quarta-feira, 25 de setembro de 2024

MOVIMENTO MASSIVO DE FULL CONTAINERS - PORTO DE SALVADOR - PRIMEIRA BAIXA - CANCELAMENTO DE ATRACAÇÃO - MASSIVE MOVEMENT OF FULL CONTAINERS - PORT OF SALVADOR - FIRST LOSS - BERRING CANCELLATION

EM COMPLEMENTAÇÃO A POSTAGEM ANTERIOR DESTE BLOG, SOBRE A INTENSA MOVIMENTAÇÃO DE NAVIOS EM DEMANDA A PORTOS E TERMINAIS NO PERÍMETRO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, TEMOS UMA NOVA INFORMAÇÃO, NÃO POSITIVA, A PRIMEIRA BAIXA, 

O NAVIO LOG IN POLARIS, SUSPENDEU FERRO NO FINAL DA TARDE DE HOJE, 25/09/24, RUMO AO PORTO DE SANTOS, O ARMADOR POR CONVENIÊNCIA OPTOU POR CANCELAR A ESCALA, NÃO ESPERANDO NA FILA. DE ATRACAÇÃO, QUE SEJA A ÚNICA DESERÇÃO. CENÁRIO COMO ESTE PODE MINAR A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA.

COMO SERÁ RESOLVIDO A PENDÊNCIA DAS CARGAS DESTINADAS A SALVADOR, OU AQUI SERIAM EMBARCADAS, NÃO TENHO CONHECIMENTO DO ACORDO A SER OPERACIONALIZADO ENTRE O ARMADOR E OS INTERESSADOS PELO ATRASO, HAVERÁ DEMURRAGE.

Demurrage é uma palavra oriunda do francês que significa estadia. No comércio exterior, esse termo é relacionado ao transporte marítimo e utilizado como sinônimo de sobrestadia, podendo se referir tanto a transporte em contêiner quanto a afretamento de navios.

 LOG IN POLARIS


AGORA, DESATRACOU O MONTE VERDE, COM  DESTINO A PECEM, ATRACANDO EM SEU LUGAR O MSC ALMA, ONDE JA SE ENCONTRA O CAPE AKRITAS.

NO FUNDEIO DA ÁREA V, O MSC FAITH, LOG IN EXPERIENCE, CAUQUENES E GREEN RIO DE JANEIRO. NESTE MOMENTO NAVEGAM RUMO A SALVADOR O CMA CGM SANTOS, AMÉRICO VESPUCIO E LOG IN JACARANDA,

O BLOG ACOMPANHARÁ ESTE CENÁRIO, TRAZENDO QUALQUER NOVA INFORMAÇÃO.  FICA A PERGUNTA, O QUE SE TORNA MAIS RELEVANTE NESTE MOMENTO PARA A COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA BAIANA, UMA PONTE DA ILUSÃO - SALVADOR - ITAPARICA, OU AMPLIAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DO SISTEMA LOGÍSTICO PORTUÁRIO NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, JUNTO A UM MALHA FERROVIÁRIA MODERNA E ROBUSTA. TRISTE BAHIA. NECESSIDADES ILIMITADAS E RECURSOS ESCASSOS, UMA PREMISSA DA ECONOMIA, CABENDO DECIDIR COM RACIONALIDADE.

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

MOVIMENTO MASSIVO DE NAVIOS - PORTO DE SALVADOR - ARATU - TERMINAIS PRIVADOS- BAÍA DE TODOS OS SANTOS - MASSIVE MOVEMENT OF SHIPS - PORT OF SALVADOR - ARATU - PRIVATE TERMINALS - BAÍA DE ALL SANTOS

DURANTE A SEMANA QUE PASSOU E HOJE 23/09/24. O MOVIMENTO DE NAVIOS NO INTERIOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS TEM SIDO INTENSO, PORTO DE SALVADOR E ARATU, PORTO COTEGIPE, TERMINAL ENSEADA, GERDAU - ANTIGA USIBA, MADRE DE DEUS, DOW QUPIMICA, 

A ÁREA 5, PRINCIPAL PERÍMETRO DE FUNDEIO, HOJE, ÀS 11;08 HS ESTAVA COM 20 NAVIOS EM ESPERA, FERRO ARRIADO, AGUARDANDO VAGA PARA OPERAÇÃO.  MAIS 2 FUNDEADOS NO INTERIOR DA BAÍA, O SONANGOL KALANDULA E CASTILLO DE MACEDA,

https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/centerx:-77.5/centery:46.6/zoom:3

OS PONTOS VERDES NO MAPA REPRESENTAM NAVIOS DE CARGAS SECAS, GRANELEIROS, FUL CONTAINER, CARGA GERAL, OS PONTOS VERMELHOS NAVIOS TANQUES - OIL / CHEMICAL TANKER E LNG TANKER. 

SONANGOL KALANDULA
https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:373352/mmsi:311035500/imo:9575553/vessel:SONANGOL_KALANDULA

UMA VISÃO LÚDICA É CONTEMPLAR NAVIOS AO LARGO, POR OUTRO LADO É UMA DEMONSTRAÇÃO DE NECESSIDADE PARA MELHORIA DA ECONOMIA BAIANA, UM GARGALO LOGÍSTICO QUE PODE IMPEDIR A AMPLIAÇÃO DE NOSSA COMPETITIVIDADE EM RELAÇÃO A OUTROS ESTADOS. 

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES PODEM SER FEITAS. INVESTIMENTOS SIGNIFICATIVOS TEM ACONTECIDO, COMO O TERCEIRO BERÇO DO PORTO COTEGIPE, PARA OPERAR GRANÉIS, O GRUPO QUE ESTÁ À FRENTE DO PORTO DE ARATU, TERMINAIS DE GRANÉIS SÓLIDOS, REQUALIFICOU OS SEUS SHIPLOADER, ALÉM DE REALIZAR OBRAS NO TGS II, ADAPTANDO-O PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS VEGETAIS, PRINCIPALMENTE SOJA E MILHO.

O TECON TERMINAL DE CONTÊINERES DO PORTO DE SALVADOR HOJE CONTA COM 2 BERÇOS DE ATRACAÇÃO, COM CALADO E TRANSTÊINER DE ÚLTIMA GERAÇÃO, PODENDO RECEBER OS MAIORES NAVIOS PARA ESTE TIPO DE CARGA, ALÉM DE UM CAIS AUXILIAR ONDE OPERA GRANÉIS E PEÇAS DE PROJETO.

NESTE MÊS DE SETEMBRO O LINE UP DO TECON SALVADOR INDICA GRANDES PARTIDAS DE DESEMBARQUE DE FERTILIZANTES, ENTRE 50.000 E 66,000 TON, SÃO  MOVIMENTAÇÕES CONSIDERÁVEIS, MESMO PARA UM PORTO GRANELEIRO COMO ARATU. A PARADA DO TGS II PARA ADAPTAÇÕES PODE TER DESVIADO ESSAS DEMANDAS PARA O TECON. OS PORTÊINERES SÃO VERSÁTEIS OPERAM COM GRABS, ALÉM DE CONTÊINERES. NO CAIS DE LIGAÇÃO TEMOS 2 EQUIPAMENTOS PANAMX, QUE O TECON TEM UTILIZADO PARA MOVIMENTAÇÕES DE GRANÉIS. RESSALTAMOS AS OPERAÇÕES COM PEÇAS, QUE TAMBÉM NESTE MÊS TEM SIDO FREQUENTES NO CAIS PÚBLICO.

Os grabs são garras mecânicas que podem ser usadas em operações portuárias para manusear materiais a granel, como grãos, fertilizantes, carvão, areia, entre outros. Eles são geralmente acoplados a guindastes móveis ou descarregadores de navios e podem ser operados por toque, controle remoto ou manualmente. - Visão geral criada por IA

GRABS ACOPLADOS A GUINDASTE DE BORDO

https://amarracaodecargas.com.br/produtos/cabo-de-aco/grab-para-guindastes-de-cabo-unico/#:~:text=Os%20GRABS%20para%20guindastes%20de,Abertura%20manual

O TUP - TERMINAL DE USO PRIVADO, ENSEADA, ENQUANTO NÃO ATUA EM SUA FUNÇÃO, CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES, TEM UTILIZADO SEUS BERÇOS PARA OPERAREM COM MINÉRIO DE FERRO, SOJA, SENTIDO EXPORTAÇÃO, COQUE E PEÇAS DE PROJETO NA IMPORTAÇÃO. NESTE MOMENTO DESATRACOU DO ENSEADA O NAVIO DIAMOND SEA COM 6,4 M DE CALADO, EM LASTRO, NÃO TENHO INFORMAÇÃO SOBRE O QUE FOI DESCARREGADO, MAS DEVE TER SIDO COQUE.

DIAMOND SEA

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:302257/shipname:DIAMOND%20SEA?order=date_uploaded


À ACELEN DRAGOU RECENTEMENTE O TERMINAL DE MADRE DE DEUS, SE FOI DRAGAEM DE MANUTENÇÃO OU AMPLIAÇÃO DE SEU CALADO OPERACIONAL DE 12,5 M, DESCINHEÇO. DIGA-SE DE PASSAGEM QUE A PRIVATIZAÇÃ DA REFINARIA DE MATARIPE FOI O FATO ECONÔMICO MAIS SIGNIFICATICO E POSITIVO PARA A ECONOMIA BAIANA NOS ÚLTIMOS ANOS, ESPERO QUE NÃO VOLTE PARA AS MÃOS PESADAS DA PETROBRAS, QUE TEM SUA ATUAÇÃO CONTAMINADA POR INGERÊNCIAS POLÍTICAS, ATENDENDO A INTERESSE PARTIDÁRIOS E NÃO A BUSCA PELA EFICIÊNCIA.

O GUPO MUBADALA QUE COMANDA À ACELEN TAMBÉM REALIZA OPERAÇÕES SHIP - TO - SHIP NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, TANTO NO SENTIDO IMPORTAÇÃO COMO EXPORTAÇÃO.

O ANTIGO TERMINAL DA USIBA, DEPOIS GERDAU E HOJE COMPRADO E OPERADO PELA INTERMARÍTIMA, SE REQUALIFICOU. SEU PIER TEM OCUPAÇÃO DE 100%. APENAS PARA DESCARREGAR. NESTE MOMENTO ESTÁ ATRACADO O QING FENG LING.

QING FENG LING

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:650222/shipname:QING%20FENG%20LING?order=date_uploaded

ENTRE OS 20 NAVIOS FUNDEADOS O LIGHT VENTURE LEVANTOU FERRO, PARA OPERAR  NO PORTO COTEGIPE, EMBARCAR SOJA, NO LUGAR DO BLUE IONIAN QUE DESATRACOU COM DESTINO A SINGAPURA, CALADO 13,1 M, TAMBÉM COM SOJA OU FARELO.


BLUE IONIAN
https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:3347/shipname:BLUE%20IONIAN?order=date_uploaded

LIGHT VENTURE

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:6241172/shipname:LIGHT%20VENTURE?order=date_uploaded

NESTE CENÁRIO RESSALTAMOS O INTENSO MOVIMENTO DE CONTÊINERES, ONTEM DIA 22/04/24 DOIS NAVIOS ESTAVAM ATRACADOS, O VICENTE PINZON, QUE CONTINUA, OCUPOU O LUGAR DO CMA CGM BERLIOZ, QUE ZARPOU PARA CARTAGENA, O ,MSC ADONIS, ZARPOU HOJE PELA MANHÃ PARA O PORTO DO RIO DE JANEIRO.

MSC ADONIS

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:3603412/shipname:MSC%20ADONIS?order=date_uploaded

VICENTE PINZON

NO FUNDEIO, APESAR DE UM BERÇO DESOCUPADO NO TECON, TEMOS O MSC ALMA E MONTE VERDE, JUNTE-SE A ISTO, 4 OUTROS FULL CONTAINER QUE NAVEGAM VINDO DO NORTE PARA O PORTO DE SALVADOR, O MSC FAITH - DA SÉRIE DE MAIORES NAVIOS A ATRACAR EM SALVADOR, LINHA PARA SUDESTE ASIÁTICO - CMA CGM COLUMBIA, LOG IN POLARIS, LOG IN EXPERIENCE.

MSC FAITH
VINDOS DO SUL NAVEGAM CAPE AKRITAS E CAUQUENES. ATÉ HOJE NÃO TINHA OBSERVADO UM MOVIMENTO TÃO INTENSO COMO O DESTE MOMENTO, PARABÉNS AO TECON SALVADOR, PELA CAPTAÇÃO DE NOVAS LINHAS MARÍTIMAS, O QUE AMPLIA AS VANTAGENS COMPARATIVAS E COMPETITIVAS DA ECOMOMIA BAIANA;

CAUQUENES
PARA COMPLETAR OUTROS NAVIOS ESTÃO NAVEGANDO PRÓXIMOS A SALVADOR, O QUE AMPLIARÁ O NÚMERO DE 20 NAVIOS AO LARGO, NA ÁREA V, O HORIZON  ELECTRA  E EASTERLY BEECH GALAXY.

AOS FORMADORES DE OPINIÃO NESTE ESTADO CHAMADO BAHIA, PERGUNTO - QUAL O MAIS RACIONAL, É APLICAR BILHÕES DE REAIS EM UMA PONTE SALVADOR - IRAPARICA, DA ILUSÃO, QUE HOJE NÃO TEM FUNDAMENTOS EM TERMOS DE DEMANDA DE TRÁFEGO, OU SEJA, OS FUNDAMENTOS SÃO IDEOLÓGICOS E POLÍTICOS, OU APLICAR EM FERROVIAS QUE ATENDAM AS OPERAÇÕES DE NOSSOS PORTOS PÚBLICOS E TERMIMAIS PRIVADOS - TRISTE BAHIA - ACESSEM O LINK DO BLOG, A SEGUIR ONDE ESTE ASSUNTO É TRATADO COM MAIS MINÚCIAS-

LINKS CORRELATOS:









JOSEMAR

ECONOMISTA- CORECON 2065

quarta-feira, 18 de setembro de 2024

VELOCIDADES DE NAVIOS - SHIP SPEED

A VELOCIDADE MÉDIA E MÁXIMA DE ALGUNS TIPOS DE NAVIOS, SÃO DISTINTAS, DE ACORDO COM AS CARGAS TRANSPORTADAS.

CRUZEIROS PELA PRÓPRIA ESPECIFICIDADE OPERACIONAL SÃO DOTADOS DE MÁQUINAS MAIS POTENTES, OFERECENDO TEMPO SUFICIENTE ENTRE UMA ESCALA E OUTRA, PROPORCIONANDO AOS PASSAGEIROS MAIOR OPÇÃO DE PORTOS A SEREM VISITADOS.

NAVIOS FULL CONTAINERS, TAMBÉM TEM MÁQUINAS QUE OFERECEM MAIOR VELOCIDADE, QUE APESAR DE MAIS CUSTOSAS E CONSUMINDO MAIS COMBUSTÍVEIS, A RENTABILIDADE É COMPENSADA PELAS MERCADORIAS TRANSPORTADAS NOS COFRES DE CARGAS COM MAIOR  VALOR AGREGADO.


NAVIOS LIVESTOCK SHIP, TRANSPORTAM ANIMAIS VIVOS, PRINCIPALMENTE BOVINOS E OVINOS. VELOCIDADE MÉDIA DE 24 NÓS - KNOTS. EM RAZÃO DA PRÓPRIA NATUREZA DA CARGA.

VLCC - VERY LARGE CRUDE CARRIER, SÃO NAVIOS PARA TRANPORTAR GRANDES QUANTIDADE DE PETRÓLEO BRUTO.

NA IMAGEM UM GRANELEIRO É COLOCADO COMO NAVIO DE CARGA GERAL. UM EQUÍVOCO.

OS NAVIOS, ROLL-ON/ROLL-OFF, TRANSPORTADORES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES, SEGUEM OS FUNDAMENTOS DOS FULL CONTAINERS.

BULK CARRIER - GRANELEIROS - E TANKER TÊM VELOCIDADES MÉDIAS INFERIORES AOS CITADOS ANTERIORMENTE. A DIFERENÇA DOS GRANÉIS LÍQUIDOS PARA GRANÉIS SÓLIDOS SE DEVE POR NÃO SÓ PETRÓLEO BRUTO SER TRANSPORTADO, TAMBÉM, DERIVADOS E PRODUTOS QUÍMICOS, CARGAS MAIS NOBRES.


EMBARCAÇÕES TRANPORTADORA DE GÁS LIQUEFEITO DE PETRÓLEO, COM SISTEMAS COMPLEXOS PARA MANTER A CARGA EM TEMPERATURAS NEGATIVAS, ALCAÇAM VELOCIDADES QUE SE APROXIMAM DE 20 NÓS OU MAIS.

LNG SHIPPING

https://marine-digital.com/article_10biggest_lng_shipping_companies

A velocidade de cruzeiro nada mais é do que a média de velocidade que o barco se mantém e através disso consegue economizar combustível , e ao mesmo tempo ter menos desgaste do motor. - https://www.fsyachts.com.br/blog/o-que-e-e-por-que-calcular-a-velocidade-de-cruzeiro/


JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065

segunda-feira, 16 de setembro de 2024

IDEIAS PARA OS POSTULANTES À PREFEITO DE SALVADOR - ELEIÇÃO 2024 - PARTE 2 - USINA DE RECICLAGEM DE LIXO, UMA CONTRIBUIÇÃO AO PLANETA - IDEAS FOR POSTULANTS FOR MAYOR OF SALVADOR - 2024 ELECTION - PART 2 - GARBAGE RECYCLING PLANT, A CONTRIBUTION TO THE PLANET

NESSE TEXTO VAMOS LANÇAR UMA OPÇÃO PARA QUE A CIDADE DO SALVADOR, CAPITAL DA BAHIA E SUA ZONA DE INFLUÊNCIA POSSAM DAR UM DESTINO MAIS RACIONAL AO SEU LIXO DOMICILIAR E COMERCIAL, QUE NÃO SEJA OS ATERROS SANITÁRIOS E OS  LIXÕES A CÉU ABERTO.

SALVADOR, DESTINA GRANDE PARTE DO LIXO GERADO POR SUA POPULAÇÃO PARA OS ATERROS SANITÁRIOS, PELOS MENOS A RECOLHIDA, POIS, É NOTÓRIA A DEFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA PÚBLICA NA NOSSA CIDADE, PRINCIPALMENTE NOS BAIRROS PERIFÉRICOS, ONDE RESÍDUOS SE ACUMULAM DURANTE DIAS.
MESMO SENDO UMA OPÇÃO LASTREADA EM CRITÉRIOS TÉCNICOS, O ATERRO SANITÁRIO ESTÁ LONGE DE SER O MÉTODO IDEAL DE DESTINO PARA O RESULTADO DE NOSSAS RELAÇÕES DE CONSUMO, O LIXO, O VILÃO.
POR FAVOR VEJA O VÍDEO SOBRE O DESTINO DOS RESÍDUOS EM SINGAPURA:
AS CÉLULAS QUE COMPÕEM O ATERRO OCUPAM UM ÁREA FÍSICA DE GRANDES DIMENSÕES, QUE NÃO DEVEM ESTAR LONGE DO CENTRO URBANO, EM VIRTUDE DA IDA E VINDA DOS CAMINHÕES, QUE PRECISAM DESCARREGAR E CARREGAR SUA CARGA. ESSES ATERROS SÃO RAPIDAMENTE SATURADOS PELO CRESCIMENTO GEOMÉTRICO DOS GRANDES CENTROS, HAVENDO SEMPRE A NECESSIDADE DE NOVAS ÁREAS.
POR MAIOR PRECAUÇÃO QUE SEJA TOMADA NA PREPARAÇÃO DESSAS ÁREAS, NÃO TEMOS DÚVIDAS QUE ALGUMA QUANTIDADE DE RESÍDUOS IRÃO ESCAPAR, SE INFILTRANDO NO SUBSOLO, POR CONSEQUÊNCIA CONTAMINANDO O LENÇOL FREÁTICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

SOBRE OS LIXÕES EXISTENTES EM GRANDE PARTE DAS CIDADES DO INTERIOR BAIANO, NÃO TEMOS O QUE COMENTAR, APENAS REPETINDO QUE É UMA AÇÃO CRIMINOSA CONTRA OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE CIDADANIA E DA DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS.
O QUE PROPOMOS É A CONSTRUÇÃO DE UMA GRANDE E MODERNA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO NA ÁREA DO COMPLEXO INDUSTRIAL DE CAMAÇARI, QUE RECEBERIA TODO O MATERIAL GERADO EM SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA.
POR SER UMA CIDADE SITUADA NA ZONA TROPICAL, O LIXO PRODUZIDO EM NOSSA CAPITAL É COMPOSTO EM GRANDE PARTE DE RESÍDUOS ORGÂNICOS, FRUTAS POR EXEMPLO, IMAGINEM TODOS RESTOS DE COCO, MANGAS, JACAS, CAJUS, MELANCIAS, BANANAS, BAGAÇO DE CANA, CASCAS DE CRUSTÁCEOS E MOLUSCOS, QUE SÃO GERADOS PELO CONSUMO GASTRONÔMICOS DOS SOTEROPOLITANOS, PODEM SER TRANSFORMADOS EM FERTILIZANTE NATURAL, CUJO PREÇO DE MERCADO É BEM SUPERIOR AO IPRODUZIDO POR PROCESSO QUÍMICO.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

METAIS, VIDROS, PAPÉIS, PLÁSTICOS, PNEUS E  OUTROS MATERIAIS SERIAM NESSA USINA, SEGREGADOS E UNITIZADOS PARA SEREM COMERCIALIZADOS PARA RESPECTIVAS INDÚSTRIAS RECICLADORAS.
A LEGIÃO DE CATADORES DE MATERIAL RECICLADO, QUE VIVE DE FORMA DEGRADANTE, REVIRANDO CONTÊINERES DE LIXO OU LIXÕES EM BUSCA DE MATERIAIS DESCARTÁVEIS SERIA PRIORIZADA NOS POSTOS DE TRABALHOS GERADOS PELA USINA, APÓS PRÉVIO CADASTRAMENTO E TREINAMENTO.
OS GRANDES CENTROS FORA DO EIXO DA REGIÃO METROPOLITANA, RAIO DE ATÉ 200 KM TERIAM UNIDADES COMPACTADORAS DE LIXO, ENVIANDO O RESULTADO PARA USINA CENTRAL.
VEJAM QUE A RELAÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DE UM EVENTO DESSA NATUREZA, SÃO INÚMEROS E ENTUSIASMANTES. PRIMEIRO, A RENTABILIDADE PELA VENDA DE ADUBO ORGÂNICO, SUCATAS, RESÍDUOS PARA GERAR COMBUSTÃO, SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, FUNÇÃO SOCIAL ADVINDA DO EMPREGO DE PESSOAL ENVOLVIDO COM RECICLAGEM DE MATERIAIS.

http://renataadanielee.blogspot.com.br/2010/08/reciclagem-do-lixo.html

PARA CONCRETIZAR E VIABILIZAR O EMPREENDIMENTO, DEVE-SE CONTAR COM CAPITAL DO ESTADO  E PREFEITURA DE SALVADOR, CAPITAL PRIVADO QUE PODE SER O DETENTOR DA TECNOLOGIA, E RECURSOS DE INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DE PAÍSES ONDE A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE SEJA PRIORIDADE.
O RESULTADO ECONÔMICO E FINANCEIRO PROVENIENTE DA RENTABILIDADE DA USINA SERIA APLICADO UMA PARTE EM MELHORIA DOS PROCESSOS OPERACIONAIS O RESTANTE EM ATIVIDADES LIGADAS A PROJETOS GOVERNAMENTIAS DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE NO ESTADO DA BAHIA, ALÉM DO RESULTADO  SOCIAL DIRETO DOS EMPREGOS GERADOS.
EM RELAÇÃO ÀS CIDADES DE MÉDIO PORTE, PODE-SE IMPLEMENTAR O MESMO PROJETO EM ESCALA PROPORCIONAL AO SEU TAMANHO
RESSALTAMOS QUE, A VIABILIDADE DE UM PROJETO DESSA NATUREZA PASSA PELA CONSCIENTIZAÇÃO DA SOCIEDADE.

 JOSEMAR
ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 13 de setembro de 2024

IDEIAS PARA OS POSTULANTES A PREFEITO DE SALVADOR - ELEIÇÃO 2024 - PARTE 1 - ATIVIDADE NÁUTICA UMA FONTE DE RECEITA E EMPREGO - IIDEAS FOR POSTULANTS FOR MAYOR OF SALVADOR - 2024 ELECTION - PART 1 - NAUTICAL ACTIVITY A SOURCE OF INCOME AND JOBS

ESTAMOS À PORTA DE MAIS UM PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DO FUTURO GOVERNANTE DA NOSSA CIDADE DE SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ESTE BLOG TEM A INTENÇÃO DE CONTRIBUIR COM IDÉIAS EXEQUÍVEIS QUE VÃO GERAR RENDA, EMPREGO E RECEITA PARA A POPULAÇÃO DESTA CAPITAL.

ENSEADA DOS TAINHEIROS
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

UM DOS PROJETOS QUE VIZUALIZAMOS  É A REQUALIFICAÇÃO DA ORLA QUE COMPREENDE A BAIXA DO BONFIM, PASSANDO PELA A ENSEADA DOS TAINHEIROS, CHEGANDO  A  PRAIA DE INEMA NO FINAL DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR.

ANTIGA MARINA PIER SALVADOR
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

TORNOU-SE REDUNDANTE FALAR SOBRE AS POTENCIALIDADES NÁUTICAS DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E SEU ENTORNO,  POIS NADA DE CONCRETO FOI REALIZADO,  SALIENTAMOS QUE É  ESSENCIAL EXPLORÁ-LA  DENTRO DO CONTEXTO DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL, FAZ SE NECESSÁRIO QUE ESSAS AÇÕES SEJAM IMPLEMENTADAS DE FORMA HARMONIOSA ENTRE AS ESFERAS GOVERNAMENTAIS.

RIBEIRA - BAIXA DO BONFIM -AO FUNDO EMBARCAÇÕES FUNDEADAS MARINA BONFIM
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

ASSIM, PROPOMOS AO FUTURO PREFEITO, ELABORAR UM PROJETO AMPLO E ESTRUTURANTE PARA TORNAR A ORLA DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO EM UM GRANDE CHAMARIZ PARA A IMPLANTAÇÃO DE MARINAS, CLUBES NÁUTICOS, BARES, RESTAURANTES, PEQUENOS ESTALEIROS PARA MANUTENÇÃO E ABASTECIMENTO DE EMBARCAÇÕES E AÇÕES PARA APOIAR PESCADORES E MARISQUEIRAS.

BARCOS NA ENSEADA DOS TAINHEIROS - AO FUNDO CLUBE DOS SAVEIROS
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

É UM PROJETO TOTALMENTE VIÁVEL, DESDE QUE ENVOLVA EM SUA CONSECUÇÃO OS MORADORES DA ÁREA, PROPRIETÁRIOS DE ESTRUTURAS NÁUTICAS JÁ INSTALADAS E  EQUIPE MULTIDISCIPLINAR QUE INCLUAM NAVEGADORES, DONOS DE EMBARCAÇÕES DE LAZER, BIÓLOGOS, OCEANÓGRAFOS, AMBIENTALISTAS, ARQUEÓLOGOS NAVAIS, HISTORIADORES E OS DETENTORES DO SABER POPULAR.

ENSEADA DOS TAINHEIROS - ESCUNA EM PRIMEIRO PLANO
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NUM PROJETO DESSA NATUREZA NÃO HAVERIA  NECESSIDADE DE CONTRATAÇÕES DE CONSULTORIA COM CUSTO ELEVADO, QUE NÃO DOMINAM CONHECIMENTO PRÁTICO SOBRE A ÁREA E OS ASPECTOS CULTURAIS DO POVO BAIANO. 

ENSEADA DOS TAINHEIROS
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

ESTAS OBRAS PODEM TER INÍCIO A PARTIR DA RIBEIRA, ONDE JÁ EXISTE UM RELATIVA ESTRUTURA NÁUTICA, COM AMPLOS ESPAÇOS AINDA OCIOSOS  A SEREM CONTEMPLADOS COM MELHORAMENTOS PÚBLICOS.

AVENIDA BEIRA MAR - RIBEIRA
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

A MARINA DA PENHA  ATUALMENTE  FOI CONCEDIDA A INICIATIVA PRIVADA PARA EXPLORAÇÃO, COM OBRAS PRATICAMENTE FINALIZADAS, ALÉM DA ATIVIDADE FIM, É UM CONJUNTO EXCELENTE PARA UM PROJETO DE PROFISSIONALIZAÇÃO NÁUTICA, ONDE MORADORES DO LOCAL TERIAM CURSOS DE MARINHARIA, MOTORES, CONSTRUÇÃO DE EMBARCAÇÕES DE PEQUENO E MÉDIO PORTE, ARTE DE VELEJAR PARA MENORES CARENTES COM BOLSAS DE ESTUDO COMPLEMENTARES, CURSOS NA ÁREA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL E MANEJO DE PESCA ARTESANAL. SERIA UMA BASE PARA GERAÇÃO DE MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA, OFERECENDO SUPORTE À ATIVIDADE COMO UM TODO. O GALPÃO DA ANTIGA COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA DEVE SER APROVEITADO NESSE CONTEXTO. 

ESCUNA - BARCO TÍPICO DA BAHIA
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

EM RELAÇÃO AO ENTORNO DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, AÇÕES REQUALIFICADORAS TERIAM QUE SER IMPLEMENTADAS, COMO DESASSOREAMENTO DE CANAIS, REIMPLANTAÇÃO DE ÁREAS DE MANGUE ANTES DESTRUÍDAS E DESATERRAR O ESPELHO D'ÁGUA NO FUNDO DA ENSEADA, MASSARANDUBA, RECONQUISTANDO UMA PARTE DO QUE FOI PERDIDO COM OS CRIMINOSOS ASSENTAMENTOS REALIZADOS SEM NENHUM TIPO DE ESTUDO AMBIENTAL EM DÉCADAS PASSADAS.

MARINA DA PENHA

IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

CRIAR SUPORTE TÉCNICO E FINANCEIRO, PARA QUE OS PEQUENOS ESTALEIROS LOCALIZADOS NESSA ENSEADA TENHAM CONDIÇÕES DE SE EXPANDIREM E ADQUIRIREM NOVAS TECNOLOGIAS OPERACIONAIS.

CASARÃO - RIBEIRA
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

TERIAM QUE SER IMPLANTADAS AÇÕES PARA PRESERVAÇÃO E RECUPERAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA RIBEIRA, COMO ATRATIVO  PARA VISITANTES.

CLUBE ANGRA DOS VELEIROS
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

SOLAR AMADO - RIBEIRA
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

SAINDO DA ENSEADA DOS TAINHEIROS, COMEÇA A ORLA FERROVIÁRIA DA CIDADE. ESSE PONTO QUE VAI ATÉ A PRAIA DE INEMA, SERIA CONTEMPLADO COM NOVAS MARINAS E OUTRAS ESTRUTURAS DE SUPORTE , JUNTO A RESTAURANTES E  LOJAS DE ARTIGOS NAVAIS.

CASARÃO NA RIBEIRA
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

RESSALTAMOS QUE SALVADOR, DIANTE DO VIGOROSO CRESCIMENTO DO MERCADO NÁUTICO SE ENCONTRA COM CARÊNCIA DE VAGAS PARA GUARDA DE EMBARCAÇÕES DE LAZER, DESSE MODO, QUALQUER NOVO EMPREENDIMENTO QUE VENHA SE INSTALAR NESSE SETOR TERIA RETORNO GARANTIDO. É TRANSLÚCIDO QUE A INICIATIVA PRIVADA COMPLEMENTARIA ESSAS AÇÕES DIANTE DA SERIEDADE QUE ENVOLVERIA UMA INTERVENÇÃO DESSA NATUREZA.

CASARÃO EM RUÍNAS - RIBEIRA 
IMAGEM AUTOR DO BLOG

UM CRIME AMBIENTAL PRATICADO NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, COM LANÇAMENTO DE ESGOTO IN NATURA NO BAIRRO DA  MASSARANDUBA, O CANAL DO BATE - ESTACA, ORIUNDO DE GRANDE PARTE DA CIDADE BAIXA, SOME-SE A ISTO A DESTRUIÇÃO DOS MANGUES PROVOCADA POR ATERROS PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÃO POPULAR. ESTA MISTURA MIXÓRDIA DE DESPREZO, DEMONSTRA COMO AS AUTORIDADES TRATAM O LITORAL MARÍTIMO DE NOSSA CIDADE. 

SÓ REQUALIFICAR, ENCOBRINDO O CANAL SEM  REALIZAR O SANEAMENTO ADEQUADO NÃO RESOLVE O PROBLEMA  É LIXO EMBAIXO DO TAPETE, AS MAZELAS CONTINUAM.

MESMO ESTA FUNÇAO SENDO DE RESPONSABILIDADE DO GOVERNO DO ESTADO, ATRAVÉS DA EMBASA-EMPRESA DE ÁGUA E SANEAMENTO, OS MORADORES DESSA REGIÃO DEVEM EXIGIR DE FORMA INCONDICIONAL DE SEU CANDIDATO A PREFEITO QUE FAÇA TRATATIVA JUNTO AOS PODERES CONSTITUIDOS PARA IMPLANTAÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO NA CIDADE BAIXA, ITAPAGIPE.

ANTIGO AEROPORTO DE HIDROAVIÕES 
IMAGEM DO AUTOR DO BLOG

CASARÃO  - RIBEIRA
FOTO DO AUTOR DO BLOG

NO MARCADOR MONOGRAFIA, NESTE BLOG, O VISITANTE ENCONTRARÁ MAIORES DETALHES TÉCNICOS DE COMO DESENVOLVER A NÁUTICA NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

ATÉ A PRÓXIMA

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quarta-feira, 11 de setembro de 2024

ABANDONO DOS CASARÕES HISTÓRICOS DO BAIRRO DO COMÉRCIO - CIDADE DO SALVADOR - ESTADO DA BAHIA - THE ABANDONMENT OF HISTORIC HOUSES IN THE COMMERCIAL NEIGHBORHOOD - CITY OF SALVADOR - STATE OF BAHIA

TRABALHO NO COMÉRCIO, BAIRRO PORTUÁRIO DA CIDADE DO SALVADOR, ESTADO DA BAHIA, EM MINHAS ANDANÇAS PELO BAIRRO OBSERVEI UMA INSCRIÇÃO GRAFITADA NAS PAREDES DAS RUÍNAS DO CASARÃO ONDE FUNCIONAVA O TRADICIONAL RESTAURANTE COLON, FUNDADO HÁ 107 ANOS POR IMIGRANTES ESPANHÓIS, A FRASE  "AQ MORRE  + UM PEDAÇÕ DA HISTÓRIA" , DIANTE DESTE AXIOMA  FIQUEI DECLINADO A  ESCREVER UM POUCO SOBRE OS CASARÕES DO COMÉRCIO.

RUÍNAS DO COLON

RESSALTO QUE TODA VEZ QUE TERMINA MEU EXPEDIENTE NO TRABALHO, NO RETORNO PARA MINHA RESIDÊNCIA, SEMPRE FICO A ADMIRAR ESTAS BELAS EDIFICAÇÕES SECULARES QUE REPRESENTAM A HISTÓRIA  DA CIDADE ONDE SEU PORTO E SEU COMÉRCIO FERVILHAVAM DE VIDA E DINAMISMO ECONOMICO, INFELIZMENTE, NOS DIAS ATUAIS APENAS A POBREZA E DESCASO COM NOSSA CIDADE RETRATAM UMA MANCHA TENEBROSA CUJA ORIGEM SE DEU EM GOVERNOS ORIUNDOS DE UM POVO QUE NÃO PENSA EM IDENTIDADE, CIDADANIA, NO LEGADO DOS  ANCESTRAIS, COM RARAS EXCEÇÕES.

RUÍNAS DO COLON


O BAIRRO DO COMÉRCIO E O PORTO DA CIDADE, A PARTIR DO SÉCULO XIX, FORAM FUNDAMENTAIS PARA TRANSFORMAREM A CIDADE DE SALVADOR EM UMA ZONA PORTUÁRIA MAIS IMPORTANTE DO HEMISFÉRIO SUL. ARMAZÉNS, TRAPICHES, ALFÂNDEGA RECEBIAM MERCADORIAS DE DIVERSAS PARTES DO GLOBO, DAQUI SAIAM ESPECIARIAS, ACÚCAR, O INCIPENTE CACAU E PIAÇAVA.

MUITOS DESTES COMERCIANTES, EXPORTADORES E IMPORTADORES, REPRESENTANTES DE AGÊNCIAS DE NAVEGAÇÃO, CASAS DE CÂMBIO, BANCOS FORAM AOS POUCOS DE ESTABELECENDO NA CIDADE BAIXA, COMO O COMÉRCIO ERA TAMBÉM CONHECIDO, NÃO SÓ OS CENTROS DOS NEGÓCIOS ESTAVAM INSTALADOS, MAS MUITOS  DESTES PERSONAGENS TAMBÉM RESIDIAM NO LOCAL.

O PRÉDIO DA ANTIGA ALFÂNDEGA ONDE HOJE FUNCIONA O MERCADO MODELO



ALFÂNDEGA EM 1860, RECÉM CONSTRUÍDA
http://www.salvador-antiga.com/comercio/alfandega-vedani.htm

EDIFICAÇÕES BELÍSSIMAS FORAM CONSTRUÍDAS COM ELEMENTOS ARQUITETÔNICOS DECORATIVOS, COMO LEÕES, ÁGUIAS, FIGURAS HUMANÓIDES ALADAS, BRASÕES E FIGURAS MITOLÓGICAS, QUE REPRESENTAVAM A CRENÇA DOS SEUS PROPRIETÁRIOS.

EM PRIMEIRO PLANO, A BASÍLICA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA, INAUGURADA EM 1765, AO FUNDO O ELEVADOR LACERDA, INAUGURADO EM 08 DE DEZEMBRO DE 1873, SUA FORMA ATUAL VEIO DA REFORMA DE 1930. PODE-SE VER INÚMEROS CASARIOS, INCLUSIVE ALGUNS DO SÉCULO XIX.- https://mobilidade.salvador.ba.gov.br/ascensores/



A MAIORIA DOS CASARIOS ESTÃO EM ESTADO DE RUÍNA, OUTROS ONDE FUNCIONAM RESTAURANTES E LOJAS NO SEU TÉRREO, MANTÉM ALGUM NÍVEL DE CONSERVAÇÃO, PELO MENOS EM SUAS FACHADAS.

ELEVADOR LACERDA


ELEVADOR LACERDA



A CONTRUÇÃO NO ALTO É O PALÁCIO RIO BRANCO - 1919 - https://pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/palacio-rio-branco/

AS FOTOS DAS EDIFICAÇÕES APRESENTADAS NESTA POSTAGEM, QUE FORAM CONSTRUIDAS EM SUA MAIORIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX, AS MAIS ANTIGAS SE LOCALIZAM AO REDOR DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DA PRAIA, NESSE LOCAL  OCORRERAM EVENTOS IMPORTANTES, A EXEMPLO  DO  FUNDEIO DA FROTA INVASORA HOLANDESA EM 1624. 


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PRAÇA VISCONDE DE CAIRU ONDE FUNCIONAVA O ANTIGO MERCADO MODELO DE SALVADOR, DESTRUÍDO POR UM INCÊNDIO  1º DE AGOSTO DE 1969 


ANTIGO MERCADO MODELO DE SALVADOR POR VOLTA DOS ANOS 1940
http://www.salvador-antiga.com/comercio/mercado-modelo/mercado-modelo.htm

SEDE DO II DISTRITO NAVAL -  MARINHA DO BRASIL - 1940 - ANTES FUNCIONAVA A ESCOLA DE APRENDIZES DE MARINHEIRO



LOCAL DA ANTIGA RAMPA DO MERCADO - 15 - 09 -2024 -  http://www.salvador-antiga.com/comercio/mercado-modelo/rampa.htm



RAMPA DO MERCADO POR VOLTA DO FINAL DA DÉCADA DE 40 INÍCIO DA DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX - REPLETA DE SAVEIROS, EMBARCAÇÕES TÍPICAS DO MAR DA BAHIA 
PIERRE VERGER


O PRÉDIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DA BAHA - PRESERVADO, FOI INAUGURADO EM 1817 - ONDE O MAR CHEGAVA ATÉ A ESCADARIA E SERVIA DE ATRACADOURO PARA EMBARCAÇÕES, ESTA CONDIÇÃO PERMANECEU ATÉ AS OBRAS DO ATERRO PARA CONSTRUÇÃO DO PORTO DE SALVADOR,  INICIADAS EM 1911 E INAUGURADA EM 1913.

PRÉDIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DA BAHIA



PRÉDIO DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DO ESTADO DA BAHIA


ÁREAS PORTUÁRIAS  EM DIVERSOS PAISES QUE SE ENCONTRAVAM EM ESTADO DE DEGRADAÇÃO FORAM REQUALIFICADAS, RESTAURADAS E TRANSFORMADAS EM IMPORTANTES CENTROS TURÍSTICOS, CITAMOS PUERTO MADERO, NA ARGENTINA.


PUERTO MADERO - PORTO DE BUENOS AIRES


A PREFEITURA DE SALVADOR VEM REALIZANDO ALGUMAS INTERVENÇÕES, CITAMOS  O CASARÃO ONDE FUNCIONA  A CIDADE DA MÚSICA DA BAHIA.



ALFÂNDEGA EM 1913, COM A ATUAL CASA DA CIDADE DA MÚSICA DA BAHIA A DIREITA
http://www.salvador-antiga.com/comercio/porto.htm


PERÍMETRO DA ALFÂNDEGA EM 1913, COM OBRAS DO ATERRO PARA CONSTRUÇÃO DO PORTO DE SALVADOR


QUEREMOS ALERTAR PARA OS IMINENTES RISCOS PARA A SEGURANÇA DOS TRANSEUNTES, COM RELAÇÃO A FALTA DE MANUTENÇÃO ADEQUADAS DAS ESTRUTURAS NO BAIRRO DO COMÉRCIO E SEU ENTORNO.

ESSA EDIFICAÇÃO, UMAGEM ABAIXO, ONDE FUNCIONOU A JUCEB - JUNTA COMERCIAL DA BAHIA, É UMA EXCEÇÃO NO CONTEXTO DESSA REGIÃO, ESTÁ EM FASE DE RESTAURAÇÃO PARA SER OCUPADO.

PRÉDIO EM RESTAURAÇÃO PELO GOVERNO DA BAHIA


O ICB - INSTITUTO DE CACAU DA BAHIA CUJO PRÉDIO  FOI INAUGURADO NO ANO DE 1936, SEU PROJETO FOI IDEALIZADO PELO ARQUITETO ALEMÃO ALEXANDER BUDDEUS, COM LINHAS ARQUITETÔNICAS DA PRIMEIRA ESCOLA  DE DESIGN DO MUNDO, A  BAUHAUS,  OBRA  TOMBADA PELO ÓRGÃO DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO.

PRÉDIO DO ICB NOS DIAS DE HOJE, IMAGEM REGISTRADA EM  09 - 09 - 2024


TIVE A HONRA DE INICIAR MINHA CARREIRA PÚBLICA NA EXTINTA AUTARQUIA, O INSTITUTO DE CACAU DA BAHIA EM 1981, CUJA ESTRUTURA ERA COMPOSTA DE ÁREA ADMINISTRATIVA E ARMAZÉNS DOTADOS DE ELEVADORES E DE CORREIA TRANSPORTADORA, QUE ATRAVÉS DE TÚNEL SUBTERRÂNEO ERAM LIGADOS AO PORTO DE SALVADOR.

IMAGEM POSSIVELMENTE LOGO APÓS A INAUGURAÇÃO DE´CADA DE 1930
O PRÉDIO DO ICB FOI EQUIPADO COM OS SISTEMAS ELÉTRICOS, HIDRÁULICOS E DE VENTILAÇÃO, OS MAIS MODERNOS DA ÉPOCA. EM SEU SALÃO DE ENTRADA ESTAVA INSTALADO UM MUSEU COM TUDO QUE REPRESENTAVA O CACAU, A FALTA DE CONSERVAÇÃO O FEZ FENECER, AQUI TAMBÉM JAZ MAIS UMA PARTE DA  NOSSA HISTÓRIA.

Edifício avançado para seu tempo, seja do ponto de vista estrutural/funcional. Concebido como edifício misto, com: hall de exposições, auditório-biblioteca, diretoria, assessoria técnica e expediente (ocupando 1/3 do pavimento térreo).


O resto da construção é um grande depósito para 350.000 sacos de cacau. O produto ao chegar era desinfetado em autoclaves e depois levado por elevadores, deslizadores e esteiras até o local de estocagem. Uma esteira subterrânea levava a sacaria até o cais, por debaixo da Av. da França (que passa na lateral do prédio). Todo o ambiente interno era desumidificado por um sistema de ventilação forçada e filtros de sílica-gel instalado no terraço (sistema antiumidade). Estas características o tornavam um protótipo dos atuais edifícios inteligentes.

INTERIOR DO SALÃO DE EXPOSIÇÕES  - MUSEU - EM ESTILO MARAJOARA





















PLANO INCLINADO GONÇALVES, LIGA A CIDADE ALTA A CIDADE BAIXA, INAUGURADO EM 25 DE DEZEMBRO DE 1889  - https://pelourinhodiaenoite.salvador.ba.gov.br/plano-inclinado-goncalves/


ELEVADOR DO TABOÃO LIGA A CIDADE ALTA A CIDADE BAIXA, INAUGURADO EM 19 SE JANEIRO DR 1896 - https://mobilidade.salvador.ba.gov.br/ascensores/





















ESTILO EXÓTICO



































VEJAM O DETALHE DA ÁGUIA NO TOPO DO PRÉDIO









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JANELAS EM ESTRUTURAS QUE LEMBRAM O PERIODO DE COLÔNIA

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IRMANDADE DE SÃO JOSÈ DO CORPO SANTO - CITADA COMO A IGREJA DOS MARINHEIROS - 1711









ESTE MAGNÍFICO PRÉDIO DO INÍCIO DO SÉCULO XX JÁ ERA DOTADO DE ELAVADOR, DEVIA SER UMA NOVIDADE NA ÉPOCA. NO TÉRREO FUNCIONAVA UMA ANTIGA E TRADICIONAL LOJA DE ARTIGOS ELÉTRICOS.


TÉRREO DO EDIFÍCIO ACIMA








































PRÉDIO PROPRIEDADE DA ALIANÇA DA BAHIA





EM RUÍNAS









ANTIGA SEDE DA FERROVIA LESTE BRASILEIRA




AS IMAGENS NÃO LEGENDADAS SÃO DO AUTOR DO BLOG.


JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065