sexta-feira, 16 de agosto de 2024

13 DE AGOSTO - DIA DO ECONOMISTA - AUGUST 13 - ECONOMIST DAY

A TODOS PROFISSIONAIS IMBUÍDOS DOS CAMINHOS A SEREM TRAÇADOS PELA SOCIEDADE NA BUSCA DO DESENVOLVIMENTO PLENO EM SUAS RELAÇÕES ECONÔMICAS, MEU RESPEITO EM SEU DIA COMEMORATIVO, O QUAL ME INCLUO. 13/08 DIA DO ECONOMISTA.



JOSEMAR


ECONOMISTA - CORECON 2065

terça-feira, 13 de agosto de 2024

A BAHIA - A PONTE - AS FERROVIAS - OS PORTOS - A RACIONALIDADE ECONÔMICA - BAHIA - THE BRIDGE - THE RAILWAYS - THE PORTS - ECONOMIC RATIONALITY

EM MAIS UM MOMENTO RETORNAMOS AO TEMA PONTE SALVADOR - ITAPARICA EM RELAÇÃO AS PRIORIDADES ESTRATÉGICAS QUE ESTA OBRA INDUZIRÁ EM UM FUTURO DE LONGO PRAZO PARA A ECONOMIA BAIANA.

PORTO COTEGIPE

https://www.marbahia.com.br/post/marinha-realiza-exercicio-militar-no-porto-de-cotegipe

SEM ENTRAR EM COMPÊNDIOS, PRINCIPALMENTE PORQUE ESTE BLOG EMITIU SEU SENTIMENTO EM OUTROS ARTIGOS SOBRE ESTA PRETENSA PONTE, NO QUE SE REFERE AOS BENEFÍCIOS QUE SERÃO ANGARIADOS APÓS SE GASTAR  R$ 13 BILHÕES, QUANDO AS ESTATÍSTICAS OFICIAIS DESSE PAÍS DAS DISTRAÇÕES, COM RARAS EXCEÇÕES. RETRATAM O GRANDE QUANTITATIVO DE ADITIVOS QUE OBRAS DESSE PORTE ATRAEM FEITO ÍMÂ DIANTE DE METAIS, EM SUMA ESSA PREVISÃO INICIAL SERÁ SEM DÚVIDAS ATUALIZADA, O CRONOGRAMA INICIAL VIAJARÁ AD AETERNUM.

ENSEADA

https://www.enseada.com/2024/02/27/no-dia-24-de-fevereiro-o-navio-supramax-mv-thor-caliber-deixou-o-enseada-com-calado-de-1109-metros-com-destino-a-europa-carregando-47-300-t-de-minerio-de-ferro-do-cliente-tombador-iron/

PRIMEIRO PONTO SE TRADUZ PELA DENSIDADE DE TRÁFEGO QUE DEMANDA EM ATRAVESSAR A BAÍA DE TODOS OS SANTOS, VERANISTAS, MORADORES DA ILHA DE ITAPARICA, TURISTAS EM DIREÇÃO AO BAIXO SUL, MORRO DE SÃO PAULO, BAÍA DE CAMAMÚ, ITACARÉ, SERÃO ESTES GRUPOS, NÃO TENHO CONHECIMENTO DE CONCENTRAÇÕES INDUSTRIAIS RELEVANTES NESTA ÁREA, A NÃO SER O PÓLO CHOCOLATEIRO DE ILHÉUS, NÃO CONSTAM TAMBÉM GRANDE CENTROS POPULACIONAIS.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2023/08/artigo-matheus-oliva-ponte-salvador.html

AGREGADO A UM FLUXO DE VEÍCULOS TRAZIDO PELA PONTE DE SALVADOR PARA O OUTRO LADO DA BAÍA SE FAZ NECESSÁRIO UMA GAMA, SEM PRECEDENTES, DE OBRAS DE INTERVENÇÕES URBANAS, SANEAMENTO, PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/07/ponte-salvador-itaparica-uma-insensatez.html

A MELHORIA DO SISTEMA FERRY BOAT OFERECE UMA SOBREVIDA A ESTA TRAVESSIA, COM REDUZIDOS INVESTIMENTOS,

PORTO DE ARATU

https://grandesconstrucoes.com.br/Noticias/Exibir/cs-infra-inicia-operacao-de-terminais-no-porto-de-aratu

A PONTE RIO NITÉROI QUANDO DO SEU PROJETO E CONCLUSÃO, FOI DIMENSIONADA PARA ATENDER DOIS CENTROS POPULACIONAIS DE RELEVÂNCIA E RESPECTIVAS ZONAS METROPOLITANAS, ATRAVESSANDO A BAÍA DE GUANABARA. FRISEMOS QUE, O PROJETO DESTA PONTE É MUITO MENOS COMPLEXO EM INOVAÇÕES DE ENGENHARIA DO QUE A CONSTRUÇÃO DA SALVADOR - ITAPARICA.  

TEMADRE

https://www.brasildefato.com.br/2022/02/10/refinaria-privatizada-decide-exportar-e-deixa-navios-sem-combustivel-na-bahia

A PONTE CARIOCA ESTA LOCALIZADA NO INTERIOR DA BAÍA DA GUANABARA, ONDE AS CONDIÇÕES DE TEMPO SEVERO, VENTO, AUSÊNCIA DE VISIBILIDADE E MAR GROSSO PRATICAMENTE NÃO ATUAM NA ÁREA , DIFERENTE DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, ONDE MAR FORÇA 7 NA ESCALA DE BEAUFORT PODE OCORRER COM ONDAS CHEGANDO ATÉ 4,5 M E VENTOS DE 50 A 60 KM/H.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/07/o-vislumbre-da-ponte-salvador-itaparica.html

APÓS ESTES PEQUENOS PREÂMBULOS VAMOS AOS FATORES DE COMPETITIVIDADE ECONÔMICA, TÍTULOS DESTE ESCRITO. TEMOS TERMINAIS PORTUÁRIOS DE PRIMEIRA LINHA NO QUE DIZ RESPEITO À AUTOMAÇÃO, EQUIPAMENTOS DE CARGAS,  GUINDASTES, SHIPLOADER, EMPILHADEIRAS, NÃO DEVENDO NADA E ATÉ SUPERANDO ÍNDICE DE PRODUTIVIDADE ALCANÇADO PELOS PRINCIPAIS PORTOS AO REDOR DO GLOBO. 

https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/04/a-ponte-salvador-itaparica-e-o-casuismo.html

TECON OPERANDO COMO NAVIOS CONTAINER SHIPS - NEW PANAMAX, OS MAIORES A FREQUENTAREM OS PORTOS NACIONAIS, O PORTO COTEGIPE, AMPLIADO PARA TRÊS BERÇOS, MOVIMENTANDO SOJA, TRIGO E MALTE, O TEMADRE SOB COMANDO DA ACELEN, INVESTE EM DRAGAGEM PARA AMPLIAR SEU CALADO OPERACIONAL, HOJE 12,5 M, O ENSEADA BUSCA SOLUÇÕES LOGÍSTICAS EM SEU CAIS PARA MOVIMENTAÇÃO DE GRANÉIS MINERAIS, VEGETAIS E CARGAS DE PROJETO, O PORTO DE ARATU, ATUA EM REGIME DE CONCESSÃO, TAMBÉM QUALIFICA SEUS CARREGADORES E DESCARREGADORES DE VAVIOS, COM OBRAS EM ANDAMENTO ADAPTANDO UM DOS SEUS PIERES PARA OPERAR GRANÉIS VEGETAIS, PRINCIPALMENTE SOJA.

NAVIO DE CONTÊINERES NEW PANAMAX

https://www.turbosquid.com/pt_br/3d-models/real-time-new-panamax-vtel-3d-model-1204105

SÃO BONS VENTOS QUE SOPRAM EM RELAÇÃO AOS RECURSOS APLICADOS EM TERMINAIS PORTUÁRIOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, MAS NEM TUDO SÃO FLORES OU PÁGINAS DE UM BELO ROMANCE, UM GARGALO ESTÁ PRESENTE E SE APROFUNDA, LEI DE MURPHY - O QUE PODE DAR ERRADO, DARÁ DA PIOR MANEIRA POSSÍVEL.  ONDE ESTÃO AS FERROVIAS PARA ATENDER ESSES TERMINAIS. ESSAS UNIDADES POR SI SÓ NÃO GARANTIRÃO NOSSA COMPETITIVIDADE NESTE NICHO POR MUITO TEMPO SE NÃO FECHAREM TODO CICLO LOGÍSTICO.

UMA LEI ECONÔMICA, A DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES, TEM SEU AXIOMA BASEADO, QUE AO AUMENTAR OS DIVERSOS FATORES PRODUTIVOS DE UMA UNIDADE PRODUTIVA, MANTENDO UMA CONSTANTE, TEREMOS RENDIMENTOS CRESCENTES, QUE SE ESTABILZARÃO E APÓS SERÃO DECRESCENTE ATÉ SE TORNAREM NEGATIVOS

.LEI DOS RENDIMENTOS DECRESCENTES

https://ricardo-vargas.com/pt/podcasts/remember-that-the-law-of-diminishing-returns-also-applies-to-your-project-management-efforts/

É TRANSLÚCIDO QUE ALÉM DE UM BOA MALHA RODOVIÁRIA, BONS AEROPORTOS E PORTOS EFICIENTES, TEMOS QUE TER MODERNAS E EFICIENTES FERROVIAS. ENTÃO PERGUNTAMOS, O QUE TRARIA BENEFÍCIOS MAIS IMEDIATOS E PRODUTIVOS PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA BAHIA E CONSEQUENTEMENTE PARA SEU POVO DESPEJAR R$ 13 BILHÕES EM UMA PONTE DEVANEADORA OU APLICAR EM SISTEMAS MODAIS EFICIENTES,. POR FAVOR, SE ´POSSÍVEL OS ACESSADORES DO BLOG PODEM COMENTAR COM SEU DICERNIMENTO NA POSTAGEM.

FERROVIAS NÃO APENAS SÃO COMPETITIVAS NOS TRANSPORTE DE GRANÉIS EM RELAÇÃO AO MODAL RODOVIÁRIO, CONTÊINERES E ATÉ VEICULOS NOVOS PODEM SER TRANSPORTADOS TAMBÉM. APROVEITANDO O CONTEXTO REAFIRMAMOS A CONSTRUÇÃO DE UMA FERROVIA LIGANDO A REGIÃO OESTE DA BAHIA, COM PARTIDA DE JUAZEIRO ATÉ O COMPLEXO PORTUÁRIO DA BAÍA DE ARATU. É VIÁVEL SIM.

https://viajantesemporto.blogspot.com/2024/03/linha-ferrea-ligando-o-porto-de.html

TRANSPORTE DE CONTÊINERES POR TREM - PORTO DE PARANAGUÁ

PARA FINALIZAR, ESTE BLOG NÃO SE POSICIONA CONTRA A CONSTRUÇÃO DA PONTE SALVADOR -  ITAPARICA, APENAS ACREDITAMOS QUE ESTE NÃO SEJA O TIME, EM FUTURO LÓGICO ELA SE MATERIALIZARÁ. SE HOUVESSE RECURSOS PARA ATENDER TODOS OS DESEJOS DOS GOVERNANTES, TUDO BEM, MAS UMA LEI ECONÔMICA DETERMINA - OS RECURSOS SÃO ESCASSOS E AS NECESSIDADES ILIMITADAS.

ESCASSEZ DE RECURSOS

https://profigestaoblog.wordpress.com/2018/04/30/a-escassez-de-recursos-e-as-ilimitadas-necessidades-da-humanidade/



JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

sexta-feira, 9 de agosto de 2024

NAVIOS DE CARGAS - SUAS ESPÉCIES - CARGO SHIPS - THEIR SPECIES

O MAR, SUA IMENSIDÃO, FASCINAVAM O IMAGINÁRIO DOS HOMENS DESDE A ANTIGUIDADE, LEVANDO-OS A CONQUISTA DE NOVOS HORIZONTES, DE RIQUEZAS, MESMO DIANTE DOS PERIGOS E DESAFIOS QUE EMOLDURAVAM O DESCONHECIDO.  EXISTEM TRÊS TIPOS DE HOMENS, OS VIVOS, OS MORTOS E OS QUE ANDAM NO MAR - PLATÃO. 

UMA FRASE EMBLEMÁTICA, NAVIGARE NECESSE, VIVERE NON EST NECESSE - POMPEU (106-48 A.C.) TAMBÉM REFORÇA O ÍMPETO DE CORAGEM AO ENFRENTAR O ALTO - MAR. NESTE CONTEXTO VAMOS COMENTAR SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS DIVERSOS TIPOS DE NAVIOS DE CARGAS A SINGRAREM OS 7 MARES, NOS DIAS DE HOJE.

1 - CARGA GERAL OU BREAKBULK - TRANSPORTAM CARGAS EM BIG BAG, PALLET, FARDOS DE CELULOSE. SACARIAS, TAMBORES. COMO SUB CLASSE PODEMOS DESIGNAR OS NAVIOS FRIGORÍFICOS QUE PRATICAMENTE PERDERAM MUITO DE SUA FUNÇÃO, SENDO SUBSTITUÍDOS PELOS CONTÊINERES REFRIGERADOS

NAVIO CARGA GERAL E DE PROJETO

https://xpoents.com.br/tipos-navios-cargueiros-militares/

NAVIO FRIGORÍFICO

https://www.nauticexpo.com/pt/fabricante-embarcacao/navio-frigorifico-20393.html


2 -GRANELEIROS - TRANSPORTE DE GRANÉIS MINERAIS OU VEGETAIS, SÃO CLASSIFICADOS EM CLASSE - 

A) HANDYSIZE - TRANSPORTAM ATÉ 40 MIL DWT, SÃO MENORES CARGUEIROS EXISTENTES. PROVIDOS DE GUINDASTE DE BORDO

HANDYSIZE


B) SEAWAYMAX -  UM SEGMENTO DO HANDYSIZE, QUE PODEM NAVEGAR PELO RIO SÃO LOURENÇO EM DIREÇÃO AOS GRANDES LAGOS, COMPRIMENTO DE 225,6 M E LARGURA DE 23, 8 M, CALADO 8,08 M OU SUPERIOR.

SEAWAYMAX

C) HANDYMAX / SUPRAMAX  - DESLOCAMENTO ENTRE 40.000 DWT E 60.000 DWT. IRMÃO MAIOR DO HANDYSIZES. PROVIDOS DE GUINDASTE DE BORDO

C) PANAMAX - COMPRIMENTO ENTRE 225 E 229 METROS E LARGURA ATÉ  32,26 METROS, 80 MIL DWT. ESSAS SÃO DIMENSÕES MÁXIMAS PARA PASSAGEM PELO ANTIGO CANAL DO PANAMÁ. HOJE O CANAL FOI AMPLIADO PARA PERMITIR TRÂNSITO DE NAVIOS MAIORES OS NEOPANAMAX COM ATÉ 366 METROS DE COMPRIMENTO, 51 METROS DE BOCA E 18 METROS DE CALADO. GEARLESS , SEM GUINDASTE DE BORDO.

D) CAPESIZE - SUAS DIMENSÕES NÃO PERMITE PASSAR PELO CANAL DO PANAMÁ E SUEZ, TENDO QUE CONTORNAR O CABO HORN OU CABO DA BOA ESPERANÇA. COM 100.000 A 200.000 DWT, PODENDO ALCANÇAR ATÉ 300 METROS DE COMPRIMENTO E 45 METROS DE BOCA, LARGURA MÁXIMA, COM 18 METROS DE CALADO. GEARLESS.

3 - CONTAINER SHIP - TRANSPORTE DE COFRES DE CARGAS, DE 40 OU 20 PÉS, OS MAIORES PODEM ATINGIR ATÉ 400 METROS.

CONTAINER SHIP

https://www.ajot.com/news/one-ocean-network-express-largest-container-ship-one-innovation-arrives-in-hamburg-on-the-15th-of-july

OS NAVIOS DE CONTÊINERES TEM EVOLUÍDO RAPIDAMENTE EM SUA GEOMETRIA AO LONGO DO TEMPO, CONFORME IMAGEM ABAIXO

https://transportgeography.org/contents/chapter5/maritime-transportation/evolution-containerships-classes/

4 - NAVIO TANQUE - TRANSPORTE DE GRANÉIS LÍQUIDOS, QUANDO EXCLUSIVAMENTE PARA TRANSPORTE DE PETRÓLEO CRU - CRUDE OIL TANKER - SÃO DESIGNADOS PETROLEIROS. 

NAVIO PETROLEIRO

https://www.portosenavios.com.br/noticias/ind-naval-e-offshore/navios-tanque-antigos-guardam-petroleo-nao-vendido-em-novo-sinal-de-excesso-de-oferta

NOS DIAS ATUAIS O TRANSPORTE DE SUCO DE LARANJA É REALIZADO POR NAVIOS COM TANQUES REFRIGERADOS. 

NAVIO ESPECIALIZADO EM TRANSPORTE DE SUCO DE LARANJA REFRIGERADO

http://fateclog.blogspot.com/2011/11/transporte-e-armazenamento-de-suco.html

5 - LNG - LIQUEFIED NATURAL GAS - TRANSPORTE DE GÁS NATURAL LIQUEFEITO - O que é GNL?

O GNL é um líquido transparente, incolor e não tóxico que se forma quando o gás natural é resfriado a -162 ºC (-260 ºF). O processo de resfriamento reduz o volume do gás em 600 vezes e evita que ele entre em ignição, possibilitando seu armazenamento e transporte com segurança. Quando o GNL chega ao seu destino, ele é transformado novamente em gás e canalizado para residências, empresas e indústrias, onde é queimado para aquecimento ou para gerar eletricidade. O GNL surgiu como um combustível de transporte mais limpo e competitivo em termos de custo, especialmente para transporte marítimo e rodoviário pesado.https://www.shell.com/business-customers/trading-and-supply/shell-shipping-and-maritime/our-shipping-fleet/lng-vessels.html

LNG SHIP


https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/projeto-para-navios-bomba-gera-peticao-online-na-baixada-santista/142781/

6 - ROLL - ON / ROLL - OFF - TRANSPORTE DE VEÍCULOS AUTOMOTORES 

ROLL - ON / ROLL - OFF


https://www.ship-technology.com/projects/mv-tonsberg-roro-vessel/

7 - NAVIOS PARA TRANSPORTE DE CARGAS VIVAS - COM CAPACIDADE PARA ATÉ 22 MIL CABEÇAS DE GADO VIVO

NAVIO BOIADEIRO

https://www.comprerural.com/maior-navio-boiadeiro-do-mundo-passou-no-brasil-veja/


VLCC - VERY LARGE CRUDE CARRIER - MEDINDO EM TORNO DE 330 METROS DE COMPRIMENTO, COM CAPACIDADE PARA ATÉ 320.000 TONELADAS MÉTRICAS.

VLCC

https://www.acelen.com.br/comunicacao/acelen-importa-da-africa-2-milhoes-de-barris-de-petroleo-em-supernavio-com-pegada-zero-de-carbono-no-transporte-maritimo/

ULCC - ULTRA LARGE  CRUDE CARRIER - PODE TRANSPORTAR MAIS 320.000 TPB - TONELAGEM DE PORTE BRUTO, PODENDO ALCANÇAR O COMPRIMENTO DE 400 METROS.


https://www.wartsila.com/encyclopedia/term/ultra-large-crude-carrier-hellespont-alhambra

JOSEMAR 

ECONOMISTA - CORECON 2065


sexta-feira, 2 de agosto de 2024

PENÍNSULA DE ITAPAGIPE - ÁREA INDUSTRIAL DE SALVADOR - BAHIA - NO PASSADO - ITAPAGIPE PENINSULA - INDUSTRIAL AREA OF SALVADOR - BAHIA - IN THE PAST

UM FATO PITORESCO, DE MAGNITUDE, NO PASSADO DA CIDADE DE SALVADOR - BAHIA FOI A CONCENTRAÇÃO DE INDÚSTRIAS QUE CONVIVIA JUNTO À ÁREAS RESIDENCIAIS, PRINCIPALMENTE A PENÍNSULA ITAPAGIPANA. NADA RESTOU DESSES EMPREENDIMENTOS, A NÃO SER ESTRUTURAS EM RUÍNAS, FORAM ENGOLIDOS PELA DINÂMICA URBANA DE UMA METRÓPOLE QUE NÃO PRIORIZOU O PLANEJAMENTO FUNDAMENTADO EM RACIONALIDADES LOCACIONAL.

ACREDITAMOS QUE A ESCOLHA DESSE LOCAL PELOS EMPREENDEDORES, PRINCIPALMENTE AS UNIDADES QUE TIVERAM SUA PEDRA FUNDAMENTAL LANÇADAS NO FINAL DO SÉCULO XIX DEVE-SE À PROXIMIDADE DA ZONA PORTUÁRIA, ANCORADOURO DO PORTO DE SALVADOR, ANTES DAS OBRAS QUE O TRANSFORMARAM EM PORTO ORGANIZADO, INAUGURADO SEU PRIMEIRO TRECHO DE CAIS EM 13 DE MAIO DE 1913, JUNTO A FERROVIA COM A ESTAÇÃO DA CALÇADA INAUGURADA EM 1860,  FOSSEM VÁRIAVEIS IMPORTANTES.

EMBALAGEM ORIGINAL DO GUARANÁ FRATELLI.VITA

https://lugaresdememoria.com.br/ribeira-baia-de-todos-os-santos/

INICIO A ESCRITA COM MINHAS VIVÊNCIAS NO PERÍODO DA INFÂNCIA, ONDE EM OUTRA POSTAGEM RELATEI COM DETALHES O QUE ERA RESIDIR NO BAIRRO DA BARRA NO INICIO DA DÉCADA DE 1960 ATÉ 1976 - https://viajantesemporto.blogspot.com/2013/05/a-vitoria-e-os-navios.html 

ANTIGA FÁBRICA DA FRATELLI VITA

https://www.facebook.com/photo/?fbid=8066166700110385&set=gm.7847742978595772&idorvanity=3387049274665187

ESTUDEI O PRIMÁRIO EM COLÉGIO TRADICIONAL, LOCALIZADO NA RUA MARQUÊS DE CARAVELAS, O OSWALDO VALENTE, PERTENCENTE A D. ODETE VALENTE. QUANDO TERMINAVAM AS AULAS, NO CAMINHO PARA CASA, AINDA MENINOTE, PASSAVA NA PADARIA, POR QUE DELICATESSE É UMA TERMINOLOGIA MODERNA, PARA COMPRAR UMA FATIA DE BOLO, QUANDO SOBRAVA ALGUM DINHEIRO DA MERENDA, OU MEUS PAIS OFERTAVAM UMA GRANA EXTRA, ACOMPANHADO DE UM GUARANÁ FRATELLI VITA, OU DE UMA SUKITA, REFRIGERANTE DE LARANJA, TAMBÉM DA FRATELLI VITA. SABOROSOS EM RELAÇÃO AOS REFRIGERANTES DE HOJE.

SUKITA EM SUA EMBALAGEM ORIGINAL

https://br.pinterest.com/pin/597430706791167114/


A FRATELLI VITA, SURGIU NA DÉCADA DE 1902, NA RUA BARÃO DE COTEGIPE, BAIRRO DA CALÇADA,, TENDO COMO PROPRIETÁRIO O IMIGRANTE ITALIANO GIUSEPPE VITA, PRODUZINDO REFRIGERANTES A BASE DE FRUTAS E A PARTIR DA DÉCADA DE 1950 INICIOU A PRODUÇÃO DE CRISTAIS. INFELIZMENTE EM MEADOS DE 1970 FOI ADQUIRIDA POR UMA OUTRA EMPRESA DO RAMO, PERDENDO PRIMAZIA EM QUALIDADE.

CRISTAIS DA FRATELLI VITA

https://www.bauhausleiloes.com.br/peca.asp?ID=2630714

A FÁBRICA TÊXTIL SÃO BRÁS, FUNDADA EM 1875, POSSIVELMENTE A UNIDADE INDUSTRIAL EM SEGUNDA POSIÇÃO, PELA MAGNITUDE DO SEU PARQUE FABRIL NA BAHIA, EM SEU TEMPO, NOS QUESITOS DE INTENSIDADE DE MÃO DE OBRA, INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E VALOR AGREGADO DE PRODUÇÃO. DIANTE DE VÁRIAS NUANCES CONJUNTURAIS E MUDANÇAS DE PROPRIETÁRIOS ENCERROU DEFINITIVAMENTE SUAS ATIVIDADES NA DÉCADA DE 1980, SEM MAIS REPRESENTAR O ESPLENDOR DO PASSADO.

A ESTRUTURA DA FÁBRICA ENCONTRA-SE EM RUÍNAS, TOMBADA PELO IPAC - INSTITUTO DO PATRIMÔNIO ARTÍSTICO E CULTURAL DA BAHIA. COM ARQUITETURA NEOCLÁSSICA.

FÁBRICA TÊXTIL SÃO BRÁS EM 1918
https://atarde.com.br/bahia/bahiasalvador/predio-de-fabrica-do-seculo-xix-deve-virar-parque-das-ruinas-1253674

A COMPANHIA EMPÓRIO INDUSTRIAL DO NORTE, FUNDADA EM 14 DE MARÇO DE 1891 PELO COMERCIANTE LUIZ TARQUÍNIO, LEOPOLDO JOSÉ DA SILVA E MIGUEL FRANCISCO RODRIGUES DE MORAES (SAMPAIO - 1975). ERA DENOMINADA FÁBRICA DA BOA VIAGEM OU FÁBRICA DE LUÍZ TARQUÍNIO.

LUIZ TARQUÍNIO

A EMPRESA UTILIZOU MAQUINÁRIOS INOVADORES NO BRASIL. COM PRODUÇÃO BASEADA EM FIOS DE ALGODÃO IMPORTADOS. CHEGOU A SER A MAIOR INDÚSTRIA TÊXTIL DO NORDESTE E FICAVA ENTRE AS 10 MAIORES DO PAÍS;

VILA OPERÁRIA DA FÁBRICA LUIZ TARQUÍNIO

TINHA ANCORADOURO PRÓPRIO E VILA OPERÁRIA COM 258 CASAS RESIDENCIAIS DE 2 PAVIMENTOS, ESCOLA, GABINETE MÉDICO. CRECHE, AÇOUGUE E OUTRAS FACILIDADES. DEPOIS DE PASSAR POR VÁRIOS GRUPOS EMPRESARIAIS FINALIZOU SUAS OPERAÇÕES EM 1973. HOJE SUAS RUÍNAS SÃO UTILIZADAS COMO ARMAZÉM ALFANDEGÁRIO.

Cinco anos após sua inauguração a empresa empregava 697 operários (171 homens e 526 mulheres) sendo apenas 28 estrangeiros. Os trabalhadores eram recrutados principalmente em outros estados do Nordeste e no interior da Bahia e a proporção maior de mulheres se manteve por longos anos. Em 1938, por exemplo, do total de 1.121 trabalhadores da CEIN, 402 eram homens e 719 eram mulheres. A empresa também empregava aprendizes e o seu contingente era diversificado. - https://abet-trabalho.org.br/lugares-de-memoria-dos-trabalhadores-66-vila-operaria-de-luiz-tarquinio-salvador-ba/

FACHADA PRINCIPAL DO EDIFÍCIO EM 2011

UMA OBSERVAÇÃO EMPÍRICA QUE FAÇO, É UM FATO, MAS NÃO TENHO DADOS ESTATÍSTICOS, HISTÓRICOS PARA PROPORCIONALIZAR, SOBRE A QUANTIDADE DE GRANDES INDÚSTRIAS TÊXTEIS NA BAHIA, POR QUE ALÉM DE SALVADOR COM AS 2 JÁ CITADAS, EM VALENÇA TAMBÉM ESTAVA INSTALADA UMA OUTRA DE GRANDE PORTE, A CIA VALENÇA INDUSTRIAL, QUE INCLUSIVE FOI A PRIMEIRA INDÚTRIA TÊXTIL BRASILEIRA MOVIDA POR TURBINAS HIDRÁULICAS,  SERIA ENTÃO, UMA DAS CAUSAS PARA ATENDER A INTENSA ATIVIDADE DE CONSTRUÇÃO NAVAL NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS E LITORAL BAIANO, EM VIRTUDE DO USO DE VELAS - NO LINGUAJAR NÁUTICO DA ÉPOCA, PANO - PARA ESTAS EMBARCAÇÕES, ERAM TECIDOS MAIS GROSSEIROS, SEMELHANTES A LONA. 

SAVEIRO DE VELA IÇAR - ARMADO EM TRAQUETE
 FOTO DE MARCEL GAUTHEROT - ACERVO INSTITUTO MOREIRA SALLES.

ALÉM DOS SAVEIROS E SUAS VARIANTES, NAVIOS QUE FREQUENTAVAM O PORTO DA BAHIA, MUITAS VEZES DEPOIS DE LONGAS TRAVESSIAS NECESSITAVAM RECOMPOR SEU MATERIAL VÉLICO AVARIADO POR TEMPESTADES E PELO DESGASTE NATURAL. REPRESENTAVAM UMA DEMANDA INTENSA.TUDO É UMA HIPÓTESE RAZOÁVEL. 

POSSIVELMENTE A ÚNICA IMAGEM QUE TIVE ACESSO, REPRESENTANDO CONSTRUÇÃO DE DIVERSOS SAVEIROS DE VELA DE IÇAR, EM ESTALEIRO LOCALIZADO NA ENSEADA DOS CABRITOS. A DATA NÃO ESTÁ PRESENTE, MAS, PELA AUSÊNCIA DE RESIDÊNCIAS NO FUNDO DA IMAGEM, ACREDITAMOS QUE SEJA ANTERIOR A 1930. NÃO PERCEBO A PONTE QUE LIGA PLATAFORMA A SÃO JOÃO DO CABRITO.  
 

A NAVEGAÇÃO A VELA INICIOU SEU DECLÍNIO COM ADVENTO DO USO DO CARVÃO, PARA PROPULSÃO A VAPOR NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, MAS ATÉ O INICIO DO SÉCULO SEGUINTE, NAVIOS À VELA AINDA SINGRAVAM OS MARES. OS SAVEIROS PERMANECERAM ATÉ 1960, DECLINANDO SUA IMPORTÂNCIA COMO UNIDADE ECONÔMICA A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE RODOVIAS.

IMAGEM SIGNIFICATIVA E EXTRAORDINÁRIA DE 1873, COM VISÃO DO BAIRRO DO COMÉRCIO COM SEUS CASARÕES COLONIAIS E O ANCORADOURO DE SALVADOR. ÉPOCA QUE NÃO TÍNHAMOS UM PORTO ORGANIZADO. É ADMIRÁVEL A VISÃO DE DEZENAS DE NAVIOS VELEIROS, TANTO DE LONGO CURSO, COMO DE NAVEGAÇÃO DE CABOTAGEM E DE ÁGUAS INTERIORES DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, O QUE DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DO NOSSO PORTO NO COMÉRCIO GLOBAL. QUE ATÉ O SÉCULO XIX ERA CONSIDERADO O MAIOR DO HEMISFÉRIO SUL. ESTA FOTO É RESULTADO DA EXPEDIÇÃO BRITÂNICA REALIZADA PELO NAVIO HMS CHALLENGER, HOJE PERTENCENTE AO ACERVO DO NATURAL HISTORY MUSEUM.

OUTRO PRODUTO QUE MARCOU MINHA INFÂNCIA FOI O CHOCOLATE CHADLER FUNDADA EM 1944, TAMBÉM LOCALIZADA NA PENINSULA DE ITAPAGIPE. LEMBRO DA EMBALAGEM DO PRODUTO, QUE CONSUMÍAMOS MUITO, QUANDO CRIANÇA, A CHADLER PRODUZIA CHOCOLATES PUROS, SEM RECHEIO, PARA CONSUMO IMEDIATO, ALÉM DE TORTA E MANTEIGA DE CACAU PARA EXPORTAÇÃO.


http://antiguinho.blogspot.com/2016/01/chocolates-chadler-lista-telefonica-1975.html

NO CONTEXTO DO CONFLITO DE CONVIVÊNCIA ENTRE ÁREAS URBANAS HABITACIONAIS E INDUSTRIAIS, A CHADLER ENFRENTOU, PRINCIPALMENTE, NA DÉCADA DE 1960 PROTESTO DE MORADORES LOCAIS CONTRA POLUIÇÃO SONORA E EMISSÃO DE GASES NOCIVOS, COM ISTO ENCERROU SUAS ATIVIDADES EM SALVADOR EM 1996 MUDANDO-SE PARA ILHÉUS, ONDE PRODUZIU APENAS DERIVADOS DE CACAU PARA O MERCADO EXTERNO E NÃO MAIS CHOCOLATES. OS SAUDOSISTAS ATÉ HOJE LEMBRAM DO CHEIRO DO CHOCOLATE QUE IMPREGNAVA Á ÀREA.

GALPÃO DA CHADLER EM 2011
https://patrimonioindustrial.ufba.br/chadler-industrial-da-bahia-sa

OUTRAS INDÚSTRIAS DE DERIVADOS DE CACAU TAMBÉM ESTAVAM INSTALADAS NA ÁREA DA RIBEIRA, EXEMPLO DA BARRETO DE ARAÚJO E JOANES. POSTERIORMENTE, POR MOTIVOS LOGÍSTICOS, JUNTO À ALGUMAS RESTRIÇÕES QUANTO A POLUIÇÃO, NÃO TANTO QUANTO A CHADLER, CENTRALIZARAM SUAS PRODUÇÕES NO DISTRITO INDUSTRIAL DO IGUAPE EM ILHÉUS.

ALEM DESTAS INDÚSTRIAS CITADAS ANTERIORMENTE TÍNHAMOS NESTA ÁREA DA CIDADE BAIXA,  A FÁBRICA DE CIGARROS SOUZA CRUZ, A CERVEJARIA BRAHMA E ANTÁRTICA. NO INÍCIO DA DÉCADA DE 1970 A CARLSBERG, DE ORIGEM DINAMARQUESA SE INSTALOU NO LOCAL, A GASES FAGIP, INDUSTRIAS DE ÓLEO DE MAMONA, A SANBRA E OUTRA LOCALIZADA EM PARIPE, TODAS COM PIER PARA EMBARQUE DO PRODUTO ATÉ OS NAVIOS ATRACADOS NO PORTO DE SALVADOR.
 
UM DESTAQUE A PARTE ERA A VOCAÇÃO NÁUTICA DA RIBEIRA E SUA ENSEADA DOS TAINHEIROS. NESTE PERÍMETRO, DESDE O SÉCULO XIX, COM OS PRIMÓRDIOS DA EMPRESA QUE ORIGINOU A COMPANHIA DE NAVEGAÇÃO BAHIANA, FORAM CRIADAS  ESTRUTURAS VOLTADAS PRINCIPALMENTE A MANUTENÇÃO DE EMBARCAÇÕES, NA PENHA, INCLUSIVE A BAHIANA, COMO ERA CHAMADA, FOI PROPRIETÁRIA DE UM DIQUE FLUTUANTE, O ARAÚJO PINHO.

Com sólida formação intelectual, larga experiência no campo econômico e financeiro, Araújo Pinho, elaborou o seu programa do governo prevendo mais administração e menos política. Porém, logo no início, enfrentou séria crise financeira, sendo obrigado a fazer empréstimo externo com o Crédit Mobilier Français, em Paris, garantindo esse empréstimo com o imposto de exportação que incidia sobre o cacau, o café e o fumo. Conseguiu normalizar a situação do Tesouro, pagando todos os compromissos, inclusive os salários atrasados do funcionalismo.

Ao estabelecer o equilíbrio orçamentário, incrementou as fontes produtoras do comércio e da lavoura. Adquiriu novos vapores para a Companhia de Navegação Baiana, inaugurou o dique flutuante, realizou o contrato de arrendamento da Empresa de Viação do São Francisco, inaugurou o serviço de navegação do Rio Pardo, deu prosseguimento às obras do Cais do Porto de Salvador; construiu o edifício do Instituto de Bacteriologia, atual Oswaldo Cruz, um pavilhão para o Ginásio da Bahia, outro para o Asilo João de Deus. Criou o gabinete de identificação do Estado, estimulou e amparou o ensino agrícola e cuidou da conservação da via férrea. O seu governo inovador mandou construir nos Estados Unidos da América do Norte um bonde-ambulância inaugurando na Bahia o primeiro deste tipo existente no Brasil. Dentre outras obras, reformou o Palácio das Mercês, transformando-o em residência oficial do governador.

A BAHIANA TEVE DIVERSOS GALPÕES, ALGUNS CONTINUAM ERGUIDOS, PIER DE ATRACAÇÃO E OFICINAS NAVAIS COMPLETAS. ALGUNS NAVIOS ERAM DOCADOS NA PRÓPRIA AREIA, ASSENTAVAM NA MARÉ BAIXA. UM FATO, DENTRE OUTROS, QUE DEMONSTRARAM A IMPORTÂNCIA DA BAHIA EM RELAÇÃO AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICA DA ÉPOCA, SEU RECÔNCAVO, SUA CAPITAL SÃO SALVADOR DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS, FOI O USO DO VAPOR COMO PROPULSÃO DE NAVIOS PELA PRIMEIRA VEZ NO BRASIL PELA BAHIANA,

NÃO DEVEMOS ESQUECER A REPRESENTATIVIDADE DOS SAVEIROS E SUAS VARIANTES, COM SUAS DIMENSÕES E GEOMETRIA NASCIDAS NA TÁBUA DO GRAMINHO,  DOMINARAM OS MARES DA BAHIA E SUA BAÍA DE TODOS OS SANTOS DURANTE MAIS DE CINCO SÉCULOS. FALAVAM OS ANTIGOS QUE, ONDE HOUVESSE UMA SOMBRA DE ÁRVORE E UMA PRAIA EXISTIA UM SAVEIRO SENDO CONSTRUÍDO. ATÉ MEADOS DO SÉCULO XIX, O ARSENAL DE MARINHA DA BAHIA, CONSTRUIA NAVIOS DE BATALHA, INCLUSIVE PARA PAÍSES EUROPEUS, FOI O MAIS IMPORTANTE DO HEMISFÉRIO SUL NESTE TEMPO.

A ENSEADA DOS TAINHEIROS NO PASSADO ERA OCUPADA POR DIVERSOS ESTALEIROS DE PEQUENO PORTE. A MESMA ANTES DOS ATERROS IRRESPONSÁVEIS REALIZADOS PELO GOVERNO DO ESTADO PARA CONSTRUÇÃO DE HABITAÇÕES, TINHA SEU ESPELHO D'ÁGUA ALCANÇANDO O BAIRRO DA CALÇADA. NOS DIAS ATUAIS ALGUNS AINDA RESISTEM, REFORMANDO E CONSTRUINDO EMBARCAÇÕES DE MADEIRAS, SAVEIROS, ESCUNAS E BARCOS DE SERVIÇOS PARA TRANSPORTE DE PASSAGEIROS.

EM TEMPOS NÃO TÃO DISTANTES, SE INSTALOU O ESTALEIRO COREMA, HOJE LOCALIZADO NA BAÍA DE ARATU. O ESTALEIRO BONFIM, TAMBÉM NA RIBEIRA, CONSTRUIU PEQUENAS EMBARCAÇÕES DE APOIO PARA ATENDER A PETROBRAS NA EXPLORAÇÃO DE PETRÓLEO EM CAMPOS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS.

REBOCADORES EM CONSTRUÇÃO - ESTALEIRO COREMA
NA RIBEIRA UMA INOVAÇÃO FOI O HIDROAEROPORTO, CUJA OPERAÇÃO REMONTA A 1932, PARA ATENDER A DEMANDA DE HIDROAVIÕES. A EDIFICAÇÃO ESTÁ PRESENTE NOS DIAS ATUAIS EM ESTADO DE ABANDONO.

Antigos frequentadores relatam que as instalações eram bastante luxuosas, com saguão, espaço de bagagens, guichés reservados para as empresas aéreas, restaurante-bar, enfim toda a infraestrutura para atender com conforto os passageiros, tripulantes, funcionários e comunidade em geral. A ponte de atracação tem um inusitado formato em Y.


ara se iluminar o lugar à noite onde as aeronaves desceriam, se formava uma fileira de canoas com tochas bem acesas. Note-se que sendo um lugar, em cujo perimetro estavam veranistas, banhistas, velejadores, catraieirosetc., acionavam-se sirenes alertando da aproximação dos aviões.
Sua decadência ocorreu no período de 1943, em razão da grande ampliação do aeroporto de Salvador, sendo, portanto, desativado por falta de utilização. Seu espaço foi ocupado por um tempo pela sede da Associação dos Radioamadores (LABRE), e em seguida, pelo Clube dos Sargentos da Marinha e sucedido por outros usos, a exemplo da ocupação atual por uma loja de equipamentos naúticos.

HIDROAEROPORTO DA RIBEIRA - PROVAVELMENTE ENTRE 1940 OU 1930
ESCREVENDO SOBRE ESTES FATOS LIGADOS A HISTÓRIA NAVAL DA BAHIA, ME EMOCIONO PELO DESPREZO QUE UM POVO IGNORANTE, COM RARAS EXECEÇÕES, PRATICAMENTE NADA CONSERVOU SOBRE ESTE PASSADO RICO, EDIFICADO POR HONRADOS HOMENS, CAPITÃES, MESTRES E MARUJOS QUE, POR AQUI NAVEGARAM, AO MENOS, OS ROMANCES DO GRANDE ESCRITOR JORGE AMADO, MAR MORTO, CAPITÃES DE AREIA E OS VELHOS MARINHEIROS, PERPETUAM ESSAS JORNADAS.


O CENÁRIO LOCACIONAL EVOLUI, SE TRANSFORMA, ACRESCENTA NOVAS PRIORIDADES, ASSIM NÃO CABERIA NOS DIAS DE HOJE, INDÚSTRIAS CONVIVENDO COM HABITAÇÕES NA PENÍNSULA ITAPAGIPANA, MAS, RESSALTAMOS QUE AS VOCAÇÕES NÁUTICAS DESTE LOCAL PODEM SER POTENCIALIZADAS, COM INSTALAÇÕES DE ESTALEIROS VOLTADOS A EMBARCAÇÕES DE LAZER, MARINAS, RESTAURANTES, CLUBES PARA A PRÁTICA DE ESPORTES NÁUTICOS. E ATÉ DESATERRAR ÁREAS DA MASSARANDUBA E LOBATO RECONSTITUINDO MANGUEZAIS. 

SUJEIRA TRAZIDA PELO CANAL DE BATE ESTACA
A EXCRECÊNCIA CHAMADA CANAL BATE ESTACA, DESPEJANDO ESGOTO IN NATURA NA ENSEADA DOS TAINHEIROS, BAIRRO DO URUGUAI, DEVE SER RESOLVIDO COM URGÊNCIA, A PRÓPRIA POPULAÇÃO TEM O DEVER DE SER ENFÁTICA QUANTO A EXIGIR DAS AUTORIDADES TOMADAS DE PROVIDÊNCIA. PARA CONSTRUÇÃO DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PARA ATENDER ESTA ÁREA, O QUE DEVE SER PRIORIDADE DO GOVERNO MUNICIPAL E ESTADUAL.

O PIONERISMO DA BAHIA QUANTO A SEU PARQUE INDUSTRIAL DESDE O SÉCULO XIX,  CITANDO AS INDÚSTRIAS SÃO BRÁS E LUIZ TARQUÍNIO, ESTA ÚLTIMA COM AVANÇOS SOCIAIS NO TRATAR DOS SEUS OPERÁRIOS TEM UM CONTRAPONTO NEGATIVO COM A BAHIA DE HOJE, QUE SE DESINDUSTRIALIZA A OLHOS VISTOS. DE UM PASSADO GLORIOSO SE TORNOU UM MARASMO ECONÔMICO COM CLARAS CONSEQUÊNCIAS NEGATIVAS PARA SUA POPULAÇÃO,                                                            

JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065

quinta-feira, 25 de julho de 2024

PORTA CONTÊINER COM MAIOR DESLOCAMENTO, ATÉ O MOMENTO, ATRACARÁ NO TECON SALVADOR - LINHA PARA ÁSIA - CONTAINER HOLDER WITH THE BIGGEST DISPLACEMENT, SO FAR, WILL DOOR AT TECON SALVADOR - LINE TO ASIA

COM PREVISÃO DE ATRACAR NO TECON SALVADOR, NA MANHÃ DO DIA 24/07/24,ÀS 05:30,  O CONTAINER SHIP, MSC ORION, SE CONSTITUIRÁ NO MAIOR NAVIO EM DESLOCAMENTO E COMPRIMENTO A OPERAR NESTE TERMINAL, COM 366 Ms DE COMPRIMENTO E 51.11 Ms. DE LARGURA. PARA FAZER UMA COMPARAÇÃO O MSC GRANDIOSA TEM 331 Ms POR 43 Ms.

TECON PORTO DE SALVADOR

https://www.wilsonsons.com.br/pt-br/teconsalvador/


NÃO TENHO CONHECIMENTO DO MANIFESTO DE CARGA A SER EMBARCADA E DESEMBARCADA. O LINE - UP  DO TECON ATÉ ESTE MOMENTO, 23/07/24 - 09:25 H, INDICA 253 EMBARQUES E 660 DECARGAS DE CONTÊINERES, TOTAL DE 913, ESSES NÚMEROS PODEM SER ATUALIZADOS ATÉ O INÍCIO DA OPERAÇÃO.

MSC ORION

https://www.marinetraffic.com/en/photos/of/ships/shipid:6100677/shipname:MSC%20ORION?order=date_uploaded

ESSA NOTÍCIA É RELEVANTE, PORQUE VIABILIZA OS EMBARQUES DE ALGODÃO PRODUZIDOS NO OESTE DA BAHIA PARA O MERCADO ASIÁTICO, TENDO SINGAPURA COMO O SEGUNDO TERMINAL DESSE NICHO NO MERCADO GLOBAL.

TERMINAL DE CONTÊINER PORTO DE SINGAPURA

https://estudio.folha.uol.com.br/forumsantosexport/2019/10/1988458-mudar-para-continuar-no-topo.shtml

A BAHIA TEM SEGUIDO RUMOS TENEBROSOS EM RELAÇÃO A SUA ECONOMIA NESTES ÚLTIMOS 18 ANOS, FECHANDO INDÚSTRIAS, NÃO CONSEGUINDO SER COMPETITIVA EM RELAÇÃO À ATRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS MULTIPLICADORES, NÃO RECEBENDO DO GOVERNO FEDERAL CONTRAPARTIDA PARA AMPLIAR SUAS ESTRUTURAS LOGÍSTICAS, PRINCIPALMENTE MALHA FERROVIÁRIA. EM RELAÇÃO AOS PORTOS OS RECURSOS APLICADOS FORAM DE GRUPOS PRIVADOS. 

UMA OBSERVAÇÃO RELEVANTE SE FAZ EM RELAÇÃO A CODEBA - COMPANHIA DAS DOCAS DO ESTADO BAHIA, QUE ATUA DE MODO EFICIENTE EM PASSAR CONCESSÃO DE SUAS UNIDADES PORTUÁRIAS PARA GRUPOS PRIVADOS, COM OBJETIVO DE ALCANÇAR ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA PARA TODA CADEIA LOGÍSTICA PORTUÁRIA DA BAHIA, ASSIM FOI CONCRETIZADO COM O TECON E PORTO DE ARATU.

Summary

Where is the ship?

Container Ship MSC ORION is currently located in the East Coast South America (reported 13 hours, 2 minutes ago)

What kind of ship is this?

MSC ORION (IMO: 9857157) is a Container Ship and is sailing under the flag of Portugal. Her length overall (LOA) is 366 meters and her width is 51.11 meters.

EM SUMA, FICAMOS PARA TRÁS EM RELAÇÃO A PERNAMBUCO COM SUAPECEARÁ COM PECÉM, E MARANHÃO COM ITAQUI E PONTA DA MADEIRA. COMMODITIES PRODUZIDAS EM NOSSO TERRITÓRIO SÃO EXPORTADAS POR PORTOS DO SUDESTE, A EXEMPLO DE GRANITO POR VITÓRIA, CAFÉ E ALGODÃO POR SANTOS. NEM COM ESTAS SANGRIAS TIVEMOS COMPETEÊNCIA PARA ESTANCAR. TRISTE BAHIA. A CARGA DE  ALGODÃO É EMBARCADA NO PORTO DE SANTOS, CUJA DISTANCIA PERCORRIDA É QUASE O DOBRO EM RELAÇÃO AO TERMINAL DE SALVADOR.

PORTO DE PECÉM

https://www.ceara.gov.br/2022/01/05/porto-do-pecem-bate-recorde-e-fecha-2021-com-mais-de-22-milhoes-de-toneladas-movimentadas/


TEMOS DIVERSAS JAZIDAS DE MINÉRIO DE FERRO DE  ALTO TEOR DO MINERAL NA  BAHIA, MAS COMO FOI DITO, NÃO HÁ FERROVIAS PARA TRANSPORTAR PARA OS TERMINAIS LOCALIZADOS NA BAÍA DE TODOS OS SANTOS. A ENSEADA REALIZOU DIVERSAS OPERAÇÕES EM NAVIOS SUPRAMAX , COM O MINÉRIO SENDO TRANSPORTADO EM CAMINHÕES CAÇAMBA.

PORTO DE SUAPE

https://www.suape.pe.gov.br/pt/

PERNAMBUCO, MUITO À FRENTE EM SISTEMAS LOGISTICOS PORTUÁRIOS EM RELAÇÃO À BAHIA, CRIOU OS CDS - CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO, OU SEJA, CARGAS VÊM DO SUDESTE POR VIA MARÍTIMA PARA SUAPE, POSTERIORMENTE SÃO DISTRIBUÍDAS PARA OUTROS ESTADOS, INCLUSIVE PARA A BAHIA, OS GANHOS LOGÍSTICOS, EMPREGOS E IMPOSTOS FICAM COM OS PERNAMBUCANOS.

ENSEADA

https://www.enseada.com/2024/02/27/

O OSTRACISMO EM RELAÇÃO AO NOSSO FUTURO ECONÔMICO É TÃO VISÍVEL, QUE UMA DITA MONTADORA CHINESA DE CARROS ELÉTRICOS,  QUE DIZEM QUE SERÁ INSTALADA NA BAHIA, ANTES DE INICIAR A PRODUÇÃO TEM IMPORTADO CARROS PRONTOS PELO PORTO DE SUAPE AO INVÉS DO ANTIGO PORTO DA FORD.

TRISTE BAHIA!

quarta-feira, 17 de julho de 2024

REESTATIZAÇÃO DA REFINARIA ACELEN - A TROCA DE UM FUNDO COM BILHÕES DE DÓLARES, O MUBADALA, POR UM IMBECIL APARELHAMENTO PARTIDÁRIO - ESTATIZATION OF THE ACELEN REFINERY - THE EXCHANGE OF A FUND WITH BILLIONS OF DOLLARS, MUBADALA, FOR AN IMBECILE PARTY APPARATUS

ESTE BLOG VEM ACOMPANHANDO COM PREOCUPAÇÃO O DESTINO DA ANTIGA REFINARIA DE MATARIPE, OFICIALMENTE LANDULPHO ALVES, ADQUIRIDA PELO GRUPO MUBADALA INVESTMENT COMPANY PJSC, EM VIRTUDE DE GOVERNOS ESQUERDISTAS TEREM COMO OBJETIVO O CONTROLE DA ECONOMIA,  CONCEDENDO BENESSES E AUXÍLIOS  AO CARENTES QUE NÃO  ATENTAM PARA O FATO DE QUE NADA É OFERECIDO DE GRAÇA, TUDO É CUSTEADO DO IMPOSTO PAGO PELA SOCIEDADADE. OCORRENDO ESTÁ SITUAÇÃO O BRASIL FICARÁ MARGINALIZADO, UM PÁRIA NO MERCADO INTERNACIONAL DE CAPITAL PELA INDEGURANÇA JURÍDICA QUE SERÁ AGREDADA. 

REFINARIA DE MATARIPE

https://epbr.com.br/acelen-avalia-producao-de-diesel-com-teor-renovavel/

AUSÊNCIA DE DISCERNIMENTO DE GRANDE PARTE DOS CIDADÃOS, LEVA OS MESMOS A ACREDITAREM QUE O GOVERNO É O CRIADOR E ELES A CRIATURA. O ESTADO FOI CRIADO PARA SERVIR AO CIDADÃO E NÃO O CONTRÁRIO, O LEGISLATIVO QUE TEM UMA PROCURAÇÃO DO ELEITOR  PARA REPRESENTÁ-LO, ATRAVÉS DO VOTO, SEMPRE  AGI EM  PROL DE SEUS PRÓPRIOS INTERESSES, DEIXANDO OS INTERESSES COLETIVOS EM PLANO SECUNDÁRIO.

NÃO HÁ NADA QUE O ESTADO POSSA LHE DAR QUE NÃO TENHA TIRADO DE VOCÊ ANTES - WINSTON CHURCHILL

NO MOMENTO QUE A REFINARIA FOR ESTATIZADA, NÃO PREVALECERÁ APENAS  O INTERESSE POR CARGOS DA PARTE DOS FILIADOS E CÚPULA DO GRUPO POLÍTICO QUE CONTROLA O GOVERNO, É  UMA VISÃO SIMPLÓRIA.


https://acelenrenovaveis.com/

OS CONTRATOS QUE SERÃO FIRMADOS  DE MANUTENÇÃO, TRANSPORTE DE PESSOAL, REFEIÇÕES, PEÇAS DE REPOSIÇÃO, SISTEMAS DE UM MODO GERAL, É UM  FILÃO, NÃO DESPREZÍVEL, QUE TEORICAMENTE, SERÁ EXPLORADO POR PARENTES E AMIGOS, MESMO  PASSANDO  PELO PROCESSO LICITATÓRIO, QUE NÃO TEM MUITAS AMARRAS COMO O REALIZADO NO EXECUTIVO, DANDO MARGEM A DIRECIONAMENTO, A LAVA  A JATO FALA POR SI SÓ.

https://acelenrenovaveis.com/2024/06/06/acelen-renewables-e-destaque-da-serie-documental-vision-2045/


OUTRO CENÁRIO INTERESSANTE, SE TRADUZ PELA LOCALIZAÇÃO DA REFINARIA NA BAHIA, SE A MESMA ESTIVESSE EM PERNAMBUCO E CEARÁ, ESSES ESTADOS NÃO TROCARIAM OS BILHÕES DE DÓLARES QUE O GRUPO MUBADALA TEM PARA INVESTIR, POR APARELHAMENTO IDEOLÓGICO, NÃO SÓ NA REFINARIA, MAS VERTICALIZAÇÃO DA SUA ATUAÇÃO, OS PRÓPRIO PARLAMENTARES DESSES ESTADOS ESTARIAM BRIGANDO EM BRASÍLIA PARA A REFINARIA PERMANECER NO AMBIENTE PRIVADO.

A FIEB, INSTITUIÇÃO QUE DEVERIA ESTAR A FRENTE NÃO SÓ DOS INTERESSES DOS SEUS ASSOCIADOS, TAMBÉM DEVERIA LUTAR PELOS INTERESSES DA ECONOMIA BAIANA, MAS HOJE TEM APENAS UMA FUNÇÃO ILUSTRATIVA, UMA FIGURINHA NO ALBUM, SERÁ QUE SIGNIFICA APARELHAMENTO, ACREDITO  QUE NÃO.. 

TERMINAL DE MADRE DE DEUS

https://madrepilots.com.br/terminal-de-madre-de-deus-temadre/

UMA NAÇÃO QUE NÃO TEM NADA ALÉM SEUS DIVERTIMENTOS, NÃO SE DIVERTIRÁ POR MUITO TEMPO - K. CHESTERTON

RETORNANDO AO CERNE, INFELIZMENTE A SOCIEDADE BAIANA, EM SUA MAIORIA, PERMITIU PASSAR AO LARGO UM CONTEXTO TÃO IMPORTANTE PARA O FUTURO ECONÔMICO E DESENVOLVIMENTISTA DO ESTADO, VEM  PERMITINDO QUE SUA MAIS REPRESENTATIVA UNIDADE INDUSTRIAL PASSA-SE PARA MÃOS PESADAS E INEFICAZ DO ESTADO, DO SINDICALISMO, PELO APARELHAMENTO IDEOLÓGICO QUE IRÁ COMANDAR SUA OPERAÇÃO.

REFINARIA DE MATARIPE

A REFINARIA DE MATARIPE, ANTES DE SER PRIVATIZADA, EM MÃOS DA PETROBRAS ESTAVA COM UM GRAU DE OCIOSIDADE OPERACIONAL DE 30%, JUNTO A UM DEFASAGEM TECNOLÓGICA QUE ATINGIA VÁRIAS DE SUAS UNIDADES. NÃO OCORRIA SOLUÇÕES LOGÍSTICAS PARA SUPERAR AS LIMITAÇÕES DE CALADO OPERACIONAL DE 12,5 M, IMPEDINDO GANHOS COM ECONOMIA DE ESCALA.

O FATOR POLÍTICO  FOI IMPEDITIVO PARA A PETROBRAS INVESTIR EM MATARIPE, PRIORIZANDO A REFINARIA SUPER FATURADA, SEGUNDO INVESTIGAÇÕES,  ABREU E LIMA, JUSTAMENTE PORQUE O GRUPO IDELÓGICO QUE COMANDAVA O PAÍS PRECISAVA SE FORTALECER EM PERNAMBUCO, O QUE NÃO FOI NECESSÁRIO FAZER NA BAHIA, ESTADO MAIS PROPÍCIO AO APARELHAMENTO, ATÉ PELO SEU ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO  PÍFIO. NESSA LÓGICA O PORTO DE SUAPE, MESMO GERIDO POR UMA AUTARQUIA ESTADUAL RECEBIA MAIS INVESTIMENTOS DA UNIÃO DO QUE OS PORTOS DA CODEBA, ARATU, MALHADO E SALVADOR JUNTOS.


EM SUMA, JÁ SE ENCONTRA EM ANDAMENTO UM PLANO POLÍTICO PARA AMPLIAR A ABREU E LIMA, COMO TERIA A MÃO PESADA DO ESTADO, ESSE PROJETO NÃO CONSEGUIRIA SER COMPETITIVO EM RELAÇÃO A ACELEN, DESSE MODO A REFINARIA BAIANA TERIAQUE SAIR DA INCIATIVA PRIVADA. ABSURDO!!! 

EM FIM, AO ASSUMIR A REFINARIA DE MATARIPE, HOJE DENOMINADA ACELEN, OS NOVOS PROPRIETÁRIOS INVESTIRAM EM MELHORIAS TECNOLÓGICAS, AMPLIAÇÃO DA CAPACIDADE PRODUTIVA, OS PROJETOS CAMINHAVAM PARA VERTICALIZAÇÃO DA ATIVIDADE, PRODUZINDO DIESEL VERDE A PARTIR DE OLEAGINOSAS.

EM RELAÇÃO À LOGÍTICA PORTUÁRIA, A ACELEN REALIZOU RECENTEMENTE DRAGAGEM NO TERMINAL DE MADRE DE DEUS, ANTERIORMENTE INICIOU-SE OPERAÇÕES SHIP TO SHIP, ONDE NAVIOS DE MAIOR DESLOCAMENTO CHEGAVAM PRÓXIMOS  À BAÍA DE TODOS OS SANTOS E ATÉ NO INTERIOR DA MESMA, ERAM ALIVIADOS POR OUTROS NAVIOS, VICE VERSA, TAMBÉM OCORRIA NO SENTIDO EXPORTAÇÃO, NÃO TENHO CONHECIMENTO DE QUAL O PRODUTO EMBARCADO, MAS, ACOMPNHEI NAVIOS COM 17,5 M DE CALADO ZARPAREM COM DESTINO A SINGAPURA.

CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE! A SEGUIR CITO ALGUMAS  POSTAGENS DESTE BLOG RELACIONDAS À REFINARIA ACELEN ANTIGA MATARIPE.










JOSEMAR

ECONOMISTA - CORECON 2065