA  NECESSIDADE DE CONTRATAÇÕES DE CONSULTORIA COM CUSTO ELEVADO, QUE NÃO DOMINAM CONHECIMENTO PRÁTICO SOBRE A ÁREA E OS ASPECTOS CULTURAIS DO POVO BAIANO. 

ENSEADA DOS TAINHEIROS
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ESTAS OBRAS PODEM TER INÍCIO A PARTIR DA RIBEIRA, ONDE JÁ EXISTE UM RELATIVA ESTRUTURA NÁUTICA, COM AMPLOS ESPAÇOS AINDA OCIOSOS  A SEREM CONTEMPLADOS COM MELHORAMENTOS PÚBLICOS.

AVENIDA BEIRA MAR - RIBEIRA
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A MARINA DA PENHA  ATUALMENTE  FOI CONCEDIDA A INICIATIVA PRIVADA PARA EXPLORAÇÃO, COM OBRAS PRATICAMENTE FINALIZADAS, ALÉM DA ATIVIDADE FIM, É UM CONJUNTO EXCELENTE PARA UM PROJETO DE PROFISSIONALIZAÇÃO NÁUTICA, ONDE MORADORES DO LOCAL TERIAM CURSOS DE MARINHARIA, MOTORES, CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE, ARTE DE VELEJAR PARA MENORES CARENTES COM BOLSAS DE ESTUDO COMPLEMENTARES, CURSOS NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E MANEJO DE PESCA ARTESANAL. SERIA UMA BASE PARA GERAÇÃO DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, OFERECENDO SUPORTE À ATIVIDADE COMO UM TODO. O GALPÃO DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA DEVE SER APROVEITADO NESSE CONTEXTO. 

ESCUNA - BARCO TÍPICO DA BAHIA
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EM RELAÇÃO AO ENTORNO DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AÇÕES REQUALIFICADORAS TERIAM QUE SER IMPLEMENTADAS, COMO DESASSOREAMENTO DE CANAIS, REIMPLANTAÇÃO DE ÁREAS DE MANGUE ANTES DESTRUÍDAS E DESATERRAR O ESPELHO D'ÁGUA NO FUNDO DA ENSEADA, MASSARANDUBA, RECONQUISTANDO UMA PARTE DO QUE FOI PERDIDO COM OS CRIMINOSOS ASSENTAMENTOS REALIZADOS SEM NENHUM TIPO DE ESTUDO AMBIENTAL EM DÉCADAS PASSADAS.

MARINA DA PENHA

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CRIAR SUPORTE TÉCNICO E FINANCEIRO, PARA QUE OS PEQUENOS ESTALEIROS LOCALIZADOS NESSA ENSEADA TENHAM CONDIÇÕES DE SE EXPANDIREM E ADQUIRIREM NOVAS TECNOLOGIAS OPERACIONAIS.

CASARÃO - RIBEIRA
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TERIAM QUE SER IMPLANTADAS AÇÕES PARA PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA RIBEIRA, COMO ATRATIVO  PARA VISITANTES.

CLUBE ANGRA DOS VELEIROS
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SOLAR AMADO - RIBEIRA
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SAINDO DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, COMEÇA A ORLA FERROVIÁRIA DA CIDADE. ESSE PONTO QUE VAI ATÉ A PRAIA DE INEMA, SERIA CONTEMPLADO COM NOVAS MARINAS E OUTRAS ESTRUTURAS DE SUPORTE , JUNTO A RESTAURANTES E  LOJAS DE ARTIGOS NAVAIS.

CASARÃO NA RIBEIRA
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

RESSALTAMOS QUE SALVADOR, DIANTE DO VIGOROSO CRESCIMENTO DO MERCADO NÁUTICO SE ENCONTRA COM CARÊNCIA DE VAGAS PARA GUARDA DE EMBARCAÇÕES DE LAZER, DESSE MODO, QUALQUER NOVO EMPREENDIMENTO QUE VENHA SE INSTALAR NESSE SETOR TERIA RETORNO GARANTIDO. É TRANSLÚCIDO QUE A INICIATIVA PRIVADA COMPLEMENTARIA ESSAS AÇÕES DIANTE DA SERIEDADE QUE ENVOLVERIA UMA INTERVENÇÃO DESSA NATUREZA.

CASARÃO EM RUÍNAS - RIBEIRA 
IMAGEM AUTOR DO BLOG

UM CRIME AMBIENTAL PRATICADO NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, COM LANÇAMENTO DE ESGOTO IN NATURA NO BAIRRO DA  MASSARANDUBA, O CANAL DO BATE - ESTACA, ORIUNDO DE GRANDE PARTE DA CIDADE BAIXA, SOME-SE A ISTO A DESTRUIÇÃO DOS MANGUES PROVOCADA POR ATERROS PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO POPULAR. ESTA MISTURA MIXÓRDIA DE DESPREZO, DEMONSTRA COMO AS AUTORIDADES TRATAM O LITORAL MARÍTIMO DE NOSSA CIDADE. 

SÓ REQUALIFICAR, ENCOBRINDO O CANAL SEM  REALIZAR O SANEAMENTO ADEQUADO NÃO RESOLVE O PROBLEMA  É LIXO EMBAIXO DO TAPETE, AS MAZELAS CONTINUAM.

MESMO ESTA FUNÇAO SENDO DE RESPONSABILIDADE DO GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DA EMBASA-EMPRESA DE ÁGUA E SANEAMENTO, OS MORADORES DESSA REGIÃO DEVEM EXIGIR DE FORMA INCONDICIONAL DE SEU CANDIDATO A PREFEITO QUE FAÇA TRATATIVA JUNTO AOS PODERES CONSTITUIDOS PARA IMPLANTAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE BAIXA, ITAPAGIPE.

ANTIGO AEROPORTO DE HIDROAVIÕES 
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CASARÃO  - RIBEIRA
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NO MARCADOR MONOGRAFIA, NESTE BLOG, O VISITANTE ENCONTRARÁ MAIORES DETALHES TÉCNICOS DE COMO DESENVOLVER A NÁUTICA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

ATÉ A PRÓXIMA

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065