GLOSSÁRIO
quarta-feira, 3 de julho de 2024
HABILITAÇÃO MARÍTIMA AMADORA - AS CATEGORIAS - AMATEUR MARITIME QUALIFICATION - THE CATEGORIES
GLOSSÁRIO
terça-feira, 25 de junho de 2024
25 DE JUNHO - DIA DO HOMEM DO MAR - DAY OF THE SEAFARER - 25 JUNE -
A TODOS HOMENS DO MAR E SEUS LEGADOS, NESTE DIA INSTITUÍDO PARA HONRÁ-LOS, ALMEJO QUE NETUNO SEJA PROTETOR E FAROL EM SUAS JORNADAS PELOS 7 MARES!
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
segunda-feira, 17 de junho de 2024
OS MAIORES TERMINAIS DE CONTÊINERES DO GLOBO - THE LARGEST CONTAINER TERMINALS IN THE GLOBE
RELACIONAMOS OS MAIORES TERMINAIS DE CONTÊINER DO GLOBO TERRESTRE CONFORME INFORMAÇÃO DO SEA, PORTS AND SHIPS.
A PRIMEIRA POSIÇÃO CABE AO PORTO DE SHANGHAI, CHINA, COM MOVIMENTAÇÃO DE 47 MILHÕES DE TEUs - A SIGLA TEU REPRESENTA COONTÊINER DE 20 PÉS - TWENTY - FOOT EQUIVALENT UNIT - EM 2022.
EM SEGUNDO LUGAR O PORTO SINGAPORE, SINGAPORE, COM 37,2 MILHÕES DE TEUs.
EM TERCEIRO NINGBO -ZHOUSHAN, CHINA, COM 35,3 MILHÕES DE TEUs.
QUARTO LUGAR O PORTO SHENZHENM CHINA, 26,9 MILHÕES DE TEUs.
NA QUINTA POSIÇÃO O PORTO QUINDGAO, CHINA 26,4 MILHÕES DE TEUs.
https://www.facebook.com/photo/?fbid=911014191039362&set=pcb.1169012064249865&locale=pt_BRQUALIFICANDO A ESTATÍSTICA ANTERIOR VERIFICA-SE QUE ENTRE OS 5 MAIORES PORTOS EM MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINER DO GLOBO, 4 ESTÃO EM TERRITÓRIO DA CHINA COMUNISTA, E TODOS ESTÃO NO SUDESTE ASIÁTICO, JUNTO COM SINGAPURA.
https://www.facebook.com/photo?fbid=911014197706028&set=pcb.1169012064249865&locale=pt_BRNENHUM PORTO DOS EUA OU EUROPA COMPETE COM OS ASIÁTICOS, TALVEZ O QUE MAIS SE APROXIME SEJA ROTTERDAM.
https://www.facebook.com/photo?fbid=911014181039363&set=pcb.1169012064249865&locale=pt_BRPARA TERMOS UMA IDÉIA COMPARATIVA DE ESCALA ENTRE ESSES MAIORES HUB PORT E ALGUMAS UNIDADES PORTUÁRIAS DO BRASIL VAMOS CITAR:
SANTOS - 4,8 MILHÕES TEUs - 2023
SALVADOR - -328 MIL TEUs - 2023
É TRANSLÚCIDO A IRRISÓRIA MAGNITUDE DA NOSSA ESTRUTURA PORTUÁRIA E DENSIDADE DA CORRENTE DE COMÉRCIO, EM TERMOS DE NÚMEROS DE TEUs, MOVIMENTADOS, ONDE O MAIOR PORTO DO BRASIL PARA ESSE TIPO DE CARGA, O PORTO DE SANTOS OPEROU 4.8 MILHÕES TEUs, O QUE DIANTE DOS PORTOS ASIÁTICOS CITADOS SE TORNA UMA FRAÇÃO,
RESSALTAMOS QUE ESTAMOS COMENTANDO SOBRE CARGAS DE ALTO VALOR AGREGADO, QUE GERALEMNTE SÃO TRANSPORTADAS EM CONTÊINERES - CARGAS DE PROJETO TAMBÉM SÃO NOBRES - POR QUE O BRASIL TEM O MAIS IMPORTANTE PORTO PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS MINERAIS DO GLOBO, PRINCIPALMENTE MINÉRIO DE FERRO, PROVENIENTE DAS JAZIDAS DE CARAJÁS, O PORTO DE PONTA DA MADEIRA LOCALIZADO NA BAÍA DE SÃO MARCOS, MARANHÃO, ADJACENTE AO PORTO DE ITAQUI.
PONTA DA MADEIRA, PERTENCE A VALE S.A. TEVE SUA LOCALIZAÇÃO DEFINIDA PELA GRANDE PROFUNDIDADE DO SEU ESPELHO D'ÁGUA, COM 26 M NA PREAMAR.
PORTO PONTA DA MADEIRA
https://maranhaohoje.com/ponta-da-madeira-continua-sendo-o-porto-com-maior-movimentacao-de-carga-entre-os-portos-brasileiros/A OUTRA PADRONIZAÇÃO SÃO OS DE 40 PÉS. AS MEDIDAS GEOMÉTRICAS DESSES COFRES DE CARGAS SÃO PADRONIZADAS PARA TODO TRANSPORTE NAVAL, O QUE PODE DIFERENCIAR SÃO SUAS CARACTERÍSTICAS INTERNAS A EXEMPLO DO CONTÊINER REFRIGERADO.
The Marine Buff · ·
quarta-feira, 12 de junho de 2024
GRUPO RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA - FACEBOOK - BAHIA NAVAL HISTORY RESCUE GROUP - FACEBOOK
CRIAMOS UM GRUPO NO FACEBOOK QUE TRATA DO RESGATE DA HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, NOSSA CULTURA NÁUTICA E IDENTIDADE DE POVO.
JOSEMAR
ECONOMISTA- CORECON 2065
SINOS NAVAIS - SUAS FUNÇÕES - NAVAL BELLS - THEIR FUNCTIONS
OS SINOS DE BORDO, HOJE MANTIDOS EM HONRA A TRADIÇÃO NAVAL, INDICAVAM FUNÇÕES EMANADAS DOS SEUS SINAIS SONOROS, COMO OS QUARTOS DE HORA - A BORDO AS FAINAS DA TRIPULAÇÃO SÃO ESTABELECIDADA DE 4 EM 4 HORAS -, EM CENÁRIO DE BAIXA VISIBILIDADE, NEVOEIROS, OS SINOS ERAM UTILIZADOS PARA ALERTAR OUTROS NAVIOS NA PROXIMIDADE, EVITANDO ABALROAMENTOS.
https://www.history.navy.mil/content/history/nhhc/our-collections/photography/numerical-list-of-images/nhhc-series/nh-series/NH-57000/NH-57064.htmlAS BADALADAS REFERENTES AOS HORÁRIOS ERAM DEFINIDAS PELA AMPULHETA, QUE PODIAM SER DE UMA HORA OU MAIS HORAS, ERAM TAMBÉM CONHECIDAS POR RELÓGIO DE BORDO. EM OUTRA OPORTUNIDADE TRATAREMOS DESTE ÚLTIMO INSTRUMENTO.
EM OCASIÕES DO DESEMBARQUE E EMBARQUE DO CAPITÃO, OU OUTRAS AUTORIDADES OS SINOS SOAVAM EM HONRA.
https://www.history.navy.mil/browse-by-topic/heritage/customs-and-traditions0/the-ship-s-bell.html
quarta-feira, 5 de junho de 2024
OS COMANDOS A BORDO PELO TOQUE DO APITO NAVAL - UMA TRADIÇÃO MARINHEIRA - CONTROLS ON BOARD BY BLOWING THE NAVAL WHISTLE - A SAILOR TRADITION
UMA TRADIÇÃO NAVAL QUE REMONTA A ROMA ANTIGA E SUAS GALÉS, O USO DO APITO PRINCIPALMENTE NA NAVEGAÇÃO A VELA, ONDE NÃO EXISTIA APARELHOS DE COMUNICAÇÃO, TINHA A FUNÇÃO DE DAR CONHECIMENTO DE COMANDOS AS DIVERSAS DIVISÕES E CONVESES DO NAVIO.
NOS TEMPOS ATUAIS, O TOQUE DO APITO AINDA É UTILIZADO, APENAS PARA COMANDO DE MANOBRAS.
APITO MARINHEIRO
https://www.facebook.com/marinhaoficial/photos/COM SEUS APITOS PRESOS AO PESCOÇO, POR UM CADARÇO OS OFICIAIS TRASMITEM SUAS ORDENS, SENDO UM SÍMBOLO DE HONRA.
tps://www.silvercollection.it/dictionarybosonwhistle.html
MARINHEIRA MUNIDA DE SEU APITO
https://theshipinabottle.com/boatswain_lanyards.htmVÍDEO SOBRE APITOS NAVAIS:
https://www.youtube.com/watch?v=J-uydDlTPJ4
JOSEMAR
segunda-feira, 3 de junho de 2024
FUNERAIS DO MAR - UMA TRADIÇÃO QUE HONRA OS MARUJOS DOS 7 MARES - FUNERALS OF THE SEA - A TRADITION THAT HONORS THE SAILORS OF THE 7 SEAS
A MORTE A BORDO EM ALTO MAR, SEJA PROVENIENTE DE COMBATE OU CAUSAS NATURAIS, DURANTE SÉCULOS, DESDE OS PRIMÓRDIOS QUE OS HOMENS SE FIZERAM AO MAR EM BUSCA DO DECONHECIDO É UM RITUAL DE HONRA NAVAL.
DOS REMOS, À VELA, AO VAPOR, ÓLEOS COMBUSTÍVEIS E POR ÚLTIMO A ENERGIA NUCLEAR, OS NAVEGADORES FORAM AMPLIANDO SEUS DESTINOS, COM ISTO OS PRIMEIROS COMBATES ENTRE FROTAS NAVAIS ORGANIZADAS OCORRIAM A CADA DIA EM MAR ABERTO, MAIS DISTANTE DE TERRA FIRME .
ATÉ O SÉCULO XIX, ANTES DO ADVENTO DA MÁQUINA A VAPOR, OS NAVIOS NÃO TINHAM FONTE DE ENERGIA A BORDO, A PROPULSÃO ERA REALIZADA PELO VENTO. ALIMENTOS ERAM CONSERVADOS COM SAL, O CASO DE CARNES, ANIMAIS VIVOS ERAM LEVADOS PARA SEREM ABATIDOS NOS PRIMEIROS DIAS DE MAR, BISCOITOS ERAM COMUNS, PELA SUA DURABILIDADE.
ENTERRO NO MAR A BORDO DO NAVIO DE TROPAS LEONARD WOOD DE DOIS MARINHEIROS DO USS LISCOME BAY, VÍTIMAS DO ATAQUE SUBMARINO I-175. NOVEMBRO DE 1943
https://en.wikipedia.org/wiki/USS_Liscome_Bay#/media/File:Sea_burial.jpgÁGUA SÓ PARA BEBER, E MESMO ASSIM RACIONADA, BANHOS SÓ SE FOR DURANTE CHUVA OU QUANDO FUNDEAR OU ATRACAR EM ALGUM PORTO. BEBIDAS, PRINCIPALMENTE RUM ERAM DISTRIBUIDAS EM MAIOR QUANTIDADE PARA OS MARUJOS ACEITAREM O RIGOR DAS LONGAS TRAVESSIAS.
DIANTE DE TANTAS CARÊNCIAS, COMO CONSERVAR UM CORPO A BORDO, OU VÁRIOS QUANDO O NAVIO ENTRAVA EM COMBATE. SEM REFRIGERAÇÃO, IMPOSSÍVEL. A SOLUÇÃO ERA BAIXAR O CORPO AO MAR, COM AS HONRAS DEVIDAS, COMPATÍVEIS COM AS TRADIÇÕES DE CADA MARINHA, DE CADA CULTURA.
NOS DIAS ATUAIS, OS NAVIOS TÊM TRIPULAÇÕES REDUZIDAS EM VIRTUDES DOS APARATOS TECNOLÓGICOS QUE GERAM AUTOMATISMO. OS RECURSOS MÉDICOS SÃO IMENSAMENTE MAIORES, O RESGATE DE DOENTES OU ACIDENTADOS MAIS GRAVES PODE SER REALIZADO POR HELICÓPTERO. EM SUMA, A PERSPECTIVA DE ÓBITO Â BORDO É REDUZIDA, E SE ASSIM MESMO OCORRER, CÂMARAS FRIGORÍFICAS PODEM SER USADAS ATÉ O PORTO MAIS PRÓXIMOS.
NOS DIAS ATUAIS CERIMÔNIAS DE SEPUTALMENTO NO MAR, SÃO EXCEPCIONAIS, OCORRENDO PELA VONTADE DOS FAMILIARES, SEMPRE USANDO CAIXÕES.
OS SEPULTAMENTOS NO MAR, FORAM REALIZADOS EM GRANDE ESCALA PELA MARINHA AMERICANA, E SEM DÚVIDAS PELA MARINHA IMPERIAL JAPANESE NAVY, DURANTE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, EM CONSEQUÊNCIA DA DUREZA ENCONTRADA NAS BATALHAS, ONDE COMBATES, PRINCIPALMENTE ENVOLVENDO PORTA AVIÕES, PODIAM GERAR DEZENAS DE VÍTIMAS. NÃO HAVIA ESPAÇO A BORDO PARA GUARDAR CORPOS, AS CERIMÔNIAS FÚNEBRES OCORRIAM DE FORMA RÁPIDA, COM AS DEVIDAS HONRAS MILITARES. QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA, OS VIVOS ERAM PRIORIDADE, O PRÓXIMO COMBATE PODIA ESTAR NO HORIZONTE.
SEPULTAMENTO DE MARINHEIROS DO USS INTREPID, APÓS ATAQUE KAMIKAZE EM 1944, TEATRO DO PACIFICO
https://www.facebook.com/photo?fbid=1460533217431534&set=a.676723309145866UM EVENTO REGISTRADO DE FUNERAL MARÍTIMO EM ÁGUAS BAIANAS, OCORREU QUANDO CHARLES DARWIN, EM SEU CRUZEIRO DE ESTUDO CIENTIFICO AO REDOR DO MUNDO, A BORDO DE HMS BEAGLE, ESTEVE NA BAHIA, APORTANDO EM SALVADOR NO DIA 28 DE FEVEREIRO DE 1832, POSTERIORMENTE SEGUIRAM PARA O RIO DE JANEIRO. O CAPITÃO DO NAVIO FITZ -ROY, COM INTUITO DE AFERIR INSTRUMENTOS DE NAVEGAÇÃO TINHA PROGRAMADO RETORNO A BAHIA, NESSE INTERIM 3 MARINHEIROS DO BEAGLE ESTAVAM ADOENTADOS, POSSÍVELMENTE COM MALÁRIA, ELE ACREDITAVA QUE OS ARES DA VIAGEM FARIA BEM AOS MESMOS.
OS TRIPULANTES ERAM O MARINHEIRO MORGAN, O BOY JONES E O JOVEM CHARLES MUSTERS. MORGAN FALECEU DURANTE A VIAGEM, TENDO SEU CORPO BAIXADO AO MAR, OS OUTROS 2 FALECERAM EM SALVADOR, JONES UM DIA DEPOIS DE TER CHEGADO, MUSTERS 2 DIAS DEPOIS, EM 19 DE MAIO. FORAM SEPULTADOS NO CEMITÉRIO DOS INGLESES. NÃO LOCALIZAMOS AS LÁPIDES DOS MESMOS, NÃO EXISTEM REGISTROS DOCUMENTAIS. POSSIVELMENTE PODEM TER SIDO DESTRUÍDAS COM A OCUPAÇÃO DE PARTE DA ÁREA PELO YACHT CLUBE DA BAHIA.
AS HONRAS FÚNEBRES QUANDO REALIZADAS, SEGUIAM A RITUALÍSTICA DE CADA NAÇÃO, CULTURA, TRADIÇÕES. SEMPRE QUE POSSÍVEL O CADÁVER OU URNA SE HOUVESSE, ERAM COBERTOS OU ENVOLVIDOS PELA BANDIERA DO PAÌS.
O FUNERAL DE UM GUERREIRO VIKING SE TORNAVA UM RITUAL SIMBÓLICO MARCANTE, O CORPO ERA COLOCADO EM UM BARCO, VESTIDO COM ROUPAS TRADICIONAIS PARA O MOMENTO, COM SEU ARMAMENTO PESSOAL, A VELA ERA IÇADA, TOCHAS ACESAS PARA INCEDIAR A EMBARCAÇÃO, LEVAMDO O GUERREIRO PARA DIMENSÃO DO SEU DEUS ODIM .
FUNERAL VIKING
https://www.istockphoto.com/br/vetor/funeral-de-viking-no-mar-gm1091895080-292951818O LINK DO VÍDEO A SEGUIR RETRATA OS PROTOCOLOS DE SEPULTAMENTO NO MAR DA MARINHA AMERICANA
https://www.youtube.com/watch?v=2leYJlvddEg
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
terça-feira, 30 de abril de 2024
DRAGAGEM DO TERMINAL DE MADRE DE DEUS - AVANÇO LOGÍSTICO DA ACELEN - DREDGING OF THE MADRE DE DEUS TERMINAL - ACELEN’S LOGISTICS ADVANCE
sexta-feira, 26 de abril de 2024
ARTIGO DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO PUBLICADO NO SITE POLÍTICA AO PONTO
ARTIGO DO BLOG VIAJANTE SEM PORTO FOI PUBLICADO - https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/03/o-negar-por-negar-e-responsabilidade.html NO SITE POLÍTICA AO PONTO - https://politicaaoponto.com.br/o-negar-por-negar-e-a-responsabilidade-funcional-nas-procuradorias-publicas/ , HOJE, DIA 26/04/24. O TEMA VERSA SOBRE ATIVIDADE GOVERNAMENTAL, ESPECIFICAMENTE ATUAÇÃO DAS PROCURADORIAS PÚBLICAS.
https://www.facebook.com/Entendeudireito/photos/a.247038258713238/3735228993227463/?type=3JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
ARTIGO PUBLICADO NO ESTADÃO SOBRE O AVANÇO DO MAR E AÇÕES DOS EUA E HOLANDA PARA CONTER - ARTICLE PUBLISHED IN THE NEWSPAPER ESTADÃO ABOUT THE ADVANCE OF THE SEA AND ACTIONS BY THE USA AND THE NETHERLANDS TO CONTAIN
sexta-feira, 19 de abril de 2024
REGATA ARATU MARAGOJIPE - 2024 - 55 ANOS, ABRE INSCRIÇÃO - ARATU MARAGOJIPE REGATA - 2024 - 55 YEARS, REGISTRATION OPENS
INSCRIÇÕES PARA REGATA ARATU MARAGOJIPE 2024, COMPLETANDO 55 ANOS, SE ENCONTRAM ABERTAS. ESTE EVENTO NÁUTICO PECULIAR, ATRAVESSANDO A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, PASSANDO PELA FOZ DO RIO PARAGUAÇU, NAVEGANDO RIO A DENTRO ATÉ A CIDADE DE MARAGOGIPE, TESTEMUNHANDO PAISAGENS EXUBERANTES, EDIFICAÇÕES COLONIAIS DE IGREJAS A FORTES, É UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL.
https://www.aratuiateclube.com.br/ENTENDEMOS COMO IMPORTANTE A PARTICIPAÇÃO DE SAVEIROS, ESCUNAS E BARCOS CLÁSSICOS, NA REGATA, PARA FORTELECER O RESGATE DA NOSSA CULTURA NAVAL
A SEGUIR COLOCAMOS LINKS DA EXPEDIÇÃO QUE REALIZAMOS, COM NAVEGAÇÃO DE SALVADOR ATÉ A CIDADE DE CACHOEIRA, SUBINDO O RIO PARAGUAÇU.
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/01/expedicao-maritima-ao-rio-paraguacu.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/01/expedicao-maritima-ao-rio-paraguacu-com.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/01/expedicao-maritima-ao-rio-paraguacu-com_17.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/01/expedicao-maritima-ao-rio-paraguacu-com_19.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/01/mais-que-alegria-o-barco-da-nossa.html
https://viajantesemporto.blogspot.com/2011/07/subir-o-rio-paraguacu-de-barco.html
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
quarta-feira, 17 de abril de 2024
UFOS - O SILÊNCIO CIVILIZATÓRIO DAS ENTRANHAS DO UNIVERSO - POR QUE OS ETS NÃO NOS VISITAM - ONDE ESTÃO - UFOs - THE CIVILIZATIONAL SILENCE IN THE BOWELS OF THE UNIVERSE - WHY DON'T THE ETS VISIT US - WHERE ARE THEY
terça-feira, 9 de abril de 2024
SOBRE A ÉTICA, SOBRE A ETIQUETA - ARTIGO PRODUZIDO POR MATHEUS OLIVA - ABOUT ETHICS, ABOUT ETIQUETTE - ARTICLE PRODUCED BY MATHEUS OLIVA
TRANSCREVEMOS NO BLOG VIAJANTE SEM PORTO MAIS UM ARTIGO PRODUZIDO POR MATHEUS OLIVA. BOA LEITURA.
https://www.correio24horas.com.br/colunistas/sobre-etica-sobre-etiqueta-0324
JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065
segunda-feira, 8 de abril de 2024
SOBRE O ACESSO UNIVERSAL AO EXAME DE CREATININA: UM DIREITO DE TODOS - ARTIGO PRODUZIDO POR MATHEUS OLIVA - ABOUT UNIVERSAL ACCESS TO THE CREATININE TEST: A RIGHT FOR EVERYONE - ARTICLE PRODUCED BY MATHEUS OLIVA
TRANSCREVEMOS NO BLOG VIAJANTE SEM PORTO MAIS UM ARTIGO PRODUZIDO POR MATHEUS OLIVA. BOA LEITURA.
https://www.prorim.org.br/blog-artigos/exame-de-creatinina-diagnostico-precoce-da-doenca-renal/
ECONOMISTA - CORECON 2065