segunda-feira, 21 de outubro de 2024

BULK CARRIER NAVIOS URANUS ATRACA EM BERÇO PRIORITÁRIO PARA FULL CONTAINER - TECON SALVADOR - BULK CARRIER URANUS SHIPS DOORS IN PRIORITY BERD FOR FULL CONTAINER - TECON SALVADOR

ESTE BLOG ENTENDE COMO PECULIAR A ATRACAÇÃO DO GRANELEIRO NAVIOS URANUS EM BERÇO PREFERENCIAL DO TECON SALVADOR PARA NAVIOS FULL CONTAINER, DIANTE DO CENÁRIO DE CONGESTIONAMENTO QUE O TERMINAL VEM APRESENTANDO. EM CONDIÇÕES NORMAIS, COM O BERÇO OCIOSO, É TRANSLÚCIDO QUE O TERMINAL OPERARIA OUTRO TIPO DE CARGA. O QUE NÃO VEM ACONTECENDO HÁ MAIS DE 30 DIAS, SUA OCUPAÇÃO TEM SIDO DE 100%. NESTE MOMENTO 7 NAVIOS ESPERAM PARA ATRACAREM, MSC SAMIRA III, LOG IN JATOBÁ, MSC MARIE, MSC PETRA, MSC EMMA, TRAIGUEN E MSC SARA ELENA;

NAVIOS URANUS

O TERMINAL É DOTADO DE CAIS AUXILIAR, QUE SE DENOMINAVA CAIS DE LIGAÇÃO, COM 240 M DE EXTENSÃO E 12 M DE CALADO OPERACIONAL, ONDE HOJE O TECON VEM OPERANDO COM DESEMBARQUE DE GRANÉIS, PRINCIPALMENTE FERTILIZANTES, POSSIVELMENTE POR RAZÃO DE DESVIOS DE CARGAS DO PORTO DE ARATU, QUE NO MOMENTO TEM UM DOS SEUS PIER PARALISADO EM VIRTUDE DE SOFRER ADAPTAÇÕES PARA MANUSEIO DE GRANÉIS VEGETAIS. O BERÇO SUL DO PIER PRINCIPAL, TAMBÉM RECEBE NOVOS SHIPLOADER, ENCONTRA-SE IGUALMENTE INOPERANTE. ACREDITAMOS QUE, A MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS TERÁ CONTINUIDADE PELO TECON, MESMO COM ARATU RETORNANDO A SUA PLENITUDE, AMPLIANDO NOSSAS VANTAGENS COMPETITIVAS, PELA MAIOR OPÇÃO DE OPERADORES PORTUÁRIOS DISPONÍVEIS PARA ESTE TIPO DE CARGA.

TECON SALVADOR

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/teconsalvador/infraestrutura/

DIANTE DO EXPOSTO ACIMA, POR QUE O TECON SALVADOR NÃO UTILIZA O CAIS AUXILIAR PARA ATENDER NAVIOS FULL CONTAINER COM DIMENSÕES POSSÍVEIS DE ATRACAÇÃO NESSE BERÇO, DIMINUINDO A PRESSÃO EM SEU ATRACADOURO PRIMÁRIO. MUITOS DOS NAVIOS QUE ATUAM NA CABOTAGEM TEM COMPRIMENTO MENOR QUE 240M E CALADO MÁXIMO INFERIOR A 12M. EQUIPAMENTOS NÃO SERIAM EMPECILHO, POIS ESSE TRECHO DE CAIS É DOTADO DE 3 PORTÊINERES PANAMAX, UM DELES É MAIS ANTIGO, ESTAVA HÁ ALGUNS ANOS NO PORTO DE SANTOS, QUANDO O DIRETOR DE OPERAÇÕES DA CODEBA NA ÉPOCA, RENATO NEVES, REALIZOU GESTÕES PARA  TRAZÊ-LO, COM SUCESSO.

ALGUNS DOS FULL CONTAINER QUE OPERAM NA CABOTAGEM SÃO DOTADOS DE GUINDASTES PRÓPRIOS, O QUE FACILITARIA OPERAÇÃO SE OS PORTÊINERES DO CAIS DE LIGAÇÃO NÃO ESTIVESSEM APTOS. É CLARO QUE A CADÊNCIA OPERACIONAL DE CRANE DE BORDO É MENOR QUE OS LOCALIZADOS NO CAIS, MAS É PREFERÍVEL A ESTAR EM UMA FILA DE ESPERA HÁ DIAS. O LOG IN JATOBÁ, NA FILA DE ESPERA, EM SUA CONFIGURAÇÃO INICIAL TINHA 3 GUINDASTES, QUE FORAM RETIRADOS, PERMITINDO AMPLIAR A  CAPACIDADE DE CONTAINER

LOG IN JATOBÁ - CONFIGURAÇÃO ANTERIOR


LOG IN JATOBÁ - CONFIGURAÇÃO ATUAL
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:775119/shipname:LOG%20IN%20JATOBA?order=date_uploaded

PORTÊINERES - PORTO DE SALVADOR

O NAVIOS URANUS SE NÃO FOSSE SEU CALADO ATUAL DE 14.3M ESTARIA ATRACADO NO CAIS DE LIGAÇÃO E NÃO NO CAIS PRINCIPAL OCUPANDO VAGA DE UM FULL CONTAINER, QUE TEM CUSTO OPERACIONAL MAIS ELEVADO DO QUE UM GRANELEIRO. AS CARGAS TRANSPORTADAS EM CONTÊINERES TEM MAIOR VALOR AGREGADO DO QUE GRANÉIS, EXIGINDO NAVIOS COM MAIOR VELOCIDADE DE MÁQUINA, ALÉM DE GASTOS COM GERADORES QUE ATENDEM CONTAINER REEFER, PRESCINDINDO  MAIOR TEMPO DE ESTADIA NOS PORTOS. O TECON DEVE REPOSICIONAR O NAVIOS URANUS QUANDO O MESMO ALIVIAR O CALADO, LIBERANDO O CAIS PARA OPERAÇÕES COM CONTAINERS.

TRANSTAINER REALIZA  MOVIMENTAÇÃO DE CONTAINERS NO PÁTIO, ENQUANTO OS  PORTAINERS DO PÁTIO PARA OS NAVIOS E VICE VERSA, JUNTO COM EMPILHADEIRAS SÃO OS PRINCIPAIS EQUIPAMENTOS DE MANUSEIO DE CARGAS EM UM TERMINAL DE CONTAINER.

ESTE BLOG TEM OBSERVADO QUE A IMPORTAÇÃO DE FERTILIZANTES EM  TERMINAIS E PORTOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS VEM SENDO REALIZADA PREDOMINANTEMENTE POR NAVIOS PANAMAX, QUANDO ANTES SE UTILIZAVA OS ULTRAMAX, O PRÓPRIO TERMINAL DA GERDAU, HOJE INTERMARÍTIMA, VEM RECEBENDO NAVIOS DESTE PORTE, O MOTIVO PODE ESTAR NA OBTENÇÃO DE GANHOS DE ECONOMIA DE ESCALA.

TENTAREMOS MANTER CONTATO COM O TECON SALVADOR, OU ENTREVISTAR DEMIR LOURENÇO, DIRETOR DO TERMINAL, QUE DESDE O ANO DE 2000 TEM PLANEJADO E EXECUTADO INVESTIMENTOS RELEVANTES PARA A COMPETITIVIDADE LOGÍSTICA DA ECONOMIA BAIANA


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sábado, 19 de outubro de 2024

TERCEIRO CANCELAMENTO DE ESCALA NO TECON SALVADOR - CONGESTIONAMENTO PARA ATRACAÇÃO - THIRD CANCELLATION OF SCALE AT TECON SALVADOR - CONGESTION FOR BEDDING

ONTEM, 18/10/24, O TERCEIRO FULL CONTAINER, O MSC ALBANY, OPTOU EM NÃO ESPERAR NA FILA DE ATRACAÇÃO PARA OPERAR NO TECON SALVADOR, DEPOIS DE ALGUNS DIAS FUNDEADO, IÇOU FERRO E ZARPOU PARA O RIO DE JANEIRO.

MSC ALBANY

ESTE CENÁRIO, COM CANCELAMENTO DE ESCALAS PODE IMPLICAR EM DANOS A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, IMPORTADORES E EXPORTADORES SOFREM COM ATRASO NAS OPERAÇÕES DE SUAS MERCADORIAS, ALÉM DE ARMADORES IMPUTAREM DEMURRAGE - SOBREESTADIA - AOS CUSTOS DOS FRETES EM RELAÇÃO A ESCALAS EM OUTROS TERMINAIS. 

TECON SALVADOR 

NÃO TENHO CONHECIMENTO DE AÇÕES TOMADAS PELO TECON SALVADOR NO SENTIDO DE MITIGAR A LONGA ESPERA DE ATRACAÇÃO, MAS ESTE BLOG VAI PROCURAR ENTRAR EM CONTATO COM A WILSON SONS EM BUSCA DE MAIS INFORMAÇÕES.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 18 de outubro de 2024

FILA DE ESPERA PARA FULL CONTÊINERES NO TECON - PORTO DE SALVADOR - WAITING LINE FOR FULL CONTAINERS AT TECON - PORT OF SALVADOR

O MOVIMENTO DE DE FUL CONTAINERS PARA OPERAR NO TECON - TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR CONTINUA INTENSO. NESTE MOMENTO. 18:43HS DO DIA 18/10/24 COM FILA DE ESPERA DE 7 NAVIOS NO PERÍMETRO DOS FUNDEADOUROS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. O MSC EUGENIA SE APROXIMA NAVEGANDO DO SUL, VINDO DO RIO DE JANEIRO COM PREVISÃO DE FUNDEIO PARA 19/10/24 ÁS 06:00 HS, O QUE AUMENTARÁ O TOTAL PARA 8 NAVIOS.

DEVEMOS TER UM RECORDE DE MOVIMENTAÇÃO, NÃO SÓ NO MÊS DE OUTUBRO, COMO FOI SETEMBRO PASSADO, ACREDITAMOS QUE VAMOS SUPERAR O MOVIMENTO DO TECON SUAPE. O CAPE PIONEER, CANCELOU SUA ESCALA, ZARPOU DE SUAPE, NAVEGANDO PARA SANTOS.

A LISTA COM OS NAVIOS:

MSC EMMA - DESATRACOU E IRÁ ATRACAR NOVAMENTE PARA COMPLETAR OPERAÇÃO. INCLUSIVE DEVE SER RECORDE A MOVIMENTAÇÃO DE COFRES DE CARGA NA HISTÓRIA DO TECON SALVADOR 


MSC PETRA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:754910/shipname:MSC%20PETRA?order=date_uploaded

MSC ALBANY

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:755685/shipname:MSC%20ALBANY?order=date_uploaded

,MAERSK MONTE AZUL


https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:4074250/shipname:MAERSK%20MONTE%20AZUL?order=date_uploaded

LOG IN JATOBA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:775119/shipname:LOG%20IN%20JATOBA?order=date_uploaded

SEBASTIÃO CABOTO

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:774591/shipname:SEBASTIAO%20CABOTO?order=date_uploaded

MSC MARIE

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:8412551/shipname:MSC%20MARIE?order=date_uploaded

MSC EUGENIA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:7029539/shipname:MSC%20EUGENIA?order=date_uploaded

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 20635


quarta-feira, 16 de outubro de 2024

ARTIGO - MATHEUS OLIVA - OS TRILHOS ENFERRUJADOS DA ECONOMIA DA BAHIA - THE RUSTY RAILS OF BAHIA’S ECONOMY

PUBLICAMOS LINK DE ARTIGO DE MATHEUS OLIVA -  OS TRILHOS ENFERRUJADOS DA ECONOMIA DA BAHIA.  https://www.correio24horas.com.br/colunistas/artigo/os-trilhos-enferrujados-da-economia-da-bahia-1024.

FERROVIAS NA BAHIA É ESPECTRO DO OSTRACIMO LOGISTICO QUE ENTRANHA NOSSA COMPETITIVIDADE NOS ÚLTIMOS 19 ANOS, ONDE O FOCO É AGRICULTURA FAMILIAR E UMA PONTE ILUSÓRIA PARA O MOMENTO - SALVADOR - ITAPARICA.

O ARTIGO EM QUESTÃO É RELEVANTE, ALERTANDO PARA O APAGÃO DE COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA. AS EMPRESAS PORTUÁRIAS LOCALIZADAS NO ESTADO, INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM INVESTIDO AMPLAMENTE EM NOVOS PONTOS DE ATRACAÇÃO E EUIPAMENTOS MODERNOS, MAS PELA LEI ECONOMICA DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES, SEM MALHA FERROVIÁRIA ADEQUADA, COM O TEMPO, O ESTRANGULAMENTO LOGÍSTICO LEVARÁ TODO ESFORÇO PARA O RALO DO ATRASO.

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

NOVA DRAGA OPERA NA BAHIA EM SUBSTITUIÇÃO A POSIDONIA BRAVO E SEU REBOCADOR DE APOIO - NEW DREDGER OPERATES IN BAHIA REPLACING THE POSIDONIA BRAVO AND ITS SUPPORT TUG

A EMPRESA PRIMASEA, PROPRIETÁRIA DE RESERVA MARINHA DE LITHOTHAMNIUM LOCALIZADA NO SUL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, AO LARGO DE MORRO DE SÃO PAULO, PASSOU A OPERAR COM NOVA DRAGA E REBOCADOR DE APOIO, EM JOINT VENTURE COM A BELOV ENGENHARIA. INICIALMENTE POR UM PERÍODO DE 5 ANOS.

https://www.belov.com.br/index.html

BELOV PITUBA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:5929417/shipname:BELOV%20PITUBA?order=date_uploaded

LITHOTHAMNIUM  É DESIGNAÇÃO DE UM GUPO DE ALGAS MARINHAS, COM EXCELENTE CAPACIDADE DE IMPREGNAÇÃO DE NUTRIENTES E MINERAIS, PRINCIPALMENTE CÁLCIO E MAGNÉSIO. APÓS SEU CICLO DE VIDA SE TORNA UM GRANULADO BIOCLÁSTICO MARINHO - CASCALHO DE ALGAS.


BELOV PIATÃ

 TEM DIVERSAS APLICAÇÕES DE USO -  agricultura, nutrição animal, filtragem e potabilização de água para consumo, indústria de cosméticos, dietética, implantes em cirurgia óssea, tratamento da água em lagos.- https://sbgf.org.br/livros/Recursos_Minerais_Marinhos/6.pdf

PRIMASEA, UTILIZAVA A DRAGA POSIDONIA BRAVO, COM REBOCADOR DE APOIO, POSIDONIA ORION, ESTE NO MOMENTO SE ENCONTRA EM SUAPE. HOJE, COM A BELOV NEGENHARIA, COMO PARCEIRA, OS EQUIPAMENTOS ATUAIS SÃO A DRAGA BELOV PIATÃ JUNTO AO REBOCADOR BELOV PITUBA.

POSIDONIA BRAVO

A DRAGA BELOV PIATÃ TEM COMPRIMENTO MENOR QUE A POSIDONIA BRAVO, NO ENTANTO MAIS MODERNA EM SUA EQUIPAGEM DE DRAGAGEM, COM CADÊNCIA OPERACIONAL MAIOR, CAPACIDADE DE 3120 M3/H, O QUE REPRESENTA 74.880 M3 POR DIA, ENQUANTO A POSIDONIA BRAVA TEM MARCA DE 55.000 M3. ÁREA HABITÁVEL MAIS CONFORTÁVEL, EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS MAIS MODERNOS, SÃO OUTRAS VANTAGENS COMPARATIVAS.

POSIDONIA ORION
DIANTE DE ÍNDICES POUCOS COMEMORATIVOS PARA ECONOMIA BAIANA, ESTE NICHO PRODUTIVO BASEADO NA EXPLORAÇÃO DESSA JAZIDA DE ALGAS, É UM FATO POSITIVO, INCLUSIVE QUE, O BENEFICIAMENTO OCORRA NA BAHIA, AGREGANDO MAIOR VALOR AO PRODUTO FINAL. A BELOV ENGENHARIA, EMPRESA GENUINAMENTE BAIANA, ATUANDO EM UM AMPLO ESPECTRO DA ÁREA NAVAL E PORTUÁRIA, COM PROJETOS PRÓPRIOS, TAMBÉM É MOTIVO DE COMEMORAÇÃO. ISTO SIM, PODEMOS DENOMINAR DE ECONOMIA DO MAR.

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


segunda-feira, 14 de outubro de 2024

REFINARIA ACELEN AMPLIA GANHOS LOGÍSTICOS NO TERMINAL DE MADRE DE DEUS - ACELEN REFINERY EXPANDS LOGISTICS GAINS AT MADRE DE DEUS TERMINAL

ACELEN, COMO JÁ PROPALAMOS NESTE BLOG, ASSUMIU A ANTIECONÔMICA REFINARIA DE MATARIPE, SOBRE CONTROLE DA PETROBRAS, CONTAMINADA POR CARGOS IMPORTANTES EM SUA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, NOMEADOS POR FUNDAMENTOS IDEOLÓGICOS, O QUE LEVOU ESTA UNIDADE A  SUCATEAMENTO TECNOLÓGICO E COM PRODUÇÃO ABAIXO DE SUA CAPACIDADE OPERACIONAL. 

HOJE, A REALIDADE SE APRESENTA COM A ACELEN AMPLIANDO SEU MIX DE PRODUTOS, ESTÁ A TODO VAPOR, MODERNIZANDO SEUS PROCESSOS PRODUTIVOS, O FORNECIMENTO DE COMBUSTÍVEL PARA NAVIOS - BUNKER - CONTA COM 2 EMBARCAÇÕES, GERANDO RECEITA EXTRA PARA ECONOMIA BAIANA. ESTÁ EM FASE FINAL DE PROJETO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA BIOREFINARIA, OU SEJA O AVANÇO SE PROPAGA NOS VETORES HORIZONTAL E VERTICAL.

PARA ALCANÇAR ESSES RESULTADOS, COM GANHOS DE ECONOMIA DE ESCALA, A ACELEN TINHA QUE IDEALIZAR SOLUÇÕES LOGÍSTICAS VISANDO CONTORNAR O LIMITE DE CALADO DO SEU TERMINAL DE MADRE DE DEUS, DE 12,5 M, PROPORCIONANDO A ATRACAÇÃO DE PETROLEIROS COM MAIOR PARTIDA DE CRUDE OIL.

NO PRIMEIRO MOMENTO, O CAMINHO ESCOLHIDO SE VIABILIZOU COM OPERAÇÕES SHIP - TO - SHIP, EM SEGUNDO MOMENTO REALIZOU-SE A DRAGAGEM DO TERMINAL. SE TORNA IMPORTANTE ACRESCENTAR QUE AS POSTAGENS TRAZIDAS POR ESTE BLOG, SE CONSTROEM POR ANÁLISE DO AUTOR COM FUNDAMENTOS EM INFORMAÇÕES OBTIDAS EM SISTEMAS DISPONÍVEIS E NÃO DIRETAMENTE DE FONTES ORIGINAIS. 

DIANTE DOS FATOS NÃO POSSO AFIRMAR SE A DRAGAEM OCORREU APENAS EM SEU BERÇO PRINCIPAL, OU ATENDEU AOS DEMAIS PONTOS DE ATRACAÇÃO. NA SEMANA QUE SE PASSOU O NAVIO MARAN ASPASIA ATRACOU COM 14,5 M, UM AUMENTO DE 2 M NO CALADO EM UM NAVIO DESTE PORTE SIGNIFICA BASTANTE CARGA EXTRA, GANHO EM COMPETITIVIDADE, EM LOGÍSTICA.

MARAN ASPASIA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:6441631/shipname:MARAN%20ASPASIA?order=date_uploaded

APÓS A DESATRACAÇÃO DO MARAN ASPASIA, ATRACOU O ALASKA, TAMBÉM COM 14,5 M DE CALADO. O BLOG TEM ESTAS CONSTATAÇÕES COMO RESULTADO DA DRAGAGEM REALIZADA PELA ACELEN NO TERMINAL.

ALASKA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:212812/shipname:ALASKA?order=date_uploaded

O VIAJANTE SEM PORTO DESDE O PRIMEIRO MOMENTO SE POSICIONOU FAVORÁVEL A VENDA DA REFINARIA DE MATARIPE PARA UM GRUPO PRIVADO COM CAPITAL NECESSÁRIO PARA INVESTIR NESTA UNIDADE PRODUTIVA, HOJE AS ESTATÍSCAS ECONÔMICAS COMPROVAM QUE A ATIVIDADE DA ACELEN VEM COMPENSANDO AS MAZELAS DA ECONOMIA BAIANA. TORCEMOS QUE A MESMA NÃO VOLTE PARA AS MÃOS PESADAS DA PETROBRAS, ONDE SERIA GOVERNADA POR INDICAÇÕE IDEOLÓGICAS, LANÇANDO SOMBRAS SOBRE O FUTURO DO NOSSO ESTADO.

LINK DA ACELEN:

https://www.acelen.com.br/comunicacao/temadre-passa-a-receber-navios-maiores-com-capacidade-aproximada-de-um-milhao-de-barris-de-petroleo/


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 11 de outubro de 2024

ARTIGO - MATHEUS OLIVA - INFRAESTRUTURA: O JOGO JOGADO - ARTICLE - MATHEUS OLIVA - INFRASTRUCTURE: THE GAME PLAYED

PUBLICAMOS ARTIGO DE MATHEUS OLIVA - INFRAESTRUTURA: O JOGO JOGADO - O AUTOR ESCREVE DE FORMA CLARA, CONTEXTUAL, COM CONHECIMENTO DE CAUSA SOBRE UM TEMA ONDE A BAHIA DESCE A LADEIRA DA COMPETITIVIDADE, ANESTESIADA PELO DEVANEIO DE UMA TAL PONTE SALVADOR -  ITAPARICA. TRISTE BAHIA. O CONGESTIONAMENTO DE NAVIOS EM FUNDEADOUROS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS REPRESENTA A REALIDADE FÁTICA. BOA LEITURA.

https://www.faroldabahia.com.br/noticia/infraestrutura-o-jogo-jogado

Atualizado 11/10/2024 | 11:35h

Foto: Reprodução/Redes Sociais

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Infraestrutura: o jogo jogado
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Infraestrutura: o jogo jogado
Confira o artigo escrito por Matheus Oliva
Por Da Redação
Ás

11/10/2024 | 09:00h

A Bahia não está atrasada no jogo eliminatório da produtividade. Está fora dele. Entrar no jogo da produtividade é fundamental para entrar no campeonato da competitividade. O ganho no campeonato da competitividade é uma melhoria de vida significativa para a população, sobretudo a mais pobre, a mais carente de lideranças em acordo com este conceito. A riqueza da geografia baiana é reconhecida internacionalmente. Aliás, mais internacional do que localmente. Abrange desde ricas minas de ouro até a única mina de urânio do país. Urânio é matéria prima para Usinas de Energia Nuclear. Usinas de energia nuclear são a maneira mais competitiva e segura de produção de energia. Outros recursos energéticos são abundantes, o gás, o petróleo, água corrente em rios caudalosos, ventos e sol constantes. Pujantes são a agricultura, a pecuária, o comércio, os serviços, a indústria, a arte, o turismo e a inovação. Outrora a indústria já foi digna de admiração. Hoje lamentavelmente em franca decadência, sobretudo a eletrointensiva, mesmo com a CHESF por perto. Das suas grandes magnitudes está a Baía de Todos os Santos, um manancial de riquezas que salta aos olhos pela beleza e a qualidade da sua preservação.

Alguém sabe que Salvador é a cidade com maior extensão de vias aéreas para trânsito de drones do mundo? Pois bem, a capital da Amazônia Azul já tem mais de dez pontos de pouso de drones e mais de 40km de vias aéreas homologadas pela ANAC para transporte de carga por drones. A segunda cidade com mais extensão de vias aéreas, no mundo, é Tel Aviv, em Israel, com cerca de 20km. Metade de Salvador. A empresa que conseguiu esta façanha é a SpeedBird Aero, fundada no Texas por um brilhante soteropolitano que foi estudar nos EUA com uma bolsa de estudos concedida devido a sua qualidade esportiva de jogador de Tenis. Pergunte ao CIMATEC, este centro de excelência lato e strictu sensu, localizado próximo à praia de Jaguaribe, um paraíso dos esportes aquáticos de Salvador. Salvador está pronta para o transporte do futuro. Mesmo assim, a Bahia enfrenta altos índices de pobreza e, por consequência, uma violência aterrorizante.

Não admitir que o estado está "fora do jogo" resulta em uma série de falhas estratégicas, de liderança e de aprendizado. O filósofo matemático, Reneé Descartes, com seu "Discurso sobre o Método", utiliza a dúvida, o ceticismo e a fragmentação das partes para a busca da verdade. Fragmentar problemas, como num quebra-cabeça, facilita o entendimento de cada parte para o encaixe das peças de maneira mais rápida que acabará por contribuir para a visão do todo. É preciso separar cada problema em seu quadrado. Sem essa abordagem cartesiana elementar, a administração pública do estado continuará sendo engolida pela areia movediça dos problemas sem soluções.

No quebra-cabeça apelidado de “Enigma Baiano” a gestão de infraestruturas é sofrível. A Bahia é exemplo do conceito de "desaprendizado organizacional", formulado por William H. Starbuck, prolífico nonagenário, bacharelado em Física pela Universidade de Harvard e PhD em Administração Industrial pelo Instituto de Tecnologia Carnegie. Seu conceito, essencial para enfrentar desafios de gestão publica ou privada, evidencia que a falta de preparação adequada e as respostas ineficazes a crises levam a resultados sociais negativos e exacerbam problemas como desemprego e instabilidade social. A discussão sobre estratégias proativas de gestão de crises é crucial para enfrentar as mazelas sociais e criar um ambiente em que o estado tenha condições para voltar ao jogo da produtividade.

Desaprender o que se desaprendeu e retornar aos trilhos do aprendizado das regras de como o jogo é jogado é a via para a sociedade baiana prosperar em suas ambições nas suas diversas dimensões. Os eixos ferroviários e rodoviários nacionais expõem a falta de lógica na utilização das infraestruturas existentes e das condições naturais geográficas. As duas mais extensas rodovias do país, BR 101 e BR 116, próximas ao litoral, são prova da curta visão de desenvolvimento de tão vasto território. Próximas entre si e à costa marítima, as custosas e ineficientes rodovias jogam um jogo de "perde-perde" com a cabotagem, criaram um imenso corte segmentando e impedindo o desenvolvimento do oeste do país. Na Bahia, com seu extenso litoral, para piorar, criou-se uma ferrovia denominada Centro-Atlântica (FCA - Ferrovia Centro Atlântica) incorporada ao balanço da Cia. Vale do Rio Doce S/A, hoje Vale S/A, no processo de privatização da Rede Ferroviária Federal S/A nos anos 90. Esta ferrovia, no território baiano, diferentemente do mineiro, é praticamente nula como “centro-atlântica”, concorrendo com as BR 101 e 116 e ainda com a cabotagem no sentido longitudinal, nada “vem do centro para o Atlântico” e vice versa. A exceção são toneladas de magnesita de uma mina deste minério, em Brumado, acessando cara e lentamente o porto de Aratu. Em Minas Gerais, esta ferrovia serve ao porto do estado do Espírito Santo, por ali sim, liga o centro de MG ao Atlântico. A hipertrofia de alternativas de transporte sentido Norte – Sul é causa de atrofia latitudinal. Uma crise crônica de insuficiência logística. A logística é o pulmão da produtividade, de tão atrofiado e agonizante, na Bahia, o asmático acesso ferroviário ao porto de contêineres em Salvador necrosou, foi destruído e em consequência a produção pujante de algodão no oeste baiano é escoada para mercados internacionais via porto de Santos. A Bahia não tem pulmões para disputar o jogo da produtividade.

Em anúncio divulgado publicamente aos 28 dias de novembro do ano 2019, a Advocacia Geral da União - AGU, divulgou para a imprensa um acordo da VLI, concessionária da FCA, com o Ministério Público Federal - MPF, em função de conduta lesiva aos entes públicos comprovada em pareceres da União, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT e da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT. O acordo foi de R$ 1,2 bilhões a serem pagos pela VLI aos entes públicos em 10 anos. De lá para cá nada foi divulgado sobre o pagamento e destinação de recursos. Sem transparência não há solução.

A VLI é uma sociedade de participações tendo como maior acionista a Brookfield Asset Management, firma de capital canadense que iniciou sua jornada de empreendedorismo fora do Canadá, funda em São Paulo, há cerca de 130 anos, como investidores da São Paulo Tramway Company, portanto a empresa dona da VLI hoje, à época, era dona dos transportes públicos urbanos ferroviários da cidade de São Paulo, eterna locomotiva do país. Noperíodo histórico, entre 1880 e 1950 o Brasil recebeu recursos de diversas empresas e de investidores anglo-saxões e seus descendentes para criação de uma eficiente malha urbana de transporte ferroviário para a população das suas cidades. Não à toa, chamamos os vagões elétricos sobre trilhos de bonde. No Rio de Janeiro, o visionário empreendedor norte americano, Percival Farqhuar, defenestrado pela ditadura xenófoba-ufanista convicta de Getúlio Vargas, imoplementou práticas de capitalismo civilizado com a oferta de títulos de dívida própria companhia aos usuários do transporte. Para isso divulgava os títulos, chamados no jargão financeiro de C-Bonds, em anúncios de papel colados nos vagões. A população carioca, peculiarmente, então, passou a chamar o veículo de Bond, tornando-se hoje verbete de dicionário: Bonde. Em nossa Salvador, cometemos o crime lesa patrimônio histórico de destruirmos a Sé para passagem do bonde. Em seguida vieram as montadoras de automóveis americanas e européias e o Brasil, a partir de 1950, abandonou os trilhos da competitividade dos transportes baseados em trilhos e energia elétrica, para abraçar asfalto, o petróleo com pneus e automóveis. Ao invés de soma, houve aniquilação. Esse pernicioso modo de pensar abriga boa parte dos cérebros brasileiros. Esforços e conquistas passadas não se somam ao presente. Salvador é um exemplo clássico de como não preservar, não melhorar e não embelezar. Não há uma linha histórica que se comunique no tempo em seus investimentos urbanos em mobilidade, preservação e avanço social. Na melhor acepção da expressão coloquial, a primeira capital do Brasil é um mangue de puxadinhos e puxadões de diversas naturezas. Mesmo tendo o urbanismo como cátedra de orgulho do corpo docente da UFBA. O PhD norte americano, sem estudar a nossa história, desenvolveu a teoria que nos explica, o “desaprendizado organizacional”.

Em anúncio ao público, em 27 de agosto do corrente, a VLI informa que R$ 30 bilhões serão investidos em sua malha ferroviária incluindo “2,5 quilômetros” no acesso ao porto de Aratu. É complicado entender essa razão matemática como algo de benefício quando na mesma proposta, porém omitida em seu anúncio, a VLI pretende descontinuar mais de 2.200 quilômetros de sua malha ferroviária, grande parte na Bahia. Também é bastante difícil encontrar a devida transparência de como, quando e onde serão aplicados esses recursos magnânimos de 3 dezenas de bilhões de reais. O transporte ferroviário foi propelido pela pujança de uma Inglaterra outrora imperial, hoje a companhia VLI, controlada pelos canadenses descendentes dos ingleses, faz um anúncio para inglês ver. A Brookfield Asset Management se orgulha de ser uma das maiores companhias de gestão de ativos alternativos no mundo. Os governos da Bahia se orgulham de melhorar a vida dos cidadãos. A VLI se orgulha de investir em 2,5km de acesso ao porto de Aratu. A Bahia inteira não se orgulha de estar fora do jogo da produtividade para disputar o campeonato da competitividade.


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 4 de outubro de 2024

TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS EM SALVADOR SERÁ ABERTA COM O NAVIO NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER - SEA CRUISE SEASON IN SALVADOR WILL BE OPENED WITH THE NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER SHIP

O NAVIO NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER ABRIRÁ A TEMPORADA DE CRUZEIROS MARÍTIMOS NO PORTO DE SALVADOR, COM PREVISÃO DE CHEGADA EM 12/10/24`ÀS 09;00. 

NATIONAL GEOGRAPHIC EXPLORER
CONFORME LINE - UP DA CODEBA - COMPANHIA DE DOCAS DO ESTADO DA BAHIA, ATÉ O MOMENTO TEMOS 62 ESCALAS PROGRAMADAS. 

SE TORNA TRIVIAL RESSALTAR A IMPORTÂNCIA QUE CADA NAVIO QUE AQUI APORTA REPRESENTA EM RENDAS E EMPREGOS PROPORCIONADOS POR UM NICHO EXTENSO QUE PASSA DESDE O VENDEDOR DE LEMBRANÇA, RESTAURANTES, TRANSLADOS EM VEÍCULOS, TAXAS PORTUÁRIAS, REBOCADORES - TUGS - FORNCEDORES DE NAVIOS, PRATICAGEM, DENTRE OUTROS.

A PREFEITURA DE SALVADOR, NÃO TENHO DÚVIDAS, DEVE TER ELABORADO UM PLANEJAMENTO ADEQUADO PARA ATENDER ESSES VISITANTES DE FORMA PRAZEROSA, SOLIDIFICANDO A IMAGEM DE NOSSA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMO UM DESTINO TURÍSTICO GLOBAL.

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

MAIOR PARTIDA DE CONTÊINERES OPERADA PELO TECON - PORTO DE SALVADOR - LARGEST CONTAINER SHIPMENT OPERATED BY TECON - PORT OF SALVADOR

DESDE O ÚLTIMO MÊS DE AGOSTO, O AMBIENTE PORTUÁRIO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SIDO PALCO DE INTENSO MOVIMENTO DE NAVIOS, O QUE FOI REGISTRADO  EM POSTAGENS DESTE BLOG.

UMA CONSTATAÇÃO SIGNIFICATIVA SERÁ A MAIOR PARTIDA DE CONTÊINERES MOVIMENTADA POR UM NAVIO NA HISTÓRIA DO TECON, O MSC EMMA TEM PREVISÃO PARA 3540 COFRES DE CARGAS, 31 PARA EMBARQUE E 3509 PARA DESEMBARQUE, SEGUNDO LINE - UP DO TERMINAL. ESSA POSIÇÃO PODE SER AMPLIADA ATÉ O MOMENTO DA ATRACAÇÃO

MSC EMMA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:725756/shipname:MSC%20EMMA?order=date_uploaded

OUTRO REGISTRO É QUANTIDADE DE NAVIOS NEW PANAMAX QUE TEM OPERADO NO PORTO DE SALVADOR, O MSC FAITH ZARPOU NO DE DIA 29/09/24, O MSC EMMA JÁ SE ECONTRA NA ÁREA V,  MSC MARIE E MSC MARIAGRAZIA TEM ESCALAS PREVISTAS.

MSC MARIAGRAZIA




JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 1 de outubro de 2024

MAIS UMA DEFECÇÃO NO TECON SALVADOR - O MAERSK LAMANAI CANCELA ESCALA - ANOTHER DEFECTION AT TECON SALVADOR - MAERSK LAMANAI CANCELS SCALE

ONTEM, 30/09/24, POR VOLTA DAS 21 HS O FULL CONTÊINERES MAERSK LAMANAI, VINDO DO PORTO DE TÂNGER, LOCALIZADO AO NORTE DO MARROCOS, SE INCORPOROU AO FUNDEADOURO V, MAS, PARA MINHA SURPRESA, EM MENOS DE MEIA HORA, MUDOU SEU STATUS NO AIS - AUTOMATIC IDENTIFICATION SYSTEM  PARA SANTOS, OU SEJA, CANCELOU SUA OPERAÇÃO EM SALVADOR EM VIRTUDE DA LONGA ESPERA DE NAVIOS PARA  ATRACAR NESTE TERMINAL. 

O MAERSK LAMANAI ESTAVA COM PREVISÃO DE MOVIMENTAR 644 CONTÊINERES, O QUE NÃO É POUCO, 70 PARA CARGA. 388 DESCARGA E 186 REMOÇÃO. CENÁRIO PREOCUPANTE PARA A ECONOMIA BAIANA, QUE VIVE UM MOMENTO CRÍTICO COM GARGALOS LOGÍSTICOS, SENDO O MAIS RELEVANTE À AUSÊNCIA DE FERROVIAS PARA ATENDER OS FLUXOS DE NOSSOS TERMINAIS PORTUÁRIO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.  ESTE É O SEGUNDO CANCELAMENTO, O LOG IN POLARIS ZARPOU EM 25/09/24.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/movimento-massivo-de-full-containers.html

MAERSK LAMANAI

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:686133/shipname:MAERSK%20LAMANAI?order=date_uploaded


RESSALTAMOS OS INVESTIMENTOS REALIZADOS PELO TECON SALVADOR, AMPLIANDO A QUANTIDADE DE BERÇOS DE ATRACAÇÃO E MUNICIANDO SUA RETROTERRA COM EQUIPAMENTOS DOS MAIS MODERNOS DISPONIVEIS NO MERCADO. MAS O CENÁRIO RECENTE É TRANSLÚCIDO QUE NOSSO TERMINAL ESTÁ NANICO PARA ATENDER AS DEMANDAS ATUAIS E FUTURAS. A INCORPORAÇÃO DE LINHA MARÍTMA PARA O SUDESTE ASIÁTICO, PRESSIONA AINDA MAIS A CAPACIDADE OPERACIONAL DO TECON, PRINCIPALMENTE COM OS EMBARQUES DE ALGODÃO QUE DEVEM CRESCER EM ESCALA GEOMÉTRICA.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/09/movimento-intenso-de-navios-porto-de.html

VEJO COMO NECESSIDADE, A CURTO PRAZO A INCORPORAÇÃO DE MAIS UM BERÇO DE ATRACAÇÃO, EM DIREÇÃO A FERRY BOAT, NORTE, OU AO SUL, QUE SERIA MAIS COMPLICADO EM VIRTUDE DO QUEBRA MAR NORTE DIFICULTAR UM PERÍMETRO PARA BACIA DE EVOLUÇÃO. VISÃO DE UM LEIGO, SOU ECONOMISTA E NÃO UM ENGENHEIRO ESPECIALIZADO EM OBRAS PORTUÁRIAS,

A MÉDIO PRAZO, PRECISAREMOS DE UM NOVO TERMINAL EM ARATU, NO ENSEADA OU EM ÁREA CONTÍGUA AO PORTO COTEGIPE.

COMO SE PROPÕE A CONSTRUIR UM PONTE DE BILHÕES DE REAIS, CONSIDERANDO A REALIDADE DE HOJE, A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO É NEGATIVA PARA O ESTADO, ENQUANTO O MARASMO LOGÍSTICO ESTRANGULA  A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA. TRISTE BAHIA


Triste Bahia! ó quão dessemelhante
Estás e estou do nosso antigo estado!
Pobre te vejo a ti, tu a mi empenhado,
Rica te vejo eu já, tu a mi abundante.

A ti tocou-te a máquina mercante,
Que em tua larga barra tem entrado,
A mim foi-me trocando, e tem trocado,
Tanto negócio e tanto negociante.

Deste em dar tanto açúcar excelente
Pelas drogas inúteis, que abelhuda
Simples aceitas do sagaz brichote.

Oh se quisera Deus que de repente
Um dia amanheceras tão sisuda
Que fora de algodão o teu capote!


Soneto escrito em meados do século XVII, que trata de mudanças (para pior) na cidade da Bahia, mais conhecida como Salvador, e no sujeito poético. A causa das mudanças seria o fortalecimento do comércio, especialmente a forte presença de comerciantes ingleses.

O soneto de Gregório de Matos parece basear-se no soneto “Fermoso Tejo Meu”, do poeta português Francisco Rodrigues Lobo.


quarta-feira, 25 de setembro de 2024

MOVIMENTO MASSIVO DE FULL CONTAINERS - PORTO DE SALVADOR - PRIMEIRA BAIXA - CANCELAMENTO DE ATRACAÇÃO - MASSIVE MOVEMENT OF FULL CONTAINERS - PORT OF SALVADOR - FIRST LOSS - BERRING CANCELLATION

EM COMPLEMENTAÇÃO A POSTAGEM ANTERIOR DESTE BLOG, SOBRE A INTENSA MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS EM DEMANDA A PORTOS E TERMINAIS NO PERÍMETRO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, TEMOS UMA NOVA INFORMAÇÃO, NÃO POSITIVA, A PRIMEIRA BAIXA, 

O NAVIO LOG IN POLARIS, SUSPENDEU FERRO NO FINAL DA TARDE DE HOJE, 25/09/24, RUMO AO PORTO DE SANTOS, O ARMADOR POR CONVENIÊNCIA OPTOU POR CANCELAR A ESCALA, NÃO ESPERANDO NA FILA. DE ATRACAÇÃO, QUE SEJA A ÚNICA DESERÇÃO. CENÁRIO COMO ESTE PODE MINAR A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA.

COMO SERÁ RESOLVIDO A PENDÊNCIA DAS CARGAS DESTINADAS A SALVADOR, OU AQUI SERIAM EMBARCADAS, NÃO TENHO CONHECIMENTO DO ACORDO A SER OPERACIONALIZADO ENTRE O ARMADOR E OS INTERESSADOS PELO ATRASO, HAVERÁ DEMURRAGE.

Demurrage é uma palavra oriunda do francês que significa estadia. No comércio exterior, esse termo é relacionado ao transporte marítimo e utilizado como sinônimo de sobrestadia, podendo se referir tanto a transporte em contêiner quanto a afretamento de navios.

 LOG IN POLARIS


AGORA, DESATRACOU O MONTE VERDE, COM  DESTINO A PECEM, ATRACANDO EM SEU LUGAR O MSC ALMA, ONDE JA SE ENCONTRA O CAPE AKRITAS.

NO FUNDEIO DA ÁREA V, O MSC FAITH, LOG IN EXPERIENCE, CAUQUENES E GREEN RIO DE JANEIRO. NESTE MOMENTO NAVEGAM RUMO A SALVADOR O CMA CGM SANTOS, AMÉRICO VESPUCIO E LOG IN JACARANDA,

O BLOG ACOMPANHARÁ ESTE CENÁRIO, TRAZENDO QUALQUER NOVA INFORMAÇÃO.  FICA A PERGUNTA, O QUE SE TORNA MAIS RELEVANTE NESTE MOMENTO PARA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, UMA PONTE DA ILUSÃO - SALVADOR - ITAPARICA, OU AMPLIAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DO SISTEMA LOGÍSTICO PORTUÁRIO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, JUNTO A UM MALHA FERROVIÁRIA MODERNA E ROBUSTA. TRISTE BAHIA. NECESSIDADES ILIMITADAS E RECURSOS ESCASSOS, UMA PREMISSA DA ECONOMIA, CABENDO DECIDIR COM RACIONALIDADE.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

MOVIMENTO MASSIVO DE NAVIOS - PORTO DE SALVADOR - ARATU - TERMINAIS PRIVADOS- BAÍA DE TODOS OS SANTOS - MASSIVE MOVEMENT OF SHIPS - PORT OF SALVADOR - ARATU - PRIVATE TERMINALS - BAÍA DE ALL SANTOS

DURANTE A SEMANA QUE PASSOU E HOJE 23/09/24. O MOVIMENTO DE NAVIOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SIDO INTENSO, PORTO DE SALVADOR E ARATU, PORTO COTEGIPE, TERMINAL ENSEADA, GERDAU - ANTIGA USIBA, MADRE DE DEUS, DOW QUPIMICA, 

A ÁREA 5, PRINCIPAL PERÍMETRO DE FUNDEIO, HOJE, ÀS 11;08 HS ESTAVA COM 20 NAVIOS EM ESPERA, FERRO ARRIADO, AGUARDANDO VAGA PARA OPERAÇÃO.  MAIS 2 FUNDEADOS NO INTERIOR DA BAÍA, O SONANGOL KALANDULA E CASTILLO DE MACEDA,

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-77.5/centery:46.6/zoom:3

OS PONTOS VERDES NO MAPA REPRESENTAM NAVIOS DE CARGAS SECAS, GRANELEIROS, FUL CONTAINER, CARGA GERAL, OS PONTOS VERMELHOS NAVIOS TANQUES - OIL / CHEMICAL TANKER E LNG TANKER. 

SONANGOL KALANDULA
https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:373352/mmsi:311035500/imo:9575553/vessel:SONANGOL_KALANDULA

UMA VISÃO LÚDICA É CONTEMPLAR NAVIOS AO LARGO, POR OUTRO LADO É UMA DEMONSTRAÇÃO DE NECESSIDADE PARA MELHORIA DA ECONOMIA BAIANA, UM GARGALO LOGÍSTICO QUE PODE IMPEDIR A AMPLIAÇÃO DE NOSSA COMPETITIVIDADE EM RELAÇÃO A OUTROS ESTADOS. 

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PODEM SER FEITAS. INVESTIMENTOS SIGNIFICATIVOS TEM ACONTECIDO, COMO O TERCEIRO BERÇO DO PORTO COTEGIPE, PARA OPERAR GRANÉIS, O GRUPO QUE ESTÁ À FRENTE DO PORTO DE ARATU, TERMINAIS DE GRANÉIS SÓLIDOS, REQUALIFICOU OS SEUS SHIPLOADER, ALÉM DE REALIZAR OBRAS NO TGS II, ADAPTANDO-O PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS VEGETAIS, PRINCIPALMENTE SOJA E MILHO.

O TECON TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR HOJE CONTA COM 2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, COM CALADO E TRANSTÊINER DE ÚLTIMA GERAÇÃO, PODENDO RECEBER OS MAIORES NAVIOS PARA ESTE TIPO DE CARGA, ALÉM DE UM CAIS AUXILIAR ONDE OPERA GRANÉIS E PEÇAS DE PROJETO.

NESTE MÊS DE SETEMBRO O LINE UP DO TECON SALVADOR INDICA GRANDES PARTIDAS DE DESEMBARQUE DE FERTILIZANTES, ENTRE 50.000 E 66,000 TON, SÃO  MOVIMENTAÇÕES CONSIDERÁVEIS, MESMO PARA UM PORTO GRANELEIRO COMO ARATU. A PARADA DO TGS II PARA ADAPTAÇÕES PODE TER DESVIADO ESSAS DEMANDAS PARA O TECON. OS PORTÊINERES SÃO VERSÁTEIS OPERAM COM GRABS, ALÉM DE CONTÊINERES. NO CAIS DE LIGAÇÃO TEMOS 2 EQUIPAMENTOS PANAMX, QUE O TECON TEM UTILIZADO PARA MOVIMENTAÇÕES DE GRANÉIS. RESSALTAMOS AS OPERAÇÕES COM PEÇAS, QUE TAMBÉM NESTE MÊS TEM SIDO FREQUENTES NO CAIS PÚBLICO.

Os grabs são garras mecânicas que podem ser usadas em operações portuárias para manusear materiais a granel, como grãos, fertilizantes, carvão, areia, entre outros. Eles são geralmente acoplados a guindastes móveis ou descarregadores de navios e podem ser operados por toque, controle remoto ou manualmente. - Visão geral criada por IA

GRABS ACOPLADOS A GUINDASTE DE BORDO

https://amarracaodecargas.com.br/produtos/cabo-de-aco/grab-para-guindastes-de-cabo-unico/#:~:text=Os%20GRABS%20para%20guindastes%20de,Abertura%20manual

O TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO, ENSEADA, ENQUANTO NÃO ATUA EM SUA FUNÇÃO, CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, TEM UTILIZADO SEUS BERÇOS PARA OPERAREM COM MINÉRIO DE FERRO, SOJA, SENTIDO EXPORTAÇÃO, COQUE E PEÇAS DE PROJETO NA IMPORTAÇÃO. NESTE MOMENTO DESATRACOU DO ENSEADA O NAVIO DIAMOND SEA COM 6,4 M DE CALADO, EM LASTRO, NÃO TENHO INFORMAÇÃO SOBRE O QUE FOI DESCARREGADO, MAS DEVE TER SIDO COQUE.

DIAMOND SEA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:302257/shipname:DIAMOND%20SEA?order=date_uploaded


À ACELEN DRAGOU RECENTEMENTE O TERMINAL DE MADRE DE DEUS, SE FOI DRAGAEM DE MANUTENÇÃO OU AMPLIAÇÃO DE SEU CALADO OPERACIONAL DE 12,5 M, DESCINHEÇO. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE A PRIVATIZAÇÃ DA REFINARIA DE MATARIPE FOI O FATO ECONÔMICO MAIS SIGNIFICATICO E POSITIVO PARA A ECONOMIA BAIANA NOS ÚLTIMOS ANOS, ESPERO QUE NÃO VOLTE PARA AS MÃOS PESADAS DA PETROBRAS, QUE TEM SUA ATUAÇÃO CONTAMINADA POR INGERÊNCIAS POLÍTICAS, ATENDENDO A INTERESSE PARTIDÁRIOS E NÃO A BUSCA PELA EFICIÊNCIA.

O GUPO MUBADALA QUE COMANDA À ACELEN TAMBÉM REALIZA OPERAÇÕES SHIP - TO - SHIP NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, TANTO NO SENTIDO IMPORTAÇÃO COMO EXPORTAÇÃO.

O ANTIGO TERMINAL DA USIBA, DEPOIS GERDAU E HOJE COMPRADO E OPERADO PELA INTERMARÍTIMA, SE REQUALIFICOU. SEU PIER TEM OCUPAÇÃO DE 100%. APENAS PARA DESCARREGAR. NESTE MOMENTO ESTÁ ATRACADO O QING FENG LING.

QING FENG LING

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:650222/shipname:QING%20FENG%20LING?order=date_uploaded

ENTRE OS 20 NAVIOS FUNDEADOS O LIGHT VENTURE LEVANTOU FERRO, PARA OPERAR  NO PORTO COTEGIPE, EMBARCAR SOJA, NO LUGAR DO BLUE IONIAN QUE DESATRACOU COM DESTINO A SINGAPURA, CALADO 13,1 M, TAMBÉM COM SOJA OU FARELO.


BLUE IONIAN
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:3347/shipname:BLUE%20IONIAN?order=date_uploaded

LIGHT VENTURE

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:6241172/shipname:LIGHT%20VENTURE?order=date_uploaded

NESTE CENÁRIO RESSALTAMOS O INTENSO MOVIMENTO DE CONTÊINERES, ONTEM DIA 22/04/24 DOIS NAVIOS ESTAVAM ATRACADOS, O VICENTE PINZON, QUE CONTINUA, OCUPOU O LUGAR DO CMA CGM BERLIOZ, QUE ZARPOU PARA CARTAGENA, O ,MSC ADONIS, ZARPOU HOJE PELA MANHÃ PARA O PORTO DO RIO DE JANEIRO.

MSC ADONIS

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:3603412/shipname:MSC%20ADONIS?order=date_uploaded

VICENTE PINZON

NO FUNDEIO, APESAR DE UM BERÇO DESOCUPADO NO TECON, TEMOS O MSC ALMA E MONTE VERDE, JUNTE-SE A ISTO, 4 OUTROS FULL CONTAINER QUE NAVEGAM VINDO DO NORTE PARA O PORTO DE SALVADOR, O MSC FAITH - DA SÉRIE DE MAIORES NAVIOS A ATRACAR EM SALVADOR, LINHA PARA SUDESTE ASIÁTICO - CMA CGM COLUMBIA, LOG IN POLARIS, LOG IN EXPERIENCE.

MSC FAITH
VINDOS DO SUL NAVEGAM CAPE AKRITAS E CAUQUENES. ATÉ HOJE NÃO TINHA OBSERVADO UM MOVIMENTO TÃO INTENSO COMO O DESTE MOMENTO, PARABÉNS AO TECON SALVADOR, PELA CAPTAÇÃO DE NOVAS LINHAS MARÍTIMAS, O QUE AMPLIA AS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS DA ECOMOMIA BAIANA;

CAUQUENES
PARA COMPLETAR OUTROS NAVIOS ESTÃO NAVEGANDO PRÓXIMOS A SALVADOR, O QUE AMPLIARÁ O NÚMERO DE 20 NAVIOS AO LARGO, NA ÁREA V, O HORIZON  ELECTRA  E EASTERLY BEECH GALAXY.

AOS FORMADORES DE OPINIÃO NESTE ESTADO CHAMADO BAHIA, PERGUNTO - QUAL O MAIS RACIONAL, É APLICAR BILHÕES DE REAIS EM UMA PONTE SALVADOR - IRAPARICA, DA ILUSÃO, QUE HOJE NÃO TEM FUNDAMENTOS EM TERMOS DE DEMANDA DE TRÁFEGO, OU SEJA, OS FUNDAMENTOS SÃO IDEOLÓGICOS E POLÍTICOS, OU APLICAR EM FERROVIAS QUE ATENDAM AS OPERAÇÕES DE NOSSOS PORTOS PÚBLICOS E TERMIMAIS PRIVADOS - TRISTE BAHIA - ACESSEM O LINK DO BLOG, A SEGUIR ONDE ESTE ASSUNTO É TRATADO COM MAIS MINÚCIAS-

LINKS CORRELATOS:









JOSEMAR

ECONOMISTA- CORECON 2065

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

VELOCIDADES DE NAVIOS - SHIP SPEED

A VELOCIDADE MÉDIA E MÁXIMA DE ALGUNS TIPOS DE NAVIOS, SÃO DISTINTAS, DE ACORDO COM AS CARGAS TRANSPORTADAS.

CRUZEIROS PELA PRÓPRIA ESPECIFICIDADE OPERACIONAL SÃO DOTADOS DE MÁQUINAS MAIS POTENTES, OFERECENDO TEMPO SUFICIENTE ENTRE UMA ESCALA E OUTRA, PROPORCIONANDO AOS PASSAGEIROS MAIOR OPÇÃO DE PORTOS A SEREM VISITADOS.

NAVIOS FULL CONTAINERS, TAMBÉM TEM MÁQUINAS QUE OFERECEM MAIOR VELOCIDADE, QUE APESAR DE MAIS CUSTOSAS E CONSUMINDO MAIS COMBUSTÍVEIS, A RENTABILIDADE É COMPENSADA PELAS MERCADORIAS TRANSPORTADAS NOS COFRES DE CARGAS COM MAIOR  VALOR AGREGADO.


NAVIOS LIVESTOCK SHIP, TRANSPORTAM ANIMAIS VIVOS, PRINCIPALMENTE BOVINOS E OVINOS. VELOCIDADE MÉDIA DE 24 NÓS - KNOTS. EM RAZÃO DA PRÓPRIA NATUREZA DA CARGA.

VLCC - VERY LARGE CRUDE CARRIER, SÃO NAVIOS PARA TRANPORTAR GRANDES QUANTIDADE DE PETRÓLEO BRUTO.

NA IMAGEM UM GRANELEIRO É COLOCADO COMO NAVIO DE CARGA GERAL. UM EQUÍVOCO.

OS NAVIOS, ROLL-ON/ROLL-OFF, TRANSPORTADORES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, SEGUEM OS FUNDAMENTOS DOS FULL CONTAINERS.

BULK CARRIER - GRANELEIROS - E TANKER TÊM VELOCIDADES MÉDIAS INFERIORES AOS CITADOS ANTERIORMENTE. A DIFERENÇA DOS GRANÉIS LÍQUIDOS PARA GRANÉIS SÓLIDOS SE DEVE POR NÃO SÓ PETRÓLEO BRUTO SER TRANSPORTADO, TAMBÉM, DERIVADOS E PRODUTOS QUÍMICOS, CARGAS MAIS NOBRES.


EMBARCAÇÕES TRANPORTADORA DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO, COM SISTEMAS COMPLEXOS PARA MANTER A CARGA EM TEMPERATURAS NEGATIVAS, ALCAÇAM VELOCIDADES QUE SE APROXIMAM DE 20 NÓS OU MAIS.

LNG SHIPPING

https://marine-digital.com/article_10biggest_lng_shipping_companies

A velocidade de cruzeiro nada mais é do que a média de velocidade que o barco se mantém e através disso consegue economizar combustível , e ao mesmo tempo ter menos desgaste do motor. - https://www.fsyachts.com.br/blog/o-que-e-e-por-que-calcular-a-velocidade-de-cruzeiro/


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065